You are on page 1of 82

360 aC sofista por Plato traduzido por Benjamin Jowett sofista

PESSOAS DO DILOGO : Theodorus , Teeteto , Scrates uma eleatas . ESTRANHO , a quem Theodorus e Teeteto trazem com eles . O jovem Scrates, que um auditor em silncio.

Theodorus . Aqui estamos ns, Scrates , fiel ao nosso acordo de ontem , e trazemos conosco um estranho de Elea , que um discpulo de Parmnides e Zeno , e um verdadeiro filsofo . Scrates. Ele no mais um deus, Theodorus , que vem a ns em o disfarce de um estranho ? Para Homer diz que todos os deuses, e especialmente o deus de estranhos, so companheiros do manso e apenas , e visitar o bem eo mal entre os homens. E no pode o seu companheiro ser um desses poderes superiores , uma divindade interrogando , que veio a espiar a nossa fraqueza na argumentao , e de interrogar ns? Theod . No, Scrates , ele no um dos disputatious tipo , ele bom demais para isso. E , na minha opinio , ele no um deus em tudo , mas divina ele certamente , pois este um ttulo que eu deveria dar a todos filsofos . Soe. Capital , meu amigo ! e posso acrescentar que eles so quase to difcil de ser percebido como os deuses . Para os verdadeiros filsofos , e como no so apenas feitas para a ocasio , aparecem em vrios formas no reconhecidas pela ignorncia dos homens, e eles " pairar sobre cidades ", como Homer declara , olhando de cima, sobre a vida humana , e alguns pensam que nada deles , e outros podem nunca pensar bastante , e

s vezes, eles aparecem como estadistas , e s vezes como sofistas , e em seguida , mais uma vez , para muitos parecem ser melhor do que os loucos . Eu deveria gostaria de pedir ao nosso amigo eletico , se ele nos diria , o que pensado sobre eles na Itlia, e para quem so aplicados os termos. Theod . Que termos? Soe. Sofista , estadista , filsofo . Theod . Qual a sua dificuldade sobre eles, e que fez a pergunta? Soe. Eu quero saber se pelos seus compatriotas que so considerados como um ou dois, ou eles , como os nomes so trs, diferenciando-se tambm trs tipos , e atribuir um nome a cada um ? Theod . Ouso dizer que o estranho no se opor a discutir o pergunta. O que voc quer dizer , estranho? Estranho . Estou longe de contestar , Theodorus , nem tenho qualquer dificuldade em responder que por ns so considerados como trs. mas, para definir com preciso a natureza de cada um deles de nenhuma maneira um ligeiro ou tarefa fcil. Theod . Voc teria acontecido luz, Scrates, quase no mesmo questo que ns estvamos fazendo o nosso amigo antes de virmos para c , e ele desculpou-se a ns , como ele faz agora , embora tenha admitido que o assunto tinha sido amplamente discutida , e que ele se lembrou da responder. Soe. Ento no , Estranho , negam -nos o primeiro favor que pedimos voc : Eu tenho certeza que voc no vai, e, portanto, eu s imploro voc dizer se voc gosta e est acostumado a fazer uma longa discurso sobre um assunto que voc quer explicar para outro, ou para prosseguir pelo mtodo de pergunta e resposta. Lembro-me de ouvir um discusso muito nobre em que Parmnides empregou o ltimo dos dois mtodos , quando eu era um jovem , e ele era muito avanada em anos. Str . Eu prefiro conversar com outro, quando ele responde agradavelmente , e a luz na mo , se no, eu prefiro ter o meu prprio dizer .

Soe. Qualquer um dos presentes empresa ir responder gentilmente a voc, e voc pode escolher quem voc gosta deles, eu devo recomendar-lhe levar uma pessoa jovem , Teeteto , por exemplo , a menos que voc tem um preferncia por alguma outra pessoa . Str . Sinto-me envergonhado , Scrates , sendo um recm-chegado em sua sociedade , em vez de falar um pouco e ouvir os outros falam , para ser girando um longo monlogo ou endereo , como se eu queria mostrar off . Para a verdadeira resposta certamente ser muito longa , uma grande lidar mais tempo do que seria de esperar de uma pequena e simples , tais pergunta. Ao mesmo tempo , tenho medo de que eu possa parecer rude e descorts se eu me recusar seu pedido corts, especialmente depois do que voc tem disse . Porque eu certamente no pode opor-se a sua proposta, que Teeteto deve responder , j tendo conversado com ele mesmo, e ser recomendado por voc para lev-lo . Teeteto . Mas voc tem certeza , estranho , que isso vai ser to aceitvel para o resto da empresa como Scrates imagina ? Str . Voc ouvi-los aplaudindo, Teeteto , depois disso , no h mais nada a ser dito. Bem, ento , eu sou de discutir com voc , e se voc pneu do argumento , pode queixar-se de seus amigos e no de mim. Theaet . Eu no acho que eu cansarei , e se eu fizer , vou ficar meu amigo , o jovem Scrates, o homnimo do velho Scrates, a ajudar , ele sobre minha idade , e meu parceiro no ginsio , e est constantemente acostumados a trabalhar comigo. Str . Muito bom , voc pode decidir sobre isso por si mesmo como ns prosseguir. Enquanto isso, voc e eu vamos comear juntos e investigar a natureza do sofista , o primeiro dos trs: eu gostaria que voc fazer o que ele e traz-lo luz de uma discusso , pois a Presentemente, s esto de acordo sobre o nome, mas a coisa para a qual ambos aplicar o nome possivelmente voc tem uma idia e eu outro ; ao passo que devemos sempre chegar a um entendimento sobre a coisa

se em termos de uma definio , e no apenas sobre o nome menos a definio . Agora, a tribo dos sofistas que estamos investigando no facilmente capturado ou definido , e que o mundo h muito tempo acordado , que, se os assuntos so para ser tratada de forma adequada , eles devem ser Estudou nos casos menores e mais fcil deles antes de prosseguir o maior de todos. E como eu sei que a tribo dos sofistas problemtico e difcil de ser pego , eu recomendo que praticamos antemo o mtodo que est a ser -lhe aplicado em algumas simples e coisa menor, a menos que voc pode sugerir uma maneira melhor. Theaet . Na verdade, eu no posso. Str . Ento acho que ns trabalhamos alguns exemplos menor que ser um padro de maior ? Theaet . Bom. Str . O que l que bem conhecida e no grande, e ainda como suscetvel de definio como qualquer coisa maior? Devo dizer que um pescador ? Ele familiar a todos ns, e no muito interessante ou pessoa importante. Theaet . Ele no . Str . No entanto, eu suspeito que ele vai nos fornecer o tipo de definio e linha de investigao que ns queremos. Theaet . Muito bom . Str . Comecemos por perguntar se ele um homem ter ou no arte com arte, mas algum outro poder . Theaet . Ele claramente um homem de arte. Str . E das artes , existem dois tipos ? Theaet . Quais so elas? Str . No a agricultura, e tendendo das criaturas mortais , e a tcnica de construo de embarcaes ou moldagem , e existe a arte de imitao , tudo isso pode ser apropriadamente chamado por um nico nome.

Theaet . O que quer dizer ? E qual o nome? Str . Aquele que traz existncia algo que no existia antes dito ser um produtor, e que posta em existncia dito para ser produzido. Theaet . True. Str . E todas as artes que foram agora mencionados so caracteriza-se por este poder de produzir ? Theaet . Eles so . Str . Ento, vamos resumi-los com o nome de produtivo ou arte criativa . Theaet . Muito bom . Str . Em seguida vem a classe inteira de aprendizagem e cognio , ento vem o comrcio , luta, caa. E uma vez que nenhum deles produz qualquer coisa , mas apenas est envolvida na conquista por palavra ou ao , ou em impedindo outros de conquistar , as coisas que existem e tm sido j produzido em cada um de todos estes ramos no parece haver uma arte que pode ser chamado aquisitivo. Theaet . Sim, esse o nome prprio . Str . Vendo , ento, que todas as artes so ou aquisitiva ou criativo, em qual classe vamos colocar a arte do pescador ? Theaet . Claramente na classe aquisitivo. Str . E o acquisitive pode ser subdividida em duas partes: l a troca , que voluntria e realizada por presentes , locao, compra , ea outra parte aquisitivo , o que leva por fora de palavra ou ao , pode ser chamado de conquista? Theaet . Isso est implcito no que foi dito. Str . E no pode ser novamente subdividido conquista ? Theaet . Como? Str . Abrir fora pode ; ser chamado de combate e fora secreta pode ter o nome geral de caa ? Theaet . Sim.

Str . E no h nenhuma razo para que a arte da caa no deve ser fraccionadas. Theaet . Como voc gostaria de fazer a diviso ? Str . Na caa de vida e de rapina sem vida. Theaet . Sim, se existem os dois tipos . Str . Claro que eles existem , mas a caa atrs de coisas inanimadas no ter nenhum nome especial , com exceo de alguns tipos de mergulho, e outros peque nos importa, pode ser omitido , a caa depois de seres vivos pode ser chamado caa animal. Theaet . Sim. Str . E caa de animais pode ser verdadeiramente dito ter duas divises , caa animal terrestre , que tem muitos tipos e nomes , e gua -animais caa, ou a caa depois de animais que nadam ? Theaet . True. Str . E de animais de natao, uma vida de classe na asa e os outro na gua? Theaet . Certamente. Str . Fowling o termo geral em que a caa de todos aves est includo . Theaet . True. Str . A caa de animais que vivem na gua tem a geral Nome de pesca. Theaet . Sim. Str . E este tipo de caa pode ser dividida tambm em duas principais tipos ? Theaet . Quais so elas? Str . H um tipo que leva-los em redes , outra que leva los por uma pancada . Theaet . O que quer dizer , e como voc distingui-los ?

Str . No que respeita ao primeiro tipo , tudo o que o rodeia e encerra nada para impedir sada , pode ser corretamente chamado de gabinete. Theaet . Muito verdadeiro. Str . Razo pela qual galho cestas, tarrafas , covos, cordas de linchamento e semelhantes podem todos ser denominado " caixas " ? Theaet . True. Str . E, portanto, este primeiro tipo de captura pode ser chamado por ns capturar com caixas , ou algo desse tipo ? Theaet . Sim. Str . O outro tipo , que praticado por uma pancada com ganchos e trs vertentes lanas , quando somados em um nome , pode ser chamado impressionante , a menos que voc , Teeteto , pode encontrar algum nome melhor ? Theaet . No importa o nome , o que voc sugere vai fazer muito bem . Str . H um modo de marcante , que feito durante a noite, e por a luz de uma fogueira, e pelos caadores se chamavam de fuzilamento, ou espetar luz do fogo . Theaet . True. Str . E a pesca durante o dia chamado pelo nome genrico de Barbing porque as lanas , tambm, so farpado no ponto . Theaet . Sim, esse o termo . Str . Desse farpa -fishing , que atinge o peixe Quem abaixo de cima chamado de espetar , porque esta a forma como que as lanas de trs vertentes so mais utilizados . Theaet . Sim , muitas vezes chamado assim. Str . Ento, agora h apenas um tipo restante. Theaet . O que isso? Str . Quando utilizado um gancho , e o peixe no atingido , em qualquer hiptese parte de seu corpo , ele como estar com a lana , mas apenas sobre a cabea e boca, e depois retirado de baixo para cima com canas e hastes :-Qual o nome certo desse modo de peixes , Teeteto ?

