You are on page 1of 13

Direito

Direito
A palavra "direito" possui mais de um significado correlato: o sistema de normas de conduta criado e imposto por um conjunto de instituies para regular as relaes sociais:[2] o que os juristas chamam de direito objetivo. a que os leigos se referem quando dizem, por exemplo, "o direito probe a poligamia". Neste sentido, equivale ao conceito de "ordem jurdica". Este significado da palavra pode ter outras ramificaes: o sistema ou conjunto de normas jurdicas de um determinado pas ou jurisdio que definem o comportamento exigvel a cada cidado no interior desse territrio, tendo em vista, fundamentalmente: - eliminar os conflitos de interesse que possam surgir entre os elementos dessa sociedade, e - assegurar entre eles uma adequada colaborao em ordem realizao dos fins sociais[3], este o sentido quando dizemos, por exemplo: o direito portugus; ou o conjunto de normas jurdicas de um determinado ramo do direito ("o direito penal", "o direito de famlia").

A escultura "A Justia", de Alfredo Ceschiatti, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Braslia, no Brasil, segue a tradio de represent-la com os olhos vendados (para demonstrar a sua imparcialidade) e com a espada (smbolo da fora de que dispe para impor o direito). Algumas representaes da justia possuem tambm uma balana, que representa a [1] ponderao dos interesses das partes em litgio.

a faculdade concedida a uma pessoa para mover a ordem jurdica a favor de seus interesses: o que os juristas chamam de direitos subjetivos. a que os leigos se referem quando dizem, por exemplo, "eu tenho o direito de falar o que eu quiser" ou "ele tinha direito quelas terras". o ramo das cincias sociais que estuda o sistema de normas que regulam as relaes sociais: o que os juristas chamam de "cincia do direito". a que os leigos se referem quando dizem, por exemplo, "eu preciso estudar direito comercial para conseguir um bom emprego". Apesar da existncia milenar do direito nas sociedades humanas e de sua estreita relao com a civilizao[4] (costuma-se dizer que "onde est a sociedade, ali est o direito"), h um grande debate entre os filsofos do direito acerca do seu conceito e de sua natureza. Mas, qualquer que sejam estes ltimos, o direito essencial vida em sociedade, ao definir direitos e obrigaes entre as pessoas e ao resolver os conflitos de interesse. Seus efeitos sobre o cotidiano das pessoas vo desde uma simples corrida de txi at a compra de um imvel, desde uma eleio presidencial at a punio de um crime, dentre outros exemplos. O direito , tradicionalmente, dividido em ramos, como o direito civil, direito penal, direito comercial, direito constitucional, direito administrativo e outros, cada um destes responsvel por regular as relaes interpessoais nos diversos aspectos da vida em sociedade.

Direito No mundo, cada Estado adota um direito prprio ao seu pas, donde se fala em "direito brasileiro", direito portugus", "direito chins" e outros. Esses "direitos nacionais" costumam ser reunidos pelos juristas em grandes grupos: os principais so o grupo dos direitos de origem romano-germnica (com base no antigo direito romano; o direito portugus e o direito brasileiro fazem parte deste grupo) e o grupo dos direitos de origem anglo-sax (Common Law, como o ingls e o estadunidense), havendo, tambm, grupos de direitos com base religiosa, dentre outros (ver Direito comparado). H tambm direitos supranacionais, como o direito da Unio Europeia. Por sua vez, o direito internacional regula as relaes entre Estados no plano internacional.

Etimologia
A palavra "direito" vem do latim directus, a, um, "que segue regras pr-determinadas ou um dado preceito", do particpio passado do verbo dirigere. O termo evoluiu em portugus da forma "directo" (1277) a "dereyto" (1292), at chegar grafia atual (documentada no sculo XIII).[5] Para outros autores,[6] a palavra faz referncia deusa romana da justia, Justitia, que segurava, em suas mos, uma balana com fiel. Dizia-se que havia "justia" quando o fiel estava absolutamente perpendicular em relao ao solo: de-rectum, perfeitamente reto. Tal termo surgiu entre as classes populares e fontes extra-jurdicas antes de tornar-se erudito, o que ocorreu com o uso dessas palavras pelos juzes do Baixo-Imprio Romano. As lnguas romnicas descrevem o conceito de "direito" com termos que possuem a mesma origem: diritto, em italiano, derecho, em espanhol, droit, em francs, dret, em catalo, drech, em occitano, drept, em romeno. Os vocbulos right, em ingls e Recht, em alemo, tm origem germnica (riht), do indo-europeu *reg-to- "movido em linha reta". O termo indo-europeu a origem do latim rectus, a, um (ver acima) e do grego . Em latim clssico, empregava-se o termo IVS (grafado tambm ius ou jus), que originalmente significava "frmula religiosa"[7] e que por derivao de sentido veio a ser usado pelos antigos romanos na acepo equivalente aos modernos "direito objetivo" (ius est norma agendi) e "direito subjetivo" (ius est facultas agendi). Segundo alguns estudiosos, o termo ius relacionar-se-ia com iussum, particpio passado do verbo iubere,[8] que quer dizer "mandar", "ordenar", da raiz snscrita ju, "ligar". Mais tarde, ainda no perodo romano, o termo directum (ver acima) passou a ser mais empregado para referir o direito. Como j se viu, directum vem do verbo dirigere que, por sua vez, tem origem em regere, "reger", "governar", donde os termos latinos rex, regula e outros.[9] O latim clssico ius, por sua vez, gerou em portugus os termos "justo", "justia", "jurdico", "juiz" e muitos outros.

