You are on page 1of 34

ENERGIA SOLAR TRMICA

Aplicao nas Comunidades Rurais

"A matria viva d a biosfera um componente extraordinrio, nico no universo... A energia csmica determina a presso de vida que pode ser vista como a transmisso de energia solar para a superfcie da Terra... Ativada por radiao, a matria da biosfera coleta e distribui a energia solar, e a converte finalmente em energia livre capaz de fazer um trabalho sobre a Terra ... "

INSTITUTO DE TECNOLOGIAS SUSTENTAVEIS

TESLA.ORG.BR

NIKOLA TESLA

BRASLIA

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br
De acordo com Vernadsky, a biosfera se tornou uma fora real geolgica que est mudando a face da terra, e da biosfera est mudando para a Noosfera. Na interpretao de Vernadsky (1945), a Noosfera, uma nova etapa evolutiva da biosfera, quando a razo humana ir proporcionar um maior desenvolvimento sustentvel, tanto da humanidade quanto do meio ambiente global:
"Uma nova caracterstica transmitida para o planeta por esta poderosa fora csmica. As radiaes que fluem sob a Terra fazem com que a biosfera assuma propriedades desconhecidas na superfce de outros planetas sem vida e, assim, transforme a face da Terra ... Na sua vida, na sua morte e na sua decomposio, um organismo circula seus tomos atravs do biosfera repetidas vezes. " Vladimir Vernadsky, Biosfera, 1926

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL E MEIO AMBIENTE GLOBAL

"Essa confluncia crtica a bifurcao da trajetria evolutiva vem quando as flutuaes que foram previamente corrigidas pelo auto-estabilizao de feedbacks negativos dentro do sistema saem fora de controle: elas quebram a estrutura do sistema. Em seguida, o sistema entra em um perodo de caos. E isso resulta ou na desintegrao do sistema em seus componentes individualmente estveis (quebra) ou na evoluo rpida em direo a um tipo de sistema que resistente s flutuaes que desestabilizavam o sistema anterior (Avano). "Ervin Laszlo, Caminhos para a civilizao planetria (2006)

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

A CRISE GLOBAL
Fazendo uma anlise geral do sistema, verifica-se que os fatores causadores da crise global so inseparveis. No se pode lidar com a questo da mudana climtica global como um futebol poltico apartado do processo degenerativo da ordem social humana que sustenta a filosofia do consumo e sua diviso injusta do mundo em nao rica-nao pobre.Os aspectos da crise so completamente imersos nas tecnologias para obteno de lucro. OS SISTEMAS DE VIDA DA NOOSFERA fornecem solues atravs da anlise de todo o sistema e auto-organizao para sua integridade funcional.

Enderear os problemas econmicos, socias e polticos decorrentes dos picos visveis requer um enorme esforo coletivo. Esse esforo deve educar e motivar as pessoas em uma escala macia, e a motivao deve vir de uma viso positiva de um futuro que se vale a pena lutar. A maioria dos picos que foram causados antes de ns no pode ser evitada, mas existem muitas coisas que podemos fazer para navegar em torno deles, de modo a melhorar a sanidade humana, sua segurana e felicidade.

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

A CRISE GLOBAL
O pico da produo mundial de petrleo apresenta um problema de risco de gerenciamento sem precedentes. Quanto mais o pico se aproxima, mais os preos dos combustveis lquidos e a volatilidade dos preos aumenta dramaticamente e, sem atenuao desse quadro, os custos econmicos, sociais e polticos sero imprevisveis.

Pico do Petrleo

Os combustveis fsseis no so o nico recurso importante que esto se esgotando rapidamente. Neste sculo, veremos o fim do crescimento e o declnio em todas as seguintes reas: Populao, produo de gros (total e per capita), produo de urnio, estabilidade climtica, disponibilidade de gua doce per capita, terras cultivveis para produo agrcola, psicultura, extrao anual de alguns metais e minerais (incluindo o cobre, platina, prata, ouro e zinco). O quadro geral causado pela interao mtua do excesso de consumo e a escassez emergente.

