You are on page 1of 75

1

SUMRIO

PREFCIO INTRODUO CAPTULO 1 CAPTULO 2 CAPTULO 3 CAPTULO 4 CAPTULO 5 CAPTULO 6 CAPTULO 7 CAPTULO 8 CAPTULO 9 CAPTULO 10 CAPTULO 11 CAPTULO 12
2

AS ORIGENS OS ARQUTIPOS OS SONHOS INDIVIDUAO PARA LER JUNG ESPIRITUALIDADE JUNGUIANA AS QUATRO FACES DE DEUS GNOSE E ALQUIMIA JUNG E A ARTE CONFLITO DE GNIOS RESIGNIFICAO O CAMINHO

PREFCIO
O renascimento do interesse pela obra de Jung reflete as condies prprias do terceiro milnio, o clima da Nova Era, com sua espiritualidade difusa e seu pensamento multipolar e fragmentado. Poderia ser a sada para a crise da psicologia profunda, nome sob o qual usual incluir a psicanlise e a psicologia analtica, alm das demais correntes que lidam com o conceito de inconsciente. No centro de tudo est, claro, a psicanlise, cujas origens situam-se no ambiente sombrio dos dias finais do imprio Austro-Hngaro. Com a decadncia do poder poltico, a intelectualidade burguesa vienense passou a se dedicar mrbida e compulsivamente, aos temas da sexualidade e da morte. A Viena de Freud no era mais a Viena da msica alegre das valsas, mas, sim, a das sufocantes lembranas de um tempo perdido, o que se refletir, na teoria psicanaltica, em uma preocupao obsessiva com o passado. Este clima pesado e inquietante moldou o pensamento de Freud, sem que, talvez, ele percebesse o quanto era vulnervel ao mesmo. Entretanto, na burguesa e republicana Sua, outras correntes de inquietaes fervilhavam sob a calma superfcie de seus lagos, foras muito antigas e poderosas e que muitos julgavam desaparecidas. Dali surgiu uma alternativa para a psicologia sem alma de Freud, formulada por seu colaborador e depois rival, Carl Gustav Jung, que trabalhou com ele de 1906 at 1913.
3

Freud preocupava-se com uma aceitao ampla para sua obra e temia que a psicanlise fosse vista como apenas um movimento cultural judaico. Recebeu Jung, portanto, com todas as honras, tratando-o como o prncipe herdeiro, pois sendo o mesmo suo e psiquiatra de reputao estabelecida, representava para o movimento psicanaltico um nvel maior de reconhecimento internacional e diversidade. Aps trabalharem juntos por sete anos, eles se separaram e passaram a trilhar caminhos bastante diferentes, mas o que os uniu, no incio, foi a paixo por um lado da psique humana, denominado o inconsciente, ideia que, de modo vago, j circulava no pensamento do sculo XIX. Como escreveu Hugo Von Hofmannsthal :
No possumos nosso Eu. ele sopra de fora sobre ns, foge de ns por muito tempo, e nos retorna em um suspiro.
1

A crise da modernidade provocou o surgimento de variados e exticos sistemas de pensar a natureza humana, ou modos de ver o mundo, mtodos de interpretao totalizantes que pretendiam ser capazes de explicar a nova realidade. Os que permaneceram so agora defrontados com a viso crtica da ps modernidade, encontrando o seu maior e, talvez ltimo, desafio.

4 1. Hugo Von Hofmannsthal (1875 1929) poeta austraco

INTRODUO
O tempo quente e seco criava uma atmosfera pesada e inquietante, prenncio daquelas rpidas e intensas tempestades de vero, comuns na regio de Zurique. Alguma coisa parecia preste a explodir e uma enorme ansiedade se apossava das pessoas na casa. Duas xcaras, sem que ningum tivesse se encostado nelas, tinham saltado no ar e se espatifado no cho. Jung se inquietava, apesar de ter sido avisado em sonhos. Nesse momento a sineta da porta soou duas vezes. A governanta abriu a porta, a tempo de ver a sineta se mover sozinha, por uma terceira vez, mas no havia ningum l fora. Voltou assustada para informar ao seu patro, que apenas acenou com a cabea, em um vago sinal de apaziguamento. Jung compreendeu que eles tinham chegado. So os mortos, que voltaram de Jerusalm, murmurou. Deu instrues para que no fosse mais incomodado naquela tarde e que iria ficar sozinho no seu consultrio. Reclinou-se na sua poltrona e sua mo, aparentemente sem controle, traou no papel o que parecia ser um ttulo e que dizia simplesmente: Sete Sermes aos Mortos. Jung sorriu, enquanto os vultos enchiam a sala, a sua volta. Um mundo extraordinrio e transparente se abria mais uma vez para ele, um mundo que Freud jamais conheceria.

CAPTULO 1 AS ORIGENS
Freud iniciou a sua carreira como neurologista, dedicando-se ao estudo dos distrbios mentais. Seus primeiros trabalhos foram sobre pacientes histricas, que o levaram seguinte noo: algo fala de dentro dessas pessoas e no algo consciente e racional. Ele definiu esta parte escura da mente como o inconsciente, embora a ideia, em sua essncia, j fora levantada por outros cientistas, como ele mesmo admitiu. Na sua definio, o inconsciente tem as seguintes caractersticas: desconhece a palavra no, atemporal, amoral, no esquece nem perdoa e nele nada passa, nada termina. O inconsciente seria a sede das pulses, no se deixando acessar diretamente. So os atos falhos chamados de deslizes freudianos, os esquecimentos inexplicveis, as associaes livres e os sonhos que permitiro o seu acesso, embora de uma maneira indireta. Freud representa um tipo de mentalidade prpria do final de sculo XIX e comeo do sculo XX. O estilo das cincias humanas, na poca, espelhava-se nas teorias da fsica e o conceito de energia parece t-lo influenciado, levando-o a propor um equivalente psquico, a libido, que seria algo como uma energia sexual. O perigoso fascnio pela analogia, que contaminar a psicanlise, comeava a.

H ecos tambm do Romantismo, como a passionalidade, a exaltao do conflito de opostos, a rebeldia contra a autoridade, o amor impossvel ou inaceitvel o incesto, em particular, a concepo do homem irracional e a obsesso pelo lado marginal do ser humano. Jung, por outro lado, vinha de uma famlia religiosa e desde criana tinha vises e sonhos premonitrios. Caso sua obra fosse analisada por um esprita, talvez ele poderia identificar ali um mdium. Isto est muito discretamente colocado em suas obras, mas as sensaes que ele descreve como imaginao ativa, podem ser interpretadas como o equivalente do chamado transe medinico. Jung interessava-se profundamente por filosofia, religio, mitologia, alquimia e esoterismo em geral e foi ficando cada vez mais envolvido com misticismo. Freud, entretanto, achava que a psicanlise, para se firmar como cincia, deveria manter-se completamente afastada de qualquer conexo com o ocultismo, ou com qualquer forma de religio. Em 1913 ocorreu o rompimento entre Freud e Jung. Aps speras trocas de cartas e muitas discusses, Jung intimado a se demitir como presidente da Associao Psicanaltica Internacional (conhecida como IPA). Jung retirou-se e, do primeiro time, s Carl Riklin e Alphonse Maeder o seguiram.
7

Como consequncia, estabeleceu-se em Zurique a sede da Associao Internacional de Psicologia Analtica (conhecida como IAAP), que congrega os seguidores de Jung e, em Londres, permaneceu a sede da IPA, Associao Psicanaltica Internacional, em torno dos freudianos ortodoxos, embora a situao atual seja, na verdade, muito mais complicada do que isto, mas fugiria ao assunto deste livro. Sabine Spielrein curiosa e trgica personagem no pode ser esquecida, pois ela teve um papel importante, s agora revelado, graas liberao da correspondncia trocada entre ela e Jung. Sabine comea como sua paciente. No final do tratamento, Jung convenceu-a a se tornar uma psicanalista (essas coisas eram fceis naquela poca). Ela tornou-se amante de Jung, que aps algum tempo decide encerrar a relao. Desesperada com o abandono, ela chegou a agredi-lo com uma faca. Posteriormente ela se aliou a Freud e teria contado ao mesmo as opinies negativas que Jung tinha sobre ele, ajudando a envenenar o j difcil relacionamento entre os dois.

Jung exercia reconhecidamente um grande fascnio sobre as mulheres, que formavam a maioria do seu crculo interno de discpulos, chamadas por muitos de as valqurias, uma aluso irnica s deusas guerreiras dos mitos germnicos. Esta personalidade carismtica parece explicar muito do seu sucesso como terapeuta.
8

Podia ser de um charme extraordinrio quando quisesse, mas muitas vezes o que aflorava era o temperamento de um rude campons suo. Muitos estranharam essa mistura de forte espiritualidade e disposio ao embate acalorado, marcas de uma personalidade cheia de contradies. Difcil imaginar que Freud, sombrio, amargo e austero, pelos padres de hoje, fosse continuar amigo dele por muito tempo. O psiquiatra britnico Ernest Jones, o carrasco de Freud, foi o encarregado da tarefa de isolar Jung, conseguindo para isso o apoio da maioria dos membros da Associao Psicanaltica Internacional, atravs de pesadas manobras de bastidores. Uma disputa de ideias que, portanto, nunca foi resolvida por um debate aberto, algo muito estranho para um movimento que se pretendia, pelo menos no incio, uma cincia. Aqui vale lembrar que o mesmo tratamento de choque foi aplicado aos demais dissidentes da psicanlise. As duas correntes principais em que esta se cindiu mantiveram por muito tempo a animosidade dos mestres e apenas nas duas ltimas dcadas os contatos entre ambas tornaram-se mais frequentes. Aps a ruptura com Freud, Jung ficou livre para elaborar a sua prpria variante da psicanlise, que ele denominou de psicologia analtica. Uma das suas mais importantes proposies nessa nova fase que, alm do inconsciente individual, cada ser humano compartilharia um inconsciente coletivo com toda a humanidade.
9

O inconsciente, para Jung, no atua somente como funo do passado pessoal, como props Freud. Tambm gera sonhos premonitrios, percebe eventos paralelos em lugares distantes talvez uma forma de telepatia e reflete o passado remoto da humanidade. Um super inconsciente, ao lado do qual o proposto por Freud no passaria de algo bem menor. Ponto para Jung? Isto depende de como olharmos a questo. O foco mais estreito de Freud poderia ser mais correto cientificamente e a opo de Jung poderia parecer uma combinao indevida de coisas. Em seus escritos profissionais, Jung leva a entender que seria algo como uma funo hereditria. Em seus escritos particulares, entretanto, ele parece crer em um acesso da mente a uma fonte espiritual coletiva. Conforme o caminho proposto por Jung, o inconsciente no visto apenas com temor, como sendo apenas um depsito de recalques, mas observado e praticado em uma postura de admirao e expectativa. Ele percebido como o local primordial, pois de l emana a conscincia, surge algum, um sujeito singular, preso a uma histria acima de tudo atravs de muitas geraes, uma histria que deve ter uma sequncia. O relacionamento com o inconsciente se revela uma dialtica de contnuo desenvolvimento, cujo eixo se encontra fora de ns e que nos escapa sempre, mas que ainda assim nos estrutura e nos orienta.
10

