You are on page 1of 42

TEORIA DA LEI PENAL I.

Princpios (artigo 1, CP)

Art. 1 - No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal. Os dois princpios contidos nessa afirmativa so os princpios da legalidade e anterioridade da lei penal.

1.1 Princpio da Legalidade. A - Princpio da estrita legalidade ou Reserva Legal. OBS1 Conceito apenas a lei em sentido estrito pode criar direito penal. Essa lei em sentido estrito vai ser, via de regra, uma lei ordinria, ou uma lei complementar. OBS2 A Medida provisria no pode tratar de matria relacionada a direito penal, mesmo que convertida em lei (artigo 62, CF). OBS: segundo entendimento do STF, possvel a edio de medida provisria pro ru. OBS3 a competncia para legislar sobre direito penal privativa da unio (artigo 22, CF). Todavia, possvel, mediante lei complementar, delegar aos estados a competncia para legislar acerca de temas especficos (artigo 22, pargrafo nico, CF). OBS4 O princpio da legalidade se aplica aos crimes, s penas e, s medidas de segurana.

1.2

Princpio da Taxatividade.

OBS1 Conceito a lei penal deve ser precisa e completa, marcando exatamente a conduta incriminada. OBS2 Norma penal em branco. aquela cujo preceito primrio incompleto e, que, portanto, precisa ser complementada por outro ato normativo. A norma penal em branco pode ser Heterognea e homognea. Heterognea quando a norma penal complementada por um ato infra legal Ex: lei 11.343/06 lei de drogas. Essa lei no delimita o significado de drogas. Por isso, complementada por uma portaria da ANVISA, que concede significado ao termo drogas, delimitando as substancias equivalentes a esse termo. Homognea quando a norma penal complementada por outra lei. Ex: artigo 236 CP, que complementado pelo cdigo civil. Nesse contexto, a medida que a norma complementar se modifica, modifica-se tambm a norma penal complementada. A norma penal em branco heterognea chamada norma penal em sentido estrito. J a norma penal em branco homognea denominada normal em sentido lato.

OBS3 Tipo penal aberto aquele que contm elementos normativos. Os elementos normativos (ou valorativos) so aqueles que precisam de juzo de valor do aplicador da norma, ou seja, do juiz. O tipo penal fechado aquele que s possui elementos descritivos. Na descrio do tipo, o legislador s usa elementos descritivos. Ex: artigo 121, CP. Os Elementos descritivos desse dispositivo so matar (tirar a vida) e algum (qualquer cidado). O Tipo penal aberto possui apenas os elementos normativos. Ex: artigo 233 do CP. A conduta desse tipo penal praticar ato obsceno. Todavia, no h lei que defina o significado da expresso ato obsceno, por isso, um conceito vago, sendo, portanto, considerado como um elemento normativo. Os elementos objetivos, que so relativos ao fato, ao crime, podem ser descritivos ou normativos. OBS4 A analogia somente permitida no direito penal apenas para beneficiar o ru (in bonam partem). Somente a norma que beneficiar a situao jurdica penal do ru ser utilizada de forma analgica; as que prejudiquem a condio do ru no podero ser passveis de interpretao analgica. A analogia in bonam (ex: artigo 181, CP pode substituir a palavra cnjuge por companheiro) possvel e, a analogia in Malan (Ex: artigo 246, CP no possvel a substituio da palavra filho pela palavra neto, por exemplo) no possvel.

2.

Princpio da Anterioridade implica que a lei penal no pode ser posterior ao fato

legislado, salvo para beneficiar o ru.

II.

Lei penal no Tempo (art. 2 ao 4, CPP)

1.

Tempo do crime artigo 4 do CP.

Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado.

Mtodo para decorar a teoria do lugar do crime L(lugar) U (ubiqidade) T(tempo) A (atividade) OBS1 - A teoria do tempo do crime adotada pelo CP a teoria da atividade.

OBS2 Definio considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado.

OBS3 Aplicao Ex1: A, de 17 anos, atira em B. Quando B morre, A j tem 18 anos. A considerado inimputvel, de acordo com a teoria da atividade. Ex2: C atira em D, de treze anos. D morre, j com quatorze anos. A responde por homicdio, (artigo121, CP), qualificado com aumento de 1/3 (121,4, CP), por ter o crime sido praticado por menor de quatorze anos

OBS final a teoria da atividade no se aplica prescrio. A prescrio, via de regra, comea a contar da data em que o crime se consumou, ou seja, a partir do resultado do crime. (artigo 11 CP).

2.

Aplicao da lei no tempo (artigos 2 e 3 do CP);

Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

2.1

Princpio da irretroatividade da lei mais severa (Lex gravior)

A o fundamento legal o artigo 5, XL, CF (XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o
ru)

B espcies a Lex gravior se apresenta em duas modalidades: a novatio legis incriminadora e a novatio legis in pejus

C Natureza do princpio trata-se de princpio constitucional expresso e absoluto. A lei penal mais severa no retroage nunca.

2.2

Retroatividade da lei mais benfica (Lex mitior)

A Fundamento (artigo 2, CP)

B Espcies a Lex mitior se subdivide em duas espcies: Abolitio Criminis (lei nova de que deixa de considerar como crime aquilo que anteriormente era crime); e Novatio legis in mellius (ameniza a situao criminal do agente) C a Lex mitior tambm se aplica aos casos j decididos por sentena irrecorrvel (transitada em julgado). D Compete ao juzo da execuo penal a aplicao da lei benfica aps o trnsito em julgado da sentena. Smula 611 STF. E crime permanente ou continuado (no se equivalem) aplica-se a lei mais severa ao crime permanente e ao crime continuado desde que sua vigncia seja anterior ao trmino da continuidade ou permanncia. Smula 711, STF. F Exceo da aplicao da retroatividade da lei mais benfica a lei temporria (prazo determinado de vigncia) ou excepcional (situao anormal determinada. No h prazo determinado para vigncia, enquanto perdurar a situao anormal). Nesses casos, ambas as leis continuam se aplicando aos crimes praticados na sua vigncia, mesmo aps revogadas. Esse fenmeno chamado ultra-atividade, ou seja, continuam se aplicando aos fatos cometidos durante sua vigncia, mesmo aps revogadas. Artigo 3 do CP.

III Lei penal no Espao (artigo 5 ao 8 do CP) 1. Lugar do crime

A Teoria da Ubiqidade, tambm chamado de teoria mista. B Segundo a teoria da ubiqidade, considera-se praticado o crime tanto no lugar em que foi praticado a ao ou omisso, no todo ou em parte, quanto no lugar em que se produziu ou deveria se produzir o resultado.

C Aplicao Ex: A desfere tiro no Brasil em B. B morre no Paraguai. Nesse caso, considerase o crime ocorrido no Brasil. Ex: A desfere tiro em B no Paraguai. B morre no Brasil. Nesse caso, considera -se o crime ocorrido no Brasil.

OBS: no confundir a teoria da ubiqidade (aplicao da lei penal de jurisdio soberana) com as regras de competncia.

2.

Lei no espao Territorialidade temperada (regra) artigo 5 CP.

A Conceito aplica-se a lei brasileira ao crime praticado em territrio brasileiro, sem prejuzo do disposto em tratados, convenes ou regras de direito internacional. B Definio de territrio brasileiro o territrio brasileiro, sob o ponto de vista jurdico, subdivide-se em territrio fsico (compreendido pelo solo, pelo mar territorial e pelo espao areo correspondente) e territrio por extenso (embarcaes e aeronaves). Embarcaes ou aeronaves pblicas ou a servio do governo brasileiro em qualquer lugar que se encontre; embarcaes ou aeronaves privadas brasileiras em alto mar ou no espao areo correspondente, respectivamente; e embarcaes ou aeronaves privadas estrangeiras em territrio brasileiro (mar territorial ou espao areo correspondente).

Extraterritorialidade ler elementos do direito

A crimes que esto sujeitos legislao brasileira, embora cometidos em territrio estrangeiro. B Espcies Condicionada e incondicionada.

AULA 02 17/03/2011

Fato tpico O fato tpico composto pela conjugao da conduta e da tipicidade. Existem condutas que, para serem consideradas tpicas, implicam na existncia de um resultado e de um nexo causal.

Os elementos do fato tpico so a conduta, resultado, nexo causal e tipicidade.

1. I.

Conduta. Conceito ao ou omisso humana, voluntria e consciente, dirigida a um fim.

(conceito da teoria finalista - Welzel).

II.

