You are on page 1of 83

Manual Prtico de Informtica para Concursos

Hardware e Software

A representao atravs de um B maisculo significa byte, enquanto o bit representado por um b minsculo. Quando uma questo apresentar um valor em bytes e for necessrio convert-lo em bits, basta multiplic-lo por 8 (oito); se, por outro lado, apresentar um valor em bits, consiga o equivalente em bytes dividindo-o por 8 (oito). 30 Bytes = 240 bits 32 bits = 4 Bytes Como um byte uma unidade com valor muito pequeno (armazena apenas um caractere), comum que sejam utilizados prefixos multiplicadores, conhecidos da nossa linguagem decimal, como o kilo, para apresentar grandes quantidades de informao: Mltiplo 1 Kilobyte (KB) 1 Megabyte (MB) 1 Gigabyte (GB) 1 Terabyte (TB) Quantidade de bytes 1.024 bytes (210) 1.048.576 bytes (220) 1.073.741.824 bytes (230) 1.099.511.627.776 bytes (240) Equivale a 1.024 KB 1.024 MB 1.024 GB

1. Sistemas de Informao
A necessidade de gerar e armazenar informaes de maneira rpida e segura levou ao desenvolvimento de processos e equipamentos capazes de automatizar tarefas de transformao de matria-prima (dados) em produto final (informao), como na Revoluo Industrial do sculo XVIII. Nascia a Informtica, o estudo dos mtodos de aquisio, armazenamento e processamento de dados, comunicao e raciocnio sobre a informao obtida de maneira automatizada. De um modo geral, o termo Sistema de Informao se refere a uma estrutura organizada de pessoas, equipamentos e processos que coletam, manipulam, armazenam e distribuem os dados e informaes e fornecem um mecanismo de feedback. Uma viso comum deste sistema est no uso dos computadores, mquinas capazes de aceitar uma ENTRADA DE DADOS estruturada, realizar seu PROCESSAMENTO atravs de regras preestabelecidas e produzir uma SADA DE INFORMAO com resultados aceitveis.

O nmero 1.024 foi escolhido, pois a potncia de 2 mais prxima de 1.000 (103). Para efeitos prticos, podemos adotar que 1 KB equivale a mil bytes, 1 MB a um milho de bytes e 1 GB a um bilho de bytes.

3. Hardware
Os principais componentes de um computador encontram-se instalados dentro de um gabinete (conhecido erroneamente como CPU) em uma placa-me (mainboard ou motherboard), como o processador, memria principal, unidades de armazenamento e chipset. Itens de hardware conectados placa-me e acessveis ao usurio, fora do gabinete, so perifricos.

3.1. Placa-me
uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalao dos demais componentes de um computador. Uma placame permite que todas as partes de seu computador recebam energia e comuniquem-se entre si. Placas-me modernas incluem, ao menos: o sockets (ou slots) onde so instalados um ou mais microprocessadores. o Slots (encaixes) nos quais a memria principal instalada, tipicamente mdulos DIMM de DDR-SDRAM. o um chipset, que serve como interface entre processador, memria principal e perifricos. o chips de memria no-voltil (normalmente Flash ROM) contendo BIOS. o um gerador de clock, que produz o sinal responsvel pela sincronia entre os vrios componentes. o slots de expanso (encaixes para a conexo de placas offborad). o conectores de energia, que recebem eletricidade da fonte e a distribuem para o processador, chipset, memria principal e placas de expanso. o conectores para encaixe de dispositivos externos, como teclado e mouse. o dissipadores de calor e encaixes para ventiladores.

O funcionamento do computador depende da interao entre os elementos que o compe: o Peopleware (usurios) manipula o Software, parte lgica (programas, instrues) que controla o Hardware, parte fsica, tangvel (dispositivos, equipamentos), fazendo com que atividades teis sejam realizadas.

2. Linguagem Binria
Existem duas maneiras de representar uma informao: analgica ou digitalmente. Um equipamento analgico manipula a eletricidade variando-a de forma contnua, irregular, permitindo que a mesma assuma qualquer valor entre o mnimo (zero) e o mximo. O equipamento digital, como os nossos computadores pessoais, permite que a eletricidade assuma apenas dois valores bem definidos: o mnimo, 0 (zero), e o mximo, 1 (um). Cada um desses valores recebe o nome de bit (binary digit, ou dgito binrio). Qualquer tipo de informao, seja um texto, imagem ou programa, ser processado e armazenado pelo computador na forma de uma grande seqncia de uns e zeros. Um conjunto de 8 bits forma um byte (binary term, ou termo binrio) que usado para representar caracteres (A=01000001 no padro ASCII) e medir capacidades de armazenamento de informao.

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Hardware

Marcelo Andrade

3.2. Chipset
Chipset um conjunto de chips que forma o principal componente da placa-me. Todos os componentes comunicam-se com o processador por meio do chipset - a central de todas as transferncias de dados. Portanto, controla e organiza o fluxo contnuo de dados pelo qual responsvel, sendo um dos principais fatores para o bom desempenho de um PC, ficando atrs do processador e da memria RAM. O chipset formado por dois grandes chips: um chamado Ponte Norte (North Bridge) e outro chamado Ponte Sul (South Bridge). A Ponte Norte, tambm chamada de MCH (Memory Controller Hub), conecta o processador a dispositivos de alta velocidade e possui basicamente as seguintes funes: o controlador de memria o controlador dos barramentos AGP e PCI Express x16 o interface para transferncia de dados com a Ponte Sul A Ponte Sul, ou ICH (I/O Controller Hub, Hub Controlador de Entrada e Sada) conectado Ponte Norte e aos barramentos de baixa velocidade. Sua funo controlar os dispositivos on-board e de entrada e sada tais como discos rgidos (barramento IDE), portas USB, som e rede on-board, barramentos PCI, PCI Express e ISA, memria de configurao (CMOS), controladores de interrupo e de DMA.

na CPU que os dados so convertidos em informaes. So chips responsveis pela execuo de clculos, testes lgicos e instrues que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Embora haja poucos fabricantes (essencialmente, Intel, AMD e VIA), o mercado conta com uma grande variedade de processadores.

Centrino: tecnologia que combina, num mesmo equipamento, trs componentes crticos, com a marca Intel, de alto desempenho - processador, chipset e interface de rede wireless. Atom: processador de 15 mm desenvolvido para netbooks, smart phones e computadores ultra-portteis, privilegiando baixo consumo de energia em detrimento de perfomance.

3.3.1. Clock Interno


Freqncia de trabalho do processador, identifica a capacidade do processador de realizar clculos e processar instrues. medido em bilhes de operaes por segundo (GHz). Atualmente, encontrada nas freqncias de 2,0 a 3,8 GHz para CPUs mononucleados e 1,4 a 4,2 GHz para CPUs multinucleados.

3.3.2. Clock Externo


Freqncia de trabalho da placame, ou FSB, a velocidade com que ocorre a comunicao entre o processador e as outras partes da mquina. medido em milhes de acessos por segundo (MHz). Atualmente, encontrada nas freqncias de 266 a 1.600 MHz

A Ponte Sul tambm conectada a dois outros chips disponveis na placa-me pelo barramento LPC (Low Pin Count): o chip de memria ROM, contendo o BIOS, e o chip Super I/O, que o responsvel por controlar dispositivos como portas seriais, porta paralela e unidade de disquete.

3.3. Processador
Processador, UCP (Unidade Central de Processamento) ou CPU, conhecido como crebro da mquina, a parte central do computador onde so processados os dados, composto pela Unidade de Controle (UC), Unidade Lgica e Aritmtica (ULA) e Registradores.

3.4. Perifricos
So equipamentos que ligam o usurio ao computador, permitindo a entrada de dados que sero levados ao processador (perifricos de entrada, input devices) onde sero analisados e, posteriormente, apresentados ao usurio, atravs de perifricos de sada (output devices).

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos

3.4.1. Perifricos de Entrada


3.4.1.1. Scanner: aparelho de leitura tica que permite converter imagens e textos em papel para um formato digital que pode ser manipulado em computador. 3.4.1.2. Teclado: principal meio de comunicao entre o usurio e o computador. Transforma os toques em cdigos para o computador. 3.4.1.3. Mouse: utilizado em softwares com ambiente grfico, permite a movimentao de um ponteiro na tela e a execuo de algumas aes atravs de cliques com seus botes. 3.4.1.4. Webcam: cmera de vdeo de baixo custo que capta imagens e as transfere para o computador, sendo utilizada em videoconferncia, em editores de vdeo, em editores de imagem, e monitoramento de ambientes. 3.4.1.5. Microfone: transmite sons para uma placa de som que os converte para sinais digitais, possibilitando seu armazenamento e transmisso. 3.4.1.6. Joystick: dispositivo de controle de aes do computador para aplicaes especiais, como jogos e programas grficos. 3.4.3.3. Drives de CD-ROM (leitoras de CD): equipamentos que fazem apenas a leitura de dados gravados em um CD e os transfere ao compuutador, usando tecnologia tica (laser).

3.5. Barramentos e Slots de Expanso


Slot um termo em ingls para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espao. Tem a finalidade de dotar a placa-me de novos recursos ou melhorar o seu desempenho. Nas placas-me so encontrados vrios slots para o encaixe de placas-filhas (vdeo, som, modem e rede, por exemplo). Barramentos so as vias de comunicao que levam a informao de um componente a outro no computador (normalmente, essa ligao liga o chipset da placa-me aos demais equipamentos, como impressora, placa de som, etc.). H vrios tipos de barramentos em um computador, para ligar diversos equipamentos diferentes. Todos os barramentos existentes na placa-me vo culminar em conectores (slots) que podem estar na prpria placa-me (barramentos internos) ou na traseira do gabinete do computador (portas, ou barramentos externos). Em algumas provas, pode-se encontrar o termo Interface para representar tambm a palavra barramento.

3.5.1. Barramentos Externos: ligam os componentes que ficam


fora do gabinete. O Barramento Paralelo transmite 8 bits simultaneamente, enquanto o Barramento Serial envia bit a bit, em srie, por um condutor eltrico nico. 3.5.1.1. Barramento Paralelo: LPT (linha paralela de transmisso), DB 25 (conector tipo A, host), IEEE 1284 Taxas de transferncia: entre 150 Kbps e 16 Mbps. Usado para: impressoras, scanners, Zip e Jaz Drive. Observaes: barramento antigo, est em desuso devido grande possibilidade de falhas na transmisso de dados e comprimento limitado do cabo (2 m). O barramento chamado paralelo, pois transmite sinais em vrios condutores eltricos em paralelo. 3.5.1.2. Barramento Serial RS-232 (Recommended Standard): COM1, COM2, ... DB9, EIA232 (Electronic Industries Alliance)

3.4.2. Perifricos de Sada


3.4.2.1. Impressora e plotter: perifrico exclusivamente de sada que permite a visualizao de textos e imagens em diversos substratos como papis especiais, transparncias, lona, PVC, tecido, cermica, etc. 3.4.2.2. Monitor: serve de interface visual para o usurio, permitindo a visualizao de informaes na tela e sua interao com elas.

3.4.3. Perifricos de Entrada e Sada (Hbridos ou Mistos)


3.4.3.1. Monitor Touch Screen (tela sensvel ao toque): tecnologia presente na tela de um monitor ou acoplado a ela que detecta a presena e localizao de um toque, permitindo interao direta com o usurio que envia dados (sem a necessidade de outros perifricos) e recebe de volta novas informaes. Muito utilizado atualmente no design de aplicaes digitais como computadores de mo, GPSs e celulares. 3.4.3.2. Drive de Disquete (FDD, Floppy Disk Drive): dispositivo eletromecnico que l e grava dados em um pedao de plstico circular revestido de material ferromagntico, de forma semelhante a uma fita cassete. Expondo esse disco a um campo magntico, ele ficar permanentemente magnetizado, armazenando a informao. 3.4.3.3. Gravadoras de CD, DVD e Blu-ray: equipamentos que transferem dados entre um disco de 12 cm (5) de dimetro e o computador, usando tecnologia tica (laser). Podem ser chamadas de unidade CD-RW ou unidade DVD-RAM. 3.4.3.4. Drive de Fita Magntica (streamer, hexabyte ou DAT): dispositivo de armazenamento de grande capacidade em fita plstica revestida de material magntico, assim como as fitas de udio ou vdeo. Normalmente utilizada nas cpias de segurana (backup). 3.4.3.5. Zip e Jaz Drives: dispositivos que permitem o armazenamento de dados em discos magnticos de mdia capacidade (Zip Disks de 100, 250 e 750 MB; Jaz Disks de 1 e 2 GB), criados pela Iomega em 1994. Os discos apresentam a convenincia do disquete 3.5, mas armazenam mais dados e so mais rpidos. 3.4.3.6. USB Flash Drive (UFD): conhecido como Pen Drive, um dispositivo de armazenamento de dados em massa, composto por uma memria flash (EEPROM) integrada a uma interface USB para conexo com o computador. 3.4.3.7. Hard Disk Drive (HDD, HD, Disco Rgido, Disco Local ou Winchester): dispositivo que armazena dados em discos de metal recobertos por material magntico onde os dados so gravados atravs de cabeotes de leitura e gravao. a memria permanente do computador, no-voltil, que fornece um meio de armazenamento para o sistema operacional, dados do usurio e demais programas.

Usado para: monitores, mouses, canetas ticas, joysticks. Taxas de transferncia: 115 Kbps (14,4 KB/s) Observaes: barramento antigo (usa-se preferencialmente a USB). 3.5.1.3. Barramento Serial PS/2 (Personal System): conector miniDIN 6

Usado para: mouse e teclado. Taxas de transferncia: 115 Kbps Observaes: Barramento que veio substituir o barramento RS232 para mouses e o DIN 5 pinos para teclados (antigo padro AT).

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Hardware

Marcelo Andrade 3.5.1.4. Barramento Serial USB (Universal Serial Bus): conector padro USB tipo A, B, mini A e mini B, micro A e Micro B, fornecendo at 6 amperes a voltagens de 5, 12 ou 24 V. Usado para: qualquer equipamento externo (impressora, scanner, teclado, mouse, caneta ptica, joystick, cmeras fotogrficas, webcam, etc.). Taxas de transferncia: USB1.1 = 12 Mbps (Full-speed, 1996), USB2.0 = 480 Mbps (Hi-speed, 2000) e USB3.0 = 4,8 Gbps (Super-speed, 2007). Observaes: permite conectar at 127 equipamentos simultaneamente. Este barramento usa as tecnologias Hotbus ( possvel conectar e remover dispositivos sem reinicializar o computador) e Plug and Play (dispositivos conectados so reconhecidos pelo sistema operacional sem reinicializar o computador). 3.6.1.2.1. Tipos de Memria RAM De acordo com a sua fabricao, a memria RAM pode ser de dois tipos principais: a DRAM (RAM Dinmica) e a SRAM (RAM Esttica): o DRAM: menos rpida, mais barata, e encontrada em maior quantidade em nossos computadores. So fabricadas com capacitores (pequenas pilhas) que se descarregam com o tempo e devem sofrer atualizaes freqentes (refresh, realimentao). Esse processo toma tempo do processador e aumenta o tempo final de processamento. A SDRAM (DRAM Sncrona) tinha uma velocidade boa, e acessos com freqncias sincronizadas com a freqncia da placa-me (uma revoluo em relao aos modelos anteriores). Atualmente as memrias mais comuns so chamadas de DDR-SDRAM ou simplesmente DDR (Dupla Taxa de Dados). So mais rpidas que a SDRAM convencional porque utilizam duas vezes cada ciclo de sua freqncia para transmitir / receber dados. o SRAM: mais rpida, mais cara, e, por isso, aparece em menor quantidade em nossos micros. So usadas na construo de memria cache e nos registradores. No h a necessidade de refresh nesse tipo de RAM, porque utiliza semicondutores ao invs de capacitores. 3.6.1.2. Memria ROM (Read Only Memory) Memria no-voltil que, uma vez gravada, no pode ser alterada. Normalmente usada por fabricantes de hardware para armazenar nela o programa bsico que determina o funcionamento de um equipamento (Firmware, ou software embarcado). Nos computadores possvel encontrar chips de memria ROM e outros com variaes da ROM original: o PROM (ROM Programvel): vem de fbrica limpa e pode ser gravada uma nica vez por equipamentos especiais. o EPROM (ROM programvel e apagvel): pode ser gravada e apagada por meio de luz ultra-violeta. o EEPROM (ROM programvel e apagvel eletricamente), pode ser gravada e apagada milhares de vezes por meio do aumento da tenso eltrica em seus conectores. Quando um chip EEPROM permite que mltiplos endereos sejam apagados ou escritos numa s operao, ento conhecido como Memria Flash e usado em pen drives.

3.6. Memrias
Memria todo componente eletrnico capaz de armazenar dados e informaes. H vrios tipos de memrias, desde as utilizadas o tempo todo pelo computador at as raramente solicitadas; desde as que armazenam dados por muito tempo (mesmo com o computador desligado) at aquelas que s armazenam informaes enquanto o computador est sendo utilizado. De acordo com o meio de armazenamento, as memrias podem ser classificadas em: o Semicondutoras: armazenam informaes em chips de silcio (RAM, ROM, EPROM, Cache). o Magnticas: armazenam informaes em uma superfcie magnetizvel (disquete, HD, fita). o tica: armazenam informaes em uma superfcie capaz de refletir a luz e usam laser para sua leitura (CD, DVD). Nosso computador tem vrios tipos de memrias, que podem ser classificadas (didaticamente) em:
DRAM (dinmica) RAM Primria ROM Secundria Intermediria Apoio Unidades de Armazenamento Cache (SRAM) Virtual (HD) Disquete, HD, CD, DVD, Pen Drive SRAM (esttica) SDRAM (DDR)

Memrias

3.6.1. Memria Primria (Principal)


capaz de armazenar no somente os dados, mas tambm os programas que iro manipular esses dados. dividida em ROM e RAM. 3.6.1.2. Memria RAM (Random Access Memory) Memria de acesso aleatrio que pode ser lida ou gravada pelo processador e outros dispositivos, responsvel pelo armazenamento temporrio das informaes para a CPU. Quando um programa est em execuo, seus dados e instrues esto na memria RAM, e por isso ela tambm chamada de memria de trabalho. Armazena informaes na forma de pulsos eltricos e, por isso, considerada VOLTIL, ou seja, seu contedo totalmente apagado com a falta de energia eltrica. Um programa que no est aberto no est na RAM, mas armazenado em outro tipo de memria, dita auxiliar ou secundria. Quando o usurio abre o programa, suas instrues e dados so jogados na memria RAM, de onde a CPU passa a trazer essas instrues e dados para permitir que o programa seja executado. Portanto, a capacidade de armazenamento e velocidade da memria RAM influenciam diretamente no desempenho do computador.

3.6.2. Memria Secundria (Memria de Massa ou Auxiliar)


Qualquer dispositivo capaz de armazenar dados permanentemente, mesmo na ausncia de energia eltrica (no-volteis). Podem conter programas que controlam o computador, como o Sistema Operacional, e ainda os arquivos de dados e programas do usurio. Memria HD (disco rgido) Fita de backup Disquete de 3 Zip Disk Jaz Disk CD DVD Blu-ray Pen Drive Tecnologia de Leitura e Gravao magntica, acesso direto magntica, acesso seqencial magntica magntica magntica tica tica tica (laser azul) eltrica, flash, EEPROM Capacidade de armazenamento 160 GB a 2 TB 40 a 500 GB 1,44 MB 1.474 KB 1,38 MB utilizveis 100, 250 e 750 MB 1 e 2 GB 800 MB 4,7 (padro) a 17 GB 23 a 54 GB 1 a 256 GB

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos

3.6.3. Memria Cache (Memria Intermediria)


Alm da RAM principal (SDRAM), h uma pequena quantidade de memria RAM esttica (SRAM) nos nossos computadores. Essa memria muito rpida e fica localizada dentro do processador (5 ns contra 70 ns da SDRAM), interposta entre ele e a RAM principal. O nome cache vem do francs e significa escondida, pois quem controla o que entra e o que sai dela a prpria CPU, e no os programas ou o sistema operacional. A cache serve para armazenar os dados e instrues que foram mais freqentemente trazidos da memria principal. Ou seja, se um dado est sendo requisitado na RAM, ele armazenado na cache para que, quando for requisitado novamente, no precise ser buscado na RAM, que est mais distante e menos rpida, aumentando a performance do processador e reduzindo o tempo de acesso aos dados e instrues. Na execuo de um programa, quando o processador busca determinada informao e a encontra na cache, h um "cache hit". Caso contrrio, ser necessrio requisitar a mesma memria RAM, acarretando atraso no processamento, havendo a um "cache miss" ou "cache fault". De acordo com a proximidade em relao ao ncleo de processamento, a memria cache recebe nveis: a cache primria (L1) a mais prxima, mais rpida e mais cara. A cache secundria (L2) est ainda dentro do processador, porm um pouco mais afastada do ncleo e tem capacidade de armazenamento superior L1. Alguns processadores para servidores possuem um terceiro nvel (L3), como o Xeon e o Itanium, da Intel, e o Opteron, da AMD.

a)

b) c)

Sistemas Operacionais: gerenciam os recursos do computador, fazendo-o funcionar; fazem a traduo do que o usurio e os aplicativos desejam para o que a mquina precisa realizar a fim de atend-los (DOS, Windows, Linux, OS/2, Mac OS, Unix.) Linguagens de Programao: so os cdigos usados pelos programadores para criar os softwares. Tradutores: transformam o cdigo criado pela linguagem de programao em um software executvel propriamente dito.

4.1.2. Softwares Utilitrios: complementam, auxiliam e


permitem a manuteno do Sistema Operacional so acessrios, softwares automatizados. So considerados parte do software de sistema, mas no parte do sistema operacional. So executados mediante solicitao do usurio e executam tarefas secundrias como cpias de segurana (backup) e recuperao de arquivos, compactao de arquivos, localizao de arquivos e deteco de vrus de computador, limpeza e desfragmentao do disco, agendamento de tarefas. O Gerenciador de Arquivos (Windows Explorer, por exemplo) permite que os arquivos sejam armazenados em uma estrutura de diretrio hierrquica, organizada de uma maneira que faa sentido para o usurio, sendo considerado, tambm, um utilitrio.

4.1.3. Softwares Aplicativos: so softwares voltados para a


soluo de problemas dos usurios; permitem ao usurio realizar tarefas produtivas, que necessitam de freqente interveno deste (Editores de Texto - Bloco de Notas; Processadores de Texto - Word, Writer, WordPad; Planilha Eletrnica - Excel, Calc; Apresentao de Slides - PowerPoint, Impress; Navegao - IE6, Mozilla Firefox; Correio Eletrnico Outlook Express, Microsoft Outlook; Editor de imagens - Paint, PhotoShop, PhotoPaint; Leitor de arquivos PDF Adobe Acrobat Reader).

a parte do HD usada como memria RAM, ou a parte da memria fixa usada como memria provisria. Pode ser chamada de Arquivo de Troca, Permuta ou Paginao, Swap File, Memria Paginada. A memria virtual um recurso de armazenamento temporrio usado por um computador para executar programas que precisam de mais memria do que ele dispe. Quando o computador est com pouca memria RAM e precisa de mais, imediatamente, para completar a tarefa atual, o Windows usar um espao reservado em disco rgido para simular RAM do sistema. O Windows define o tamanho inicial do arquivo de paginao como a quantidade de RAM instalada no computador mais 300 MB (Vista) ou 1,5 vezes a RAM instalada (XP), e o tamanho mximo como 3 vezes a quantidade de RAM instalada no computador. Essa reserva de espao feita quando o Windows carregado (inicializao), mas a rea em si de memria virtual s ser utilizada quando (e se) necessrio. Usando a memria virtual, se o processador procurar por um dado na memria RAM, poder encontrar apenas um endereo, um atalho, para o dado que est de fato armazenado no HD. Quando um programa est sendo mais usado que outro, eles trocam de lugar: o programa mais usado, se estiver na Virtual transposto para a real e o programa menos usado, se estiver na real transposto imediatamente para a virtual. Se a memria virtual estiver sendo utilizada, o desempenho do computador ser bastante prejudicado, pois o acesso ao HD mais lento que RAM.

4.2. Licenas de Software


Um Acordo de Licena de Software um contrato entre o fabricante e o usurio do software que concede ao usurio uma licena de uso, especificando os parmetros da permisso concedida pelo proprietrio ao usurio. Quanto distribuio, podem ser classificados como: o Opensource: permite acesso ao seu cdigo-fonte (cdigo em linguagem de programao usado para criar o programa). o Freeware: software gratuito, mas que pode ter o cdigo fonte fechado, como o Acrobat Reader. o Shareware (compartilhado): cdigo-fonte fechado, distribudo gratuitamente para avaliao: exige pagamento aps perodo de testes (trial) ou para ser utilizado com funcionalidades completas (demo). o Firmware (software embarcado): software com funo especfica armazenado em memria ROM instalada em um hardware como placa-me (BIOS), mouse, HD, pendrive, etc. o Licenciado (proprietrio): pago por licena de uso, segue legislao internacional de copyright que restringe sua utilizao (Windows, Office). o Livre: software que garante aos usurios liberdades de uso, cpia e distribuio, na sua forma original, ou com modificaes, seja gratuitamente ou com custo. Para que essas modificaes possam ser realizadas, necessrio que o cdigo fonte esteja disponvel.

4. Software
Softwares so programas ou instrues digitais, gravadas em um computador, que so executadas pela CPU no momento devido.

4.1. Classificao quanto Finalidade


4.1.1. Softwares Bsicos: conhecidos como Softwares de
Sistema, consiste no software responsvel pela inicializao do computador at a entrega do controle ao usurio. Inclui o firmware (BIOS), os drivers de dispositivos (aceitam comandos-padro do sistema operacional e os converte no formato apropriado ao dispositivo ao qual oferece suporte) e o Sistema Operacional. br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Hardware

3.6.4. Memria Virtual (Memria de Apoio)

Manual Prtico de Informtica para Concursos

Windows XP

1.5. Sistema Operacional Grfico (GUI)


A partir do Windows 95 encontramos um sistema operacional autnomo e que oferece interface grfica com o usurio: itens visuais como cones, janelas, menus, ponteiros so usados para comandar o sistema.

2. Utilizao do Windows XP
Ao iniciar o Windows XP, somos recepcionados por uma Tela de Boas-vindas, onde devemos informar o nome do usurio e sua senha para que o Windows efetue o logon (entrada no sistema) e nos apresente a rea de trabalho. Na Tela de Boas-vindas possvel ainda clicar a opo Desligar o computador para desligar ou reiniciar o computador, coloc-lo em Estado de Espera ou Hibernar, alm de realizar o logon usando a conta do Convidado.

1. Introduo
O Windows XP (eXPerience), inicialmente chamado de Windows Whistler, foi anunciado como o substituto para o Windows 2000 e Windows ME e disponibilizado para o mercado em outubro de 2001. O sistema operacional Windows XP um software bsico que permite a interao entre o usurio e os itens de hardware disponveis no computador. Ele encarregado de: controlar o acesso memria pelos demais componentes de hardware; gerenciar os programas abertos e dividir o tempo de processador entre eles; instalar, gerenciar e permitir a utilizao de outros softwares, comportando-se como a base, sobre a qual rodam as demais partes do sistema operacional; controlar o armazenamento de arquivos e permitir sua manipulao.

1.1. Mdulos
Kernel o ncleo do sistema operacional, a camada do sistema operacional mais prxima ao hardware. Gerencia o acesso aos dados, os recursos de hardware e execuo de programas controla o acesso memria pelos demais componentes de hardware, divide o tempo de processador entre os programas abertos, controla os drivers dos dispositivos de entrada e sada.

Ao inicializar o Windows todo o ambiente grfico visualizado definido como rea de trabalho, onde encontramos apenas um cone, a Lixeira , uma barra horizontal, localizada na parte inferior da tela, chamada Barra de Tarefas (Taskbar) e um plano de fundo (papel de parede ou desktop). Outros cones (representaes grficas de arquivos, pastas e recursos do sistema) podem ser adicionados rea de trabalho e ativados por um duplo clique.

2.1.1. Barra de tarefas


Parte da rea de trabalho que , por padro visvel todo o tempo (mesmo com vrias janelas de programas abertos) e que contm o boto Iniciar , barras de ferramentas (como a Inicializao Rpida ), botes que representam os programas abertos pelo usurio , barra de idiomas e a rea de notificao (Systray, bandeja do sistema) . O boto Iniciar o principal elemento da Barra de Tarefas. a maneira mais fcil de iniciar um programa que estiver instalado no computador, fazer alteraes nas configuraes do computador e localizar ou abrir um arquivo. A Barra de Ferramentas Inicializao Rpida mostra atalhos para os programas mais usados, apresentando cones que permitem executar o Internet Explorer 6, Windows Media Player e Mostrar a rea de Trabalho (minimiza todas as janelas de programas

Shell a camada mais externa do sistema operacional e responsvel pela interao com o usurio. No Windows XP, o Shell uma rea grfica (GUI Graphic User Interface): o desktop (rea de trabalho), onde a manipulao de janelas, cones e outros objetos facilita bastante a utilizao e configurao do sistema operacional.

1.2. Multitarefa Preemptiva


Multitarefa a capacidade apresentada pelo sistema operacional de repartir a utilizao do processador entre vrias tarefas (instrues de programas), quase simultaneamente. A Preempo (direito de recompra) um esquema de processamento computacional onde o kernel tem o controle do tempo que ser usado por cada processo, e tem o poder de tomar de volta este tempo e d-lo para outro processo segundo seu esquema de prioridades.

1.3. Multiusurio e Multisesso


Capacidades de criar diversos perfis de usurios e permitir seu acesso (logon) simultneo ao computador.

1.4. Plug and Play (PnP)


Quando conectado um dispositivo atravs de um barramento adequado, como o USB, o sistema operacional o identifica e busca informaes sobre seu funcionamento no prprio dispositivo (firmware) ou em uma lista prpria de drivers, permitindo sua utilizao.

abertos). Outros atalhos podem ser acrescentados e removidos. A Barra de Tarefas mostra, em sua regio intermediria, quais janelas esto abertas no momento da operao, mesmo que algumas estejam minimizadas ou ocultas sob outra janela permitindo, assim, alternar entre estas janelas (ou programas) com rapidez e facilidade. A Barra de Idiomas uma barra de ferramentas que aparece na rea de trabalho automaticamente quando servios de texto, como idiomas de entrada e layouts do teclado so ativados. Fornece uma maneira rpida para alterar o idioma de entrada ou o layout do teclado. A rea de Notificao (regio mais direita da Barra de Tarefas, onde se localiza o relgio do sistema) contm atalhos para programas e informaes de status importantes. br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Windows XP

2.1. rea de Trabalho

Marcelo Andrade

2.1.1.1. Propriedades da Barra de tarefas


A Barra de Tarefas pode ser personalizada atravs do Painel de Controle, usando-se o coneBarra de Tarefas e Menu iniciar ou clicando-se em uma rea livre da barra com o boto direito do mouse e a opo Propriedades.

Pode ser acionado pelo mouse, pela tecla de atalho CTRL + ESC, TAB ou pela tecla da logomarca do Windows chamada de WinKey. , tambm

O menu de contexto apresentado aps o clique com o boto direito em uma rea livre da Barra de Tarefas permite realizar as seguintes atividades: Barras de ferramentas: acrescenta ou remove barras com funcionalidades adicionais Barra de Tarefas, como a Inicializao Rpida. Janelas: organiza automaticamente as janelas. Mostrar a rea de trabalho: minimiza todas as janelas abertas e, com isso, permite a visualizao da rea de trabalho. Esse recurso pode ainda ser ativado pelo boto da barra de ferramentas Inicializao Rpida ou pela tecla de atalho winkey + D (outros atalhos no item 5). Gerenciador de tarefas: mostra a janela do Gerenciador de Tarefas (CTRL + ALT + DEL). Bloquear a barra de tarefas: impede ou permite que a barra de tarefas seja movida ou redimensionada.

2.2. Menu Iniciar


O boto Iniciar o principal elemento da Barra de Tarefas. Ele d acesso ao Menu Iniciar, que mostra uma lista de opes onde o usurio pode iniciar a utilizao do sistema, como iniciar programas, abrir pastas usadas com freqncia, pesquisar arquivos, pastas e programas, ajustar configuraes do computador, obter ajuda para o uso do sistema, desligar o computador, fazer logoff ou alternar para outra conta de usurio. O Menu Iniciar apresentado verticalmente com duas colunas, um cabealho e um rodap. Alguns comandos do menu Iniciar tm uma seta para a direita, significando que h opes adicionais disponveis em um menu secundrio. O lado esquerdo do Menu Iniciar permite acesso a todos os programas instalados no computador , inclusive aos Acessrios do Windows e Ferramentas do Sistema. atualizado com links para os 6 (seis) programas abertos com mais freqncia pelo usurio atual e, na parte superior so fixados os atalhos para o navegador e gerenciador de email , os quais aparecero independentemente de utilizao freqente. Atalhos para outros programas podem ser levados para essa regio. O lado direito permite acessar pastas especiais do Windows criadas para cada usurio e outros recursos do sistema.

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos O Menu Iniciar pode ser configurado para ser visualizado usando o estilo de verses antigas do Windows, chamado Menu Iniciar clssico. Clique na barra de tarefas com o boto direito do mouse e selecione propriedades e ento clique na guia menu Iniciar e em menu Iniciar Clssico. O cabealho do Menu Iniciar mostra uma imagem de exibio (a mesma da Tela de Boas-vindas) e o nome do usurio que realizou logon e est utilizando o sistema . Clicar a imagem de exibio abrir Contas de usurio do Painel de Controle. O rodap apresenta dois botes que permitem alternar entre os usurios registrados e desligar o computador:

2.2.9. Documentos recentes : exibe uma lista de at 15 itens, com atalhos para os ltimos arquivos abertos. A limpeza da lista Documentos recentes no exclui os arquivos correspondentes.

o Fazer Logoff: abre uma janela onde duas opes esto disponveis - Trocar usurio (permite alternar para outro usurio, mantendo a sesso atual aberta e disponveis os programas e arquivos abertos do usurio atual) e Fazer logoff (permite a entrada de um novo usurio, fechando todos os programas abertos do usurio atual, encerrando sua sesso). o Desligar o Computador: abre uma janela onde quatro opes esto disponveis - Desativar (fecha todos os arquivos e programas abertos e encerra o Windows, para que o computador seja desligado com segurana), Reiniciar (encerra o Windows e o reinicia), Em Espera (coloca o computador num estado de baixo consumo de energia, permitindo rpido retorno s atividades) e Hibernar (desliga o computador salvando o estado da rea de trabalho, permitindo o retorno s atividades quando o Windows for reiniciado). A opo Hibernar somente estar disponvel depois de ativada e quando a tecla SHIFT for pressionada durante a exibio das opes de desligamento, aparecendo no lugar da opo Em Espera. 2.2.1. Executar : apresenta uma janela onde, de maneira prtica, possvel abrir programas instalados no Windows, arquivos, pastas e - quando conectado Internet - sites.

2.2.10. Meus documentos : pasta especial do usurio onde seus arquivos pessoais podem ser armazenados.
Windows XP

2.2.11. Painel de Controle : personaliza as configuraes do computador - alterar a aparncia e o funcionamento do Windows XP, adicionar e remover programas ou dispositivos de hardware, configurar as conexes de rede e as contas de usurio, entre outras opes.

2.2.2. Pesquisar : ver item 3.2. 2.2.3. Ajuda e Suporte : exibe informaes teis sobre o funcionamento do sistema que podem ser impressas ou copiadas. 2.2.4. Impressoras e aparelhos de fax : instala novas impressoras e aparelhos de fax e mostra os j instalados. 2.2.5. Conexes de rede: fornece conectividade entre o computador e a Internet, uma rede ou um outro computador. 2.2.6. Meu Computador : mostra o contedo do disquete, disco rgido, unidade de CD e unidades de rede. 2.2.7. Minhas msicas : pasta especial do usurio que contm links para as tarefas de msica especializadas que podem ajud-lo a gerenciar e aproveitar as msicas armazenadas no computador. 2.2.8. Minhas imagens : pasta especial do usurio que contm links para as tarefas de imagens especializadas, como impresso de fotos e encomendas de cpias na Internet, que ajudam a gerenciar fotografias e arquivos de imagem. br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Marcelo Andrade 2.2.11.1. Categoria Aparncia e Temas o Barra de Tarefas e Menu Iniciar: personaliza a aparncia e comportamento da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar, indicando os tipos de itens a serem exibidos e a maneira como devem ser mostrados. o Opes de Pasta: personaliza a exibio de arquivos e pastas, altera associaes de arquivos e disponibiliza arquivos de rede off-line. Disponvel tambm no menu Ferramentas do Windows Explorer. o Vdeo: altera a aparncia da rea de trabalho, como plano de fundo, proteo de tela, cores, tamanhos de fonte e resoluo de tela. Pode ser acessado tambm clicando-se com o boto direito do mouse na rea de trabalho do Windows e escolhendo-se a opo Propriedades no menu de contexto. Alterar a resoluo da tela As configuraes de resoluo de tela determinam a quantidade de informaes que o monitor exibe e a clareza com que textos e imagens so exibidos na tela (definio). Os itens parecem mais definidos e tambm menores em resolues mais altas. Em resolues mais baixas, h menos itens na tela, mas eles so maiores e mais fceis de ler. Em resolues muito baixas, porm, as imagens podem ficar com bordas serrilhadas. 2.2.11.5. Desempenho e Manuteno o Ferramentas Administrativas: define configuraes administrativas para o computador. o Opes de Energia: define configuraes de economia de energia para o computador desliga o monitor e discos rgidos, entra em espera e hiberna aps tempo definido de ociosidade do computador; alarme de bateria em nvel fraco e crtico; define aes para fechar a tampa do computador porttil, pressionar o boto liga/desliga e adormecer (nada a fazer, pergunte-me o que fazer, em esera, hibernar, desligar); ativa a hibernao. o Sistema: mostra informaes sobre o sistema do computador e altera configuraes de hardware, desempenho, atualizaes automticas, restaurao do sistema; permite acesso ao Gerenciador de Dispositivos. Disponvel tambm atravs da opo Propriedades do cone Meu Computador. o Tarefas Agendadas: agenda tarefas do computador para execuo automtica. 2.2.11.6. Impressoras e outros Itens de Hardware o Controladores de jogo: adiciona, remove e configura controladores de jogo, como joystick e gamepads. o Impressoras e aparelhos de fax: mostra e configura impressoras e fax instaladas, ajuda a adicionar e remover impressoras, define a impressora padro, verifica e edita a fila de impresso. o Mouse: personaliza as configuraes do mouse, como a configurao dos botes, a velocidade do clique duplo, os ponteiros e a velocidade de movimentao do mouse. o Opes de Telefone e Modem: configura as regras de discagem do telefone e as propriedades do modem. o Scanners e Cmeras: adiciona, remove e configura scanners e cmeras. o Teclado: personaliza as configuraes do teclado, como a taxa de intermitncia do cursor e a taxa de repetio de caracteres. 2.2.11.7. Contas de Usurio: cria novos usurios e altera configuraes como senha, imagem de exibio e opes de logon: Tela de boas vindas: ativa, mostra todas as contas de usurio com imagens inativa exige a digitao do nome do usurio (prompt de logon clssico). Troca rpida de usurio: quando ativa, permite alternar para outra conta de usurio sem ter que fechar os programas.

