You are on page 1of 2

Estabelecimento: 53 ULHT Unidade Orgnica:16 ECATI Curso : 907- Cincia e Tecnologia do Som (CTSO) Grau ou Diploma: 1 Ciclo

1 Ciclo | 2 ciclo | 3 Ciclo

Unidade curricular: 7046 Sociologia dos Meios de Comunicao Nvel: 1 Ciclo


1 Ciclo | 2 Ciclo | 3 Ciclo

ECTS: 5

rea Cientfica: Sociologia e outros estudos


De acordo com a Portaria 256/2005, de 16 de Maro

Cdigo: 312

Contacto: T
(TP - P - T - PL - TC - S - E - OT - O) Exemplo: 2TP + 2P

Total Horas Trabalho: 126

Tempo de Contacto:T- 60 Horas /Horas


Total de horas Semestral

Tipo: Semestral
Anual | Semestral | Trimestral | Modular | Outra

Natureza: Obrigatria
Opcional | Obrigatria

Lngua: Portugus
Lngua de Instruo

Ano/Semestre: 1 Ano/ 1Semestre


Ex: 1 Ano / 1 Semestre

Precedncias: NTP
Se aplicvel

Disciplinas complementares recomendadas:


Cdigo: 1405 Histria dos Meios de Comunicao 8689 Estudos Culturais

Estgio Profissional: Sim


Sim / No

Docente: Rafael Gonalo Pimentel Gomes Filipe


Nome do Docente

Contedos programticos (1000 caracteres disponveis):


Course contents

1. Introduo: Comunicao, cincias da comunicao e sociedade de massa. 2. Da teoria hipodrmica noo de efeitos limitados da comunicao meditica paradigmas da manipulao (H. Lasswell e E. Bernays), da influncia (Paul Lazarsfeld) e cognitivo. 3. Contributo crtico da Escola de Frankfurt (T. Adorno e M. Horkheimer), com incidncia particular no conceito de indstria cultural. 4. Outras abordagens sociolgicas: Da construo social da realidade (P. Berger e T. Luckman) ao Interaccionismo Simblico (Erwing Goffman). 5. Niklas Luhman e a teoria dos sistemas; espao pblico e publicidade (ffentlichkeit). 6. As novas indstrias culturais e seu impacto social e cultural. Objectivo da unidade curricular (1000 Caracteres):
Objectives

A disciplina prope-se enquadrar, apresentar e explicar os grandes paradigmas da

investigao sociolgica no domnio da Comunicao, e da comunicao meditica em particular. Pretende-se apresentar um panorama, tanto quanto possvel abrangente e diversificado, numa perspectiva simultaneamente diacrnica e sincrnica, das principais correntes da investigao nos domnios da Comunicao acima referidos. Conhecimentos, capacidades e competncias a adquirir (1000 Caracteres):
Learning outcomes of the course unit

Os estudantes devero aprender a identificar, distinguir e contextualizar os grandes paradigmas da Comunicao, em particular da comunicao meditica. Mais se pretende que os estudantes adquiram competncias tericas que aumentem a sua capacidade crtica, bem como uma sensibilidade acrescida lgica interna dos sucessivos e diferentes modelos de investigao no mbito da sociologia da comunicao em geral, e em particular da comunicao meditica. Metodologias de ensino e avaliao (1000 caracteres):
Planed learning activities, teaching methods and assessment methods and criteria

A metodologia seguida visa incentivar o envolvimento e a participao activa dos estudantes nas aulas. A avaliao consta de dois momentos fortes e conjugados: um trabalho terico/prtico, em aula, para aplicao de conceitos aprendidos (50% da nota final); um teste escrito sobre a totalidade da matria leccionada (50% da nota final). Bibliografia principal estilo APA (1000 caracteres):
Recommended or required reading:

Adorno, Theodor & Horkheimer, Max. (1985). Dialctica do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor; Esteves, Joo Pissarra (Org.). (2009).Comunicao e Sociedade. Lisboa: Livros Horizonte; Esteves, Joo Pissarra. (2011). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian: McQuail, Denis. (2000). Mass Communication Theory. London: SAGE Publications; McQuail, Denis. (2013). Journalism and Society. London: SAGE Publications; Maigret, ric. (2007). Sociologie de la Communication et des Mdias.Paris: Armand Colin; dos Santos, Jos Rodrigues. (2001). Comunicao. Lisboa: Prefcio; Rieffel, Rmy.(2003). Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora. ______________________________________________________________________ Demonstrao da coerncia dos contedos programticos com os objectivos da unidade curricular (1000 caracteres): A ligao entre os mdulos de ensino e os objectivos da unidade curricular visa fornecer aos estudantes um conhecimento adequado dos grandes paradigmas, correntes e teorias mais caractersticos desta rea da sociologia da comunicao, a par do desenvolvimento precoce de competncias crtica e investigativa. ______________________________________________________________________ Demonstrao da coerncia das metodologias de ensino com os objectivos da unidade curricular (1000 caracteres): A escolha de duas modalidades de avaliao conjugadas, nomeadamente, a do grau de assimilao de conhecimentos tericos pelos estudantes, e a do desenvolvimento das suas competncias crtica e investigativa, visa alcanar os objectivos da unidade curricular, em especial um certo grau de autonomia responsvel e de juzo crtico por parte dos estudantes.
As regras do estilo APA podem ser consultadas em http://www.apastyle.org/index.aspx

Data:16 / 2 / 2014 (dd/mm/aaaa)

You might also like