You are on page 1of 12

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012

Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

EXPERINCIAS ONLINE: OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAO INICIAL DE DOCENTES EM ARTES Joice Henck PPGARTES/UERJ joicehenck@gmail.com http://lattes.cnpq.br/2827386643794043 RESUMO

As TICs h algum tempo vem conquistando de modo muito sedutor, rpido e preciso, distintos espaos e aes, e ditando novas maneiras de conduta, produo e compartilhamento de conhecimento de toda uma gerao. No que tange a rea educacional, ainda escasso o nmero de educadores que saibam utilizar e aplicar os recursos tecnodigitais. Visando costurar essa fenda, alguns Institutos de Arte j apresentam disciplinas que contemplam a tecnologia a favor do domnio artstico e alguns docentes j esto explorando os AVAs como recurso outro as aulas a distncia ou (semi) presenciais. Este artigo tem por objetivo apresentar um panorama da utilizao de AVAs no processo de formao inicial de docentes em artes, um dos focos do Observatrio de Formao Docente no Ensino de Artes no Brasil: pesquisa e divulgao cientfica (2000 2010). Palavras-chave: Formao docente; AVAs; ensino de artes. ABSTRACT ICTs for some time has gained so much in a seductive, fast and precise way, distinct spaces and actions, and dictating new ways to conduct, publish and share a knowledge of an entire generation. Regarding the education sector, is still scarce number of educators who know how to use and apply the technological resources. Aiming to stitch this gap, some Art Institutes already includes disciplines that promote the technology in favor of artistic mastery and some teachers are already exploring other AVAs as feature classes or distance (semi) classroom. This article have the objective to present an overview use of VLEs in the initial process of teacher education in arts, one of the focus of the "Centre of Teacher Education in Art Education in Brazil: research and science communication (2000 - 2010)". Key words: Teacher training; VLEs; art education.

1. Consideraes Iniciais As Tecnologias da Informao e Comunicao (TICs) ligadas rede h algum tempo vem conquistando de modo muito sedutor, rpido e preciso, distintos espaos e aes, e ditando novas maneiras de conduta, produo e compartilhamento de conhecimento de toda uma gerao. Momento este que Lvy
__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB
Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

(1999) denomina Cibercultura, experienciamos a supresso progressiva de obstculos distanciais e materiais, por exemplo que limitavam os fluxos de informao e de signos. Cada vez menos a comunicao est confinada a lugares fixos e os novos meios de telecomunicao tm produzido transmutaes na estruturada da nossa concepo cotidiana do tempo, do espao, dos modos de viver, aprender, agir, engajar-se, sentir, uma reviravolta na nossa afetividade, nas crenas que acalentamos e nas emoes que nos assomam (SANTAELLA, 2008, p. 38). No campo de debate esttico, a incorporao das tecnologias informacionais cibernticas trouxeram novas discusses. Arantes (2008) discute as caractersticas da esttica, afirmando a instaurao da esttica do fluxo efeito ou ato de fluir; aquilo que no apresenta forma fixa e durvel. As certezas e padres se desmancham e instaurado o nmade, efmero, incerto, passageiro. Santaella (op, cit.), atenta as contemporneas formas de percepes sensveis na era digital (SANTAELLA, 2003) e embasada na concepo de esttica de Baumgarten1, cunhou a expresso estticas tecnolgicas. Ela esclarece que
o potencial que os dispositivos tecnolgicos apresentam para a criao de efeitos estticos, que dizer, efeitos capazes de acionar a rede de percepes sensveis do receptor, regenerando e tornando mais sutil seu poder de apreenso das qualidades daquilo que se apresenta aos sentidos. (p. 35)

Essa concepo deixa aberta anlise toda uma gama de produo, como as novas formas hbridas das imagens em movimento, os efeitos especiais sonoros e imagticos no cinema, os blogs, sites, anncios televisivos, entre muitos outros, no qual pode se fazer presente esttica tecnolgica. Por outro lado, Diana Domingues apresenta outro ramo da esttica, mais restrito que o proposto por Santaella: a ciberesttica. Nesta so estudados os processos de percepo e os formas de sentir ao agir em conexo com o ciberespao (p. 55).
Baumgarten toma a esttica como sinnimo de conhecimento, apreenso, saber por meio dos sentidos, as variedades de conhecimento que a percepo sensvel, a sensao, a trama de percepes fsicas trazem ao indivduo.
1

