You are on page 1of 26

Aula 01 - 11/04/11 Direito Empresarial.

1.

Atividade empresarial

Conceito - uma atividade econmica organizada, exercida com habitualidade e profissionalismo, com finalidade de produo ou circulao de bens ou mercadorias (gerir os fatores de produo / preocupao com o todo). Ex: Profissional Liberal com atividade organizada;

2.

Atividade No Empresarial

Tambm pode ostentar qualidade de atividade econmica, com caractersticas de habitualidade. Porm, apresenta como caracterstica principal a pessoalidade ou a no organizao da atividade econmica. Ex: Profissionais Liberais; Sociedade Simples (sociedade no empresria); Cooperativa (qualquer uma).

3.

Empresrio individual

Empresrio individual toda pessoa fsica, que exerce individualmente a atividade empresarial. O empresrio individual pode ou no ser registrado junto junta comercial. Com efeito, mesmo se ele for registrado, no adquirir personalidade jurdica, no obstante seja inscrito junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ). A inscrio de CNPJ apenas no sentido de conferir-lhe benefcios fiscais. O empresrio individual considerado como fico jurdica, sendo assim institudo apenas para meros efeitos fiscais. Portanto, empresrio individual no tem personalidade jurdica, mesmo tendo se registrado, continuando como pessoa fsica. O empresrio individual dispe de patrimnio nico. Isso significa dizer que as dvidas contradas pelo exerccio da atividade responsabilizaro, tambm, o patrimnio pessoal da do empresrio individual, porquanto, como dito, o patrimnio afeto atividade empresarial e o patrimnio pessoal do empresrio compem um s todo. A recproca tambm verdadeira, ou seja, o patrimnio componente do todo, ou patrimnio nico, tambm ser responsvel pela satisfao das dvidas pessoais contradas pelo empresrio, mesmo que no afetas ao exerccio da atividade empresarial.

a.

Requisitos para ser considerado empresrio individual:

Ser livre de impedimentos. Por impedimento, entende-se que o indivduo no poder ser:

(proibies): (i) Falido - aquele teve a sua falncia declarada, ostentado caracterstica de falido at 05 anos depois do encerramento da falncia, ou, em caso de condenao por crime falimentar, 10 anos do encerramento da falncia; (ii) Servidor Pblico (qualquer um) no pode ser empresrio individual e administrador de uma sociedade, mas pode ser scio. OBS - Se uma pessoa impedida realizar atividade empresarial, ela responde pelos atos praticados.

Ser maior e capaz.

OBS - O incapaz ele pode exercer atividade empresarial? De acordo com o legislador, ele pode continuar uma atividade empresarial em duas situaes: herana ou incapacidade superveniente (sofre uma limitao). A continuao da empresa, porm, depende de autorizao judicial. o juiz que decide. Se ele autorizar, ele pode nomear um representante ou um assistente. Nesses casos, o incapaz ter a salvo seu patrimnio prprio de quaisquer riscos decorrentes da atividade empresarial. Nesse contexto, o legislador determinou que os bens do incapaz que no tem relao com a atividade empresarial no so atingidos pelas dvidas empresariais. Essa proteo patrimonial do incapaz vai existir somente enquanto ele tiver a empresa e enquanto ele estiver incapaz.

OBS2 - O incapaz pode ser scio, desde que preencha os trs requisitos cumulativos que se seguem: Tem que ser assistido ou incapaz; No poder ser administrador; O capital social da empresa precisa estar totalmente integralizado.

4.

Registro da Atividade Empresarial.

Para que revistam de regularidade suas atividades empresariais executadas, os empresrios individuais e as sociedades empresrias, necessariamente, devero realizar o registro de suas atividades junto aos competentes rgos, que so os seguintes: a. DNRC (Departamento Nacional de Registro Comercial) rgo Federal, vinculado ao

Ministrio de Desenvolvimento da Indstria e do Comrcio Exterior. Tem como funes precpuas fiscalizar e normatizar a atividade das Juntas Comerciais.

b.

Juntas Comerciais Existe uma em cada unidade da federao. So rgos que dispem de

atribuio estadual. Por exemplo, se uma empresa possui sede no Estado de So Paulo, necessariamente, dever ser registrada junto Junta Comercial da respectiva unidade da federao em que se encontra instalada (nesse caso, em SP). Com efeito, se essa empresa objetivar inaugurar filial em outro Estado, por exemplo, em Minas Gerais, dever, para tanto, averbar (alterar/incluir) a empresa filial no registro da sede (em SP) e, registrar a filial na respectiva junta comercial do Estado de MG.

OBS o nome empresarial o nome que levado registro junto Junta Comercial. Esse, portanto, nome goza de proteo Estadual.

OBS2 as Juntas Comerciais exercem as seguintes funes: Arquivamento dos atos constitutivos da empresa. (Registro ou Averbao); Autenticao de livros empresariais, os quais ficam guardados com os empresrios; Os

livros empresariais so sigilosos, s diz respeito a quem faz parte da sociedade e ao fiscal da previdncia, mas sigiloso para terceiros. Um livro para que ele seja mostrado para terceiro, s se houver uma deciso autorizando uma exibio judicial. Matrcula, que destinada para alguns profissionais, por exemplo: leiloeiros, intrprete,

tradutor.

OBS 3 os empresrios rurais dispem da Faculdade de se registrar na Junta Comercial. Portanto, o registro vislumbra-se como mera opo do empresrio rural. Contudo, se optar pela no realizao do registro junto Junta Comercial, as atividades por si desenvolvidas no ostentaro caractersticas de atividade empresarial. Portanto, nota-se que, para os empresrios rurais, o registro elemento constitutivo da atividade empresarial.

5. a.

Estabelecimento comercial Conceito - o conjunto de bens materiais (maquinas, instalaes) e imateriais (no existem

fisicamente, mas possui valor econmico, p. ex., nome Empresarial registrado na Junta Comercial, ttulo do Estabelecimento, marca, patente, ponto Comercial) utilizados no exerccio da atividade empresarial. IMPORTANTE - A clientela no um bem do estabelecimento, mas apenas mera conseqncia. Com efeito, a clientela (pessoas que exercem negociaes com o estabelecimento comercial a

clientela diferente da freguesia) e o aviamento (capacidade de aferio de lucros pelo estabelecimento empresarial) so considerados como atributos do estabelecimento empresarial.

b.

Trespasse denominao jurdica atribuda alienao do estabelecimento comercial.