Natureza
Natureza da norma jurdica

Direito

A vida em sociedade e as consequentes inter-relaes pessoais exigem a formulao de regras de conduta que disciplinem a interao entre as pessoas, com o objetivo de alcanar o bem comum e a paz e a organizao social. Tais regras, chamadas normas ticas ou de conduta, podem ser de natureza moral, religiosa e jurdica. A norma do direito, chamada "norma jurdica", difere das demais, porm, por dirigir-se conduta externa do indivduo, exigindo-lhe que faa ou deixe de fazer algo, objetivamente, e atribuindo responsabilidades, direitos e obrigaes. Compare-se com as normas morais e religiosas, dirigidas precipuamente inteno interna, ao processo psicolgico.

Outra caracterstica a distinguir a norma jurdica a existncia de uma sano obrigatria para o caso de seu descumprimento, imposta por uma autoridade constituda pela sociedade organizada, enquanto que a sano aplicada pelo descumprimento da regra moral no organizada, sendo, ao revs, difusa por toda a sociedade.[10] Nem toda norma de conduta, portanto, jurdica. A sociedade atribui a proteo mxima do direito a apenas alguns valores que ela julga essenciais e que os juristas chamam de "o mnimo tico".[11] O direito constitui, assim, um conjunto de normas de conduta estabelecidas para regular as relaes sociais e garantidas pela interveno do poder pblico (isto , a sano que a autoridade central - no mundo moderno, o Estado - impe). pois da natureza da norma de direito a existncia de uma ameaa pelo seu no-cumprimento (sano) e a sua imposio por uma autoridade pblica (modernamente, o Estado) com o objetivo de atender ao interesse geral (o bem comum, a paz e a organizao sociais). Alguns juristas, entretanto, discordam da nfase conferida sano para explicar a natureza da norma jurdica. As normas jurdicas tm por objetivo criar direitos e obrigaes para pessoas, quer sejam pessoas naturais, quer pessoas jurdicas.[12] Isto no significa que o direito no discipline as coisas e os animais, por exemplo, mas o faz com o propsito de proteger direitos ou gerar obrigaes para pessoas, ainda que, nos dias de hoje, o interesse protegido possa ser o de toda uma coletividade ou, at mesmo, da humanidade abstratamente.

O direito difere das demais normas de conduta pela existncia de uma sano pelo seu descumprimento. Na foto, policiais da Baviera prendem um suspeito.

Direito

Direito positivo e direito natural


D-se o nome de "direito positivo" ao conjunto de normas em vigor ditadas e impostas por um Estado em dado territrio. portanto um conceito muito prximo aos de ordem jurdica e de direito objetivo. O direito positivo, gerado por um determinado Estado, necessariamente peculiar quele Estado e varia segundo as condies sociais de uma determinada poca.[13] Os filsofos gregos foram os primeiros a postular uma distino entre o direito positivo, fundado na lei posta pelos homens, e o direito natural, que teria em toda parte a mesma eficcia e no dependeria da opinio dos homens para ser efetivo.[14] O direito romano tambm acolheu a distino, contrapondo o ius civile (posto pelos cidados de um lugar e apenas a estes aplicvel) ao ius gentium, definido como o direito posto pela razo natural, observado entre todos os povos e de contedo imutvel, o que corresponde definio de direito natural.[15] Na Idade Mdia, os juristas identificavam a natureza ou Deus como fundamento do direito natural, e So Toms de Aquino, dentre outros, afirmava que as normas de direito positivo derivariam do direito natural.[16]

A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, promulgada durante a Revoluo Francesa, exemplo da incorporao de princpios do direito natural ao direito positivo

