You are on page 1of 5

CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. 3 ed. So Paulo: tica, 2009. pg: 321-336.

2.1 - GEORG HEGEL


O absoluto o universal e uma ideia que, como autojustificativa, se particulariza num sistema de ideias determinadas. Hegel Hegel (1770-1831) nasceu em Stuttgart, estudou filosofia e teologia na Universidade de Tbingen e foi, como a maioria dos estudantes de seu tempo, um entusiasta da Revoluo Francesa. Lecionou em Iena, Nuremberg, Heidelberg e, finalmente, em Berlim, at sua morte. Ao longo de sua trajetria, abandonou os ideais revolucionrios e tornou-se um servidor fiel do Estado prussiano, conquistando a admirao do rei e grande prestigio, sobretudo entre os jovens lideres intelectuais. Diferentemente da maioria dos filsofos anteriores, Hegel, em vez de tentar estabelecer premissas para fundamentar uma forma eterna de conhecimento do mundo, se props a desenvolver uma serie de critrios que possibilitassem ao homem um modo histrico de reflexo. Hegel entendia que a forma de pensar do homem seria varivel de acordo com o tempo. Assim, seria impossvel determinar uma verdade universal. A verdade universal seria valida para todos os homens em todas as suas geraes, ou seja, vigoraria independentemente do tempo e do espao. Dessa forma, a filosofia hegeliana apoia-se na prpria historia, uma vez que o pensamento humano se encontraria vinculado ao elemento temporal e o ser estaria em constante transformao. Assim, cada poca, cada povo, teria sua prpria verdade. A histria constitui o ponto central das ideias de Hegel, uma vez que ela determina a maneira como as pessoas pensam e agem em determinado perodo de tempo. Assim, o fundamento de uma ideia o contexto em que ela se encontra inserida, ou seja, o tempo histrico ser a condio necessria para determinarmos a racionalidade dessa fora de pensar.
Filosofia Prof. Org. Alfeu Feldmann

18

2 - REPRESENTANTES DA FILOSOFIA CONTEMPORNEA

Por exemplo, se nos dias de hoje algum defender a ideia de que as mulheres no podem votar ou trabalhar fora de casa, essa pessoa pode parecer insensata, tendo em vista a j consolidada igualdade entre sexos na maior parte do mundo ocidental. No entanto, h cem anos essa mesma ideia era perfeitamente aceita, uma vez que era verdade em conformidade com seu tempo. Tal constatao na significa que nossa sociedade esteja certa ou que a sociedade passada estivesse errada. O que o pensamento do filsofo reala que cada poca tem seus valores, sua verdade. Nesse sentido, o contexto histrico configurado em uma determinada unidade de tempo, que se transforma pela adaptao aos conceitos estabelecidos pelo prprio homem, em um constante processo de mutabilidade.

Esse processo de mutabilidade evolutivo; um pensamento esta vinculado ao contexto histrico em que se insere e evolui medida que acrescentamos algo novo. No exemplo que apresentamos, foi acrescentado algo novo aos direitos da mulher, que ganhou independncia para votar, trabalhar, governar pases, Estados, cidades, em suma, a humanidade desenvolve-se para dar um novo sentido atuao do gnero feminino na sociedade. Outra importante noo associada a essa concepo a de racionalidade humana, concebida como permanentemente crescente. A humanidade esta sempre se desenvolvendo, progredindo dentro dos respectivos contextos histricos, para encontrar a conscincia de si mesma, o autoconhecimento. Hegel chama isso de espirito do mundo. Dai decorre uma viso de historia progressista, evolutiva, concepo muito frequente at nossos dias, embora j tenha sido recusada por muitos. A Dialtica Retomando o idealismo de Fichte, Hegel diz que a progresso do pensamento no acontece por fora do acaso, mas por meio de um processo dialtico que convm recordar. O processo dialtico formado pela contraposio de uma tese (ideia) a uma anttese (ideia contraria tese), que d origem a uma sntese (concluso). Um determinado pensamento sempre surgira
Filosofia Prof. Org. Alfeu Feldmann

19

com base em pensamentos formulados anteriormente. Quando consolidado (tese), esse pensamento encontrar necessariamente uma forma de pensar oposta (anttese), o que ocasionar um elo. Esse elo ser rompido por um terceiro pensamento, que reunir o que h de melhor em ambos (sntese). Esse terceiro pensamento formara uma nova tese, dando origem a um novo ciclo. Se aplicarmos prpria historia da filosofia as concepo hegelianas de teseanttese-sntese, verificamos que os conhecimentos filosficos avanaram seguindo esse movimento. Por exemplo: Descartes pregava o racionalismo, afirmando que o conhecimento do homem era derivado de sua razo (tese). Depois, Hume nega as ideias de Descartes para dizer que o homem somente esta apto a conhecer pela experincia (anttese). Em um terceiro momento, Kant, com seu criticismo, uniu as ideias de Descartes e Hume (sntese), inaugurando uma nova trade (processo dialtico). Hegel considera o ser humano como parte de um todo, confirmando, desse modo, a grande importncia atribuda pelo filosofo ao meio histrico em que o individuo est inserido. Dessa forma, o chamado esprito do mundo somente pode ser compreendido tendo em conta uma determinada coletividade, da qual no podemos desliga-lo. Ele explicou o seu conceito de esprito da seguinte forma: Mas que o Esprito? o nico Infinito imutavelmente homogneo - a Identidade pura - que, em sua segunda fase, se separa de si mesmo e faz desse segundo aspecto seu prprio oposto polar, ou seja, como existncia por si em si em contraste com o universal. O caminho para o autoconhecimento do ser humano desenvolvimento do espirito do mundo deve passar por trs etapas: rumo ao