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

Reservas da Biosfera - Brasil Projeto Eden Reino Unido Auto-suficincia alcanada com a ajuda de eletricidade, calor e combustvel a partir de energias renovveis em combinao com os comportamentos de poupana de energia visto como o nico caminho para estabelecer um sistema energtico sustentvel. Muitas comunidades e regies em diferentes pases aceitaram estes desafios e criaram o objetivo de alcanar auto-suficincia energtica atravs da utilizao de energias renovveis. No final, a auto-suficincia deve ser alcanada em uma escala global. A mudana do sistema de energia para uma estrutura mais descentralizada com base em energias renovveis caracterizada por diferentes elementos como novas oportunidades tecnolgicas, maior envolvimento dos cidados, fornecimento de energia regional, a chance de valor acrescentado criado em uma regio, o emprego aumentou, assim como por tomada de deciso poltica os processos que esto cada vez mais presentes nos governos locais. Portanto, para a implementao de energia renovvel auto-suficincia para ser bem sucedido, numerosos fatores ecolgicos, econmicos, tcnicos e sociais tm de ser tomadas em considerao, tornando indispensvel uma anlise interdisciplinar.

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

Brasil - Mapa Potencial de Vento

Brasil - Mapa de Irradincia Solar

Alguns desafios para a auto-sustentabilidade regional no Brasil: Fornecer novas abordagens tecnolgicas podem ajudar a aumentar o uso de energias renovveis descentralizadas para auto-suficincia energtica Fornecer conceitos inovadores para a electrificao rural baseados em energias renovveis Fornecer tcnicas de recuperao de gua melhorada, melhores mtodos de controle de contaminao, superior tecnologias de gesto de resduos slidos, tcnicas avanadas de produtividade das culturas, bem como a aplicao de tecnologias de construo verde Entender como utilizar os recursos limitados de forma to eficiente quanto possvel

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br
Radiao solar global diria mdia anual tpica (MJ/m2.dia)

O Brasil possui uma irradiao solar anual em superfcies horizontais de cerca de 1.500 at 2.400 kWh/m. Em mrito de comparao, esse valor seria cerca de 9001.220 kWh/m na Alemanha e 1.200-1.850 kWh/m na Espanha. A rea com a menor irradiao solar no sul do Brasil se encontra at 20% mais irradiadas do que a rea mais irradiada da Alemanha.

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

Brasil possui o maior potencial hdrico da Terra


O Brasil abriga o maior sistema fluvial do mundo em termos de volume: o rio Amazonas possui 4.087 quilmetros de comprimento, sendo que mais de metade est localizada em terras brasileiras. A hidrovia transporta cerca de 20% da quantidade de gua doce do mundo para o Oceano Atlntico, e a rea coberta por suas afluentes triplica de tamanho durante o curso de um ano. O Aqufero Guarani, que existe no subsolo dos pases Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai um dos sistemas mais importantes do mundo. Aquferos so uma fonte importante de gua doce. Nomeado pelo povo Guarani, abrange 1.200.000 km, com volume de cerca de 40.000 km, espessura entre 50 m e 800 m e profundidade mxima de cerca de 1.800 m. Estima-se que contm cerca de 37,000 km de gua.

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

Foco de investigao de Laboratorio de Sistemas de Vida de Biosfera do Instituto Nikola Tesla


gua o A reteno de gua o Purificao e tratamento de gua o Energizao de gua o Aplicaes oxignio e de oznio Energia o Energia solar o Energia elica o Sistemas microhidro o Sistemas hbridos Alimentao o Permacultura o Hidroponia o Aquaponia Resduos o Tratamento de resduos o Residuos para energia Habitao o Comunidade e integrao no Meio Ambiente o Comunidade e Inovao Social o Bem-estar e sade em sistemas de vida da biosfera

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR


O aproveitamento da energia solar aplicado a sistemas que requerem temperaturas mais elevadas ocorre por meio de concentradores solares, cuja finalidade captar a energia solar incidente numa rea relativamente grande e concentr-la numa rea muito menor, de modo que a temperatura desta ltima aumente substancialmente. A superfcie refletora (espelho) dos concentradores tem forma parablica ou esfrica, de modo que os raios solares que nela incidem sejam refletidos para uma superfcie bem menor, denominada foco, onde se localiza o material a ser aquecido.

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

COLETORES SOLARES

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

COZINHA SOLAR AUROVILLE, NDIA

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

CONCENTRADOR SOLAR HEMISFRICO

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

SISTEMA DE COZINHA COMUNITRIA SOLAR A VAPOR

Maharashtra, ndia
Cozinha a vapor solar em seis mdulos e um total de 84 concentradores parablicas com receptores de shell. Cada concentrador parablico oval tem uma superfcie reflexiva de 9,2 metros quadrados, e refletem a luz do sol para os receptores de peas especiais de vidro branco. O vapor coletado na parte superior do tubo, que ento direcionada atravs de tubos de navios na cozinha. O sistema gera temperaturas de at 650 graus, e 3500-4000 kg de vapor por dia. O alimento cozido em potes de 200 a 400 litros de capacidade, produzindo uma mdia de 20.000 refeies por dia, e at 38 500 durante os perodos de pico da radiao solar.