Embora o conceito de direito natural surja na Grcia antiga e seja tratado pelos juristas romanos, sua importncia para o direito contemporneo advm do movimento racionalista jurdico do sculo XVIII, que concebia a razo como base do direito[17] e propugnava a existncia de um direito natural (por exemplo, os direitos fundamentais do homem) acima do direito positivo. Este direito natural seria vlido e obrigatrio por si mesmo.[18] Defendido pelos iluministas, o direito natural representou, historicamente, uma forma de libertao em relao ordem jurdica imposta pelas autoridades das monarquias absolutistas. Com as Revolues Liberais, capitaneadas pela Revoluo Francesa (1789), iniciou-se um processo de codificao orientado pela razo, apontada, naquela altura, como base do direito natural. A codificao de normas tidas como imutveis e eternas - cerne da teoria do direito natural - foi parcialmente responsvel pelo surgimento de uma nova teoria e prtica do direito que dava primazia ao direito positivo e procurava conferir independncia cincia do direito, em meio s demais cincias sociais. Surge, assim, o juspositivismo. Os que defendem a existncia do direito natural e o estudam denominam-se "jusnaturalistas". Contrapem-se a estes os "juspositivistas", que s reconhecem a existncia do direito positivo. Rejeitam, portanto, a tese da existncia de um direito eterno, imutvel e geral para todos os povos, afirmando que direito apenas o que imposto pela autoridade. No sculo XX, surgiram correntes do pensamento jurdico que procuram conciliar ou sintetizar os pontos de vista jusnaturalista e juspositivista. De qualquer forma, a distino em pauta perdeu parte de sua fora aps a incorporao dos direitos e liberdades fundamentais ao direito positivo (em geral, nas constituies modernas) e com a consolidao do Estado moderno e o seu monoplio sobre a produo jurdica.[19][20]

Direito

Fontes
As normas do direito so criadas, modificadas e extintas por meio de certos tipos de atos, chamados pelos juristas de fontes do direito. Historicamente, a primeira manifestao do direito encontrada no costume, consubstanciado no hbito de os indivduos se submeterem observncia reiterada de certos usos, convertidos em regras de conduta. Com o tempo, os grupos sociais passaram a incumbir um chefe ou rgo coletivo de ditar e impor as regras de conduta, o que fez com que o direito passasse a ser um comando, uma lei imposta coativamente e, a partir de certo momento, fixada por escrito.[21] Em maior ou menor grau, ambas as fontes - o costume e a lei - convivem no direito moderno, juntamente com outras importantes formas de produo das normas jurdicas, como a jurisprudncia. Tradicionalmente, consideram-se fontes do direito as seguintes: a lei: entendida como o conjunto de textos editados pela autoridade superior (em geral, o poder Legislativo ou a Administrao pblica), formulados por escrito e segundo procedimentos especficos. Costuma-se incluir aqui os regulamentos administrativos.
Nos pases de tradio romano-germnica, a lei escrita a principal fonte do direito. Na imagem, a Lei urea do Brasil.

o costume: regra no escrita que se forma pela repetio reiterada de um comportamento e pela convico geral de que tal comportamento obrigatrio (isto , constitui uma norma do direito) e necessrio. a jurisprudncia: conjunto de interpretaes das normas do direito proferidas pelo poder Judicirio. os princpios gerais de direito: so os princpios mais gerais de tica social, direito natural ou axiologia jurdica, deduzidos pela razo humana, baseados na natureza racional e livre do homem e que constituem o fundamento de todo o sistema jurdico. a doutrina: a opinio dos juristas sobre uma matria concreta do direito. Outra escola enxerga na vontade (individual, de um grupo ou da coletividade como um todo) o elemento essencial da teoria das fontes do direito. Este critrio reconhece, a par das fontes tradicionais, todos os outros atos jurdicos lato sensu como fontes do direito: um negcio jurdico, uma sentena e a vontade unilateral, por exemplo. Outros estudiosos, porm, consideram-nos uma simples decorrncia das fontes tradicionais. Cada direito nacional atribui importncia maior ou menor a cada uma das fontes. Como regra geral, os pases de tradio romano-germnica consideram a lei como principal fonte do direito, deixando s demais o papel de fontes secundrias, na ausncia de norma decorrente da lei. J os pases que adotam o sistema da Common Law atribuem maior importncia jurisprudncia (ver Direito comparado).