Theaet . Eu suspeito que agora descobriram o objeto de nossa procurar . Str . Ento, agora voc e eu vim para a compreenso no s sobre nome da arte do pescador , mas sobre a definio da coisa si . Uma metade de toda a arte era aquisitivo metade de toda a arte arte aquisitivo foi conquista ou tomar pela fora, metade disso foi caa, e metade de caa estava caando animais, metade disso foi caa de animais destinados gua presente , novamente, a menos da metade estava pesca ndo , metade da pesca era impressionante , uma parte marcante foi pescar com um farpa, e uma metade deste , novamente, ser do tipo que golpeia com um gancho e atrai os peixes de baixo para cima , que a arte temos tem procurado , e que a partir da natureza da operao denotada pesca ou elaborao ( aspalienutike , anaspasthai ) . Theaet . O resultado tem sido bastante satisfatrio trouxe . Str . E agora, seguindo esse padro , vamos nos esforar para descobrir o que um sofista . Theaet . Por todos os meios . Str . A primeira pergunta foi sobre o pescador , se ele era um artista ou no qualificados qualificados ? Theaet . True. Str . E vamos chamar nosso novo amigo no qualificada , ou uma profunda mestre de seu ofcio ? Theaet . Certamente no qualificados , para o seu nome , como, alis , implicaria , certamente deve expressar sua natureza. Str . Ento ele deve ser suposto ter alguma arte . Theaet . O que a arte ? Str . Pelo cu , eles so primos ! nunca nos ocorreu . Theaet . Quem so primos ? Str . O pescador eo sofista . Theaet . De que forma eles esto relacionados ?

Str . Ambos parecem -me ser caadores. Theaet . Como o sofista ? Do outro temos falado . Str . Voc se lembra de nossa diviso de caa, na caa depois animais e animais terrestres natao ? Theaet . Sim. Str . E voc se lembra que subdivide a natao e saiu da animais terrestres , dizendo que havia muitos tipos deles ? Theaet . Certamente. Str . At agora, em seguida , o Sophist o pescador e , a partir do arte de adquirir, tomar o mesmo caminho? Theaet . Assim parece . Str . Seus caminhos divergem quando atingem a arte de animais caa , a um indo para o litoral e para os rios e para o lagos, e dobrando para os animais e que sejam em si. Theaet . Muito verdadeiro. Str . Enquanto o outro vai para a terra e da gua de um outro tipo - rios de riqueza e largas prado terras de juventude generosa , e ele tambm com a inteno de levar os animais que neles h . Theaet . O que quer dizer ? Str . De caa em terra h duas divises principais . Theaet . Quais so elas? Str . Um a caa de manso , eo outro de animais silvestres. Theaet . Mas so animais domesticados sempre caado ? Str . Sim, se voc incluir o homem em animais domsticos . Mas se voc gosta de voc Pode-se dizer que no h animais domsticos , ou que , se houver , o homem no est entre eles , ou voc pode dizer que o homem um animal manso , mas no caado , voc deve decidir qual dessas alternativas voc preferir. Theaet . Devo dizer , Estranho , que o homem um animal dcil , e eu admitir que ele caado . Str . Ento vamos dividir a caa de animais domsticos em duas partes.

Theaet . Como vamos fazer a diviso ? Str . Vamos definir a pirataria , o homem que rouba , tirania, todo militar arte , por um nome, como a caa com violncia. Theaet . Muito bom . Str . Mas a arte do advogado, do orador popular, e da arte da conversa podem ser chamados em uma s palavra a arte da persuaso . Theaet . True. Str . E de persuaso , pode -se dizer que dois tipos ? Theaet . Quais so elas? Str . Um deles privado e outro pblico. Theaet . Sim , cada um deles forma uma classe. Str . E de caa privada , uma espcie recebe contratar , eo outro traz presentes . Theaet . Eu no entendo voc . Str . Est parece nunca ter observado a maneira pela qual os amantes caada. Theaet . A que voc se refere? Str . Quero dizer que eles presentes caros em aqueles que caam em Alm de outros estmulos . Theaet . A mais pura verdade . Str . Vamos admitir isso, ento, a ser a arte amoroso . Theaet . Certamente. Str . Mas esse tipo de mercenrio cuja conversa agradvel e quem iscas seu gancho s com prazer e cobra nada, mas seus manuteno , em troca , devemos todos , se eu no me engano, descrevem como possuindo lisonja ou uma arte de fazer coisas agradveis. Theaet . Certamente. Str . E desse tipo, que professa a formar amizades apenas para uma questo de virtude, e exige uma recompensa em forma de dinheiro, pode ser bastante chamado por outro nome?

Theaet . Para ter certeza. Str . E qual o nome? Voc vai me dizer ? Theaet . bastante bvio , porque eu acredito que temos descobriu o sofista : o que , como eu a concebo , o nome apropriado para a classe descrita . Str . Ento, agora , Teeteto , sua arte pode ser rastreada como um ramo da a apropriao , aquisitivo familiar que caa animais, vivo - terra domar animais; que caa o homem, - privada para contratar , de tirar o dinheiro em troca de ter a aparncia de educao; e isto chamado de sofisma, e uma caada depois de jovens da riqueza e posio , tal a concluso. Theaet . Apenas isso. Str . Tomemos um outro ramo de sua genealogia , pois ele um professor de uma grande e muitos arte unilateral , e se olharmos para o que precedeu vemos que ele apresenta um outro aspecto , alm de que qual estamos falando . Theaet . Em que sentido ? Str . Havia dois tipos de arte aquisitiva , aquele preocupado com caa , o outro com a troca . Theaet . Havia . Str . E da tcnica de troca existem duas divises, a uma de dar, e o outro de venda. Theaet . Vamos supor que . Str . Em seguida, ir supor a arte de vender a ser dividido em dois peas. Theaet . Como? Str . H uma parte que se distingue como a venda de um homem prprias produes , outra , que a troca das obras de outros. Theaet . Certamente.

Str . E que no parte de troca que ocorre na cidade, sendo cerca de metade do todo, denominado de varejo ? Theaet . Sim. Str . E aquilo que troca os bens de uma cidade para aqueles de outro por compra e venda a troca do comerciante ? Theaet . Para ter certeza. Str . E voc est ciente de que essa troca do comerciante de dois tipos: em causa , em parte, com o alimento para a utilizao do corpo , e , em parte, com o alimento da alma , que trocado e recebeu em troca de dinheiro. Theaet . O que quer dizer ? Str . Voc quer saber qual o significado de alimento para a alma ; o outro tipo que voc certamente entender. Theaet . Sim. Str . Levar a msica em geral e pintura e marionete de jogo e muitas outras coisas , que so comprados em uma cidade , e levaram e vendido em mais -wares da alma que so apregoados sobre qualquer em prol da instruo ou diverso , no pode - aquele que os leva sobre e vende -los ser to verdadeiramente chamado de comerciante como aquele que vende carnes e bebidas ? Theaet . Para ter certeza de que ele pode. Str . E se voc no chamar pelo mesmo nome daquele que compra -se conhecimento e passa cerca de uma cidade para trocar suas mercadorias para dinheiro ? Theaet . Certamente eu deveria. Str . Desta mercadoria da alma, no pode ser uma parte bastante denominado na arte de visor? E h uma outra parte que certamente no menos ridculo, mas sendo um comrcio de aprendizagem deve ser chamado por um nome pertinente ao assunto ? Theaet . Certamente.

Str . Este ltimo deve ter dois nomes, e um descritivo da venda do conhecimento de fora , e o outro de a venda de outros tipos do conhecimento. Theaet . Claro . Str . O nome da arte -seller corresponde bastante bem a este ltimo; mas voc deve tentar e me dizer o nome do outro. Theaet . Ele deve ser o sofista , a quem ns estamos procurando , nenhum outro nome pode, eventualmente, estar certo. Str . Nenhum outro , e assim este comerciante em virtude novamente acaba por ser nosso amigo, o sofista , cuja arte agora pode ser traado a partir da arte de aquisio atravs do intercmbio , o comrcio , a mercadoria , a uma mercadoria da alma, que est preocupado com o discurso eo conhecimento de virtude. Theaet . Bem verdade. Str . E pode haver uma terceira reapario dele; , pois ele pode ter estabeleceu-se em uma cidade, e pode fabricar , bem como comprar esses mesmos mercadorias, com a inteno de viver por vend-los , e ele ainda seria chamado um sofista ? Theaet . Certamente. Str . Ento, essa parte da arte aquisitiva que as trocas e de troca que ou vende produes prprias de um homem ou vendido os dos outros, conforme o caso pode ser, e de qualquer maneira vende o conhecimento da virtude, faria novamente Sophistry prazo? Theaet . Eu devo, se eu quiser manter o ritmo com o argumento . Str . Vamos considerar mais uma vez se pode no haver ainda outro aspecto do sofisma . Theaet . O que isso ? Str . Nas acquisitive houve uma subdiviso da combativa ou lutando art. Theaet . Houve .

Str . Talvez seria melhor dividi-lo . Theaet . Qual ser a diviso ? Str . Haver uma diviso do competidor, e outro do combativo . Theaet . Muito bom . Str . Essa parte do combativo que competio de fora corporal pode ser corretamente chamado por alguns como nome como violento. Theaet . True. Str . E quando a guerra uma das palavras, pode ser denominado controvrsia ? Theaet . Sim. Str . E controvrsia pode ser de dois tipos. Theaet . Quais so elas? Str . Ao longos discursos so respondidas por longos discursos , e no a discusso pblica sobre o justo eo injusto , que forense controvrsia. Theaet . Sim. Str . E h um tipo particular de controvrsia , que cortada em perguntas e respostas, e este comumente chamado de disputa ? Theaet . Sim, esse o nome . Str . E de disputa , esse tipo que apenas uma discusso sobre contratos , e realizada de forma aleatria e sem regras de arte, reconhecido pela faculdade de raciocnio para ser uma classe distinta , mas possui at ento no tinha nome distinto, e no merece receber um de ns. Theaet . No, para os diferentes tipos de que so demasiado minuto e heterogneo. Str . Mas o que passa por regras da arte a disputa sobre justia e injustia em sua prpria natureza, e sobre as coisas geral, estamos acostumados a chamar argumentao ( erstica ) ? Theaet . Certamente. Str . E de argumentao , uma espcie desperdia dinheiro , eo outro

faz o dinheiro. Theaet . Muito verdadeiro. Str . Suponha que tentar dar a cada uma dessas duas classes de um nome. Theaet . Vamos faz-lo. Str . Devo dizer que o hbito que leva um homem a negligenciar sua assuntos prprios para o prazer da conversa , da qual o estilo longe de ser agradvel para a maioria de seus ouvintes , pode ser bastante loquacidade denominado : tal a minha opinio. Theaet . Esse o nome comum para ele. Str . Mas, agora, quem o outro , que faz o dinheiro de privados disputa , sua vez de dizer. Theaet . H apenas uma resposta verdadeira : ele o maravilhoso Sofista , de quem estamos em busca , e que reaparece novamente para o quarta vez. Str . Sim, e com um novo pedigree, pois ele o de fazer dinheiro espcies da erstica , polmico , controverso . combativo , combativo , famlia aquisitivo , como o argumento j provou . Theaet . Certamente. Str . Como verdadeiro foi a observao de que ele era um animal multiforme , e no ser pego com uma mo, como se costuma dizer ! Theaet . Ento voc deve peg-lo com dois. Str . Sim , devemos, se pudermos. E, portanto, vamos tentar , outra acompanhar em nossa busca dele: Voc est ciente de que h certa ocupaes domsticas , que tm nomes entre os funcionrios ? Theaet . Sim, h muitos tal; qual deles voc quer dizer? Str . Quero dizer , como peneirar , esforando-se , joeirar , debulhar . Theaet . Certamente. Str . E, alm destes, existem muitas mais , como a cardao, girar, ajustar a urdidura e trama , e milhares de semelhante expresses so usadas na arte .