Se o inconsciente nos molda e nos cria, a conscincia humana no tem uma histria separada dele. Somos, portanto, a histria dessa unio e por isso o centro da psique ser deslocado, por Jung, do ego freudiano, essencialmente um conceito iluminista, para um novo ponto de equilbrio que ele chama de Si-Mesmo, ou Self, ncleo de integrao de todos os elementos da personalidade, conscientes e inconscientes. Do inconsciente coletivo, conforme proposto por Jung, surgem os grandes mitos da humanidade, manipulados por todas as religies. Os mitos e as lendas podem ser considerados como os sonhos de um povo e devem ser preservados como herana cultural da humanidade, pois no so fantasias arbitrrias, mas, sim, registros de um longo desenvolvimento psquico coletivo. Os estudos de Joseph Campbell, autor de "O Poder do Mito" e "As Mil Faces do Heri", contriburam para mostrar as semelhanas das mitologias dos diferentes povos, outro fator importante para a hiptese do inconsciente coletivo. Ele, que como professor de literatura estudou mitologia comparada, encontrou em Jung uma base cientfica para as suas observaes. Ele assessorou o diretor de cinema George Lucas no roteiro de "Guerra nas Estrelas" que , de fato, uma releitura de mitos antigos.
11

Os padres missionrios espanhis ficaram muito impressionados ao encontrar na Amrica, no sculo XVI, entre os astecas, um ritual religioso em que uma massa de sementes de amaranto, mel e sangue era consagrada como corpo de deus e depois ingerida pelos devotos. A analogia com a comunho crist horrorizou os espanhis, que ento proibiram o cultivo de amaranto. Poderamos pensar aqui que este ritual estivesse presente, de alguma forma, no inconsciente coletivo. Os crticos, porm, enxergam duas outras alternativas: a difuso cultural, na qual ocorreria a lenta transmisso de um conceito de uma cultura para outra ao longo dos tempos. Pode ter havido tambm uma evoluo cultural independente, com o surgimento, em muitas sociedades agrrias primitivas, de um ritual em que algum produto da terra, simbolizando a fertilidade da natureza, fosse consagrado e consumido, representando uma unio com os deuses.

12

CAPTULO 2 OS ARQUTIPOS
Os arqutipos no so imagens, na realidade, mas sim as estruturas de relaes entre motivos e emoes, associadas a padres de comportamento e que aparecem sob a forma de imagens para a psique. Pertencem mesma classe das pulses e no devem ser confundidas com as representaes que adquirem nos sonhos e vises. Na realidade, estas formas exteriores variam de cultura para cultura, ou de pessoa para pessoa. a estrutura interna do arqutipo que pertence ao inconsciente coletivo e no a sua representao por imagens. importante ressaltar que os arqutipos so combinaes de motivos, aes e reaes emocionais, com vrias possveis alternativas de desenvolvimento no tempo e nem sempre podem ser representadas por pessoas. Situaes como o nascimento, a morte e o casamento, por exemplo, so tambm arqutipos. Jung criticava Freud por ter trabalhado apenas um arqutipo, o que ativa o complexo de dipo.

13

Jung foi muito influenciado pelo conceito de polipsiquismo da escola de psiquiatria francesa do sculo XIX, isto , a ideia de que a mente o resultado do funcionamento de unidades semiautnomas, que ele denominou de complexos e que, no caso de uma personalidade bem integrada, atuariam em sintonia, criando a unidade da psique. Uma ciso temporria na integrao da personalidade possibilita o surgimento de complexos autnomos que adquirem domnio sobre a personalidade, em resposta a uma forte crise. A esse conceito, digamos, horizontal, se contrape o conceito vertical de Freud, de que a personalidade o resultado de uma sequncia histrica de acontecimentos na vida do indivduo, conceito influenciado pela psiquiatria alem da poca que via, na histria da linhagem familiar, no sucessivo enfraquecimento do sangue atravs das geraes, a razo do surgimento de doenas mentais. Freud muda apenas o conceito de histria das geraes para o da histria do indivduo. Em vez de sangue ruim, infncia ruim. Para Jung a dissociao da personalidade o fator principal de crise, enquanto que para Freud o recalque que ocupa esse papel. Para o pensamento mecanicista e reducionista de Freud, a complexidade da personalidade se cria simplesmente a partir de nveis ascendentes de interaes sucessivas de princpios bsicos simples, biolgicos, no caso as pulses, com o ambiente, criando, portanto, um determinismo histrico-biolgico.
14

Para Jung esta complexidade tambm depende de outra direo, descendente, partindo de uma orientao preexistente de um nvel superior. Os fatores bsicos de motivao ficam bastante ampliados em relao teoria freudiana, o que resulta em um sistema aberto, estando o ego pressionado tanto pelas pulses, quanto por uma quantidade indeterminada de arqutipos. preciso lembrar que so as associaes de uma sequncia de padres de comportamento e atitudes, com as respectivas emoes, que identificam o arqutipo. Podemos dizer, simplificadamente, que o arqutipo uma forma complexa e elaborada de pulso. Entre os principais arqutipos, podemos ressaltar o do heri salvador. Esse mito surge em todas as culturas, em todos os tempos, sempre gerando muita emoo. Seu nascimento sempre misterioso, corre perigo de vida quando criana, demonstra sabedoria precoce, informado de seu destino, geralmente, atravs de um mentor, submetido a uma srie de provaes, executa aes milagrosas em prol de seu povo e no final trado e morto. O arqutipo do heri salvador explicaria a fora de muitas religies, pois quando se associado a um arqutipo, uma tremenda energia emocional desencadeada. Sobre a pessoa que est sendo considerada como um heri em potencial, comea a atuar a projeo por parte dos que o admiram, reforando o processo de identificao com o arqutipo.
15

Caso ocorra essa dupla situao, teremos, atravs do reforo mtuo, o surgimento de um personagem histrico com uma atuao representativa do arqutipo do heri salvador. Aps a morte do assim considerado heri, os seus adeptos simplesmente transferiro a projeo para a instituio que ele deixar, ou for atribuda ao mesmo. Este mecanismo, fonte de enorme poder, a base de quase todas as religies, o mito fundador, que parece ser uma condio essencial para qualquer entidade que pretenda sobreviver atravs dos sculos. Jung usou uma analogia com o espectro da luz, sugerindo que se o consciente fosse a luz visvel, as pulses estariam na regio do infravermelho, tendo a sua base na fisiologia. No outro extremo, na regio do ultravioleta, teramos os arqutipos, cuja formao viria de um nvel superior, os princpios organizadores universais. Em um nvel prximo, individual, teramos o efeito dos arqutipos residentes de atuao permanente e contnua que so, na realidade, complexos que se formam em torno da ativao de determinados arqutipos (a persona, a sombra, a anima e Self). Essa simplificao, embora de uso corrente, fonte de confuso, uma vez que o arqutipo reside no inconsciente coletivo e no no individual.

16

Os arqutipos residentes - na realidade, complexos e suas representaes nos sonhos sero descritos a seguir, de uma forma sucinta: A anima (ou, para as mulheres, o animus) o lado complementar, de sexo oposto, que atua como acesso ao inconsciente coletivo. a parte de nossa personalidade que lida com o transcendente e, portanto, com o espiritual. As pessoas muito pragmticas e extrovertidas podem ter dificuldade de perceber sua anima. A anima surge nos sonhos como uma fada ou uma deusa, ou algum ser alado. A sombra o lado obscuro, rejeitado da personalidade, que pode surgir nos sonhos como um malfeitor ou algum de aspecto grotesco. Equivale vagamente ao Id freudiano. Nem sempre negativa, podendo representar as habilidades e os dons no desenvolvidos de uma pessoa. Reconhecer e aceitar sua sombra faz parte do processo de individuao. A persona a mscara com qual nos apresentamos ao mundo. a parte da nossa personalidade acessvel s outras pessoas no convvio dirio. Em grande parte consciente, embora sua formao seja determinada por processos inconscientes.

17

O Self - tambm chamado de Si-Mesmo em algumas tradues - o arqutipo que representa equilbrio, aceitao, conciliao, integrao e totalidade. O Self pode surgir nos sonhos como a figura de Cristo, ou um rei, ou um smbolo circular, como o sol ou uma mandala ou, s vezes, como uma rvore. O complexo central da personalidade, ativado por esse arqutipo, tambm chamado de Self , ao mesmo tempo, o ponto central e o todo da psique. Enquanto o Self como arqutipo fcil de entender, o Self como complexo da psique um conceito bastante complicado. A notar que nos escritos iniciais de Jung falava-se em Imago Dei e no em Self. Este complexo superior, capaz de coordenar todos os outros, inclusive o complexo do ego, seria o equivalente de uma representao interna da divindade, um smbolo do deus interior. Costuma surgir nos sonhos quando se inicia o processo de individuao e representa um processo de busca do equilbrio na atuao dos diferentes complexos e uma integrao dos fatores conscientes e inconscientes. Este processo se inicia por uma viagem interior cheia de perigos na sua parte inicial (o confronto com o lado obscuro da mente, nossos demnios interiores) podendo, se mal conduzido, levar a uma perda de contato com a realidade.

18

CAPTULO 3 OS SONHOS Os sonhos sempre interessaram a humanidade, sendo associados religio, mensagens dos deuses ou dos mortos, ou previses do futuro. No sculo XIX, entretanto, os sonhos eram vistos pelos homens da cincia como um fenmeno de descontrole, como se o crebro adormecido funcionasse desordenadamente, ao acaso. Freud vai recuperar a importncia dos sonhos, considerados por ele como a Estrada Real para o Inconsciente. Esse lance de mestre por ele mesmo considerado como a sua maior descoberta , revolucionaria para sempre a psicologia. Sonhar no custa nada, mas desprezar suas mensagens pode custar muito caro. Um antigo provrbio diz que um sonho no analisado como uma carta importante que a pessoa recebe e joga fora sem a abrir. Os livros de interpretao de sonhos que existiram em tantas culturas constituam sistemas fixos de interpretao, mas a partir de Freud e de Jung, uma novidade importante surge: a interpretao depende do contexto pessoal.

