You are on page 1of 6

1.

CONSIDERAES INICIAIS
Em O filho Eterno (2007) Cristovo Tezza aborda a delicada relao de um pai com seu filho portador da sndrome de Down. Baseado em fatos da vida do escritor, o romance, narrado em terceira pessoa (uma estratgia de distanciamento) apresenta as dificuldades e vitrias desse pai que vai se construindo ao longo da narrativa. Paralelo a isso, acompanhamos tambm a construo e formao do escritor, com suas tentativas (fracassadas) no ambiente literrio e suas primeiras conquistas. Antes de adentrarmos nos terrenos do romance, nos deparamos com duas epgrafes que o antecedem, e que podem nos servir de chaves para nossa leitura. A primeira epgrafe de Thomas Bernhard e diz o seguinte: Queremos dizer a verdade e, no entanto, no dizemos a verdade. Descrevemos algo buscando fidelidade a verdade e, no entanto, o descrito outra coisa que no verdade (BERNHARD apud TEZZA). Sabendo que o autor se utilizou de aspectos da histria de sua prpria vida para compor o romance (muitos aspectos, na verdade), como, por exemplo, o fato de possuir um filho com sndrome de Down chamado Felipe, podemos ler esta epgrafe como um aviso: de que estamos penetrando em um ambiente ficcional, e mesmo que este possua um grande material biogrfico, no possui compromisso com a verdade dos acontecimentos, pois, narrar uma histria, mesmo que ela tenha realmente ocorrido, reinvent-la (PERRONE-MOSES, 1990, P.105). De modo que, talvez, o autor, ciente do peso de se utilizar de sua prpria biografia para compor o romance, tenha posto estas palavras ali, como uma maneira de se proteger e alertar leitores mais desavisados, sedentos por leituras biogrficas. Mas, ao lermos a segunda epgrafe (aps a leitura do romance), as palavras de Thomas Bernhard parecem tambm apontar para outra direo. Vejamos: Um filho como um espelho no qual o pai se v, e, para o filho, o pai por sua vez um espelho no qual ele se v no futuro (KIERKEGAARD apud TEZZA). uma bonita frase, e soa como verdade. Mas ser mesmo? Se pensarmos no pai e no filho do romance de Cristovo Tezza, percebemos que eles no se adquam muito bem a definio dada por Kierkegaard. Mas ento quem estaria errado? O pai e o filho que no correspondem ideia (de pai e de filho) de Kierkegaard? Ou o prprio Kierkegaard? possvel que as palavras de Bernhard, das quais Tezza se utilizou para epgrafe do romance, esclaream estas questes. Afinal, o terreno das ideias sempre uma busca

pela verdade mas uma busca falvel. E ao que parece, essa a busca do personagem do pai em O filho Eterno: uma busca e um processo de amadurecimento que decorre enquanto ele se constri como pai (e como ser humano). Este artigo analisa a figura do pai, buscando explicaes na filosofia platnica, mais precisamente no mito da caverna de Plato, com o objetivo de compreender como este modelo de pensamento reflete na relao que o pai constri com o filho.

2. O PAI E O MUNDO DAS IDEIAS O nascimento de um filho (normalmente), antecedido por uma grande expectativa. Em O filho Eterno no diferente. O romance se inicia com a espera do nascimento de Felipe, que no incio ainda no se sabe se o beb ser realmente um menino ou uma menina (embora ns, leitores, j saibamos). O pai personagem que no nomeado assim como nenhum outro (com exceo do filho: Felipe), de modo que so designados apenas por suas funes (ou papis) , o pai est espera do nascimento do filho, imbudo dessa promessa de futuro que o nascimento de uma criana representa. Toda sua vida, alis, parece se apoiar nessa ideia de futuro que ele construiu para si: uma carreira literria promissora (Ele um predestinado literatura), um filho como uma extenso de si mesmo (far de seu filho a arena de sua viso de mundo). Se h um alento comum para todos os que sofrem e desejam fugir deste terrvel a que chamamos presente, este alento se chama: futuro. Seja este futuro a crena em uma vida eterna num mundo superior, ou a simples idealizao de um sonho qualquer. O pai, como uma possvel estratgia para escapar da dura realidade que o cerca afinal, ainda no possui uma casa, nem emprego, no acabou o curso de letras, sustentado pela mulher e, talvez, o que mais o angustie: ainda no escreveu nada realmente bom vai se afundando nesta expectativa a que parece se resumir sua vida, de modo que, aos 28 anos, ainda no comeou a viver (TEZZA, 2007, p.9). Um ser egocntrico e imaturo, no apenas pelo fato de ser jovem, mas, possivelmente, por um modelo de pensamento que faz com que ele esteja sempre distante do mundo, deste mundo das transformaes em que vivemos, para habitar um mundo superior: o mundo das ideias. Em determinado momento lemos:

