You are on page 1of 18

Aula

de

ECA

01

Prof.

Flvio

Martins

03/03/11

www.professorflaviomartins.com.br Pegar no site apostila do ECA

Dispositivos Constitucionais: Arts. 227 a 229 da CF

Artigo 227 da CF; Estabelece que so titulares de direitos fundamentais, com

absoluta prioridade, a criana, o adolescente e o jovem.

-Criana: a pessoa com menos de 12 anos. -Adolescente: a pessoa de 12 at 18 anos. -Jovem (adicionado na CF em 2010): Ainda no d pra dizer quem o jovem Estatuto da Juventude (vai ser elaborado).

Prev um rol de direitos fundamentais: Idade mnima para o trabalho (16 anos, sendo 14 anos, como aprendiz); Direitos Trabalhistas e Previdencirios ao adolescente trabalhador; Acesso do adolescente trabalhador escola; Brevidade e

Excepcionalidade da privao da liberdade; Todos os filhos tm os mesmos direitos.

Artigo 228, CF;

Prevalece o entendimento de que o artigo 228 da CF contm direito fundamental dos menores de 18 (dezoito) anos (clusula ptrea). O momento exato para aferio da inimputabilidade o momento da conduta (teoria da atividade).

OBS em se tratando de ato infracional permanente (que se prolonga ao longo do tempo), se o adolescente completar 18 anos durante a permanncia, responder por crime.

Somente dois crimes so imprescritveis de acordo com a CF, que so o racismo e o crime de grupos armados contra o Estado democrtico (crimes contra a segurana nacional). Os demais crimes existentes prescrevem.

Segundo o STF e o STJ, a prescrio tambm se aplica aos atos infracionais. Nesse sentido, a smula 338 do STJ. Segundo o STF, como no h outros parmetros, utiliza-se como critrio para a contagem do prazo prescricional o seguinte clculo: pega-se a pena mxima do crime, aplica essa pena mxima na tabela do artigo 109 do CP, dividindo-a, aps, por dois, graas ao artigo 115 do CP.

Princpio da insignificncia ou bagatela - se a leso ao bem jurdico for de menor importncia, insignificante, o fato ser atpico. Com efeito, segundo o STF, esse princpio pode se aplicar ao ato infracional, mas se o adolescente tiver maus antecedentes, ser processado.

Artigo 229, CF

Estabelece que os pais tm o dever de cuidar de seus filhos menores e, os filhos maiores, tem o dever de assistir seus pais na velhice, enfermidade ou carncia.

ECA Diferena entre criana e adolescente

CRIANA Pessoas com menos de 12 anos Pratica ato infracional

ADOLESCENTE Pessoas entre 12 e 18 anos Pratica ato infracional praticar aos ato infracional, sero medidas

Se praticar ato infracional, ser aplicada Se criana uma medida de

proteo, aplicadas

adolescentes

previstas no artigo 101 do ECA. *

scioeducativas (ex: internao).

As medidas de proteo so aplicadas s As medidas scioeducativas somente crianas pelo juiz ou pelo conselho podero ser aplicadas pelo juiz.

tutelar.

* So medidas de proteo: 1. 2. 3. 4. 5. Encaminhamento ao pais ou responsvel; Matrcula e freqncia na escola; Tratamento psicolgico ou psiquitrico; Tratamento de toxicmanos (dependentes de drogas); Acolhimento institucional ou familiar a criana abandonada pelos pais ser

acolhida por instituio do Estado ou por alguma famlia que se habilite para temporariamente cuidar da criana. Sobre esse acolhimento, o ECA prev prazo mximo de dois anos. Todavia, na prtica, esse prazo no obedecido. Nesses casos, somente o juiz poder imp-las. 6. Colocao em famlia substituta subdivide-se em trs modalidade, que so:

guarda, tutela e adoo. Nesses casos, somente o juiz poder imp-las. As medidas de proteo podem ser aplicadas isoladamente ou cumulativamente, tudo dependendo das necessidades da criana. Ademais, essas medidas de proteo podem ser revistas a todo tempo.

