You are on page 1of 3

RESUMO DA CINEMTICA ESCALAR 1- Ponto material: corpo que pode apresentar todas as propriedades fsicas(sempre ter massa, e poder

ter luz, calor, etc), mas nunca ter seu tamanho considerado, pois este fica desprezvel em relao s outras dimenses do fenmeno.. 2- Referencial: corpo A que por hiptese permanece fixo. Se outro corpo B muda sua posio em relao a este corpo tomado como referencial, ento B estar em movimento em relao A. Se B o corpo tomado como referencial, e portanto ficar fixo, ento A estar em movimento em relao A. 3- Relatividade: Na frase: .......em relao _______, o que vem depois deste: , permanece fixo, pois considerado como referencial. 4- Trajetria: Caminho de um corpo em movimento em relao a um referencial. Pode ser curva ou reta, e depende do referencial. A trajetria sempre orientada e tem uma placa de nmero zero, denominada origem. 5- Espao ou abscissa ( S ou X): a posio do corpo na trajetria, dada por um valor com sinal e unidade, que indica sua localizao na trajetria. nmero da placa que se encontra ao lado do corpo em cada instante. 6- Deslocamento = S: a definio de movimento, pois indica a mudana de posio, sem se importar com o quanto que o corpo andou ( espao percorrido). a indicao de onde o corpo chegou e de onde ele saiu, sem levar em conta o caminho que fez: S = deslocamento = SF SI ( nmero da placa da chegada menos o nmero da placa de sada) 7- Velocidade mdia: regra de trs. Se o corpo desloca-se S ( metros ou quilometros), no intervalo de tempo tempo t, ento em cada unidade de tempo ( segundo ou hora) desloca-se X = VM 8- Acelerao escalar mdia: regra de trs. Se a velocidade do corpo aumenta em valor um certo V ( m/s ) no intervalo de tempo t ( segundo ), ento em cada segundo aumenta X = aM . A acelerao escalar mdia tambm denominada acelerao tangencial ( aT). 9- Classificao dos movimentos: A base para classificar um movimento o que acontece com o valor da sua velocidade. Inicialmente classificamos o movimento em: Movimento Progressivo: o corpo se movimenta a favor da orientao da trajetria.Ento S e V so positivos. Movimento Retrgrado: o corpo se movimenta contra a orientao da trajetria. Ento S e V so negativos. Em seguida classificamos o movimento Progressivo ou Retrgrado em: Movimento acelerado: quando o valor absoluto de V (|V|) aumenta de valor. Movimento retardado: quando o valor absoluto de V diminui de valor. Movimento Uniforme: quando o valor absoluto de V permanece constante.

10- Movimento uniforme: |V| constante e portanto aM = zero ( resultante das foras sobre o corpo nula) Para obter a posio S do corpo num instante t qualquer, aplicar a regra de trs: Se o valor da velocidade V, significa que em cada um instante o corpo se desloca V posies. Da em t instantes se deslocar S. Saindo de So e deslocando-se S, chegar na posio SF. Exemplo: O corpo sai de So = 8m, com velocidade constante e igual a 10m/s. Queremos obter a posio deste corpo no instante t = 5s: Em 1s avana 10m ( V = 10m/s). Em 5s avanar: 50m. Sai de So = 8m, avana 50m, chega em SF = 58m, que a posio do corpo na trajetria no instante t= 5s. 11- Movimento uniformente variado V varia, e existe acelerao escalar constante ( a resultante das foras que agem no corpo e na direo do movimento, tem valor constante). Funo horria: a equao que d o valor da posio S em funo do instante t. Pode-se memorizar a equao ou procurar resolver o exerccio utilizando as propriedades do grfico da velocidade. Ela : S = So + Vot + at2/2 Equao da velocidade instantnea: a derivada equao da posio dS/dT. Pode-se tambm se obter a velocidade em cada instante, por regra de trs. Assim, se o valor da velocidade varia a ( acelerao escalar) em cada um instante, em t instantes variar V. Sendo Vo a velocidade inicial para t = 0, ento no instante t ser VF = Vo + V. Exemplo: Vo = 3m/s e a = 2m/s2. Para se obter a velocidade do corpo num instante t igual 5s, fazemos: Em 1s a velocidade varia seu valor em 2 m/s. Em 5s variar 10 m/s. Era Vo = 3 m/s e como aumentou 10 m/s, no instante t = 5s ser: 13 m/s. Lembrar que a derivada da equao da velocidade d o valor da acelerao escalar. 12- Equao de Torricelli: a equao que deve ser usada mais em Dinmica Escalar do que em Cinemtica. Ela : Vf 2 = Vo 2 + 2.a.S. Podemos resolver os problemas de cinemtica sem us-la, utilizando apenas a composio da funo horria com a equao da velocidade instantnea, ou ento usando as propriedades do grfico da velocidade. 13- Encontro de pontos materiais: Usar velocidade relativa de um comparado com o outro. Se esto no mesmo sentido: VR = Vdo corpo mais rpido Vdo corpo mais lento. Estando em sentidos opostos: VR = a soma das velocidades dos corpos. Para se obter o tempo gasto para os pontos se encontrarem, basta fazer a regra de trs: Em 1 instante se aproximam VR. Para se aproximarem a distncia D que existia inicialmente entre eles, levaro o tempo T, que o tempo gasto para se encontrarem. 14- Ultrapassagem de corpos extensos: Pegar um ponto em cada corpo, os mais afastados entre si. O tempo gasto para esses pontos se encontrarem, o tempo gasto na ultrapassagem. 15- Grficos e suas propriedades:

Grfico de S = f(t):
S
So ______ (M U)

No vrtice:

V = zero
(M U V)

Propriedade: tg = V

Grfico de V = f (t):
V
(MU) V

(MUV)

Propriedades: rea = S tang = acelerao

rea = S t

Grfico de a = f(t):
a ( M U)
acelerao = zero

a
rea

( MUV)

Propriedade: A rea = V

= V

Unidades:
S e S: SI o metro (m); usual o Km V e V: SI m/s; usual o km/h A acelerao s em m/s2 ( SI). Y= Y = 2X 3 a.Xn 1 km = 103 m. no em k/h para passar a m/s, o no por 3,6.

Derivada de uma funo:


Y = naX n -1 ; Y = aX Y= a ; Y = a Y = zero 3-1 2 Y = 3.2 X = 6X ; Y = 5X Y = 5 ; Y = 16 Y= zero Y = 15X2 + 4X 3 e Y = 30X + 4 e Y = 30

Dado Y = 5X3 + 2X 2 3X + 8

You might also like