Theaet . Do que eles esto a ser padres, eo que vamos fazer com todos eles? Str . Eu acho que em todas elas h implcita uma noo de diviso. Theaet . Sim. Str . Ento, se , como eu estava dizendo , h uma arte que inclui todos deles , de que a arte no deve ter um nome? Theaes . E qual o nome da arte? Str . A arte de discernir ou discriminar . Theaet . Muito bom . Str . Pense se voc no pode dividir isso. Theaet . Eu deveria ter que pensar muito tempo. Str . Em todos os processos anteriormente nomeados ou como tem sido separado ou como o melhor do pior. Theaet . Agora eu vejo o que voc quer dizer. Str, No h nenhum nome para o primeiro tipo de separao, do segundo, que joga fora o pior e preserva o melhor , eu fao sabe um nome. Theaet . O que isso ? Str . Cada discernimento ou discriminao desse tipo , como eu tenho observado, chamado de purificao. Theaet . Sim, essa a expresso habitual. Str . E qualquer um pode ver que a purificao de dois tipos . Theaet . Talvez por isso , se lhe fosse permitido tempo para pensar , mas eu no ver neste momento. Str . H muitas purificaes de organismos que podem com propriedade ser compreendida sob um nico nome . Theaet . O que so e qual o seu nome? Str . Existe a purificao de corpos vivos no seu interior e nas suas partes exteriores, das quais a primeira devidamente efectuado pela

medicina e ginstica , este ltimo pela arte no muito digna de o banho de homem, e no a purificao de substncias para inanimados isso as artes do enchendo e de mobilirio em geral em participar de uma nmero de indicaes minutos , tendo uma variedade de nomes que so achei ridculo. Theaet . Muito verdadeiro. Str . No pode haver nenhuma dvida de que eles so pensados Teeteto , mas ento a arte dialtica no considera se o benefcio a ser obtido a partir da purga maior ou menor do que a ser derivado a partir da esponja, e no tem mais interesse em uma do que na outra , seu esforo saber o que eo que no parente em todas as artes , com vista aquisio de inteligncia , e Tendo isto em vista , ela honra-los todos iguais , e quando ela faz comparaes , ela conta um deles nem um pouco mais ridculo do que outro , nem que ela estima que ele apresente como seu exemplo de caa , a arte do general, em tudo mais decorosa do que outro que cita que o verme - destruidor , mas apenas como o maior pretendente dos dois. E quanto a sua pergunta sobre o nome que foi compreender todas estas artes de purificao, se de animado ou inanimado corpos, a arte da dialtica de modo algum particular sobre belas palavras, se ela talvez s permitido ter um nome genrico para todas as outras purificaes , vinculando-os juntos e separando-os fora da purificao da alma ou intelecto. Pois esta a purificao em que ela quer chegar, e isso ns deve entender para ser seu objetivo . Theaet . Sim, eu entendo , e eu concordo que existem dois tipos de purificao e de que um deles est preocupado com a alma, e que existe uma outra que est relacionada com o corpo. Str . Excelente , e agora escute o que eu vou dizer , e tentar dividir ainda mais o primeiro dos dois. ridculo,

Theaet . Seja qual for linha de diviso que voc sugere, eu vou me esforar para ajud-lo. Str . No admitimos que a virtude distinta do vcio na alma ? Theaet . Certamente. Str . E purificao era deixar o bom e para expulsar qualquer ruim ? Theaet . True. Str . Ento qualquer tirando do mal da alma pode ser corretamente chamado de purificao ? Theaet . Sim. Str . E na alma , h dois tipos de mal. Theaet . Quais so elas? Str . Uma pode ser comparado a doena no corpo , a outra para deformidade. Theaet . No estou entendendo. Str . Talvez voc nunca tenha refletido que a doena ea discrdia so o mesmo. Theaet . Para isso, mais uma vez , eu no sei o que devo responder . Str . Voc no concebe a discrdia a ser uma dissoluo da parentela Clements, originrio de alguma discordncia ? Theaet . Apenas isso. Str . E deformidade nada, mas a falta de medida , o que sempre sem graa ? Theaet . Exatamente. Str . E no vemos que a opinio se ope ao desejo , o prazer a raiva, a razo para a dor, e que todos estes elementos so opostos aos um ao outro nas almas dos homens maus ? Theaet . Certamente. Str . E, no entanto todos eles devem ser semelhante ? Theaet . Claro .

Str . Ento seremos certo em chamar a vice- discrdia e doena de a alma ? Theaet . A mais pura verdade . Str . E quando as coisas tendo movimento, uma visando um determinado marca, perca continuamente o seu objetivo e olhar para o lado, digamos que isto o efeito de simetria entre eles, ou da falta de simetria ? Theaet . Claramente da falta de simetria. Str . Mas, certamente, sabemos que nenhuma alma voluntariamente ignorantes alguma coisa? Theaet . Certamente que no. Str . E o que ignorncia, mas a aberrao de uma mente que dobrado em verdade, e em que o processo de compreenso pervertido ? Theaet . True. Str . Ento, ns estamos a considerar uma alma inteligente como deformado e desprovido de simetria ? Theaet . Muito verdadeiro. Str . Depois, h esses dois tipos de mal na alma a um que geralmente chamado vcio, e , obviamente, uma doena do alma ... Theaet . Sim. Str . E h o outro, o que eles chamam de ignorncia, e que, porque s existe na alma, que no vai permitir que para ser vice . Theaet . Eu certamente admitir que eu em primeiro lugar disputado , que h dois tipos de vcio na alma , e que devemos considerar covardia , a intemperana ea injustia de ser iguais formas de doena em da alma, e da ignorncia , da qual existem todos os tipos de variedades, a ser deformidade. Str . E no caso de o corpo no existem duas artes, que tem a ver com os dois estados corporais ? Theaet . Quais so elas?

Str . H ginstica , que tem a ver com a deformidade , e medicina , que tem a ver com a doena. Theaet . True. Str . E onde h insolncia ea injustia e covardia , no castigo a arte que mais necessrio? Theaet . Isso certamente parece ser a opinio da humanidade. Str . Mais uma vez, os vrios tipos de ignorncia, no pode instruo ser justamente considerado o remdio ? Theaet . True. Str . E a arte de instruo, diremos que h uma ou diversos tipos ? De qualquer modo existem duas principais. Pense . Theaet . Eu vou. Str . Eu acredito que eu posso ver como vamos chegar mais rpido no responder a esta pergunta . Theaet . Como? Str . Se pudermos descobrir uma linha que divide a ignorncia em dois metades. Para uma diviso da ignorncia em duas partes , certamente implica que a arte de instruo tambm dupla, respondendo ao duas divises da ignorncia. Theaet . Bem, e voc v o que voc est procurando? Str . Eu parece -me a ver um tipo muito grande e ruim de ignorncia , que completamente separado, e pode ser pesada na escala contra todos os outros tipos de ignorncia juntos. Theaet . O que isso ? Str . Quando uma pessoa supe que ele sabe, e no sabe disso parece ser a grande fonte de todos os erros do intelecto . Theaet . True. Str . E isso, se eu no me engano, o tipo de ignorncia que especialmente ganha o ttulo de estupidez. Theaet . True.

Str . O nome, ento, deve ser dada ao tipo de instruo que se livrar disso? Theaet . A instruo que voc quer dizer, estranho , que eu deveria imaginar, no o ensino das artes de artesanato , mas que , graas a ns, tem sido chamado de educao nesta parte do mundo. Str . Sim, Teeteto , e por quase todos os helenos . Mas temos que ainda a considerar se a educao no admite qualquer outra diviso. Theaet . Temos . Str . Eu acho que h um ponto em que tal diviso possvel. Theaet . Onde? Str . Da educao, um mtodo parece ser mais spero , e outro suave. Theaet . Como devemos distinguir os dois ? Str . No o modo honrado que nossos pais comumente praticado em relao aos seus filhos, e que ainda adotado por muitos , ou de cerca de reprovar os seus erros, ou de aconselhar gentilmente eles, que as variedades podem ser corretamente includo sob o termo geral de admoestao . Theaet . True. Str . Mas, enquanto alguns parecem ter chegado concluso que toda a ignorncia involuntrio , e que ningum que pensa se sbio est disposto a aprender qualquer uma dessas coisas em que ele consciente de sua prpria inteligncia , e que o tipo de admoestao instruo d muito trabalho e pouco faz boa Theaet . L eles so muito bem. Str . Assim, eles comearam a trabalhar para erradicar o esprito de presuno de outra maneira. Theaet . De que maneira? Str . Eles interrogar as palavras de um homem, quando ele pensa que ele

dizendo alguma coisa e realmente est dizendo nada , e facilmente condenar o de inconsistncias em suas opinies , as quais , depois, cobrar pelo processo dialtico , e colocando-os lado a lado, mostram que eles contradizer-se sobre as mesmas coisas , em relao ao mesmas coisas, e no mesmo sentido. Ele , vendo isto, est zangado com si mesmo, e cresce gentil para com os outros e, portanto, totalmente entregues a partir de grandes preconceitos e noes adversas, de modo que mais divertido para o ouvinte , e produz o bem mais duradouro efeito sobre a pessoa que o sujeito da operao. Porque, assim como o mdico considera que o corpo vai receber nenhum benefcio de tomar o alimento at que os obstculos internos foram removidos, de modo que o purificador da alma consciente de que seu paciente no receber beneficiar da aplicao do conhecimento , at que ele refutada , e da refutao aprende modstia , ele deve ser purgado de seus preconceitos primeira e fez pensar que ele sabe apenas o que ele sabe, e nada mais. Theaet . Esse certamente o melhor e mais sbio estado de esprito. Str . Por todas estas razes, Teeteto , devemos admitir que refutao a maior e chiefest de purificaes , e quem no foi refutado , apesar de ele ser o prprio Grande Rei, est em um terrvel estado de impureza , ele instrudo e deformadas naqueles coisas em que aquele que quer ser verdadeiramente abenoados deveria ser mais just a e mais pura. Theaet . Muito verdadeiro. Str . E quem so os ministros desta arte ? Eu tenho medo de dizer que os sofistas . Theaet . Por qu? Str . Para que no se deve atribuir a eles muito alto uma prerrogativa . Theaet . No entanto, o sofista tem uma certa semelhana com o nosso ministro da purificao. Str . Sim, o mesmo tipo de semelhana que um lobo , que o

mais feroz dos animais , tem um cachorro , que o mais delicado . Mas aquele que no seria encontrado disparo , deve ter muito cuidado nesta matria de comparaes , pois so coisas mais escorregadias. No entanto , deixesupor que os sofistas so os homens . Digo isto provisoriamente, por Eu acho que a linha que os divide ser marcado o suficiente se bom tomar cuidado . Theaet . Provavelmente suficiente. Str . Admitamos , ento, que a partir da arte exigente vem purificao e de purificao que tambm seja separada uma parte que se preocupa com a alma ; desta purificao mental instruo uma parte , e de formao de instruo, e de educao, que refutao da vaidade que foi descoberto no presente argumento , e deixar isso ser chamado por voc e por mim, o arte nobre descendente de sofisma . Theaet . Muito bem , e ainda, considerando o nmero de formas pelas quais Apresentou-se , eu comeo a duvidar como eu posso com qualquer verdade ou confiana descrever a natureza real do sofista . Str . natural sentir perplexo , e ainda acho que ele deve ser ainda mais perplexo em sua tentativa de escapar de ns , pois, como diz o provrbio diz , quando cada caminho est bloqueado , no h como escapar , agora , ento, o tempo de todos os outros para definir sobre ele . Theaet . True. Str . Primeiro, vamos esperar um pouco e recuperar flego e, enquanto estamos descansando , podemos contar em quantas formas ele apareceu . no primeiro lugar , ele foi descoberto para ser um caador remunerada aps riqueza e juventude. Theaet . Sim. Str . Em segundo lugar , ele era um comerciante de bens da alma. Theaet . Certamente.

