You are on page 1of 5

COMUNICACAO EM SISTEMAS DISTRIBUIDOS

Alexandre Batista Cristiano Monteiro Leite Jugleni Jr Rodrigo Silva

Resumo A diferena mais importante entre os Sistemas Distribudos (SD) e os Sistemas Centralizados (SC) a forma de comunicao entre os processos. Este artigo tem como ob eti!o apresentar de forma sucinta os meios de comunicao e benefcios "ue se aplicam ao SD (Sistemas Distribudos).

Introduo Com o surgimento das redes de comunicao local e global# e de processadores potentes# tornou$se necess%rio o aprimoramento e desen!ol!imento de no!os de soft&ares "ue tornassem os meios de comunicao de sistemas distribudos mais eficientes e organizados. 's Sistemas distribudos possuem caractersticas muito diferentes dos Sistemas centralizados# por e(emplo) um sistema SD no compartil*a mem+ria# ou se a# e(ige "ue a interao entre processos em processadores distintos se a feita atra!s de troca de mensagens. ,endo em !ista a rele!-ncia dos SD# este trabal*o tem por ob eti!o apresentar# de forma sucinta# os meio de comunicao dos SD e seus benefcios.

Descrio do assunto A comunicao em Sistemas Distribudos padronizada atra!s do modelo 'S. ('pen S/stem .nterconnection) e possui refer0ncia da .S'. ' modelo 'S. tem como padro sete camadas# as "uais so utilizadas para padronizar os meios de comunicao.

1igura 2 3 4odelo das camadas 'S.


Camadas OSI

' processo de comunicao cria uma mensagem "ue ao passar pelas !%rias camadas de protocolos partida em segmentos "ue sero adicionados ao seu cabeal*o. Cada camada presta ser!io para camada superior. As caractersticas mais comuns dos meios de comunicao so) sncrona e assncrona# ou se a# funcionam como protocolo orientado 5 cone(o e no orientado 5 cone(o. Em uma comparao) o correio seria um meio de comunicao assncrona e a entrega de cartas em mo seria um e(emplo de comunicao sncrona. ' modelo 'S. composto pelas camadas) fsica# enlace# rede# transporte# sesso# apresentao e aplicao. Destacam$se abai(o e(emplos do "ue cada camada respons%!el.

1 Camada F sica ,ransmisso de se"60ncias de bits sobre meio fsico. ! Camada en"ace 'rganiza se"60ncia de bits em con untos de bits c*amados frames.

# Camada Rede Encamin*a informao da origem para o destino (roteamento). $ Camada Trans%orte Di!ide e reagrupa a informao bin%ria em pacotes. & Camada Sesso 7erencia sess8es de comunicao. ' Camada A%resentao ,rata da representao dos dados em alto n!el. ( Camada A%"icao Aplica8es "ue oferecem os ser!ios ao usu%rio final. E(istem !%rias formas de realizar a comunicao em Sistemas Distribudos# dentre elas esto) Cliente9Ser!idor: 4odelos baseados em ob etos: ;<C (;emote <rocedure Call): =1S (=et&or> 1ile S/stem) da S?=: S'; (Sistemas operacionais de rede): =.S (=et&or> .nformation Ser!ice) da S?=: <rocessos !ia Soc>ets: Comunicao em 7rupos (entidades din-micas).

Dentre as aplica8es descritas acima# o meio de comunicao Cliente9Ser!idor se destaca como um dos meios de comunicao mais comum e utilizado. =esta aplicao o cliente solicita informa8es para o ser!idor e o este tem como atribuio processar as informa8es solicitadas. =este meio de comunicao so utilizadas apenas tr0s camadas do modelo 'S.# a saber) fsica# enlace e sesso. ?m e(emplo deste meio de comunicao o acesso 5 internet.

Conc"uso Com o a!ano das redes de comunicao# dentre elas a internet# bancos# uni!ersidades# surge a demanda cada !ez maior de aplica8es relacionadas a Sistemas distribudos. Assim a utilizao de SD traz benefcios para seus usu%rios# dentre eles podemos citar) compartil*amento de ar"ui!os# impressoras e banco de dados: sistemas multi$tarefas: e(tens8es de *ard&are (perifricos# mem+ria# interfaces de comunicao): e(tens8es de soft&are (fun8es de S'# protocolos de comunicao): as interfaces c*a!es so p@blicas (s/stem calls): acesso a informa8es em um ser!idor com compartil*amento de ar"ui!os entre !%rios clientes: acesso ao ser!idor por um cliente remoto sem necessidade de um *ard&are robusto. Desta forma# o meio de comunicao algo fundamental para estes sistemas# pois permite a troca de informao e possibilita "ue o sistema se a confi%!el# %gil e pr%tico.

Re)er*ncias +i+"io,r-)icas

AB.CA# ;afael D. Comunicao em Sistemas Distri+u dos. Acesso em EF9EG9EF. Dispon!el em) H*ttp)99&&&.inf.unisinos.br9Irba!ila9sd9EJKComunicacaoKLup.pdfM D;AS.CE.;'# 1rancisco B. Comunicao em sistemas distri+u dos. Acesso em EF9EG9EF. Dispon!el em) H*ttp)99&&&.dsc.ufcg.edu.br9I ac"ues9cursos92FFG.29so$ ii9cG9inde(.*tmM CA;BACN'# Druno 4. Comunicao em sistemas distri+u dos. Acesso em EF9EG9EF. Dispon!el em) H*ttp)99&&&.dimap.ufrn.br9Imotta9dimEOE9AulaEP.pdfM CA.=E# Qean 4. Au"a $) Sistemas Distribudos. Acesso em EF9EG9EF. Dispon!el em) H*ttp)99regulus.pcs.usp.br9I ean9sd9A?CARJEELRJE$RJEComunicaREOREPoRJEem RJESistemasRJEDistribuREDdos.pdfM

You might also like