You are on page 1of 66

TICA PROFISSIONAL

MDULO II

Prof. Ednete Morais Costa Elias (Org.) Especialista em Docncia Superior Bacharel em Direito Graduada em Estudos Sociais

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

TICA PROFISSIONAL

MDULO II

Prof. Ednete Morais Costa Elias (Org.) Especialista em Docncia Superior Bacharel em Direito Graduada em Estudos Sociais

ATENO! Este mdulo est disponvel apenas como base para estudos deste curso. No permitida qualquer forma de comercializao do mesmo. Os crditos de autoria dos contedos deste material so dados aos seus respectivos autores citados nas Referncias Consultadas.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

Caro(a) aluno(a),

O Instituto Pr Saber tem o interesse contnuo em proporcionar um ensino de qualidade, com estratgias de acesso aos saberes que conduzem ao conhecimento. Todos os projetos so fortemente comprometidos com o progresso educacional para o desempenho do aluno-profissional permissivo busca do crescimento intelectual. Atravs do conhecimento, homens e mulheres se comunicam, tm acesso informao, expressam opinies, constroem viso de mundo, produzem cultura, desejo desta Instituio, garantir a todos os alunos, o direito s informaes necessrias para o exerccio de suas variadas funes. Expressamos nossa satisfao em apresentar o seu novo material de estudo, totalmente reformulado e empenhado na facilitao de um construto melhor para os respaldos tericos e prticos exigidos ao longo do curso. Dispensem tempo especfico para a leitura deste material, produzido com muita dedicao pelos Doutores, Mestres e Especialistas que compem a equipe docente do Instituto Pr Saber. Leia com ateno os contedos aqui abordados, pois eles nortearo o princpio de suas ideias, que se iniciam com um intenso processo de reflexo, anlise e sntese dos saberes. Desejamos sucesso nesta caminhada e esperamos, mais uma vez, alcanar o equilbrio e contribuio profcua no processo de conhecimento de todos! Atenciosamente, Setor Pedaggico

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

Julgamentos no so precipitados, quando existe tica. Eles so automticos no inconsciente humano. Precipitado o veredito que atropela o julgamento e se manifesta precocemente, absolvendo ou condenando segundo preconceitos e simpatias pessoais mal administrados.
Demtrio Sena

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

SUMRIO
INTRODUO ........................................................................................................................ 5 UNIDADE I - A TICA E AS QUESTES FILOSFICAS ................................................. 9 LEITURA COMPLEMENTAR TEXTO N 01 A TICA UMA CINCIA? .................................................................................................. 13 UNIDADE II - A TICA E A CIDADANIA ......................................................................... 19 LEITURA COMPLEMENTAR TEXTO N 02 TICA E DIREITOS HUMANOS ........................................................................................... 22 UNIDADE III - A TICA E A EDUCAO ........................................................................ 31 LEITURA COMPLEMENTAR TEXTO N. 03 TICA NA ESCOLA: FAA O QUE EU DIGO, MAS NO FAA O QUE EU FAO ......... 36 UNIDADE IV - TICA PROFISSIONAL, O GRANDE DESAFIO NO MERCADO DE TRABALHO ........................................................................................................................... 40 LEITURA COMPLEMENTAR TEXTO N. 04 TICA PROFISSIONAL COMPROMISSO SOCIAL .......................................................... 47 ESTUDO DE CASOS: TICA PROFISSIONAL ................................................................. 52 CASO 1 - UM GESTOR TEMPERAMENTAL........................................................................ 52 CASO 2 - TICA E CHOQUE CULTURAL NA EMPRESA .................................................. 54 CASO 3 - RESPEITO PELAS PESSOAS ................................................................................ 56 CASO 4 - CONSIDERAES PROVENIENTES DO COMIT DE TICA .......................... 57 A URGNCIA DE ATITUDES TICAS EM SALA DE AULA.............................................. 59 CONSIDERAES FINAIS ................................................................................................. 62 REFERNCIAS ..................................................................................................................... 64

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

INTRODUO
A tica se impor naturalmente, quando compreendermos que ela indispensvel sobrevivncia da sociedade.
Valter da Rosa Borges

O homem, ao viver em sociedade e ao conviver com outros seres de sua espcie, dito, outros homens, deve ter a ideia de como agir socialmente e como se comportar de acordo as regras de conduta moral. De que maneira o ser humano deve pautar sua convivncia? Na tica e na moral, sem, no entanto confundi-las, porque so empregadas como sinnimas, ou seja, padres de conduta do ser humano em sociedade. O presente mdulo traz a baila o que tica profissional. Como so as condutas de quem trabalha e o respeito que deve plasmar as relaes das pessoas que se inserem no mundo do trabalho; como deve ser o profissionalismo de cada um em relao ao outro; e, por que as boas regras de convivncia so basilares para que haja bom desempenho e prosperidade num meio to concorrido. Porm, antes de ser traado um pensamento acerca da tica profissional, relevante se fazem entender o que tica e o que moral, palavras com teores diferenciados, segundo a Wikipdia.
Etimologicamente o que significa a palavra tica? "tica" (do grego ethos, que significa modo de ser, carter, comportamento) o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obedincia a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierrquicos ou religiosos recebidos, a tica, ao contrrio, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Tem como princpio bsico o direito universal. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica>.

Estas palavras, tica e Moral, embora estejam atreladas e por isso fazem parte do mesmo contexto, suas inseres so diferenciadas e os seus significados so distintos. O que se compreende por tica e o que se compreende por moral? A princpio os conceitos paream subjetivos e anlogos, tm crater diferenciados e consistem numa reminiscncia do valor que cada um ser atribui. Segundo a cartilha do Ministrio da Educao (2007, p. 13):
Na filosofia, o campo que se ocupa da reflexo sobre a moralidade humana recebe a denominao de tica. Esses dois termos, tica e moral, tm significados prximos e, em geral, referem-se ao conjunto de princpios ou padres de conduta que regulam as relaes dos seres humanos com o mundo em que vivem.
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

Outro sentido pertinente da conduta humana so os valores, que vm capitaneados pelos costumes. Os costumes de cada povo o ponto de toque entre os valores e o sentido tico. na construo dos valores que se v o que est inserto na tica. As sociedades e grupos so responsveis pela criao dos seus cdigos de tica. Estes, importantes em demasia, trilham o bem viver de povos e raas iguais e diferentes. no respeito que a tica tem a sua evoluo. Na esteira da convivncia humana est a cadeia de valores que permeiam os atores envolvidos numa mesma sociedade. Destarte, a vida em sociedade propugna por regras, para que os direitos de cada um no sejam violados pelo outro. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), (1998, p. 49):
Nos costumes manifesta-se um aspecto fundamental da existncia humana: a criao de valores. Os diversos grupos e sociedades criam formas peculiares de viver e elaboram princpios e regras que regulam seu comportamento. Esses princpios e regras especficos, em seu conjunto, indicam direitos, obrigaes e deveres. No h valores em si, mas sim propriedades atribudas realidade pelos seres humanos, a partir das relaes que estabelecem entre si e com a realidade, transformando-a e se transformando continuamente.

A tica est atrelada ao bom convvio do homem na sociedade, na sua comunidade e no seio da sua famlia porque ele precisa construir o bem maior que a felicidade. Segundo Chalita (2009, p.27):
O ser humano busca a felicidade, desde que surgiu no mundo e se reconheceu capaz de produzir cultura e transformar o ambiente em que vive. Essa busca faz parte das energias fundamentais que movem o esprito humano. Aristteles j sabia disso, h mais de dois milnios. Mesmo na obscuridade das antigas cavernas, subjugados aos penososos afazeres de caar seu alimento e coletar frutas e folhas da natureza, nossos ancestrais marcavam a sua diferena atvica dos outros animais por um atributo muito simples, muito singelo, mas fundamental: a habilidade de sorrir.

A tica genuinamente a condio das respostas para as questes de convivncia entre os seres humanos. O homem e a mulher em sociedade carecem de se revestir com o manto da lisura e da magnanimidade para a construo de valores saudveis respaldados pela igualdade, fraternidade e liberdade dos tempos revolucionais. De acordo com o magistrio de Freire (1996, p. 33), que diz o seguinte:
[...]. Mulheres e homens, seres histrico- sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres ticos. S somos porque estamos sendo. Estar sendo a condio, entre ns, para ser. No possvel pensar os seres humanos longe, sequer da tica, quanto mais fora dela. Estar longe ou pior, fora da tica, entre ns, mulheres e homens, uma transgresso.

A tica, porm, no engloba somente atitudes de ser humano para ser humano. Perpassa tambm pelas prticas em relao ao meio ambiente, sua conservao e cuidados. Ampara a
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

cidadania nos seus valores mais intrnsecos: promover a incluso social; respeitar os direitos e garantias fundamentais; cuidar do Errio Pblico1 para o bem coletivo; propugnar a transparncia na prtica poltico- partidria. Tudo isso faz com que a sociedade sofra menos das mazelas insertas pelo capitalismo selvagem e pela ganncia de muita gente que desconhece esse esprito tico que deve plasmar a conduta de vida de todos os seres humanos. Nas aes diretivas da vida humana deve haver um sentido voltado para os questionamentos incisivos que refletem a verve dos poderes de associar os valores que perpassam pela tica e pela moral, calcando os seres humanos de vontades que revelam o sentido interativo com as construes de padres que respaldam as normas de vida de um povo. Qualquer setor da vida humana seja ele profissional, familiar, educacional, etc. a tica um princpio infindvel, remanescente dos gregos e que deve ser o cerne das diretrizes e das condutas de cada um. A tica por si s j se configura um comeo que no pode acabar. Ela deve ser pautada por princpios basilares para a boa conduta de cada pessoa na convivncia com o coletivo. As sociedades, das mais desenvolvidas, s mais tradicionais, das mais modernas s mais rudes, tm seus cdigos de tica e de conduta. Necessrio se faz ter essa referncia, para o bem comum. Pois, diante disso, a sobrevivncia capitaneada pelos preceitos ticos que qualquer sociedade traz no seu bojo. Imprescindvel se faz a postura e cumprimento desses cdigos ticos. Ibid (1998, p. 53).
Os valores diferem de sociedade para sociedade. Numa mesma sociedade, valores diferentes fundamentam interesses diversos. No cotidiano esto sempre presentes valores diferenciados, e a diversidade pode levar, sem dvida, a situaes de conflito. Longe de querer dissolver esses conflitos, impondo uma harmonia postia, importante que se instale a atitude problematizadora. O que preciso considerar, sempre, que no existem normas acabadas, regras definitivamente consagradas. A moral sofre transformaes, principalmente quando submetida reflexo realizada pela tica.

A tica corrobora com os valores de cada sociedade e as mantm estimuladas a professar ensinamentos para seu povo, numa conjuntura de crescimento e com papis bem definidos com conceitos bem estruturados, na harmonizao do bem comum. Este bem comum, muitas vezes renegados a uma grande maioria, colocando em xeque a verossimilhana da tica e dos atributos que a compe.

s.m. Tesouro pblico; dinheiro pblico; os bens oficiais. Na Antiguidade, edifcio onde se guardava o tesouro pblico. 7

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

Ser tico no prmio queles que se comportam de forma certa, mas um direcionamento efetivo da vida de todos os seres humanos, estes, vivendo em sociedade, inseridos no contexto do controle social que plasma as regras de boa convivncia. Diante desse breve prembulo o presente mdulo ser dividido em quatro captulos, sendo que, o primeiro discorrer sobre suas questes filosficas; o segundo ser sobre a tica e cidadania; o terceiro sobre tica e educao; e o ltimo captulo ser sobre o tema deste mdulo que a tica profissional.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

UNIDADE I - A TICA E AS QUESTES FILOSFICAS


Scrates foi o primeiro a evocar a filosofia do cu terra, deu-lhe a cidadania nas cidades, introduziu-a tambm nas casas e obrigou-a a ocupar-se da vida e dos costumes, das coisas boas e das ms.
Marcus Ccero

Falar de filosofia para muitos algo meio extravagante, incoerente e fora da realidade. Pessoas questionam o tempo todo sobre as questes filosficas da vida. E perguntam sempre em que contexto da vida vai caber algo filosfico. Nesse intercmbio de vises, a filosofia serve para dar um significado quilo que no entendido pela cincia, ou o que no pode ser chamado de cincia. Chau (1997, p. 13) preleciona que:
Ora, todas essas pretenses das cincias pressupem que elas acreditam na existncia da verdade, de procedimentos corretos para bem usar o pensamento, na tecnologia como aplicao prtica de teorias, na racionalidade dos conhecimentos, porque podem ser corrigidos e aperfeioados.

Nesse diapaso, incluem-se as questes de verdades na vida de cada pessoa, seus pensamentos, suas crenas, seus hbitos e costumes. Quais so as contribuies da filosofia e o seu contraponto com a cincia. Como cada uma se comporta. Esses contrapontos so suficientes para estabelecer as regras que devem ser padronizadas pela razo do conhecimento emprico? Mas afinal o que a filosofia? Qual o seu carter? Como ela se emoldura? Muitas so as perguntas e questionamentos. Para que serve a filosofia? Em que a mesma se baseia? Ibid (1997, p. 13):
Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relao entre teoria e prtica, correo e acmulo de saberes: tudo isso no cincia, so questes filosficas. O cientista parte delas como questes j respondidas, mas a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas. Assim, o trabalho das cincias pressupe como condio, o trabalho da Filosofia, mesmo que o cientista no seja filsofo. No entanto, como apenas os cientistas e filsofos sabem disso, o senso comum continua afirmando que a Filosofia no serve para nada. Para dar alguma utilidade Filosofia, muitos consideram que, de fato, a Filosofia no serviria para nada, se servir fosse entendido como a possibilidade de fazer usos tcnicos dos produtos filosficos ou dar-lhes utilidade econmica, obtendo lucros com eles; consideram tambm que a Filosofia nada teria a ver com a cincia e a tcnica.

Como a Filosofia se atrela conjuntura da tica? Quais so os pressupostos que as fazem se envolver numa mesma relao? So vrios os acompanhamentos, mas necessrio entender a

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

real vicissitude dessa analogia. Quais so as reais condies das equiparaes? A tica necessita ser universal, pois, segundo Kant2, para ser dessa forma precisa de igualdade entre os homens. Enquanto a filosofia tem outros parmetros, que de acordo com Ibid (1997, p. 15):
Essas indagaes fundamentais no se realizam ao acaso, segundo preferncias e opinies de cada um de ns. A Filosofia no um eu acho que ou um eu gosto de. No pesquisa de opinio maneira dos meios de comunicao de massa. No pesquisa de mercado para conhecer preferncias dos consumidores e montar uma propaganda. As indagaes filosficas se realizam de modo sistemtico. Que significa isso? Significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lgicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstrao e prova, exige a fundamentao racional do que enunciado e pensado. Somente assim a reflexo filosfica pode fazer com que nossa experincia cotidiana, nossas crenas e opinies alcancem uma viso crtica de si mesmas. No se trata de afirmar eu acho que, mas de poder afirmar eu penso que.

O campo filosfico requer uma caracterizao de poderes de reflexo voltados para as questes fundamentais das crenas pautadas no sentido crtico, lgico e sistmico. As conjunturas filosficas perpassam pelos rigores do pensamento lgico, resultado de ideias invocadas pela insigne relao da mente com os sentimentos alcanados pela razo. Necessrio se faz entender essa lgica de maneira incongruente, para que se refaam os sentidos pertinentes ao campo filosfico. A natureza humana sai do abstrato para o concreto com uma magnitude perfeita, induzida pela racionalidade que se impe mente de maneira reacionria e redundante. Hume (2006, p. 17):
Que importncia h se estes raciocnios sobre a natureza humana paream abstratos e de difcil entendimento? Isto no nos induz a nenhuma pressuposio sobre sua falsidade. Pelo contrrio, improvvel que o que tem fugido at agora a tantos filsofos sbios e profundos seja muito fcil e evidente. Sejam quais forem os sofrimentos que estas pesquisas possam nos custar, podemos nos considerar suficientemente recompensados, no apenas em matria de utilidade, mas por puro prazer, se pudermos dessa maneira aumentar nosso acervo de conhecimento acerca de assuntos de indiscutvel importncia.

