You are on page 1of 6

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICO DISPESP

ALCEMIR CORDEIRO CAMPELO

ESTUDO DE TEXTOS ACADMICOS

Estudo de textos solicitado pela disciplina Gesto do Processo de Aprendizagem do curso de Docncia em Educao Profissionalizante e Tecnolgica da CEFET

MANAUS 2007

ESTUDO DE TEXTOS ACADMICOS Alcemir Cordeiro Campelo1

RESUMO
Este trabalho trata do estudo de dois textos discutidos em sala de aula da disciplina Gesto do Processo de Aprendizagem ministrada pelo Professor M.Sc. Arone do Nascimento Bentes, portanto, esta atividade, est dividida em duas partes. A primeira parte refere-se ao TEXTO 1 Estudar, a segunda ao TEXTO 2 - Gesto Escolar e Projeto Poltico Educativo. O trabalho compreende uma leitura criteriosa e a produo de outro texto que expresse a opinio do aluno levando-se em considerao um embasamento terico e a experincia acadmica.

TEXTO 1 Estudar Notas de Aulas, Prof. Arone Nascimento Bentes, Msc.

No texto Estudar, o autor mostra claramente que estudar no prazeroso, e mostra que a solido e a postura crtica so as vils deste paradigma. Concordo com este ponto de vista, pois exatamente o preo pago pela concluso do meu curso acadmico e responsvel pela minha colao de graus. No se compra conhecimento, nem to pouco se transmite, ou se tm ou no tem; como cultivar uma lavoura, requer muito trabalho, dedicao, cuidado com as pragas, adubao e assim por diante, o agricultor trabalha e espera pacientemente at colher os frutos do seu labor o conhecimento; e este d estmulo para um novo ciclo e assim adquire-se o domnio em de uma determinada rea do saber o conhecimento; este diferencia-se da informao, segundo Ghedin(2005) a informao transmite-se, o conhecimento adquire-se atravs da reflexo crtica, e esta reflexo e o labor do agricultor exatamente o ato de estudar; um verbo de difcil conjugao na primeira pessoa, mas a satisfao do fruto desta atividade compensa a iniciativa desagradvel de vencer a inrcia inicial, compartilho com a posio de Ghedin(2005) quanto a diferena entre conhecimento (fruto do ato de estudar) e informao (esta voltil se no for refletida criticamente):

Graduado em engenharia mecnica pelo Instituto de Tecnologia da Amaznia, aluno de ps-graduao do curso Docncia do Ensino Profissionalizante e Tecnolgico do Centro Federal Tecnolgico do Amazonas.

... o conhecimento no est situado no nvel da informao. Ele vai muito alm disso, ele uma sistematizao reflexiva a partir das informaes que a realidade nos apresenta. As informaes no so mais que fatos secos que no se explicam por eles mesmos. A possibilidade de transformar informaes, enquanto fatos, em conhecimento est na medida em que, pela reflexo, possamos explicar suas causas geradoras e, por meio delas, compreender o seu horizonte de sentido. (P.147).

Estudar no prazeroso mas seu fruto agradvel e faz bem para o intelecto, d estmulo e discernimento para posicionar-se favoravelmente de ante de um problema cotidiano que seja profissional ou pessoal. Nos dias atuais, a sociedade contempornea impe a necessidade do ato de estudar, e este est relacionado ao ato de sobrevivncia, status, competitividade, munindo de vantagens seus adeptos. Quanto aos que ignoram este labor, e por circunstncias da vida muitos no tm acesso a este direito assegurado pela constituio federal, ingressam no contingente dos excludos das atividades consideradas formais, como a analista Socioeconmica Norma Bentes (2005) mostra no texto a seguir:

Na cidade de Manaus, os moradores dos bairros perifricos tm ampliados ainda mais os processos de segregao scio-espacial e excluso que enfrentam no cotidiano. Alm da luta pelo sustento da famlia, convivem com a falta de gua, de escolas, de postos de sade, de transporte coletivo, dentre outras necessidades. So os desafortunados urbanos, dilacerados na sua condio de cidade e da possibilidade de melhoria de suas condies de vida, denotando tambm a flagrante ausncia do poder pblico nas reas localizadas na periferia da cidade. (P. 47)

Estudar no prazeroso porm transforma aquele que o faz, apesar dos problemas citados, estes lanando mo do dueto (solido e a postura crtica), adquirem o passaporte da incluso no mundo considerado formal.