Str . Em terceiro lugar , ele acabou por ser um varejista do mesmo tipo de produtos. Theaet . Sim , e em quarto lugar, que ele mesmo fabricou o wares que vendeu aprendido. Str . Muito bem , vou tentar lembrar o quinto mim. ele pertenciam classe de combate , e foi ainda distinguida como um heri do debate , que professava a arte erstica . Theaet . True. Str . O sexto ponto duvidoso , e ainda finalmente concordou que ele Foi um purgador de almas , que limpou noes obstrutivas ao conhecimento. Theaet . Muito verdadeiro. Str . Voc no v que quando o professor de qualquer arte tem um nome e muitos tipos de conhecimento , deve haver algo de errado? o multiplicidade de nomes que se aplica a ele mostra que o comum princpio de que todos esses ramos do conhecimento esto tendendo , no entendido . Theaet . Eu deveria imaginar que este seja o caso. Str . De qualquer forma , vamos entend-lo , e no deve indolncia impedir-nos . Vamos comear de novo , ento, e reexaminar alguns dos nossos declaraes sobre o sofista , havia uma coisa que pareceu-me especialmente caracterstica dele . Theaet . Para o que voc est se referindo ? Str . Dizamos a ele, se eu no me engano, que ele era um opositor ? Theaet . Ns ramos . Str . E ele tambm no ensinar aos outros a arte da disputa ? Theaet . Certamente ele faz. Str . E sobre o que ele professa que ensina os homens a disputa? Para comear , no incio , Ele torn-los capazes de disputa

sobre as coisas divinas , que so invisveis para os homens em geral ? Theaet . De qualquer forma, ele disse para faz-lo . Str . E o que dizer das coisas visveis no cu e terra, e assim por diante ? Theaet . Certamente, ele contesta , e ensina a disputar com eles. Str . Ento , mais uma vez , em conversa privada, quando qualquer universal afirmao feita sobre a gerao e essncia , sabemos que tal pessoas so enormes argufiers , e so capazes de transmitir o seu prprio habilidade para os outros. Theaet . Sem dvida . Str . E eles no professam a tornar os homens capazes de disputa sobre a lei e sobre a poltica em geral? Theaet . Ora, ningum teria nada a dizer para eles, se eles no fazer essas profisses. Str . Em toda e qualquer arte , o que o arteso deve dizer em resposta a qualquer pergunta escrito de uma forma popular, e quem gosta pode aprender. Theaet . Acho que voc est se referindo aos preceitos da Protgoras sobre wrestling e as outras artes ? Str . Sim, meu amigo, e sobre muitas outras boas coisas . Numa palavra , no a arte de disputa de um poder de disputar sobre tudo coisas ? Theaet . Certamente , no parece ser muito mais o que deixado de fora . Str . Mas, oh! meu caro jovem , voc acha que isto possvel? para talvez seus jovens olhos podem ver coisas que a nossa vista mais maante fazer no aparecer. Theaet . Para o que voc est fazendo aluso ? Eu no acho que eu entendo sua pergunta presente. Str . Eu pergunto se algum pode entender todas as coisas. Theaet . Feliz que a humanidade seria se tal coisa fosse possvel!

Soe. Mas como qualquer pessoa que ignorante em uma disputa racional forma contra ele , quem sabe? Theaet . Ele no pode. Str . Ento, por que tem a arte sofstica um poder to misterioso ? Theaet . A que voc se refere? Str . Como os sofistas tornar os homens mais jovens acreditam na sua suprema e sabedoria universal? Pois se eles no contestou , nem foram pensados para

disputa com razo , ou sendo pensado para faz-lo eram considerados mais sbios para sua habilidade controverso, ento, a citar sua prpria observao , ningum lhes daria dinheiro ou estar disposto a aprender sua arte. Theaet . Eles certamente no o faria. Str . Mas eles esto dispostos . Theaet . Sim, eles so . Str . Sim , ea razo , como eu imagino, que eles so deveria ter conhecimento das coisas sobre as quais disputa? Theaet . Certamente. Str . E eles disputam sobre todas as coisas? Theaet . True. Str . E, portanto , aos seus discpulos , eles parecem ser onisciente ? Theaet . Certamente. Str . Mas eles no so, por isso mostrou-se impossvel. Theaet . Impossvel, claro. Str . Em seguida, o Sophist foi demonstrado ter um tipo de conjectura ou conhecimento aparente apenas de todas as coisas , que no a verdade? Theaet . Exatamente , no h melhor descrio dele poderia ser dada . Str . Vamos agora dar uma ilustrao , que ainda ser mais explicar claramente a sua natureza. Theaet . O que isso ? Str . Vou dizer-lhe , e voc me responder , dando o seu muito maior ateno . Suponha que uma pessoa fosse a professar , no que

que ele pudesse falar ou disputa , mas que ele sabia como fazer e fazer tudo coisas , por uma nica arte . Theaet . Todas as coisas? Str . Eu vejo que voc no entende a primeira palavra que eu digo , para que voc no entende o significado de " todos". Theaet . No, eu no fao. Str . Em todas as coisas, eu inclu-lo e eu, bem como os animais e rvores. Theaet . O que quer dizer ? Str . Suponha que uma pessoa a dizer que ele vai fazer voc e eu, e todos criaturas. Theaet . O que ele quer dizer com "fazer" ? Ele no pode ser um lavrador ; -for que voc disse que ele um criador de animais. Str . Sim, e eu digo que ele tambm o criador do mar, eo terra, e os cus , e os deuses , e de todas as outras coisas, e , alm disso, que ele pode faz-los em nenhum momento , e vend-los para alguns pence . Theaet . Isso deve ser uma brincadeira . Str . E quando um homem diz que ele sabe todas as coisas, e pode ensinar los para outro por um pequeno custo e num curto espao de tempo, que no um brincadeira ? Theaet . Certamente. Str . E h alguma forma mais artstica ou graciosa de brincadeira do que imitao ? Theaet . Certamente que no , e que a imitao um termo muito abrangente , que inclui em uma classe mais diversos tipos de coisas. Str . Sabemos , claro, que quem professa por uma arte de fazer todas as coisas realmente um pintor, e pela arte do pintor faz semelhanas de coisas reais que tm o mesmo nome com eles , e ele pode enganar o tipo menos inteligentes das crianas , a quem ele

mostra suas fotos distncia, na crena de que ele tem o o poder absoluto de fazer o que quiser . Theaet . Certamente. Str . E no pode no ser suposto ser uma arte imitativa de raciocnio ? No possvel para encantar os coraes dos jovens por palavras derramado atravs de seus ouvidos, quando eles ainda esto a uma distncia da verdade dos fatos, por expor a eles argumentos fictcios , e fazendo-os pensar que elas so verdadeiras , e que o orador o mais sbio dos homens em todas as coisas? Theaet . Sim , por que no deve haver outro tipo de arte ? Str . Mas medida que o tempo passa, e os seus ouvintes avano em anos, e entrar em contato mais prximo com a realidade , e ter aprendido triste experimentar para ver e sentir a verdade das coisas , no o maior parte deles obrigado a mudar muitas opinies que outrora entretido , de modo que a grande parece pequeno para eles, eo fcil difcil, e todas as suas especulaes sonhadores so derrubados pelo fatos da vida ? Theaet . Esse o meu ponto de vista, tanto quanto posso julgar, embora , na minha i dade , Eu posso ser um daqueles que vem as coisas em apenas uma distncia . Str . E o desejo de todos ns , que somos seus amigos , e sempre ser para lhe trazer o mais prximo da verdade quanto pudermos , sem a triste realidade. E agora eu gostaria que voc me diga , se o sofista no visivelmente um mgico e imitador de ser verdadeiro , ou somos ns ainda disposto a pensar que ele pode ter um verdadeiro conhecimento do vrios assuntos sobre os quais ele contesta ? Theaet . Mas como ele , estranho? Existe alguma dvida, depois do que tem foi dito, que ele est a ser localizado em uma das divises da infantil ? Str . Ento devemos coloc-lo na classe dos magos e imita . Theaet . Certamente devemos.

Str . E agora o nosso negcio no deixar o animal para fora, para ns tenho -o em uma espcie de rede de dialtica , e no uma coisa que ele decididamente no vai escapar . Theaet . O que isso? Str . A inferncia de que ele um malabarista . Theaet . Precisamente a minha prpria opinio sobre ele . Str . Ento , claramente , devemos o mais rapidamente possvel para dividir o arte image -making, e descem net, e, se o sofista faz No fuja de ns, para prend-lo de acordo com as ordens e entreg-lo sobre a razo, que o senhor da caa, e proclamar a captura dele , e se ele entra nos recessos do imitativo arte, e segrega -se em um deles, para dividir novamente e siga ele at em alguns sub -seo de imitao ele capturado . para o nosso mtodo de abordar todos e cada um um que nem ele nem qualquer outra criatura nunca vai escapar em triunfo. Theaet . Bem dito , e vamos fazer o que voc prope . Str . Bem, ento , seguindo o mesmo mtodo analtico como antes, eu acho que eu possa discernir duas divises da arte imitativa , mas eu no sou ainda capaz de ver em qual deles a forma desejada ser encontrado. Theaet . Vai me dizer primeiro o que so duas divises dos quais voc est falando ? Str . Um deles a arte da semelhana de decises; - geralmente uma semelhana de nada feito atravs da produo de uma cpia que executado de acordo com a as propores do original , semelhante em comprimento , largura e profundidade , cada coisa a receber tambm a sua cor apropriada . Theaet . Nem sempre este o objetivo de imitao ? Str . Nem sempre , em obras ou de escultura ou de pintura, que so de qualquer magnitude , existe um certo grau de engodo ; - para os artistas estavam a dar as verdadeiras propores de suas obras justas ,

a parte superior , que mais longe , parece estar fora de proporo em comparao com a parte inferior , que mais prximo , e ento eles do-se a verdade em suas imagens e fazer apenas as propores que parecem ser bonito, desconsiderando os reais. Theaet . Bem verdade. Str . E o que ser outro tambm assim , ns no podemos chamar bastante uma semelhana ou imagem ? Theaet . Sim. Str . E ns no podemos , como eu fiz agora, chamar essa parte da arte imitativa , que est preocupado em fazer tais imagens a arte de semelhana fazer ? Theaet . Deixe que seja o nome . Str . E o que ns chamamos essas semelhanas do belo , que aparecem como devido posio desfavorvel do espectador, ao passo que se uma pessoa tem o poder de obter uma viso correta de obras de tal magnitude , que parece nem mesmo como a que eles professam ser como? Ns no podemos chamar essas "aparncias ", uma vez eles s aparecem e no so realmente? Theaet . Certamente. Str . Existe uma grande quantidade desse tipo de coisa na pintura, e em tudo imitao. Theaet . Claro . Str . E ns no podemos chamar bastante o tipo de arte, que produz uma aparncia e no uma imagem, arte phantastic ? Theaet . Mais justa. Str . Estes so, ento, os dois tipos de imagem fazendo - a arte de fazendo semelhanas e phantastic ou a arte de fazer aparies ? Theaet . True. Str . Eu estava em dvida antes em qual deles eu deveria colocar o Sofista , nem sou eu mesmo agora capaz de ver claramente , na verdade, ele um

criatura maravilhosa e inescrutvel. E agora de forma mais inteligente ele tem em um lugar impossvel. Theaet . Sim, ele tem . Str . Voc fala deliberadamente , ou voc levar no momento pelo hbito de consentir em dar uma resposta precipitada ? Theaet . Posso perguntar o que voc est se referindo ? Str . Meu caro amigo, estamos envolvidos em um muito difcil especulao , no pode haver dvida de que , pela forma como a coisa pode aparecer e parecer, e no ser, ou como um homem pode dizer uma coisa que no verdade , sempre foi e continua a ser uma questo muito complicada. Qualquer um pode dizer ou pensar que a mentira realmente existe, e evitar ser preso em uma contradio? Na verdade, Teeteto , a tarefa difcil um . Theaet . Por qu? Str . Aquele que diz que a falsidade existe tem a audcia de afirmar o ser do no-ser , pois este est implcito na possibilidade de falsidade. Mas , meu filho , na poca em que eu era um menino , o grande Parmnides protestaram contra esta doutrina , e at o final de sua vida ele continuou a inculcar a mesma lio , sempre repetindo , tanto em verso e de verso:

Mantenha sua mente a partir desta forma de inqurito , pois nunca voc vai mostrar que o no-ser

Esse o seu testemunho , o que confirmado pela prpria expresso quando peneirado um pouco. Ser que voc se oponha a comear com a considerao das prprias palavras ? Theaet . No se preocupe comigo , eu sou apenas desejosos de que voc deve realizar -se no argumento da melhor maneira , e que voc deveria me levar com voc.