As imagens na tela so construdas iluminando-se pequenos pontos coloridos do monitor, os pixels (PICture ELements). Em uma resoluo baixa, como a de 640 480, as imagens so formadas por 640 pontos de cor na horizontal e 480 pontos de cor na vertical. Isso implica que a tela ter as imagens formadas por 288.000 pixels. Um aumento da resoluo para 800 x 600, por exemplo, utilizaria, na mesma tela, 480.ooo pixels o que obriga uma reduo no tamanho dos pontos. Essa reduo desencadeia uma srie de outras reaes nas imagens apresentadas, como diminuio do tamanho dos objetos (cones, janelas, barras, botes) e aumento da rea til de trabalho, onde mais informaes podero ser percebidas.
resoluo tamanho dos objetos quantidade de pixels rea de trabalho til tamanho dos pixels informaes na tela

2.2.11.2. Categoria Conexes de Rede e de Internet o Conexes de Rede: mostra os dispositivos de rede disponveis e conecta o computador a outros computadores e redes Internet. o Configurao de Rede: permite compartilhar uma conexo com a Internet, arquivos e pastas ou uma impressora e configurar o Firewall do Windows. o Configurao de Rede sem Fio: conecta computadores e dispositivos por um ponto de acesso sem fio. o Firewall do Windows: ativa e desativa o Firewall do Windows XP, cria excees para programas, servios, portas e conexes, ativa log de segurana e ICMP. o Opes da Internet: disponvel em Ferramentas do Internet Explorer, define as configuraes do navegador da Microsoft. 2.2.11.3. Adicionar ou Remover Programas: lista os programas instalados e atualizaes do sistema operacional, instala ou remove programas e componentes do Windows, define programas padro para certas atividades, como navegar e enviar email. 2.2.11.4. Sons, Fala e Dispositivos de udio o Fala: configura reconhecimento de fala e texto-em-fala. o Sons e dispositivos de udio: altera o esquema de som para o computador ou define as configuraes para os alto-falantes e dispositivos de gravao.

Uma conta de usurio uma conjunto de dados que informa ao Windows quais arquivos e pastas um determinado usurio pode acessar, quais alteraes pode efetuar no computador e quais so suas preferncias pessoais, como a cor de fundo da rea de trabalho ou o tema das cores. Com as contas de usurio, pode-se compartilhar um computador com vrias pessoas, mas ainda ter seus prprios arquivos e configuraes. Cada pessoa acessa a sua conta com um nome de usurio e senha. Cada um deles oferece ao usurio um nvel diferente de controle do computador.

10

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos o Usurio Limitado: permite que a utilizao da maioria das funcionalidades do computador, porm necessria a permisso de um administrador para efetuar alteraes que afetem outros usurios ou a segurana do computador. No pode instalar software ou hardware, mas pode acessar programas j instalados no computador. Dependendo do software pode at ser possvel conlcuir sua instalao, mas determinadas configuraes e itens de edio do registro do sistema s podero ser realizados com a permisso do administrador. Pode alterar a imagem de sua prpria conta, alm de criar, alterar ou excluir sua prpria senha. No pode alterar o nome ou o tipo de sua prpria conta. Um usurio com uma conta de administrador do computador deve fazer esses tipos de alterao.

11

Convidado: destina-se aos usurios que no possuem uma conta permanente no computador. Ela permite que as pessoas utilizem o computador sem ter acesso aos arquivos pessoais de outros usurios. As pessoas que usam a conta de convidado no podem instalar software ou hardware, alterar configuraes ou criar uma senha. preciso ativar a conta de convidado antes de utiliz-la.

3. Windows Explorer
o gerenciador de arquivos do Windows. No Windows Explorer, voc pode ver a hierarquia das pastas em seu computador e todos os arquivos e pastas localizados em cada pasta selecionada. Ele especialmente til para copiar e mover arquivos.

2.2.11.8. Data, Hora, Idioma e Opes Regionais o Data e Hora: define a data, hora e fuso horrio para o computador; sincroniza automaticamente o horrio do computador com um servidor de horrio da Internet. o Opes Regionais e de Idioma: personaliza as configuraes para a exibio de idiomas e mtodos para digitar texto (idioma esperado pelo Windows para o teclado do computador), formatos de nmeros, unidades monetrias, horas e datas, utilizados por outros programas, como o Excel. 2.2.11.9. Opes de Acessibilidade: altera as configuraes do computador conforme necessidades especiais visuais, auditivas e motoras. Ativa teclas de aderncia, filtragem e alternncia; ativa sinalizador de som (gera avisos visuais quando o sistema emitir um som); mostra cores em alto contraste e fontes que facilitam a leitura. 2.2.11.10. Central de Segurana: ajuda a aumentar a segurana do computador inspecionando o status de trs componentes fundamentais da segurana do computador, incluindo configuraes de firewall, atualizaes automticas do Windows e configuraes de anti-vrus. Se o Windows detectar um problema em um destes componentes fundamentais da segurana (por exemplo, se o programa antivrus estiver obsoleto), a Central de Segurana exibe uma notificao e coloca um cone da Central de Segurana na rea de notificao.

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Windows XP

Usurio Administrador: permite efetuar alteraes que afetem outros usurios. Os administradores podem alterar configuraes de segurana, instalar software e hardware e acessar todos os arquivos do computador. Eles tambm podem alterar contas de outros usurios. Pode criar e excluir contas de usurio no computador. Pode criar senhas de contas para as contas dos outros usurios no computador. Pode alterar nomes, imagens, senhas e tipos de contas dos outros usurios. No pode alterar o tipo de sua prpria conta para conta limitada, a menos que haja um outro usurio com uma conta de administrador no computador. Esse procedimento garante que haver sempre um usurio, pelo menos, com uma conta de administrador do computador.

o Firewall: software que funciona como uma barreira protetora,


monitorando e restringindo as informaes transferidas entre o seu computador e uma rede ou a Internet. Ajuda a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao computador ou sejam enviados para outros computadores. o Atualizaes Automticas: as Atualizaes Automticas so fornecidas pela Microsoft e incluem revises importantes, como as atualizaes de segurana, atualizaes crticas e service packs importantes para a correo de falhas e vulnerabilidades do sistema operacional.

Marcelo Andrade

3.1. Elementos das Janelas


Embora o contedo de cada janela seja diferente, todas tm algumas coisas em comum. Em primeiro lugar, elas sempre aparecem na rea de trabalho, a principal rea da tela. Alm disso, a maioria das janelas possui as mesmas partes bsicas: Barra de ttulo : na rea livre, exibe o nome do documento e do programa (ou o nome da pasta, se voc estiver trabalhando em uma pasta). No canto esquerdo, aparece um cone que representa o programa que est usando a janela . No canto direito, os botes Minimizar, Maximizar e Fechar , os quais permitem ocultar a janela, alarg-la para preencher a tela inteira e fech-la, respectivamente. Barra de menus : contm itens nos quais voc pode clicar para fazer escolhas em um programa. Bordas e cantos : possvel arrast-los com o ponteiro do mouse para alterar o tamanho da janela. Outras janelas podem ter botes, caixas ou barras adicionais, mas normalmente tambm tm as partes bsicas. A janela do Windows Explorer apresenta duas barras de ferramentas: Botes padro e Barra de Endereos . Voc pode alternar para a janela anterior pressionando ALT+TAB, ou percorrer todas as janelas abertas e a rea de trabalho mantendo pressionada a tecla ALT e pressionando repetidamente a tecla TAB. Solte ALT para mostrar a janela selecionada. O Windows Explorer composto de uma janela dividida em dois painis: o painel da esquerda, o Painel de Pastas , uma rvore de pastas hierarquizada que mostra todas as unidades de disco, a Lixeira, a rea de trabalho ou Desktop (tambm tratada como uma pasta); o painel da direita exibe o contedo do item selecionado esquerda e funciona de maneira idntica s janelas do Meu Computador (no Meu Computador, como padro ele traz a janela sem diviso, as possvel dividi-la tambm clicando no cone Pastas na Barra de Ferramentas). Para abrir o Windows Explorer, clique no boto Iniciar, v a opo Todos os Programas / Acessrios e clique sobre Windows Explorer ou clique sob o boto iniciar com o boto direito do mouse e selecione a opo Explorar. No Painel de Pastas podemos visualizar sinais de e antes das pastas ou unidades. O sinal de indica que dentro da unidade ou pasta podemos encontrar outra(s) pasta(s). O sinal de indica que j estamos visualizando a(s) outra(s) pasta(s) existente(s) naquela pasta ou unidade.

Imagem

Nome

Atalho

Menu

Pastas

---

Exibir / Barra do Explorer / Pastas

Mostra ou oculta o Painel de Pastas. Modos de Exibio


--Exibir / Pelcula, Miniaturas, Lado a lado, cones, Lista, Detalhes

Altera a visualizao dos cones no Painel de Contedo.

3.3. Aes com Arquivos


3.3.1. Selecionar vrios arquivos e/ou pastas o adjacentes: clique o 1 arquivo, mantenha pressionada a tecla SHIFT, clique o ltimo arquivo. o no-adjacentes: clique o 1 arquivo, mantenha pressionada a tecla CTRL, clique outros arquivos. 3.3.2. Renomear uma pasta ou arquivo selecionado o pressionar F2 o clique sobre o nome da pasta ou arquivo o Arquivo / Renomear o boto direito sobre o arquivo/pasta e clicar Renomear o Painel de Tarefas / Renomear 3.3.3. Mover e copiar arquivos e pastas Usando o boto esquerdo do mouse, a partir do painel da direita, arrastando seu cone para o painel da esquerda, de um local em uma unidade de armazenamento para outro local... o na mesma unidade, MOVE. o Pressionando simutaneamente CTRL, COPIA. o em outra unidade, COPIA. o Pressionando simutaneamente SHIFT, MOVE. Usando o boto esquerdo do mouse, a partir do painel da direita, arrastando-se uma pasta ou arquivo e soltando-o em qualquer local pressionando simutaneamente a tecla ALT, ser criado um atalho para o arquivo. Usando o boto direito do mouse, a partir do painel da direita, arrastando-se um arquivo para o painel da esquerda e soltando-o em qualquer local ser mostrada uma lista com opes para copiar, mover ou criar atalho para o arquivo.

3.2. Botes padro


Imagem Nome Atalho Menu Exibir / Ir para / Voltar

Voltar

ALT +

Exibe pastas anteriormente selecionadas, no sentido anterior da navegao. Avanar ALT +


Exibir / Ir para / Avanar

Aps o uso do recurso Voltar, exibe pastas anteriormente selecionadas, no sentido posterior da navegao. Acima Backspace
Exibir / Ir para / Um nvel acima

3.4. Menu Arquivo e Menu de Contexto (boto direito do mouse)


O menu Arquivo do Windows Explorer mostra opes de aes diferenciadas, de acordo com o objeto atualmente selecionado na sua rea de trabalho. Essas mesmas opes aparecem no menu de contexto, obtido ao se clicar sobre cones com o boto direito do mouse. Algumas das opes mostradas so especficas para o objeto clicado, como:

Seleciona a pasta hierarquicamente acima da atual. Pesquisar CTRL + E


Exibir / Barras do Explorer / Pesquisar

Mostra o Search Companion (ferramenta de pesquisa) no painel esquerda. O Search Companion facilita a procura por arquivos e pastas, impressoras, computadores (na rede local) e pessoas (no Catlogo de Endereos) e permite pesquisar na Internet.

12

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos o o o para unidades de armazenamento - Formatar , Gravar arquivos no CD, Ejetar para pastas e unidades - Compartilhar, Pesquisar, Explorar, Recolher e Expandir para arquivos - Imprimir e Novo

13

5. Teclas de Atalho 5.1. Atalhos de teclado gerais


Pressione CTRL+C CTRL+X CTRL+V CTRL+Z DELETE SHIFT+DELETE SHIFT com qualquer uma das teclas de direo CTRL ao arrastar um item CTRL+SHIFT ao arrastar um item F2 F3 F4 ALT+F4 CTRL+F4 F5 F6 Para Copiar. Recortar. Colar. Desfazer. Excluir. Excluir um item selecionado permanentemente sem coloc-lo na Lixeira. Selecionar mais de um item em uma janela ou na rea de trabalho, ou selecionar texto dentro de um documento. Copiar um item selecionado. Criar um atalho para um item selecionado. Renomear um item selecionado. Procurar um arquivo ou uma pasta. Exibir a lista da barra de endereos em Meu computador ou no Windows Explorer. Fechar o item ativo ou sair do programa ativo. Fechar o documento ativo em programas que permitem vrios documentos abertos simultaneamente. Atualizar a janela ativa. Percorrer os elementos da tela em uma janela ou na rea de trabalho. Ativar a barra de menus no programa ativo. Exibir o menu de atalho para o item selecionado. Selecionar tudo. Exibir as propriedades do item ou objeto selecionado. Alternar entre itens abertos. Percorrer os itens na ordem em que foram abertos. Exibir o menu Sistema para a janela ativa. Exibir o menu Iniciar. Exibir o menu correspondente. Executar o comando correspondente. Exibir a pasta um nvel acima em Meu computador ou no Windows Explorer. Cancelar a tarefa atual. Evitar que o CD seja executado automaticamente.

Se nenhum objeto estiver selecionado no Painel de contedo, o menu de contexto mostrar as opes NOVO (pasta, atalho, arquivo, pasta compactada), COLAR e COLAR ATALHO e OPES DO MENU EXIBIR e EDITAR.

3.5. Lixeira
Lixeira uma pasta especial do Windows que pode ser acessada atravs de seu cone na rea de trabalho Windows Explorer Caractersticas da Lixeira: o Armazena arquivos excludos em uma pasta especial do sistema at que o usurio decida remov-los definitivamente; o Por padro, uma janela aberta para confirmar a excluso de um arquivo ou pasta, exceto quando arrastados para a Lixeira. o Para excluir definitivamente um arquivo, sem passar pela lixeira, preciso manter pressionada a tecla SHIFT enquanto se pressiona DEL, arrasta-se para a lixeira ou clica-se em Excluir; o No possvel restaurar arquivos excludos definitivamente, usando ferramentas disponveis numa instalao padro do Windows; o Apenas arquivos dos discos locais vo para a lixeira; o O Windows reserva, por padro, 10% da capacidade de armazenamento de cada disco local ou partio para a Lixeira, at o limite de 3,99 GB; o No podemos abrir arquivos que esto na Lixeira; o possvel esvaziar toda a Lixeira; o Ao restaurar um arquivo da Lixeira, o mesmo voltar para o local de origem, usando opes do clique duplo / Restaurar, boto direito ou menu Arquivo. possvel restaur-los para qualquer outro local usando Recortar / Colar ou arrastando-os. . ou

SHIFT+F10 CTRL+A ALT+ENTER ALT+TAB ALT+ESC ALT+BARRA DE ESPAOS CTRL+ESC ALT+Letra sublinhada em um nome de menu Letra sublinhada em um nome de comando de um menu aberto BACKSPACE ESC SHIFT ao inserir um CD na unidade de CD-ROM

5.2. Atalhos do Natural Keyboard


Pressione +D +E +F CTRL+ +L +M +Shift+M +R +U +BREAK +F1 +F Para Exibir ou ocultar o menu Iniciar. Mostrar a rea de trabalho. Abrir o Windows Explorer, mostrando o contedo da pasta Meu computador. Procurar um arquivo ou uma pasta. Procurar computadores. Bloquear o computador se voc estiver conectado a um domnio de rede ou alternar usurios se voc no estiver conectado a um domnio de rede. Minimizar todas as janelas. Restaurar as janelas minimizadas. Abrir a caixa de dilogo Executar. Abrir o Gerenciador de utilitrios. Exibir a caixa de dilogo Propriedades do sistema. Exibir a Ajuda do Windows. Exibir o menu de atalho para o item selecionado.

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Windows XP

F10

WINDOWS 7

11
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

Windows 7

1.1. Uma rea de trabalho melhor. Com o Windows 7 possvel


acessar as coisas no computador mais rpido do que nunca. A barra de tarefas tem botes maiores e visualizaes em tamanho grande - e o usurio pode fixar programas nela, para acess-los com um s clique. As Listas de Atalhos contm atalhos para arquivos, pastas e sites. E o Snap, o Peek e o Shake oferecem maneiras novas, fceis e divertidas de se livrar de todas as janelas abertas. 1.1.1. Listas de Atalhos novidade do Windows 7 - so listas de itens abertos recentemente, como arquivos, pastas ou sites, organizados pelo programa que o usurio usa para abri-los. Alm de poder abrir itens recentes usando uma Lista de Atalhos, o usurio tambm pode fixar favoritos na Lista de Atalhos; dessa forma, possvel acessar de maneira rpida os itens usados diariamente. Para abrir uma Lista de Atalhos, basta clicar com o boto direito do mouse em um cone de programa na barra de tarefas do Windows 7 ou clicar uma vez sobre cones no Menu Iniciar. O que mostrado em uma Lista de Atalhos depende totalmente do programa. A Lista de Atalhos do Internet Explorer 8 mostra os sites visitados com frequncia. Windows Media Player 12 lista msicas que o usurio escuta mais. possvel ainda fixar um arquivo na lista para encontr-lo ali sempre que necessrio.

1. Introduo

O Windows 7 um sistema operacional com caractersticas gerais semelhantes s suas verses anteriores: gerencia o software instalado e o hardware disponvel no computador, permitindo interao entre usurio e computador; oferece suporte a instalaes Plug and Play; multitarefa preemptivo, multiusurio e multisesso.

O Windows 7 (Seven), inicialmente chamado de Windows Blackcomb e posteriormente Vienna, era aguardado como o substituto para o Windows XP quando, em 2003, foi anunciada a verso Longhorn (Windows Vista) tendo adiado seu lanamento. Lanado em 31 de Janeiro de 2007, aps menos de trs anos e com inmeras crticas negativas, o Vista ganhou nova verso em 22 de Outubro de 2009. Um estudo realizado em Maro de 2008 indicou que a porcentagem de usurios corporativos muito satisfeitos com o uso do Windows Vista era de apenas 8%, contra 40% do Windows XP. As principais crticas se referiam a: requisitos mnimos de hardware muito elevados, causando baixa performance dos computadores e downgrades (reinstalao da verso anterior - o Windows XP);

Requisitos mnimos de hardware


Processador Memria RAM Placa de vdeo) Espao no HDD Drive tico

Windows Vista 800 MHz 512 MB 64 MB 15 GB DVD-ROM

Placa de vdeo

Espao no HDD Drive tico

Ma

alto custo das licenas; gesto de direitos digitais mais restritiva (criptografia da conexo entre partes do computador para evitar visualizao com qualidade de informao no autorizada); sistema de proteo contra pirataria, o qual aps identificao de cpia no genuna entra em modo de funcionalidade reduzida, descrito pela Microsoft como "o navegador padro ser iniciado e o usurio ter a opo de comprar uma chave do produto. No h menu iniciar, nenhum cone no desktop e o papel de parede modificado para preto. () Depois de uma hora, o sistema far logoff do usurio sem aviso."; Controle de Conta do Usurio que, apesar de melhorar a segurana do computador, interrompe o usurio com muita freqncia solicitando a autorizao de um administrador para executar algumas tarefas. Com o intuito de corrigir as muitas falhas do seu ltimo sistema operacional lanado, o Windows Vista, e aproveitando a oportunidade para lanar algumas novidades, a Microsoft divulgou assim suas dez melhorias mais interessantes para o Windows Seven:

rce l

Processador Memria RAM

W7 32-bit W7 64-bit 1 GHz 32-bit 1 GHz 64-bit 1GB 2GB Dispositivo grfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 16 GB 20 GB DVD drive (only to install from DVD/CD Media)

oA nd rad e
Windows XP 233 MHz 64 MB SVGA 800 x 600 1,5 GB CD-ROM

Tambm possvel arrastar um cone de arquivo ou um atalho do menu Iniciar ou da rea de trabalho para a barra de tarefas. Isso fixa o item na Lista de Atalhos e tambm fixa o programa barra de tarefas, caso no esteja fixado ainda. Pastas so consideradas itens do Windows Explorer e aparecem na Lista de Atalhos do Windows Explorer quando fixadas ou abertas. As Listas de Atalhos no mostram apenas atalhos de arquivos. s vezes, elas tambm fornecem acesso rpido a comandos para coisas como redigir novas mensagens de e-mail ou reproduzir msicas. 1.1.2. Aero Snap: novo e rpido jeito de redimensionar as janelas abertas, simplesmente arrastando-as para as bordas da tela. Dependendo de onde o usurio arrastar uma janela, ser possvel expandi-la verticalmente, coloc-la na tela inteira ou exibi-la lado a lado com outra janela. Para ajustar uma janela ativa para o lado da rea de trabalho usando o teclado, pressione + ou +.

12
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

WINDOWS 7

1.2. Pesquisa mais inteligente. Digitando na caixa de pesquisa

1.1.3. Aero Shake: minimizar rapidamente todas as janelas abertas, exceto a que est sacudida pela barra de ttulo (arrastada de m lado para outro). Esse recurso pode economizar tempo se o usurio desejar se concentrar em uma nica janela sem minimizar todas as outras janelas abertas de uma vez. Em seguida, pode-se restaurar todas essas janelas sacudindo a janela aberta novamente. Algumas janelas, como caixas de dilogo abertas, no podem ser minimizadas usando Shake. Para ativar o Shake, pode-se ainda pressionar +Home para minimizar todas as janelas exceto a janela ativa no momento. Pressione +Home novamente para restaurar todas as janelas. 1.1.4. Aero Peek: exibe temporariamente a rea de trabalho apontando para o boto Mostrar rea de trabalho, na extremidade da barra de tarefas. As janelas abertas esmaecem da exibio, revelando a rea de trabalho. Isso pode ser til para exibir rapidamente gadgets e pastas de rea de trabalho ou quando o usurio no deseja minimizar todas as janelas abertas e depois precisar restaur-las.

Ma

Para fazer as janelas reaparecerem, afaste o ponteiro do boto Mostrar rea de trabalho. Para mostrar rapidamente uma janela escondida, aponte para a sua miniatura na barra de tarefas. Agora, apenas essa janela aparece na rea de trabalho. Para visualizar temporariamente a rea de trabalho, pressiona-se +Barra de Espaos. Para restaurar a rea de trabalho, solte a tecla +Barra de Espaos. Para minimizar janelas abertas de modo que elas fiquem minimizadas, deve-se clicar no boto Mostrar rea de trabalho ou pressionar +D. Para restaurar as janelas abertas, basta clicar no boto Mostrar rea de trabalho novamente ou pressionar +D novamente.

rce l

oA nd rad e

do menu Iniciar os resultados aparecem instantaneamente, agrupados por categoria - documentos, imagens, msicas, email e programas.

Pesquisando em uma pasta ou biblioteca no Windows Explorer os resultados sero agrupados por categoria e contero palavras realadas e trechos de textos para facilitar sua verificao. possvel fazer ajustes precisos na pesquisa e filtr-la instantaneamente por data, tipo de arquivo e outras categorias teis - e usando o painel de visualizao pode-se dar uma olhada nos resultados da pesquisa.

WINDOWS 7

13
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

1.3. Compartilhamento fcil com o Grupo Domstico.


Compartilhar arquivos e impressoras na rede domstica deveria ser simples. Com o Grupo Domstico, finalmente . Um grupo domstico um conjunto de computadores em uma rede os quais podem compartilhar arquivos e impressoras. Atravs da opo

Grupo Domstico do Painel de Controle pode-se conectar a esse tipo de rede e configurar sua utilizao.

1.4. Feito para ser veloz. O Windows 7 tem melhorias de

desempenho fundamentais para usar menos memria e executar servios em segundo plano somente quando o usurio precisar deles. Ele foi feito para executar programas, hibernar, voltar e se reconectar a redes sem fio mais rpido. E, com suporte a 64 bits, o usurio aproveita totalmente os mais recentes e poderosos computadores de 64 bits. Os termos 32 bits e 64 bits se referem maneira como o processador de um computador (tambm chamado de CPU) processa informaes. Os benefcios de um sistema operacional de 64 bits ficam mais claros quando o usurio tem uma grande quantidade de RAM (memria de acesso aleatrio) no computador, normalmente 4 GB ou mais. Nesses casos, como um sistema operacional de 64 bits pode processar grandes quantidades de memria com mais eficcia do que um de 32 bits, o sistema de 64 bits poder responder melhor ao executar vrios programas ao mesmo tempo e alternar entre eles com frequncia.

Processadores 32 x 64 bits: limites para memria fsica no Windows 7


Verso Windows 7 Ultimate Windows 7 Enterprise Windows 7 Professional Windows 7 Home Premium Windows 7 Home Basic Windows 7 Starter Windows 32-bit 4 GB 4 GB 4 GB 4 GB 4 GB 2 GB Windows 64-bit 192 GB 192 GB 192 GB 16GB 8GB N/A

1.5. Personalize seu computador. O Windows 7 deixa o usurio

1.6. Avisos que no chateiam. A Central de Aes, uma novidade do Windows 7, permite que o usurio controle as mensagens de manuteno e segurana. Ele pode ativar ou desativar as notificaes para coisas como o Windows Defender ou o Controle de Conta do Usurio. Se o Windows precisar da sua ateno, o usurio ver uma notificao, no canto direito da barra de tarefas. Clicar nela mostrar sugestes de correes para todos os problemas. 1.7. Melhor conexo a redes sem fio. Conectar-se a redes sem

Ma

fio usando um laptop - o que era um pouco complicado - agora exige apenas alguns cliques. Basta selecionar uma rede disponvel na lista que aparece na barra de tarefas, clicar em uma e se conectar. Assim que o usurio estiver conectado a uma rede, o Windows ir se lembrar dela, para que possa se reconectar novamente, depois.

1.8. Windows Touch. possvel usar os dedos para navegar pela


web, ver fotos e abrir arquivos e pastas em um computador com tela de toque - pela primeira vez, o Windows inclui tecnologia multitoque verdadeira. Com gestos de zoom, rotao e at clique com o boto direito, esse um jeito totalmente novo de trabalhar com o computador.

rce l

se expressar facilmente, com temas, planos de fundo de rea de trabalho, apresentaes de slides da rea de trabalho personalizados, barra de tarefas reformulada e gadgets mais flexveis e divertidos. Novos downloads esto disponveis na Galeria de Personalizao, para que o usurio possa baixar extras divertidos para dar um toque pessoal ao seu computador.

oA nd rad e
1.11. Windows Live Essentials

1.9. Aceita bem os dispositivos. O Device Stage, um recurso novo do Windows 7, funciona como uma home page para coisas como players de msica portteis, smartphones e impressoras. Quando o usurio conectar um dispositivo compatvel ao seu computador, ver um menu com informaes e tarefas comuns, como carga da bateria, quantas fotos esto prontas para baixar, opes de impresso.

1.10. Streaming de mdia. Com os novos recursos do Windows

Media Player 12, o usurio pode curtir a sua biblioteca de mdia em toda a casa - ou em toda a cidade. O Reproduzir em permite que o usurio transmita msicas, vdeos e fotos do seu computador para o seu aparelho de som ou TV. E, com o Streaming de Mdia Remota, o usurio pode transmitir mdia pela Internet, de um computador com o Windows 7 para outro que esteja a milhas de distncia.

O Windows 7 no disponibiliza, em sua instalao padro, programas para fotos, filmes, mensagens instantneas, email, blogs, proteo para a famlia. Usurios de qualquer verso do W7 que desejem utilizar programas da Microsoft para estas finalidades podem baixar do site da empresa um conjunto de programas chamado Windows Live Essentials que inclui Messenger, Galeria de Fotos, Mail, Movie Maker, Writer, Proteo para a Famlia e a Barra de Ferramentas, alm do Microsoft Office Outlook Connector, Suplemento do Office Live e Microsoft Silverlight.

14
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

WINDOWS 7

1.11. Comparao entre as diferentes verses de Windows

Recurso

1.12. Comparao entre as diferentes verses de Windows Seven


Recursos Starter Home Basic Home Premium Professional (Enterprise) Ultimate

Ma

Navegao melhorada da rea de trabalho (Aero Shake, Snap, Peek; Galeria de Personalizao; Barra de Tarefas reformulada, gadgets aprimorados) Windows Search (pesquisa programas, arquivos e outros itens no Menu Iniciar) Internet Explorer 8 Windows Media Player aprimorado Grupo Domstico Modo Windows XP (executa programas do Windows XP sem problemas) Juno de domnio (conexo a redes corporativas com facilidade e segurana) Restaurao automtica e backup BitLocker Escolher entre 35 idiomas

Windows 7 Starter Edition pr-instalado em computadores, especialmente netbooks. atraente para usurios que pretendam adquirir um PC a um baixo custo para tarefas bsicas, como o e-mail, navegar na Web ou utilizar ferramentas de automao do escritrio. Windows 7 Home Basic est disponvel nos mercados emergentes, tais como Argentina, Bolvia, Brasil, Chile (e outros pases da Amrica do Sul), ndia, Indonsia, Jamaica, Mxico, Marrocos, China, Turquia.

rce l

Simplifica tarefas cotidianas Barra de Tarefas do Windows: vrias tarefas mais facilmente. Windows Live Essentials: converse e compartilhe com programas gratuitos de foto, emails e mensagens instantneas. Internet Explorer 8: navegue pela web com mais facilidade e segurana. Windows Search: localize arquivos e programas instantaneamente. Listas de Atalhos: abra os programas e arquivos que o usurio usa mais com um clique ou dois. Exibir Redes Disponveis: conecte-se a qualquer rede sem fio disponvel em apenas trs cliques. Aero Peek: navegue em vrias janelas abertas com mais rapidez. Grupo Domstico: compartilhe facilmente arquivos, fotos e msicas em sua rede domstica e use uma impressora a partir de qualquer PC da casa. Device Stage: gerencie melhor impressoras, cmeras e outros dispositivos. Bibliotecas do Windows: organize muitos arquivos, documentos e fotos sem esforo algum. Funciona como o usurio quer rea de trabalho: personalize a rea de trabalho com temas e fotos. Ingresso no Domnio: conecte-se a redes corporativas com segurana. Suporte para 64 bits: totalmente compatvel com PCs de 64 bits. Modo Windows XP: execute programas de produtividade do Windows XP. Windows Defender: defesas internas contra spyware e outros malwares. BitLocker: ajude a manter seus dados privados e seguros. Controles dos Pais: gerencie e monitore o uso que seus filhos fazem do PC. Aperfeioamentos do desempenho: projetado para entrar e sair da hibernao mais rpido. Gerenciamento de energia: gerenciamento de bateria aperfeioado para maior durao da bateria. Torne a inovao uma realidade Windows Media Center: assista e grave TV no PC. Windows Live Movie Maker: crie e compartilhe vdeos e apresentaes de slides em minutos. Reproduzir em: transmita msicas, fotos e vdeos pela casa. Streaming de Mdia Remoto: conecte-se biblioteca de mdia no seu PC domstico quando o usurio no est em casa. DirectX 11: tenha os grficos mais realistas para jogos e multimdia vvida. Windows Touch: toque em vez de apontar e clicar.

oA nd rad e
Windows XP

Windows Vista

Windows 7 (+=aperfeioado)
+

+ + +

WINDOWS 7

15
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

2. Utilizao do Windows 7
Ao iniciar o Windows 7, o usurio recepcionado por uma Tela de Boas-vindas, onde deve-se informar o nome do usurio e sua senha para que o Windows efetue seu logon (entrada no sistema) e apresente a rea de trabalho personalizada. Na Tela de Boas-vindas possvel ainda identificar a verso do sistema operacional instalado, alterar opes de acessibilidade, clicar a opo Desligar o computador para desligar, reiniciar ou hibernar o computador, alm de realizar o logon usando a conta do Convidado. No Windows XP, a tela de boas-vindas pode ser ativada ou desativada. Nesta verso do Windows, no possvel desativ-la.

2.1. rea de Trabalho

2.1.1. Barra de tarefas

Ma

Parte da rea de trabalho que , por padro, visvel todo o tempo (mesmo com vrias janelas de programas abertos), foi completamente reprojetada para ajudar o usurio a gerenciar e acessar mais facilmente seus arquivos e programas mais importantes. Ela contm o boto Iniciar , botes fixos da barra de tarefas e botes de programas em execuo . Cada programa aparece como um boto nico sem rtulo, mesmo quando vrios itens de um programa esto abertos, para se obter uma aparncia limpa e organizada. A Barra de Ferramentas Inicializao Rpida no est mais disponvel, enquanto outras, como a barra de endereos , ainda podem ser mostradas e agora dispem de mais espao. A barra de tarefas pode ser usada para ver rapidamente outras janelas abertas sem clicar fora da janela em que est trabalhando. Basta apontar o mouse para um boto da barra de tarefas, e as visualizaes de qualquer janela aberta associada a esse boto sero exibidas acima da barra de tarefas.

rce l

oA nd rad e
2.1.1.1. Propriedades da Barra de tarefas
Controle, usando-se o cone Barra de Tarefas e Menu iniciar

Ao inicializar o Windows todo o ambiente grfico visualizado definido como rea de trabalho, onde encontra-se apenas um cone, a Lixeira , uma barra horizontal, localizada na parte inferior da tela, chamada Barra de Tarefas (Taskbar) e um plano de fundo (papel de parede ou desktop). Outros cones (representaes grficas de arquivos, pastas e recursos do sistema) podem ser adicionados rea de trabalho e ativados por um duplo clique. Outros itens presentes na rea de trabalho do Windows so os gadgets (bugigangas) , miniprogramas oferecem informaes rpidas e acesso fcil a ferramentas usadas com frequncia, como apresentao de slides ou manchetes atualizadas continuamente, calendrio, bloco de anotaes e medidor de uso da CPU e RAM.

A rea de Notificao (regio mais direita da Barra de Tarefas, onde se localiza o relgio do sistema) contm atalhos para programas e informaes de status importantes. No passado, a rea de notificao podia s vezes ficar cheia de cones. Agora, o usurio pode escolher quais cones esto sempre visveis e manter o restante deles disponveis em uma rea de excedentes , onde estaro acessveis com apenas um clique de mouse. O boto Mostrar rea de trabalho foi movido para a extremidade oposta da barra de tarefas do boto Iniciar, facilitando clicar ou apontar para o boto sem abrir acidentalmente o menu Iniciar.

A Barra de Tarefas pode ser personalizada atravs do Painel de

ou clicando-se em uma rea livre da barra com o boto direito do mouse e a opo Propriedades.

16
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

WINDOWS 7

O menu de contexto apresentado aps o clique com o boto direito em uma rea livre da Barra de Tarefas permite realizar as seguintes atividades: Barras de ferramentas: acrescenta ou remove barras com funcionalidades adicionais Barra de Tarefas, como a Barra de Endereos. Janelas: organiza automaticamente as janelas de programas abertos. Iniciar Gerenciador de Tarefas: mostra a janela do Gerenciador de Tarefas (CTRL + ALT + DEL ou CTRL + SHIFT + ESC). Bloquear a barra de tarefas: impede ou permite que a barra de tarefas seja movida ou redimensionada.

2.2. Menu Iniciar

O boto Iniciar o principal elemento da Barra de Tarefas. Ele d acesso ao Menu Iniciar, que mostra uma lista de opes onde o usurio pode iniciar a utilizao do sistema, como iniciar programas, abrir pastas usadas com freqncia, pesquisar arquivos, pastas e programas, ajustar configuraes do computador, obter ajuda para o uso do sistema, desligar o computador, fazer logoff ou alternar para outra conta de usurio. O Menu Iniciar apresentado verticalmente com duas colunas. Alguns comandos do menu Iniciar tm uma seta para a direita, significando que h opes adicionais disponveis em um menu secundrio. Pode ser acionado pelo mouse, pela tecla de atalho CTRL + ESC, pela tecla da logomarca do Windows WinKey ou com o uso da tecla TAB.

