You are on page 1of 47

Locao de Equipamentos para Eventos

2012 Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados. A reproduo no autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei n. 9.610). Informaes e contatos Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas Sebrae SGAS Quadra 605 Conjunto A Braslia/DF 70200904 Fone: (61) 3348 7100 Fax: (61) 3347 4120 www.sebrae.com.br Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Roberto Simes Diretoria Executiva do Sebrae DiretorPresidente Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho DiretorTcnico Carlos Alberto dos Santos Diretor de Administrao e Finanas Jos Claudio dos Santos Gerente da Unidade de Acesso a Mercados e Servios Financeiros Paulo Alvim Equipe da Coordenao Nacional do Programa Sebrae 2014 Dival Schmidt Filho Ivan Lemos Tonet Rafael Gonalves de Castro Joelisson Oliveira Apoio Tcnico e Reviso Setorial UAMSF - (UACC/UACS/UAGRO/UACIN) Paulo Alvim Elaborao de Contedo Gilmar Barboza Consultoria Tcnica e Reviso Metodolgica Silvio Oliveira Filho Reviso Gramatical Liberdade de Expresso

Importncia do Negcio Ficha Tcnica da Atividade Sumrio Executivo Divulgao Mercado Canais de Comercializao Estrutura Localizao Equipamentos Tecnologia Pessoal Custos Capital de Giro Fontes de Recursos Planejamento Financeiro Dica do Especialista Legislao Geral e Especfica Solues Sebrae Feiras e Eventos Sites teis Glossrio Bibliografia Complementar Anexo - Requisitos de Contratao do Segmento

1 4 5 7 11 17 19 21 22 23 24 26 27 28 30 32 34 36 37 38 40 41 42

TURISMO

Oportunidade Produto Principal

Setor Funo rea Atividade Atividades Relacionadas

Cdigo CNAE 2.0 Descrio CNAE 2.0

Locao de Equipamentos para Eventos Locao de equipamentos para sonorizao, projeo e iluminao, palcos, estruturas e geradores Turismo Servios de Apoio ao Turismo Locaes Aluguel de Mquinas e Equipamentos Promoo de eventos, logstica, fabricao e comercializao de equipamentos 77.39.0 Aluguel de mquinas e equipamentos no especificados anteriormente

TURISMO

Geral: Alm da Copa do Mundo da FIFA 2014, a realizao de eventos de variadas naturezas, como feiras, congressos, shows, espetculos, competies esportivas, em especial, em grandes metrpoles do pas, tm favorecido o mercado de locao de equipamentos para eventos. A ascenso do turismo de negcios e o perfil festivo e entregue a comemoraes do brasileiro tambm so impulsionadores dessa atividade. Tendncias e Oportunidades: Turismo e entretenimento em expanso: O setor de shows e espetculos tem crescido mais de 7% ao ano, na ltima dcada, segundo dados da Associao Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC). Com o flego adicional trazido por turistas estrangeiros, a Copa do Mundo da FIFA 2014 tem potencial de gerao de uma receita de cerca de R$ 9,4 bilhes no perodo de interveno do evento, segundo estudo divulgado pelo Ministrio do Esporte. Eventos internacionais: O mercado de eventos no pas cresce a uma taxa superior a 10% ao ano. Na comparao entre o ano de 2009 com o de 2008, houve 8.315 eventos internacionais, 835 a mais que no anterior, segundo a Associao Internacional de Congressos e Convenes (ICCA). Clientes: Empresas promotoras de eventos: Os empreendimentos desse setor so, em geral, demandados por empresas produtoras e promotoras de eventos, que subcontratam equipamentos e mo de obra especializada. Trade turstico e rgos pblicos: Embalados pelo clima contagiante gerado pela Copa do Mundo da FIFA 2014, prefeituras, hotis, bares, restaurantes, escolas, grandes empresas e comrcio em geral devero promover programaes paralelas ao torneio esportivo. Pessoas fsicas: a demanda pela locao de equipamentos por pessoas fsicas dever ter forte incremento com a realizao de grandes eventos esportivos no pas, devido ao perfil e natureza festiva dos brasileiros. Produtos e Servios Demandados: Estruturas mveis e fixas: O clima contagiante da realizao da Copa do Mundo da FIFA 2014 em solo brasileiro deve produzir forte demanda em relao a eventos corporativos, institucionais e empresariais pela locao de estruturas mveis e fixas para retransmisso dos jogos.
5

TURISMO

Teles, palcos e equipamentos de som devem ser os campees de audincia no mercado de locaes. Concorrncia: Informalidade: A atuao de profissionais e empresas informais corresponde a um dos agentes de concorrncia mais evidentes desse segmento que, alm do comportamento desleal em relao a boas prticas de mercado, expe os clientes a panes, insatisfao com os servios prestados e at a riscos de acidentes e danos estruturais. Dica do Especialista: O conhecimento prvio do calendrio de eventos de interesse constitui o primeiro passo para prospeco de demandas e abordagem a clientes potenciais. Acionar empreendimentos associados ao trade turstico local representa antever oportunidades de negcios, bem como buscar adequado aporte de infraestrutura para solicitaes que devero se concentrar no perodo de interveno da Copa do Mundo da FIFA 2014.

TURISMO

Variadas plataformas de divulgao podem ser adotadas em relao aos servios de locao de equipamentos para eventos. Deve-se, incialmente, prospectar oportunidades de interesse para composio de uma abordagem mais personalista clientela. Uma das estratgias potenciais para divulgao desse tipo de empreendimento a associao a empresas que integram o trade turstico nas cidadessede da Copa do Mundo da FIFA 2014. Parcerias com hotis, casas de espetculo, bares, clubes recreativos, prefeituras e outros estabelecimentos podem render bons frutos.

Conforme demandas identificadas, os contatos pessoais com empresas e pessoas fsicas funcionam como mecanismo efetivo de abordagem a potenciais clientes. Por exemplo, em relao a promotores de shows e organizadores de eventos, o empreendedor pode acionar possveis interessados de forma direta.

Investir em um website, representativo dos aspectos diferenciais dos servios prestados, com imagens e textos chamativos, multiplica as chances de conexo com potenciais clientes, especialmente, se a empresa dispuser de servios 24 horas e logstica adequada para o rpido atendimento a solicitaes emergenciais que so corriqueiras nesse tipo de atividade.