Str . Muito bom , e agora dizer , no nos aventuramos a proferir o que proibido palavra " no-ser " ? Theaet . Certamente que fazemos. Str . Sejamos srios , ento, e considerar a questo nem em contendas nem jogar : suponha que um dos ouvintes de Parmnides foi perguntou: " Para o termo" no-ser "a ser aplicada? " , voc sabe o que tipo de objeto que ele iria destacar em resposta, eo que responder a ele faria para o requerente ? Theaet . Essa uma pergunta difcil, e no um ser respondidas em tudo por uma pessoa como eu. Str . H pelo menos nenhuma dificuldade em ver que o predicado " no-ser " no aplicvel a qualquer ser. Theaet . Nenhum , com certeza. Str . E se no for para ser, ento no a alguma coisa. Theaet . Claro que no. Str . Tambm claro , que, ao falar de uma coisa que falar de sendo , para falar de uma coisa abstrata nu e isolado todo ser impossvel. Theaet . Impossvel. Str . Quer dizer, por concordar com implica que aquele que diz algo deve dizer alguma coisa ? Theaet . Sim. Str . Alguns no singular (ti ), voc diria que o sinal de um, alguns no duplo ( dente ) de dois, alguns no plural ( dentes ) de muitos? Theaet . Exatamente. Str . Em seguida, ele diz que " no algo que " deve dizer absolutamente nada . Theaet . Em verdade . Str . E como no podemos admitir que um homem fala e no diz nada , ele que diz: " no-ser " no falar nada. Theaet . A dificuldade de o argumento no pode mais ir.

Str . Ainda no, meu amigo, o momento para tal palavra , pois no continua a ser de todas as perplexidades o primeiro e maior , tocando o prprio fundamento da questo. Theaet . O que quer dizer ? No tenha medo de falar. Str . Para aquilo que , pode ser atribuda uma outra coisa que ? Theaet . Certamente. Str . Mas pode qualquer coisa que , ser atribudo ao que no ? Theaet . Impossvel. Str . E tudo nmero deve ser contado entre as coisas que so ? Theaet . Sim , com certeza o nmero , se alguma coisa, tem uma existncia real. Str . Ento, no devemos tentar atribuir a no-ser nmero ou no singular ou no plural ? Theaet . O argumento implica que devemos estar errado em faz-lo . Str . Mas como pode um homem que quer expressar em palavras ou at mesmo conceber em pensei que as coisas que no so ou uma coisa que no , sem nmero? Theaet . Como, de fato ? Str . Quando falamos de coisas que no esto atribuindo pluralidade ao no-ser ? Theaet . Certamente. Str . Mas , por outro lado, quando dizemos "o que no :" ns no atribuir unidade? Theaet . Manifestamente . Str . No entanto , sustentamos que voc no pode e no deve atributo que est sendo a no-ser ? Theaet . A mais pura verdade . Str . Voc v , ento, que o no-ser em si mesmo, no pode ser nem falada, pronunciada, ou pensamento, mas isso impensvel , inexprimvel , indizvel , indescritvel ? Theaet . Bem verdade. Str . Mas , nesse caso, eu estava errado em dizer agora que o

dificuldade que estava por vir o maior de todos. Theaet . O qu! h uma maior ainda para trs? Str . Bem, eu estou surpreso , depois do que j foi dito , que voc no v a dificuldade em que aquele que quer refutar a noo de no-ser est envolvido. Pois ele obrigado a contradizer mesmo assim ele faz a tentativa. Theaet . O que quer dizer ? Falar mais claramente . Str . No espere clareza de mim. Pois eu, que sustentam que no-ser no tem parte ou no um ou muitos, agora falou e sou Ainda falando do no-ser como um , pois eu digo " no-ser ". voc entende? Theaet . Sim. Str . E h pouco tempo atrs eu disse que o no-ser indizvel , indizvel , indescritvel : voc segue? Theaet . Eu fao depois de uma moda . Str . Quando introduziu a palavra " " eu no contradiz o que eu disse antes ? Theaet . Claramente . Str . E no uso do verbo no singular , eu no falo de no-ser como um? Theaet . Sim. Str . E quando eu falei de no estar to indescritvel e inefvel e indizvel , no uso de cada uma dessas palavras no singular , no disse se referir a no-ser como um? Theaet . Certamente. Str . E ainda dizemos que , a rigor, no deveria ser definido como um ou muitos, e no deve mesmo ser chamado de " ela ", pois o o uso da palavra "it" implicaria uma forma de unidade . Theaet . Bem verdade. Str . Como, ento, qualquer um pode colocar qualquer f em mim ? Por agora , como semp re,

Eu sou desigual refutao do no-ser . E, portanto , como eu estava dizendo , no olhe para mim para a maneira correta de falar no-ser , mas vem, vamos tentar a experincia com voc. Theaet . O que quer dizer ? Str . Faa um esforo nobre, como se a juventude, e se esforar com toda seu poder de falar do no-ser de uma maneira correta , sem introduzindo nele ou existncia ou unidade ou pluralidade . Theaet . Seria uma ousadia estranha em mim que iria tentar o tarefa quando eu te vejo assim, desconcertado . Str . No diga mais nada de ns mesmos , mas at encontrarmos uma ou outra que se pode falar de no-ser , sem nmero, devemos reconhecer que o sofista um patife inteligente que no ser saiu de seu buraco. Theaet . A mais pura verdade . Str . E se dizemos a ele que ele professa uma arte de fazer aparncias, ele vai lutar com a gente e replicar o nosso argumento sobre ns mesmos , e quando ns o chamamos de uma imagem -maker ele vai dizer : "Ore que que voc quer dizer em tudo por uma imagem ? " , e eu gostaria de saber , Teeteto , como podemos responder pergunta do Younker ? Theaet . Vamos dizer -lhe , sem dvida, as imagens que so refletida na gua ou em espelhos e tambm de esculturas , imagens e outros duplicados . Str . Eu vejo , Teeteto , que voc nunca fez o conhecimento de o sofista . Theaet . Por que voc acha isso? Str . Ele far acreditar ter os olhos fechados , ou no ter nenhuma. Theaet . O que quer dizer ? Str . Quando voc diz a ele de algo existente em um espelho, ou em escultura, e trat-lo como se ele tivesse olhos, ele vai rir de voc desprezo , e vou fingir que no sabe nada de espelhos e crregos, ou da viso em tudo , ele vai dizer que ele est perguntando sobre um

idia. Theaet . O que pode significar ? Str . A noo comum que permeia todos esses objetos , que voc falar de como muitos, e ainda chamam pelo nome nico de imagem , como se fosse a unidade em que foram includos. como voc vai manter o seu terreno contra ele? Theaet . Como . Estranho , posso descrever uma imagem, exceto como algo moldado semelhana do verdadeiro ? Str . E voc quer dizer esta coisa de ser alguma outra coisa verdadeira , ou o que voc quer dizer? Theaet . Certamente no outra coisa verdadeira , mas apenas uma semelhana . Str . E voc quer dizer com verdade que o que realmente ? Theaet . Sim. Str . E o que no verdade que o oposto do verdadeiro ? Theaet . Exatamente. Str . A semelhana , ento, no realmente real, se , como voc diz, no verdade? Theaet . No, mas , em certo sentido . Str . Quer dizer , no em um sentido verdadeiro ? Theaet . Sim , , na realidade, apenas uma imagem. Str . Ento, o que ns chamamos de uma imagem , na realidade, muito irreal. Theaet . Em que uma complicao estranha de ser e no-ser que so participe! Str . Estranho ! Acho que sim . Veja como , por sua reciprocidade de opostos, o sofista de muitas cabeas nos obrigou , muito contra a nossa vontade, para admitir a existncia de no-ser . Theaet . Sim, verdade , eu vejo. Str . A dificuldade como definir a sua arte sem cair uma contradio. Theaet . O que quer dizer ? E de onde vem a mentira perigo?

Str . Quando dizemos que ele nos engana com uma iluso, e que sua arte ilusria , no queremos dizer que a nossa alma liderado por sua arte acho que falsamente , ou o que queremos dizer ? Theaet . No h mais nada a ser dito . Str . Mais uma vez , a falsa opinio que a forma de parecer, que acha que o oposto da verdade : - Voc iria concordar ? Theaet . Certamente. Str . Quer dizer que a falsa opinio acha que no ? Theaet . Claro . Str . A falsa opinio acho que as coisas que no so no so , ou que, em um certo sentido, eles so ? Theaet . O que no se deve ser imaginado para existir num certo sentido, se qualquer grau de falsidade para ser possvel. Str . E no falsa opinio tambm acho que as coisas que mais certamente existem , no existem? Theaet . Sim. Str . E aqui, mais uma vez, mentira ? Theaet . Falsidade , sim . Str . E da mesma maneira , uma proposio falsa ser considerada aquele que , a inexistncia de coisas que so , ea existncia de coisas que no so . Theaet . No h outra maneira em que uma proposio falsa pode surgirem. Str . No h , mas o sofista vai negar estas declaraes. e na verdade como pode qualquer homem consentimento racional para eles, quando o p rprio expresses que acabamos utilizados foram antes reconhecido por ns ser indizvel , indizvel , indescritvel , impensvel ? Voc v seu ponto de vista , Teeteto ? Theaet . Claro que ele vai dizer que estamos nos contradizendo

quando arriscar a afirmao de que a falsidade existe na opinio e em palavras, para a manuteno deste , somos compelidos mais e mais novamente para afirmar ser do no-ser , que admitiu apenas agora a ser uma impossibilidade absoluta. Str . Como bem se lembra ! E agora hora de realizar um consulta sobre o que devemos fazer sobre o sofista , pois se persistem em olhar para ele na classe dos falsos trabalhadores e mgicos , voc v que as alas de oposio, e as dificuldades que iro surgir so muito numerosos e evidentes. Theaet . Eles so de fato. Str . Temos passado por apenas uma pequena parcela deles , e eles so realmente infinito. Theaet . Se for esse o caso, no pode pegar o sofista . Str . Devemos, ento, ser to covarde quanto a desistir dele ? Theaet . Certamente que no, eu deveria dizer, se que podemos obter a menor segurar em cima dele . Str . Ento voc vai me perdoar , e , como suas palavras implicam , no ser completamente descontente se eu recuar um pouco a partir da compreenso de tal argumento resistente? Theaet . Para ter certeza que eu vou. Str . Eu tenho um pedido ainda mais urgente a fazer. Theaet . Qual , ? Str . Que voc vai prometer no me considero um parricdio . Theaet . E por qu? Str . Porque, em auto-defesa , devo testar a filosofia do meu Parmnides pai, e tentar provar a fora principal , que de certa sentido no-ser , e sendo que , por outro lado, no . Theaet . claramente necessria uma tentativa desse tipo. Str . Sim, um homem cego , como dizem, pode ver isso, e , a menos que estas questes so decididas de uma forma ou de outra, ningum quando ele

