You are on page 1of 6

2956

ARTIGO 12. (Impedimentos)

DIRIO DA REPBLICA ingresso na funo pblica e acesso nas carreiras da Administrao Pblica; Convindo aperfeioar o processo de recrutamento e seleco de pessoal ao actual estdio de desenvolvimento da Administrao Pblica, com vista ao melhor desempenho dos servios pblicos; O Presidente da Repblica decreta, nos termos da alnea l) do artigo 120. e do n. 3, do artigo 125., ambos da Constituio da Repblica de Angola, o seguinte: CAPTULO I Disposies Gerais
ARTIGO 1. (Objecto)

1. Em caso de impedimento de um membro da Comisso Nacional de Proteco Civil, para participar nas reunies, deve o mesmo ser substitudo por outro representante indicado pelo titular do organismo. 2. Em caso de impedimento temporrio dos membros convidados da Comisso e dos membros do Secretariado Executivo, os seus substitutos no devem ter acesso aos documentos classificados, salvo determinao expressa do Coordenador.
ARTIGO 13. (Apoio tcnico)

1. Ao Secretariado Executivo compete preparar e executar, permanentemente, todas as tarefas inerentes organizao e ao funcionamento da CNPC Comisso Nacional de Proteco Civil. 2. As normas sobre o funcionamento e composio do Secretariado Executivo so objecto de regulamento prprio, a aprovar por despacho do Ministro do Interior. CAPTULO II Disposies Finais
ARTIGO 14. (Senhas de presena)

O presente diploma estabelece os princpios gerais sobre recrutamento e seleco de candidatos na Administrao Pblica.
ARTIGO 2. (mbito de aplicao)

1. O regime estabelecido neste diploma aplica-se aos rgos e servios da Administrao Central e Local do Estado e aos Institutos Pblicos. 2. O presente diploma aplica-se subsidiariamente ao regime de recrutamento e seleco do pessoal para cargos de direco e chefia e pessoal das carreiras do regime especial.
ARTIGO 3. (Princpios gerais)

Os membros da Comisso Nacional de Proteco Civil e do Secretariado Executivo so remunerados atravs de senhas de presena de acordo com a legislao em vigor.
ARTIGO 15. (Meios e equipamentos)

Os meios e equipamentos necessrios coordenao operacional da Comisso Nacional de Proteco Civil so assegurados pelo Servio Nacional de Proteco Civil e Bombeiros e pelos demais rgos integrantes da Comisso. O Presidente da Repblica, JOS EDUARDO DOS SANTOS. Decreto Presidencial n. 102/11
de 23 de Maio

1. O recrutamento e a seleco de pessoal obedecem os seguintes princpios: a) Liberdade de candidatura; b) Igualdade de condies e de oportunidade para todos os candidatos; c) Divulgao dos mtodos e provas a utilizar e respectivo sistema de classificao; d) Objectividade dos mtodos de avaliao; e) Neutralidade do jri; f) Direito ao recurso. 2. A Administrao Pblica estabelece o concurso pblico como regra de admisso de pessoal.

Considerando que a Lei n.17/90, de 20 de Outubro, sobre os princpios a observar na Administrao Pblica, estabelece a obrigatoriedade de realizao de concursos para

I SRIE N. 95 DE 23 DE MAIO DE 2011


ARTIGO 4. (Conceito de recrutamento e seleco)

2957 a) Por meio da mobilidade (transferncia, destacamento, requisio); b) No sendo possvel, por meio do contrato administrativo de provimento ou do contrato de trabalho por tempo determinado.
ARTIGO 8. (Tipos de concurso)

1. O recrutamento consiste num conjunto de operaes que tem por objectivo satisfazer as necessidades de pessoal apresentada pelo respectivo organismo, pondo sua disposio candidatos qualificados necessrios realizao das suas atribuies. 2. A seleco de pessoal consiste num conjunto de operaes, enquadradas no processo de recrutamento, traduzidas em mtodos e tcnicas adequadas que visam apurar e avaliar as capacidades dos candidatos para o exerccio de determinada funo.
ARTIGO 5. (Competncia para abertura do concurso)

1. Os concursos podem ser de ingresso ou de acesso. 2. de ingresso quando visa o preenchimento de vaga a partir de candidato no pertencente ao rgo e para categoria de incio de carreira. 3. de acesso quando se destina a preencher vaga na categoria imediatamente superior da mesma carreira.
ARTIGO 9.