Direito

Classificao
Direito pblico e direito privado
A tradicional dicotomia do direito em direito pblico e direito privado remonta aos antigos romanos,[22] com base na distino entre os interesses da esfera particular, entre duas ou mais pessoas, e os interesses pblicos, que so relativos ao Estado e sociedade e que merecem ter posio privilegiada.[23] Trata-se de distino que perdura at hoje, por vezes nebulosa, em especial na zona limtrofe entre os dois grupos. H diversos critrios para diferenciar regras de direito pblico e de direito privado. Os trs mais difundidos so: critrio do interesse: predominncia do interesse pblico ou do interesse privado; critrio da qualidade dos sujeitos: interveno do Estado ou de outros entes pblicos na relao jurdica; e critrio da posio dos sujeitos: se o Estado age como ente soberano, com ius imperii, ou se age de igual para igual com os demais sujeitos da relao jurdica. Como regra geral, entendem-se como pertencentes ao direito pblico as normas que regulam as relaes em que o Estado exerce a soberania, imperium, em que o indivduo um sdito. Por outro lado, quando o Estado age de igual para igual com o indivduo (por exemplo, no caso de empresas estatais), a matria poder ser da alada do direito privado. Pertencem ao direito pblico ramos como o direito constitucional, o direito administrativo, o direito penal e o direito processual. J o direito privado no cuida apenas dos interesses individuais mas inclui tambm a proteo de valores caros sociedade e de interesse coletivo, como a famlia. Pertencem ao direito privado ramos como o direito civil e o direito comercial. O direito privado baseia-se no princpio da autonomia da vontade, isto , as pessoas gozam da faculdade de estabelecer entre si as normas que desejarem. J o direito pblico segue princpio diverso, o da legalidade estrita, pelo qual o Estado somente pode fazer o que previsto em lei. A autonomia da vontade tambm est sujeita ao princpio da legalidade, mas em menor grau - em direito privado, tudo que no proibido permitido. Alguns ramos do direito so considerados mistos, por ali coincidirem interesses pblicos e privados, como o direito do trabalho.

Ramos do direito
O direito divide-se em ramos de grande diversidade. A relao a seguir no exaustiva:
Direito Administrativo Direito Aeronutico Direito Internacional Direito comunitrio Direito da Unio Europeia Direito do Mercosul Direito Internacional Penal

Direito Alternativo Direito Ambiental Direito de guas

Direito Internacional Privado Direito Judicirio Direito de Execuo Penal Direito de Execuo Civil Direito de Execuo Fiscal

Direito Bancrio Direito Cannico Direito Civil Direito de Famlia Direito das Obrigaes Direito das Sucesses Direito das Coisas Direito Imobilirio

Direito Militar Direito Penal Direito Processual Teoria Geral do Processo Direito Processual Civil Direito Processual Penal Direito Processual do Trabalho

Direito
Direito do Consumidor Direito da Propriedade Intelectual Direito da Criana e do Adolescente Direito Constitucional Direito do Estado Direito dos Seguros Direito Econmico Direito Previdencirio Direito da Segurana Social Direito autoral

Direito Registral e Notarial Direito Sanitrio

Direito Desportivo

Direito do Trabalho Direito Individual do Trabalho Direito Coletivo do Trabalho Direito Sindical

Direito Eleitoral Direito Eletrnico Direito Empresarial ou Comercial Direito Cambirio Direito Falimentar Direito Societrio Direito Martimo

Direito Urbanstico Direito dos Valores Mobilirios

Direito Financeiro Direito Fiscal Direito Tributrio

Direitos Humanos Direito Indgena Direito da Informtica

Histria
A histria do direito est ligada ao desenvolvimento das civilizaes. O direito do antigo Egito, que data de pelo menos 3000 a.C., inclua uma compilao de leis civis que, provavelmente dividida em doze livros, baseava-se no conceito de Ma'at e caracterizava-se pela tradio, pela retrica, pela igualdade social e pela imparcialidade.[24] Em cerca de 1760 a.C., o rei Hamurabi determinou que o direito babilnio fosse codificado e inscrito em pedra para que o povo pudesse v-lo no mercado: o chamado Cdigo de Hamurabi.[25] Neste caso, tal como o direito egpcio, poucas fontes sobreviveram e muito se perdeu com o tempo. A influncia destes exemplos jurdicos antigos nas civilizaes posteriores foi, portanto, pequena. O mais antigo conjunto de leis ainda relevante para os modernos sistemas do direito provavelmente a Tor do Velho Testamento. Na forma de imperativos morais, como os Dez Mandamentos, contm recomendaes para uma boa sociedade. A Parte superior da estela do Cdigo de Hamurabi. antiga cidade-Estado grega de Atenas foi a primeira sociedade baseada na ampla incluso dos seus cidados, com exceo das mulheres e dos escravos. Embora Atenas no tenha desenvolvido uma cincia jurdica nem tivesse uma palavra para o conceito abstrato de "direito", o antigo direito grego continha grandes inovaes constitucionais no desenvolvimento da democracia.[26]

Direito

8 Considerado uma ponte entre as antigas experincias do direito e o mundo jurdico moderno, o direito romano foi fortemente influenciado pelos ensinamentos gregos, mas suas regras detalhadas e sofisticadas foram desenvolvidas por juristas profissionais.[27][28] Ao longo dos sculos transcorridos entre a ascenso e a queda do Imprio Romano, o direito foi adaptado para lidar com as mudanas sociais e passou por um grande esforo de codificao por ordem do Imperador Justiniano I, o que resultou no Corpus Iuris Civilis. O conhecimento do direito romano perdeu-se na Europa Ocidental durante a Idade Mdia, mas a disciplina foi redescoberta a partir do sculo XI, quando juristas medievais, posteriormente conhecidos como "glosadores", comearam a pesquisar os textos jurdicos romanos e a usar os seus conceitos. O direito romano - e o sistema jurdico nele baseado - afetou o desenvolvimento do direito em todo o mundo. o fundamento dos cdigos da maior parte dos pases da Europa e desempenhou um importante papel no surgimento da ideia de uma cultura europeia comum.[29]

Primeira pgina da edio original (1804) do Cdigo Napolenico, um dos primeiros e mais influentes cdigos civis da histria.

