You are on page 1of 7

Universidade Federal de Minas Gerais 2013 Departamento de Engenharia Qumica Fenmenos de Transporte II Prof.

Viviane Birchal

Projeto de Trocador de Calor


Memria de Clculo

Arthur Parreira Brbara Oliveira Mariana Souza Marina Duarte Thas Amorim

Foram separados os dados referentes ao trocador de calor, para o escoamento da soluo aucarada (com o subscrito s) e da gua empregada no equipamento (com o subscrito a). As propriedades encontram-se no sistema internacional.

Para o trocador com tubos de de polegada e geometria quadrangular, a menor distncia entre os seus centros St = 0,025m.

Parte 1 Calculou-se o fluxo de calor demandado no processo a partir dos dados fornecidos para a soluo aucarada e pelo balano de energia. q = 3.269*10^5W = ms*Cps*(Tsent Tssai) A partir desse valor terico, calculou-se a taxa mssica de gua (ma) requerida pelo balano de energia, considerando a temperatura de sada 38C e que a troca de calor acontea estritamente entre os fluidos do problema. ma = 2,798 kg/s Com isso, obteve-se a velocidade de escoamento da gua, considerando que a rea de escoamento da seo transversal dada pela diferena entre a rea da carcaa e aquela ocupada pelos tubos, considerando seus passes:

Para calcular o fluxo de calor real no trocador, calculou-se, inicialmente, o valor de Reynolds para avaliar qual a correlao ideal para obter-se h:

Como o valor de Reynolds maior que 10000, o escoamento dito turbulento, portanto, a correlao para o clculo de Nusselt escolhida foi a 8.60 (5 Edio), que tem as seguintes condies: escoamento interno, turbulento, 0.6<Pr<160, Re>10000, n=0,3 para temperatura da superfcie menor que a temperatura do fluido.

A partir de Nu, encontra-se o coeficiente convectivo da soluo:

O escoamento da gua externo, mas apesar de ser de correntes opostas, aproximado por escoamento cruzado pelo fato de no haver uma correlao adequada para a outra situao. Portanto, a correlao escolhida foi a 7.63 (5 edio) para matriz de tubos, com 2000<Re<4*10^4 e Pr >0.7. Porm, como foi considerado um arranjo de tubos com NL=6, utilizou-se a correo da equao 7.64 para NL<10. Os parmetros da correlao C1 e m foram determinados por interpolao da tabela 7.5. A constante C2, por sua vez, foi obtida da tabela 7.6. Com o valor da velocidade da gua anteriormente calculado, obteve-se a velocidade mxima e o Reynolds mximo:

A partir do valor de Nusselt, obteve-se o coeficiente convectivo da gua:

Com os valores de h para a soluo e para a gua, obteve-se o produto UA necessrio para o clculo do fluxo de calor pela equao 11.5. Os fatores de incrustao considerados foram os da gua salgada, conforme a Tabela 11.1.

Calculou-se, posteriormente o fator Fct=0.903 a partir das relaes fornecidas no enunciado e DTML=45.738K. A partir dos valores calculados anteriormente, obteve-se o calor gerado pelo trocador, chamado de qequipamento:

Comparando-se os valores do calor demandado q = 3.269*10^5W e qequipamento=3.746*10^5, tem-se que qequipamento 14.6% maior que q, estando, portanto, dentro da margem de segurana que entre 5% e 15% acima do valor de q. No processo de troca de calor, tm-se imperfeies decorrentes da prpria geometria do equipamento. Alm disso, so feitas algumas consideraes nos clculos, especificamente para o escoamento no casco. Dessa forma, trabalhase com a margem de segurana, para garantir que o fluxo de calor entre o fluido quente e o frio seja compatvel com o valor demandado, o que procura assegurar que a temperatura de sada da gua seja a esperada, no caso, 38C.

Parte 2 Nessa situao, mudou-se a taxa mssica da soluo de 8000kg/s para 6000kg/s e as temperaturas de entrada dos fluidos foram mantidas. Como no so dadas as temperaturas de sada dos fluidos, o mtodo utilizado para os clculos foi o mtodo da efetividade NUT. Com a mudana da taxa mssica, modifica-se o coeficiente convectivo da soluo, variando, consequentemente, o produto UA, necessrio para o clculo de NUT. Para o clculo de Nusselt, foram utilizadas as mesmas propriedades da soluo fornecidas para a parte 1 do trabalho. O coeficiente convectivo foi calculado usando-se novamente a equao 8.60, j que o Reynolds maior que 10000, sendo o escoamento interno e turbulento.

Para o clculo de NUT necessrio ainda avaliar a taxa de capacidade trmica C para conhecer qual seria C mnimo (Cmin) e o valor de Cr:

Com os valores obtidos, obteve-se NUT:

O valor de NUT necessrio para o clculo da efetividade:

A partir da efetividade, calcula-se o valor de q envolvido no processo:

Com o valor desse fluxo de calor, possvel obter a temperatura de sada da soluo:

You might also like