Uma boa iniciativa pode ser representada pelo uso de lojas virtuais que utilizam tecnologias gratuitas. Nesse caso, para o sucesso da inciativa, o empresrio deve se certificar do atendimento da plataforma tecnolgica a requisitos como: rpida atualizao de contedos, conforme novas necessidades demandadas pelo negcio; facilidade de uso; flexibilidade para integrao com meios de pagamento utilizados no estabelecimento e com outros sistemas internos da empresa; segurana das informaes e banco de dados; atendimento a solicitaes online; existncia de suporte para pronto atendimento; compatibilidade com os principais navegadores da internet e domnio da tecnologia por vrios profissionais desenvolvedores.

TURISMO

A opo por plataformas pagas, embora mediante desembolso de recursos financeiros, deve ser avaliada pelo empreendedor, conforme especificaes de uso e necessidade de atualizao regular de contedos.

Em alguns casos, pode-se utilizar o prprio evento em que so locados os equipamentos, para divulgao do empreendimento, mediante anncios e afixao de materiais publicitrios nas estruturas locadas.

A colocao de adesivos nos prprios veculos da empresa ou a compra de espaos em busdoor funciona como mecanismos adicionais de divulgao da empresa, de modo a atuar como plataforma ambulante de apresentao dos servios prestados.

Cuidados com a exposio de motivos alusivos marca Copa do Mundo da FIFA 2014 devem ser redobrados, pois os mecanismos de fiscalizao adotados pela entidade so bastante contundentes e foram acionados ao longo da ltima edio do torneio, realizada na frica do Sul.

Dispor de cartes de visita, folhetos, folders, prospectos, catlogos, entre outros materiais impressos contribui para o reforo da imagem da empresa e conexo com demandantes potenciais dos servios, que devem ser acionados com antecedncia e mediante uso de variadas estratgias de comunicao e marketing, incluindo-se o uso de telemarketing disparado por meio de malas diretas, contatos telefnicos e servios de mensagem online disponibilizados por companhias telefnicas e empresas de internet.

Aes de telemarketing representam um recurso econmico eficiente de divulgao e fechamento de vendas, que a empresa poder utilizar
8

TURISMO

para acessar os clientes que j prospectou anteriormente, visitando-os e distribuindo materiais impressos. Estratgia que tambm poder ser adotada em relao a outros clientes que, pela distncia ou outras comodidades, devam ser acionados remotamente.

O envio de mensagens a clientes potenciais por e-mails e torpedos, quando acompanhadas de uma adequada linguagem e programao visual, pode surtir bons resultados, desde que respeitadas as regras da internet, que vedam envios aleatrios em grupos de contatos copiados em cpias de destinatrios (CC ou CCO). Essa uma prtica ilegal que depe contra as empresas e as pessoas que a praticam.

Blogs, fan pages e outros meios virtuais de comunicao atuam como elementos de divulgao de produtos e de temas de interesse e podem funcionar, de forma acessria, como canais de comercializao. A busca por palavras-chave na internet constitui outro elemento que pode colocar em evidncia o empreendimento, tanto pela escolha de palavras sugestivas que se vinculem aos produtos a serem divulgados quanto por meio de links patrocinados.

H empresas especializadas em marketing para a internet e otimizao de sites que podem oferecer solues especficas para diferentes tipos de negcio. Google, Yahoo e Cad esto entre os principais motores de busca da internet, em relao aos quais importante facilitar o processo de pesquisa pelos internautas sobre determinado produto, servio ou informao de interesse. A prospeco de informaes em redes sociais sobre o perfil de clientes potenciais pode dar origem oferta de pacotes personalizados e criao de um canal comercial bastante proativo na interao com esse pblico.

TURISMO

O site dever oferecer informaes claras sobre os tipos de equipamentos especificados que tm para locao temporria, com imagens, dimenses, informaes tcnicas de resoluo, tecnologias, decibis, capacidade de atendimento etc., a fim de oferecer transparncia do que est sendo ofertado e facilitar a definio natural dos clientes.

O uso de portais digitais com espaos gratuitos para divulgao de servios e produtos outro agente de apresentao dos servios prestados pela empresa. Utilizar esses espaos fcil e, em geral, produz resultados positivos. Quanto maior o nmero de espaos digitais em que a empresa se fizer presente, maior sua visibilidade.

Assim como os portais, os ambientes digitais compartilhados so gratuitos e alm de variadas informaes, suportam a insero de imagens, vdeos e apresentaes das empresas. Entre os ambientes compartilhados, os mais conhecidos e simples de usar so Youtube, Slide Share e Flickr. Nessas plataformas, a empresa poder disponibilizar os registros do seu trabalho em contrataes anteriores, as imagens de seus equipamentos, bem como contedos que contribuam para a divulgao do porteflio de servios do empreendimento e para reforo de sua imagem perante a clientela.

10

TURISMO

Tendncias e Oportunidades

s vsperas de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo da FIFA 2014 e Olimpadas Rio 2016, o Brasil se prepara para receber grandes contingentes de pessoas, investimentos e profissionais estrangeiros. Na esteira dessas oportunidades, crescem as demandas pelos servios de locao de equipamentos para eventos. A ttulo referencial, ao longo dos ltimos anos, o Brasil consolidou sua posio como destino de grandes eventos internacionais e o pas j ocupa o 7 lugar no ranking da Associao Internacional de Congressos e Convenes (AICC). Eventos do gnero representam oportunidades concretas de expanso dos servios de locao de equipamentos para eventos, que figuram entre os segmentos com maior demanda potencial em todo o pas durante as competies esportivas, independente das cidades serem sede de jogos, devido afinidade natural do brasileiro com o futebol.

Uma anlise pautada pela identificao de segmentos de mercado especficos em que se deseja atuar pode ser orientada pelo contato com empresas do trade turstico que se forma em torno da realizao da Copa do Mundo da FIFA 2014, bem como de outros eventos pblicos, corporativos e privados.

Os fan fest so eventos paralelos aos jogos organizados sob a chancela oficial da FIFA, que visam integrao de turistas e moradores locais que no podero comparecer aos estdios. Nesses locais, so montadas estruturas para reproduo das partidas de futebol ao vivo, por meio de teles e equipamentos de projeo. Os empresrios do segmento de locao de equipamentos devem realizar sondagens acerca de outras oportunidades de realizao de shows e espetculos fora dos limites definidos pela chamada rea de Restrio Comercial definida pela FIFA, que corresponde a uma linha imaginria de aproximadamente 2 Km de permetro em torno das arenas de realizao dos jogos.

11

TURISMO

Segundo a FIFA, h restries comerciais ao redor dos estdios. A chamada rea de Restrio Comercial (linha imaginria que percorre toda a arena) tem permetro de 2km e entra em vigncia sempre dois dias antes dos jogos com durao at o dia em que a partida ocorre. Nesse perodo e no permetro mencionado, fica proibido: a distribuio de produtos; a realizao de aes promocionais por no patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA 2014; comrcio de rua; e atuao de cambistas.

