You are on page 1of 69

Universidade para o Desenvolvimento do alto Vale do Itaja

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOLOGIA DE ENGENHARIA


Professor: M. Sc. DIRCEU LEITE Crditos: 02

Geologia de engenharia a cincia dedicada investigao, estudo e soluo dos problemas de engenharia e meio ambiente decorrentes da interao entre as obras e atividades do homem e o meio fsico geolgico, assim como ao prognstico e ao desenvolvimento de medidas preventivas ou reparadoras de riscos geolgicos.

Santos (SP) tem prdio com inclinao de at 1,80 metro

HOMEM AGENTE GEOLGICO 1. AGRICULTURA/PECURIA 2. EXPLORAO FLORESTAL 3. MINERAO 4. PRODUO DE ENERGIA 5. INFRA-ESTRUTURA

Geotcnia
Geologia de engenharia

Mecnica dos Solos Mecnica das Rochas

ESTUDO GEOFSICO DO PLANETA TERRA


I-INTRODUO : DA MESMA FORMA COMO OS DEMAIS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR, O PLANETA TERRA PROVAVELMENTE TENHA SE ORIGINADO PELA AO DE UMA FORA GRAVITACIONAL ATUANTE QUE CONDENSOU OS DIVERSOS MATERIAIS EXISTENTES NO ESPAO.

Em 1948 pelo cientista russo naturalizado norte-americano George Gamow. O Universo teria se formado entre 13 bilhes e 20 bilhes de anos atrs, a partir de uma concentrao de matria e energia extremamente densa e quente.

BIG BANG TEORIA DA ORIGEM DO UNIVERSO

Haveria um instante-limite em que a distncia entre as partculas do Universo seria zero e a temperatura infinita. Nesse momento, ocorre uma exploso, o instante zero do Big Bang, que desencadeia a expanso do Universo, verificada at hoje .

Formao do Universo Desde sua formao , o Universo tem-se expandido e se resfriado, passando por diversas fases.

EXPANSO DO UNIVERSO
Baseado em sua Teoria da Relatividade Geral (1916), o fsico Albert Einstein desenvolveu as Equaes Cosmolgicas, que descrevem a evoluo do Universo.

Em 1922, o fsico e matemtico russo Alexander Friedmann (professor de Gamow) descobre uma soluo para as Equaes Cosmolgicas correspondentes a um Universo em expanso.

Em 1929, a descoberta da expanso das galxias, pelos astrnomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), atesta a expanso do cosmo e permite estabelecer a Lei de Hubble. Segundo ela, as outras galxias se afastam da nossa galxia, a Via Lctea, numa velocidade proporcional a sua distncia da Terra.

Quando o Universo possui cerca de 1 milionsimo de segundo, ele uma mistura de partculas subatmicas (quarks, eltrons etc.) que se movem a velocidades prximas da luz. A partir desse momento, os quarks comeam a deixar de existir como partculas livres e se associam para formar os primeiros prtons e nutrons.

Entre 1 e 10 min de idade ocorre um evento extremamente importante no Universo, a chamada nucleossntese primordial. Os prtons e nutrons se fundem para formar os ncleos de tomos leves , como o hidrognio (75%) e o hlio (25%), os dois principais elementos qumicos do Universo .

Cerca de 300 mil anos depois, com a unio dos eltrons aos ncleos atmicos, a luz passa a caminhar livremente, a matria e a radiao luminosa se separam e o Universo torna-se transparente. Aproximadamente um bilho de anos depois do instante zero do Big Bang, a matria agrega-se para formar as primeiras galxias.

Uma evidncia do Big Bang vem em 1965 com a descoberta por Arno Penzias (1933-) e Robert Wilson (1936-) de um possvel trao da radiao deixada para trs no momento da grande exploso csmica: Um rudo que recebe o nome de radiao de fundo csmica.

Uma das grandes questes da cosmologia moderna a determinao mais precisa da taxa de expanso do Universo. As observaes astronmicas indicam que ele se expande por volta de 5% a cada bilho de anos.

UMA ESFERA DE GS E P H 4,5 bilhes de anos teve incio a formao do sistema solar a partir de uma nuvem de gs e p que entrou em colapso em virtude de seu prprio peso e que, devido a seu movimento de rotao, formou um disco ao redor do Sol

UM DISCO EM ROTAO O movimento de rotao do sistema solar primitivo prosseguiu, e a matria slida presente no disco comeou a aglomerar-se. Alguns aglomerados de matria mediam vrios quilmetros. No centro, o Sol liberava uma enorme quantidade de calor que provocou a aglomerao da matria.