Conselho Tutelar O conselho tutelar NO rgo do poder judicirio. Essa instituio vinculada ao municpio, sendo organizado e custeado pelo ente municipal. Cada municpio dever ter pelo menos um conselho tutelar, conforme exigncia do ECA. O conselho tutelar formado por pelo menos 05 conselheiros, escolhidos pelo povo (existe eleio para conselheiro), para um mandato de trs anos, admitida uma reconduo. A atividade do conselheiro sempre remunerada, com pagamento efetuado pelo municpio. Os requisitos para ser conselheiro tutelar so: idade maior que 21 anos e residncia na comarca.

I.

Disposies sobre o adolescente infrator

Direitos do adolescente infrator 1. Privao da liberdade o adolescente poder ser privado da sua liberdade nas

seguintes hipteses: a. b. Na prtica de flagrante de ato infracional; ou Ordem judicial;

2.

O adolescente no pode ser transportado em locais fechados de viaturas

policiais. A idia no tratar o adolescente como bandido. 3. O adolescente apreendido tem o direito de que seja identificada a autoridade

que o apreendeu. 4. 5. Se o adolescente apreendido, devem ser comunicados o juiz e a famlia. O adolescente civilmente identificado (aquele que tem documento de

identificao civil RG) no ser submetido a identificao compulsria ( a identificao datiloscpica e fotogrfica) salvo se houver dvida quanto sua identidade.

Direitos processuais do adolescente infrator 1. Devido processo legal. Diante desse direito, o juiz no poder dispensar as

demais provas em razo da confisso do adolescente.

2.

Defesa tcnica. O adolescente infrator no pode ser processado sem a presena

de advogado. Caso no disponha de condies financeiras, ter direito a assistncia judiciria gratuita.

3.

Igualdade processual. A mesma prova que o promotor pode produzir tambm

poder ser produzida pelo adolescente.

4.

O adolescente tem o direito de ser ouvido pessoalmente.

5.

Direito de solicitar a presena dos pais ou responsvel.

Internao provisria aquela realizada durante o curso do processo. Assemelha-se priso preventiva dos adultos. Poder apenas ser decretada pelo juiz. O juiz poder decretar quando presentes indcios de autoria e materialidade + necessidade da internao. Segundo o ECA, o prazo mximo da internao provisria de at 45 dias improrrogveis. O adolescente cumprir esses 45 dias em estabelecimento apropriado, cada Estado contendo o seu. TODAVIA, os cinco primeiros dias podem ser cumpridos numa cela separada dos adultos (ou seja, pode ser cumprida em cadeia normal).

Medidas scioeducativas 1. Advertncia uma admoestao verbal, podendo apenas ser aplicadas para

os atos infracionais menos graves.

2.

Obrigao de reparar o dano ser aplicada nos atos infracionais com reflexos

patrimoniais. Ademais, essa medida ser aplicada quando o adolescente puder reparar o dano.

3.

Prestao de servios comunidade possui prazo mximo de 06 (seis) meses.

Nesses casos, o ECA estabelece que o adolescente a cumprir em at 08 (oito) horas semanais, aos sbados, domingos, feriados, ou outro dia que no prejudique estudo e trabalho.

4.

Liberdade assistida possui prazo mnimo de 06 (seis) meses. Findo esse prazo

mnimo, o juiz pode prorrogar, revogar ou converter essa medida em outra. O juiz nomear um orientador para acompanhar o adolescente, que ir verificar a sua vida estudantil, vai acompanhar a sua vida laboral, vai verificar sobre a possibilidade de sua insero em programas assistenciais e, por fim, vai elaborar relatrios peridicos para o juiz.

5.

Insero em semi-liberdade essa medida ser decretada em duas hipteses,

elencadas a seguir: a. b. Depois da internao, como forma de progresso; Pode ainda ser decretada de forma autnoma, ou seja, de forma independente.