Os negcios localizados dentro das reas de restrio podem funcionar e ofertar seus produtos e servios normalmente. As restries no tm qualquer interferncia sobre: o funcionamento do empreendimento; o tipo e marca dos produtos vendidos; aes comerciais das empresas, desde que no usadas as marcas da FIFA ou tente associar o negcio ao megaevento para atrair clientes.

A FIFA possui titularidade sobre imagens, sons e radiodifuso relacionados aos jogos. permitida a exibio, desde que no esteja associada promoo comercial ou cobrana de ingressos. Portanto, reunir pessoas em locais pblicos ou particulares, desde que constem as devidas autorizaes pertinentes, oportunidade para gerar negcios.

Clientes

Ao longo dos ltimos anos, o aumento do nmero de eventos de variadas naturezas no pas tem ultrapassado o percentual de 10% ao ano, segundo Associao Brasileira das Empresas de Eventos (ABEOC), ritmo que deve ser acelerado devido realizao de grandes competies esportivas e evoluo do mercado de eventos corporativos, de congraamento e lazer no pas.

12

TURISMO

Clientes Corporativos Alm do aumento do nmero de eventos promovidos por mdias e grandes empresas, a realizao da Copa do Mundo da FIFA 2014 deve produzir aumento de demanda pela locao de equipamentos e estruturas para retransmisso dos jogos.

Prefeituras De olho na efervescncia gerada pelo torneio esportivo, prefeituras de vrios municpios brasileiros devem investir na criao de arenas temporrias para a retransmisso dos jogos, com destaque para os dias em que a seleo brasileira estiver em campo.

Trade Turstico Empresas que integram o trade turstico, em especial nas cidadessede da Copa do Mundo da FIFA 2014, tm motivao natural para a promoo de eventos paralelos, pois, como j vivenciado em outras edies do torneio, o clima contagiante dos jogos mobiliza grandes contingentes de pessoas. Uma parcela substancial desse pblico no consegue acesso aos estdios e a retransmisso dos jogos, acompanhada de programaes culturais e shows tpicos, representa um atrativo parte para visitantes e moradores locais. Pessoas Fsicas Projetores e teles prometem grandes emoes na companhia de amigos e familiares que devero se reunir para acompanhar os jogos em stios, condomnios ou mesmo em casa ao longo do torneio.

Alm dos grandes eventos esportivos programados para o pas, os servios de locao de equipamentos para eventos se estendem ampla gama de clientes de variadas comemoraes como casamentos, festas de aniversrio, formaturas, eventos corporativos e comcios polticos.

13

TURISMO

Embora a sazonalidade desse mercado seja mais evidente em perodos de final de ano, devido realizao de formaturas e outras comemoraes, e ao longo das campanhas eleitorais, h demandas constantes decorrentes da realizao de eventos corporativos como seminrios, convenes, congressos e workshops.

H de se considerar que, alm do aproveitamento das oportunidades advindas da realizao da Copa do Mundo da FIFA 2014, segmentos como o de eventos religiosos, comemoraes como casamentos, bodas e formaturas esto em alta. O nmero de shows no pas tambm se encontra em forte ascenso e contribui para o aumento de demandas desse segmento econmico.

Produtos e Servios Demandados

Para a Copa do Mundo da FIFA 2014, so esperadas demandas pela realizao de eventos corporativos empresariais para reproduo dos jogos, de modo a evitar a sada e ou ausncia de funcionrios da empresa para acompanhamento do torneio. Tambm so esperados eventos promovidos por prefeituras em espaos pblicos; eventos comerciais realizados em bares, clubes recreativos e casas de espetculos, bem como eventos privados realizados por pessoas fsicas em residncias, stios e locais de promoo de eventos.

Habitualmente, so solicitadas pelos demandantes dos servios, solues completas que se estendam da montagem das estruturas, instalao e manuteno de equipamentos operao de aparelhos de som, imagem e iluminao. Uma variante desses servios a locao de equipamentos sem o acompanhamento de tcnicos de operao dos instrumentos locados. Em eventos de maior porte, comum que os clientes exijam a oferta de suporte e assistncia 24 horas.

Quando da solicitao pelo cliente de operadores tcnicos, os


14

TURISMO

profissionais contratados se orientam pelo rider tcnico, documento que estabelece as especificaes de equipamentos e estruturas a serem locadas. H, ainda, situaes como shows e espetculos, em que os artistas contam com equipe tcnica prpria que assistida, conforme necessidades identificadas, pelos operadores da empresa de servios de locao de equipamentos.

Concorrncia

A atuao de profissionais e empresas que operam na informalidade representa o maior fator de concorrncia no setor, o que caracteriza atuao ilegal e contrria s boas prticas de mercado.

A tendncia ao planejamento tardio e solicitao formal de servios de locao s vsperas dos eventos outro elemento que dificulta o dimensionamento prvio de equipamentos, instalaes e pessoal com efeitos negativos sobre o controle de demandas. Fenmeno que pode ser adequadamente explorado em relao Copa do Mundo da FIFA 2014, por meio de uma atuao proativa dos empreendedores do ramo no contato precoce com possveis clientes, de modo a minimizar atropelos causados pela coincidncia de um grande nmero de solicitaes simultneas.

Conforme pesquisa realizada pela Fundao Getlio Vargas (FGV) por solicitao do Sebrae, a concorrncia predominante no ramo de servios de locao de equipamentos para eventos se d em torno de Pequenos Negcios, que correspondem a 71% do total de empresas do segmento. Como forma de diferenciao, os empresrios dessa atividade devem buscar atender ao maior nmero possvel de requisitos classificatrios, conforme descrio feita no item 22 do presente documento.

Fornecedores

15

TURISMO

A relao de fornecedores do segmento de servios de locao de equipamentos para eventos bastante variada e compreende empresas nacionais e estrangeiras. A seleo, tanto dos equipamentos quanto dos fornecedores, deve obedecer a critrios tcnicos e operacionais de segurana, economicidade, facilidade de montagem, desmontagem e manuteno, bem como a elementos como a possibilidade de financiamento direto ou leasing, opo em que os bens so adquiridos mediante locao mensal e, ao final do perodo contratado, pode-se oferecer um lance pelo arremate do equipamento locado.

O empreendedor deve se manter atento escolha de produtos certificados e que, preferencialmente, contenham suporte tcnico especializado. Manuais em lngua portuguesa so essenciais qualificao de equipes profissionais e operao remota dos equipamentos locados, quando da locao dos itens sem a presena de um operador.