Com efeito, para que o trespasse seja eficaz perante terceiros, necessrio se faz o preenchimento das seguintes formalidades: (i) necessidade de realizao de averbao junto Junta Comercial; (ii) Publicao no dirio oficial do Estado da negociao relativa ao trespasse; Com efeito, no caso de trespasse, caso o alienante no possua bens suficientes para satisfao das dvidas contradas pelo exerccio da atividade empresarial, dever, obrigatoriamente, preliminarmente ao trespasse, notificar seus credores para que estes, no prazo de 30 dias, manifestem tcita ou expressamente concordncia quanto ao trespasse. Com efeito, caso no seja realizada essa notificao, ou no caso dos credores notificados no concordarem com o trespasse, podero os credores realizar pedido de falncia do empresrio devedor, que, se decretada, gerar a ineficcia do trespasse.

Realizado o trespasse, em ateno s formalidades legais, o adquirente responde por todas as obrigaes assumidas pelo alienante antes da alienao do estabelecimento comercial, desde que devidamente contabilizadas (descrita em livros contbeis). Porm, o alienante responde solidariamente ao adquirente por todas as dvidas pelo prazo de 01 ano, contados da publicao, no caso das dvidas vencidas, ou da data do vencimento das dvidas vincendas. No caso de trespasse ocorrido em mbito de procedimento judicial de falncia ou de recuperao judicial, a alienao do estabelecimento comercial realizada livre de quaisquer nus ao adquirente.

Por oportuno, convm acrescentar que caso inexista expressa disposio em contrrio, o alienante do estabelecimento comercial ficar impedido de fazer concorrncia com o adquirente, pelo prazo de 05 anos.

Atentar-se que o alienante responsvel tributrio pelos dbitos fiscais do estabelecimento comercial alienado, caso seja mantida a mesma atividade comercial, sendo liberado desse nus quando houve alterao do ramo comercial, ou o trespasse ocorrer em sede de procedimento de falncia.

6.

Propriedade industrial lei 9279/96.

a.

INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial - uma autarquia Federal, vinculada ao

Ministrio de Desenvolvimento Industrial e Comrcio Exterior. Essa autarquia federal ser responsvel pela concesso, proteo, e fiscalizao da propriedade industrial.

Patente: forma de proteo concedida pelo INPI, com finalidade de proteger aquele

produto que tem aplicao industrial. Para que a autarquia federal acima designada conceda a patente, necessrio a presena dos seguintes requisitos: Novidade, ou seja, no pode existir nada igual nem no Brasil, tampouco no exterior; Atividade inventiva, ou seja, depende de um emprego de atividade humana, com

explicaes plausveis acerca da descoberta; Aplicao industrial: No ser patentevel aquilo que for simplesmente abstrato (tese

matemtica), os seres vivos em geral (planta, cachorro, gente); salvo os microorganismos transgnicos.

Espcies de patente. Patente de inveno - nesse caso, fala-se de algo absolutamente novo. O examinador

indicar se algo novo (algo novo aquilo que no existe no mercado). Nesse caso, o prazo de proteo de 20 anos, contados do depsito (momento que se deu entrada no pedido); esse prazo no poder ser prorrogado, ou seja, quando expirado, a patente cair em domnio pblico, isto , qualquer um pode explorar sem pagar nada e sem pedir permisso para algum. Patente de utilidade nesse caso, fala-se em melhoria em algo que j existe. Nesse caso, o

prazo de proteo de 15 anos, contados do depsito (momento que se deu entrada no pedido); esse prazo no poder ser prorrogado, ou seja, quando terminam, a patente cair em domnio pblico, isto , qualquer um pode explorar sem pagar nada e sem pedir permisso para algum.

Licena quando o titular da patente concedida no queira ou no disponha de condies de explor-la, poder conceder autorizao a terceiro para que o faa em seu lugar. Essa licena poder ser voluntria, por comum acordo entre as partes, a qual dever ser levada ao registro junto ao INPI para fins de produo de efeitos contra terceiros; ou poder ser compulsria, quando os direitos decorrentes da patente forem utilizados de forma abusiva, ou por meio de abuso de poder. Ademais, podem ser circunstncias autorizadoras da licena compulsria: (i) a

no comercializao plena do produto ou a no explorao do produto; (ii) no caso de ocorrncia de emergncia nacional ou interesse pblico declarado pelo poder executivo federal, sendo, nesse caso, a patente temporria e no exclusiva. A licena compulsria poder ser requerida aps 03 anos da patente concedida.

Registro industrial Marca sinal visualmente distintivo que pode servir para identificar produtos, servios,

padres de qualidade ou certificados. Os requisitos cumulativos para concesso proteo sobre uma marca so: Novidade relativa, ou seja, a marca dever ser nova em determinado ramo de atividade.

Ex: registro de marca para utilizao em ramo de brinquedos. No colidncia com marca de alto renome; a marca de alto renome aquela que foi

registrada no INPI como qualquer outra, porm, passado um tempo, o INPI, a partir da iniciativa do titular da marca, oferta proteo marca em todos os ramos de atividade industrial, em razo de seu notrio conhecimento pblico (conhecimento da marca). Nesse caso, a proteo adquirir projeo nacional. No colidncia com marca notoriamente conhecida marca notoriamente conhecida

aquela marca conhecida no Brasil, independentemente se o registro fora realizado no Brasil (ex: Nike, Adidas). Com efeito, embora no registrada no Brasil, por ser notoriamente conhecida no Brasil, este tem o dever de proteg-la nacionalmente. Essa marca no registrada no Brasil, por isso no se confunde com a anterior. Essa marca protegida no Brasil apenas no prprio ramo de atividade.

OBS - A marca protegida por 10 anos, contados da concesso; esse prazo poder ser prorrogado sucessivamente (art. 131, lei de propriedade industrial 9279/96).

Desenho industrial uma forma de objetos que, com seus traos e cores, apresentam

um resultado visual novo e que podem servir de tipo de fabricao industrial. O desenho industrial nunca pode estar atrelado ao mecanismo do bem.

So requisitos para a proteo do desenho industrial: a. Originalidade;

b. Novidade;

OBS - A proteo desse desenho industrial dura por 10 anos, cotados a partir do depsito (entrada do pedido de proteo); poder ser prorrogada por trs perodos de 05 anos.

7.

Sociedades.

As sociedades so divididas em:

a.

Personalizadas - isso significa dizer que estas detm personalidade jurdica. A

personalidade jurdica originada a partir do registro da sociedade. Todavia, para que nasa a personalidade jurdica, o registro dever ser realizado em trs lugares distintos, que so: i. Junta comercial, que para empresas individuais e sociedades empresrias. Sabe-se que

empresa pela atividade desenvolvida ou se informar onde foi feito o registro. ii. Cartrio de registro civil de pessoas jurdicas nesse cartrio, so registradas as sociedades

simples (atividade no empresarial sociedades de mdicos, dentistas, arquitetos); iii. Conselho seccional da OAB aqui, so registradas as sociedades de advogados (sociedade

simples com local especial de registro);

Se o registro foi feito em qualquer lugar que no for os trs acima, no ter personalidade jurdica a sociedade.

b.

