You are on page 1of 52

Foges

Clean Ative!

Acesse o site www.brastemp.com.br para ter acesso s informaes atualizadas sobre a nossa rede de assistncia tcnica ou ligue no nosso Call Center: (capitais e regies metropolitanas) ou

3003-0099
(demais localidades)

0800-970-0999
Com isso, voc ter fcil acesso Assistncia Tcnica mais prxima de sua residncia.

Autnticos. Assim devem ser os melhores momentos da vida. A Brastemp tambm acredita, que voc deve decidir quando e como viv-los. Por isso empenhase em desenvolver produtos que superem expectativas em qualidade, inovao, segurana e conforto sua famlia. Siga corretamente as instrues contidas neste manual e aproveite o mximo do seu novo produto. A Brastemp est sua disposio para esclarecer qualquer dvida, bem como para ouvir sua crtica ou sugesto.

Fale com a Brastemp


Acesse o site www.brastemp.com.br para ter acesso s informaes atualizadas sobre a nossa rede de assistncia tcnica ou ligue no nosso Call Center: 3003-0099 (capitais e regies metropolitanas) ou 0800-970-0999 (demais localidades). Com isso, voc ter fcil acesso Assistncia Tcnica mais prxima de sua residncia. REDE DE SErVIOs BrastEMP Todo cuidado na hora da instalao, manuteno ou reparo do seu eletrodomstico Brastemp. O nico garantido pelo fabricante, atende dentro e fora da garantia; Tcnicos treinados pela fbrica; Peas Originais. Endereo para correspondncia: Rua Olympia Semeraro, 675 Jardim Santa Emilia CEP 04183-901 So Paulo SP

sumrio
1. Segurana.......................... 4 2. Conhecendo seu fogo ...... 7
2.1 Clean 4 bocas................................ 7 2.2 Clean Timer ................................... 8 2.3 Ative! Grill 4 bocas ..................... 9 6.3 Acendendo o Forno a Gs ........... 33 6.3.1 Acendimento Automtico .....34 6.3.2 Acendimento manual (ou em caso de falta de energia eltrica) ................35 6.3.3 Instrues de segurana no uso do forno ....................36 6.3.4 Regulando a temperatura do forno / Usando o forno a gs ......................................37 6.4 Ligando o grill eltrico ................. 37 6.5 Instrues de segurana no uso do grill ............................. 38 6.6 Dicas de operao ....................... 38 6.7 Manuteno e limpeza do forno.. 39 6.7.1 Limpeza do forno ..................39 6.7.2 Limpeza do grill .....................39 6.7.3 Limpeza da porta do forno....40 6.7.4 Limpeza das prateleiras do forno (Clean modelos BF050, BF550 e BY550) .........40 6.7.5 Limpeza das prateleiras deslizantes automticas (Ative! modelos BF150) ......41 6.8 Instalando e trocando a lmpada do forno ....................... 43 6.9 Posicionamento do cho mvel ... 43

3. Identicando seu fogo ..... 11 4. Instalando seu fogo........ 12


4.1 Condies de instalao .............. 12 4.2 Condies para a instalao do gs ........................................ 14 4.3 Condies para a instalao eltrica ........................................ 14 4.4 Ps regulveis .............................. 15 4.4.1 Instalando os ps niveladores .15 4.4.2 Nivelando seu fogo ...............15 4.5 Instrues para a instalao de fogo convencional (piso) ....... 16 4.5.1 Instalao com gs botijo (GLP) ..........................17 4.5.2 Instalao com gs encanado (GLP, GN)...............19 4.6 Instrues para a instalao de fogo de embutir ................... 20 4.6.1 Dimenses do nicho/gabinete.......................21 4.6.2 Posio da tomada eltrica ....22 4.6.3 Ponto de sada de gs e registro................................23 4.6.4 Instalao com gs botijo (GLP) ou gs encanado (GLP/GN).........24 5.1 Tampa de vidro ........................... 26 5.2 Manpulos removveis .................. 26 5.3 Acendendo os queimadores da mesa (acendimento automtico) ................................ 27 5.4 Manuteno e limpeza da mesa .. 28 5.5 Cuidados com as panelas ............ 32 6.1 Iluminao .................................. 33 6.2 Forno a Gs com Vlvula de Segurana ................. 33

7. Painel Digital .................... 44

5. Mesa ............................... 26

7.1 Descrio das funes ................. 44 7.2 Operao do painel digital .......... 44 7.2.1 Operando o painel digital do Clean Timer e Ative! Grill (Modelos BF550, BY550 e BF150) ...................................44

8. Solucionando problemas .. 46 9. Dicas prticas ................... 47 10. Questes ambientais ........ 48 11. Fale com a Brastemp ........ 48 12. Especicaes tcnicas ..... 49 13. Termo de garantia ............ 50

6. Forno ............................... 33

1. Segurana .......................................
Instrues importantes de segurana
Este manual e o seu produto tm muitas mensagens importantes de segurana. Sempre leia e siga as mensagens de segurana. Este o smbolo de alerta de segurana. Este smbolo alerta sobre situaes que podem trazer riscos sua vida, ferimentos a voc ou a terceiros. Todas as mensagens de segurana viro aps o smbolo de alerta de segurana e a palavra PERIGO ou ADVERTNCIA. Estas palavras signicam:

A sua segurana e a de terceiros muito importante.

PERIGO ADVERTNCIA

Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves, se as instrues no forem seguidas imediatamente. Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves, se as instrues no forem seguidas.

Todas as mensagens de segurana mencionam qual o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instrues no forem seguidas.

Itens de segurana
Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o seu produto. No seguir esta instruo pode trazer danos sua coluna ou ferimentos. Utilize sempre mangueiras e reguladores de presso certifi cados pelo INMETRO. Verique as validades das mangueiras e reguladores de presso e substitua-os, se necessrio. Fixe e aperte adequadamente todas as conexes de gs durante a instalao. Instale o Fogo de acordo com as especicaes descritas no manual de instrues. Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno no produto. Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. No remova o fi o terra. No use adaptadores ou Ts. No use extenso eltrica. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida, incndio ou choque eltrico.
4

Se o cordo de alimentao estiver danifi cado, ele deve ser substitudo pela Rede de Servios Brastemp, a m de evitar riscos.

Este eletrodomstico no deve ser usado por crianas, pessoas com reduzida capacidade fsica, sensorial, mental ou sem experincia, a menos que tenham recebido instrues referentes utilizao do aparelho ou estejam sob a superviso de uma pessoa responsvel pela sua segurana. Mantenha crianas longe do fogo enquanto estiver em uso ou aps o uso enquanto estiver quente. Recomenda-se que as crianas sejam vigiadas para assegurar que elas no estejam brincando com o aparelho. Mangueira metlica no deve estar em contato com partes mveis (ex. gavetas) ou passar por reas de estocagem (dispensa de alimentos). ATENO: Assegure-se de que o aparelho esteja desligado antes de substituir a lmpada, para evitar a possibilidade de choque eltrico.

Dicas importantes
Este produto foi projetado para ser utilizado somente para fins de cozimento de alimentos em uso domstico. Qualquer outro uso deste produto considerado imprprio. Instale e posicione o produto estritamente de acordo com as instrues contidas neste manual. Certifique-se de que os fios eltricos de outros aparelhos, prximos do fogo, no entrem em contato com peas quentes. Certifique-se de que as grades do seu fogo (trempes) e os queimadores estejam corretamente encaixados. Nunca utilize dois queimadores para aquecer uma panela ou recipiente grande. No use o fogo como uma superfcie de trabalho ou suporte a outras atividades que no sejam cozinhar. No armazene lcool, produtos de limpeza ou qualquer outro lquido ou vapor inamvel prximo deste fogo. No pendurar panos, roupas e similares prximos ao produto. Em caso de queda ou impacto com o produto, no utilize o produto e chame a Rede de Servios Brastemp Todos os servios de manuteno devem ser executados por um tcnico da Rede de Servios Brastemp e sero cobrados caso no sejam cobertos pela garantia ou o perodo pr estabelecido de garantia tenha se expirado.

IMPORTANTE
Ao sentir cheiro de gs dentro de casa, tome as seguintes providncias: Feche o registro de gs da casa. Abra todas as janelas e portas para ventilar o ambiente. No acenda qualquer tipo de chama ou fasca. No acenda as luzes nem outro aparelho eltrico (exemplo: ventilador, exaustor). Caso voc no identifique o problema, contate a Rede de Servios Brastemp ou, se o gs fornecido pela rede pblica, chame a companhia de gs do seu Estado. Nossos produtos foram desenvolvidos de acordo com as normas brasileiras que regem as temperaturas mximas admissveis. Durante o uso do fogo, algumas partes acessveis podem esquentar, inclusive partes externas. Recomendamos cuidados com as partes que aquecem durante o uso.