fala palavras falsas , ou falsa opinio , ou dolos , imagens ou imitaes ou aparncias , ou sobre as artes que esto em causa com eles, pode evitar cair em contradies ridculas . Theaet . A mais pura verdade . Str . E, portanto, deve se aventurar a colocar as mos sobre meu pai argumento , pois se estou a ser demasiado escrupulosos , vou ter que dar o assunto . Theaet . Nada no mundo jamais deveria induzir -nos a faz-lo . Str . Eu tenho um terceiro pedido pouco que eu gostaria de fazer. Theaet . O que isso ? Str . Voc me ouviu dizer - que- eu sempre senti e ainda sinto , que Eu no tenho corao para esse argumento ? Theaet . Eu fiz. Str . Tremo s de pensar em o que eu disse , e esperamos que voc vai me julgar louco, quando voc ouve as minhas mudanas repentinas e deslocamentos , deixe-me , portanto, observar, que estou examinando o questionar inteiramente fora de considerao por voc . Theaet . No h nenhuma razo para voc ter medo que eu lhe imputar qualquer impropriedade para voc, se voc tentar esta refutao e prova , tomar corao , por isso, e prossiga. Str . E onde devo comear o empreendimento perigoso ? Eu acho que o caminho que devo tomar Theaet . Qual? - Deixe-me ouvir . Str . Eu acho que ns tivemos melhor, antes de tudo, considerar os pontos que , actualmente, so consideram como auto-evidentes, a fim de que possamos ter c ado em alguma confuso , e pronto para ser muito favorvel para um outro , imaginando que somos muito claro sobre eles. Theaet . Dizer mais claramente o que voc quer dizer. Str . Acho que Parmnides , e ainda assim todos j se comprometeu a determinar o nmero ea natureza das existncias , falou-nos em

em vez de uma estirpe leve e fcil . Theaet . Como? Str . Como se tivssemos sido as crianas , a quem eles repetiram cada um o seu Mythus prprios ou histria , e um disse que havia trs princpios , e que ao mesmo tempo houve guerra entre alguns deles , e ento novamente havia paz , e eles se casaram e gerou filhos , e trouxe los , e outro falou sobre dois princpios , -a mida e seca, ou uma quente e uma fria, e os fez se casar e conviver . Os eleatas , No entanto, em nossa parte do mundo, dizer que as coisas so muitos no nome, mas na natureza um, esta a sua Mythus , que remonta Xenfanes , e ainda mais antiga . Depois, h Jnico, e em mais ltimos tempos siciliano musas, que chegaram concluso de que para unir os dois princpios mais seguro, e para dizer que o ser um e muitos, e que estes so mantidos juntos por inimizade e amizade, sempre partindo , sempre encontro, como musas o severer afirmar , enquanto o os mais suaves no insistir na luta perptua e paz, mas admitir um relaxamento e alternncia deles, paz e unidade s vezes prevalecendo sob a influncia de Afrodite , e depois novamente pluralidade e da guerra, por causa de um princpio de luta. se qualquer deles falou a verdade em tudo isso difcil de determinar , alm disso, antiguidade e famosos homens devem ter reverncia, e no ser obrigado a acusaes , de modo srio, Mas uma coisa pode ser dita de -los sem ofensa Theaet . Que coisa? Str . Que iam em suas vrias formas desdenhando a notar pessoas como ns , eles no se importam se eles nos levaram com eles, ou nos deixou para trs. Theaet . O que quer dizer ? Str . Quero dizer que, quando eles falam de um, dois, ou mais elementos, que so ou se tornaram ou esto se tornando , ou ainda de calor

misturando-se com o frio , assumindo em alguma outra parte de suas obras separaes e misturas, que , diga-me, Teeteto , voc entende o que eles querem dizer com essas expresses ? Quando eu era jovem , eu usado para imaginar que eu entendi muito bem o que foi feito pelo termo " no-ser ", que o nosso assunto atual de disputa , e agora voc ver em que uma correo estamos nisso . Theaet . Eu vejo. Str . E muito provvel que foram ficando na mesma perplexidade sobre o "ser", e ainda pode imaginar que, quando algum pronuncia a palavra, entend-lo muito facilmente , embora no sabemos sobre no-ser . Mas pode ser, igualmente ignorantes de ambos. Theaet . Ouso dizer . Str . E o mesmo pode ser dito de todos os termos j mencionados. Theaet . True. Str . A considerao da maioria deles pode ser adiada , mas tivemos melhor agora discutir o chefe eo lder deles . Theaet . Do que voc est falando ? Voc acha claramente que devemos primeiro investigar o que as pessoas querem dizer com a palavra "ser". Str . Voc segue de perto saltos, Teeteto . Para o mtodo certo, Eu concebo , ser pr em nossa presena a dualista filsofos e para interrog-los . "Venha", vamos dizer : "Vs , que afirmar que a quente ea frio ou quaisquer outros dois princpios so o universo , o que esse termo que voc aplica a ambos, eo que voc quer dizer quando afirma que tanto e cada um deles "so" ? Como somos ns para compreender a palavra 'so' ? Aps o seu ponto de vista, devemos supor que h um terceiro princpio , para alm do outro em dois-trs todos, e no dois? Para claramente que voc no pode dizer que um dos dois princpios est sendo, e ainda atributo sendo igualmente a ambos eles, pois , se o fizesse, um dos dois identificado com ser, vai compreender o outro, e assim eles vo ser um e no

dois. " Theaet . Muito verdadeiro. Str . Mas talvez voc quer dizer dar o nome de "ser " para ambos juntos? Theaet . Bastante provvel . Str . "Ento , amigos , " vamos responder a eles ", a resposta claramente que os dois ainda ser resolvido em um s. " Theaet . A mais pura verdade . Str . "Desde ento , estamos em uma dificuldade , por favor, para ns o que voc diz Quer dizer, quando voc fala de ser , pois no pode haver dvida de que voc sempre a partir do primeiro entender o seu prprio significado , enquanto que uma vez pensei que entendi , mas agora estamos em grande angstia . Por favor, a comear por explicar este assunto para ns, e deixe-nos no mais fantasia que te entender, quando no compreendem inteiramente voc . " No haver nenhuma impropriedade em nossa exigindo uma resposta a a esta pergunta, um dos dualistas ou dos pluralistas ? Theaet . Certamente que no. Str . E o que dizer dos assertors da unidade do todo- must no se esforar para conhecer deles o que eles querem dizer com "ser" ? Theaet . Por todos os meios . Str . Em seguida, deix-los responder a esta pergunta : Um, voc diz, o nico ? "Sim", eles vo responder . Theaet . True. Str . E h algo que vocs chamam de "ser" ? Theaet . "Sim". Str . E o mesmo ser como um, e voc aplica dois nomes para o mesma coisa? Theaet . Qual ser a sua resposta , estranho? Str . claro , Teeteto , que aquele que afirma a unidade do ser vai encontrar uma dificuldade em responder a esta ou qualquer outra questo .

Theaet . Por que isso? Str . Para admitir dois nomes , e afirmar que no h nada mas a unidade , certamente ridculo ? Theaet . Certamente. Str . E igualmente irracional admitir que um nome alguma coisa? Theaet . Como assim? Str . Para distinguir o nome da coisa , implica dualidade. Theaet . Sim. Str . E ainda que se identifica o nome com a coisa vai ser compelido a dizer que o nome de nada , ou se diz que o nome de alguma coisa, mesmo assim, o nome ser apenas o nome de um nome, e nada mais. Theaet . True. Str . E o vai passar a ser apenas um de uma, e sendo unidade absoluta , vai representar um mero nome. Theaet . Certamente. Str . E se eles dizem que o todo diferente do que , ou o mesmo com ele ? Theaet . Para ter certeza de que faria, e eles realmente dizer isso. Str . Se ser um todo, como Parmnides canta -

Toda forma semelhante a plenitude de uma esfera bem arredondada, Equilibrada do centro para todos os lados , E deve necessariamente ser nem mais nem menos , de qualquer forma, Nem neste lado em que nem -

ento tem de ser um centro e os extremos e, tendo estes, tambm deve ter partes . Theaet . True. Str . No entanto, o que tem partes podem ter o atributo da unidade em todos

as peas , e assim sendo todos e um todo, pode ser um? Theaet . Certamente. Str . Mas aquilo de que esta a condio no pode ser absoluta unidade? Theaet . Por que no? Str . Porque, de acordo com a reta razo , o que verdadeiramente um deve ser afirmado ser absolutamente indivisvel. Theaet . Certamente. Str . Mas este indivisvel , se feita de muitas peas , vai contradizer razo . Theaet . Eu entendo . Str . Vamos dizer que o ser uno e um todo, porque tem o atributo da unidade? Ou devemos dizer que o ser no um todo tudo ? Theaet . Isto uma alternativa difcil oferecer. Str . Mais verdadeiro, de ser, tendo em certo sentido, o atributo de um lado, ainda no se provou ser o mesmo que um, e o todo , portanto, mais do que um. Theaet . Sim. Str . E ainda se a ser no ser um todo, atravs de ter o atributo de unidade , e no h tal coisa como um todo absoluto , sendo falta algo de sua prpria natureza ? Theaet . Certamente. Str . Aps este ponto de vista , mais uma vez , ser , ter um defeito de ser , ser tornar-se no-ser ? Theaet . True. Str . E , de novo, a todos torna-se mais do que um, e por ser o Toda tero cada um a sua natureza distinta. Theaet . Sim. Str . Mas se o conjunto no existir, todos os anteriores

dificuldades permanecer o mesmo, e haver um maior dificuldade, que, alm de no ter sido , pode ser nunca vir a existir. Theaet . Por que isso? Str . Porque o que vem a ser sempre vem a ser como um todo , de modo que aquele que no d todo um lugar entre os seres , no se pode falar nem de essncia ou gerao como existente . Theaet . Sim, isso certamente parece ser verdade . Str . Mais uma vez , como pode o que no um todo tem qualquer quantidade ? para que de uma determinada quantidade deve ser necessariamente a totalidade do essa quantidade. Theaet . Exatamente. Str . E haver inmeros outros pontos , cada um deles causando problemas infinita daquele que diz que o ser tambm, um ou dois. Theaet . As dificuldades que so alvorecer sobre ns provar isso , porque uma objeo se conecta com o outro, e eles esto sempre envolvendo o que tem precedido de uma maior e pior perplexidade . Str . Estamos longe de ter esgotado os pensadores mais exatas que tratar de ser e no-ser . Mas vamos nos contentar em deix-los, e proceder para ver quem fala menos preciso , e veremos como O resultado de tudo , que a natureza de ser to difcil compreender como a de no-ser . Theaet . Ento agora vamos para os outros. Str . Parece haver uma espcie de guerra de Gigantes e Deuses acontecendo entre eles, pois eles esto lutando uns com os outros sobre a natureza da essncia. Theaet . Como isso? Str . Alguns deles esto arrastando para baixo todas as coisas do cu e do invisvel para a Terra , e eles literalmente agarrar em suas mos