19

Para Freud, o sonho a realizao de um desejo, mas este desejo no aparece de uma forma clara. O sentido latente fica disfarado no sentido manifesto, processo denominado trabalho-do-sonho, que ocorre para driblar o censor da conscincia. Aqui h uma discordncia importante com Jung, que considerava no haver tal processo, uma vez que, no momento do sonho, esta funo crtica deveria estar desativada; caso contrrio, por que existiriam os pesadelos? E se a conscincia est em repouso, o que este censor acordado? No pode ser parte do Inconsciente, pois o Inconsciente no censura. Para Jung as imagens do sonho so uma linguagem simblica prpria, no lgica, especfica do inconsciente. No conseguimos acessar facilmente as informaes do inconsciente, no em funo do recalque, mas porque estes dados esto em uma linguagem que no entendemos (imprecisa, emocional, sem logica, amoral, desconexa em relao ao tempo e ao espao). Para os freudianos, o sentido manifesto do sonho, sua narrativa aparente, rapidamente abandonado e atravs do mtodo das associaes livres, procura-se atingir o contedo latente, sua mensagem oculta, ou seja, percepo dos complexos. Jung, porm, discordava frontalmente disto, achando que este processo equivaleria a se afastar do sentido especfico do sonho.
20

Ele achava que o contedo manifesto, a narrativa original, de suma importncia e por causa disso o mtodo da amplificao usado, procurando-se o maior nmero possvel de referncias associadas s imagens originais. Os sonhos sero, portanto, interpretados de diferentes modos pelas vrias correntes da psicologia profunda, incluindo a a grande diferena que para Jung os sonhos podem estar se referindo ao futuro, e no apenas ao passado. As terapias convencionais buscam uma adaptao, pretendem moldar o psiquismo a uma linha de normalidade preestabelecida e, portanto apresentam um juzo de valor, por mais disfarado que possa parecer. Ao contrario, tanto na psicanlise quanto na psicologia analtica proposto um mergulho nas profundezas do ser, um autoconhecimento sem um referencial tico prefixado. Os sistemas de Jung e de Freud tm em comum, alm do individualismo, o relativismo moral e compartilham do mesmo ponto fraco, que a falta de uma viso poltica e social. Apesar dos grandes esforos, por alguns de seus adeptos atuais para a incluso de uma agenda de atuao no campo social, esta se revela algo desajeitada, precria e ineficaz, problema que remonta origem desses sistemas, como veremos adiante.

21

Do lado da psicologia analtica, o grande defensor da atuao poltica Andrew Samuels. Segundo ele, a nica coisa em que os analistas so realmente bons em conseguir que as pessoas expressem conscientemente o que j sabem inconscientemente, mas ainda no perceberam ou pensaram. Os analistas deveriam se aliar expressamente aos grupos marginais ou minorias, desvendando a experincia psicolgica de ser um excludo. Eles poderiam ajudar a superar os esteretipos defensivos impostos pela cultura dominante, ao analisar a natureza e a existncia da diferena em si, como se sentir diferente, como viver essa diferena.

22

CAPITULO 4 INDIVIDUAO

Quando o Ego se defronta com o Self, isto se parece muito com uma experincia religiosa, como a dos grandes msticos como Meister Eckhardt, Tauler, Hildegard Von Bingen, Angelus Silesius e So Joo da Cruz e seus encontros com o Deus interior. Jung mergulhou nesse processo, de 1913 a 1916 e relatou o extremo desgaste e a ameaa de colapso mental que essa sua viagem interior lhe provocou. Existem registros de que, no incio da psicologia analtica, vrios pacientes foram levados atravs desse mesmo processo, tendo o analista como guia. O caso mais bem documentado foi o de Herman Hesse1, que escreveu Demian inspirado no seu processo de individuao. Esse modo de encarar o processo de individuao como uma crise aguda de grandes propores, estimulada pelo analista, que comearia por uma nekyia, ou descida aos infernos, foi abolido na psicologia analtica a partir dos anos 70, quando vrias prticas polmicas - entre elas a da Soror Mystica - foram abandonadas.

23

__________ 1. Herman Hesse (1877 - 1962) escritor alemo.

Andrew Samuels, a grande voz do bom senso dentro da psicologia analtica, sugere que o processo de individuao seja visto como trs possibilidades distintas: a primeira, um processo genrico de amadurecimento ao longo de toda a vida. A segunda, como um processo tpico de crise na meia-idade, que requer um esforo deliberado de superao, mas que, a rigor, consistiria de um processo de evoluo e adaptao. No terceiro sentido, esse sim prprio da psicologia analtica na sua fase heroica, o processo de individuao seria um processo mais drstico e complexo, envolvendo uma integrao total da personalidade, incluindo aspectos transcendentais, algo que seria restrito a pessoas com necessidades espirituais mais profundas. Ao centrar o foco nas questes sexuais e na sua ligao com a infncia mais tenra, aos cinco anos o jogo j est feito, disse Freud, o pensamento freudiano subestima o desenvolvimento da personalidade nas etapas posteriores da vida. A religio se reduz neurose obsessional coletiva da humanidade e o surgimento de temas mticos em sonhos seria apenas a revelao de insignificantes resduos fsseis do inconsciente. exatamente sobre tais resduos, contudo, que Jung vai construir sua grande obra. Se para Freud a religio uma doena, para Jung a falta de religio, mais especificamente a falta de uma vida espiritual, que seria uma doena.

24

CAPTULO 5 PARA LER JUNG

Ao contrrio de Freud, que foi um brilhante explanador, Jung, com os seus trabalhos densos, introspectivos e tcnicos, jamais superou suas dificuldades de comunicao. Mesmo o livro mais conhecido sobre o pensamento junguiano, "O Homem e seus Smbolos", do qual ele apenas escreveu o primeiro captulo, rende-se a essa dificuldade. Seus discpulos, a quem orientou e encarregou de escrever os demais captulos, tambm no primavam pela arte de comunicao, com exceo de Jolande Jacobi. Uma farta gama de belas ilustraes, presentes na maioria das edies, tenta compensar visualmente o que falta no texto complexo, mas em vo procurar-se, ali, a alma do movimento junguiano. Para termos uma melhor ideia de quem foi Jung, preciso ler, antes de tudo, o livro "Memrias, Sonhos, Reflexes", parcialmente escrito por ele e completado, com base nos seus dirios, por Anniela Jaff.

25

Que Jung difcil de ler, talvez esta seja a nica unanimidade a respeito da sua obra. Parte da dificuldade a sua inteno de esconder ou minimizar o forte contedo espiritual presente na mesma. Uma associao com fenmenos espiritualistas levaria a uma acusao de ocultista, que representava, para a mentalidade ento dominante, uma ideia de coisa doentia, louca, decadente, que poderia destruir sua credibilidade cientfica. Da o cuidado com que evita termos que poderiam soar estranhos ou mesmo no cientficos. Por exemplo, o que ele chama de imaginao ativa poderia ser entendido como transe medinico ou, diramos hoje, estados alterados da conscincia, mas este um assunto que ele queria evitar a todo custo. A um leitor descuidado poderia parecer que ele est falando sempre de sonhos, mas analisando-se bem o texto, percebe-se que este no o caso. Arqutipo um termo que cobre vrias situaes diferentes na sua obra. Em algumas situaes o termo se refere s prprias imagens arcaicas, em outras a predisposies atemporais, estruturas sem contedo. Em outras, ainda, so determinantes teleolgicos, afetando o desenvolvimento da psique como atratores estranhos. Em algumas passagens do texto, contudo, no h como evitar a estranha sensao de que o termo ativao de arqutipos poderia ser substitudo por possesso por espritos.
26

Mais uma vez nos deparamos com a famosa ambiguidade de Jung e as suas tentativas de esconder uma conexo espiritualista. Essa ambiguidade ocasional, que afinal ele mesmo admitiu ter empregado, exige um trabalho de releitura. preciso lembrar que at o final da sua vida ele repudiava com veemncia o epteto de mstico. As dificuldades no param nisto. Para provar suas ideias, ele normalmente no usa um simples raciocnio dedutivo, mas algo que poderamos chamar de processo de ilustrao. Cita uma longa sequncia de analogias e exemplos, similares ideia original e, a um determinado momento, d-se por satisfeito. O acmulo de evidncias paralelas parece ter sido suficiente para ele. O leitor fica com a estranha sensao de ter pulado o trecho do texto onde a ideia teria sido demonstrada. Isso pode parecer pouco cientfico para ns, mas no para a poca, quando o modelo mais admirado de cincia era a arqueologia, no no sentido atual, mas moda de Heinrich Schliemann, o descobridor de Tria que, munido de versos de Homero, ps e uma brilhante imaginao, julgou ter descoberto a Tria da Ilada. Sua mulher, Sophia, desfilava nos melhores sales da Europa usando as joias encontradas nas escavaes, que Schliemann jurava, mesmo sem provas convincentes, terem pertencido a Helena de Tria. A atuao de uma mente ousada, aventureira e especulativa, parecia naturalmente cientfica para os contemporneos de Jung e Freud.
27

Os textos de Jung tambm atravessam com alguma dificuldade a barreira da latinidade. Portam uma pesada e quase indecifrvel ironia norte-europeia, um modo peculiar, espiralado, de rodear o assunto, multiplicando as descries paralelas, inflacionando o texto de substantivos, algo estranho nossa maneira latina, digamos, adjetivada. A Frana, por exemplo, apresentou uma significativa resistncia s ideias tanto de Freud como de Jung. Os franceses sempre consideraram os pensadores germnicos como soturnos e sombrios, depressivos e indigestos. Junte-se o antigermanismo ao antissemitismo da burguesia e teremos a perfeita barreira s ideias de Freud na Frana da poca. S com o alegre jogo de palavras de Lacan que, finalmente, Freud se tornou palatvel para os sutis intelectos gauleses. Enfim, uma psicanalise francesa! exclamar Edouard Pichon. E o que aconteceu foi que essa Psicanalise Francesa direcionou-se para teoria e analise textual, em vez de priorizar a prtica clnica. Contra o biologismo de Freud, surge ento Lacanismo, filosfico e literrio, muito mais prximo da tradio intelectual francesa. Alm disso, o movimento lacaniano vai herdar do meio intelectual parisiense, fortemente impregnado de marxismo, o zelo doutrinrio, a impacincia com pensamentos divergentes e uma auto confiana injustificvel.

28

Por um outro lado, curioso o interesse por Jung no Brasil, onde, pelo menos em tese, a averso introspeco profunda seria um trao cultural dominante. Pode-se supor que haja um terrvel malentendido na fonte, pois esta introspeco profunda, na sua vertente germnica, uma busca frentica e alucinada do eu interior, uma procura obsessiva da prpria identidade, com mpetos destrutivos, moda de Nietzsche e no de acordo com a nossa vertente melanclica e jansenista. Os textos de Jung esto impregnados dos sentimentos da sua classe conservadora, com citaes profusas de autores clssicos gregos, alm do inevitvel "Fausto" de Goethe1, conhecimentos comuns s pessoas de sua educao no mundo cultural germnico de ento. Plato, Kant, Schoppenhauer e Nietzsche so influncias importantes na sua obra que , sob certos aspectos, uma resposta a Nietzsche. Mesmo assim, preciso lembrar que informaes importantes sobre Jung foram por muito tempo omitidas, como as vrias sesses medinicas das quais ele participou entre 1920 e 1923 e o que teria sido o seu maior sonho (ou transe) em que ele se sentiu transformado no deus Mitras, fatos s divulgados aps 1980. Essas histrias geraram acusaes posteriores de que ele estaria tentando fundar um culto.

29

1. Johann W. Goethe (17491832), o grande gnio da literatura alem.

Alm da arqueologia e da mitologia, temos uma influncia da contracultura da poca em Jung, o que no ocorre com Freud. um pouco difcil definir as dimenses exatas dessas influncias, mas o ocultismo e as ideias de um retorno a uma religio anterior ao cristianismo certamente esto presentes nas divagaes da chamada volkisch kultur, a cultura popular germnica da poca. A onda orientalista, que surgiu a partir do movimento hippie dos anos 60, foi um movimento difuso, populista, liberal, no hierarquizado, repleto de cores, danas e incensos. Mas a onda orientalista esotrica que varreu a Europa dos meados do sculo XIX ao incio do sculo XX teosofia, antroposofia e outros teve um carter diferente, dual. Mas foi, principalmente, um orientalismo conservador, elitista e hermtico.