Assim posto, a tica uma dessas coisas que vem explicada pela filosofia de forma inclume e abstratamente compreensvel. Deduz inseres voltadas para o bom entendimento que propugna criticidade e valores remissveis da natureza humana. No nascedouro da filosofia, a tica se sobressai como uma forma de entendimento do mundo e das aes que permeiam a humanidade, numa comunho de valores, hbitos e atitudes
2

Immanuel Kant (Knigsberg, 22 de abril de 1724 Knigsberg, 12 de fevereiro de 1804) foi um filsofo prussiano, geralmente considerado como o ltimo grande filsofo dos princpios da era moderna, indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes.
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

10

prementes ao conceito e magnitude do ser tico. Este envolvido nas causas e efeitos luz de todos os preceitos do bom senso e do consenso. Os grandes filsofos que suscitaram o pensamento tico foram de vanguarda nesse entendimento, de uma solidez magnnima e irreverente. A tica tem suas particularidades. Est envolvida com o manto da ao, da dinmica que rege a vida e os seres que nela orbitam. Ela regada de sentimentos e atitudes, ambos veiculados pela mente humana como regradores das vivncias cabveis de medos, acertos, intelectualidades, de usos e abusos contemporizados pelas relaes de seres com outros seres. Fala-se de uma autonomia da tica que segundo Nalini (2009, p. 108):
Contra a autonomia cientfica da tica argumenta-se que ela to-s elabora juzos de valor, nas proposies objetivamente vlidas. Essa objeo valeria apenas para uma parte da tica: a tica normativa. Mas a tica muito mais abrangente, no se resumindo a editar recomendaes e formular prescries morais. Tambm no verdade que a tica seja parcela da Filosofia especulativa, elaborada cientificamente sem preocupao com a realidade moral humana. E, ainda que as questes ticas tenham sido sempre estudadas pelos filsofos, hoje elas adquiriram autonomia cientfica.

Dentro do contexto filosfico, a tica busca respostas valorosas para suas mais nfimas indagaes. O arcabouo de suscitaes vem delineado por uma avalanche de respostas um tanto incabveis e inacabadas. Resta cada um procurar sua prpria forma e se atentar para os arremessos que se tem do entender tico. Id. (2006, p. 9) enfatiza algumas conjecturas acerca de tica no campo filosfico:
A tica, ou a cincia da natureza humana, pode ser tratada de dois modos diferentes; cada um dos quais tem seu mrito particular, e pode contribuir para o entretenimento, instruo, e reforma da humanidade. A primeira trata o homem como nascido principalmente para a ao, e influenciado em suas medidas por gosto e sentimentos, procurando um objeto e evitando outro, de acordo com o valor que esses objetos parecem possuir, e de acordo com a luz na qual eles se apresentam. Como a virtude, dentre todos os objetos, considerada o mais valioso, filsofos dessa espcie pintam com cores amveis, pedindo emprestada toda a ajuda da poesia e da eloquncia, e tratando o assunto de uma maneira fcil e bvia, sendo mais fcil agradar a imaginao, e cativar os afetos.

Porm, nessa esteira de entendimento do campo filosfico, necessrio se faz ressaltar alguns caracteres relativos s formas de concepo da tica que no se reduz s questes filosficas, mas se aparelha mesma, para imprimir ao comportamento humano suas nuances, seus argumentos e objetivar suas respostas. O cientificismo resguarda a natureza normativa da tica, que imbrica valores morais e ticos numa s concepo. V-se uma tica se construindo a
11

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

partir da filosofia e a filosofia se construindo a partir do comportamento tico. Vsquez (2005, p. 26), preleciona que:
Em favor do carter puramente filosfico da tica, argumentam-se tambm as questes ticas constituram sempre uma parte do pensamento filosfico, E assim foi na realidade. Quase desde as origens da filosofia, e particularmente desde Scrates3 na Antiguidade grega, os filsofos no deixaram de tratar em grau maior ou menor destas questes. E isto vale, especialmente, para o vasto perodo da histria da filosofia durante o qual, por no ter ainda elaborado um saber cientfico sobre diversos setores da realidade natural ou humana, a filosofia se apresentava como um saber total que se ocupava praticamente de tudo.

Explicar a conjuntura filosfica e tica pode se tornar algo comprometedor, complexo, diverso daquilo que se propugna num avatar de concluses no conclusivas. na irreverncia que a tica e a filosofia se enquadram para delinear um pensamento cabvel a todos. Indubitavelmente as configuraes dos pensamentos ticos e filosficos se encadeiam e se reforam para atender as indagaes a servio da existncia humana e da moral que permeia os comportamentos. No se dissocia a moral desse entendimento tico-filosfico. Busca-se enquadr-los numa coeso profcua que resguarda o vnculo e explica as razes dos valores que se elevam, mas h uma ruptura nesse caminho entre tica e filosofia explicado por Vsquez (2005p. 26-27) quando afirma que vrios ramos do saber se desprendem do tronco comum da filosofia para constituir cincias especiais com um objeto especfico de investigao e com uma abordagem sistemtica, metdica, objetiva e racional comum s diversas cincias. E nessa ruptura com maestria est a tica, quando Vsquez (2005, p. 27) afirma que:
[...] Hoje trilham este caminho cientfico vrias disciplinas entre elas a tica que eram tradicionalmente consideradas como tarefa exclusivas dos filsofos. Mas, atualmente, este processo de conquista de uma verdadeira natureza cientfica assume antes a caracterstica de uma ruptura com as filosofias especulativas que pretendem sujeit-las e de uma aproximao com as cincias que lhes pem em mos proveitosas concluses. Desta maneira a tica tende a estudar um tipo de fenmeno que se verifica realmente na vida do homem como ser social e constituem o que chamamos de mundo moral; ao mesmo tempo, procura estud-los no deduzindo-os de princpios absolutos ou apriorsticos, mas afundando as suas razes na prpria existncia histrica e social do homem.

Scrates - (em grego antigo: , transl. Skrts; 469399 a.C.), foi um filsofo ateniense, um dos mais importantes cones da tradio filosfica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. As fontes mais importantes de informaes sobre Scrates so Plato, Xenofonte e Aristteles (Alguns historiadores afirmam s se poder falar de Scrates como um personagem de Plato, por ele nunca ter deixado nada escrito de sua prpria autoria.). Os dilogos de Plato retratam Scrates como mestre que se recusa a ter discpulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade. Scrates no valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se ao parto das idias (Maiutica) dos cidados de Atenas, mas era indiferente em relao a seus prprios filhos.
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

12

A tica hodiernamente propugna por uma autonomia e autenticidade, se construindo sozinha, porm no abrindo mo da relatividade de estar com outras cincias, pois cientificismo se faz agregando valores do conhecimento, e no, trilhando caminhos incertos e solitrios. Precisa-se do respaldo de outras cincias num caminhar reverente para se construir os parmetros vitais que organizam as incongruncias do fazer e pensar humano. A priori os pressupostos da tica se constroem de forma sucessiva e passveis de mudanas de estado do mundo real do qual esto todos inseridos e revelando-se como pontos cruciais do entendimento lgico. Ao mesmo tempo a tica se v separada da filosofia, sua revelia, no pode ser alijada do processo. De acordo com Vsquez, 2005, a tica se revela na sua concepo filosfica imanentista e racionalista, portanto, voltada para uma cosmoviso, colocando-se acima das cincias positivas ou se contradizem a elas.

LEITURA COMPLEMENTAR TEXTO N 01

A TICA UMA CINCIA?

Por: Luciano Zajdsznajer

Constitui, contemporaneamente, uma fortssima preocupao prtica com as questes ticas e um amplo debate sobre o tema. Em termos nacionais, impe-se uma mudana de padres em todas as esferas da vida, tanto pblica quanto privada. Mas isto exige tambm que avancemos em termos de conhecimento das questes ticas, isto , como formul-las, como fundament-las, como justific-las. Da a pergunta: Que tipo de saber a tica? Para lidar com esta pergunta, temos de realizar uma anlise mais ou menos ampla, porque o que se entende por questo tica tambm amplo e variado. Pretendemos, assim, contribuir para uma instrumentao dos debates e, tambm, para uma prtica mais esclarecida. Em primeiro lugar, no distinguimos semanticamente entre tica e moral, pois, embora o primeiro termo tenha origem etimolgica grega e o segundo latina, ambos dizem respeito duplamente a questes de carter e de conduta. Dizemos, portanto, que uma questo tica quando se refere a aes humanas julgadas segundo a perspectiva de serem boas, corretas,
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

13

acertadas. Mas como os meios tecnolgicos tambm podem ser assim julgados e as aes de natureza estratgica tambm podem ser corretas ou acertadas, podemos afirmar, para distinguir mais precisamente o territrio da tica, que ela diz respeito a aes corretas ou acertadas luz de uma vida humana boa e digna. Desta forma, a questo tica encontra-se indissoluvelmente ligada s idias sobre a vida humana como um todo. A vida humana tomada como um todo um assunto que envolve uma discusso obrigatoriamente interminvel, se ela se baseia exclusivamente na razo e no lana mo das revelaes religiosas, que nos dizem o que estamos fazendo "aqui", o que podemos esperar e o que devemos fazer. Entretanto, mesmo a partir destas premissas, as divergncias se estabelecem, como indica a histria dos debates teolgicos, no interior de cada uma das grandes religies tradicionais. Se nos restringimos, porm, a uma discusso regulada pela razo, podemos distinguir trs nveis de questes: - O que uma vida humana boa e digna tomada em termos individuais? - O que uma vida humana boa e digna tomada em termos grupais entre casais e amigos, nos grupos e nas organizaes? - O que e uma vida humana boa e digna em termos sociais, ou ainda, o que uma sociedade que propicie tal vida? Os aspectos e facetas presentes nestas questes so to variados, que permitido dizer que contm tudo: do sexo comida, da distribuio de renda ao direito do voto, das questes mdicas s questes educacionais. Tudo pode, e melhor dizendo, deve ser avaliado segundo uma perspectiva tica, isto , luz da idia de uma vida humana boa e digna. H porm, que indicar, no caminho, certas questes paradoxais. No se pode definir completamente o que uma boa vida, sem se deparar e enfrentar os detalhes, as particularidades. O que ocorre que o todo - a vida boa - define-se pela parte, e esta tem como referncia aquela. Como exemplo: um trabalho que serve ao crescimento individual e contribui para o bem geral pode ser classificado como um trabalho tico. Veja-se que leva em conta tanto a parte - o indivduo - quanto o todo - o bem da sociedade. Quanto mais nos adentramos no territrio da tica percebemos a presena de interrelaes e a pouca valia de um pensamento linear, que partisse de determinados axiomas e fosse deduzindo rigorosamente o que deve ser feito em situaes particulares. Isto no quer dizer que o

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

14

pensamento dedutivo no tenha lugar na tica, mas o seu lugar como parte, no detendo uma posio exclusiva. Retornemos, agora, nossa questo central: que tipo de saber est envolvido com a questo tica? A pergunta foi colocada na forma: ser a tica uma cincia? Vamos enfrentar o desafio desta questo em trs direes. Na primeira, vamos analisar os diversos espaos em que se coloca a questo tica. Na segunda, vamos indagar sobre a natureza do empreendimento cientfico. Na terceira, vamos buscar concluir sobre a natureza da indagao tica. A tica realiza-se nos seguintes espaos: 1 - Da atividade humana propriamente dita. Trata-se do ato especfico: quando decidimos se contamos ou no a verdade, se aceitamos ou no um suborno, se realizamos um trabalho ao qual faltam algumas caractersticas essenciais, o que viria se constituir provavelmente num logro. Este o espao de base: este nvel e esta ao que a considerao tica tem em vista. algo que pode ser objeto de uma descrio fenomenolgica. E tambm neste plano que se colocam as divises interiores - entre o que tenho a fazer e o que devo fazer e tambm os sentimentos de angstia, culpa ou mesmo de superioridade moral. 2 - Da reflexo tica. Em parte, este espao algo como um subconjunto do anterior: aquele em que examinamos as questes que se encontram em jogo e tendemos a apresentar razes ou justificativas para os nossos atos. verdade que, em certos casos, este espao pode ser muito amplo e em outros quase se apagar diante do impulso de agir. No quer dizer que o impulso seja unicamente no sentido de um agir imediatista. Pode-se manifestar tambm em termos de seguir uma norma tica, reflexo de um habito fortalecido e repetido de agir eticamente. 3 - Das normas ou dos cdigos. Este o espao do discurso e das instituies sociais em que se afirmam os deveres e expectativas. E um campo eminentemente complexo e difcil de ser separado dos grandes conjuntos ideolgicos de natureza filosfica ou religiosa, de um lado, e, de outro, daquele que dito e aceito nas prticas cotidianas da sociedade. Envolve, de uma parte, enunciados universais do tipo: "no fazer aos outros o que no queres que te faam" e tambm um conjunto de permisses que se distribuem entre os diversos grupos sociais, alguns mais rigorosos do que outros. So normas que permitem que se abandone aquelas de natureza mais universal - que podem ser resumidas na proibio de mentir, roubar e matar.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

15

4 - Dos conceitos ticos. Trata-se, por assim dizer, dos termos que constituem o universo do discurso dos trs espaos anteriormente assinalados. So por assim dizer os ns conceituais dos discursos ticos, dos juzes e das reflexes. Listemos alguns deles: liberdade, responsabilidade, culpa, dever, inclinao, virtudes e vcios, justia e eqidade, felicidade. De fato, trata-se de conceitos de natureza a um s tempo terica e prtica. So levados em considerao tanto nos atos de deciso quanto na sua anlise e, especialmente, nas questes do prximo espao a ser considerado. 5 - Das teorias ticas. Enquanto os cdigos ticos afirmam que temos de atuar de determinado modo, seja por revelao divina, seja porque costumeiro, as teorias ticas so elaboraes filosficas que se encaminham em trs direes. A primeira uma elucidao da natureza da situao tica, exatamente uma descrio e um esclarecimento do que consideramos como sendo o primeiro espao anteriormente descrito. Ou, dito de outro modo: tem-se como objetivo distinguir uma situao ou um caso tico em relao a outros, como os casos estticos, tcnicos ou polticos. A segunda direo uma elucidao conceitual: a teoria filosfica pergunta pelo que a liberdade, o dever, a responsabilidade, a felicidade. Entretanto, esta elucidao conceitual encontra-se integrada com o objetivo primrio das teorias ticas, qual seja: o de apresentar as razes para que obedeamos s normas ticas. Em ltima anlise, constituem exames e respostas as questes: O que a vida humana? O que nos cumpre fazer? Dirigindo-se agora questo das cincias, importa elucidar que elas possuem duas orientaes. De uma parte, as cincias da natureza esto voltadas para fornecer explicaes dos fatos naturais do tipo fsico, qumico e biolgico, atravs da elaborao terica e do seu teste experimental. De outra parte, as cincias sociais e humanas ou como s vezes costumam ser chamadas: as cincias do esprito - esto menos voltadas para a explicao causal do que para a compreenso, atravs da interpretao de condutas e da apreenso de regras que so seguidas pelos atores sociais na economia, na poltica, nas interaes em geral, na cultura etc. Parece bvio que o modelo das cincias naturais pouco ou nada tem a contribuir em relao a questes ticas. Entretanto, dada a amplitude de questes que so apresentadas s cincias e especialmente devido ao avano da pesquisa sobre o crebro, parece possvel que sejam formulados projetos de pesquisa correlacionando caractersticas biologicamente moleculares a certos padres de comportamento ou de desvios ticos. Neste particular, encontra-

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

16

se no sabemos dizer se um sonho ou uma obsesso antiga de obter da cincia os elementos de controle psicolgico, social e, por extenso, ticos. Este caminho apresenta-se, no entanto, duvidoso e mesmo questionvel. J a contribuio das cincias humanas e sociais mais evidente, sendo que j foram chamadas, no passado, de cincias morais. De fato, possvel dizer que originalmente as cincias humanas exibiram ligaes bsicas com as questes morais. As cincias sociais apresentam duas faces. Uma delas mais prxima das cincias naturais, buscando correlaes explicativas. Por exemplo, ao tentar mostrar a relao entre o crescimento dos ndices de criminalidade e alteraes negativas no funcionamento do sistema econmico. Mas na compreenso das formas de arranjo social ou humano e nas etapas das transformaes que as cincias sociais e humanas encontram o seu lugar mais preciso. Neste sentido, as cincias sociais e humanas podem contribuir e muito para entender situaes como as, por exemplo, que tm vigorado no Brasil, com o afastamento dos padres ticos. Para interpretar, de um lado, e dar conta do fato, de outro, integram dados histricos, informaes psicossociais, apreendem padres culturais e, desta forma, realizam uma sntese interpretativa. Entretanto, o trabalho destas cincias no toma a forma positivista de uma constatao ttica, pois o seu carter interpretativo envolve um engajamento que podemos dizer de natureza filosfica. Para melhor esclarecer este engajamento, devemos discorrer brevemente sobre a natureza da interpretao. O sculo XX , sem dvida, aquele em que o pensamento voltou-se para compreender a atividade de interpretao. E o sculo da psicanlise e do desenvolvimento das investigaes sobre a hermenutica, especialmente em termos das contribuies dos filsofos alemes como Heidegger e Gardner. O sentido fundamental das contribuies destes foi a concepo do chamado "crculo hermenutico", ou seja, a idia de que a interpretao precedida de algumas concepes necessrias sua realizao. Ou seja, a interpretao realiza-se a partir de pressupostos que a tornam possvel. Isto vale, certamente, para o esforo interpretativo das cincias humanas e sociais. E como estes pressupostos dizem respeito natureza das relaes humanas e sociais e possuem um fundo filosfico, parece aceitvel hoje em dia a idia de uma interpenetrao entre as cincias humanas e sociais e a filosofia.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