Poder ser a primeira medida imposta pelo juiz. Aplicam-se as mesmas regras da internao, mas as atividades externas so obrigatrias, independentemente de ordem judicial.

6.

Internao medida mais importante e mais rigorosa. A internao pautada

por dois princpios constitucionais que regem a internao que so: brevidade e excepcionalidade. a. Brevidade:

A internao no tem prazo previamente determinado, ou seja, quando o juiz a decreta, no fixa prazo para o cumprimento. O PRAZO MXIMO DA INTERNAO DE 03 ANOS. A cada 06 (seis) meses, pelo menos, o adolescente ser reavaliado. A internao pode ir alm dos 18 anos. TODAVIA, Aas 21 anos de idade, ocorre a liberao compulsria b. Excepcionalidade:

A internao a ltima medida a ser adotada. A internao s poder ser decretada em 03 casos, que so os seguintes (rol taxativo): Ato infracional com violncia ou grave ameaa pessoa; Reiterao de atos infracionais graves; Descumprimento de medida anteriormente imposta; essa internao e, s ela,

tem prazo mximo de at 03 meses. vedada a incomunicabilidade do adolescente; O juiz pode suspender as visitas at mesmo dos pais ou responsvel, se isso for nocivo ao adolescente; As atividades externas so permitidas, salvo determinao judicial

7.

Medidas de proteo.

Remisso Poder ser concedida pelo juiz e pelo promotor.

Quando concedida pelo Promotor de Justia: poder ser concedida antes da

instaurao do processo, sendo vedada, nesse caso, a instaurao do processo. Essa remisso no pode ser cumulada com medida scioeducativa.

Quando concedida pelo juiz: ser realizada durante o processo, mas, antes da

sentena. O juiz pode cumular com medida scioeducativa, exceto com internao e semi-liberdade.

A remisso no implica reconhecimento da autoria e maus antecedentes.

tempo.

As medidas aplicadas pelo juiz com a remisso podem ser revistas a todo

Competncia para julgamento de adolescente infrator A competncia, segundo o ECA, do local da prtica do ato infracional. O juiz

pode delegar a execuo das medidas para o juzo do domiclio dos pais ou responsvel.

Se houver a participao de adultos, ter-se- a separao obrigatria dos

processo.

Atividades do MP na apurao dos atos infracionais do adolescente ainda: a. b. Conceder a remisso; Requerer o arquivamento dos autos, nos casos previstos em lei; O MP o rgo competente para processar o adolescente infrator. O MP pode

Nas duas hipteses acima, os autos sero remetidos ao juiz, podendo ele

concordar, determinando o arquivamento dos autos. Todavia, se ele (juiz) discordar, remeter os autos ao procurador geral (chefe do MP) e, este, dar a ultima palavra se caso de arquivamento ou no.

c.

Oferecer a representao (petio inicial do processo) a representao

independe de prova pr-constituda de autoria e materialidade. errado usar o termo oferecer denncia.

Ato infracional o ato que se praticado por um adulto, considerado crime ou

contraveno penal.

Sistema Recursal previstos no ECA O ECA adotou o sistema recursal do cdigo de processo civil.

No existe, em se tratando de ECA, o recurso em sentido estrito.

a.

Peculiaridades: O prazo dos recursos de 10 dias, salvo os embargos de declarao, que possui

prazo de 05 dias; b. A apelao e o agravo admitem juzo de retratao;

Participao do advogado O adolescente infrator tem direito a defesa tcnica, ofertada por advogado;

doc.

Se o advogado se ausentar em algum ato processual, nomear-se- defensor ad

a. b.

A procurao necessria, salvo 02 casos: quando o advogado for nomeado pelo juiz; quando o advogado apresentado formalmente ao juiz;

AULA 02 16/05/2011

Crimes e infraes administrativas praticados contra criana e adolescente. Os crimes so infraes de maior gravidade, ao passo que as infraes administrativas so de menor gravidade. Os crimes praticados contra crianas e adolescentes comportam sano por pena privativa de liberdade. Ao contrrio, a infrao administrativa ser apenada com penalidade administrativa, como, por exemplo, multa.