16

TURISMO

Uma das plataformas preferenciais de comercializao de servios de locao de equipamentos para eventos o contato direto com empresas que integram o trade turstico nas cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014. Parcerias com hotis, bares e restaurantes, clubes recreativos, shopping centers e outros estabelecimentos podem render bons frutos.

Dispor de uma boa homepage contribui para a conquista de clientes potenciais, mas a contratao virtualmente de servios ainda pode ser considerada incipiente em relao a esse ramo de atividade.

Ao se optar por lojas virtuais que utilizam tecnologias gratuitas, o empreendedor deve ficar atento funcionalidade do site, em especial a aspectos de atualizao de contedos e segurana das operaes de contratao e pagamento de servios. A opo por plataformas pagas, conforme especificaes de uso e necessidade de atualizao regular de contedos, deve ser considerada, especialmente em relao ao perfil do pblico que se deseja alcanar.

A comercializao de produtos por meios virtuais requer programas de blindagem das operaes de pagamento, de modo a assegurar confiabilidade aos usurios. A oferta de mltiplas opes de cartes de dbito e crdito, bem como a aceitao de boletos bancrios so fatores adicionais de atratividade para o uso dessas plataformas.

Devido s especificidades tcnicas e grau de detalhamento dos servios demandados, o contato direto com os prestadores de servio prevalece amplamente sobre solicitaes virtuais. Aps acerto das condies gerais de fornecimento, o pagamento pode eventualmente ser efetivado por meios eletrnicos de pagamento.

17

TURISMO

As compras governamentais, responsveis pela movimentao de mais R$ 72,6 bilhes em 2012, segundo estatsticas do Portal Comprasnet, representam importante nicho de oportunidades para os Pequenos Negcios, por meio da participao no Fomenta, estratgia adotada pelo Sistema Sebrae, desde o ano de 2008, com o propsito de promover a aproximao desse pblico a grandes demandantes de produtos e servios dos rgos de governo e a empresas estatais. O Fomenta apoia-se em um amplo espectro de aes, que vo da divulgao de informaes, orientao, palestras, minicursos, painis temticos, a aes mais elaboradas de capacitao, seminrios, oficinas e encontros de negcios e mostras de produtos.

Participar de Rodadas de Negcios, que correspondem a uma das iniciativas do Sebrae para a promoo do encontro entre empresas compradoras e fornecedoras, de modo a incentivar a criao de grandes parcerias de negcios, representa uma das estratgias de acesso a mercados pelos Pequenos Negcios.

Outra soluo especializada do porteflio de produtos do Sebrae a Rede Nacional Comrcio Brasil, que potencializa o acesso dos pequenos empreendimentos a novos mercados e clientes, diante do estreitamento do relacionamento entre as empresas ofertantes e representantes e/ou canais de comercializao, que podem estar localizados no mesmo estado da empresa ofertante ou em outro estado participante.

Investir nos grandes eventos esportivos que se aproximam, com uma viso de longo prazo, representa uma excelente oportunidade para que as empresas busquem novos mercados e desenvolvam estratgias criativas de atuao, mediante oferta de servios diferenciados e atuao na fidelizao da clientela.

18

TURISMO

Para esse ramo de atividade, as instalaes do empreendimento so condicionadas pelo porte e natureza dos servios prestados, cujas necessidades podem se estender a grandes espaos fsicos para acondicionamento de estruturas (alambrados, palcos, coberturas) e equipamentos de grande porte (geradores, estaes de ar condicionado), aparelhagem eletrnica (mesas de som, cabines de traduo simultnea, projetores, televisores) e at veculos para o transporte e manuseio dos variados itens a serem locados.

Quanto mais cedo se iniciam a prospeco e os acordos de locao, maiores as chances de um adequado dimensionamento de equipamentos, estruturas e pessoal, incluindo-se a possibilidade de aquisio ou sublocao de necessidades.

Nesse segmento, a possibilidade de substituio ou ampliao da estrutura de equipamentos bastante comum. Imprevistos como panes, queimas e necessidades de adaptaes s exigncias dos clientes sugerem precaues quanto aos riscos de overbooking (termo da hotelaria utilizado para dizer "venda maior que a capacidade de entrega"). preciso, portanto, dimensionar e ajustar a operao do empreendimento para situaes emergenciais e outras contingncias que se manifestam no dia a dia desse tipo de negcio.

Em relao Copa do Mundo da FIFA 2014, um esforo adicional de gesto deve ser feito no atendimento a vrios eventos simultneos. Preocupaes com aspectos relativos ao padro de qualidade dos servios prestados so essenciais fidelizao da clientela. Por isso, essencial que o empreendedor promova investimentos compatveis com as demandas geradas, de modo a considerar possveis alternncias entre perodos de alta e de baixa do mercado.

Ainda necessrio ter precaues quanto adequada guarda e movimentao de equipamentos eletrnicos e/ou de grande porte,
19

TURISMO

tanto para efeito de conservao quanto para se evitarem riscos de acidentes de trabalho. As instalaes devem ser funcionais acerca de aspectos operacionais do negcio, bem como convenientemente sinalizadas e dotadas de equipamentos de proteo individual e coletiva.

O controle operacional das locaes deve ser estender a aspectos de manuteno dos equipamentos e itens locados, de modo a evitar danos e, principalmente, reclamaes de clientes. Essas precaues, em geral, requerem sistemas e infraestrutura especficos a serem considerados no layout e aspectos fsicos das instalaes do empreendimento.

Dispor de logstica prpria ou de meios para o rpido atendimento a solicitaes da clientela representam importantes diferenciais para o negcio, por isso, caminhes e equipamentos de suporte ao manuseio, transporte e remoo de estruturas devem figurar entre os investimentos necessrios operao dessa modalidade de servio.

Aspectos de segurana dos itens locados so outro item que requer ateno do empreendedor, tanto em relao s condies de operao dos equipamentos quanto ao seu transporte, instalao, manuseio e conservao, o que pode demandar boxes, esquadrias, coberturas e acessrios especficos.

20

TURISMO

preferencial que esse tipo de empreendimento se localize em regies com grande mobilidade logstica para o pronto movimento de cargas e aparelhos de grande porte. A proximidade de locais de eventos e centros de convenes pode favorecer o aumento de demandas da clientela.

A presena virtual da empresa em sites e redes sociais contribui para a difuso dos servios e representa uma oportunidade a ser tratada com profissionalismo pelos empreendedores do ramo.