No personalizadas - nesse caso, no detm personalidade jurdica, porquanto no foram

levados registro os seus atos constitutivos. So espcies a sociedade comum e a sociedade em conta de participao.

Espcies societrias

SOCIEDADE COMUM arts. 986 e seguintes do CC.

Est sociedade no tem personalidade jurdica e nem nome empresarial (sociedade no registrada). Pode tambm ser denominada como sociedade de fato ou irregular (sinnimos de sociedade comum).

Nessa sociedade, os scios no detm proteo patrimonial, pelo que, respondem ilimitadamente e solidariamente (entre os scios) pelas dvidas contradas pela empresa. Todavia, no obstante ao fato de responderem ilimitadamente pelas dvidas da sociedade, o legislador instituiu uma espcie de proteo patrimonial aos scios desse tipo societrio, no qual, quando o credor vai cobrar uma dvida, ele no poder atingir diretamente os bens do scio. Por primeiro, dever atingir um instituto denominado patrimnio especial (art. 988, CC), que so os bens dos scios que foram colocados para o uso da atividade empresarial. Nesse caso, surge uma espcie de benefcio de ordem, ou seja, ordem expropriatria para pagamento, porquanto, primeiramente, atinge-se o patrimnio especial e, depois, o patrimnio dos scios. Exceo excludo do benefcio de ordem o scio que contratou pela sociedade. IMPORTANTE - No so atingidos os bens da pessoa jurdica, porquanto no h nesse tipo societrio personalidade jurdica. A sociedade comum poder sofrer falncia. Todavia, nessa sociedade, os falidos sero a prpria sociedade comum e, os scios, nos termos do artigo 1 da lei de falncias e, art. 81 dessa mesma lei. Essa sociedade no ter direito recuperao de empresas, porquanto no registrada. A recuperao empresarial revela-se como um benefcio empresa.

SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAO arts. 991 e seguintes do CC.

Esta sociedade no tem personalidade jurdica, porquanto no foi registrada na junta comercial, no cartrio de registro civil de pessoa jurdica e nem na OAB. As nicas sociedades que no tem personalidade jurdica so apenas a sociedade comum e a sociedade em conta de participao. Essa sociedade no poder sofrer falncia. Nesse caso, se for o caso de sofrer falncia, quem falir ser o scio ostensivo, porquanto ele que pratica a atividade empresarial. Esse modelo societrio no ter direito ao benefcio da recuperao empresarial, porquanto no registrada. Nessa sociedade tm-se dois tipos de scios: a. Scio ostensivo aquele que aparece perante terceiros. Na verdade, ele o scio que

contrata com terceiros. Ele tambm Ser o responsvel ilimitadamente perante terceiros.

b.

Scio participante aquele que no aparece perante terceiros; porquanto no foi ele

que contratou com terceiros. Dessa forma, ele no responde perante terceiros.

OBS os tipos societrios que no dispe de personalidade jurdica no podero sofrer recuperao de empresas, justamente pelo fato de seus atos constitutivo no terem sido levados registro junto ao respectivo rgo competente.

SOCIEDADE EM NOME COLETIVO arts. 1039 e seguintes do CC.

Esse tipo societrio tem personalidade jurdica. Portanto, sabe-se que ela foi registrada. Essa sociedade pode ser empresria e, pode ser sociedade simples. Para defini-la como sociedade simples ou empresria, verifica-se a atividade praticada e, onde foi registrada.

Se for sociedade simples, evidencia-se que foi registrada no cartrio de registro civil de pessoa jurdica e desenvolve atividade no empresarial; por outro lado, se for sociedade empresria, foi registrada na junta comercial e desenvolve atividade empresarial.

Os scios so pessoas fsicas e, respondem ilimitadamente e solidariamente (entre eles). Nesse caso, o incapaz no poder ser scio. Apesar dos scios responderem ilimitadamente, o credor no poder atingir diretamente os scios, porquanto, nesse caso, a sociedade detm personalidade jurdica (art. 1024, CC), e, portanto, dever o credor atingir primeiro os bens da sociedade e, depois, dos scios. A responsabilidade dos scios, nesse caso, subsidiria da pessoa jurdica. Para atingir os bens do scio, no h necessidade de desconsiderar a personalidade jurdica, porquanto os scios respondem ilimitadamente. Poder sofrer falncia somente se for sociedade empresria. Poder sofrer recuperao de empresas tambm se for sociedade empresria, ou seja, se exercer atividade empresarial.

SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES.

Essa sociedade tem personalidade jurdica. Pode ser sociedade simples ou empresria, definindo sua natureza conforme a sua atividade ou o local onde foi registrada.

Se for sociedade simples, evidencia-se que foi registrada no cartrio de registro civil de pessoa jurdica e desenvolve atividade no empresarial; por outro lado, se for sociedade empresria, foi registrada na junta comercial e desenvolve atividade empresarial.

Nessa sociedade, h duas categorias de scios, que so: i. Comanditados somente poder ser pessoa fsica. Esse sujeito responde ilimitadamente

e, o administrador da sociedade, ou seja, ele ir gerir essa sociedade no dia-a-dia. ii. Comanditrios poder ser pessoa fsica ou pessoa jurdica; responde limitadamente. Ele

no administrar a empresa.

Nesse caso, quando o credor for cobrar uma dvida, primeiramente, atingir os bens da sociedade. Aps, somente sero atingidos os bens dos scios comanditados. O incapaz poder ser scio comanditrio. Mas claro que dever ser representado ou assistido. O servidor pblico somente poder ser scio comanditrio, porquanto ele no pode ser administrador. Essa sociedade se ostentar caracterstica de sociedade empresria (registrada na junta comercial e desenvolve atividade empresarial), poder sofrer falncia. Nesse caso, ser considerado falido a pessoa jurdica e o scio comanditado (porquanto responde ilimitadamente). O comanditrio no ser falido.

AULA 02 18/04/2011

1.

SOCIEDADE LIMITADA Nome empresarial aquele nome em que a empresa foi registrada junto junta

comercial. Esse nome empresarial pode se dar de trs espcies:

a.

Firma individual que no se coadunam com as sociedades limitadas; nesse caso, o nome

empresarial o nome do empresrio individual (ex: Renan da Silva Pinto ME). Nessa hiptese, quem vai usar esse nome s o empresrio individual. b. Razo social (firma social) nesse caso, o nome empresarial composto com os nomes

dos scios (ex: Tavares e Silva...). Poder ser utilizada essa denominao s sociedades em nome coletivo, as sociedades em comandita simples.

