You are on page 1of 9

Unidade 1 11 ano

VIAGENS COM GPS


1.1. O que o GPS?

Sistema de navegao desenvolvido nos EUA utiliza informaes, provenientes de satlite. Permite conhecer com rigor as posies superfcie, conhecer a velocidade, etc. Actua sob quaisquer condies atmosfricas, por meio de sinais enviados por uma constelao de 24 satlites que gravitam em torno da Terra, em 6 planos orbitais diferentes. Este sistema est a cerca de 17 703 Km da superfcie terrestre.

Consttuido por quantos segmentos?


constitudo por 3 segmentos. 1. Segmento espacial: Utiliza 24 satlites que gravitam em torno da Terra em rbitas aproximadamente circulares a cerca de 18 000 km da superfcie terrestre . - Qualquer satlite GPS demora 12 horas a dar uma volta Terra e emite, a intervalos de 1 milissegundo, um sinal electromagntico na gama de frequncias rdio. - As rbitas esto contidas em 6 planos diferentes que fazem um ngulo de 60 entre si. - H 4 satlites em cada rbita. - Obtm energia de painis solares. - Possui 4 relgios atmicos cuja preciso 3 ns, ou seja, elevada preciso e que so periodicamente acertados. - Transmitem e captam ondas electromagnticas na banda das microondas (1000 a 2000 Mhz) 2. Segmento de controlo: - Actualmente h 11 estaes dispersas por mares e continentes . - Controla a posio dos satlites, velocidade e tempo marcado nos relgios. - Analisa as condies atmosfricas que introduzem erros no sistema. - Efectua correces s rbitas e relgios atravs do envio de informao codificada.

3. Segmento de utilizador: - Constitudo pelos receptores GPS e por quem os utiliza. - Caracterizados por: - Receber e descodificar os sinais dos satlites. - Poder trocar dados com outros receptores e com computadores. - Permitir a quem utiliza dispor de mapas detalhados, obter a melhor rota ou conhecer coordenadas.

Funcionamento: Como que o aparelho receptor determina a sua posio?


Este tipo de aparelhos pode captar os sinais electromagnticos vindos dos satlites situados no seu horizonte, reconhecendo o satlite que os enviou, armazenando dados e efectuando clculos. Para determinar a posio, o aparelho receptor necessita de conhecer pelo menos 4 SATLITES. Este processo baseia-se no mtodo de triangulao: - O receptor calcula a distncia d1 a um satlite 1. Qualquer ponto colocado sobre uma superfcie esfrica de raio d1, encontra-se distncia d1 do satlite 1. A distncia calcula-se atravs da expresso d= c x t, onde c a velocidade da propagao da luz (3 x 108 ms-1)

- O receptor calcula a distncia d2 a um outro satlite 2. Uma vez que todos os pontos que se encontram na superfcie esfrica de raio d2, todos os pontos situados no crculo de interseco das 2 superfcies esto distncia d1 do satlite 1 e distncia d2 do satlite 2. - O receptor calcula a distncia d3 a um satlite 3. O receptor s pode estar colocado em 2 pontos do espao: os pontos de interseco da esfera de raio d3 com o crculo de interseco das outras 2 esferas. Por norma, um destes pontos no se encontra na Terra ou est muito longe do receptor, o que torna possvel atravs de clculos eliminar essa soluo e validar a outra.

Como que o aparelho receptor calcula intervalos de tempo?


Os satlites tm a bordo relgios atmicos com grande preciso. Os receptores, pelo contrrio, no necessitam de relgios com tanta preciso at porque a sua incorporao tornaria o produto muito dispensioso. Assim, possuem relgios de quartzo, menos precisos, o que impossibilita a sincronizao perfeita dos dois relgios. Esta situao origina uma incerteza na localizao do receptor mas que pode ser dissipada com os dados fornecidos por um quarto satlite.

Outros sistemas de navegao:


Galileu, desenvolvido pela Unio Europeia Glonass, desenvolvido pela Rssia.

Aplicaes do GPS:
Localizar Conduzir ao longo de um percurso Mapear Navegar Medir tempos

1.2.

