You are on page 1of 19

Compreender o seu co - Por dentro e Por fora

Caro Amigo dos Ces,


Na Pedigree partilhamos o seu amor pelos ces e sabemos como importante que os nossos companheiros caninos estejam felizes e saudveis. Passmos mais de 40 anos a desenvolver todo o conhecimento necessrio de modo a assegurar o facto de que realmente sabemos o que melhor para o seu co. Na Pedigree sabemos a importncia que tem uma dieta nutricionalmente equilibrada. A combinao correcta dos vrios nutrientes um factor essencial para a sade. Este guia vai dar-lhe a conhecer as bases da nutrio, para o ajudar a compreender melhor as diferentes necessidades que cada co tem consoante o seu tamanho. Vai conhecer tambm o mundo dos sentidos caninos, dicas que o ajudaro a manter a sade e bem-estar do seu co. Esperamos que este guia o ajude a compreender melhor as necessidades do seu co para que ele se encontre saudvel e feliz, tanto por dentro como por fora. Desfrute!
Pginas 3 e 4: Pgina 7: Pginas 5 e 6: Os Sentidos dos Ces A Anatomia dos Ces Necessidades Nutricionais Marcos na Vida de um Co de Comida Para Adulto? Gesto do Peso Pginas 11 e 12: Pginas 13 e 14: Pginas 15 e 16: Pgina 18: Pgina 17: Pgina 8, 9 e 10: Construindo Blocos de Nutrio

ndice:

A Partir de Quando Que o Seu Cachorro Precisa Higiene Oral Adulta e Pedigree DentastixTM Refeies Ligeiras e Petiscos da Pedigree Cuidados com as Articulaes

Pginas 19 e 20: Pginas 23 e 24: Pginas 25 e 26: Pginas 27 e 28: Pginas 29 e 30:

Pginas 21 e 22:

Diferenas Entre Grandes e Pequenas Raas Como Que o Seu Co V? Como Que o Seu Co Ouve?

Como Que o Seu Co Sente?

A Equipa Pedigree
1 2

Pginas 31 e 32: Pginas 33 e 34:

Como Que o Seu Co Cheira? Por Dentro da Dieta do seu Co

Como Que o Seu Co Saboreia?

Os sentidos dos ces


Corpo:
Tm uma variao de tamanho superior
incrivelmente, conseguem produzi-la! de qualquer outro animal, podem ir de 1Kg a 100Kg.

Sentidos e factores externos que afectam a vida do seu co

Viso:

A Pedigree acredita que os ces no vem o mundo

a preto e branco. Tm uma percepo das cores semelhante de uma pessoa daltnica entre vermelho e o verde.

No precisam de vitamina C na sua dieta porque, S possuem glndulas sudativas nas almofadas
das suas patas. Mantm-se frescos ofegando.

Olfacto:

O olfacto de um co chega a ser 10.000 vezes


mais sensvel do que o nosso.

Pele e Pelagem:

A pele dos ces tem aproximadamente metade


da grossura da pele humana.

Plo:

Por norma, os ces perdem plo sazonalmente, enquanto


os humanos vo perdendo cabelo longo de todo o ano. Existem at raas que no perdem plo! na manuteno da sade da pele e pelagem.

Os ces possuem plos sensveis ao toque acima


dos olhos, no focinho e debaixo do maxilar chamam-se vibrissae.

Os ces utilizam cerca de 30-35% das protenas adquiridas

Patas:

Paladar:

O paladar dos ces diferente do paladar humano.

Os ces caminham sobre as suas falanges (dedos)

enquanto os humanos utilizam os metatarsos (planta dos ps).

Os ces tm cerca de 1700 sensores de paladar o que representa 5 vezes menos sensores que os humanos: aproximadamente 9000 sensores na lngua.

3 4

A anatomia do Co
Estmago: Recto:
O estmago dos ces produz muito mais cido que o estmago humano, de modo a poder destruir qualquer espcie de bactria nociva ingerida. Os ces possuem glndulas anais que produzem naturalmente uma substncia pegajosa com a passagem das fezes. Nos ces, as glndulas anais podem servir como meio de expresso de medo ou se eles estiverem desconfortavelmente cheios. O forte odor produzido nico em cada co e exactamente nisso que eles esto interessados quando se cheiram ao encontrarem-se!

Compreender as principais funes internas do seu co


Boca:

Os ces tm 42 dentes.

Esfago:

A saliva liga a comida e lubrifica-a para facilitar a sua passagem no esfago.

Corao:

Intestino Grosso:

Apesar da curta extenso do intestino grosso (20-80cm), a passagem dos alimentos muito lenta. aqui que a comida ingerida fermentada.

O tamanho e a forma do corao variam, consoante o tamanho do co. O corao de um co bate 60 a 180 vezes por minuto, dependendo tambm do tamanho de cada um.

O intestino delgado tem um comprimento incrvel, entre os 2 e os 6m, dependendo do tamanho do co.

Intestino Delgado:

Pulmes

Os ces respiram 10-20 vezes por minuto.