1. A abertura do concurso feita por meio de despacho do titular do rgo a que o concurso diz respeito. 2. O despacho de abertura deve ser publicado no jornal de maior circulao ou em meios expeditos que permitam de forma clere o conhecimento do seu contedo, sem prejuzo da sua publicao em Dirio da Repblica.
ARTIGO 6. (Contedo do despacho)

(Validade do concurso)

A validade dos concursos no pode exceder o prazo de 12 meses contados a partir da publicao da lista de classificao final. CAPTULO II Corpo de Jri e Provas ou Cursos de Seleco e Candidatos
ARTIGO 10. (Apresentao de candidaturas)

Do despacho de abertura do concurso deve constar: a) Designao do servio a que se refere; b) Tipo de concurso; c) Categoria a que se concorre; d) Nmero de vagas; e) Requisitos para concorrer; f) Forma e prazo para apresentao de candidaturas; g) Local de afixao das listas de candidatos e dos resultados do concurso; h) Local de trabalho; i) Validade do concurso.
ARTIGO 7. (Condies de abertura)

A apresentao de candidaturas feita por meio de requerimento dirigido ao titular do rgo, no prazo de 10 dias teis tratando-se de concurso de acesso e de 20 dias teis tratando-se de concurso de ingresso, contando-se o prazo a partir da data da publicao do despacho de abertura do concurso.
ARTIGO 11. (Documentos em apenso)

1. A abertura do concurso de ingresso depende da verificao do nmero de efectivos existentes no servio (Departamento e Seco, quando esta for permitida), sendo apenas admitidos nos casos em que o referido nmero seja inferior ao nmero legalmente criado. 2. Quando o nmero dos efectivos existentes seja igual a metade do nmero legalmente criado, os lugares vagos so preenchidos sequencialmente do seguinte modo:

1. O requerimento de admisso a concurso deve ser acompanhado dos seguintes documentos, sob pena de excluso da candidatura: a) Cpia do bilhete de identidade; b) Certificado de habilitaes literrias; c) Documento de regularizao do servio militar obrigatrio, d) Atestado mdico; e) Registo criminal;

2958 f) Outros documentos considerados pertinentes em funo da natureza do concurso. 2. O candidato pode ser admitido no concurso com a apresentao dos documentos previstos nas alneas a) e b) do nmero anterior, devendo os documentos previstos nas alneas c) a f) serem entregues, em caso de aprovao, at 45 dias teis aps a data da publicao da lista dos resultados finais. 3. Volvido o prazo referido no nmero anterior sem que o candidato, por razes plausveis, apresente a documentao exigida, o mesmo substitudo pelo candidato imediatamente a seguir na lista de classificao final. 4. Os funcionrios pertencentes ao servio que abre o concurso so dispensados da apresentao de documentos que constam do seu processo individual.
ARTIGO 12. (Requisitos de admisso)

DIRIO DA REPBLICA 2. O jri composto por um mnimo de trs e um mximo de seis membros, sendo um presidente, um vice-presidente e vogais. 3. Nenhum membro do jri pode ter categoria inferior quela para que aberto o concurso. 4. Podem ser integrados no jri funcionrios oriundos de outros organismos distintos daquele que abre o concurso. 5. O despacho de nomeao do jri deve ser publicado no jornal de maior circulao, sem prejuzo da sua publicao em Dirio da Repblica. 6. O jri secretariado por um ou mais vogais escolhidos dentre os membros.
ARTIGO 15. (Competncia e funcionamento do jri)