2. Conhecendo seu fogo ....................


2.1 Clean 4 bocas

Apoio da tampa de vidro

Tampa de vidro temperado

Grasmos no tampo de vidro: dicas rpidas para facilitar seu dia-a-dia

Manpulos removveis

Boto Dupla Funo: luz e acendimento

Puxador da porta do forno

Porta com vidro panormico: design e modernidade

Forno com revestimento autolimpante

2.2 Clean Timer

Apoio da tampa de vidro

Tampa de vidro temperado

Manpulos removveis

Painel eletrnico com timer digital: avisa quando a sua receita est pronta

Boto Dupla Funo: luz e acendimento

Puxador da porta do forno

Porta com vidro panormico: design e modernidade

Forno com revestimento autolimpante

2.3 Ative! Grill 4 bocas


Apoio da tampa de vidro

Tampa de vidro temperado

Mega chama: mais potncia e mais rapidez no preparo.

Painel eletrnico com timer digital: avisa quando a sua receita est pronta Manpulos removveis

Boto Dupla Funo: luz e acendimento

Puxador da porta do forno

Porta com vidro panormico: design e modernidade

Grill eltrico: gratina os assados e deixa a comida mais crocante

Forno com revestimento autolimpante

Queimadores (bocas) 3 tipos de queimadores com capa esmaltada

Queimador semi-rpido

Mesa em inox compartimentada

Queimador rpido

Botes de controle (manpulos) Botes removveis

Grades individuais (trempes)

Mega chama: mais potncia e mais rapidez no preparo

Prateleiras xa e deslizantes

Prateleiras deslizantes

Grill eltrico: gratina os assados e deixa a comida mais crocante

10

Painel eletrnico com timer digital: avisa quando sua receita est pronta

Boto dupla funo: acendimento e luz do forno

Iluminao no forno

3. Identicando seu fogo................... ...................


Este manual possui referncias a todos os modelos da linha: Clean e Ative!. Consulte as tabelas a seguir caso haja alguma dvida em relao s funes especfi cas e caractersticas do seu fogo.
Clean 4 bocas BF050CB/CR Piso Branco/Inox X X X X 1 3 X X X X X 1 X Clean Timer 4 bocas BF550AB/AR Piso Branco/Inox X X X X 2 2 X X X X X 1 X X X X X Clean Timer 4 bocas BY550AB/AR Embutir Branco/Inox X X X X 2 2 X X X X X 1 X X X X Ative! Grill 4 bocas BF150AB/AR Piso Branco/Inox X X X X 1 1 2 X X X X X X X X X X X

Modelo Cdigo do produto Tipo Cor Mesa Compartimentada Grades individuais (trempes) Botes removveis (manpulos) Tampa de vidro temperado Queimador 2Chamas Queimador rpido Queimador semi-rpido Capas esmaltadas Forno Autolimpante Acendimento automtico Grill eltrico Vlvula de segurana Prateleiras deslizantes Prateleiras xas Iluminao central Painel digital Relgio Timer digital Outros Ps regulveis*

* Os ps so enviados desmontados
11

4. Instalando seu fogo .......................


ATENO!
Nossos produtos foram desenvolvidos de acordo com as normas brasileiras que regem as temperaturas mximas admissveis. Durante o uso do fogo, algumas partes acessveis podem esquentar, inclusive partes externas. Recomendamos cuidados com as partes que aquecem durante o uso. RISCO DE DANO AO PRODUTO! OS PRODUTOS ATIVE! GRILL NO SO BIVOLT. VERIFIQUE SE A VOLTAGEM DE SEU FOGO A MESMA QUE A DA SUA TOMADA (127 V OU 220 V). NUNCA LIGUE SEU FOGO NA TENSO ERRADA PARA NO DANIFICAR O PRODUTO. Para produtos CLEAN e ATIVE! TIMER: caso sua residncia seja 220 V, troque a lmpada 127 V, que vai montada no forno, por uma 220 V, de 25 W soquete E14, conforme instrues da pg. 43. No armazene lcool, gasolina ou qualquer outro lquido ou vapor infl amvel prximo deste ou qualquer outro fogo. O fogo no pode ser utilizado por crianas ou pessoas no capacitadas para o seu manuseio. Nunca deixe crianas ou animais prximos ao fogo durante a utilizao, pois pode haver o contato com partes externas que estejam aquecidas. Nunca instale seu fogo sobre pisos plsticos ou carpete. Ao sentir cheiro de gs dentro de casa, tome as seguintes providncias: Feche o registro de gs. Abra todas as janelas e portas para ventilar o ambiente. No acenda qualquer tipo de chama ou fasca. No acenda as luzes nem outro aparelho eltrico (exemplo: ventilador, exaustor). No utilize aparelhos celulares. Caso voc no identifi que o problema, contate a Rede de Servios Brastemp (veja pg. 48).

4.1 Condies de instalao


Se o seu fogo for do tipo convencional (piso), siga passo a passo as instrues deste manual para a instalao do produto. A instalao gratuita apenas para produtos em inox. Se voc preferir, a instalao do produto branco tambm poder ser feita pela Rede de Servios Brastemp (esta instalao no gratuita).

12

Se o seu fogo for do tipo de embutir, a instalao dever ser feita pela Rede de Servios Brastemp. A primeira instalao gratuita (as peas descritas no item Peas que voc dever ter em mos para instalar seu fogo no so fornecidas junto com o produto). Antes de solicitar a instalao da Rede de Servios Brastemp, verique se os itens abaixo esto de acordo com as condies especicadas neste manual: Posio da tomada eltrica (veja pgina 22) Localizao do ponto de sada de gs (veja pgina 23) Nicho/gabinete onde ser instalado o fogo (somente modelos de embutir) (veja pgina 21) Gs para realizar testes funcionais Caso a Rede de Servios Brastemp constate que qualquer um dos pontos listados acima estejam fora do especicado, o produto no ser instalado e ser cobrada uma taxa de visita. Retire todos os calos plsticos protetores e a pelcula adesiva que est colada sobre a mesa, laterais e painel do produto. Use um pano macio com lcool para limpar a mesa e retirar totalmente a substncia adesiva, evitando o amarelamento e/ou aparecimento de manchas. Nunca movimente o seu produto utilizando o puxador da porta do forno. Recomenda-se que a movimentao do produto seja feito por duas ou mais pessoas devido ao peso.

ATENO!
Seu fogo deve ser instalado em um local arejado, porm livre de correntes de ar que apaguem as chamas e longe de reas de circulao de pessoas. Antes de iniciar a instalao, certifique-se de que todos os manpulos estejam na posio fechado. Esteja atento s datas de validade do regulador de presso, do botijo e da mangueira. Nunca deixe de fazer a substituio antes de vencer o prazo de validade.

ADVERTNCIA:
RISCO DE LESO POR EXCESSO DE PESO Use duas ou mais pessoas para mover e instalar o seu produto. No seguir essa orientao pode resultar em acidentes pessoais ou danos ao produto.

13

4.2 Condies para a instalao do gs


Existem 2 tipos de gs para uso domstico: GLP (gs liquefeito de petrleo) e GN (gs natural). Se houver dvidas quanto ao tipo de gs da sua residncia, consulte a Rede de Servios Brastemp. Nota: Os foges Brastemp saem de fbrica para uso com gs do tipo GLP. Para uso com GN (gs natural) necessrio chamar a Rede de Servios Brastemp para fazer a converso do fogo para o novo tipo de gs antes proceder a instalao. A primeira converso gratuita, desde que seja realizada no perodo de garantia.

4.3 Condies para a instalao eltrica


Verique se a sua residncia possui uma tomada exclusiva e em perfeito estado para conectar o plugue do seu fogo. Assegure que o plugue esteja acessvel aps a instalao do produto. recomendada a utilizao de disjuntores para a proteo de seu fogo. Caso no existam disjuntores trmicos disponveis no quadro de distribuio de fora da sua residncia, consulte um eletricista especializado para instal-los. A instalao eltrica da residncia deve estar de acordo com a NBR 5410.

ATENO!
O aterramento da rede eltrica da sua residncia dever ser feito conforme norma NBR 5410 - seo aterramento. Na dvida, consulte um eletricista especializado.

ADVERTNCIA:
Risco de Choque Eltrico Desligue o disjuntor ou retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno no produto. Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. No remova o fio de aterramento. No quebre o pino de aterramento do plugue Ligue o fio de aterramento a um fio terra efetivo. No use adaptadores ou Ts. No use extenses. No seguir estas instrues pode trazer risco de vida, incndio ou choque eltrico.

14

4.4 Ps regulveis
importante que seu fogo esteja totalmente nivelado e com os ps instalados. Caso contrrio, o resultado de seus assados, bolos e massas pode ser prejudicado, assando mais de um lado do que de outro.

4.4.1 Instalando os ps niveladores


Caso seu fogo venha com os ps desmontados, instale-o da seguinte forma: 1. Abra o forno e retire o saco plstico com os 4 ps (2 niveladores e 2 frontais). 2. Retire os queimadores e grades: cuide para que a tampa de vidro no abra durante a movimentao. Caso as tas que prendem a tampa de vidro ainda no tenham sido removidas no necessrio remover os queimadores e grades. 3. A instalao deve ser feita por duas pessoas. Uma delas deve car ao lado do fogo e, segurando com as duas mos, inclin-lo em sua direo enquanto a outra rosqueia os ps traseiros. 4. Inclinando o produto para trs, encaixe primeiro a parte superior lateral do p frontal e depois gire at fazer um clic. 5. Retorne o fogo sua posio inicial, que car apoiado sobre os ps que voc acabou de instalar.