Despesas com aluguel de grandes instalaes devem ser ponderadas, de modo a evitar presses sobre os custos operacionais do empreendimento. A existncia de estacionamento prprio e locais para carga e descarga, embora possa onerar os custos operacionais do negcio, tendem a atuar como fator de diferenciao no mercado.

Aspectos logsticos para o pronto atendimento clientela em relao a eventos associados Copa do Mundo da FIFA 2014 devem ser antevistos, pois mudanas no trnsito e na circulao de veculos so usuais, especialmente, nos dias de jogos.

21

TURISMO

A locao de equipamentos para eventos estende-se a uma variada gama de necessidades: de estruturas fsicas como arquibancadas, palcos e alambrados a equipamentos de grande porte e/ou especficos como geradores, painis de LED e cabines de traduo simultnea, bem como equipamentos de sonorizao, iluminao, projeo e gravao ao vivo.

Entre os equipamentos eletrnicos mais demandados, podem ser citados teles, telas de projeo, videowall, TVs touch screen e 3D, mesas de som, equipamentos de amplificao de som e kits de iluminao, cujas caractersticas valorizam a transmisso de grandes espetculos, em especial, de natureza esportiva como jogos de futebol.

Dispor de diferentes kits para atendimento a eventos simultneos multiplica as chances de aumento de faturamento, uma vez que, em certos perodos do ano, h uma visvel concentrao de solicitaes dos servios de locao de equipamentos para eventos.

22

TURISMO

O aspecto tecnolgico que requer maior ateno do empreendedor refere-se seleo e atualizao tecnolgica de equipamentos, bem como ao acompanhamento de tendncias de mercado, especialmente em relao a equipamentos eletrnicos cuja tendncia depreciao bastante evidente.

Eventos realizados em espaos abertos, sob iluminao natural, requerem artifcios sem os quais a transmisso pode perder a emoo tpica que se espera viver com os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. Dotar o empreendimento de equipamentos e solues tcnicas que valorizem, tanto a fidedignidade acstica das transmisses quanto a resoluo de imagens so, fatores essenciais percepo de qualidade pela clientela.

A instalao de grandes e complexas estruturas requer obedincia a preceitos operacionais e normas tcnicas que devem ser fielmente seguidas. O empresrio precisa ter amplo conhecimento de equipamentos de imagem e som para o adequado treinamento e superviso de equipes. Cartilhas, procedimentos operacionais e vdeoaulas com linguagem clara tendem a minimizar a ocorrncia de no conformidades operacionais, muitas delas decorrentes do uso de manuais em lnguas estrangeiras que dificultam a interpretao de orientaes tcnicas por operadores de variados equipamentos e aparelhagens.

Esse um ramo de atividade que requer o desenvolvimento de competncias especficas para atendimento s solicitaes de mercado, pois a segurana dos equipamentos, dos operadores e do pblico, bem como o resultado final das solues propostas so essenciais ao registro de xito no negcio. Eventualmente, o contato dos operadores com painis de energia, inclusive de alta tenso, requer licenas e habilitaes especiais de operao.

23

TURISMO

Um dos elementos essenciais ao empreendedor de locao de equipamentos para eventos a capacidade de prospeco de oportunidades de negcio. Em relao Copa do Mundo da FIFA 2014, essa iniciativa pode ganhar forma pela interao com outros empreendimentos que integram o trade turstico das cidades-sede do evento. Os atrativos do futebol e o comportamento festivo das pessoas nessas ocasies devem ser expressos em solues que atribuam ainda mais emoo ao espetculo.

Contatos feitos com adequada antecedncia e uma atitude proativa na identificao dos interesses da clientela podem dar origem oferta de servios personalizados e diferenciados. Por exemplo, na apresentao de vrias solues de equipamentos e tecnologias aos potenciais demandantes. Tais solues podem se estender a horrios expandidos de funcionamento; rpida montagem e desmontagem de estruturas; e ao atendimento de contingncias como a locao de itens adicionais em regime de urgncia.

Dividir funes, como a atualizao tecnolgica do empreendimento, superviso de montagens e relacionamento com a clientela, essencial ao xito do negcio e pode requerer diferentes profissionais nessas frentes de trabalho. A visita a feiras especializadas e a constante avaliao de outros negcios do gnero constitui uma boa estratgia para modernizao permanente do empreendimento e para a formao de equipes. A internet funciona como tima fonte de informao, tanto acerca de equipamentos e fornecedores, quanto sobre inovaes e tendncias relativas aos servios de locao de equipamentos para eventos.

Para um Pequeno Negcio de locao de equipamentos para eventos, a priori, so suficientes o empreendedor, um assistente para cuidar das tarefas administrativas e operadores tcnicos. Conforme natureza e volume de eventos, outros profissionais devem ser demandados. O nmero de funcionrios oscila de acordo com o tamanho do empreendimento e em alguns casos pode-se optar pela terceirizao
24

TURISMO

dos servios como, por exemplo, em relao ao transporte e manuteno de instalaes e estruturas.

Aes de qualificao profissional, obteno de certificaes, constante atualizao tecnolgica e atendimento 24 horas podem representar diferenciais para a atrao e fidelizao de clientela.

Habilidades gerenciais tambm so essenciais ao sucesso do empreendimento que requer planejamento financeiro para aquisio de equipamentos e atualizao tecnolgica. A habilidade de gesto de pessoas decisiva na coordenao de montagens e na adequada conservao de equipamentos e estruturas que tendem a ter seu processo de depreciao acelerado em caso de uso inadequado.

25

TURISMO

O conhecimento da estrutura de custos do empreendimento essencial ao processo de avaliao da sade financeira do negcio pelo empreendedor, tanto acerca da cobertura de despesas operacionais quanto em relao a decises de expanso e investimento.

Os custos associados aos servios de locao de equipamentos para eventos esto em maior escala associados ao investimento em estruturas e equipamentos, especialmente, em relao depreciao tecnolgica e de instalaes.

Em relao Copa do Mundo da FIFA 2014, itens de despesas relativas a estratgias promocionais para atrao de clientes e investimentos em novas tecnologias e equipamentos sobressalentes para atendimento a demandas simultnea podem ter acrscimos significativos, embora atuem como diferencial competitivo do negcio.

Para efeito de minimizao de custos de investimento, a opo por operaes de leasing pode ser realizada. A atuao em conjunto com outros empreendedores ou mesmo a sublocao de equipamentos de empresas maiores podem representar iniciativas que visam diminuio de custos.