__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB


Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

Com o avanar acelerado das TICs, no difcil de perceber que vivemos um dficit de profissionais que saibam empregar satisfatoriamente seus recursos. Na rea educacional sobrecarregada pela importncia do desenvolvimento de um pas e do dever de cumprir suas infindveis obrigaes sociais sem hesitar entre eles, a vivncia na cultura ciberntica , por exemplo, escasso o nmero de educadores que saibam utilizar e aplicar os recursos tecnolgicos digitais, em especial, os computacionais ligados a rede. Na modalidade de Educao a Distncia2 na contemporaneidade, com o borbulhar da Internet a partir da dcada de 90, no difcil de verificarmos a utilizao de tais recursos tecnodigitais por seus agentes diretos, em especial os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), em determinados cursos do Ensino Superior no Brasil. No que tange a formao do docente em Artes Visuais/Plsticas, Cnicas, Msica , apesar de ir a passos lentos e timidamente, possvel observarmos a utilizao de alguns AVAs3. A partir desse ponto, traz-se a discusso o processo de formao inicial do docente que, de minha prpria experincia e do compartilhamento com outros discentes de licenciatura em artes, pouco ou quase nada so levados a refletir e a utilizar os recursos tecnodigitais. Atraso latente, uma vez que em meados da dcada de 50 ocorria a primeira performance de msica de computador no MoMA (TRIBE e JANA, 2007), e que, desde ento, presenciamos inmeras apropriaes e criaes de artistas no campo das estticas e poticas tecnolgicas (SANTAELLA e ARANTES, 2008).

A Educao a Distncia a modalidade educacional na qual a mediao didtico-pedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definio est presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB). Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=879&id=13105&option=com_content&view=article. Acessado em 23 de agosto de 2012 3 Por exemplo: http://www.ufrgs.br/artes/ead (UFRGS), http://www.fav.ufg.br/fav/interna.php?pagina=graduacao_licenciatura-ead (UFG)

__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB


Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

Visando costurar essa fenda, alguns Institutos de Artes j apresentam disciplinas que contemplam e exploram a tecnologia a favor do domnio artstico e alguns docentes j esto explorando os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) numa perspectiva expandida como um complemento s aulas presenciais ou semipresenciais, ou recurso primeiro s aulas a distncia que comeam a emergir por todo o pas. Imbudo nessas questes, este artigo tem por objetivo apresentar um panorama da utilizao de AVAs no processo de formao inicial de docentes em artes, um dos focos do Observatrio de Formao Docente no Ensino de Artes no Brasil: pesquisa e divulgao cientfica (2000 2010). A investigao parte inicialmente do levantamento e anlise das experincias expostas online revistas cientficas no perodo de 2000-2010 de grupos atuantes em AVAs na formao inicial; onde, de antemo, podemos destacar o nmero reduzido de estudos publicados dentro desse escopo. 2. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs): perspectivas conceituais e educativas Conhecido no meio educacional por sua sigla AVA, podemos entender por Ambientes Virtuais de Aprendizagem4 os programas de computador desenvolvidos para oferecer um ambiente de aprendizagem que possibilite a realizao de atividades de ensino-aprendizagem online (POCHO, 2009, p. 65). Designados ao apoio de atividades mediadas pelas TICs (VIEIRA, 2003), os AVAs Moodle, TelEduc e Scrates entre outros comumente possuem professor-orientador ou administrador do contedo disponvel.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) so ambientes baseados na Internet, utilizados para promover ou facilitar a aprendizagem, que idealmente possuem caractersticas como navegao intuitiva, clareza e consistncia no projeto grfico, uma interface harmoniosa, agradvel, contedo especificamente direcionado ao pblico-alvo, linguagem simples e direta, possibilidade de autoria, interatividade, dialogicidade, entre outras.