1. S podem ser admitidos ao concurso os candidatos que satisfaam os requisitos gerais. 2. No caso dos concursos de acesso so ainda requisitos de admisso: a) A permanncia, nos termos da lei, de um perodo mnimo de trs anos na categoria que possui; b) A adequada classificao de servio; c) Habilitaes e qualificaes profissionais necessrias.
ARTIGO 13. (Apoio aos candidatos)

1. Ao jri compete praticar e coordenar todas as aces em que se desdobra o concurso, nomeadamente: a) Elaborar, fiscalizar e corrigir as provas; b) Definir outros meios de suporte a avaliao; c) Elaborar e publicar as listas provisrias e definitivas; d) Elaborar actas e outros documentos necessrios ao abrigo do concurso. 2. O jri funciona com a maioria dos seus membros, devendo as deliberaes serem tomadas por maioria simples. 3. Das reunies do jri so lavradas actas contendo os fundamentos das decises tomadas e assinadas pelo presidente. 4. As actas so confidenciais devendo ser presentes em caso de recurso, entidade que abre o concurso. 5. Os servios de recursos humanos devem colaborar com o jri no desempenho da sua funo, cedendo os meios necessrios que facilitem a celeridade do processo do concurso. 6. O jri est sujeito aos impedimentos e suspeies gerais nos termos do direito. 7. No exerccio da sua actividade o jri est obrigado ao cumprimento escrupuloso dos prazos respeitantes ao concurso.

Sempre que a seleco se realize mediante provas de conhecimentos no includas no currculo escolar correspondente s habilitaes exigidas para a categoria, devem os rgos responsveis pelo recrutamento e seleco fornecer a todos os candidatos a documentao indispensvel sua preparao ou, na sua falta, indicar a bibliografia e a legislao base necessria.
SECO I Jri ARTIGO 14. (Composio do Jri)

1. Para todos os concursos nomeado pelo titular do rgo um jri, sob proposta dos respectivos servios de recursos humanos.

I SRIE N. 95 DE 23 DE MAIO DE 2011


ARTIGO 16. (Actos do Jri) ARTIGO 18. (Cursos para admisso)

2959

1. Findo o prazo de apresentao das candidaturas, o jri elaborar, no prazo de 5 a 15 dias teis, a lista dos candidatos admitidos e excludos ao concurso, com a indicao dos motivos de excluso. 2. Nos concursos de acesso o prazo de 3 a 10 dias teis. 3. Concluda a elaborao da lista provisria o jri promove a sua publicao no jornal de maior circulao. 4. Os interessados podem reclamar ao jri sobre a excluso no fundamentada ou quando eivada de vicio, no prazo de 5 dias teis a contar da publicao da lista. 5. No sendo atendida a pretenso, os interessados podem socorrer-se de outros meios previstos na lei. 6. Os actos de impugnao graciosa no suspendem o andamento do concurso. 7. Quando reconhecido o direito do interessado, lhe permito realizar todos os actos anteriores fase em que se encontrar o concurso, sem prejuzo dos prazos gerais. SECO
II

1. Nas carreiras ou categorias de regime especial, nas quais o exerccio da actividade depende da satisfao de determinados requisitos cuja aferio quer de natureza fsica, como de carcter tcnico e profissional caream de vrios mdulos de avaliao, o ingresso ou acesso realizado mediante a frequncia de cursos especficos para admisso ou promoo. 2. Os cursos referidos no nmero anterior devem ser organizados de acordo com as exigncias das funes a exercer e s devem ser providos os candidatos que obtiverem a partir de 60% de aproveitamento. 3. Nos cursos para admisso observam-se os procedimentos e prazos previstos no presente diploma.
ARTIGO 19. (Mtodos auxiliares)

1. Nos concursos so utilizados isolada ou conjuntamente, podendo cada um deles ser eliminatrio, os seguintes mtodos: a) Provas de conhecimento, tericas e ou prticas; b) Avaliao documental. 2. Os mtodos mencionados podem ser complementados por entrevistas, exame psicolgico, exame mdico, que podem igualmente ser eliminatrios, tratando-se de concurso de ingresso. 3. Nos concursos de acesso dispensam-se os mtodos complementares. 4. Sempre que haja lugar a realizao de provas deve se indicar, na lista provisria, o local, data e hora da prestao da mesma. 5. A avaliao documental incide sobre as habilitaes acadmicas, formao profissional, experincia profissional, avaliao de desempenho caso o candidato j tenha tido ocupaes anteriores e outras habilidades do candidato. 6. O jri pode solicitar ao longo do processo informaes sobre a veracidade dos documentos entregues pelos candidatos.