5 6

Necessidades nutricionais dos ces


Todas as refeies principais confeccionadas pela Pedigree so especialmente concebidas para serem nutritivas e completas de forma a oferecerem uma alimentao saudvel e apetitosa para ces de todas as idades e com diferentes estilos de vida. As necessidades nutricionais dos ces so nicas e diferem das humanas de muitas maneiras (ver Tabela 1). Estas diferenas dificultam a preparao de uma dieta equilibrada feita em casa, tendo em conta as necessidades nutricionais especficas dos ces. Refeies que para os humanos so consideradas nutritivas e equilibradas podem ter efeitos prejudiciais nos ces. Podem levar a pelagem seca e sem vida, escamagem da pele e reduo da esperana de vida em condies extremas.

Construindo Blocos de Nutrio


Como todas as criaturas vivas, os ces necessitam de um equilbrio correcto entre nutrientes, para que possam viver uma vida longa, feliz e sempre saudvel. Os nutrientes so, geralmente, divididos em cinco classes: protenas, lpidos, hidratos de carbono, vitaminas e minerais. Podem ser subdivididos em dois grupos: macronutrientes e micronutrientes. As protenas, lpidos e hidratos de carbono so macronutrientes enquanto as vitaminas e os minerais so micronutrientes. A gua um nutriente essencial para a sade e sobrevivncia caninas. Certifique-se de que o seu co tem gua fresca sempre disponvel.

Protenas:

Tabela 1: comparao entre necessidades nutricionais de humanos e ces


Vitamina E (IU) Protenas (g) Sdio (g) Zinco (mg) Selnio (g) Clcio (g) Humano 6 22.4 0.6 4.4 22 0.4 Co 7.5 45 0.13 12.6 27.5 1.5

As protenas so molculas complexas com origem em blocos de construo chamados aminocidos, necessrios ao normal funcionamento o corpo. Existem cerca de 20 aminocidos diferentes (alguns essenciais e outros no essenciais) que se podem encontrar nas protenas, ligando-se em qualquer espcie de combinao para produzirem uma variedade quase infinita de protenas. As protenas tm inmeras funes: so necessrias para construir e reparar continuamente tecidos e estruturas como os msculos ou o cabelo. So tambm fundamentais na defesa do organismo contra doenas e so uma fonte de energia na alimentao. As protenas esto disponveis atravs de uma srie de fontes, entre as quais a carne, produtos dirios, ovos, cereais e frutos secos.

Lpidos:

Ref: National Research Council 2006.

A gordura encontrada nas dietas , maioritariamente, uma mistura de triglicridos com origem numa espinha dorsal de glicose, qual esto ligados 3 cidos gordos. A diferena entre gorduras provm dos diferentes cidos gordos. Ainda que o consumo de lpidos seja essencial para a sade, uma dieta excessiva em gorduras est ligada a uma srie de doenas incluindo a obesidade que pode originar problemas ao nvel das articulaes. As gorduras tm uma srie de funes nutricionais: so uma fonte concentrada de energia, uma fonte de cidos gordos essenciais que transportam pelo organismo vitaminas absorvidas por lpidos. parte da necessidade nutricional, as gorduras ajudam a tornar a dieta do seu co mais saborosa. Como fontes de lpidos encontram-se as carnes, peixe, produtos dirios e leos (azeite).

7 8

Hidratos de carbono

Os hidratos de carbono so acares simples ou polissacarideos (ex: celulose) so tambm a maior fonte de energia. No so um nutriente essencial aos ces na medida em que estes conseguem, geralmente, manter os nveis de acar no sangue, atravs de um processo de sntese dos aminocidos. De qualquer forma, se existirem hidratos de carbono numa dieta, so uma excelente fonte de energia para os ces. Podem encontrar-se hidratos de carbono em alimentos como o milho, arroz, trigo e vegetais como a cenoura ou o nabo.

Os minerais so elementos no orgnicos, podendo ser divididos em dois grupos: macrominerais e microminerais. Os macrominerais incluem clcio e fsforo, sendo necessrios em quantidades de miligramas, enquanto que os microminerais so apenas necessrios em quantidades de microgramas. No s fundamental a concentrao correcta de cada mineral, como o equilbrio estvel entre cada um indispensvel para um funcionamento pleno do organismo. Os minerais so essenciais por actuarem activamente no crescimento e formao da estrutura ssea e por serem tambm um componente principal de muitas enzimas. Carne, peixe, ovos, vegetais e frutos secos so fontes naturais de minerais.

Minerais

Vitaminas

As vitaminas so molculas orgnicas complexas, essenciais vida. Regulam os processos do organismo e, geralmente, so apenas necessrias em pequenas quantidades. As vitaminas podem ser divididas em dois tipos: vitaminas solveis em gorduras e vitaminas solveis em gua. A grande diferena entre estes dois tipos que enquanto as primeiras podem ser armazenadas no organismo, as segundas precisam de existir numa dieta regular. So muito variadas as funes das vitaminas no organismo, indo desde o fortalecimento do sistema imunitrio at proteco contra doenas. Carne, frutos, vegetais e cereais so fontes de vitaminas.

gua

A gua essencial para a vida e considerada o nutriente mais importante. Um co sobreviveria muito pouco tempo sem gua e a perda de apenas 10% da sua quantidade no organismo pode resultar em morte. Tenha sempre a certeza de que o seu co tem gua fresca disponvel. A gua desempenha funes vitais no organismo, incluindo a regulao da temperatura e o transporte de nutrientes pelo corpo. A carne e os vegetais so fontes de gua.