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

USO DE ENERGIA TERMOSOLAR EM COOPERATIVAS AGRCOLAS

O vapor ou gua quente sob presso gerada pela concentrao de energia solar trmica pode ser usado em processos da agroindstria: Pasteurizao do Leite (160C a 180C) Lavagem (40C a 45C) Esterilizao (120C a 160C)

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

USO DE ENERGIA TERMOSOLAR NA INDSTRIA


Processamento de alimentos Concentrao de extratos Desidratao de bio-massa Processamento de mel Processamento de ervas Processamento qumico, galvanizao, cores e tintas indstrias, indstrias farmacuticas, indstria txtil para o processamento de tecidos

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

USO DE ENERGIA TERMOSOLAR PARA IRRIGAO

Um coletor solar gera vapor para acionar uma bomba motor simples. Pode levantar 12.000 litros / dia No h custos de combustvel O investimento inicial de aproximadamente R$ 1000

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

CONCENTRADOR

SOLAR DE FOCO FIXO

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

COZINHA SOLAR ECOVILA TAMERA, PORTUGAL

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

ALDEIA SOLAR TAMERA, PORTUGAL

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

SISTEMA INTEGRADO

Na estufa, para alm de serem cultivados alimentos com baixo consumo de gua, aquecido leo vegetal a cerca de 220 C, cujo calor depois direccionado para a cozinha e aproveitado para o funcionamento do motor Stirling (opera atravs da expanso e contraco do ar quando este aquecido e arrefecido), que produz electricidade. O mesmo sistema permite gerar energia mecnica capaz de colocar em funcionamento uma bomba de rega e, desta forma, assegurar as necessidades de abastecimento de gua horta biolgica. Junto cozinha foi colocado um enorme espelho de foco fixo, que direcciona os raios solares e possibilita o aquecimento de gua em cerca de 30 minutos.

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

Parabolide base para o refletor do concentrador de foco fixo tipo Scheffler

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br Concentrador solar com sistema de pndulo

PROJETO E CONSTRUO DE UM CONCENTRADOR SOLAR DE FOCO FIXO UTILIZADO PARA O AQUECIMENTO DE UM FORNO

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

ENERGIA SOLAR CONCENTRADA AT ENERGIA ELTRICA


Os sistemas Stirling convertem a energia trmica da radiao solar em energia mecnica e depois em energia eltrica. Um prato parablico espelhado concentra a radiao solar para um receptor de calor do motor Stirling. O calor ento convertido em energia mecnica pelo motor, que utiliza uma catraca para acionar um gerador elctrico. O prato parablico acompanha a trajetria do sol em dois eixos, o que maximiza a energia gerada ao longo do dia.

Sistemas Parablicos e Motor Stirling

1 - Concentrador. 2 - Estrutura de suporte motor Stirling. 3 - Unidade Stirling. 4 - Trilho de elevao. 5 - Trilho de rotao. 6 - Fundao. 7 - Motor de rotao. 8 - Painel de controle. 9 - Mesa de rotao. 10 - Anel de suportao. 11 Mancal de elevao.

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.tesla.org.br

ENERGIA SOLAR CONCENTRADA AT ENERGIA ELTRICA


Os sistemas Stirling operam de forma autnoma e podem funcionar de uma forma hbrida a fonte de calor pode tambm servir para algum tipo de combusto (possivelmente usando um biocombustvel adequado). A localizao do gerador tipicamente prxima ao ponto focal do prato para que as perdas de calor sejam mnimas. A capacidade de gerao de pratos individuais pequena entre 5 e 50 kW. De todas as tecnologias solares, os sistemas prato/motor demonstraram a maior eficincia de converso solar em eltrica (29,4%) e, portanto, tm o potencial de se tornar uma das fontes menos dispendiosas de energia renovvel.