A FORMAO DOS PLANETAS No sistema solar exterior, formaram-se quatro grandes massas que deram origem aos planetas gigantes gasosos. sua intensa gravidade favoreceu a constituio de densas atmosferas. mais prximos do Sol formaram-se os planetas terrestres.

O SISTEMA SOLAR ATUAL composto por nove planetas que viajam em torno do Sol descrevendo rbitas estveis. A maioria deles possui satlites naturais. Os asterides e os cometas so resduos do sistema solar primitivo.

ASSIM COMO OS DEMAIS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR, PLANETA TERRA FOI ORIGINOUSE PELA AO DE UMA FORA GRAVITACIONAL QUE CONDENSOU DIVERSOS MATERIAIS PREEXISTENTES NO ESPAO.

TAIS MATERIAIS FORAM CONSTITUDOS DE PARTCULAS COMO POEIRA CSMICA E GS. MUITOS ELEMENTOS QUMICOS FORMADOS ENTRARAM NESTA COMPOSIO, SENDO QUE OS ELEMENTOS MAIS DENSOS TENDERAM A PERMANECER NO CENTRO DESTE VRTICE GRAVITACIONAL.

A TERRA VISTA DO ESPAO

PLANETA TERRA ESTRUTURA INTERNA

A TERRA ( CORTE )

A TERRA- (CORTE)

AS GEOSFERAS INTERNAS
formada por trs camadas internas:

NCLEO MANTO CROSTA

CENTRO DO PLANETA GEOSFERA INTERMEDIRIA CAMADA SOLIDIFICADA

A crosta a parte mais superficial, onde vivem as pessoas.

O manto, regio intermediria, constitui-se principalmente de silcio, ferro e magnsio. O ncleo, camada mais interna, compem-se por ferro e nquel e localiza-se a cerca de 6. 500 km abaixo da superfcie.

N C L E O
O NCLEO, A GEOSFERA MAIS INTERNA, CUJA COMPOSIO BSICAMENTE DE FERRO E NQUEL, E SEGUNDO PESQUISAS NO ESTADO SLIDO E LOCALIZA-SE A CERCA DE 6. 500 KM ABAIXO DA SUPERFCIE.

MANTO

(MESOSFERA OU ENDOSFERA)

A GEOSFERA INTERMEDIRIA, E CONSTITUI-SE PRINCIPALMENTE DE SILCIO, FERRO E MAGNSIO, NO ESTADO FSICO DA FUSO. DIVIDE-SE EM DUAS CAMADAS, DENOMINADAS DE MANTO INFERIOR E MANTO SUPERIOR.

LITOSFERA
A CAMADA DA T ERRA FORMADA BASICAMENTE POR ROCHAS GNEAS INTRUSIVAS, ISTO , PELO MATERIAL DO MGMA SOLIDIFICADO.

C R O S T A
A GEOSFERA SOLIDIFICADA, ONDE SE ENCONTRAM A PARTE MAIS SUPERFICIAL TERRESTRE, SENDO QUE JUNTO A CROSTA, EXISTEM OUTRAS GEOSFERAS, COMO: -HIDROSFERA; -BIOSFERA, -ATMOSFERA.

OUTRAS GEOSFERAS
ALM DESTAS GEOSFERAS, EXISTEM OUTRAS, CONSIDERVEIS COMO EXTERNAS ESTRUTURA FSICA DO PLANETA TERRA, COMO: -HIDROSFERA; -BIOSFERA, -ATMOSFERA.

Movimentos
O movimento de rotao da Terra em torno do prprio eixo feito no sentido oeste para leste. Dura cerca de 23h 56min 4s e responsvel pelo dia e pela noite. O de translao ao redor do Sol feito em aproximadamente 365 dias 5h 48min 45,97s.

O eixo de rotao inclinado em relao ao plano da rbita (chamada elptica) em 23 27'. Essa inclinao provoca alteraes na insolao dos diferentes hemisfrios terrestres ao longo do ano, produzindo o fenmeno das quatro estaes.

Ncleo
O ncleo, com cerca de 3400 km de raio, formado por rochas e por uma liga metlica constituda principalmente de ferro e nquel a uma temperatura por volta de 3500 C. Sua consistncia lquida, mas supese que mais no interior exista um ncleo slido.

Manto
O manto uma grossa camada rochosa, com cerca de 2900km de espessura, que envolve o ncleo e que compe a maior parte da massa terrestre. formado principalmente por silcio e magnsio. Sua consistncia pastosa e est em constante movimentao. A lava que sai dos vulces constituda pelo magma (rochas derretidas) proveniente do manto.

Crosta Terrestre
a parte externa consolidada do globo terrestre. reconhecida duas zonas que formam a crosta nas regies continentais.

