You are on page 1of 13

Princpios Limitadores do Poder de Punir do Estado

Princpios Norteadores do Direito Penal

Princpio da Legalidade ou da Reserva Legal: Trata-se de uma efetiva limitao do poder de punir do Estado. Pelo princpio da legalidade, a elaborao de normas incriminadoras funo exclusiva da Lei, isto , nenhum fato ser considerado crime e nenhuma pena ser aplicada sem que entes da ocorrncia deste fato exista uma lei definindo-o como crime e cominando-lhe uma sano. A lei deve definir com preciso e clareza a conduta proibida.

Princpio da Interveno Mnima: limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. Se para o restabelecimento da ordem violada forem suficientes medidas civis ou administrativas, so estas que devem ser empregadas e no as penais.

Princpio da Fragmentariedade: O Direito Penal limita-se a castigar as aes mais graves praticadas contra os bens jurdicos mais importantes, decorrendo da seu carter fragmentrio, uma vez que se ocupa somente de uma parte dos bens jurdicos protegidos pela ordem jurdica. Desta forma, este princpio determina que o D. Penal no deve sancionar todas as condutas lesivas dos bens jurdicos, mas to-somente aquelas mais graves e praticadas contra bens mais relevantes.

Princpio da Culpabilidade: Segundo este princpio, em sua configurao mais elementar, no h crime sem culpa. A culpabilidade no um fenmeno isolado, individual, afetando somente o autor do delito, mas um fenmeno social (Muoz conde). No uma qualidade da ao, mas uma caracterstica que se lhe atribui, para poder ser imputada a algum como seu autor e faz-lo responder por ela.

Princpio da Humanidade: Esse princpio sustenta que o poder punitivo estatal no pode aplicar sanes que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituio fsico-psquica dos condenados. Nesse sentido, nenhuma pena privativa de liberdade pode ter uma finalidade que atente contra a incolumidade da pessoa como ser social.

Princpio da Irretroatividade da Lei penal: sem esse princpio no haveria nem liberdade nem segurana na sociedade, em flagrante desrespeito ao princpio da legalidade e da anterioridade de lei, consagrados no art. 1 do Cdigo Penal e art. 5, inv. XXXIX da CF. Quando uma lei entra em vigor, at que cesse a sua vigncia rege todos os atos abrangidos pela sua destinao. Entre estes dois limites (entrada em vigor e cessao da vigncia) situa-se a sua eficcia.

Obs: Contudo o princpio da irretroatividade no D. Penal, vige somente em relao lei mais severa, admitindo-se a aplicao retroativa da lei mais favorvel (art. 5, inc. XL da CF). A lei nova que for mais favorvel ao ru sempre retroage , da o tambm denominado princpio da retroatividade da lei mais benigna.

Princpio da Adequao Social: incompatvel criminalizar uma conduta s porque se ope concepo da maioria ou ao padro mdio de comportamento. A tipicidade de um comportamento proibido enriquecida pelo desvalor da ao e o desvalor do resultado lesando efetivamente o bem jurdico juridicamente protegido, constituindo o que se chama de tipicidade material.

Princpio da Insignificncia: A tipicidade penal exige uma ofensa de alguma gravidade aos bens jurdicos protegidos, pois nem sempre qualquer ofensa a esses bens suficiente para configurar o injusto tpico. Segundo esse princpio tambm chamado de Princpio da Bagatela, necessrio uma efetiva proporcionalidade entre a gravidade da conduta que se pretende punir e a drasticidade da interveno estatal. A insignificncia da ofensa afasta a tipicidade.

Princpio da Ofensividade( ou da Lesividade): Para a tipificao de um crime indispensvel que haja, pelo menos, um perigo concreto, real e efetivo de dano a um bem jurdico penalmente protegido. Por esta razo so inconstitucionais todos os chamados crimes de perigo abstrato, pois, no mbito do direito penal de um Estado Democrtico de Direito, somente se admite a existncia de uma infrao penal quando h efetivo, real e concreto perigo de leso a um bem jurdico determinado.

Princpio da proporcionalidade: A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789, j exigia que se observasse a proporcionalidade entre a gravidade do crime e a sano a ser aplicada, in verbis: a lei deve cominar penas estritamente necessrias e proporcionais ao delito (art.15). A exigncia da proporcionalidade deve ser determinada mediante um juzo de ponderao entre a carga coativa da pena e o fim perseguido pela cominao penal.

Obs: O princpio da proporcionalidade e da razoabilidade no se confundem, embora estejam intimamente ligados. O princpio da proporcionalidade tem origem germnica, enquanto a razoabilidade resulta da construo jurisprudencial da Suprema Corte norte-americana. A razoabilidade exerce funo controladora na aplicao do princpio da proporcionalidade. Com efeito, preciso perquirir se, nas circunstncias, possvel adotar outra medida menos desvantajosa ou manos grave para o cidado.

You might also like