Na bibliografia nacional, tambm so conhecidos como educao ou aprendizagem on-line, aprendizagem baseada na Internet, e-learning e ensino ou educao a distncia via Internet.

__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB


Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________
Esses ambientes podem ser colaborativos ou no, de acordo com a necessidade e estratgia pedaggica a ser adotada. (p. 49)

Conforme Vieira (op. cit), os AVAs permitem integrar mltiplas mdias e recursos, apresentar informaes de maneira organizada, desenvolver interaes entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produes (p. 119). Alm disso, continua, as atividades desenvolvem-se no tempo, ritmo de trabalho e espao em que cada participante se localiza, de acordo com uma intencionalidade explicita e um planejamento prvio. Eles agregam diferentes ferramentas, entre as mais utilizadas podemos citar os chats, os fruns, os grupos de discusso, os blogs, os wikis e os podcasts. Em sntese, podemos verificar que os AVAs possibilitam de modo integrado e virtual
(1) o acesso informao por meio de matrias didticos, assim como o armazenamento e disponibilizao de documentos (arquivos); (2) a comunicao sncrona e assncrona; (3) o gerenciamento dos processos administrativos e pedaggicos; (4) a produo de atividades individuais ou 5 em grupos. (p. 7)

O AVA uma opo de recurso que est sendo aplicada para mediar o processo de ensino aprendizagem de cursos universitrios na modalidade a distncia. Com a difuso da Internet nos anos 90, a Educao ou Ensino a distncia (EaD), que data do sculo XVIII com cursos oferecidos por correspondncia, comeou centrar-se nesse ambiente online dos quais a comunicao entre os envolvidos pode ocorrer em qualquer lugar, a qualquer hora de modo um para um, um para muitos, muitos para um e muitos para muitos (MORAES, 2004 apud
PEREIRA, SCHMITT e DIAS, 2007, p.5).

A utilizao de AVA no se restringe aos cursos de modalidade a distncia. Apesar de encontrar resistncia na adaptao de cursos tradicionalmente presenciais, como os de Artes, as possibilidades educacionais/pedaggicas dos ambientes virtuais de aprendizagem vem atraindo alguns professores de cursos presenciais ou semi presenciais do Ensino Superior. Eles tem tomado como meta a
5

PEREIRA, A., SCHMITT, V. e DIAS, M. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, A. Ambientes Virtuais de Aprendizagem em diferentes contextos. RJ: Ed Cincia Moderna, 2007. P. 2-22.

__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB


Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

criao e utilizao dos ambientes de rede como recurso outro de interao e de apoio as suas disciplinas. Os blogs e os Sites de Redes Sociais (SRS) Facebook (pginas e/ou grupos) e Twitter, por exemplo tem encontrado grande nmero de professores adeptos a sua utilizao nesse vis; expandindo, assim, a perspectiva conceitual do termo AVA. Vale ressaltar que, seja na perspectiva conceitual restrita ou ampliada de AVA, a qualidade do processo educativo depende do envolvimento do aprendiz, da proposta pedaggica, dos materiais veiculados, da estrutura e qualidade de professores, tutores, monitores e equipe tcnica em especial na modalidade a distncia , assim como das ferramentas e recursos tecnolgicos utilizados no ambiente. 3. Observatrio de Formao Docente no Ensino de Artes no Brasil: pesquisa e divulgao cientfica (2000 2010) uma pesquisa em processo Formado por seis pesquisadoras, sendo estas professoras e/ou estudantes (graduao, mestrado e doutorado) da UERJ, o Observatrio de Formao Docente no Ensino de Artes no Brasil: pesquisa e divulgao cientfica (2000 2010) nasce do desejo de realizarmos um banco de dados das publicaes cientficas em peridicos/revistas que tomem como norte a formao docente em artes no Brasil publicadas no perodo de 2000-2010. Iniciado em maio deste ano, realizamos encontros presenciais que acontecem, em sua maioria, quinzenalmente na prpria universidade. Esses tem como foco a apresentao dos dados coletados no intervalo das reunies e a delimitao de novas metas da pesquisa. Nos intervalos, utilizamos recursos online como, por exemplo, a troca de informaes por e-mail, alm de possuirmos um banco de dados organizado em planilha no Google Docs6 onde todas tem acesso aos dados coletados podendo edita-los.