Crimes arts. 228 a 344-A, ECA; Todos os crimes previstos no ECA so de ao penal pblica incondicionada, nos termos do artigo 227 do ECA.

Observaes acerca dos artigos acima enumerados;

Art. 228, ECA o tipo penal previsto nesse dispositivo um crime omissivo, haja vista que o verbo do tipo deixar de fazer alguma coisa. Ademais, revel a-se como um crime prprio, ou seja, somente pode ser praticado por um grupo de pessoas, sendo, nesse caso, praticado apenas pelo diretor da maternidade. A primeira omisso consubstancia-se pela omisso em deixar guardado os registros da atividade desenvolvida, pelo prazo de 18 anos (previsto no artigo 10 do ECA). A segunda omisso punida nesse tipo penal a de deixar de entregar os documentos me relativos ao parto. Outrossim, esse tipo penal trata-se de uma infrao de menor potencial ofensivo, aplicando-se, ao caso, a lei 9099/95. Por fim, esse crime do supracitado dispositivo pode ser doloso ou culposo.

Art. 229, ECA o tipo penal previsto nesse dispositivo um crime omissivo, haja vista que o verbo do tipo deixar de fazer alguma coisa.

Ademais, revela-se como um crime prprio, ou seja, somente pode ser praticado por um grupo de pessoas, sendo, nesse caso, praticado pelo mdico, enfermeiro ou diretor da maternidade. A omisso prevista no tipo penal consubstancia-se em deixar de identificar o filho e a me; alm disso, materializa-se em deixar de proceder aos exames referidos no artigo 10 do ECA (o chamado teste do pezinho). Esse crime pode ser praticado na forma dolosa ou culposa. Ademais, caracteriza-se como crime de menor potencial ofensivo, aplicando-se, nesse caso, a lei 9099/95.

Art. 230, ECA o tipo penal previsto nesse dispositivo legal um crime comissivo (ao); ademais, um crime prprio, porquanto a lei delimita os possveis agentes que podem praticar esse crime, que so as autoridades policiais ou seus agentes. Com efeito, vale relembrar: a criana ou o adolescente pode ser apreendido apenas nos seguintes casos: (i) flagrante de ato infracional; (ii) e por ordem judicial; Se a criana ou o adolescente for apreendido fora dessas hipteses, essa conduta ser considerada como crime praticado pela autoridade que o prendeu. Esse tipo penal uma infrao de menor potencial ofensivo; A tipo penal ser consubstanciado quando os agentes apreenderem crianas ou adolescentes na ausncia das hipteses legais, ou quando pratic-lo, sem observncia das formalidades legais.

Art. 231, ECA o tipo penal previsto nesse dispositivo um crime omissivo, haja vista que o verbo do tipo deixar de fazer alguma coisa. um crime prprio, pois a lei previu que sero os agentes para a prtica do crime. Esse crime consubstancia-se pela ausncia de comunicao autoridade judiciria e famlia do menor acerca da apreenso. Ademais, um crime de menor potencial ofensivo, porquanto dispe de pena mxima prevista em abstrato menor que dois anos.

Art. 232, ECA considerado um crime comissivo. Nesse tipo penal, h individualizao de quem pode praticar esse crime, sendo apenas aqueles que

dispem de autoridade, guarda ou vigilncia sobre o menor, pelo que, caracteriza-se como um crime prprio. Por fim, esse crime apresenta-se como uma infrao de menor potencial ofensivo, processando-se, portanto, nos termos da lei 9099/95.

Art. 233, ECA o tipo penal previsto nesse dispositivo um crime omissivo, haja vista que o verbo do tipo deixar de fazer alguma coisa. Ademais, apresenta-se como um crime prprio, porquanto a lei delimita os possveis agentes para a prtica do crime, sendo, nesse caso, praticado pelo juiz. Por fim, esse crime apresenta-se como uma infrao de menor potencial ofensivo, processando-se, portanto, nos termos da lei 9099/95.