rochas e carvalhos , dos quais se apegar , e obstinadamente manter, que apenas as coisas que podem ser tocados ou manipulados tm de ser ou essncia , porque definem ser eo corpo como um, e se qualquer outra pessoa diz que o que no um rgo que existe completamente desprez-lo , e vontade ouvir falar de nada , mas o corpo . Theaet . Tenho muitas vezes se reuniu com esses homens , e companheiros terrveis el es so . Str . E essa a razo pela qual os seus adversrios com cautela defender -se de cima, de um mundo invisvel , alegando poderosamente que a verdadeira essncia consiste em certo inteligvel e incorpreo idias , os corpos dos materialistas , que por eles so mantidos para ser a prpria verdade , eles quebram em pequenos pedaos por sua argumentos e afirmar que eles sejam, no sua essncia, mas a gerao e movimento. Entre os dois exrcitos, Teeteto , h sempre uma interminvel conflito que grassa sobre esses assuntos. Theaet . True. Str . Peamos a cada uma das partes , por sua vez , dar conta do que eles chamam de essncia. Theaet . Como vamos tirar isso deles ? Str . Com aqueles que fazem sendo consistir em idias , haver menos dificuldade , pois so pessoas civis suficiente, mas haver dificuldade muito grande , ou melhor, uma impossibilidade absoluta , no sentido de obter uma opinio de quem arrasta tudo para baixo para a matria. Devo dizer o que devemos fazer? Theaet . O qu? Str . Vamos , se pudermos, realmente melhor-los , mas se isso no for possvel, vamos imaginar que eles sejam melhores do que so , e muito mais dispostos a responder de acordo com as regras do argumento, e , em seguida, sua opinio ser mais vale a pena ter , pois o que os homens melhores

reconhecer tem mais peso do que aquela que reconhecida pelas homens inferiores . Alm disso, ns no respeitam as pessoas , mas os candidatos aps o tempo. Theaet . Muito bom . Str . Ento, agora , na suposio de que elas so melhoradas , peamos eles exporem os seus pontos de vista, e voc interpret-los. Theaet . Concordou. Str . Deixe-os dizer se eles iriam admitir que existe um coisa como um animal mortal. Theaet . Claro que sim. Str . E eles no reconhecem que este um corpo que tem uma alma? Theaet . Certamente eles fazem. Str . Significando dizer que a alma algo que existe? Theaet . True. Str . E eles no dizem que apenas uma alma , e outra injusto, e que uma alma sbio, e um outro tolo ? Theaet . Certamente. Str . E que a alma justa e sbia torna-se justo e sbio pela posse da justia e da sabedoria, eo oposto sob oposto circunstncias? Theaet . Sim , eles fazem. Str . Mas, certamente, que o que pode estar presente ou pode estar ausente ser admitido por eles existem? Theaet . Certamente. Str . E , permitindo que a justia , a sabedoria , as outras virtudes , e existem seus opostos , assim como uma alma em que eles inerentes , eles afirmar qualquer um deles para ser visvel e tangvel , ou so todos invisvel ? Theaet . Diriam que dificilmente algum deles so visveis. Str . E se eles dizem que so corporal?

Theaet . Eles se distinguem : a alma seria dito por eles para tem um corpo , mas como as outras qualidades da justia, da sabedoria, eo como , sobre a qual voc pediu , no arriscaria tanto para negar sua existncia , ou para manter a que todos eles estavam corporal. Str . Em verdade , Teeteto , percebo uma grande melhora em si , o aborgenes reais , filhos de dentes do drago , teria sido dissuadido por nenhuma vergonha em tudo, mas teria afirmado obstinadamente que no h nada que eles no so capazes de espremer em suas mos. Theaet . Isso muito bonito o seu conceito. Str . Vamos empurrar a questo , pois se eles vo admitir que qualquer , mesmo a menor partcula de ser, incorpreo , o suficiente , pois eles deve, ento, dizer o que a natureza o que comum a ambos os corpreo e incorpreo, e que eles tm no olho da sua mente quando dizem de ambos que eles " so ". Talvez, eles podem ser em uma dificuldade , e se for esse o caso , h a possibilidade que pode aceitar uma noo de nosso respeito pela natureza sendo , no tendo nada de sua prpria para oferecer. Theaet . Qual a idia ? Diga-me, e logo veremos . Str . Minha idia seria de que qualquer coisa que possui qualquer tipo de poder de afetar o outro, ou ser afetado por outros, mesmo que apenas por um nico momento, porm insignificante a causa e ainda que ligeira a efeito , tem existncia real , e eu defendo que a definio de ser simplesmente poder Theaet . Eles aceitam a sua sugesto , no tendo nada melhor do conta prpria para oferecer. Str . Muito bom , talvez ns , assim como eles , pode um dia mudar nossas mentes , mas, no presente, este pode ser considerado como o entendimento que est estabelecida com eles. Theaet . Concordou. Str . Vamos agora para os amigos de idias, de suas opinies ,

tambm, voc deve ser o intrprete. Theaet . Eu vou. Str . Para eles, ns dizemos - Voc distinguir essncia de gerao ? Theaet . "Sim", eles respondem . Str . E voc permitiria que participamos em gerao, com o corpo, e atravs da percepo , mas ns participamos com a alma atravs na verdadeira essncia, ea essncia que se afirmam ser sempre o mesmo e imutvel , ao passo que a gerao ou tornar-se varia ? Theaet . Sim , isto o que devemos afirmar . Str . Bem, justo senhores, ns dizemos a eles, o que essa participao , que voc afirma de ambos? Voc concorda com a nossa definio recente? Theaet . Qual a definio ? Str . Dissemos que era ser uma energia ativa ou passiva , decorrentes de um certo poder que procede de elementos reunio com um outro. Talvez seus carros, Teeteto , pode no conseguir recuperar o resposta, que eu reconheo , porque esto acostumados a ouvir. Theaet . E qual a sua resposta? Str . Eles negam a verdade do que estvamos h pouco, dizendo ao aborgenes sobre a existncia. Theaet . O que foi isso ? Str . Qualquer poder de fazer ou sofrendo em um grau ainda que ligeira foi realizada por ns para ser uma definio suficiente de estar? Theaet . True. Str . Eles negam isso, e dizer que o poder de fazer ou o sofrimento confinada a tornar-se , e que tambm no aplicvel a poder ser. Theaet . E no h alguma verdade no que eles dizem ? Str . Sim , mas a nossa resposta ser que queremos determinar a partir de los mais claramente , se eles ainda admitir que a alma sabe , e que o ser ou essncia conhecido . Theaet . No pode haver nenhuma dvida de que eles dizem isso .

Str . E conhecer e ser conhecido , fazendo ou sofrendo , ou ambos, ou o nico a fazer eo outro sofrimento , ou no tem nem qualquer parcela em ambos ? Theaet . Claramente, nem tem qualquer participao em qualquer , pois se eles dizem qualquer outra coisa, eles vo se contradizem . Str . Eu entendo , mas eles vo permitir que se saber ativo, ento, claro , de ser conhecido passiva. E sobre este ponto de vista de ser , na tanto quanto se sabe, actuado por conhecimento, e , portanto, em movimento , pois o que est em um estado de repouso no pode ser posta em prtica , como afirmamos . Theaet . True. Str . E , cus , podemos sempre ser levados a acreditar que o movimento e vida , alma e mente no esto presentes com o ser perfeito? lata imaginamos que , sendo desprovido de vida e da mente, e existe em terrvel unmeaningness um acessrio eterno ? Theaet . Isso seria uma coisa terrvel admitir , estranho. Str . Mas digamos que tem mente e no a vida ? Theaet . Como isso possvel ? Str . Ou devemos dizer que ambos so inerentes em ser perfeito , mas que no tem alma, que os contm ? Theaet . E de que outra maneira ele pode cont-los ? Str . Ou que se tem mente e vida e da alma, mas, embora dotado de alma permanece absolutamente indiferente ? Theaet . Todas as trs suposies me parece ser irracional . Str . Sob a ser , ento, devemos incluir movimento, eo que movido. Theaet . Certamente. Str . Em seguida, Theaetetus , a concluso que, se no houver movimento nem h qualquer mente em qualquer lugar, ou sobre qualquer coisa ou pertencentes com qualquer uma .

Theaet . Bem verdade. Str . E ainda este igualmente se segue, se admitirmos que todas as coisas so em movimento sobre este ponto de vista tambm a mente no tem existncia . Theaet . Como assim? Str . Voc acha que a igualdade de condies e modo e sujeito jamais poderia existir sem um princpio de descanso? Theaet . Certamente que no. Str . Voc pode ver como sem eles mente poderia existir , ou entrar em existncia em qualquer lugar ? Theaet . No. Str . E, certamente, devemos lutar por todos os meios contra ele que aniquilaria conhecimento e da razo e da mente, e ainda ventures para falar com confiana sobre qualquer coisa. Theaet . Sim, com toda a nossa fora . Str . Em seguida, o filsofo, que tem a verdadeira reverncia para estes qualidades , no pode aceitar a idia daqueles que dizem que o todo est em repouso , seja como unidade ou em muitas formas , e ele ser totalmente surdo para aqueles que afirmam o movimento universal. Como as crianas dizem entreatingly "D a ns dois. " ento ele vai incluir tanto o mvel e imvel em sua definio de ser e de todos. Theaet . A mais pura verdade . Str . E agora , ser que parecem ter ganhado uma noo justa de ser ? Theaet . Sim realmente . Str . Infelizmente, Teeteto , Parece-me que estamos apenas comeando a ver a verdadeira dificuldade da investigao sobre a natureza do mesmo. Theaet . O que quer dizer ? Str . meu amigo, voc no v que nada pode ultrapassar a ignorncia , e ainda imaginar que estamos dizendo algo de bom ? Theaet . Eu certamente pensei que ns ramos , e eu no fao nada entender como ns nunca descobriu nosso caso desesperado.

