You are on page 1of 15

ARTE

MDULO 3

CEESVO

2 Srie Ensino Mdio Mdulo 3

ARTE

MDULO 3

CEESVO

ORIENTAO INICIAL DE ARTE ENSINO MDIO


Caro aluno (a), seja bem-vindo (a). Voc est iniciando uma nova etapa em sua vida: seus estudos. Juntos estaremos iniciando o curso de ARTE. importante que voc tenha conscincia da necessidade de estudar, de produzir, criar suas atividades com bastante seriedade e dedicao. O seu bom desempenho depender muito de voc. Para isso, o importante no copiar os desenhos, nem exemplos dados, eles so apenas auxiliares. Observe atentamente tudo que o rodeia. Depois crie e sinta a satisfao de criar. Ao elaborar estes mdulos foi estabelecida uma seqncia de ligaes tericas e prticas, com exerccios referentes linguagem plstica e histria da arte. 1. Material de estudo. 1.1. Esto divididos em 2 mdulos. Em alguns mdulos sero solicitadas atividades paralelas para serem produzidas em casa. 1.2. - No faa seus exerccios nos mdulos, pois ele ser trocado por outro da srie seguinte. A troca s ser feita se estiver em perfeito estado. 1.3. Se no entender alguma atividade, fique vontade para esclarecer suas dvidas junto ao professor. Pois isso vai lhe ajudar e muito.

Roteiro:
Mdulo 1 Mdulo 2 Mdulo 3

1 srie do Ensino Mdio. 2 srie do Ensino Mdio. 3 srie do Ensino Mdio.

ARTE

MDULO 3

CEESVO

A arte o meio de amar, ver e sentir o belo como os nossos olhos vem e o corao sente. Este mdulo muito pouco para seu mrito, mas o incio, que se bem feito, dar ao seu final uma autonomia para vos longnquos ou talvez eternos. Se por acaso algumas vezes voc sentir dificuldades em algumas das tarefas a serem realizadas, no desanime, pois enfrentar obstculos e venc-los nos ajuda muito a crescer. Portanto, leia e procure reproduzir o que lhe foi pedido com muita organizao, capricho e criatividade. O FUTURO PERTENCE QUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DE SEUS SONHOS. BOA SORTE!

Expressar por meio de atividades artsticas, as vivncias emocionais como forma pessoal de expresso. Desenvolver a habilidade de descobrir e apreciar os valores estticos, de usar a criatividade, a iniciativa no senso de individualidade e confiana no seu discernimento ao experimentar, criar, julgar e avaliar.
3

ARTE

MDULO 3

CEESVO

Adquirir e desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimenso, espao e harmonia.

A expressividade e o ritmo da linha em expresso plstica nem sempre sugerem as mesmas coisas para quem a observa. As linhas traadas sobre um papel constituem uma linguagem plstica de expresso, e esta expressividade pode ser determinada pela relao com as coisas reais que conhecemos.

As composies podem expressar dinamismo, ritmo, espao, simetria, assimetria, mobilidade, estticas, linhas e formas, cor, luminosidade e outros tantos efeitos. Portanto lembre-se de que a composio a ordem e a maneira de disposio dos elementos dentro de um trabalho artstico, visando formar um todo harmnico. Os artistas preparam seus trabalhos esboando esquemas compositivos. Vejamos as representaes artsticas da linha e suas composies.

Horizontais: do a sensao de tranqilidade, repouso.

Verticais: do a sensao de ascenso, de espiritualidade.

Onduladas: do a idia de

Espiraladas: do idia de 4

ARTE

MDULO 3

CEESVO

movimento.

concentrao.

Grafismos so maneiras de elaborar traados sem qualquer significao preparatria para a escrita. Textura, na parte grfica, indica uma trama de sinais, pontos, traos, manchas que servem para realizar as mais variadas atividades artsticas e grficas. Usamos textura para: a. representar graficamente o claro e o escuro, a luz e a sombra; b. traduzir visivelmente o sentido de volume e os efeitos de superfcie. A textura mais que traos e com ela podemos inventar e criar. Exemplo de algumas formas de textura:

ARTE

MDULO 3

CEESVO

Faa em seu caderno: 1. Debaixo de cada andamento linear, coloque o nmero correspondente ao adjetivo que melhor o qualificar e a letra que classifica os tipos de linha. Veja o exemplo:

Adjetivos 1 confuso 2 dinmico 3 agressivo 4 agitado, alegre 5 esttico, tranqilo 6 instvel

Letras A quebradas B onduladas C diagonal, oblqua D curvas desiguais E curvas entrelaadas F horizontal

ARTE

MDULO 3

CEESVO

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

2. Em uma folha, trabalhe a composio desenhando diferentes grafismos. Utilize os exemplos de grafismo abaixo. Use lpis de cor ou caneta hidrocor colorida. Utilize a mesma cor para nmeros iguais.

ARTE

MDULO 3

CEESVO

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

Voc aprendeu a escrever, o que muito mais complicado do que desenhar. Voc aprendeu na Histria que os povos primitivos usavam o desenho, a escultura ou a modelagem para se comunicar. O desenho anterior a escrita, como meio de comunicao entre os homens. Assim como voc aprendeu a escrever atravs da repetio contnua, do mesmo modo dever agir para aprender a desenhar. Recomece quando o desenho no convencer, ou quando est aprendendo a escrever, escrevem no cho, nas paredes em todo lugar. Faa o mesmo: rabisque, faa esboo de tudo o que puder. Para desenhar ns temos como companheiros inseparveis: lpis, borracha e blocos de papel. Ento desenhe sem medo de errar, afinal voc no tem obrigao de ser artista.