Ademais, podero utilizar-se essa denominao empresarial as sociedades limitadas, devendo, nesse caso, utilizar no final do nome a terminao LTDA. Contudo, se ausente a terminao LTDA, ocorrer a responsabilidade ilimitada e solidria dos administradores da sociedade (art. 1158, CC). c. Denominao social; nesse caso, o nome empresarial inventado (ex: Cia vale do Rio

Doce). Podero utilizar essa denominao as sociedades annimas. Ademais, poder utilizar as sociedades limitadas.

OBS - O nome empresarial, como regra, no pode ser objeto de alienao , nos termos do art. 1164, CC.

2.

Capital social aquele fundo inicial (esse fundo inicial aparece no contrato social)

composto pela soma dos recursos financeiros que os scios se comprometeram a disponibilizar para a sociedade. No Brasil, no existe tabela estabelecendo critrios para fixar o valor do capital social. Ademais, no existe fiscalizao acerca da veracidade dos valores declarados como capital social. Esse capital social poder ser concedido por meio de dinheiro e bens . proibido capital social consubstanciado apenas pelo trabalho do scio (!), na forma do artigo 1055 do CC. Quando capital social expresso por um bem, necessrio se faz promover avaliao desse bem. Essa avaliao no dispe de critrios pr-estabelecidos, podendo ser realizada por estimativa pelos prprios scios. Todavia, nesse caso, os scios so solidariamente responsveis pela exata estimativa, durante o intervalo de 05 anos, nos termos do art. 1055, 1 do CC. O capital social na sociedade limitada pode ser dividido em cotas, podendo essas cotas apresentar valor igual ou desigual. Se algum quiser aumentar o capital social, ir necessitar realizar uma alterao do contrato social e averbao dessa alterao na junta comercial (sociedade empresria) ou cartrio de registro civil de pessoas jurdicas (sociedade simples). Por outro lado, se quiser diminuir o capital social, devero obedecer regra estabelecida no art. 1088 do CC. So os seguintes casos: (i) por causa de perdas irreparveis (qualquer prejuzo que a sociedade no conseguiu administrar). Nesse caso, h apenas a necessidade de alterao do contrato social e averbao no rgo competente. (ii) capital social excessivo ao objeto social. Essa hiptese se revela por uma deciso dos scios e, no por uma condio concreta. Nesse caso,

para diminuir o capital social, ser preciso promover uma alterao no contrato social, averbar no rgo competente e, concordncia dos credores quirografrios (art. 1083 e 1084 do CC.

3.

Responsabilidade dos scios;

OBS IMPORTANTE - A sociedade limitada, pessoa jurdica, responde pelas obrigaes assumidas ilimitadamente. Quem responde limitadamente so os scios, at o limite do capital social integralizado.

Quadro exemplificativo: Sociedade x LTDA, com capital social de 100.000 Scio A comprometeu 70. Todavia, colocou apenas 50. Scio b comprometeu 30. Todavia, colocou apenas 30.

Subscrever a mesma coisa que se comprometer. Integralizar significar colocar.

Regra 1 cada scio responde pela integralizao da cota que subscreveu. Regra 2 todos os scios respondem solidariamente at o limite do que falta a integralizar. Podese dizer, ento, que o patrimnio pessoal dos scios somente estar protegido quando integralizado por completo o capital social. O incapaz pode ser scio? respeito, tm-se o artigo 974, 3 do CC. Poder somente se for representado ou assistido; se no for administrador; se o capital social estiver totalmente integralizado.

4.

Scio remisso. A expresso scio remisso, juridicamente, corresponde ao scio que no

integralizou a cota que subscreveu. Se o scio remisso, a sociedade tem que notificar esse scio, concedendo-lhe prazo de 30 dias para que integralize (pague) o capital social faltante . Se permanecer inerte, ser constitudo em mora.

A partir do momento que entra em mora, a sociedade poder cobrar esse valor (valor que falta integralizar) judicialmente. A sociedade dispe ainda, como uma segunda sada, da prerrogativa de poder excluir o scio remisso do grupo societrio, devendo, nesse caso, devolver a esse scio o capital j integralizado. Essa devoluo ocorre porque no pode haver uma reteno por mera penalidade. (art. 1004 e 1058 do CC).

5.

Cesso de cotas.

O contrato social pode livremente tratar desse assunto. Todavia, se o contrato social for omisso nesse ponto, utilizar-se- a regra prescrita no art. 1057 do CC. Esse dispositivo estabelece que se um scio quiser transmitir suas cotas para o outro scio da empresa, poder faz-la livremente (cesso entre scios). Por outro lado, a transmisso de cotas a terceiro somente poder acontecer se no houver a oposio de scios que representem mais de do capital social.

6.

Administrador.

O administrador poder ser um scio ou no scio . Uma vez escolhido o administrador, necessrio se faz qualific-lo e, identificar os poderes que ele ter. Com efeito, essas informaes podero estar em contrato social ou em um documento separado. O administrador, qualificado, dever constar no contrato social. O importante que esse documento ou o contrato social seja registrado em um rgo competente, de acordo com o tipo societrio. Se houver omisso a respeito de quem seja o administrador da sociedade, considerar-se-o administradores todos os scios, isoladamente, ou seja, cada um deles poder praticar atos de administrao, sem necessidade da concordncia dos demais. Existem poderes implcitos, ou seja, que no esto descritos no documento citado acima. Esse poder implcito o de gesto, ou seja, o exerccio dos atos necessrios finalidade da atividade empresarial. Art. 1015, CC. Se o administrador realizar um ato que esteja previsto dentro dos seus poderes de administrao, a sociedade responder por eventual inadimplncia desse ato. Todavia, se eventualmente a sociedade demonstrar que ele agiu com culpa ou dolo, poder a sociedade acion-lo judicialmente para reparao de eventuais danos (art. 1013, 2 e art. 1017 do CC). Se o administrador realizar ato que no esteja em seus poderes, o administrador responder isoladamente, sozinho, porquanto agiu em excesso de poderes . Nesse caso, a empresa no

responde. Nesse caso, agiu em excesso de poderes ou de forma estranha ao objeto social. Poder ainda, nesse caso, falar que o administrador praticou um ato ultra vires (alm das foras). Artigo 1015, pargrafo nico, CC.

7.

Excluso de scios.

A justa causa (falta grave) revela-se civil violao ou falta de cumprimento das obrigaes sociais. So hipteses de excluso de scios as seguintes: a. Excluso dos scios remissos; art. 1058, CC. Nesse caso, necessrio se faz a devoluo da

quantia integralizada pelo scio. Pode ser, nesse caso, expulso o scio majoritrio ou minoritrio.

b.