Ma

rce l

oA nd rad e
, tambm chamada de

O lado esquerdo do Menu Iniciar permite acesso a todos os programas instalados no computador, inclusive aos Acessrios do Windows e Ferramentas do Sistema. atualizado com links para os 10 (dez) programas abertos com mais freqncia pelo usurio atual e, na parte superior so fixados atalhos para outros programas, os quais aparecero independentemente de utilizao freqente. O lado direito permite acessar pastas especiais do Windows criadas para cada usurio e outros recursos do sistema. O Menu Iniciar no pode mais ser configurado para ser visualizado usando o estilo de verses antigas do Windows, chamado Menu Iniciar clssico. O cabealho do menu Iniciar, contendo o nome e imagem de exibio do usurio atual, foi transferido para o painel da direita . As opes dos botes do rodap do menu Iniciar do Windows XP foram adaptadas em nico boto e includo na base do painel da direita do menu Iniciar .

Trocar usurio: se houver mais de uma conta de usurio no computador, a Troca Rpida de Usurio um modo fcil de outra pessoa fazer logon no computador sem fazer seu logoff ou fechar os programas e arquivos da sesso atual. Tambm disponvel aps pressionamento de CTRL + ALT + DEL. Fazer logoff: permite a entrada de um novo usurio, fechando todos os programas abertos do usurio atual, encerrando a sesso, sem desligar o computador. Bloquear: mostra a tela de boas-vindas e apenas o usurio atual ou um administrador podero desbloque-lo. Desligar: fecha todos os arquivos e programas abertos e encerra o Windows, para que o computador seja desligado com segurana. Reiniciar: encerra o Windows, desliga o computador e o reinicia. Suspender: estado de economia de energia que permite que o computador reinicie rapidamente a operao de energia plena quando o usurio desejar continuar o trabalho. Hibernar: estado de economia de energia projetado principalmente para laptops. Enquanto a suspenso coloca o trabalho atual e as configuraes na memria e usa uma pequena quantidade de energia, a hibernao coloca no disco rgido os documentos e programas abertos e desliga o computador. De todos os estados de economia de energia usados pelo Windows, a hibernao a que consome menos energia. Em um laptop, a hibernao deve ser usada quando no for utilizar o laptop por um longo perodo de tempo e se no houver oportunidade de carregar a bateria durante esse tempo. Suspenso hbrida: projetada especificamente para computadores desktop. uma combinao de suspenso e hibernao. Ele coloca todos os documentos e programas abertos na memria e no disco rgido e, em seguida, coloca o computador em um estado de energia fraca, de forma que o usurio possa retomar rapidamente o seu trabalho. Dessa forma, se ocorrer uma falha de energia, o Windows poder restaurar o trabalho do disco rgido. Quando a suspenso hbrida estiver ativada, colocar o computador em suspenso automaticamente coloca o computador em suspenso hbrida. Em computadores desktop, a suspenso hbrida costuma vir ativada por padro. Os itens Executar e Itens Recentes no esto mais disponveis no menu Iniciar, por padro. Para mostrar o Executar: 1) clicar em Propriedades da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar do Painel de Controle, ou com o boto direito no boto Iniciar / Propriedades. 2) clicar na guia Menu Iniciar / Personalizar e ativar a opo Comando Executar. Para mostrar o Itens Recentes:

WINDOWS 7

17
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

2.2.1. Executar: apresenta uma janela onde, de maneira prtica e rpida, possvel abrir programas instalados no Windows, arquivos, pastas e - quando conectado Internet - sites.

2.2.2. Itens recentes: exibe uma lista de at 15 itens, com atalhos para os ltimos arquivos abertos. A limpeza da lista Documentos recentes no exclui os arquivos correspondentes.

2.2.3. Caixa de pesquisa : uma das maneiras mais convenientes de encontrar algo no computador. Para us-la, basta abrir o menu Iniciar e comear a digitar. medida que se digita, os resultados da pesquisa so exibidos acima da caixa de pesquisa, no painel esquerdo do menu Iniciar.

rce l

Ma

Ser exibido um programa, um arquivo ou uma pasta como resultado da pesquisa se: Alguma palavra no ttulo corresponder ao termo pesquisado ou comear com ele. Algum texto no contedo do arquivo (como o texto de um documento de processamento de texto) corresponder ao termo pesquisado ou comear com ele. Alguma palavra em uma propriedade do arquivo, como o autor, corresponder ao temo pesquisado ou comear com ele. Algum dos favoritos ou itens do histrico de sites visitados incluir o termo de pesquisa - o resultado aparecer em um cabealho chamado "Favoritos e Histrico".

oA nd rad e
2.2.4.1. Backup e Restaurao 2.2.4.2. Barra de tarefas e Menu Iniciar

1) clicar em Propriedades da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar do Painel de Controle, ou com o boto direito no boto Iniciar / Propriedades. 2) em Privacidade, marcar a caixa de seleo Armazenar e exibir itens abertos recentemente no menu Iniciar e na barra de tarefas. 3) clicar no boto Personalizar e ativar a opo Itens Recentes.

Para abrir qualquer resultado da pesquisa basta clicar sobre ele. Clicar no boto Apagar elimina os resultados da pesquisa e retorna lista de programas principais. Clicar em Ver mais resultados ir pesquisar todo o computador.

2.2.4. Painel de Controle: personaliza as configuraes do computador - altera a aparncia e o funcionamento do Windows, adiciona e remove programas ou dispositivos de hardware, configura as conexes de rede e as contas de usurio, entre outras opes.

: os backups ajudam a garantir

que os arquivos no sero permanentemente perdidos ou danificados em caso de acidentes. Com backups automticos, no preciso se lembrar de fazer backup dos arquivos. possvel alterar as configuraes de backup automtico (como a frequncia dos backups, o tipo de armazenamento usado ou os tipos de arquivo de que faz backup) sempre que necessrio. Caso o Backup do Windows no tenha ainda sido usado, o assistente de Backup do Windows criar automaticamente uma agenda para o usurio, que poder ser alterada. Com o recurso de backup do Windows 7 possvel realizar backup e restaurao de arquivos de todos os usurios do computador e da imagem do sistema, lidar com verses anteriores e realizar restaurao do sistema a um ponto anterior.

: personaliza a

aparncia e comportamento da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar, indicando os tipos de itens a serem exibidos e a maneira como devem ser mostrados: Mantidos: bloquear e ocultar automaticamente a Barra de Tarefas, comportamento dos cones inativos na rea de Notificao. Alterados: agrupar botes semelhantes para combinar e ocultar rtulos dos botes da Barra de Tarefas; Novidades: usar cones pequenos; Local da Barra de Tarefas na tela (inferior, superior, esquerda, direita); ativar/desativar Aero Peek; ao do boto de energia; armazenar e exibir programas e itens abertos recentemente. Removidos: manter a Barra de Tarefas sobre as outras janelas; mostrar o relgio; estilos visuais (Windows XP ou Clssico); limpar lista de documentos recentes e programas usados com mais frequncia.

18
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

WINDOWS 7

2.2.4.3. Central de Aes

: substituiu a Central de

2.2.4.10. Criptografia de Unidade de Disco BitLocker

: ajuda

Segurana do Windows nesta verso do Windows, gerenciando as configuraes do firewall, o Windows Update, as configuraes do software antispyware, a segurana da Internet e as configuraes de controle da Conta do Usurio. A Central de Aes tambm monitora as configuraes de manuteno do computador e fornece links para solues de problemas e outras ferramentas que podem ajudar a corrigir problemas. o local central para exibir alertas e tomar providncias que podem ajudar a executar o Windows uniformemente. A Central de Aes lista mensagens importantes sobre configuraes de segurana e manuteno que precisam da ateno do usurio. Os itens em vermelho na Central de Aes so rotulados como Importantes e indicam problemas significativos que devem ser resolvidos logo, como um programa antivrus que precisa ser atualizado. Os itens em amarelo so tarefas sugeridas que o usurio deve considerar executar, como tarefas de manuteno recomendadas. 2.2.4.4. Central de Facilidade de Acesso

usurio pode ativar e definir configuraes e programas de acessibilidade disponveis no Windows que facilitam a visualizao do computador, usar o mouse e o teclado e usar outros dispositivos de entrada.

2.2.4.5. Central de Rede e Compartilhamento

onde o usurio pode visualizar as informaes bsicas da rede qual se encontra conectado e configur-la, gerenciar redes sem fio, alterar as configuraes de seus adaptadores de rede e opes de compartilhamento avanadas, configurar uma rede e solucionar problemas de conexo.

2.2.4.6. Central de Sincronizao

usurio pode configurar e visualizar suas parcerias de sincronizao, exibir conflitos e resultados de sincronizao e gerenciar arquivos offline.

2.2.4.9. Controle dos Pais

: ajudar a gerenciar o modo como

Ma

as crianas usam o computador, definindo limites para a quantidade de horas que eles podem usar o computador, os tipos de jogos que podem jogar e os programas que podem executar. Quando os Controles dos Pais bloqueiam o acesso a um jogo ou programa, uma notificao exibida informando que o programa foi bloqueado. O filho pode clicar em um link na notificao para solicitar permisso de acesso a esse jogo ou a esse programa, que ser dada inserindo informaes da conta. Para configurar os Controles dos Pais ser necessrio ter uma conta de administrador e os usurio controlados devero ter contas de usurio padro. Depois de ativar os Controles dos Pais para a conta de usurio padro, o usurio pode ajustar as seguintes configuraes individuais que deseja controlar: Limites de tempo - define limites de tempo para controlar quando as crianas tm permisso para fazer logon no computador. Os limites de tempo impedem que as crianas faam logon durante as horas especificadas de forma diferentes para cada dia da semana. Se elas estiverem conectadas quando o tempo alocado terminar, sero automaticamente desconectadas. Jogos - pode-se controlar o acesso a jogos, escolher um nvel de classificao etria, escolher os tipos de contedo que deseja bloquear e decidir se deseja permitir ou bloquear jogos no classificados ou especficos. Permitir ou bloquear programas especficos - pode-se impedir que as crianas executem programas que o usurio no deseja que elas executem.

rce l

oA nd rad e
2.2.4.15. Ferramentas Administrativas : local central onde o : local central : local central onde o 2.2.4.16. Firewall do Windows

a proteger todos os arquivos armazenados na unidade em que o Windows est instalado (unidade do sistema operacional) e em unidades de dados fixas (como unidades de disco rgido internas). O BitLocker To Go pode tambm ajudar a proteger todos os arquivos armazenados em unidades de dados externas (como unidades de disco rgido externas ou unidades flash USB). Diferentemente do Sistema de Arquivos com Criptografia (EFS), que permite criptografar arquivos individuais, o BitLocker criptografa toda a unidade. O usurio pode fazer logon e trabalhar com os arquivos normalmente, mas o BitLocker pode ajudar a impedir que hackers acessem os arquivos do sistema necessrios para descobrir a sua senha ou que acessem a unidade removendo-a do computador e instalando-a em outro.

: pasta no Painel de

Controle que contm ferramentas para administradores de sistema e usurios avanados: Desempenho do Sistema - exibe informaes avanadas do sistema sobre a unidade de processamento central (CPU), a memria, o disco rgido e o desempenho da rede. Gerenciamento de Impresso - gerencia impressoras e servidores de impresso em uma rede, alm de executar outras tarefas administrativas. Servios - gerencia os diferentes servios que so executados em segundo plano. Configurao do Sistema - identifica problemas que podem estar impedindo a execuo correta do Windows. Agendador de Tarefas - agenda a execuo automtica de programas ou outras tarefas. Firewall do Windows com Segurana Avanada - define configuraes avanadas do firewall neste computador e em computadores remotos na rede. Diagnstico de Memria do Windows - verifica a memria do computador para conferir se ele est funcionando corretamente.

: software pr-instalado e

ativado pela Microsoft que pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao computador atravs de uma rede ou da Internet. Um firewall tambm pode ajudar a impedir o computador de enviar software malintencionado para outros computadores. O Firewall pode ser personalizado com quatro configuraes para cada tipo de local de rede no Firewall do Windows. Ativar o Firewall do Windows: configurao selecionada por padro. Quando o Firewall do Windows est ativado, a maioria dos programas fica impedida de se comunicar atravs do firewall at que seja adicionado lista de programas permitidos. Bloquear todas as conexes de entrada, incluindo as que estejam na lista de programas permitidos: bloqueia todas as tentativas no solicitadas de conexo com o computador. Esta configurao deve ser usada quando for necessria mxima proteo para o computador, como quando conectado a uma rede pblica em um hotel ou aeroporto, ou quando um worm estiver se espalhando pela Internet. Com esta configurao, o usurio no notificado quando o Firewall do Windows bloqueia programas, e os programas na lista de programas permitidos so ignorados. Mesmo com o bloqueio de todas as conexes de entrada, podero ser exibidas a maioria das pginas da Web, enviar e receber email e enviar e receber mensagens instantneas. Avisar-me quando o Firewall do Windows bloquear um programa novo: o Firewall do Windows informar ao usurio quando bloquear um novo programa e lhe dar a opo de desbloque-lo.

WINDOWS 7

19

2.2.4.18. Gerenciador de Dispositivos

drivers de dispositivo instalados no computador, verificar se o hardware est funcionando corretamente e modificar as configuraes de hardware.

2.2.4.20. Grupo Domstico

bibliotecas e impressoras em uma rede domstica, permitindo compartilhar imagens, msicas, vdeos, documentos e impressoras com outras pessoas do grupo domstico. O grupo domstico protegido por senha, e o usurio poder sempre escolher o que vai compartilhar com o grupo.

Ma

Utilizar um grupo domstico facilita o compartilhamento de imagens, msicas, vdeos, documentos e impressoras com outras pessoas do seu grupo domstico. Outras pessoas no podem alterar os arquivos que o usurio compartilha, a menos que lhes seja dada permisso para faz-lo. O usurio pode ajudar a proteger o seu grupo domstico com uma senha, que poder ser alterada a qualquer momento. Quando um computador configurado com esta verso do Windows, um grupo domstico automaticamente criado. Se j houver um grupo domstico na rede, o usurio poder ingressar nele. Depois que o usurio cria ou ingressa em um grupo domstico, pode selecionar as bibliotecas que deseja compartilhar. O usurio pode evitar que determinados arquivos e pastas sejam compartilhados e compartilhar bibliotecas adicionais posteriormente. Os computadores devem executar o Windows 7 para participarem de um grupo domstico. O grupo domstico est disponvel em todas as edies do Windows 7 (no Windows 7 Starter e no Windows 7 Home Basic, o usurio pode ingressar em um grupo domstico, mas no pode criar um).

rce l

oA nd rad e
: exibe e atualizar os : facilita o compartilhamento de 2.2.4.27. Windows Mobility Center

Desativar o Firewall do Windows (no recomendado): o usurio deve evita usar esta configurao, a menos que tenha outro firewall em execuo no computador. A desativao do Firewall do Windows pode tornar o computador (e a rede, caso possua uma) mais vulnervel a danos provocados por hackers e softwares malintencionados.

2.2.4.26. Windows Defender

: software antispyware includo

no Windows e executado automaticamente ao ser ativado. O uso do software anti-spyware pode ajudar o usurio a proteger seu computador contra spyware e outros possveis softwares indesejados. O Windows Defender oferece duas maneiras de ajudar evitar que o software infecte o computador: Proteo em tempo real - o Windows Defender o alerta quando um spyware tenta se instalar ou ser executado no computador. Ele tambm alerta caso os programas tentem alterar configuraes importantes do Windows. Opes de verificao - verifica se h spyware que possa se instalar no computador, agendar verificaes regularmente e remover automaticamente qualquer coisa detectada durante a verificao.

Ao usar o Windows Defender, importante manter definies atualizadas. As definies so arquivos que atuam como uma enciclopdia de possveis ameaas de software em constante crescimento. O Windows Defender usa definies para alert-lo de possveis riscos se ele determinar que o software detectado um spyware ou um software potencialmente indesejado. Para ajudar a manter as definies atualizadas, o Windows Defender trabalha com o Windows Update para instalar automaticamente novas definies medida que elas so lanadas. Tambm possvel definir o Windows Defender para conferir se h definies atualizadas antes da verificao.

: exibe as configuraes

de laptop mais usadas, como brilho, volume, status da bateria e status da rede sem fio. As imagens so exibidas de acordo com o sistema e algumas imagens so adicionadas pelo fabricante do laptop.

Brilho - permite ajustar temporariamente o brilho do vdeo. Volume - permite ajustar o volume do alto-falante do laptop ou marcar a caixa de seleo Sem Som. Status da Bateria - mostra quanto ainda resta de carga na bateria e permite selecionar um plano de energia. Rede sem Fio - mostra o status de conexo de rede sem fio e permite ative ou desativar o adaptador de rede sem fio. Rotao de Tela - altera a orientao da tela do Tablet PC de retrato para paisagem ou vice-versa. Vdeo Externo - conecta um monitor adicional ao laptop e personaliza as configuraes de vdeo. Central de Sincronizao - mostra o status de uma sincronizao de arquivo em andamento, inicia uma nova sincronizao, configura uma parceria de sincronizao ou altera as configuraes na Central de Sincronizao.

Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

20
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

WINDOWS 7

3. Windows Explorer

3.1. Elementos das Janelas

Ma

Embora o contedo de cada janela seja diferente, todas tm algumas coisas em comum. A maioria das janelas possui as mesmas partes bsicas: Barra de Ttulo - na rea superior livre, exibe o ttulo do arquivo em uso e o nome do programa aberto. No canto esquerdo, aparece um cone que representa o programa que est usando a janela (no Windows Explorer a Barra de Ttulo no apresenta cone do programa ou ttulo do objeto selecionado). No canto direito so mostrados os botes Minimizar, Restaurar, Maximizar e Fechar , os quais permitem ocultar a janela, reduzi-la, alarg-la para preencher a tela inteira e fech-la, respectivamente. Ainda na Barra de Ttulo, so mostrados os botes Voltar e Avanar , a Barra de Endereos , Boto Atualizar e Caixa de Pesquisa . Barra de menus : contm itens nos quais o usurio pode clicar para ativar recursos e comandos em um programa. Por padro no mostrada no Windows Explorer do Windows 7 pois os comandos de menu mais comuns agora podem ser acessados pela Barra de Ferramentas. Quando necessrio, o pressionamento do ALT ou F10 permite visualiz-la temporariamente. Para fix-la, deve-se clicar em Organizar / Layout / Barra de menus. Barra de Ferramentas : de forma geral, uma Barra de Ferramentas apresenta botes e menus dropdown distribudos para facilitar a ativao de recursos do programa, facilitando a execuo de tarefas comuns. No Windows Explorer do Windows 7, a Barra de Ferramentas e o Painel de Tarefas do Windows XP foram fundidos e a Barra de Ferramentas atual no apresenta mais botes para ativar comandos. Sempre que um objeto selecionado, as aes que podem ser executadas junto a este objeto so mostradas na barra, como em um menu de contexto, mostrando apenas as tarefas que

rce l

oA nd rad e
1.

o gerenciador de arquivos do Windows. No Windows Explorer, possvel ver a hierarquia das pastas no computador e todos os arquivos e pastas localizados em cada pasta selecionada. Ele especialmente til para copiar e mover arquivos.

so relevantes. Trs botes aparecem sempre na Barra de Ferramentas: Organizar, Modos de Exibio e Mostrar o Painel de Visualizao:

A opo Layout permite mostrar ou ocultar a Barra de Menus e os Painis de Detalhes , Visualizao , Navegao e Biblioteca .

WINDOWS 7

21
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

2. Modos de Exibio

: ao ser clicada a imagem do

3.2.3. Mover e copiar arquivos e pastas Usando o boto esquerdo do mouse, a partir do painel da direita, arrastando seu cone para o painel da esquerda, de um local em uma unidade de armazenamento para outro local... o na mesma unidade, MOVE. o Pressionando simultaneamente CTRL, COPIA. o em outra unidade, COPIA. o Pressionando simultaneamente SHIFT, MOVE.

3. Mostrar o Painel de Visualizao Painel de Visualizao .

Barra de Status x Painel de Detalhes: a maioria dos programas mostra uma barra horizontal na parte inferior da janela onde aparecem informaes ao usurio sobre o arquivo em uso ou sobre o objeto selecionado na janela. No Windows Explorer, essa Barra de Status foi substituda por um Painel de Detalhes , que aparece na mesma posio da primeira, mas ocupando um espao maior e mostrando mais informaes. O painel de detalhes mostra as propriedades mais comuns associadas ao arquivo selecionado, como o autor, a data da ltima alterao e qualquer marca descritiva que possa ter sido adicionada ao arquivo. Painel de Navegao : substituto do Painel de Pastas, um painel esquerda da rea de trabalho do WE que mostra uma rvore de pastas hierarquizada com atalhos para todas as unidades de disco, a Lixeira, a rea de trabalho, Atalhos Favoritos, Bibliotecas, Grupo Domstico, Redes e Pesquisas salvas. Quando uma das pastas deste Painel clicado, seu contedo mostrado no Painel do Contedo (nico sempre visvel). No Painel de Pastas podemos visualizar sinais de das pastas ou unidades. O sinal de e antes

3.2. Aes com Arquivos


o

Ma
o o o o o

3.2.1. Selecionar vrios arquivos e/ou pastas

adjacentes: clique o 1 arquivo, mantenha pressionada a tecla SHIFT, clique o ltimo arquivo. no-adjacentes: clique o 1 arquivo, mantenha pressionada a tecla CTRL, clique outros arquivos.

3.2.2. Renomear uma pasta ou arquivo selecionado pressionar F2 clique sobre o nome da pasta ou arquivo j selecionado Arquivo / Renomear boto direito sobre o arquivo/pasta e clicar Renomear

rce l

unidade ou pasta podemos encontrar outra(s) pasta(s). O sinal de indica que j estamos visualizando a(s) outra(s) pasta(s) existente(s) naquela pasta ou unidade. Painel da Biblioteca : exibido apenas quando uma biblioteca est sendo visualizada (como a biblioteca Documentos) e aparece logo acima do Painel do Contedo. Mostra informaes sobre a biblioteca selecionada, como seu nome e quantos locais esto nela agrupados e permite alterar o modo de organizao dos cones mostrados no Painel do Contedo. Painel da Visualizao: mostra o contedo da maioria dos arquivos. Se uma mensagem de email, um arquivo de texto ou uma imagem forem selecionados, seu contedo poder ser visto sem abri-lo em um programa.

oA nd rad e
: mostra ou oculta o

boto, os modos de exibio vo sendo ativados um a um, em sequencia (a opo cones ativa apenas cones Grandes). Clicar a seta preta ao lado do boto permite escolher um entre cinco modos diferentes e quatro tamanhos diferentes de cones.

Usando o boto esquerdo do mouse, a partir do painel da direita, arrastando-se uma pasta ou arquivo e soltando-o em qualquer local pressionando simultaneamente a tecla ALT (ou CTRL + SHIFT), ser criado um atalho para o arquivo. Usando o boto direito do mouse, a partir do painel da direita, arrastando-se um arquivo para o painel da esquerda e soltando-o em qualquer local ser mostrada uma lista com opes para copiar, mover ou criar atalho para o arquivo.

3.4. Bibliotecas

Nas verses anteriores do Windows, o gerenciamento de arquivos significava organiz-los em pastas e subpastas diferentes. Nesta verso do Windows, o usurio pode usar tambm bibliotecas para organizar e acessar arquivos, independentemente de onde eles estejam armazenados. Bibliotecas so o local onde o usurio gerencia documentos, msicas, imagens e outros arquivos. O usurio pode procurar arquivos da mesma forma como faz em uma pasta ou exibir os arquivos organizados por propriedades como data, tipo e autor. Uma biblioteca se assemelha em alguns pontos a uma pasta. Por exemplo, ao abri uma biblioteca, o usurio v um ou mais arquivos. Porm, diferente de uma pasta, a biblioteca rene os arquivos que esto armazenados em diversos locais. As bibliotecas no armazenam de fato os itens. Elas monitoram as pastas que contm os itens e permitem que o usurio os acesse e organize de vrias maneiras. Por exemplo, se o usurio tem arquivos de msica em pastas no disco rgido e na unidade externa, poder todos esses arquivos de uma vez usando a Biblioteca de msica.

indica que dentro da

Uma biblioteca rene arquivos de diferentes locais e os exibe em uma nica coleo, sem os mover de onde esto armazenados. Seguem algumas aes que podem ser executadas com bibliotecas: Criar uma nova biblioteca. Existem quatro bibliotecas padro (Documentos, Msicas, Imagens e Vdeos), mas o usurio pode criar novas bibliotecas para outras colees. Organizar itens por pasta, data e outras propriedades. Os itens em uma biblioteca podem ser organizados de diferentes maneiras, usando o menu Organizar por, localizado no Painel de Bibliotecas (acima da lista de arquivos) de qualquer biblioteca aberta. Por exemplo, o usurio pode organizar sua biblioteca de msicas por artista para encontrar rapidamente uma msica de um determinado artista. Incluir ou remover uma pasta. As bibliotecas renem contedo a partir das pastas includas ou dos locais de bibliotecas. Alterar o local de salvamento padro. O local de salvamento padro determina onde um item armazenado quando copiado, movido ou salvo na biblioteca.

22
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

WINDOWS 7

Para abrir as bibliotecas Documentos, Imagens ou Msicas, o usurio pode clicar no boto Iniciar e, em seguida, em Documentos, Imagens ou Msicas.

Se o usurio excluir uma biblioteca, a biblioteca ser movida para a Lixeira. Os arquivos e as pastas que podiam ser acessados na biblioteca sero armazenados em outro local e, portanto, no sero excludos. Se o usurio excluir acidentalmente uma das quatro bibliotecas padro (Documentos, Msicas, Imagens e Vdeos), o estado original dela poder ser restaurado no Painel de Navegao se o usurio clicar com o boto direito do mouse em Bibliotecas e clicar em Restaurar bibliotecas padro. Se o usurio excluir arquivos ou pastas dentro de uma biblioteca, eles tambm sero excludos de seus locais originais. Para remover um item de uma biblioteca sem exclu-lo do local em que ele est armazenado, remova a pasta que contm o item. Da mesma forma, se o usurio incluir uma pasta em uma biblioteca e excluir a pasta de seu local original, a pasta no poder mais ser acessada na biblioteca. O usurio pode incluir pastas em uma biblioteca a partir de muitos locais diferentes, como a unidade C do computador, uma unidade de disco rgido externa ou uma rede. Se a pasta estiver em um dispositivo incompatvel com bibliotecas (como uma unidade de disco rgido externa), ela poder ser includa. No entanto, o contedo da pasta s estar disponvel quando o dispositivo estiver conectado ao computador. Se a pasta estiver em um computador que faa parte do grupo domstico, ela poder ser includa. Se a pasta estiver em um dispositivo de rede que no faa parte do seu grupo domstico, ela poder ser includa desde que o contedo da pasta seja indexado. Se a pasta j estiver indexada no dispositivo em que estiver armazenada, o usurio dever poder inclu-la diretamente na biblioteca. Se a pasta de rede no estiver indexada, uma maneira fcil de index-la tornar a pasta disponvel offline. Isso criar verses offline dos arquivos na pasta e adicionar esses arquivos ao ndice no seu computador. Assim que tornar a pasta disponvel offline, o usurio poder inclu-la em uma biblioteca. Quando o usurio torna uma pasta de rede disponvel offline, cpias de todos os arquivos na pasta so armazenadas no disco rgido do seu computador.

Ma

rce l

oA nd rad e
atravs de seu cone na rea de trabalho

O Windows tem quatro bibliotecas padro: Documentos, Msicas, Imagens e Vdeos. O usurio tambm pode criar novas bibliotecas, que podem incluir at 50 pastas. Biblioteca Documentos. Organiza documentos de processamento de texto, planilhas, apresentaes e outros arquivos relacionados a texto. Por padro, os arquivos movidos, copiados ou salvos na Biblioteca Documentos so armazenados na pasta Meus Documentos. Biblioteca Imagens. Organiza as imagens digitais, sejam elas obtidas da cmera, do scanner ou de emails recebidos de outras pessoas. Por padro, os arquivos movidos, copiados ou salvos na Biblioteca Imagens so armazenados na pasta Minhas Imagens. Biblioteca Msicas. Organiza as msicas digitais, como as que o usurio copia de um CD de udio ou as baixadas da Internet. Por padro, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Msicas so armazenados na pasta Minhas Msicas. Biblioteca Vdeos. Organiza e arrumar seus vdeos, como clipes da cmera digital ou da cmera de vdeo, ou arquivos de vdeo baixados da Internet. Por padro, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Vdeos so armazenados na pasta Meus Vdeos.

3.5. Lixeira
Lixeira uma pasta especial do Windows que pode ser acessada ou Windows Explorer

. Quando o usurio exclui um arquivo do computador, ele apenas movido para a Lixeira onde fica temporariamente armazenado at a Lixeira ser esvaziada. Com isso, o usurio tem a oportunidade de recuperar arquivos excludos e restaur-los para os locais originais. Caractersticas da Lixeira: o Para excluir arquivos e lev-los para a Lixeira, pode-se adotar, inicialmente, os seguintes procedimentos: 1. pressionar a tecla delete; 2. clicar com o boto direito do mouse sobre o objeto a ser excludo e escolher a opo Excluir no menu de contexto; 3. clicar a opo de menu Arquivo / Excluir; 4. recortar o objeto e colar na pasta Lixeira; 5. arrastar o cone do objeto para a Lixeira. o Para excluir definitivamente arquivos ou pastas, sem passar pela lixeira, possvel realizar as mesmas tarefas acima, mantendo pressionada a tecla SHIFT. o Por padro, uma caixa de dilogo apresentada ao usurio para confirmar a excluso de uma pasta ou arquivo, exceto quando arrastados para a Lixeira. Essa caixa de dilogo uma ferramenta de segurana do Windows que tenta impedir excluses acidentais; o Um arquivo, enquanto armazenado na Lixeira, ainda ocupa espao no disco rgido de onde foi excludo. Seu espao ser liberado quando o arquivo for removido da Lixeira; o No possvel restaurar arquivos excludos definitivamente, usando ferramentas disponveis numa instalao padro do Windows; o Apenas arquivos de discos rgidos (HDs) conectados diretamente ao computador vo para a lixeira;

o O Windows reserva, por padro, 10% da capacidade de armazenamento de cada disco local ou partio para a Lixeira, podendo o usurio configurar esse tamanho at o limite da capacidade total do disco; o possvel configurar a Lixeira para que os arquivos no sejam para ela movidos, mas sempre removidos permanentemente; o No possvel abrir arquivos que esto na Lixeira; o possvel esvaziar toda a Lixeira, confirmando a excluso; o Ao restaurar um arquivo da Lixeira, o mesmo voltar para o local de origem, usando opes do clique duplo / Restaurar, boto direito / Restaurar, menu Arquivo / Restaurar ou clicar o boto Restaurar este item da Barra de Ferramentas. o possvel restaurar arquivos e pastas da Lixeira para qualquer outro local usando Recortar / Colar ou arrastando-os. o Para mostrar novamente o cone da Lixeira na rea de trabalho do Windows: Painel de Controle / Personalizao / Alterar cones da rea de trabalho.

Marcelo Andrade

Software Livre e Linux

GNU se torne disponvel para a comunidade, se ele for publicado. A implementao especfica de copyleft usada para a maior parte do software GNU a GNU General Public License (Licena Pblica Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL. A GPL a licena com maior utilizao por parte de projetos de software livre, em grande parte devido sua adoo para o Linux. Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades: LIBERDADE NRO 0 - Executar o programa, para qualquer propsito. LIBERDADE NRO 1 - Estudar como o programa funciona e adaptlo para as suas necessidades. LIBERDADE NRO 2 - Redistribuir cpias de modo que voc possa ajudar ao seu prximo. LIBERDADE NRO 3 - Aperfeioar o programa e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles.

1. Histrico
Em 1971, quando Richard Stallman iniciou sua carreira no Laboratrio de Inteligncia Artificial do MIT (Massachusetts Institute of Technology), fazia parte de uma comunidade que inclua empresas e programadores onde havia cooperao entre seus membros, compartilhando programas. Porm, no incio dos anos 80, quase todos os softwares passaram a ser proprietrios, proibindo e impedindo a livre troca de softwares entre os usurios. Numa tentativa de trazer de volta o esprito cooperativo que prevalecia na comunidade de informtica nos seus primrdios, Stallman idealizou o Projeto GNU (Gnu is Not Unix) em 1983, com a inteno de criar um sistema operacional livre e tornar a cooperao possvel outra vez, removendo os obstculos impostos pelos donos dos softwares proprietrios. Como o interesse no Projeto GNU e seus softwares comeou a crescer, outras pessoas se envolveram no projeto e, em 1985, foi criada a Free Software Foundation, uma instituio filantrpica para o desenvolvimento dos softwares livres e arrecadar fundos para ajudar a desenvolver o GNU. O primeiro objetivo do projeto deveria ser a construo de um sistema operacional, que serviria como base para a instalao de qualquer outro software livre. O sistema operacional Unix foi escolhido como modelo por ser um software com design geral j testado e portvel, e porque a compatibilidade tornava fcil para os atuais usurios do Unix a mudana para o GNU. De 1984 ao incio dos anos 90 o Projeto GNU j havia conseguido produzir todos os componentes principais do sistema operacional, exceto um: compiladores, editores, formatadores de texto, software de email e muitos outros estavam prontos, mas o faltava o kernel, o ncleo do sistema. Em 1991, o estudante finlands Linus Torvalds desenvolveu um kernel Unix-like, batizou-o Linux e o disponibilizou em 1992. A combinao do Linux com o quase completo sistema GNU resultou em um sistema operacional completo: o sistema GNU/Linux.
Logomarcas do Projeto GNU, FSF e mascote Linux (Tux)

Software livre software que vem com permisso para qualquer um copiar, usar e distribuir, com ou sem modificaes, gratuitamente ou por um preo. Em particular, isso significa que o cdigo fonte deve estar disponvel.

2. Kernel e Distribuies
No Linux, o kernel o prprio sistema operacional o restante acessrio. O kernel do Linux em si muito pequeno e no tem muita coisa, mas claro que tem o mais importante, j que ele o sistema propriamente dito. Porm, para que o Linux seja utilizvel, necessrio que existam, tambm, outros programas que, junto com o kernel, faam o sistema completo e amigvel para um usurio qualquer. a que entram os Shell (ambientes onde o usurio pode comandar o sistema atravs de comandos de texto), as interfaces grficas (ambientes que apresentam cones e janelas, como o Windows), os aplicativos (para digitar textos, construir planilhas, desenhar e acessar a Internet, por exemplo) e outros mais. Muitas empresas e programadores obtm o Kernel do Linux e juntam a ele outros programas que julgam importantes. Cada uma dessas mesmas pessoas ou instituies relana o Linux com seu prprio nome, ou com algum apelido, chamado Distribuio Linux. Algumas distribuies so bem pequenas (cabendo em um disquete ou em um CD) e outras j so bem maiores (com centenas de programas juntos). O que diferencia uma da outra a maneira como so organizados e pr-configurados os aplicativos e como ser feita a instalao do sistema. So exemplos de distribuies:

Red Hat, Slackware, Suse, Fedora, Debian, Mandrake, Conectiva, Mandriva, Kurumin, Ubuntu, Gentoo.

3. Dual Boot
Dual boot ou multi boot a possibilidade de se escolher um entre vrios sistemas operacionais disponveis para um mesmo computador. Quando dois ou mais sistemas esto instalados em um mesmo disco rgido particionado, necessria a instalao de um gerenciador de boot (boot manager) que consiste em um programa instalado a partir do Linux que gerencia o setor de boot do HD (MBR - Master Boot Record) permitindo a inicializao seletiva do sistema operacional, ou seja, ele apresenta um menu de opes para que o usurio possa escolher um entre os sistemas operacionais disponveis para aquela inicializao. Entre os gerenciadores de boot mais comuns esto o GNU/Grub (GRand Unified Bootloader) e o LILO (LInux LOader).

A meta do Projeto GNU era dar liberdade aos usurios, no apenas ser popular. Ento, foram criadas algumas regras de distribuio que evitassem a transformao do software GNU em software proprietrio. O mtodo utilizado chamado de Copyleft, o qual usa a lei de direitos autorais dos softwares licenciados (copyright), mas no sentido oposto de seu propsito habitual: em vez de um meio de privatizao do software, torna-se um meio de manter o software livre. A idia central do copyleft dar a todos permisso para executar o programa, copiar o programa, modificar o programa, e distribuir verses modificadas, mas no a permisso para adicionar restries prprias. Assim, as liberdades cruciais que definem o "software livre" so garantidas a todos que tem uma cpia, pois eles tornam-se direitos inalienveis. Para um copyleft efetivo, as verses modificadas tambm devem ser livres. Isso garante que o trabalho baseado em software

14

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos

15

4. Conceitos Gerais
O Linux um sistema operacional livre, com cdigo-fonte aberto (opensource) e que pode ser livremente distribudo nos termos da GPL. facilmente adaptvel a vrias arquiteturas (como computadores de mo) e portvel, aumentando a vida til do hardware (um 486 no serve mais para rodar em ambiente Windows, mas em Linux ele serviria). Possui um completo sistema de documentao: cada detalhe do Linux referenciado em mais de dez mil pginas. Entretanto, no possui assistncia tcnica oficial.