9 10

Marcos na vida de um co
Nascimento e perodo neonatal Neste perodo, os cachorros passam a maior parte do seu tempo a dormir e a comer! Os cachorros conseguem rastejar para a frente quando nascem. Atravs do leite materno, os cachorros recebem colostrum contendo anticorpos que os ajudam a proteger-se de doenas. 2-3 semanas de idade um perodo de mudanas sbitas e de crescimento do cachorro. Nesta fase, os cachorros conseguem j rastejar para trs. Primeiros sinais sociais: crescimento, abanar da cauda. Os ouvidos abrem. Reagem luz e movimento. Lutam a brincar. Comeam a mostrar interesse em alimentos semi-slidos e conseguem beber gua ou leite num pequeno prato. 7-8 semanas de idade Por esta altura, o cachorro j no se alimentar de leite materno e dever ser alimentado 4 a 5 vezes por dia. 8 semanas de idade Os cachorros deixaro a sua me e irmos para irem para uma nova casa. Antes do novo dono acolher o cachorro dever conversar com o criador acerca das vacinas e tratamentos contra parasitas que o cachorro j tem e com o veterinrio acerca de futuras vacinaes, proteces e tratamentos. 5 meses de idade O cachorro dever atingir aproximadamente 50% do seu peso de adulto. A frequncia das refeies deve ser reduzida para duas vezes ao dia.

10 meses de idade As razes da dentio denitiva dos cachorros no esto totalmente desenvolvida at aos 10 meses; no aconselhvel oferecer brinquedos que sejam demasiado difceis de roer at o cachorro atingir esta idade. 12 meses de idade As raas grandes (e algumas das mais pequenas raas gigantes) atingem o seu peso de adulto. A frequncia de refeies pode ser reduzida para uma nica refeio diria. No so totalmente adultos e ainda esto em fase de desenvolvimento, por isso, devem alimentar-se com comida para cachorro. Ainda necessitam da proporo correcta de minerais e da comida de cachorro para que desenvolvam a sua estrutura ssea de modo saudvel.

1 semana de idade Os cachorros esto dependentes da me para tudo.

2 semanas de idade Os cachorros abrem os olhos. 3-6 semanas de idade Muito do que aprendido neste perodo pode durar durante toda a vida do cachorro. durante esta fase que o cachorro desenvolve capacidades sociais e comea a compreender o seu ambiente. O cachorro: Comea a reagir a sons altos. Ladra enquanto brinca. Aprende a car de p e tenta os primeiros passos. Comportamento de brincadeira ao acordar. Aproxima-se rapidamente de novos objectos.

7-12 semanas de idade Perodo de socializao. essencial que, nesta fase, o cachorro tenha contacto com todas as coisas que poder encontrar na sua vida adulta (pessoas, objectos, outros animais). tambm importante que ele se confronte com situaes que provavelmente ir encontrar enquanto co adulto, tais como: ser deixado sozinho por perodos de curta durao, visitar o veterinrio e viajar de carro. Esta a idade em que os cachorros respondem mais activamente socializao. extremamente importante que eles estejam bem socializados nesta fase. As aulas para ces permitem que eles brinquem e interajam com outros cachorros, de modo a desenvolver todas as suas capacidades sociais.

16 semanas de idade Os dentes de leite comeam a ser substitudos pela dentio denitiva. 10 semanas de idade Perodo juvenil. A frequncia de refeies deve ser reduzida para trs refeies dirias. O cachorro ainda se est a desenvolver e dever ser alimentado com comida para cachorro. A idade em que ele passa a alimentar-se de comida para adulto varia drasticamente de raa para raa. (ver grco frente ou consulte o seu veterinrio).

9 meses de idade Raas toy, pequenas e mdias atingem o seu peso adulto. A frequncia de refeies pode ser reduzida para uma nica refeio diria. So agora considerados adultos e a sua dieta pode ser alterada para comida de adulto. 6 meses de idade Algumas raas pequenas e toy tero alcanado o seu tamanho de adulto, por esta altura. importante, contudo, que o cachorro continue a ser alimentado com comida de cachorro, at estar totalmente desenvolvido. Ainda necessitam da proporo correcta de minerais da comida de cachorro para que desenvolvam a sua estrutura ssea de modo saudvel.

24 meses de idade As raas gigantes so agora consideradas adultas e a sua dieta pode ser alterada de comida para cachorro para comida de adulto. 18 meses de idade As raas grandes so agora consideradas adultas e a sua dieta pode ser alterada para comida de adulto.