Descriso de movimentos:
1.2.1. Coordenadas geogrficaas latitude, longitude e altitude:

A indicao da posio num mapa ou num GPS feita usando coordenadas geogrficas. Estas so a latitude, altitude e longitude. LATITUDE: A latitude de um lugar feita em relao ao Equador e exprime-se pelo ngulo que o paralelo que passa no lugar faz com o equador. medido sobre o meridiano que passa pelo lugar. Varia de 0 a 90 Norte ou 0 a 90 Sul. Longitude: definida em relao ao meridiano de Greenwich, situado em Inglaterra, e exprime-se pelo meridiano que passa pelo lugar e o meridiano de referncia, medido sobre o paralelo. Varia de 0 a 180, sendo que todos os lugares que se situam a este do Observatrio de Greenwich tm longitude este e os que se situam a oeste do mesmo meridiano tm longitude oeste. ALTITUDE: a medida da altura desse lugar em relao ao nvel mdio das guas do mar. Medido na vertical, este valor positivo ou negativo, consoante o lugar esteja acima ou abaixo desse nvel, respectivamente.

1.3.

Trajectrias, espao percorrido e deslocamento: TRAJECTRIA: Corresponde s sucessivas posies ocupadas pelo centro de

massa do mvel durante o seu movimento. uma linha imaginria e pode ser: RECTILNEA ou CURVILNEA sendo que estas se dividem em CIRCULARES, PARABLICAS, ELPTICAS e COMPLEXAS. a) TRAJECTRIA RECTILNEA SEM INVERSO DE SENTIDO: O vector deslocamento um vector com origem na posio inicial e extremidade na posio final da partcula.

|r| = 2 m s = 2 m
LOGO, numa trajectria rectilnea sem inverso de sentido, o mdulo do deslocamento coincide com o espao percorrido.

b) TRAJECTRIA RECTILNEA COM INVERSO DE SENTIDO:

|r| = 0 s = AB + BA = 2 +2 = 4 m c) TRAJECTRIA CURVILNEA: Semi-crculo:

| r| = dimetro da circunferncia s =

Crculo:

r = 0 s = Permetro da circunferncia = 2 r CENTRO DE MASSA DE UM CORPO um ponto previligado do corpo, onde est centrada toda a massa do corpo e que se desloca com movimento de translao pura. REFERENCIAL um corpo ou sistema de corpos, relativamente aos quais se define a posio dos corpos ou objectos. Em Fsica um pessoa pode estar simultameamente em movimento e em repouso, tudo depende do referencial escolhido.

Diferenas entre deslocamento e espao percorrido:


DESLOCAMENTO r
uma grandeza vectorial um vector com origem na posio inicial da partcula e extremidade na posio final da partcula Pode ser positivo, quando se anda no sentido positivo da trajectria, negativa, quando se anda no sentido negativo da trajectria ou nulo, quando a posio inicial coincide com a posio final Unidade S.I. - metro uma grandeza escalar Corresponde distncia efectivamente percorrida sempre positivo Unidade S.I. - metro

ESPAO PERCORRIDO s

Rapidez mdia e velocidade mdia.


A rapidez mdia uma grandeza escalar, e nada indica acerca da direco e do sentido do movimento.

Rm =

A velocidade mdia uma grandeza vectorial associada ao deslocamento da partcula, com a direco e sentido do deslocamento e o seu mdulo igual a:

Vm =

Pode ser: Vm Vm 0 Quando o corpo se move no sentido positivo da trajectria. 0 Quando o corpo se move no sentido negativo da trajectria.

Vm = 0 Quando o corpo est em repouso ou o ponto de partida coincide com o ponto de chegada.

Velocidade instantnea:
Chama-se velocidade instantnea velocidade de um corpo num perodo de tempo muito curto. =

Elementos caractersticos da velocidade instantnea Ponto de aplicao: A partcula que se desloca Sentido: o do movimento Direco: Trajectria rectilnea ou trajectria curvilnea. Mdulo: o valor da velocidade instantnea. A velocidade instantnea dada pelo declive da recta tangente no instante considerado.