4.4.2 Nivelando seu fogo


Caso o produto no esteja corretamente nivelado, gire os ps at que o fogo que estvel no piso, no balanando durante o uso. Para facilitar a vericao de nvel do produto, utilizar uma vasilha com gua em cima da tampa de vidro fechada.

Ateno!
Algumas partes do fogo podem se tornar quentes durante o uso. Antes de manusear o produto verique se o mesmo no est quente. Evite arrastar o fogo durante a limpeza de sua cozinha. As irregularidades no piso podem danicar os ps e a estabilidade do produto. A estabilidade de seu produto de piso depende de uma correta instalao, nunca instale seu produto de piso em locais destinados a produtos de embutir, sobre sculo ou qualquer tipo de base, superfcie desnivelada, superfcie com degrau e sempre utilize o produto com os ps instalados.
15

4.5 Instrues para a instalao de fogo convencional (piso)


ATENO!
Nunca tente embutir um fogo convencional (piso), pois isso compromete o seu desempenho e a sua segurana, podendo causar graves acidentes. Seu fogo deve estar sempre nivelado. Se o piso for inclinado ou irregular ajuste os ps regulveis (veja na pgina 15, item 4.4 Ps regulveis). A estabilidade de seu produto de piso depende de uma correta instalao, nunca instale seu produto de piso em locais destinados a produtos de embutir, sobre sculo, superfcie desnivelada, superfcie com degrau e sempre utilize o produto com os ps instalados.

ATENO!
Nunca passe a mangueira plstica de PVC pela regio indicada na gura 1. Certifique-se de desenrolar totalmente o cabo de alimentao do fogo. No recomendvel que os os sejam passados pela parte traseira do fogo, indicada na gura 2. Caso no seja possvel a instalao do produto sem passar o cabo de alimentao pela parte traseira, um cabo especial poder ser instalado no fogo atravs da Rede de Servios Brastemp. A instalao e a reposio do cabo no so gratuitas.

12 cm

16

ADVERTNCIA:
Risco de Incndio Utilize sempre mangueiras e reguladores de presso certificados pelo INMETRO. Verifique as validades das mangueiras e reguladores de presso e substitua-os se necessrio. Fixe e aperte adequadamente todas as conexes de gs durante a instalao. Instale o Fogo de acordo com as especificaes descritas neste manual. No seguir estas instrues pode causar exploso, incndio ou possveis danos integridade fsica das pessoas. O local de instalao do modelo convencional (piso) deve prever uma distncia mnima de 3 cm em toda a volta do fogo para circulao de ar e um vo superior de 65 cm de altura em relao mesa para permitir a abertura da tampa de vidro.

3 cm

4.5.1

Instalao com gs botijo (GLP)


1) Regulador de presso de gs com 2,75 kPa (vlvula do botijo) conforme NBR 8473. Nunca instale regulador de presso com prazo de validade vencido.
2 3

Peas que voc dever ter em mos para instalar seu fogo:

65 cm 3 cm

2) Braadeiras de metal com parafusos.


4

3) Mangueira plstica de PVC marcada com tarja amarela e selo de certicao do INMETRO conforme NBR 8613. Observe a data de validade. 4) Chave de fenda.

Nota: Voc poder consultar sobre a aquisio desses componentes na Rede de Servios Brastemp (estes itens no so fornecidos junto com o produto).

17

Verique a distncia entre o botijo e o seu fogo. Nunca faa emendas na mangueira. O comprimento mximo permitido para a mangueira de PVC de 1,25 m. Para outras condies de instalao deve-se adequar o ponto de gs segundo a NBR 13932 (para maiores informaes consulte a Rede de Servios Brastemp).

Instalando seU Fogo


1. Coloque a braadeira de metal em uma das pontas da mangueira. Em seguida, encaixe a mangueira no ponto de entrada de gs.

2. Aperte a braadeira com o auxlio de uma chave de fenda.

3. Coloque a outra braadeira na extremidade oposta da mangueira. Em seguida, conecte a mangueira no regulador de presso e, ento, aperte a braadeira com o auxlio de uma chave de fenda.

4. Certique-se de que o registro do regulador esteja fechado antes de rosque-lo no botijo. Rosqueie com cuidado o regulador de presso no botijo.

5. Aps a instalao, verique se h vazamento de gs, abrindo o regulador de presso e colocando um pouco de espuma de sabo em todas as conexes que foram manuseadas. Se houver formao de bolhas, feche o registro do regulador e refaa a operao ou consulte a Rede de Servios Brastemp.
18

4.5.2

Instalao com gs encanado (GLP, GN)


1) Mangueira metlica flexvel de com 1,25 m de comprimento aprovada conforme NBR 14177. 2) Arruela de vedao. 3) Pasta para vedar. 4) Um adaptador (para modelo com sada de gs com bico tipo mamadeira). 5) Duas chaves de boca.

Peas que voc dever ter em mos para instalar seu fogo:
3 4 1

2 5

Nota: Consulte sobre a aquisio desses componentes na Rede de Servios Brastemp mais prximo (estes itens no so gratuitos).

Instalando seU Fogo


1. Rosqueie o adaptador junto mangueira metlica exvel. Para auxiliar na vedao, utilize pasta vedante.

2. Faa a xao com auxlio de duas chaves de boca.

3. Coloque a porca do adaptador na entrada de gs. Em seguida, encaixe o adaptador e rosqueie a porca de xao. Utilize duas chaves de boca para auxiliar o aperto.

4. Coloque a arruela de vedao dentro da rosca interna da mangueira metlica. 5. Verique se o registro de gs est totalmente fechado.

19

6. Rosqueie a mangueira metlica no registro de gs com o auxlio de duas chaves de boca. Utilize pasta vedante para auxiliar na vedao. O ponto de abastecimento de gs tem que permitir a instalao da mangueira flexvel metlica de maneira que ela que paralela a parede evitandose assim um estrangulamento. 7. Aps a instalao, verique se h vazamento de gs, abrindo o registro de gs e colocando um pouco de espuma de sabo em todas as conexes que foram manuseadas. Se houver formao de bolhas, feche o registro regulador e refaa a operao ou consulte a Rede de Servios Brastemp.

4.6 Instrues para a instalao de fogo de embutir


Antes de solicitar a visita da Rede de Servios Brastemp para proceder primeira instalao gratuita, solicite companhia de gs de seu Estado que faa a instalao do gs na rede de sua residncia e tambm certique-se de que as orientaes das Dimenses do Nicho/Gabinete sejam atendidas. No caso de mudana de endereo ou necessidade de instalao do fogo em outro local recomendamos que seja consultado a Rede de Servios Brastemp (neste caso a reinstalao no ser gratuita).

ATENO!
A INSTALAO DOS MODELOS DE EMBUTIR DEVE SER FEITA PELA Rede de Servios Brastemp. A primeira instalao gratuita (exceto as peas relacionadas na pg. 19 - Peas que voc dever ter em mos para instalar seu fogo). Caso a instalao no seja feita pela Rede Autorizada e forem constatados defeitos ocasionados por m instalao, estes no sero cobertos pela garantia. Para o nicho/gabinete sugerido a seguir, as dimenses especificadas devem ser rigorosamente respeitadas. Para os modelos de embutir, obrigatria a instalao do produto com mangueira metlica exvel certicada pelo INMETRO conforme NBR 14177. Nunca instale um fogo de embutir com uma mangueira plstica PVC ou mangueira plstica revestida de metal, pois a temperatura do forno pode danicar o componente e provocar vazamentos com risco de exploso. A mangueira metlica no deve estar em contato com partes mveis (ex. gavetas) ou passar por reas de estocagem (dispensa de alimentos).

20

4.6.1

Dimenses do nicho/gabinete
5 m n .

Modelo Dimenses do 4 bocas nicho/gabinete 56 cm Largura (L) 57,9 cm 51,0 Altura (H) 56,2 cm 67,0 Profundidade (P) 55,0 70,3 cm

L
P

4
15 H 10 mn.
L+ 6m n. (inte rno) *

* Esta dimenso importante para garantir um afastamento mnimo e simtrico entre a parede do mvel e o produto.

rea de apoio do fogo

furos para passagem da mangueira de gs e cabo de energia

10 cm mn.

regio livre para entrada de ar (veja, na prxima pgina, as conguraes de abertura)

33

21

Os queimadores do forno necessitam de ar para seu correto funcionamento, portanto necessrio que o local de instalao proporcione aberturas na regio inferior, verique dentre as conguraes de abertura de acordo com as guras abaixo a melhor que se adapta ao seu mvel.

Abertura de no mnimo 10 cm

Nicho/Gabinete suspenso

Nicho/Gabinete de alvenaria

Nicho/Gabinete de frmica rente a pia

4.6.2

Posio da tomada eltrica

ATENO!
Nunca ligue o cordo de alimentao do seu fogo a tomadas eltricas que estiverem localizadas na regio marcada com um X. Se houver a necessidade de cruzar o cordo de alimentao atrs dos produtos, utilize um cordo de alimentao especial que pode ser adquirido na Rede de Servios Brastemp (este item no gratuito). 1) Regio permitida para a instalao de tomadas. 2) Regio proibida para a instalao de tomadas. 3) Regio permitida para a instalao de tomadas para uso com o cordo de alimentao especial.