Art. 235, ECA - o tipo penal previsto nesse dispositivo um crime omissivo, haja vista que o verbo do tipo descumprir, ou seja, deixar de cumprir alguma coisa. Esse crime mais voltado para o juiz, pelo que, considerado como crime prprio. Por fim, esse crime apresenta-se como uma infrao de menor potencial ofensivo, processando-se, portanto, nos termos da lei 9099/95.

Art. 236, ECA o tipo penal previsto nesse artigo um crime comissivo, ou seja, praticado por ao, o que se vislumbra pelos verbos do tipo impedir ou embaraar. Ademais, esse crime considerado como crime comum, porquanto pode ser praticado por qualquer pessoa. Por fim, esse crime apresenta-se como uma infrao de menor potencial ofensivo, processando-se, portanto, nos termos da lei 9099/95.

Art. 237, ECA por primeiro, cabe mencionar que o crime previsto nesse artigo no de menor potencial ofensivo. Com efeito, considerando que o verbo do tipo subtrair, caracteriza-se como um crime comissivo, ou seja, praticado mediante uma ao. Ademais, caracteriza-se por ser crime comum. O objetivo desse crime a subtrao da criana para colocao em lar substituto (dolo especfico), sendo, contudo, dispensada a ocorrncia desse resultado para consumao do crime, bastando apenas a inteno. Por isso, crime formal, ou seja, se consuma

independentemente da ocorrncia do resultado, bastando, para tanto, apenas essa finalidade. OBS o crime previsto nesse dispositivo caracterizado como crime instantneo, ou seja, se consuma num s momento, sendo consumado, nesse caso, no momento da subtrao.

Art. 238, ECA considerado como um crime comissivo, porquanto o verbo do tipo penal vislumbra uma ao do agente (verbos prometer ou efetivar). Praticam esse crime os pais ou o tutor; por conta disso, considerado com um crime prprio. Por fim, esse crime previsto nesse dispositivo no crime de menor potencial ofensivo. Nesse caso, tanto o pai quanto o tutor, quanto o terceiro que comprou essa criana respondem por esse crime.

Art. 239, ECA - considerado como um crime comissivo, porquanto o verbo do tipo penal vislumbra uma ao do agente (verbos promover ou auxiliar). Ademais, considerado um crime comum, porquanto pode ser praticado por qualquer pessoa. Outrossim, caracteriza-se como crime formal, ou seja, no necessrio o efetivo envio para o exterior, bastando para caracteriz-lo apenas essa inteno. Por fim, esse crime previsto nesse dispositivo no crime de menor potencial ofensivo.

Crimes relacionados pedofilia. Nesses crimes, em nenhum momento o ECA prescreve a palavra pedofilia. Esses crime esto estabelecidos nos artigos 240 at 241-E do ECA. Todos esses crimes dispem de mesmo objeto, ou seja, material contendo cenas de sexo explcitos ou cenas pornogrficas. Para o ECA, uma cena de sexo explicito, uma cena de sexo real ou simulada. Por outro lado, as cenas pornogrficas so aquelas em que a criana ou o adolescente expe a genitlia com fins primordialmente sexuais. Esses crimes so ocorrem quando h: a. b. Produo do material de sexo explcito. Art. 240, ECA; Venda ou exposio venda desses materiais. Art. 241, ECA;

c. d.

Divulgao desse material pornogrfico ou de sexo explcito; art. 241-a. Possui esse material. Art. 241-b;

OBS a pena ser reduzida se o material for de pequena qualidade.

Art. 241-C, ECA;

Art. 241-D, ECA; esse crime praticado apenas contra criana. considerado com um crime comissivo, ou seja, praticado por ao. No caracterizado como crime de menor potencial ofensivo.

Infraes administrativas arts. 245 at 258, ECA; So consideradas como infraes de menor gravidade que, se praticadas, sero sancionadas por sanes administrativas.