4.5. Shell e Usurios


O Linux, assim como qualquer sistema operacional moderno, perfeitamente capaz de oferecer interao com o usurio atravs de grficos, fazendo com que seja possvel utilizar a maioria de seus recursos atravs do mouse. Porm, em dado momento, o modo grfico pode no estar disponvel, restando apenas o modo texto (para a insero de comandos). Alm disso, determinadas tarefas s podem ser executadas por comandos digitados. Quando o comando inserido, cabe ao interpretador de comandos (tambm conhecido como shell) execut-lo. O Linux conta com mais de um, sendo os mais conhecidos o bash e o sh. Quando um terminal acessado, uma informao aparece no campo de insero de comandos. importante saber interpret-la. Para isso, veja os exemplos abaixo: Exemplo 1: [root@tosha /root]# Exemplo 2: [marrrcelo@queijominas /]$ Nos exemplos, a palavra existente antes do smbolo @ diz qual o nome do usurio que est usando o terminal. Os nomes que aparecem depois do @ indicam o computador que est sendo acessado seguido do diretrio. O caractere que aparece no final indica qual o poder do usurio. Se o smbolo for #, significa que usurio tem poderes de administrador (root). Por outro lado, se o smbolo for $, significa que este um usurio comum, incapaz de acessar todos os recursos que um administrador acessa. Independentemente de qual seja, depois do caractere $ ou # que o usurio pode digitar os comandos.
Linux

4.1. Multiusurio: vrias pessoas podem utilizar o Linux em um


computador, inclusive ao mesmo tempo. Cada usurio reconhecido pelo sistema quando inicia suas atividades mediante a apresentao de um nome e uma senha (previamente cadastrados). Isso significa que ser necessria a apresentao do login (nome cadastrado no sistema para o usurio) e da password (senha) para que se tenha acesso ao sistema.

4.2. Memria Virtual: utiliza memria virtual, o que significa


dizer que o Linux necessita de um espao livre no disco rgido para usar como memria RAM. A utilizao de memria virtual aumenta o desempenho do sistema mantendo os processos ativos na RAM e os inativos no HD. A memria virtual no Linux utiliza uma partio do HD, e no um arquivo, como no Windows.

4.3. Segurana: o Linux pouco vulnervel a vrus de


computador porque o seu sistema de segurana impede o controle do vrus na mquina. A separao de privilgios entre processos, o uso de contas privilegiadas e poltica de permisses e senhas ajudam a impedir que malwares se instalem ou alterem configuraes importantes no sistema. Alm do mais, muito mais fcil modificar o kernel para impedir uma vulnerabilidade no Linux do que atualizar diariamente um antivrus ou realizar correes no Windows. Tambm possui mais ferramentas de controle, administrao do sistema, inclusive ferramentas mais robustas para gerenciamento de rede, como firewall e Proxy.

4.6. Simulao de programas: para garantir maior


compatibilidade, o Linux permite rodar programas para DOS ou para Windows, usando simuladores instalveis parte. O desempenho no ser excelente, mas ser possvel executar um programa desenvolvido para Windows no Linux. O principal simulador o Wine (Wine Is Not an Emulator).

4.7. Interface Grfica: o sistema Linux pode se apresentar para o


usurio do mesmo modo amigvel que o Windows. O Linux tem ambientes grficos, permite o uso do mouse e cones, janelas e menus. As interfaces grficas mais conhecidas so a KDE, Gnome (GNU Network Object Model Environment) e X11 (X Windows System).
KDE 3.5, lanado em 29 de novembro de 2005 (hoje na verso 4.3)

4.4. Sistemas de arquivos: um sistema de arquivos uma


estrutura que indica como os dados devem ser gravados em dispositivos de gravao. de acordo com os recursos oferecidos por essa estrutura que possvel determinar o espao disponvel e ocupado em disco, e gerenciar como partes de um arquivo podem ficar "distribudas" nas reas de armazenamento. tambm o sistema de arquivos que determina como os dados podem ser acessados, copiados, movidos, renomeados, protegidos e eliminados. Portanto, sem um sistema de arquivos, impossvel utilizar um disco rgido (e outros dispositivos) para armazenamento de informaes. O Linux possui suporte de leitura e escrita a vrios sistemas de arquivos, de diversos sistemas operacionais, alm de alguns sistemas nativos. Por isso, quando o Linux instalado em dual boot com outros sistemas, como Windows, por exemplo, ele poder ler e escrever nas parties formatadas em FAT e NTFS. Entre os sistemas nativos, destacam-se o EXT2 (similar ao FAT32), o EXT3 (similar ao NTFS) e o Reiser.

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Marcelo Andrade

5. Comandos
Para utilizar os comandos em Linux, basta digit-los e pressionar a tecla Enter. importante frisar que, dependendo da distribuio Linux utilizada, um ou outro comando pode estar indisponvel. Alm disso, alguns comandos s podem ser executados por usurios com privilgios de administrador. A relao a seguir mostra os principais comandos seguidos de uma descrio: adduser adiciona usurio ao sistema, solicita a senha e cria o diretrio home do usurio. cal (calendar) - exibe um calendrio. cat arquivo (concatenate) concatena arquivos ou mostra o contedo de um arquivo. cat info.txt
resultado: mostra o contedo do arquivo info.txt na tela.

A: nmero de 0 a 7 que define os direitos do usurio DONO sobre o objeto. B: nmero de 0 a 7 que define os direitos dos usurios pertencentes ao grupo do DONO sobre o objeto. C: nmero de 0 a 7 que define os direitos dos demais usurios sobre o objeto.

E os nmeros significam: 0 : --- (nenhuma permisso) 1 : --x (somente execuo) 2 : -w- (somente escrita) 3 : -wx (escrita e execuo) 4 : r-- (somente leitura) 5 : r-x (leitura e execuo) 6 : rw- (leitura e escrita) 7 : rwx (leitura, escrita e execuo) chmod 640 info.txt

x=1 w=2 r=4 -=0

resultado: o arquivo info.txt poder ser lido e escrito pelo dono (no executado), poder ser lido apenas pelos usurios do grupo do dono e nenhum outro usurio do sistema ter qualquer direito sobre ele.

cat info.txt info2.txt


resultado: concatena os arquivos info.txt e info2.txt e mostra o resultado na tela.

chmod 545 /etc/ppp


resultado: d permisso de xr ao dono, r ao grupo e xr aos usurios, em relao ao diretrio /etc/ppp.

cd diretrio (change directory) - abre um diretrio. Por exemplo, para abrir a pasta /mnt, basta digitar cd /mnt. Para ir ao diretrio raiz a partir de qualquer outro, digite cd / ou cd ~ para ir pasta pessoal do usurio atual.

clear - elimina todo o contedo visvel, deixando a linha de comando no topo, como se o sistema acabasse de ter sido acessado. cp origem destino (copy) - copia um arquivo ou diretrio para outro local. Por exemplo, para copiar o arquivo info.txt com o nome info2.txt para /home, basta digitar cp info.txt /home/info2.txt. date - mostra ou altera a data e a hora atual. df - mostra o espao livre/ocupado pelas parties. diff arquivo1 arquivo2 (difference) - mostra as diferenas entre os contedos de dois arquivos de texto ou diretrios. du diretrio (directory usage) - mostra o espao em disco ocupado por um diretrio recursivamente. echo [mensagem] mostra mensagens na tela. emacs - abre o editor de textos emacs. file arquivo - mostra informaes de um arquivo. find diretrio parmetro termo - o comando find serve para localizar informaes. Para isso, deve-se digitar o comando seguido do diretrio da pesquisa mais um parmetro e o termo da busca. Parmetros: name - busca por nome type - busca por tipo size - busca pelo tamanho do arquivo mtime - busca por data de modificao finger usurio - exibe informaes sobre o usurio indicado. free - mostra a quantidade de memria RAM disponvel. halt - desliga o computador. history - mostra os ltimos comandos inseridos pelo usurio. id usurio - mostra qual o nmero de identificao do usurio especificado no sistema. kill - encerra (mata) processos em andamento. ls (list) - lista os arquivos e diretrios da pasta atual. lpr arquivo - imprime o arquivo especificado. lpq - mostra o status da fila de impresso. lprm - remove trabalhos da fila de impresso. lynx - abre o navegador de internet de mesmo nome. mv origem destino (move) - move o arquivo ou o diretrio para o destino especificado. mkdir diretrio (make directory) - cria um ou vrios diretrios (separados por espaos) dentro do diretrio atual. passwd usurio (password) cadastra ou altera senha, bloqueia (-l) e desbloqueia (-u) usurios.

Permisses
Os arquivos, pastas e links (objetos) no GNU/Linux pertencem a um usurio (dono do objeto, cadastrado no sistema em /etc/passwd) e um grupo (elemento cadastrado em /etc/group). Cada um desses objetos oferece um certo nvel de permisso para execuo (execute x), escrita/alterao/remoo (write w) e leitura (read r). Quando usado o comando ls l listado com detalhamentos o contedo de uma pasta, incluindo suas permisses: drwx------rw-r----permisses

2 root root 1 root root


links, usurio dono e grupo dono

512 280232
tamanho em bytes

Nov 12 23:30 Nov 16 20:52


data/hora ltima modificao

Editais/ banca.pdf
nome do arquivo ou pasta

O primeiro grupo de informaes mostra a string, ou permisses do arquivo banca.pdf, que formada por dez caracteres e pode ser dividida em quatro partes: tipo r w permisses do dono r permisses do grupo permisses dos outros

Os tipos possveis so: - (arquivo comum), d (diretrio), b (arquivo de bloco). C (arquivo especial de caractere), p (canal) e s (socket). As permisses a seguir indicam, neste exemplo, que o dono do arquivo pode ler e modificar e o arquivo no executvel; o grupo a que pertence o usurio pode apenas ler; outros usurios no podem ler ou modificar. Para alterar as permisses, pode-se usar o comando chmod nos modos simblico ou numrico: chmod <ugOa> <+-=><rwx> <arquivo, diretrio ou link> (change mode) - altera as permisses de arquivos, pastas e links usando smbolos, onde: u (usurio), g (grupo), O (outros), a (todos) + (adiciona permisso), - (remove), = (define) r (permisso de leitura), w (modificao), x (execuo) chmod g+w banca.pdf
resultado: d permisso ao grupo do dono para a realizao de modificaes no arquivo banca.pdf.

chmod ABC <arquivo, diretrio ou link> (change mode) - altera as permisses de arquivos, pastas e links usando nmeros, onde:

16

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos ps (process stat) - mostra os processos em execuo. pwd (pathway directory) - mostra o diretrio em que voc est. reboot - reinicia o sistema imediatamente. rm arquivo (remove) - apaga o arquivo especificado. rmdir diretrio (remove directory) - apaga o diretrio especificado, desde que vazio. sleep tempo deixa o computador em espera por segundos, minutos, horas ou dias). shutdown - desliga ou reinicia o computador. shutdown -r now: reinicia o computador shutdown -h now: desliga o computador O parmetro now pode ser modificado para indicar daqui a quanto tempo o comando deve ser executado: shutdown -r +10 ir reiniciar daqui a 10 minutos. su (subsitute user) alterna o usurio atual. tar -xzvf arquivo.tar.gz - extrai um arquivo compactado em tar.gz. telnet - ativa o servio de Telnet em uma mquina. Para acessar esse computador a partir de outros por Telnet, basta digitar telnet nomedamquina ou telnet IP. Por exemplo: telnet 192.168.0.10. top - exibe a lista dos processos, conforme os recursos de memria consumidos. uname - mostra informaes do sistema operacional e do computador. useradd usurio - cria uma nova conta de usurio, sem parmetros. userdel usurio - apaga a conta do usurio especificado. uptime - mostra a quantas horas o computador est ligado. vi - inicia o editor de textos vi. w - mostra os usurios logados atualmente no computador, mostrando mais detalhes que o comando who. whereis nome - procura pelo binrio do arquivo indicado, til para conhecer seu diretrio ou se ele existe no sistema. who - mostra os usurios conectados ao sistema, o terminal, data e hora da conexo. whoami exibe o nome do usurio que est conectado. Praticamente todos os comandos citados possuem parmetros que permitem incrementar suas funcionalidades. Por exemplo, se voc digitar o comando ls com o parmetro -R (ls -R), este mostrar todos os arquivos do diretrio atual e subdiretrios, inclusive os arquivos ocultos (o parmetro R gera uma operao recursiva pois varre diretrios). A forma mais prtica de conhecer os parmetros disponveis para cada comando consultando as informaes de ajuda. Para isso, pode-se usar a chave --help aps o comando para o qual se deseja conseguir informaes. Tambm possvel utilizar os comandos man, help ou info, seguidos do comando para o qual se deseja obter informaes mais detalhadas. Alguns comandos podem ser utilizados em conjunto, um aps o outro, na mesma linha de comando, usando alguns caracteres especiais. Para a execuo de dois ou mais comandos de forma seqencial, sem nenhuma relao de dependncia entre eles, usa-se o caractere ; (ponto e vrgula): cd /home/marrrcelo ; cat info.txt ; sleep 60 ; shutdown h +5
resultado: vai para a pasta do usurio marrrcelo, mostra o contedo do arquivo info.txt, aguarda 60 segundos e desliga o computador em 5 minutos

17

Para o redirecionamento (desvio) de comandos, trs caracteres especiais podem ser utilizados. O caractere > (maior) redireciona a sada de um comando para um dispositivo ou arquivo ao invs de mostrar seu resultado na tela. Quando usado com arquivos, este redirecionamento cria ou substitui o contedo do arquivo. Os caracteres >> (maior maior) executam a mesma ao, porm acrescentando o resultado do comando ao contedo do arquivo: ls > info.txt
resultado: envia a listagem da pasta atual para o arquivo info.txt, criando o arquivo ou substituindo seu contedo j existente.

ls >> info.txt
resultado: envia a listagem da pasta atual para o arquivo info.txt, acrescentando essas informaes ao contedo j existente.

Para a execuo de comandos concatenados (encadeados ou conectados) onde o segundo aproveite o resultado do primeiro na sua execuo pode-se utilizar o caractere | (pipe, barra vertical). ls R | lpr
resultado: lista diretrios e sub-diretrios recursivamente e envia essa informao para o prximo comando, que ir imprimi-la.

6. Diretrios
No Linux, o sistema de diretrios e arquivos comea na raiz, simbolizada por /. Abaixo dela possvel achar os diretrios dos usurios, das configuraes globais, dos programas instalados e dos dispositivos disponveis no computador. Essa estrutura foi inspirada no Unix e usada em quase todas as distribuies Linux. /bin - contm arquivos programas do sistema que so usados com freqncia pelos usurios. /boot - contm arquivos necessrios para a inicializao do sistema. /cdrom - ponto de montagem da unidade de CD-ROM. /media - ponto de montagem de dispositivos diversos do sistema (rede, pen-drives, CD-ROM em distribuies mais novas). /dev - contm arquivos usados para acessar dispositivos (perifricos) existentes no computador. /etc - arquivos de configurao de seu computador local. /floppy - ponto de montagem de unidade de disquetes /home - diretrios contendo os arquivos dos usurios. /lib - bibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e mdulos do kernel. /lost+found - local para a gravao de arquivos/diretrios recuperados pelo utilitrio fsck.ext2. Cada partio possui seu prprio diretrio lost+found. /mnt - ponto de montagem temporrio. /proc - sistema de arquivos do kernel. Este diretrio no existe em seu disco rgido, ele colocado l pelo kernel e usado por diversos programas que fazem sua leitura, verificam configuraes do sistema ou modificar o funcionamento de dispositivos do sistema atravs da alterao em seus arquivos. /root - diretrio do usurio root. /sbin - diretrio de programas usados pelo superusurio (root) para administrao e controle do funcionamento do sistema. /tmp - diretrio para armazenamento de arquivos temporrios criados por programas. /usr - contm maior parte de seus programas. Normalmente acessvel somente como leitura. /var - contm maior parte dos arquivos que so gravados com freqncia pelos programas do sistema, e-mails, spool de impressora, cache, etc.

Para a execuo de comandos em segundo plano (background), deixando o Shell livre para a execuo de outros comandos, deve-se usar o & (E comercial) ao final do comando: find name info.txt &
resultado: procura pelo arquivo de nome info.txt em segundo plano, liberando o Shell para a digitao de outros comandos.

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Linux

Marcelo Andrade

7. Utilitrios e Aplicativos para Linux


7.1. Pacote de Escritrio (semelhante ao Microsoft Office): OpenOffice, BrOffice, KOffice, Siag Office. 7.2. Processador de Textos (semelhante ao Word): OOWriter, AbiWriter, KWord, LaTeX. 7.3. Editor de Textos (semelhante ao Bloco de Notas e WordPad): vi, KWrite, Kate, BlueFish, LeafPad. 7.4. Planilhas Eletrnicas (semelhante ao Excel): OOCalc, GNumeric, KSpread. 7.5. Apresentao de Slides OOImpress, KPresenter. (semelhante ao PowerPoint):

7.26. VoIP (semelhante ao Skype): Skype, Linphone, OPenwenGo, Ekiga, GNU Bayonne, Openh323, OpenPhone, tkPhone, NauPhone, Twinkle, GnomeMeeting, Gizmo, Kphone. 7.27. Servidor HTTP: Apache, iPlanet, thttpd, lighttpd, YAWS ZOPE. 7.28. Servidor de arquivos e impresso: Samba, NFS. 7.29. Servidor FTP: proftpd, vsftpd, pure-ftpd. 7.30. Groupware (sevidor de email, contatos, documentos): Citadel, Zimbra, Open-Xchange. 7.31. Antivrus: ClamAV, AVG, Avast Home for Linux. 7.32. Firewall (semelhante ao ZoneAlarm): Guarddog, Firestarter, GUFW, Netfilter, IPTables, IPChains e IPFWadm, Kmyfirewall, Easy Firewall Generator, Firewall Builder, Shorewall, Smoothwall, IPCop, Zorp. 7.33. Simulador de ambiente Windows: WINE 7.34. Gerenciador de Banco de Dados: MySQL 7.35. Linguagem de programao: PHP, Python, Perl 7.36. Filtro Antispam: SpamAssassin, DSPAM. 7.37. Editores de Imagens (semelhante ao Corel): GIMP, GIMPShop, Krita, Pixel, LightZone, Inkscape, XnView, GQView, Mirage, GThumb, Blender, Maya, Softimage, K-3D. 7.38. Vdeo e Audio Players (semelhante ao Windows Media Player e Winamp): MPlayer, Xine, Totem, Kaffeine, VLC, amaroK, aTunes, XMMS, BMP, Audacious, noatun, RhythmBox, xine will play aac and wma, Banshee. 7.39. Gerenciador de Arquivos (semelhante ao Windows Explorer): Konqueror, Gnome-Commander, Nautilus, Endeavour Mark II, XWC. 7.40. Outros: Bash (shell compatvel com GNU), Gzip (compresso de arquivos e pastas), Gnash (player e plugin para browser do formato de arquivo Adobe Flash), Gnuzila (aplicativos para Internet), Klipper (rea de transferncia), Xconfigurator (painel de controle do sistema), fsck (correo de arquivos corrompidos) Mais informaes: http://wiki.linuxquestions.org/wiki/Applications http://www.linuxrsp.ru/win-lin-soft/table-eng.html

7.6. Banco de Dados (semelhante ao Access): OOBase, Kexi 7.7. Gerenciador de Correio Eletrnico (semelhante ao Outlook): Evolution, Kontact, BALSA, Mozilla Thunderbird e Sunbird, Claws Mail, Sylpheed, KMail, Gnus, Balsa, Arrow, GnuMail, Althea, LiaMail. 7.8. Gravador de CD/DVD (semelhante ao Nero): K3b, XCDRoast, Gnome-Toaster, KOnCd, Eclipt Roaster, GCombust. 7.9. Gerenciador de Finanas (semelhante ao Money e Quicken): GNUCash, KMyMoney, jGnash. 7.10. Duplicao de HD - imagem de disco (semelhante ao Norton Ghost): Partition Image, g4u, Mondo, DD. 7.11. Particionador de Disco (semelhante ao Norton Partition Magic): QTParted, GParted. 7.12. Analisador de Uso do Disco (semelhante ao Disk Size Explorer): File Light, Konkeror. 7.13. Atualizao do Sistema e Adicionar/Remover Programas (semelhante ao Windows Update e Painel de Controle): apt-get, Aptitude, portage, rpm, urpmi, yast, yum, Synaptic. 7.14. Compactadores de Arquivos (semelhante ao 7-Zip, Winzip, Winrar): Karchiver, Ark (kdeutils), hjsplit, Gnozip, Gnochive, FileRoller, Unace, LinZi, TkZip. 7.15. Identificador de Erros em Arquivos (semelhante ao chkdsk): fsck. 7.16. Gravadores ISO (semelhante ao Daemon Tools): mount, GMount-ISO. 7.17. Leitores PDF (semelhante ao Acrobat PDF Reader): Adobe Acrobat Reader, Xpdf, Kpdf, Ghostview, Evince, GV, GGV, GhostView, Kghostview. 7.18. Navegadores Web (semelhante ao Microsoft Internet Explorer): Lynx, Google Chrome, Amaya, Cheetah, Chimera, Dillo, Emacs, Encompass, Epiphany, Mozilla Firefox/Firebird, Galeon, Grail, HotJava, Kazehakase, Konqueror, MMM, Nautilus, Netscape, Opera, Prism. 7.19. Comunicao Instantnea (semelhante ao MSN): aMSN, Emesene Messenger, Mercury Messenger, KMess, KMerlin, PidgIn, Kopete, Gabber, Centericq, LICQ, Kopete, EveryBuddy, Yahoo Messenger. 7.20. Cliente FTP (semelhante ao CuteFTP): FileZilla FTP Client, KFTPGrabber, Kasablanca, FireFTP, Konqueror, KBear, CrossFTP, Nautilus, GFTP, Igloo FTP. 7.21. Chat (canais IRC): XChat, Konversation, Quassel, KVIrc, BitchX, IRSSI 7.22. Gerenciador Pessoal: Kontact, Evolution, Tomboy, Gourmet Recipe Manager. 7.23. Compartilhamento da rea de Trabalho (semelhante ao VNC): TightVNC, RealVNC, rdesktop, FreeNX, x11vnc, Synergy, XDMCP, KDE Universal Remote Desktop. 7.24. Cliente de Redes P2P - ED2K, Gnutella e BitTorrent (semelhante ao eMule): aMule, MLDonkey, LimeWire, Azureus, Qtorrent, Ktorrent, bittornado, Deluge, Transmission, TheCircle, Snark.

8. Configuraes em arquivos texto


Diferentemente de sistemas como o Microsoft Windows, que utilizam um registro para guardar as configuraes de sistema e de usurio, toda a configurao do Linux baseada em arquivos texto. As configuraes globais que valem para todos os usurios do sistema, como a de rede (endereo de ip, gatway e DNS), ficam em arquivos texto no diretrio /etc. J as configuraes especficas de cada usurio, como o papel de parede, ficam dentro do diretrio pessoal, localizado em /home/usurio, onde usurio o nome do usurio usado para iniciar a sesso. Para os usurios avanados, esta forma de configurar o sistema bastante til. Leva-se bastante tempo para entender os arquivos e configurar o sistema, mas possvel configurar o software minuciosamente para ser executado da maneira desejada, e em caso de panes no sistema como a falha de um disco rgido, basta reinstalar o Linux e restaurar o backup da pasta /etc. e /home que tudo voltar ao normal. O que as distribuies atuais fazem para que o usurio leigo configure o Linux de forma rpida criar interfaces grficas que alteram os arquivos de configurao, facilitando assim configuraes bsicas como alterao de senhas, configuraes de rede e internet, impresso e etc. Essas ferramentas so chamadas front-ends e so normalmente includas no conjunto de ferramentas administrativas que cada distribuio prov.

18

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos

19

Word 2003

1.5.1. Margens da pgina

: espao em branco em volta das bordas da pgina, fora da rea de impresso. Em geral, texto e elementos grficos so inseridos na rea imprimvel entre as margens. No entanto, possvel posicionar alguns itens nas margens, como cabealhos, rodaps e nmeros da pgina.
Ferramentas / Opes / Exibir / Limites do Texto

1.5.2. Cabealho e Rodap: reas situadas nas margens superior

1. rea de trabalho 1.1. Barra de Menus


listas verticais.

: mostra os comandos do Word em

e inferior de cada pgina de um documento, onde pode-se inserir textos ou elementos grficos como nmeros de pgina, data, logotipo de uma empresa, o nome de arquivo do documento que so impressos no incio ou no fim de cada pgina de um documento.
Exibir / Cabealho e rodap

ALT + Letra sublinhada (teclas de acesso)

1.2. Barra de Ferramentas Padro


1.3.

: apresenta comandos de todos os menus (exceto Janela) acessveis na forma de botes e listas de opes. Barra de Ferramentas Formatao : :
apresenta comandos do menu Formatar, permitindo aplicar efeitos e formatos ao texto de forma prtica.

1.5.3. Recuos

: determinam a distncia das linhas dos pargrafos selecionados em relao s margens esquerda ou direita.
Recuo especial de Primeira Linha Recuo especial de Deslocamento Recuo Esquerda Recuo Direita Boto esquerdo 2x: Formatar / Pargrafo - os recuos especiais no podem ser
negativos

1.4. Barra de Ferramentas Desenho

apresenta botes que permitem inserir, editar e formatar figuras, imagens, diagramas e WordArt.
Exibir/ Barras de ferramentas / Desenho

1.6. Janela / Dividir 1.5. Rguas : as rguas horizontais e verticais no Word so normalmente usadas para alinhar texto, grficos, tabelas e outros elementos em um documento. Possibilitam controlar a formatao das margens, cabealho e rodap, recuos, tabulao.
Boto esquerdo 2x: Arquivo / Configurar Pgina...

: divide a janela em dois painis, permitindo a visualizao e edio de duas regies diferentes do documento ao mesmo tempo.
Linux

1.7. Barras de Rolagem 1.8. Navegao

: permitem navegar e visualizar regies diferentes do documento sem alterar a posio do cursor. : permite navegar pelo documento, acessando com agilidade alguns objetos como pginas, grficos, tabelas e sees.
Editar / Ir Para ou

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Marcelo Andrade

1.9. Modos de Exibio

: visualizaes diferenciadas do documento em edio, adequadas tarefa realizada. Modo de Exibio Normal Mostra a formatao do texto, mas simplifica o layout da pgina, permitindo digitar e editar o texto rapidamente. No modo normal as quebras de pgina, os cabealhos e rodaps, os planos de fundo, os objetos de desenho e as imagens que no possuam a disposio Alinhado com o texto no aparecero. Modo de Exibio Layout da Web Modo de Exibio Layout de Impresso
Mostra como o texto, os elementos grficos e outros elementos sero posicionados na pgina impressa. Itens como cabealhos, notas de rodap, colunas e caixas de texto aparecem em suas posies reais. o nico modo de exibio onde pode-se visualizar e editar o cabealho e o rodap. Mostra todas as ferramentas de edio disponveis no Word. Modo de Exibio Estrutura de Tpicos

3.5. SALVAR COMO... (F12) :: abre uma janela onde o usurio poder salvar o documento atual com outro nome e em outro local (duplica o arquivo original sem alter-lo, cria backup). Permite ainda alterar a extenso do arquivo, criar pastas, configurar opes de segurana e salvamento.
.doc (documento completo) .dot (modelo de documento) .txt (texto sem formatao) .rtf (rich text format) .html (pgina web) .xml (xtensible markup language) .xls (planilha Excel) no disponvel .pdf (portable document format) no disponvel

Modo de Exibio Layout de Leitura

2. Seleo com o mouse


Local clicar... 2x sobre uma palavra 1x sobre uma palavra, com a tecla CTRL pressionada 3x sobre uma palavra e arrastar ou com a tecla SHIFT pressionada selecionando um trecho, segurar CTRL, selecionar outros trechos e arrastar sob qualquer trecho, com a tecla ALT pressionada 1x 2x 3x (ou CTRL + clique)
texto

3.6. IMPRIMIR (CTRL + P) :: quando acionado pelo boto da barra de ferramentas, imprime imediatamente uma cpia, de todo o documento (independentemente da seleo atual), na impressora padro, sem apresentar qualquer opo ao usurio. Se o comando for acionado pelo menu Arquivo/Imprimir ou atravs da tecla de atalho, uma janela com opes da impresso ser aberta, onde possvel, alm de enviar o documento para a impressora, escolher determinadas opes, como intervalos de pginas, quantidade de cpias, qualidade de impresso.

seleciona... a palavra a frase onde est a palavra o pargrafo onde est a palavra do incio ao fim do trecho trechos no adjacentes uma rea retangular a linha mais prxima do clique o pargrafo prximo ao clique o documento todo (texto todo)

4. Desfazer e Refazer
4.1. DESFAZER (CTRL + Z) :: desfaz todas as aes realizadas na sesso de uso atual do documento. Clicar na imagem do boto desfaz apenas a ltima ao. A setinha preta ao lado da ferramenta d acesso a uma listagem das aes que podem ser desfeitas, sempre em conjunto. 4.2. REFAZER (CTRL + R) :: refaz as aes desfeitas pelo comando Desfazer. Clicar na setinha preta direita da ferramenta d acesso a uma lista das aes que se pode refazer. As aes devem ser refeitas imediatamente aps desfeitas, sob pena de se desabilitar a ferramenta. A tecla de atalho ALT + SHIFT + backspace tambm pode ser usada.

margem esquerda

3. Menu Arquivo
3.1. NOVO (CTRL + O) :: quando acionado pelo boto ou tecla de atalho cria, imediatamente, um documento novo, em branco, pronto para edio, em uma nova janela, sem alterar o documento atual. Se o comando for acionado pelo menu Arquivo/Novo... sero apresentadas opes no Painel de Tarefas. 3.2. ABRIR (CTRL + A ou CTRL + F12) :: mostra uma caixa de dilogo (janela) que permite ao usurio escolher arquivos, previamente gravados em uma unidade de armazenamento qualquer, sero recolocados na memria RAM para que sejam alterados pelo usurio. possvel abrir arquivos como Cpia (duplica o arquivo) e Somente Leitura (no permitido salvar alteraes). 3.3. FECHAR (CTRL + F4 ou CTRL + W) :: fecha a janela atual (encerra a sesso de uso do documento atual). SAIR (ALT + F4) :: fecha o programa. 3.4. SALVAR (CTRL + B) :: salva as alteraes realizadas no documento atual, usando as mesmas informaes do arquivo aberto (nome, local de armazenamento, extenso). Se o arquivo foi aberto como somente leitura ou estiver sendo salvo pela primeira vez, a janela Salvar como... aparecer.

5. Menu Formatar
5.1. Formatar/Fonte
Para se formatar uma palavra no necessrio selecion-la. Basta que o cursor esteja dentro da palavra (entre dois caracteres quaisquer da palavra).

Fonte (CTRL + SHIFT + F): permite selecionar um tipo de letra (fonte) a ser aplicado, disponibilizadas pelo Windows. A escolha da fonte pode ser realizada digitando-se caracteres no teclado. Tamanho da Fonte (CTRL + SHIFT + P): apresenta uma lista de tamanhos de fontes sugeridas, com valores de 8 a 72 (em intervalos irregulares). Esta ferramenta aceita a digitao e aplicao de qualquer tamanho de fonte entre 1 e 1638 (com variaes de 0,5). Negrito (CTRL + N ou CTRL + SHIFT + N): aplica o efeito (tambm chamado estilo) negrito ao texto selecionado, dando-lhe destaque. Itlico (CTRL + I ou CTRL + SHIFT + I): aplica o efeito itlico ao texto selecionado, dando-lhe destaque. Sublinhado (CTRL + S ou CTRL + SHIFT + S): aplica uma linha contnua sob todo o trecho de texto selecionado, dando-lhe destaque. Os estilos negrito, itlico e sublinhado (aplicado pelo boto ou tecla de atalho) acompanham a cor da fonte em uso e no apresentam opes: podem apenas ser aplicados ou removidos. A ativao de um desses estilos no desativa outro e podem ser ativados todos ao mesmo tempo.

20

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos Realce: faz o texto selecionado parecer marcado com marcatexto ou ativa a ferramenta Realce com a ltima cor usada. A pequena seta permite escolher cores e remover o realce. Um texto realado pode ser facilmente localizado no texto usando o recurso Editar / Localizar / Mais / Formatar / Realce / Localizar prxima. da Fonte: aplica a ltima cor utilizada ao texto selecionado. A pequena seta permite selecionar uma nova cor. Aumentar Fonte (CTRL + >): aumenta o tamanho da fonte do texto selecionado, usando a sequncia numrica da lista sugerida pelo Word. Aps o tamanho 72 ser usado 80 e ,a partir da, valores de 10 em 10. A tecla de atalho CTRL + ] aumenta o tamanho da fonte ponto a ponto. Reduzir Fonte (CTRL + < ou CTRL + [ ): diminui o tamanho da fonte do texto selecionado, de forma anloga ao recurso anterior. Sobrescrito (CTRL + +): eleva a posio e reduz o tamanho da fonte do trecho de texto selecionado. Exemplos: 23 - m2 - 1. Subscrito (CTRL + =): rebaixa a posio e reduz o tamanho da fonte do trecho de texto selecionado. Exemplo: H2O. Outros recursos para formatao de fonte: Todas em Maisculas (CTRL + SHIFT + A): faz com que todas as letras tenham o mesmo formato e tamanho das letras maisculas. Versalete ou caixa alta (CTRL + SHIFT + K): faz com que todas as letras tenham o mesmo formato das letras maisculas e tamanho reduzido. Formatar / Maisculas e minsculas: mostra uma janela que permite converter texto para letras maisculas ou minsculas, apenas a primeira letra das sentenas ou palavras para maisculas e ainda invert-las. Oculto (CTRL SHIFT + H): transforma o trecho selecionado em caracteres no-imprimveis. Para visualizar o trecho novamente, o boto Mostrar/ocultar (CTRL + *) dever ser ativado. Outros

21

vez e meia o espaamento simples entre linhas e o duplo (CTRL + 2) o dobro. Outras opes esto disponveis clicando-se em Mais... Marcadores e Numerao: criam listas destacando o incio de cada pargrafo com smbolos ou nmeros. Podem-se criar listas com vrios nveis, usando quaisquer smbolos, imagem, letras e nmeros variados. Diminuir recuo: reduz em 1,25 cm o recuo esquerdo do pargrafo. Aumentar recuo: aumenta em 1,25 cm o recuo esquerdo do pargrafo. Bordas: aplica bordas a clulas de tabelas e pargrafos.

5.2.1. Quebras de linha e de pgina (paginao)


Controle de linhas rfs/vivas: evita que o Word imprima a ltima linha do pargrafo sozinha no incio de uma pgina (viva) ou a primeira linha do pargrafo sozinha no final de uma pgina (rf).

6. Ortografia e Gramtica 6.1. AutoVerificao:


SINALIZA trechos de texto usando um sublinhado ondulado vermelho para indicar possveis problemas de ortografia e sublinhado ondulado verde para indicar possveis problemas gramaticais, facilitando sua identificao e posterior correo. Para remover o sublinhado dos trechos marcados, as seguintes opes podem ser usadas: 1) clique com boto direito no trecho sublinhado com ondulado vermelho ou verde 2) clique duplo em na barra de status 3) ALT + F7
Linux

4) F7

5)

6) Ferramentas/Ortografia e Gramtica

7) alterar o idioma de reviso do trecho marcado pelo Word (para trechos em idiomas diferentes do portugus) Durante a correo, possvel ignorar, adicionar ao Dicionrio ou alterar os erros baseado em sugestes que o Word apresenta. Os erros gramaticais mais comuns so: concordncia nominal e verbal, pontuao, excesso de espaos, crase, capitalizao.

caracteres no-imprimveis sero tambm mostrados:

6.2. AutoCorreo: corrige automaticamente a ortografia e a


gramtica AO DIGITAR, sem precisar confirmar cada correo.
Ferramentas / Opes de AutoCorreo

5.2. Formatar/Pargrafo
Para se formatar um pargrafo no necessrio selecion-lo todo. Basta selecionar uma parte qualquer ou manter o cursor dentro dele.

possvel alterar as configuraes de AutoCorreo inloco atravs de um cone que aparecer se o mouse for levado at o incio do trecho corrigido. possvel ainda adicionar e remover entradas de AutoCorreo.

Alinhar Esquerda (CTRL + Q): mantm as linhas do pargrafo alinhadas apenas esquerda em relao aos recuos definidos. Centralizar (CTRL + E): mantm as linhas do pargrafo alinhadas pelo centro em relao aos recuos definidos. Alinhar Direita (CTRL + G): mantm as linhas do pargrafo alinhadas apenas direita em relao aos recuos definidos. Justificar (CTRL + J): mantm as linhas do pargrafo alinhadas ao mesmo tempo pela direita e esquerda em relao aos recuos definidos aplica. Espaamento Entrelinhas: altera o espaamento entre as linhas dentro do pargrafo selecionado. O espeamento simples (CTRL + 1) acomoda a maior fonte na linha, alm de uma pequena quantidade de espao adicional. A quantidade de espao adicional varia de acordo com a fonte usada. O espaamento 1,5 (CTRL + 5) aplica uma

7. Reutilizao de formatao 7.1. Pincel: copia a FORMATAO de um trecho de


texto ou elemento grfico para outro. Basta selecionar o trecho que possui a formatao desejada, clicar no pincel e selecionar o trecho que receber a formatao.