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.institutotesla.org

INSTITUTO NIKOLA TESLA - METAS


Centro Cientifico de Referncia Internacional em desenvolvimento sustentvel baseado em vantagens geoestratgicas do Brasil Estabelecimento de um centro de referncia de tecnologia internacional Pesquisa e implementao de modelos de Sistemas de Vida integrados com uso eficiente dos recursos Desenvolvimento de projetos utilizando tecnologias alternativas de acordo com o paradigma Noosfera Incio de uma fora-tarefa internacional de investidores, cientistas, futurlogos, arquitetos, engenheiros, ecologistas com foco no desenvolvimento de um novo habitat humano Criao de um espao de teste de sistemas de solues descentralizadas de vida Transferncia de tecnologia e inovao para o sculo 21 Implementao de tecnologias inovadoras no Brasil Promoo de inovao e desenvolvimento de tecnologias alternativas Produo e divulgao de informaes sobre novos mtodos cientficos

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.institutotesla.org

LABORATRIO DE ENERGIA TESLA Pesquisa de novas tecnologias energticas e novas fontes de energia Pesquisa de tecnologias de energia sem fio Implementao de projeto de teste do sistema planetrio de Tesla Implementao de tecnologias de ativao do campo energtico terrestre LABORATRIO DE TECNOLOGIAS DA CONSCINCIA NOOSFERA Pesquisa de fsica da conscincia e da cosmologia de acordo com paradigma de noosfera Pesquisa do campo energtico humano Pesquisa do campo de energia de "localidade instantnea" Implementao de tecnologias de ativao de campo energtico humano LABORATRIO DE SISTEMAS DA VIDA BIOSFERA Pesquisa e implementao de sistemas de habitaes autossustentveis Pesquisa e implementao de sistemas de energizao da gua Investigao das aplicaes de oznio em sistemas de vida

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.institutotesla.org

Laboratrio do Instituto Nikola Tesla, Braslia

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.institutotesla.org

Laboratrio do Instituto Nikola Tesla, Braslia

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.institutotesla.org

TESLA 3000 TRANSMISSOR DE ENERGIA AMPLIFICADOR

Laboratrio do Instituto Nikola Tesla, Braslia

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.institutotesla.org

TESLA 3000 TRANSMISSOR DE ENERGIA AMPLIFICADOR

Laboratrio do Instituto Nikola Tesla, Braslia

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute

http://www.institutotesla.org

SISTEMA DE AUTOMAO DE LABORATRIO

Laboratrio do Instituto Nikola Tesla, Braslia

Parceiros
The Tesla Science Foundation, Philadelphia, EUA http://teslasciencefoundation.org Center for Cosmology Studies "Nikola Tesla", Belgrado, Servia http://www.teslainstitut.rs The Albert Einstein and Nikola Tesla Scientific Foundation, Bangkok, Tailndia http://www.einsteinandtesla.com VORTEX ENERGY /
http://evgars.com

(Dnipropetrovsk, Ucrnia) http://www.teslatech.com.ua The Institute of new cosmology and the science of time, Servia http://www.n01a.org The Noosphere Forum http://www.noosphereforum.org LAELC Reativos Ltda, Brasil http://www.laelc.com.br

http://www.facebook.com/NikolaTeslaInstitute Boris Petrovic um cientista e pesquisador do Sistema Integrado da Terra e filsofo noosfrico. engenheiro de sistemas de tele-automao, e parente do cientista Nikola Tesla, tendo estudado com profundidade a camada de magnetosfera da Terra, a ionosfera e a re-conexo magntica. Ele est associado com a Sociedade Serviana Nikola Tesla em Belgrado (Srvia), com a Fundao Cientfica Tesla na Filadlfia, e membro fundador do Frum Noosfrico. Atravs de um programa de cooperao com o Instituto ISRICA Instituto de Pesquisa Cientfica Internacional para Antropo-Ecologia Csmica, em Novosibirsk, Rssia e com a Fundao da Lei do Tempo em Oregon, EEUU, ele trabalha com as pesquisas sobre conscincia csmica e sobre os mtodos de acesso aos estados alterados e intensificados da conscincia, inclusive o tempo nolinear e a telepatia. A pesquisa realizada no seu laboratrio em Belgrado sobre a transferncia de tecnologia sem fio de Tesla, revela o campo de energia potencial que existe de localidade instantnea que subjaz nossa realidade e facilita a comunicao com os vizinhos csmicos da Terra. Boris Petrovic um dos fundadores do Instituto Nikola Tesla em Braslia. Instituto Nikola Tesla, fundado em 2012, uma organizao cientfica com o objetivo de pesquisa de novas fontes da energia.

http://www.institutotesla.org

boris@tesla.org.br

You might also like