17

Neste sentido, a resposta questo acerca de se a tica cincia tem um sentido bastante ambivalente. Dada a amplitude das questes ticas, as operaes do saber envolvidas so bastante variadas. Examinemos os diversos casos. Relativamente reflexo tica (item 2), podemos dizer que o que se encontra em jogo uma espcie de sabedoria prtica, atravs da qual se determina o que para ser feito ou como se deve agir. Esta sabedoria prtica apropria-se da experincia anterior, interpreta a situao, valese de exemplos, leva em conta os conhecimentos acerca dos cdigos e normas em vigor - ou das criticas a eles feitas. Relativamente s teorias ticas (item 5), a operao essencialmente filosfica, desenvolvendo-se atravs de anlises conceituais, descries de base e formulaes do problema tico. muito importante destacar que a formulao do problema tico constitui a sua contribuio principal. Porque as vises filosficas distinguem-se tanto mais pela sua formulao quanto pelas respostas que fornecem. Relativamente s normas e cdigos sociais, a operao extremamente complexa, porque entram em jogo a sabedoria prtica, as contribuies das prticas sociais e da revelao religiosa e os resultados cientficos. E exatamente neste espao que a problemtica tica apresentasse mais viva em termos de suas conseqncias, isto , dos efeitos sobre a vida individual, grupal e social. Neste sentido, o enfrentamento da questo tica por uma sociedade faz-se atravs de uma arregimentao variada, com nfase e importncias diversas nas operaes filosficas, cientficas e da sabedoria prtica comum. No questionamento e no desenvolvimento da tica, todas estas formas de pensamento tm a sua contribuio a dar. Ocorre, entretanto, que em certos casos algum aspecto torna-se mais importante, ou ento, encontra-se aqum da contribuio que poderia dar. No caso brasileiro, dadas as condies especiais em que estamos vivendo, encontramo-nos carentes em todos os setores e h que realizar um desenvolvimento em vrias direes.

Disponvel em: <http://www.portalmedico.org.br/include/biblioteca_virtual/des_etic/1.htm>. Acesso em: 12 ago. 2011.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

18

UNIDADE II - A TICA E A CIDADANIA

Pode-se fazer poltica com tica e respeito ao cidado. Para tal, basta ter decncia e carter!
Joel Vieira Caldas

Segundo a Constituio Brasileira de 1988 no seu Ttulo I, Dos Princpios Fundamentais, Art. 1 , Vade Mecum (2009, p. 7), diz que:
A Repblica Federativa do Brasil, formada pela Unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I. a soberania; II. a cidadania; III. a dignidade da pessoa humana; IV. os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V. o pluralismo poltico.

Tambm os artigos 5 e 6 da mesma Lei Magna, garante aos brasileiros direitos que se respeitados pela Sociedade e pelo Estado, vai importar em um fundamento muito importante que a cidadania.
Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindose aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: [...] Art. 6 - So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio.

Mas, afinal de contas, o que Cidadania e de que forma a tica est implicada nesse contexto? A princpio ser trazido baila um conceito de cidadania, para que as questes ticas, agregadas mesma, sejam entendidas. Cidadania se configura como um estado pleno do gozo dos direitos? Mas em que se inserem esses direitos? Direito do voto; direito de ser votado; direito de ir e vir. Porm, as formas de direitos vm muito mais alm do que estes elencados. O direito de participar das benesses de uma vida digna perpassa pela questo da cidadania. importante que cada pessoa, como preleciona a Constituio de 1988, tem que ter dignidade. E dignidade deve ser casada com cidadania, pois quando se cidado, automaticamente se digno se tem todos os seus direitos respeitados. O que vige na Constituio Federal de 1988 denota as possibilidades intrnsecas que remetem cidadania e dignidade. Mesmo falando em direitos para que se configure o que se
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

19

chama de cidadania, esta, porm, vem imbuda de deveres. Pois uma cidadania completa se adquire com cumprimento de deveres. Pois existem pessoas que esto preocupadas unicamente, com os direitos, esquecendo-se de que existem deveres a serem reparados e cumpridos. Relevante se faz imprimir um conceito de cidadania para que haja melhor compreenso, que de acordo com Wikipedia (2011):
Cidadania (do latim, civitas, "cidade") o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivduo est sujeito em relao sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" noo de direitos, especialmente os direitos polticos, que permitem ao indivduo intervir na direo dos negcios pblicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formao do governo e na sua administrao, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo pblico (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a prpria definio de Direito, pressupe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivduo so garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania>. Acesso em: 7 dez. 2011.

A cidadania na verdade configura-se uma prerrogativa do ser tico. A tica e a cidadania esto atreladas, uma corroborando com a outra no sentido de aparelhar o ser humano de recursos que os coloquem em situao de bem-estar e com suas necessidades atendidas. Mas para se aprender a ser cidado, o indivduo precisa aprender, atravs da educao, primeiro em casa e depois na escola, com respeitar e ser respeitado. So lies importantes, que vm ratificar todos os empreendimentos relativos vida em sociedade. De acordo com o magistrio de Arajo e Lodi (2007, p. 69):
Aprender a ser cidado e a ser cidad , entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justia, no-violncia, aprender a usar o dilogo nas mais diferentes situaes e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do pas. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.

Como se v, a escola a grande propulsora, a grande suscitadora da tica e da cidadania. Atrelada ao contexto familiar de cada pessoa, a tica e a cidadania tomam vida de verdade no contexto escolar, capitaneadas por profissionais capacitados e com a sintonia e afetividade voltadas para emoldurar essas questes. A cidadania na verdade uma construo de valores, imbricados no respeito, na moralidade, no dilogo, na sabedoria. Saber que cada um ser diferente do outro e, que, a grande descoberta administrar bem as diferenas que fazem parte de cada pessoa ou cada indivduo. Saber-se diferente e mesmo assim ter respeito pelo outro torna cada um tico na sua
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

20

especificidade. No se propugna aqui pela perfeio de cada pessoa, mas que atravs do respeito, as coisas vo sendo conversadas e os problemas e dvidas dirimidos. Cada carter deve ser burilado nas concepes ticas, embora isto, muitas vezes, torne-se difcil. A violncia, por exemplo, acontece quando no se respeita as diferenas, quando a tica algo desconhecido e quando o direito de ser cidado, ou excesso destes se configuram como prerrogativa para sua prtica. inexorvel a prtica da violncia quando o sentido de tica e cidadania no so respeitados e vivenciados por qualquer membro da sociedade. Outros fatores preponderantes na construo da cidadania so a solidariedade, a justia, a liberdade. E muitas vezes esses direitos so cerceados por uma sociedade injusta e elitista, por que no dizer egosta, egocntrica, que avilta a capacidade das pessoas de enxergarem aonde poder ir. A democracia outro pressuposto para se construir uma sociedade justa e cidad. O poder de expresso que vem estatudo na Constituio Federal de 1988 mostra claramente que sem democracia, dificilmente haver pessoas cidads. Nesse contexto, a tica tambm se faz presente. a tica quem d o jeito e a forma da democracia existir e ser plena a todos e a todas. A cidadania, portanto, deve ser algo crescente em que toda a sociedade deve dar sua parcela de contribuio, para que todos os direitos, segundo Ges e Santini (2009, p. 151), civis, sociais e polticos das classes trabalhadoras e de toda a populao sejam garantidos, visto que constam amparados pela Constituio de 1988. Outra referncia vem de Paiva (2005, p. 187) que no seu magistrio assevera que:
Comprometermo-nos com a cidadania implica apreend-la na sua real significao, o que seguramente exige a ultrapassagem da orientao civil e poltica imposta pelo pensamento liberal, e, como tal, a superao dos limites engendrados pela reproduo das relaes sociais no capitalismo. A cidadania, de acordo com a nova acepo ticopoltica proposta, consiste na universalizao dos direitos sociais, polticos e civis, prrequisitos estes fundamentais sua realizao.

Quando a cidadania se torna plena, bem se v que os direitos a ela inerentes so respeitados, cumpridos e propagados. Muitas so as dificuldades encontradas, a despeito do que vem no arcabouo jurdico, tico e moral, acerca dos cumprimentos do que se prope para a cidadania. As inseres so diversas nesse contexto, mas no esto totalmente cristalizadas. Ainda se v muita vulnerabilidade. O descaso com essas questes so mpares e de difcil aporte. Nesse diapaso

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

21

tem a luta insigne pelos direitos humanos, da complementao defesa das lutas sociais e polticas que respaldam a cidadania. Esta vilipendiada por um sistema srdido e causticante como o capitalismo selvagem visto na economia do Brasil e do Mundo. Meteoricamente agregam-se os novos preceitos vinculados ao significante histrico de democracia, da liberdade e da fraternidade, todos vindos das lutas imanentes das classes sociais. Numa retomada desses valores, desses pressupostos, encontra-se a cidadania que no vem isolada, mas agrupa-se aos conceitos da tica, da valorizao do ser humano e das respostas pertinentes aos apanhados gerais do que se convenciona na justia social, na diversidade de classe, raa, e no respeito Declarao Universal dos Direitos Humanos.

LEITURA COMPLEMENTAR TEXTO N 02

TICA E DIREITOS HUMANOS

Roberto A. R. de Aguiar

A discusso sobre o problema das relaes entre tica e direitos humanos exige uma conceituao prvia de termos, a fim de que no caiamos em idias formalistas, que s serviro para tornar a anlise retrica. Antes de tudo, preciso lembrar que na filosofia e nas cincias sociais, Herclito superou Parmnides, isto , o movimento e a transformao se impuseram diante das essncias imutveis e fixas. O ser humano um ser no tempo, que nele se transforma e constantemente se constitui. O tempo humano denomina-se histria. Logo, valores, instituies e direitos s podem ser estudados e praticados no interior da historicidade, j que o ser humano est sempre in fieri. Outro ponto que deve ser previamente tratado o da necessria eliminao de um entendimento da sociedade como um todo harmnico formado de individualidades. As sociedades humanas so complexas e os seus membros se atraem ou se repelem em funo de sua pertinncia. O homem s no existe, mesmo quando solitrio. Para se construir e entender-

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

22

se, o homem precisa pertencer. Essa pertinncia vai desde a linguagem, passa pelos grupos e classes sociais e invade as culturas, os saberes, e at mesmo as idiossincrasias. As sociedades no so essencialmente harmnicas. Elas esto sempre se transformando a partir dos conflitos e das contradies que a fazem mover e se transformar. Assim, as sociedades funcionam, muito mais, pela lgica das contradies do que pela lgica da identidade. luz desses primeiros entendimentos que os direitos devem ser vistos. No mais direitos que apenas se cristalizam em leis ou cdigos, mas que se constituem a partir de conflitos, que traduzem as transformaes e avanos histricos da humanidade. No podemos mais entend-lo como fruto de uma sociedade abstrata de sujeitos individuais, mas como a expresso coativa de tenses e contradies engendradas pelos embates de interesses e projetos de grupos sociais. O direito, para ser entendido em sua concretude, necessita de ser visto sob o ngulo do contexto que lhe deu origem, dos processos que o constituram, das formas como foi normatizado e dos efeitos que gera nas sociedades. Outro ponto importante que no deve ser desconsiderado o da evidente natureza valorativo-ideolgica do direito. Tratar de direito significa tratar de concepes do mundo e do homem, tratar de escolhas valorativas de condutas a serem premiadas, ou punidas, tratar das concepes de sociedade e Estado. Assim, inarredvel a dimenso tica ou antitica do direito, dependendo do olhar do grupo social que o encara. O direito um fenmeno complexo. Muitas vezes ele confundido com lei, que uma de suas expresses - o denominado direito positivo. Mas o direito tambm est se fazendo no dia-a-dia das sociedades por aqueles que esto excludos de suas normas. Da podermos concluir que o direito positivo, por expressar os comandos de quem detm o aparelho do Estado, no tutela o bem de todos, mas daqueles que pertencem aos grupos hegemnicos em dada sociedade. Isso no quer dizer que outros direitos no esto surgindo pelas lutas, reivindicaes e presses dos que se organizam para ter seus direitos consignados. O "humano" no um conceito unvoco. O entendimento que os seres humanos tm de si, individual e coletivamente, varia no tempo, no espao e nas culturas. Logo, falar em direitos humanos no sculo XVIII francs no tem o mesmo significado de tratar o mesmo tema, hoje, no Brasil. As mudanas histricas impuseram novos problemas e novos entendimentos que propiciam outro referencial para os direitos humanos.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

23

A Grcia nos legou a primeira criteriologia para se aferir a justia ou no do direito. Quando os sofistas distinguiram logos de nomos, isto , a lei natural da lei humana, introduziram um modo de aferir a justia e adequao das leis da sociedade. Justa seria a lei humana que no desobedecesse aos difames da lei natural. Isso pressupunha a existncia de um universo imutvel, com leis eternas, s quais as leis humanas deveriam se subordinar. Est ai uma das fontes do que hoje se entende por direito natural. Esse entendimento foi complementado, mais tarde, pelo pragmatismo romano, que, tratando das relaes entre os homens, definiu Justia como honesta vivera, alteram nan laedere, suum caique tribuere, traduzindo: viver honestamente, no lesar o outro, dar a cada um o que seu. Percebe-se a, por detrs de uma expresso aparentemente edificante, uma estratgia de exerccio de poder, pois nela no esto definidos os valores da honestidade, quem o outro e qual o seu de cada um. Assim, com essa conceituao de Justia, Pinochet ou Hitier poderia justificar suas aes. Mas ser na Grcia e em Roma que o conceito de cidadania vai ser utilizado no mbito poltico-jurdico. Esse conceito tinha um tom bem diferente do atual. O cidado grego, mesmo na urea poca de Pricles, em Atenas, era o nascido de famlia cidad de determinada cidade-estado. Os escravos, os estrangeiros, os "periecos" moradores da periferia, no eram cidados. Numa cidade-estado, era nfima a percentagem de cidados, o que evidencia a presena de uma cidadania oligrquica nessas cidades. O mesmo pode ser dito de Roma, que dividia seu direito entre Jus Civile, ou direito dos cidados, e Jus Gentium, o direito das gentes ou daqueles que no eram cidados, que obviamente tinham menos direitos que os primeiros. S na poca de Caracala a cidadania foi estendida a todos que habitassem os territrios ocupados pelo Imprio Romano. Na Idade Mdia feudal o sentido de direito e de cidadania passa por profundo retrocesso. Inicialmente pela aceitao de uma outra esfera de leis, isto , no mais as leis humanas e naturais, mas, acima de todas elas, as leis divinas. Com isso, foi consolidada a hegemonia ideolgica e poltica da Igreja, enquanto nos feudos vigia o mais violento absolutismo do senhor, que era a fonte nica das normas que l vigiam, obedecendo to-somente aos difames divinos traduzidos pela Igreja. Ora, como a Igreja tambm era senhora feudal, ela no iria enfraquecer as relaes entre os senhores (suserania e vassalagem), nem diminuir os seus poderes no interior dos feudos. De qualquer modo, o que pode ser inferido dessa situao que