Piso

22

4.6.3

Ponto de sada de gs e registro

ATENO!
Registro de gs deve ser exclusivo para o fogo e estar dentro do ambiente em que o fogo se encontra. Registro deve estar visvel, com fcil acesso, sem quaisquer restries e sempre fora do nicho/gabinete, podendo ser fechado/desligado rapidamente, caso ocorra algum problema. Para a adequao do ponto de gs e do posicionamento do registro utilize as conexes de cobre ou ao conforme a NBR 13932 e 13933. Para maiores informaes consulte a Rede de Servios Brastemp.

IMPORTANTE
Se as orientaes sobre o posicionamento do registro de gs no forem seguidas, ser necessria a retirada do fogo do nicho/gabinete, para s depois se ter registro para fechar/desligar o gs.
Fogo de embutir Lado direito Ponto de gs n 2 Nicho/gabinete

2
20

Ponto de gs n 3

Ponto de gs n 1 Ponto de gs n 4

Ponto de gs n 3

Ponto de gs n 1 Registro de gs fora do local de instalao do produto 20 Linha de centro do Nicho/gabinete

Ponto de gs n 5 Piso

Lado esquerdo

Lado direito

Nicho/gabinete Piso
Lado esquerdo Lado direito

Nicho/gabinete 20 20

Linha de centro do Nicho/gabinete

Nicho/gabinete

Registro de gs fora do local de instalao do produto

Ponto de gs n 2

Ponto de gs n 1

Registro de gs fora do local de instalao do produto

Registro de gs fora do local de instalao do produto Ponto de gs n 5 Piso

Linha de centro do Nicho/gabinete Registro de gs fora do local de instalao do produto Ponto de gs n 4

Piso

Lado esquerdo

Lado direito

Lado esquerdo

Lado direito

1. Observe a Figura 1 para identicar a posio do ponto de gs que voc possui em sua residncia para a instalao do fogo. 2. Oriente-se pelas Figuras 2, 3 e 4 para vericar a posio onde dever ser instalado o registro de gs.
23

4.6.3.1 Ponto de sada de gs ao lado do fogo:


Caso o ponto de sada de gs esteja localizado ao lado do fogo, deslocado direita ou esquerda (pontos de gs n 1 e n 3), instale o registro de gs na posio indicada na gura.

4.6.3.2 Ponto de sada de gs dentro do nicho/gabinete:


Caso o ponto de sada de gs esteja localizado dentro do nicho/gabinete, atrs do fogo (ponto de gs n 2 opes 1 e 2), instale o registro de gs na posio indicada na gura.

4.6.3.3 Ponto de sada de gs no piso:


Caso o ponto de sada de gs esteja localizado no piso, direita ou esquerda (pontos de gs n 4 e n 5), instale o registro de gs na posio indicada na gura.

4.6.4

Instalao com gs botijo (GLP) ou gs encanado (GLP/GN)


1) Regulador de presso de gs com 2,75 kPa com rosca de 1/2 (vlvula de botijo) conforme NBR 8473 (somente para instalao de produto com botijo). Observe a data de validade. 2) Mangueira metlica exvel de com 1,25 m de comprimento aprovada conforme NBR 14177.
5 2

Peas que voc dever ter em mos para instalar seu fogo:
1 4 3

3) Arruela de vedao. 4) Pasta para vedar. 5) Duas chaves de boca.

Nota: Voc poder consultar sobre a aquisio desses componentes na Rede de Servios Brastemp (estes itens no so gratuitos).

INSTRUO IMPORTANTE
Para os modelos de embutir, obrigatria a instalao do produto com mangueira metlica exvel certicada pelo INMETRO conforme NBR 14177. Nunca instale um fogo de embutir com uma mangueira plstica PVC ou mangueira plstica revestida de metal, pois a temperatura do forno pode danicar o componente e provocar vazamentos com risco de exploso.

24

INSTALANDO O SEU FOGO

1. Encaixe a rosca da mangueira no cotovelo do produto com o auxlio de uma chave de boca. Utilize pasta vedante para auxiliar na vedao.

2. Coloque a arruela de vedao dentro da rosca interna da mangueira metlica.

SE VOC ESTIVER UTILIZANDO GS BOTIJO:

1. Rosqueie a mangueira metlica no regulador de presso com o auxlio de duas chaves de boca. Utilize pasta vedante.

2. Certifique-se que o registro do regulador esteja fechado e s ento rosqueie-o no botijo.

SE VOC ESTIVER UTILIZANDO GS ENCANADO:


1. Rosqueie a mangueira metlica no registro de gs da parede com o auxlio de duas chaves de boca. O ponto de abastecimento de gs tem que permitir a instalao da mangueira exivel metlica de maneira que ela que paralela a parede evitando-se assim um estrangulamento. 2. Certique-se que o registro do regulador esteja fechado e, s ento, rosqueie-o no botijo. APS A INSTALAO: 1. Verique se h vazamento de gs, colocando um pouco de espuma de sabo em todas as conexes que foram manuseadas. 2. Se houver formao de bolhas, refaa a operao ou consulte a Rede de Servios Brastemp.
25

5. Mesa ...............................................
5.1 Tampa de vidro
Nunca acenda os queimadores da mesa com a tampa de vidro abaixada. Nunca coloque panos e toalhas sobre a tampa de vidro ou porta do forno durante o uso do fogo. Nunca abaixe a tampa de vidro sem as trempes (grades). Nunca abaixe a tampa do vidro enquanto os queimadores da mesa estiverem quentes, pois o calor pode provocar sua quebra. Ao abrir e fechar a tampa de vidro, manuseie com cuidado. No coloque objetos sobre a tampa, evitando que ela se quebre. Todo o respingo ou qualquer tipo de sujeira deve ser removido da tampa, antes de sua abertura. Ao abrir a tampa de vidro, nunca a encoste na parede. O produto dever ter uma distncia da parede para que isto no ocorra, evitando que a tampa de vidro se feche bruscamente por no estar todo o curso para trs, evitando o impacto com a parede e possveis choques trmicos. Nunca apie a tampa de vidro na parede. Mantenha uma distncia mnima entre a parede e o produto para que a tampa que totalmente aberta, evitando assim que ela se feche totalmente. Isto tambm evita possveis choques trmicos e impactos contra a parede.

5.2 Manpulos removveis


Para facilitar a limpeza, os manpulos da mesa podem ser removidos. Para remov-los, simplesmente puxe-os para cima quando na posio fechada. Para mont-los novamente, basta encaix-los no eixo, conforme a gura ao lado.

O disco indicativo de temperatura tambm pode ser desmontado. Para mont-lo novamente, encaixe o dente mais baixo do disco no encaixe interno do manpulo, conforme a gura ao lado.

INSTRUO IMPORTANTE
26

Nunca remova o selo de borracha porque ele protege seu fogo contra a entrada de sujeira.

5.3 Acendendo os queimadores da mesa (acendimento automtico)


Verique se todos os queimadores esto bem encaixados. Jamais acenda o fogo sem que os queimadores (bocas) e as capas (tampinhas pretas) estejam encaixados corretamente. Isto evita m formao da chama e deformaes nas peas. 1. Seguindo o esquema desenhado na mesa/painel, localize o boto correspondente ao queimador a ser utilizado.

2. Pressione e gire lentamente o boto no sentido anti-horrio (para a esquerda) at a posio de chama mxima.

3. Pressione o boto de acendimento e aguarde alguns segundos at a chama acender. Obs.: No caso do queimador 2Chamas, mantenha-o pressionado por um perodo de 3 a 5 segundos at que a chama se estabilize. 4. Regule o boto para a intensidade de chama desejada. 5. Para desligar gire o boto no sentido horrio (para a direita) at a posio fechado.

ATENO!
Antes de ligar o boto Dupla Funo, verifi que se todos os manpulos esto na posio fechado. Se o fogo estiver em utilizao, verique se os queimadores que esto em uso realmente esto acesos. Se a chama apagar acidentalmente, retorne o manpulo para a posio fechado e no utilize o acendimento automtico para reacend-lo. Espere pelo menos 1 minuto para que o gs se espalhe e s ento tente acender novamente. Durante o acendimento de qualquer um dos queimadores da mesa, todos emitiro fascas. Isto normal. Ao desligar qualquer queimador, certifi que-se que esteja na posio fechado.

27

Em caso de falta de energia eltrica, voc pode acender os queimadores da mesa normalmente usando fsforos
1. Acenda o fsforo e aproxime-o do queimador.

2. Empurre e gire lentamente o manpulo no sentido anti-horrio (para a esquerda) at a posio de chama mxima. O queimador se acender.

3. Regule o manpulo para a intensidade de chama desejada. 4. Para desligar gire o manpulo no sentido horrio (para a direita) at a posio fechado.