Na Inglaterra medieval, os juzes reais comearam a desenvolver um conjunto de precedentes que viria a tornar-se a Common Law. Aos poucos, formou-se na Europa medieval a Lex Mercatoria, que permitia aos mercadores comerciar com base em prticas padronizadas. A Lex Mercatoria, precursora do direito comercial moderno, enfatizava a liberdade de contratar e a alienabilidade da propriedade.[30] Quando o nacionalismo recrudesceu nos sculos XVIII e XIX, a Lex Mercatoria foi incorporada ao direito interno dos diversos pases do continente em seus respectivos cdigos civis. O Cdigo Napolenico e o Cdigo Civil Alemo tornaram-se as leis civis mais conhecidas e influentes. A ndia e a China antigas possuam tradies distintas em matria de direito, com escolas jurdicas historicamente independentes. O Arthashastra, datado de cerca de 400 a.C., e o Manusmriti, de 100, constituam tratados influentes na ndia e que eram consultados em questes jurdicas.[31] A filosofia central de Manu, tolerncia e pluralismo, era citada de um lado ao outro do sudeste da sia.[32] Esta tradio hindusta, juntamente com o direito muulmano, foi suplantada pelo Common Law quando a ndia se tornou parte do Imprio Britnico.[33] A Malsia, Brunei, Singapura e Hong Kong tambm o adotaram. A tradio jurdica do leste da sia reflete uma mistura singular entre o religioso e o secular.[34] O Japo foi o primeiro pas da rea a modernizar o seu sistema jurdico conforme o exemplo ocidental, ao importar partes dos cdigos civis francs e alemo.[35] Do mesmo modo, o direito chins tradicional foi modernizado segundo o padro ocidental nos anos finais da dinastia Qing, na forma de seis cdigos de direito privado baseados no modelo japons do direito alemo.[36] O direito da Repblica Popular da China sofreu forte influncia do direito socialista sovitico, que basicamente hipertrofia o direito administrativo s expensas do direito privado.[37] Hoje, entretanto, a China tem promovido reformas na sua ordem jurdica, ao menos no que se refere aos direitos econmicos, como no caso do novo cdigo de contratos de 1999.

O papel do Estado
A sociedade medieval constitua-se de uma diversidade de agrupamentos sociais, cada um com uma ordem jurdica prpria, local. Na alta Idade Mdia, o direito era um fenmeno produzido no pelo Estado (que ainda no existia em sua acepo moderna), mas pela sociedade civil, por meio do costume jurdico, que vem a ser um tipo de consenso manifestado pelo povo quanto a uma certa conduta social, ou at mesmo com o recurso equidade. Com a formao do Estado moderno, este concentrou todos os poderes da sociedade, como o de criar o direito com exclusividade (quer diretamente, por meio da lei, quer pelo reconhecimento e controle das demais fontes do direito). Bobbio chama este processo de monopolizao da produo jurdica por parte do Estado.

Direito A partir da Idade Moderna, portanto, os conceitos de direito e de Estado se confundem, pois se este ltimo estabelecido e regulado pelo direito (como pessoa jurdica de direito pblico), o primeiro passa a ser ditado e imposto pelo Estado. consolidao do Estado moderno corresponde o paulatino fortalecimento do direito positivo (posto pelo Estado), em detrimento do chamado direito natural.

Teoria do direito
Escolas
Escola de Viena: diz que o Estado a personificao da Ordem Jurdica. Escola Alem: supremacia do Estado sobre o Direito. Escola do Direito Natural: surgiu entre os sculos XVII e XVIII, e diz que o Direito natural do ser humano, algo inato e universal. Escola Histrica de Savigny: apresenta uma viso histrica do Direito. Teoria do Direito Divino: segundo a qual as leis humanas so de inspirao divina, inefveis.