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

24

os princpios ticos que eram passados pela Igreja tinham um carter individual, j que o direito no era dos homens, mas sim de Deus, pois sua fonte era a divindade que falava e ordenava pelas bocas dos sacerdotes e dos senhores feudais. O campo tico estava apartado do ser humano, uma vez que era a vontade divina o rbitro da justia dos direitos. O declnio do feudalismo e o surgimento de uma nova classe que no mais baseava sua riqueza na terra, mas no dinheiro - a burguesia -, ensejar o aparecimento de novos valores que vo propiciar a reutilizao do direito romano, abandonado pelas prticas sociais do feudalismo. O mercantilismo nascente reps o direito no mbito dos homens, que deveriam criar normas para regular as novas relaes econmicas que surgiam. Mas preciso ressaltar que ser esse mesmo grupo que, em aliana com o maior suserano - o rei - vai dar origem unificao dos feudos sob um s comando, fazendo emergir, pela primeira vez na histria, os estados nacionais, com uma configurao prxima dos atuais. Tais estados, a partir do sculo XIV, vo ser governados por reis absolutistas, que tambm se tornam a fonte nica do direito. Eles so a fonte nica porque a justificativa de suas presenas no poder est no fato de eles terem sido escolhidos por Deus. o momento da emergncia das diversas teorias justificadoras da origem divina do poder. S as normas menores relativas aos negcios eram costumeiramente estabelecidas pela burguesia, que detinha grande parte das riquezas nas mos, mas no participava do poder poltico. nesse momento da histria que o lucro passa a ser padro de justia. A riqueza passa a ser marca de virtude. Tanto isso verdade que os movimentos de reforma protestante adequam o cristianismo s perspectivas burguesas, fazendo cair a vigncia da bula papal, que proibia o lucro para os cristos. A Repblica de Calvino um exemplo claro dessa nova situao. Para exemplificar juridicamente essa caracterstica, lembramos o surgimento, nessa poca, da curatela dos prdigos. Quem eram os prdigos? Eram os loucos do mercantilismo, a se usar a expresso de Foucault. Eram aquelas perigosas pessoas que dissipavam seu patrimnio, que afrontavam o sagrado princpio do lucro e da intermediao vantajosa de mercadorias, origem da riqueza para os economistas da poca. Mas essa estrutura to slida de relaes sociais, a partir do sculo XVII europeu, comea a ser trincada. O racionalismo progressivamente emerge, reivindicando para os homens portadores da razo a conduo dos assuntos econmicos, sociais e polticos. Ao mesmo tempo, uma nova burguesia entra em cena, a industrial, que j no mais acreditava na intermediao das

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

25

mercadorias como origem da riqueza, mas deslocava esta origem para a produo de bens. Para essa burguesia no mais serviam os monoplios do rei, nem a simples deteno do poder econmico. Era preciso, para otimizar essa nova interveno econmica no mundo, que ela detivesse tambm o poder poltico. Eis o momento da ecloso das chamadas revolues burguesas: a Revoluo Gloriosa, de 1688, na Inglaterra; a Independncia Americana, em 1776, que criou os Estados Unidos da Amrica do Norte; e a Revoluo Francesa, de 1789, que originou a declarao dos direitos humanos, mais conhecida - a Declarao dos Direitos 'do Homem e do Cidado - e propiciou o aparecimento do documento legal que vai ser a base de grande parte das legislaes ocidentais: o Cdigo Civil de Napoleo, de 1810. A Revoluo Gloriosa, ainda no sculo XVII, derruba o absolutismo monarca, inaugurando a monarquia constitucional. A lei j no mais a palavra de Deus pela boca do rei. A lei produto da razo e ela est acima do rei. Esse deslocamento de posio da lei abre espao para o constitucionalismo moderno e propicia classe burguesa ditar as normas segundo seus interesses, projetos e valores. O rei tem de governar segundo os princpios e mandamentos da burguesia. A Revoluo Americana traz para a modernidade a questo democrtica, que havia sido esquecida por longo tempo. Os burgueses da colnia j no mais suportavam as imposies da metrpole inglesa. A Revoluo Francesa consigna um conjunto de princpios ticos em sua Declarao que vai ser base e bandeira para inmeros movimentos de independncia pelo mundo. Mas, o homem do iluminismo era um desterrado. Ele j no tinha mais a segurana de um cosmos hierarquizado medieval, no possua a segurana de Deus e era considerado como um tomo individual, que financiava a produo ou vendia sua fora de trabalho. Sua nica misso a de transformar o mundo por seu trabalho. a partir disso que a cincia passa a ter importncia crescente, a fim de melhorar os processos produtivos, renovar a organizao dos poderes e manter os trabalhadores com o mnimo de condies para produzir. Nesse quadro, alguns direitos humanos passam a ser paradigmticos: o direito liberdade, o direito segurana pessoal, o direito a um julgamento justo, o direito privacidade, inviolabilidade do domiclio, nacionalidade, propriedade, a livre expresso do pensamento, dentre outros.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

26

Percebe-se que tais direitos humanos eram essencialmente individuais, j que o ser humano era entendido como um indivduo racional portador de uma vontade livre. Ainda a concretude social no havia sido atingida, apesar dos evidentes avanos na consignao e respeito a direitos assegurados como inviolveis. Os valores ticos ali consignados eram os da liberdade, entendida de uma forma concorrencial e justificadora da fora, conforme a expresso, at hoje muito usada, segundo a qual minha liberdade termina onde comea a liberdade do outro; da propriedade, para que se evitassem danos a um dos institutos fundamentais do modo de ser e de produzir da burguesia; da segurana, com o fito de se evitar que um novo absolutismo viesse a desconstituir as conquistas alcanadas; da igualdade, baseado no fato de todos os seres humanos serem portadores de razo e vontade livre. Esses valores traduziam as concepes vigentes da burguesia e significaram a definitiva laicizao dos direitos, que passam a ser dos homens, construdos por eles para regular suas relaes, segundo princpios racionais. A Primeira Revoluo Industrial fez emergir, com clareza, novas relaes sociais de produo. Capital e trabalho se situam em campos contraditrios, uma vez que o lucro da produo, na poca, vinha da explorao brutal da fora de trabalho. Os operrios das indstrias trabalhavam em situaes ignbeis, com salrios vis, sem quaisquer direitos estabelecidos. O deus mercado, hoje redivivo, para a burguesia, dirigia a sociedade com sua "mo invisvel". A dimenso social dos direitos humanos ainda no tinha sido pensada, uma vez que eles eram prerrogativas dos cidados individualmente considerados. a partir desse conflito que os trabalhadores passam a se organizar laboral e politicamente para conseguir mnimos direitos. Ao lado disso, Marx, fundindo as contribuies dos economistas ingleses, dos socialistas libertrios e do idealismo alemo, consubstancia um pensamento que explicao e bandeira mobilizadora de luta para os trabalhadores. Os direitos j no so mais de Deus, da Natureza, do homem burgus ou da Razo. Ele fruto das lutas dos homens concretos, que tentam buscar a justia pela consignao de novas pautas de prerrogativas. No mais a democracia formal, mas a democracia social; no mais a liberdade como confronto de espaos individuais, mas a libertao crescente dos seres humanos em busca de sua dignidade e de sua plenificao existencial; no mais o direito de escolher trabalho, mas o direito de obter os frutos desse trabalho; no mais a segurana do patrimnio, mas a segurana da

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

27

vida; no mais o direito de participar da ordem pelo trabalho, mas de construir novas ordens sociais sob a gide do proletariado crescentemente organizado; no mais a igualdade nacional dos cidados, mas a solidariedade proletria internacional. Esses conflitos inauguraram a preocupao com os direitos humanos sociais, que sero, muito mais tarde, consignados na Declarao Universal dos Direitos do Homem, de 1948. Nela encontramos os novos valores ticos traduzidos pelos direitos de reunio e associao, de governar, eleger e ser eleito, de previdncia social, de trabalho, de condies justas e favorveis de trabalho, de proteo contra o desemprego, de remunerao justa e satisfatria, de organizao de sindicatos, de repouso, lazer, frias remuneradas e limite razovel das horas de trabalho, alm dos direitos sade, instruo, bem-estar, alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e aos benefcios do progresso cientfico, dentre outros. Percebe-se que o entendimento do ser humano mudou. Ele compreendido como um ser social, portador de uma dignidade individual e coletiva, um ser produtor imerso em relaes desiguais e de opresso, o que obriga aos direitos humanos tentar garantir as prerrogativas dos explorados, dos reprimidos e dos oprimidos, procurando relaes polticas e laborais mais justas. A justia passa a ter como critrio o reconhecimento entre os homens, a aceitao segundo a qual sua igualdade no uma questo geomtrica, mas social, econmica e poltica. O homem abstrato e individual das primeiras declaraes de direitos substitudo pelo homem concreto, imerso nas contradies sociais. A liberdade sai da dimenso de essncia ou ddiva, para ser conquista diuturna. A cidadania estendida a todos, e a democracia, muito mais que um jogo de pesas e contrapesos formais, passa a ser um direito inalienvel do ser humano, que a cria e inventa a cada passo da histria. O ser humano, pela nova Declarao, passa a ser sujeito da histria. A contemporaneidade vai urdindo novas situaes que demandam por novas opes ticas e pela consignao de novos direitos. A produo apresenta sua clara dimenso fustica, a se usar a expresso de Marshall Bermann. Quanto mais ela avana, mais ela destri, em um processo entropisante assustador. As distncias sociais entre os pases desenvolvidos e os subdesenvolvidos aumentam de modo devastador, no somente a partir de seus indicadores econmicos, como tambm por sua produo de saber, o que faz alguns autores vislumbrarem uma terceira fase do capitalismo traduzida pela produo de know how. Ao mesmo tempo, o ser humano chegou sofisticao de poder se suicidar enquanto espcie zoolgica pelas armas que

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

28

ele prprio produz e, cada vez menos, controla. Os anos 30 voltam sinistros com a reapario agressiva dos racismos. As distncias sociais nos pases subdesenvolvidos so assustadoras, uma vez que uma ntima minoria detm parcela significativa dos bens. o caso do Brasil, onde cerca de 1% da populao detm mais de 17% dos bens. A criana e o adolescente tornam-se, assim como os velhos, marginais no crescente processo de urbanizao dos pases perifricos. A sade pblica, como no se enquadra na lgica do mercado, apresenta gravssimos problemas. O meio ambiente e a qualidade de vida so degradados por um processo produtivo sujo, que atinge, com mais fora, os pases menos desenvolvidos. Problemas como esses suscitam o aparecimento de direitos humanos de terceira gerao, que no esto contidos na Carta de 1948, mas esto se constituindo perante essas novas situaes que as contradies sociais engendram. A grande questo tica imbricada no breve relato at aqui feito a de optarmos sobre questes valorativas que no admitem meio termo. Estamos ao lado da vida ou da morte, em termos de conduta e no somente no discurso? A opo pelo valor vida significa a luta concreta no sentido da preservao e melhor qualidade de vida, no campo dos direitos humanos. Optamos pela inveno democrtica, ou pela preservao das leis autoritrias inquas? A opo tica que fizermos nos levar a uma participao, enquanto cidados organizados, na construo de uma sociedade participativa, com maior igualdade, onde o poder poltico esteja centrado na coletividade. Esta uma forma de constituir a liberdade no processo histrico. Procuramos participar em nossa categoria profissional como seu agente transformador e a promovemos como agente coletivo de concretizao dos direitos humanos? Tais perguntas podem, primeira vista, parecer personalistas. Mas no podemos nos esquecer que os direitos s podem ser concretizados por uma ao tico-poltica. O recente caso do impeachment presidencial mostra a correlao necessria entre tica, poltica e direito. No possvel tratarmos direitos humanos, ou mesmo o direito positivo, sem que nos refiramos a ideologias, valores, projetos histricos, opes existenciais coletivas e pessoais. Tambm no possvel entendermos direitos, sem que tenhamos em mente que os direitos sempre so polticos, j que so normas de controle de poderes, ou so pautas ainda no realizadas pelos poderes sociais ou, ainda, so prenncio de novos poderes. Se empobrecermos a tica, deixando-a para o campo dos mandamentos dos cdigos, se admitirmos o direito to-somente como um conjunto de leis de um dado Estado, toda esta

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

29

discusso no tem sentido, pois retira a tica de seu papel de expresso valorativa do crescimento humano e coloca o direito como mero conjunto de procedimentos rituais sintticos. A luta passa pela movimentao no sentido do respeito aos direitos que j esto consignados na Constituio e desborda pela construo solidria de uma sociedade em que a justia signifique o fim das represses, das opresses, dos preconceitos, das desigualdades sociais, da degradao ambiental e humana, do desrespeito ao trabalhador, a criana, ao semterra, para citar alguns exemplos, e promoo da vida e da dignidade humana. Isso quer dizer que a luta contnua, rdua, difcil, e exige de ns, a todo tempo, a construo e reconstruo tica, se optarmos pela concretizao dos direitos humanos da histria.
Disponvel em: <http://www.portalmedico.org.br/include/biblioteca_virtual/des_etic/5.htm>. Acesso em 12 dez. 2011.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

30

UNIDADE III - A TICA E A EDUCAO


Educao o conceito que transforma o ser humano, apto a viver em sociedade, em condies dignas, modificando sua intelectualidade, dando a ele base a ser no um repetidor de idias e sim um elaborador.
Edimrcio da Silva Souza

No captulo anterior falou-se sobre tica e cidadania, sendo que foi utilizado o amparo legal para se discorrer sobre o referido tema. A Constituio Federal de 1988 foi bastante utilizada para mostrar o caminho que deve ser percorrido para que a tica, agregada cidadania, ou melhor, como suscitadora da cidadania, deu seu toque relevante para que haja cumprimento dos preceitos que regem as potencialidades inerentes do viver em sociedade. Neste captulo ser mostrado como a tica e a educao, esto superpostas num direcionamento em que a sociedade deve se pautar para que as relaes sejam menos conflitantes e o respeito ao outro seja um elemento de convico, e, no s um elemento de conveno e que, a harmonia seja o ponto de toque entre educao e a vida em grupo. No momento em que algum recebe educao, automaticamente a tica deve ser inserida em sua vida, para que haja entendimento da vida em grupo, do respeito s outras pessoas, dos valores que vm agregados e do aprendizado que imprescindvel a cada um numa vida em sociedade. A busca incessante pelo poder, a inverso de valores que muitas vezes se instalam em muitos membros da sociedade, devem ser emersos nesse contexto em que as pessoas se esquecem que o seu direito termina onde o do outro comea. Porm, a educao deve vir balizada de outros fatores para que consiga resguardar os valores propugnados pela tica e pela cidadania. A escola um dos instrumentos vivos da educao tem uma parcela muito grande de contribuio para que a tica seja efetivada. Os educadores so personagens relevantes nesse processo de ensino/aprendizagem do qual a tica se insere num cenrio de vivncias e convivncias incessantes e que a cabem alguns paradigmas resultantes da vida em grupo. Como esses fatores se remetem no contexto educacional. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (1998, p. 61):

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

31

Trazer a tica para o espao escolar significa o desafio de instalar, no processo de ensino e aprendizagem que se realiza em cada uma das reas de conhecimento, uma constante atitude crtica, de reconhecimento dos limites e possibilidades dos sujeitos e das circunstncias, de problematizao das aes e relaes e dos valores e regras que os norteiam. Configura-se, assim, a proposta de realizao de uma educao moral que proporcione s crianas e adolescentes condies para o desenvolvimento de sua autonomia, entendida como capacidade de posicionar-se diante da realidade, fazendo escolhas, estabelecendo critrios, participando da gesto de aes coletivas. O desenvolvimento da autonomia um objetivo de todas as reas e temas transversais e, para alcan-lo, preciso que elas se articulem. A mediao representada pela tica estimula e favorece essa articulao.

significante ressaltar que a construo da tica deva ser permeada pela autonomia de cada um. Os saberes, as realizaes e os aprendizados so fatores que devem ser determinantes na construo da tica atravs de sujeitos autnomos, confiantes e concisos dos seus direitos e deveres, como foram relatados alhures. A autonomia vem da educao. Uma educao no limitante. Uma educao em que o sujeito seja protagonista de todo o processo educativo. Uma educao em que cada um saiba o seu papel e tenha toda uma deferncia com o papel executado pelo outro. Entender toda essa conjuntura de valores ticos no uma tarefa fcil. Precisa ser construda paulatinamente. Com inseres cabveis no contexto da famlia (primeiro contato de cada pessoa) e depois na sociedade e escola. A famlia tem o papel primordial na educao e na construo da tica de cada ser. no seu seio que as atitudes vo sendo moldadas e o indivduo vai sendo burilado, para ento, depois, ser inserido na sociedade e consequentemente no contexto escolar. Freire (1996, p. 33) enfatiza que:
por isso que transformar a experincia educativa em puro treinamento tcnico amesquinhar o que h de fundamentalmente humano no exerccio educativo: o seu carter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos contedos no pode ser alheio formao moral do educando. Educar substantivamente formar. Divinizar ou diabolizar a tecnologia ou a cincia uma forma altamente negativa e perigosa de pensar errado. De testemunhar aos alunos, s vezes com ares de quem possui a verdade, um rotundo desacerto. Pensar certo, pelo contrrio, demanda profundidade e no superficialidade na compreenso e na interpretao dos fatos. Supe a disponibilidade reviso dos achados, reconhece no apenas a possibilidade de mudar de opo, de apreciao, mas o direito de faz-lo.