11 12

A Partir de Quando Que o Seu Cachorro Precisa de Comida Para Adulto?


O espao de tempo que demora at um cachorro atingir a idade adulta est relacionado com o tamanho do co. Os ces pequenos atingem o estado adulto no espao de 1 ano, contrariamente s raas gigantes em que tudo pode demorar at 24 meses, at ao ponto em que o co tem o seu peso adulto (ver grfico 1). Assim, o espao de tempo em que o cachorro mantido com comida para cachorro da Pedigree depende da sua raa. Os donos devem seguir as indicaes nos pacotes do produto de forma a garantir que o seu cachorro tem o melhor comeo de vida, atravs de uma alimentao para cachorros Pedigree e durante o perodo correcto de tempo.
Peso (Kg) Mastim Ingls So Bernardo Great Dane Wolfhound Irlands Newfoundland Labrador Retrivier Beagle E. Springer Spaniel Cocker Spaniel Schnauzer Miniatura Cairn Terrier Papillon Idade (semanas)

Sabemos que as necessidades nutricionais dos ces mudam consoante a sua idade e o seu estilo de vida. Por exemplo, as necessidades nutricionais de um cachorro so diferentes das de um co adulto (ver Quadro 2). Um cachorro necessita de mais energia, protenas, clcio e fsforo para o seu crescimento, por isso, os produtos para cachorro Pedigree so especialmente concebidos para irem ao encontro dessas necessidades especficas. Quadro 2: Diferenas nutricionais entre cachorros e ces adultos
Cachorro
NRC 2006 min

Os cachorros precisam mais que ces adultos NRC 2006 min NRC 2006 min Co adulto

(Grfico 1: Idade adulta especfica de cada raa)

Protenas Lpidos vitamina A vitamina D vitamina E vitamina K vitamina C clcio fsforo magnsio sdio potssio cloreto ferro zinco cobre clolina cido linolnico cido a-linolnico
Ref: NRC 2006

g/dia g/dia g retinol/dia /dia mg/dia g/dia mg/dia mg/dia mg/dia mg/dia mg/dia mg/dia mg/dia mg/dia mg/dia mg/dia mg/dia g/dia g/dia

56.3 21.3 379 3.4 7.5 0.41 3000.0 2500 100 550 1100 720 22 25 2.7 425 3.3 0.2

25 13.8 379 3.4 7.5 0.41 1000 750 150 200 1000 300 7.5 15 1.5 425 2.8 0.11

x 2.5 x 1.5 Sem diferena Sem diferena Sem diferena Sem diferena No especificado x3 x 3.5 x3 x 1.1 x2.5 x3 x 1.5 x 2.5 Sem diferena x 2.5

13 14

Higiene Oral Adulta e Pedigree Dentastix

TM

O formato dos dentes tem um propsito. Os ces so, predominantemente, carnvoros. Os seus dentes so especialmente apropriados para apanhar, matar e comer presas. Ainda que a maior parte dos ces seja alimentada por ns e no precise caar, a sua dentio muito semelhante dos seus antepassados. Cada tipo de dente tem uma funo especial: os caninos para perfurar, apanhar e segurar a presa; os incisivos para retirar carne dos ossos, pentear a pelagem ou coar a pele; os pr-molares e molares para cortar, esmagar ou desfazer. No total, os ces tm 42 dentes (12 incisivos, 4 caninos, 16 pr-molares e 10 molares).

Roer diariamente um Pedigree DentaStix ajuda a reduzir a acumulao de trtaro at 80%


TM

80% dos ces com idade superior aos trs anos tm doenas nas gengivas, 1 devido acumulao de trtaro em redor da linha da gengiva. Uma vez presente, necessria a interveno de um veterinrio para que seja removido. Um Pedigree DentaStix TM dirio pode ajudar a prevenir que tal acontea.
A imagem demonstra a presena de placa bacteriana nos dentes do co Aps um nico Pedigree TM DentaStix, a imagem revela uma reduo de depsitos bacterianos nos dentes do co

Reduo significativa da placa bacteriana 12 10 Meses 8 6 4 2 Reduo significativa da gengivite Reduo significativa do clculo

Sinais de uma pobre higiene oral:

Halitose (mau hlito) pode ser sinal de doena dentria ou oral e tambm resultado da produo de gases gstricos derivado aco de bactrias; Gengivas descoloradas, inflamadas e/ou sangramento das mesmas; Dor, relutncia em comer ou que se lhes mexa na boca; Dentes descolorados; Queda de dentes; Gengivas recolhidas;

A preveno melhor que a cura:


Crie o hbito de limpeza e higiene dos dentes antes que qualquer tipo de tratamento seja necessrio. Produtos para o seu co mastigar, como Pedigree DentaStix TM ajudam na reduo do trtaro acumulado.
Caninos Molares Pr-molares Incisivos

Com um formato nico e uma textura especificamente desenvolvida para a remoo de depsitos acumulados nos dentes, Pedigree DentaStix TM oferece um mtodo prtico e confortvel para si e um cuidado dentrio saboroso para o seu co, enquanto se encaixa sem esforo na sua rotina diria. Seja dado aps o passeio matinal ou sendo a ltima coisa da noite, proporcionam um cuidado dirio conveniente para a dentio do seu co. E, como Pedigree DentaStix TM to saboroso quanto saudvel, o seu co ir realmente gostar de lavar os dentes!
(1) Johnson, N (1997) Peridontology. Vet. Rev. October - November 56-58.