5.4 Manuteno e limpeza da mesa


ATENO!
Nunca deixe acumular gordura ou qualquer outro tipo de alimento sobre a mesa. Caso ocorra derramamento de resduos ou lquidos, efetue o procedimento de limpeza imediatamente aps o uso. Verifique sempre o correto posicionamento de queimadores, capas e trempes. O encaixe incorreto dos componentes pode gerar chama irregular e danicar as peas de seu fogo. Nunca utilize papel alumnio ou similares para cobrir a mesa, pois podem manchar a mesa ou entupir a sada de gs.

28

Procedimentos para manuteno e limpeza da mesa


Retire o plugue da tomada eltrica, feche o registro de gs e verifique se o fogo est frio antes de fazer qualquer manuteno e/ou limpeza. Nunca use objetos pontiagudos ou cortantes, palha de ao e substncias abrasivas para limpar a mesa, pois estes podem afetar a sua segurana e danicar seu produto. Retire os botes (manpulos), as grades (trempes), as capas dos queimadores e os queimadores. No remova os anis de borracha ou desparafuse a mesa do seu fogo. Tome cuidado para no deixar cair fiapos, sujeira, gua ou sabo na sada de gs (verique sempre se a sada de gs no est obstruda), pois estes podem desregular a chama e at mesmo causar entupimento na sada de gs. Limpe toda a mesa com um pano mido ou esponja macia (lado amarelo), com detergente ou sabo neutro. Seque o fogo imediatamente aps a limpeza para evitar manchas. Esse procedimento pode ser realizado para as laterais externas, painel e porta do forno.

Caso a mancha no desaparea com detergente ou sabo neutro, recomendamos a aplicao do restaurador para ao inox. Este deve ser adquirido na rede de servios Brastemp e aplicado de acordo com as instrues contidas no frasco. Instrues para remover manchas e aspectos amarelados com o restaurador inox. 1 Aplique uma quantidade pequena do restaurador inox sobre a mancha ou aspecto amarelado ATENO: No aplique o restaurador inox sobre as serigraas (instrues) do painel da mesa, pois estas podem ser apagadas. 2 Com um pano umedecido esfregue o local com movimentos circulares at a remoo da mancha. 3 Retire os resduos dos produtos com um pano limpo e umedecido.

3 29

ATENO!
Realize periodicamente a limpeza de seu fogo a fim de mant-lo sempre em perfeito estado e funcionamento. Qualquer defeito esttico causado por derramamento de lquidos, riscos e o no cumprimento dos procedimentos de limpeza apresentados neste manual ou uso de substncias nocivas ao produto no so cobertos pela garantia. Utilize palha de ao somente para a limpeza das grades da mesa (trempes), queimadores (bocas), capas (tampinhas pretas) e o cho do forno. Caso as grades da mesa quem com aspecto de riscados na cor prateada ou acumulem resduos, use palha de ao, gua e detergente neutro. Nunca mergulhe os queimadores e capas ainda quentes em gua fria, pois podem ser danicados pelo choque trmico e podem comprometer sua segurana. Nunca jogue os queimadores na pia ou deixe-os carem no cho, pois o impacto pode deform-los e comprometer seu funcionamento. Limpe os queimadores com um pano ou esponja macia com detergente, sabo neutro ou desengordurantes. Aps a limpeza, no deixar em escorredor. Seque imediatamente as grades, os queimadores e as capas antes de reutiliz-los, pois a umidade em excesso pode dicultar o acendimento. Encaixe-os corretamente conforme figura abaixo, ligue a rede de gs e eletricidade e teste o acendimento. Caso a chama que irregular ou no acenda, verique o correto posicionamento dos queimadores e capas, alimentao e repita o procedimento.

ATENO!
Verifique se todos os queimadores esto bem encaixados. Jamais acenda o fogo sem que os queimadores e as capas (tampinhas pretas) estejam encaixados corretamente. Isto evita deformaes nas peas, no qual no coberto pela garantia.

30

Encaixe correto

Encaixe incorreto

Informaes importantes sobre seu produto INOX


Todos os tipos de ao inox do mercado, apesar de resistentes, podem sofrer corroso (ferrugem) quando atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro, como alvejantes e gua sanitria. Diferentemente dos utenslios de cozinha, muitos eletrodomsticos so fabricados com um tipo de ao inox magntico que permite a xao de ms. Em alguns deles (principalmente refrigeradores e lavadoras de roupa), aplicado sobre o inox um verniz que evita manchas de dedos, protege o produto, facilita a limpeza e deixa o visual ainda mais bonito. Nunca utilize saponceos, amonacos, desengordurantes, solventes e lcool nesses eletrodomsticos, pois podem atacar e soltar o verniz.

Cuidados especiais para a limpeza de foges:


Utilize sempre um pano ou uma esponja macia com sabo ou detergente, suave ou neutro. Se houver derramamento de lquidos na mesa de inox, limpe apenas com detergente neutro, gua e um pano macio. Sempre seque imediatamente todas as partes do fogo aps a limpeza, para evitar manchas. Nunca utilize papel alumnio ou similares para revestir a mesa de inox, evitando manchas e amarelamento.

IMPORTANTE
Ao limpar o cho, evite respingar produto de limpeza nos eletrodomsticos, pois a maioria desses produtos contm cloro em sua composio e podem danicar o inox.

Onde e quando utilizar o limpa inox?


Nunca utilize produtos especcos para limpar aos inox em eletrodomsticos que tenham aplicao de verniz (refrigeradores, lavadoras), pois muitos deles podero estragar o verniz. Esses produtos podem ser aplicados apenas na mesa de inox de foges (que no possui o verniz protetor), para a remoo de manchas derivadas do derramamento de lquidos e alimentos que, por algum motivo, no foram removidas imediatamente com a limpeza convencional. Mas ateno: No utilize este produto com a mesa ainda quente. Este produto de limpeza deve ser utilizado exclusivamente na mesa de ao inoxidvel do seu fogo. A utilizao em outras superfcies ou outros produtos (por exemplo, refrigerador, forno, lavadora, etc.) pode causar variaes de tonalidade, aparecimento de manchas, corroso, entre outros problemas.
31

5.5 Cuidados com as panelas


Utilize apenas panelas com fundo plano, para garantir estabilidade sobre as grades. No deixe que as chamas escapem pelas laterais das panelas. Mantenha a panela sempre centralizada sobre as grades. Escolha o queimador mais adequado para o tamanho de seu recipiente. Evite deixar os cabos das panelas voltados para fora do fogo. Nunca utilize papel alumnio ou similar para revestir a mesa ou o forno, pois eles podem entupir as sadas de gs, prejudicando o desempenho do fogo e provocar super aquecimento da mesa. Utilize somente utenslios resistentes ao calor. Quando usar todas as bocas simultaneamente, no utilize panelas com dimetro maior que 22 cm. Quando usar as bocas individualmente, para melhor aproveitamento da chama, utilize panelas com dimetros de acordo com o tipo de queimador, conforme tabela ao lado.
Tipo de Queimador Semi-rpido Rpido Mega-chama Dimetro da Panela 12 a 22 cm 14 a 24 cm 16 a 30 cm

IMPORTANTE
Utilize apenas panelas de fundo plano. Panelas com fundo arredondado no se apiam adequadamente sobre as grades.

ERRADO

ERRADO

CERTO

Sempre centralize as panelas sobre as grades (trempes). Nunca permita que as panelas ou recipientes quem muito prximos dos manpulos para permitir seu manuseio e evitar que aqueam excessivamente. Mantenha sempre uma distncia mnima de 2 cm, conforme a gura.

32

6. Forno ..............................................
6.1 Iluminao
A iluminao do seu forno acionada no boto Dupla Funo. No caso dos produtos bivolt, ele sai de fbrica com a lmpada de 127V. Caso sua residncia seja 220 V, antes de ligar o produto na tomada, substitua a lmpada 127 V por uma 220 V, que pode ser comprada nas redes de assistncia autorizada ou lojas especializadas. Utilize somente lmpadas de 25 W e com rosca E14, cujo uso seja recomendado para foges. ATENO: Assegure-se de que o aparelho est desligado antes de substituir a lmpada, para evitar a possibilidade de choque eltrico. Para instalar/trocar a lmpada do forno, siga as instrues da pgina 42.

ATENO!
Produtos com grill eltrico acompanham uma lmpada especca para seu modelo. Esta lmpada deve estar de acordo com a voltagem da sua residncia (127 V ou 220 V).

6.2 Forno a Gs com Vlvula de Segurana


O seu forno a gs est equipado com uma vlvula de segurana, Vlvula Corta Gs, que interrompe automaticamente a sada do gs caso a chama se apague acidentalmente. Obs: O manpulo da cavidade a gs gira livremente, mas por segurana s libera gs quando pressionado.

6.3 Acendendo o Forno a Gs


Antes de acender o forno:
Ajustar a altura da prateleira de acordo com o tipo de alimento que ser preparado; Quando recm instalado, o forno leva mais tempo para acender, pois necessrio que o gs percorra toda a tubulao do produto at chegar ao queimador do forno. Acender primeiro os queimadores (bocas) da mesa para uma melhor circulao do gs, facilitando o acendimento do forno.