Portanto, cabvel uma educao democrtica por assim dizer, no que tange s questes ticas, observando assim, as vivncias de cada um na sua especificidade. A educao precisa ser transformadora, suscitadora de novos paradigmas e que respalde as vrias nuances implementadas em cada pessoa. A vida em sociedade d a cada um, significados divergentes, incorporados em projetos e mecanismos que visam aglutinar conhecimentos e valores para que

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

32

todos possam agregar experincias que levaro para vida inteira. A escola um desses mecanismos que, em todos os momentos se socializam experincias onde todos ensinam e aprendem, formando assim um aglomerado de saberes que se intensificam com a histria da educao no Mundo e no Brasil. As instituies so relevantes na formao do ser humano. Ele vive situaes com caracteres diferentes para a boa ou m formao da sua vida. A famlia, a educao e a sociedade so instituies diferenciadas, mas que tm pontos de convergncias bastante teis para a formao tico-moral do indivduo. A formao de cada um tem carter, filosfico, cognitivo, afetivo e moral. Esses valores so necessrios para uma vida saudvel dentro do contexto social. Em diversas culturas, a forma como cada um se comporta, pode significar para outros como falta de educao e falta de tica. H uma diversidade de condutas e comportamentos que so vistos por outras pessoas como mal educadas e antiticas. Da a necessidade de ensinamentos para que todos possam respeitar essas diversidades culturais e comportamentais de cada pessoa ou cada sociedade. Os PCN (1998, p. 63) elucidam que:
Os diversos valores, normas, modelos de comportamento que o indivduo compartilha nos diferentes meios sociais a que est integrado ou exposto colocam-se em jogo nas relaes cotidianas. A percepo de que determinadas atitudes so contraditrias entre si ou em relao a valores ou princpios expressos pelo prprio sujeito no simples e nem bvia. Requer uma elaborao, implicando reconhecer os limites para a coexistncia de determinados valores e identificar os conflitos e a incompatibilidade entre outros. A forma de operar com a diversidade de valores por vezes conflitantes tambm dada culturalmente, ainda que do ponto de vista do sujeito dependa tambm do desenvolvimento biopsicolgico. Os preconceitos, discriminaes, o negar-se a dialogar com sistemas de valores diferentes daqueles do seu meio social, o agir de forma violenta com aqueles que possuam valores diferentes, so aprendidos.

Esse aprendizado muitas vezes complicado, dependendo do contexto de cada indivduo. Os ataques a pessoas de opo sexual diferentes, de etnias diversas, de classe social e cor diferente das consideradas padres (vez que padres no existem nesse sentido), causam certo desconforto e, portanto, a tica tantas vezes ensinada, cai por terra, dando lugar intolerncia e a violncia. Entender esses pressupostos de convivncia com o diferente o grande desafio da educao e os seus ensinamentos so fundamentais para que os problemas sejam evitados. Vive-se numa sociedade capitalista, ps-moderna e quase toda informatizada. Fala-se na evoluo do homem, dos seus feitos cientficos e tecnolgicos. Mas, o mais importante, esqueceEste mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

33

se de agregar o padro tico nessas discusses. A tica e a educao so primordiais na construo de paradigmas de vivncias em grupo. Entender as diferenciaes de cada comportamento difcil, mas deve ser aprendido cotidianamente. Respeitar o outro, colocandose no seu lugar, numa empatia, a forma de se ressuscitar a paz e o bem-estar geral. Isto sem, no entanto, sem vitimizar as pessoas. Sem torn-las coitadas e sim, seres atuantes de um universo globalizado diferenciado. Dentre as organizaes que cada um tem desde nascimento at sua morte, a escola de suma importncia na vida de cada um. Espera-se muito dessa instituio. Entende-se que a mesma agrega valores tantos, alguns deixados de serem ensinados no contexto familiar. Ainda sob as conjecturas dos PCN (1998, p. 63):
A escola, como uma instituio pela qual espera-se que passem todos os membros da sociedade, coloca-se na posio de ser mais um meio social na vida desses indivduos. Tambm ela veicula valores que podem convergir ou conflitar com os que circulam nos outros meios sociais que os indivduos frequentam ou a que so expostos. Deve, portanto, assumir explicitamente o compromisso de educar os seus alunos dentro dos princpios democrticos.

nessa situao que est o grande desafio da instituio escola enquanto veiculadora da educao e dos propsitos ticos e morais. Portanto, precisa ser legitimada enquanto mecanismo da eloquncia do contexto educacional. Por isso no pode ser limitante. A escola precisa de um plus, pois na maioria das vezes, cabe-a a educao e formao de indivduos, estes menosprezados pela famlia e pela sociedade. Porm, deve-se ressaltar que a escola no tem o condo de ensinar tudo, muito menos de abarcar funes, antes de responsabilidade da famlia e agora sob sua responsabilidade. humanamente impossvel exercer tantos papis que de antemo devem ser representados por vrios atores. A lacuna quando isso acontece vai existir e a que est o perigo das coisas no acontecerem de forma correta e propcia boa convivncia dos seres em sociedade. A dimenso do papel da escola limitante a partir do momento que se entende que uma instituio sozinha no tem a capacidade resolver e dirimir todos os conflitos existentes na vida em sociedade. A escola no tem condio de imprimir educao individualmente. Educao se d em conjunto. E nesse contexto de agrupamento, que a tica vem delinear as regras de convivncia e de boa conduta entre todos.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

34

A escola deve ser entendida como parte de um conjunto em que as pessoas exercem os seus papis de forma a agrupar valores ticos e morais em prol do bem comum. Os PCN (1998, p. 63) enfatizam que:
Se entendida como apenas mais um meio social que veicula valores na vida das pessoas que por ela passam, a escola encontra seu limite na legitimidade que cada um dos indivduos e a prpria sociedade conferir a ela. Se entendida como espao de prticas sociais em que os alunos no apenas entram em contato com valores determinados, mas tambm aprendem a estabelecer hierarquia entre valores, ampliam sua capacidade de julgamento e a conscincia de como realizam escolhas, ampliam-se as possibilidades de atuao da escola na formao moral, j que se ocupa de uma formao tica, para a formao de uma conscincia moral reflexiva cada vez mais autnoma, mais capaz de posicionar-se e atuar em situaes de conflito.

O que precisa ser entendido a priori que a tica um princpio e como tal deve ser assunto dialogado entre os entes que fazem parte de uma sociedade democrtica e cumpridora dos seus deveres. A educao por si s no legitima a tica nas suas atuaes. preciso que a famlia, a sociedade como um todo tenham a certeza dos seus papis e que os cumpram risca para que o sentido tico se reste preterido. relevante que as pessoas saibam que a tica um bem comum a todos e que numa diversidade de contextos, a democracia, a liberdade, os respeito aos direitos humanos, a dignidade da pessoa humana, a cidadania, sejam elementos capazes de promover a boa convivncia no estabelecimento da tica. A educao um meio, e no um fim em si mesma, para o fortalecimento da tica. O cabedal de conhecimentos que o ser humano adquire ao longo de sua vida, resvala por um caminho adverso quando a educao e a tica no se promovem juntas e numa mesma sintonia. O sentido de valorao do ser humano perpassa pelas ponderaes do entender da vida relacionada na educao em confluncia com a tica. Secretaria de Educao Bsica/FNDE (2007, p. 54-55):
As pessoas no nascem boas ou ruins; a sociedade, quer queira, quer no, que educa moralmente seus membros, embora a famlia, os meios de comunicao e o convvio com outras pessoas tenham influncia marcante no comportamento da criana. E, naturalmente, a escola tambm tem. preciso deixar claro que ela no deve ser considerada onipotente, nica instituio social capaz de educar moralmente as novas geraes. Tambm no se pode pensar que a escola garanta total sucesso em seu trabalho de formao. Na verdade, seu poder limitado. Todavia, tal diagnstico no justifica uma desero. Mesmo com limitaes, a escola participa da formao moral de seus alunos. Valores e regras so transmitidos pelos professores, pelos livros didticos, pela organizao institucional, pelas formas de avaliao, pelos comportamentos dos prprios alunos, e assim por diante. Ento, ao invs de deix-las ocultas, melhor que tais questes recebam tratamento explcito. Isso significa que essas questes devem ser objeto de reflexo da escola como um todo, ao invs de cada professor tomar isoladamente suas decises. Da a proposta de que se inclua o tema tica nas preocupaes oficiais da educao.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

35

A educao atrelada tica tem outras preocupaes que so cabveis na vida em sociedade que merecem destaque nesse trabalho. Um exemplo claro a questo da incluso social. Incluir algum socialmente no uma tarefa muito fcil. Inexoravelmente vai existir muita resistncia de diversos atores desse cenrio de vivncia e convivncia humana. Educar para a incluso exige seres com uma tica bem aguada e propsitos bem delineados nessa convergncia de sentidos e atitudes. Nesse propsito h uma resistncia e isso emperra o processo de forma tal, que recai um cansao sobre os ombros daqueles que propagam esse novo alvorecer do sentido de vida em sociedade. Fazer da educao algo igualitrio para todos e ser um grande desafio, visto que, as pessoas so culturais e como tal, tm aes e pensamentos arraigados de um contexto histrico secular e colonial. Mudar esses paradigmas o grande desafio que outrora se desenha nas sociedades. Buscar uma sociedade tica, equnime e educada, com todos os projetos de respeito s diferenas, estima pelos excludos e sua insero e ateno aos padres ticos que ora vigem, o grande desafio de uma sociedade pujante e refletida no alvorecer dos conceitos ilimitados das preocupaes que cada um deve ter para a construo de uma sociedade melhor e mais humana. A construo da tica/educao no ser fcil, mas os dilogos devem existir para que haja uma preocupao e um cumprimento do que rege a vida em sociedade: respeito por todos para a construo de um mundo melhor. Esse o desafio.

LEITURA COMPLEMENTAR TEXTO N. 03 TICA NA ESCOLA: FAA O QUE EU DIGO, MAS NO FAA O QUE EU FAO

Por: Lilio A. Paoliello Jr.

Em Filosofia, tica pode significar o que bom para o indivduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivduo sociedade. Faz um tempo, participei de inmeras discusses para a implantao de uma disciplina que se chamaria tica e Cidadania na escola. Esta nova matria daria conta de trabalhar com os alunos, de diversos nveis, noes bsicas da vida em sociedade, daria conta de discutir
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

36

aspectos da Filosofia, que nos idos da dcada de 90, no fazia mais parte do currculo da escola bsica e tambm, por consequncia, ajudaria a resolver problemas de convivncia dos jovens, dentro e fora da escola. Bom, a disciplina enfim foi criada em muitas escolas, mas os problemas continuam instalados nos estabelecimentos de ensino. tica e cidadania, a meu ver, no poderia ser uma disciplina, com horrio fixo, professor responsvel, provas e notas. Deveria, sim, ser a base de todo o currculo escolar, para no dizer, ser o alicerce de todas as relaes humanas. Para entender melhor, recorro ao dicionrio, o amigo certo das horas incertas. No Houaiss, encontro: tica parte da filosofia responsvel pela investigao dos princpios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essncia das normas, valores, prescries e exortaes presentes em qualquer realidade social. Cidadania condio de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida poltica. No primeiro verbete, encontro duas palavras-chave: investigao e essncia. isso que deveria acontecer. Lembrei-me de um filme que assisti j faz algum tempo, chamado Teachers. Tratava da histria de um rapaz, que ao sair de uma high school, no encontrou lugar no mercado de trabalho. Entrou ento com um processo contra a escola, pois achava que a estrutura educacional que lhe foi oferecida seria culpada pelo estado em que se encontrava. Apesar de ser uma comediazinha nada cabea, me fez refletir sobre a postura dos professores. O professor novato naquela escola, representado pelo ator Nick Nolte, se prontificou a investigar junto com seus alunos o que acontecia nas salas de aula daquele estabelecimento pblico, que poderia repercutir na falta de competncia de um jovem para arrumar uma colocao profissional. Eles encontram de tudo, desde o professor que se traveste de personagens histricas para dar suas aulas, at aquele que dorme atrs de um jornal enquanto seus alunos colam nas provas. Um dos alunos pergunta ao Mr. Nick se ele podia filmar tambm os corredores da escola, para mostrar o que acontecia fora do olhar direto dos professores. a que ele flagra o prprio professor que props o trabalho, fumando escondido nas dependncias da escola. Quando acaba de projetar a cena para sua classe, o aluno lembrou ao mestre: Voc disse que valia filmar tudo, hein!

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

37

Depois de sair do cinema e at hoje penso na essncia daquilo que foi mostrado na tela: o professor, to liberal, moderno e disposto a colaborar para reorganizar a escola, tambm infringe normas de bom comportamento. Estaria sendo menos tico que aqueles que deixaram, ao longo dos anos, a escola e seus alunos se afundarem num mar de ineficcia de um sistema falido, em que professores prepotentes no pensam que tm nas mos, as cabeas de jovens que podero fazer uma sociedade melhor? Faa o que eu digo e no faa o que eu fao; seu dever comea onde termina o meu direito! Parecem ser mximas, que esto por trs de muitas aes na escola e fora dela. O lcus principal do bom exemplo, de se buscar sentido para os direitos e deveres de um cidado deveria ser a sala de aula. Mas infelizmente, nem sempre . Infelizmente assisti a uma cena em que os protagonistas foram um professor de tica e Cidadania e seu grupo de alunos. Fui convidado, como coordenador do curso, a assistir a uma das aulas em que seriam projetadas cenas de um filme cubano Guantanamera. Alm de mostrar um pouco sobre uma sociedade to diferente da nossa, ele se propunha a discutir as relaes ticas naquele pas. Ao tratar do problema de uma famlia tpica cubana para enterrar um de seus membros, mostrava a situao burocrtica vivida pelos moradores da ilha de Fidel. Aps a exibio das cenas achei que o professor abriria espao para um debate, em que alunos mostrariam suas posies a favor ou contra o regime cubano, discutiriam suas conseqncias para a populao, falariam sobre o que teriam em comum com os problemas dos brasileiros. Nada disso aconteceu. O professor abriu um discurso poltico em que se mostrava favorvel ao regime poltico de Cuba e em seguida entregou algumas folhas de questes de vestibulares que tinham aquele pas como tema. Que frustrao, minha e de nossos alunos! Nada tico o comportamento do professor de tica. Tambm falando de casos da vida real, me lembro de uma entrevista na revista Veja. Em suas pginas amarelas, um mdico, Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, especialista em transplante de fgado, afirmava que uma das formas para melhorar o sistema de sade seria colocar uma caixa preta em todas as salas de cirurgia, pois l, os pacientes esto em total estado de inconscincia, esto sedados, nus e sem seus familiares. Nestas condies, quantos erros podem ser cometidos sem que ningum se responsabilize por eles.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

38

Acho que poderia ser uma soluo para a sala de aula, por mais antitico que isso possa parecer primeira vista. No espao educacional juntam-se pessoas, alunos e professores, repletos de anseios e de problemas, imersos em relaes que se repetem no dia-a-dia e por isso, so passveis de cair no desgaste do cotidiano, mas sem contar com a intimidade prpria entre familiares e sem que tenham a autonomia de deciso sobre a vida de cada um. A caixa preta, lgico, um smbolo que pode guardar tudo que foi feito, tudo que foi dito naquele ambiente, mas com um pacto anterior sobre a posterior utilizao das informaes l registradas. Assim como nenhuma empresa area recorre caixa preta para saber se uma aeromoa serviu bem o jantar, nenhuma escola recorreria a ela para tirar a limpo situaes corriqueiras, mas poderia lanar mo dela sim em situaes de conflito ou como registro de questes pedaggicas que pudessem influenciar a vida de crianas e jovens que convivem naquele ambiente. Eu que j dei aula em escolas religiosas que mantinham um pequeno retransmissor ligado sala da diretora, para controlar professores e alunos, hoje, penso que poderia ter participado de uma escola melhor que registraria o que estava acontecendo e se propusesse a discutir sadas ticas que pudessem colaborar na formao de cidados no gozo de seus direitos, para se refletir se o que estava se fazendo era bom para os indivduos que participavam das aulas e para a sociedade em que atuavam.
Disponvel em: <http://www.focoemgeracoes.com.br/index.php/2009/10/29/etica/>. Acesso em: 13 dez. 2011.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

39

UNIDADE IV - TICA PROFISSIONAL, O GRANDE DESAFIO NO MERCADO DE TRABALHO


Chamamos de tica o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos esto olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ningum est olhando chamamos de Carter.
Oscar Wilde

A expresso profisso oriunda do latim professione, do substantivo professio, da surgindo vrias acepes naquele idioma, mas que no magistrio de Ccero (1992), a palavra significa ao de fazer profisso de. Ter uma profisso de grande relevncia para o ser humano, pois dela e atravs do seu trabalho, que ele consegue dignificar a sua vida, mantendo o seu sustento e, por conseguinte, ter uma vida cidad e digna. De acordo com Nalini (2009, p. 293):
Sob o enfoque eminentemente moral, conceitua-se profisso como uma atividade pessoal, desenvolvida de maneira estvel e honrada, ao servio dos outros e a benefcio prprio, de conformidade com a prpria vocao e em ateno dignidade da pessoa humana.