Famlias do direito
O estudo das semelhanas e diferenas entre os ordenamentos jurdicos dos vrios Estados permite agrup-los em grandes famlias, conforme as suas caractersticas mais relevantes.[38] As duas principais famlias do direito so a do sistema romano-germnico e a da Common Law. A famlia romano-germnica formada pelo conjunto dos direitos nacionais que sofrem forte influncia do direito romano e do seu estudo ao longo dos tempos.[39] Em termos geogrficos, pertencem a esta famlia os direitos da maioria dos pases europeus (mas no o do Reino Unido e o da Irlanda), de toda a Amrica Latina, de grande parte da frica, do Oriente Mdio, do Japo e da Indonsia. So romano-germnicos os direitos nacionais do Brasil e de Portugal. Caracterizam-se pelo fato de a regra de direito ser genrica, para aplicao ao caso concreto pelos tribunais. Esta regra de direito genrica costuma ser criada por meio de lei escrita. A generalizao permitiu o fenmeno da codificao do direito, pelo qual as regras genricas so compiladas em cdigos de leis e posteriormente aplicadas pelos juristas e tribunais. J a famlia da Common Law formada a partir do direito originrio da Inglaterra, com as atividades dos tribunais reais de justia,[40] aps a conquista normanda. Alm do direito britnico, este sistema inclui todos os pases de lngua inglesa, inclusive os Estados Unidos (exceto pelo estado da Luisiana). A base desta famlia do direito jurisprudencial (a case law, em ingls), cujo cerne a regra do stare decisis (ou regra do precedente), pela qual as decises judiciais anteriores (os precedentes) devem ser respeitadas quando da apreciao de um caso concreto.[41]

Interpretao
A norma jurdica existe para ser aplicada - no mundo moderno, como regra, pelas autoridades administrativas e pelos rgos judicirios. Sua aplicao exige o trabalho prvio de entendimento e pesquisa do seu contedo. o processo de interpretao que permite aplicar, nos dias de hoje, preceitos jurdicos estabelecidos h anos ou sculos, mas ainda em vigor, como a Constituio estadunidense de 1789 ou o Cdigo Napolenico de 1804.[42] Toda norma jurdica sujeita-se a interpretao, razo pela qual o brocardo in claris cessat interpretatio (e suas variaes) no procedente.[42] A atividade interpretativa pode ser classificada em dois grandes grupos:[42] quanto origem: interpretao autntica, judicial e doutrinria; e quanto aos elementos: interpretao gramatical, lgica e sistemtica. A interpretao autntica ou pblica a realizada pelo prprio legislador, caso reconhea a eventual ambiguidade do preceito jurdico. A interpretao judicial a efetuada pelo poder Judicirio, no exerccio de sua funo especfica de

Direito aplicar o direito ao caso concreto. A interpretao doutrinria a empreendida pelo jurisconsulto, em parecer ou trabalho terico ou, ainda, em sala de aula. A interpretao gramatical ou literal da norma realizada pela anlise filolgica do texto e pela observao da sua linguagem. Estudam-se aqui o significado de vocbulos, sua posio na frase e o uso de sinnimos. Cabe ressaltar que o direito reserva para si um vocabulrio tcnico, por vezes de significado diferente do comum. Ademais, na suposio de que o legislador no emprega expresses inteis, o esforo interpretativo no pode descartar qualquer termo contido no texto nem concluir que a norma contm um conceito absurdo. A interpretao lgica ou racional vale-se da comparao com outros dispositivos jurdicos, das razes que ditaram o preceito, da transformao por que o direito passou com a nova norma e das "condies ambientes que a inspiraram".[42] Pesquisa-se a razo da norma. Designa-se como interpretao sistemtica o esforo de entender a norma com base na sua subordinao ao conjunto de disposies jurdicas. O intrprete parte do princpio de que a norma a ser analisada no existe sozinha e, portanto, no pode ser entendida isoladamente. Alguns autores referem-se tambm interpretao histrica, baseada na averiguao dos antecedentes da norma e no seu processo de produo.

10

Outros temas de teoria do direito


Crtica Jurdica Teoria Geral do Direito Filosofia do Direito Histria do Direito Sociologia do Direito Antropologia do Direito Hermenutica Jurdica Direito Comparado Law and Economics Direito e Moral Critical Legal Studies Jurisprudncia dos valores Jurisprudncia dos interesses Jurisprudncia dos conceitos

[1] Sarmento, p. 19. [2] Hermes Lima, captulo III. [3] Alves, Guerreiro, Nunes, Noes gerais de direito administrativo, Cadernos de Formao n 4, Ministrio da Sade, 1990, Fotocomposio, Fotolito, Impresso e acabamento, p.14 (http:/ / biblioteca. esenf. pt/ plinkres. asp?Base=ISBD& Form=COMP& StartRec=0& RecPag=5& NewSearch=1& SearchTxt="TI Noes gerais de Direito Administrativo") [4] Hermes Lima, captulo I. [5] Dicionrio Houaiss, verbete "direito". [6] Sebastio Cruz. [7] Dicionrio Houaiss, verbete "jur-". [8] Valpy, verbete "ius". [9] Enciclopdia Mirador Internacional, verbete "direito". [10] Hermes Lima, captulo XII. [11] Kelsen, Hans. Paulson, Bonnie Litschewski. Paulson, Stanley L. Introduction to the problems of legal theory: a translation of the first edition of the Reine Rechtslehre or Pure theory of law. Oxford University Press, 1997, p. 22. [12] Ferraz Junior, 4.2.5.3. [13] Hermes Lima, captulo IV. [14] Aristteles, "tica a Nicmaco", Livro V, captulo VII, apud Bobbio, introduo. [15] "Instituies de Justiniano", apud Bobbio, introduo. [16] "Summa theologica", I, a II. ae, q. 90, apud Bobbio, introduo.