7.2. Estilos e formatao: conjunto de aes


de formatao que podem ser aplicadas ao texto, tabelas e listas do documento para alterar rapidamente sua aparncia. Ao aplicar um estilo, todo um grupo de formatos aplicado com um clique do mouse. br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Marcelo Andrade
Pargrafo Esquerda Prximo Erro Ortogrfico Quebra Coluna Quebra Pgina Recuo Recuo Deslocado Redefinir Caractere Redefinir Caractere Redefinir Pargrafo Refazer Refazer ou Repetir Refazer ou Repetir Refazer ou Repetir Salvar Salvar Salvar Salvar Como Selecionar Tamanho Fonte Selecionar Tudo Sobrescrever Sobrescrito Sublinhado Sublinhado Subscrito Substituir Ttulo1 Ttulo2 Ttulo3 Todas Maisculas Utilizar Marcador Utilizar Ttulo1 Utilizar Ttulo2 Utilizar Ttulo3 Verificao Visualizar Impresso Visualizar Impresso Ctrl+ Alt+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Alt+Shift+ Ctrl+ Alt+ Ctrl+ Shift+ Alt+Shift+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+ Alt+Shift+ Alt+Shift+ Alt+Shift+ Ctrl+Shift+ Ctrl+Shift+ Ctrl+Shift+ Ctrl+Shift+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Alt+Ctrl+ Q F7 Return Return M H Espao Z F Backspace R F4 Return B F12 F2 F12 P T Insert = S S = U 1 2 3 A L 1 2 3 F7 F2 I

possvel criar e modificar estilos. A modificao de um estilo ser aplicada automaticamente a todos os trechos de texto que usem esse estilo no documento atual.
Limpar formatao: Editar / Limpar / Formatos (CTRL + SPACE)

8. Menus resumidos
Arquivo: aes para o documento como um todo. Editar: 1) Recortar, Copiar e Colar 3) Localizar 2) Desfazer e Refazer 4) Selecionar Tudo Exibir: mostra objetos e recursos j disponibilizados pelo Word. Inserir: acrescenta objetos e recursos que ainda no existem no documento. Formatar: recursos para modificao do texto j inserido. Ferramentas: recursos dispensveis, mas teis. Tabela: recursos relacionados a insero e modificaes em tabelas, exceto Bordas e sombreamento (menu Formatar, pois a borda pode ser aplicada tambm a pargrafos).

9. Teclas de Atalho
Nome do comando Abrir Ajuda Alternar Alteraes Aumentar Fonte Aumentar Fonte Um Ponto Auto Texto Caixa Alta Centralizar Pargrafo Colar Colar Formato Copiar Copiar Formato Criar Auto Texto Desfazer Desfazer Diminuir Fonte Diminuir Fonte Um Ponto Distribuir Paragrfo Dividir Doc Duplo Sublinhado Espaamento Parg1 Espaamento Parg15 Espaamento Parg2 Fechar Doc Fechar Doc Fechar ou Sair Fonte (janela) Fonte (caixa) Hyperlink Imprimir Imprimir Ir Para Ir Para Itlico Itlico Justificar Pargrafo Localizar Maisculas e Minsculas Maximizar Doc Negrito Negrito Objeto Anterior Oculto Painel de Traduo Painel Tarefas Palavra Sublinhada Pargrafo Direita Modificadores Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Alt+ Ctrl+ Alt+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Alt+Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+ Alt+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Ctrl+ Shift+ Ctrl+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Alt+ Ctrl+Shift+ Alt+Shift+ Ctrl+ Ctrl+Shift+ Ctrl+ Tecla O F1 E . ] F3 K E V V C C F3 Z Backspace , [ J S D 1 5 2 W F4 F4 D F K P F12 Y F5 I I J L F3 F10 N N Acima H F7 F1 W G

22

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

46
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

WORD 2007

O Microsoft Office Word 2007 a 12 verso do processador de textos mais usado do mundo, lanado em 1983 para DOS e em 1989 para Windows. um software que facilita a criao, edio e publicao de textos, permitindo ainda a insero de imagens, de tabelas, grficos. Aps um longo perodo de pesquisas junto aos usurios, uma nova interface foi proposta para esta verso, chamada Office Fluent, disponibilizando as ferramentas de uma forma mais limpa e organizada.

Layout da Pgina, Referncias, Correspondncias, Reviso e Exibio) possui vrios Grupos que mostram os comandos agrupados por funcionalidade. Um Comando pode ser um boto, uma caixa ou um menu (galeria). Mais opes de cada grupo podem ser acessadas em uma janela, clicando nos Iniciadores de caixa de dilogo , marcas em forma de seta diagonal existentes no canto inferior direito de alguns grupos. Guias adicionais aparecero sob demanda para outras reas de atividade, sempre que imagens, tabelas, desenhos, diagramas e grficos forem selecionados. Um clique duplo sobre qualquer guia ir ocultar toda a Faixa de Opes, at que uma das guias seja clicada duas vezes novamente. ALT + Letra sublinhada (teclas de acesso).

1. rea de trabalho
1.1. Faixas de Opes (menus, guias ou abas) : novo componente do Office Fluent, agrupa as ferramentas por tarefa, mantendo os comandos usados com mais freqncia sempre mo. Os antigos menus e barras de ferramentas foram fundidos e se estendem em sentido horizontal de uma ponta outra da interface. Cada uma das sete guias bsicas (Incio, inserir,

1.2. Boto Microsoft Office : substitui o cone do programa; apresenta vrias opes do antigo menu Arquivo, como Novo, Abrir, Salvar, Salvar como, Imprimir, Fechar, em seqncia lgica Criar, Salvar, Distribuir. Uma nova coluna aparece direita dos botes mostrando mais opes, como a lista dos documentos abertos recentemente. 1.3. Barra de Ferramentas de Acesso Rpido : apresenta, por padro,

1.5. Navegao : permite navegar pelo documento, acessando com agilidade alguns objetos como pginas, grficos, tabelas e sees. Incio / Edio / Localizar ou

2. Seleo com o mouse


Local clicar... 2x sobre uma palavra 1x sobre uma palavra, com a tecla CTRL pressionada 3x sobre uma palavra
texto

os comandos Salvar, Desfazer e Repetir e pode ser personalizada para mostrar outros botes desejados. Eles estaro sempre disponveis, no importando qual guia esteja sendo usada. 1.4. Rguas : as rguas horizontais e verticais no Word so normalmente usadas para alinhar texto, grficos, tabelas e outros elementos em um documento. Podem ser ocultadas e possibilitam controlar a formatao das margens, cabealho e rodap, recuos, tabulao. 1.4.2. Cabealho e Rodap: reas situadas nas margens, superior e inferior, de cada pgina de um documento, onde pode-se inserir textos ou elementos grficos como nmeros de pgina, data, logotipo de uma empresa, o nome de arquivo do documento que so impressos no incio ou no fim de cada pgina de um documento. Inserir / Cabealho e rodap 1.4.3. Recuos : determinam a distncia das linhas dos pargrafos selecionados em relao s margens esquerda ou direita.
Recuo especial de primeira linha Recuo especial de deslocamento Recuo esquerda Recuo direita

seleciona... a palavra a frase onde est a palavra o pargrafo onde est a palavra do incio ao fim do trecho trechos no adjacentes uma rea retangular a linha mais prxima do clique o pargrafo prximo ao clique o documento todo (texto todo)

e arrastar ou com a tecla SHIFT pressionada selecionando um trecho, segurar CTRL, selecionar outros trechos e arrastar sob qualquer trecho, com a tecla ALT pressionada 1x 2x 3x (ou CTRL + clique)

2.1. Minibarra de Ferramentas


Ao selecionar texto em um documento, a Minibarra de ferramentas aparecer de maneira desbotada. Apontar o mouse para ela far com que fique slida e ser possvel clicar em uma opo de formatao nela.

margem esquerda

WORD 2007

47
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

3. Boto Office (Menu Arquivo da verso 2003)


Apresenta as principais opes do antigo menu Arquivo do Word 2003, uma lista com os 17 ltimos arquivos abertos e atalho para as configuraes do programa Opes do Word (disponvel no antigo menu Ferramentas).

(CTRL + P) :: diferentemente das verses anteriores, acionar o boto Imprimir mostrar a janela de opes da impresso, onde possvel escolher intervalos de pginas a serem impressas, quantidade de cpias, qualidade de impresso, entre outros... Impresso Rpida: imprime imediatamente uma cpia de todo o documento (independentemente da seleo atual), na impressora padro, sem apresentar qualquer opo ao usurio. A cada vez que clicado, tenta reduzir EM UMA PGINA o documento atual, diminuindo ligeiramente o tamanho e o espaamento do texto.

(CTRL + O) :: abre a janela Novo Documento, a qual permite a criao de documentos em branco ou seguindo modelos (offline e online). Por outro lado, se o comando Novo for acionado pela tecla de atalho, ser criado imediatamente um documento novo, em branco, pronto para edio, em uma nova janela, sem alterar o documento atual. (CTRL + A) :: mostra uma janela que permite escolher arquivos, previamente gravados em uma unidade de armazenamento qualquer, que sero recolocados na memria RAM para que sejam alterados pelo usurio. possvel abrir com as seguintes opes: como Somente Leitura (no permitido salvar alteraes no documento aberto); como Cpia (duplica o arquivo); no Navegador; com Transformao e Abrir e Reparar. :: ao abrir um documento no Word 2007 criado no Word 2003, XP ou 2000, o Modo de compatibilidade ativado e [Modo de compatibilidade] mostrado na barra de ttulo da janela do documento. O Modo de compatibilidade garante que nenhum recurso novo ou aperfeioado no Word 2007 esteja disponvel, de modo que as pessoas que estiverem usando verses mais antigas do Word tenham recursos de edio completos. possvel trabalhar no Modo de compatibilidade ou converter o documento para o formato de arquivo do Word 2007. A converso do documento permite acesso aos recursos novos e aperfeioados no Word 2007, incluindo o novo formato de arquivo DOCX: o Ajuda a tornar os documentos mais seguros, separando arquivos que contm scripts ou macros, facilitando a identificao e o bloqueio de cdigos ou macros indesejados (extenses DOCM e DOTM). o Ajuda a diminuir o tamanho de arquivos de documento. o Ajuda a tornar os documentos menos suscetveis a danos. o Capacidade de utilizar recursos novos, como o Elemento Grfico SmartArt. (CTRL + B) :: salva as alteraes realizadas no documento atual, usando as mesmas informaes do arquivo aberto (nome, local de armazenamento, extenso). Se o arquivo foi aberto como somente leitura ou estiver sendo salvo pela primeira vez, a janela Salvar como... aparecer. (F12) :: mostra uma lista de opes para que o usurio salve o documento atual com outro nome, em outro local (cria cpias de segurana) e com outras extenses: o Documento do Word mantm a extenso docx. o Modelo do Word salva o documento como um modelo que poder ser usado para formatar documentos futuros. o Documento do Word 97-2003 salva uma cpia do documento que ser totalmente compatvel com o Word 97-2003. o Texto OpenDocument salva o documento no formato Documento Aberto (ODT) no opo padro no Word 2007. o PDF ou XPS publica uma cpia do documento como um arquivo PDF ou XPS - no so opes padro no Word 2007. o Outros formatos abre a caixa de dilogo Salvar como para selecionar entre todos os tipos de arquivos possveis (TXT texto sem formatao; RTF Rich Text Format; HTML pgina Web; XML linguagem de marcao extensvel). No possvel salvar arquivos do Word com a extenso XLS (Excel). Tipo da Fonte

4. Desfazer e Refazer
DESFAZER (CTRL + Z) :: desfaz todas as aes realizadas na sesso de uso atual do documento. Clicar na imagem do boto desfaz apenas a ltima ao. A setinha preta ao lado da ferramenta d acesso a uma listagem das aes que podem ser desfeitas, sempre em conjunto. REPETIR (CTRL + Y ou F4) :: repete a ltima ao. Disponvel at que o comando desfazer seja usado, quando aparecer em seu lugar o boto Refazer. REFAZER (CTRL + Y) :: refaz as aes desfeitas pelo comando Desfazer. Clicar na setinha preta direita da ferramenta d acesso a uma lista das aes que se pode refazer. As aes devem ser refeitas imediatamente aps desfeitas, sob pena de se desabilitar a ferramenta.

5. Formatao de Fonte e Pargrafo


5.1. Guia Incio - Grupo Fonte
Para se formatar uma palavra no necessrio selecion-la. Basta que o cursor esteja dentro da palavra (entre dois caracteres quaisquer da palavra).

Tamanho da Fonte
Lista pr-definida: 8 a 72 (intervalos irregulares) Limites: mnimo 1 e mximo 1638 (variaes de 0,5)

Aumentar Fonte: CTRL + > (lista pr-definida) ou CTRL + ] (um ponto) Reduzir Fonte: CTRL + < (lista pr-definida) ou CTRL + [ (um ponto) Limpar Formatao: CTRL + Space Negrito: CTRL + N ou CTRL + SHIFT + N Itlico: CTRL + I ou CTRL + SHIFT + I Sublinhado: CTRL + S ou CTRL + SHIFT + S Aplica seleo o ltimo estilo de sublinhado selecionado nas opes da seta. A tecla de atalho sempre aplica sublinhado simples. Tachado Subscrito: CTRL + = Sobrescrito: CTRL + + Maisculas e Minsculas
Todas em Maisculas

Realce
Versalete (caixa alta)

Cor da Fonte

CTRL + SHIFT + A

CTRL + SHIFT + K

48
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

WORD 2007

5.2. Guia Incio - Grupo Pargrafo


Mostrar Tudo (CTRL + *): mostra os caracteres no-imprimveis, como marcas de pargrafo e outros smbolos de formatao ocultos.

1) clique com boto direito no trecho sublinhado com ondulado vermelho ou verde 2) clique em 3) ALT + F7 na barra de status

4)

na Guia Reviso

5) F7 6) alterao no texto 7) alterar o idioma da reviso

Durante a correo, possvel ignorar, adicionar ao Dicionrio ou alterar os erros baseado em sugestes que o Word apresenta. Os erros gramaticais mais comuns so: concordncia nominal e verbal, pontuao, excesso de espaos, crase, capitalizao. Para se formatar um pargrafo no necessrio selecion-lo todo. Basta selecionar uma parte qualquer ou manter o cursor dentro dele.

6.2. AutoCorreo: corrige automaticamente a ortografia e a gramtica


AO DIGITAR, sem precisar confirmar cada correo. Boto Office / Opes do Word / Reviso de Texto / Opes de AutoCorreo possvel alterar as configuraes de AutoCorreo inloco atravs de um cone que aparecer se o mouse for levado at o incio do trecho corrigido. possvel ainda adicionar e remover entradas de AutoCorreo.

Marcadores, Numerao e Lista de Vrios Nveis: criam listas destacando o incio de cada pargrafo com smbolos ou nmeros. Podemse criar listas com vrios nveis, usando quaisquer smbolos, imagem, letras e nmeros variados. Diminuir Recuo (esquerdo): CTRL + SHIFT + M Aumentar recuo (esquerdo): CTRL + M Classificar: coloca o texto selecionado em ordem alfabtica ou classifica dados numricos. Mostrar Tudo Alinhamento: define a posio dos pargrafos com relao a qualquer formatao de recuo. Para alinhar os pargrafos com relao s margens esquerda e direita do documento, deve-se remover qualquer formatao de recuo.

7. Reutilizao de formatao
7.1. Estilos e formatao: conjunto de aes de formatao que
podem ser aplicadas ao texto, tabelas e listas do documento para alterar rapidamente sua aparncia. Ao aplicar um estilo, todo um grupo de formatos aplicado em uma simples operao. Guia Incio / Estilo

Alinhar Esquerda CTRL + Q

Centralizar CTRL + E

Alinhar Direita CTRL + G

Justificar CTRL + J

possvel criar e modificar os estilos. As modificaes em um estilo sero aplicadas automaticamente a todos os trechos de texto que usem esse estilo no documento atual.

Espaamento Entre linhas: define o espao vertical entre as linhas dentro dos pargrafos selecionados texto.

7.2.

(CTRL + SHIFT + C e CTRL + SHIFT +

V) : copia a FORMATAO de um trecho de texto ou elemento grfico para Simples (CTRL + 1) 1,5 (CTRL + 5) Duplo (CTRL + 2)

Sombreamento: colore o plano de fundo atrs do texto ou pargrafo selecionado. Bordas

outro. Basta selecionar o trecho que possui a formatao desejada, clicar no pincel e selecionar o trecho que receber a formatao. Clicar duas vezes no boto mantm a ferramenta ativa enquanto a formatao copiada colada em vrios trechos de texto.

5.2.1. Quebras de linha e de pgina (paginao)


Controle de linhas rfs/vivas: evita que o Word imprima a ltima linha do pargrafo sozinha no incio de uma pgina (viva) ou a primeira linha do pargrafo sozinha no final de uma pgina (rf).

6. Ortografia e Gramtica
6.1. AutoVerificao: SINALIZA trechos de texto usando um sublinhado
ondulado vermelho para indicar possveis problemas de ortografia e sublinhado ondulado verde para indicar possveis problemas gramaticais, facilitando sua identificao e posterior correo, usando as seguintes opes:

MICROSOFT WORD 2010


ltima verso do editor de texto do pacote de programas Office da Microsoft. O boto permite acessar comando como abrir, salvar, salvar como, fechar, sair entre outros. Observe na figura abaixo:

O comando Salvar (C !"#$% permite salvar as altera&'es feitas em um ar(uivo existente. Caso se)a a primeira ve* (ue o ar(uivo este)a sendo salvo ou estiver sendo visuali*ado no modo somente de leitura, abrir+ a caixa de di+logo salvar como. O comando Salvar como permite criar o novo ar(uivo em edi&o, ou se)a, dar um nome para o ar(uivo, escolher o local (ue ser+ salvo e o formato. ,or padro o -ord ./0/ sugere 1OC2, por3m pode ser salvo nos formatos ,14, 1OC e O1 ($rOffice -riter% entre outros formatos. 5o item 6brir, carrega uma )anela (ue permite locali*ar e abrir7criar um ar(uivo existente. 6 pasta sugerida para iniciar a busca do ar(uivo 3 a pasta Meus 1ocumentos e os ar(uivos exibidos so os ar(uivos compat8veis com o -ord, este tipo de filtro facilita a tentativa de locali*a&o do ar(uivo dese)ado. O comando fechar fecha o documento atual7ativo e o comando sair fecha todos os documentos abertos e encerra o programa. O comando 9nforma&'es d+ detalhes sobre o ar(uivo : estat8sticas : e acesso r+pido ; op&'es de compartilhamento, prote&o e compatibilidade : em rela&o ;s vers'es anteriores. 6 partir do boto ar(uivo 3 poss8vel abrir7criar um documento em branco e imprimir o documento em edi&o. O comando imprimir abre ao mesmo tempo as op&'es de configura&'es da impresso e visuali*ar impresso, tornando<o mais eficiente.

Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 1

O comando recente exibe uma lista dos ar(uivos executados pelo programa. 9mediatamente ; es(uerda temos a lista de itens recentes (ue por padro oferece uma lista dos .= >ltimos ar(uivos abertos (configur+vel no comando op&'es%. emos a possibilidade de fixar ( % (ual(uer um dos ar(uivos para sempre ser exibido na lista de 1ocumentos recentes ( %.

5o item 5ovo temos acesso a uma nova )anela (ue permite abrir um 1ocumento em branco, escolher entre os modelos de ar(ui < vos oferecidos pelo Microsoft -ord ./0/.

6o abrir um documento no Microsoft Office -ord ./0/ criados no Microsoft Office -ord .//?, no -ord .//. ou no -ord .///, o Modo de compatibilidade 3 ativado e voc@ v@ Modo de compatibilidade na barra de t8tulo da )anela do documento. O Modo de compatibilidade garante (ue nenhum recurso novo ou aperfei&oado no Office -ord .//A este)a dispon8vel (uando estiver traba < lhando com um documento, de modo (ue os usu+rios (ue estiverem usando vers'es mais antigas do -ord tenham recursos de edi&o completos.

6 4aixa de Op&'es no -ord. Cada programa tem uma 4aixa de Op&'es diferente, mas os seus elementos so os mesmos: guias, grupos e comandos. Bxistem tr@s elementos principais na 4aixa de Op&'es:
Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 2

6s guias situam<se na parte superior da 4aixa de Op&'es. Cada uma delas representa uma +rea de atividade. Os grupos so con)untos de comandos relacionados exibidos )untos nas guias. Os grupos re>nem todos os comandos de (ue voc@ provavelmente precisar+ para um tipo de tarefa. Os comandos so organi*ados em grupos. Cm comando pode ser um boto, um menu ou uma caixa na (ual voc@ digita informa&'es. 6 4aixa de Op&'es se adaptar+ de acordo com o (ue voc@ est+ fa*endo, para mostrar os comandos de (ue provavelmente precisar+ para a tarefa em (uesto. ,or exemplo, se voc@ estiver trabalhando com um gr+fico no Bxcel, a 4aixa de Op&'es mostrar+ os comandos de (ue voc@ precisa para trabalhar com gr+ficos. 1e outro modo, esses comandos no sero vis8veis. 1ois outros recursos (ue tornam os programas baseados na 4aixa de Op&'es f+ceis de usar so o $oto 6r(uivo e a $arra de 4erramentas de 6cesso !+pido. Os novos programas baseados na 4aixa de Op&'es incluem dois recursos adicionais (ue a)udaro voc@ a reali*ar seu trabalho de maneira r+pida e f+cil. 6 $arra de 4erramentas de 6cesso !+pido est+ situada acima da 4aixa de Op&'es e cont3m os comandos (ue voc@ dese)a ter sempre ; mo. ,or padro, a $arra de 4erramentas de 6cesso !+pido cont3m os comandos Salvar, 1esfa*er e !epetir (ou !efa*er%, mas voc@ pode personali*+<la com os comandos (ue dese)ar.

Guia Pgina Inicial


Grupo rea de Transferncia:

Recortar (CTRL+X): Move o conte>do selecionado para a Drea de ransfer@ncia. O termo excluir, retirar ou apagar pode ser utili < *ado para representar a a&o do recortar. Copiar (CTRL+C): 1uplica a sele&o para a Drea de ransfer@ncia. Colar (CTRL+V): 9nsere o >ltimo item enviado para a Drea de transfer@ncia no local onde estiver o cursor, ou ponto de inser&o. Colar Especial (CTRL+ALT+V): ,ermite colar um texto ou ob)eto, )+ enviado para a Drea de transfer@ncia, sem formata&o, ou no formato ! 4 e at3 mesmo no formato E M". Pincel (CTRL+SHIFT+C copia e CTRL+SHIFT+V ! cola): Copia a formata&o de um texto ou ob)eto selecionado e o aplica a um texto ou ob)eto clicado. ,ara manter este comando ativado devemos dar um cli(ue duplo e para desativar este recurso podemos pres< sionar a tecla BSC ou clicar novamente no boto ,incel. "rea #e trans$er%ncia #o &$$ice (CTRL+CC) : Bxibe o painel de tarefa FDrea de transfer@nciaG. Mant3m at3 .H itens recortados e7ou copiados.

Grupo Fonte

Tipo #e Fonte: ,ermite alterar o tipo de fonte. Cma das novidades da verso .//A 3 (ue as mudan&as ocorrem simultaneamente, permitindo a escolha da fonte sem aplicar o efeito. Ta'an(o #e Fonte: ,ermite aumentar ou diminuir o tamanho da fonte no padro oferecido. Ctili*ando as teclas de atalho C !"#SE94 #I e C !"# SE94 #J 3 poss8vel, respectivamente, diminuir e aumentar o tamanho da fonte obedecendo ao padro ofe < recido. K+, a combina&o de teclas C !"#L e C !"#M permitem, respectivamente, diminuir e aumentar o tamanho da fonte ponto a ponto. ,ermitem, respectivamente, aumentar e diminuir o tamanho da fonte. )ai*sc+las e )in*sc+las (SHIFT+F,): ,ermite alternar entre os recursos: ,rimeira letra da senten&a em mai>sculas, odas em mai< >sculas, odas em Min>sculas, 6 primeira letra de cada palavra em mai>scula e 9nverter (Maius7Minus%.
Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br ,

Li'par For'ata-.o: "impa toda formata&o do texto ou ob)eto selecionado, deixando o texto ou ob)eto na formata&o padro. /e0rito (CTRL+/ o+ CTRL+SHIFT+/): 6plica o efeito de texto negrito ao texto selecionado. 1ica: 5o 3 necess+rio selecionar texto para aplicar formata&o, o cursor, ou ponto de inser&o deve estar locali*ado entre a palavra. It1lico (CTRL+I o+ CTRL+SHIFT+I): 6plica o efeito de texto it+lico ao texto selecionado. S+2lin(a#o (CTRL+S o+ CTRL+SHIFT+S): 6plica o efeito de texto sublinhado. ,odemos alterar o tipo e a cor do sublinhado clicando na pe(uena seta ao lado do boto. Tac(a#o: 6plica o efeito de texto tachado no texto selecionado. Bx. ,alavras de um texto. S+2scrito (CTRL+3): ,ermite aplicar o efeito de texto subscrito, criando letras pe(uenas abaixo da linha de base do texto. Bx. E .O. So2rescrito (CTRL+SHIFT++): ,ermite aplicar o efeito de texto sobrescrito, criando letras pe(uenas acima da linha de base do texto. Bx. Cita&o0. (,ara criar uma nota de rodap3, cli(ue em 9nserir 5ota de !odap3 na Nuia !efer@ncia%. E$eito #e te4to: ,ermite aplicar efeitos no texto como sobra, sobra

brilho ou reflexo.

Realce: Bste efeito de texto permite fa*er como se o texto tivesse sido marcado com um marca<texto. Cor #e Fonte: ,ermite alterar a cor de fonte do texto selecionado. Fonte (CTRL+5) : ,ermite alterar a formata&o do texto selecionado. Observe as figuras abaixo:

Obs: Caso dese)e alterar a formata&o padro do -ord ./0/, altere para a formata&o da fonte dese)ada e cli(ue no boto F1efinir como ,adro...G, locali*ado no canto inferior da )anela. O ,adro 3 4onte: Calibri, amanho: 00.

Grupo Pargrafo

)arca#ores: ,ermite inserir marcas aos par+grafos ou a uma lista. /+'era-.o: ,ermite numerar os par+grafos e criar subn8veis. Observem no texto abaixo alguns dos efeitos oferecidos: Bx.

0. Bxemplo de texto com numera&o. (B5 B!% .. Bxemplo de texto com numera&o. (SE94 #B5 B!%
Bxemplo de texto com numera&o. (B5 B!%

?. Bxemplo de texto com numera&o. (B5 B!% H. ,ressionando a tecla 6$ cria<se o prOximo subn8vel do par+grafo. H.0. ,odemos formatar o subn8vel para (ue se)a exibidas letras e7ou n>meros.
(B5 B!%
Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 6

H... Bxemplo de texto com numera&o. (B5 B!% H.?. ,ressione a combina&o de teclas SE94 # 6$ para voltar um n8vel. =. 4im do exemplo de texto com numera&o.
For'atar 'arca#ores e n+'era-.o : ,ermite alterar a maneira como os par+grafos sero numerados ou marcados. 5i'in+ir Rec+o: 1iminui o recuo deslocando o par+grafo ; es(uerda. A+'entar Rec+o: 6umenta o recuo deslocando o par+grafo ; direita. Classi$ica-.o Crescente : ,ermite ordenar par+grafo e linhas de uma tabela em ordem crescente. )ostrar t+#o (CTRL+SHIFT+7): Bxibe caracteres no<imprim8veis, tais como, marcas de texto, marcas de par+grafo, marcas de ta< bula&o e texto oculto. Alin(a'ento 8 es9+er#a (CTRL+: o+ CTRL+F): 6linha o par+grafo ; es(uerda. Alin(a'ento centrali;a#o (CTRL+E): Centrali*a o par+grafo. Alin(a'ento 8 #ireta (CTRL+<): 6linha o par+grafo ; direita. Alin(a'ento =+sti$ica#o (CTRL+>): Kustifica o texto. Espa-a'ento entre lin(as: 6umenta ou diminui o espa&o existente entre as linhas de um par+grafo. Bspa&amento padro entre linhas 3 o m>ltiplo ou 0,0=. So'2rea'ento: altera o plano de fundo do texto ou par+grafo selecionado. Semelhante ao !ealce. ?or#as: ,ermite preencher as bordas de um par+grafo. "embrando (ue um par+grafo compara<se a uma c3lula de uma tabela. Par10ra$o : ,ermite alterar a formata&o do par+grafo selecionado. Observe as figuras abaixo:

Obs: Caso dese)e alterar a formata&o padro do -ord ./0/, altere para a formata&o do par+grafo dese)ada e cli(ue no boto F1efinir como ,adro...G, locali*ado no canto inferior da )anela.

Grupo Estilo

Estilos: Oferece estilos de formata&o pr3<definidos para padroni*a&o de formata&o de um ar(uivo. 4acilita, tamb3m, a utili*a&o de outros recursos do -ord como, por exemplo, a cria&o de um sum+rio ou 8ndice anal8tico.

Grupo Edio

Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br @

Locali;ar (CTRL+L (caso o painel #e naAe0a-.o este=a a2erta e4i2e a cai4a #e pes9+isa))B

S+2stit+ir (CTRL+C)B Ir para (CTRL+ALT+<)D

Guia Inserir
Grupo Pginas

Fol(a Rosto: 4ornece uma folha rosto (capa% totalmente formatada com alguns campos como, autor, t8tulo e outras informa&'es para serem preenchidas. P10ina e' ?ranco: 9nsere uma p+gina em branco no local onde estiver o cursor, ou ponto de inser&o. :+e2ra #e P10ina (CTRL+E/TER): Semelhante ; ,+gina em $ranco. 9nicia uma nova p+gina em branco.

Grupo Tabelas

Ta2ela: ,ermite inserir uma tabela. Sugere uma tabela de 0/ colunas com P linhas. Q poss8vel, atrav3s deste comando, converter um texto em tabela ou tabela em texto. O recurso permite tamb3m a inser&o de uma planilha do Bxcel, al3m de fornecer algumas tabelas )+ formatas.

Grupo Ilustraes

Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br E

I'a0e': ,ermite inserir, no documento em edi&o, uma imagem ou foto do ar(uivo. 6bre uma caixa de di+logo (ue exibe a pasta Minhas imagens. Clip!art: 6bre o painel de tarefas (ue permite inserir, no documento em edi&o, clip<arts. Formas: ,ermite inserir formas no documento em edi&o. Observem as figuras abaixo:

S'artArt: Q uma representa&o visual de suas informa&'es (ue voc@ pode criar com rapide* e facilidade, escolhendo entre v+rios laRouts diferentes, para comunicar suas mensagens ou id3ias com efici@ncia.

<r1$ico: ,ermite inserir um gr+fico a partir de uma planilha do Bxcel incorporada no documento -ord. Se o documento estiver no modo de compatibilidade o gr+fico ser+ gerado pela ferramenta Microsoft Nraph. 5o caso de um gr+fico (ue este)a vinculado a uma pasta de trabalho ; (ual voc@ tem acesso, 3 poss8vel especificar (ue ele verifi(ue automaticamente se h+ altera&'es na pasta de trabalho vinculada sempre (ue o gr+fico for aberto.

InstantFneo: ,ermite recortar imagens capturadas de tela.

Grupo Lin s
Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br G

HiperlinH: ,ermite inserir um hiperlinS (ponteiro ou ancTra% no documento em edi&o. Cm hiperlinS permite abrir p+ginas da 9nter< net, endere&os de e<mails, direcionar para programas e outros ar(uivos do computador, al3m de direcionar para (ual(uer parte do documento. rabalhando com o recurso 9ndicador fica f+cil criar linSs (ue, ao serem executados, direcionam para a parte do docu< mento indicada.

In#ica#or: Ctili*ado para marcar pontos no documento (ue ao serem referenciadas em um hiperlinS o usu+rio 3 direcionado para o ponto indicado. Re$er%ncia Cr+;a#a: ,ermite criar hiperlinS (ue direcionam para um ob)eto ou tabela espec8fica. Bx. U+ para a p+gina 2 para visuali< *ar o gr+fico V. 6o clicar nesta refer@ncia o usu+rio 3 direcionado para a p+gina 2 e visuali*ar o Nr+fico V.

Grupo !abeal"o e #odap$

Ca2e-al(o: ,ermite atribuir ao documento em edi&o um cabe&alho oferecendo uma distribui&o das informa&'es. Ro#apI: ,ermite atribuir ao documento em edi&o um rodap3 oferecendo uma distribui&o das informa&'es. /*'ero #e P10ina: ,ermite al3m de inserir uma numera&o para as p+ginas, formatar a numera&o. Q poss8vel tamb3m inserir a numera&o as margens do documento.

Grupo Te%to

Cai4a #e Te4to: ,ermite inserir uma caixa de texto, pr3<formatadas, no documento em edi&o. Partes R1pi#as: Os blocos de constru&o so partes reutili*+veis de conte>do ou outras partes de um documento (ue so arma*e< nadas em galerias. Q poss8vel acessar e reutili*ar esses blocos a (ual(uer momento. amb3m 3 poss8vel salv+<los e distribu8<los com modelos. Q poss8vel usar 6uto exto, um tipo de bloco de constru&o, para arma*enar texto ou gr+ficos (ue o usu+rio dese)a usar novamente, como uma cl+usula padro de contrato ou uma longa lista de distribui&o. Cada sele&o de texto ou gr+fico 3 arma*e< nada como uma entrada de 6uto exto no Organi*ador de $locos de Constru&o e recebe um nome exclusivo para facilitar a locali< *a&o do conte>do (uando o usu+rio dese)ar utili*+<lo.

Jor#Art: ,ermite inserir um texto decorativo a partir de formata&'es e estilos pr3<definidos.


Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br K

Letra Capit+lar: Bfeito de texto (ue cria uma letra mai>scula grande no in8cio do par+grafo. Bx.
xemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular. Bxemplo de texto com o efeito de texto capitular.

Lin(a #e Assinat+ra: 9nsere uma linha (ue especifi(ue a pessoa (ue deve assinar. 5ata e Hora: ,ermite inserir 1ata e Eora no local onde estiver o cursor. Oferece alguns formatos de datas e horas pr3<definidas. &2=etos: ,ermite inserir um ob)eto no documento em edi&o. Nr+ficos, 9magens, Slides, 1ocumentos, 6r(uivos em geral entre outros.

Grupo &'(bolos

E9+a-.o: 6bre o editor de e(ua&'es. ,ermite inserir matem+ticas ou desenvolver suas prOprias e(ua&'es usando uma biblioteca de s8mbolos matem+ticos.

SL'2olo: 9nsere s8mbolos (ue no constam no teclado, como s8mbolos de copRright, s8mbolo de marca registrada, marcas de par+< grafo e caracteres Cnicode. W X Y Z [ \ ] ^ _ ` a b c d e f g h

Guia La ou! "e Pgina


Grupo Te(as

Te'as: ,ermite definir um tema para o 1ocumento, mudando formata&'es de cores, fontes, efeitos e etc. ,ara alterar apenas efeitos individuais poder+ optar pelos recursos do Nrupo. ,or exemplo: Se dese)ar mudar apenas as cores da fonte basta escolher a op&o Cores do Nrupo emas.

Grupo !onfigurar Pgina

)ar0ens: Bste 3 um bom recurso para no alterar as margens de maneira manual. emos as op&'es de manter7voltar as margens no tamanho padro, Margens estreitas, Moderada, "arga, Bspelhada (espa&o reservado para encaderna&o%, e personali*ada. &rienta-.o: Oferece acesso r+pido para mudar o modo de orienta&o do 1ocumento: !etrato ou ,aisagem. Ta'an(o: ,ermite alterar o tamanho da folha para impresso. Bntre as sugest'es temos o tamanho: Carta, Of8cio, 6?, 6H e etc. Col+nas: ,ermite separar em colunas o documento em edi&o ou um bloco de texto selecionado (inserir automaticamente (uebra de se&o cont8nua%. :+e2ras: ,ermite reali*ar (uebras de p+gina (C !"#B5 B!%, (uebra de coluna (C !"#SE94 #B5 B!%, (uebra de texto ou linha (SE94 #B5 B!%, permite tamb3m (uebras de se&o cont8nua, prOxima p+gina e p+ginas pares e impares. /*'eros #e Lin(a: ,ermite exibir n>mero de linhas continuamente, com intervalos, iniciar a contagem a cada p+gina ou se&o entre outras configura&'es poss8veis.

Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br M

Hi$eni;a-.o: ,ermite fa*er a separa&o de s8labas automaticamente. 5o 3 necess+rio selecionar o texto e o recurso pode ser ati< vado a (ual(uer momento. ,ara fa*er uma hifeni*a&o manual cli(ue no comando Manual. Com este recurso ativado, para cada situa&o poss8vel de hifeni*a&o surge a caixa de di+logo hifeni*a&o e voc@ poder+ escolher entre hifeni*ar ou no a palavra.

Grupo Plano de Fundo da Pgina

)arca 5N10+a: ,ermite 9nserir uma marca di+gua no documento em edi&o, se)a com imagem ou texto. Observe a figura abaixo:

Cor #a P10ina: ,ermite definir uma cor para as p+ginas do documento. ?or#as #e P10ina: 6bre a caixa de di+logo $ordas e Sombreamento com a guia $ordas da ,+gina ativada. ,ermite definir uma margem para as p+ginas do documento em edi&o.