Responsabilidade penal da pessoa jurdica a CF/88 previu duas situaes capazes de

gerar a responsabilidade penal da pessoa jurdica, que so nas hipteses dos crimes contra a ordem pblica (art. 173, CF) e nos crimes contra o meio ambiente (art. 225, CF). Todavia, a CF no previu penas para a PJ em casos de cometimento desses crimes, somente implantou o permissivo legal. Entretanto, a lei deliberou sobre a sano imposta s Pessoas Jurdicas no caso de cometimento de crime ambiental, pelo que, poder ela ser responsabilizada por esse

crime. Portanto, a nica responsabilidade penal da pessoa jurdica no Brasil em caso de crime ambiental. OBS nos crimes ambientais, a pessoa jurdica s pode ser punida pelas condutas praticadas por seu representante legal, em seu nome e, em seu benefcio.

De acordo com jurisprudncia unssona do STJ, s possvel a responsabilizao da pessoa jurdica se tambm houver a responsabilizao de pessoas fsicas, sob pena de ver-se violado o princpio da responsabilidade penal subjetiva (implica que s podem ser responsabilizados se a conduta for praticada com dolo e culpa). A seguir, tm-se os termos do acrdo:

No se admite a responsabilidade penal da pessoa jurdica dissociada da fsica que age com elemento subjetivo (dolo ou culpa) prprio.

A pena privativa de liberdade no ser aplicada aos crimes cometidos pela PJ, somente a pena restritiva de direito e multa.

III. A. a.

Formas de excluso da conduta no haver conduta nas hipteses que se seguem: Falta de voluntariedade. Ocorre nas seguintes hipteses: Ato reflexo movimento corporal no subordinado ao controle neurolgico consciente

do sujeito. No confundir ato reflexo com ao em curto circuito (ao impensada). A ao em curto circuito NO EXCLUI A CONDUTA.

b.

Coao fsica irresistvel emprego de fora fsica sobre o corpo do agente, que

utilizado pelo coator como se fosse objeto inanimado desprovido de vontade (ex: A imobiliza B, e pressiona o dedo de B no gatilho da arma, fazendo esta disparar contra C, que morre). No confundir com a coao moral irresistvel, que exclui a culpabilidade (art. 22 do CP). Na coao moral, o coator constrange o coagido a praticar o crime, viciando a sua vontade. Nesse caso, o coagido sempre opta pelo cometimento do crime, devido ao contexto moral a que submetido. A coao moral poder ser praticada por meio de violncia fsica (ex: da pessoa que coagida, mediante agresso fsica e, para de apanhar, pratica o crime). OBS A coao fsica no tem previso na lei, ao contrrio da moral, prevista no art. 22 do CP. Naquela, o coator usa o corpo do coagido para executar o crime, enquanto nesta, o coator constrange o coagido a praticar o crime por suas prprias mos. A coao fsica exclui a

conduta e a coao moral, exclu a culpabilidade, mas, em ambas, o coator responde pelo crime praticado pelo coagido.

B. a. b.

Falta de conscincia poder dar-se em duas hipteses, as quais so: Sonambulismo; Hipnose;

IV formas de conduta A. Ao os crimes praticados atravs de ao so chamados crimes comissivos. Ex: arts.

121, 125, 213, CP. B. a. Omisso crimes praticados por meio de conduta omissiva. Subdivide-se em: Prprios ou puros so aqueles em que a prpria lei descreve uma omisso. Ex: art.

135, 246 e 319 do CP. No 319, retardar ou deixar de praticar. Esses crimes (omissivos prprios) no dependem de nenhum resultado para a sua consumao. Consumam-se com a mera omisso do dever legal e, nada que ocorra depois, ir atipificar a misso praticada. Esses crimes so considerados de mera conduta, ou mera inatividade. Esses crimes no admitem tentativa.

b.

Imprprios impuros, tambm chamados de comissivos por omisso.

So aqueles crimes comissivos, quando praticados pela omisso de quem tinha o dever legal de agir para evitar o resultado (garante). Ex: homicdio por omisso 121 c/c 13, 2, CP (me que deixa de alimentar seu filho e, em decorrncia disso, ele morre); furto por omisso 155 c/c 13, 2, CP (vigia que, em conluio com os ladres, deixa de evitar o furto que poderia intervir); policial que deixa de evitar estupro artigo 213 c/c 13, 2 CP. Esses crimes admitem tentativa. Nesses casos o agente que se omite responde pelo resultado de sua omisso.

Questo FGV Maria deixa de salvar Joo, que morre afogado. Que crime ela cometeu? Primeiro, h que se analisar se a pessoa tinha o dever legal de agir (teria, no caso de se me, salva-vidas). Ou no tinha esse dever legal (amigo ou esposa). No primeiro caso, responder o agente omissor pelo resultado de sua conduta, como se tivesse a praticado (se o Joo morrer, responder por homicdio). No segundo caso, responder por omisso de socorro. Todavia, s responder pelos crimes acima se tinha a agente que deixou de prestar o socorro tinha condio de agir. Outrossim, para cometimento do crime, implica-se a presena do garante no local do fato.

C.

Resultado

a modificao do momento exterior provocada pela conduta, mas diversa desta.

A.

Classificao dos crimes quanto ao resultado

Crime material A lei prev um resultado. Exige a ocorrncia

Crime formal A lei prev um resultado. do Todavia, no exige que ele ocorra. com o Portanto, esse

Crime de mera conduta A lei no prev resultado.

resultado. E, se consuma

crime Portanto, consuma-se com a mera prtica da conduta.

resultado.

consuma-se com a conduta.

OBS 1 todo crime se consuma com o verbo. Nos crimes materiais, o verbo j embute o resultado. Exemplo de crime material homicdio, artigo 121, CP. O verbo do homicdio matar. Nesse caso, o verbo matar j traduz o conceito da conduta e do resultado.

OBS 2 extorso mediante seqestro, art. 159, CP. Nesse caso, a lei usa dois verbos, os quais so seqestrar com o fim de obter. Nesse caso, a conduta o seqestro e o resultado pretendido a vantagem. Outro exemplo crime de extorso, se consuma com a mera conduta. Artigo 316, crime da concusso. Nesse ultimo caso, o verbo exigir, a conduta exigir, mais est implcito que quem exige quer obter algum resultado, por isso um crime formal. Nesse caso a lei prev um resultado, o qual importa para o tipo penal, todavia, esse resultado no importa para a fixao do momento consumativo.

OBS 3 O crime de mera conduta aquele em que a lei no prev qualquer resultado. Ex: crime de violao do domiclio. Nesse caso, a lei no prev nenhum resultado para o tipo penal.

D.

Nexo causal

Nos crimes materiais, no basta o resultado, mais esse resultado tem que ser causado exclusivamente pela conduta causada pelo agente.

REGRA (art. 13, caput) a regra a chamada teoria da equivalncia (ou teoria da conditio sine qua non). Essa teoria implica que o resultado, do qual depende a existncia do crime, s imputvel quem lhe deu causa. Considera-se causa toda ao ou omisso sem a qual no teria ocorrido o resultado. Tudo o que contribuiu pro resultado causa. Isso no garante que toda causa ser punida.

EXCEO (art. 13, 1, CP) a causa superveniente relativamente independente exclui a imputao quando por si s tiver produzido o resultado. Os atos anteriores, no entanto, imputam-se a quem os praticou. Ex: a atira em b com animus necanti (inteno de matar). b, atingido de forma no vital. b foi levado ao hospital, mas morre. J que ele foi atingido em regio no vital, ele morre ou por acidente na ambulncia, por incndio no hospital ou por erro mdico. Essas circunstncias so causas supervenientes, mas relativamente independentes, ou seja, no totalmente independente, mas tambm no totalmente dependente. Nesse caso, o agente responder apenas pelos atos j praticados, ou seja, responder por tentativa de homicdio.

E.

Tipicidade

Dolo (inteno) Direito o agente prev e quer o resultado.

Culpa (inobservncia do dever de cuidado) Inconsciente o agente no prev o resultado que era previsvel.

Eventual o agente prev e assume o risco Consciente o agente prev, mas espera do resultado (teoria da assuno). que o resultado no ocorra.

AULA 03 17/05/2011

ERRO DE TIPO Existem duas modalidades de erro de tipo que so: 1. a. Erro de tipo essencial esse por sua vez, pode subdividir-se em: Erro de tipo incriminador, previsto no artigo 20, caput o erro que recai

sobre elemento essencial do tipo legal de crime. Em outras palavras, o agente no est

consciente (sem conscincia no h dolo) da presena, na realidade, de elemento do tipo. Nesse caso, h a realizao de todos os elementos do tipo penal, porm, por falta de conscincia do agente acerca da presena desses elementos, por desconhecer quanto presena desses elementos na realidade, ele pensa que no est praticando o crime.