33

6.3.1

Acendimento Automtico

IMPORTANTE
perfeitamente normal que sejam emitidas fascas durante o acendimento do forno. O acendimento pode demorar alguns segundos devido vlvula de segurana.

1 . Com a porta do forno aberta, gire o manpulo do forno at a temperatura mxima (280 C). NO SE PREOCUPE, POIS O GS NO VAZAR SE O ManPulO NO ESTIVER PRESSIONADO.

10 segundos

2. Acione o boto Dupla (estrela) e ao Funo mesmo tempo pressione o manpulo do forno. 3. Se a chama acendeu, continue pressionando o manpulo do forno por mais 10 segundos para que a chama permanea acesa. 4. Certique-se que a chama no forno est acesa. Se a chama no acender ou apagar, volte o manpulo do forno para a posio fechado e espere pelo menos 1 minuto para que o gs liberado se espalhe. Reinicie o procedimento. 5. Ajuste a posio do manpulo do forno para a temperatura desejada. 6. Para desligar o forno, coloque o manpulo na posio fechado e certique-se que no h chama.

DICA IMPORTANTE
1. Se a chama se apagar, ou no acender, volte o manpulo do forno para a posio fechado e espere pelo menos 1 minuto para que o gs liberado se espalhe, e ento reinicie o procedimento; 2. Coloque o alimento para assar, e ajuste a posio do manpulo do forno para a temperatura desejada; 3. Para desligar o forno, coloque o manpulo na posio fechado e certique-se que no h chama.

34

DICA DE USO:
Para um melhor resultado de assamento, preaquea seu forno na temperatura mxima por 10 minutos (4 Bocas) ou 15 minutos (5 e 6 Bocas) antes de colocar o alimento para assar.

6.3.2 Acendimento manual (ou em caso de falta de energia eltrica)


10 segundos

1. Com a porta do forno aberta, gire o manpulo do forno at a temperatura mxima (280 C). NO SE PREOCUPE, POIS O GS NO VAZAR SE O ManPulO NO ESTIVER PRESSIONADO.

2. Acenda o fsforo.

3. Pressione o manpulo do forno e solte o palito dentro do furo de acendimento. 4. Se a chama acendeu, continue pressionando o manpulo do forno por mais 10 segundos para que a chama permanea acesa.

5. Certique-se que a chama no forno est acesa. Se a chama no acender ou apagar, volte o manpulo do forno para a posio fechado e espere pelo menos 1 minuto para que o gs liberado se espalhe. Reinicie o procedimento. 6. Ajuste a posio do manpulo do forno para a temperatura desejada. 7. Para desligar o forno, coloque o manpulo na posio fechado e certique-se que no h chama.

35

6.3.3

Instrues de segurana no uso do forno

IMPORTANTE
Caso no consiga acender o forno em at 15 segundos, pare a operao e abra totalmente a porta do forno. Aguarde pelo menos 1 minuto antes de uma nova tentativa de acendimento. No caso da chama do forno se apagar acidentalmente, retorne imediatamente o manpulo do forno para a posio fechado, abra a porta do forno e espere pelo menos 1 minuto para que o gs liberado se espalhe. S ento tente acender novamente o forno. A ocorrncia de estalos considerada normal durante a utilizao do forno. Nunca se apie ou permita que crianas subam na porta do forno. Antes de ligar o forno, verifique se h utenslios em seu interior ou na estufa que possam ser danicados pelo calor. No deixe de usar luvas trmicas ao manusear utenslios quentes. Algumas partes do fogo podem se tornar quentes quando o forno estiver em uso. Mantenha crianas e animais afastados. No deixe o forno do fogo em funcionamento sem alimentos, exceto durante o perodo de preaquecimento ou ps limpeza. Utilize somente lmpadas especiais para uso no forno. Jamais acenda o forno se a tampa do forno no estiver corretamente encaixada. Sempre utilize utenslios adequados ao tipo de alimento que est sendo preparado. Verique se a altura suciente para no ocorrer transbordamento de massas ou lquidos durante o preparo que podem inamar ou provocar fumaa quando tocarem nas superfcies quentes dos queimadores ou no cho do forno. No use o forno para aquecer ambientes. Jamais guarde materiais inflamveis no forno ou nas suas proximidades, pois podem causar risco de exploso. Use luvas de cozinha para retirar bandejas e acessrios quando o forno estiver quente. No conserte nem substitua qualquer pea do forno, a no ser que seja especicamente recomendado neste manual. Todos os demais servios de manuteno devem ser executados por um tcnico da Rede de Servios Brastemp, e sero cobrados aps o perodo de garantia. No cubra qualquer parte do forno com papel alumnio, pois pode causar superaquecimento. No guarde utenslios no forno. ATENO: Partes acessveis podem se tornar quentes quando em uso. Crianas devem ser mantidas afastadas.

36

6.3.4 Regulando a temperatura do forno / Usando o forno a gs


A graduao da temperatura do forno est indicada no manpulo. Ela permite selecionar a temperatura mais adequada para cada tipo de alimento.

RECOMENDAO DE USO
Temperatura Potncia Uso 160C Mdia/ Indicado para assados delicados como suspiros, sus, e Baixa alguns preparos com banho maria como pudins. Utilize preferencialmente a prateleira no nvel central. 200C Mdia Indicado para bolos, tortas, pes, biscoitos, massas, vegetais, batata assada. Utilize preferencialmente a prateleira no nvel central. 230C Mdia/ Indicado para assados grandes, que necessitem de Alta maior temperatura de assamento como carnes, aves e alguns peixes. Utilize preferencialmente a prateleira no nvel inferior. 280C~250C Alta Preaquecimento do forno. Pode ser utilizado para nalizao de preparos.

6.4 Ligando o grill eltrico


ATENO!
No possvel a utilizao simultnea do queimador do forno e do Grill. Verifique se a tenso de seu produto correspondente a tenso de sua tomada (127 V ou 220 V). Na falta de energia, o Grill no funciona. Antes de ligar o Grill, ajuste a posio da prateleira de acordo com a altura da forma ou travessa que ir utilizar. 1. Abra totalmente a porta do forno. 2. Centralize a forma ou travessa com o alimento na prateleira. Para um melhor desempenho, utilize o ltimo nvel da prateleira. 3. Gire o boto de controle do forno/grill, no sentido horrio (para a direita) at que luz indicadora de grill ligado se acenda. 4. Feche a porta e deixe o alimento gratinar/dourar at o ponto desejado. 5. Ao nal do preparo, gire o boto de controle forno/grill no sentido anti-horrio (para a esquerda) at a posio desligado.
37

6.5 Instrues de segurana no uso do grill


ATENO!
No utilize o Forno com a porta do forno aberta. Durante o funcionamento o Grill ficar muito quente. No o toque para evitar queimaduras. Antes de ligar o Grill, verifique se h utenslios no interior do forno que possam ser danicados pelo calor. No deixe de usar luvas trmicas ao manusear alimentos quentes. Algumas partes do fogo podem se tornar quentes quando o Grill estiver em uso. Manter crianas e os animais afastados. Nunca deixe o Grill do fogo em funcionamento sem alimentos. Durante o uso o aparelho torna-se quente. Deve ser tomado cuidado para evitar contato com os elementos de aquecimento dentro do forno.

6.6 Dicas de operao


Cuidados com o uso forno/grill Evite abrir constantemente a porta do forno, pois provoca perda de calor. Acompanhe o assado atravs do visor da porta, acendendo a lmpada interna do forno. Assim, voc economiza tempo, gs e melhora a qualidade do assado. Durante a utilizao do Grill, a intensidade de calor ser controlada pela altura da prateleira. O calor mais intenso nos nveis superiores, portanto, posicione o alimento da forma mais conveniente.

38

6.7 Manuteno e limpeza do forno


ATENO!
No deixe acumular gordura no forno ou outras partes do fogo. Depois de limpar, recomendado que o forno fique ligado por 1 hora. Isso eliminar a umidade de dentro do forno. Retire o plugue da tomada eltrica, feche o registro do gs e verifique se o fogo est frio antes de fazer qualquer servio de manuteno e/ou limpeza. Aps movimentar o seu fogo verifique se a mangueira de gs est corretamente conectada ao ponto de gs e ao seu fogo. Em caso de dvida, utilize espuma de sabo para vericar vazamento (vide pgina 17 instrues para a instalao de foges convencionais com gs botijo) Nunca use objetos pontiagudos ou cortantes para a limpeza das peas do seu fogo. Caso ocorra o derramamento de qualquer lquido ou alimento dentro do forno, desligue o fogo, espere esfriar e limpe para evitar manchas, entupimento e atrao de insetos. Contate a Rede de Servios Brastemp, para qualquer manuteno preventiva ou corretiva em seu produto.