Grupo Pargrafo

Rec+ar: ,ermite alterar o recuo em rela&o ;s margens. Cma margem negativa ultrapassa a linha de margem. Espa-a'ento: ,ermite alterar o espa&amento do par+grafo selecionado em rela&o com o par+grafo anterior e posterior. O espa&amento padro 6ntes 3 / pt e espa&amento padro 1epois 3 0/pt. ,ar+grafo selecionado. : ,ermite alterar a formata&o do par+grafo

Grupo )rgani*ar

Posi-.o: ,ermite alterar a maneira como a imagem ficar+ alinhada no documento. ,ermite alterar se acompanhar+ a (uebra de texto e posi&o da figura em rela&o ao texto.
Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 1O

Tra;er para $rente: ,ermite organi*ar o ob)eto selecionado tra*endo<o para frente do texto. EnAiar para tr1s: ,ermite organi*ar o ob)eto selecionado enviando<o para tr+s do texto, como se fosse um plano de fundo do par+grafo. :+e2ra a+to'1tica #e Te4to : ,ermite escolher como ficar+ o texto em rela&o ; figura. Alin(ar: ,ermite alinhar o ob)eto selecionado em rela&o ;s margens es(uerda, direita, superior e inferior. A0r+par: ,ermite agrupar v+rios ob)etos para (ue possam receber formata&o em con)unto ou at3 mesmo moviment+<los ao mesmo tempo. 6pOs as defini&'es serem reali*adas ao grupo de ob)etos 3 poss8vel desagrup+<los. <irar: ,ermite girar o ob)eto selecionado.

Guia Refer#ncias
Grupo &u(rio

S+'1rio: ,ermite criar e configurar um sum+rio para o documento em edi&o. Observando as configura&'es )+ pr3<definidas pelo usu+rio com o recurso Bstilos e 4ormata&o.

A#icionar Te4to: Bste recurso permite acrescentar ao Sum+rio um novo item e seu n8vel hier+r(uico. At+ali;ar S+'1rio: 6pOs modificar o ar(uivo acrescentado e diminuindo itens atuali*e o sum+rio para (ue as novas mudan&as se)am exibidas.

Grupo +otas de #odap$

Inserir /ota #e Ro#apI: ,ermite inserir uma nota de !odap3 no documento. Colo(ue o cursor apOs a palavra ou texto (ue dese)e acrescentar na 5ota de !odap3. Bste recurso coloca o coment+rio7nota no final da p+gina corrente. Inserir /ota #e Fi': ,ermite inserir uma nota de fim no documento. Colo(ue o cursor apOs a palavra ou texto (ue dese)e acrescentar na 5ota de fim. Bste recurso coloca o coment+rio7nota no final do documento. PrP4i'a /ota #e Ro#apI: ,ermite navegar entre as notas de rodap3 no documento. )ostrar /otas: Bxibe as 5otas )+ inseridas no documento em edi&o.

Grupo !itaes e ,ibliografia

Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 11

Inserir Cita-.o: 6o adicionar um nova cita&o a um documento, tamb3m 3 poss8vel criar uma nova fonte bibliogr+fica (ue ir+ aparecer na bibliografia. ,ara locali*ar fontes bibliogr+ficas adicionais, ou informa&'es adicionais sobre as fontes bibliogr+ficas (ue voc@ est+ citando, cli(ue em 9nserir cita&'es e cli(ue em ,es(uisar bibliotecas. ,or exemplo, 3 poss8vel pes(uisar um banco de dados de bibliotecas em busca de toda correspond@ncia de um tOpico espec8fico na cole&o dessa biblioteca. Bm seguida, com um >nico cli(ue, 3 poss8vel inserir a cita&o no documento ou adicionar as informa&'es sobre a fonte na lista atual de fontes bibliogr+ficas para usar posteriormente. <erenciar Fontes ?i2lio0r1$icas: Q poss8vel clicar no boto ,rocurar no Nerenciador de fontes bibliogr+ficas para selecionar outra lista mestra a partir da (ual voc@ poder+ importar novas fontes bibliogr+ficas ao documento. ,or exemplo, 3 poss8vel se conectar a um ar(uivo em um compartilhamento, no computador ou servidor de um colega de pes(uisa, ou em um site hospedado por uma universidade ou institui&o de pes(uisa. Estilo: ,ermite escolher o estilo de $ibliografia. Se voc@ escolher um estilo NOS ou 9SO jk/ para suas fontes e uma cita&o no for exclusiva, anexe um caractere alfab3tico ao ano. ,or exemplo, uma cita&o aparecia como L,asteur, 0PHPaM. 1ocumentos de ci@ncias sociais normalmente usam estilos M"6 ou 6,6 para cita&'es e fontes bibliogr+fica. Se escolher 9SO jk/ < Ordem 5um3rica e voc@ adicione cita&'es ao seu documento, voc@ deve clicar no estilo 9SO jk/ novamente para ordenar corretamente as cita&'es. ?i2lio0ra$ia: ,ermite adicionar uma $ibliografia baseado em algum modelo sugerido.

Grupo Legendas

Inserir Le0en#a: ,ermite inserir uma legenda para uma imagem. Cma legenda 3 uma linha de informa&'es exibida abaixo da imagem como, por exemplo: F4igura 0. !epresenta o grupo legendasG. Inserir Qn#ice #e Il+stra-Res: ,ermite criar um 8ndice para as legendas do documento. At+ali;ar Ta2ela: 6pOs inserir novas legendas atuali*e a tabela para (ue as novas mudan&as se)am exibidas. Re$er%ncia Cr+;a#a: !eferir<se a itens como legendas, t8tulos, ilustra&'es e tabelas inserindo uma refer@ncia cru*ada como Fconsulte a tabela PG ou Fv+ para a p+gina 0/G.

Grupo -ndice

)arcar Entra#a (ALT+SHIFT+X): 9nclui o texto selecionado no lndice do 1ocumento.


Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 12

Inserir Qn#ice: 9nseri um no documento. Cm 8ndice 3 um con)unto de palavras<chave encontradas no documento, )untamente com os n>meros das p+ginas em (ue as palavras aparecem. At+ali;ar Qn#ice: 6tuali*ar o 8ndice afim (ue todas as entradas indi(uem o n>mero de p+gina correto.

Grupo -ndice de .utoridades

)arcar Cita-.o: 6diciona o texto selecionado como uma entrada no 8ndice de autoridades. Inserir Qn#ice #e A+tori#a#es: ,ermite 9nserir um 8ndice de autoridades no documento. Cm 8ndice de autoridades relaciona os casos, estatutos e outras autoridades citadas no documento. At+ali;ar Ta2ela: 6tuali*ar o 8ndice de autoridades de modo a incluir todas as cita&'es do documento.

Guia Correspon"#ncias
Grupo !riar

Bnvelopes: ,ermite criar e imprimir Bnvelopes. ,ara imprimir o envelope, insira um envelope na impressora como mostrado na caixa 6limenta&o na guia Op&'es de 9mpresso na caixa de di+logo Op&'es do Bnvelope, cli(ue em 6dicionar ao 1ocumento e, em seguida, cli(ue em 9mprimir. Se voc@ (uiser imprimir o envelope sem imprimir o resto do documento, digite ,+gina 0 na caixa de di+logo 9mprimir. 5a se&o 9ntervalo de p+ginas da caixa de di+logo 9mprimir, cli(ue em ,+ginas e, em seguida, digite 0 na caixa ,+ginas. Bti(uetas: ,ermite criar e imprimir Bti(uetas

Grupo iniciar /ala 0ireta

Iniciar )ala 5ireta: ,ermite usar a mala direta (uando dese)a criar um con)unto de documentos, como uma carta modelo (ue 3 enviada a muitos clientes ou uma folha de eti(uetas de endere&o. Cada carta ou eti(ueta tem o mesmo tipo de informa&'es, no
Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 1,

entanto o conte>do 3 exclusivo. ,or exemplo, nas cartas ao seus clientes, cada carta pode ser personali*ada para abordar cada cliente pelo nome. 6s informa&'es exclusivas em cada carta ou eti(ueta prov@m de entradas em uma fonte de dados. O processo de mala direta inclui as seguintes etapas gerais:

0. .. ?.

Definir o documento principal. O documento principal contm o texto e os grficos ue s!o os mesmos para cada "ers!o do documento mesclado. Por exemplo# o endere$o de retorno ou a sauda$!o em uma carta modelo. %onectar o documento a uma fonte de dados. &ma fonte de dados um ar ui"o ue contm as informa$'es a serem mescladas em um documento. Por exemplo# os nomes e os endere$os dos destinatrios de uma carta. (efinar a lista de destinatrios ou os itens. O )icrosoft Office Word gera uma c*pia do documento principal para cada item# ou registro# no seu ar ui"o de dados. +e o seu ar ui"o de dados for uma lista de correspond,ncia# esses itens ser!o pro"a"elmente destinatrios da sua correspond,ncia. +e "oc, uiser gerar c*pias apenas para determinados itens no seu ar ui"o de dados# poder escol-er uais itens .registros/ incluir. 0dicionar espa$os reser"ados# c-amados campos de mala direta# ao documento. 0o reali1ar a mala direta# os campos da mala direta s!o preenc-idos com informa$'es de seu ar ui"o de dados. 2isuali1ar e completar a mesclagem. 3 poss4"el "isuali1ar cada c*pia do documento antes de imprimir todo o con5unto.

H. =.

Selecionar 5estinat1rios: Bscolher a lista de pessoa pelo (ual o usu+rio pretende enviar a carta. ,odemos digitar nossa prOpria lista, usar os contatos do OutlooS ou conectar<se a um banco de dados. E#itar Lista #e 5estinat1rios: ,ermite alterar a lista de destinat+rios e decidir (uem receber+ esta carta. amb3m 3 poss8vel classificar, filtrar, locali*ar, remover duplicatas ou validar os endere&os da lista.

Grupo Gra1ar e Inserir !a(pos

Real-ar Ca'pos #e )escla0e': ,ermite real&ar os campos inseridos no documento. Bste recurso facilita a identifica&o da parte da carta<modelo (ue ser+ substitu8da pelas informa&'es da lista de destinat+rios escolhida. ?loco #e En#ere-o: 6diciona um endere&o a carta. O usu+rio deve especificar a formata&o e o local, e o -ord substituir+ essas informa&'es pelos endere&os reais da lista de destinat+rios. Lin(a #e Sa+#a-.o: ,ermite adicionar uma linha de sauda&o, como: F,re*ado(a% II5omeJJG ao documento. Inserir Ca'po #e )escla0e': ,ermite adicionar (ual(uer campo da lista de destinat+rios ao documento, como sobrenome, telefone residencial e etc. Re0ras: ,ermite especificar regras para a tomada de deciso do recurso mala direta.

Grupo 2isuali*ar #esultados

Vis+ali;ar Res+lta#os: ,ermite visuali*ar como ficou a carta com os dados dos destinat+rios da mensagem. 6fim de visuali*ar a apar@ncia da carta. /aAe0a-.o: ,ermite navegar entre os registros7destinat+rios. Locali;ar 5estinat1rio: Ctili*a<se este campo para locali*ar uma entrada espec8fica. Veri$ica-.o A+to'1tica #e Erros: ,ermite especificar como tratar dos erros (ue ocorrem apOs a concluso da mala direta. Q poss8vel simular um envio de mala direta para verificar se surgir+ algum erro.

Grupo !oncluir

Concl+ir e )esclar: 4inali*a e prepara o envio da mala direta para impresso ou por e<mail.
Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 16

Guia Re$is%o
Grupo #e1iso de Te%to

&rto0ra$ia e <ra'1tica (FG): 9nicia a verifica&o ortogr+fica e gramatical do documento em edi&o.

Pes9+isar (ALT+CLI:CE): 6bre o painel de tarefas ,es(uisar para fa*er uma pes(uisa em materiais de refer@ncias como dicion+rios, enciclop3dias e servi&os de tradu&'es. 5icion1rio #e SinSni'os: Sugere outras palavras com significado semelhante ao da palavra selecionada. Contar PalaAras: Saber o n>mero de palavras, caracteres, par+grafos e linhas do documento.

Grupo Idio(a

Tra#+;ir: radu* o texto selecionado em outro idioma. I#io'as: ,ermite definir outro idioma para a palavra afim de (ue se)a poss8vel fa*er a verifica&o ortogr+fica e gramatical do texto selecionado.
Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 1@

Grupo !o(entrios

/oAo Co'ent1rio: 6diciona um coment+rio no texto ou ob)eto selecionado. E4cl+ir: ,ermite excluir o coment+rio inserido. Anterior: ,ermite navegar entre os coment+rios anteriores. PrP4i'o: ,ermite navegar entre os prOximos coment+rios.

Grupo !ontrole

Controle #e Altera-Res (CTRL+SHIFT+E): ,ermite controlar todas as altera&'es feitas no documento, incluindo inser&'es, exclus'es e altera&'es de formata&o. ?alRes: ,ermite escolher a forma de mostrar as revis'es feitas no documento. Q poss8vel exibir em pe(ueno bal'es na margem direita ou no prOprio documento. )arca-.o na e4i2i-.o $inal: ,ermite escolher a forma de exibir as altera&'es propostas no documento. 4inal: Bxibe o documento com todas as altera&'es propostas. Original: Bxibe o documento sem as altera&'es propostas. )ostrar 'arca#ores: ,ermite escolher o tipo de marca&o a ser exibido no documento. O usu+rio pode mostrar ou ocultar coment+rios, inser&'es e exclus'es, altera&'es de formata&o e outros tipos de marca&'es. Painel #e ReAis.o: Bxibe as marca&'es em uma )anela separada.

Grupo .lteraes

Aceitar: ,ermite aceitar todas as altera&'es sugeridas no ar(uivo. Re=eitar: !e)eita a altera&o atual sugerida e passa para a prOxima altera&o. Anterior: ,ermite navegar at3 a modifica&o anterior reali*ada no documento. PrP4i'o: ,ermite navegar at3 a prOxima modifica&o reali*ada no documento.

Grupo !o(parar

Co'parar: Comparar ou combinar v+rias vers'es do ar(uivo.

Grupo Proteger

Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 1E

Prote0er 5oc+'ento: ,ermite restringir a maneira como os usu+rios possam acessar o documento. Q poss8vel restringir formata&o e edi&o.

Guia &'i(i)%o
Grupo /odos de E%ibio de 0ocu(ento

LaTo+t #e I'press.o (pa#r.o): Bxibe o documento do modo como ficar+ na p+gina impressa. LaTo+t e' Tela Inteira: Maximi*a o painel de visuali*a&o do documento aumentando o espa&o dispon8vel para a leitura ou inser&o de coment+rios. LaTo+t #a Je2: Bxibe o documento do modo como uma p+gina da -eb. Estr+t+ra #e TPpicos: Bxibe o documento por tOpicos e ferramentas correspondentes. Rasc+n(o: O mesmo (ue o modo normal. Certos elementos da tela no sero exibidos, como Cabe&alhos e !odap3s.

Grupo /ostrar3)cultar

RI0+a: Bxibe a r3gua superior e es(uerda do documento. Lin(as #e <ra#e: Bxibe linhas de grade para uma organi*a&o e alinhamento dos elementos ou ob)etos do documento. Painel #e /aAe0a-.o: 6bre um painel de tarefa (ue permite navegar entre uma estrutura de tOpicos do documento.

Grupo 4oo(

Uoo': 6bre a caixa de di+logo moom para especificar o n8vel de moom no documento. Q poss8vel a)ustar os n8veis de moom pela barra de status. 1OOn: 6ltera o moom para 0//n no formato padro original do documento. C'a P10ina: 6ltera o moom do documento de modo (ue a p+gina inteira caiba na )anela. 5+as P10inas: 6ltera o moom do documento de modo (ue duas p+ginas caibam na )anela. Lar0+ra #a P10ina: 6)usta o moom de modo (ue a largura da p+gina corresponda a largura da )anela.

Grupo 5anela

/oAa >anela: 6bre uma nova )anela com a exibi&o do documento atual. &r0ani;ar T+#o: Coloca todas as )anelas abertas no programa lado a lado na tela. 5iAi#ir: 1ivide o documento em dois pain3is. ,ermite visuali*ar duas partes diferentes do mesmo documento. E4i2ir La#o a La#o: ,ermite exibir dois documentos lado a lado para poder comparar os respectivos conte>dos.
Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 1G

Rola0e' Sincroni;a#a: ,ermite sincroni*ar a rolagem de dois documentos, de modo (ue rolem )untos na tela. Re#e$inir Posi-.o #a >anela : ,ermite redefinir a posi&o da )anela dos documentos (ue esto sendo comparados lado a lado de modo (ue dividam a tela igualmente. Alternar >anelas: ,assa para a outra )anela aberta no momento.

Grupo /acros

)acros (mini<programas%: Q uma se(oencia de a&'es ou comando resumidos em um boto ou tecla de atalho. Bxibir macros (6" #4P%: Bxibe a lista de macros na (ual o usu+rio pode executar, criar e7ou excluir uma macro. Nravar nova macro: ,ermite gerar uma macro.

Teclas "e a!al*o+


,rincipais teclas de atalho separado por grupos: ?ot.o #o &$$ice Rec+rso Teclas #e atal(o Novo C !"# O Abrir C !"# 6, C !"# 40. ou 6" #C !"# 4. Salvar C !"# $, SE94 # 40. ou 6" #SE94 # 4. Salvar Como 40. Imprimir C !"# , ou C !"#SE94 # 40. Visualizar Impresso C !"# 4. ou 6" #C !"# 9 Fechar C !"# - OC C !"# 4H Sair 6" # 4H Acesso r1pi#o: Rec+rso Salvar Salvar Como Desfazer Refazer Refazer ou Repetir It'lico Subli$hado Duplo Subli$hado Mai(sculas e Mi$(sculas odas Mai(sculas Realce Sobrescrito Subscrito )culto Versalete ou Cai!a Alta <r+po Par10ra$o Rec+rso Ali$har * es+uerda Ce$tralizar #ar'&rafo Ali$har * Direita ,ustificar #ar'&rafo "spa-ame$to #ar'&rafo . "spa-ame$to #ar'&rafo ./0 "spa-ame$to #ar'&rafo 1 C !"# 9 OC C !"#SE94 # 9 C !"# S OC C !"#SE94 # S C !"#SE94 # 1 SE94 # 4? C !"#SE94 # 6 6" #C !"# E C !"#SE94 # # C !"# q C !"#SE94 # E C !"#SE94 # p

Teclas #e atal(o C !"# $, SE94 # 40. OC 6" #SE94 # 4. 40. C !"# m OC 6" # $6CpS,6CB C !"#! C !"#!, 4H OC 6" # B5 B!

<+ia InLcio

Teclas #e atal(o C !"#r C !"# B C! "#N C !"# K C !"# 0 C !"# = C !"# .

<r+po: "rea #e trans$er%ncia Rec+rso Teclas #e atal(o Recortar C !"# 2 OC SE94 # 1B" Copiar C !"# C OC C !"# 95SB! Mover e!to SE94 # 4. Colar C !"# U OC SE94 # 95SB! Colar "special 6" #C !"# U #i$cel: Copiar Formato C !"#SE94 # C #i$cel: Colar Formato C !"#SE94 # U <r+po: Fonte Rec+rso Fo$te Aume$tar Fo$te Dimi$uir Fo$te Aume$tar Fo$te %m #o$to Dimi$uir Fo$te %m #o$to Ne&rito

Teclas #e atal(o C !"# 1 OC C !"#SE94 # 4 C !"#SE94 # J C !"#SE94 # I C !"# M C !"# L C !"# 5 OC C !"#SE94 # 5
Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 1K

<r+po E#i-.o Rec+rso 2ocalizar Ir #ara Substituir Selecio$ar udo

Teclas #e atal(o C !"# " 4= C !"# C C !"#

&+tras teclas #e atal(o Rec+rso A3uda Alter$ar Fai!a )p-4es

Teclas #e atal(o 40 C !"# 40

Ma!imizar Restaurar Alter$ar e$tre Ma! e Rest 5uebra #'&i$a 5uebra de 2i$ha ou te!to 5uebra Colu$a Dividir Docume$to Dicio$'rio de Si$6$imos Verifica-o )rto&r'fica 78perli$9

6" # 40/ 6" # 4= C !"# 40/ C !"# B5 B! SE94 #B5 B! C !"#SE94 # B5 B! 6" #C !"# S SE94 # 4A 4A Ctrl# p

Prof. Wagner Bugs www.wagnerbugs.com.br 1M

Manual Prtico de Informtica para Concursos

23

Excel 2003

1.7. Janela / Dividir : ferramenta presente na ponta das barras de rolagem vertical e horizontal, permite dividir a janela atual em quatro painis que mostram regies diferentes da mesma planilha.

2. Seleo e edio de clulas


clicar... 1x em uma clula 2x em uma clula e arrastar seleciona... a clula edita o contedo na clula intervalo de clulas (clulas adjacentes) intervalo de clulas (clulas adjacentes) adiciona clulas seleo anterior (seleciona clulas noadjacentes) toda a coluna ou linha todas as clulas da planilha atual altera a largura da coluna anterior ou altura da linha anterior

O Microsoft Office Excel 2003 a 11 verso da planilha eletrnica mais usada no mundo, lanado em 1987 para Windows. um software que facilita a anlise de dados inseridos em uma grande tabela (folha de clculo), realizando clculos e construindo grficos.

1. rea de trabalho
1.1. Pasta: arquivo do Excel criado com trs planilhas (pginas) prontas para edio. 1.2. Planilha: tabela, folha ou pgina de clculo, formada por 256 colunas , dispostas na vertical, em ordem alfabtica, da esquerda para a direita, e 65.536 linhas numeradas de cima para baixo. 1.2.1. Guia das Planilhas : mostra a planilha atual de trabalho e, por padro, outras duas disponveis. Podem ser renomeadas e coloridas, excludas ou adicionadas, movidas ou duplicadas.
Inserir / Planilha Formatar / Planilha...

em uma clula, manter a tecla SHIFT pressionada, clicar em outra clula em uma clula, manter a tecla CTRL pressionada, clicar em outra clula no cabealho da coluna ou linha no retngulo entre os cabealhos das colunas e linhas no ponto mdio entre duas colunas ou linhas e arrastar

2.1. Alinhamento padro de valores


Texto Mengo Nmero 1983 Resultado de testes lgicos VERDADEIRO Erros #DIV/0!
Linux

1.3. Clula : retngulo formado pelo cruzamento de uma coluna e uma linha, onde so inseridos os dados e clculos. O nome, endereo ou referncia de uma clula dado pela coluna, seguida da linha que a formam. 1.4. Caixa de nome : identifica a clula ativa, grfico ou objeto de desenho selecionado, localiza uma clula qualquer, atribui nome a uma clula ou intervalo de clulas.
Editar / Ir Para... Inserir / Nome / Definir...

3. Caracteres Especiais 3.1. Iniciadores de Clculo


caractere nome igual mais menos arroba caractersticas caractere amplamente utilizado mesma funcionalidade do =, menos usado altera o sinal do primeiro valor usado apenas para funes

1.5. Barra de frmulas permite edit-lo.

: mostra o CONTEDO da clula ativa e

Contedo x Resultado: o que mostrado na barra de frmulas o contedo o que mostrado na clula a representao do contedo, ou o seu resultado. 1.6. Autoclculo : recurso presente na barra de status que mostra, por padro, a soma dos valores selecionados na planilha. Pode mostrar ainda mdia, contagens, mnimo, mximo.

= + @

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Marcelo Andrade

3.2. Operadores Matemticos


prioridade 1 2 3 4 caractere operao parnteses potenciao (exponenciao) multiplicao e diviso soma e subtrao

3.6. Precedncia (prioridade)


Operadores de referncia Parnteses Operadores matemticos Concatenao Operadores de comparao

( ) ^ * / + -

4. Funes
Funes so frmulas predefinidas que efetuam clculos usando valores especficos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funes podem ser usadas para executar clculos simples ou complexos. Por exemplo, a funo ARRED arredonda um nmero na clula A10.

3.3. Operadores de Comparao


caractere operao igual a maior que menor que caractere operao maior ou igual a menor ou igual a diferente de

4.1. Estrutura de uma funo


Estrutura: a estrutura de uma funo comea com um sinal de igual (=), seguido do nome da funo, um parntese de abertura, os argumentos da funo separados por ; e um parntese de fechamento. Nome da funo: para obter uma lista das funes disponveis, clique em uma clula e pressione SHIFT+F3. Argumentos: os argumentos podem ser nmeros, texto, valores lgicos, como VERDADEIRO ou FALSO, matrizes, valores de erro como #N/D ou referncias de clula. O argumento que voc atribuir deve produzir um valor vlido para esse argumento. Os argumentos tambm podem ser constantes, frmulas ou outras funes. Se um argumento for uma matriz ou referncia, apenas os nmeros nesta matriz ou referncia sero contados. Clulas vazias, valores lgicos, texto ou valores de erro na matriz ou referncia so ignorados. Nos clculos simples, onde apenas referncias e operadores matemticos so utilizados, clulas com texto geram erro e clulas vazias so tratadas como zero. Os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros geram erros. Dica de ferramenta Argumentos: uma dica de ferramenta com a sintaxe e argumentos exibida medida que voc digita a funo. Por exemplo, digite =ARRED( e a dica de ferramenta aparecer. As dicas de ferramenta so exibidas somente para funes internas.

= > <

>= <= <>

3.4. Operadores de Referncia


SMBOLO :
dois pontos

FUNO / EXEMPLO
Representa intervalos de clulas (clulas adjacentes) =SOMA(A1:A20) Operao de unio, usada para unir clulas ou intervalos distintos =SOMA(A1;A20) Operao de interseo. O espao em branco usado para destacar clulas comuns a dois intervalos =SOMA(A1:A10 A1:C5) Cria referncias mistas e absoluta. Fixa o endereo da clula. =$A$1*B$2 Identifica uma clula de outra planilha, na mesma pasta =Plan2!A1*B5 Identifica uma clula de outra planilha, em outra pasta =[Teste.xls]Plan2!A1*B5

LEITURA
Soma de A1 AT A20 Soma de A1 E A20 Soma da interseo de A1 at A10 com A1 at C5 A1 multiplicado por B2 Multiplica a clula A1, da planilha Plan2 por B5 da planilha atual Multiplica a clula A1, da planilha Plan2, da pasta Teste.xls por B5 da planilha atual

ponto-evrgula

espao simples

cifro

4.2. Inserir frmulas


Quando voc cria uma frmula que contm uma funo, a caixa de dilogo Inserir funo ajuda voc a inserir funes de planilha. Enquanto voc digita uma funo na frmula, a caixa de dilogo Inserir funo exibe seu nome, cada um de seus argumentos, as descries, seu resultado atual e o resultado atual da frmula inteira.

exclamao

[]

colchetes

4.3. Principais Funes do Excel


=SOMA(nm1; nm2;...) o Retorna a soma de todos os nmeros na lista de argumentos. o nm1, nm2,... so argumentos de 1 a 30 que se deseja somar. =MULT(nm1;nm2;...) o Multiplica todos os nmeros fornecidos como argumentos e retorna o produto. o nm1, nm2,... so nmeros de 1 a 30 que se deseja multiplicar. =SOMAQUAD(nm1;nm2; ...) o Retorna a soma dos quadrados dos argumentos. o nm1, nm2,... so argumentos de 1 a 30 para os quais se deseja a soma dos quadrados.

3.5. Operador de Texto


caractere

&

operao conecta, ou concatena, valores de clulas diferentes para produzir um valor de texto nico

24

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos =MNIMO(nm1;nm2;...) o Retorna o menor nmero na lista de argumentos. o nm1, nm2,... so de 1 a 30 nmeros dos quais se deseja saber o valor mnimo. o Caso o texto e os valores lgicos no devam ser ignorados, utilize a funo MNIMOA. o Se os argumentos no contiverem nmeros, MNIMO retornar 0. =MXIMO(nm1;nm2;...) o Idem MNIMO, retorna o maior nmero na lista de argumentos. =MENOR(matriz;k) o Retorna o k-simo menor valor do conjunto de dados. Use esta funo para retornar valores com uma posio especfica relativa em um conjunto de dados. o matriz um intervalo de dados numricos cujo menor k-simo valor se deseja determinar. o k a posio (a partir do menor) no intervalo de dados a ser fornecido. o Se matriz estiver vazia, MENOR retornar o valor de erro #NM!. o Se k 0 ou k exceder o nmero de pontos de dados, MENOR retornar o valor de erro #NM!. o Se n for o nmero de pontos de dados em matriz, MENOR(matriz;1) ser igual ao menor valor, e MENOR(matriz;n) ser igual ao maior valor. =MAIOR(matriz;k) o Idem MENOR, retorna o k-simo maior valor do conjunto de dados. =ARRED(nm;nm_dgitos) o Arredonda um nmero at uma quantidade especificada de dgitos. o nm o nmero que voc deseja arredondar. o nm_dgitos especifica o nmero de dgitos para o qual voc deseja arredondar nm. o Se nm_dgitos for maior que 0, ento nm ser arredondado para o nmero especificado de casas decimais. o Se nm_dgitos for 0, ento nm ser arredondado para o inteiro mais prximo. o Se nm_dgitos for menor que 0, ento nm ser arredondado para a esquerda da vrgula decimal.

25

=MDIA(nm1;nm2; ...) o Retorna a mdia aritmtica dos argumentos. o nm1; nm2;... so de 1 a 30 argumentos numricos para os quais se deseja obter a mdia. o Se uma matriz ou argumento de referncia contiver texto, valores lgicos ou clulas vazias, estes valores sero ignorados; no entanto, clulas com valor zero sero includas (devem ser consideradas no clculo). =MED(nm1;nm2;...) o Retorna a mediana dos nmeros indicados. A mediana o nmero no centro de um conjunto de nmeros ORGANIZADOS; isto , metade dos nmeros possui valores que so maiores do que a mediana e a outra metade possui valores menores. o nm1; nm2;... so de 1 a 30 nmeros dos quais se deseja obter a mediana. o Se houver uma quantidade par de nmeros no conjunto, MED calcular a mdia dos dois nmeros do meio. =MODO(nm1;nm2;...) o Retorna o valor que ocorre com mais freqncia em uma matriz ou intervalo de dados. o nm1, nm2,... so argumentos de 1 a 30 para os quais se deseja calcular o modo. o Se o conjunto de dados no contiver pontos de dados duplicados (amodal), MODO retornar o valor de erro #N/D. o Numa amostra bimodal, o Excel mostrar como resposta o valor que aparecer primeiro, entre aqueles que se repetem, na sequncia de leitura e escrita (da esquerda para direita e de cima para baixo).

=CONT.VALORES(valor1;valor2;...) o Calcula o nmero de clulas no vazias e os valores na lista de argumentos. o valor1; valor2;... so argumentos de 1 a 30 que representam os valores que se deseja calcular. Neste caso, um valor qualquer tipo de informaes, incluindo texto vazio (""), mas no incluindo clulas em branco. o Se um argumento for uma matriz ou referncia, as clulas vazias na matriz ou referncia so ignoradas. o Se voc no precisa calcular valores lgicos, texto ou valores de erro, utilize a funo CONT.NM. =CONTAR.VAZIO(intervalo) o Conta o nmero de clulas vazias no intervalo especificado. o intervalo o intervalo no qual se deseja contar as clulas em branco. o Clulas com frmulas que retornam "" (texto vazio) tambm so contadas. Clulas com valores nulos no so contadas. =CONT.NM(valor1;valor2;...) o Conta quantas clulas contm nmeros e tambm os nmeros na lista de argumentos. o valor1; valor2, ... so argumentos de 1 a 30 que contm ou se referem a uma variedade de diferentes tipos de dados, mas somente os nmeros so contados. o Os argumentos que so nmeros, datas ou representaes de texto de nmero so calculados; os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros so ignorados.

=HOJE( ) o Retorna o nmero de srie da data atual. O nmero de srie o cdigo de data-hora usado pelo Excel para clculos de data e hora. o O Excel armazena datas como nmeros de srie seqenciais para que eles possam ser usados em clculos. Por padro, 1 de janeiro de 1900 o nmero de srie 1 e 1 de janeiro de 2008 o nmero de srie 39448 porque est 39.448 dias aps 1 de janeiro de 1900. =AGORA( ) o Retorna o nmero de srie seqencial da data e hora atuais. o Os nmeros direita da vrgula decimal no nmero de srie representam a hora; os nmeros esquerda representam a data. Por exemplo, o nmero de srie 0,5 representa a hora 12:00 (meio-dia). o A funo AGORA s muda quando a planilha calculada ou quando a macro que contm a funo executada (ao abrir a pasta, por exemplo), no sendo atualizada continuamente.

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Excel 2003

Marcelo Andrade =CONT.SE(intervalo;critrios) o Calcula o nmero de clulas no vazias em um intervalo que corresponde a determinados critrios. o intervalo o intervalo de clulas no qual se deseja contar clulas no vazias. o critrios o critrio na forma de um nmero, expresso ou texto que define quais clulas sero contadas. Por exemplo, os critrios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "mas". atualizadas, de acordo com o movimento realizado a partir da primeira. As referncias nos clculos sero atualizadas tambm quando copiadas e coladas em outra clula, sem a necessidade da ala. Recortar e colar no ir atualiz-las, apenas mov-las.

5.1. Referncias Relativas, Absolutas e Mistas


5.1.1. Referncias relativas: uma referncia relativa em uma frmula, como A1, baseada na posio relativa da clula que contm a frmula e da clula qual a referncia se refere. Se a posio da clula que contm a frmula se alterar, a referncia ser alterada. Se voc copiar a frmula ao longo de linhas ou colunas, a referncia se ajustar automaticamente. Por padro, novas frmulas usam referncias relativas. Por exemplo, se voc copiar uma referncia relativa que est na clula B2 para a clula B3, a referncia ser automaticamente ajustada de =A1 para =A2. 5.1.2. Referncias absolutas: uma referncia absoluta de clula em uma frmula, como $A$1, sempre se refere a uma clula em um local especfico. Se a posio da clula que contm a frmula se alterar, a referncia absoluta permanecer a mesma. Se voc copiar a frmula ao longo de linhas ou colunas, a referncia absoluta no se ajustar. Por padro, novas frmulas usam referncias relativas e voc precisa troc-las para referncias absolutas. Por exemplo, se voc copiar uma referncia absoluta na clula B2 para a clula B3, ela permanecer a mesma em ambas as clulas =$A$1. 5.1.3. Referncias mistas: uma referncia mista tem uma coluna absoluta e linha relativa, ou linha absoluta e coluna relativa. Uma referncia de coluna absoluta tem o formato $A1, $B1 e assim por diante. Uma referncia de linha absoluta tem o formato A$1, B$1 e assim por diante. Se a posio da clula que contm a frmula se alterar, a referncia relativa ser alterada e a referncia absoluta no se alterar. Se voc copiar a frmula ao longo de linhas ou colunas, a referncia relativa se ajustar automaticamente e a referncia absoluta no se ajustar. Por exemplo, se voc copiar uma referncia mista da clula A2 para B3, ela se ajustar de =A$1 para =B$1.

=SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) o Retorna um valor se uma condio especificada for avaliada como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e frmulas. o teste_lgico qualquer valor ou expresso que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Esse argumento pode usar qualquer operador de comparao. o valor_se_verdadeiro o valor retornado se teste_lgico for VERDADEIRO e pode ser uma frmula, uma outra funo, texto ou simplesmente um nmero. o valor_se_falso o valor retornado se teste_lgico for FALSO. o Se teste_lgico for FALSO e valor_se_falso for omitido (ou seja, se no houver ponto-e-vrgula aps valor_se_verdadeiro), o valor lgico FALSO ser retornado. Se teste_lgico for FALSO e valor_se_falso for vazio (ou seja, se houver um ponto-e-vrgula aps valor_se_verdadeiro seguida dos parnteses de fechamento), o valor 0 (zero) ser retornado. o possvel aninhar at sete funes SE como argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso para construir testes mais elaborados.

=SOMASE(intervalo;critrios;intervalo_soma) o Adiciona as clulas especificadas por um determinado critrio. o intervalo o intervalo de clulas que se deseja calcular. o critrios so os critrios na forma de um nmero, expresso ou texto, que define quais clulas sero adicionadas. o intervalo_soma so as clulas que sero realmente somadas. o As clulas em intervalo_soma so somadas somente se suas clulas correspondentes em intervalo coincidirem com os critrios estipulados. o Se intervalo_soma for omitido, as clulas em intervalo sero somadas.

6. Ala de Preenchimento
A ala de preenchimento o pequeno quadrado preto visvel sempre no canto inferior direito da seleo. Quando o ponteiro est sobre a ala sua aparncia muda de uma cruz branca e grossa para uma cruz preta e fina. Arrastar a ala de preenchimento de uma clula copia o contedo de uma clula para outras clulas na mesma linha ou coluna. Entretanto, o Excel pode preench-las rapidamente com vrios tipos de sries de dados como, por exemplo, meses do ano, dias da semana, datas, seqncias numricas (Editar / Preencher / Srie). possvel criar sries de preenchimento personalizadas atravs do menu Ferramentas / Opes / Listas personalizadas. Arrastar a ala de preenchimento para baixo ou para a direita (no sentido crescente das linhas e colunas) cria uma seqncia progressiva.