Direito
[17] Ferraz Junior, 4.2.6. [18] Hugo Grcio, "De jure belli ac pacis", 1, 10, apud Bobbio, introduo. [19] Ferraz Junior. [20] Bobbio, captulo I. [21] Pereira, 9. [22] Ulpiano (Digesto), 1.1.1.2.: Publicum jus est quod ad statum rei romanae spectat, privatum, quod ad singulorum utilitatem ("o direito pblico diz respeito ao estado da coisa romana, o privado utilidade dos particulares"), apud Ferraz Junior, 4.2.4. [23] Hermes Lima, captulo XI. [24] VerSteeg, Law in ancient Egypt [25] Richardson, Hammurabi's Laws, 11 [26] Ober, The Nature of Athenian Democracy, 121 [27] Kelly, A Short History of Western Legal Theory, 39 [28] Stein, Roman Law in European History, 1 [29] Stein, Roman Law in European History, 2, 104107. [30] Sealey-Hooley, Commercial Law, 14 [31] Para uma discusso sobre a composio e datao destas fontes, ver Olivelle, Manu's Code of Law, 18-25. [32] Glenn, Legal Traditions of the World, 276 [33] Glenn, Legal Traditions of the World, 273 [34] Glenn, Legal Traditions of the World, 287 [35] Glenn, Legal Traditions of the World, 304 [36] Glenn, Legal Traditions of the World, 305 [37] Glenn, Legal Traditions of the World, 307 [38] [39] [40] [41] [42] David, 16. David, 17. David, 18. David, 333. Pereira, 38.

11

Bibliografia
Bobbio, Norberto. O Positivismo Jurdico, cone editora, 1995. Cruz, Sebastio. Jus Derectum (directum), Coimbra, 1971, apud Ferraz Jr., Tercio Sampaio, "Introduo ao Estudo do Direito", Atlas, 1988. David, Ren. Os Grandes Sistemas do Direito Contemporneo. So Paulo: Martins Fontes, 2a. ed., 1993. Ferraz Jr., Tercio Sampaio. Introduo ao Estudo do Direito, Atlas, 1988. Glenn, H. Patrick (2000). Legal Traditions of the World. Oxford University Press. ISBN 0198765754. Kelly, J.M. (1992). A Short History of Western Legal Theory. Oxford University Press. ISBN 0198762445. Lima, Hermes. Introduo Cincia do Direito, Freitas Bastos, 28. ed., 1986. Ober, Josiah (1996). The Nature of Athenian Democracy. The Athenian Revolution: Essays on Ancient Greek Democracy and Political Theory. Princeton University Press. ISBN 0-691-00190-1. Olivelle, Patrick (2005). Manu's Code of Law: A Critical Edition and Translation of the Manava-Dharmasastra. New York: Oxford University Press. ISBN 0-19-517146-2. Pereira, Caio Mario da Silva. Instituies de Direito Civil, Forense, 10. ed., 1987. Richardson, W.E.J. (2004). Introduction. Hammurabi's Laws. Continuum International Publishing Group. ISBN 0-567-08158-3. Sarmento, Daniel. A Ponderao dos Interesses na Constituio Federal. Lumen Juris, 2002. Sealy, L.S.; Hooley, R.J.A. (2003). Commercial Law. LexisNexis Butterworths. Stein, Peter (1999). Roman Law in European History. Cambridge University Press. pp. 32. ISBN 0-521-64372-4. Thodorids, Aristide (1999). law. Encyclopedia of the Archaeology of Ancient Egypt. Routledge (UK). 0-415-18589-0. Valpy, Francis Edward Jackson. An Etymological Dictionary of the Latin Language (http://books.google.com/ books?id=m2QSAAAAIAAJ&dq=latin+etymological+dictionary&pg=PA1&ots=HXV0OPVnup& sig=SKL1Gs_0P3tVRPnB4TkMydbR2DE&prev=http://www.google.com/search?hl=en&sa=X&oi=spell&

Direito resnum=0&ct=result&cd=1&q=latin+etymological+dictionary&spell=1&sa=X&oi=print&ct=result& cd=3#PPA213,M1), Londres, 1828. VerSteeg, Russ (2002). Law in Ancient Egypt. Durham, N.C.: Carolina Academic Press. ISBN 0-89089-978-9.

