You are on page 1of 64

PARTE GERAL

DA PERSONALIDADE JURDICA PESSOA NATURAL Contedo do CC O Cdigo Civil tem por fim regular os direitos e obrigaes de ordem privada concernentes s pessoas, aos bens e s relaes. O CC dividido em: I Parte Geral relaes abstratas e genricas sobre as pessoas, bens, fatos jurdicos; II Parte Especial Direito das Obrigaes (arts. 233 a 965); o Contratos arts. 421 a 886 do Cdigo Civil; o Ttulos de Credito arts. 887 a 926 o Responsabilidade Civil arts. 927 a 954 Da Pessoa natural O Livro I, da Parte Geral do CC trata das Pessoas que podem ser divididas em: Pessoa Natural ( pessoa fsica) - ser humano, excluindo-se os animais, ou seres inanimados, que so tidos eventualmente como objetos do direito; Pessoa Jurdica conj. de pessoas ou de bens arrecadados, que adquirem personalidade jurdica prpria por uma fico legal. Direito de Empresa (arts. 966 a 1.195); Direito das Coisas (arts. 1.196 a 1.510); Direito de Famlia (arts. 1.511 a 1.783); Direito das Sucesses (arts. 1.784 a 2.027).

Ns vamos iniciar nossos estudos pela a anlise dos institutos sobre pessoas naturais que sem dvida o destinatrio final da norma. Da Personalidade Jurdica

a) ordem civil

Conceito: Art. 1 do CC: Toda pessoa capaz de direitos e deveres na

Ento o que a personalidade jurdica? a aptido ser sujeito de direito e deveres na ordem civil, ou seja, o atributo necessrio para ser sujeito de direito. b) Aquisio da personalidade jurdica: Pelo que consta no art. 2 do CC: A personalidade da pessoa natural comea com o nascimento com vida.... Ou seja, a personalidade da pessoa se inicia no momento do funcionamento cadior-respiratrio, constatado pelo exame de docimasia hidrosttica de Galeno, mesmo que o recm-nascido venha a falecer minutos depois. c) Nascituro Vejam bem, continuando a leitura do artigo 2: ... mas a lei pe a salvo, desde a concepo o direito do nascituro. O CC ao estabelecer tal dispositivo protegeu os direitos do NASCITURO. Bom, inicialmente, o que vem a ser o nascituro?

Nascituro aquele que foi concebido, mas ainda no nasceu. Ao prever o tratamento do nascituro, surge-se uma dvida: seria o nascituro uma pessoa, teria ele personalidade? Existem duas teorias que procuram justificar a situao do nascituro: Teoria natalista prevalecia entre os autores modernos do Direito Civil exigindo para a personalidade o nascimento com vida. Assim, sendo, o nascituro no teria direitos, mas mera expectativa de direitos.

(Silvo Salvo Venosa, Silvo Rodrigues, Caio Mrio da Silva Pereira). Teoria da personalidade condicional aquela pela qual a personalidade civil comea com o nascimento com vida, mas o direitos do nascituro esto sujeitos a uma condio suspensiva( elemento que vai subordinar a eficcia do evento a um acontecimento futuro e incerto), ou seja, so direitos eventuais. (Serpa Lopes, Washington de Barros, Clvis Bevilqua)

Teoria concepcionista aquela que sustenta que o nascituro pessoa humana, tendo direitos resguardados pela lei. (Pontes de Miranda, Pablo Stolze, Rodolfo Pamplona, Maria

Helena Diniz). Esse o entendimento que prevalece na doutrina civilista atual. OBS: Cabe ressaltar que alguns desses direitos so estendidos ao natimorto, conforme o Enunciado n.1 do Conselho de Justia Federal e do STJ, aprovado na I Jornada de Direito Civil que prev: art.2 a proteo que o Cdigo defere ao nascituro alcana tambm o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade, tais como nome, imagem e sepultura. CAPACIDADE DE DIREITO OU DE GOZO. Adquirida a personalidade jurdica, toda pessoa passa a ser capaz de direitos e obrigaes. O que capacidade? elemento da personalidade (medida jurdica da personalidade), podendo ser classificada em: Capacidade de Direito ou de gozo aquela comum a toda pessoa humana, para adquirir direitos e contrair deveres e que s se perde com a morte (art. 1 do CC); Todo ser humano tem, sendo condio personalidade jurdica. Capacidade de fato o de exerccio a aptido para se praticar atos da vida civil (adquire-se com a maioridade - 18 anos artigo 5 CC.) Nem toda pessoa tem capacidade de fato, em razo de restries psicolgicas e orgnicas. Quem possui as duas espcies de capacidade tem capacidade plena.

Capacidade de Direito + Capacidade de Fato = Capacidade Civil Plena

OBS: NO SE PODE LEGITIMAO E LEGITIMIDADE. I)

CONFUNDIR

CAPACIDADE

COM

LEGITIMAO: condio especial para celebrar determinado ato ou negcio jurdico.

Exemplo: art. 1.647 (outorga conjugal para venda de imvel uxria da mulher, ou marital do marido); Art. 496, CC (anulabilidade de venda de ascendente a descendente se no houver autorizao dos demais descendentes e cnjuge). II) LEGITIMIDADE: condio da ao (processo civil) que uma capacidade especfica, para ser parte em processo. Entretanto, muitas vezes, contudo, as palavras legitimidade e legitimao so utilizadas como sinnimo, o que no acarreta maiores prejuzos. O prprio Pablo Stolze as coloca como sinnimo. Enfim, nem toda pessoa capaz tem legitimao para prtica de determinado ato. Exemplo: Dois irmo maiores de idade, tem capacidade civil, mas no tem legitimao para casar.

III)

IV)

INCAPACIDADE

INCAPACIDADE ABSOLUTA (art. 3, I, II, III do CC). Inicialmente o que significa a incapacidade? a falta de aptido para praticar pessoalmente atos da vida civil (falta da capacidade de fato ou de exerccio). OBS: A INCAPACIDADE JURDICA NO EXCLUDENTE ABSOLUTA DE RESPONSABILIZAO PATRIMONIAL, CONFORME ARTIDO 928 DO CC o incapaz responde pelos prejuzos que causar se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes! I) Os menores de dezesseis anos (menores impberes). Nessa previso levado em conta o critrio etrio, entendendo o legislador que, devido a idade a pessoa ainda no atingiu o discernimento para distinguir o que pode ou no pode fazer. Com isso, esses menores devem ser representados por seus pais, ou na falta deles por tutores nomeados. OBS: Conforme o Enunciado n. 138 do CJF/STJ, eventualmente, o ato do absolutamente incapaz pode gerar efeitos: A vontade dos absolutamente incapazes, na hiptese do artigo 3, I, juridicamente relevante na concretizao de situaes existenciais eles concernentes, desde que demonstrem discernimento suficientes para tanto.

Exemplo: aes de aes, guarda do filho. O CC determina que em ao de adoo da pessoa com idade superior a 12 anos, esta dever manifestar concordncia, conforme previsto no artigo 1.621. II) Pessoas que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a pratica dos atos da vida civil. So as pessoas que padecem de doena ou deficincia mental, no podem praticar atos da vida civil. Pois bem, para que seja declarada a incapacidade absoluta, em tais casos, necessrio um processo prprio de interdio de natureza declaratria e cuja sentena deve ser registrada no Cartrio de Registro Civil da Comarca em que reside o interdito. Certo, ento para que se considerem invlidos os atos necessrio que seja declarada a interdio do absolutamente incapaz, e os praticados por deficientes mentais antes da interdio so vlidos ou no? No Direito Ptrio no h determinao expressa sobre validade ou no dos atos praticados pelo incapaz antes da interdio decretada pela autoridade judicial. Alguns doutrinadores defendem que tais atos podem ser anulados desde que haja ocorrncia de trs requisitos: a) a incapacidade de entender ou querer; b) a demonstrao que o agente sofreu grave prejuzo; e c) e a m f do outro contratante. A incapacidade estar revestida de carter permanente, por isso o nosso ordenamento jurdico no admite os intervalos lcidos. OBS: Por fim, a senilidade (velhice), por si, no causa de restrio de capacidade a no ser a hiptese da senectude gerar um estado patolgico (esclerose). III) Os que mesmo por causa transitria no puderam exprimir sua vontade (art. 4, I, II, III).

O Artigo 3, III, do atual Cdigo traz uma expresso ampla, que aumenta as hipteses de incapacidade absoluta. Ento, inclui tambm o que surdo-mudo que no pode manifestar sua vontade, que constava na codificao anterior. OBS: Se o surdo-mudo puder expressar sua vontade ser relativamente incapaz ou at plenamente capaz dependendo do grau de possibilidade de expresso. Os brios habituais e os viciados em txicos, veremos so considerados relativamente incapazes, mas dependendo da situao em que se encontrarem, podero ser tidos como absolutamente incapazes.

OS RELATIVAMENTE INCAPAZES. A incapacidade relativa diz respeito queles que podem praticar os atos da vida civil, desde que haja assistncia, gerando a anulabilidade ou nulidade relativa do negcio jurdico celebrado, devendo a ao ser proposta no prazo de 4 anos, contados de quando cessar a incapacidade(art.178 CC). I) Maiores de 16 e menores de 18 anos.

Mais uma vez utiliza-se o critrio etrio, entendendo o legislador que, devido a idade a pessoa ainda no atingiu o discernimento para distinguir o que pode ou no pode fazer. Neste dispositivo houve uma das mais importantes mudanas do Novo Cdigo Civil que foi a reduo da idade para se atingir a maioridade civil de 21 anos para 18 anos. Esses menores so denominados menores pberes e somente podero praticar certos atos se assistidos. Entretanto alguns atos podem ser praticados por eles sem assistncia, necessitando apenas de autorizao de seus pais ou representantes requerer registro de nascimento, casar, etc. OBS: A reduo da maioridade para fins de capacidade jurdica, no implica em modificao de tais limites em matrias relacionadas com a dependncia econmica, no s por a se tratar de uma questo de necessidade de alimentos, mas tambm por se tratar muitas vezes de estatutos prprios (exemplo: dependncia econmica para fins previdencirios, imposto de renda, etc). II) Os brios habituais, os viciados em txicos e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido. brios habituais so aqueles que tm a embriaguez com hbito. Toxicmacos so os viciados em txicos. Esses quando com reduzida capacidade autodeterminao so considerados relativamente incapazes. de entendimento e

Aqui tambm dever haver um processo prprio de interdio relativa. OBS: Dependendo do grau de intoxicao e dependncia, a interdio do dependente poder ser total, sendo este considerado absolutamente incapaz. III) Os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.

Abrange os portadores de Sndrome de Down, e outros portadores de anomalias psquicas que apresentem sinais de desenvolvimento mental incompleto. Essa norma visa proteger os excepcionais que podero praticar os atos da vida civil, desde que devidamente assistido. Aqui tambm dever haver um processo de interdio relativa.

IV)

Os prdigos.

Prdigos - so aqueles que dissipam de forma desordenada e desregrada os seus bens ou seu patrimnio, realizando gastos desnecessrios e excessivos (viciados em jogatinas). Os prdigos tambm devem ser interditados, com nomeao de um curador que ficar responsvel pela administrao dos bens do curatelado. De que atos os prdigos ficam privados? Dos atos que possam comprometer seu patrimnio como: emprestar dinheiro, transigir, dar quitao, alienar bens, hipotecar ou agir em juzo (art. 1.782 do CC). Entretanto os prdigos podem exercer atos que no envolvam diretamente administrao de seus bens, como se casar ou exercer profisso. OBS: No obrigado a casar no regime de separao total de bens de origem obrigatria ou legal (art. 1.641 CC). CONSIDERAES SOBRE OS SILVCOLAS. O Cdigo Civil de 2002 no considera mais os silvcolas como incapazes devendo a questo ser resolvida por lei especial (art. 4). A lei 6001, de 19 de setembro de 1973 (Estatuto do ndio), considera o indgena em princpio agente absolutamente incapaz, reputando nulos os atos por eles praticados sem a devida representao. Fazendo a lei ressalva que os atos podero ser vlidos se o ndio tiver o necessrio discernimento, e no houver tido prejuzo com o ato praticado. A quem cabe representa os ndios? Segundo a lei 5.371/67 cabe a FUNAI represent-los. Entretanto esta lei no reflete a atua situao brasileira, onde ndios esto plenamente inseridos na sociedade, por isso no razovel ter-se com regra a incapacidade absoluta do ndio, devendo ser esta exceo aplicada apenas quando este no estiver inserido na sociedade, no possuindo desta forma, discernimento para a prtica dos atos.

EMANCIPAO. A menoridade civil cessa, conforme estabelecido no artigo 5, CC, aos dezoito anos. Mas pode haver a antecipao da capacidade plena.

a) Conceito o ato jurdico que antecipa os efeitos da aquisio da maioridade, e da conseqente capacidade civil plena, para data anterior aquela em que o menor atinge a idade de 18 anos, para fins civis. um ato, em regra, definitiva, irretratvel e irrevogvel. Trata-se, ainda, de ato formal e solene em regra, j que o Cdigo passou a exigir instrumento pblico. b) Espcies de emancipao: A emancipao poder ocorrer nas seguintes situaes (art. 5, pargrafo nico) rol esse que taxativo (numerus clausus): Emancipao voluntria por concesso de ambos os pais ou de um deles na falta do outro. No necessrio autorizao judicial, sendo feito por instrumento pblico e registrada no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Naturais. O menor deve ter no mnimo 16 anos. Emancipao judicial por sentena do juiz. pblica, sendo

Neste caso no necessrio escritura necessrio apenas o Registro no Cartrio de Registros Civis. Emancipao legal

1) Matrimonial pelo casamento civil do menor. Importante: - a idade nbil de 16 anos (artigo 1.517 CC), mas conforme o artigo 1.520 possvel o casamento de quem ainda no atingiu a idade nbil em caos excepcionais. - necessrio para o casamento autorizao dos pais ou representante. - o divorcio, a separao, a viuvez do casamento no implica em retorno incapacidade. 2) Por exerccio de emprego pblico efetivo inclui todos os casos envolvendo cargos ou empregos pblicos, desde que haja nomeao de forma definitiva. Importante: - Esto afastados, assim, as hipteses de servios temporrios ou dos cargos comissionados. - Este tipo de emancipao no ocorre muito na pratica. ( capacidade plena trabalhista).

3) Por colao de grau em curso de ensino superior reconhecido para tanto o curso superior precisa ser reconhecido. - tambm no ocorre muito na prtica. 4) Emancipao legal, por estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, obtendo o menor as suas economias prprias, visando a sua subsistncia. - pelo menos 16 anos. - a primeira hiptese plenamente possvel, embora no seja uma recorrente.

EXTINO DA PESSOA NATURAL Morte real. O fim da pessoa natural, conforme art. 6 do CC d-se com a morte. A lei exige, dessa forma, a morte cerebral (morte enceflica). Isto consta inclusive, do art. 3 da Lei 9.434/1997, que trata da morte para fins de remoo de rgos para transplantes. Morte Presumida. 1. Morte presumida sem declarao de ausncia. O artigo 7 do CC prev dois casos de morte presumida, sem declarao de ausncia, a saber: I Desaparecimento do corpo da pessoa, sendo extremamente provvel a morte de quem estava em perigo de vida; II Desaparecimento da pessoa envolvida em campanha militar ou feito prisioneiro, no sendo contratado at dois anos aps o trmino da guerra. O art. 7, I, do CC, tem aplicao perfeita nos casos envolvendo desastre, acidentes, catstrofes naturais, sendo certo que o pargrafo nico desse dispositivo prev que a declarao de morte somente ser possvel depois de esgotados todos os meios de buscas e averiguaes do corpo da pessoa, devendo constar a sentena a data provvel da morte da pessoa natural. 2. Morte presumida com declarao de ausncia. O que ausncia? A ausncia pode ser considerada como hiptese de morte presumida, decorrente do desaparecimento da pessoa natural, sem deixar corpo presente (morte real).

