You are on page 1of 6

Alimentos Orgnicos: Como podemos identific-los?

Alimentos Orgnicos: Como podemos identific-los?

comum, para a maioria das pessoas, a associao de alimento orgnico com aquele produzido sem a utilizao de agrotxicos. Mas no s isso. Alem de serem livres dos venenos agrcolas e adubos sintticos, o sistema de produo de alimentos orgnicos segue alguns princpios bsicos como: Aumento da biodiversidade natural e planejada (escrevo mais sobre essas biodiversidades em outro artigo); reduo e eliminao de uso de insumos externos ao sistema; Respeito aos conhecimentos tradicionais; Aumento da fertilidade natural dos solos e criao de vida e no de morte (o que considero o mais importante).
Mas como reconhecer um alimento que foi produzido nesse sistema?

h a alguma forma de certificao orgnica.


Conhecer o agricultor seria o ideal. Se cada consumidor pudesse visitar periodicamente os locais de produo e verificasse in loco todo o processo produtivo, a relao de confiana seria bem mais forte. Se houvesse alguma inconformidade o prprio consumidor deixaria de comprar o produto e quebraria a relao de confiana, que o mais grave. Essa forma de reconhecimento praticamente invivel para grande parte da populao principalmente que residem em megalpoles como So Paulo e Rio de janeiro, por exemplo.

Bem, existem duas formas: conhecendo quem produz e verificando se


facebook.com/vidagroecologia @vidagroecologia

Alimentos Orgnicos: Como podemos identific-los?

Outra forma verificar se o agricultor possui algum tipo de certificao. Hoje na legislao Brasileira existem trs maneiras de se obter uma certificao orgnica: Certificao por Auditoria, Participativa e o Controle social. Certificao por auditoria
Na certificao por auditoria o agricultor ou um grupo organizado contrata uma empresa (Certificadora) para fazer as avaliaes de conformidade orgnica. So verificados se as normas da produo orgnica esto sendo colocadas em prtica. Se houver algum tipo de falha, a certificadora prope as correes que devem estar sanadas na prxima visita que ocorrem geralmente a cada seis meses. Sanadas todas as inconformidades, o agricultor recebe um selo que deve ser impresso no rtulo do

produto e que pode ser utilizado em todo territrio nacional. Certificao Participativa A segunda forma de certificao obtida atravs da formao do Organismo Participativo de Avaliao de Conformidade (OPAC). Os OPACs podem ser formados por associaes e cooperativas de agricultores, agregando tambm tcnicos e consumidores.
Na verdade essa organizao que assume todas as funes de uma empresa certificadora por auditoria, com suas regras e mecanismos de avaliao aplicada aos integrantes que queiram obter a certificao. A reduo de custos e a possibilidade de agregar os consumidores so as grandes vantagens desse sistema.

facebook.com/vidagroecologia

@vidagroecologia

Alimentos Orgnicos: Como podemos identific-los?

Tanto a primeira quanto a segunda forma de certificao possuem um selo nacional que devem ser aplicados em todos os produtos orgnicos comercializados. Controle social na venda direta de alimentos orgnicos Atendendo as solicitaes principalmente dos agricultores familiares, foi criada uma terceira via de avaliao das unidades de produo: O Controle Social na Venda Direta de Produtos Orgnicos sem Certificao.

Para esse tipo de certificao so criadas figuras jurdicas ou no, chamadas de Organizao de Controle Social (OCS). As OCSs so formadas por grupos de agricultores, consumidores e tcnicos que elaboram seu prprio mecanismo de controle e que so orientadas e supervisionadas pelo Ministrio da Agricultura. A semelhana dos OPACs, estas tambm so responsveis pela garantia da qualidade dos alimentos orgnicos, de modo que se algum integrante cometer irregularidades, a OCS tem o poder de deciso sobre as penalidades a aplicar. Que podem ser desde a suspenso da comercializao do produto ou a expulso do agricultor do grupo.

A venda direta ocorre quando h relao direta do agricultor com o consumidor, como ocorre em grande parte em feiras livres, mercadinhos de bairro, entregas porta-a-porta (Delivery).

facebook.com/vidagroecologia

@vidagroecologia

Alimentos Orgnicos: Como podemos identific-los?

Selo Nacional que identifica os alimentos produzidos no sistema orgnico, de acordo com a modalidade de certificao

facebook.com/vidagroecologia

@vidagroecologia

Alimentos Orgnicos: Como podemos identific-los?

facebook.com/vidagroecologia

@vidagroecologia

Elaborao: Fabio Morais Engenheiro Agrnomo Agroeclogo vidagroecologia@gmail.com


facebook.com/vidagroecologia @vidagroecologia

You might also like