Exemplos de erro do tipo: i. Em uma caada, A mata B pensando ser o animal caado. Nesse caso, A,

objetivamente, cometeu um homicdio. Nesse caso, A desconhece, no tem conscincia de que matou B, porquanto, subjetivamente, acha que matou um bicho. Nesse caso, no tem a conscincia de que praticou o crime, embora tenha praticado todos os elementos do tipo penal.

ii.

A mantm atos libidinosos com B (13 anos), pensando que B teria 15

anos. Nesse caso, A, objetivamente, praticou o crime de estupro contra vulnervel. Porm, subjetivamente, acha que praticou atos libidinosos contra pessoa de 15 anos, o que, na realidade, no crime. Nesse caso, no tem a conscincia de que praticou o crime, embora tenha praticado todos os elementos do tipo penal.

iii.

A leva embora a bolsa de B pensando tratar-se da sua prpria bolsa. Nesse

caso, objetivamente, A praticou o crime de furto. Todavia, subjetivamente, acha que a bolsa sua e, por isso, acha que sua conduta legal.

Consequncias do erro de tipo; Erro de tipo incriminador, que pode ser: ii. Inevitvel, invencvel ou escusvel (desculpvel) nesses casos, a conseqncia

a excluso do dolo e tambm a culpa, porquanto esse erro, por ser inevitvel, no consubstancia uma inobservncia de um dever de cuidado. iii. Evitvel, vencvel ou inescusvel (imperdovel) nesse caso, a conseqncia

a excluso do dolo, porm, permite a punio por culpa, se houver previso legal.

Artigo 20, caput, CP - O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei.

Portanto, no exemplo iii descrito acima, o A no responder por crime algum, porquanto no h crime de furto na modalidade culposa. Outrossim, com relao ao exemplo ii, A no responder por crime algum, haja vista que no existe estupro na forma culposa. Ademais, no exemplo i, h necessidade de se apurar se o erro escusvel ou inescusvel. Se por erro inescusvel, A responder por homicdio culposo; se por erro escusvel ou inevitvel, A responder por crime algum.

b.

Erro de tipo permissivo ou descriminante putativa; a palavra descriminante

significa excludente de ilicitude (legitima defesa, estado de necessidade, exerccio regular de um direito, estrito cumprimento de um dever legal). Por outro lado, a palavra putativa significa algo imaginrio. Conceito o erro que recai sobre uma excludente de ilicitude. Nesse caso, o agente tem conscincia de praticar um fato tpico, mas pensa estar agindo amparado por uma excludente de ilicitude.

Ex: A mata B, seu amigo, pensando tratar-se de um ladro. Nesse caso, A praticou objetivamente o crime de homicdio. Todavia, o fez em legtima defesa, pensando que era um ladro. Entretanto, nesse caso, matou seu prprio amigo, pelo que, caracteriza-se como legitima defesa putativa.

Ex2: A mata o co manso de B, seu amigo, pensando tratar-se de um animal bravo. Nesse caso, B viu-se, em momento imaginrio, em estado de necessidade, pensando ser o co bravo. Com efeito, nesse caso, A pratica, objetivamente, crime de dano.

Consequncias: Erro de tipo permissvel pode ser: a. Inevitvel ou escusvel exclui o dolo e exclui a culpa.

b.

Evitvel nesse caso, exclui-se o dolo mais permite a punio por culpa se

houver previso. A culpa decorrente de erro de tipo permissvel evitvel denomina-se culpa imprpria.
Art. 20, 1, CP (descriminantes putativas) - isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. No h iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato punvel como crime culposo. Em outras palavras, diz-se que o erro sobre uma excludente de ilicitude inevitvel isento de pena.

Portanto, no exemplo ii, A responder por crime algum, porquanto no existe crime de dano culposo. Ademais, no exemplo i, mister se faz analisar se o erro era inescusvel ou erro escusvel, oportunidade em que o agente responder pelo crime de homicdio culposo.

2.

Erro de tipo acidental; essa modalidade de erro de tipo subdivide-se em outras

trs espcies, que so: a. Erro sobre a pessoa, previsto no artigo 20, 3, CP; nesse caso, o agente, por

erro de representao (erro acerca da percepo da realidade), atinge pessoa diversa da pretendida (nesse caso, eu quero atingir a pessoa 1, porm, confundo, atingindo a pessoa 2).

Ex: A quer matar sua me, mas confunde com sua tia, matando-a. Nesse caso, a pretenso do agente matar a me, porm, mata a tia (o que ele faz);

Ex2: A em estado puerperal quer matar o prprio filho, mas confunde e mata outra criana.

Consequncias: Nesses casos, o agente responde como se tivesse atingido a vtima pretendida, ou seja, no erro contra a pessoa no h excluso do dolo. Portanto, no exemplo 1, responder o agente por homicdio doloso com agravante de crime contra ascendente. No caso do exemplo 2, o agente responde por infanticdio.

Art. 20, 3, CP - O erro quanto pessoa contra a qual o crime praticado no isenta de pena. No se consideram, neste caso, as condies ou qualidades da vtima, seno as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime.

b.

Erro na execuo ou tambm chamado de aberratio ictus, previsto no artigo

73 do CP; por erro no uso dos meios de execuo, o agente atinge pessoa diversa da pretendida. Nesse caso, h uma relao pessoa/pessoa, ou seja, queria atingir uma pessoa, mas acaba atingindo outra pessoa. Nesse caso, o agente mira em certa pessoa, mas, por erro de pontaria, atinge outra pessoa. Nesse caso, o interesse do agente no era matar terceira pessoa, porm, por erro na execuo dos atos, houve a morte de pessoa que no era aquela desejada.

Ex1: A, para se defender do ataque de B, atira em direo a este uma pedra que, no entanto, atinge C. Nesse caso, evidencia-se a legtima defesa. Ex2: A e B pretendem roubar C. A atira em C (para roub -lo), mas o tiro atinge B (que era o comparsa);

Conseqncia; Nesses casos, o agente responde como se tivesse atingido a vtima pretendida. No caso do exemplo 2, o agente responderia por latrocnio (vide smula 610, STF), mesmo que o agente no tenha subtrado os bens da vtima, porque esse crime se consuma apenas com a morte da vtima. No caso do primeiro exemplo, houve a legtima defesa com aberratio ictus.

c.

Resultado diverso ou aberratio criminis, previstos no artigo 74 do CP; nesse

caso, por erro no uso dos meios de execuo, o agente atinge bem jurdico diverso. Nesse caso, h uma relao coisa/pessoa, ou seja, queria atingir uma coisa mais atinge uma pessoa. Ex1: A atira uma pedra na vitrine, mais termina acertando e matando B. Nesse caso, a inteno era a pratica de um crime de dano, porm, houve a pratica de um homicdio.

Consequncias; No exemplo acima, o agente responde pelo crime efetivamente cometido, de forma culposa. Portanto, nesse caso, o agente responde pelo crime de homicdio culposo. Os crimes de dano no admitem modalidade culposa.

OBS tanto no aberratio ictus quanto no aberratio criminis, se houver resultado complexo (pretendido + no pretendido*), responder por ambos os crimes em concurso formal (uma conduta que provoca mais de um crime).

*por exemplo, o agente acerta A, que morre. Todavia, por erro quanto aos meios de execuo, tambm acerta B, vindo este tambm a falecer. Nesse caso, responder o agente pelos dois resultados, tanto o pretendido (morte de A) quanto o no pretendido (morte de B), em concurso formal.

Crime no consumado

O agente, apesar O agente termina a de dispor de outros execuo. atos sua no a

disposio, termina execuo Motivos alheios Tentativa vontade do agente imperfeita inacabada Prpria vontade Desistncia voluntria.

Tentativa perfeita, ou acabada ou crime falho. Arrependimento eficaz.

OBS - Quando h tentativa, seja perfeita ou imperfeita, ou seja, quando o crime no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente, o agente responde pela tentativa do crime pretendido, independentemente do resultado alcanado.

OBS2 quando o crime no se consuma pela prpria vontade do agente, que desistiu voluntariamente ou arrependeu-se eficazmente, o sujeito s vai ser punido pelos atos praticados at o memento da desistncia ou do arrependimento, ou seja, pelo resultado praticado.

1. I.

Tentativa. art. 14, CP; Conceito quando iniciada a execuo, o crime no se consuma por motivos

alheios vontade do agente. Por primeiro, necessrio se faz que a execuo tenha sido iniciada, porquanto se no estiver iniciada a execuo, ter-se-o apenas os atos preparatrios e, estes, como cedio, no so punveis, salvo quando constiturem crime autnomo. Ademais, necessrio se faz que o crime, por bvio, que o crime no tenha sido consumado. Outrossim, a consumao deve ter sido obstada por motivos alheios vontade do agente, porquanto, se for por sua vontade prpria, ocorrer o arrependimento eficaz ou a desistncia voluntria.