Estudaremos por questo didtica trs fases relacionadas com a presuno da morte. a) Da curadoria dos bens do ausente (arts. 22 a 25 do CC). Nessa primeira fase, desaparecendo a pessoa sem deixar notcias e no deixando qualquer representante ou deixando represente, mas este no aceite o encargo de administrar seus bens, nomeado um curador para guardar seus bens, em ao especfica proposta pelo MP ou qualquer interessado, caso dos seus sucessores. Prev o art. 25 do CC que cabe ao cnjuge do ausente a condio de curador legtimo, desde que no esteja separado de judicialmente ou de fato h mais de 2 anos. Ausente o cnjuge, sero chamados: Os PAIS do ausente; Na falta dos pais, sero chamados os descendentes, no havendo impedimento, sendo que o grau mais prximo exclui o mais remoto; Na falta dos citado acima, dever o juiz nomear um curador ad hoc ou dativo, entre as pessoas idneas de sua confiana. Quanto ao companheiro? Apesar de no haver previso expressa quanto ao convivente ou companheiro, ele merece o mesmo tratamento do cnjuge, segundo o Enunciado n 97 do CJF/STJ, aprovado na I Jornada de Direito Civil: no que tange tutela especial da famlia, as regras do CC que se referem apenas ao cnjuge devem ser estendidas situao jurdica que envolve o companheirismo, como por exemplo na hiptese de nomeao de curador dos bens do ausente (art. 25 CC). b) Da sucesso provisria (arts. 26 a 36). Os interessados na herana do ausente podero requerer a abertura da sucesso provisria, aps um ano da arrecadao dos bens do ausente e da correspondente nomeao do curador; ou trs anos caso o ausente tenha deixado um representante. Quem considerado interessado para pedir a Segundo o artigo 27 CC so: I- O cnjuge no separado judicialmente; II- Os herdeiros presumidos, legtimos ou testamentrios; III- Os que tiverem sobre os bens do ausente direito dependente de sua morte; IV- Os credores de obrigaes vencidas e no pagas. referida sucesso?

Uma vez publicada a sentena de sucesso provisria ela apenas comea a surtir efeitos aps 180 dias aps esta publicao, entretanto logo aps o transito em julgado proceder abertura do testamento se deixado pelo ausente, ou ao inventrio e partilha dos bens, como se o ausente tivesse falecido. Com a posse nos bens do ausente, passam os sucessores provisrios a representar ativa e passivamente o ausente em relao a terceiros. Mas os herdeiros podero dispor dos bens do ausente da maneira que lhe aprouver? No. Como se pode depreender da determinao do art. 31, segundo o qual os bens imveis do ausente s se podero alienar, no sendo por desapropriao, ou hipotecar, quando ordene o juiz, para lhes evitar runa. Ou conforme artigo 29, CC, que determina que o juiz poder ordenar a converso dos mveis, sujeitos a deteriorao ou a extravio, em imveis ou ttulos garantidos pela Unio. Os herdeiros tero direito a que? Na forma do art. 33, os herdeiros empossados, se descendentes, ascendentes ou cnjuges, tero direito a todos os frutos e rendimentos dos bens que lhe couberem. J os demais sucessores, devero capitalizar metade desses bens acessrios, com prestao de contas anual ao juiz competente. Por fim, e se durante a sucesso provisria for provado o efetivo falecimento do ausente? Neste caso, a sucesso provisria ser convertida em sucesso definitiva, considerando-se aberta, na data comprovada, em favor dos herdeiros que o eram quele tempo. c) Da sucesso definitiva (arts. 37 a 39 CC). Aps 10 anos do transito em julgado da sentena da ao de sucesso provisria converte-se- em definitiva. Esse prazo pode ser reduzido nos termos do artigo 38 CC, quando a pessoa houver desaparecido tiver mais de 80 anos e houver desaparecido h 5 anos.

DA COMORINCIA.

O artigo 8 do Cdigo Civil determina que se dois ou mais indivduos falecerem na mesma ocasio, no se podendo averiguar se algum dos comorientes procedeu aos outros, presumir-se-o simultaneamente mortos. Vejam tal artigo no exige que a morte tenha ocorrido no mesmo local, mas ao mesmo tempo, e quando essa regra pertinente?

Quando os falecidos forem pessoas da mesma famlia, e com direitos sucessrios entre si.

DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE

O Cdigo Civil em plena sintonia com a Constituio Federal atribui grande importncia aos direitos de personalidade, tratando a matria em captulo especfico. Mas qual o conceito de direitos de personalidade? Conceito. So aqueles direitos inerentes pessoa e a sua dignidade. Tm por objeto os atributos fsicos, psquicos e morais da pessoa em si e em suas projees sociais. Ademais importante associar os direitos de personalidade com cinco grandes cones, colocados em prol da pessoa no atual CC: a vida e integridade fsico-psquica, nome da pessoa natural ou jurdica, imagem, a honra e intimidade, direitos estes no redutveis pecuniariamente. Caractersticas dos Direitos da Personalidade. Os direitos de personalidade so aquelas qualidades que se agregam ao homem, sendo: a) Absolutos devem ser respeitados por todos, tem eficcia contra todos erga omnes; b) Gerais - um direito de todo ser humano, pelo simples fato de existir, sem qualquer distino. b) Extrapatrimoniais - priori os direitos de personalidade extrapatrimoniais, ou seja, h ausncia de um contedo patrimonial direto; c) Indisponveis O Cdigo Civil em seu artigo 11 determina: Art. 11. Com exceo dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria Vejam o que determina o Enunciado n.4 do CJF/STJ: o exerccio dos direitos da personalidade podem sofrer limitao voluntria, desde que no seja permanente nem geral. Determina, ainda o Enunciado n. 139: so

os direitos da personalidade podem sofrer limitaes, ainda que no especificadamente prevista em lei, no podendo ser exercidos com abuso de direito de seu titular, contrariando a boa-f objetiva e os bons costumes. d) Imprescritveis no h prazo para o seu exerccio; e) Impenhorveis no podem ser penhorados; f) Vitalcios nascem com o individuo e o acompanham at a morte; OBS: L ARTIGOS: 11 a 21 do Cdigo Civil.

DA PESSOA JURDICA.

Conceito: podem ser conceituadas como sendo conjuntos de pessoas ou de bens arrecadados, que adquirem personalidade jurdica prpria por uma fico legal. A pessoa jurdica no se confunde com seus membros, sendo essa regra inerente prpria concepo da pessoa jurdica. OBS: A partir da Lei 12.441/2011, que modificou o Cdigo Civil, tambm considerada pessoa jurdica a chamada EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) que uma pessoa jurdica unipessoal. Surgimento da pessoa jurdica. A existncia legal da pessoa jurdica depende da observncia da legislao em vigor. Dessa forma, indispensvel para a atribuio de personalidade jurdica as sociedades mercantis o seu registro na junta comercial e no caso das associaes, fundaes e sociedades civis o registro no cartrio de registro civil das pessoas jurdicas. V art. 45 do Cdigo Civil. Classificao das Pessoas Jurdicas. Segundo o art. 40 do CC as pessoas jurdicas so: a) de direito pblico ( interno ou externo); b) de direito privado; Pessoas Jurdicas de Direito Pblico. Pessoa jurdica de direito pblico externo so aquelas que podem ser sujeitos de direitos e deveres no mbito civil. So reconhecidos como p. j. de direito externo (art. 42 CC): Os estados estrangeiros;

A Santa S representao da Igreja Catlica; Organizaes internacionais ONU, OIT, OMC;

Pessoa jurdica de direito pblico interno nos termos do art. 42 do CC so: A Unio; Os Estados, o DF, e os Territrios; Os Municpios; As autarquias, inclusive as associaes pblicas; As demais entidades de carter pblico criadas por lei; Pessoas jurdicas de direito privado. O Cdigo Civil de 2002 classifica as pessoas jurdicas em: Associaes (art. 44, I); Sociedades (art.44, II); Fundaes (art.44, III). As organizaes religiosas (art.44, IV); Os partidos polticos (art.44, V); EIRELI (art. 44, VI).

Da Desconsiderao da Personalidade Jurdica Devido a essa possibilidade de excluso da responsabilidade dos scios, a pessoa jurdica, por vezes, desviou-se de seus princpios e fins, cometendo fraudes e lesando sociedade ou a terceiros, provocando reaes na doutrina e na jurisprudncia. Visando a coibir tais abusos, surgiu a figura da teoria da desconsiderao jurdica ou teoria da penetrao na pessoa fsica. Tal instituto permite ao juiz no mais considerar os efeitos da personificao da sociedade para atingir e vincular responsabilidades dos scios, com intuito de impedir a consumao de fraudes e abusos cometidos pelos mesmos, desde que causem prejuzos a terceiros, principalmente credores da empresa. Nosso CC acolheu tal possibilidade, prescrevendo: Art.50. Em caso de abuso da personalidade jurdica caracterizado pelo desvio de finalidade, ou, pela confuso a patrimonial, pode o Juiz decidir, a requerimento da parte, ou MP quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

OBS: Desconsiderao da personalidade jurdica inversa ocorre no caso de confuso patrimonial, visando alcanar bens dos scios que se valeu da pessoa jurdica para ocultar ou desviar bens pessoais, com prejuzo a terceiros. BENS Conceito de bens toda a utilidade pblica fsica (material) ou ideal (imaterial), que seja objeto do direto subjetivo (faculdade de agir de um indivduo. Com base no CC (arts. 79 a 103), podemos apresentar a seguinte classificao: I. Bens considerados em si mesmos 1.1 bens imveis e mveis; 1.2 bens fungveis e infungveis; 1.3 Bens consumveis e incosumveis; 1.4 Divisveis e indivisveis; 1.5 Bens singulares e coletivos. 1.6 Bens corpreos e bens incorpreos; II. Bens reciprocamente considerados 1.7 bem principal e bens acessrios; 1.7.1 bens acessrios: a) frutos; b) produtos; c) rendimentos; d) benfeitorias (necessrias, teis, volupturias). III. Classificao em relao ao titular do domnio Bens pblicos; Bens particulares.

FATO JURDICO EM SENTIDO AMPLO

Fatos naturais (fato jurdico em sentido estrito) (independe da atuao humana)

Ordinrios (previsvel, comum, freqente) morte, nascimento, decurso do prazo. Extraordinrios ( imprevisvel caso fortuito/fora maior *) chuva, enchentes,terremotos. Ato jurdico stricto sensu comportamento humano voluntrio consciente, mas cujo os efeito est prdeterminado em lei.

Negcio Jurdico Lcitos Fatos Humanos (ato jurdico lato sensu) - fato jurdico, com elemento (presena da ato voluntrio volitivo qualificado, visando Fatos vontade regular direitos e deveres Jurdicos em humana) especficos de acordo com sentido amplo. interesse das partes; Ato-fato jurdico - um comportamento humano desprovido de conscincia e discernimento, mas que ainda assim, produz efeitos na rbita jurdica.

Ilcitos (ato ilcito art. 186 CC) - conduta voluntria ou involuntrio que est em desacordo com o ordenamento jurdico.

* Fora maior- fato no previsto, decorrente da ao humana, que gera efeitos jurdicos, independente da vontade das partes. * Fortuito fato natural no previsto que gera efeitos jurdicos independente da vontade das partes. OBS: O CC trata o ato Ilcito em categoria diferente dos atos jurdicos, segundo o CC ato jurdico a ao humana LCITA. Embora parte da doutrina entenda que o ato ilcito espcie de ato jurdico, como ocorre com Machado Neto, Silvio Venosa.

NEGCIO JURDICO. a) Previso Legal: Arts. 104 a 184 CC. b) Conceito - uma manifestao de vontade complexa resultante da conjugao das vontades internas e externa do declarante. Trata-se de uma declarao de vontade por meio da qual o agente regula ou disciplina os efeitos jurdicos que escolheu. c) Elementos constitutivos do negcio jurdico Requisitos do negcio jurdico. O negcio jurdico tem trs planos, a seguir demonstrados PLANO DA EXISTNCIA elementos essenciais do negcio jurdico pressupostos de existncia, sem ele o negcio jurdico no existe; So elementos constitutivos os seguintes: a) Manifestao da vontade vontade interna e externa; OBS: SILNCIO Normalmente, o silncio a ausncia de manifestao de vontade, e, com tal, no produz efeitos. Entretanto, algumas vezes a absteno do agente ganha juridicidade. O Cdigo Civil em seu artigo 111 determina o silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declarao de vontade expressa. Vejam cabe ao juiz no caso concreto analisar a inteno das partes contratantes. b) Agente emissor da vontade sem emissor da vontade no h negcio jurdico, mas apenas fato jurdico em sentido amplo; c) Objeto - utilidade fsica ou ideal sob qual giram os interesses das partes; d) Forma meio revestimento exterior da vontade; pelo qual a vontade se exterioriza,

Ex: forma oral, escrita, mmica;

vlido;

PLANO DE VALIDADE necessrios para que o negcio jurdico seja

O Novo Cdigo Civil enumera em seu artigo 104, os pressupostos legais de validade do negcio jurdico, que determina o seguinte: A validade do negcio jurdico requer: IIIAgente capaz; objeto lcito possvel e determinado ou determinvel e;

III-

Forma prescrita e no defesa em lei.

Assim como a doutrina o CC estabelece pressupostos do plano de validade do negcio jurdico, quais sejam: a) Manifestao de vontade livre e de boa f; b) Agente emissor da vontade capaz e legitimado para negcio; c) Objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; d) Forma adequada (livre ou legalmente prescrita); Ento, de fcil constatao que os pressupostos de validade so os pressupostos de existncia com qualificao ou adjetivao. PLANO DE EFICCIA esto os elementos relacionados com a suspenso ou resoluo de direitos e deveres, condio, termo encargo.

DEFEITOS DO NEGCIO JURDICO Introduo. Os defeitos do negcio jurdico so aqueles vcios que maculam o negcio jurdico, atingindo a sua vontade ou gerando uma repercusso social, tornado o negcio jurdico passvel de ao anulatria de nulidade pelo prejudicado. Classificam-se em vcios de consentimento aqueles em que a vontade no expressada de maneira absolutamente LIVRE; vcios sociais em que a vontade MANIFESTADA NO CONDIZ COM A REALIDADE, a INTENO PURA E DE BOA-F que enuncia. erro dolo coao I - Vcios de consentimento leso estado de perigo

simulao

II - Vcio sociais fraude contra credores

ERRO (Arts. 138/144) Conceito: O erro um engano ftico, uma falsa noo, em relao, a uma pessoa, ao objeto do negcio ou a um direito, que acomete a vontade de uma das partes. E quando o erro torna o negcio jurdico anulvel? Para grande parte dos autores somente haver causa de anulabilidade do negcio jurdico se for: substancial. Segundo o artigo 138 CC: Art. 138. So anulveis os negcios jurdicos, quando as declaraes vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligncia normal, em face das circunstncias do negcio Quando o erro ser substancial? Art. 139. O erro substancial quando: I - interessa natureza do negcio, ao objeto principal da declarao, ou a alguma das qualidades a ele essenciais; II - concerne identidade ou qualidade essencial da pessoa a quem se refira a declarao de vontade, desde que tenha infludo nesta de modo relevante; III - sendo de direito e no implicando recusa aplicao da lei, for o motivo nico ou principal do negcio jurdico.