Outro fator de relevncia do adequado conhecimento da estrutura de custos do empreendimento pelo empresrio a formao do preo de venda, que, alm desses aspectos, deve levar em conta as prticas do mercado concorrente e o perfil do pblico que deseja alcanar.

26

TURISMO

O capital de giro para exerccio da atividade de locao de equipamentos para eventos est eminentemente ligado a despesas com transporte, montagem das estruturas locadas, pagamento de pessoal e custos com investimentos em instalaes e equipamentos.

Entre os fatores que contribuem para a reduo da necessidade de capital de giro dessa atividade podem ser destacados o aumento dos prazos para pagamento de fornecedores e a reduo dos prazos de recebimento de clientes. A opo pelo pagamento adiantado de sinais usual nesse segmento e contribui tanto para a garantia de contratao do servio quanto para a capitalizao do empreendimento.

27

TURISMO

A estabilidade econmica e o advento de uma moeda forte proporcionaram o amadurecimento do mercado financeiro nacional. Esse amadurecimento mostra-se s empresas em forma de produtos financeiros que atendam s suas demandas de curto e longo prazo. A cada dia, surgem produtos que exigem do empresrio, maturidade na gesto do crdito. Para isso, faz-se necessria a realizao de planejamento financeiro e o conhecimento da capacidade de pagamento da empresa.

O mercado nacional possui uma extensa variedade de instituies financeiras privadas com grande porteflio de produtos. Sero descritos, a seguir, alguns produtos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES). Esse critrio uma mera simplificao e justifica-se pela abrangncia nacional dos produtos dessa instituio. Vale ressaltar que os bancos e agncias de desenvolvimento regionais tambm apresentam produtos bastante competitivos e merecem uma anlise mais aprofundada.

Provido de recursos federais, os recursos geridos pelo BNDES destinam-se ao financiamento de investimentos de longo prazo e, de forma complementar, capital de giro ou custeio. A contratao e a liberao dos recursos so feitas mediante diversos bancos comerciais, bancos de investimento e bancos mltiplos.

Dentre os principais programas de financiamento disponveis maioria dos empreendimentos, destacam-se:

- BNDES Finame: financiamento para produo e aquisio de mquinas e equipamentos novos, de fabricao nacional; - BNDES Automtico: financiamento a projetos gerais de investimento (equipamentos, obras civis, capital de giro etc.);

28

TURISMO

- BNDES Exim: financiamentos a projetos do setor exportador, tanto na fase pr- embarque, como na fase ps-embarque. - Carto BNDES: crdito pr-aprovado de at R$ 1 milho destinado s Micro, Pequenas e Mdias Empresas para aquisio de produtos credenciados de diversos tipos.

Para mais informaes, consulte o site do BNDES.

29

TURISMO

O acesso cada vez mais facilitado a informaes, tanto dentro quanto fora das empresas, tem possibilitado uma administrao mais criteriosa e apurada por parte dos Pequenos Negcios. No entanto, o que pode ser observado que grande parte dessas empresas continuam mantendo uma viso imediatista e centralizadora nas questes relativas gesto. Os reflexos desse comportamento so inadimplncia e elevao dos custos operacionais. Os controles financeiros, quando praticados de forma eficiente, disponibilizam aos gestores informaes necessrias ao planejamento e a tomada de deciso.

Um bom oramento de caixa considera previses de vendas, compras, despesas e investimentos para perodos futuros. O principal ponto do oramento de caixa a previso das vendas. Essas projees so realizadas a partir da anlise de informaes referentes ao histrico de perodos anteriores, projees de crescimento da economia, expectativa de investimentos, objetivos e metas estratgicos, capacidade produtiva da empresa e sazonalidade.

A partir das previses de vendas, estimam-se os custos e despesas variveis (que variam proporcionalmente ao volume de vendas) como impostos e comisses e o pagamento aos fornecedores de matriasprimas. importante que o empreendedor esteja atento aos prazos de pagamento e recebimento e para lanar as entradas e sadas de caixa no perodo correto. Tambm importante estar atento s despesas fixas como telefone, energia, aluguel, gua, funcionrios, encargos etc.

Essa viso do futuro auxilia o processo de tomada de deciso por oferecer informaes sobre a gerao de caixa da atividade, proporcionando reflexes sobre a viabilidade de investimentos e possveis "furos de caixa" (descompassos entre entradas e sadas de caixa). A comparao do que foi planejado com o que est ocorrendo periodicamente uma ferramenta de anlise de desempenho importante.
30

TURISMO

31

TURISMO

O conhecimento prvio do calendrio de eventos de interesse constitui primeiro passo para prospeco de demandas e abordagem a clientes potenciais. Acionar empreendimentos associados ao trade turstico local representa antever oportunidades de negcios, bem como buscar adequado aporte de infraestrutura para solicitaes que devero ser concentradas no perodo de interveno da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Alguns equipamentos requerem extremo cuidado no manuseio e, muitos deles, contam apenas com catlogos escritos em lnguas estrangeiras, por isso, a seleo de fornecedores aptos a prover assistncia tcnica especializada fundamental para o sucesso do negcio. H, tambm, riscos potenciais de rpida depreciao tecnolgica, o que requer expressiva capacidade de investimento do empreendedor.

O recebimento de sinal pelos servios prestados e a formalizao de contrato entre as partes so outras prticas usuais no mercado, de modo a evitar riscos de inadimplncia, desistncias de ltima hora e atendimento a solicitaes no previstas contratualmente. O ressarcimento financeiro relativo a danos e avarias a equipamentos outra preocupao a ser tratada formalmente entre as partes. Em relao aos clientes, essencial firmar as condies de entrega e gesto dos servios demandados, a fim de se evitar frustraes e reclamaes desnecessrias. Riscos de sazonalidade devem ser administrados mediante estratgias de fidelizao de clientes e equipamentos, especialmente, os mais caros ou sujeitos a panes, devem possuir aplices de seguros compatveis com suas condies de operao e manuseio.

Cuidados com a exposio de motivos alusivos marca Copa do Mundo da FIFA 2014 devem ser redobrados, de modo a evitar contestaes judiciais e processos indenizatrios.

A priori, uma das preocupaes a se adotar em relao promoo de eventos refere-se s restries impostas pela FIFA. A entidade possui titularidade sobre imagens, sons e radiodifuso relacionados
32

TURISMO

aos jogos. permitida a exibio, desde que no esteja associada promoo comercial ou cobrana de ingressos. Portanto, reunir pessoas em locais pblicos ou particulares, desde que constem as devidas autorizaes pertinentes, oportunidade para gerar negcios.