Unidade 1 11 ano

Da Terra Lua
1.4. Interaces distncia e de contacto
Dois ou mais podem interactuar entre si distncia ou por contacto. As primeiras ocorrem quando 2 corpos actuam entre si sem necessitarem de contacto e as segundas ocorrem quando dois corpos precisam de estabelecer contacto para interactuarem entre si. Interaces distncia: Fora gravtica, fora magntica, fora elctrica Interaces por contacto: Fora de atrito, fora de impacto, fora de traco A estrutura do Universo deve-se a 4 interaces bsicas: Gravitacional Electromagntica Nuclear Forte Nuclear Fraca INTERACO GRAVTICA OU GRAVITACIONAL: Os agentes desta interaco so todas as partculas com massa. a interaco menos intensa de todas. No s responsvel pelos movimentos dos astros, pelas mars como pela reteno da atmosfera e dos mares superfcie terrestre. sempre atractiva e tem um alcance ilimitado. INTERACO ELECTROMAGNTICA: Os agentes desta interaco so as partculas carregadas electricamente Pode ser atarctiva ou repulsiva, e manifesta os seus efeitos no s nossa escala como a nvel microscpio. responsvel no s pelos fenmenos elctricos e magnticos como pelos fenmenos qumicos e bioqumicos. Como os atmos contm cargas elctricas, muitas das interaces resultam de foras desta natureza. Tem um alcance ilimitado.

INTERACES NUCLEAR FORTE Os agentes desta interaco so os quarks e partculas por eles formadas. a interaco mais intensa das quatro. responsvel pela coeso do ncleo atmico. O facto de conseguir manter unidos os protes mostra que uma interaco muito forte. Tem um alcance muito curto, cerca de 10-15 pelo que no se faz sentir fora do ncleo do tomo. INTERACO NUCLEAR FRACA: Os agentes desta interaco so alguns quarks um milho de vezes menos intensa do que a interaco nuclear forte e de alcance ainda muito menor, at cerca de 10-18. responsvel pelo processo radioactivo, em que um neutro passa a um proto e vice-versa. Esta interaco essencial para a vida no nosso planeta pois desempenha um papel decisivo na produo de energia pelo Sol (a tranformao de hidrognio em hlio, com consequente libertao de energia faz-se custa da interaco fraca)

3 Lei de Newton
Se uma partcula A exerce, num determinado instante, uma fora sobre outra partcula B, esta reage, aplicando sobre a primeira uma fora simtrica daquela e com a mesma linha de aco.

F A/B = - F B/A
As foras designadas por pares aco-reaco so caracterizadas por terem: - A mesma direco - Sentidos opostos - A mesma intensidade - Ponto de aplicao em corpos diferentes por isso os seus efeitos no se anulam.

LEI DA GRAVITAO UNIVERSAL Pelo facto de terem massa entre os corpos manifesta-se a fora gravitacional. Esta fora sempre atractiva, pelo que as suas aces so cumulativas. Esta interaco est na origem das galxias, das estrelas e dos planetas. tambm responsvel pelo movimento dos satlites e dos corpos celestes. As foras que ocorrem na interaco gravitacional so caracterizadas pela LEI DA GRAVITAO UNIVERSAL. Entre quaisquer 2 partculas materiais da massa mA e mB, que se encontram distncia r uma da outra, existem foras de atraco mtuas com a direco da recta que as une e cujo valor directamente proporcional s suas massas e inversamente propocional ao quadrado da distncia entre elas.

Fg = G

LEI DA INRCIA Todo o corpo continua em estado de repouso ou de m.r.u. em linha recta, amenos que seja compelido a mudar essse estado por foras que lhe sejam aplicadas. Inrcia uma caracterstica dos corpos relacionada com a sua massa, que mede a resistncia que cada corpo oferece mudana d seu estado de repouso ou movimento. Quanto maior for a massa de um corpo, amior ser a sua inrcia, ou seja, maior ser a sua oposio ao seu estado. 2 LEI DE NEWTON

F=mxa
O mdulo da fora resultante que actua sobre um corpo de massa constante directamente proporcional ao mdulo da acelerao que ele adquire, sendo a constante de proporcionalidade igual massa.

You might also like