Excluso judicial; art. 1030 do CC. Essa excluso pode ser utilizada tanto par o scio

minoritrio, quanto para o scio majoritrio. Essa excluso fundamentada em uma falta grave. Nesse caso de excluso, o scio tem direito ao ressarcimento (valor patrimonial). Se for sociedade simples, evidencia-se que foi registrada no cartrio de registro civil de pessoa jurdica e desenvolve atividade no empresarial; por outro lado, se for sociedade empresria, foi registrada na junta comercial e desenvolve atividade empresarial.

c.

Excluso extrajudicial ou excluso do scio minoritrio; art. 1085 do CC. Nesse caso,

fixaram-se alguns requisitos para a sua prtica. Esses requisitos so: i. ii. iii. Essa modalidade de excluso utilizada para falta grave; Faz-se necessria a previso no contrato social para a excluso por justa causa. Faz-se necessria, ainda, a concordncia da maioria dos scios (maioria das pessoas),

representativa de mais da metade do capital social. O sujeito que ser excludo extrajudicialmente ter, obrigatoriamente, oportunidade de defesa. Ademais, ter direito ao ressarcimento (apurar os haveres), ou seja, apurao de quanto que ele tem que receber da sociedade.

8.

Em uma sociedade limitada, poder existir a unipessoalidade ? Em outras palavras poder

haver sociedade limitada com apenas um scio? Sim, por at 180 dias, nos termos do artigo 1033 do CC. Com efeito, escoado esse prazo, ser causa de dissoluo societria. Nesse caso, se houver a morte de um scio, a regra que os herdeiros sejam ressarcidos (no entram na sociedade), salvo se o contrato social ou os scios permitirem. Art. 1028 do CC.

O scio que deixou a sociedade por qualquer motivo (excluso, morte, cesso de cotas), continua responsvel pelas obrigaes contradas enquanto ele era scio, por at 02 (dois) anos, contados da averbao do contrato. Mesmo se encerrada a sociedade, responder pelo mesmo prazo. OBS lembrar que no caso do trespasse, a responsabilidade ser por at 01 (um) ano.

SOCIEDADE ANNIMA (S/A)

Lei 6404/76; a ltima alterao dessa lei foi em dezembro;

1. a.

Caractersticas; A S/A , necessariamente, uma sociedade empresria. Artigo 982, pargrafo nico, CC e

artigo 02 da lei de S/A; b. c. A S/A ser registrada junto junta comercial; A S/A tem por nome empresarial a denominao social, com termo diferenciador S/A,

sociedade annima ou Cia. d. A sociedade annima uma sociedade de capital. Isso significa dizer que no h relao

pessoal entre os acionistas, ou seja, no se leva em considerao o affectio societalis. Nesse caso, leva-se em considerao apenas o capital (dinheiro) investido. Nessa modalidade empresria, a cesso de aes livre; a sucesso livre.

e.

O capital social da S/A dividido em aes. Nesse caso, dependendo de onde essas aes

so negociadas, a S/A pode ser aberta ou fechada. No caso de S/A aberta, pode-se dizer que ela tem autorizao para negociar ttulos no mercado de capitais. Essa autorizao concedida pela CMV para colocar esses ttulos no mercado . Nesse caso, a negociao far-se- no mercado de capitais. Esse mercado de capitais acontece em dois lugares possveis: (i) no mercado de balco, o qual pode ser uma sociedade corretora ou pode ser uma instituio financeira; (ii) ou na bolsa de valores, a qual tem natureza de associao de corretoras ou, no caso da Bovespa, uma verdadeira S/A. No Brasil no h s a Bovespa. Nem a bolsa de valores, tampouco o mercado de balco so rgos pblicos. Quem fiscaliza esse mercado de capitais a CVM, que prevista na 6385/76.

A CVM uma autarquia federal, vinculada ao ministrio da fazenda. A CVM tem trs funes bsicas, que so: (i) funo de normatizar; (ii) autorizar; (iii) fiscalizar. Essas funes se referem ao mercado de capitais e S/A aberta.

Por outro lado, se a S/A no tem essa autorizao, podendo apenas negociar os ttulos na prpria sociedade, tratar-se- de S/A fechada.

2. a. i. ii. iii.

Aes Direitos comuns artigo 109, lei da S/A: Direito de referencia na aquisio de ttulos conversveis em aes; Direito de participao nos lucros da S/A. No partilha de lucros equitativamente. Direito de retirada; direito do acionista que no concorda com deciso que altere o

estatuto social. Esse o direito de reembolso. conhecido como direito do acionista dissidente. Art. 137 da lei de S/A.

b.

Direitos especficos; tambm conhecidos como vantagens, espcie e natureza.

Nesse caso, as aes podem ser de trs tipos: ordinrias (art. 16 e 110, 2 da lei S/A); preferenciais; e gozo ou fruio. i. Ao ordinria; possui todos os direitos do artigo 109 da lei da S/A. Quem detm ao

ordinria, detm o direito de voto. O voto no um direito comum das aes ordinrias. A lei estabelece que vedado o voto plural. Esse voto plural significa atribuir a uma ao ordinria mais do que um voto. ii. Preferencial quem compra uma ao preferencial adquire os direitos previstos no artigo

109 da lei de S/A. Poder tambm adquirir vantagem patrimonial, que prevista no estatuto, (distribuio de dividendos, lucros art. 17, lei S/A) ou poltica (direito de voto art. 18 LSA; e direito de veto, nas companhias que foram privatizadas 7, art. 17 LSA). iii. Gozo ou fruio ao utilizada para amortizar a dvida que a S/A tem com o acionista em

caso de liquidao.

c.

Como as aes so diferenciadas quanto forma de circulao. As aes podem circular

como sendo:

i.

Nominativas; nesse caso, tm-se a emisso de um certificado. O detalhe que essas aes

somente podem circular se houver uma alterao num livro da S/A chamado livro de registro das aes nominativas. Essas aes nominativas detm maiores formalidades para circularem. ii. Escriturais; essas aes no tm emisso de certificado. A pessoa s sabe que tem essas

aes, porquanto recebem um extrato da compra. A lei 8021 de 90 proibiu a emisso e a circulao de ttulos ao portador.

3. a.

rgos; Assemblia geral local onde os acionistas se renem; esse rgo onde as decises so

tomadas. Todo acionista pode comparecer assemblia geral, mas nem todos tem o direito voto. Esse rgo resolve assuntos que esto descritos no artigo 122 da lei de S/A, que so: i. ii. Assuntos sobre a eleio dos administradores e dos fiscais; Prestao de contas dos administradores;

A assemblia geral pode ser ordinria ou extraordinria, conforme artigo 132 da lei de S/A. A assemblia geral ordinria acontece nos quatro primeiros meses do exerccio (exerccio equivalente ao ano civil). Delibera sobre fatos rotineiros. A assemblia extraordinria ocorre a qualquer tempo. Delibera sobre assuntos incomuns.

b.