a primeira etapa refere-se razo subjetiva, quando o espirito do mundo toma conscincia de si mesmo no homem; na segunda, encontramos a razo objetiva, em que o espirito do mundo se conscientiza em nvel social (famlia, sociedade civil e Estado); na terceira, o espirito do mundo atinge seu ponto mais elevado, a razo objetiva ou absoluta, tomando conscincia de si ao utilizar a filosofia, que demonstra sua papel no contexto histrico.
Filosofia Prof. Org. Alfeu Feldmann

20

Na razo objetiva, encontra-se situado o Estado que, de acordo com Hegel, consiste no grau mximo de agrupamento entre os diversos interesses contraditrios dos indivduos que o compem.

A famlia e a sociedade civil estariam situadas em um patamar inferior ao do Estado, pois no teriam a possibilidade de superar os antagonismos que imperam na esfera social. Somente o Estado, nico e soberano, pacificaria as possveis tenses existentes na coletividade, pois, em seu manto, todos reconheceriam a necessidade de atuar em prol do bem comum. Essa concepo de Hegel influenciou muito sua poca, e foi, posteriormente, utilizada para fundamentar os Estados totalitrios do sculo XX. O conceito de liberdade em Hegel esta associado noo de Estado; mais precisamente, ele identifica o Estado com o Absoluto, uma vez que o homem necessita da vida social para determinar a razo de seus pensamentos. Consequentemente, o homem deve pertencer ao Estado. Segundo Hegel, o Estado a instituio responsvel por instaurar todo o corpo de leis que regula a vida social. No h liberdade sem lei, garante Hegel; e onde h lei, h necessariamente liberdade, de modo que o emprego do termo liberdade determinado pelo direito de obedecer lei, uma vez que aquele que faz as leis e os que a cumprem fazem parte do mesmo todo, cujo objetivo a realizao plena da Verdade. Chegamos ento definio de Estado: O Estado a Ideia do Espirito na manifestao exterior da Vontade Humana e de sua Liberdade. Na pratica, Hegel confere ao Estado o papel atribudo pelos filsofos medievais Igreja. As relaes entre Estados tambm esto acima das normas morais, e o que deve prevalecer o interesse de cada Estado; o que justifica o emprego da fora a guerra, considerando que as partes envolvidas so menos reais, e menos importantes, que o todo. As concepes de Estado em Hegel representam uma retomada das ideias de Hobbes, contratualista do sculo XVI, que tambm defendeu o Estado Absoluto. A justificativa para Hobbes dava-se pelo fato de o ser humano em estado natural encontra-se em constantes guerras. Para viver em paz, o individuo aceita o Estado Absoluto, totalitrio, que lhe garante o bem maior: a vida. A passagem do estado natural para o estado social se d por meio de um contrato que deve ser obedecido por todos.

Filosofia Prof. Org. Alfeu Feldmann

21

O Estado

Hegel, porem, defende a concepo de que o Estado fundamentaria a prpria sociedade, no sendo necessrio recorrer ideia de Estado de natureza, como fizeram Hobbes ou mesmo Rousseau no sculo XVIII.

2.2 - KIERKEGAARD E A CRTICA AO REALISMO


A subjetividade a verdade; a subjetividade a realidade. O pensamento filosfico na Europa do final do sculo XIX e comeo do sculo XX tomou novos rumos. Alm do idealismo, difundem-se novas variantes do pensamento de Kant. H uma evidente tendncia dessas novas linhas de pensamento ao racionalismo e ao empirismo, na sua valorizao do objeto, o que as aproxima mais das ideias originais de Kant do que ao posterior idealismo de Hegel e de Fichte. Este recebera criticas agudas dos filsofos que surgem a seguir, como Kierkegaard, Schopeenhauer e Nietzsche. Kierkegaard (1813-1855) nasceu em Copenhague, na Dinamarca, proveniente de uma famlia de intelectuais abastados. Estudou teologia entre 1830 e 1840, atendendo ao desejo do pai; suas varias e graves crises de f o impediram de seguir carreira como pastor luterano. Com a morte do pai, em 1838, passou a viver da fortuna herdada, at sua morte prematura, aos 42 anos. Viajou varias vezes a Berlim, onde entrou em contato com o pensamento de Schelling. Dedicou-se escrita, publicando ele mesmo seus livros, inicialmente sob pseudnimo. A filosofia de Kierkegaard esta ligada sua vida pessoal e aos sentimentos que ela lhe proporcionou. De inicio, suas ideias alcanaram pouca repercusso, pois a apresentao de seus pensamentos era desprovida de preocupao terica, estando distante da forma tradicional dos tratados filosficos de sua poca. No entanto, Kierkegaard pode ser considerado o grande precursor do movimento existencialista, ocorrido mais tarde no sculo XX, momento histrico de ampla difuso de sua filosofia, graas a valorizao da existncia do homem em
Filosofia Prof. Org. Alfeu Feldmann

22

You might also like