O Google Docs um pacote de produtos que permite criar diferentes tipos de documentos, trabalhar neles em tempo real com outras pessoas e armazen-los juntamente com outros arquivos: tudo feito on-line e

__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB


Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

Com o intuito de identificarmos o estado da arte da produo de conhecimento no campo da formao do docente em arte no Brasil no perodo de 2000-2010, estamos realizando um estudo bibliogrfico de carter exploratrio, no qual buscamos um levantamento dos artigos publicados em peridicos/revistas no Brasil e no exterior relacionados ao tema. Nesta primeira etapa de pesquisa, focamos as publicaes online e estamos realizando o levantamento por meio de ferramentas de busca na web. Efetuamos buscas em sites especializados em produo acadmica, como a base de dados de peridicos da CAPES7 e a Plataforma Lattes8. Utilizamos como palavras-chave formao docente em arte(s), licenciatura em arte(s), formao/licenciatura em msica/teatro na busca eletrnica e, aps o estudo dos resumos, a fim de verificamos sua relevncia ao observatrio, utilizamos como categorias de pesquisa e anlise os pesquisadores/autores, os peridicos/revistas e as publicaes/artigos. A anlise dos dados coletados realizada constantemente dentro das categorias gerais e subcategorias como, por exemplo, formao inicial, formao continuada, tecnologia na formao, gnero na formao, estgio, entre outras. Nesses quatro meses de pesquisa foram levantadas 66 (sessenta e seis) revistas que abordam a problemtica da formao inicial ou continuada em artes em atravessamento com alguns temas como, por exemplo, questes de gnero, o currculo, artista/professor, estgio, entre outros. Dentro deste total, apenas 10 (dez) publicaes abordaram as novas tecnologias no processo de formao docente (grfico 1). Destes, apenas 02 (dois) artigos discorrem sobre a utilizao dos ambientes virtuais de aprendizagem na formao inicial do docente em artes.

gratuitamente. Com uma conexo Internet, possvel acessar seus documentos e arquivos a partir de qualquer computador, em qualquer lugar do mundo. Disponvel em: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=ptBR&answer=49008. Acessado em, 28 de agosto de 2012. 7 http://periodicos.capes.gov.br/ 8 http://lattes.cnpq.br/

__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB


Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

Temas que atravessam o eixo Formao Docente em

Grfico 1: Percebemos que, na primeira dcada do sculo XXI, menos que um quarto das publicaes em peridicos abordou o tema das novas tecnologias na Formao Docente em Artes.

4. AVA na formao inicial de docentes em artes (2000-2010): anlise de dados online A partir dos dados coletados, podemos verificar um nmero reduzido de artigos publicados em revistas do perodo de 2000-2010 que tratam das tecnologias digitais no processo de formao inicial e/ou continuada em artes. No que tange a utilizao nas novas tecnologias, foram identificados apenas 10 (dez) publicaes do total de artigos levantados. Dessas, apenas 05 (cinco) abordam os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, sendo 03 (trs) sobre AVA e formao continuada e 02 (dois) na formao inicial em artes, pertences aos mesmos autores (grfico 2). Dos demais artigos, destacamos 01 (um) sobre os tutores na modalidade EaD no curso de Msica e 01 (um) sobre o uso da imagem no curso de Artes Visuais na EaD. Podemos considerar como hiptese ao baixo nmero de artigos que abordam o tema no perodo estipulado o fato de se constituir um fenmeno relativamente recente se tomarmos como limite o expandir das conexes online pelo Brasil que data a dcada de 90. Outra hiptese levantada a tradio dos cursos de artes que prezam por aulas presenciais e prticas em atelis, auditrios e palcos. De
__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB
Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

meu processo formativo institucional (2007-2010) destaco, tambm, o no preparo estrutural e curricular para o desenvolvimento de um curso de artes totalmente a distncia ou duo-modal (alguns encontros presenciais e outros a distncia), uma vez que nem laboratrios adequados ou disciplinas (obrigatrias ou eletivas) contemplassem o estudo e o desenvolvimento da artemdia (MACHADO, 2010).