6.7.1

Limpeza do forno

Antes de limpar o forno, remova as prateleiras. As paredes do forno autolimpante so revestidas de um esmalte especial que trabalha constantemente, eliminando manchas de leo e gordura enquanto o forno estiver em funcionamento. Para remover o excesso de gordura use um pano mido ou esponja macia com detergente neutro ou produto desengordurante. No utilize materiais abrasivos, como esponja de ao ou saponceos, objetos pontiagudos ou cortantes, nem produtos de limpeza base de soda custica ou silicone, para no causar riscos e manchas no seu fogo. Remova resduos de produtos de limpeza cuidando para no deixar cair gua ou sabo na tampa do forno, evitando prejudicar o queimador localizado sob o mesmo.

ATENO!
Aps a limpeza do forno, encaixe adequadamente as prateleiras.

6.7.2

Limpeza do grill

Certique-se de que o Grill e as paredes do forno no estejam quentes. Utilize um pano mido ou esponja macia com detergente neutro ou desengordurante para limpar o Grill.

39

6.7.3

Limpeza da porta do forno

Antes da limpeza certique-se de que a porta do forno no esteja quente. Para a limpeza da porta do forno utilize um pano ou uma esponja macia com detergente neutro ou desengordurante. No devem ser utilizados objetos pontiagudos para a limpeza da regio entre a tampa interna do forno e o vidro interno (regio com cola).

6.7.4 Limpeza das prateleiras do forno (Clean modelos BF050, BF550 e BY550)
Retirando a prateleira
Certique-se de que a prateleira e as paredes do forno no estejam quentes. 1. Abra totalmente a porta do forno e retire qualquer utenslio ou recipiente do interior do forno. 2. Com as duas mos, deslize a prateleira para trs, at que a haste (A) chegue ao nal da guia. 3. Levante a parte traseira da prateleira e puxe-a para frente removendo-a totalmente do forno. 4. Limpe a prateleira com pano ou esponja macia com detergente neutro ou desengordurante e seque adequadamente.

A

REColocando a prateleira
1. Abra totalmente a porta do forno e certique-se que no h qualquer utenslio ou recipiente no interior do forno. 2. Com as duas mos, direcione a prateleira na altura da guia que deseja utilizar, apoiando a extremidade da haste sobre a guia. 3. Deslize a prateleira para trs at que a haste se encaixe na guia. 4. Certifique-se de que as prateleiras estejam montadas corretamente antes de fechar a porta do forno.

40

6.7.5

Limpeza das prateleiras deslizantes automticas (Ative! modelos BF150)


1. Abra a porta do forno e pressione as hastes da prateleira para dentro, conforme gura, para que as mesmas se soltem da porta.

Retirando as prateleiras

2. Deslize todo o conjunto pelo trilho, para removlo completamente da cavidade.

3. Levante a prateleira superior para retir-la da sua posio de encaixe.

4. Para uma melhor limpeza, voc pode desmontar os quadros laterais. 5. Lave as prateleiras na lava-loua ou manualmente com desengordurante e seque adequadamente todas as peas antes da montagem.

41

Recolocando as prateleiras
1. Monte os quadros laterais.

2. Posicione a prateleira superior no nvel desejado encaixando-a nos quadros laterais.

3. Encaixe o conjunto prateleira nos trilhos do forno e deslize para dentro da cavidade.

4. Encaixe as hastes da prateleira na porta do forno.

Caso voc deseje desativar o sistema de prateleiras deslizantes, basta desencaixar as hastes do suporte da porta do forno e deslizar todo o conjunto para dentro da cavidade.

IMPORTANTE
Aps a limpeza do forno, encaixe adequadamente as prateleiras. Abra e feche a porta para verificar o deslizamento.

42

6.8 Instalando e trocando a lmpada do forno


ATENO
A voltagem da lmpada deve estar de acordo com a voltagem da sua residncia (127 V ou 220 V). Assegure-se de que o aparelho est desligado da tomada antes de substituir a lmpada para evitar a possibilidade de choque eltrico. 1. Feche o registro do gs, desligue o fogo da tomada eltrica e certique-se de que o boto Dupla Funo esteja na posio desligado. 2. Gire o protetor da lmpada no sentido antihorrio at solt-lo completamente. 3. Desrosqueie e remova a lmpada a ser trocada. 4. Rosqueie a nova lmpada com cuidado e certique-se que est bem encaixada. 5. Ligue o fogo na tomada e teste o funcionamento da lmpada acionando o boto Dupla Funo. 6. Aps vericar o funcionamento da lmpada, coloque novamente o boto Dupla Funo na posio desligado e desligue novamente o fogo da tomada. 7. Recoloque o vidro protetor rosqueando no sentido anti-horrio. Certique-se que est bem encaixado e ligue o fogo na tomada eltrica.

ATENO
Utilize somente lmpadas especiais para uso no forno! Caso a lmpada no acenda, consulte o item Dicas Prticas na pgina 47.

6.9 Posicionamento do cho mvel


1. Deslizar o cho mvel pelas laterais do Forno at encostar na parte traseira.

2. Aps encaixado puxar o cho mvel para frente.

43

7. Painel Digital ...................................


FUNES DISPONVEIS Relgio Timer digital Timer corta-gs boca 4Chamas Timer corta-gs forno Preaquecimento Clean Timer e Ative! Timer Grill Sim Sim No No No

7.1 Descrio das funes

Painel Ative! Timer

RELGIO Exibe a hora

TIMER Contador de tempo com aviso sonoro

7.2 Operao do painel digital


As funes do painel digital s podem ser utilizadas com o relgio ajustado. Caso voc no queira utilizar as funes do painel digital, o seu fogo (queimadores, forno e grill) pode ser utilizado normalmente.

7.2.1

Operando o painel digital do Clean Timer e Ative! Grill (Modelos BF550, BY550 e BF150)

01. Funo RELGIO Essa funo mostra a hora em formato 24h. Ajustando o RELGIO: Pressione as teclas [+] ou [-] e ajuste os minutos; Pressione a tecla [Ajusta Relgio] para nalizar a operao. Pressione a tecla [Ajusta Relgio]; Pressione as teclas [+] ou [-] e ajuste as horas; Pressione a tecla [Ajusta Relgio] para ajustar os minutos.
44

Quando voc precisar REAJUSTAR o relgio mantenha a tecla [Ajusta Relgio] pressionada por 2 segundos e repita toda a operao.

02. Funo TIMER Essa funo permite programar um contador de tempo regressivo. Quando esse tempo terminar, um alarme soado. Programando o TIMER: Vamos programar como exemplo 1:30 (uma hora e 30 minutos).

Se for necessrio alterar o tempo programado, basta pressionar [+] ou [-], no necessrio parar a contagem para fazer o reajuste.

Pressione uma vez a tecla [RELGIO/ TIMER]; A seta luminosa abaixo indicar que a funo corrente o TIMER.

Se voc quiser CANCELAR a programao, pressione a tecla [INICIA/PAUSA] para parar a a contagem. Depois pressione a tecla [INICIA/PAUSA] novamente durante 2 segundos para cancelar a programao.

Ajuste o tempo, pressionando [+] ou [-] at alcanar o tempo desejado; Pressione a tecla [INICIA/PAUSA] para iniciar a contagem regressiva; Sempre que a funo estiver ativa as setas superiores estaro em movimento, indicando que o tempo est sendo contado.

No ltimo minuto, o tempo mostrado em segundos.

Ao final do tempo programado aparecer a mensagem Fin no painel digital e soar um alarme. Pressione a tecla [INICIA/PAUSA] para reconhecer o nal da funo e voltar ao relgio.

IMPORTANTE
Tempo contado em minutos. Portanto, quando voc ler 0:05, signica que voc programou 5 minutos. O ajuste mximo de tempo de 6:00 (seis horas).

45

8. Solucionando problemas .................


ATENO!
Se voc sentir cheiro de gs: No acione os interruptores eltricos. No ligue exaustor, ventilador ou qualquer tipo de aparelho. No acenda qualquer tipo de chama. Feche o registro de gs junto ao botijo ou da rede de gs. Abra todas as portas e janelas para arejar o ambiente. Caso o problema no seja identifi cado e solucionado, contate a Rede de Servios Brastemp.

46

9. Dicas prticas ..................................


Ocorrncia O queimador no acende Procedimentos Verique: Se o plugue do cabo de alimentao est conectado. No caso de incompatibilidade do plugue com a tomada, troque a tomada por uma adequada. Se o registro de gs junto ao botijo est aberto. Se o botijo est vazio ou se h gs na rede. Se os queimadores (bocas) ou o acendedor do queimador esto sujos ou molhados. O perfeito posicionamento das bocas de sada de gs junto aos acendedores dos queimadores. Se h falta de energia eltrica. A chama est baixa e no aumenta A chama est sujando as panelas A luz do forno no acende Verique: Se h chama em todos os furos. Se o gs do botijo est no fi m ou se a torneira do registro no est aberta. Verique: Se o gs do botijo est no fi m. Verique: Se h lmpada no interior do forno. Se o plugue do cabo de alimentao est conectado. No caso de incompatibilidade do plugue com a tomada, troque a tomada por uma adequada. Se h mau contato na tomada ou se h falta de energia eltrica. Se a lmpada est queimada. Se o fusvel da instalao da sua casa est queimado ou se o disjuntor no desarmou. Se a lmpada est de acordo com a tenso da rede A chama se apaga de vez em quando Verique: Se h corrente de ar na direo do fogo. Se todos os queimadores esto encaixados corretamente. Se o gs est acabando.