A primeira zona a superior, chamada de sial (devido ao predomnio de rochas granticas, ricas em silcio e alumnio).
A zona inferior conhecida por sima, pelo fato de se acreditar que nesta poro da crosta haja a predominncia de silicatos de magnsio e ferro.

Acredita-se que a espessura da crosta (sial + sima) se encontre numa profundidade mdia de 35 - 50 Km. Esse dado foi conseguido indiretamente, atravs de estudos modernos na rea da geofsica.

Supe-se que os substratos dos oceanos sejam compostos pelo sima, devido ao fato do sial grantico se adelgar at desaparecer nas margens dos continentes.

As extensas pores de gua - a hidrosfera - isolam regies mais elevadas da crosta, formando os continentes.

PLACAS TECTNICAS
A crosta terrestre subdividida em placas - as placas tectnicas. Sobre elas esto apoiados os continentes. Essas placas esto em constante movimento, impulsionadas pelas correntes do manto.

Portanto, os continentes se deslocam sobre o magma, como se estivessem flutuando. Esse fenmeno chamado deriva continental.

DERIVA CONTINENTAL
No passado essa movimentao provocou a formao de cordilheiras e grandes conjuntos montanhosos. Atualmente, nos limites que separam as placas tectnicas em movimento situam-se regies sujeitas a terremotos e erupes vulcnicas.

A deriva continental quase imperceptvel: poucos centmetros por ano. Mas como a Terra existe h muitos milhes de anos, a posio dos continentes mudou vrias vezes no decorrer desse tempo.

H evidncias que indicam a inexistncia da crosta em determinados planetas. Isso mostrado atravs de observaes ssmicas realizadas superfcie da Lua e Marte.

A crosta terrestre formada por rochas, ou seja, agregados naturais de um ou mais minerais, incluindo vidro vulcnico e matria orgnica. Observa-se trs tipos de rochas de acordo com sua gnese: rochas magmticas, metamrficas e sedimentares.

PETROLOGIA
A petrologia responsabiliza-se pelo estudo sistemtico das rochas.

Atravs de pesquisas, realizou-se um balano sobre a percentagem em que so encontradas as rochas (magmticas, metamrficas e sedimentares) na crosta terrestre.

Proporo aproximada das rochas que ocorrem na crosta terrestre, segundo A. Poldervaart
Sedimentos.....................6,2% Granodioritos, granitos, gnaisses.... 38,3 % Diorito..........................9,5% Andesito...................... 0,1 % Basaltos........................45,8%

Rochas magmticas e matamrficas


As rochas de origem magmticas, juntamente com as rochas metamrficas originadas a partir da transformao de uma rocha magmtica, representam cerca de 95% do volume total da crosta, ocupando porm 25% da superfcie da mesma.

As rochas sedimentares mais as rochas metassedimentares, representam apenas 5% do volume, mas no entanto cobrem 75% da superfcie da crosta. Essas rochas formam uma delgada pelcula que envolve a Terra em toda a sua superfcie, originando a litosfera.

Rochas sedimentares morfosedimentares

Embora exista uma enorme variedade de rochas magmticas (cerca de 1000), seus minerais constituintes se apresentam em pequenas quantidades, e a participao desse tipo de rocha na formao da crosta bem reduzida.

Os dados discutidos anteriormente referem-se a toda crosta. No entanto, se fossem pesquisados separadamente continentes e oceanos, ter-se-iam, quanto a derivao das rochas magmticas, dados interessantes como: 95% das rochas intrusivas pertencem famlia dos granitos e granodioritos e se encontram nos continentes; de material grantico (sial).

j 95% das rochas efusivas so baslticas e mais freqentemente presentes no fundo dos oceanos. Com isso, pode-se concluir que as rochas magmticas existentes nos continentes possuem essencialmente material grantico, e que as rochas magmticas existentes no fundo dos oceanos so formadas basicamente de material basltico, sendo quase isentos da camada

O basalto uma rocha derivada do manto superior (regies profundas da crosta). Os granitos so rochas formadas em profundidade, atravs da transformao de rochas que j estiveram na superfcie.

As rochas de superfcie de alguma forma vo se acumulando em grossas camadas nas profundezas da crosta e, sob o efeito de grandes presses e aquecimento, transformam-se em rochas metamrficas e posteriormente em granitos, seja por refuso ou por metamorfismo granitizante. Esse fenmeno ocorre nos geossinclinais.

A constituio qumica da crosta diz respeito aos vrios elementos qumicos que a compem. Para se ter conhecimento de tais elementos, necessrio identificar o volume e a composio das rochas presentes na crosta.

You might also like