Observe o esquema que o desenhista construiu para desenhar o objeto. Faa o esquema do objeto que voc ir desenhar; faa a metade do desenho do objeto e depois complete a outra metade. Pratique!
8

ARTE

MDULO 3

CEESVO

Ento vamos desenhar: 1. Escolha um objeto, faa o esquema e desenhe. Procure definir as formas geomtricas e observe sempre as propores. 2. Agora que voc j desenhou o seu objeto, que tal voc desenhar um garfo e pregador de roupa? 3. Opa! Agora voc j est mais preparado, ento vamos desenhar Uma faca cortando uma fatia de po.
ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

ARTE

MDULO 3

CEESVO

Cinco moas de Guaratinguet Di Cavalcanti

Responda em seu caderno: 1. Qual a sua opinio sobre as cores usadas nesta obra? 2. Voc percebe alguma emoo nas expresses das moas da obra? Justifique. 3. Em que poca se passa esta cena?

4. O nome da tela Cinco moas de Guaratinguet. Voc percebe algo na obra que justifique este nome, ou seria homenagem a algum? 5. 6. Se fosse voc o autor da obra que nome daria? Onde voc acha que as moas esto? Justifique.
10

ARTE

MDULO 3

CEESVO

7. 8. 9.

O que chamou sua ateno nesta obra? Justifique. Que msica voc acha que combina com esta obra? Observe a moa na janela e comente sobre ela.

Nota: O autor desta obra Di Cavalcanti. Foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Pintor e caricaturista, ele tem na mulata brasileira seu tema predileto.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

A HISTRIA DA MAQUIAGEM
O nome maquiagem vem do francs maquiller, que significa pintar o rosto. Mas no incio teve outras funes interessantes: h mil anos antes de Cristo, os sumrios (da antiga regio da Mesopotnia) passavam kohl, um tipo de carvo, ao redor dos olhos para proteger a regio de picadas de insetos e raios solares. Na mesma poca, os egpcios usavam o Kohl para alongar e delinear os olhos. Depois que os chineses inventaram o p-de-arroz, na idade mdia, os japoneses tiveram a idia de us-lo para uniformizar o rosto das mulheres. Pois com todas iguais evitava-se confrontos e ciumeiras entre os homens. Enquanto isso, no Oriente a maquiagem era sinnimo do pecado, porque incitava ao sexo. Pintar o rosto cabia somente s prostitutas. Com o passar do tempo o conceito de maquiagem mudou. A partir da dcada de 20, passou a cumprir o papel de embelezar a
11

ARTE

MDULO 3

CEESVO

mulher. As melindrosas realavam os olhos com tons escuros e pintavam a boca em forma de coraes. As divas do cinema Marlene Dietrich e Greta Garbo, nos anos 30, arrasavam coraes com sobrancelhas finssimas e os olhos esfumados de preto. Nos anos 40, surgiu o primeiro maquiador oficial do cinema, Max Factor, que alm de ter criado o pancake, suavizou o esfumado. Nos anos 50, a maquiagem deixou a mulher mais feminina, como a inesquecvel Marilyn Monroe que marcou a dcada e enlouqueceu os homens com sua boca vermelha e sua pele perfeita. Os anos 60 e 70 foram caracterizados pela liberdade de expresso e pelo exagero. Os Top-models da poca, Twigy e Verusca, ditaram a moda dos delineadores, clios postios e sombras de vrias cores. Nos anos 80 a moda dividiu-se, de um lado mulheres supermaquiadas, e do outro maquiagem clean, conforme a tendncia do culto ao corpo e valorizao do natural. (adaptado da Revista Cludia maio 1996).

Alguns artistas consideravam o Impressionismo um estilo superficial, que retratava apenas cenas passageiras e no dava muita importncia aos sentimentos e acontecimentos polticos e sociais. Outros se sentiam insatisfeitos e limitados com a tcnica impressionista. Dessa forma, muitas tendncias surgiram na pintura no final do sculo XIX e incio do sculo XX, e a essas diversas tendncias foi dado o nome de Ps-Impressionismo. Artistas que fizeram parte do Ps-Impressionismo: Paul Czanne, Taulouse-Lautrec, Paul Gauguim e Van Gogh.

Paul Czanne (1839-1906). Para Czanne, seus quadros eram construes da natureza e no a cpia dela. Ele estudava as formas geomtricas e as propores de cada objeto a ser retratado.
12

ARTE

MDULO 3

CEESVO

Seus quadros so considerados reconstrues da natureza e dos objetos. Um dos temas preferidos de Czanne so as naturezasmortas (pintura de flores, frutas e objetos).

Natureza Morta com frutas e jarro

Paul Czanne

1. Vamos fazer um desenho sobre natureza-morta que o nome que d a uma composio plstica que tem alguns objetos inanimados: frutas, flores, livros, vasos, copos e garrafas. Vamos criar o desenho? Coloque sobre a mesa objetos que seja fcil para que voc copie; pode ser um conjunto, como por exemplo: um prato, uma fruta e uma garrafa e desenhe. D o nome ao seu desenho de Sobre a mesa. Se voc no entendeu o que fazer procure orientao do seu professor, ele o orientar.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

13

ARTE

MDULO 3

CEESVO

CEESVO ELABORAO DA APOSTILA Prof. Nanci Abreu Duarte

PROF. DE ARTE EM 2006 Mrcia Camargo de Castro

DIREO Elisabete Marinoni Gomes


14

ARTE

MDULO 3

CEESVO

Maria Isabel R. de C. Kupper

COORDENAO PCP - Neiva Aparecida Ferraz Nunes

APOIO. Prefeitura Municipal de Votorantim.

15

You might also like