II. a. i. ii.

Espcies de tentativas Quanto ao momento: nesse caso, a tentativa pode ser: Imperfeita; nesse caso, o agente no esgota os meios de execuo. Perfeita; nesse caso, o agente esgota os meios de execuo.

b. i. leso. ii.

Quanto ao resultado: nesse caso, a tentativa pode ser: Branca, tambm chamada de incruenta; aquela na qual a vtima no sofre

Vermelha ou cruenta; nesse caso, a vtima sofre leso.

III.

Punio;

No Brasil, a regra de que a pena da tentativa seja igual a pena do crime consumado, porm, reduzida de 1/3 a 2/3; isso porque, no Brasil, vigora a teoria objetiva temperada, ou seja, o foco para reduo de pena no no dolo, mais sim no grau de

lesividade do agente. O critrio para essa reduo de pena a proximidade que o agente chega da consumao do crime.

Exceo a lei por a salvo da regra acima casos especficos, hipteses em que o crime tentado ter a mesma pena do crime consumado, sem as redues previstas acima. Ex: crime de evaso art. 352, CP;

IV.

Tentativa inidnea ou crime impossvel. Art. 17 do CP;

No se pune a tentativa quando era impossvel consumar-se a infrao, por impropriedade absoluta do objeto (o objeto material no poder sofrer o crime tentado) ou ineficcia absoluta do meio (meios utilizados para a prtica do crime so inidneos para a prtica do crime).

Exemplos: a. Impropriedade absoluta do objeto (aquilo que sofre a ao criminosa); tentar

matar algum que j est morto; tentar fazer o aborto sem haver gravidez; tentar furtar vtima sem patrimnio; tentar furtar coisa prpria. Em todos esses casos h dolo, todavia, no h lesividade.

b.

Ineficcia absoluta do meio; tentar matar a tiros com uma arma desmuniciada

ou de brinquedo; tentar fazer um aborto tomando ch;

OBS vigilncia ostensiva: a jurisprudncia entende que no h crime impossvel por absoluta ineficcia do meio, e sim tentativa.

2.

Desistncia/arrependimento espcies dentro de um gnero, denominado

tentativa abandonada.

I.

Conceito de tentativa abandonada iniciada a execuo, o crime no se

consuma pela interferncia da prpria vontade do agente.

II.

Espcies:

a. b.

Arrependimento eficaz; Desistncia voluntria;

Arrependimento eficaz

Desistncia voluntria

Nesse caso, o agente esgota todos os atos Nesse caso, o agente no esgota todos os de execuo. atos de execuo.

Nesse caso, ela sempre ativa, ou seja, o Nesse caso, ela sempre passiva, ou seja, agente para de executar e ajuda a vtima. a agente para de executar os atos e vai embora, sem ajudar a vtima. O arrependimento tem que ser Nesse caso, no necessrio que a

necessariamente eficaz, ou seja, eficaz ao desistncia voluntria seja espontnea ponto de evitar a consumao do crime, (sem influncia), ou seja, pode ser sob pena de responder pelo crime influenciada por algum. Portanto, basta consumado. que seja voluntria, mesmo que no seja espontnea.

III.

Punio.

Ocorrendo o arrependimento eficaz ou a desistncia voluntria, pune-se apenas o resultado. Esse resultado, por sua vez, pode ser tpico ou atpico.

IV.

Arrependimento posterior; art. 16, CP;

Esse considerado posterior porquanto realizado aps a consumao do crime. Ao contrrio, o arrependimento eficaz dever ocorrer antes da consumao do crime, haja vista que seu objetivo justamente evitar a consumao da infrao penal. O arrependimento posterior consubstancia-se como causa de reduo de pena, aplicado ao delito j consumado, desde que presentes os seguintes requisitos cumulativos: a. b. c. Crime sem violncia ou grave ameaa; ex: furto; Se houver pelo agente a reparao do dano ou restituio da coisa; O arrependimento tem que ser por ato voluntrio do agente (no precisa ser

espontneo); d. Antes do recebimento da denncia ou queixa;

AULA 04 19/05/2011

O fato tpico aquilo que est previsto em lei. A ilicitude algo proibido. Culpabilidade o grau de reprovao. Primeiramente, necessrio se faz se a conduta praticada tpica, ou seja, se a ao ou omisso voluntria e consciente est ou no prevista em lei. Se previsto, necessrio se faz averiguar se existe ilicitude quanto ao fato tpico praticado, ou seja, verificar se a conduta no est acobertada por uma excludente de ilicitude.

Excludentes de ilicitude ou de antijuridicidade (expresses sinnimas). Esses termos so sinnimos de das expresses justificantes ou causas de justificao. Ademais, excludente de ilicitude sinnimo de descriminante, ou seja, quando presente uma excludente de ilicitude no h crime, porquanto, como se sabe, o crime igual ao injusto (tpico e ilcito) culpvel; portanto, se no h ilicitude, no h injusto, pelo que, no h crime.

Fato Injusto um fato ilcito e tpico, ou seja, no h qualquer excludente de ilicitude. Por outro lado, se h excludente de ilicitude, o fato passa a ser justo, embora continue sendo tpico.

Existem quatro excludentes de ilicitude previstas na parte geral do cdigo penal, que so: legtima defesa, estado de necessidade, exerccio regular de um direito, estrito cumprimento de um dever legal.

A legtima defesa e o estado de necessidade impingem situao de risco, de urgncia, de anormalidade. As hipteses de aceitao de legtima defesa mais restrito do que aquelas de estado de necessidade.

I.

Legtima defesa.

Est prevista no artigo 23 do CP, alm do artigo 25 do mesmo cdex.

1.

Conceito age em legtima defesa quem pratica o fato para repelir injusta

agresso, atual ou iminente, a direito prprio ou alheio, usando moderadamente os meio necessrios.

2. a.

Requisitos (para ao em legtima defesa); Existncia de uma agresso sempre uma conduta humana que lesa ou

ameaa um bem jurdico. Ex: pessoa que atacada por um cachorro bravo na rua e, para salvar-se, mata o cachorro. Nesse caso, h existncia de um fato tpico, consubstanciado por crime de dano, que se configurou com a morte do cachorro. Todavia, na hiptese em questo, o fato tpico foi lcito, porquanto praticado em estado de necessidade. Nesse caso, no caber a alegao de legtima defesa porquanto a conduta agressiva no humana.

OBS no cabe legitima defesa contra ataque de espontneo de animal, caberia estado de necessidade. Porm, cabe legtima defesa contra ataque de animal provocado propositalmente por ser humano (dono que solta animal para atacar propositalmente certa pessoa).

b.

Necessidade de injusta agresso no cabe legtima defesa contra agresso

justa. (legtima defesa = agresso justa X agresso injusta)

OBS no cabe legitima defesa contra agresso amparada por causa de justificao (excludentes de ilicitude). Portanto, no cabe legitima defesa contra legitima defesa (legtima defesa recproca).

OBS por outro lado, cabe legtima defesa contra o excesso de causa de excludente de ilicitude (ou causa de justificao). Isso porque, a causa de justificao justa at certo limite, de forma moderada; todavia, o excesso da causa excludente de ilicitude injusto pelo que, pode ser coibido por legtima defesa. Portanto, cabe legtima defesa de excesso de legtima defesa (legtima defesa sucessiva).

OBS cabe legtima defesa real contra causa de justificao (excludentes de ilicitude) putativa, porque a putativa considerada injusta. Portanto, cabe legitima defesa real contra legtima defesa putativa.

OBS cabe legtima defesa contra agresso de inculpvel (que no tem culpabilidade). Portanto, cabe legtima defesa contra menor ou doente mental.

OBS cabe legtima defesa putativa contra causa de justificao (excludente de ilicitude) real. Portanto, cabe legitima defesa putativa contra legitima defesa real. Exemplo do guarda que prende pessoa, estando a paisano. Nesse caso a pessoa pensa que est sendo injustamente agredida por no saber que o guarda, de fato, uma guarda. Este est em pleno cumprimento de um dever legal.

c.

Necessidade de agresso atual ou iminente; isso significa dizer que est

ocorrendo ou prestes a ocorrer a injusta agresso. OBS no cabe legitima defesa contra agresso passada.

d.

Direito prprio ou alheio; isso significa dizer que cabe legtima defesa para

defender-se qualquer direito contra agresses injustas, prprio ou de terceiro.

e.