Totais de artigos dentro de temas


70 60 50 40 30 20
Grfico 2: Diferena significativa entre os totais dos artigos e seus temas.

Total de artigos coletados

Total de artigos sobre tecnolo

Total de artigos sobre AVA e

A seguir, ser apresentado um dos dois artigos publicados sobre a utilizao dos AVAs no processo de formao inicial do docente em artes, a fim de evidenciar o estado da arte nesse contexto, identificar as vantagens e/ou desvantagens que a utilizao destes ambientes podem trazer para o processo de ensino aprendizagem e dificuldades encontradas em sua aplicao e gesto. MAIO e DUTRA, 2008 Maio e Dutra (2008) descrevem o processo de criao, implementao e validao do Ambiente Virtual de Aprendizagem em Artes Visuais realizado (AVAAV) na Universidade Federal do Rio Grande FURG, visando ratificar a relevncia de um AVA que seja capaz de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos acadmicos no curso de Licenciatura em Artes Visuais e para a formao continuada de professores Arte da rede pblica de ensino. O AVA tem em vista
__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB
Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

despertar mltiplas capacidades no educando - crtica, perceptiva e esttica , e promover a compreenso dos processos criativos com base na aprendizagem colaborativa e na resoluo de problemas (ABP). Hospedado no Moodle Institucional plataforma responsvel pela gesto das atividades em EaD da FURG , destina-se a atender estudantes em processo de concluso de cursos, graduados em Artes Visuais e reas similares, e profissionais que buscam materiais de apoio para pesquisa. O AVA-AV, conforme aponta as autoras, estruturado de trs mdulos de aprendizagem cada qual ilustrado com uma significativa imagem sntese ao tema que abarca: no Mdulo I Percepo Visual a apresentao das snteses das teorias da percepo; no Mdulo II Processo de Criao a introduo sobre os processos de criao, a potica que os envolve, a percepo criativa e a relao entre prtica e docncia em Artes; no Mdulo III Educao Esttica a apresentao da educao dos sentidos em Artes Visuais com nfase no estudo da imagem. Vale destacar o Mdulo I Percepo Visual rene os mdulos II e III, e procura estabelecer ligaes entre o saberes sensveis, os processos criativos, a apreenso da realidade e a educao para os sentidos. Foram apontados o processo de seleo dos 30 ingressantes um misto de 15 estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais e 15 professores da rede pblica , os objetivos definidos sua concepo e a sua estrutura tecnolgica que se aglomeram em quatro eixos: comunicao, documentao, informao e produo, onde alegam a dinamizao promoo da autonomia, da interao e da gesto do conhecimento no AVA-AV. Maio e Dutra destacam a complexidade organizacional do ambiente, ou seja, sua logstica, um dos maiores desafios da mediao pedaggica em um AVA. Tal estudo relevante no momento em que destacam a noo de educao para as mdias, visando sua apropriao ativa e criativa, e a utilizao constante de sistemas de signos no-verbais nos enunciados dos problemas. As autoras concluem defendendo o potencial das TICs para a aprendizagem colaborativa distncia e que a estrutura desenvolvida no AVA-AV dar conta para que a aprendizagem de cada mdulo se efetive, alm de contribuir atual demanda social.
__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB
Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

5. Consideraes finais Num mbito onde grande parte dos ingressantes j dominam os novos aparatos tecnodigitais e seus recursos a diversos fins, faz-se necessrio que, em seu processo de formao inicial e/ou continuada os licenciados no fiquem alheios ao novo cenrio, a era digital. Para que no haja a propagao do cenrio alienado sobre o estudo, a pesquisa e a prtica das atuais processos tecnolgicos artsticos, dois agentes que se cruzam se destacam: os professores universitrios e os futuros professores, os licenciandos em artes. Ambos precisam compreender o prprio contexto em que vivem, que as artes se apropriam e o tomam como questo, em que seus alunos so agentes criadores e no qual a informatizao j se faz presente. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), tradicionalmente