Segundo a FIFA, h restries comerciais ao redor dos estdios. A chamada rea de Restrio Comercial (linha imaginria que percorre toda a arena) tem permetro de 2km, entra em vigncia sempre dois dias antes dos jogos e dura at o dia em que a partida ocorre. Nesses dias e no permetro mencionado, fica proibido: distribuio de produtos; a realizao de aes promocionais por no patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA 2014; comrcio de rua; e atuao de cambistas.

importante destacar que os negcios localizados dentro das reas de restrio podem funcionar e ofertar seus produtos e servios normalmente. As restries no tm qualquer interferncia sobre: o funcionamento do empreendimento; o tipo e marca dos produtos vendidos; aes comerciais das empresas, desde que no se usem as marcas da FIFA ou se tente associar o negcio ao megaevento para atrair clientes.

Os servios de locao de equipamentos podem, eventualmente, ser enquadrados entre as categorias compreendidas pela legislao relativa ao Microempreendedor Individual (MEI)(*) , que mediante formalizao da empresa tem direito emisso de notas fiscais, acesso a benefcios previdencirios e contratao de um funcionrio em carteira que receba um salrio mnimo ou o piso da categoria, desde que obedecido o limite de faturamento de R$60 mil anuais.

* Fonte: www.portaldoempreendedor.gov.br.

33

TURISMO

Para a abertura da empresa so necessrios registros na Junta Comercial, na Secretaria da Receita Federal, onde obtido o CNPJ, na Receita Estadual, onde obtida a Inscrio Estadual (caso a empresa seja sujeita ao ICMS, como empresas do setor de comrcio, transporte ou indstria), na Prefeitura Municipal, para obteno de alvars de localizao e alvars de licena sanitrios, na Secretaria da Fazenda e no sindicato patronal da categoria. A empresa ter tambm que cadastrar-se junto Caixa Econmica Federal, no sistema Conectividade Social - INSS/FGTS. O empreendedor deve estar atento ao Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078, de 11.09.1990) e s suas especificaes.

necessrio ter especial ateno quanto operao do negcio de locao de equipamentos para eventos em relao a inspees e licenas do corpo de bombeiros relativas a aspectos de segurana e dos rgos municipal e estadual em relao a questes ambientais.

As atividades econmicas, na maioria dos municpios brasileiros, so regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU), que a lei responsvel pela definio do tipo de atividade habilitada para o funcionamento em determinada regio e endereo no municpio.

Os servios de locao de equipamentos podem, eventualmente, ser enquadrados entre as categorias compreendidas pela legislao relativa ao Empreendedor Individual (EI)(*) , desde que respeitados o cdigo especfico da atividade econmica, o faturamento mximo at R$ 60 mil por ano e a no participao do empresrio em outra empresa como scio ou titular. O EI tambm pode ter um empregado contratado que receba o salrio mnimo ou o piso da categoria.

O enquadramento na condio de Empreendedor Individual pode ocorrer, por exemplo, em relao s profisses de "locador de outras mquinas e equipamentos comerciais e industriais no especificados em outras categorias econmicas, sem operador" e "locador de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporrio, exceto andaimes".

34

TURISMO

Em ambos os casos, devem ser respeitados o limite de faturamento mximo at R$ 60 mil por ano e a no participao do empresrio em outra empresa como scio ou titular. O EI tambm pode ter um empregado contratado que receba o salrio mnimo ou o piso da categoria

Entre as vantagens oferecidas pela Lei Complementar n 128, de 19/12/2008, est o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancria, o pedido de emprstimos e a emisso de notas fiscais.

* Fonte: www.portaldoempreendedor.gov.br

35

TURISMO

Como Vender Mais e Melhor - Mdulo 1;

Como Vender Mais e Melhor - Mdulo 2;

Como Vender Mais e Melhor - Mdulo 3;

Controles Financeiros;

Anlise e Planejamento Financeiro;

Formao de Preos;

Gesto de Pessoas;

Empretec;

Click Marketing;

Central de Oportunidades;

Rede Comrcio Brasil;

Rodadas de Negcios.

36

TURISMO

AES Brasil Expo http://www.aesbrasilexpo.com.br

Aviestur - Feira de Turismo do Estado de S Paulo http://www.aviesp.com

Feiras das Amricas - Feira de Turismo das Amricas www.feiradasamericas.com.br

Fit Cataratas - Festival de Turismo de Cataratas do Iguau http://www.festivaldeturismodascataratas.com

Musitec - Revista Msica & Tecnologia http://www.musitec.com.br

WTM Latin Amrica - World Travel Market Latin Amrica http://www.wtmlatinamerica.com

37

TURISMO

Associao Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) http://www.abeoc.org.br

Academia Brasileira de Eventos (ABE) http://www.academiabrasileiraeventos.org.br

Associao Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos e Servios Audiovisuais (Abele) http://www.abele.com.br

Associao Brasileira de Eventos Corporativos (Abegev) http://www.abegev.org.br

Feiras do Brasil http://www.feirasdobrasil.com.br

Microempreendedor Individual (MEI) http://www.portaldoempreendedor.gov.br

Ministrio do Turismo (MTur) http://www.turismo.gov.br

Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) http://www.sebrae.com.br

38

TURISMO

Unio Brasileira de Promotores de Feiras (Ubrafe) http://www.ubrafe.org.br

Direitos Autorais (Ecad) http:////www.ecad.org.br

39

TURISMO

AES Brasil Expo http://www.aesbrasilexpo.com.br

Aviestur - Feira de Turismo do Estado de S Paulo http://www.aviesp.com

Feiras das Amricas - Feira de Turismo das Amricas www.feiradasamericas.com.br

Fit Cataratas - Festival de Turismo de Cataratas do Iguau http://www.festivaldeturismodascataratas.com

Musitec - Revista Msica & Tecnologia http://www.musitec.com.br

WTM Latin Amrica - World Travel Market Latin Amrica http://www.wtmlatinamerica.com

40

TURISMO

CESCA, Cleuza Gertrude Gimenes. Organizao de eventos: manual de planejamento e execuo. 2 ed. So Paulo: Summus,1997.

KOTLER, Philip; HERMAWAN, Kartajaya; IWAN, Setiawan. Marketing 3. As foras que esto definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MATIAS, Marlene. Organizao de Eventos: Procedimento e Tcnicas. Barueri/SP: Manole, 2007.

SEBRAE. Comece Certo. So Paulo: Sebrae, 2005. Disponvel em: <http://www.biblioteca.sebrae.com.br>.

TENAN, Ilka Paulete S. Eventos. So Paulo: Aleph, 2002.

WATT, D. C. Gesto de Eventos em Lazer e Turismo. Porto Alegre: Bookman, 2003.

ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de Organizao de Eventos: Planejamento e Operacionalizao. So Paulo: Atlas, 2003.

41

TURISMO

I DOCUMENTAO GERAL

REQUISITOS PARA CONTRATAO

NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO A ATENDER O REQUISITO

Contrato social e suas alteraes, registrados na Junta Comercial CNPJ Inscrio Municipal Inscrio Estadual Certido de Habite-se Alvar de funcionamento Atestado de Funcionamento do Corpo de Bombeiros Nota Fiscal Nota Fiscal Eletrnica [1] Comprovao Opo para o Simples Nacional (Apenas para optantes) IRPJ Certides negativas de dbitos tributrios federais, estaduais e municipais Certido Negativa da Dvida Ativa da Unio Certido negativa de Dbito com a Seguridade Social Certificado de Regularidade de Situao do FGTS Declarao de Inexistncia de dbito junto ao Sindicato local Inexistncia de restries junto SERASA Certides negativas de concordatas e falncias

Oportunidade de Negcio: O item necessrio para a consolidao imediata de contratos e vendas. Sua inexistncia impede o aproveitamento da oportunidade

42

TURISMO

Certides referentes a processos cveis e executivos fiscais Cadastro como fornecedor Certido de entidade profissional competente Acordo Coletivo de Trabalho[2] Folha de Pagamento (No caso da empresa, empregados) ASO admissional e demissional (No caso da empresa, empregados) Inexistncia de restries junto ao CADIN NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO REQUISITOS QUE FAZEM ATENDER O REQUISITO DIFERENA NA HORA DA CONTRATAO ltimo balano Oportunidade de Relatrio de Auditoria Externa Aprimoramento: Ao atender o requisito a empresa adquire um aprendizado, se torna mais competitiva e passa a ter maior oportunidade de conquistar novos negcios e expandir seu mercado e rea de atuao. II DOCUMENTAO ESPECFICA REQUISITOS PARA A NATUREZA DA CONTRATAO OPORTUNIDADE GERADA AO ATENDER O REQUISITO Licenciamento junto autoridade Oportunidade de Negcio: O sanitria competente [3] item necessrio para a Receiturio (No caso de consolidao imediata de imunizao e controle de pragas contratos e vendas. Sua urbanas) inexistncia impede o Seguro de responsabilidade aproveitamento da oportunidade civil[4] Adequao s normas gerais e critrios bsicos para promoo da acessibilidade (Lei n 10.098 /2000)

43

TURISMO

Adequao aos quesitos do Manual de Acessibilidade (MTUR) Credenciamento para operaes no mercado de cmbio e taxas flutuantes (BACEN) [5] REQUISITOS QUE FAZEM DIFERENA NA HORA DA CONTRATAO Evidncias que possui mecanismos de controle de qualidade e de gesto de seus processos (planilhas e registros) Certificaes de qualidade (ISO 9000/9001, por exemplo) Certificado Blue Flag Resoluo norma ABNT NBR 15030:2004 (Hospitalidade para profissionais operacionais) Resoluo norma ABNT NBR 15031:2004 (Hospitalidade para supervisores e gerentes) Regulao norma ABNT NBR 15034;2004 ( reparador polivalente ou can-fix-it) [6] III SUSTENTABILIDADE REQUISITOS PARA CONTRATAO

NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO ATENDER O REQUISITO Oportunidade de Aprimoramento: Ao atender o requisito a empresa adquire um aprendizado, se torna mais competitiva e passa a ter maior oportunidade de conquistar novos negcios e expandir seu mercado e rea de atuao.

A NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO ATENDER O REQUISITO Licenciamento junto autoridade Oportunidade de Negcio: ambiental competente (no caso O item necessrio para a de estrutura de apoio ao turismo consolidao imediata de nutico) contratos e vendas. Sua inexistncia impede o aproveitamento da oportunidade REQUISITOS QUE FAZEM NATUREZA DA DIFERENA NA HORA DA OPORTUNIDADE GERADA AO CONTRATAO ATENDER O REQUISITO Certificado ISO 14001 Oportunidade de Aprimoramento: Ao atender o requisito a empresa adquire um

44

TURISMO

aprendizado, se torna mais Treinamento e conscientizao competitiva e passa a ter maior oportunidade de conquistar de colaboradores novos negcios e expandir seu Certificao SA 8000 Declarao de no contratao mercado e rea de atuao. de menores IV CATEGORIA GESTO REQUISITOS PARA A NATUREZA DA CONTRATAO OPORTUNIDADE GERADA AO ATENDER O REQUISITO Nvel de atendimento ao cliente Oportunidade de Negcio: Cumprimento de prazos O item necessrio para a Condies de pagamento consolidao imediata de Treinamentos especficos da contratos e vendas. Sua rea inexistncia impede o Pessoal qualificado em rea aproveitamento da tcnica oportunidade REQUISITOS QUE FAZEM DIFERENA NA HORA DA CONTRATAO Poltica de Qualidade Planejamento de vendas Planejamento financeiro Planejamento de marketing Planejamento logstico Planejamento estratgico Acesso a fontes de financiamento Indicadores financeiros (ex.: liquidez corrente, rentabilidade do patrimnio lquido, endividamento etc.) Gerenciamento de custos Negcios eletrnicos Posicionamento estratgico em mecanismos de busca Infra-estrutura de TI Anlise de mercado Cadastro de clientes Uso de benchmarking Histrico de servios prestados NATUREZA DA OPORTUNIDADE GERADA AO ATENDER O REQUISITO Oportunidade de Aprimoramento: Ao atender o requisito a empresa adquire um aprendizado, se torna mais competitiva e passa a ter maior oportunidade de conquistar novos negcios e expandir seu mercado e rea de atuao.

45

TURISMO

Atuao estratgica com parceiros Poltica de remunerao varivel (no caso da empresa ter empregados) Plano de carreira para funcionrios (no caso da empresa ter empregados) Gesto do conhecimento Programas de treinamento interno Programas de treinamento externo Treinamento operacional para partida e multiplicadores Planejamento para identificao de perigos Poltica de segurana e sade ocupacional Acompanhamento de clima organizacional (no caso da empresa ter empregados) [1] Em algumas localidades em que a nota fiscal eletrnica no obrigatria, este requisito torna-se classificatrio. [2] No caso da empresa ter empregados. [3] No caso de imunizao e controle de pragas urbanas. [4] No caso de estrutura de apoio ao turismo nutico. [5] No caso de operaes no mercado de cmbio. [6] No caso de marinas.

46

Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)

You might also like