You are on page 1of 2

Todas essas normas e orientaes esto presentes no chamado Manual de Normas Tcnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem

Neonatal, programa altamente ativo e referncia no tratamento do hipotireoidismo congnito.

Como feito o tratamento do hipotireoidismo congnito?


O tratamento do hipotireoidismo congnito simples e realizado com a reposio dos hormnios da tireoide. Esta reposio feita por via oral e o tratamento, se realizado corretamente, altamente efetivo e controla todos os sintomas da doena. IMPORTANTE: O TRATAMENTO DO HIPOTIREOIDISMO CONGNITO DEVE SER REALIZADO PRECOCEMENTE E ININTERRUPTAMENTE para que o sucesso teraputico possa ser obtido.

HIPOTIREOIDISMO CONGNITO
SAIBA MAIS

Onde realizar o tratamento do hipotireoidismo congnito?


Todos os estados brasileiros esto habilitados no Programa Nacional de Triagem Neonatal com pelo menos 1 servio de referncia credenciado pelo Ministrio da Sade.

maio/10 maio/10

10033802

Apoio:

O que a tireoide?
A tireoide uma glndula em forma de borboleta localizada na parte anterior do pescoo. Ela responsvel pela produo de 2 hormnios (os chamados T3 e T4), que so essenciais vida. De uma forma geral, tanto o T3 como o T4 atuam regulando a velocidade de funcionamento de vrios outros rgos, incluindo o crebro e o corao.

O que o hipotireoidismo congnito?


Hipotireoidismo congnito ocorre quando a glndula tireoide do recm-nascido (RN) no capaz de produzir quantidades adequadas de hormnios tireoidianos, o T3 e o T4, resultando numa reduo generalizada (lentificao) dos processos metablicos.

Como diagnosticar o hipotireoidismo congnito?


O hipotireoidismo congnito diagnosticado pelo Teste de Triagem Neonatal, tambm conhecido como TESTE DO PEZINHO.

O que o teste do pezinho?


O teste do pezinho um teste realizado hoje no recm-nascido que capaz de diagnosticar no apenas o hipotireoidismo congnito, mas uma srie de outras doenas, entre elas Fenilcetonria, Anemia Falciforme, Fibrose Cstica, entre outras. O teste do pezinho regulado pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal e pela Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal. um teste simples, realizado com apenas uma gota de sangue obtida em papel-filtro. Algumas das importantes regulamentaes deste programa so: . TODO RECM-NASCIDO TEM DIREITO AO ACESSO REALIZAO DE TESTES DE TRIAGEM NEONATAL. Estes testes devero ser realizados entre o 3 e 5 dias de vida. . TODO RECM-NASCIDO SUSPEITO DE SER PORTADOR DE UMA DAS PATOLOGIAS TRIADAS DEVER SER RECONVOCADO PARA A REALIZAO DE EXAMES CONFIRMATRIOS. . TODO RECM-NASCIDO VIVO IDENTIFICADO/CONFIRMADO COMO PORTADOR DE UMA DAS PATOLOGIAS TRIADAS TEM DIREITO AO ACOMPANHAMENTO, ORIENTAO E TRATAMENTO ADEQUADO.

Qual a importncia da tireoide e dos hormnios da tireoide no feto?


Os hormnios da tireoide so ESSENCIAIS para a completa formao do feto. Nas primeiras semanas de gravidez, a tireoide do feto ainda no est formada e o beb recebe os hormnios diretamente da me. SE UMA MULHER TEM HIPOTIREOIDISMO E ENGRAVIDA, ELA DEVE PROCURAR IMEDIATAMENTE SEU ENDOCRINOLOGISTA PARA AJUSTAR A DOSE DO HORMNIO TIREOIDIANO QUE ELA TOMA. Esse ajuste extremamente importante para prevenir complicaes ocasionadas pela falta dos hormnios da tireoide no feto. Os principais efeitos dos hormnios da tireoide no feto so: . Trmino da formao do esqueleto . Trmino da formao dos pulmes . Desenvolvimento do crebro . Desenvolvimento da funo intelectual

Como se manifesta o hipotireoidismo congnito?


O hipotireoidismo congnito pode se manifestar no recm-nascido de diversas maneiras. As principais formas de apresentao so: . Persistncia de ictercia (olhos amarelados) . Choro rouco . Constipao intestinal (intestino preso) . Sonolncia . Problemas relacionados alimentao . Hrnia umbilical . Atraso importante na formao ssea

SE NO TRATADO ADEQUADA E PRECOCEMENTE O HIPOTIREOIDISMO CONGNITO PODE LEVAR IMPORTANTE E IRREVERSVEL RETARDO MENTAL

You might also like