Utilizao moderada dos meios necessrios; so meio necessrios os

considerados menos lesivos dentre os disponveis; uso moderado equipara-se quele suficiente para repelir a agresso. Esse requisito relacionado tese de proporcionalidade, ou seja, proporcionalidade entre ao (agresso injusta) e reao (legtima defesa). O meio pode ser necessrio ou desnecessrio, assim como o uso pode ser moderado ou imoderado. OBS havendo uso imoderado ou meio desnecessrio haver uma circunstncia denominada excesso. O excesso pode ser punvel ou impunvel. Ser punvel quando for decorrente de dolo (a pessoa percebeu que no precisava mais, continuando mesmo assim), ou culpa (excedeu-se por imprudncia, sem querer). Por outro lado, o excesso ser impunvel quando ele era inevitvel (excesso cometido por erro assaltante que rouba com arma de brinquedo e, sem saber, eu o mato por

legtima defesa ou por qualquer ao descontrolada). O excesso impunvel tambm chamado exculpante. O excesso exculpante de legtima defesa chama-se legtima defesa subjetiva.

f.

Requisito subjetivo (no tem nada a ver com legtima defesa subjetiva); a

conscincia e vontade de defender-se ou defender a terceiro.

II. 1.

Estado de necessidade arts. 23 e 24 do CP; Conceito: age em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de

perigo atual, que no provocou por sua vontade e nem podia evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio no seria razovel exigir-se.

2. a.

Requisitos: Perigo; pode ser proveniente de fora natural, ataque de animal, ou mesmo

outra conduta humana.

b.

Perigo involuntrio; isso significa dizer que o perigo no foi provocado por

vontade do agente (agente que age em estado de necessidade). Portanto, quem deu causa ao perigo no poder agir em estado de necessidade.

c.

Perigo involuntrio e inevitvel; isso significa dizer que no era possvel, de

outra forma, evitar esse perigo. OBS j para a legtima defesa a inevitabilidade da agresso no exigida, ou seja, cabe legtima defesa mesmo que a agresso seja evitvel.

d.

Agresso atual; s h previso de estado de necessidade contra perigo atual e

no iminente (este s se aplica legtima defesa);

e.

Direito prprio ou alheio; com efeito, h estado de necessidade prprio ou de

terceiros.

f.

Direito prprio ou alheio cujo sacrifcio no seria razovel exigir-se;

OBS s h estado de necessidade se o bem salvo maior ou igual ao bem sacrificado. Ex: s h estado de necessidade se para salvar minha vida, mato algum, ou depredo patrimnio de algum. Se eu mato algum para salvar o meu patrimnio no h estado de necessidade.

OBS isso significa que no h estado de necessidade quando o bem salvo menor do que o bem sacrificado. Ex: salvo patrimnio sacrificando vida. Nesse caso, o agente vai responder pelo crime com uma pena reduzida de 1/3 a 2/3.

OBS teorias sobre o estado de necessidade. Existem basicamente duas teorias, que so: a. Teoria diferenciadora Alem: estabelece a idia de que se o bem salvo maior

do que o bem sacrificado, est-se diante do estado de necessidade justificante, permitido (excludente de ilicitude). Todavia, quando o bem salvo igual ao bem sacrificado (p.ex. vida x vida), existir outra espcie de estado de necessidade, que o exculpante (excludente de culpabilidade). b. Teoria unitria (adotada pelo Brasil): nesse caso, o bem salvo, mesmo sendo

maior que o bem sacrificado ou igual, o estado de necessidade ser sempre justificante (ou seja, ser sempre uma excludente de ilicitude).

OBS quanto titularidade do bem sacrificado; a. Quando o bem pertence a terceiro inocente intitulado como estado de

necessidade agressivo, ou seja, o terceiro no causou o perigo, porm, teve seu bem jurdico tutelado pelo estado lesado justificadamente. Nesse caso, no faz coisa julgada na esfera civil. b. Quando o bem pertence ao prprio causador do perigo denominado estado

de necessidade defensivo, ou seja, o prprio causador do perigo teve seu bem jurdico tutelado lesado. Nesse caso, h coisa julgada no cvel, ou seja, fica impedido o ajuizamento de ao civil ex delito para reparao de danos.

III.

Exerccio regular de um direito artigo 24 do CP;

1.

Conceito: age em exerccio regular de um direito quem pratica fato tpico

autorizado normalmente pelo Estado.

2. a.

Exemplos: Violncia inerente prtica esportiva.

b.

Interveno mdica invasiva. Quanto a essas intervenes mdicas, necessrio

se faz estabelecer uma diviso: (i) interveno mdica invasiva com consentimento do paciente considerada como exerccio regular de direito; (ii) interveno mdica invasiva realizada sem o consentimento do paciente, porm, realizada em situao de perigo, essa conduta equipara-se a estado de necessidade.

c.

Ofendculos so aparatos de defesa pr-dispostos, que tem por finalidade

desestimular um ataque. Ex: cerca eltrica, cachorro bravo, portes com ponta de lana, etc. Sobre os Ofendculos, existem duas posies, desde que devidamente empregados (conforme disposies legais) e ostensivos (que possam ser visualizados), que so: i. A primeira posio defende que esses ofendculos representam exerccio

regular de um direito. ii. Existe outra posio que defende os ofendculos, porm, como uma legtima

defesa pr-ordenada. Esse o entendimento mais moderno e, que tem maior probabilidade de cair.

Qualquer dos entendimentos acima considerado correto.

IV. 1.

Estrito cumprimento de um dever legal artigo 23 do CP; Conceito o agente pratica um fato tpico que corresponde ao seu dever de

ofcio (excludente exclusiva para quem exerce funo pblica).

2.

Exemplos;

a.

Policial que realiza uma priso ou uma apreenso. Nesse caso, h a realizao

do crime de crcere privado. Porm, o policial, como apenas cumpre seu mister ao praticar essa conduta, pratica-a em estrito cumprimento de um dever legal.

b.

Policial que, em servio (no exerccio da segurana pblica) pratica homicdio

nesse caso, existem duas posies: i. Muitos defendem que, nesse caso, houve ao acobertada pela excludente de

ilicitude de estrito cumprimento de um dever legal. ii. A posio mais tradicional na doutrina defende que esse homicdio

acobertado pela justificante legtima defesa, prpria ou de terceiro.

OBS policial que mata para evitar a fuga responde por homicdio. Dever legal e legitima defesa no.

AULA 05 31/05/2011 O crime, sob a tica do exame analtico, a juno do injusto (fato tpico e ilcito) + culpabilidade. A culpabilidade o quantum de reprovabilidade de uma conduta. Um fato tpico e antijurdico, por si s, no crime.

A pena vinculada culpabilidade. Sem culpabilidade no h pena. Com efeito, existem trs circunstncias que so chamadas de elementos da culpabilidade, as quais podem ser excludas por determinadas situao, que so as chamadas excludentes de culpabilidade. Nesse contexto, os elementos que excluem a culpabilidade, excluem, tambm, por conseqncia, a imputao de pena.

Os elementos cumulativos caracterizadores da culpabilidade so:

1.

Imputabilidade; Existem trs coisas que excluem a imputabilidade e, por

conseqncia, excluem a culpabilidade do agente, que so:

a. b. c.

Menoridade; Embriagues; Doente mental;

OBS emoo e paixo no excluem a imputabilidade do agente.

2.

Potencial conhecimento da ilicitude; ou seja, o agente deve ter cincia

inequvoca de que a conduta tpica por si praticada ilcita. Esse elemento pode ser excludo pela seguinte circunstncia: a. Erro de proibio;

3.

Exigibilidade de conduta diversa; esse elemento mitigado por duas

excludentes de culpabilidade, que so as seguintes: a. b. Coao moral; Obedincia hierrquica;

OBS portanto, para que seja a conduta culpvel, ela deve conter, cumulativamente, os requisitos em negrito.

Excludentes de culpabilidade 1. a. Menoridade art. 27, CP / art. 228, CF; Conceito o agente menor de 18 anos. A maioridade atingida no primeiro

minuto do dia do 18 aniversrio. Para se averiguar se o agente ao tempo do crime era imputvel, utilizam-se os fundamentos da teoria da atividade, ou seja, considera-se praticado o crime no momento da atividade (conduta ao/omisso), ainda que outro seja o momento do resultado. LUTA OBS no crime permanente, se o agente atinge a maioridade durante a permanncia, imputvel pelo delito.

b.

Quando se fala em menoridade, fala-se em menoridade absoluta (agente

menor de 18 anos) e menoridade relativa (agente menor de 21 anos).

Com efeito, a conseqncia jurdica da menoridade absoluta a excluso da imputabilidade do agente, ficando, por conseqncia, excluda a culpabilidade, pelo que, isenta-se de pena. No obstante, a menoridade relativa no demandar na excluso da imputabilidade do agente (no h iseno de pena), emanado, porm, as seguintes consequncias, que so: (i) figura como atenuante genrica (art. 65, CP); (ii) ademais, h uma prescrio pela metade, conforme artigo 115 do CP, quando o agente for menor de 21 anos na data do fato. OBS um tratamento igual ao da menoridade relativa concedido quando o agente maior de 70 anos na data da sentena. OBS2 critrio: puramente biolgico o critrio para fixao da maioridade, ou seja, no se considera a capacidade civil nem a efetiva capacidade de discernimento ou autodeterminao.