0 Gengivite

Placa Bacteriana

Clculo

Dieta comum

Dieta Comum mais 1 Pedigree DENTAStixTM dirio

Fonte: Brown, W.Y and McGenity, P., J.Vet.Dent. Vol. 22 No.1

15 16

Este guia de consulta rpida fornece-lhe uma srie de questes formuladas para o ajudar a gerir a manuteno da condio do corpo do seu co, oferecendo conselhos apropriados para cada resultado.
O Guia WALTHAM S.H.A.P.E Yes
Ao passar a ponta dos seus dedos no sentido contrrio direco da pelagem, consegue sentir as omoplatas e bacia com facilidade (sem aplicar presso)? WALTHAM S.H.A.P.E. TM Pontuao

Gesto do Peso
Ao passar a ponta dos seus dedos no sentido contrrio direco da pelagem, consegue sentir a coluna com facilidade (sem aplicar presso)?

Refeies Ligeiras e Petiscos


Os ces aprendem a associar sons ao quotidiano. por isso que na Pedigree criamos as nossas Refeies Ligeiras e Petiscos usando embalagens especiais que produzem sons distintos quando manuseadas, tornando a antecipao de um petisco ainda mais excitante para o seu co!

Descrio:
Extremamente Magro: o seu co tem uma quantidade mnima ou nenhuma quantidade de gordura. Recomendao: Contacte imediatamente um veterinrio. Magro: o seu co tem apenas uma pequena quantidade ou nenhuma quantidade de gordura. Recomendao: Contacte o veterinrio de modo a que o seu co obtenha a quantidade necessria de comida. Consulte o guia Waltham S.H.A.P.E. TM de 2 em 2 semanas de modo a ir avaliando a condio do seu co. Moderadamente magro: o seu co est no nvel mnimo do peso ideal com uma quantidade de gordura inferior normal. Recomendao: Contacte o veterinrio de modo a que o seu co obtenha a quantidade necessria de comida. Consulte o guia Waltham S.H.A.P.E.TM mensalmente e contacte o veterinrio caso no surjam alteraes positivas. Ideal: o seu co tem a quantidade ideal de gordura. Recomendao: Monitorize mensalmente de modo a garantir que esta condio se mantm e pea ao seu veterinrio para confirm-lo na prxima consulta. Ligeiramente pesado: o seu co est no nvel mximo do peso ideal com uma quantidade de gordura ligeiramente superior normal. Recomendao: Contacte o veterinrio de modo a que o seu co obtenha a quantidade necessria de comida e considere um aumento de actividade fsica. Evite o excesso de pequenos alimentos (ex: biscoitos) e monitorize mensalmente o peso do seu co usando o guia Waltham S.H.A.P.E. TM Pesado: o seu co tem uma quantidade excessiva de gordura. Recomendao: contacte o veterinrio de modo a implementar um programa de perca de peso seguro e saudvel, incluindo um aumento de actividade fsica. Consulte o guia Waltham S.H.A.P.E.TM de 2 em 2 semanas de modo a ir avaliando a condio do seu co. Perigosamente pesado: o seu co tem uma quantidade excessiva de gordura que o est a afectar os nveis da sade e bem-estar. Recomendao: contacte imediatamente o veterinrio de modo a implementar um programa de perca de peso que inclua aumento de actividade fsica e melhoria da sade.

Yes No

Pedigree Light and Tasty

TM

Yes

Ao passar a ponta dos seu dedos no sentido contrrio direco da pelagem, consegue sentir as costelas com facilidade (sem aplicar presso)?

No
Existe alguma camada de gordura a cobrir as costelas? C

Na Pedigree sabemos que os ces gostam de comer! por essa razo que criamos produtos para ces que adoram petiscos mas que tm tendncia para ganhar peso. A nossa gama Light and Tasty tem um ptimo sabor mas tambm saudvel, j que os produtos desta linha tm menos de 2% de gordura. O Pedigree Jumbone o petisco de longadurao perfeito para o seu co. A inteligente combinao entre um exterior difcil de mastigar, feito para o seu co roer, e um interior delicioso base de carne com um sabor fantstico, a prenda ideal que ele merece.

Pedigree Jumbone

Yes
Ao passar a ponta dos seus dedos no sentido contrrio direco da pelagem, consegue sentir o contorno das costelas com facilidade (aplicando ligeira presso)?

No
D

Yes

No

No
Consegue sentir o relevo do peito?

Ao alisar a pelagem, corra a sua mo pela parte de baixo das costelas at s patas traseiras. Sente alguma prega na parte da frente das patas traseiras?

