You are on page 1of 33

O Rebelde

narrativa integrante do livro Contos Amaznicos de Ingls de Sousa. Tem como espao um pequeno vilarejo, Vila Bela, prximo de bidos, na regio amaznica. O tempo, na histria, em meados de 1832/5/40 O tempo da histria ...

Enredo
Paulo da Rocha orava pelos cinquenta anos, parecendo muito mais velho. (...) Era um velho do outro mundo; a grande cabea calva, o nariz adunco, os olhos vivos de ave de rapina, a boca ornada de belos dentes cuja alvura era realada por um sorriso srio e pensativo, duma bondade de cristo; a fala breve duma rispidez franca, serena e boa; o porte alto; a sua indiferena pelas vicissitudes comezinhas da vida; nenhum caso fazia das intrigas da terra

Paulo da Rocha O Rebelde


Era pernambucano, e fora um dos rebeldes de 1817, um soldado fiel do capito Domingos Jos Martins, o esprito-santense. (...). A frtil imaginao amazonense fizera do antigo revolucionrio (Paulo da Rocha) um personagem misterioso, sinistro e perigoso, (...) Emprestara-lhe o vulgo uma quantidade enorme de crimes. Diziam as velhas mexeriqueiras que a meia-noite viase vagar pelas ruas sua alma do pernambucano, a purgar culpas passadas.

Resignados a infeliz sorte...


O Rocha era vivo e tinha uma nica filha, rapariguinha (Jlia) de dezesseis anos a dezessete anos, pensativa e sria como o pai. A vida que passava em Vila Bela a pobre mocinha, abafara os impulsos da jovialidade natural. Desprezada de todos, vivendo isolada, entregue unicamente aos cuidados dum pai velho e triste, conhecera desde ao mais tenros anos a desgraa, e parecia resignada a sua infeliz sorte.

A Revoluo de 1817.
Foi no ms de maio. Ns samos do Recife com Domingos Martins ao encontro do general portugus, e feriu-se ento o combate que decidiu a sorte da generosa rebelio. Voltaram-se contra ns os nossos prprios irmos, aqueles por quem combatamos. Os homens de 1817 que proclamavam a igualdade de raas, e queriam a liberdade do negro e a reabilitao do caboclo, foram batidos pelos pardos do Penedo e pelos ndios do Atalaia, as vtimas da pretensa...

Desigualdade! O nosso chefe foi preso, para mais tarde expiar ante as baionetas ao servio del-Rei o crime de ser homem e ser brasileiro. Eu (Paulo da Rocha) fugi. Depois que mataram a mulher, a minha pobre Margarida, que nenhuma culpa tinha do que eu fizera... Mas que valia a vida da mulher de um mulato, mulata tambm? Mataram-na de susto, de fome e de maus-tratos. Fugi. No por medo da morte, mas tive medo de ser surrado s grades da cadeia como se fazia aos homens de cor, embora livres. Demais, tinha uma inocentinha, e foi por amor dela que fugi.

O Narrador Lus.
Todos lhe tinham medo, e talvez por isso atraa-me para ele uma simpatia irresistvel, vivi sempre em contradio de sentimentos e de idias com os que me cercavam: gostava do que os outros no queriam, e tal era a predisposio mals do meu esprito rebelde e refratrio a toda a disciplina, que o melhor ttulo dum homem ou dum animal a minha afeio era ser desprezado por todos.

Decifra-me ou te devoro
A minha imaginao exaltava-se com a singularidade, ao mesmo tempo que uma curiosidade me impelia a buscar a ltima palavra em todos os segredos, a razo de ser de todos os mistrios.

Gostava do maravilhosos, e com risco de ser devorado pela esfinge queria decifrar-lhe o engma. A vista duma feiticeira enchia-me de gozo. Sentia o desejo ardente de ver um lobisomem, e o canto agoureiro do acau.

Heri dos devaneios infantis.


Em breve aquele vago temor, aquela curiosidade dolorosa se transformou em simpatia e respeitosa amizade. Naquele pobre velho, uma voz oculta me indicara um heri das antigas lendas, (...) um homem como eu sonhava nos meus devaneios infantis. (...) Ao passo que o nome de Paulo da Rocha afugentava os meus companheiros espavoridos, todo o meu cuidado era descobrir um motivo para visit-lo, sem despertar a desconfiana de minha me.

P. da Rocha... Sacristo e Sineiro


O vigrio era entusiasta do pernambucano. Apesar dos conselhos de amigos e murmrios das velhas rabugentas, Pe. Joo da Costa do Amaral ia casa de Paulo da Rocha, passava horas a conversar com ele ao ponto de faz-lo sacristo e sineiro da matriz(...). O Pe. muitas vezes, tinha o sacristo por nico ouvinte. Pouco a pouco se foram rarefazendo os devotos da missa. Afinal foi-se o povo de Vila Bela acostumando presena de Paulo da Rocha.