Algumas formas, contudo, atingiram um pblico no convencional e passaram a integrar o circuito de contracultura de Schwabing-Ascona, de 1880 at 1920, que foi o equivalente do movimento hippie dos anos 60 do sculo XX. Schwabing era o bairro bomio de Munique e Ascona, na Sua, o ponto de encontro dos jovens adeptos do amor livre, das drogas e dos cultos natureza, para o que naturalmente ajudava muito que a polcia sua fosse mais tolerante que a alem.

30

Jung, certamente, esteve em contato com alguns desses elementos, diramos hoje, alternativos, porque muitos acabavam internados, provavelmente por consumo excessivo de drogas, no hospital psiquitrico de Burghlzli, onde ele clinicava como psiquiatra. Essa contracultura teve uma estranha combinao de elementos: o orientalismo, o culto natureza e ao solo da ptria, o povo como entidade mtica, a mitologia germnica como fonte de inspirao, a paixo pelos acampamentos ao ar livre e cnticos em torno de fogueiras, elementos que o nazismo soube muito bem explorar. Como a mitologia germnica ficou fora de moda por causa da sua adoo pelo nazismo, hoje em dia nossos esotricos apelam para a mitologia cltica, que no tem essa vinculao, embora aparentada e continuam as danas sob o cu estrelado, as tnicas brancas, o culto Lua. Sai Wotan, entram os druidas. Em todo caso, no convm alimentar iluses. Filhos de sua poca, tanto Jung quanto Freud, eram politicamente conservadores e adeptos de solues autoritrias, sem nenhuma simpatia com posies de esquerda. Ambos mantiveram suas vidas, pelo menos oficialmente, dentro dos padres da respeitabilidade burguesa vigente.

31

32

Em que sentido, ento, poderiam ser considerados revolucionrios? Na realidade, esses presumveis herdeiros do iluminismo eram portadores de uma viso humanista e liberal restrita ao campo do comportamento individual. Estavam em oposio, apenas, a uma postura autoritria que pretendia impor um controle rgido dos comportamentos e dos modos de pensar individuais, uma caracterstica marcante da era Vitoriana. Em uma anlise sociopoltica, deveramos considerar que o surgimento da psicologia profunda caracteriza, a rigor, apenas uma revolta liberal e no uma revoluo no sentido mais amplo. Isso talvez explique porque tentativas posteriores de achar uma conexo entre a psicanlise e os movimentos de reforma da sociedade (como tentaram Wilhem Reich, Herbert Marcuse, Jean Paul Sartre e Norman Brown) nunca foram bem sucedidas. Parecia tentador ligar a libertao do indivduo libertao das massas, mas isto acabou se revelando um projeto utpico. Deve-se registrar tambm que Jung foi acusado de simpatia pelo nazismo, pois em alguns de seus escritos nota-se alguma velada admirao pelo mesmo, essencialmente pelas foras mticas desencadeadas, postura que ele abandonou a partir de 1938, horrorizado com os rumos que as coisas tomaram. Mas a sombra ficou, pelo menos pelas estranhas companhias, uma vez que os crculos de hermetismo e a extrema direita sempre tiveram uma certa afinidade entre si, como documentado no livro de Miguel Serrano, Hesse e Jung histria de duas amizades.

A modernidade fez surgir na terra de ningum entre o recuo da Igreja e o avano da Cincia, dezenas de novos sistemas de pensamento, a maioria deles baseada em racionalizaes parcialmente cientficas, a rigor misturas de ideologia e cincia, com a tpica e enervante tendncia militncia. Criados de um modo extremamente personalista, abusivamente abrangentes, muito marcados pelo contexto especfico de uma poca, a modernidade, e de uma cultura eurocntrica, utilizaram mtodos de divulgao e converso semelhantes a movimentos polticos ou seitas. Freud tinha percebido claramente o perigo de ser considerado apenas mais um ponto de vista e escreveu um longo texto negando que a psicanlise fosse um modo especfico de ver o mundo e que, na realidade, ela deveria fazer parte da viso cientfica geral. Ele usou o termo alemo weltanschauung, literalmente cosmoviso, mas o seu raciocnio parece bastante ingnuo para os tempos de hoje, em que as grandes narrativas perderam seu brilho e tm que dividir o espao democraticamente com uma infinidade de novas opes. Os defensores atuais da psicanlise preferem uma atitude mais elstica, jogando em trs posies simultaneamente. Assim, a psicanlise seria uma cincia, um processo teraputico e um mtodo de interpretao e investigao, querendo dizer com isso que se trata de um sistema triplamente qualificado.
33

A questo, porm, se na realidade no se trata de uma combinao incompleta de um pouco de cada uma dessas coisas. No modo pragmtico e imediatista atual, as pessoas esto mais preocupadas com solues do que com interpretaes e, portanto, so tempos de crise para a psicologia profunda.
Esta crise no deriva de que a psicanlise esteja certa ou errada, mas da incapacidade de uma frmula, to vinculada modernidade, se manter dominante em um mundo ps-moderno, no qual o contexto no lhe absolutamente favorvel. A psicologia analtica s no foi to atingida porque inclui elementos que so especialmente caros ao pensamento contemporneo, como a questo espiritualista, da qual James Hillman tentou, sem sucesso, se libertar. Andrew Samuels distingue, com fina ironia, quatro tipos de analistas junguianos: o fundamentalista, que se orienta rigorosamente pela vida e obra de Jung; o clssico, ligado s ideias pessoais de Jung, mas com uma viso crtica. O desenvolvimentista, que associa a psicologia analtica com os estudos freudianos sobre o desenvolvimento da criana e do adolescente. Finalmente, o chamado psicanaliticamente orientado, que valoriza a transferncia como o problema maior e, neste caso, a diferena entre esse modelo e a psicanlise ortodoxa freudiana cai quase a zero.

34

CAPTULO 6

ESPIRITUALIDADE JUNGUIANA

O pai de Jung, Paul Jung, era um pastor protestante que parece ter perdido progressivamente a sua f, ficando bastante deprimido em consequncia, situao que o jovem Jung acompanhou angustiado e que o influenciou muito, tanto que ele atribuiu a morte precoce do pai ao fato de a religio no ter sido capaz de lhe dar uma vida espiritual de intensidade esperada. Para sempre carregaria uma desconfiana pelo cristianismo e um desejo inconsciente de reform-lo. A me de Jung, Emilie Preiswerk, como tambm vrios parentes do ramo materno, tinham dons medinicos. O pai de Emilie, Samuel Preiswerk, que tambm era pastor, conversava com sua falecida primeira mulher e costumava pedir sua segunda mulher que ficasse atrs dele enquanto fazia sermes, para afastar os maus espritos que ele sentia perto de si.

35

Helene Preiswerk, prima de Jung, tambm tinha estranhos poderes e foi o tema da dissertao doutoral de Jung: "Sobre a Psicopatologia dos Fenmenos Ditos Ocultos". No trabalho ela citada com um pseudnimo, mas como Basilia era uma cidade pequena, todos acabaram por identific-la. Ela, provavelmente por causa disto, jamais conseguiu casar-se. Na poca, tais dons eram interpretados como o chamado sangue fraco, meio caminho andado para a loucura, destino provavelmente temido por Jung. Talvez, por isso, ele quisesse tanto tornar cientficas as observaes sobre fenmenos paranormais, justificando essas tendncias, retirando a sua ligao com a chamada fraqueza da mente e evidente que nesse caso ele advogava em causa prpria. Os fatos relatados acima explicam porque a posio de Jung em relao espiritualidade foi to influenciada por fatores familiares. Quando lhe perguntaram se acreditava em Deus, Jung respondeu: "Eu no acredito (...) eu sei!" A religio para ele, portanto, no era nem uma crena racional, nem f em uma revelao transmitida. Seria uma vivncia interna, intensa e individual, como para os grandes msticos, cuja experincia de Deus parecia bem pouco ligada estrutura oficial das religies organizadas. De fato ele afirmava que a religio organizada a melhor maneira de matar a experincia espiritual. Esta espiritualidade selvagem, que ele propunha, no teria realmente como agradar s correntes religiosas mais conservadoras.
36

Esta a distino fundamental que ele fazia: o fenmeno religioso era uma realidade para a psique, mas nada se poderia dizer sobre a existncia da coisaem-si. Nisso ele pretendeu seguir a filosofia de Kant , mas os filsofos profissionais consideram que ele manipulou esses conceitos, apenas para evitar definirse sobre a realidade ltima das coisas espirituais. J os telogos negam que a religio possa se basear na anlise de experincias e observaes psicolgicas, uma vez que seu poder deriva da verdade revelada, portanto, fora do alcance da pesquisa emprica. Essa foi a posio do padre dominicano ingls Victor White, que passou trs meses discutindo com Jung, a convite do mesmo, sem que eles chegassem a um entendimento comum. Pouco tempo aps a morte do padre Victor White, Jung escreveu para seus amigos, lamentando essa perda e declarando que gostaria que o mesmo tivesse sido seu sucessor. Estranhas palavras para quem sempre insistia que seu sistema no era uma religio. Se Jung pretendeu recriar um culto pago, direcionado a Mitras ou Dionsio conforme suposio precariamente formulada por seus crticos mais radicais, ou simplesmente propor uma reforma do cristianismo, tornando-o mais mstico, como afirmam outros, uma questo aberta a debates, mas de interesse apenas histrico.
1

1. Immanuel Kant (1724 1804), filsofo alemo. 37

Embora nenhuma religio d a sua aprovao oficial, na prtica os contatos so intensos e permanentes. Existem, no momento, vrios padres catlicos e pastores protestantes que so analistas junguianos, sem que o grande pblico se d conta. No "Guild of Pastoral Psychology" analistas junguianos e padres da igreja anglicana se renem semanalmente em Londres, h cinquenta anos. Devem ser lembrados tambm os interessantes debates com o reverendo Vincent Cox, de confisso anglicana, que constam da obra de Jung "Vida Simblica. A partir de 1980 o pensamento junguiano foi sendo redescoberto pelo grande pblico, coincidentemente com a falncia do modelo materialista, mecanicista e reducionista da cincia e com o surgimento gradual de uma nova espiritualidade. Esta nova espiritualidade, ou espiritualidade da Nova Era ou onda de esoterismo, como popularmente conhecida, parece ser um fenmeno catico, principalmente se observarmos o ecletismo das chamadas lojas de artigos esotricos. Se prestarmos ateno, contudo, veremos que algumas ideias do uma certa unidade a esse conjunto de movimentos, como a ideia de que a religiosidade muito mais uma experincia pessoal do que a submisso a uma verdade revelada. Podemos observar tambm a aceitao da expresso multicultural, ou seja, a ideia de que a liturgia e os textos sagrados so vises culturalmente diferenciadas dos mesmos fenmenos espirituais bsicos.