Conselho de administrao arts. 138, 140, 141, 158 e 159 da lei das S/A. composto por,

no mnimo, trs administradores. Esses administradores tm que ser pessoas fsicas e necessariamente acionistas. Esses membros do conselho de administrao tm alguns deveres que esto no art. 153 e 158 da lei da S/A. Quando esse administrador age contrariando o interesse da S/A (atitude praticada com culpa ou dolo); ou quando est age em detrimento da sociedade, beneficiando a si ou a terceiro. Nesses casos, a assemblia geral ordinria decidir sobre a sua responsabilidade . Se a assemblia geral entender que no h responsabilidade, acionistas com mais de 5% do capital social (art. 159) podem ingressar com a ao. Por outro lado, se a assemblia geral entender que h responsabilidade, mas permanecer inerte por trs meses, qualquer acionista pode ingressar com a ao. O conselho de administrao ser obrigatrio nas companhias abertas, nas companhias de capital autorizado (a S/A que j traz, no corpo do seu estatuto, a possibilidade de aumentar o capital), e nas sociedades de economia mista.

c.

Diretoria; arts. 138, 158/159 e 143 da lei de S/A. Mnimo de duas pessoas; essas pessoas,

alm de ser pessoas fsicas, podem ser acionistas ou no acionistas e, necessariamente, tem que ser domiciliados no Brasil. A diretoria o rgo que faz a representao e execuo das decises da S/A.

d.

Conselho fiscal art. 161 da lei de S/A. Tem como funo fiscalizar os negcios da S/A .

composto por trs a cinco pessoas. Assim como a diretoria, o conselho fiscal sempre obrigatrio.

4.

Valores mobilirios

Ttulos emitidos pela S/A, mais que so estranhos ao capital social. Podem ocorrer em trs possibilidades:

Debntures Art. 52, lei S/A;

Partes beneficirias Arts. 46 e 47 da lei S/A;

Bnus de subscrio Art. 75, lei S/A;

um direito de crdito contra Atribui a quem tem esse Atribui a quem tem esse a S/A. ttulo lucros a participao da S/A. nos ttulo apenas a preferncia na Hoje, aquisio de aes.

companhia aberta no pode emitir partes beneficirias. Tem vencimento certo. So ttulos executivos

extrajudicial, conforme artigo 585, I do CPC.

AULA 03 15/06/2011

Ttulos de crdito 1. a. Princpios: Princpio da cartularidade significa que quando se vai cobrar um ttulo de crdito,

necessrio se faz a apresentao do prprio documento do ttulo (cheque, nota promissria, etc.),

ou, em outras vezes, quando no h ttulo crdito (duplicata virtual), imperioso se faz a apresentao de outros documentos que representem a dvida (p.ex., o boleto bancrio, que no ttulo de crdito). Portanto, boleto bancrio no titulo de crdito, mas pode ser usado na execuo de duplicata virtual.

b.

Princpio da literalidade significa dizer que o ttulo de crdito restrito ao seu contedo.

Isso significa dizer que valer apenas o que est escrito no ttulo. Se o ttulo de crdito for incompleto (faltar data de vencimento da dvida, nome das partes, valor, etc.), ele poder ser completado por terceiro de boa-f, nos termos da smula 387 do STF.

c.

Princpio da autonomia isso significa dizer que as relaes jurdicas existentes (credor x

devedor avalista x credor endossante x credor) no ttulo de crdito so independentes. Em outras palavras, o valor da obrigao estampada pelo ttulo de crdito independe da relao jurdica que lhe deu origem. Inoponibilidade das excees pessoais a terceiros de boa-f (art. 17do decreto 57.663/66).

2.

Modalidade de ttulos.

Os ttulos de crditos podem ser causais ou no causais. Os ttulos causais so aqueles que dispem de uma causa ou origem pr-determinada (o legislador estabeleceu por qual origem pode ser emitido o ttulo de crdito). Por exemplo, a duplicata s pode ser emitida a partir de uma nota fiscal ou uma fatura de compra e venda ou de prestao de servios . Nesse contexto, caso queira executar uma duplicata, necessrio se faz a apresentao, alm da duplicata, da nota fiscal ou fatura correspondente emisso da duplicata. Caso isso no ocorra, a duplicata ser intitulada fria ou simulada.

Os ttulos de crditos no causais so aqueles que no dispem de uma causa pr-determinada em lei. Isso significa dizer que os ttulos dessa natureza podem ser emitidos por qualquer motivo. Nesse caso, para execuo desses ttulos, no h necessidade de demonstrao do negcio jurdico que deu origem ao ttulo. Ex: cheque, nota promissria, letra de cmbio.

3.

Transmisso de ttulos de crditos

Os ttulos de crditos, ao serem transmitidos, podem ser ao portador ou nominativo. a. Ttulos ao portador quando no h especificao de quem seja o credor da obrigao

estampada no ttulo de crdito. Estes ttulos so regidos pela lei 8021/90. De acordo com essa lei, os ttulos de crdito no podem ser emitidos ao portador. Com efeito, a lei 9069/95 permitiu que o cheque no valor de at R$100,00 (cem reais) pode ser ao portador. Portanto a duplicata, a nota promissria a letra de cmbio e demais ttulos (exceto o cheque), necessariamente, ter que ser nominativos. O cheque, conforme vislumbrado, se portar valor de at R$100,00, poder ser emitido ao portador ou nominativo; se o cheque for acima desse valor, ele dever, obrigatoriamente, ser emitido nominativo. Para que os ttulos ao portador possam ser transmitidos a terceiros basta a simples tradio do ttulo ao terceiro, ou seja, pode ser passado de uma pessoa para a outra sem nenhuma solenidade.

b.

Ttulos nominativos aquele do qual consta o nome do credor. Se o ttulo for

nominativo e, pretender o credor transferi-lo a terceiros, dever ser realizada a tradio e um ato solene que represente a transferncia do ttulo, sob pena de nulidade . Com efeito, os atos solenes exigidos para a transmisso dos ttulos de crditos nominativos so os seguintes: (i) endosso; (ii) cesso civil de crdito. Qualquer um dos dois pode ser usados para qualquer ttulo de crdito nominativo.