Yes Yes No Yes


F E

Pedigree Schmackos

TM

TM

No

O seu co tem problemas de sad e ou mobilidade?

No

Os Pedigree Schmakos so os originais, deliciosos e nutritivos petiscos base de carne para o seu co. Feitos com carne fresca, cuidadosamente seleccionada pelos nossos nutricionistas, e seca TM para um sabor em pleno. Os Pedigree Schmackos so a melhor maneira de mostrar ao seu co o quanto gosta dele e uma prenda ideal por bom comportamento.

NB: raas e idades diferentes podero ter um resultado ideal diferente no guia S.H.A.P.E. TM Waltham Contacte o veterinrio em caso de dvida.

17 18

Cuidados com as Articulaes


O que so articulaes?
Cartilagem Articular Lquido Sinvial Ligamento e Cpsula de Articulao Membrana Sinvial

Articulaes so os eixos que permitem ao nosso corpo movimentar-se de forma suave. Absorvem o choque, e distribuem a carga de peso pelo corpo criando uma almofada entre os ossos enquanto se movem.

A estrutura das articulaes

3. Cartilagem

Existem quatro componentes numa articulao, cada uma desempenha um papel fundamental na manuteno do movimento da mesma:

Crescimento explosivo e energia de cachorro


Um factor a considerar a proporo pela qual os ces crescem. As raas gigantes aumentaro o seu peso num factor superior a 100, no seu primeiro ano de vida. A consequncia disto ser a possibilidade das articulaes no terem tido tempo suficiente para se fortalecerem antes de serem expostas ao esforo que exigido pela corrida de um co adulto.

Os ossos so a estrutura bsica do corpo de um co. Eles suportam o peso, resistem ao impacto e actuam como o andaime sobre o qual o resto da massa muscular assenta e se desenvolve.

1. Osso

A cartilagem forma uma matriz para que os ossos se desenvolvam sua volta, alm de criar um efeito de almofada que absorve impactos nas articulaes. Uma camada saudvel de cartilagem essencial para um saudvel movimento das articulaes, sendo que, sem esse efeito amortecedor, os ossos correm o risco de comearem a desgastar-se uns contra os outros.

4. Lquido Sinvial

2. Ligamentos

Cabea do Fmur

Os ligamentos envolvem a articulao, juntam os dois ossos e previnem que a articulao se mova demasiado e se desloque. comum que os ligamentos possam enfraquecer gradualmente com a idade tornando-se pouco seguros e perdendo a sua eficcia.

O fluido sinvial forma uma camada lquida entre a superfcie das duas cartilagens. Este lquido reduz a frico entre as duas partes da articulao a um nvel, virtualmente, zero. A falta deste lquido um desastre para as articulaes j que, sem lubrificao, a cartilagem comea a desgastar-se.

Fmur

Ligamento e Cpsula de Articulao

Articulao da bacia
19 20

Diferenas Entre Grandes e Pequenas Raas


O peso dos ces pode ir de 1Kg a 100Kg nenhuma outra espcie tem um alcance to diferenciado. Existem necessidades nutricionais e preocupaes de sade especficas intimamente ligadas ao tamanho de cada co. Os ces maiores tm uma esperana de vida menor que os mais pequenos e atingem o estgio snior muito mais cedo. Deste modo, raas grandes e gigantes iro ter benefcios se fizerem uma dieta Pedigree Snior numa idade mais nova. Esta barra cronolgica fornece um modo de compreenso das fases de vida entre ces de porte diferente.

particularmente importante saber que as raas dos maiores ces gigantes (ex: aquelas cujo peso adulto esperado ser de 65Kg ou mais) so alimentadas com comida para cachorro at esta idade, na medida em que os seus ossos esto ainda em desenvolvimento e necessitam da proporo correcta de minerais que encontra nesse tipo de alimentao. Nesta idade, as raas gigantes so j consideradas snior. Comeam a ficar menos activos. A partir desta fase, os ces devem ser alimentados com uma dieta snior.

O guia Pedigree de alimentao

Tamanho do co Co gigante com mais de 45 Kg Co grande 25-45Kg Co mdio 10-25kg Co pequeno 5-10kg Toy (co miniatura) menos de 5 Kg

Tipo de alimentao Pedigree Cachorro Cachorro Cachorro Cachorro Cachorro 0 meses 6 meses Adulto Adulto ou Pequeno Co Adulto Adulto ou Pequeno Co Adulto 9 meses 12 meses 15 meses 18 meses 21 meses 24 meses 5 anos Adulto Adulto ou Grande Co Adulto

Snior

Com esta idade, as raas mdias e grandes so consideradas seniores. Comeam a ficar menos activos. A partir desta fase, os ces devem ser alimentados com uma dieta snior. Snior Snior

Nesta idade, as raas pequenas e toy so consideradas snior. Comeam a ficar menos activos. A partir desta fase, os ces devem ser alimentados com uma dieta snior. Esperana mdia de vida das raas mdias. Snior Snior Esperana mdia de vida das raas pequenas e toy.