38

Ainda outra ideia a do carter sagrado do mundo em que vivemos, uma certa viso pantesta. Tudo isso encontra apoio direto nos escritos de Jung, que enxerga o ser humano como conectado a uma Alma do Mundo, referida tambm como Anima Mundi ou Unus Mundus. No de se estranhar, portanto, que Jung tenha se transformado em um guru da nova era, embora isso leve a uma viso limitada de sua obra. Os que se fascinam pelos aspectos mgicos da vida de Jung provavelmente, se decepcionaro com seus seguidores atuais. H sempre uma distncia entre o criador de uma obra e a instituio por ele legada e a psicologia analtica atual tornou-se, gradualmente, um movimento psicoterpico quase convencional, embora com um interesse incomum por questes de religio e espiritualidade. O desejo humano por transcendncia encontra eco em Jung, mas no em Freud. Seria de se esperar que as religies organizadas tivessem se interessado por aquele, devido sua abertura para o fenmeno religioso. A concepo junguiana, contudo, insinua o que os lderes religiosos mais temem: que a diferena entre as religies seja pouco relevante, sendo a experincia direta da divindade possvel atravs de qualquer uma delas ou mesmo sem elas e, portanto, o interesse por Jung surge mais da periferia do poder eclesistico do que do seu centro.

39

Tambm no poderia conquistar muita simpatia a opinio dele de que as religies organizadas tradicionais seriam como conchas abandonadas de moluscos, estruturas ocas, das quais a verdadeira vivncia religiosa j teria partido h muito tempo. Alguns estudiosos pretenderam achar semelhanas entre o pensamento de Jung e o budismo. uma comparao difcil de ser feita, pois existem vrias formas de budismo e a terminologia utilizada no tem equivalente exata no pensamento dito ocidental. Sempre possvel achar analogias, mas no caso o mais correto admitir que haja alguns pontos de semelhana, talvez apenas com a tradio budista da linha Teravada. A nossa tendncia de colocar os sistemas de pensamento em categorias rigorosamente definidas pode ser a razo das nossas dificuldades de entendimento, uma vez que no mundo budista e hindusta no existe uma fronteira definida entre psicologia, filosofia e religio. Curiosamente, o pensamento de Jung partilha deste mesmo problema, pois transgrede as mesmas fronteiras. Para muitos psiclogos no seria verdadeiramente uma psicologia por causa da sua vertente espiritualista; para os telogos no tinha nada a ver com religio por causa do seu empirismo e para os filsofos era um sistema insuficientemente estruturado.

40

CAPITULO 7 AS QUATRO FACES DE DEUS

Um tema recorrente em Jung a significao mgica do nmero quatro. Ele considerava que na Trindade crist faltava uma pessoa e escreveu um longo artigo de elogios ao dogma da Assuno de Nossa Senhora promulgada por Pio XII. Finalmente, afirmava, temos a quarta pessoa, o personagem feminino que faltava. Podemos imaginar a consternao que este elogio deva ter produzido no Vaticano, naquela poca. Jung sugeria, com notrio exagero e falta total de senso poltico, que tambm no se podia excluir o lado mau de Deus e que o diabo tambm deveria ser contemplado, levando o reverendo Vincent Cox a indagar, exasperado: "Afinal, o senhor quer quatro ou cinco pessoas divinas?", para o que Jung no forneceu qualquer resposta satisfatria. Estas incurses de Jung pelo campo teolgico sempre foram recebidas com reservas, principalmente o seu livro "Resposta a J", com consideraes sobre o chamado problema do mal.

41

Neste trabalho ele mostra o Deus do Antigo Testamento como arrogante e prepotente com J. Afinal, jogar todas as desgraas do mundo sobre o pobre homem s para ver se ele era realmente fiel, est bastante distante de um Deus infinitamente bom e justo. Jung mostra um J moralmente superior, que leva Deus a querer se aperfeioar, levando-O sua deciso de se encarnar como homem. Essa concepo, digna de um Jos Saramago , no mnimo, uma bela criao literria. Para os telogos, a posio a mesma de sempre: Jung est fora do seu campo, no deveria tratar de teologia. Mas qual a razo de Jung tocar nesse assunto? Simplesmente porque o Deus que aparece nos sonhos de seus pacientes e nos dele prprio, um Deus com uma face cruel, que inspira temor. De acordo com Jung, se o inconsciente revela um Deus to terrvel, esta impresso deve decorrer de um fator psquico inconsciente que conhece a essncia ambivalente da divindade, de fato o Senhor do Bem e do Mal. Jung mostra que apenas o cristianismo insiste na bondade absoluta de Deus, embora com a exceo do calvinismo, que aponta Deus como justo, mas se recusa a defini-lo como infinitamente bom. Para a maioria das outras religies a divindade suprema seria tanto criadora como destruidora. A obra de Jung suscita grandes objees por parte dos setores cristos mais conservadores. A "Coalizo Americana dos Cristos Conservadores" chega a considerar, com grande exagero, Jung como a maior ameaa ao cristianismo nos tempos atuais.
42

Este temor deriva da grande penetrao do pensamento junguiano junto s bases da maioria das denominaes crists. Para esses conservadores Jung um caminho para o neopaganismo, um fator principal do movimento Nova Era corrente. No podemos nos esquecer, contudo, da origem calvinista da maior parte do cristianismo americano, com todas as implicaes em termos de suspeita, excluso e desprezo aos considerados no eleitos. Alavancadas pelo seu grande poderio financeiro, as organizaes crists conservadoras americanas esto apoiando todo e qualquer ataque a Jung, como o tendencioso livro de Richard Noll, "O Culto a Jung", exemplo acabado do que a crtica literria chama hoje de patografia, ou seja, uma biografia que vasculha todos os aspectos negativos que se possa encontrar sobre algum, concentrando-se sobre eles e dando-lhes a pior interpretao possvel. Andrew Samuels argumenta que perda de tempo simplesmente defender a pessoa de Jung. Ou o movimento junguiano gerou um sistema coerente de ideias que funcionam e atuam positivamente e se liberta da venerao ao seu fundador, ou fica marcando passo, na defesa de uma pessoa em vez de ideias; o que inoperante, pois quase todos os grandes homens tiveram alguns pontos fracos indiscutveis, indecises, fraquezas e posies dbias.
43

J a reao a Jung entre os catlicos varia muito, vai da posio extremada de incompatvel com o cristianismo de acordo com o padre Raymond Hostie, passando pela admirao lcida do telogo Leonardo Boff at, no outro extremo, a posio do padre John Dourley de que a psicologia analtica deveria simplesmente absorver o cristianismo. Cabe aqui uma observao: o encontro de uma espiritualidade em aparente declnio com uma psicologia em expanso teria de ser traumtico. Porm, as grandes religies se movem lentamente, pois da sua essncia agir pensando em sculos e no em meses ou anos. Qualquer um que queira pensar no futuro do cristianismo deveria levar em conta o fator Jung. As mudanas, maiores ou menores, tm uma grande probabilidade de ocorrer nessa direo. O telogo James Heisig, que estudou a fundo a questo, definiu o dilogo entre a psicologia analtica e o cristianismo como "(...) absolutamente catico (...) apesar de quatro dcadas de discusses (...)". As opinies de Jung sobre religio continuam a gerar polmicas, como a ideia de que a psique humana e sempre ser ativada por quatro faces de Deus: o Criador Severo e Irado, a Grande Me Compassiva, o Filho Salvador Heroico e o Esprito de Sabedoria. A quaternidade de Jung pode no ser correta teologicamente, mas parece refletir uma profunda sabedoria do inconsciente coletivo, ou uma faceta desconhecida da psicologia da alma.
44

CAPTULO 8 GNOSE E ALQUIMIA Jung recuperou os estudos sobre a alquimia revelando que na estrutura do seu discurso se esconde uma discusso sobre a alma e o seu desenvolvimento espiritual. Estabeleceu uma ligao desses estudos ao antigo gnosticismo e da, para tempos mais recuados, s religies pags, como o mitrasmo e a religio do antigo Egito. Sua fascinao pelo gnosticismo era tanta que ele assinou com o pseudnimo de Basilides o seu famoso "Sete Sermes aos Mortos". Essa corrente espiritual, embora condenada como heresia, teria seguido paralela ao cristianismo, como uma sombra atravs dos sculos. Talvez seja o lado esotrico, complementar, nunca admitido publicamente. a fascinao de Jung por essas ideias que gera, em tese, a acusao de paganismo, embora ele visse muito alm disso, propondo uma ligao entre todas as formas de religio e os conhecimentos esotricos. lgico que uma maneira to peculiar de encarar a religiosidade teria uma reao bastante controvertida.
1

45

1. Basilides, gnstico do sculo II d.C.

Seria complicado definir, em poucas linhas, o gnosticismo, mesmo porque o mesmo se constituiu de vrias tendncias com diferenas importantes entre si. Mas alguns princpios bsicos so comuns: a ideia de que o mundo foi criado por um deus inferior, o demiurgo, sendo que o Deus supremo est acima desta criao imperfeita. Portanto, o mundo carrega o estigma do erro, mas cada pessoa possui em si mesma a centelha divina, que se libertando deste mundo de trevas, poder alcanar a divindade suprema. Tal experincia s seria possvel atravs de um conhecimento secreto, que a gnose, ou conhecimento esotrico, que permitiria ao discpulo superar essa priso do mundo, embora apenas poucos o conseguiriam. Jung afirmava que a religio estava ligada histria cultural de um povo. Nunca recomendou que as pessoas abandonassem o cristianismo. Ao contrrio, afirmava que seria intil as pessoas do mundo ocidental se dedicarem, por exemplo, s exticas religies orientais. O substrato cultural do ocidental jamais absorveria todo o contexto inerente quelas formas de religiosidade. Seria perda de tempo um ocidental posar de budista. Ficaria no mximo uma caricatura, na sua opinio. Lembrava que embora houvesse no Japo, h alguns sculos, comunidades de japoneses cristos, os seus descendentes continuavam a ter sonhos com motivos budistas.