Um filho a ideia de um filho; uma mulher a ideia de uma mulher. s vezes as coisas coincidem com a ideia que fazemos delas; s vezes no. Quase sempre no, mas a o tempo j passou, e ento nos ocupamos de coisas novas, que se encaixam em outra famlia de ideias (TEZZA, 2007, p.14).

Antes mesmo de nascer, o seu filho parece j estar pronto, pr-concebido pela sua ideia de filho, que parte, obviamente, das coisas que ele, o pai, valoriza na vida. De modo que ao receber a notcia de que seu filho tem sndrome de Down (ou mongolismo, como era denominado na poca), ou seja, que jamais ter a capacidade de abstrao, este milagre que nos define (TEZZA, 2007, p.34), como ele prprio diz, no capaz de reconhec-lo como filho: Ningum est preparado para um primeiro filho, ele tenta pensar, defensivo, ainda mais um filho assim, algo que ele simplesmente no consegue transformar em filho (TEZZA, 2007, p.32 grifo meu). Por mais irnica que esta definio possa parecer: o pai prisioneiro de um modelo de pensamento que privilegia a razo sobre todas as coisas, e que busca a libertao do indivduo por meio da luz da verdade. O mito da Caverna de Plato, que est presente no VII livro de A repblica, a origem deste pensamento. Nele Scrates pede a Glauco que imagine uma Caverna com uma entrada aberta para luz. Em seu interior vivem seres humanos que nasceram e cresceram ali, as pessoas esto acorrentadas e s podem olhar para a parede do fundo da caverna. Atrs deles, do lado de fora da caverna, h um pequeno muro por trs do qual se mantm acesa uma fogueira, ao longo do muro passam homens transportando diferentes espcies de objetos, de modo que a sombra destes objetos projetada no interior da caverna. Enquanto carregam os objetos, alguns destes homens falam entre si. Como as pessoas que vivem no interior da caverna s podem ver as sombras projetadas na parede, julgam que o som das falas, que ecoa no interior da caverna, a voz das sombras que veem. Desse modo, os prisioneiros julgam que as sombras sejam a realidade. Ento Scrates pede a Glauco que imagine que um desses prisioneiros consiga se libertar, e que, aps o tempo necessrio para alcanar o muro, escal-lo e se acostumar com a luz viesse a perceber que as sombras que via eram produzidas por homens iguais a ele. E caso decidisse retornar caverna, para alertar os outros prisioneiros da situao enganosa em que se encontram correria srios riscos, pois poderiam julg-lo como mentiroso ou at mesmo louco.

Meu caro Glauco, este quadro continuei deve agora aplicar-se a tudo quanto dissemos anteriormente, comparando o mundo visvel atravs dos olhos caverna da priso, e a luz da fogueira que l existia fora do Sol. Quanto subida ao mundo superior e a viso do que l se encontra, se tomares como a ascenso da alma ao mundo inteligvel, no iludirs a minha expectativa [...] Pois, segundo entendo, no limite do cognoscvel que se avista, a custo, a ideia do Bem; e, uma vez avistada, compreende-se que ela para todos a causa de quanto h de justo e belo; que no mundo visvel, foi ela que criou a luz, da qual senhora; e que, no mundo inteligvel, ela a senhora da verdade e da inteligncia [...] (PLATO, 2007, p. 212-213).