Quando a pessoa chega ao mercado de trabalho, mesmo sem experincia, normalmente ela deve ter um mnimo de qualificao. Esta qualificao chamada de qualificao profissional. Geralmente essas pessoas se preparam, tomam cursos diversos, fazem estgios, para depois fazerem inseres num mercado altamente competitivo. As escolas formadoras de profissionais tm uma preocupao muito grande com a formao tcnica desses profissionais, mas muitas vezes tem um item que no muito valorizado, quando muito no ensinado. Esse item chama-se tica. A Constituio Federal do Brasil de 1988 no seu Art. 1. , Inciso IV, vige sobre os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Ora, se o homem e a mulher so seres dotados de inteligncia, logicamente vo querer exercitar essa inteligncia fazendo algo de til e que tambm seja vivel sua manuteno. Essa via de acesso manuteno de cada um e cada uma o trabalho. Ter uma profisso que possa inseri-los no mercado de trabalho o que a grande maioria almeja e que indubitavelmente, corre atrs. Nesse diapaso, vem uma srie de questes prticas e objetivas. Muitos fazem cursos de capacitao, reciclagens, qualificaes, etc. Mas muitos se esquecem de que tudo nessa vida
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

40

deve ter um cdigo de conduta, que a vida humana deve se pautar em regras para um maior controle social. Mas afinal o que controle social? Segundo Piletti (1999, p.228):
Controle social o processo utilizado por uma sociedade ou pelo seu grupo dominante para garantir a obedincia de seus membros aos padres de comportamento existentes. Na verdade, no h apenas um processo de controle social. So diversos os meios utilizados para levar os indivduos a enquadrar-se dentro dos padres sociais vigentes. Esses processos podem ser internos (socializao) e externos (presso social e fora).

Com esse conceito de controle social, bem se v que a vida em sociedade deve ter mesmo suas regras e seus cdigos de conduta e no mercado de trabalho a situao semelhante. Para exerce bem uma profisso, no s necessrio a pessoa ter boa qualificao, mas tambm ter sua conduta profissional pautada na tica. A chamada tica profissional, que ser o cerne desse captulo, ser delineada em seu conceito.
tica profissional o conjunto de normas morais pelas quais um indivduo deve orientar seu comportamento profissional. A tica importante em todas as profisses, e para todo ser humano, para que todos possam viver bem em sociedade. Todos os cdigos de tica profissional trazem em seu texto a maioria dos seguintes princpios: honestidade no trabalho, lealdade na empresa, alto nvel de rendimento, respeito a dignidade humana, segredo profissional, observao das normas administrativas da empresa e muitos outros. O Cdigo de tica um instrumento criado para orientar o desempenho das empresas em suas aes e na interao com seus pblicos. Para um envolvimento maior, importante que a empresa faa um cdigo de tica bem objetivo, para facilitar a compreenso dos seus funcionrios. Alm das empresas a maioria das profisses possuem seu prprio Cdigo de tica, principalmente em reas da sade onde envolve muitas questes ticas como vida, morte, que o caso de mdicos, enfermeiros, psiclogos e etc. Disponvel em: <http://www.osignificado.com.br/etica-profissional/>.

No exerccio da profisso cada pessoa deve saber como se comportar numa relao de trabalho, conhecer o cdigo de tica da sua profisso e se pautar no bom relacionamento com as pessoas do seu convvio profissional. Estabelecendo essas regras de boa convivncia, pois como dito alhures, as diferenas vo existir e necessrio que cada um respeite o direito do outro para que se instale o bom convvio. A tica perpassa pelo sigilo profissional, momento em que cada profissional deve ter bem guardado todas as nuances da sua profisso e como deve ser o seu comportamento perante aos que o cerca. S (2001, p. 137) enfatiza que:
A profisso, como prtica habitual de um trabalho, oferece uma relao entre necessidade e utilidade, no mbito humano, que exige uma conduta especfica para o sucesso de todas as partes envolvidas quer sejam os indivduos diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos, maiores ou menores, onde tal relao se insere.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

41

Quem pratica a profisso dela se beneficia, assim como o utente dos servios tambm desfruta de tal utilidade. Isto no significa, entretanto, que tudo o que til entre duas partes seja para terceiros e para a sociedade.

A profisso de pronto precisa estar plasmada num sentido tico. Este, chamado de tica profissional. Para se estabelecer um sentido tico- profissional a pessoa que trabalha vai construindo paulatinamente suas relaes interpessoais, com diretrizes bem planejadas no contexto da profisso escolhida e em exerccio, no manejo com as implicaes de forma congruente e bem referenciada. Quando dentro de uma profisso no se cumpre os deveres dela outorgados, subjazem as capacidades para o seu bom desempenho. Toda profisso exige pessoas ticas, dotadas de um compromisso com o seu trabalho, com sua atuao e com as pessoas que circulam ao seu derredor. Necessrio se faz o empreendimento de uma boa postura profissional, que se plasma em direito e deveres, numa arrancada para a cidadania plena e um melhor relacionamento com as pessoas. A comunicao bem feita significa que a tica est presente no mbito profissional. Cada profisso, portanto, tem o seu cdigo de conduta tica. Seja do mais alto ao mais baixo escalo, as condutas devem ser plasmadas no sentido diretivo da tica. De acordo com S (2001, p. 148):
Existem aspectos de uma objetividade, volvida ao trabalho, que apresenta particularidades prprias e tambm peculiares a cada especializao, ou seja, h um complexo de valores pertinentes a cada profisso. lcito, pois, falar de uma tica profissional, como algo amplo, e de uma tica Profissional Aplicada a determinada profisso, como algo restrito (tica Profissional Aplicada Contabilidade, tica Profissional Aplicada ao Direito, tica Profissional Aplicada Medicina etc.).

Cada profissional tem um cdigo de tica aplicado sua classe, que deve ser respeitado, embora muitos profissionais ultrapassem essa fronteira e pratiquem coisas graves que vm macular a lisura que deve pautar cada profisso. A gnese de cada profisso a tica que permeia toda a conduta no mercado de trabalho, seja na educao, na rea da sade ou nos negcios. Segundo S (2001, p. 149):
O dever nasce primeiro do emprenho de escolher, depois daquele de conhecer, e finalmente do de executar as tarefas, com a prtica de uma conduta lastreada em valores ou guias de conduta. No basta escolher profisso de administrador, advogado, analista de sistemas, bilogo, contador, engenheiro, jornalista, mdico, modelo, odontlogo, professor, qumico, seja a que for; preciso que, ao buscar conhecer a tarefa, haja uma ligao sensvel com a mesma, de modo que possa ser prazenteira e ensejar, por isso, a prtica sob os influxos do amor e do que se faz concretamente desejvel.
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

42

O autor ratifica que a expresso amor empregada no texto acima significa a energia volvida prtica do bem, produo de valores, em toda a sua amplitude. O carter da profisso est imbricado com uma energia muito grande, que a energia que move as vontades concernentes ao seu exerccio, que se inserem numa cadeia de valores ticos e morais, dando a cada profissional o direito de materializar todas as fontes e princpios que so respaldados pela tica, num propsito latente, que se exala e cresce permeando todas as condutas no respeito aos outros e a si mesmo. Outro fator preponderante neste estudo a questo da valorizao do trabalhador profissional que em tempos modernos e em tempos antigos tambm muitas vezes passou no descaso e na acomodao dos patres. Construir um sentido tico nessa situao algo muito complicado, pois a envolve uma srie de questes como cidadania, dignidade da pessoa humana, direitos sociais, justia e valorizao do trabalho humano. Desde os primrdios, o homem, vivendo de forma nmade, mantinha o seu sustento da coleta de frutos, caa e pesca, sempre se apresentou como um ser tico no exerccio dos seus direitos e deveres. Quando um cdigo de conduta era quebrado por algum da comunidade, este sofria as sanes previstas nesses cdigos. No decorrer dos tempos esses cdigos continuaram existindo, delimitando assim, uma maneira pacfica e congruente das pessoas se respeitarem e exercerem suas profisses sem serem molestadas por outras, mas ao mesmo tempo tambm respeitando os outros sem molest-los. Essa troca importante para que haja no convvio em sociedade, direitos e deveres, respeitados e cumpridos, respectivamente. De acordo com a Revista SENAC (1997 p. 42-43):
No resta dvida de que, no decorrer da histria moderna, especialmente ao final do sculo XIX, os trabalhadores alcanaram importantes conquistas sociais: direito previdncia, a frias, ao repouso remunerado, ao adicional por insalubridade, educao, entre outros. A conquista desses direitos, entretanto, no se compara s perdas decorrentes da desvalorizao do trabalho no perodo. A evoluo do processo produtivo um exemplo claro da histria dessa desvalorizao, principalmente quando se constata que os princpios da tica do trabalho, embora muito teis consolidao da ordem econmica, nunca chegaram a se integrar prtica concreta dos homens. A crescente separao entre trabalho manual e intelectual impediu que o trabalhador tivesse acesso ao conhecimento, excluindo-lhe a autonomia, o desenvolvimento da solidariedade e a expresso da liberdade indispensvel ao exerccio da cidadania. Mais recentemente, a onda de desemprego e o desmoronamento das relaes contratuais decorrentes da globalizao da economia e da flexibilizao do processo de produo anunciam uma crise da sociedade do trabalho. Essa crise caracteriza-se pelo declnio da tica no trabalho, manifestado na descrena de que a atividade produtiva seja fonte de justia social, de dignidade e de realizao social.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

43

O profissional para dignificar a sua profisso deve estar conciso do seu compromisso com quem ele vai ofertar a essncia do seu labor. Se um mdico, ele deve se atentar para o cdigo de tica mdica e fazer tudo que possa primar pelo bom exerccio da sua profisso. Um engenheiro, um professor, um gari, etc. qualquer um desse deve ter bem elaborado em sua cabea o seu cdigo de conduta profissional. As expectativas em relao ao bom desempenho perpassam pelo lastro tico que so imprescindveis no exerccio da cada profisso. A responsabilidade deve ser o ponto de toque entre a tica e o bom desempenho de cada profissional. Hoje as empresas esto muito mais preocupadas em qualificar seus colaboradores, para que o exerccio da tica seja mais real e mais evidente. No se configura no atual cenrio, pessoas com comportamentos antiticos e desonrosos, que podem macular a boa imagem que uma empresa possa ter. Fala-se em humanizao do ambiente do trabalho, em gesto compartilhada, em liderana servidora e isso, no pode se configurar um simples clich. A responsabilidade social e humana que se exala das empresas no mundo do trabalho, se convergem numa situao de dinamismo e respeito aos atores sociais que despendem sua fora no sentido do progresso e do crescimento econmico. A Revista do SENAC (1997, p. 65 - 66), diz que:
A construo de uma cultura, de crenas e valores propcios consolidao da dimenso tica na empresa e na sociedade como um todo passa pela reflexo sobre o papel do prprio trabalhador. Se a prpria dinmica do capitalismo cria espaos de maior participao do trabalhador, cabe a este levar s ltimas consequncias tal tendncia, buscando a participao crescente nas decises, nos processos de negociao, de modo a viabilizar salrios mais dignos, a qualificao para todos e, enfim, a humanizao do mundo do trabalho. [...] [...] Para um exerccio profissional tico no basta, entretanto, apenas a competncia tcnica. fundamental o estabelecimento de relaes de confiabilidade entre o trabalhador e a gerncia e tambm entre ele e seus pares.

Existem profissionais muito bem qualificados, com vrios diplomas, bem gabaritados e que, no entanto, so extremamente mal educados, insolentes, prepotentes e que no tm um pouco de respeito pelos seus subalternos ou a quem quer que esteja ao seu redor. So pessoas sem qualificao humana. Porque ter conhecimento terico, cientfico e cultural excelente no desempenho de qualquer atividade, mas se a pessoa no desenvolve a inteligncia emocional, o sentido tico se perde. As relaes se tornam frvolas e insuportveis. Nessa configurao em que se faz aluso diversas inteligncias, ser citado nesse trabalho um pensamento de Gama (1998):

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

44

A Teoria das Inteligncias Mltiplas uma alternativa para o conceito de inteligncia como uma capacidade inata, geral e nica, que permite aos indivduos uma performance, maior ou menor, em qualquer rea de atuao. Sua insatisfao com a idia de QI e com vises unitrias de inteligncia, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou Gardner a redefinir inteligncia luz das origens biolgicas da habilidade para resolver problemas. Atravs da avaliao das atuaes de diferentes profissionais em diversas culturas, e do repertrio de habilidades dos seres humanos na busca de solues, culturalmente apropriadas, para os seus problemas, Gardner trabalhou no sentido inverso ao desenvolvimento, retroagindo para eventualmente chegar s inteligncias que deram origem a tais realizaes.

O ser humano tem uma capacidade de aquinhoar conhecimentos de uma forma exuberante. No campo das inteligncias, ele perpassa por diversos caminhos, aprendendo e apreendendo de maneira diversa, exibindo vrias nuances nesse campo. Na sua crescente busca pelos saberes, ele vai consignando valores, preceitos e princpios e ensinando para a perpetuao desse sentido de valorao do indivduo em sociedade. Quando uma pessoa se insere na vida profissional ela experimentar uma nova fase de vida. Um mundo diferente do que est acostumada. So atores diferentes que ir lidar na nova rotina de vida. Os primeiros momentos de adaptao so difceis dado ao fato de que todos so seres diferentes e as relaes so ambguas, antagnicas e demanda cautela e pacincia. Como sobreviver a tudo isso? De que maneira o indivduo conseguir responder aos chamados de uma rotina turbulenta, em que existe uma concorrncia acirrada, pessoas de diversos comportamentos e uma exigncia em todos os sentidos: a maneira de se portar, conversar, tratar as pessoas, as metas que devero ser alcanadas, etc. Segundo Dowbor: (1999, p.52)
Assim, medida que a grande empresa evolui do conceito de produtor para o conceito de organizador e controlador, passa a tecer um sistema complexo de relacionamentos que envolve mdia, financiadores, distribuidoras, empresas de advocacia, sistemas de presso poltica conjunta nos diversos pases onde exerce atividades, adotando mecanismos complexos como tomadas de participao cruzada de aes entre empresas, intercmbio de diretorias, acordos de cooperao tecnolgica por segmentos produtivos, diviso de trabalho e assim por diante, gerando um sistema complexo de obrigaes mtuas e de dependncia compartilhada.

Essa dependncia compartilhada ser essencial para que as regras sejam cumpridas e nesse sistema o modo mais eficaz ser entender que dever ter um sentido tico para que todos tenham uma convivncia salutar e que as obrigaes sejam atendidas com prazer. Nessas mudanas de paradigmas em que se verificam situaes de pura e total excluso entre as pessoas, em que as vrias categorias profissionais querem sobrepor a outras, em que o mercado de trabalho altamente competitivo, no respeitando o tempo de cada profissional, as relaes restam-se turbulentas. Da a necessidade de um cdigo de tica profissional sobre o que respalde as relaes dos profissionais com seus pares. No magistrio de Ges e Santini (2009, p. 52):
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

45

Ao referenciar sobre o cdigo de tica profissional, tambm conhecido como cdigo deontolgico4, trata-se da regulamentao de qualquer profisso fundamentado em interesses de seus pares ou daqueles que esto relacionados social, poltica e economicamente. Desta forma, os rgos estatais, a sociedade e os prprios profissionais passam a ter a necessidade de controlar as aes das categorias profissionais refletindo sobre seus papis.

Por fim pertinente salientar que a tica profissional um conjunto de bens a servio da boa convivncia entre os profissionais que tendem a dignificar-se atravs das atividades laborais, cada um na sua especificidade, com respeito s demandas alheias, em que a senha para o bom trnsito pela grande diversidade de profissionais o carter tico que deve vir imprimido nas relaes advindas do mundo moderno, capitaneados pela concorrncia, competio e as mazelas de uma ps modernidade direcionada ao fechamento da solidariedade, justia social, liberdade. premente uma retomada em direo a valorao do outro, do sentido altrusta na concepo de valores outorgados pela prtica profissional. Nalini (2009, p. 293) categrico em afirmar que:
O esprito de servio, de doao ao prximo, de solidariedade, caracterstica essencial profisso. O profissional que apenas considere a sua prpria realizao, o bem-estar pessoal e a retribuio econmica por seu servio no algum vocacionado.