46

Apesar de seu enorme interesse por religies orientais, jamais advogou que as pessoas se tornassem budistas ou hindustas, abandonando o cristianismo, ao contrrio do que muitos possam pensar. O que adiantaria, ele perguntava, as pessoas aprenderem ioga, que surgiu numa cultura de fuga da realidade, enquanto continuassem altamente agressivas e competitivas dentro da sociedade ocidental? A retomada da religiosidade individual passaria pela religio ligada cultura em que as pessoas foram criadas. Sempre criticou o protestantismo tradicional por ter perdido seu sentido de liturgia, por sua rejeio do misticismo e pela perda da emoo religiosa mais profunda. Apesar disso, ele jamais abandonou formalmente a Igreja Reformada Sua, de origem calvinista, embora matizada por influncias luteranas, da qual seu pai tinha sido pastor. Jung via o catolicismo como muito mais saudvel psiquicamente, devido ao seu alto contedo emocional. O que ele rejeitava de negativo no catolicismo era o centralismo e o autoritarismo, com o que ele declarou claramente jamais poder concordar, em seu artigo "Porque no sou catlico". Jung escreveu os prefcios de dois livros de Richard Wilhem, o "Livro das Mutaes", um estudo sobre o I Ching, e o livro "O Segredo da Flor de Ouro", sobre alquimia chinesa.
47

Seus estudos do I Ching e da alquimia chinesa relacionavam-se questo da universalidade dos arqutipos e do substrato universal comum do inconsciente coletivo, no sendo uma simples validao dos processos ali descritos.
O mesmo vale para suas observaes sobre o tar e a astrologia. Trata-se, em todos esses casos, do vislumbre de uma estrutura psicolgica comum a todos esses temas e no, como erradamente se pensa, de acreditar que esses processos teriam uma validade total, um processo divinatrio que realmente funcionasse em qualquer circunstncia. Seja como for, Jung costumava fazer mapas astrais de seus clientes e sua filha Gret Baumann-Jung tornou-se a mais famosa astrloga de Zurique. verdade que sob certas situaes especiais, poder-se-ia ter muito mais que um acerto aleatrio, atravs do fenmeno de sincronicidade quando, Jung acreditava, poderia ocorrer uma manifestao de arqutipos, contendo mensagens de significado especfico e real. Por exemplo, o nascimento de uma pessoa predestinada a ser famosa estar associado ao aparecimento de uma estrela nova no cu, fato que evidentemente no poderia ser explicado pelas leis da fsica. A sincronicidade seria a ocorrncia de coincidncias significativas, sem nenhuma conexo causal, porm interligadas por um sentido simblico.
48

Essas manifestaes no estariam, contudo, sob controle da vontade, advindo da as suas divergncias com Rhine a respeito das pesquisas parapsicolgicas. No se tratariam de poderes, mas, sim, de ocorrncias. Evidentemente, estamos falando de um dos pontos mais controversos das ideias de Jung. Aqui, estamos pisando em terreno realmente frgil. A sincronicidade no , contudo, um ponto essencial do pensamento junguiano. Quanto astrologia, o significativo seria a coincidncia dos movimentos dos astros com as estruturas psicolgicas. Os astrlogos, atravs de sculos de estudos, teriam projetado naqueles corpos celestes e nos seus movimentos, as percepes que jaziam no inconsciente coletivo. O que significa que se estamos lendo o que est escrito nas estrelas, estamos lendo, at certo ponto, o que a humanidade mesmo escreveu, porque ao atribuir smbolos e significados aos astros e seus movimentos, usando a intuio, o ser humano simplesmente parece ter transferido a sabedoria do inconsciente coletivo para um suporte especfico. importante destacar, como fez o filsofo e professor Renato Janine Ribeiro, que Jung deu um novo sentido astrologia que, se antes era vista como uma maneira de detectar infortnios ou lances de sorte, passa a ser mais uma anlise das possveis influncias positivas e negativas atuando sobre a vida das pessoas, dando uma oportunidade ao ser humano de compreender a sua prpria vida.
2

49 2. John B. Rhine (18951980) parapsiclogo americano

Alguns autores atuais, mesmo influenciados por Jung, preferem cit-lo apenas como uma referncia distante, seja para evitar conexes com suas atitudes mais polmicas, seja pela necessidade de parecerem originais. o caso dos criadores da psicologia transpessoal e tambm do filsofo americano Ken Wilber que, curiosamente, reivindica ter sido o primeiro a estabelecer uma conexo entre psicologia e religio oriental. Ele tece algumas crticas muito interessantes, como o pouco reconhecimento da importncia das estruturas intersubjetivas (linguagem, cultura, tica, sistemas sociais) tanto por parte de Jung quanto de Freud e qualificando entre o que ele chama de falcias prtrans o fato de Jung no distinguir entre os componentes espirituais prracionais, ou seja, infantis e primrios, e os transpessoais, ou seja, produtos de uma evoluo espiritual. Ken Wilber falha, contudo, ao ficar preso ao paradigma do espiritualismo evolucionista, como grande parte dos pensadores alternativos e, especialmente, os pseudobudistas da Califrnia e do Colorado. H um otimismo ingnuo nessa postura, fruto de uma sociedade que acha que tudo se resolver e da melhor maneira possvel, apenas levar tempo. No h o sentido do trgico, no h passionalidade em Ken Wilber.

50

CAPTULO 9 JUNG E A ARTE Jung sempre incentivou os seus pacientes a desenhar ou pintar as imagens que apareciam em seus sonhos. Para ele, a forma era significativa e no apenas o contedo que pudesse ser extrado dessas representaes. Ele achava importante que as pessoas desenhassem e pintassem regularmente, de modo livre, possibilitando a expresso dos contedos inconscientes. Sua ligao com a arte no encontra paralelo em Freud, que a considerava uma sublimao neurtica. Esta posio foi criticada por Jung como sendo o equivalente a considerar a obra de arte como uma doena. Afinal, considerar que as neuroses de um artista influenciaram a sua arte, no explica o apelo que a grande obra exerce sobre tantas pessoas. Para Jung, a Grande Arte apresenta-se como uma mensagem do inconsciente coletivo para toda a humanidade. Trata-se, portanto, de canalizao e no de sublimao.
51

Devido ao excesso de energia psquica consumida por to grande tarefa, esse processo pode provocar um desequilbrio da personalidade. Assim, para Jung, a atividade artstica, em seu nvel mais alto, pode alterar a mente do artista, levando-o a neurose, se seu psiquismo no estiver forte o bastante. Para Freud, ao contrrio, so as neuroses que explicam a obra de arte. interessante comparar a anlise da obra de Leonardo da Vinci, "A Virgem, Santana e o Menino Jesus", sobre a qual tanto Freud, quanto Jung, escreveram. Fica claramente demonstrado o posicionamento diferente dos dois. Enquanto Freud desdobra-se sobre os provveis problemas sexuais de Da Vinci, a anlise de Jung pergunta por que essa obra nos fascina e conclui que ali est representado o arqutipo da dupla maternidade, que nos remete ao mito do duplo nascimento, o fsico e o espiritual, que seria o fator que nos comove profundamente. A influncia de Jung muito marcante nas artes, por seu entendimento de que a criatividade uma fora positiva nica e especial. Jung alertou para a fora das imagens e a tremenda carga psquica de que podem estar possudas, influenciando nesse sentido at mesmo a psicanlise, apesar da mesma tradicionalmente ter valorizado a palavra em detrimento da imagem. Como vimos, ele tinha um grande sentido visual das coisas e considerava que a criatividade artstica tenderia a ativar e expor o material inconsciente, levando a uma harmonizao da psique.
52

Grandes cineastas como Ingmar Bergman, Frederico Fellini e Akira Kurosawa, foram diretamente influenciados por ele. Kurosawa tem uma frase interessante, com um tom muito junguiano: "o homem um gnio enquanto sonha". Jung foi um grande incentivador da arte como terapia, insistindo que a realizao e a contemplao dessas expresses plsticas tinham um efeito teraputico importante. Considerava que uma imagem possua um valor simblico, portanto, no redutvel a uma simples descrio racional. Em uma passagem breve, mas curiosa, chegou a especular que a dana poderia tambm ter efeito teraputico, o que para a poca era uma ideia incomum. A mandala (que significa crculo em snscrito), figura muito utilizada para meditao no budismo tntrico tibetano, foi identificada por Jung como o smbolo da totalidade psquica. Segundo ele, este motivo aparece frequentemente nos sonhos das pessoas na crise inicial que precede o processo de individuao. Surge ocasionalmente tambm em desenhos de psicticos. E aparece como smbolo de uso comum em pocas de crise em muitas culturas. A mandala formada por uma srie de figuras e motivos ao redor de um ponto central, rodeado de crculos ou de formas quadradas e est geralmente dividida em quatro, oito ou doze sees, apresentando cores variadas, alm do seu desenho complexo.
53

Jung localizou figuras similares em quase todas as culturas e valorizava muito seu sentido universal. Ele tambm pintou uma srie de mandalas e algumas dessas figuras esto representadas na sua obra "Os Arqutipos e o Inconsciente Coletivo". Desenhar ou pintar mandalas, segundo ele, teria um grande e importante efeito teraputico. Os vitrais de rosceas das catedrais gticas seriam um exemplo do uso religioso das mandalas. Ironicamente, h muitas vezes mais mandalas que cruzes nas igrejas. Formas circulares tm tradicionalmente uma conotao de totalidade e na forma de uma serpente mordendo o rabo, representavam a eternidade para os antigos egpcios, do mesmo modo que a serpente uroboros dos alquimistas. Muitos crticos acharam exagerada a obsesso de Jung por mandalas, mas para ele a universalidade de um smbolo como a mandala era um argumento muito forte para a teoria do inconsciente coletivo, da sua importncia. Jung irritou muitos uflogos ao sugerir na sua obra "Um Mito Moderno" que as vises de discos voadores seriam alucinaes compensatrias, vises de mandalas, provocadas pela angstia da sociedade moderna em relao a uma possvel guerra nuclear. Jung deparou-se com a enorme quantidade de material mitolgico contido nas alucinaes dos psicticos internados no Hospital psiquitrico de Burghlzli, material para o qual ningum antes tinha prestado ateno.
54

Ele percebeu que, muito alm de ser apenas um sintoma, essas vises poderiam estar sinalizando uma tentativa de cura da prpria mente. Ele tinha uma enorme capacidade de intuio, surpreendendo muitas vezes seus pacientes ao adivinhar situaes que os mesmos tinham vivido antes de eles mesmos as contarem. Nise da Silveira, brilhante psiquiatra brasileira, utilizou muito a arteterapia com os internos do hospital do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Entusiasmada com as ideias de Jung, encontrou-se com ele em Zurique. Depois de uma longa conversa, Nise perguntou: "Meus pacientes pintam, mas aquilo no faz sentido". Jung fez uma longa pausa. E, fitando-a nos olhos, respondeu: "Estude mitologia". Nise passou a ver com novos olhos os trabalhos de seus pacientes. Sim, ali estavam os deuses e demnios, seus enigmas, rituais e celebraes e as estranhas vises que provocavam, tudo colocado nessas obras hoje famosas e que so exibidas no Museu do Inconsciente. Esta atitude frente aos delrios acabou se disseminando por vrias instituies psiquitricas, tendo como exemplo mais famoso o caso de Artur Bispo do Rosrio, embora o mesmo no estivesse ligado diretamente a Nise da Silveira. Artur Bispo do Rosrio, negro, pobre, louco, gnio, hoje tema de artigos e livros, um fenmeno cultural, exposto na Bienal de Veneza e eternizado no campo das artes.

55

O seu "Manto para Encontrar com Deus" uma obra que emociona, arte em estado puro, absoluto, o ponto mximo de um processo de resignificao da loucura, de redeno daqueles que no tiveram voz, mas mantiveram a chama do contato direto com a essncia divina. O grande pintor Van Gogh, em carta a Gauguin, lembra que a arte deve ser procurada no mais profundo de nossa alma, como um diamante escondido no interior da terra. Essa posio muito semelhante de Jung. A arte aqui no sublimao, fuga, mas, sim, encontro, descoberta. Nesse caminho para dentro, a primeira camada encontrada semelhante ao inconsciente proposto por Freud, ou seja, um depsito de sentimentos negativos recalcados. quando se consegue passar para alm desse ponto e continuar a viagem que se chega ao reino da arte, do sublime, da espiritualidade e da transcendncia, da unidade com o cosmos. A psicanlise freudiana, por se basear no materialismo absoluto, no consegue reconhecer, nem lidar, com esta dimenso extra.