caracterizados como plataformas online onde estudantes de cursos a distncia ou semipresenciais podem ter acesso a diferentes recursos, como chats, fruns, exerccios, textos, entre outros, principalmente em sua perspectiva expandida, no qual consideramos os blogs e sites de redes sociais (SRS) como um facilitador ao processo de ensino e aprendizagem e outro recurso aos cursos e disciplinas presenciais, podem ser considerados um primeiro caminho a costura da fenda existente entre os cursos de artes e a era digital, as poticas e estticas digitais que j possuem alguns grupos de estudo nas universidades nacionais. Do levantamento realizado at o momento pelo Observatrio de Formao Docente no Ensino de Artes no Brasil: pesquisa e divulgao cientfica (2000 2010), podemos verificar so reduzidos as publicaes em revistas no perodo de 2000-2010 que abordam as novas tecnologias no processo de formao do docente em artes, e destas apenas duas trazem a discusso os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Destacamos que esses so do final da primeira dcada 2008 e 2009 , que pertence aos mesmas autoras e que no falam de um curso de

__________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB


Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

XXII CONFAEB Arte/Educao: Corpos em Trnsito 29 de outubro a 02 de novembro de 2012


Instituto de Artes / Universidade Estadual Paulista __________________________________________________________________

graduao em licenciatura integral a distncia, mas sim de um curso de extenso para os graduandos e de formao continuada para os professores do municpio.

ARANTES, P. Tudo que slido derrete: da esttica da forma esttica do fluxo. In: SANTAELLA, L. e ARANTES, P. (orgs.). Estticas tecnolgicas. So Paulo: EDUC, 2008. p. 21-33. DOMINGUES, D. Ciberesttica e a engenahria dos sentidos na Sftware Art. In: SANTAELLA, L. e ARANTES, P. (orgs.). Estticas tecnolgicas. So Paulo: EDUC, 2008. p. 21-33. LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: 34, 1999. MACHADO, A. Arte e Mdia. 3ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010. MAIO, A. DUTRA, L. Da janela da alma ao ciberespao: Ambientes virtuais de aprendizagem em artes visuais. Revista Digital do LAV, UFSM, ano I, n. 01. Setembro 2008. Disponvel em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/revislav/article/view/2160. _______________. O ensino de arte diante das tecnologias contemporneas. Revista Palndromo, CEART/UDESC. P. 40-63. Maro de 2009. Disponvel em: http://ppgav.ceart.udesc.br/revista/edicoes/1_ensino_de_arte.html. PEREIRA, A., SCHMITT, V. e DIAS, M. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, A. Ambientes Virtuais de Aprendizagem em diferentes contextos. RJ: Ed Cincia Moderna, 2007. P. 2-22. POCHO, Claudia L. (coord.) et al. Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades na sala de aula. 3. ed. Revisada e atualizada. Petropolis, RJ: Vozes, 2009. SANTAELLA, Lcia. Culturas e artes do ps-humano: da cultura das mdias cibercultura. So Paulo: Paulus, 2003. ______________ e ARANTES, Priscila (orgs.). Estticas Tecnolgicas novos modos de sentir. So Paulo: EDUC, 2008. TRIBE, M. e JANA, R. New Media Art. Portugal: Taschen, 2007. VIEIRA, Alexandre Thomaz; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; ALONSO, Myrtes (orgs). Gesto Educacional e Tecnologia. So Paulo: Avercamp, 2003. http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=49008. Acessado em 28 de agosto de 2012. http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=879&id=13105&option=com_content&view=article. Acessado em 23 de agosto de 2012.

Referncias

Docente no Municpio do Rio de Janeiro. Mestranda no PPGARTES/UERJ na linha de Arte cognio e Cultura. Integra as equipes de pesquisadores do GP/CNPq Observatrio de Comunicao Esttica e Observatrio de Formao Docente no Ensino de Artes no Brasil: pesquisa e divulgao cientfica (2000 2010). Membro da equipe do projeto Ceramicaviva e artista integrante do coletivo O Crculo. joicehenck@gmail.com __________________________________________________________________ Federao de Arte Educadores do Brasil / FAEB
Site: http://xxiiconfaeb2012.blogspot.com.br/ - e-mail: xxiiconfaeb2012@gmail.com

Joice Henck

You might also like