Vocao e sempre ser algo mais consistente, algo que emana de cada ser humano em prol do outro. A gnese da tica perpassa pelo sentido vocacional de cada um. tica profissional fazer bem e fazer o bem. Reparar em cada detalhe do seu exerccio dirio como profissional. Esses detalhes podem ser elencados da seguinte forma: sigilo da profisso; boas relaes interpessoais; boa comunicao com o outro; cuidado com a sua imagem; interesse em dirimir problemas, mas sem, no entanto se imergir neles; ter empatia, ou seja, colocar-se sempre no lugar do outro. Diante dessas vicissitudes, entende-se que o que vem prelecionado como conceito de tica, vai ser a referncia para o bom desempenho de qualquer profissional.

Deontologia (do grego , translit. deon "dever, obrigao" + , logos, "cincia"), na filosofia moral contempornea, uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas so moralmente necessrias, proibidas ou permitidas. Portanto inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito. O termo foi introduzido em 1834, por Jeremy Bentham, para referir-se ao ramo da tica cujo objeto de estudo so os fundamentos do dever e as normas morais. conhecida tambm sob o nome de "Teoria do Dever". um dos dois ramos principais da tica Normativa, juntamente com a axiologia. Pode-se falar, tambm, de uma deontologia aplicada, caso em que j no se est diante de uma tica normativa, mas sim descritiva e inclusive prescritiva. Tal o caso da chamada "Deontologia Profissional".
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

46

LEITURA COMPLEMENTAR TEXTO N. 04

TICA PROFISSIONAL COMPROMISSO SOCIAL

Por: Rosana Soibelmann Glock e Jos Roberto Goldim

Conceituao: O que tica Profissional? extremamente importante saber diferenciar a tica da Moral e do Direito. Estas trs reas de conhecimento se distinguem, porm tm grandes vnculos e at mesmo sobreposies. A Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as aes humanas. Ambas, porm, se diferenciam. A Moral estabelece regras que so assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geogrficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tm uma base territorial, elas valem apenas para aquela rea geogrfica onde uma determinada populao ou seus delegados vivem. Alguns autores afirmam que o Direito um sub-conjunto da Moral. Esta perspectiva pode gerar a concluso de que toda a lei moralmente aceitvel. Inmeras situaes demonstram a existncia de conflitos entre a Moral e o Direito. A desobedincia civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma determinada lei. Este um exemplo de que a Moral e o Direito, apesar de referirem-se a uma mesma sociedade, podem ter perspectivas discordantes. A tica o estudo geral do que bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da tica a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela diferente de ambos - Moral e Direito - pois no estabelece regras. Esta reflexo sobre a ao humana que caracteriza a tica. tica Profissional: Quando se inicia esta reflexo? Esta reflexo sobre as aes realizadas no exerccio de uma profisso deve iniciar bem antes da prtica profissional.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

47

A fase da escolha profissional, ainda durante a adolescncia muitas vezes, j deve ser permeada por esta reflexo. A escolha por uma profisso optativa, mas ao escolh-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatrio. Geralmente, quando voc jovem, escolhe sua carreira sem conhecer o conjunto de deveres que est prestes ao assumir tornando-se parte daquela categoria que escolheu. Toda a fase de formao profissional, o aprendizado das competncias e habilidades referentes prtica especfica numa determinada rea, deve incluir a reflexo, desde antes do incio dos estgios prticos. Ao completar a formao em nvel superior, a pessoa faz um juramento, que significa sua adeso e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Isto caracteriza o aspecto moral da chamada tica Profissional, esta adeso voluntria a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exerccio. Mas pode ser que voc precise comear a trabalhar antes de estudar ou paralelamente aos estudos, e inicia uma atividade profissional sem completar os estudos ou em rea que nunca estudou, aprendendo na prtica. Isto no exime voc da responsabilidade assumida ao iniciar esta atividade! O fato de uma pessoa trabalhar numa rea que no escolheu livremente, o fato de pegar o que apareceu como emprego por precisar trabalhar, o fato de exercer atividade remunerada onde no pretende seguir carreira, no isenta da responsabilidade de pertencer, mesmo que temporariamente, a uma classe, e h deveres a cumprir. Um jovem que, por exemplo, exerce a atividade de auxiliar de almoxarifado durante o dia e, noite, faz curso de programador de computadores, certamente estar pensando sobre seu futuro em outra profisso, mas deve sempre refletir sobre sua prtica atual. tica Profissional: Como esta reflexo? Algumas perguntas podem guiar a reflexo, at ela tornar-se um hbito incorporado ao dia-a-dia. Tomando-se o exemplo anterior, esta pessoa pode se perguntar sobre os deveres assumidos ao aceitar o trabalho como auxiliar de almoxarifado, como est cumprindo suas responsabilidades, o que esperam dela na atividade, o que ela deve fazer, e como deve fazer, mesmo quando no h outra pessoa olhando ou conferindo.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

48

Pode perguntar a si mesmo: Estou sendo bom profissional? Estou agindo adequadamente? Realizo corretamente minha atividade? fundamental ter sempre em mente que h uma srie de atitudes que no esto descritas nos cdigos de todas as profisses, mas que so comuns a todas as atividades que uma pessoa pode exercer. Atitudes de generosidade e cooperao no trabalho em equipe, mesmo quando a atividade exercida solitariamente em uma sala, ela faz parte de um conjunto maior de atividades que dependem do bom desempenho desta. Uma postura pr-ativa, ou seja, no ficar restrito apenas s tarefas que foram dadas a voc, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho, mesmo que ele seja temporrio. Se sua tarefa varrer ruas, voc pode se contentar em varrer ruas e juntar o lixo, mas voc pode tambm tirar o lixo que voc v que est prestes a cair na rua, podendo futuramente entupir uma sada de escoamento e causando uma acumulao de gua quando chover. Voc pode atender num balco de informaes respondendo estritamente o que lhe foi perguntado, de forma fria, e estar cumprindo seu dever, mas se voc mostrar-se mais disponvel, talvez sorrir, ser agradvel, a maioria das pessoas que voc atende tambm sero assim com voc, e seu dia ser muito melhor. Muitas oportunidades de trabalho surgem onde menos se espera, desde que voc esteja aberto e receptivo, e que voc se preocupe em ser um pouco melhor a cada dia, seja qual for sua atividade profissional. E, se no surgir, outro trabalho, certamente sua vida ser mais feliz, gostando do que voc faz e sem perder, nunca, a dimenso de que preciso sempre continuar melhorando, aprendendo, experimentando novas solues, criando novas formas de exercer as atividades, aberto a mudanas, nem que seja mudar, s vezes, pequenos detalhes, mas que podem fazer uma grande diferena na sua realizao profissional e pessoal. Isto tudo pode acontecer com a reflexo incorporada a seu viver. E isto parte do que se chama empregabilidade: a capacidade que voc pode ter de ser um profissional que qualquer patro desejaria ter entre seus empregados, um colaborador. Isto ser um profissional eticamente bom.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

49

TICA PROFISSIONAL E RELAES SOCIAIS: O varredor de rua que se preocupa em limpar o canal de escoamento de gua da chuva, o auxiliar de almoxarifado que verifica se no h umidade no local destinado para colocar caixas de alimentos, o mdico cirurgio que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a cirurgia, a atendente do asilo que se preocupa com a limpeza de uma senhora idosa aps ir ao banheiro, o contador que impede uma fraude ou desfalque, ou que no maquia o balano de uma empresa, o engenheiro que utiliza o material mais indicado para a construo de uma ponte, todos esto agindo de forma eticamente correta em suas profisses, ao fazerem o que no visto, ao fazerem aquilo que, algum descobrindo, no saber quem fez, mas que esto preocupados, mais do que com os deveres profissionais, com as PESSOAS. As leis de cada profisso so elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria como um todo e as pessoas que dependem daquele profissional, mas h muitos aspectos no previstos especificamente e que fazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, aquele que, independente de receber elogios, faz A COISA CERTA.

TICA PROFISSIONAL E ATIVIDADE VOLUNTRIA: Outro conceito interessante de examinar o de Profissional, como aquele que regularmente remunerado pelo trabalho que executa ou atividade que exerce, em oposio a Amador. Nesta conceituao, se diria que aquele que exerce atividade voluntria no seria profissional, e esta uma conceituao polmica. Em realidade, Voluntrio aquele que se dispe, por opo, a exercer a prtica Profissional no-remunerada, seja com fins assistenciais, ou prestao de servios em beneficncia, por um perodo determinado ou no. Aqui, fundamental observar que s eticamente adequado, o profissional que age, na atividade voluntria, com todo o comprometimento que teria no mesmo exerccio profissional se este fosse remunerado. Seja esta atividade voluntria na mesma profisso da atividade remunerada ou em outra rea. Por exemplo: Um engenheiro que faz a atividade voluntria de dar aulas de matemtica. Ele deve agir, ao dar estas aulas, como se esta fosse sua atividade mais importante. isto que aquelas crianas cheias de dvidas em matemtica esperam dele! Se a atividade voluntria, foi

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

50

sua opo realiz-la. Ento, eticamente adequado que voc a realize da mesma forma como faz tudo que importante em sua vida.

TICA PROFISSIONAL: PONTOS PARA SUA REFLEXO: imprescindvel estar sempre bem informado, acompanhando no apenas as mudanas nos conhecimentos tcnicos da sua rea profissional, mas tambm nos aspectos legais e normativos. V e busque o conhecimento. Muitos processos tico-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento, negligncia. Competncia tcnica, aprimoramento constante, respeito s pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerncia, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correo de conduta, boas maneiras, relaes genunas com as pessoas, responsabilidade, corresponder confiana que depositada em voc... COMPORTAMENTO ETICAMENTE ADEQUADO E SUCESSO CONTINUADO SO INDISSOCIVEIS!

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

51

ESTUDO DE CASOS: TICA PROFISSIONAL

CASO 1 UM GESTOR TEMPERAMENTAL... Autor(a): Sonia Jordo5 Imagine que uma empresa contrate um novo gestor na rea comercial com a expectativa de que as vendas aumentem. No incio do trabalho, at parece que isso vai acontecer, mas, com o passar do tempo, os resultados alcanados ficam cada dia mais distantes das metas. Mesmo o gestor sendo um profissional com um excelente currculo, comprometido, trabalhador e responsvel, infelizmente, tudo isso no suficiente: preciso atingir as metas. Mas por que ser que o gestor, ainda que bem qualificado, no conseguiu atingir as metas? Ele no sabe. E quando demitido tem uma sensao terrvel, mas mesmo assim tenta no se sentir um fracassado. Acredita que bons profissionais no ficam desempregados e consciente de seu valor e de seu potencial. Por isso, prepara-se para procurar um novo emprego. Atualiza seu currculo, envia para diversas empresas e o cadastra em alguns sites. Quando chamado para alguma entrevista busca conhecer a empresa para se sentir mais preparado. Pensa que no ter conseguido bons resultados no motivo para desanimar. Porm, est consciente que se no der certo dessa vez, sua carreira correr srios riscos. Consegue uma vaga na rea comercial e, aps alguns meses, aumenta as vendas significativamente. Procura defender os interesses da Empresa onde trabalha, para que tenha lucratividade, mas tambm consegue defender os interesses dos clientes junto a Empresa. muito bom negociador e tem a empatia como ponto forte de suas caractersticas. Depois de um tempo na empresa, recebe uma reclamao de seu principal cliente. Verifica o que aconteceu e descobre que a reclamao procede: o setor de produo cometeu um erro. Resolve ir at a produo para informar o que havia ocorrido e preparar o pessoal para que corrijam o problema. Chama algumas pessoas da equipe de produo para discutirem a melhor soluo e, medida que explica o que aconteceu, aumenta seu nervosismo. No consegue entender como cometeram aquele erro, e justamente com seu principal cliente. Sem conseguir dominar seus sentimentos, quando menos se espera grita com o funcionrio que ele acredita ter
5

Sonia Jordo especialista em liderana, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora de diversos livros sobre liderana.
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

52

cometido o erro. Depois de dizer tudo que acha ser importante, acalma-se um pouco e volta para suas atividades. Quando explode, o gestor temperamental acredita que est com a razo e no percebe que sua forma de falar magoa as pessoas. Em alguns casos, ele briga com pessoas que so peachave na Empresa, funcionrios daqueles que so difceis encontrar outro com tamanha competncia. Um daqueles que preciso fazer de tudo para no perd-lo. O pior da atitude do gestor que, quando o funcionrio comete algum erro, ele chama a ateno do profissional na frente de seus colegas e de uma forma que nem lhe permite se justificar. A, por medo de errar e ser chamado a ateno novamente, o profissional deixa tambm de tomar novas atitudes, tentar inovar. Isso porque sabe que se cometer qualquer erro, acabar vendo uma exploso do gestor e se recebe uma repreenso sente-se arrasado. A alta direo toma conhecimento do acontecido e como acreditam que possvel conseguir resultados positivos sem impor nada, mostra ao gestor que ele no est agindo de acordo com os valores da organizao. Avisam que mesmo vendendo muito, isso no suficiente para o gestor permanecer na empresa. Resolvem, ento, lhe dar uma ltima oportunidade. O gestor pensa: o que fazer? Sem resultados demitido. Com resultados tambm corre o risco de ser demitido mais uma vez... Ao analisar bem o problema descobre que atualmente a liderana na base do comando e controle no obtm o mesmo resultado de h alguns anos atrs. Seus pensamentos se articulam e se refletem nas seguintes questes: 1. Quando o lder comete um erro deve ou no pedir perdo? O reconhecimento do erro ajuda na recuperao da dignidade e na mudana de atitude? 2. Quem pretende ser um vencedor na vida, como deve encarar seus erros? 3. Os erros dos subordinados justificam o erro do lder? 4. Como evitar a reao por impulso e refletir sobre a soluo mais adequada, com a cabea fria? 5. Como motivar os subordinados? Como prestigi-los e desafi-los? 6. Como corrigir os erros dos subordinados? Texto baseado no contedo do romance corporativo E agora, Venceslau? - Como deixar de ser um lder explosivo de autoria de Sonia Jordo.

Fonte: JORDO, Snia. E agora, Venceslau? Como deixar de ser um lder explosivo. Belo Horizonte: TECER, 2007.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

53

CASO 2 TICA E CHOQUE CULTURAL NA EMPRESA Autor: Flavio Farah6

Caractersticas da empresa e do colaborador Um consultor nos relata o caso de um profissional com excelente qualificao tcnica, grande experincia e profundo senso de responsabilidade, que estava h muito tempo em uma organizao. Ele tinha qualificao para ser promovido a diretor mas estava estacionado no posto de gerente. Qual o motivo? Choque cultural, de acordo com o consultor. Tratava-se de uma empresa alem cujo ambiente de trabalho era circunspecto, silencioso e formal. O temperamento do gerente era oposto. Alegre e expansivo, gostava de contar casos engraados e de rir, chegando a fazer algumas ironias com a seriedade dos outros. Os diretores viam seu comportamento como imaturo e no confivel. "No d para confiar, ele meio moleque", disse um dos diretores. " inteligente, muito bem preparado, mas um pouco fora do padro."

Diagnstico do consultor O consultor apresentou direo da empresa o diagnstico de falta de afinidade cultural. Os diretores, segundo ele, concordaram com sua avaliao com extrema correo e sentido tico e deixaram-no vontade para encontrar outra oportunidade para aquele profissional. O consultor assim fez. Encontrou e ofereceu ao gerente um cargo de direo em outra companhia, proposta que ele prontamente aceitou.