DOLO (Arts. 145/150) Conceito: O dolo pode ser conceituado como sendo o artifcio ardiloso empregado por uma das partes ou por terceiros para enganar algum, quando da celebrao do negcio jurdico. Classificao do dolo. Quanto a extenso dos seus efeitos no negcio jurdico o dolo poder ser: Principal aquele que ataca A CAUSA do negcio jurdico. Se no fosse o artifcio o negcio no teria sido realizado. (art. 145, CC). Art. 145. So os negcios jurdicos anulados por dolo, quando este for sua causa. Acidental aquele que NO IMPEDE A REALIZAO do negcio, apenas gera obrigao de indenizar. (art. 146, CC).

Art. 146. O dolo acidental s obriga a satisfao das perdas e danos, e acidental quando, a seu despeito o negcio seria realizado, embora por outro modo.

COAO (Arts. 151/155) Conceito: uma presso moral exercida sobre o negociante, visando obrig-lo a assumir uma obrigao que no lhe interessa. Dispositivos legais. Art. 151. A coao, para viciar a declarao de vontade, h de ser tal que incuta ao paciente fundado temor referencial e considervel a pessoa, sua famlia, ou aos seus bens. ( coao moral vis compulsiva) Desta forma, so requisitos para a coao: a) Violncia psicolgica; b) Declarao de vontade viciada; c) Receio de srio e fundado receio de grave dano pessoa, famlia, ou pessoa prxima ou a bens do paciente. Art. 152. No apreciar a coao, ter-se-o em conta o sexo, a idade, a condio, a sade, o temperamento do paciente e todos e as demais circunstancias que possam influir na gravidade. No se considera coao a ameaa do exerccio regular se um direito, nem o simples temor referencial.

LESO (Arts. 157). Ocorre leso quando uma pessoa, por necessidade ou inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta.

LESO = premente necessidade ou inexperincia da parte + prestao manifestadamente desproporcional

elemento subjetivo ou imaterial

elemento objetivo ou material

Dispositivos legais.

Art. 157. Ocorre leso quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. 1 Aprecia-se a desproporo das prestaes segundo os valores vigentes ao tempo celebrado o negcio jurdico. 2 No se decretar a anulao do negcio, se for oferecido suplemento suficiente, ou se a parte favorecida concordar com a reduo do proveito.

ESTADO DE PERIGO (ART. 156, CC).

Conceito: O estado de perigo ocorrer o prprio negociante, pessoa da sua famlia ou amigo prximo estiver em perigo, conhecido da outra parte, sendo este a nica causa para a celebrao do negcio. Elemento subjetivo

ESTADO DE PERIGO= Situao de perigo conhecido da outra parte + onerosidade excessiva

Elemento objetivo

Dispositivos legais. Art. 156. Configura-se o estado de perigo quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. Pargrafo nico. Tratando-se de pessoa no pertencente famlia do declarante, o juiz decidir segundo as circunstncias. Ex: o indivduo, abordado por assaltantes, oferece uma recompensa ao seu libertador para salvar-se; o sujeito est afogando-se promete doar todo o seu patrimnio para seu salvador. Etc.

Diferena entre leso e estado de perigo

Leso - art. 157, CC Elemento subjetivo: necessidade ou inexperincia

Estado de perigo art. 156, CC premente Elemento subjetivo: perigo do negociante, pessoa da famlia, ou amigo ntimo, sendo este conhecimento da outra parte obrigao

Elemento objetivo: prestao Elemento objetivo: manifestamente desproporcional excessivamente onerosa

Aplica-se a reviso negocial pela regra H entendimento doutrinrio de aplicao expressa do art. 157, 2, do CC, analgica do art. 157, 2, do CC, hiptese de subsuno visando a conservao negocial. H hiptese de integrao.

DA FRAUDE CONTRA CREDORES (ART.158/165 CC). Conceito: a fraude contra credores consiste no artifcio utilizado pelo devedor insolvente, visando prejudicar seu credor. Credor quirografrio aquele que no possui garantia real. Quando o negcio vai ser passvel de anulabilidade por fraude?

Disposio onerosa de bens com E necessrio haver conluio fraudulento intuito de fraude (outra parte deve ter conhecimento) + evento danoso Disposio onerosa gratuita de bens Basta o evento danoso ou remisso de dvidas

Qual a ao para se anular o ato praticado em fraude contra credores? A ao revocatria denominada AO PAULIANA. Os fundamentos da Ao Pauliana esto presentes no CC em seus artigos 158, 159, 162, 163. Qual o conseqncia do reconhecimento de fraude na Ao Pauliana? Segundo o CC em seu artigo 165, determina que anulao do ato impugnado. a conseqncia

Por fim no se deve confundir, a fraude contra credores com a fraude de execuo. Fraude contra credores Fraude execuo

O devedor insolvente vende bens para O executado j citado em ao de prejudicar credores. execuo ou condenatria aliena bens. Necessidade de ao pauliana No h necessidade de ao pauliana podendo ser reconhecida por simples requerimento Tem natureza declaratria, ineficcia do ato celebrado gerando

Tem natureza constitutiva negativa

Instituto de Direito Civil

Instituto do Direito Processual Civil

SIMULAO (art. 167)

a declarao enganosa de vontade, visando produzir efeito diverso do ostensivamente indicado. Clvis Bevilqua. Vcio social, pois no vicia a declarao de vontade do declarante (matria de ordem pblica). Em resumo: na simulao h uma discrepncia entre a vontade a declarao. OBS: Na simulao as duas partes esto combinadas e objetivam enganar terceiros! Dispositivos legais: Art. 167. nulo o negcio jurdico simulado, mas subsiste o que se dissimilou se vlido for substncia e na forma. 1 Haver simulao do negcio jurdico quando: I aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas s quais realmente se conferem ou transmitem; II contiverem declarao, confisso, condio ou clusula no verdadeira; III os instrumentos particulares forem antedatados ou ps-datados. 2 Ressalva-se os direitos de terceiros de boa-f em face dos contratantes do negcio jurdico simulado.

Reserva mental a emisso de uma declarao no querida em seu contedo. Conforme art. 110 do CC a manifestao de vontade subsiste ainda que o autor tenha feito reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tenha conhecimento. A reserva mental equipara simulao operando-se da seguinte forma: a) Se a outra parte dela no tem conhecimento o negcio vlido; b) Se a outra parte conhece a reserva mental - o negcio nulo, pois instituto similar a simulao. c) INVALIDADE DO NEGCIO JURDICO Introduo. A expresso invalidade em sentido amplo empregada para designar o negcio que no produz os efeitos desejados pelas partes envolvidas. Esta nulidade, porm sofre gradaes, de acordo com o tipo de elemento violado, podendo ser absoluta ou relativa, como a seguir veremos. Ato nulo (nulidade absoluta) VIOLA NORMA DE ORDEM PBLICA + NATUREZA COGENTE + VCIO GRAVE. Ato anulvel (nulidade relativa) VIOLA NORMA DE INTERESSE PRIVADO + MENOS GRAVE. Em resumo: A inexistncia do negcio jurdico A nulidade do negcio jurdico abrange A nulidade absoluta negcio nulo A nulidade relativa ou anulabilidade negcio anulvel Da Nulidade Absoluta. A nulidade a sano imposta por lei que determina a privao de efeitos do ato negocial praticado em desobedincia ao que a norma jurdica prescreve. O art. 166 e 167 do CC prevem as hipteses de nulidade, a saber: a) Quando for celebrado por absolutamente incapaz (art. 3, CC); b) For ilcito, impossvel, ou indeterminvel o objeto;

c) O motivo determinante comum a ambas as partes for ilcito ex: venda de um automvel para ser utilizado em um seqestro; d) No revestir a forma prescrita em lei; e) Preterir alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade ex: publicidade do casamento; f) Tiver por objeto fraudar a lei imperativa;

g) A lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano; h) Tiver havido simulao. Todas as hipteses legais mencionadas esto relacionadas com um dos pressupostos de validade do negcio jurdico. Nulidade Relativa (Anulabilidade). Conforme j mencionamos, o ato anulvel (nulidade relativa) padece de vcio menos grave, por violar interesses meramente particulares. O CC em seu art. 171 determina que anulvel o negcio jurdico, alm de outros casos expressamente previstos em lei: a) Por incapacidade relativa do agente; b) Por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso fraude contra credores. diretamente

Quadro Comparativo

Negcio Jurdico (Ordem pblica) - Negcio celebrado por absolutamente incapaz; - Objeto ilcito, indeterminvel; impossvel, indeterminado ou

Negcio anulvel (ordem privada) - Negcio celebrado por relativamente incapaz; - Quando houver vcio: erro, dolo, coao moral/psicolgica, estado de perigo, leso e fraude contra credores. - Lei prev a anulabilidade.

- Motivo a ambas as partes for ilcito; -Desrespeito a forma ou preterida alguma solenidade; -Objetivo do negcio de fraude a lei imperativa; - Lei prev a nulidade absoluta ou proibir o ato sem cominar sano;

Negcio simulado.

- Nulidade Absoluta (nulidade); - Ao declaratria de nulidade imprescritvel;

- Nulidade relativa (anulabilidade). - Ao anulatria, com previso de prazos decadencial;

- No pode ser sanada, inclusive pelo juiz. Exceo: Converso do negcio jurdico (art.170); - Pode ser suprida, sanada, inclusive pelas partes (convalidao livre) - Ministrio Pblico pode intervir na ao de nulidade absoluta. Cabe decretao de ofcio pelo juiz. - MP no pode intervir na ao anulatria, somente os interessados. No cabe decretao - Sentena da ao declaratria tem efeitos erga de ofcio pelo juiz. omnes (contra todos) e ex tunc ( retroativos). Sentena da ao anulatria tem efeitos inter partes (entre as partes) e ex nunc* ( no retroativos) segundo a maioria da doutrina.

* Como anteriormente esboado o efeito pode ser ex tunc, conforme pode-se depreender da anlise dos artigos 177 e 182, CC. DA PRESCRIO Conceito: A prescrio a PERDA DA PRETENSO de reparao do direito violado, em virtude da inrcia do seu titular, no prazo previsto em lei.

Art.189. Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206.

Assim, com a prescrio a obrigao jurdica converte-se em obrigao natural, que aquela que no confere o direito de exigir seu cumprimento, assim se cumprida espontaneamente, autoriza a reteno do que foi pago. Prescrio e a Decadncia no NCC: Possibilidade de Renncia Prvia: - Decadncia (art. 209) a decadncia, prevista em lei irrenuncivel. - Prescrio (art. 191) - a renncia a prescrio no somente admissvel, como tambm se aceita a sua caracterizao tcita. Para se renunciar

aplicao, todavia necessrio que a mesma j esteja consumada e no prejuzo a terceiro.

Possibilidade do juiz declarar de ofcio: - Decadncia: o juiz pode conhecer de ofcio, quando prevista

em lei; J a convencional, no pode ser declarada de ofcio pelo juiz. - Prescrio: Com a Lei 11.280 de 2006, que revogou o artigo 194 do CC, permitido ao juiz conhecer de ofcio a prescrio. prescricionais: - Decadncia pode ser alterada pela partes quando for convencional Prescrio ao contrrio da decadncia, que admite a delimitao pela via negocial, desta forma, conforme art. 192, do CC, os prazos prescricionais no podem ser alterados por acordo das partes. Normas importantes sobre a prescrio: Possibilidade de alterao convencional dos prazos

- art. 195, CC: os relativamente incapazes e as pessoas jurdicas tm ao contra os seus assistentes ou representantes legais, que derem causa prescrio, ou no a alegarem oportunamente. (atravs de ao de responsabilidade civil). - art. 196, CC: a prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra seu sucessor. Causas impeditivas e suspensivas da prescrio. No existe uma diferena importante, prtica. Tanto as causas impeditivas, quanto as suspensivas so formas de paralisao do prazo prescricional. A diferena ftica quanto ao termo inicial: CAUSAS IMPEDITIVAS o prazo prescricional no se iniciou; CAUSAS SUSPENSIVAS o prazo j iniciado, congela-se enquanto pendente causa suspensiva. As causas impeditivas e suspensivas so tratadas nos arts. 197 a 199 do CC.

Inicialmente, prev o art. 197 que no corre a prescrio nas seguintes hipteses: I entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal; Neste caso, a prescrio comea a correr apenas aps a separao judicial, o divrcio direto ou a escritura pblica de separao ou divrcio. E no caso da UNIO ESTVEL: Segundo o enunciado 296 do CJN e STJ da IV Jornada de Direito No corre a prescrio entre os companheiros, na constncia da unio. II entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; Nesses casos o caso prescricional inicia-se na data em que o menor completa 18 anos, com exceo dos casos de emancipao (art. 5, CC). III entre tutelados e curatelados e seus tutores e curadores, durante a tutela ou curatela; Tanto a tutela quanto a curatela tratam da administrao de bens de incapazes, sendo a tutela para menores e curatela para maiores. O art. 198 prev que tambm no corre a prescrio: IContra absolutamente incapazes); os incapazes de que trata o art. 3(

Relativamente incapazes Corre contra ou a favor Prescrio Absolutamente Incapazes No corre contra Corre a favor

IIContra os ausentes do pas em servio pblico da Unio, Estados ou dos Municpios; Exemplo: O cnsul brasileiro em servio na Rssia. III Contra os que se acharem a servio das Foras Armadas, em tempo de guerra;

J o art. 199 do CC prev, que igualmente no corre a prescrio: I pendendo condio suspensiva;

A condio suspensiva pode ser conceituada como um evento futuro e incerto que suspende a aquisio de direitos, bem como a eficcia de um ato ou negcio jurdico. Ento, enquanto a condio no se realiza o prazo prescricional estar suspenso ou impedido. II no estando vencido o prazo; Da mesma forma enquanto no vencido o prazo o crdito constitudo ser inexigvel. III pendendo ao de evico; Evico - a perda total ou parcial da coisa pelo adquirente em razo de deciso judicial a favor do verdadeiro dono ou possuidor. Causas Interruptivas da Prescrio. A diferena bsica entre a suspenso e a interrupo da prescrio que, enquanto a NA SUSPENSO - o prazo paralisado, voltando a correr quando no mais existir tal causa. J NA PRESCRIO zera-se o prazo decorrido, recomenando-se a contagem da data do ato que interrompeu, ou do ltimo ato do processo para a interromper, conforme, podemos observar da leitura do art. 202 do CC, pargrafo nico. Esta prescrio, conforme, o art. 202, caput, do CC, estabelece que a interrupo da prescrio apenas pode ocorrer UMA VEZ! COMO ASSIM, S PODE OCORRER UMA VEZ? Exemplo: Vamos dizer que devedor no pague sua dvida protestando o credor o ttulo referente a tal dvida (houve a interrupo da prescrio). O devedor negocia e paga 80% da dvida, desconstituindo o credor o protesto. Mas o devedor no paga o restante da dvida, propondo o credor ao de cobrana (desta vez, no haver interrupo da prescrio). I) Causas interruptivas da prescrio: As causas interruptivas da prescrio esto previstas no art. 202 do CC: O despacho do juiz, mesmo que incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual (inc. I): Este artigo deve interpretado em conjunto com artigo 219 do CPC: Exarado o despacho positivo inicial de citao (cite-se), os efeitos da interrupo do prazo prescricional retroagiro at a data da propositura da ao, desde que a parte promova a citao nos prazos legalmente previstos.