Provas ou Cursos Para Admisso

ARTIGO 17. (Contedo das provas)

1. O contedo das provas, das entrevistas ou do exame psicolgico, atendem em geral as seguintes componentes: a) Noes gerais sobre a organizao da administrao pblica; b) Questes especficas sobre a rea que pretende trabalhar e outras relacionadas com as habilitaes literrias e/ou profissionais; c) Questes sobre tica, deontologia profissional e cultura geral. 2. As matrias referentes as alneas a) e b) do nmero anterior correspondem a 30% cada e a alnea c) a 40% do total do valor da prova. 3. O aviso que afixa a lista dos candidatos admitidos deve igualmente estabelecer a data, hora e local da prova.

2960
ARTIGO 20. (Classificao)

DIRIO DA REPBLICA
ARTIGO 23. (Reclamao)

1. Para qualquer tipo de prova a escala de classificao de 0 a 20 valores. 2. A classificao resultante de aplicao dos mtodos complementares de seleco, exame psicolgico e entrevista, consiste numa das seguintes menes qualitativas: bom, suficiente e mau. 3. Relativamente ao exame mdico os candidatos so considerados como aptos ou no aptos. 4. Os mtodos complementares visam o seguinte objectivo: a) Entrevista determinar e avaliar elementos de natureza profissional, relacionados com a qualificao e a experincia profissional dos candidatos, necessrias ao exerccio de uma funo; b) Exame psicolgico avaliar mediante as capacidades e caractersticas de personalidade dos candidatos, tendo em vista determinar a sua adequao ao exerccio de uma funo; c) Exame mdico avaliar o estado de sade fsico e mental do candidato.
ARTIGO 21. (Critrios de preferncia)

1. Os interessados podem reclamar de qualquer acto que tenha lesado o seu direito no prazo de 7 dias teis a contar da data da verificao do acto. 2. As respostas devem ser emitidas no prazo de 5 dias a contar da data da interposio da reclamao.
ARTIGO 24. (Homologao)

1. A lista de classificao final deve ser homologada no prazo de 15 dias teis nos concursos de ingresso e no prazo de 10 dias teis nos concursos de acesso. 2. Homologada a lista, deve a mesma ser enviada de imediato para publicao, nas vitrinas do servio e no jornal de maior circulao.
ARTIGO 25. (Ordem de provimento)

1. Os candidatos aprovados em concurso so providos nos lugares vagos, de acordo com a classificao final obtida. 2. Os concorrentes aprovados que recusem injustificadamente ser providos no lugar a que tm direito de acordo com a sua classificao consideram-se dispensados do concurso. 3. Os despachos de nomeao no podem ser proferidos antes de decorrido o prazo de 30 dias teis no caso de ingresso e 15 dias teis no caso de acesso a contar da data da publicao da lista final.
ARTIGO 26. (Responsabilidade disciplinar)

Em caso de igualdade de valores entre os candidatos e havendo insuficincia de vaga, o jri pode socorrer-se dos seguintes critrios para fundamentar o desempate: a) Realizar novo concurso apenas para esses candidatos; b) Critrio da maior experincia profissional (tempo de trabalho no ramo); b) Formao profissional no ramo e, dentre estes, os com menos idade; c) Maior pontuao na componente b) do n. 1 do artigo 17.; d) Residncia na provncia onde se abre o concurso.
ARTIGO 22. (Lista final)

Os membros do jri so responsabilizados disciplinarmente nos termos da lei aplicvel, nos casos de verificao de prticas que lesem o princpio da imparcialidade, da transparncia e dos demais procedimentos que violem as disposies do presente diploma e a legislao da Administrao Pblica. CAPTULO III Disposies Finais
ARTIGO 27. (Revogao)

No prazo de 5 a 10 dias teis a contar do termo das provas, o jri proceder a ordenao dos concorrentes em funo dos valores obtidos e elabora uma acta de fundamentao da lista, submetendo os documentos homologao.