2. a.

Embriagus; - art. 28 do CP / art. 45, lei 11.343/06 Conceito

DEFINIO - Embriagus a intoxicao aguda por lcool ou substncia de efeitos anlogos, que comprometa a capacidade de entendimento ou de autodeterminao. Drogas ilcitas a perturbao da conscincia provocada por drogas ilcitas incidir no disposto no artigo 45 da lei 11.343/06. Espcies de embriagues: i. Embriaguez pr-ordenada nesse caso, o agente se embriaga para cometer um

crime, ou seja, vislumbra-se como uma embriaguez proposital. No h iseno de pena. ii. Embriaguez voluntria ou culposa, tambm chamada de embriaguez no

acidental na embriaguez voluntria (que diferente da culposa), o agente quer ficar embriagado. Na embriagues culposa, o agente se embriaga por imprudncia. Nesses casos, no h iseno de pena. iii. Embriaguez acidental - aquela causada de forma imprevisvel (caso fortuito)

ou mediante coao (fora maior). Nesses casos, h iseno de pena. iv. Embriaguez patolgica a proveniente de dependncia. Ou seja, a

decorrente de alcoolismo ou de dependncia de drogas.

OBS - Das espcies de embriaguez acima, excluem a culpabilidade apenas a embriaguez acidental.

Embriagues acidental essa modalidade de embriaguez pode apresentar-se sob duas formas: a. Embriaguez acidental completa a conseqncia jurdica dessa embriaguez a

excluso da imputabilidade do agente, excluso da culpabilidade, e, portanto, isenta o agente de pena. b. Embriaguez acidental incompleta no exclui a imputabilidade do agente,

portanto, no o isenta de pena. Todavia, funciona como uma causa de diminuio de pena. O critrio para definio da modalidade de embriaguez biopsicolgico, ou seja, alm da circunstncia biolgica, preciso que se comprove uma efetiva privao ou diminuio na capacidade de entendimento ou autodeterminao no momento da pratica da conduta.

Embriagues voluntria e culposa no isentam e nem reduzem a pena, em virtude da adoo da teoria da actio libera in causa. Essa teoria induz a conseqncia de que a pessoa que pratica o crime sob o manto da embriagues voluntria e culposa responder pelo crime que cometeu.

Embriagues pr-ordenada no isenta e nem diminui a pena e ainda configura circunstncia agravante genrica (art. 61, CP).

Embriagues patolgica no mencionada expressamente pelo cdigo penal, mas pode excluir a imputabilidade por equiparar-se a doena mental.

3.

Doena mental art. 26 do CP;

Art. 26 - isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

a.

Conceito - toda patologia mental grave que provoca sria perturbao

capacidade de entendimento ou de autodeterminao. Ex: esquizofrenia.

Desenvolvimento retardado so as situaes atualmente chamadas de deficincia mental. Ex: sndrome de dawn, oligrofenia (deficincia de origem gentica, que causa prejuzo no consciente de inteligncia) e surdos-mudos sem capacidade de entendimento.

Desenvolvimento incompleto - ex: silvcola inadaptado, ou seja, que no se adaptou cultura da sociedade.

b.

Conseqncia se em virtude da doena mental, desenvolvimento retardado

ou desenvolvimento incompleto o sujeito era absolutamente incapaz ( no capacidade


civil, mais sim incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento),

essa doena mental exclui a imputabilidade, exclui a culpabilidade e,

portanto, exclui a aplicao de pena. Porm, no obstante iseno de pena, aplicada medida de segurana. A pessoa que se enquadra nessa situao chamada de inimputvel. Todavia, se em virtude da doena mental, desenvolvimento retardado ou desenvolvimento incompleto o sujeito era relativamente incapaz, o agente ter apenas uma causa de diminuio de pena de 1/3 a 2/3 (nesse caso, h aplicao de uma pena). A pessoa relativamente incapaz chamada de semi-imputvel. Para o semiimputvel, o juiz pode substituir a pena por uma medida de segurana. PORM NO H POSSIBILIDADE DE APLICAO DE PENA E MEDIDA DE SEGURANA CUMULATIVAMENTE, OU SEJA, UMA OU OUTRA. SISTEMA VICARIANTE (SUBSTITUTIVO).

Critrio o critrio para se definir se um relativamente ou absolutamente incapaz, tal como no caso da embriagues, esse critrio biopsicolgico, ou seja, preciso verificarse pericialmente a efetiva capacidade de entendimento ou de autodeterminao.

Aplica-se medida de segurana queles que praticam fatos tpicos, ilcitos, porm, no culpvel. Quando o fato por tpico, ilcito e culpvel, aplica-se ao agente um pena.

4.

Erro de proibio art. 21, CP;

O desconhecimento da lei inescusvel. O erro s obre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminu-la de um sexto a um tero. Pargrafo nico - Considera-se evitvel o erro se o agente atua ou se omite sem a conscincia da ilicitude do fato, quando lhe era possvel, nas circunstncias, ter ou atingir essa conscincia.

a.

Conceito o erro que recai sobre o carter ilcito do fato, ou seja, o agente

desconhece que sua conduta proibida. OBS no se confunde com erro de tipo incriminador, que um erro sobre o fato.

Erro de tipo art. 20, CP Erro sobre o fato (de tipo permissivo).

Erro de proibio art. 21, CP; Erro sobre o carter ilcito do fato.

Ex: a porta maconha achando que Ex: a porta maconha, achando que organo. Nesse caso, ele no tem permitido. conhecimento de que est praticando o fato tpico trfico de drogas. Em outras palavras, existe um erro sobre a

realidade, ou seja, sobre o fato praticado. Nesse caso, o agente no detm Nesse caso, o agente sabe que pratica o fato, mas desconhece a ilicitude de sua prtica. O erro de tipo evitvel permite a Nesse caso, se o erro for inevitvel, responsabilidade por culpa. Todavia, isenta-se o agente de pena e, se evitvel, nesse caso, o porte de drogas no admite reduz a pena. culpa. Portanto o fato atpico.

conhecimento que pratica o fato.

OBS o erro de proibio no se confunde com o mero desconhecimento da lei, que a ignorncia do texto legislado.

OBS o erro de proibio indireto ou erro de permisso trata-se do erro sobre a existncia ou os limites jurdicos de uma excludente de ilicitude. Exemplos: a. x foi agredido por y e, momentos aps, x retorna para revidar por

desconhecer que a legtima defesa exige agresso atual ou iminente. b. Em um naufrgio, x mata y para salvar seu cachorro, por desconhecer que o

estado de necessidade exige que o bem sacrificado seja menor ou igual ao bem salvo.

As descriminantes putativas pode se apresentar sobre duas formas, que so: a. Erro sobre os pressupostos fticos da descriminante (ou seja, erro sobre a

injusta agresso, no caso de legtima defesa); exemplo da pessoa que mata amigo pensando que um ladro que esta entrando na sua casa. Nesse caso, essa discriminante putativa chamada um erro de tipo permissivo, previsto no artigo 20, 1 do CP. Nesse caso, se o erro for inevitvel (escusvel) excluise o dolo e a culpa. Se for evitvel (inescusvel), exclui o dolo, mais permite a imputao culposa.

b.

Erro sobre os limites jurdicos da descriminante. Nesse caso, o erro ser

denominado de erro de proibio indireto ou erro de permisso, previsto no artigo 21 do CP. Esse erro ocasionar a seguinte conseqncia jurdica: se inevitvel, ele exclui o potencial conhecimento da ilicitude e, portanto, exclui a culpabilidade; Se evitvel, ser apenas uma causa de reduo de pena, de 1/6 a 1/3.

Conseqncia do erro de proibio o erro de proibio pode ser inevitvel, ou tambm chamado de escusvel; se assim for, ser excludo o potencial conhecimento da ilicitude e, portanto, exclui a culpabilidade, isentando o agente de pena. Por outro lado, o erro de proibio evitvel ou inescusvel funcionar apenas como uma causa de reduo de pena (1/6 a 1/3), no influindo na culpabilidade do agente.

O erro ser evitvel quando o agente no sabia, porm, poderia saber. O desconhecimento da lei inescusvel, nos termos do artigo 21 do CP, mas configura circunstncia atenuante, nos termos do artigo 65 do CP.

5.

