You are on page 1of 48

Vitria antiga

Fotografias antigas de Vitria

Foto area da ilha de Vitria no final da dcada de 60. Percebe-se que a ilha do Prncipe j estava sendo incorporada ilha de Vitria, enquanto as ilhas do Boi e do Frade mantinham-se distante, mesmo com o incio da barragem que mais tarde viria a uni-las a malha urbana da capital.

A foto mostra a ilha de Vitria na dc. de 1920. Percebe-se que a cidade se resumia ao que hoje chamamos de centro. A parte atrz do Forte So Joo era inabitada, assim como toda a regio de So Pedro e da praia de Camburi.

Possui esse nome graas aos rumores deque a ilha pertencia a D.Pedro II. Teve papel importantssimo no processo de crescimento econmico da capital pois foi atravs dela que a ponte Florentino Avidos foi projetada.Depois da contruo do porto,a mesma teve seu mangue aterrado e se juntou ilha de Vitria.Em primeiro plano verifica-se a gua da baa ainda passando por debaixo da (hoje) ponte Seca.

Vila Rubim Ao centro a Ponte Seca

Vista do centro da cidade antes dos aterros. Observa-se os cais por onde o caf do interior chegava, as casas comerciais de caf de frente para a baa e a ausncia de prdios altos. Observa-se, em primeiro plano, um brao de mar que ia at a regio da Prainha, onde hoje est a praa Costa Pereira.

A imagem mostra a regio do centro da cidade no sculo XIX. A rua em primeiro plano a atual Jernimo Monteiro. Observa-se a ausncia da Av. Princesa Isabel e Beira Mar como vemos hoje. Isso d uma noo do quanto foi aterrado nessa regio.

Vista do Clube Saldanha da Gama

Antigo Mercado da Vila Rubim Na avenida Cleto Nunes Dcada de 30

Localizado na Av. Jernimo Monteiro, foi importante local de troca de mercadorias. No final do sculo XIX e incio do sculo passado, as casas comerciais foram muito importantes para a exportao do caf produzido na regio central. Esse caf era trazido por barcaas que desciam pelo rio Santa Maria. Quando voltavam, os caboteiros, como eram conhecidos, levavam consigo suprimentos, roupas e remdios para a populao daquele local (Santa Leopoldina, Santa Teresa e Afonso Cludio).

Contrudo no governo de Jernimo Monteiro. Possui este nome em homenagem quele que iniciou o aterro do antigo Campinho, Henrique Moscoso.

Palcio Anchieta e Escadaria Brbara Lindenberg - 1936

Catedral Metropolitana de Vitria

Teatro Melpmene (Teatro Carlos Gomes) - Funcionava na Praa Costa Pereira Dcada de 20

Construo da Ponte da Passagem. A primeira, de madeira, apenas para a passagem de pedestres, foi construda em 1801. J a atual, como mostra a foto, foi inaugurada em 1930.

Praia de Camburi Mestre lvaro ao fundo

Convento da Penha Vila Velha

Vista da Rua Aleixo Neto, no bairro Praia Comprida (atual Praia do Canto), no incio da ocupao da rea do Novo Arrabalde (dc. 30). Com o plano de melhoramentos urbanos implantados por Nestor Gomes e Florentino Avidos, o acesso regio das praias foi melhorando.

Demolies na Jernimo Monteiro. O sonho de tornar Vitria uma Paris deveria se iniciar a partir da construo de uma grande avenida. E assim se fez! Vrios quarteires foram desapropriados e demolidos para efetivao do seu alargamento.

Escola Tcnica Federal do Esprito Santo recm-inaugurada em Jucutuquara, que era um bairro extremamente operrio. Ao fundo observa-se o Pico Frei Leopardi, mais conhecido como pedra dos dois olhos.

Obra realizada no governo de Jones dos Santos Neves. A construo do porto causou um impacto inesperado assoreando a regio observada na figura, obrigando o governo a efetuar o aterramento da rea que viria a contribuir para uma nova organizao do espao do centro.

Ilha de Santa Maria, nas proximidades do Seminrio de Vitria

Os bondes na Vitria antiga


Entre 1910 e 1942, a linha Jucutuquara-Vila Rubim tinha seu ponto de partida no incio da avenida Paulo Mller, do lado de Fradinhos, nas proximidades do Museu Solar Monjardim. O bonde seguia, ento, pela avenida Vitria, passando pelo Colgio Salesiano, Saldanha da Gama, at a Capitania dos Portos, atravessando a rua Baro de Monjardim. Alcanava, assim, a antiga avenida Capixaba, seguindo para a avenida Jernimo Monteiro, rua General Osrio, avenida Cleto Nunes at a rua Marcos de Azevedo, na Vila Rubim. A, o bonde fazia o retorno, na altura da Santa Casa. A srie de 10 fotos mostradas a seguir, na galeria, busca resgatar a memria dos caminhos traados pela populao da poca.

Av. Paulino Mller e Alberto Torres e, ao fundo, Igreja de So Sebastio, em Jucutuquara

Avenida Vitria, no cruzamento com a avenida Paulino Mller e, direita, a Unio Manufatura de Tecidos e Praa Asdrbal Soares (dcada de 30).

Avenida Vitria, na altura da curva do Clube Saldanha da Gama, no Forte So Joo, quando da inaugurao da Pedreira Santa Elena

Avenida Jernimo Monteiro e, esquerda, o Mercado da Capixaba (segundo prdio)

Avenida Jernimo Monteiro e, direita, o prdio da Fafi.

Avenida Jernimo Monteiro e rua Baro de Itapemirim; ao centro, prdio da antiga Secretaria de Agricultura, Terras e Obras (dcada de 20 - 1925). Este prdio, que ainda est de p, localiza-se na avenida Jernimo Monteiro.

Avenida Jernimo Monteiro e, esquerda, o Cineteatro Glria

Avenida Jernimo Monteiro, no trecho entre a Alfndega e o Palcio Anchieta

Avenida Jernimo Monteiro: esquerda, o Porto de Vitria; direita, a Escadaria Brbara Lindenberg, que d acesso ao Palcio Anchieta

Cruzamento da Avenida Cleto Nunes com a Marcos de Azevedo e, direita, o prdio da Faculdade de Farmcia (dcada de 30).

Fazenda Marupe e, ao fundo, o Morro de Gurigica, dcada de 20

Vista parcial da Fazenda Marupe, dcada de 30 Atualmente, a Fazenda Marupe abrange a rea em que esto localizados o Parque Municipal Horto de Marupe, o Cemitrio de Marupe, o Quartel da Polcia Militar e o Hospital das Clnicas. Na dcada de 30, o ento presidente do Estado, Aristeu Aguiar, confiou a seu irmo Ormando Aguiar a Secretaria da Viao e Obras. Ao tomar conhecimento da existncia do pequeno horto, que fazia a arborizao da cidade, Aguiar desmembrou-o de parte da fazenda e projetou um jardim botnico.

Faculdade de Frmcia, na avenida Cleto Nunes, dcada de 20 O prdio, localizada na avenida Cleto Nunes (antiga Jos Carlos), sediou a Diretoria de Higiene, a Garagem da Secretaria de Sade e o Departamento de Sade Pblica. Hoje, abriga as faculdades de Farmcia e Bioqumica, formando, com a Escola de Msica, o conjunto das faculdades estaduais do Esprito Santo.

Prdio dos Correios, na avenida Repblica, dcada de 30

You might also like