Para Plato h dois mundos: O primeiro aquele que podemos perceber por meio dos sentidos e que sofre as transformaes do tempo; o outro o mundo das ideias, o mundo das formas perfeitas e eternas do qual tudo provm, e que s podemos atingir por meio da razo s ele nos daria a possibilidade de adquirir um conhecimento seguro. talvez por esta herana platnica que o pai de O filho eterno imagina que a inteligncia o nico valor importante na vida (TEZZA, 2007, p. 68). E por isso no consegue aceitar um filho que jamais ser capaz de ler um livro, por exemplo. Pai platnico, no sentido de nunca aceitar a realidade que se apresenta diante dele (com relao ao filho), ele busca conforto em uma nova ideia: as crianas com sndrome de Down morrem cedo (TEZZA, 2007, p.35). De maneira que, A ideia ou a esperana de que a criana vai morrer logo tranquilizou-o secretamente (TEZZA, 2007, p.39). No entanto, suas ideias so falveis e ele precisa encarar a realidade. E a que as coisas comeam a se transformar: o que chegava pele, o que queimava, era o sentimento insuportvel de alguma coisa errada. E alguma coisa errada no com o filho, mas com ele mesmo (TEZZA, 2007, p. 45). O seu maior problema talvez no estivesse no filho, portador da sndrome de Down, mas neste modelo Scratico-platnico de perceber as coisas. A possibilidade de transformar Felipe em um ser humano normal, em uma clnica do Rio de Janeiro, a ncora na qual o casal se apoia e que faz com que eles transformem a prpria casa numa clnica. A criana levada a estimulao constante, durante mais ou menos um ano, mas sem nenhum resultado significativo a no ser a aproximao entre pai e filho:

Por mais absurdo ou intil, como s vezes lhe diro anos depois sempre um modo de ele tocar fisicamente o seu filho, fazer dele uma extenso sensorial e afetiva sua, fundar uma cumplicidade por osmose que ele, naquele primeiro momento, jamais imaginaria possvel, ainda cabeceando para sair da jaula mental (TEZZA, 2007, p.90)

Pai e filho pertencem a mundos totalmente opostos: O pai um ser extremamente racional, o filho compreende o mundo por meio dos afetos; o pai vive no mundo das ideias, o filho no dos sentidos. O pai sempre pareceu viver com a cabea no futuro, enquanto o filho s conhece o momento presente. As diferenas, no entanto, encontram um ponto em comum: a paixo pelo futebol. O pai se constri ao longo da narrativa, um processo longo de amadurecimento e aprendizado (que ele deve ao filho). O fim do romance aponta para uma transformao significativa, ambos, pai e filho, assistem a um jogo de futebol: guerreiros de brincadeira vo enfim para a frente da televiso o jogo comea mais uma vez. Nenhum dos dois tem a mnima ideia de como vai acabar, e isso muito bom (TEZZA, 2007, p.222).

3. CONSIDERAOES FINAIS

Enxergar as coisas apenas por meio da razo talvez no seja a melhor maneira de compreender, o que podemos observar em O filho Eterno. O modelo platnico de pensamento, do qual resultam os ideais que construmos do mundo, formas eternas e imutveis, sempre tradas pela realidade mutvel do mundo das transformaes em que vivemos, parece prejudicar as relaes humanas, pois contribui para certo distanciamento entre as pessoas, de modo que acaba por empobrec-las. Ademais, o ttulo do romance (o Filho eterno) talvez, no s se refira ao fato de o filho (Felipe) ser uma eterna criana, e por este motivo eternamente dependente dos pais, mas talvez aluda a essa ideia imutvel de filho, que o pai possua e que acabou por persegui-lo durante quase toda a narrativa. Em suma, o romance demonstra que o modelo racional de pensamento que tanto nos orgulhamos, em nossa sociedade ocidental, parece no dar conta (se que alguma vez deu) da compreenso do mundo em que vivemos.

REFERENCIAS
Plato. (2007). A Repblica. So Paulo: Martin Claret. Tezza, C. (2007). O filho Eterno. Rio de janeiro: Record. Perrone- Moises, L. A criao do texto literrio. In flores da escrivaninha. Companhia das letras, 2006.

You might also like