Questes para discusso 1. O caso realmente de conflito de valores? Para responder essa pergunta, identifique os valores comumente professados pelas empresas. Voc pode conseguir esses dados pesquisando na pgina de valores dos sites de grandes corporaes. Nessas pginas, existem valores organizacionais tais como circunspeco, seriedade (restrio ao riso) e

Flavio Farah mestre em administrao de empresas, professor universitrio, palestrante, articulista e autor do livro tica na gesto de pessoas.
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

54

formalidade, que, de acordo com o consultor, so caractersticas da cultura da empresa em pauta? Se no existem, ento o que significam esses termos? 2. Se voc fosse diretor da empresa, teria coragem de tornar pblico que voc recu-sou a promoo ao gerente em razo de sua falta de maturidade e de confiabilidade? Voc sustentaria que era justo recusar a promoo porque ele era inteligente e bem preparado, tinha excelente qualificao tcnica, grande experincia e um profundo senso de responsabilidade, mas tinha o pecado de ser alegre e expansivo, de gostar de contar casos engraados e de rir? Voc teria coragem de enfrentar um debate no Sindicato dos Metalrgicos? De ir ao programa Roda Viva da TV Cultura? De enfrentar uma CPI? 3. Pelo enunciado do caso, percebe-se que a empresa no tinha inteno de promover o gerente. A companhia, porm, no o informou desse fato. Pergunta-se: foi tica a conduta da companhia? Para responder esta pergunta, responda trs outras questes: 1) Independentemente da iniciativa do profissional, a organizao tinha o dever de lhe comunicar que ele no seria promovido? 2) Os diretores tinham obrigao de lhe dizer o que pensavam dele? 3) Ao silenciar e deix-lo estacionado no mesmo cargo por um longo tempo, a empresa causou-lhe algum dano, por exemplo, causou-lhe humilhao ou prejudicou sua carreira profissional ou seus rendimentos? 4. O que confiabilidade? Como uma pessoa se torna confivel aos olhos de outra? De acordo com os dados disponveis, a empresa tinha razes concretas para no confiar no profissional? Quais razes? Se no tinha, qual o verdadeiro problema? 5. Qual a relao entre esse caso e a questo da diversidade no ambiente de trabalho?

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

55

CASO 3 RESPEITO PELAS PESSOAS

O Ministrio da Sade de determinado pas recebeu a solicitao para realizar um estudo exploratrio sobre a prevalncia de comportamentos relacionados a Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) entre profissionais do sexo. As participantes deste estudo faro exames para 3 DST comuns e participaro de uma entrevista. Cada uma delas receber um carto numerado que permitir a sua vinculao s amostras de sangue coletadas. s mulheres que aceitarem doar sangue, ser oferecida a opo de apresentarem seu carto para receberem os resultados dos testes para DST. Aquelas que tiverem resultado positivo para qualquer uma das 3 infeces testadas, tero acesso a tratamento gratuito. Alm disso, todas as participantes recebero um "presentinho" como agradecimento por sua participao. A populao em questo consiste de profissionais do sexo baseadas em bordis e que so estritamente controladas pelos gerentes dos estabelecimentos. Antes de iniciar o estudo, o pesquisador dever encontrar-se com o gerente do bordel, para pedir permisso para conduzir o pesquisa. Durante a reunio, o gerente declara que todas as mulheres que trabalham no bordel participaro do estudo.

Perguntas:

1. Quais seriam os passos que pesquisadores e membros da equipe de pesquisa podem utilizar para certificar-se de que o consentimento informado seja obtido livremente de todas as participantes? 2. Se uma mulher escolher no participar do estudo, o que poder ser feito para protegla de uma possvel retaliao por parte dos gerentes diretos? 3. Se voc acredita que as mulheres no podem dar o consentimento informado voluntariamente, que alternativa voc poderia sugerir ao Ministrio da Sade?

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

56

CASO 4 CONSIDERAES PROVENIENTES DO COMIT DE TICA Um estudo cluster-randomizado est sendo conduzido em uma rea rural agrcola de um pas em desenvolvimento. As localidades, ao invs dos individuais participantes do estudo, so selecionados ao acaso para receber ou no a interveno. Nas localidades onde ser realizada a interveno so distribudos preservativos femininos juntamente com a distribuio contnua de preservativos masculinos, enquanto as localidades-controle recebem somente preservativos masculinos. Todas as pessoas adultas dos sexos masculino e feminino so expostas interveno por meio de grandes eventos de entretenimento, com msica, dana e teatro de marionetes. As participantes so mulheres que so submetidas a um exame, fornecem o consentimento informado e so entrevistadas e testadas para Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) a cada 3 visitas de acompanhamento durante o perodo de 12 meses. O formulrio de consentimento informado menciona a tenso e a aflio que podem acompanhar um diagnstico de DST, sem mencionar a possibilidade de repercusses mais srias e quem sabe violentas. Apesar do programa de informao, um por cento das mulheres relata violncia como resultado do comportamento abusivo de seus parceiros sexuais. Como referido no formulrio de Eventos Adversos Srios, as mulheres so violentadas por: informar aos parceiros de sua participao no estudo sugerir aos parceiros o uso de preservativos notificar aos parceiros o resultado positivo para DST e pedir aos parceiros que procurem tratamento

Fica evidente que a violncia por parte destes parceiros o resultado direto de sua participao no estudo. Incidentes violentos foram denunciados aos profissionais do servio nas duas localidades de interveno e de controle. Este o nico problema relatado no estudo da pesquisa, at agora.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

57

Questo para Discusso: a. Como o Comit de tica deveria orientar o pesquisador? Parar a pesquisa para proteger as mulheres.

b. Modificar o formulrio de consentimento informado e obter novo consentimento de todas as participantes.

c. Continuar o estudo, mas informar oralmente as participantes sobre os possveis riscos.

d. Continuar o estudo conforme planejado.

e. Adicionar mensagens sobre violncia domstica na interveno e relatar episdios de violncia administrao das lavouras

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

58

CASO 5

A URGNCIA DE ATITUDES TICAS EM SALA DE AULA


Ana Cludia Fernandes Moura, Ana Fabola H. M. dos Santos, Andria de Lima, Janete Aparecida de Lima Orientadores: Vera Helena Rodrigues Zaitun e Mara Westin L. Martin

J, 5 anos, do sexo masculino, reside com a me diarista, o irmo G de 16 anos drogadito, o pai encontra-se em uma Instituio prisional do Vale do Paraba. Na creche J queixa-se de sofrer abuso sexual por parte do irmo que aproveita a ausncia da me para molest-lo. Em sala, com os colegas e a professora, apresenta comportamento verbal e fsico inadequado. Seu repertrio dirio composto por palavras como, por exemplo, vagabunda, vadia, piranha, chato e bobo. Fisicamente chegou a agredir a estagiria causando-lhe luxao na mo. Em sala, suas atitudes chamam a ateno da professora, que supe existir algo errado em sua dinmica familiar. No intervalo, foi flagrado no banheiro com um menino de sua idade tocando seu genital, tentando reproduzir o que seu irmo faz com ele em casa. Quando indagado sobre o assunto, ele respondeu que o irmo disse que aquilo gostoso. Os colegas em sala o excluem das brincadeiras, chamando-o de chato e encrenca. Os profissionais que atuam na Instituio tambm reforam o rtulo dizendo que ele : terrvel, bicho, porco e no tem jeito mesmo. Reconhecendo a necessidade de respaldo, a professora solicita a orientao de como intervir neste caso junto responsvel pela rea pedaggica. A me de J convocada para uma reunio na escola e confirma a veracidade do fato. Relatou tambm, que espancada pelo marido quando ele consegue permisso, em determinadas ocasies, para visitar a famlia. A me verbaliza que jamais denunciar o caso para as autoridades, pois G tambm seu filho. Neste caso, ela adota uma postura conivente. No intuito de minimizar o sofrimento de J, a me solicitada pela orientadora pedaggica a comparecer em alguns encontros na escola, onde seriam trabalhadas com ela algumas alternativas que favorecessem lidar com estas situaes. Mas a me nunca retornou. A orientadora pedaggica no solicitou a interveno de rgos competentes, preferindo engavetar

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

59

esta informao. J continua freqentando a escola. Em sala, a professora, com sua prxis, oportuniza a este aluno e aos demais, possibilidades de receberem afeto atravs da qualidade do ensino, das relaes de amizade e confiana que estabelece no cuidado com o grupo. No caso em questo, como todo ser humano tem necessidades bsicas a serem supridas, supe-se que J tenha internalizado esta imitao de que tocar o genital de outro menino, seja uma forma de mostrar a ele como isso bom. Este fato elucida uma experincia pessoal composta pela possibilidade de afeto positivo e negativo que J recebe em casa. A ausncia da me, que sai de casa com a irm, para ir igreja, oportuniza J a estar sujeito uma situao de vulnerabilidade e abuso, quando o deixa aos cuidados do irmo, pois propicia neste espao de tempo a realizao de contato fsico ntimo sem que este deixe marcas concretas visveis no corpo da criana. Isto nos leva a refletir sobre a afirmao de Mallak & Vasconcelos (2002) que pontuam sobre as diversas formas utilizadas para se concretizar a relao incestuosa sem que a mesma envolva necessariamente uma relao sexual completa; ou uso de violncia fsica. Onde abusador na tentativa de dificultar a obteno de provas no caso de denncia recorre a atos libidinosos atravs de meios de carcias ou toques para concretizar seus desejos sem utilizar-se da conjuno carnal. Em sala J deixado de lado e recebe assinalamentos negativos dos colegas e dos pedagogos. Esses rtulos desvelam pr-construes e pr-conceitos oriundos da falta de vivncia da tica e podem resultar em traumas e reprodues de vulnerabilidade na vida de J. Dentro do contexto observado encontramos no Estatuto da Criana e do Adolescente a Lei N 8.069 no art. 5 afirmando que: Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, punido na forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos direitos fundamentais (p.10). Percebe-se um equvoco na atitude da orientadora pedaggica, j que esta somente deveria exercer a sua funo em relao orientao pedaggica. Assumir uma outra postura coloca em risco a sua tica profissional e o fato de omitir o caso ao conselho Tutelar tipifica infrao administrativa prevista no art. 245 inciso I do Estatuto da Criana e do Adolescente que nos assinala: Deixar o mdico, professor ou responsvel por estabelecimento de ateno sade e de ensino fundamental, escola ou creche, de comunicar autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmao de maus-tratos de

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

60

criana ou adolescente. Caso este no o faa ser aplicado multa de trs a vinte salrios de referncia, aplicando-se o dobro em caso de reincidncia (p..86). O sigilo e a inoperncia do profissional diante da situao, trazem implcitos no s o medo de se comprometer assim como a necessidade de se manter o status social da instituio que representa preferindo a omisso. Em relao me, levantamos duas hipteses tais como o medo de perder a guarda de J, e o receio de que G seja responsabilizado por seus atos e termine preso como o pai. Em sala, a professora continuou a investir em J para que este pudesse descobrir-se possuidor de recursos internos para administrar esta situao-problema, participando junto com as demais crianas das atividades, na distribuio das materiais, compartilhando suas descobertas assinaladas positivamente, auxiliando-o a reconhecer as suas qualidades e competncias. Entendemos que esta interveno realizada pela professora premissa da vivncia do afeto saudvel, da internalizao de regras e limites, que capacitaram a J estabelecer relaes com outras pessoas.

Disponvel em: < http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2006/inic/inic/05/INIC0001106ok.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2012.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

61

CONSIDERAES FINAIS
Finalizando o presente trabalho, pertinente analisar que falar de tica, e principalmente a tica profissional, no se configura tarefa fcil, porque as relaes profissionais muitas vezes se restam conturbadas nesse processo globalizado, em que as pessoas vivem numa concorrncia acirrada, procurando um lugar no mercado. Construir uma carreira slida, pautada nos entendimentos ticos que fazem parte de todas as profisses, no para todos, porque so diversos os casos de profissionais que burlaram o seu cdigo de tica profissional e tiveram atitudes desonestas e descabidas ao que propugnado por sua profisso. A tica deve ser o princpio basilar de toda uma sociedade, militante do bom entendimento entre os pares, configurando-se de propostas balizadas na direo de comportamentos adequados e morais numa referncia de valores para a boa convivncia em sociedade. Nesse mdulo h uma abordagem significativa sobre a tica na educao; a tica na construo da cidadania; a tica associada filosofia; e, por fim, a tica profissional que o mote do presente trabalho. A tica permeou todos os entendimentos aqui propostos. No seu nascedouro, impregna todas as vicissitudes do viver, pautadas na moralidade nos bons costumes, na decncia e na ordem e na deferncia que cada pessoa deve ter com a outra. Os valores esto se perdendo num mundo de indecncia moral, antitico e sem os bons costumes tantas vezes ensinados na famlia, cobrados pela sociedade e efetivados na escola. necessrio citar nesse item conclusivo, um pensamento de Comparato (2006, p. 21):
Os valores coletivos de determinada sociedade e as suas instituies de poder relacionam-se, sempre, em espcie de jogo dialtico entre passado e futuro, movimento e repouso, desequilbrio e reequilbrio, mudana e preservao da ordem tradicional. Ora a sociedade como um todo julga ultrapassadas as leis e a estrutura poltica em vigor, ora as considera como perturbadoras da ordem antiga, a ser preservada. Normalmente, o mundo oficial nunca corresponde, inteiramente, ao mundo no oficial dos costumes e ideais coletivos da vida.

Por esse motivo, a sociedade encontra-se perdida na busca de valores anudos por cdigos de ticas, mas irrelevantes para vrios atores numa sociedade turbulenta e competitiva, rigorosa no julgamento alheio e condescendente com os prprios interesses.
Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

62

Diante de tudo que foi exposto, interessante ressaltar que a tica deve existir em favor da boa convivncia dos homens em sociedade, no respeito aos valores intrnsecos e extrnsecos de cada personagem, na prtica dos bons costumes que tangem as relaes interpessoais. Diante disto, imprescindvel relacionar as boas prticas no convvio em sociedade com os caracteres que permeiam a tica e a valorizao do outro num sentido da preservao dos relacionamentos e da conduo das normas que auxiliam uma vida boa e digna para cada um. Vejo que a tica deva ser a norma de conduta da vida de cada pessoa, tanto no tocante a educao quanto na vida familiar e na sociedade, como na profisso escolhida. E na profisso a tica deve ser um princpio intermitente, pois na profisso que a realizao do ser humano precisa ser pautada no sentido tico, porque nela que est o servio para o outro, e, quando a gente serve ao outro deve faz-lo com tica, moralidade e princpios na valorizao do ente que nos procura na nossa profisso. Por tudo isso, penso que a famlia, como clula principal da vida de todas as pessoas deve ser a pioneira no ensino da tica. Depois a escola precisa dar sua contribuio nesse ensinamento, para que as pessoas sejam mais conscientes dos seus papis na sociedade, na religio, na moralidade, na poltica, e, principalmente, na vida profissional. No exerccio da profissional, cada um deve pensar no coletivo, para que as relaes profissionais se tornem balizadas na tica e que o seu desempenho seja pautado na vontade coletiva e no na vontade individual.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

63

REFERNCIAS ARAJO, Ulisses F. tica e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade / Secretaria de Educao Bsica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2007. 84 p. BRASIL. Ministrio da Educao do. Disponvel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf>. Acesso em: 10 dez.2011. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentao dos temas transversais Braslia: MEC/SEF, 1998. 436 p. CHALITA, Gabriel. Os dez mandamentos da tica. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo: tica, 1997. COMPARATO, Fbio Konder. tica: direito, moral e religio no mundo moderno. So Paulo: Companhia da Letras, 2006. DOWBOR, Ladislau. A reproduo social: propostas para um gesto descentralizada. Petrpolis: Vozes, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. GAMA, Maria Clara S. Salgado Gama A Teoria das Inteligncias Mltiplas e suas implicaes para Educao. Disponvel em: <http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html>. Acesso em 13 dez. 2011. GES, Adarly Rosana Moreira. SANTINI, Maria ngela. tica Profissional: Servio Social. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. GONALVES, Maria H. B., WYSE, Nely. tica e Trabalho. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1997. HUME, David. Investigao sobre o entendimento humano. Traduo Andr Campos Mesquita. So Paulo: Escala Educacional, 2006. NALINI, Jos Renato. tica Geral e Profissional. 7.ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. PAIVA, Beatriz Augusto. Algumas consideraes sobre tica e valor. In: BONETTI, Dilsa Adeodata et al. (Org.). Servio social e tica: convite a uma nova prxis. 6.ed. So Paulo. Cortez, 2005.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

64

PILETTI, Nelson. Sociologia da Educao. So Paulo: tica, 1999. S, Antnio Lopes de. tica Profissional. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2001. VADE MECUM . Obra Coletiva. Colaboradores: Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Lvia Cspedes. 8.ed. atual. ampl. So Paulo: Saraiva, 2009. VZQUEZ, Adolfo Snchez. tica. Traduo de Joo DellAnna. 27. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira: 2005. WIKIPEDIA. tica Profissional. Disponvel em: <http://www.osignificado.com.br/eticaprofissional/>. Acesso em: 12 dez. 2011. WIKIPEDIA. tica. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica>. Acesso em 12 dez. 2011. ZAJDSZNAJER, Luciano. A TICA UMA CINCIA? Disponvel em: <http://www.portalmedico.org.br/include/biblioteca_virtual/des_etic/1.htm>. Acesso em: 12 ago. 2011.

Este mdulo dever ser utilizado apenas como base para estudos. Os crditos da autoria dos contedos aqui apresentados so dados aos seus respectivos autores.

65

You might also like