Coao moral art. 22, CP;

Conceito o agente pratica o crime obrigado por um terceiro. A conseqncia da coao moral pode se apresentar em duas modalidades, quais sejam: a. Coao moral irresistvel nesse caso, essa coao exclui a exigibilidade de

conduta diversa e, excluindo, por conseqncia, a culpabilidade do agente e, portanto, isentando-o de aplicao pena. b. Coao moral resistvel nesse caso, essa coao figura apenas como uma

atenuante genrica, que est prevista no artigo 65 do CP.

OBS o coator sempre responde pelo crime praticado pelo coagido, na condio de autor mediato (ou seja, autor mediante a utilizao de outra pessoa).

6. a.

Obedincia hierrquica art. 22 do CP; O agente pratica o crime em obedincia a ordem de superior hierrquico.

Nesse caso, preciso que exista uma relao de direito pblico (necessidade de relao entre funcionrios pblicos); isto , se o patro impe ao empregado o cometimento de um crime, est conduta no ser capaz de gerar a excluso da culpabilidade, porquanto se trata de uma relao de direito particular.

b.

Conseqncia a obedincia hierrquica pode ser a uma ordem no

manifestamente ilegal, ou seja, que tenha uma aparncia de legalidade; nesse caso, a conduta do subordinado exclui a exigibilidade, ficando excluda, por conseqncia, a culpabilidade e, portanto, isenta-se o agente da aplicao de pena. Poder, se o agente obedece a uma ordem manifestamente ilegal, ter sua disposio apenas uma causa de atenuante genrica, prevista no artigo 65 do CP. O superior responde pelo mesmo crime praticado pelo coagido, na condio de autor mediato.

AULA 06 07/06/2011

APLICAO DA PENA Quando o juiz vai proceder fixao da pena, primeiramente, necessrio se faz verificar a deciso acerca do crime cometido pelo agente. Portanto, a primeira etapa da aplicao da pena a classificao do crime.

1. Primeira etapa classificao do crime. Essa etapa subdividida em outras duas fases, que so as seguintes: a. Verificao do tipo base, ou seja, o tipo penal ao qual est sendo condenado o acusado. Ex: se o juiz condena por um crime de homicdio, a pena desse delito tem margens de 06 a 20 anos.

b. Verificao das qualificadoras/privilegiadoras. Essas circunstncias so analisadas pelo juiz antes do incio do critrio de dosimetria da pena. Conceito de qualificadoras/privilegiadoras so circunstncias sempre previstas na parte especial (em regra, consubstancia-se por pargrafo ou inciso inserido na descrio do tipo penal) que alteram a pena em abstrato, modificando os limites mnimos e mximos. Ex: se o juiz condena o acusado por homicdio simples (pena de 06 a 20 anos). Por outro lado, se condena por homicdio qualificado (pena de 12 a 30 anos).

Tipo penal

Qualificadora

Forma privilegiada

Crime de roubo (art. 157 Art. 157, 3, CP; pena de No h. do CP). Pena de 04 a 10 20 a 30 anos. anos. Crime de corrupo No h. Artigo 317, 2 do CP. Pena de 03 meses a 01 ano.

passiva (art. 317, CP). Pena de 02 a 12 anos.

i.

Havendo mais de uma qualificadora, uma delas deve ser empregada para qualificar o crime, ou seja, para alterar as margens da pena prevista para o crime; e, as demais, devero ser utilizadas como agravantes genricas (se previstas nos artigos 61 e 62 do CP), ou como circunstncias judiciais desfavorveis (art. 59, CP).

2. Segunda etapa dosimetria da pena. O juiz, para fixao do quantum penal a ser imputado ao ru, utilizar-se- do sistema trifsico (ou sistema Nelson Hungria). Esse sistema composto por trs fases, que so as seguintes:

a. Pena base essa pena base deve ser fixada em atendimento s circunstncias judiciais, as quais se encontram contidas no artigo 59 do CP.

b. Pena provisria essa penal provisria deve ser apurada em ateno s atenuantes e agravantes, as quais esto previstas nos artigos 61 a 67 do CP. c. Pena definitiva calculada em ateno s causas de aumento e diminuio de pena, as quais esto elencadas tanto na parte geral, quanto na parte especial.

Estudo das etapas acima. I. Pena base.

Como j dito, nesta fase ser fixada a pena base em ateno s circunstncias judiciais, que esto estabelecidas no artigo 59 do CP. A pena base no equivalente pena mnima. Esta aquela que est prevista no tipo penal em abstrato. Por outro lado, a pena base aferida aps a anlise das circunstncias previstas no artigo 59 do CP, ou seja, j se referem pena fixada no plano concreto. Nessa etapa, a pena base deve ser fixada dentro dos limites legais (ou seja, entre o mnimo e o mximo da pena prevista em abstrato no tipo penal).

Com efeito, o rol do artigo 59 do CP composto de 08 circunstncias judiciais, que so as seguintes:

a. Culpabilidade; b. Antecedentes; c. Personalidade; d. Conduta social; e. Motivos; f. Circunstncias; g. Consequncias do crime; h. Comportamento da vtima;

OBS as circunstncias acima no tm quantia determinada em lei para a fixao da pena base. Dessa forma, o juiz atribuir a elas o valor que entender devido no caso concreto.

OBS os inquritos policiais e aes penais em curso no podem ser considerados como maus antecedentes capazes de interferirem para aumentar a pena base, nos termos da smula 444 do STJ.

OBS podem apenas ser considerados como maus antecedentes as sentenas condenatrias transitadas em julgado, desde que no gerem reincidncia (ex: aps cinco anos do trmino da pena).

II.

Pena provisria

A pena provisria calculada observando-se as atenuantes e agravantes genricas, que esto previstas no cdigo penal nos artigos 61 a 67. Nessa fase, em consonncia posio amplamente majoritria respeito do assunto, a pena provisria tambm deve ser fixada dentro dos limites (mnimo e mximo) legais previstos no tipo penal em abstrato, ou seja, no pode ser aqum da pena mnima, nem alm da pena mxima. Conceito de atenuantes e agravantes so circunstncias sempre previstas na parte geral do Cdigo Penal, que alteram a pena em concreto em quantia a ser fixada pelo juiz.

OBS havendo concurso entre agravantes e atenuantes, segundo o CP, a pena deve aproximar-se das circunstncias preponderantes. As circunstncias preponderantes podem ser memorizadas pela sigla R-P-M, ou seja, reincidncia, personalidade ( necessrio a anlise do caso concreto) e motivos do crime (podem ser tanto motivos atenuantes quanto agravantes).

OBS atenuantes esto previstas nos artigo 65 e 66 do CP. Com relao a essas circunstncias, importante saber que: a. So circunstncias que sempre atenuam a pena a ser aplicada. b. No podem conduzir a pena abaixo do mnimo smula 231, STJ. c. Atenuante inominada artigo 66 do CP o juiz pode considerar como atenuante circunstncia no prevista em lei.

OBS agravantes esto previstas no artigo 61 e 62 do CP. Com relao a essas circunstncias, importante saber que: a. So circunstncias que sempre agravam a pena a ser aplicada, quando no constituem ou qualificam o crime. b. No podem conduzir a pena acima do mximo. c. O rol das circunstncias agravantes taxativo.

Reincidncia arts. 63 e 64 do CP. Conceito considerado reincidente quem comete um novo crime APS o trnsito em julgado de sentena penal condenatria, no Brasil ou no exterior (sentena estrangeira gera reincidncia), por crime anterior. Portanto, a reincidncia caracterizase pelo cometimento de crime em data posterior do trnsito em julgado de sentena penal condenatria. Tudo depois do trnsito em julgado leva reincidncia. Os maus antecedentes apenas exigem o trnsito em julgado de sentena penal condenatria, sendo prescindvel, nesse caso, o requisito temporal exigido para caracterizao da reincidncia. OBS - Portanto, se a sentena penal condenatria por crime anterior transitar em julgado na pendncia de processo criminal de novo crime, essa circunstncia poder ser utilizada como indicativo de maus antecedentes.

Prescrio qinqenal da reincidncia a sentena deixa de gerar reincidncia aps 05 anos, contados a partir do trmino ou extino da pena, computado o tempo de sursis e livramento condicional nesse prazo prescricional. Embora no exista mais reincidncia, a sentena penal condenatria, aps os 05 anos, continua gerando maus antecedentes. Infraes que no geram reincidncia a lei estabelece dois tipos de crime que no geram reincidncias, ou seja, as condenaes decorrentes desses crimes especiais no geram a reincidncia do agente, que so os seguintes crimes: a. Crimes polticos; b. Crimes militares prprios; so aqueles que s tm previso no Cdigo Penal Militar.