A Cabanagem
No se falava seno na Cabanagem, o pobre velho rebelde de 1817, era esquecido pelos rebeldes do tempo. Tapuios desertavam do servio dos patres e fugiam nalguma canoa furtada, descendo o rio para encontrar com os brasileiros (cabanos). A vila ia ficando deserta, medida que os terrveis inimigos dos portugueses e dos maons se aproximavam de bidos. (...) S na casinha de Paulo da Rocha, a vida era serena como dantes.

Um Pedido de Ajuda
Pe. Joo Os Rebeldes acabam de entrar em bidos (...) Sabem os cabanos que sou portugus, e por isso, se aqui entram, est tudo perdido. Para esses fanticos sanguinrios, a minha antiga nacionalidade crime que tudo faz esquecer! - Mestre Paulo, s voc nos pode salvar. Pelos seus antecedentes, voc , em toda povoao, o nico homem capaz de inspirar confiana aos cabanos...

A Resposta de Paulo da Rocha


E quem me assegura a confiana dos brancos? (..) E quem assegura a vossa reverendssima que eu no sou cabano? - Bater os cabanos! Uns pobres diabos que a misria levou rebelio. Homens cansados de viver sob o despotismo duro e cruel duma raa desapiedada! Desgraados que no sabem ler e que no tem po ... E cuja a culpa s terem sido despojados de todos os bens e de todos os direitos...

E quem disse ao senhor Padre que eu, P. da Rocha, o desprezado de todos em Vila Bela, seria capaz de pegar em armas contra os cabanos? (...) eu s lavei as mos em sangue dos inimigos da minha ptria, dos algozes da minha raa vilipendiada e opressa. Ns, os rebeldes de 1817, tnhamos s do nosso lado a justia de grande causa que defendamos(...) sou pelos fracos contra os fortes, pelos oprimidos contra os opressores. A causa dos infelizes a minha causa. (...) Onde esto a soberba e superioridade dos Brancos?

Guilherme da Silveira.
O marinheiro (pai do narrador). Ele era portugus e juiz de Paz em bidos e Santarm onde desenvolvera grande atividade contra os movimentos populares, (...) homem de rija tmpera, severo executor da lei, e tendo muito em conta o princpio de autoridade. Era objeto de rancor de um tal Matias Paxiba, tapuio que lhe no perdoava alguns meses de cadeia.

A Desgraa Porta de Casa


Aps reunir-se com o tenente coronel, o presidente da Cmara Municipal e o Padre, Guilherme da Silveira seguiu para casa... meu pai e eu, vimos Paulo da Rocha sentado nossa porta (...) se ergueu nossa chegada, saudou-nos e retirou-se a passos curtos. Meu pai entrou com o corao apertado. Para ele a saudao do velho era um pressgio funesto. Dizia a minha me: - Mariquinhas, mande acender as velas do oratrio. Achei a desgraa minha porta.

O Ataque

dos Cabanos

J me achava imerso nesse feliz sonho de meninice (...) quando me despertou um grande barulho de vozes, passos, portas abertas e fechadas com violncia (...) porta do meu quarto ouvi um brado de desespero, reconheci a voz de minha me(...): - Os cabanos! (...) E logo da rua, a voz de Guilherme da Silveira cheio de pavor... Aqui del-rei! Os Cabanos! Depois um silncio, interrompido por longnquos gritos de morte.

A Conscincia da Desgraa
(...) Que pranto amargo! O primeiro pranto que uma dor sincera e a conscincia da desgraa me fizeram verter! Via-me s, abandonado, esquecido por meus pais fugidos provavelmente sanha dos rebeldes. Tirou-me da prostrao a rude voz do sineiro da matriz. Paulo da Rocha acendeu um fsforo, e aproximando-se de mim perguntou: - voc Lus? Ento, tem medo de mim?

A Injria do Narrador
- Sim, voc matou meu pai. Paulo nada contestou, mas ps-se afagarme docemente com a mo grande e calosa e a murmurar umas vozes pesadas de ternura. (...) luz do morro vimos o rosto horrvel, plido de meu pai. Ao reconhecer o pernambucano, recuou espavorido e alou um terado. (...) Sr, Silveira, disse P. da Rocha, tempo de fugir. D. Mariquinhas est em segurana; eu me encarrego do pequeno. No ouve os cabanos?

O Ataque dos Cabanos


Redobravam as pancadas na porta. Ouvimos distintamente o grito de guerra da Cabanagem: - Mata marinheiro, mata, mata! Sr. Silveira, Venha comigo, eu o salvarei. As feies de meu pai, contradas por um furor indescritvel, tomaram a ferocidade da ona que defende a cria. (...) Armado de terado, meu pai encaminhou-se para a porta, disposto a vender caro a vida...

Perdo Para Quem Vai Morrer...