Ficam revogados o Decreto n. 22/91, de 29 de Junho e o Decreto n. 2/94, de 18 de Fevereiro e toda a legislao que contrarie o presente diploma.

I SRIE N. 95 DE 23 DE MAIO DE 2011


ARTIGO 28. (Dvidas e omisses)

2961 Apreciado em Conselho de Ministros, em Luanda, aos 27 de Abril de 2011. Publique-se. Luanda, aos 19 de Maio de 2011. O Presidente da Repblica, JOS EDUARDO DOS SANTOS. PLANO ESTRATGICO DE GESTO DO RISCO DE DESASTRES I ASPECTOS GERAIS. A Introduo.

As dvidas e omisses resultantes da aplicao e interpretao do presente diploma so resolvidas pelo Presidente da Repblica.
ARTIGO 29. (Entrada em vigor)

O presente diploma entra em vigor na data da sua publicao. Apreciado em Conselho de Ministros, em Luanda, aos 27 de Abril de 2011. Publique-se. Luanda, aos 19 de Maio de 2011. O Presidente da Repblica, JOS EDUARDO DOS SANTOS. Decreto Presidencial n. 103/11
de 23 de Maio

Angola um Estado Democrtico e de Direito, localizado geograficamente no hemisfrio Sul do Continente Africano, com uma extenso territorial de 1 246 700 Km2, com o clima predominante tropical hmido, cuja diviso poltico-administrativa de 18 provncias, 164 municpios e 528 comunas, com uma populao estimada em cerca de 18 800 000 habitantes. O conflito armado, que se prolongou por mais de 30 anos, no s causou prejuzos humanos e materiais como afectou gravemente o estado scio-econmico do Pas, o que levou o Governo a ter como principal prioridade a garantia da segurana das populaes e das infra-estruturas, tendo tanto os desastres naturais como os tecnolgicos recebido ateno sempre que necessrio e mediante as disponibilidades financeiras. O Pas regista com maior ou menor frequncia incndios, trovoadas, raios, cheias, calemas, deslizamentos de terra, ravinas e seca. A estes desastres naturais, junta-se tambm de uma forma geral, a ameaa do HIV/SIDA, a pandemia do sculo. Apesar de ocorrer com pouca frequncia o Pas tem registado alguma actividade ssmica como terramotos de muito pequena intensidade. Tal como acontece em frica e em todo o mundo, onde ao longo das ltimas dcadas tm aumentado as catstrofes, em Angola na ltima dcada mais pessoas foram afectadas por desastres naturais e as perdas econmicas tm vindo a aumentar. Para fazer face a estas situaes, existem e esto a ser implementadas actualmente em frica, polticas e mecanismos institucionais de reduo de riscos de catstrofes naturais com diferentes nveis de realizao.

Convindo contribuir para o processo de desenvolvimento sustentvel do Pas, atravs da reduo da vulnerabilidade e do impacto dos desastres, com nfase nas reas de maior incidncia da pobreza e da degradao ambiental; Tendo em conta a reduo do nmero de vtimas humanas resultantes do impacto dos desastres, com particular destaque para os grupos mais vulnerveis e reforo das instituies do Sistema Nacional de Proteco Civil e do Servio Nacional de Proteco Civil e Bombeiros. O Presidente da Repblica decreta, nos termos da alnea l) do artigo 120. e do n. 3 do artigo 125., ambos da Constituio da Repblica de Angola, o seguinte: Artigo 1. aprovado o Plano Estratgico de Gesto do Risco de Desastres, anexo ao presente decreto presidencial e que dele parte integrante. Art. 2. As dvidas e omisses que resultem da interpretao e aplicao do presente diploma so resolvidas pelo Presidente da Repblica. Art. 3. O presente decreto presidencial entra em vigor na data da sua publicao.

You might also like