12

Fontes e Editores da Pgina

13

Fontes e Editores da Pgina


Direito Fonte: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=38130787 Contribuidores: 200-158-154-170.dsl.telesp.net.br, 200.141.52.xxx, 555, Adailton, Alchimista, Aldney, Alexanderps, Alexandreilieff, Amadeo, Andressa de paula, Andr Koehne, Angrense, Antero de Quintal, Antmaper, Arges, Armagedon, Arthemius x, Aspbueno, Banana 55, Benedant, Beria, Biologo32, Bisbis, Bitolado, Bruno Meireles, Bryard, Bsdrago, Catuireal, Ccarolmmoura, Chico, Cilleni, Clara C., Colaborador Z, Ccero, Dalvimiogo, Dantadd, Darwinius, Dcolli, Denisbarbosa, Der kenner, Dnleitao, Dvbueno, Ddi's, Eamaral, Eduardofeld, Eduardoferreira, Eric Duff, Erico Tachizawa, FML, Fasouzafreitas, Fernando S. Aldado, Fredmaranhao, GOE, GROSSRB, GRS73, Gabbhh, Gaf.arq, Garrido, Gean, George de Moraes, Geovani.s, Get It, GilliamJF, Giovan nardelli, Giro720, Gisele Leite, Glum, Goncin, Gpsadv, Heiligenfeld, Hist2, Iurisyiustitia, JSSX, Jo Lorib, Joaopereira1000, Joaotg, Jocirilo, Jonas Mur, Jorge331, JoseLuizFilho, Joo Carvalho, Juliocefran, Juliosalg, Juntas, Jus brasilis, Leandrovd, Leonardo.stabile, Ligia, Lijealso, Lusitana, Manuel Anastcio, Marcelo Assef, Marcos Elias de Oliveira Jnior, Marcus Luccas, Mariaonc, MarioM, Mathonius, Maurcio, Max51, Maxtremus, Mecanismo, Michelmfb, Miguel Meireles, Mlpontes, Mosca, Mozart machado, Mschlindwein, Muriel Gottrop, NH, Nevermind95, OS2Warp, OffsBlink, Oliva felipe, Oona, Ordep81, Pablo Gubert, Patrick, PatrciaR, Pedrorcv, Pelagio de las Asturias, Pelegrino, Pernambucoadriano, Persona, Petrosmalk, Pietro Roveri, Pineal, Porantim, Porto, Prss, RafaAzevedo, Rafael Henrique Holatz, Raniere rsargnr, Raultesta, Rei-artur, Renato Antunes, Renato de carvalho ferreira, Reporter, Reynaldo, Rf.sim, Ricardo Carneiro Pires, Rjclaudio, Rnbastos, Rdi, Salamat, Salm, Scott MacLean, Spoladore, Stevan.knezevic, Stroller, Stuckkey, Taltos, Thacarpi, Thiago Ferrari Turra, ThiagoRuiz, Tocador, Tschulz, Tumnus, Vanthorn, Velho, Velho-, Versinho, Vicgoncalves, Vigia, Viniciusmc, Vitor Mazuco, Wyohan, Xandi, Yanguas, YgorCoelho, Zdtrlik, Zoldyick, rico Jnior Wouters, 461 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:A Justica Alfredo Ceschiatti Brasilia Brasil.jpg Fonte: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:A_Justica_Alfredo_Ceschiatti_Brasilia_Brasil.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Morio Ficheiro:BayBePoFestnahme.jpg Fonte: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:BayBePoFestnahme.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Ingolfson, Mattes, Plani, Razorbliss, Schimmelreiter, Sebastian Wallroth, TheHidden Ficheiro:Declaration of Human Rights.jpg Fonte: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Declaration_of_Human_Rights.jpg Licena: desconhecido Contribuidores: ficheiro:Lei urea.jpg Fonte: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Lei_urea.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Ana Nascimento/ABr, Ficheiro:Milkau Oberer Teil der Stele mit dem Text von Hammurapis Gesetzescode 369-2.jpg Fonte: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Milkau_Oberer_Teil_der_Stele_mit_dem_Text_von_Hammurapis_Gesetzescode_369-2.jpg Licena: Public Domain Contribuidores: Baronnet, Cyrali, Eugene a, HenkvD, Jastrow, JNNICK Jrmy, Luestling, Miniwark, Phirosiberia, Shakko, Sumerophile, Thuresson, Trelio, Voyager, Yakoo, 1 edies annimas Ficheiro:Code Civil 1804.png Fonte: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Code_Civil_1804.png Licena: Public Domain Contribuidores: David.Monniaux, Morio, Pseudomoi, Smiley.toerist, Treehill, TwoWings

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like