TEXTO 2: Gesto Escolar e Projeto Poltico Pedaggico: interfaces do cotidiano escolar. Artigo do Prof. M.Sc. Arone do Nascimento Bentes

A escolar um espao onde ocorre o processo ensino-aprendizagem, por ser um processo complexo por sua prpria natureza, no pode ser comparado com outras atividades laborais. Neste processo esto presente trs grupos: os discentes, docentes e os trabalhadores da educao.

A atividade profissional pedaggica engloba profissionais de todas as reas do saber, desde os primeiros anos at o ps-doutorado. Cada etapa peculiar, e o processo ensino-aprendizagem o responsvel por todos os profissionais que atual na sociedade contempornea. Refletindo sobre cada etapa temos: Ensino Fundamental, profissionalizante, Mdio Propedutico, Integrado, Tcnico,

Profissionalizante, Tecnolgico; Cursos de Licenciatura Plena, Bacharelado, Latosenso (especializao), Estrito-senso (Mestrado Profissional, Mestrado Acadmico, Dutorado), dentre outras modalidades. Portanto temos umas complexidades que interage entre si, sendo cada pessoa que compe este universo, singular, nica, e est associada a um grupo que por sua vez tem a sua prpria cultura como mostra Perrenoud (2001) no texto a seguir:

Educar ou instruir permitir que o aprendiz mude sem perder sua identidade, conciliar a invarincia e a mudana. A organizao escolar tambm deve se renovar sem se desfazer, absorver novos saberes, novos programas, novos mtodos e novas tecnologias sem renegar a herana e sem deixar entender que tudo o que se fazia antes no tinha nenhum sentido. Na escola da sociedade, a educao e o ensino oscilam entre reproduo e mudana, transmisso de uma herana e preparao para uma nova sociedade, continuidade com o passado e antecipao do futuro. A escola, por sua natureza, uma confluncia entre o velho e o novo, tanto para as pessoas quanto para o sistema entre antigo e moderno. (P. 33)

Novamente citamos Perrenoud (2001) quanto ao desafio que enfrenta a escola:

(...)Enfrentar a complexidade aceitar o fato de que ela , de certo modo, intransponvel, pois os paradoxos, as contradies e os conflitos fazem parte da prpria natureza da relao pedaggica e do empreendimento da escolarizao.(P.45)

Logo chegamos a concluso que a gesto do processo do ensinoaprendizagem singular e regue um tratamento diferenciado, no podemos aplicar os conceitos de uma gesto empresarial sem antes sofrer uma adaptao; A atividade profissional pedaggica, o ato educativo, a prtica escolar, a gesto escolar deve modernizar-se, apropriar dos conceitos tecnolgicos modernos, fazer uso da tecnologia para aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Como exemplo citamos o uso das tcnicas do vdeo game em algumas faculdades de medicina para que mdicos adquiram habilidades de opera a distncia utilizando robs, outro exemplo o uso de software educacionais nas faculdades de engenharia que simulam comportamentos dos materiais nas mais variadas situaes. (2001) declara:
As tecnologias no so ruins (...) Mas as tecnologias sem a educao, conhecimentos e sabedoria que permite organizar o seu real aproveitamento, levam-nos apenas a fazer mais rpido e em maior escala os mesmos erros.(S/P).

Dowbor

Como expomos acima, o ato educativo singular e complexo e exige profissionais capacitados e competentes; e a escola como uma organizao requer um Projeto Poltico Pedaggico que reflita a esta realidade e uma gesto moderna para cumprir o objetivo geral da educao que o de formar um cidado tico, humano e solidrio, que exera sua profisso com habilidade e competncia. Lembramos que o papel da educao no de simplesmente ensinar ao homem uma especialidade para que se torne uma mquina utilizvel pelas indstrias, e sim de formar personalidades.

Referencial Bibliogrfico

CONTITUIO FEDERAL DE 1988.

DOWBOR, Ladislau. http://www.mhd.org/artigos/dowbor_tecnologias.html. Data de acesso: 28/01/2007. GHEDIN, Evandro. PIMENTA, Selma Garrido. Professor Reflexivo no Brasil. Editora Cortez, 3 edio, So Paulo, 2005.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgncia, decidir na incerteza: trad. Cludio Schilling, Editora Artmed, 2a edio, Porto Alegre, 2001.

SOUSA, Norma Maria Bentes de. Manaus Realidade e contrastes sociais. Editora Valer, Manaus, 2005.

You might also like