6 anos

7 anos

8 anos

9 anos

10 anos

15 anos

Dica para alimentao: de modo a evitar irritaes de estmago, pode ir aumentando gradualmente, durante 5 dias, a poro de comida para adulto nas refeies, sempre que pretender mudar a dieta do seu co. No primeiro dia dever ser maioritariamente comida para cachorro, usando apenas um quarto de comida de adulto. Continue mantendo este ritmo at ao 5 dia, onde toda a comida para cachorro dever j ter sido substituda por comida para adulto.

Mudando a alimentao de cachorro para adulto: os espaos de tempo mostrados acima servem apenas como orientao. As necessidades individuais de cada co variam mas, em caso de dvida, por favor, consulte um veterinrio.

21 22

Como Que o Seu Co V?


A Pedigree acredita que os ces no vem o mundo a preto e branco. Tm uma percepo das cores semelhante de uma pessoa daltnica em vermelho e verde. Acreditamos nisso devido a estudos que mostram que os ces preferem brinquedos que sejam amarelos ou azuis e no tanto vermelhos.

180o

Diferenas entre o que um humano v e o que um co v:

Os ces conseguem ver muito melhor do que os humanos com luz fraca porque tm um maior nmero de receptores nos seus olhos que lhes permitem receber luz. Os ces tm uma boa viso ao longe e muito sensvel ao movimento, conseguindo reconhecer um objecto mvel quase a 1Km de distncia. Os humanos tm uma melhor viso ao perto do que os ces. Os ces no conseguem focar claramente objectos que estejam a menos de 25cm. Devido ao posicionamento dos seus olhos e focinho proeminente, os ces tm uma viso binocular inferior dos humanos. O campo de viso de um co muito largo, de 200 a 270 graus (dependendo do tamanho do seu nariz e formato do crnio), comparado com os humanos 160 a 180 graus.
Viso humana Viso de um co

Campo de Viso Humano

Pedigree Secos
270o
Os ces no conseguem ver claramente ao perto; por esse motivo que a textura da comida to importante para a sua satisfao. Por sabermos isso, na Pedigree tornmos a comida o mais apelativa possvel. Pedigree Secos composto por texturas e densidades diferentes.

Campo de Viso Canino

23 24

Os ces tm orelhas mveis e flexveis que lhes permitem estudar o ambiente atravs do som. Podem usar um ouvido para perscrutar o ambiente e, de seguida, as duas orelhas para capturar e afunilar ondas sonoras.
Os ces ouvem com um alcance de frequncia muito maior do que os humanos (de 67Hz a 44kHz em comparao com os 31Hz a 17.6kHz).

Como Que o Seu Co Ouve?


Humanos Ces

As diferenas entre a estrutura do ouvido humano e canino: Ouvido Humano:


Canal Semicircular Nervo Vestibulocochlear

Ouvido Canino:
Pinna (aurculo) Cartilagem da Orelha

Msculo Extensor do Tmpano

Osso (crnio)

31Hz 67Hz

17.6kHz

Alcance de frequncia
44kHz

Cochlea Canal Auditivo

Os ces aprendem sons e no propriamente lngua. Palavras como comer, passear ou sentar criam excitao porque esto associadas a uma experincia agradvel. No h diferena entre ces pequenos ou grandes no que toca a capacidades auditivas. Ainda que existam muitas formas e tamanhos de orelhas, apenas mnimas diferenas foram encontradas. No Centro Pedigree, os nossos ces sabem quando que a altura de comer est a chegar. O som vindo das embalagens de comida e malgas a chocalhar aumentam a sua excitao e a sua satisfao.
Canal Auditrio Cochlea Tmpano Tmpano rgos de Equilbrio

25 26

Como Que o Seu Co Sente?


O toque o primeiro sentido que o co desenvolve e permanece como um importante sentido ao longo da sua vida.

As patas do co:
Os ces caminham sobre as suas falanges (dedos) enquanto os humanos utilizam os metatarsos (planta dos ps).

O plo do co:
Os ces possuem plos sensveis ao toque chamados vibrissae, acima dos olhos, no focinho e debaixo do maxilar. A sensibilidade do corpo varia de co para co mas, a maior parte gosta de ser acariciado em redor da cabea, no peito e costas. Os pontos nervosos mais sensveis situam-se ao longo da coluna e em direco cauda isto mostra o seu entusiasmo ao receberem festas, quando se rebolam e deslizam sobre as costas.

Os produtos Pedigree so desenvolvidos a pensar na sensibilidade canina:

Pedigree Secos

Ao v-los comer, aprendemos que os ces preferem sentir diferentes texturas e formas na sua alimentao. Sabemos tambm que os ces gostam da comida com um determinado tamanho e com duas ou mais texturas. por esse motivo que temos pedaos com vrios tipos de texturas, densidades e tamanhos no Pedigree Secos.

Vibrissae

27 28

Como Que o Seu Co Cheira?