Segundo o art. 219 a parte tem um prazo de 10 dias para promover a citao, prazo este que poder caso o ru no seja citado ( pagamentos das custas, indicar o endereo do ser prorrogado por 90 dias ru) E se a parte no promover a citao no prazo legal? Neste caso a interrupo ocorrer a partir da realizao da citao. a) O protesto, nas mesmas condies do inciso antecedente (inc. II): A medida cautelar de protesto (art. 867 a 873 do CPC). O protesto o ato judicial de comprovao ou documentao de inteno do promovente. E por determinao legal que o protesto tem o condo de interromper a prescrio. b) O protesto cambial (inc.III): O protesto cambial o ato oficial e pblico que comprova a exigncia do cumprimento daquelas obrigaes cambirias, constituindo-se em prova plena. Ento, no somente o protesto judicial, como o protesto cambial interrompe a prescrio. O NCC revogou a smula 153 do STF que determinava que o protesto cambial no interrompe a prescrio. c) A apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores (IV): No momento que o credor apresenta o ttulo de crdito no inventrio demonstra com seu comportamento a inteno de fazer vale sua inteno. d) Qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor (inc V): Qualquer ato do credor que demonstre a inteno de exigir seu crdito. Exemplos: Interpelaes, notificaes, medidas cautelares em geral podem interromper o curso do prazo prescricional. e) Qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor (inc. VI). Qualquer manifestao do devedor que importe reconhecimento da prestao que lhe exigvel. Exemplo: carta de confisso, a purgao da mora, ou at mesmo a confisso feita perante testemunhas.

II) Consideraes finais sobre a prescrio: a) Quem pode alegar a prescrio: Qualquer interessado pode alegar a prescrio, conforme art. 203 do CC. b) A interrupo da prescrio por um credor no aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupo operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, no prejudica aos demais coobrigados (art. 204 do CC, caput): Inicialmente este artigo fala de pluralidade de credores, no sentido a interrupo feita por um no favorece aos demais; No caso de haver pluralidade de devedores, ou seu herdeiro, a interrupo operada contra uma no prejudicar aos demais; c) A interrupo por um dos CREDORES SOLIDRIOS aproveita aos outros; assim como a interrupo efetuada contra o devedor solidrio envolve os demais herdeiros (art. 204 do CC, 1). Havendo solidariedade ativa ( credores podem exigir a dvida toda) a interrupo promovida por um deles aproveita os demais; Solidariedade passiva (quando os devedores podem ser demandados pela dvida toda) a interrupo efetuado contra um dos devedores solidrios prejudicar aos demais. d) A interrupo operada contra um dos herdeiros do devedor solidrio no prejudica os outros herdeiros ou devedores, seno quando se trate de obrigaes e direitos indivisveis. Deve-se observar que se a prescrio for operada diretamente contra um dos herdeiros do devedor solidrio, os seus efeitos no prejudicaro os outros herdeiros ou devedores, seno quando se tratar de obrigaes e direitos indivisveis. e) Por fim, a interrupo produzida contra O PRINCIPAL DEVEDOR PREJUDICA O FIADOR. Prazos de Prescrio no NCC. Os prazos prescricionais do NCC esto previstos na Parte Geral, ttulo IV, Captulo I (arts. 205 e 206). Desta forma, todos os demais prazos sero Prazos decadenciais no NCC. Os prazos decadenciais so criados pela lei ou conveno entre as partes contratantes.

De acordo com o NCC, todos os prazos no previstos no Ttulo IV, Captulo IV, Captulo I, da Parte Geral (arts. 205 e 206) so decadenciais. Exemplo: arts. 45 e 48, pargrafo nico, 445, 446, 501, 512, 1.481, 1.482, 1.560.

DIREITO DAS OBRIGAES

Conceito: direito das obrigaes o conjunto de normas e princpios que disciplinam a relao jurdica, horizontal, pessoal, vinculativa do credor (sujeito ativo) e devedor (sujeito passivo).

Relao obrigacional - relao pessoal, especfica e vinculativa, entre credor e devedor, cujo objeto a prestao - crdito e dbito.

Direito das obrigaes Direitos das coisas (reais) - relao jurdica de direito real disciplina uma relao jurdica real, vertical, entre um sujeito. OBS. O que obrigao propter rem (ob rem ou obrigao real)? A obrigao propter rem uma obrigao hbrida, de natureza mista (obrigacional e real), por meio da qual um devedor vincula-se uma coisa visando ao cumprimento de uma prestao ela correlatada, ou seja, trata-se de uma obrigao vinculada uma coisa. Exemplo: a obrigao de pagar taxa condominial (REsp. 846.187/SP). Propter rem uma obrigao, com devedor, todavia ligada uma coisa.

Obs. No confundir obrigao propter rem com obrigao com eficcia real. Esta ltima nada mais do que uma obrigao pura, tpica, vinculativa do credor ao devedor, que, UMA VEZ LEVADA A REGISTRO, na forma da lei, passa a ter oponibilidade erga omnes como se um direito real fosse (ver artigo 8 da Lei do Inquilinato). Contrato de locao, obrigao locatcia, se averbada no registro do imvel, deve ser respeitada pelo adquirente. FONTES DAS OBRIGAES OBS: o fato jurdico que d origem relao jurdica obrigacional denominado de fonte da obrigao. O cdigo civil brasileiro no traz regulamentao especfica sobre o tema reservando a sua sistematizao para a doutrina. Classificao moderna das fontes das obrigaes: a) atos negociais: contratos e declarao unilateral de vontade

b) atos no negociais: no tem natureza negocial e pode gerar obrigao. Exemplo: fato da vizinhana fato material de um ser vizinho do outro no negocial, mas o simples fato material de ser vizinho gera obrigaes para ambas as partes. c) atos ilcitos. OBS: a principal fonte da obrigao est dentro dos atos negociais e o contrato.

ELEMENTOS QUE COMPE A RELAO OBRIGACIONAL (Estrutura da Relao jurdica obrigacional) a) elemento imaterial ou ideal: o vnculo abstrato que une o credor ao devedor, alguns autores chamam de vnculo espiritual. b) elemento subjetivo: sujeitos determinados ou ao menos determinveis. Sujeitos individualizados - so sujeitos determinados (ex. COMRADOR X E VENDEDOR Y). A indeterminabilidade subjetiva (do credor ou do devedor, ativa ou passiva) sempre temporria ou relativa. Este tipo de obrigao, como a propter rem, em que os sujeitos vo mudando com frequncia so chamados de obrigaes ambulatrias. Ex. em uma promessa de recompensa, no se sabe previamente quem o credor, o credor determinvel, assim como se d no ttulo ao portador. A obrigao propter rem a exemplo da obrigao de pagar taxa de condomnio tambm comporta uma indeterminabilidade passiva - do devedor - ainda que temporria. c) elemento objetivo: toda obrigao tem por objeto a prestao que poder ser: a) de dar b) de fazer c) de no fazer O que a prestao? A prestao a atividade do devedor satisfativa do interesse do credor.

CLASSIFICAO BSICA DAS OBRIGAES (arts. 233/251)

Obrigaes podem ser positivas e negativas: a) Obrigaes Positivas: de dar: coisa certa ou coisa incerta; de fazer;

2) Obrigaes negativas:

de no fazer 1 - OBRIGAES DE DAR (arts. 233 a 249): so aquelas que tm por objeto prestao de coisas e, o verbo dar pode ter diferentes sentidos: transferir propriedade (contrato de compra e venda) ou transferir apenas posse ou deteno ou restituir, devolver a coisa (ex. caso da locao, contrato de depsito)

a) Obrigao de dar coisa certa (arts. 233 a 242): disciplinada a partir do artigo 233 do Cdigo Civil, aquela em que o objeto da prestao (a coisa) certa especificada e individualizada. OBS: Especialmente na obrigao de dar coisa certa, vigora a regra constante do artigo 313, segundo a qual o credor no obrigado a receber prestao diversa ainda que mais valiosa O credor no obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, ainda que mais valiosa. OBS: Artigo 233 do CC: PRINC. DA GRAVITAO JURDICA - A obrigao de dar coisa certa abrange os acessrios dela embora no mencionados, salvo se o contrrio resultar do Ttulo ou das circunstncias do caso. Exemplo: a venda de uma vaca reprodutora certa, abrange o fruto que est em seu tero. Artigo 234 do CC: Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradio, ou pendente a condio suspensiva, fica resolvida a obrigao para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responder este pelo equivalente e mais perdas e danos. Dica: Na teoria das obrigaes a regra geral : se o devedor for culpado pagar perdas e danos. OBS: Se a coisa se perde antes da entrega sem culpa do devedor a obrigao se resolve para as duas partes, no h que pagar perdas e danos, (retoma status quo ante), se j adiantou dinheiro, deve ser devolvido. Mas se a perda resultar de culpa do devedor, antes da entrega, coisa certa e determinada, ele devolve o preo que recebeu e ainda paga perdas e danos. Em teoria geral das obrigaes, em regra, o pagamento das perdas e danos pressupe a culpa do devedor.

Artigo 235 do CC: Deteriorada a coisa, no sendo o devedor culpado, poder o credor resolver a obrigao, ou aceitar a coisa, abatido de seu preo o valor que perdeu. Artigo 236 do CC: Sendo culpado o devedor, poder o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenizao das perdas e danos. b) Obrigao de dar coisa incerta ( arts. 243 a 246): disciplinada a partir do artigo 243 do CC, a obrigao de dar coisa incerta aquela indicada apenas pelo gnero e quantidade, faltando a indicao (escolha) da qualidade da coisa.

Artigo 243 do CC: A coisa incerta ser indicada, ao menos, pelo gnero e pela quantidade. - Quem faz a escolha? Nos termos do artigo 244 do CC, a individualizao da coisa (a escolha da sua qualidade), REGRA GERAL, dever ser feita pelo devedor (concentrao do dbito ou da prestao devida o nome que se d a este ato de escolha) A escolha deve se dar pela mdia O DEVEDOR NO OBRIGADO A DAR A MELHOR, MAS PODE DAR A PIOR! Artigo 244 do CC: Nas coisas determinadas pelo gnero e pela quantidade, a escolha pertence ao devedor, se o contrrio no resultar do Ttulo da obrigao; mas no poder dar a coisa pior, nem ser obrigado a prestar a melhor. a escolha deve ser feita pela mdia. OBS: importante ressaltar que o gnero no perece, nos termos do artigo 246 do Cdigo Civil: Antes da escolha, no poder o devedor alegar perda ou deteriorao da coisa, ainda que por fora maior ou caso fortuito. Ex. compromisso de entregar vacas, e o rebanho morre, pelo 246 no pode se eximir, mas seria possvel o perecimento de gnero. 2 - OBRIGAO DE FAZER: Artigos 247 a 249 - Nas obrigaes de fazer, disciplinas a partir do artigo 247 do Cdigo Civil, interessa ao credor a prpria atividade do devedor, ou seja, esta obrigao tem por objeto a prestao de um fato. OBS. Obrigao pode ser (prestao) personalssima (obrigao firmada com um cantor famoso), infungvel, ou no personalssima (fungvel). Ex: se for empresa de ar condicionado, ser no personalssima. - Artigo 247 do CC: Incorre na obrigao de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestao a ele s imposta, ou s por ele exequvel. - Artigo 248 do CC: Se a prestao do fato tornar-se impossvel sem culpa do devedor, resolver-se- a obrigao; se por culpa dele, responder por perdas e danos. Se culposamente no cumpre obrigao poder haver indenizao por perdas e danos. O direito proc. civil, luz do princ. da efetividade - em sendo juridicamente possvel, tambm admite, como sabemos, a tutela especfica nas obrigaes de fazer e de no fazer, visando a satisfazer o interesse do credor. 3 - OBRIGAO DE NO FAZER: - Artigos 250 e 251 Conceito: a obrigao de no fazer tem por objeto uma prestao negativa, ou seja, um comportamento omissivo do devedor.

- A obrigao de no fazer pode ser temporria. Ela impe uma absteno juridicamente relevante. Ex. obrigao de no concorrncia no direito comercial. Ex. um ator da rede globo Artigo 250: Extingue-se a obrigao de no fazer, desde que, sem culpa do devedor, se lhe torne impossvel abster-se do ato, que se obrigou a no praticar. (a prtica de ato comissivo, extingue a obrigao negativa - culposamente ou no - se no culposo resolve sem perdas e danos) Artigo 251: Praticado pelo devedor o ato, a cuja absteno se obrigara, o credor pode exigir dele que o desfaa, sob pena de se desfazer sua custa, ressarcindo o culpado perdas e danos. Pargrafo nico. Em caso de urgncia, poder o credor desfazer ou mandar desfazer, independentemente de autorizao judicial, sem prejuzo do ressarcimento devido.

CLASSIFICAO ESPECIAL DAS OBRIGAOES

1 - OBRIGAES SOLIDRIAS Existe solidariedade quando, na mesma obrigao, concorre uma pluralidade de credores (solidariedade ativa) ou de devedores (solidariedade passiva), cada um com direito ou obrigado a toda dvida - art. 264 CC. Artigo 264 do CC: H solidariedade, quando na mesma obrigao concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, dvida toda. Artigo 265 do CC: A solidariedade no se presume; resulta da lei ou da vontade das partes. a) Solidariedade ativa entre credores: conforme j vimos, a solidariedade ativa existe quando, na mesma obrigao, concorre uma pluralidade de credores, podendo qualquer deles exigir todo o crdito. Artigo 267 do CC: Cada um dos credores solidrios tem direito a exigir do devedor o cumprimento da prestao por inteiro. (ou apenas parte). OBS.: Embora no muito comum, a solidariedade ativa pode derivar da prpria lei. Ex: Artigo 2 da Lei do Inquilinato tambm seria um dispositivo que prev solidariedade ativa. Artigo 269 do CC: O pagamento feito a um dos credores solidrios extingue a dvida at o montante do que foi pago. Artigo 272 do CC: O credor que tiver remitido a dvida ou recebido o pagamento responder aos outros pela parte que lhes caiba. Obs. remetido = perdoado. b) Solidariedade passiva: conforme j dissemos, a solidariedade passiva aquela travada entre devedores, podendo qualquer deles ser compelido a pagar todo o dbito.