56

CAPTULO 10 CONFLITO DE GNIOS O pensamento de Freud oscilou muito durante os anos em que ele trabalhou. Apesar de ter feito uma opo materialista, rejeitando qualquer vertente espiritualista na psicanlise, no fim da sua vida declarou que se pudesse recomear, dedicaria mais tempo ao estudo dos fenmenos paranormais. Embora tenha se dedicado ao estudo de uma dinmica da mente na qual os problemas psquicos surgiriam atravs de processos mentais, previu, nos seus escritos finais, que com o passar do tempo seriam descobertos remdios que poderiam atuar nos distrbios mentais e, ento, a psicanlise, cara e demorada, poderia retirar-se de cena. Por que essas declaraes so to pouco conhecidas? Porque o j citado Ernest Jones se encarregou de classificar esses comentrios finais como sendo escritos especulativos e no doutrinrios e, dada a sua influncia no movimento psicanaltico, a sua colocao acabou prevalecendo. Como sempre acontece, quem controla a interpretao, controla a doutrina.
57

O momento crucial da disputa entre Jung e Freud foi a publicao, em 1912, do livro "Smbolos e Transformaes da Libido" , por Jung, em especial o captulo "O Sacrifcio", que apresenta uma viso mtica do tema do incesto tratado como uma representao de uma regresso da libido em direo a um estgio anterior pr-natal, tendo apenas secundariamente uma conotao sexual. Esta verso da libido como uma fora vital ampla e geral, cuja expresso como sexualidade representaria um estgio particular, contrariava o rgido enfoque freudiano de que a sexualidade fosse a fora bsica e primitiva. Freud apresentou, posteriormente, sua resposta no livro "Totem e Tabu", com a verso de que toda a civilizao baseia-se na proibio do incesto, originada da culpa relativa ao assassinato do Grande Pai da horda primeva, a tribo original da qual todos ns descenderamos. A ideia da horda primeva de Darwin, do qual Freud era um grande admirador. Os estudos modernos sobre comportamento dos animais, especialmente sobre nossos parentes prximos, os primatas, no apoiam essa teoria. Instintivamente, os animais superiores, em estado selvagem e em condies ecolgicas normais, tendem a cruzar fora do seu grupo familiar original. A seleo natural teria favorecido comportamentos que criassem maior diversidade gentica, um fato que no era conhecido na poca de Freud.
1

58

1. Esse livro foi revisto vrias vezes por Jung, tendo a ltima edio recebida o ttulo de "Smbolos da Transformao" (Obras Completas vol. 5).

Falta uma boa explicao de como este sentimento de culpa se transmitiria ao longo de um perodo que a moderna antropologia considera que poderia ter chegado a trezentos mil anos. Tambm no fica definida qual a situao das mulheres no caso, uma vez que esta teoria do crime primitivo faz referncia apenas culpa de homens, que teriam matado o Grande Pai porque o mesmo monopolizava as mulheres. Uma teoria, portanto, com fundamentos precrios. O que no impede que "Totem e Tabu" seja o livro de cabeceira para muitos freudianos lacanianos, adeptos de uma flexibilizao interpretativa que libera do compromisso com a realidade literal. De fato, argumentam, a hiptese do crime primitivo se adapta to bem teoria geral freudiana, que no importa que a mesma no seja verdadeira, mas, sim, que a construo desse mito atenda necessidade da psique humana. Mas o que isto, seno literatura! O que importa seria a eficcia do saber construdo, no sendo relevante que seja verdade ou no. Poderamos, contudo, dizer a mesma coisa da histria de Pinquio ou da Branca de Neve, porque a estamos muito mais prximos da criao literria do que qualquer coisa que possa ser chamada cincia. A hiptese do crime primitivo, cuja culpa carregaramos at hoje, pode ser considerada, ento, como apenas uma postura solitria e bizarra de Freud.
59

Durante muito tempo, Freud acreditou no hipnotismo como terapia para, depois, abandon-lo. Em 1884 comeou a advogar o uso da cocana para melhorar o estado de esprito das pessoas, tendo inclusive o recomendado sua futura esposa Martha Bernays e a alguns amigos. S se deu conta do seu erro mais tarde, quando seu amigo FischerMaxlow, a quem tinha receitado cocana, comeou a apresentar alucinaes, vendo pequenas cobras subindo por sua pele. O abandono da Teoria da Seduo por Freud tambm foi feito com muita hesitao, numa ao cheia de dvidas. Com tantas idas e vindas, no teria sido possvel somar as posies de Jung s suas? Por razes no muito claras ele resolve, no momento do conflito com Jung, definir uma ortodoxia severa em torno da origem sexual das neuroses. Logo ele, que tinha sido to revolucionrio e to aberto a ideias novas. A sua fantstica flexibilidade, que lhe tinha permitido ir to longe, deu lugar a uma ferrenha obstinao. Jung alertou-o de que sua obsesso era neurtica e causaria problemas futuros para a psicanlise, que poderia ficar rgida e limitada, previso que muitos consideram confirmada. Freud no viu nenhum futuro na religiosidade, que atravessava um perodo de descrdito muito grande. Ele optou por um sistema rgido, materialista e reducionista. E, no mdio prazo, a escolha deu certa, pois atendeu ao esprito da poca. Estranhamente, contudo, uma parcela significativa dos textos de Freud trata de temas ligados religio.
60

De fato Freud pertence ao brilhante grupo de cientistas e intelectuais judeus que surgiu na Europa do sculo XIX e incio do sculo XX, perodo no qual as restries aos judeus foram sendo retiradas na maioria dos pases da Europa, at o surgimento do nazismo, quando a situao voltou a se deteriorar, atingindo o horror inimaginvel. Durante o sculo XIX, abriram-se as portas da integrao para esses jovens intelectuais vidos de reconhecimento e ascenso social, mas o preo a pagar seria alto: o abandono das tradies judaicas e, em particular, do judasmo como religio. Muitos deles vo optar, portanto, por um humanismo secular, pelo atesmo ou, no mximo, por um vago desmo. O sistema freudiano ficar, assim, marcado por esta falta de espiritualidade. No lugar de Deus, ausente, a fora obscura do inconsciente, tambm invisvel e tambm portador de ordens autoritrias, com o qual o ser humano pode no mximo alcanar um armistcio duvidoso. Um destino triste e solitrio, que se reflete na impresso de melancolia na obra de Freud. Jung, em contraste, prope um mundo mgico, exuberante e irracional. Ele no est se afastando, mas sim procurando, as suas imaginrias razes religiosas, estranhas e perigosas, perdidas nas brumas do tempo Acordar os deuses adormecidos pode ser um grande problema, talvez o que Freud temesse...
61

Para alguns estudiosos, portanto, Jung no deveria ser considerado um discpulo de Freud, pois sua abordagem, desde o incio, j traria uma direo frontalmente diferente.
Freud encarna o esprito modernista, tomado por um individualismo radical, secularismo absoluto e uma tendncia criao de ideologias puras e totalizantes. Jung, em contraste, revela algumas caractersticas surpreendentemente ps-modernas, como sua atuao multidisciplinar, sua aceitao da indeterminao, suas concepes de entidades coletivas.

Isto torna as anlises sobre ele prejudicadas quando se originam de um certo olhar modernista. Por exemplo, a crtica de que o pensamento de Jung uma mistura indevida de cincia e religio, sem levar em conta que, a rigor, ele estava criando uma conexo entre cincia e religio. O horror modernista ao hibridismo fica a evidente. A crtica que pode ser feita que ele no assumiu o real sentido do que estava propondo. Fazer isto, contudo, traria uma perda de credibilidade para a poca em que trabalhou e limitaria sua atuao como psiquiatra. A questo seria resolvida com a definio atual ampla do que a cincia, que inclui no apenas os conhecimentos adquiridos pela aplicao rigorosa do mtodo cientfico, mas tambm certos tipos de conhecimento recebidos atravs da tradio ou pela intuio, ou pela experimentao no racional.
62

CAPTULO 11

RESIGNIFICAO

O grande triunfo de Jung foi perceber na loucura, na arte, na religio, no misticismo e nos sonhos, um fio condutor comum: a presena de material mitolgico. De diferentes maneiras essas situaes remetem ao inconsciente coletivo, em que toda a humanidade se conecta. Poderamos ver, simplificadamente, a psicologia analtica de Jung como uma fuso da psicanlise com os estudos de mitologia, como tambm poderamos ver o movimento lacaniano como uma fuso da psicanlise com a lingustica, mais uma cobertura de filosofia e uma pitada de dadasmo. Roland Cahen, em uma clebre boutade, coisa to cara aos franceses, declarou que os junguianos com seus arqutipos e os lacanianos com seus significantes, haviam criado primos irmos da confuso. Claro que como amigo de Lacan ele podia se permitir tal brincadeira, tendo ele at mesmo intermediado um encontro entre Lacan e Jung, o qual contudo no resultou em nada.
63

Alm da resignificao da loucura, a resignificao mais importante a do sentido da morte, de fim ou de destruio, para transformao. a que a postura espiritualista marca sua maior diferena. Jung acreditava em outra vida, embora no a definisse exatamente. Ele constatava que os sonhos e as experincias de quase morte apontavam para estar embutido no nosso inconsciente o conhecimento de um ps vida. Fiel ao seu mtodo de no ir alm da realidade psquica, no quis especular sobre o que isto poderia ser realmente. Segundo Jung, ningum da meia-idade para frente, apresenta boa sade psquica se no resolveu seu dilema religioso. Por isso, muitas vezes, atendendo a pacientes catlicos ou protestantes, ele os mandava procurar um padre ou pastor. Definitivamente no se v sinais de que ele estivesse fundando um culto oficial separado das religies existentes. O seu trabalho parece ter sido no sentido de orientar a resignificao da religio da qual a pessoa j estivesse participando, ou pelo menos tivesse ali as suas razes culturais. Durante muito tempo Jung foi principalmente um pensador para pensadores, de influncia claramente discernvel em determinados meios intelectuais. Paradoxalmente, foi sua adoo pelo pblico amplo, dito da Nova Era, que popularizou sua figura nas quatro ltimas dcadas, embora isto levasse a uma viso simplificada de sua obra.
64

Freud, ao analisar que a vida uma longa caminhada para a morte, deduziu o conceito de pulso de morte, em oposio pulso de vida. Para Jung, simplesmente no h pulso de morte. A prpria libido aponta na direo do sentido de transformao e ao longo da vida, a etapa final que podemos vislumbrar como a morte seria como uma etapa de um processo maior, ou seja, a morte passa a significar renascimento. Jung concebe, portanto, a vida como uma caminhada na qual o ser humano se eleva cada vez mais em direo ao seu destino final. A partir da meia-idade que o processo de individuao vai tomando forma. J no sistema freudiano, no h muito que dizer sobre a velhice, que se apresenta apenas como uma etapa de decadncia. Costumava-se dizer, em tom de brincadeira, que Freud seria para pessoas at trinta e cinco anos e que Jung seria para maiores dessa idade. Atualmente, a frmula freudiana d sinais de cansao e a reanimao que est sendo tentada custa de altas doses de Lacan tem os seus limites. Principalmente porque, em seus escritos, Lacan luta com ideias e teorias, pouco com casos clnicos. Suas percepes, por mais instigantes que sejam em um nvel intelectual mais elevado, podem no corresponder a expectativa da pratica clinica.