Meu pai abaixou a cabea e duas lgrimas brilharam-lhe nos olhos apagados. Dirigiuse a Paulo da Rocha em voz sumida. - Mestre Paulo, fui injusto, perdoe-me, perdoe a um homem que vai morrer. Depois com um esforo: - Salve-me o Lus, salve-o, pelos mrtires de Pernambuco. -A vida de seu filho est segura, juro-o pela vida de minha filha!

O Reencontro de Me e Filho...
Carregando-me ao ombro com vigor incrvel, ps-se a correr para o quintal, donde em breve samos pelo porto(..). Compreendia que era a ltima vez que via meu pai e doa-me abandonlo naquele supremo momento. Na extremidade da vila estava uma canoa e nessa Pe.Joo, minha me e Jlia. Ca nos braos de minha me, que me recebeu soluando. - E teu pai? Lgrimas foram a nica resposta que dei.

O Incndio da Vila
Matias Paxiba, o brasileiro, cumpria parte de sua promessa, incendiando a casa do Juiz de Paz, e queimando-lhe o corpo, crivado de facadas. Restava a exterminao da famlia do seu velho inimigo, e ia ser eu, de ora avante o objeto principal de seu dio e de sua perseguiao incansvel.

No Stio de Andresa...
No dia seguinte tardinha chegamos a um pequeno cacaual, num stio num dos iagapes do Andir. Pertencia Velha Adresa, pobre mulher, comadre do vigrio, que viuvara dum negociante de Vila Bela e fora vtima dos credores do Par.

A Visita dos Cabanos


Uma centena de pessoas, homens, mulheres e crianas, caboclos na maior parte, negros e mulatos muito poucos desembarcavam. Os homens Traziam cintura um horroroso trofu de orelhas humanas, enfiadas em uma embirra, em ostentao de perversidade e valentia. Tinham fisionomia bestial e feroz, vinham armados de espingardas e terados, chuos e espadas.

- Ento, canalha! assim que se invade a casa do cidado brasileiro? Se vindes como patrcios e amigos terei muito gosto em vos receber. Entrai e recebei a hospitalidade do pobre(...) vontade; mas ningum estragues o que lhe no pertence. (...) Eu vi aquela multido de bandidos humilhar-se ante um homem desarmado. (...) O sineiro possua algum condo maravilhoso. Era extraordinrio o que se passava. Mestre Paulo, disse um dos cabanos, Matias Paxiba lhe quer falar.

P. da Rocha x MatiasPaxiba
M. Paxiba: - o filho de Guilherme da Silveira no pode viver. Tens que entreglo vingana dos teus patrcios. P. Da Rocha: - um pernambucano pe acima de tudo as leis da honra. Eu jurei pela minha filha salvar o filho do juiz de Paz. M. Paxiba: Tu s um traidor.vais buscar o menino, a me e o padre. Tua filha daqui no sai (...). Cada dia que perderes na viagem, ser um dia de tormento para ela.

O Cumprimento da Promessa Feita...


Da Serpa (local onde P. da Rocha os escondeu quando foi falar com M.Paxiba), o rebelde os levou para a barra do rio Negro, onde vivia meu tio Loureno. De Paulo da Rocha e`Jlia no tivemos mais notcias. (...) Quanto ao Padre Joo, uma febre palustre (malria) apoderara-se do corpo, matando-o por fim.

O Reencontro Com o Heri


Um dia, eu era Juiz de Paz e delegado de polcia de bidos e visitava a fortaleza (cadeia de Justia), o tenenete-coronel reformado, velho e muito contador de histrias, exibia uma fita na lapela da farda por seu feito. Destruiu o bando de Matias Paxiba. Ento, contou que descobriu o acampamento da quadrilha que era no lago da francesa, houve tiroteio vivo e pela madrugada os caboclos comearam a abandonar o chefe.

Restou um mulato, pernambucano, perigoso, um dos subchefes do bando carregando aos ombros uma rapariga que disse ser sua filha. E a filha? Perguntei. O tenentecoronel fez um gesto de desdenhosa indiferena. (...). Encaminhou-se para o lado em que ficavam as prises. Segui-o vacilante. Um vulto assomou para ao limiar... O homem ergueu a cabea, fitou em ns um olhar sereno e claro... Era Paulo da Rocha, parecia ter mais de cem anos, era de uma magreza extrema de vida que se esvai. S lhe ficara o olhar, o olhar sereno e claro, e um sorriso de resignao e bondade,...

o sorriso que teve Jesus de Nazar no alto da cruz. Paulo da Rocha? Um lgubre som de ferros acompanhou-lhe o andar. Mandei que lhe tirassem os ferros. Dei-lhe alimentos. Depois dei-me a conhecer. Ele chorou silenciosamente abraado ao meu pescoo. Aps um ano, consegui o perdo para o Velho do outro mundo. Pude tir-lo da priso, levei-o para minha casa, onde dois dias depois expirou em meus braos. Voou aquela sublime alma para o cu sem murmurar contra os seus algozes. A sua memria, porm, vive no meu corao!

You might also like