Artigo 275 do CC: O credor tem direito a exigir e receber de um ou de alguns dos devedores, parcial ou totalmente, a dvida comum; se o pagamento tiver sido parcial, todos os demais devedores continuam obrigados solidariamente pelo resto. Artigo 283 do CC: O devedor que satisfez a dvida por inteiro tem direito a exigir de cada um dos codevedores a sua quota, dividindo-se igualmente por todos a do insolvente, se o houver, presumindo-se iguais, no dbito, as partes de todos os codevedores. OBS: O artigo 281 do CC estabelece especiais situaes de defesa do devedor solidrio demandado O devedor demandado pode opor ao credor as excees que lhe forem pessoais e as comuns a todos; no lhe aproveitando as excees pessoais a outro codevedor. Ex. se o credor demandar o devedor n 01 exigindo-lhe o pagamento do dbito, o devedor demandado poder opor em defesa excees pessoais e pertinentes sua esfera, exemplo: no pago porque quando assinei o contrato fui vtima de dolo (o dolo uma defesa pessoal do devedor demandado). OBS: Defesas pessoais s podem ser manejadas pelo prprio devedor. Artigo 279 do CC: Impossibilitando-se a prestao por culpa de um dos devedores solitrios subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente; mas pelas perdas e danos s responde o culpado. SOLIDARIEDADE ATIVA - TODOS SE RESPONSABILIZAM PELO TOTAL DA DVIDA MAS APENAS OS CULPADOS ARCAM COM PERDAS E DANOS. Questo especial: 1) O que se entende por obrigao in solidum? Na linha de autores como Silvio Venosa e Guilhermo Borda a obrigao in solidum aquela em que os devedores esto vinculados pelo mesmo fato, embora no exista solidariedade entre eles. como se na obrigao in solidum, tivesse uma situao em que os devedores esto vinculados a uma mesma origem, mas no h solidariedade entre eles. Exemplo: Ana Paula dona de um imvel e fez um contrato de seguro de incndio. Ambrsio coloca fogo na casa de Ana. Ana pode demandar diretamente contra Ambrsio ou contra sua seguradora. 2) No confundir renncia solidariedade com a remisso ou perdo da dvida (ver artigos 277 e 282 do Cdigo Civil, bem como os enunciados 349 a 351 da IV Jornada de Direito Civil). Renncia solidariedade passiva um benefcio do credor. - Artigo 277 do CC: O pagamento parcial feito por um dos devedores e a remisso por ele obtida no aproveitam aos outros devedores, seno at concorrncia da quantia paga ou relevada. - Artigo 282 do CC: O credor pode renunciar solidariedade em favor de um, de alguns ou de todos os devedores. Pargrafo nico. Se o credor exonerar da solidariedade um ou mais devedores, subsistir a dos demais. Enunciado 349 da IV Jornada de Direito Civil: Art. 282. Com a renncia da solidariedade quanto a apenas um dos devedores solidrios, o credor s poder

cobrar do beneficirio a sua quota na dvida; permanecendo a solidariedade quanto aos demais devedores, abatida do dbito a parte correspondente aos beneficiados pela renncia. Ainda que s haja renncia em face de um dos devedores, o credor s poder cobrar dos demais o valor remanescente. Enunciado 350 da IV Jornada de Direito Civil: Art. 284. A Renncia solidariedade diferencia-se da remisso, em que o devedor fica inteiramente liberado do vnculo obrigacional, inclusive no que tange ao rateio da quota do eventual co-devedor insolvente, nos termos do art. 284. Enunciado 351 da IV Jornada de Direito Civil: Art. 282. A renncia solidariedade em favor de determinado devedor afasta a hiptese de seu chamamento ao processo. 2) OBRIGAES DIVISVEIS E INDIVISVEIS - Obrigaes divisveis so aquelas que admitem o cumprimento fracionado da prestao; j as indivisveis, devero ser cumpridas por inteiro. Art. 257 e 258 do CC. A doutrina costuma reconhecer 03 tipos de indivisibilidade: a) natural: deriva da prpria natureza do objeto (ex. entregar um cavalo) b) legal: deriva da lei. Em geral a divisibilidade legal tem razes de ordem econmica e social considera o bem indivisvel. c) convencional: deriva da prpria vontade das partes. Ex. conveno de pagamento de dinheiro pode ser convencionada como indivisvel. Artigo 257 do CC: Havendo mais de um devedor ou mais de um credor em obrigao divisvel, esta presume-se dividida em tantas obrigaes, iguais e distintas, quanto os credores ou devedores. Artigo 258 do CC: A obrigao indivisvel quando a prestao tem por objeto uma coisa ou um fato no suscetveis de diviso, por sua natureza, por motivo de ordem econmica, ou dada a razo determinante do negcio jurdico. Artigo 259 do CC: Se, havendo mais ou dois devedores, a prestao no for divisvel, cada um ser obrigado pela dvida toda. Pargrafo nico. O devedor, que paga a dvida, sub-roga-se no direito do credor em relao aos outros coobrigados. OBS: A indivisibilidade considera o objeto enquanto a solidariedade olha para os sujeitos. Numa obrigao indivisvel havendo mais de um credor o devedor se exonera pagando a todos conjuntamente ou o devedor tambm pode se exonerar pagando apenas a um dos credores? Artigo 260 do CC: Se a pluralidade for dos credores, poder cada um destes exigir a dvida inteira; mas o devedor ou devedores se desobrigaro, pagando: I a todos conjuntamente; II a um, dando este cauo de ratificao dos outros credores.

- artigo 263 do CC: Perde a qualidade de indivisvel a obrigao que se resolver em perdas e danos. 1 Se, para efeito do disposto neste artigo, houver culpa de todos os devedores, respondero todos por partes iguais. 2 Se for de um s a culpa, ficaro exonerados os outros, respondendo s esse pelas perdas e danos. 3) OBRIGAES ALTERNATIVAS: So aquelas que tm por objeto duas ou mais prestaes (objeto mltiplo ou composto), de maneira que o devedor se exonera cumprindo apenas uma delas. Trata-se de uma obrigao de objeto composto ou mltiplo, ou seja trata-se de uma obrigao com duas ou mais prestaes unidas pelo conectivo ou. OBS: Observar impossibilidade total ou parcial nas obrigaes alternativas (artigos 253 a 256 do Cdigo Civil). Artigo 252 do CC: Nas obrigaes alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa no se estipulou. 1 No pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestao e parte em outra. 2 Quando a obrigao for de prestaes peridicas, a faculdade de opo poder ser exercida em cada perodo. 3 No caso de pluralidade de optantes, no havendo acordo unnime entre eles, decidir o juiz, findo o prazo por este assinado para a deliberao. (se os devedores no entrarem em acordo quem decidir ser o juiz). 4 Se o ttulo deferir a opo a terceiro, e este no quiser, ou no puder exerc-la, caber ao juiz a escolha se no houver acordo entre as partes. Obrigao alternativa - prestaes mltiplas equivalentes Obrigao facultativa - objeto principal nico (principal e subsidiria). Se a principal se impossibilita no pode exigir a faculdade. O que se entende por obrigao facultativa? A obrigao considerada facultativa quando, tendo objeto principal nico, o devedor tem a faculdade de cumprir uma prestao subsidiria. H faculdade reconhecida ao devedor de no dia do pagamento, querendo, ao invs de cumprir a prestao do contrato, cumprir uma prestao facultativa e o credor no pode exigir essa prestao. ATENO - Na obrigao facultativa o credor no pode exigir o cumprimento da obrigao facultativa e alm disso, a impossibilidade do cumprimento da prestao principal no permite que o credor exija a prestao facultativa.

4) OBRIGAES DE MEIO E DE RESULTADO: Obrigao de meio aquela em que o devedor se obriga a realizar a sua atividade, sem garantir o resultado projetado; j a Obrigao de resultado aquela em que o devedor garante o resultado final que as partes previram. Ex. empreiteiro, engenheiro, se obriga a cumprir o que projetou.

Em geral a obrigao do mdico e do advogado so obrigaes tipicamente de meio. O STJ j decidiu (AgRg no Ag 1.132.743/RJ) que a cirurgia plstica esttica traduz obrigao de resultado. TRANSMISSO DAS OBRIGAES (arts. 286/303) Clvis do Couto e Silva - a obrigao como um processo - relao obrigacional no esttica dinmica, como se fosse um processo. Atos at a satisfao final que a satisfao do credor. Obs: As obrigaes jurdicas so transmissveis, h instrumentos jurdicos, exemplo, transferir crdito transferir obrigao. Ex. endosso, quando h endosso h transmisso, circulao. Mas endosso cambirio, h outros instrumentos civis. O Cdigo Civil divide a transmisso das obrigaes em: Cesso de crdito Cesso de dbito (Assuno de dbito) 1 - CESSO DE CRDITO: (art. 286/288 CC) a cesso de crdito consiste em um negcio jurdico em virtude do qual o credor (cedente) transmite total ou parcialmente o seu crdito a um terceiro (cessionrio), mantendo-se a mesma relao obrigacional com o devedor (cedido). O contrato originrio mantido, diferente efeito que opera na novao que nova surge, na cesso o contrato originrio o mesmo. OBS: NO CONFUNDIR CESSO DE CRDITO COM NOVAAO SUBJETIVA ATIVA. Em regra, nos termos do artigo 286, todo credor poder ceder o seu crdito, se a isso no se opuser: - a natureza da obrigao (ex. direito personalssimo ou do direito aos alimentos; o crdito de alimentos no pode ser cedido pela prpria natureza; ex. ceder direito a vida) - a lei (exemplo: artigo 1749, III) lei probe que tutor se torne cessionrio de crdito contra o tutelado. - a prpria conveno firmada com o devedor (pacto de non cedendo). Que s ter eficcia em face de terceiro de boa f se constar do prprio instrumento da obrigao. Art. 286 CC. A cesso de crdito abrange todos os seus acessrios (artigo 287 do Cdigo Civil) IMPORTANTE: O devedor no precisa autorizar a cesso de crdito, mas obviamente, luz do dever de informar derivado da boa-f objetiva, a ele dever ser comunicada a cesso como condio de eficcia, at mesmo para que saiba a quem deve pagar (artigo 290 do Cdigo Civil: A cesso do crdito no tem eficcia em relao ao devedor, seno quando a este notificada; mas por notificado se tem o

devedor que, em escrito pblico ou particular, se declarou ciente da cesso feita. No importa quem notificou se credor antigo ou novo, o devedor precisa saber a quem pagar, e se no informado no ter eficcia. OBS: Poder o devedor opor ao novo credor as defesas que tinha em relao ao antigo credor. Ex. enganou, coao, prescrio. Artigo 294 do Cdigo Civil: O devedor pode opor ao cessionrio as excees que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cesso, tinha contra o cedente. Responsabilidade pela cesso do crdito: nos termos do artigo 295 e 297 do Cdigo Civil, regra geral a cesso de crdito opera-se pro soluto: o cedente responsvel apenas pela existncia do crdito que cedeu; todavia, caso o cedente, com base em sua autonomia privada, pretenda garantir tambm o pagamento e a solvncia do devedor, a cesso passar a ser pro solvendo. 2 - CESSO DE DBITO ou ASSUNO DE DVIDA (arts. 299/303): a cesso de dbito consiste em um negcio jurdico pelo qual o devedor, com expresso consentimento do credor, na mesma relao jurdica obrigacional, transmite a um terceiro a sua dvida. OBS: No confundir com novao subjetiva passiva, quando com a mudana de devedor haver nova obrigao extinguindo a antiga, e na cesso a relao jurdica permanece a mesma. Artigo 299 do CC: facultado a terceiro assumir a obrigao do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando exonerado o devedor primitivo, salvo se aquele, ao tempo da assuno, era insolvente e o credor o ignorava. Pargrafo nico. Qualquer das partes pode assinar prazo ao credor para que consinta na assuno da dvida, interpretando-se o seu silncio como recusa. Artigo 300 do CC: Salvo assentimento expresso do devedor primitivo, consideram-se extintas, a partir da assuno da dvida, as garantias especiais por ele originariamente dadas ao credor. Artigo 301 do Cdigo Civil: Se a substituio do devedor vier a ser anulada, restaurase o dbito, com todas as suas garantias, salvo as garantias prestadas por terceiros, exceto se este conhecia o vcio que inquinava a obrigao. Artigo 302 do CC: O novo devedor no pode opor ao credor as excees pessoais que competiam ao devedor primitivo.

TEORIA DO PAGAMENTO Conceito: pagamento traduz o adimplemento ou cumprimento voluntrio da obrigao de dar, fazer ou no fazer. Elementos do Pagamento:

1 - Vinculo obrigacional que ser extinto 2 - Sujeito ativo do pagamento (devedor) 3 - Sujeito passivo do pagamento (credor) 4 - Objeto do pagamento Requisitos ou condies do pagamento: Para ser vlido o pagamento deve observar condies subjetivas e condies objetivas. (quem paga mal, paga duas vezes) Subjetiva (art. 304/305) - quem deve pagar (devedor ou representante ou terceiro) - a quem se deve pagar (credor ou representante) Objetiva - objeto do pagamento e sua prova - tempo do pagamento - lugar do pagamento A) Condies subjetivas: a.1 - Quem deve pagar (artigos 304/305 do CC): o devedor ou o representante do devedor. O ordenamento jurdico brasileiro tambm reconhece a legitimidade para o pagamento do terceiro. *Existe o terceiro interessado e o terceiro no interessado. Terceiro interessado aquele que tem interesse jurdico no cumprimento da obrigao, ou seja, em quem a obrigao pode juridicamente repercutir. Ex. fiador tem interesse jurdico no cumprimento da obrigao principal. Se o devedor no cumprir vai sobrar pra ele. Em situaes como esta, o terceiro interessado, no apenas ter direito ao reembolso pelo que pagou, como tambm, sub-rogar-se- em todos os privilgios e garantias do credor principal. Ex. fiador de dvida com hipoteca, se paga, sub-roga na posio de credor, mantendo as garantias, hipoteca. Terceiro no interessado aquele que no tem interesse jurdico no cumprimento da obrigao. Ele tem interesse moral, afetivo ou econmico. Quando o terceiro no interessado paga, duas situaes podem ocorrer: a) se o terceiro no interessado pagar em seu prprio nome no se sub-rogar em todos os privilgios e garantias do credor originrio, MAS TER PELO MENOS DIREITO AO REEMBOLSO PELO QUE PAGOU; b) todavia, se pagar em nome do prprio devedor no ter direito a nada. OBS: a oposio ao pagamento feito por terceiro possvel nos termos do artigo 306 do Cdigo Civil: O pagamento feito por terceiro, com desconhecimento ou oposio do devedor, no obriga a reembolsar aquele que pagou, se o devedor tinha meios para ilidir a ao. Desde que apresente justificativa plausvel, a ex. da prescrio da dvida, ou de j haver efetuado o pagamento. - se o pagamento por

terceiro foi feito sem conhecimento ou por oposio no obriga a reembolsar se provar que o devedor tinha meios de ilidir a ao. a.2 - A quem se deve pagar (artigos 308 e 309 do Cdigo Civil): ao credor ou ao seu representante. A lei brasileira admite que o pagamento tambm possa ser efetuado a um terceiro. OBS: o pagamento feito a terceiro exige maior cautela, de maneira que s ter eficcia em duas situaes: 1) se o credor ratificar o pagamento ou, no ratificando houver prova de que reverteu em seu proveito; e 2) na hiptese do credor aparente ou putativo. Artigo 309 do CC: O pagamento feito de boa-f ao credor putativo vlido, ainda provado depois que no era credor. Admite com base na teoria da aparncia e segundo a boa-f do devedor a eficcia do pagamento feito ao credor putativo (terceiro que se apresenta como credor). B) Condies Objetivas: a) Objeto do pagamento: artigo 313 e ss. do Cdigo Civil anlise de regras bsicas referentes ao prprio objeto da obrigao. - Artigo 313 do Cdigo Civil: O credor no obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, ainda que mais valiosa. - Artigo 314 do Cdigo Civil: Ainda que a obrigao tenha por objeto prestao divisvel, no pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim no se ajustou. OBS. - Pessoa no tem direito ao parcelamento de prestao, se assim no foi ajustado ou no previsto por lei. Por regra, o pagamento deve ser integral. Artigo 315 do Cdigo Civil: As dvidas em dinheiro devero ser pagas no vencimento, em moeda corrente e pelo valor nominal, salvo o disposto nos artigos subsequentes. Uma loja pode se recusar a receber um cheque, porque as dvidas devero ser pagas em dinheiro. Ningum pode exigir que pessoa receba cheque e carto de dbito ou crdito, credor s obrigado a receber em moeda corrente. Fica claro que quanto s obrigaes pecunirias, a moeda corrente (real) que tem curso forado, razo pela qual o credor pode se recusar a receber cheque, ou pagamento em carto, ou dlar. Artigo 316 do Cdigo Civil: lcito convencionar o aumento progressivo de prestaes sucessivas. em tese o aumento progressivo de prestaes sucessivas abusivo, principalmente em contratos de adeso. Viola o princ. da equivalncia material. Mrio Delgado afirma que o art. 316 do CC em verdade, nada mais fez do que admitir que a obrigao seja passvel de atualizao monetria. Todavia, detida leitura do dispositivo nos leva a crer, na infelicidade da norma que se mal aplicada, servir como justificativa para validade de clusulas abusivas. OBS. O salrio mnimo pode ser utilizado como critrio de correo de penso alimentcia? A CF, art. 7, IV, veda a vinculao do salrio mnimo para qualquer fim.