Endosso

Cesso civil de crdito

H necessidade da assinatura do credor H necessidade da assinatura do credor nominativo no verso do ttulo de crdito e, nominativo no verso do ttulo de crdito e, acima dessa assinatura, faz-se necessrio a acima dessa assinatura, faz-se necessrio a presena da expresso ordem. Nesse caso, o endossante presena da expresso no ordem. (credor Nessa hiptese, o cedente (credor

original/nominativo que transmite o ttulo) original/nominativo que transmite o ttulo) transmite o ttulo de crdito e garante apenas transmite o ttulo, no se

solidariamente a compensao obrigao responsabilizando por qualquer garantia na representada pelo ttulo de crdito. Portanto, compensao da obrigao representada pelo nesse caso ocorre a transmisso (endosso) ttulo de crdito. Portanto, aqui somente do ttulo e a garantia pela dvida. ocorre a transmisso (cesso) do ttulo.

A clusula no ordem no impede a transmisso do ttulo de crdito, mas somente vislumbra que a transmisso fora realizada por cesso civil de crdito.

4.

Aval vislumbra-se como uma garantia pessoal concedida por terceiro. Essa garantia de

natureza solidria. No ttulo de crdito, todas as garantias concedidas so solidrias. Com efeito, o avalista, se for casado, necessitar da vnia conjugal (autorizao do cnjuge), salvo se for casado no regime de separao total de bens. Ler artigos 30 a 32 do decreto 57663/66 e, artigo 1647 do CC.

5.

Aceite a concordncia expressa do devedor principal. A concordncia expressa

representada pela assinatura do devedor. Para que uma assinatura seja considerada aceite, necessrio se faz que ela ocorra aps a emisso do ttulo de crdito. Ex: cheque e nota promissria. Nestes ttulos de crdito, existe a assinatura do devedor. Com efeito, a assinatura faz parte da emisso desses ttulos. Portanto, nesses ttulos no existe aceite, ao passo que o devedor j consentiu com a emisso do ttulo. Nesse caso, a assinatura do devedor no se confunde com o aceite, haja vista que aquela (assinatura) faz parte da constituio do ttulo de crdito. Ex2: duplicata e letra de cmbio. Nesses dois ttulos, o devedor no assina no ato da emisso do ttulo. Isso significa dizer que nesses ttulos o aceite necessrio (no obrigatrio).

6. a.

Protesto esse o protesto realizado em cartrio de protesto de ttulos e documentos. Protesto obrigatrio afigura-se como requisito essencial para execuo do ttulo de

crdito. O protesto ser obrigatrio quando se precisa suprir o aceite. A supresso do aceite, porm, no obrigada em todos os ttulos, porquanto, como visto acima, o aceite s necessrio nas duplicatas ou nas letras de cmbio. Ademais, o protesto ser obrigatrio quando o credor decide acionar o endossante e o avalista. Nesse contexto, vislumbra-se a necessidade desse protesto nas duplicatas, letras de cambio e notas promissrias. Porm, no cheque no obrigatrio esse protesto. Ademais, o protesto obrigatrio quando se quer usar o ttulo de crdito como causa de um pedido de falncia. O valor do ttulo para ser causa de falncia necessita ser acima de 40 salrios mnimos.

b.

O protesto quando realizado interrompe o prazo prescricional? De acordo com o artigo 202

do Cdigo Civil, o protesto, de fato, interrompe o prazo prescricional para cobrana do ttulo de crdito.

7.

Nota promissria arts. 75 e seguintes do decreto 57663/66.

A nota promissria uma promessa de pagamento. Nesse caso, o devedor promete promover o adimplemento da obrigao em data futura. As notas promissrias devem respeitar aos princpios inerentes aos ttulos de crditos.

Com efeito, a nota promissria vinculada a um contrato de abertura de crdito (contrato que concede limite a certa pessoa). O STJ, nas smulas 233, 247 e 258, reconhece, em primeiro lugar, que essa nota promissria no dispe de autonomia, ou seja, quando da cobrana dessa nota promissria, necessrio se faz a discusso acerca do negcio jurdico que deu origem emisso desse ttulo de crdito. Ademais, essa nota promissria no pode ser objeto de ao de execuo. Nesse contexto, em razo das proibies acima, fora criada a cdula de crdito bancrio, que ocupou o lugar dessa nota promissria.

A nota promissria dispe de prazo prescricional para execuo de 03 anos contados do seu vencimento. Esse prazo idntico para todos os ttulos de crdito , exceto para o cheque. Aps a fluncia desse prazo, ainda poder haver cobrana dos ttulos prescritos, mediante o ajuizamento da ao competente (ao monitria, ao ordinria de cobrana).

8.

Cheque lei 7357/85.

O cheque uma ordem de pagamento. Porm, a lei indica que ele uma ordem de pagamento vista. Entretanto, a novidade acerca do assunto a smula 370 do STJ, a qual reconhece a existncia do cheque pr-datado, ou seja, com promessa de pagamento futura. O cheque pr datado, de acordo com o STJ, se for apresentado antes da data convencionada para compensao do cheque, poder ensejar indenizao por danos morais.

O prazo para apresentao do cheque de 30 dias contados de sua emisso, para praas iguais, ou 60 dias, contados da sua emisso, para praas diferentes. (praas iguais significa dizer que o cheque deve ser emitido na mesma cidade da agncia do titular da conta corrente).

A data convencionada para compensao do cheque (pr-datado) amplia o prazo para apresentao ttulo.

Consequncias para a apresentao do cheque aps o prazo de apresentao convencionado por primeiro, o credor no poder mais acionar endossante e avalista. Ademais, o credor no poder acionar o devedor principal se provar que tinha fundos e deixou de ter por ato de terceiro (ato de terceiro significa interveno ou liquidao extrajudicial de banco nessas duas situaes o dinheiro apreendido, ficando vedada a sua movimentao).

O prazo prescricional (prazo para ajuizamento de ao de execuo) do cheque de 06 meses, contados a partir do vencimento do prazo de apresentao. Nesse contexto, se houver o protesto do ttulo antes do vencimento do prazo prescricional, o protesto interromper esse prazo prescricional. Aps a fluncia do prazo prescricional para a execuo o cheque, ainda poder haver cobrana da obrigao representada pelo ttulo, por meio de ao monitria, ao ordinria de cobrana e, ao de enriquecimento sem causa. Esta ao de enriquecimento sem causa, de acordo com a lei do cheque, dever ser ajuizada no prazo de 02, contados da prescrio da ao executiva.

Falncias e recuperao de empresas Lei 11.101/05. Complementar os estudos em casa.

1.

Legitimidade passiva - quem pode sofrer falncia (arts. 1 e 2 da Lei de falncia e lei

6024/84). A lei diz que para sofrer falncia, faz-se necessrio que a pessoa exera atividade empresarial. Portanto, automaticamente, ficam fora da falncia quem exerce atividade no empresarial, que so os profissionais liberais, cooperativas e as sociedades simples (sociedades de dentistas, de mdicos, de arquitetos).