Exemplos: a. tratos; b. ECA); c. Hospedar criana ou adolescente em hotel ou motel sem o consentimento dos Vender criana ou adolescente material com cenas pornogrficas (art. 257, Deixar o mdico ou professor de comunicar aos superiores suspeita de maus

pais ou autorizao judicial (art. 250, ECA);

Aspectos civis previstos no ECA; Existem dois princpios que regem os direitos das crianas e adolescentes, que so:

a. b.

Princpio da proteo integral art. 1, ECA Princpio da propriedade absoluta art. 227, CF/88 significa dizer que

algumas pessoas tm direito absoluto na tutela dos direitos fundamentais.


Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria,

alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

Critrio para interpretao do ECA; Esse critrio est estabelecido no artigo 6 do ECA, a saber:
Art. 6 Na interpretao desta Lei levar-se-o em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigncias do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.

Regras de proteo criana e ao adolescente 1. Regra de proteo autorizao para viajar; com relao a esse tema,

prescrevem os artigos 83 e 84 do ECA, abaixo transcritos:

Art. 83. Nenhuma criana poder viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsvel, sem expressa autorizao judicial. 1 A autorizao no ser exigida quando: a) tratar-se de comarca contgua da residncia da criana, se na mesma unidade da Federao, ou includa na mesma regio metropolitana; b) a criana estiver acompanhada: 1) de ascendente ou colateral maior, at o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco; 2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, me ou responsvel. 2 A autoridade judiciria poder, a pedido dos pais ou responsvel, conceder autorizao vlida por dois anos. Art. 84. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorizao dispensvel, se a criana ou adolescente: I - estiver acompanhado de ambos os pais ou responsvel; II - viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro atravs de documento com firma reconhecida.

Existem dois tipos de viagens, que so: a. Viagem nacional; est prevista no artigo 83 do ECA; as regras previstas nesse

dispositivo legal so destinadas apenas s crianas, e no aos adolescentes. Essas regras so: Possibilidade de viagem desacompanhada dos pais ou responsvel sem

expressa autorizao judicial.

Exceo 1 comarca contgua (cidade vizinha), ou regio metropolitana; Exceo 2 criana acompanhada de ascendente ou colateral adulto at o terceiro grau; Exceo 3 criana que viaja com pessoa autorizada pelos pais. Ex: professores da escola.

b.

Viagem internacional; est prevista no artigo 84 do ECA; as regras dispostas

nesse dispositivo valem tanto para a criana quanto para o adolescente. Poder a criana viajar ao exterior: a. b. c. Com os pais ou responsvel; Com um dos pais, com autorizao escrita e firma reconhecida do outro; Com autorizao judicial, sem a presena dos pais;

Artigo 81, ECA materiais ou produtos cuja venda proibida para crianas ou adolescentes;
a. b. c. Armas, munies e explosivos; Bebidas alcolicas; Produtos cujos componentes possam causar dependncia fsica ou psquica ainda que

por utilizao indevida; d. Fogos de estampido e de artifcio, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial

sejam incapazes de provocar qualquer dano fsico em caso de utilizao indevida; e. f. Revistas e publicaes com cenas pornogrficas; Bilhetes lotricos e equivalentes;

Hospedagem de criana ou adolescente em motis ou hotis. Podem exercer hospedagem nesses estabelecimentos nos seguintes casos: a. b. Com os pais ou responsveis; Com autorizao dos pais ou responsvel, sem a necessidade de firma

reconhecida. c. Com autorizao judicial;

Direitos civis das crianas e dos adolescentes.

a. b. c. d. e. f.