A smula vinculante 04 tambm impede a vinculao do salrio mnimo: Salvo nos casos previstos na Constituio, o salrio mnimo no pode ser usado como indexador de base de clculo de vantagem de servidor pblico ou de empregado, nem ser substitudo por deciso judicial. A despeito da polmica razo assiste Maria Berenice Dias quando defende a vinculao da penso alimentcia ao salrio mnimo, amparada em decises do prprio STF (RE 170.203, RE 274.897). OBS: o que tabela price? (Luiz Scavoni Jr. e Pedro Gomes). Essa tabela foi criada por um cidado que era telogo, matemtico e filsofo. Ela parte de um clculo matemtico muito apurado que permite que contraia um financiamento ou emprstimo e mesmo fazendo ndice de juro e correo o valor da prestao mensal fica exatamente o mesmo. Entidades ligadas ao consumidor sustenta que essa tabela capitaliza juros (juros sobre juros), anatocismo. Os bancos sustentam que no h qualquer ilegalidade na tabela. O texto dos autores mencionados acima, afirmam que essa tabela ilegal. O STJ, por sua vez, em diversos julgados (ver noticirio de 21/09/09) tem adotado uma postura jurdica neutra ao firmar o entendimento de que a ilegalidade ou no da tabela depende da anlise matemtica do caso concreto. OBS: O que teoria do adimplemento substancial (substantial perfomance)? Esta doutrina sustenta que no se deve considerar resolvida a obrigao quando a atividade do devedor, embora no haja sido perfeita ou atingido plenamente o fim proposto, aproxima-se consideravelmente do seu resultado final (Enunciado 361 da IV Jornada de Direito Civil: 361 Arts. 421, 422 e 475. O adimplemento substancial decorre dos princpios gerais contratuais, de modo a fazer preponderar a funo social do contrato e o princpio da boa-f objetiva, balizando a aplicao do art. 475.) - O contrato de seguro tem sido a principal ambincia de aplicao desta teoria (REsp. 415.971/SP) j tendo o STJ inclusive aplicado ao contrato de alienao fiduciria (REsp. 469.577/SC). b) Lugar do Pagamento: artigos 327 e ss do CC. A regra geral do direito brasileiro no sentido de que o pagamento deve ser feito no domiclio do devedor (dvida quesvel ou querable). Quesvel vem de verbo latino, significa buscar. A exceo de que a dvida deve ser paga no domiclio do credor (dvida portvel ou portable). Artigo 327 do Cdigo Civil: Efetuar-se- o pagamento no domiclio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. Pargrafo nico: Designados dois ou mais lugares, cabe o credor escolher entre eles. Artigo 328 do CC: Se o pagamento consistir na tradio de um imvel, ou em prestaes relativas a imvel, far-se- no lugar onde situado o bem. Artigo 329 do CC: Ocorrendo motivo grave para que se no efetue o pagamento no lugar determinado, poder o devedor faz-lo em outro, sem prejuzo para o credor.

Artigo 330 do CC: O pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato. (venire contra facutm propruim) em respeito aos princpios da boa-f objetiva e da confiana. c) TEMPO DO PAGAMENTO: artigo 331/333 do Cdigo Civil Brasileiro.

Em regra, o tempo do pagamento, o seu prprio vencimento, mas merece referncia os artigos 331 a 333 do Cdigo Civil. Artigo 331 CC: Salvo disposio legal em contrrio, no tendo sido ajustada poca para o pagamento, pode o credor exigi-lo imediatamente. Artigo 332 CC: As obrigaes condicionais cumprem-se na data do implemento da condio, cabendo ao credor a prova de que deste teve cincia o devedor. - Artigo 333 do CC: Ao credor assistir o direito de cobrar a dvida antes de vencido o prazo estipulado no contrato ou marcado neste Cdigo: I - no caso de falncia do devedor, ou de concurso de credores; II - se os bens, hipotecados ou empenhados, forem penhorados em execuo por outro credor; III - se cessarem, ou se se tornarem insuficientes, as garantias do dbito, fidejussrias, ou reais, e o devedor, intimado, se negar a refor-las. Pargrafo nico. Nos casos deste artigo, se houver, no dbito, solidariedade passiva, no se reputar vencido quanto aos outros devedores solventes. PROVA DO PAGAMENTO: artigo 319 do CC. A prova do pagamento opera-se por meio de um ato jurdico denominado de QUITAO (artigos 319 e 320 do Cdigo Civil), tecnicamente o recibo o documento da quitao. A quitao emitida pelo credor. Quitao declarao de pagamento que faz sua prova. Artigo 319 do CC: O devedor que paga tem direito a quitao regular, e pode reter o pagamento, enquanto no lhe seja dada. Artigo 320 do CC: A quitao, que sempre poder ser dada por instrumento particular, designar o valor e a espcie da dvida quitada, o nome do devedor, ou quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor, ou do seu representante. Pargrafo nico. Ainda sem os requisitos estabelecidos neste artigo valer a quitao, se de seus termos ou das circunstncias resultar haver sido paga a dvida. Funo social. OBS: Os artigos 322 a 324 estabelecem presunes relativas de pagamento, quando no tenha havido prova da quitao, com expedio de recibo: Artigo 322 do CC: Quando o pagamento for em quotas peridicas, a quitao da ltima estabelece, at prova em contrrio, a presuno de estarem solvidas as anteriores. Artigo 323 do CC: Sendo a quitao do capital sem reserva dos juros, estes presumem-se pagos. Ex. quitao do capital emprestado, 10.000,00 h presuno de pagamento dos juros se no houver recibo com reserva desse valor.

Artigo 324 do CC: A entrega do Ttulo ao devedor firma a presuno do pagamento. Pargrafo nico. Ficar sem efeito a quitao assim operada se o credor provar, em sessenta dias, a falta do pagamento.

FORMAS ESPECIAIS DE PAGAMENTO 1) PAGAMENTO COM SUB-ROGAO (arts. 346/351): - O pagamento com sub-rogao, forma especial de cumprimento da obrigao, traduz a ideia de cumprimento da dvida por terceiro, com a consequente substituio de credores na mesma relao obrigacional. Art. 346, CC. Pagamento com sub-rogao um pagamento com substituio de credores. Espcies de pagamento com sub-rogao: a) legal: artigo 346 CC a sub-rogao opera-se por fora de lei. I - credor comum paga crdito de devedor, sub-rogando-se nos direitos dele em face do devedor. II - adquirente do imvel hipotecado que paga a credor hipotecrio. III - terceiro que paga crdito para no ser privado do direito sobre o imvel. Ex. sublocatrio que paga dbito em execuo do devedor. IV - terceiro interessado que paga a dvida pela qual era ou podia ser obrigado. b) convencional: artigo 347 CC - a substituio opera-se por fora de contrato, de um negcio. Artigo 347 do CC: A sub-rogao convencional: I - quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; II quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver a dvida, sob a condio expressa de ficar o mutuante sub-rogado nos direitos do credor satisfeito. I - Esta hiptese de pagamento com sub-rogao convencional (inciso I do artigo 347) aproxima-se da figura da cesso de crdito, cujas peculiaridades vimos acima. II - Quando por contrato, o mutuante se compromete a emprestar dinheiro ao devedor, para que pague credor original, sob a condio expressa de o mutuante se sub-rogar nos direitos do credor. Ex. CEF empresta dinheiro aos agricultores para que paguem emprstimo sob condio de se sub-rogar-se nos direitos do credor originrio. Efeitos Do Pagamento Com Sub-Rogao: Nos termos do artigo 349 do CC, a sub-rogao transfere ao novo credor todos os direitos, aes, privilgios e garantias do credor originrio.

Artigo 349 do CC: A sub-rogao transfere ao novo credor todos os direitos, aes, privilgios e garantias do primitivo, em relao dvida, contra o devedor principal e os fiadores. Ateno - SUB-ROGAO LEGAL - Na linha do artigo 350 do CC, estabelece que, na sub-rogao legal, o novo credor s poder cobrar do devedor, aquilo que efetivamente desembolsou para solver a dvida. Artigo 350 CC: Na sub-rogao legal o sub-rogado no poder exercer os direitos e as aes do credor, seno at soma que tiver desembolsado para desobrigar o devedor. 2 - DAO EM PAGAMENTO ( arts. 356/359): A dao em pagamento, forma especial de cumprimento da obrigao, traduz a hiptese em que, na mesma relao obrigacional, o credor aceita receber prestao diversa da que lhe devida (artigo 356 do Cdigo Civil). OBS: a dao em pagamento s possvel se o credor aceitar, contudo o STJ HC 20317 SP - aceitou a dao de um imvel em favor de um devedor de alimentos. Dao de imvel mesmo que a mulher, credora, no queira receber. OBS: Vale lembrar que a denominada dao pro solvendo (ou por causa de pagamento) no satisfaz imediatamente o interesse do credor, a exemplo da cesso de um ttulo de crdito (artigo 358 do CC), razo pela qual no pode ser confundida com o instituto ora estudado. Professor melhor que o ttulo seja de terceiro, se for do prprio, cheque prprio, no seria um bom exemplo de pro solvendo. Observar artigo 359 do Cdigo Civil.

3 COMPENSAO (arts. 368/380) Compensao uma forma especial de extino da obrigao, em que as partes so, recproca e simultaneamente credora e devedora uma da outra (art. 368, CC) A compensao no se confunde com a confuso, ver apostila, uma vez que na compensao h duas pessoas e na confuso h uma pessoa aonde se confunde condio de credor e devedor. Espcies de compensao: a) Legal - caso em que reunido os requisitos da lei, e, alegada pelo interessado, dever o juiz, reconhece-la; Requisitos - art. 369 - CC 1 - Reciprocidade das dvidas, ou seja, as partes devem ser reciprocamente credora e devedora uma da outra, ressalvada a especial situao do art. 371 do CC que admite a um terceiro compensar dvida que no sua.

2 - Liquidez das dvidas recprocas - vale dizer que para haver compensao legal as dvidas recprocas devem ser lquidas e certas. 3 - O vencimento das dvidas, em outras palavras, para haver compensao legal, as dvidas recprocas j devem estar recprocas. 4 - Homogeneidade das dvidas - para haver compensao legal as dvidas devem ser homogneas, fungveis, ou da mesma natureza nos termos do art. 370. Ex. gado nelore, com gado nelore, dinheiro com dinheiro, no d pra compensar dinheiro corrente com moeda rara, pois no tm a mesma natureza, caf do tipo A com caf do tipo A. No bastam ser do mesmo gnero, se divergente em qualidade e natureza. OBS: Importa a causa dos crditos para a compensao? - art. 373 Regra geral no, salvo se as dvidas se originarem de furto, roubo esbulho. Ou se a dvida se originar de comodato, fiana, depsito e alimentos, a despeito de o dbito alimentar no ser passvel de compensao nos termos do II do art. 373, verdadeiro dogma do direito brasileiro, para o STJ, em situaes excepcionais, tm admitido compensao de dvida alimentcia. REsp. 982857 RJ. Ex. mulher e filho de homem que pagava alimentos, ficou sabendo que a esposa seria despejada, ento pagou IPTU e condomnio - pela lei no poderia compensar, mas excepcionalmente foi admitido. Na linha do III, art. 373, j decidiu o STJ tambm que no pode o banco, se apropriar do salrio do cliente, automaticamente bloqueando a sua conta, a ttulo de compensao - AG RG no AG 353.291 RS. Salrio no penhorvel e no pode haver bloqueio automtico, compensao automtica, se for verba de outra natureza poder haver bloqueio. b) Convencional ou facultativa - caso em que, independentemente dos requisitos da lei, com amparo no princpio da autonomia privada, as partes convencionam a compensao; c) Judicial ou processual - caso em que o prprio juiz, segundo as normas de processo reconhece a compensao a exemplo do art. 21 CPC. Regra geral a compensao no deve ser conhecida de ofcio, mas neste caso o juiz pode operar uma compensao judicial ou processual. Se ao mesmo tempo as partes so vencedora e vencida ento as despesas e honorrios sero divididos pro rata, recproca e proporcionalmente. 4 NOVAO (Arts. 360/367): Opera-se a novao quando, por meio de uma estipulao negocial, as partes criam uma nova obrigao destinada a substituir e liquidar a obrigao anterior. No momento em que as partes realizam o ato novatrio, significa que elas constituram uma nova obrigao, assim, os prazos sero zerados (prazo para contagem de juros, prazo para prescrio). Em tendo havido novao direito do credor que o nome dele seja retirado do sistema de proteo ao crdito. Haver com a novao uma nova data de vencimento. OBS: A despeito da anmala forma de novao prevista no artigo 59 da Lei de Falncias (ver tambm AgRg no CC 110.250/DF) a doutrina firme no sentido de que

a novao no deve ser imposta por lei. Em regra no h novao legal, o art. 59 tem uma hiptese de novao anmala, pois quando se apresenta o plano de recuperao judicial as dvidas so automaticamente novadas. - artigo 59 da Lei 11.101/05: Art. 59. O plano de recuperao judicial implica novao dos crditos anteriores ao pedido, e obriga o devedor e todos os credores a ele sujeitos, sem prejuzo das garantias, observado o disposto no 1o do art. 50 desta Lei. 1o A deciso judicial que conceder a recuperao judicial constituir ttulo executivo judicial, nos termos do art. 584, inciso III, do caput da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil. 2o Contra a deciso que conceder a recuperao judicial caber agravo, que poder ser interposto por qualquer credor e pelo Ministrio Pblico. Requisitos da Novao: a) Existncia de uma obrigao anterior a ser novada. Nos termos do artigo 367 do CC, se a obrigao anterior for nula ou extinta no poder ser novada; mas, se for meramente anulvel, poder. Artigo 367 do CC: Salvo as obrigaes simplesmente anulveis, no podem ser objeto de novao obrigaes nulas ou extintas. OBS: E se a primeira obrigao for natural, poder ser novada? Obrigao natural aquela que tem base numa dvida de honra, no pode ser judicialmente exigida, exemplo: dvida prescrita, dvida de jogo. A doutrina diverge quanto a este ponto com posies favorveis (Planiol, Serpa Loopes) e posies contrrias (Barros Monteiro, Bevilqua). mais razovel defender-se a tese favorvel, sobretudo a luz do 1 do artigo 814 do Cdigo Civil: b) Constituio de uma obrigao nova substancialmente diversa da primeira (aliquid novi) - Elemento Novo. No se pode confundir a mera renegociao da mesma obrigao (com alteraes secundrias ou circunstanciais) com a ocorrncia da novao. c) Para haver novao indispensvel a ocorrncia do ANIMUS NOVANDI ou seja, a inteno de novar (artigo 361 do CC: No havendo nimo de novar, expresso ou tcito mas inequvoco, a segunda obrigao confirma simplesmente a primeira.). OBS: A novao, regra geral, nos termos dos arts. 364 e 366, opera a extino das garantias pactuadas, ressalvada estipulao em contrrio. Extinguem-se os acessrios e garantias. Importa exonerao do fiador a novao em que este no participar do ato. Espcies de Novao: a) novao objetiva: tambm chamada de novao real (Eduardo Spnola) tem previso no artigo 360, I do Cdigo Civil. A novao objetiva opera-se quando as mesmas partes criam uma obrigao nova destinada a substituir e extinguir a obrigao anterior.