5. Atualizao de Clculos
Quando clulas que contenham clculos com referncias so arrastadas pela ala de preenchimento, as clulas so preenchidas com uma atualizao do contedo da clula original. Essa operao pode ser usada para automatizar a construo de clculos repetitivos, construindo nas demais clulas clculos com a mesma estrutura da original, porm com referncias de clula

26

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos Arrastar a ala de preenchimento para cima ou para a esquerda (no sentido decrescente das linhas e colunas) cria uma seqncia regressiva. Por exemplo, as selees iniciais na tabela a seguir so estendidas da forma mostrada. Os itens separados por vrgulas esto em clulas adjacentes. Seleo inicial 1, 2, 3 9:00 Seg Segunda-feira Jan Jan, Abr Jan-99, Abr-99 15-Jan, 15-Abr 1999, 2000 1-Jan, 1-Mar Trim3 (T3 ou Trimestre3) texto1, textoA 1o Perodo Produto 1 Srie expandida 4, 5, 6 10:00, 11:00, 12:00 Ter, Qua, Qui Tera-feira, Quarta-feira Fev, Mar, Abr Jul, Out, Jan Jul-99, Out-99, Jan-00 15-Jul, 15-Out 2001, 2002, 2003 1-Mai, 1-Jul, 1-Set,... Trim4, Trim1, Trim2,... texto2, textoA, texto3, textoA,... 2o Perodo, 3o Perodo,... Produto 2, Produto 3,...

27

7.2. Seleo da clula de resposta e alterao da sugesto


o Selecionar a clula onde se deseja que o resultado da soma aparea. o Clicar uma vez na imagem do boto AutoSoma. o Visualizar e alterar a sugesto de intervalo dada pelo Excel, editando-a ou selecionando-se um novo intervalo de clulas a serem somadas. o Mostrar o resultado, pressionando ENTER, TAB, clicando Inserir ou novamente no boto AutoSoma.
Excel 2003

Para preencher a clula ativa com o contedo da clula posicionada acima (preencher para baixo), pressione CTRL+D. Para preencher com o contedo da clula posicionada esquerda (preencher direita), pressione CTRL+R. Para obrigar o Excel a repetir um valor que est sendo atualizado quando arrastado pela ala de preenchimento, mantenha o CTRL pressionado. Essa mesma ao ir atualizar um nmero, acrescendo-o em uma unidade, quando arrastado pela ala. possvel usar Opes de AutoPreenchimento para

escolher opes de como preencher a seleo. Por exemplo, pode-se escolher Preencher Formatao Somente ou Preencher sem Formatao.

7. AutoSoma
O Excel disponibiliza aos usurios um recurso que facilita a soma de um conjunto de valores contidos em clulas. O boto pode ser usado de diversas formas, automatizando o uso da funo SOMA. As funes MDIA, CONT.NM, MXIMO e MNIMO tambm podem ser automatizadas atravs do clique na setinha preta ao lado da imagem do boto AutoSoma, que ainda d acesso a um assistente de funes, permitindo acesso a todas as outras funes do Excel - SHIFT + F3 ou .

7.3. Seleo do intervalo a ser somado


o Selecionar o intervalo de clulas que se deseja somar. o Clicar uma vez na imagem do boto AutoSoma. o A funo soma ser automatizada, mostrando o resultado na primeira clula livre e adjacente aos valores previamente selecionados. o Caso mais de um valor tenha sido selecionado numa mesma coluna, o Excel os somar em colunas.

7.1. Seleo da clula de resposta e aceitao da sugesto


o Selecionar a clula onde se deseja que o resultado da soma aparea. o Clicar uma vez na imagem do boto AutoSoma. o Visualizar a sugesto de intervalo dada pelo Excel (sugere somar os valores adjacentes clula selecionada). O intervalo de sugesto ser interrompido por clulas com funes, vazias ou com texto. o Mostrar o resultado, pressionando ENTER (move clula ativa para baixo), TAB (move clula ativa para a direita), clicando Inserir ou novamente no boto AutoSoma (mantm a seleo na mesma clula).

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Marcelo Andrade

8. Formatao de Clulas 8.1. Formatar / Clulas


Este menu oferece ao usurio as principais opes de formatao das clulas e seus valores, permitindo ainda a formatao de itens selecionados de grficos. A tecla de atalho CTRL + 1 pode ser usada para abrir uma caixa de dilogo e acessar configuraes da clula ou objeto selecionado.

8.1.1. Nmero
8.1.1.1. Categoria: mostra opes para um formato numrico. A caixa Exemplo mostra como ficaro as clulas selecionadas com a formatao escolhida. Clicar em Personalizado permite criar formatos personalizados para nmeros, como para cdigos de produtos. o Geral: clulas sem formato especfico de nmero. o Nmero: usada em clulas que devem mostrar nmeros em geral. possvel escolher quantas casas decimais sero mostradas, ativar o separador de milhar e escolher o estilo de nmero negativo. Formatar um valor numa clula com esta categoria e optar por duas casas decimais e ativar o separador de milhar equivalente a aplicar o boto Separador de milhares .

8.1.2. Alinhamento de Texto


8.1.2.1.1. Horizontal: altera o posicionamento horizontal do contedo das clulas. Por padro, o Excel alinha texto, na direo horizontal, esquerda, nmeros direita e os valores lgicos e de erro so centralizados. O alinhamento horizontal padro Geral. As alteraes no alinhamento dos dados no alteram os tipos de dados. 8.1.2.1.2. Vertical: altera o posicionamento vertical do contedo das clulas. Por padro, o Excel alinha o texto verticalmente na parte inferior das clulas. O alinhamento horizontal padro Geral. 8.1.2.1.3. Recuo: recua o contedo das clulas a partir de qualquer borda da clula, dependendo das opes escolhidas em Horizontal e Vertical. Cada incremento na caixa Recuo equivale largura de um caractere. 8.1.2.1.4. Orientao: altera a inclinao do texto nas clulas selecionadas e permite criar texto empilhado. Pode ser usada para economizar espao em clulas, na direo horizontal. 8.1.2.1.5. Controle de texto: ajusta a maneira como o texto deve ser exibido em uma clula. o Quebrar texto automaticamente: divide o texto automaticamente em vrias linhas dentro de uma clula. O nmero de linhas depende da largura da coluna e do comprimento do contedo da clula. o Reduzir para caber: reduz o tamanho dos caracteres para que todos os dados de uma clula selecionada caibam dentro da coluna. O tamanho dos caracteres ser ajustado automaticamente caso a largura da coluna seja modificada. o Mesclar clulas: combina duas ou mais clulas selecionadas em uma nica clula. A referncia de clula de uma clula mesclada ser a da clula superior esquerda da faixa original de clulas selecionadas. Caso vrias clulas com contedos diferentes estejam selecionadas, mesclar as clulas ir manter apenas o dado da clula superior esquerda, desprezando os demais. Pode-se usar ainda o boto Mesclar e centralizar .

Para exibir mais ou menos dgitos aps a vrgula decimal, podese tambm utilizar os botes Aumentar casas decimais Diminuir casas decimais e

, na barra de ferramentas Formatao.

o Moeda (CTRL + $): usado para quantias monetrias em geral permite selecionar a quantidade de casas decimais, smbolo de moeda e estilo de nmero negativo. o Contbil: usado para quantias monetrias com smbolo de moeda e casas decimais alinhadas em uma coluna permite escolher apena quantidade de casas decimais e smbolo da moeda. O boto Estilo de moeda aplica, na verdade, a categoria

Contbil aos valores das clulas selecionadas.

o Data e hora: exibem nmeros de srie de data e hora como valores de data e hora valores numricos podem ser apresentados na forma de data e vice-versa. o Porcentagem: multiplica o valor das clulas selecionadas por 100 e exibe o resultado com um smbolo de porcentagem. Pode ser ativado atravs do uso do boto Estilo de porcentagem (CTRL + %). o Frao: mostra o valor atual na forma de um nmero inteiro acrescido de uma frao, na base escolhida, que represente seus valores decimais. o Cientfico: usa notao cientfica para representar nmero de valores elevados. o Texto: exibe clulas com formato de texto mesmo quando houver um nmero na clula a clula exibida exatamente como digitada. o Especial: til para rastrear valores de bancos de dados e listas, como CEP, telefone e CPF. o Personalizado: permite mostrar nmeros usando como base um formato pr-existente que pode alterado pelo usurio.

9. Assistente de Grfico
Os grficos so a forma mais simples de mostrar ao seu pblico o que seus nmeros esto dizendo, e o assistente de grfico do Excel o ajuda a cri-los com apenas alguns cliques. O corao de um grfico do Excel a rea de plotagem, a rea que exibe os dados graficamente. A rea de plotagem envolvida por elementos de grfico opcionais, como ttulos, legendas ou rtulos, que voc pode usar para explicar exatamente o que a rea de plotagem est mostrando.

28

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

Manual Prtico de Informtica para Concursos possvel criar um grfico padro a partir de dados selecionados na planilha, clicando F11. Imediatamente, uma nova folha de grfico ser criada e um grfico de colunas ser apresentado nela. A criao de um grfico personalizado, em quatro etapas, ser iniciada clicando-se o boto Assistente de Grfico ou
CTRL+PGUP

29

11. Teclas de Atalho


CTRL+P ou CTRL+SHIFT+F12 SHIFT+F11 ou ALT+SHIFT+F1 CTRL+PGDN Exibe a caixa de dilogo Imprimir Insere uma nova planilha Move para a prxima planilha na pasta de trabalho. Move para a planilha anterior na pasta de trabalho. Seleciona a planilha atual e a seguinte. Para cancelar a seleo de vrias planilhas, pressione CTRL+PAGE DOWN ou para selecionar uma planilha diferente pressione CTRL+PAGE UP. Seleciona a planilha atual e a anterior.

pelo menu Inserir / Grfico. o Etapa 1 de 4 tipo de grfico: definio do estilo do grfico, a ser usado. O Excel oferece 14 tipos padro (especficos para vrios tipos de dados a serem apresentados) e outros 20 personalizados. Todos podem ser apresentados com efeito 3D. o Etapa 2 de 4 dados de origem: permite selecionar e alterar os dados que participaro da construo do grfico. o Etapa 3 de 4 opes de grfico: permite alterar vrias opes visuais como visualizao de um ttulo para o grfico e eixos, configuraes de linhas de grade, legenda, rtulos e tabela de dados. o Etapa 4 de 4 local do grfico: escolha do posicionamento do grfico em uma nova folha de grfico (planilha exclusiva para o grfico) ou flutuando sobre uma das planilhas atuais. Mesmo depois de pronto, todas as configuraes do grfico podem ser alteradas, inclusive seus valores. Sempre que o valor de uma clula que tenha participado da construo do grfico for alterado, o grfico ser automaticamente atualizado.

SHIFT+CTRL+PAGE DOWN

SHIFT+CTRL+PAGE UP

11.1. Mover e rolar dentro de planilhas


Teclas de direo CTRL+ tecla de direo HOME CTRL+HOME CTRL+END PAGE DOWN PAGE UP ALT+PAGE DOWN ALT+PAGE UP F6 SHIFT+F6 CTRL+BACKSPACE F5 SHIFT+F5 SHIFT+F4 TAB Move uma clula para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita. Move para a borda da regio de dados atual. Move para o incio da linha. Move para o incio da planilha. Move para a ltima clula na planilha, na linha usada mais abaixo da coluna usada mais direita. Move para baixo uma tela. Move para cima uma tela. Move uma tela para a direita. Move uma tela para a esquerda. Alterna para o prximo painel em uma pasta de trabalho dividida (menu Janela, comando Dividir). Alterna para o painel anterior em uma planilha dividida. Rola para exibir a clula ativa. Exibe a caixa de dilogo Ir para. Exibe a caixa de dilogo Localizar. Repete a ltima ao de Localizar (o mesmo que Localizar prxima) Move entre clulas desprotegidas em uma planilha protegida.

10. Mensagens de Erro


Quando um usurio digita o nome da funo ou argumentos de frmulas e funes errados o Excel retornar um valor de erro, que varia de acordo com o tipo de erro ocorrido.
Erro Quando ocorre A frmula ou funo tenta realizar uma diviso por zero. O Excel no reconhece o texto em uma frmula. =SUM(A1:A3) ou =SSOMA(A1:A3) Referncia de clula invlida. =B2+A0 O Excel no reconhece um argumento ou operando como vlido para determinada operao (como somar um texto). =A1+teste Um valor no est disponvel para a funo ou frmula. O usurio fornece uma interseo de duas reas que no se interceptam. Valores numricos invlidos foram inseridos em uma frmula ou funo. Ocorre quando uma coluna no larga o bastante ou quando usada uma data ou hora negativa. Como corrigir Corrigir o divisor para um nmero diferente de zero, alterar o valor zero para #N/D ou usar uma funo do tipo =SE(B5=0;"";A5/B5). Corrigir o nome da funo. Rastrear erro, corrigir referncias invlidas e frmulas que apontam para elas. Verificar valores das clulas envolvidas. Verificar as clulas a que a frmula ou funo faz referncia. Alterar a referncia para que ela intercepte. Certifique-se de que os argumentos usados na funo so nmeros. Por exemplo, mesmo se o valor que voc deseja inserir for R$ 1.000, insira 1000 na frmula. Alterar a largura da coluna. Corrigir o valor negativo da data ou hora.

#DIV/0!

11.2. Mover e rolar no Modo End


END aparece na barra de status quando o Modo End est selecionado.

#NOME?

Tecla END END+tecla de direo END+HOME END+ENTER

#REF!

#VALOR!

Ativa ou desativa o Modo End. Move um bloco de dados dentro de uma linha ou coluna. Move para a ltima clula na planilha, na linha usada mais abaixo da coluna usada mais direita. Move para a clula no vazia mais direita na linha atual.

11.3. Mover e rolar com SCROLL LOCK ativado


Quando voc usa teclas de rolagem (por exemplo PAGE UP e PAGE DOWN) com SCROLL LOCK desativado, sua seleo de clula se move na distncia que voc rola. Para rolar sem alterar as clulas que esto selecionadas, primeiro ative SCROLL LOCK.

#N/D

#NULO!

#NM!

SCROLL LOCK HOME END ou ou

Ativa e desativa SCROLL LOCK. Move para a clula no canto superior esquerdo da janela. Move para a clula no canto inferior direito da janela. Rola uma linha para cima ou para baixo. Rola uma coluna para a direita ou para a esquerda.

11.4. Teclas para selecionar dados e clulas


CTRL+BARRA DE ESPAOS SHIFT+BARRA DE ESPAOS CTRL+T SHIFT+BACKSPACE CTRL+SHIFT+BARRA DE ESPAOS Seleciona a coluna inteira. Seleciona a linha inteira. Seleciona a planilha inteira. Com vrias clulas selecionadas, seleciona somente a clula ativa. Com um objeto selecionado, seleciona todos os objetos em uma planilha.

#########

br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade

Excel 2003

Marcelo Andrade

11.5. Teclas para inserir, editar, formatar e calcular dados


ENTER ALT+ENTER CTRL+ENTER SHIFT+ENTER TAB SHIFT+TAB ESC HOME F4 CTRL+SHIFT+F3 CTRL+D CTRL+R CTRL+F3 CTRL+; CTRL+SHIFT+: Completa uma entrada de clula e seleciona a clula abaixo. Inicia uma nova linha na mesma clula. Preenche o intervalo de clulas selecionado com a entrada atual. Completa uma entrada de clula e seleciona a clula anterior acima. Completa uma entrada de clula e seleciona a prxima clula direita. Completa uma entrada de clula e seleciona a clula anterior esquerda. Cancela uma entrada de clula. Move para o incio da linha. Repete a ltima ao. Cria nomes com base em rtulos de linha e coluna. Preenche abaixo. Preenche direita. Define um nome. Insere a data. Insere a hora.

Formatar dados
ALT+ CTRL+1 CTRL+SHIFT+~ CTRL+SHIFT+$ CTRL+SHIFT+% CTRL+SHIFT+^ CTRL+SHIFT+# CTRL+SHIFT+@ CTRL+SHIFT+! CTRL+5 CTRL+9 CTRL+SHIFT+( CTRL+0 CTRL+SHIFT+) CTRL+SHIFT+& CTRL+SHIFT+_ Exibe a caixa de dilogo Estilo. Exibe a caixa de dilogo Formatar clulas. Aplica o formato de nmero Geral. Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (nmeros negativos entre parnteses) Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais. Aplica o formato de nmero Exponencial com duas casas decimais. Aplica o formato Data com dia, ms e ano. Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM. ou PM. Aplica o formato Nmero com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos () para valores negativos. Aplica ou remove tachado. Oculta as linhas selecionadas. Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleo. Oculta as colunas selecionadas. Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleo. Aplica o contorno s clulas selecionadas. Remove o contorno das clulas selecionadas.

11.6. Inserir e calcular frmulas


= F2 BACKSPACE ENTER ESC SHIFT+F3 CTRL+A Inicia uma frmula. Move o ponto de insero para a barra de frmulas quando a edio em uma clula for desativada. Na barra de frmulas, exclui um caractere esquerda. Completa uma entrada de clula com base na clula ou barra de frmulas. Cancela uma entrada na clula ou na barra de frmulas. Em uma frmula, exibe a caixa de dilogo Inserir funo. Quando o ponto de insero est direita de um nome de funo em uma frmula, exibe a caixa de dilogo Argumentos da funo. Quando o ponto de insero est direita de um nome de funo em uma frmula, insere os nomes de argumentos e parnteses. Cola um nome definido em uma frmula. Insere uma frmula de AutoSoma com a funo SOMA. Copia o valor da clula que est acima da clula ativa para a clula ou a barra de frmulas. Copia uma frmula da clula que est acima da clula ativa para a clula ou a barra de frmulas. Alterna entre a exibio de valores de clula e a exibio de frmulas. Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas. Calcula a planilha ativa.

CTRL+T F3 ALT+= CTRL+SHIFT+" CTRL+F CTRL+ F9 SHIFT+F9

Editar dados
F2 ALT+ENTER BACKSPACE DELETE CTRL+DELETE F7 SHIFT+F2 Edita a clula ativa e posiciona o ponto de insero no fim do contedo da clula. Inicia uma nova linha na mesma clula. Edita a clula ativa e a limpa ou exclui o caractere anterior na clula ativa medida que voc edita o contedo da clula. Exclui o caractere direita do ponto de insero ou exclui a seleo. Exclui o texto ao final da linha. Exibe a caixa de dilogo Verificar ortografia. Edita um comentrio de clula.

Inserir, excluir e copiar clulas


CTRL+C (2x) DELETE CTRL+HFEN CTRL+SHIFT+ + Exibe a rea de transferncia do Office (vrias cpias e colagens). Limpa o contedo das clulas selecionadas. Exclui as clulas selecionadas. Insere clulas vazias.

30

ESC (Elogios, Sugestes, Crticas): marrrcelo.info@gmail.com

EXCEL 2007

49
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

O Microsoft Office Excel 2007 a 12 verso da planilha eletrnica mais usada no mundo, lanado em 1987 para Windows. um software que facilita a anlise de dados inseridos em uma grande tabela (folha de clculo), realizando clculos e construindo grficos.

1. rea de trabalho

1.1. Pasta: arquivo do Excel criado com trs planilhas (pginas) prontas para edio. 1.2. Planilha: tabela, folha ou pgina de clculo, formada por 16.384 colunas (214) , dispostas na vertical, em ordem alfabtica, da esquerda para a direita, e 1.048.576 linhas (220)
Incio / Clulas / Inserir / Inserir Planilha Incio / Clulas / Formatar / Renomear Planilha

3. Caracteres Especiais
3.1. Iniciadores de Clculo
caractere nome igual mais menos arroba caractersticas caractere amplamente utilizado mesma funcionalidade do =, menos usado altera o sinal do primeiro valor usado apenas para funes

numeradas de cima para baixo.

1.3. Clula : retngulo formado pelo cruzamento de uma coluna e uma linha, onde so inseridos os dados e clculos. O nome, endereo ou referncia de uma clula dado pela coluna, seguida da linha que a formam. O Excel 2007 possui 17.179.869.184 clulas (234). 1.4. Caixa de nome : identifica a clula ativa, grfico ou objeto de desenho selecionado, localiza uma clula qualquer, atribui nome a uma clula ou intervalo de clulas.
Incio / Edio / Localizar e Selecionar / Ir para... Frmulas / Nomes Definidos / Definir Nome...

= + @

3.2. Operadores Matemticos


prioridade 1 2 3 4 caractere operao parnteses potenciao (exponenciao) multiplicao e diviso soma e subtrao

1.5. Barra de frmulas

: mostra o CONTEDO da clula ativa e permite

() ^ */ +-

edit-lo. Contedo x Resultado: o que mostrado na barra de frmulas o contedo o que mostrado na clula a representao do contedo, ou o seu resultado. 1.6. Autoclculo : recurso presente na barra de status que mostra, por padro, a soma dos valores selecionados na planilha. Pode mostrar ainda mdia, contagens, mnimo, mximo.

3.4. Operadores de Referncia


SMBOLO : ;
dois pontos ponto-evrgula cifro

FUNO / EXEMPLO
Representa intervalos de clulas (clulas adjacentes) =SOMA(A1:A20) Operao de unio, usada para unir clulas ou intervalos distintos =SOMA(A1;A20) Cria referncias mistas e absoluta. Fixa o endereo da clula. =$A$1*B$2 Identifica uma clula de outra planilha, na mesma pasta =Plan2!A1*B5 Identifica uma clula de outra planilha, em outra pasta =[Teste.xls]Plan2!A1*B5

LEITURA
Soma de A1 AT A20 Soma de A1 E A20 A1 multiplicado por B2 Multiplica a clula A1, da planilha Plan2 por B5 da planilha atual Multiplica a clula A1, da planilha Plan2, da pasta Teste.xls por B5 da planilha atual

2. Seleo e edio de clulas


clicar... 1x em uma clula 2x em uma clula e arrastar em uma clula, manter a tecla SHIFT pressionada, clicar em outra clula em uma clula, manter a tecla CTRL pressionada, clicar em outra clula no cabealho da coluna ou linha no retngulo entre os cabealhos das colunas e linhas no ponto mdio entre duas colunas ou linhas e arrastar seleciona... a clula edita o contedo na clula intervalo de clulas (clulas adjacentes) intervalo de clulas (clulas adjacentes) adiciona clulas seleo anterior (seleciona clulas no-adjacentes) toda a coluna ou linha todas as clulas da planilha atual altera a largura da coluna anterior ou altura da linha anterior

exclamao

[]

colchetes

50
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

EXCEL 2007

4. Funes
Funes so frmulas predefinidas que efetuam clculos usando valores especficos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funes podem ser usadas para executar clculos simples ou complexos. Por exemplo, a funo ARRED arredonda um nmero na clula A10.

4.1. Estrutura de uma funo


Estrutura: a estrutura de uma funo comea com um sinal de igual (=), seguido do nome da funo, um parntese de abertura, os argumentos da funo separados por ; e um parntese de fechamento. Nome da funo: para obter uma lista das funes disponveis, clique em uma clula e pressione SHIFT+F3. Argumentos: os argumentos podem ser nmeros, texto, valores lgicos, como VERDADEIRO ou FALSO, matrizes, valores de erro como #N/D ou referncias de clula. O argumento que voc atribuir deve produzir um valor vlido para esse argumento. Os argumentos tambm podem ser constantes, frmulas ou outras funes. Se um argumento for uma matriz ou referncia, apenas os nmeros nesta matriz ou referncia sero contados. Clulas vazias, valores lgicos, texto ou valores de erro na matriz ou referncia so ignorados. Nos clculos simples, onde apenas referncias e operadores matemticos so utilizados, clulas com texto geram erro e clulas vazias so tratadas como zero. Os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros geram erros. Dica de ferramenta Argumentos: uma dica de ferramenta com a sintaxe e argumentos exibida medida que voc digita a funo. Por exemplo, digite =ARRED( e a dica de ferramenta aparecer. As dicas de ferramenta so exibidas somente para funes internas.

=MENOR(matriz;k) o Retorna o k-simo menor valor do conjunto de dados. Use esta funo para retornar valores com uma posio especfica relativa em um conjunto de dados. o matriz um intervalo de dados numricos cujo menor k-simo valor se deseja determinar. o k a posio (a partir do menor) no intervalo de dados a ser fornecido. o Se matriz estiver vazia, MENOR retornar o valor de erro #NM!. o Se k 0 ou k exceder o nmero de pontos de dados, MENOR retornar o valor de erro #NM!. o Se n for o nmero de pontos de dados em matriz, MENOR(matriz;1) ser igual ao menor valor, e MENOR(matriz;n) ser igual ao maior valor. =MAIOR(matriz;k) o Idem MENOR, retorna o k-simo maior valor do conjunto de dados. =HOJE( ) o Retorna o nmero de srie da data atual. O nmero de srie o cdigo de data-hora usado pelo Excel para clculos de data e hora. o O Excel armazena datas como nmeros de srie seqenciais para que eles possam ser usados em clculos. Por padro, 1 de janeiro de 1900 o nmero de srie 1 e 1 de janeiro de 2008 o nmero de srie 39448 porque est 39.448 dias aps 1 de janeiro de 1900. =AGORA( ) o Retorna o nmero de srie seqencial da data e hora atuais. o Os nmeros direita da vrgula decimal no nmero de srie representam a hora; os nmeros esquerda representam a data. Por exemplo, o nmero de srie 0,5 representa a hora 12:00 (meio-dia). o A funo AGORA s muda quando a planilha calculada ou quando a macro que contm a funo executada (ao abrir a pasta, por exemplo), no sendo atualizada continuamente. =MDIA(nm1;nm2; ...) o Retorna a mdia aritmtica dos argumentos. o nm1; nm2;... so de 1 a 30 argumentos numricos para os quais se deseja obter a mdia. o Se uma matriz ou argumento de referncia contiver texto, valores lgicos ou clulas vazias, estes valores sero ignorados; no entanto, clulas com valor zero sero includas (devem ser consideradas no clculo). =MED(nm1;nm2;...) o Retorna a mediana dos nmeros indicados. A mediana o nmero no centro de um conjunto de nmeros ORGANIZADOS; isto , metade dos nmeros possui valores que so maiores do que a mediana e a outra metade possui valores menores. o nm1; nm2;... so de 1 a 30 nmeros dos quais se deseja obter a mediana. o Se houver uma quantidade par de nmeros no conjunto, MED calcular a mdia dos dois nmeros do meio. =MODO(nm1;nm2;...) o Retorna o valor que ocorre com mais freqncia em uma matriz ou intervalo de dados. o nm1, nm2,... so argumentos de 1 a 30 para os quais se deseja calcular o modo. o Se o conjunto de dados no contiver pontos de dados duplicados (amodal), MODO retornar o valor de erro #N/D. o Numa amostra bimodal, o Excel mostrar como resposta o valor que aparecer primeiro, entre aqueles que se repetem, na sequncia de leitura e escrita (da esquerda para direita e de cima para baixo). =CONT.VALORES(valor1;valor2;...) o Calcula o nmero de clulas no vazias e os valores na lista de argumentos. o valor1; valor2;... so argumentos de 1 a 30 que representam os valores que se deseja calcular. Neste caso, um valor qualquer tipo de informaes, incluindo texto vazio (""), mas no incluindo clulas em branco. o Se um argumento for uma matriz ou referncia, as clulas vazias na matriz ou referncia so ignoradas. o Se voc no precisa calcular valores lgicos, texto ou valores de erro, utilize a funo CONT.NM.

4.2. Inserir frmulas


Quando voc cria uma frmula que contm uma funo, a caixa de dilogo Inserir funo ajuda voc a inserir funes de planilha. Enquanto voc digita uma funo na frmula, a caixa de dilogo Inserir funo exibe seu nome, cada um de seus argumentos, as descries, seu resultado atual e o resultado atual da frmula inteira.

4.3. Principais Funes do Excel


=SOMA(nm1; nm2;...) o Retorna a soma de todos os nmeros na lista de argumentos. o nm1, nm2,... so argumentos de 1 a 30 que se deseja somar. =MULT(nm1;nm2;...) o Multiplica todos os nmeros fornecidos como argumentos e retorna o produto. o nm1, nm2,... so nmeros de 1 a 30 que se deseja multiplicar. =SOMAQUAD(nm1;nm2; ...) o Retorna a soma dos quadrados dos argumentos. o nm1, nm2,... so argumentos de 1 a 30 para os quais se deseja a soma dos quadrados. =MNIMO(nm1;nm2;...) o Retorna o menor nmero na lista de argumentos. o nm1, nm2,... so de 1 a 30 nmeros dos quais se deseja saber o valor mnimo. o Caso o texto e os valores lgicos no devam ser ignorados, utilize a funo MNIMOA. o Se os argumentos no contiverem nmeros, MNIMO retornar 0. =MXIMO(nm1;nm2;...) o Idem MNIMO, retorna o maior nmero na lista de argumentos.

EXCEL 2007

51
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

=CONT.NM(valor1;valor2;...) o Conta quantas clulas contm nmeros e tambm os nmeros na lista de argumentos. o valor1; valor2, ... so argumentos de 1 a 30 que contm ou se referem a uma variedade de diferentes tipos de dados, mas somente os nmeros so contados. o Os argumentos que so nmeros, datas ou representaes de texto de nmero so calculados; os argumentos que so valores de erro ou texto que no podem ser traduzidos em nmeros so ignorados. =CONT.SE(intervalo;critrios) o Calcula o nmero de clulas no vazias em um intervalo que corresponde a determinados critrios. o intervalo o intervalo de clulas no qual se deseja contar clulas no vazias. o critrios o critrio na forma de um nmero, expresso ou texto que define quais clulas sero contadas. Por exemplo, os critrios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "mas". =SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) o Retorna um valor se uma condio especificada for avaliada como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e frmulas. o teste_lgico qualquer valor ou expresso que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Esse argumento pode usar qualquer operador de comparao. o valor_se_verdadeiro o valor retornado se teste_lgico for VERDADEIRO e pode ser uma frmula, uma outra funo, texto ou simplesmente um nmero. o valor_se_falso o valor retornado se teste_lgico for FALSO. o possvel aninhar at sete funes SE como argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso para construir testes mais elaborados.

referncia absoluta permanecer a mesma. Se voc copiar a frmula ao longo de linhas ou colunas, a referncia absoluta no se ajustar. Por padro, novas frmulas usam referncias relativas e voc precisa troc-las para referncias absolutas. Por exemplo, se voc copiar uma referncia absoluta na clula B2 para a clula B3, ela permanecer a mesma em ambas as clulas =$A$1. 5.1.3. Referncias mistas: uma referncia mista tem uma coluna absoluta e linha relativa, ou linha absoluta e coluna relativa. Uma referncia de coluna absoluta tem o formato $A1, $B1 e assim por diante. Uma referncia de linha absoluta tem o formato A$1, B$1 e assim por diante. Se a posio da clula que contm a frmula se alterar, a referncia relativa ser alterada e a referncia absoluta no se alterar. Se voc copiar a frmula ao longo de linhas ou colunas, a referncia relativa se ajustar automaticamente e a referncia absoluta no se ajustar. Por exemplo, se voc copiar uma referncia mista da clula A2 para B3, ela se ajustar de =A$1 para =B$1.

6. Ala de Preenchimento
A ala de preenchimento o pequeno quadrado preto visvel sempre no canto inferior direito da seleo. Quando o ponteiro est sobre a ala sua aparncia muda de uma cruz branca e grossa para uma cruz preta e fina. Arrastar a ala de preenchimento de uma clula copia o contedo de uma clula para outras clulas na mesma linha ou coluna. Entretanto, o Excel pode preench-las rapidamente com vrios tipos de sries de dados como, por exemplo, meses do ano, dias da semana, datas, seqncias numricas (Editar / Preencher / Srie). possvel criar sries de preenchimento personalizadas atravs do menu Ferramentas / Opes / Listas personalizadas. Arrastar a ala de preenchimento para baixo ou para a direita (no sentido crescente das linhas e colunas) cria uma seqncia progressiva. Arrastar a ala de preenchimento para cima ou para a esquerda (no sentido decrescente das linhas e colunas) cria uma seqncia regressiva. Por exemplo, as selees iniciais na tabela a seguir so estendidas da forma mostrada. Os itens separados por vrgulas esto em clulas adjacentes. Seleo inicial 1, 2, 3 9:00 Seg Segunda-feira Jan Jan, Abr Jan-99, Abr-99 15-Jan, 15-Abr 1999, 2000 1-Jan, 1-Mar Trim3 (T3 ou Trimestre3) texto1, textoA 1o Perodo Produto 1 Srie expandida 4, 5, 6 10:00, 11:00, 12:00 Ter, Qua, Qui Tera-feira, Quarta-feira Fev, Mar, Abr Jul, Out, Jan Jul-99, Out-99, Jan-00 15-Jul, 15-Out 2001, 2002, 2003 1-Mai, 1-Jul, 1-Set,... Trim4, Trim1, Trim2,... texto2, textoA, texto3, textoA,... 2o Perodo, 3o Perodo,... Produto 2, Produto 3,...

5. Atualizao de Clculos
Quando clulas que contenham clculos com referncias so arrastadas pela ala de preenchimento, as clulas so preenchidas com uma atualizao do contedo da clula original. Essa operao pode ser usada para automatizar a construo de clculos repetitivos, construindo nas demais clulas clculos com a mesma estrutura da original, porm com referncias de clula atualizadas, de acordo com o movimento realizado a partir da primeira. As referncias nos clculos sero atualizadas tambm quando copiadas e coladas em outra clula, sem a necessidade da ala. Recortar e colar no ir atualiz-las, apenas mov-las.

5.1. Referncias Relativas, Absolutas e Mistas


5.1.1. Referncias relativas: uma referncia relativa em uma frmula, como A1, baseada na posio relativa da clula que contm a frmula e da clula qual a referncia se refere. Se a posio da clula que contm a frmula se alterar, a referncia ser alterada. Se voc copiar a frmula ao longo de linhas ou colunas, a referncia se ajustar automaticamente. Por padro, novas frmulas usam referncias relativas. Por exemplo, se voc copiar uma referncia relativa que est na clula B2 para a clula B3, a referncia ser automaticamente ajustada de =A1 para =A2. 5.1.2. Referncias absolutas: uma referncia absoluta de clula em uma frmula, como $A$1, sempre se refere a uma clula em um local especfico. Se a posio da clula que contm a frmula se alterar, a

Para preencher a clula ativa com o contedo da clula posicionada acima (preencher para baixo), pressione CTRL+D. Para preencher com o contedo da clula posicionada esquerda (preencher direita), pressione CTRL+R. Para obrigar o Excel a repetir um valor que est sendo atualizado quando arrastado pela ala de preenchimento, mantenha o CTRL pressionado. Essa mesma ao ir atualizar um nmero, acrescendo-o em uma unidade, quando arrastado pela ala.

52
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

EXCEL 2007

possvel usar Opes de AutoPreenchimento

para escolher

7.3. Seleo do intervalo a ser somado


o o o Selecionar o intervalo de clulas que se deseja somar. Clicar uma vez na imagem do boto Soma. A funo soma ser automatizada, mostrando o resultado na primeira clula livre e adjacente aos valores previamente selecionados. Caso mais de um valor tenha sido selecionado numa mesma coluna, o Excel os somar em colunas.

opes de como preencher a seleo. Por exemplo, pode-se escolher Preencher Formatao Somente ou Preencher sem Formatao.

7. Soma
O Excel disponibiliza aos usurios um recurso que facilita a soma de um conjunto de valores contidos em clulas. O boto (ALT + =) o

pode ser usado de diversas formas, automatizando o uso da funo SOMA. As funes MDIA, CONT.NM, MXIMO e MNIMO tambm podem ser automatizadas atravs do clique na setinha preta ao lado da imagem do boto Soma, que ainda d acesso a um assistente de funes, permitindo acesso a todas as outras funes do Excel - SHIFT + F3 ou .

7.1. Seleo da clula de resposta e aceitao da sugesto


o o o Selecionar a clula onde se deseja que o resultado da soma aparea. Clicar uma vez na imagem do boto Soma. Visualizar a sugesto de intervalo dada pelo Excel (sugere somar os valores adjacentes clula selecionada). O intervalo de sugesto ser interrompido por clulas com funes, vazias ou com texto. Mostrar o resultado, pressionando ENTER (move clula ativa para baixo), TAB (move clula ativa para a direita), clicando Inserir ou novamente no boto Soma (mantm a seleo na mesma clula).

8. Formatao e Alinhamento de Clulas


8.1. Incio / Nmero
Este grupo oferece ao usurio as principais opes de formatao das clulas e seus valores, permitindo ainda a formatao de itens selecionados de grficos. A tecla de atalho CTRL + 1 pode ser usada para abrir uma caixa de dilogo e acessar configuraes da clula ou objeto selecionado.
8.1.1. Guia Categoria: mostra opes para um formato numrico. A caixa

Exemplo mostra como ficaro as clulas selecionadas com a formatao escolhida. Clicar em Personalizado permite criar formatos personalizados para nmeros, como para cdigos de produtos.
8.1.1.1. Geral: clulas sem formato especfico de nmero. 8.1.1.2. Nmero: usada em clulas que devem mostrar nmeros em

geral. possvel escolher quantas casas decimais sero mostradas, ativar o separador de milhar e escolher o estilo de nmero negativo. Formatar um valor numa clula com esta categoria e optar por duas casas decimais e ativar o separador de milhar equivalente a aplicar o boto
Separador de milhares

7.2. Seleo da clula de resposta e alterao da sugesto


o o o Selecionar a clula onde se deseja que o resultado da soma aparea. Clicar uma vez na imagem do boto Soma. Visualizar e alterar a sugesto de intervalo dada pelo Excel, editando-a ou selecionando-se um novo intervalo de clulas a serem somadas. Mostrar o resultado, pressionando ENTER, TAB, clicando Inserir ou novamente no boto Soma.