Direito vida; Direito sade; Direito ao respeito; Direito dignidade da criana e do adolescente; Direito liberdade (de opinio, de ir e vir, de religio e de brincar); Direito convivncia familiar a criana ou o adolescente tem o direito de

conviver no seio saudvel de sua famlia natural. A expresso famlia natural revela-se na famlia formada pelos pais, ou por um deles, e seus descendentes. A famlia formada por apenas um dos pais tambm considerada como famlia mono parental. O poder familiar exercido por ambos os genitores, em igualdade de condies. Havendo divergncia insolvel entre o casal, buscar-se- uma deciso judicial para soluo do impasse. Lei 12.318/10 fala sobre a alienao parental; alienao parental - quando um dos genitores ou os avs, ou a pessoa que tem a guarda de criana ou adolescente praticam turbao sobre o exerccio do poder familiar do outro genitor. Ex: denegrir a imagem do outro genitor; quando um dos genitores muda-se para local distante sem motivos; Com efeito, o juiz, diante dessa alienao parental poder (consequncias) aplicar: a. b. c. d. Advertncia; Multa; Tratamento psicolgico; Inverso da guarda;

Perda e suspenso do poder familiar. A perda uma medida definitiva e a suspenso uma medida temporria. A pobreza, por si s, no enseja perda ou suspenso do poder familiar.

So hipteses de perda do poder familiar (previstas no cdigo civil, no artigo 1.638): a. b. c. d. Como a morte dos pais; Ausncia declarada dos pais; Atingida maioridade; Com deciso judicial (com direito ao contraditrio);

So hipteses de suspenso do poder familiar (previstas no cdigo civil, em seu art. 1.637);

Processo de destituio do poder familiar; A iniciativa do Ministrio Pblico ou outro interessado; nesse caso, o genitor ser citado para se defender, assegurado seu direito ao contraditrio; se no tiver condies de contratar advogado, ser nomeado um defensor pblico. Ademais, se no responder, o MP se manifestar em cinco dias e o juiz, decidir. Por fim, o prazo desse processo, nos termos do artigo 163 do ECA, de at 120 dias.

Se no for possvel criana e ao adolescente, em caso de impossibilidade de crescimento junto sua famlia natural, viver em mbito da famlia extensa ou ampliada a famlia formada por parentes procedimentos que convivem com a criana ou adolescente e com laos de afinidade e afetividade. Com efeito, se no for possvel a convivncia em famlia ampliada, colocar-se- o adolescente para moradia em famlia substituta.

Colocao em famlia substituta. considerada como uma medida excepcional. Ademais, os irmos, preferencialmente, continuaro juntos. Outrossim, a criana e o adolescente devem ser ouvidos e, estes ltimos, devem consentir. Pode ser realizada por meio das seguintes modalidades: a. Guarda; destina-se a regularizar a posse de fato. Essa guarda ser concedida

em dois casos: (i) durante o processo de tutela ou adoo; (ii) ausncia temporria dos pais; A guarda pode ser revogada pelo juiz a todo tempo. A criana ou adolescente ter todos os direitos de um dependente, inclusive previdencirios. b. Tutela; hipteses de cabimento da tutela, em que o juiz nomear tutor ao

menor: (i) morte dos pais; (ii) ausncia declarada dos pais; (iii) perda ou suspenso do poder familiar; Nessas hipteses acima, ser concedida a tutela.

c.

Adoo; uma medida excepcional e irrevogvel. Pode adotar: (i) 1 homem; (ii)

uma mulher; (iii) um casal heterossexual; (iv) um casal, ainda que divorciado nesse caso, somente poder se o divrcio ocorreu durante o processo de adoo; (v) segundo o STJ, possvel a adoo por casal homossexual (homoafetivo); possvel a adoo ps mortem, quando a morte ocorreu durante o processo de adoo. A idade mnima para adotar uma criana de 18 anos. Para que possa adotar, h necessidade de diferena mnima de 16 anos entre o adotando e o adotado. Quem pode ser adotado? Segundo o ECA, menores de 18 anos, salvo se j estiverem sob a guarda ou tutela dos adotantes. No se admite adoo por procurao e, tambm, no se admite adoo pelos ascendentes (por exemplo, pelos avs), ou pelos irmos mais velhos.

You might also like