O olfacto o sentido mais desenvolvido nos ces uma grande parte do seu crebro trabalha na interpretao de aromas e cheiros. A estrutura que permite aos ces responderem a cheiros transmite informao directamente ao seu sistema lmbico, a parte do crebro relacionada com as emoes.
O olfacto do co at 10.000 vezes superior ao do humano e talvez por isso, que ele parece conseguir cheirar a comida mesmo antes de abrirmos a embalagem! Os ces tm, comparativamente aos humanos, 15 vezes mais rea de tecido olfactivo. Os ces de caa so criados com um sentido de olfacto superior ao de outras raas de ces. No Centro Pedigree sabemos que os ces tm o instinto de cheirarem os rabos uns aos outros! Isto acontece porque todos os ces tm glndulas anais que contm uma substncia que confere um cheiro individual a cada co a sua maneira de dizerem ol! Ao contrrio dos humanos, os ces tm um rgo vomeronasal (ou de Jackobson) que parece responder a compostos no volteis insolveis, possivelmente feromonas, e por isso poder ser usado para garantir a receptividade sexual.

Sistema respiratrio canino


Crtex

Sistema respiratrio humano

Pedigree Secos

Na Pedigree sabemos que fundamental a nossa comida para ces ter um cheiro fresco e o mais apetecvel possvel. Na Pedigree Secos untmos os nossos produtos em molhos de carne para assegurar que sejam no s saudveis mas tambm muito apelativos para ces.

Crtex Sinus Frontal Cavidade Nasal Sinus Frontal

Cavidade Nasal

Re

ga

do c

om m

ol
ho
s
Lngua Palato Mole rgo Veromonasal Palato Mole Lngua Windpipe

de

carne

29 30

Como Que o Seu Co Saboreia?


Os ces tm muito menos sensores de paladar do que os humanos. Ainda que o nmero limitado de sensores consiga captar o doce, o azedo, o amargo e o salgado, provavelmente mais realista considerar que a resposta dos ces em relao ao paladar simplesmente de satisfao, indiferena ou insatisfao.

Lngua canina:
O paladar dos ces diferente do paladar humano. Os ces tm cerca de 1700 sensores de paladar o que representa 5 vezes menos sensores que os humanos: aproximadamente 9000 sensores na lngua. Muitos dos sensores de paladar nos ces so altamente sensveis a substncias cidas. No foi detectado nenhum receptor especfico relativo captao do gosto salgado nos ces.
Esfago Interior do Esfago

Lngua humana:
Epiglote

Novo Pedigree Melhor por Natureza

Abertura Respiratria

Amgdala Palatina Epiglote

Pedigree Melhor por Natureza uma gama de receitas nutritivas e saborosas para o seu co, feitas com ingredientes simples e saudveis, sem corantes nem conservantes. Com Pedigree Melhor por Natureza ser fcil de perceber por que que o seu co estar ainda mais ansioso pela altura de jantar. Cada ingrediente tem uma funo: garantir que o seu co tenha toda a nutrio necessria para manter e aumentar a sua vitalidade natural e, ao mesmo tempo, que contribua para o desenvolvimento do seu entusiasmo pela vida!

Sensores de Paladar Corpo da Lngua Menor quantidade de sensores de paladar A ponta da lngua dobra-se nos dois sentidos.

Palato Mdio

Sulco Mdio

A ponta da lngua dobra-se para a frente

31 32

Por Dentro da Dieta do seu Co


Como pode o seu co beneficiar de uma dieta nutritiva e equilibrada
Os nutrientes so componentes existentes nos alimentos, com funes especficas, tais como: Fornecer energia; Garantir meios para o crescimento, reparao e reproduo; Iniciar e controlar processos orgnicos vrios. Passmos os ltimos 60 anos na Pedigree a desenvolver uma vasta gama de alimentos que forneam ao seu co toda a variedade que ele quer e gosta, e o equilbrio preciso entre vitaminas, fibras e protena que ele precisa em todos os momentos da sua vida. Melhor por Natureza
Apresentamos uma nova gama de receitas nutritivas e saborosas para o seu co, feitas com ingredientes simples e saudveis.

Schmackos

Feitos com carne fresca, cuidadosamente seleccionada pelos nossos nutricionistas, e seca para um sabor em pleno.

Cheio de pedacinhos saborosos e crocantes, e tenros pedaos de carne.

Secos

DentaStix

Est provado cientificamente que Pedigree DentaStix reduz o trtaro at 80%, tudo isso numa rotina prtica e confortvel para si e uma saborosa higiene oral e dentria para o seu co.

Jumbone

Pedigree Jumbone oferece uma combinao entre um exterior difcil de mastigar, feito para o co roer, com um interior delicioso base de carne com um sabor fantstico.

Puppy Junior

Se quer ter a certeza de que o seu cachorro vai crescer e tornar-se num co forte e saudvel, precisa de se certificar que a alimentao que lhe d contm o equilbrio correcto entre os nutrientes essenciais e vitaminas o que encontrar na gama Pedigree Puppy.

33 34

Contacte a Pedigree :

Servio Consultivo dos Animais de Companhia Apartado 121 2796-902 Linda-a-Velha Telf: 214581167

You might also like