Para exibir mais ou menos dgitos aps a vrgula decimal, pode-se tambm utilizar os botes Aumentar casas decimais
casas decimais

e Diminuir

8.1.1.3. Moeda (CTRL + $): usado para quantias monetrias em geral

permite selecionar a quantidade de casas decimais, smbolo de moeda e estilo de nmero negativo.
8.1.1.4. Contbil : usado para quantias monetrias com

smbolo de moeda e casas decimais alinhadas em uma coluna permite escolher apenas quantidade de casas decimais e smbolo da moeda.

EXCEL 2007

53
Manual Prtico de Informtica para Concursos | Marcelo Andrade

8.2. Alinhamento de Texto


8.2.1. Horizontal: altera o posicionamento horizontal do contedo das clulas. Por padro, o Excel alinha texto, na direo horizontal, esquerda, nmeros direita e os valores lgicos e de erro so centralizados. O alinhamento horizontal padro Geral. As alteraes no alinhamento dos dados no alteram os tipos de dados. 8.2.2. Vertical: altera o posicionamento vertical do contedo das clulas. Por padro, o Excel alinha o texto verticalmente na parte inferior das clulas. O alinhamento horizontal padro Geral.

10. Mensagens de Erro


Quando um usurio digita o nome da funo ou argumentos de frmulas e funes errados o Excel retornar um valor de erro, que varia de acordo com o tipo de erro ocorrido.
Erro Quando ocorre A frmula ou funo tenta realizar uma diviso por zero. O Excel no reconhece o texto em uma frmula. =SUM(A1:A3) ou =SSOMA(A1:A3) Referncia de clula invlida. =B2+A0 O Excel no reconhece um argumento ou operando como vlido para determinada operao (como somar um texto). =A1+teste Um valor no est disponvel para a funo ou frmula. O usurio fornece uma interseo de duas reas que no se interceptam. Valores numricos invlidos foram inseridos em uma frmula ou funo. Ocorre quando uma coluna no larga o bastante ou quando usada uma data ou hora negativa. Como corrigir Corrigir o divisor para um nmero diferente de zero, alterar o valor zero para #N/D ou usar uma funo do tipo =SE(B5=0;"";A5/B5). Corrigir o nome da funo. Rastrear erro, corrigir referncias invlidas e frmulas que apontam para elas. Verificar valores das clulas envolvidas. Verificar as clulas a que a frmula ou funo faz referncia. Alterar a referncia para que ela intercepte. Certifique-se de que os argumentos usados na funo so nmeros. Por exemplo, mesmo se o valor que voc deseja inserir for R$ 1.000, insira 1000 na frmula. Alterar a largura da coluna. Corrigir o valor negativo da data ou hora.

#DIV/0!

#NOME?

8.2.4. Orientao

: altera a inclinao do texto nas clulas selecionadas

#REF!

e permite criar texto empilhado. Pode ser usada para economizar espao em clulas, na direo horizontal. 8.2.5. Controle de texto: ajusta a maneira como o texto deve ser exibido em uma clula. o Quebrar texto automaticamente: divide o texto automaticamente em vrias linhas dentro de uma clula. O nmero de linhas depende da largura da coluna e do comprimento do contedo da clula. Reduzir para caber: reduz o tamanho dos caracteres para que todos os dados de uma clula selecionada caibam dentro da coluna. O tamanho dos caracteres ser ajustado automaticamente caso a largura da coluna seja modificada. Mesclar clulas: combina duas ou mais clulas selecionadas em uma nica clula. A referncia de clula de uma clula mesclada ser a da clula superior esquerda da faixa original de clulas selecionadas. Caso vrias clulas com contedos diferentes estejam selecionadas, mesclar as clulas ir manter apenas o dado da clula superior esquerda, desprezando os demais. Pode-se usar ainda o boto Mesclar e centralizar .
#VALOR!

#N/D

#NULO!

#NM!

#########

Microsoft Excel 2010


Conhecimentos gerais (teoria)
Arquivo: Pasta de Trabalho Extenso: .XLSX Planilhas: 3 (padro) !a "nova# pasta de trabalho pode $onter at% &'' planilhas. ()xi!o: *li!itado ($apa$idade de !e!+ria) ,oluna: -..3/0 representadas por letras. A at% X12 (in$lui as letras 345 e 6) Linhas: -.70/.'8. representadas por n9!eros. (A interse:o de u!a $oluna e u!a linha % u!a $%lula). ,ada $%lula pode $onter at% 3&.8.8$ara$teres.

Incio (comeando a entender) Operadores aritmticos:

;o Ex$el os operadores so representados da se<uinte !aneira:

= (asteris$o) representa a !ultipli$a:o. > (barra) representa a diviso. ? adi:o @ subtra:o A (a$ento $ir$unBlexo) exponen$ia:o

Operadores de lgica:
C !aior D !enor CE !aior ou i<ual que DE !enor ou i<ual que DC diBerente

Operador de texto:

F $on$atena:o de seqGHn$ias.

Operadores de funo:
: (dois@pontos ou ponto) intervaloI I (ponto e vJr<ula).

Faixa de Op es

A 1aixa de Kp:Les no Ex$el. ,ada pro<ra!a te! u!a 1aixa de Kp:Les diBerente4 !as os seus ele!entos so os !es!os: <uias4 <rupos e $o!andos. Existe! trHs ele!entos prin$ipais na 1aixa de Kp:Les: As <uias situa!@se na parte superior da 1aixa de Kp:Les. ,ada u!a delas representa u!a )rea de atividade. Ks <rupos so $onMuntos de $o!andos rela$ionados exibidos Muntos nas <uias. Ks <rupos re9ne! todos os $o!andos de que vo$H provavel!ente pre$isar) para u! tipo de tareBa.

ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

Ks $o!andos so or<aniQados e! <rupos. ! $o!ando pode ser u! boto4 u! !enu ou u!a $aixa na qual vo$H di<ita inBor!a:Les. A 1aixa de Kp:Les se adaptar) de a$ordo $o! o que vo$H est) BaQendo4 para !ostrar os $o!andos de que provavel!ente pre$isar) para a tareBa e! questo. Por exe!plo4 se vo$H estiver trabalhando $o! u! <r)Bi$o no Ex$el4 a 1aixa de Kp:Les !ostrar) os $o!andos de que vo$H pre$isa para trabalhar $o! <r)Bi$os. 2e outro !odo4 esses $o!andos no sero visJveis. 2ois outros re$ursos que torna! os pro<ra!as baseados na 1aixa de Kp:Les B)$eis de usar so o Noto Arquivo e a Narra de 1erra!entas de A$esso R)pido. Ks novos pro<ra!as baseados na 1aixa de Kp:Les in$lue! dois re$ursos adi$ionais que aMudaro vo$H a realiQar seu trabalho de !aneira r)pida e B)$il. A Narra de 1erra!entas de A$esso R)pido est) situada a$i!a da 1aixa de Kp:Les e $ont%! os $o!andos que vo$H deseMa ter se!pre S !o. Por padro4 a Narra de 1erra!entas de A$esso R)pido $ont%! os $o!andos Salvar4 2esBaQer e Repetir (ou ReBaQer)4 !as vo$H pode personaliQ)@la $o! os $o!andos que deseMar.

C!lculos iniciais:
-)

&) 3) 0) ')

Sele$ionar u!a $%lula vaQia qualquer e di<itar: EN&=N3 e pressionar a te$la "enter#. ,o!o resolver o $)l$ulo: EN&=N3 E3=' E-' E,-?,&=,3?,0 E2&?20>A3 E,-A,& E,-=,&A,3

Tabarito: -) -' &) -0 3) 8 0) -. ') 3&

C!lculo com porcentagem

Se deseMar!os saber quanto % -'U de E& EE&=-'U E-' Se deseMar!os au!entar -'U ao valor da $%lula E& EE&?(E&=-'U)
ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

E--' Se deseMar!os di!inuir -'U ao valor da $%lula E& EE&@(E&=-'U) E/' Le!bre@se ta!b%! que: As palavras VERDADEIRO e FALSO possuem os valores numricos 1 e 0 respectivamente. Por exe!plo: EVER2A2E*RK?0 E' ou ESK(A(VER2A2E*RKI0) E' A<ora se na $%lula A- tiver!os a palavra VER2A2E*RK e $riar!os a Bun:o ESK(A(A-I0)4 a resposta ser) 0. W)4 no $)l$ulo si!ples $o!o EA-?0 seria resolvido e terJa!os a resposta '.

Fun es:

SOMA (somar os valores apresentados) ESK(A(A-:A0) E(A-?A&?A3?A0) E(0?3?&?-) E(-7) Kbs: K operador : (dois pontos) representa u! intervalo na planilha. ESK(A(A-IA0) E(A-?A0) E(0?-) E(') Kbs: K operador I (ponto e vJr<ula) representa valores espe$JBi$os de u!a planilha. Pr)ti$a: -) ESK(A(A3:23) &) ESK(A(N&:,3) 3) ESK(A(A-:A0IA-:2-IN3) 0) ESK(A(E-:E') (texto e $%lulas vaQias na Bun:o so i<noradas) Tabarito: -) -0 &) -0 3) &' 0) 377 MDIA (somar os valores e dividir pela quantidade de valores) E(X2*A(,-:,0) E(,-?,&?,3?,0) E(&?0?&?0)>0 E(-&)>0 E(3) Pr)ti$a: -) E(X2*A(A3IN3:,0) &) E(X2*A(E-:E') (texto e $%lulas vaQias na Bun:o so i<noradas) Tabarito: -) 0 &) -77 MNIMO (menor valor dos valores apresentadas) E(Y;*(K(A-:,3)
ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

E(0I3I&I-I3I'I&I0I&) EMXIMO (maior valor dos valores apresentadas) E(ZX*(K(N&:20) E(3I'I8I0I&I0I0I'I.) E8 MENOR (matri !") matri # intervalo de $%lulas e " # % a posi&'o (do menor) na matri ou intervalo de $%lula de dados a ser (orne$ida (se)undo menor)* E(E;KR(A-:20I+) (Nus$ar) o se)undo !enor valor) E(0I3I&I-I-I3I'I8I&I0I&I0I3I0I'I.) E- (Kbserve que o n9!ero - % exibido & veQes) E(E;KR(A-:20I,) (Nus$ar) o ter$eiro !enor valor) E(0I3I&I-I-I3I'I8I&I0I&I0I3I0I'I.) E& (observe que neste $aso o n9!ero & % o ter$eiro !enor valor depois dos dois n9!eros -) MAIOR (matri !") matri # intervalo de $%lulas e " # % a posi&'o (do maior) na matri ou intervalo de $%lula de dados a ser (orne$ida (se)undo maior)* E(A*KR(A-:20I+) (Nus$ar) o se)undo !aior valor) E(0I3I&I-I-I3I'I8I&I0I&I0I3I0I'I.) E. (Kbserve que o n9!ero 8 % exibido - veQes4 sendo o !aior e o . % o se<undo !aior) E(A*KR(A-:20I,) (Nus$ar) o ter$eiro !aior valor) E(0I3I&I-I-I3I'I8I&I0I&I0I3I0I'I.) E' -ROD./O (multipli$ar os valores apresentados) EPRK2 TK(A-:A3) E(A-=A&=A3) E0=3=& E&0 Pr)ti$a: -) EPRK2 TK(2-:23IN0) &) EPRK2 TK(N3I,3:20) Tabarito: -) 0&7 &) -&77 SOMA0.AD (elevar ao quadrado $ada um dos valores apresentados e somar) ESK(A[ A2(A-:A3IN&) E(0?3?&?3) E(-.?\?0?\) E3/ Pr)ti$a: -) ESK(A[ A2(2-:23IN0) &) ESK(A[ A2(,-:,3I2-:23) Tabarito: -) \\ &) 80 MED (Mediana da estat1sti$a2 O valor $entral de uma lista ordenada) E(E2(N0:20) E(8I0I.) E(0I.I8) E(.) E(E2(N-:,&) E(-I3I&I0) E(-I&I3I0) (,o!o te!os dois valores $entrais4 deve!os BaQer a !%dia dos dois valores)
ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

E(&?3)>& E(')>& E(&4') Pr)ti$a: -) E(E2(A3:,3) &) E(E2(N-:23) 3) E(E2(N3:,0) Tabarito: -) & &) 3 3) 04' MODO (moda da estat1sti$a2 o valor que mais se repete dos valores apresentados) Le!brete: ;a resolu:o desta Bun:o deve!os observar a preBerHn$ia da "linha# e no da "$oluna# $o!o nas Bun:Les anteriores. E(K2K(A-:N&) E(A-IN-IA&IN&) E(0I-I3I3) E(3) E(K2K(A-:N0) E(A-IN-IA&IN&IA3IN3IA0IN0) E(0I-I3I3I&I'I-I8) (neste $aso te!os dois valores que !ais repete!4 o - e 34 no $aso do ex$el a resposta Binal e se!pre o -] que apare$e) E(-) Pr)ti$a: -) E(K2K(,-:20) &) E(K2K(A&:23) 3) E(K2K(N-:2&) 0) E(K2K(A-:2-IA0:20) Tabarito: -) 0 &) 3 3) 3 0) 0 MOD (n3mero!divisor) (resto da divis'o) E(K2(20I23) (. dividido por ') EKbs: Knde 20 representa o n9!ero e 23 o divisor. Se o n9!ero do divisor Bor i<ual a 7 a resposta ser) ^2*V>7 SE (#SE(teste4l5)i$o!se4verdadeiro!se4(also)) A Bun:o SE % $o!posta por trHs ar<u!entos (partes). A pri!eira parte % u! teste l+<i$o que deve ser avaliado $o!o verdadeiro ou Balso. K se<undo ar<u!ento4 ap+s o I (ponto e vJr<ula) representa o valor se verdadeiro4 ou seMa4 o valor $ontido no se<undo ar<u!ento % a resposta Binal da Bun:o $aso o teste l+<i$o seMa verdadeiro. K ter$eiro ar<u!ento representa o valor se Balso4 ou seMa4 o valor $ontido no ter$eiro ar<u!ento % a resposta Binal da Bun:o $aso o teste l+<i$o seMa Balso. ESE(A-CA&I#oi#I#t$hau#) E0C3 (verdadeiro: bus$ar o valor que se en$ontra no se_verdadeiro) Eoi ESE(A3DA0I'7I&'7) E&D- (Balso: bus$ar o valor que se en$ontra no se_Balso) E&'7 Pr)ti$a: -) ESE((X2*A(A0:20)CE'I#aprovado#I#reprovado#) &) ESE(SK(A(A-:A0)DCSK(A(A-:2-)I-7I#si!#) 3) ESE(A-DEN-?N&IA-?-IA-?&)
ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

Tabarito: -) reprovado &) si! 3) ' Le!brete: Kbserve! que as palavras deve! ser apresentadas entre aspas. Tudo que estiver entre aspas % texto. ;a questo 3 $aso deseMase!os que a resposta no Bosse ' e si! A-?- deverJa!os $olo$ar as aspas Bi$ando desta !aneira a questo ESE(A-DEN-?N&I6A7876IA-?&). A-?- deixa de ser u! $)l$ulo e passa a ser texto pois esta entre aspas. SOMASE (os valores que somados s'o apenas os que se adaptam a $ondi&'o de resolu&'o) ESK(ASE(A-:N0I#CE0#) E(0?3?&?-?-?3?'?8) (so!ar apenas os que Bore! CE a 0) E(0?'?8) E(-.) Pr)ti$a: -) ESK(ASE(,-:20I#DC0#) Tabarito: -) -/ Kutros exe!plos 9teis.

;este $aso4 ele ir) so!ar apenas os valores que se adaptare! a $ondi:o ($rit%rio) de resolu:o. 9ON/*:A;ORES ($ontar <s $%lulas que $ont%m valores se=am n3meros ou letras) E,K;T.VALKRES(E-:E') E(,asaI-77I7I&77) ($ontar a quantidade de valores) E0 9ON/*N>M ($onta apenas <s $%lulas que $ont%m n3meros)
ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

E,K;T.;`((E-:E') E(-77I7I&77) E3 9ON/AR*:A?IO ($onta o n3mero de $%lulas que est'o va ias) E,K;TAR.VAa*K(E-:E') E(E3) E9ON/*SE ($onta o n3mero de $%lulas de a$ordo $om a $ondi&'o de resolu&'o) E,K;T.SE(A-:A0I#CE0#) E(A-) $%lula $o! valor !aior ou i<ual a 0 EIN/ (retorna o n3mero inteiro o@ede$endo <s re)ras de arredondamento) E*;T(-740..) E-7 E*;T(-74.'8) E-Pr)ti$a: -) E*;T(04'.8) &) E*;T(.40/\) 3) E*;T(34\.') Tabarito: -) &) 3) ' . 0

ARRED (n3mero!n3mero4de4d1)itos) retorna o valor $om a quantidade de $asas de$imais des$rita no se)undo ar)umento* EARRE2(&4-'I-) E&4& EARRE2(&4-0\I-) E&4EARRE2(@-408'I&) E@-40/ Kbs: obede$e a re<ra de arredonda!ento. /R.N9AR (retorna apenas o n3mero inteiro* N'o arredonda apenas retira a parte (ra$ionada) ETR ;,AR(/4\0&) E/ ETR ;,AR(@04'.) E@0 ETR ;,AR(P*()) E3 Pode!os ta!b%! espe$iBi$ar quantas $asas de$i!ais ele ir) !anter. Por exe!plo4 ETR ;,AR(04'.8I&) a resposta ser) 04'.. AOBE (data atual do $omputador) EbKWE() E-3>-7>&77. X i!portante le!brar que no a$res$enta!os nada entre os parHnteses. ACORA (data e Dora atual do $omputador) EATKRA() E-3>-7>&77. &3:77 X i!portante le!brar que no a$res$enta!os nada entre os parHnteses. DA/A*:A;OR(Edata4dese=ada6) Retorna o n9!ero de dias que se passara! do dia - Waneiro de -\77 (2ata ini$ial $o!preendida pelo Ex$el) E2ATA.VALKR("-3>-7>&77/#) (Le!bre!@se das "aspas#)
ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

E3\830

"efer#ncias

!a reBerHn$ia identiBi$a u!a $%lula ou u! intervalo de $%lulas e! u!a planilha e inBor!a ao (i$rosoBt Ex$el onde pro$urar pelos valores ou dados a sere! usados e! u!a B+r!ula. ,o! reBerHn$ias4 vo$H pode usar dados $ontidos e! partes diBerentes de u!a planilha e! u!a B+r!ula ou usar o valor de u!a $%lula e! v)rias B+r!ulas. Vo$H ta!b%! pode se reBerir a $%lulas de outras planilhas na !es!a pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho. ReBerHn$ias Ss $%lulas de outras pastas de trabalho so $ha!adas vJn$ulos.

$stilo de "efer#ncia para outras %lanilhas

EPlan&cAKnde EPlan&c $orresponde ao no!e da planilha e A- o no!e da $%lula que vo$H deseMa bus$ar o valor.

$stilo de "efer#ncia para outra %asta de &ra'alho


EdPASTA-ePlan&cAKnde EdPasta-e reBere@se ao no!e do arquivo4 Plan&c reBere@se a planilha e A- a $%lula que vo$H deseMa bus$ar o valor.

$stilo de "efer#ncia ()

Por padro4 o Ex$el usa o estilo de reBerHn$ia A-4 que se reBere a $olunas $o! letras (A at% *V4 para u! total de &'. $olunas) e se reBere a linhas $o! n9!eros (- at% .'.'3.). Essas letras e n9!eros so $ha!ados de $abe:alhos de linha e $oluna. Para reBerir@se a u!a $%lula4 insira a letra da $oluna se<uida do n9!ero da linha. Por exe!plo4 N& se reBere S $%lula na interse:o da $oluna N $o! a linha &. Para se referir a A $%lula na $oluna A e linha -7 K intervalo de $%lulas na $oluna A e linhas -7 a &7 K intervalo de $%lulas na linha -' e $olunas N at% E Todas as $%lulas na linha ' Todas as $%lulas nas linhas ' a -7 Todas as $%lulas na $oluna b Todas as $%lulas nas $olunas b a W K intervalo de $%lulas nas $olunas A a E e linhas -7 a &7 se A-7 A-7:A&7 N-':E-' ':' ':-7 b:b b:W A-7:E&7

$stilo de refer#ncia *)C)

Vo$H ta!b%! pode usar u! estilo de reBerHn$ia e! que as linhas e as $olunas na planilha seMa! nu!eradas. K estilo de reBerHn$ia L-,- % 9til para $al$ular as posi:Les de linha e $oluna nas !a$ros. ;o estilo L-,-4 o Ex$el indi$a o lo$al de u!a $%lula $o! u! fLf se<uido de u! n9!ero de linha e u! f,f se<uido de u! n9!ero de $oluna. Refer!nci a Ld@&e, Ld&e,d&e L&,&
L[-1] L

Si"nifica#o !a reBerHn$ia relativa S $%lula duas linhas a$i!a e na !es!a $olunaI !a reBerHn$ia relativa S $%lula duas linhas abaixo e duas $olunas S direitaI !a reBerHn$ia absoluta S $%lula na se<unda linha e na se<unda $olunaI 8
Uma referncia relativa a toda a linha acima da clula ativa; Uma referncia absoluta linha atual.

"elati+as
A B+r!ula !uda podendo !udar o resultado. E20 Se $opiar!os o $onte9do da $%lula e $olar!os na $%lula ao lado a reBerHn$ia $opiada passa de E20 para EE0. Kbserve: E20 EE0 [uando !uda!os de $oluna a !udan:a que ir) o$orrer ser) na letra (obede$endo a orde! alBab%ti$a). Se $opiar!os o $onte9do da $%lula $entral e $olar!os na $%lula a$i!a a reBerHn$ia $opiada passa de E20 para E23.
ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

Kbserve: E23 E20 EE0 [uando !uda!os de linha a !udan:a que ir) o$orrer ser) no n9!ero (obede$endo a orde! nu!%ri$a).

('solutas
Eg2g0

A Bor!ula no !uda4 no alterando o resultado.

Se $opiar!os o $onte9do da $%lula $entral e $olar!os na $%lula ao lado a reBerHn$ia $opiada no soBrer) !udan:as. Kbserve: Eg2g0 Eg2g0 K !es!o vale se $opiar!os o $onte9do da $%lula e $olar!os e! qualquer outra $%lula da planilha.

,istas

A parte absoluta % a parte lo<o a direita do g Exe!plo -:

E2g0 A parte Bixa % o n9!ero4 se $opiar!os o $onte9do da $%lula $entral e $olar!os na $%lula ao lado a reBerHn$ia $opiada passa de E2g0 para EEg0. Kbserve: E2g0 EEg0 A<ora se $opiar!os o $onte9do da $%lula $entral e $olar!os na $%lula a$i!a observe que no haver) !udan:as4 pois que a letra no soBrer) altera:Les pois4 per!ane$e na !es!a $oluna4 M) o n9!ero no !uda por ser absoluto. Kbserve: E2g0 E2g0 EEg0

Exe!plo &: Eg20 A parte Bixa % a letra4 se $opiar!os o $onte9do da $%lula $entral e $olar!os na $%lula ao lado observe que no haver) !udan:as4 pois a letra % a parte absoluta. Kbserve: Eg20 Eg20 A<ora4 se $opiar!os o $onte9do da $%lula $entral e $olar!os na $%lula a$i!a a reBerHn$ia $opiada passa de Eg20 para Eg23. Kbserve: Eg23 Eg20 Eg20

$stilo de "efer#ncia -.

Se vo$H quiser analisar dados na !es!a $%lula ou intervalo de $%lulas e! v)rias planilhas dentro da pasta de trabalho4 use a reBerHn$ia 32. !a reBerHn$ia 32 in$lui a reBerHn$ia de $%lula ou intervalo4 pre$edida por u! intervalo de no!es de planilhas. K Ex$el usa qualquer planilha ar!aQenada entre os no!es ini$iais e Binais da reBerHn$ia. Por exe!plo4 ESK(A(Planilha&:Planilha-3cN') so!a todos os valores $ontidos na $%lula N' e! todas as planilhas do intervalo in$luindo a Planilha & e Planilha -3.
ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

$stilo de "efer#ncia Circular

[uando u!a B+r!ula (B+r!ula: u!a sequHn$ia de valores4 reBerHn$ias de $%lulas4 no!es4 Bun:Les ou operadores e! u!a $%lula que Muntos produQe! u! novo valor. A B+r!ula se!pre $o!e:a $o! u! sinal de i<ual (E).) volta a BaQer reBerHn$ia S sua pr+pria $%lula4 tanto direta $o!o indireta!ente4 este pro$esso $ha!a@se reBerHn$ia $ir$ular. K (i$rosoBt Ex$el no pode $al$ular auto!ati$a!ente todas as pastas de trabalho abertas quando u!a delas $ont%! u!a reBerHn$ia $ir$ular. Le!bre@se: A barra de status exibe a palavra f,ir$ularf4 se<uida de u!a reBerHn$ia a u!a das $%lulas $ontidas na reBerHn$ia $ir$ular. Se a palavra f,ir$ularf apare$er se! u!a reBerHn$ia de $%lula4 a planilha ativa no $ont%! a reBerHn$ia $ir$ular.

(la de preenchimento

A al:a de preen$hi!ento $orresponde ao pequeno quadrado lo$aliQado no $anto inBerior direito da(s) $%lula(s) sele$ionada(s). Ao $li$ar sobre esta al:a e !anter pressionado arrastando para as $%lulas viQinhas te!os os se<uintes resultados: Se o $onte9do da $%lula Bor TEXTK:

Se o $onte9do da $%lula Bor ;`(ERK:

Se o $onte9do Bor 2ATA:

Se o $onte9do Bor TEXTK e ;`(ERK:

Se os $onte9dos Bore! ;`(ERKS SE[hi;,*A*S:

.uplo cli/ue na ala de preenchimento:


Antes: 2epois:

ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

2uplo $lique ir) preen$her as $%lulas e! u!a seqGHn$ia. -3

0ot es (apenas os principais): 1rupo 2rea de &ransfer#ncia:

Recortar $%&RL'()* (ove o $onte9do sele$ionado para a Zrea de TransBerHn$ia. %opiar $%&RL'%)* 2upli$a a sele:o para a Zrea de TransBerHn$ia. %olar $%&RL'V)* *nsere o 9lti!o ite! enviado para a Zrea de transBerHn$ia na $%lula ativa (sele$ionada). %olar Especial $%&RL'AL&'V)* Per!ite $olar u! texto ou obMeto4 M) enviado para a Zrea de transBerHn$ia4 se! Bor!ata:o4 no Bor!ato RT14 no Bor!ato bT(L e at% !es!o i!a<ens. Pincel $%&RL'S+IF&'% , copia e %&RL'S+IF&'V - cola)* ,opia a Bor!ata:o de u!a $%lula sele$ionada e a apli$a a u!a $%lula $li$ada. Para !anter este $o!ando ativado deve!os dar u! $lique duplo e para desativar este re$urso pode!os pres sionar a te$la ES, ou $li$ar nova!ente no boto Pin$el. .rea #e transfer!ncia #o Office $%&RL'%%) : Exibe o painel de tareBa "Zrea de transBerHn$ia#. (ant%! at% &0 itens re$ortados e>ou $opiados.

1rupo Fonte

&ipo #e Fonte: Per!ite alterar o tipo de Bonte. !a das novidades da verso &778 % que as !udan:as o$orre! si!ultanea!ente4 per!itindo a es$olha da Bonte se! apli$ar o eBeito. &aman/o #e Fonte: Per!ite au!entar ou di!inuir o ta!anho da Bonte no padro oBere$ido. tiliQando as te$las de atalho ,TRL?Sb*1T?D e ,TRL? Sb*1T?C % possJvel4 respe$tiva!ente4 di!inuir e au!entar o ta!anho da Bonte obede$endo ao padro oBe re$ido. W)4 a $o!bina:o de te$las ,TRL?d e ,TRL?e per!ite!4 respe$tiva!ente4 di!inuir e au!entar o ta!anho da Bonte ponto a ponto. Per!ite!4 respe$tiva!ente4 au!entar e di!inuir o ta!anho da Bonte. 0e"rito $%&RL'0 ou %&RL'S+IF&'0)* Apli$a o eBeito de texto ne<rito ao texto sele$ionado. 2i$a: ;o % ne$ess)rio sele$ionar texto para apli$ar Bor!ata:o4 o $ursor4 ou ponto de inser:o deve estar lo$aliQado entre a palavra. It1lico $%&RL'I ou %&RL'S+IF&'I)* Apli$a o eBeito de texto it)li$o ao texto sele$ionado. Su2lin/a#o $%&RL'S ou %&RL'S+IF&'S)* Apli$a o eBeito de texto sublinhado. Pode!os alterar o tipo e a $or do sublinhado $li$ando na pequena seta ao lado do boto. 3or#as: Per!ite desenhar as bordas da $%lula. Pode!os4 por inter!%dio deste boto4 Bor!atar a $or e estilo da linha da borda da $%lula. %or #e Preenc/imento* Per!ite alterar a $or do plano de Bundo das $%lulas sele$ionadas. %or #e Fonte* Per!ite alterar a $or de Bonte do texto sele$ionado. Fonte $%&RL'S+IF&'F) : Exibe a $aixa de di)lo<o "1or!atar ,%lula# $o! a <uia (aba) 1onte sele$ionada.

ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

1rupo (linhamento:

Alin/ar em cima4 alin/ar no meio e alin/ar em2ai5o : Per!ite! alinhar o $onte9do dentro da $%lula su<erindo u! alinha!ento verti$al. Alin/ar 6 es7uer#a4 %entrali8a#o e 6 #ireita : Per!ite! alinhar o $onte9do dentro da $%lula su<erindo u! alinha!ento horiQontal. Orienta9:o: Tira o texto e! jn<ulo dia<onal ou e! u!a orienta:o verti$al. Este re$urso % <eral!ente usado para rotular $olunas estreitas. Para voltar S orienta:o nor!al4 $lique nova!ente neste boto. ;ue2ra #e te5to automaticamente : Tornar todo o $onte9do visJvel e! u!a $%lula4 exibindo@o e! v)rias linhas. <esclar e centrali8ar : Torna duas ou !ais $%lulas sele$ionadas e! u!a4 $entraliQando o $onte9do da $%lula. <esclar atravs : Torna duas ou !ais $%lulas sele$ionadas e! linha. <esclar clulas : Torna duas ou !ais $%lulas sele$ionadas e! u!a. Desfa8er mescla"em #as clulas : 2esBaQ a !es$la<e! das $%lulas. O2serva9=es finais: Se as $%lulas que sero !es$ladas estivere! preen$hidas $o! valores de dados4 o dado preservado ser) o da $%lula que estiver no $anto superior@esquerdo. Alin/amento : Exibe a $aixa de di)lo<o "1or!atar ,%lula# $o! a <uia (aba) Alinha!ento sele$ionada.

1rupo 34mero:

ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

Formato #e 0>mero: Per!ite es$olher $o!o os valores de u!a $%lula sero exibidos: $o!o per$entual4 !oeda4 data4 hora et$... Estilo #e moe#a : Apli$a o Bor!ato da !oeda brasileira4 no $aso o real4 nas $%lulas sele$ionadas. Exe!plos: se sele$ionar!os u!a $%lula e o $onte9do da $%lula Bor -74 ao $li$ar no boto Estilo de (oeda o valor ser) Bor!atado para Rg -7477. A<ora4 se o valor Bor 7 (Qero) ser) Bor!atado para Rg @ e se o valor Bor ne<ativo $o!o4 por exe!plo4 @-7 o valor ser) Bor!atado para Rg (-7477). Le!bre@se que valores Bra$ionados sero arredondados $o!o4 por exe!plo4 04'.8 retornar) o valor Rg 04'8. E Por$enta<e! (apli$a o estilo de por$enta<e! as $%lulas sele$ionadas) pro$edi!entos de utiliQa:o do deseMada e $li$ar e! 4 !ultipli$ara o valor por -77 x. Kutra !aneira %: $li$ar na $%lula e ap+s no : $li$ar na $%lula

e na $%lula di<itar o valor

deseMado4 sur<ir) ento o valor se<uido de U. E Au!entar $asas de$i!ais (au!enta as $asas de$i!ais e! $%lulas $o! n9!eros). Exe!plos: se sele$ionar!os u!a $%lula que tenha o valor &77 e $li$ar!os no boto o valor passa de &77 para &7747 (detalhes: u! (-) o valor passar) de 04' para 04'7.

Qero (7) de $ada veQ). Se sele$ionar!os u!a $%lula que tenha o valor 04' e $li$ar!os no boto

E 2i!inuir $asas de$i!ais (di!inui as $asas de$i!ais e! $%lulas $o! n9!eros). Exe!plos: se sele$ionar!os u!a $%lula que tenha o valor &77 e $li$ar!os no boto &774 pois que o boto o valor ser) preservado4 ou seMa4 per!ane$er)

para sde di!inuir as $asas de$i!ais no n9!ero inteiro. A<ora4 se o valor da $%lula Bor 04' e $li$ar!os no boto

o valor passa de 04' para '. Kbserve que o valor Boi arredondado. Le!bre@se que na re<ra para arredonda!entos se o valor Bor !aior ou i<ual a ' ($in$o) o arredonda!ento ser) para !ais. Exe!plos: se sele$ionar!os u!a $%lula que tenha o valor 040/. e $li$ar!os no boto o valor passa de 040/. para 040\ (o n9!ero . % !aior que '4 por esta raQo e!prestou u! para o n9!ero /). ,ontinuando o arredonda!ento $li$are!os !ais u!a veQ no boto e o valor passar) de 040\ para 04'. E !ais u!a veQ no boto passar) de 04'

para 0 (le!bre que neste $aso no arredondar) para !ais pois o valor real ou ori<inal era 0 e no '. ' % o resultado do arredonda!ento. Kbserva:Les Binais sobre os botLes e : o valor passa para 04'7. A<ora4 se $li$ar!os no boto o valor voltar) para 04'. (;o Bi$ar) '474 pois

Se o valor Bor 04' na $%lula sele$ionada e $li$ar!os pri!eira!ente no boto 4 volta para 04' e !ais u!a veQ no boto que o valor real ou ori<inal $ontinua sendo 04'). AutoSo!a Le!brete: A preBerHn$ia de resolu:o dos $)l$ulos % da $oluna. Pro$edi!entos: -. Sele$ionar o intervalo de $%lulas e $li$ar no

passa para '. Se $li$ar!os no boto

ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

;este exe!plo sele$iona!os o intervalo de $%lulas N- at% N0 e $li$a!os no boto Autoso!a.

;este exe!plo sele$iona!os o intervalo de $%lulas A& at% 2& e $li$a!os no boto Autoso!a.

;este exe!plo sele$iona!os o intervalo de $%lulas N& at% ,3 e $li$a!os no boto Autoso!a.

&. ,li$ar no lo$al da resposta4 $li$ar no

e pressionar a te$la Enter ou $li$ar no boto

;este exe!plo sele$iona!os a $%lula E& e $li$a!os no boto Autoso!a. Para eBetivar o $)l$ulo deve!os pressionar a te$la E;TER ou $li$ar nova!ente no boto Autoso!a.

;este exe!plo sele$iona!os a $%lula ,' e $li$a!os no boto Autoso!a. Para eBetivar o $)l$ulo deve!os pressionar a te$la E;TER ou $li$ar nova!ente no boto Autoso!a.

3. ,li$ar no lo$al da resposta e $li$ar no

4 sele$ionar as $%lulas deseMadas e pressionar a te$la Enter ou $li$ar no boto

;este exe!plo sele$iona!os a $%lula E'4 $li$a!os no boto Autoso!a e sele$iona!os o intervalo de $%lulas A- at% 20 $o! o auxJlio do !ouse. Para eBetivar o $)l$ulo deve!os pressionar a te$la E;TER ou $li$ar nova!ente no boto Autoso!a. (Para realiQar esta sele:o de $%lulas poderJa!os utiliQar a te$la Sb*1T4 $li$ando na $%lula A-. Pressionar e !anter pressionado a te$la Sb*1T e $li$ar na $%lula 20.

ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

;este exe!plo sele$iona!os a $%lula E'4 $li$a!os no boto Autoso!a e sele$iona!os aleatoria!ente as $%lulas A-4 N&4 ,3 e 20 $o! o auxJlio da te$la ,TRL e do !ouse. Para eBetivar o $)l$ulo deve!os pressionar a te$la E;TER ou $li$ar nova!ente no boto Autoso!a.

A<ora4 pratique os exe!plos e realiQe outros testes para Ba!iliariQar@se $o! o boto. O2serva9=es finais: Pelos re$ursos do boto Auto so!a pode!os a$essar todas as Bun:Les do Ex$el. Nasta $li$ar na pequena seta lo$aliQada S direta do boto Autoso!a e ativar o $o!ando "(ais Bun:Les...#. E *nserir 1un:o (Exibe u!a lista de Bun:Les e seus Bor!atos e per!ite que vo$H deBina valores para os ar<u!entos).

&eclas de atalhos
bK(E ,TRL? bK(E ,TRL? E;2 E;TER Sb*1T? E;TER TAN Sb*1T? TAN *nJ$io da linha Sele$iona a $%lula ASele$iona a 9lti!a $%lula preen$hida Sele$iona a $%lula abaixo Sele$iona a $%lula a$i!a Sele$iona a $%lula S direita Sele$iona a $%lula S esquerda

ProB. 5a<ner Nu<s O PPP.Pa<nerbu<s.$o!.br

You might also like