3. Terceira fase pena definitiva. Deve ser fixada com base nas causas de aumento, tambm denominadas majorantes e, tambm, as causas de diminuio, tambm chamadas de minorantes.

Conceito de causas de aumento e diminuio (majorantes ou minorantes) so circunstncias previstas tanto na parte geral quanto na parte especial, que alteram a pena em concreto em quantia fixada na lei. IMPORTANTE - Nessa etapa, a pena pode ficar abaixo do mnimo ou acima do mximo.

CAUSA DE DIMINUIO

CAUSAS DE AUMENTO

Art. 14 1/3 a 2/3 (pena Art. 29, 2, CP da tentativa). Art. 70, CP 1/6 a (concurso formal). Art. 16 1/3 a 2/3 Art. 71, CP 1/6 a 2/3 (arrependimento PARTE GERAL posterior). (crime continuado).

Art. 21 1/6 a 1/6 (erro de

proibio evitvel/inescusvel).

Art. 24 1/3 a 2/3 (estado de necessidade).

Art. 26 1/3 a 2/3 (semiinimputvel).

Art. 28 1/3 a 2/3 (embriagues incompleta). acidental

Art. 29, 1 1/6 a 1/3 (concurso de pessoas). PARTE ESPECIAL Denominado homicdio privilegiado. Art. 121, 4, CP.

OBS - Quando h diminuio ou aumento de pena simbolizada por fraes j fixadas em lei, essas circunstncias sero denominadas como causa de diminuio ou de aumento de pena.

OBS no caso de concurso (varias) de causas de aumento ou concurso de causas de diminuio constantes da parte especial do cdigo penal (parte geral no), o juiz pode aplicar somente uma, descartando as demais, prevalecendo, nesse caso, a que mais aumente ou diminua.

Smula 443, STJ o aumento na terceira fase de aplicao da penal no crime de roubo circunstanciado (majorado) exige a fundamentao concreta, no sendo suficiente para a sua exasperao (elevao) a mera indicao do nmero de majorantes.

AULA 07 14/06/2011

Artigo 327 do CP Conceito de funcionrio pblico - Quem exerce cargo, emprego ou funo perante a administrao direta, mesmo que transitoriamente ou sem remunerao. Ex: jurado, mesrio, estagirio do MP;

Funcionrio Pblico por equiparao quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal. Para o direito penal, as paraestatais compreendem as autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e entidades do terceiro setor. Ademais, quem trabalha em empresa contratada (concessionrias e permissionadas) ou conveniada com o poder pblico para a prestao de servios tpicos da administrao. Ex: empregado de empresa de transporte urbano. Ex: mdico conveniado ao SUS.

Crimes praticados por funcionrios pblicos 1. Peculato art. 312 e 313 do CP. A primeira modalidade desse crime o denominado peculato prprio ( caput). Esse se subdivide em duas modalidades, que so: a. Peculato apropriao apropriar-se o funcionrio pblico de bem mvel publico ou particular de que tem a posse em razo do cargo. OBS 1 o sujeito ativo desse crime o funcionrio pblico. Com efeito, crime prprio, que admite concurso com particular. OBS 2 apropriar-se significa reter a coisa com animo de assenhoramento definitivo. Quanto ao peculato de uso, h duas situaes: (i) se a coisa infungvel, reconhece-se o peculato de uso, que atpico; (ii) se a coisa fungvel (ex: gasolina consumida pela utilizao indevida do carro publico), no se reconhece o peculato de uso, mas sim o peculato desvio, que tpico. Ex: dinheiro. OBS 3 servio no objeto de peculato. OBS 4 imvel no objeto de peculato. OBS 5 coisa mvel particular pode ser objeto de peculato, desde que esteja na posse do funcionrio pblico em razo do cargo. Ex: carro furtado que est no ptio da delegacia.

OBS 6 princpio da insignificncia no crime de peculato; posio I segundo essa posio, considerada a mais moderna, O STF admitido o princpio da insignificncia no peculato. Por outro lado, segundo o STJ, inadmissvel a aplicao do princpio da insignificncia. OBS 7 se no houver a posse licita da coisa, haver o chamado peculato imprprio.

b. Peculato desvio desviar em proveito prprio ou de outrem a coisa mvel pblica ou particular de que tenha a posse em razo do cargo. OBS1 desviar em proveito da prpria administrao esse o crime de emprego irregular de verba pblica (art. 315 do CP).

2. Peculato imprprio (peculato furto). Subtrair ou facilitar a subtrao de coisa mvel publica ou particular de que no tem a posse, mas valendo-se da facilidade proporcionada pelo cargo. OBS 1 peculato furto subtrair ou facilitar a subtrao. OBS 2 particular subtrai; funcionrio pblico facilita. Nesse caso, ambos sero punidos por peculato furto (crime prprio, mais admite concurso de pessoas). O particular, no entanto, deve conhecer a qualidade do funcionrio pblico.

3. Peculato culposo (2 e 3) o peculato o nico crime previsto contra a administrao pblica que admite modalidade culposa. Conceito concorrer culposamente com o crime de outrem. OBS culposamente basicamente a negligncia com a guarda da coisa. OBS 2 o chamado outrem responde por crime autnomo, ou seja, que no em concurso com o crime praticado pelo funcionrio pblico. Ex: responde por furto se for particular ou por peculato furto se for por funcionrio pblico. OBS (art. 312, 3) apenas no peculato culposo: (i) a reparao do dano antes da sentena irrecorrvel extingue a punibilidade. (ii) a reparao posterior sentena penal irrecorrvel diminui a pena pela metade (ser aplicado pelo juzo da execuo).

4. Peculato mediante erro de outrem art. 313 do CP. Apropriar-se do que recebeu em razo do cargo mediante erro de outrem.

OBS 1 o vulgo nome deste crime atribudo pela doutrina peculato estelionato. OBS 2 se o Funcionrio Pblico induz o particular a erro, haver estelionato agravado (art. 171 c.c 61 do CP).

5. Peculato eletrnico 313-A do CP; a. Alterao de banco de dados o funcionrio pblico autorizado a manipular o banco de dados que inserir ou facilitar a insero de dados falsos ou excluir ou alterar dados verdadeiros com inteno de auferir vantagem ou causar dano. Esse crime se consuma com a mera conduta, mesmo que no atingido o resultado, pelo que, considerado crime formal. O resultado mero exaurimento do crime.

b. Alterao de sistema o funcionrio pblico que alterar ou modificar sistema de informtica sem autorizao se resultar dano administrao ou ao particular a pena vai aumentar de 1/3 a .

CONCUSSO artigo 316 do CP; Exigir para si ou para outrem em razo do cargo vantagem indevida.

OBS 1 diferena entre concusso e corrupo passiva. A concusso tem como verbo exigir; na corrupo passiva, os verbos so solicitar, receber ou aceitar promessa.

OBS 2 concusso e extorso (art. 158 c/c art. 61 do CP). Na concusso, o verbo exigir em razo do cargo. J na extorso, afigura-se o verbo constranger mediante violncia ou grave ameaa. Concusso no pode ter violncia ou grave ameaa.

OBS 3 diferena entre concusso e excesso de exao (art. 316, 1). A concusso exigir vantagem indevida. O excesso de exao exigir tributo ou contribuio social indevido ou de forma vexatria no autorizada pela lei.

OBS 4 consumao com a exigncia (crime formal). OBS 5 se o particular paga a vantagem no comete crime algum.

Excesso de exao art. 316, 1 e 2 do CP. Exigir tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber ser indevido; ou exigir tributo ou contribuio social, embora devido, usando meio vexatrio ou gravoso no autorizado por lei. Se o agente desvia em proveito prprio -> forma qualificada.

Corrupo passiva art. 317 do CP. solicitar, receber ou aceitar promessa de vantagem indevida em razo do cargo. Se em virtude da vantagem o funcionrio pblico deixa de praticar, retarda ou pratica, contra a lei, um ato de ofcio = pena aumentada de 1/3. Se for feito tudo isso com finalidade de ceder a pedido ou influncia de outrem = forma privilegiada.

OBS 1 na modalidade solicitar ou aceitar promessa = crime formal, ou seja, consumase com a aceitao ou com a solicitao.

OBS 2 particular corrupo passiva x corrupo ativa. Corrupo passiva O verbo aceitar promessa. Receber. Solicitar. Prometer. Oferecer. X Corrupo ativa

OBS3 quanto corrupo passiva privilegiada x prevaricao. Corrupo passiva privilegiada 317, 2 Violar dever de ofcio Prevaricao 319 Violar dever de ofcio atendimento a interesse ou

Cedendo a pedido ou influncia de Em outrem.

sentimento pessoal.

Pena de 03 meses a 01 ano.

Pena de 03 meses a 01 ano.

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

You might also like