b) novao subjetiva: prevista no artigo 360, II e III do Cdigo Civil, opera-se uma mudana de sujeitos de maneira que o ingresso do novo sujeito considera-se criada uma obrigao nova. Poder ser: 1) ativa: quando um novo credor sucede ao antigo, CONSIDERANDO-SE CRIADA A PARTIR DA UMA OBRIGAO NOVA. 2) passiva: quando um novo devedor sucede ao antigo, CONSIDERANDO-SE CRIADA A PARTIR DA UMA OBRIGAO NOVA. A novao subjetiva passiva pode se dar de 02 maneiras: a) por delegao: deriva da prpria autonomia privada. b) expromisso: tem previso no artigo 362 do Cdigo Civil. O devedor notificado, mas a vontade no importa. Caso de oposio possvel art. 306 CC. Ex. Credor e Devedor - se terceiro assume o mesmo crdito mantida a obrigao, no novao, mas caso de assuno de dvida. Mas se terceiro entra na relao considerando uma nova relao ser caso de novao subjetiva passiva. OBS: Se o devedor velho participa do ato novatrio, a novao subjetiva passiva opera-se por delegao. Todavia, se o antigo devedor no participar do ato novatrio, ainda assim, a novao subjetiva passiva poder ocorrer por expromisso (artigo 362 do CC). Efeitos Jurdicos da Novao: A novao tem como efeito fundamental a extino da obrigao originria, e, com isso, regra geral, as garantias inicialmente pactuadas cessaro (artigos 364 e 366 do Cdigo Civil). O artigo 365 do Cdigo Civil regula a hiptese em que h novao do credor com um dos devedores solidrios (o que exonera os outros); mas, em havendo solidariedade ativa, afirma a doutrina (Silvio Venosa) que o credor responsvel pela novao responder perante os demais. O STJ j firmou entendimento no sentido de que a novao ou a mera renegociao da dvida no impede a reviso judicial do contrato e a impugnao de eventual clusula abusiva mantida (AgRg no Ag 801.930/SC e Smula 286 do STJ: A renegociao de contrato bancrio ou a confisso da dvida no impede a possibilidade de discusso sobre eventuais ilegalidades dos contratos anteriores.).

TEORIA DO INADIMPLEMENTO

O INADIMPLEMENTO ABSOLUTO quando fortuito (art. 393), simplesmente extingue a obrigao; todavia, quando for culposo (art.389), poder gerar a obrigao de indenizar (perdas e danos). Temtica a ser vista na teoria do contrato e responsabilidade civil.

Inadimplemento - descumprimento da obrigao Descumprimento total/parcial - fortuito ou culposo.

Inadimplemento parcial - MORA - ocorre a mora, que tanto pode ser do devedor como do credor, quando o pagamento no feito no tempo, lugar ou forma convencionados (art. 394). Os efeitos da mora do credor esto disciplinados no art. 400 do CC. Art. 400. A mora do credor subtrai o devedor isento de dolo responsabilidade pela conservao da coisa, obriga o credor a ressarcir as despesas empregadas em conserv-la, e sujeita-o a receb-la pela estimao mais favorvel ao devedor, se o seu valor oscilar entre o dia estabelecido para o pagamento e o da sua efetivao. MORA DO DEVEDOR - Tambm chamada de mora debendi ou solvendi. A mora do devedor se d com o retardamento culposo da obrigao ainda vivel. Se no houver mais possibilidade de ser adimplida caso de inadimplemento absoluto, pois deve haver viabilidade no cumprimento tardio da obrigao. Para Bevilqua so requisitos para mora do devedor : a) existncia de dvida lquida e certa b) vencimento da dvida - exigvel (art. 397) - para as obrigaes que tenham vencimento certo, a mora opera-se automaticamente, independentemente de comunicao do devedor (mora ex re) art. 397, mora ex personae. Mora ex re - dies interpellat pro homine - o dia interpela pelo homem - nas obrigaes com termo de vencimento o dia comunica pelo credor. Ex. fatura de carto de crdito no primeiro dia til seguinte ao do vencimento a mora automtica, ex re, independe de comunicao ao devedor. Se h lei determinando a obrigao de interpelar afasta a regra. Por outro lado, caso a obrigao no tenha vencimento certo caso em que o credor deve comunicar ao devedor estar ele em mora, a mora passa a se determinar mora ex personae - no automtica pressupe que o credor interpele o devedor, obrigaes que no tm termo certo. c) culpa do devedor - art. 396 CC - atraso culposamente imputvel ao devedor. d) viabilidade de cumprimento tardio da obrigao - art. 395 - viabilidade no cumprimento tardio da obrigao ou seja, caso ainda haja objetivo interesse do credo. PU do 395, e enunciado 162 da 3 Jornada. Efeitos da mora do devedor - Fundamentalmente geram dois efeitos: a) responsabilidade civil pelos prejuzos causado ao credor - art. 395 - juros de mora ou multa, clusula penal moratria, etc.

b) responsabilidade civil pela integridade da coisa durante a mora - art. 399 - ex. se obrigou a entregar vaca dia 15, mas no entregou, mas durante a mora o que acontecer responsabilidade do devedor - PERPETUATIO OBRIGATIONIS responsabilidade do devedor sobre a coisa durante a mora - mesmo que por caso fortuito ou coisa maior. DEFESA - pessoa provar que no houve culpa na mora ou que mesmo entregando a coisa dia 15 o prejuzo subsistiria. OBS: fato que o devedor responde pela integridade da coisa durante a mora. Entretanto, se conseguir provar iseno de culpa ou que o dano sobreviria ainda que a prestao fosse oportunamente adimplida, estar isento de resp. civil. CLUSULA PENAL Tambm chamada de pena convencional, o pacto acessrio pelo qual as partes antecipadamente fixam a indenizao devida em caso de descumprimento total da obrigao principal (clusula penal compensatria) ou em caso de simples descumprimento de determinada clusula do contrato ou de mora - clusula penal moratria. Art. 408 CC. OBS: Clusula penal diferente de multa, funo primordial compensatria, prliquidar os danos em casos de inadimplemento. Uma multa tem funo primordial intimidativa, punitiva. Multa - finalidade intimidativa Clusula penal - finalidade compensatria - indenizatria Ex. multa por deixar comida no prato. Ex. multa por no devolver a beca aps 72 horas aps a solenidade. OBS: Na linha do art. 1.152, do cdigo civil da Espanha, o art. 410 do CC, e a prpria jurisprudncia do STJ (Ag Rg no Ag 788124 MS) - deixam claro que a clusula penal compensatria uma alternativa ao credor que pode, em lugar dela, ingressar com ao autnoma, art. 410. No pode cobrar clusula e cobrar em ao de indenizao autnoma CLASULA PENAL COMPENSATRIA - em inadimplemento total seria uma obrigao alternativa. Caso o prejuzo seja maior que o valor da clusula penal - s ter direito a indenizao a maior se fixada possibilidade de buscar indenizao a maior. OBS: Juiz poder reduzir clusula penal de ofcio? - banca clssica - no reduz - autonomia privada - banca moderna - reduz de ofcio - princ. da funo social Posicionamento doutrinrio moderno, a luz do princpio da funo social, recomenda que o juiz possa at mesmo de ofcio reduzir o valor da clusula penal - enunciado 356 da IV Jornada, ler especialmente os enunciados 355 a 359 e tambm o artigo constante no material de apoio, sobre a abusividade ou no da smula 381 do STJ.

vlida clusula penal que estabelea como indenizao devida a perda de todas as parcelas pagas? Jurisprudncia do STJ, a par de polmica aponta no sentido de se reconhecer a validade deste tipo de clusula penal, quando o contrato haja sido celebrado antes da vigncia do CDC, REsp. 399123 SC, todavia, para contratos celebrados aps a vigncia do CDC, nessa linha de raciocnio, a abusividade deste tipo de clausula mais passvel de aceitao. Obs. desistncia de consrcio tem regramento prprio - ver lei 11.795/08 - e noticirio de 09/08/10 do STJ.

Acreditem em vocs! Pensem positivo! Vocs podem e passaro! Um abrao, bons estudos! Ana Paula.

QUESTES PARTE GERAL

1) Questo 21 (Exame de Ordem 2010.2 Caderno de Prova 01). A respeito das diferenas e semelhanas entre prescrio e decadncia, no Cdigo Civil, correto armar que: a) a prescrio acarreta a extino do direito potestativo, enquanto a decadncia gera a extino do direito subjetivo. os prazos prescricionais podem ser suspensos e interrompidos, enquanto os prazos decadenciais legais no se suspendem ou interrompem, com exceo da hiptese de titular de direito absolutamente incapaz, contra o qual no corre nem prazo prescricional nem prazo decadencial. no se pode renunciar decadncia legal nem prescrio, mesmo aps consumadas. a prescrio exceo que deve ser alegada pela parte a quem benecia, enquanto a decadncia pode ser declarada de ofcio pelo juiz. 2) Questo 12 (Exame de Ordem 2010.3 Caderno de Prova 01 - Branco). Ricardo, buscando evitar um atropelamento, realiza uma manobra e atinge o muro de uma casa, causando um grave prejuzo. Em relao situao acima, correto afirmar que Ricardo a) no responder pela reparao do dano, pois agiu em estado de necessidade. responder pela reparao do dano, apesar de ter agido em estado de necessidade. responder pela reparao do dano, apesar de ter agido em legtima defesa. praticou um ato ilcito e dever reparar o dano

b)

c)

d)

b)

c)

d)

3) Questo 13 (Exame de Ordem 2010.3 Caderno de Prova 01 - Branco). Joo foi registrado ao nascer com o gnero masculino. Em 2008, aos 18 anos, fez cirurgia para correo de anomalia gentica e teve seu registro retificado para o gnero feminino, conforme sentena judicial. No registro no constou textualmente a indicao de retificao, apenas foi lavrado um novo termo, passando a adotar o nome de Joana. Em julho de 2010, casou-se com Antnio, homem religioso e de famlia tradicional interiorana, que conheceu em janeiro de 2010, por quem teve uma paixo fulminante e correspondida. Joana omitiu sua histria registral por medo de no ser aceita e perd-lo. Em dezembro de 2010, na noite de Natal, a tia de Joana revela a Antnio a verdade sobre o registro de Joana/Joo. Antnio, no suportando ter sido enganado, deseja a anulao do

casamento. Conforme a anlise da hiptese formulada, correto afirmar que o casamento de Antnio e Joana a) b) s pode ser anulado at 90 dias da sua celebrao. poder ser anulado pela identidade errnea de Joana/Joo perante Antnio e a insuportabilidade da vida em comum. inexistente, pois no houve a aceitao adequada, visto que Antnio foi levado ao erro de pessoa, o que tornou insuportvel a vida em comum do casal. nulo; portanto, no h prazo para a sua arguio

c)

d)

4) Questo 35 (Exame de Ordem 2011.1 Caderno de Prova 01 - Branco). Rodolfo, brasileiro, engenheiro, solteiro, sem ascendentes ou descendentes, desapareceu de seu domiclio h 11 (onze) meses e at ento no houve qualquer notcia sobre seu paradeiro. Embora tenha desaparecido, deixou Lisa, uma amiga, como mandatria para a finalidade de administrar-lhe os bens. Todavia, por motivos de ordem pessoal, Lisa no quis exercer os poderes outorgados por Rodolfo em seu favor, renunciando expressamente ao mandato. De acordo com os dispositivos que regem o instituto da ausncia, assinale a alternativa correta. (A) O juiz no poder declarar a ausncia e nomear curador para Rodolfo, pois Lisa no poderia ter renunciado o mandato outorgado em seu favor, j que s estaria autorizada a faz-lo em caso de justificada impossibilidade ou de constatada insuficincia de poderes. (B) A renncia ao mandato, por parte de Lisa, era possvel e, neste caso, o juiz determinar ao Ministrio Pblico que nomeie um curador encarregado de gerir os bens do ausente, observando, no que for aplicvel, o disposto a respeito dos tutores e curadores. (C) Os credores de obrigaes vencidas e no pagas de Rodolfo, decorrido 1 (um) ano da arrecadao dos bens do ausente, podero requerer que se determine a abertura de sua sucesso provisria. (D) Poder ser declarada a sucesso definitiva de Rodolfo 10 (dez) anos depois de passada em julgado a sentena que concedeu a sucesso provisria, mas, se nenhum interessado promover a sucesso definitiva, nesse prazo, os bens porventura arrecadados devero ser doados a entidades filantrpicas localizadas no municpio do ltimo domiclio de Rodolfo.

5) Questo 36 (Exame de Ordem 2011.1 Caderno de Prova 01 - Branco). O negcio jurdico depende da regular manifestao de vontade do agente envolvido. Nesse sentido, o art. 138 do Cdigo Civil dispe que "so anulveis os negcios jurdicos quando as declaraes de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligncia normal, em face das circunstncias do negcio". Relativamente aos defeitos dos negcios jurdicos, assinale a alternativa correta. (A) O falso motivo, por sua gravidade, viciar a declarao de vontade em todas as situaes e, por consequncia, gerar a anulao do negcio jurdico. (B) O erro no prejudica a validade do negcio jurdico quando a pessoa, a quem a manifestao de vontade se dirige, se oferecer para execut-la na conformidade da vontade real do manifestante. (C) O erro substancial quando concerne identidade ou qualidade essencial da pessoa a quem se refira a declarao de vontade, ainda que tenha infludo nesta de modo superficial. (D) O erro de clculo gera a anulao do negcio jurdico, uma vez que restou viciada a declarao de vontade nele baseada. 6) Questo 37 (Exame de Ordem 2011.2 Caderno de Prova 01 - Branco). O decurso do tempo exerce efeitos sobre as relaes jurdicas. Com o propsito de suprir uma deficincia apontada pela doutrina em relao ao Cdigo velho, o novo Cdigo Civil, a exemplo do Cdigo Civil italiano e portugus, define o que prescrio e institui disciplina especfica para a decadncia. Tendo em vista os preceitos do Cdigo Civil a respeito da matria, assinale a alternativa correta. (A) Se a decadncia resultar de conveno entre as partes, o interessado poder aleg-la, em qualquer grau de jurisdio, mas o juiz no poder suprir a alegao de quem a aproveite. (B) Se um dos credores solidrios constituir judicialmente o devedor em mora, tal iniciativa no aproveitar aos demais quanto interrupo da prescrio, nem a interrupo produzida em face do principal devedor prejudica o fiador dele. (C) O novo Cdigo Civil optou por conceituar o instituto da prescrio como a extino da pretenso e estabelece que a prescrio, em razo da sua relevncia, pode ser arguida, mesmo entre os cnjuges enquanto casados pelo regime de separao obrigatria de bens. (D) Quando uma ao se originar de fato que deva ser apurado no juzo criminal, no correr a prescrio at o despacho do juiz que tenha recebido ou rejeitado a denncia ou a queixa-crime. 7) Questo 38 (Exame de Ordem 2011.2 Caderno de Prova 01 - Branco). Considerando o instituto da leso, correto afirmar que (A) A desproporo entre as prestaes deve se configurar somente no curso de contrato. (B) Os efeitos da leso podem se manifestar no curso do contrato, desde que

sejam provenientes de desproporo entre as prestaes existentes no momento da celebrao do contrato. (C) A desproporo entre as prestaes surge em razo de fato superveniente celebrao do contrato. (D) Os efeitos da leso decorrem de um fato imprevisto.

