You are on page 1of 4

FACULDADE DE SINOP CURSO DE DIREITO NOTURNO 9 SEMESTRE

Ana Paula Ednaldo Colli Francisco Antonio Biolchi Luis Carlos Cirele Mrcio Jose Frana

CONCEPO JUSNATURALISTA

Professora Daiane Disciplina: DIREITOS HUMANOS

Sinop MT 2013.

CONCEPO JUSNATURALISTA

O Jusnaturalismo o direito natural, cuja teoria foi configurada a partir de Hugo Grcio(1583 - 1645). Cujos defensores formado por grandes autores dedicados s cincias polticas, que serviu de fundamento para a exigncia das duas conquistas fundamentais do mundo moderno na esfera poltica, quais sejam: o princpio da tolerncia religiosa e o principio da limitao dos poderes do Estado, que forma os precursores da origem de fato o Estado liberal moderno. A escola do jusnaturalismo leciona que o direito independente da vontade humana, pois existe antes mesmo do homem e estaria acima das leis do homem. Os jusnaturalistas entendem que o direito algo natural e almeja sempre um ideal de justia. O direito jusnaturalista universal, inviolvel e imutvel, a lei que a natureza impe a todos aqueles que se encontram em um estado natural. O jusnaturalismo, ou direito natural, se difundiu na sociedade, mais precisamente na Idade Mdia, por necessidade e por costume. O direito natural originou o que hoje conhecemos por Direitos humanos. Importante lembrar que o Common Law, ou seja, o Direito de costumes, que adotada em alguns pases como Estado Unidos e Inglaterra tem a sua origem jusnaturalista. No Common Law os juzes uma autonomia maior em suas decises quando confrontados aos juzes de Civil Law. Seus julgamentos so denominados precedente. Tal forma de organizao tem como ponto positivo que a situao interpretada como um todo e no como um fato e a partir de ento a aplicao da sano. Tem como ponto negativo que com a autonomia maior de seus juzes, ficam mais fragilizados a influncias exteriores. O Normativismo Jurdico de Hans Kelsen criticado pelo jusnaturalismo, pois acredita que seja um direito totalmente esttico, sem o envolvimento da sociedade. Diante de tal crtica, Kelsen contesta dizendo que a lei no seria esttica, pois tem a possibilidade de se adequar a um caso concreto, deste modo a arte do Direito estaria sempre em movimento. A Escola Jusnaturalista faz tal crtica ao Sistema Normativista devido a sua origem (o jusnaturalismo) que veio da sociedade, de tal modo que estaria sempre envolvido diretamente com as mudanas sociais.

Os sofistas inauguram a tradio terica do jusnaturalismo, com a ideia de um direito segundo a natureza, em contraposio a um direito segundo a conveno dos homens, com origem em um carter revolucionrio. Durante os sculos que compreendem a Idade Mdia os fundamentos do jusnaturalismo (direito natural) foram a inteligncia e a vontade divina. Desta forma, nota-se que a teoria do direito natural de contedo teolgico, diretamente associada a uma cultura e sociedade fundamentadas em uma crena religiosa e com predomnio da f. Com o passar do tempo e as mudanas sociais, o poder temporal e o poder religioso se afastam originando o Estado Moderno no sculo XV, a ideologia jusnaturalista abandona suas razes teolgicas que amparava a antiga fase do jusnaturalismo, passando ento buscar na identidade da razo humana seus fundamentos de validade perene e universal. O jusnaturalismo no entende o direito injusto como sendo direito, deste modo no pode ser validado como direito. Atualmente, com a importante descobertas da moderna cincia que estuda os valores (axiologia) da existncia, da cultura e da filosofia, foi superada todo e qualquer tipo de jusnaturalismo como fundamentao jurdica, pois a axiologia (idealizao teolgica e o predomnio da f) no so mais compatveis com a ideologia do Direito. Dentre os defensores famosos da Escola do Direito Natural (Jusnaturalismo), pode-se citar: Plato; Aristteles, Herclito; Toms de Aquino; Thomas Hobbes; John Locke; Immanuel Kant; Thomas Jefferson; Santo Agostinho e muitos outros. Desde a idade mdia o jusnaturalismo tem influenciado a filosofia, a histria, a sociologia, a cultura e at mesmo o prprio Direito. Apesar de estar superado o jusnaturalismo, pode=se dizer que ele ficou marcado no Direito atual, por meio dos Direitos Humanos, que esto fundamentados na necessidade e naquilo que fundamental para todos. O direito natural era positivo para as pessoas na poca em que se originou, eis que tratava da sociedade em um processo de auto avaliao, o que a tornava muito prximo a realidade das pessoas. Deste modo, pode-se concluir que apesar de superado, o direito natural marcou e continuar marcando a histria de toda a sociedade e sempre ser lembrado.

Referncias Bibliogrficas: BOBBIO, Noberto. O positivismo jurdico: lies de filosofia do direito. Compiladas por Nello Morra. Traduo e notas Mrcio Pugliesi, Edson Bini, Carlos E. Rodrigues. So Paulo: cone, 1995. NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999. PIOVESAN, Flvia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 4. ed. So Paulo: Max Limonad, 2000.

You might also like