Algumas empresas sofrem excluso total de falncia, ou seja, elas nunca podem falir. Essas empresas so as empresas pblicas e as sociedades de economia mista (empresas estatais).

Algumas empresas sofrem excluso parcial de falncia, ou seja, possvel a falncia, mas evitvel por lei. Essas empresas sofrem tal excluso parcial porquanto so regidas por leis

especiais. Essas empresas so as instituies financeiras, seguradoras e operadoras de plano de sade. Essas empresas podem sofrer uma interveno financeira, preliminarmente decretao de falncia. Essa interveno tem durabilidade por 06 meses e, tem por finalidade a produo de um relatrio, do qual pode constar duas sadas divergentes: (i) liquidao extrajudicial, considerada como a melhor sada; (ii) falncia. Portanto, em se tratando de instituies financeiras, seguradoras e operadoras de plano de sade, podem apenas sofrer interveno financeira, liquidao extrajudicial ou falncia, no podendo sujeitar-se recuperao judicial ou extrajudicial.

2. a.

Motivos da falncia. O primeiro motivo previsto em lei a existncia de um ttulo executivo. Se o ttulo

executivo, poder ser ele judicial ou extrajudicial. Todavia, esses ttulos s podem ser causa de falncia se forem protestados, sendo necessrio, inclusive, o protesto dos ttulos judiciais (p. ex., sentena). Ademais, para que o ttulo executivo seja causa de falncia, ele dever apresentar valor de obrigao superior a 40 salrios mnimos.

b.

Existncia de um processo de execuo. O devedor no processo de execuo, quando

citado e, no promove pagamento da dvida, no deposita em juzo o valor integral da dvida ou no nomeia bens a penhora, poder ser requerida a falncia desse devedor, simplesmente juntando uma certido (certido de objeto e p) que comprove essa tripla omisso do devedor. Nesse caso, no h necessidade de valor mnimo e protesto, como no motivo anterior.

c.

Atos de falncia.

Quando realizado um ato fraudulento.

3.

Obrigaes ilquidas artigo 6, 1, 2 e 3 da lei de falncia. Obrigao ilquida uma

ao que est sendo discutida por um processo de conhecimento, onde se busca a certeza de uma relao jurdica (p. ex., ao de cobrana em andamento, reclamao trabalhista). Essa obrigao ilquida no ser atrada para o processo falimentar, devendo permanecer no seu juzo de origem. Contudo, esse credor de obrigao ilquida tem o direito reserva de valor. Essa idia nos remete ao pensamento de que na falncia deva ser reservada parte do crdito, para satisfao das obrigaes ilquidas que venham a ser liquidadas no curso do processo falimentar. Do momento de que houve a sentena declaratria de falncia at a sentena trabalhista o momento

oportuno para requerimento da reserva de crdito. Nesse contexto, o reclamante, por exemplo, requerer ao juzo de falncia a reserva do crdito. Essa reserva realizada mediante um documento que ser encaminhado ao juzo da falncia. Com efeito, o juzo da falncia no fica subordinado ao juzo do trabalho, mais se acatar ao pedido, ocorrer a reserva de crdito.

4. a.

Classificao dos credores art. 83 da lei de falncia. Crdito de natureza estritamente salarial no valor de at 05 salrios mnimos, vencidos 03

meses antes da declarao da falncia. Esse crdito no decorrente de reclamao trabalhista. Esses credores so os empregados da empresa subordinada falncia. Nos termos do artigo 151 da lei de falncia, essa quantia ser satisfeita assim que exista esse valor em caixa. No participam do quadro geral de credores.

b.

Pessoa que dispe da propriedade sobre bens que foram arrecadados pela massa. Nesse

caso, de acordo com o artigo 85 da lei de falncia, o credor proprietrios desses bens ingressa com o pedido de restituio dos bens de sua propriedade arrecadados. Esse pedido uma petio feita ao juzo da falncia. No participam do quadro geral de credores.

c.

Primeiramente, tm-se os credores extraconcursais, que so aqueles que detm crditos

originados depois da decretao de falncia. Os crditos extraconcursais nunca sero presumidos, exceto no caso dos honorrios do administrador judicial, que so crditos considerados extraconcursais presumidos. Isso porque o administrador nomeado pela sentena e, atua aps a sua prolao nos autos de falncia.

d.

Crditos concursais so os crditos que tm a sua origem antes da declarao da falncia.

O primeiro dos crditos concursais o crdito trabalhista e acidente do trabalho. CUIDADO o crdito trabalhista para ocupar essa posio de primeiro lugar dever ser limitado 150 salrios mnimos. Com efeito, em sendo apresentado crdito trabalhista superior a 150 salrios mnimos, o administrador separar o limite referente a 150 SM e, o residual, ser considerado crdito quirografrio. OBS ressaltar que os crditos trabalhistas no so os primeiros a serem satisfeitos.

d.

Crditos de natureza real, at o limite do bem concedido em garantia. O valor que na foi

coberto pelo valor do bem (saldo residual), considerado crdito quirografrio.

e.

Crdito tributrio. Mesmo que exista execuo fiscal em andamento, esse credor tem que

prestar contas aos credores que o antecedem no quadro geral de credores.

Recuperao judicial Os requisitos necessrios exigidos pela lei (art. 48 da lei de falncia) para requerimento de recuperao judicial so: a. Que o devedor exera atividade empresarial (ou seja, ficam de fora as sociedades simples,

os profissionais liberais e as cooperativas) de forma regular (ou seja, ficam de fora: os empresrios irregulares sociedades, comuns e sociedades em conta de participao), a pelo menos dois anos. b. Ademais, o devedor no pode estar falido. Se a falncia for declarada, essa falncia no

poder ser transformada em recuperao judicial. Todavia, se a falncia foi apenas solicitada, e no declarada, pode requerer a converso para procedimento de recuperao judicial.

c.

Se for requerida a recuperao judicial, necessrio se faz aguardar o decurso do prazo de

05 anos para que seja realizado novo pedido de recuperao judicial.

Os crditos sujeitos recuperao judicial so todos os existentes na data do pedido de recuperao, salvo os credores decorrentes de propriedade, os valores decorrentes de adiantamento de crdito para cmbio e, o credor tributrio. (art. 49 da lei de falncia e art. 187 do CTN).

Existe uma modalidade de recuperao judicial com plano especial (arts. 70 a 72 da lei de falncia). Ela s poder ser utilizada por micro empresa ou empresa de pequeno porte (no obrigatria a utilizao). Todavia, essa modalidade muito restrita, s atingindo o credor quirografrio.

You might also like