47

10. Questes ambientais .....................


Embalagem
A Brastemp procura, em seus novos projetos, usar embalagens cujas partes sejam de fcil separao, bem como de materiais reciclveis. Portanto, as peas das embalagens (calos de isopor, sacos plsticos e caixa de papelo) devem ter o seu descarte de maneira consciente, sendo destinados, preferencialmente, a recicladores.

Produto

Este produto foi construdo com materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados. Ento, ao se desfazer deste produto, procure companhias especializadas em desmontlo corretamente.

Descarte

Ao descartar este produto, no fi nal de sua vida til, solicitamos que seja observada a legislao local existente e vigente em sua regio, fazendo o descarte da forma mais correta possvel.

11. Fale com a Brastemp .....................


Em caso de dvidas ou de problemas no produto, entre em contato com a Central de Relacionamento Brastemp. Ao ligar, tenha em mos o nmero do modelo e o nmero de srie do seu produto. Ambos os nmeros podem ser encontrados na etiqueta que est localizada na parte traseira do fogo com o logotipo da Brastemp. Acesse o site www.brastemp.com.br para ter acesso s informaes atualizadas sobre a nossa rede de assistncia tcnica ou ligue no nosso Call Center: 3003-0099 (capitais e regies metropolitanas) ou 0800-970-0999 (demais localidades). Com isso, voc ter fcil acesso Assistncia Tcnica mais prxima de sua residncia. REDE DE SERVIOS BRASTEMP Mais de 3.000 tcnicos treinados pela fbrica Peas originais Atendimento em horrio comercial

48

12. Especicaes tcnicas ..................


Clean, Ative! Timer e Ative! Grill - 4 bocas
MODELO Cdigo do produto Tipo Cor Caractersticas tcnicas Dimenses com embalagem (LxAxP) cm Dimenses sem embalagem (LxAxP) cm* Peso com embalagem (kg) Peso sem embalagem (kg) Volume do forno (litros) rea til da prateleira cm Potncia dos queimadores Potncia Queimador Forno (kW) GLP GN 2,40 2,40 2,40 2,40 52x89x66,9 49,9x93x65,4 31,5 28 61,5 1436 Clean BF050CB/CR Piso Branco/Inox Clean Timer BF550AB/AR Piso Branco/Inox Clean Timer BY550AB/AR Embutir Branco/Inox Ative! Grill BF150AB/AR Piso Branco/Inox

52x89x66,9 59x78x66,9

59,7x77,5x67,4 59,7x74,7x77,4

52x89x66,9

54,1x74,7x65,4 49,9x93x65,4 49,9x93x65,4 54,1x67,4x65,4

32 28,5 61,5 1436

31,5 28 61,5 1436

32 28,5 61,5 1436

2,40 2,30
2,75 2,55 1,65 1,70 GLP = 2,75 GN = 1,96 GLP = 1,96 GN = 1,47

2,40 2,30
2,75 2,55 1,65 1,70 GLP = 2,75 GN = 1,96 GLP = 1,96 GN = 1,47

2,40 2,30

2,40 2,30
3,0

Potncia Queimador 2Chamas (kW) Potncia Queimador Rpido (kW) Potncia Queimador Semi-rpido (kW) GLP GN GLP GN

2,75 2,4
2,55 1,65 1,70 GLP = 2,75 GN = 1,96 GLP = 1,96 GN = 1,47

2,75 2,4
2,55 1,65 1,70 GLP = 2,75 GN = 1,96 GLP = 1,96 GN = 1,47 127 ou 220 (mono volt) 50 ou 60 25 1100 9 (127 V) ou 5,2 (220 V)

Presso ideal do gs no injetor (kPa) Presso ideal do gs com os queimadores ligados Caractersticas eltricas Tenso de entrada (V) Freqncia (Hz) Lmpada do forno (W) Grill eltrico (W) Corrente de entrada (A) * Os ps niveladores so enviados desmontados

127/220 50 ou 60 25 0,32 (127 V) ou 0,18 (220 V)

49

13. Termo de garantia


O seu produto Brastemp garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses contados a partir da data da emisso da Nota Fiscal ao consumidor, sendo: 3 meses - garantia legal; 9 ltimos meses - garantia especial, concedida pela a Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos. A garantia compreende a substituio de peas e mo-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou Rede de Servios Brastemp, como sendo de fabricao. Durante o perodo de vigncia da garantia, o produto ter os servios da Rede de Servios Brastemp. Apenas a Rede de Servios Brastemp, a Whirlpool S.A., ou quem ela indicar, sero responsveis pela constatao de defeitos e execuo de reparos dentro do prazo de garantia. Neste caso, se defeitos constatados durante o prazo de garantia forem de fabricao, o fabricante se obriga a trocar as peas e/ou assistir gratuitamente o seu produto a partir da data da chamada. As garantias legal e/ou especial cam automaticamente invalidadas se: O uso no for exclusivamente domstico; Na instalao do produto, no forem observadas as especificaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto s condies para instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto, etc; Na instalao, as condies eltricas e/ou de gs no forem compatveis com a ideal recomendada no Manual do Consumidor; Na utilizao do produto no forem observadas as instrues de uso e recomendaes do Manual do Consumidor; Ocorrer mau uso, m conservao, uso inadequado, descuido com o produto, ou ainda, 50 50 sofrido alteraes ou modificaes estticas e/

ou funcionais, bem como, tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no credenciadas pela Rede de Servios Brastemp; Houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. As garantias legal e/ou especial no cobrem: Despesas com a instalao do produto realizada pela Rede de Servios Brastemp ou por pessoas ou empresas no credenciadas pela Whirlpool S.A., salvo os produtos com instalao gratuita informada no manual; Despesas decorrentes e consequentes de instalao de peas e acessrios que no pertenam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos, salvo os especificados para cada modelo; Despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja: rede eltrica, de gs, alvenaria, aterramento e etc.; Servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do produto; Falhas no funcionamento do produto decorrentes de insuficincia, interrupes, problemas ou falta no fornecimento de energia eltrica ou gs na residncia, tais como: oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no manual do consumidor e etc.; Falhas no funcionamento normal do produto decorrentes da falta de limpeza e excesso de resduos, bem como decorrentes da ao de animais (insetos, roedores ou animais domsticos), ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao; Transporte do produto at o local definitivo da instalao; Produtos ou peas que tenham sido danificados em consequncia de remoo, manuseio, quedas ou atos pelo prprio consumidor ou por terceiros, bem como efeitos decorrentes de

fato da natureza, tais como relmpago, chuva inundao, etc.; Importante: NO NOS RESPONSABILIZAMOS POR VCIO DE SERVIOS PRESTADOS POR TERCEIROS. Recomendamos que no ato da entrega, confira seu produto na presena do transportador. Verifique a qualidade da entrega, a quantidade, se o produto est de acordo com a compra e a descrio da Nota Fiscal que o acompanha. Caso exista qualquer problema, recuse o produto, registre o motivo no verso da Nota Fiscal e entre em contato com o responsvel pelo servio de entrega. Defeitos estticos (produtos riscados ou amassados) ou com falta de peas internas ou externas de produtos vendidos no estado, saldo ou produtos de mostrurio. Esses produtos tm garantia de 12 meses apenas para defeitos funcionais no discriminados na nota fiscal de compra do produto. Problemas de oxidao/ferrugem causados pelos seguintes fatores: - Instalao em ambientes de alta concentrao salina tais como regies litorneas; - Instalaes em ambientes onde o produto esteja exposto a outros produtos qumicos cidos ou alcalinos que possam agredir a pintura do mesmo; - Utilizao de produtos qumicos inadequados para limpeza. Despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia; Chamados relacionados a orientao de uso de eletrodomsticos, cuja explicao esteja presente no Manual de Instrues ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, sero cobrados dos consumidores. A garantia especial no cobre: Deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede da Rede de Servios Brastemp, o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente

aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem informada pela Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos atravs do Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC); Todo e qualquer vcio de fabricao aparente e de fcil constatao; Peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como botes de comando, puxadores, bem como, a mo-de-obra utilizada na aplicao das peas e as conseqncias advindas dessas ocorrncias. Consideraes gerais: A Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Whirlpool S.A. - Unidade de Eletrodomsticos reserva-se o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este termo de garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranqilidade, mantenha o Manual do Consumidor com este Termo de Garantia e Nota Fiscal de compra do produto em local seguro e de fcil acesso. ATENO: para usufruir da garantia, preserve e mantenha em sua posse, a Nota Fiscal de Compra do produto e o Termo de Garantia. Esses documentos precisam ser apresentados ao profissional autorizado quando acionado o atendimento. Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Atendimento ao Consumidor: Rua Olympia Semeraro, n675 Jardim Santa Emilia So Paulo/SP CEP 04183-901 Caixa postal 5171 Capitais e Regies Metropolitanas, Ligue: (11) 3003-0099 Demais localidades, ligue: 0800 970 0999

51 51

W10645049 - rev. A - 09/13

You might also like