65

Cada vez mais abstrato e terico, voltado para um pblico intelectualizado, o freudismo lacaniano, com sua linguagem hermtica e tautolgica se aproxima perigosamente da literatura e da filosofia, tornando-se uma metafsica da palavra, segundo o filsofo Jacques Derrida. Com forte vis estruturalista, fascinou intelectuais e literatos, ao desenfatizar a sexualidade e por permitir longos e sofisticados textos com divagaes sobre temas lingusticos, filosficos, literrios e cientficos. No se conseguiu, preciso notar, encantar do mesmo modo os pacientes/analisandos mas no se pode ter tudo. Freud foi acusado de exagerar a sexualidade, Jung de desvios espiritualistas e para Lacan sobra a critica de hiper intelectualizar a psicanalise, carregando-a com temas abstratos da lingustica e da filosofia. Contra a sexualidade crua, precoce e indomvel proposta por Freud, e contra os fantasmas/espritos/arqutipos de Jung, Lacan prope que somos atormentados pelos significantes mestres, palavras com poder, que surgem na cultura humana e que nos colocam, pobres seres imersos e perdidos na linguagem, a merc das mesmas, com seu significado deslizante. Mas Lacan, segundo Malcom Bowie, tinha a fraqueza fatal daqueles que tem uma paixo pela criao elaborada de sistemas, nas chamadas cincias sociais. Sistemas que fascinam, a principio, pela engenhosidade mas tendem a sucumbir diante da complexidade do fenmeno humano, que no se deixa reduzir a esquemas.

66

Estes sistemas tendem a ter um alto grau de elaborao interna, mas baixa interao significativa com o ambiente externo, tornando-se auto suficientes e isolados, como o mundo dos jogadores de xadrez, fascinante e complexo, mas exclusivo para os aficionados. O pensamento lacaniano tem dificuldades em conviver em condies de igualdade com outras formas de viso de mundo, com o agravante de se considerar o ponto central do conjunto de formas de pensar o humano, posio que a maioria dos pensadores atuais se recusa a aceitar. Mas h, por exemplo, o filosofo esloveno Slavoj iek que declara : o ncleo central da minha obra a tarefa de usar Lacan como ferramenta intelectual previlegiada para reatualizar o Idealismo Alemo. Pode-se perceber porque voc com seus pequenos problemas, ningum gosta de voc, sua vida no d certo, vai de repente receber o famoso corte seco lacaniano (sua conversa est ficando chata! A sesso acabou aqui!) do seu analista idem. Como vamos com nossas chatices e misrias competir em interesse com a Reatualizao do Idealismo Alemo?

67

Personalista, exclusivista e reducionista, o movimento lacaniano tem pelo menos, garantida sua influencia na critica literria e na filosofia. Mesmo Lacan sendo considerado um grande pensador critico da psicanalise, o movimento lacaniano, que se seguiu, no manteve nem de longe o brilho do mestre, perdendo-se em uma linguagem opaca e cifrada, pernstica e claustrofbica. Deve-se, contudo, reconhecer a Lacan ter sido mais claro e coerente do que seus adversrios admitem, ou de que seus seguidores consigam exercitar. Sua postura de provocador dentro da psicanalise incomodou a ortodoxia reinante, e sempre h algo de bom a dizer sobre quem se ope ao status quo. Sua oposio chamada psicologia do ego, a variante da psicanalise que domina o cenrio americano, tem uma lucidez extraordinria, ao apontar que na maioria das neuroses o ego j est exageradamente ativado, sendo ento intil e contraproducente fortalece-lo. Este descentramento do ego tem ressonncias com o pensamento de Jung, que postulou o ego como um componente a ser integrado com a produo inconsciente, atravs de um novo centro da psique, o Self.

68

69

CAPITULO 12

O CAMINHO
Um terapeuta experiente relatou que o que encontrou na sua prtica, em realidade, foram pacientes freudianos, kleinianos, junguianos, lacanianos ou adlerianos. Talvez cada grande mestre tenha apenas percebido um lado da questo. Poderamos dizer, em uma viso extremamente pragmtica, que cada forma alternativa notabilizou-se por ser aplicvel com sucesso em um quadro restrito de sintomas e anseios. Neste sentido que destacamos a importncia do pensamento junguiano para as situaes em que h um forte componente de espiritualidade presente. Atuando como psicologia da experincia religiosa, a psicologia analtica tem uma grande capacidade para mediar a integrao do indivduo ao seu ambiente espiritual natural. Em muitos casos, contudo, este ambiente no ser o das religies organizadas, mas algo como o fenmeno ps-moderno tpico da religio individual, o uso fragmentado de crenas e praticas diversificadas ou a procura de uma transcendncia humanista.

70

No seu livro "O homem Descoberta da sua Alma", Jung j havia advertido sobre a grande perda da modernidade. Durante dezenas de milhares de anos, a humanidade viveu acreditando estar rodeada de espritos, que davam proteo e identidade, numa relao mgica com a natureza e agora acha que pode dispensar tudo isto. O homem moderno, de certo modo, perdeu sua alma e, em vez de entrar em pnico, sequer se d conta disso, dopado e robotizado, imerso na sociedade de consumo. Muito diferente dos antigos aborgines australianos que vigiavam constantemente sua sombra, pois acreditavam que seu sumio representaria o da sua alma. Jung lidou durante muito tempo com psicticos de todas as classes e sempre defendeu a sua experincia contrastando-a com a de Freud, que jamais tratou de doentes mentais internados e cujos pacientes eram, na maioria, neurticos das classe mdia e alta.

71

Do hospital psiquitrico de Burghlzli, onde Jung trabalhou, no se podia avistar o lago de Zurique, embora ele estivesse to prximo. O asilo havia sido construdo propositadamente assim, pois acreditava-se, na poca, que a viso de grandes volumes de gua desencadeava os ataques dos psicticos. na beira desse lago, perto de Zurique, em Bolligen, que Jung resolve construir a sua casa de campo, estranha residncia, com uma arquitetura ditada pelos seus sonhos e cujas paredes internas encheu de pinturas msticas.
Era nesta casa que Jung se isolava, preparando sua prpria comida, na cozinha circular da torre. No difcil imagin-lo a preparar seus pratos complicados enquanto a luz crepuscular, passando pelas pequenas janelas, projetava nas paredes a sombra de um velho alquimista. Raras pessoas eram convidadas a ir l; a maioria dos seus conhecidos e amigos era apenas recebida na sua residncia oficial de Kussnacht. Em Bolligen, Jung dizia, "aqui eu posso ser eu mesmo".

s vezes, no outono, as brumas apareciam trazendo as vozes dos antepassados e, ento, por instantes mgicos, o futuro, o presente e o passado misturavam-se e o murmrio das pequenas ondas do lago falava da eternidade. Os deuses egpcios traziam seus presentes e Wotan passava ao largo, conduzindo seus guerreiros de faces plidas.

72

Ali em Bolligen atuava a personalidade nmero dois de Jung, o Grande Mago do Inconsciente. Quando retornava a Kussnacht, contudo, ele readquiria sua personalidade nmero um, o respeitado e famoso psiquiatra suo, atendendo ao grande nmero de pacientes que vinham do mundo inteiro. Jung no foi um asceta, de modo algum. Certa vez, em um dia particularmente bonito, largou seu consultrio e foi velejar, abandonando seus pacientes que haviam sido previamente marcados. Talvez a grande lio da sua vida tenha sido o modo de evitar o desequilbrio, distribuindo sua energia psquica de modo a atender s vrias demandas do psiquismo. Estaria a um dos segredos do processo de individuao que, segundo Jung, deveria levar a uma maior integrao com o mundo, em todos os sentidos. A individuao no leva ningum a se tornar um santo, mas, sim, a integrar os aspectos positivos e negativos de sua personalidade. Assinalemos que isto bem diferente do processo introspectivo da iluminao budista, no qual se procura um distanciamento das sensaes do mundo, um certo grau de indiferena ou desapego ao mesmo. Jung nos faz lembrar o poeta persa Omar Khayyam, no sculo XIII, que combinava um misticismo difuso com "vinho, mulheres e msica".

73

Nota-se uma certa percepo dos arqutipos em alguns poemas de Omar Khayyam, como no seguinte:
Sinais do Destino, do Bem e do Mal, foram gravados em nossa mente pelas mos do Invisvel; De nada adianta se lamentar, pois eles permanecero, eternamente.

O maior legado de Jung a constatao de que a psique humana evolui sem cessar, mesmo na velhice. Uma evoluo consciente que quer nos levar alm das limitaes atuais. No somos movidos apenas por nossos conflitos internos no resolvidos do passado, mas tambm atrados por um destino no futuro. como se a nossa vida estivesse sendo configurada por um mito pessoal, uma lenda que desse sentido a tantos fragmentos. este mito que devemos procurar descobrir, para no ficarmos desorientados com a aparente falta de nexo entre tantos fatos estranhos que nos acontecem e a maneira aparentemente desordenada como se apresentam.
Conhecer nossa lenda pessoal e identific-la, lenta e pacientemente, uma das tarefas mais importantes para o psiquismo. Essa busca nos provoca profundas solicitaes emocionais, cuja origem no est ligada a traumas infantis. evidente que estas solicitaes podem ser profundamente perturbadoras e nesse caso precisam de acompanhamento.
74

O mito pessoal no implica em que os fatos estejam predeterminados mas, sim, que um conjunto de tendncias se apresenta como dominante e que algumas configuraes so preferenciais em relao a outras. Portanto, isso no deve ser confundido com uma postura fatalista, pois as pessoas podem optar por atuar contra sua lenda pessoal, embora isso possa levar a uma sensao de perda, de vazio ou de inutilidade. Na realidade esta descoberta da lenda pessoal se confunde, em parte, com a tradicional busca do sentido da vida, que sempre assusta as pessoas como sendo um caminho complicado e difcil. Por que no simplesmente fugir de tudo isso e anestesiar-se com as vrias terapias de felicidade existentes hoje em dia, congelando essas transformaes ameaadoras? A resposta seria a mesma dada queles que querem permanecer como uma eterna criana: isto simplesmente no possvel, a longo prazo. Mtodos escapistas apenas adiariam a crise. Aqui fica bastante clara a diferena entre procurar a felicidade e entender o seu destino, o seu chamado pessoal. No possvel evitar as sombras, nem deixar de ver a luz que as provoca. A alma nos indica o caminho a seguir. Podemos ficar parados, mas o caminho nossa frente estar sempre nos aguardando.
75

G. Borten, Belo Horizonte, Maio de 2001

You might also like