8) Questo 37 (Exame de Ordem 2012.1 Caderno de Prova 01 - Branco). A proteo da pessoa uma tendncia marcante do atual direito privado, o que leva alguns autores a conceberem a existncia de uma verdadeira clusula geral de tutela da personalidade. Nesse sentido, uma das mudanas mais celebradas do novo Cdigo Civil foi a introduo de um captulo prprio sobre os chamados direitos da personalidade. Em relao disciplina legal dos direitos da personalidade no Cdigo Civil, correto afirmar que A) havendo leso a direito da personalidade, em se tratando de morto, no mais possvel que se reclamem perdas e danos, visto que a morte pe fim existncia da pessoa natural, e os direitos personalssimos so intransmissveis. B) como regra geral, os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, mas o seu exerccio poder sofrer irrestrita limitao voluntria. C) permitida a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, com objetivo altrustico ou cientfico, para depois da morte, sendo que tal ato de disposio poder ser revogado a qualquer tempo. D) em razo de sua maior visibilidade social, a proteo dos direitos da personalidade das celebridades e das chamadas pessoas pblicas mais flexvel, sendo permitido utilizar o seu nome para finalidade comercial, ainda que sem prvia autorizao. 9) Questo 38 (Exame de Ordem 2012.1 Caderno de Prova 01 - Branco). Mauro, entristecido com a fuga das cadelinhas Lila e Gopi de sua residncia, s quais dedicava grande carinho e afeio, promete uma vultosa recompensa para quem eventualmente viesse a encontrlas. Ocorre que, no mesmo dia em que coloca os avisos pblicos da recompensa, ao conversar privadamente com seu vizinho Joo, afirma que no ir, na realidade, dar a recompensa anunciada, embora assim o tenha prometido. Por coincidncia, no dia seguinte, Joo encontra as cadelinhas passeando tranquilamente em seu quintal e as devolve imediatamente a Mauro. Neste caso, correto afirmar que A) a manifestao de vontade no sentido da recompensa subsiste em relao a Joo ainda que Mauro tenha feito a reserva mental de no querer o que manifestou originariamente. B) a manifestao de vontade no sentido da recompensa no subsiste em relao a Joo, pois este tomou conhecimento da alterao da vontade original de Mauro.

C) a manifestao de vontade no sentido da recompensa no mais ter validade em relao a qualquer pessoa, pois ela foi alterada a partir do momento em que foi feita a reserva mental por parte de Mauro. D) a manifestao de vontade no sentido da recompensa subsiste em relao a toda e qualquer pessoa, pois a reserva mental no tem o condo de modificar a vontade originalmente tornada pblica. 10) Questo 38 (Exame de Ordem 2012.1 Caderno de Prova 01 - Branco). Em relao aos defeitos dos negcios jurdicos, assinale a afirmativa incorreta. a) A emisso de vontade livre e consciente, que corresponda efetivamente ao que almeja o agente, requisito de validade dos negcios jurdicos. O erro acidental o que recai sobre caractersticas secundrias do objeto, no sendo passvel de levar anulao do negcio. A simulao causa de anulao do negcio, e s poder ocorrer se a parte prejudicada demonstrar cabalmente ter sido prejudicada por essa prtica. O objetivo da ao pauliana anular o negcio praticado em fraude contra credores. 11) Questo 41 (Exame de Ordem 2012.3 - Reaplicao Caderno de Prova 01 - Branco). Alexandre e Berenice, casados pelo regime da separao convencional de bens, foram passar a lua de mel em Petrpolis, no Estado do Rio de Janeiro. Ao descerem a serra, Alexandre perdeu o controle do veculo vindo a cair em uma ribanceira. Com a coliso, houve a exploso do veculo e a morte de ambos no se sabendo precisar qual deles teria morrido primeiro. Ambos possuam vasto patrimnio e faleceram sem deixar descendentes ou ascendentes. Alexandre deixou um irmo, Daniel, e Berenice deixou uma irm, Eleonora. A respeito da situao apresentada, assinale a afirmativa correta. a) No h comorincia, visto que tal instituto somente se aplica s hipteses de morte simultnea entre parentes. No h comorincia, uma vez que se exige prova cabal para sua ocorrncia, devendo a simultaneidade das mortes ser declarada por deciso judicial. H comorincia, transmitindo-se a Daniel a herana de Alexandre e Eleonora a herana de Berenice. H comorincia, transmitindo-se a Daniel a metade dos bens

b)

c)

d)

b)

c)

d)

deixados pelo casal, ficando igual cota-parte para Eleonora. 12) Questo 42 (Exame de Ordem 2012.3 - Reaplicao Caderno de Prova 01 - Branco). Joo prometeu doar seu imvel em Bzios a Jos se o seu time de futebol do corao, o Amrica/RJ, for campeo carioca em 2013. Assim sendo, sobre a condio imposta para a doao, assinale a afirmativa correta. a) Trata-se de condio puramente potestativa, sendo lcita por depender de manifestao da vontade de uma das partes. Subordinando-se a eficcia do negcio jurdico condio suspensiva, enquanto esta no se verificar, no ter Roberto adquirido o direito nele previsto. defeso a Roberto, titular do direito eventual, praticar atos destinados sua conservao. Trata-se de condio meramente potestativa, sendo, pois, ilcita, uma vez que sujeita ao puro arbtrio de uma das partes.

b)

c)

d)

13) Questo 39 (Exame de Ordem 2013.1 Caderno de Prova 01 Branco). Gustavo completou 17 anos de idade em janeiro de 2010. Em maro de 2010 colou grau em curso de ensino mdio. Em julho de 2010 contraiu matrimnio com Beatriz. Em setembro de 2010, foi aprovado em concurso pblico e iniciou o exerccio do emprego pblico efetivo. Por fim, em novembro de 2010, estabeleceu-se no comrcio, abrindo um restaurante. Assinale a alternativa que indica o momento em que se deu cessao da incapacidade civil de Gustavo. a) No momento em que iniciou o exerccio de emprego pblico efetivo. b) No momento em que colou grau em curso de ensino mdio. c) No momento em que contraiu matrimnio. d) No momento em que se estabeleceu no comrcio, abrindo um restaurante. 14) Questo 41 (Exame de Ordem 2013.1 Caderno de Prova 01 Branco). Os vitrais do Mercado Municipal de So Paulo, durante a reforma feita em 2004, foram retirados para limpeza e restaurao da pintura. Considerando a hiptese e as regras sobre bens jurdicos, assinale a afirmativa correta.

a) Os vitrais, enquanto separados do prdio do Mercado Municipal durante as obras, so classificados como bens mveis. b) Os vitrais na qualidade de material de demolio, considerando que o Mercado Municipal resolva descartar-se deles, sero considerados bens mveis. c) Os vitrais do Mercado Municipal, considerando que foram feitos por grandes artistas europeus, so classificados como bens fungveis. d) Os vitrais retirados para restaurao, por sua natureza, so classificados como bens mveis. 15) Questo 42 (Exame de Ordem 2013.1 Caderno de Prova 01 - Branco). Joo, credor quirografrio de Marcos em R$ 150.000,00 ingressou com Ao Paulina, com a finalidade de anular ato praticado por Marcos, que o reduziu insolvncia. Joo alega que Marcos transmitiu gratuitamente para seu filho, por contrato de doao, propriedade rural avaliado em R$ 200.000,00. Considerando a hiptese acima, assinale a afirmativa correta. a) Caso o pedido de Ao Pauliana seja julgado procedente e seja anulado o contrato de doao, o benefcio da anulao aproveitar somente a Joo, cabendo aos demais credores, caso existam, ingressarem com ao individual prpria. b) O caso narrado traz hiptese de fraude de execuo, que constitui defeito no negcio jurdico por vcio de consentimento. c) Na hiptese de Joo receber de Marcos, j insolvente, o pagamento da dvida ainda no vencida, ficar Joo obrigado a repor, em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores, aquilo que recebeu. d) Joo tem o prazo prescricional de dois anos para pleitear a anulao do negcio jurdico fraudulento, contado do dia em que tomar conhecimento da doao feita por Marcos. 16) Questo 42 (Exame de Ordem 2013.1 Caderno de Prova 01 Branco). Luis, produtor de soja, firmou contrato de emprstimo de um trator com seu vizinho Joo. No contrato, Luis se comprometeu a devolver o trator 10 dias aps o trmino da colheita. Restou ainda acordado um valor para a hiptese de atraso na entrega. Considerando o caso acima, assinale a afirmativa correta. a) Caracterizada a mora na devoluo do trator, Luiz responder

pelos prejuzos decorrentes de caso fortuito ou de fora maior, salvo se comprovar que o dano ocorreria mesmo se houvesse cumprido sua obrigao na forma ajustada. b) Por se tratar de hiptese de mora pendente, indispensvel a interpelao judicial ou extrajudicial para que Joo constitua Luis em mora. Luis, ainda que agindo dolosamente, no ter responsabilidade pela conservao do trator na hiptese de Joo recusar-se a receber o bem na data ajustada. No caracteriza mora a hiptese de Joo se recusar a receber o trator na data avenada para no comprometer o espao fsico de seu galpo, vez que necessria a comprovao de sua culpa e a ausncia de justo motivo. 17) Questo 42 (Exame de Ordem 2013.1 Caderno de Prova 01 - Branco). O legislador estabeleceu que, salvo se o negcio jurdico impuser forma especial, o fato jurdico poder ser provado por meio de testemunhas, percia, confisso, documento e presuno. Partindo do tema meios de provas, e tendo o Cdigo Civil como aporte, assinale a afirmativa correta. a) Na escritura pblica admite-se que, caso o comparecente no saiba escrever, outra pessoa capaz e a seu rogo poder assin-la. A confisso revogvel mesmo que no decorra de coao e anulvel se resultante de erro de fato. A prova exclusivamente testemunhal admitida, sem exceo, qualquer que seja o valor do negcio jurdico. A confisso pessoal e, portanto, no se admite seja feita por um representante, ainda que respeitados os limites em que este possa vincular o representado.

c)

d)

b)

c)

d)

OBRIGAES

1) Questo 22 (Exame de Ordem 2010.2 Caderno de Prova 01). Com relao ao regime da solidariedade passiva, correto armar que: a) cada herdeiro pode ser demandado pela dvida toda do devedor solidrio

falecido. b) com a perda do objeto por culpa de um dos devedores solidrios, a solidariedade subsiste no pagamento do equivalente pecunirio, mas pelas perdas e danos somente poder ser demandado o culpado. se houver atraso injusticado no cumprimento da obrigao por culpa de um dos devedores solidrios, a solidariedade subsiste no pagamento do valor principal, mas pelos juros da mora somente poder ser demandado o culpado. as excees podem ser aproveitadas por qualquer dos devedores solidrios, ainda que sejam pessoais apenas a um deles.

c)

d)

2) Questo 29 (Exame de Ordem 2010.2 Caderno de Prova 01). Joo prometeu transferir a propriedade de uma coisa certa, mas antes disso, sem culpa sua, o bem foi deteriorado. Segundo o Cdigo Civil, ao caso de Joo aplica-se o seguinte regime jurdico: a) b) c) a obrigao ca resolvida, com a devoluo de valores eventualmente pagos. a obrigao subsiste, com a entrega da coisa no estado em que se encontra. a obrigao subsiste, com a entrega da coisa no estado em que se encontra e abatimento no preo proporcional deteriorao. a obrigao poder ser resolvida, com a devoluo de valores eventualmente pagos, ou subsistir, com a entrega da coisa no estado em que se encontra e abatimento no preo proporcional deteriorao, cabendo ao credor a escolha de uma dentre as duas solues.

d)

3) Questo 9 (Exame de Ordem 2010.3 Caderno de Prova 01 - Branco). Maria celebrou contrato de compra e venda do carro da marca X com Pedro, pagando um sinal de R$ 10.000,00. No dia da entrega do veculo, a garagem de Pedro foi invadida por bandidos, que furtaram o referido carro. A respeito da situao narrada, assinale a alternativa correta. a) Haver resoluo do contrato pela falta superveniente do objeto, sendo restitudo o valor j pago Maria b) No haver resoluo do contrato, pois Pedro pode alegar caso fortuito c) Maria poder exigir a entrega de outro carro d) Pedro poder entregar outro veculo no lugar do automvel furtado. 4) Questo 17 (Exame de Ordem 2010.3 Caderno de Prova 01 - Branco). Joo dever entregar quatro cavalos da raa X ou quatro guas da raa X a Jos. O credor, no momento do adimplemento da obrigao, exige a entrega de dois cavalos da raa X e de duas guas da raa X.

Nesse caso, correto afirmar que as prestaes a) alternativas so inconciliveis, havendo indivisibilidade quanto escolha. b) alternativas so conciliveis, havendo divisibilidade quanto escolha. c) facultativas so inconciliveis, quando a escolha couber ao credor. d) facultativas so conciliveis, quando a escolha couber ao credor. 5) Questo 39 (Exame de Ordem 2011.2 Caderno de Prova 01 - Branco). A dao em pagamento

(A) modalidade de obrigao facultativa, na qual o credor consente em receber objeto diverso ao da prestao originariamente pactuada. (B) modalidade de adimplemento direto, na qual o credor consente em receber objeto diverso ao da prestao originariamente pactuada.

(C) causa extintiva da obrigao, na qual o credor consente em receber objeto diverso ao da prestao originariamente pactuada.

(D) modalidade de obrigao alternativa, na qual o credor consente em receber objeto diverso ao da prestao originariamente pactuada. 6) Questo 39 (Exame de Ordem 2011.2 Caderno de Prova 01 - Branco). Utilizandose das regras afetas ao direito das obrigaes, assinale a alternativa correta. A) Quando o pagamento de boaf for efetuado ao credor putativo, somente ser invlido se, em seguida, ficar demonstrado que no era credor. B) Levando em considerao os elementos contidos na lei para o reconhecimento da onerosidade excessiva, admissvel assegurar que a regra se aplica s relaes obrigacionais de execuo diferida ou continuada. C) Possui a quitao determinados requisitos que devem ser obrigatoriamente observados, tais como o valor da dvida, o nome do pagador, o tempo e o lugar do adimplemento, alm da assinatura da parte credora, exigindose tambm que a forma da quitao seja igual forma do contrato. D) O terceiro, interessado ou no, poder efetuar o pagamento da dvida em seu prprio nome, ficando sempre subrogado nos direitos da parte credora. 7) Questo 43 (Exame de Ordem 2012.3 - Reaplicao Caderno de Prova 01 Branco). Jos devia a Paulo a quantia de R$ 50 mil reais com vencimento em 05 de dezembro de 2012. Na data do pagamento, Jos, devido falta de dinheiro, ofereceu um lote de sua propriedade, de igual valor da dvida, como substituio da prestao originria. A) Caso Paulo aceite o lote dado por Jos como forma de pagamento, ocorrer a extino da obrigao primitiva pelo adimplemento indireto na modalidade novao real.

B) Se Jos oferecesse um ttulo de credito ao invs de lote, essa transferncia importaria em pagamento com sub-rogao. C) Se Paulo for evicto do lote recebido em pagamento, a obrigao primitiva ser restabelecida, ficando sem efeito a quitao dada, ressalvados os direitos de terceiros de boa-f. D) Caso Paulo aceite o bem imvel oferecido por Jos, a transferncia do lote poder ser formalizada por escritura publica ou instrumento particular.

You might also like