Str . Reflita : depois de ter feito , essas admisses , pode no ser perguntou justamente , as mesmas perguntas que nos pediam de quem disse que tudo estava quente e frio? Theaet . Quais foram eles ? Voc vai lembrar -los em minha mente ? Str . Para ter certeza , vou lembrar deles , colocando o mesmo perguntas, para voc o que eu fiz para eles, e , em seguida, vamos chegar l. Theaet . True. Str . Voc no diz que descanso e movimento esto no mais completo oposio um ao outro ? Theaet . Claro . Str . E ainda assim voc diria que os dois e nenhum deles tambm so ? Theaet . Eu deveria. Str . E quando voc admitir que ambos ou um deles , voc quer dizer quer dizer que um ou ambos , eles esto em movimento ? Theaet . Certamente que no. Str . Ou voc quer dizer que eles esto em repouso , quando voc dizer que eles so ? Theaet . Claro que no. Str . Ento voc conceber como sendo uma terceira e distinta natureza, em que repouso e movimento so igualmente includos, e , observando que ambos participar no ser, voc declara que eles so. Theaet . Verdadeiramente parece que temos uma insinuao de que ser uma terceira coisa, quando dizemos que repouso e movimento so . Str . Em seguida, no sendo a combinao de descanso e movimento, mas algo diferente a partir deles. Theaet . Assim parece . Str . Sendo , em seguida , de acordo com sua prpria natureza , no nem em movimento nem em repouso. Theaet . Isso muito a verdade. Str . Onde, ento , um homem a procurar ajuda que teria qualquer claro

ou idia fixa de ser em sua mente ? Theaet . Onde , de fato ? Str . Eu dificilmente acho que ele pode olhar para qualquer lugar , pois o que no em movimento deve estar em repouso , e novamente, o que no est em repouso deve estar em movimento, mas est sendo colocado no exterior de ambos estes aulas . Isso possvel? Theaet . Totalmente impossvel. Str . Aqui, ento, outra coisa que devemos ter em mente. Theaet . O qu? Str . Quando fomos convidados para o que estvamos a atribuir a denominao de no-ser , estvamos no maior dificuldade : - voc se lembra? Theaet . Para ter certeza. Str . E no estamos agora em como uma dificuldade em ser ? Theaes . Devo dizer , Estranho , que estamos em uma que seja, se possvel, ainda maior. Str . Ento, vamos reconhecer a dificuldade , e como e no-ser esto envolvidos na mesma perplexidade , h esperana de que quando a uma parece mais ou menos nitidamente , o outro ser igualmente aparecer , e se somos capazes de ver nem ainda pode haver um oportunidade de orientar o nosso caminho entre eles , sem grande descrdito . Theaet . Muito bom . Str . Vamos perguntar , ento, como chegamos ao predicado muitos nomes de a mesma coisa. Theaet . D um exemplo . Str . Quero dizer que ns falamos do homem , por exemplo, sob muitos nomes , que ns atribumos a ele cores e formas e magnitudes e as virtudes e vcios , em todas as instncias e que em dez mil outros que no s falam dele como um homem , mas tambm como bom, e em nmero de menos outros atributos , e da mesma maneira que qualquer outra coisa que

inicialmente suposto ser um descrita por ns como muitos, e ao abrigo muitos nomes. Theaet . Isso verdade. Str . E, assim, ns fornecemos uma festa rica para tyros , seja jovem ou velho , pois no h nada mais fcil do que para argumentar que a pessoa no pode ser muitos, ou a muitos um, e grande o seu prazer em negar que a o homem bom , pois o homem , insistem, o homem e bom bom. Ouso dizer que voc se encontrou com pessoas que tomam - um interesse em tal assuntos , eles so muitas vezes os homens idosos, cujo sentido magro lanado em espanto por estas descobertas deles , o que eles acreditam a altura da sabedoria. Theaet . Certamente, eu tenho. Str . Ento , para no excluir qualquer um que j tenha especulado em tudo sobre a natureza do ser , vamos colocar nossas perguntas para eles tambm como aos nossos antigos amigos . Theaet . Que perguntas ? Str . Devemos recusar a atribuir ser ao movimento e repouso, ou nada nada, e assumir que eles no se misturam , e so incapaz de participar de um outro? Ou devemos reunir todos em uma classe de coisas transmissveis com o outro? Ou so alguns coisas transmissveis e outros no? - Qual dessas alternativas , Teeteto , ser que eles preferem ? Theaet . No tenho nada a responder em seu nome. Suponha que voc tomar todas estas hipteses , por sua vez , e veja quais so as consequncias que se seguem a partir de cada um deles. Str . Muito bom , e primeiro vamos supor que eles dizem que nada capaz de participar de qualquer outra coisa , em qualquer aspecto , em que caso repouso e movimento no pode participar de ser em tudo. Theaet . Eles no podem. Str . Mas ser que qualquer um deles seria se no participar de estar?

Theaet . No. Str . Ento, por essa admisso est tudo virado instantaneamente , como bem a doutrina do movimento universal como de resto universal , e tambm a doutrina daqueles que distribuem ser em imutveis e

tipos eternos , pois todos esses add em uma noo de ser , alguns afirmando que as coisas "so " verdadeiramente em movimento, e outros que " so" verdadeiramente em repouso. Theaes . Apenas isso. Str . Mais uma vez, aqueles que seria em um composto de tempo, e no outro resolver todas as coisas, tornando- se num s e de uma criando o infinito, ou dividindo-os em finito Clements, e formando compostos fora destes ; se suponha que os processos da criao de ser sucessiva ou contnua, estaria falando absurdo em tudo isso , se no houvesse mistura. Theaet . True. Str . Mais ridculo de tudo que os prprios homens que querem ser realizar o argumento e ainda nos probem de chamar qualquer coisa, porque participando em alguns afecto a partir de outro , com o nome de que outro . Theaet . Por que isso? Str . Por que, porque eles so obrigados a usar as palavras " ser", "distante ", " dos outros. " em si ", e dez mil a mais , o que eles no podem dar -se , mas deve fazer as ligaes de conexo de discurso , e , portanto, no necessitam de ser refutada por outros, mas seu inimigo , como se costuma dizer , habita na mesma casa com eles , pois eles esto trazendo sempre consigo um adversrio , como o ventrloquo maravilhoso, Eurycles , que fora de seus prprios ventres audivelmente os contradiz . Theaet . Precisamente por isso , uma ilustrao muito verdadeira e exata. Str . E agora, se supusermos que todas as coisas tm o poder de

comunho uns com os outros , o que se seguir ? Theaet . Mesmo que eu possa resolver esse enigma. Str . Como? Theaet . Por que, porque o movimento em si seria em repouso e descanso novamente em movimento , se eles pudessem ser atribudos a um outro. Str . Mas isso totalmente impossvel . Theaet . Claro . Str . Em seguida, a terceira hiptese permanece. Theaet . True. Str . Pois, certamente , quer todas as coisas tm comunho com todos , ou nada com qualquer outra coisa, ou alguma coisas se comunicam com alguns coisas e outras no. Theaet . Certamente. Str . E dois destes trs suposies foram consideradas impossvel. Theaet . Sim. Str . Cada um, ento , que deseja responder verdadeiramente , adotar a terceiro eo restante hiptese de a comunho de alguns com alguns. Theaet . Bem verdade. Str . Esta comunho de algum com alguns podem ser ilustrado pelo caso de letras , pois algumas letras no se encaixam uns aos outros, enquanto os outros fazem. Theaet . Claro . Str . E as vogais , em especial, so uma espcie de vnculo que permeia todas as outras letras , de modo que , sem uma vogal uma consoante no pode ser juntou-se a uma outra . Theaet . True. Str . Mas ser que cada um sabe o que as letras vo unir-se com o qu? ou a arte necessria para faz-lo ? Theaet . O que necessrio . Str . O que a arte ?

Theaet . A arte de gramtica. Str . E no isso tambm acontece com sons de alta e baixa no ? - ele quem tem a arte de saber o que os sons se misturam , um msico, e aquele que ignorante, no um msico? Theaet . Sim. Str . E vamos achar que este geralmente verdade da arte ou da ausncia de arte. Theaet . Claro . Str . E, como as classes so admitidos por ns da mesma maneira que haver algum deles capaz e outros incapazes de mistura , no deve ele que seria justamente mostrar que tipos unir eo que no vai , proceder com a ajuda da cincia no caminho do argumento ? E ser que ele No pergunte se os elos de ligao so universais, e por isso capaz de mistura com todas as coisas , e novamente, em divises , se h no so outras classes universais , que os tornam possvel? Theaet . Para ter certeza de que ele vai exigir cincia, e, se eu no sou equivocado , o prprio maior de todas as cincias . Str . Como vamos cham-lo ? Por Zeus, no temos ns iluminado involuntariamente sobre a nossa cincia livre e nobre, e em procurar o sofista tem no entretido o filsofo de surpresa ? Theaet . O que quer dizer ? Str . No deveramos dizer que a diviso de acordo com as classes , o que nem faz com que a mesma outro, nem faz com que outro do mesmo , o negcios da cincia dialtica ? Theaet . Isso o que devemos dizer . Str . Ento , com certeza , aquele que pode manejar bem capaz de ver claramente uma forma que permeia uma multido dispersa, e muitos diferente formas contidas em uma forma superior , e mais uma vez, formar uma malha juntos em um nico conjunto e que permeia muitos desses conjuntos , e muitas formas , existentes apenas em separao e isolamento. Este o

conhecimento das classes que determina onde eles podem ter comunho uma com a outra e onde no . Theaet . Bem verdade. Str . E a arte da dialtica seria atribudo por si s a filsofo puro e verdadeiro ? Theaet . Quem, seno ele pode ser digno ? Str . Nesta regio, sero sempre descobrir o filsofo , se ns olhamos para ele, como o sofista , ele no facilmente descoberto, mas por um motivo diferente . Theaet . Por que razo ? Str . Porque o sofista foge na escurido do no-ser , em que ele aprendeu por hbito sentir-se aproximadamente, e no pode ser descoberto por causa da escurido do lugar . no verdade? Theaet . Parece ser assim. Str . E o filsofo, sempre segurando inverso atravs da razo com a idia de ser, tambm escuro do excesso de luz , pois o almas dos muitos no tm olhos , que pode suportar a viso do divina. Theaet . Sim , isso parece ser to verdadeiro quanto o outro. Str . Bem, o filsofo venha a ser mais amplamente considerado por ns, se estamos dispostos , mas o sofista deve claramente no ser permitido escapar at que tivemos uma boa olhada nele . Theaet . Muito bom . Str . Desde ento, estamos de acordo que algumas classes tm uma comunho um com o outro , e outras no, e alguns tm comunho com alguns e outros com muitos, e que no h nenhuma razo para que alguns deveriam no tem comunho universal com todos, vamos agora buscar o investigao, como o argumento sugere, no em relao a todas as idias , a fim de que a multido deles deve confundir-nos , mas vamos selecionar um alguns daqueles que esto a ser contados os principais, e considerar

suas diversas naturezas e sua capacidade de comunho com um outro , a fim de que se no formos capazes de apreender com perfeita clareza as noes de ser e no-ser , podemos pelo menos no cair curto na considerao deles , na medida em que eles entram no mbito do presente inqurito , se porventura ns pode ser permitido afirmar a realidade do no-ser , e ainda escapar ileso. Theaet . Devemos faz-lo. Str . O mais importante de todos os gneros so aqueles que foram agora mencionando -estar e descanso e movimento. Theaet . Sim , de longe. Str . E dois deles so, como afirmamos , incapaz de comunho com um do outro. Theaet . Absolutamente incapaz . Str . Considerando ser certamente tem comunho com ambos, para ambos so ? Theaet . Claro . Str . Isso faz -se trs deles. Theaet . Para ter certeza. Str . E cada um deles outro que os dois restantes , mas o mesmo com o prprio . Theaet . True. Str . Mas ento, qual o significado dessas duas palavras , "mesmo" e "outro" ? Eles so dois outros novos do que os trs tipos , e ainda sempre necessidade de se misturando com eles, e estamos a ter cinco tipos em vez de trs , ou quando falamos do mesmo e dos outros, somos ns inconscientemente, falando de um dos trs primeiros tipos ? Theaet . Muito provavelmente ns somos. Str . Mas , certamente , o movimento eo repouso no so nem o outro , nem o mesmas . Theaet . Como isso?

Str . O que quer que ns atribumos ao movimento e repouso em comum , no pode ser qualquer um deles. Theaet . Por que no? Str . Porque o movimento seria em repouso e descanso em movimento, para qualquer um deles, sendo predicado de ambos, vai obrigar o outro a mudar para o oposto de sua prpria natureza , porque participando de sua oposta. Theaet . Bem verdade. Str . No entanto, eles certamente ambos participam do mesmo e do outro? Theaet . Sim. Str . Ento, no devemos afirmar que o movimento , mais do que descanso, o mesmo ou outro . Theaet . No, no devemos . Str . Mas estamos a conceber que o ser eo mesmo so idnticos ? Theaet . Possivelmente. Str . Mas se eles so idnticos , ento, novamente , dizendo que o movimento e resto vm sendo , devemos tambm estar dizendo que eles so os mesmos. Theaet . Que certamente no pode ser. Str . Ento, estar e mesmo no pode ser um. Theaet . Mal . Str . Ento, podemos supor o mesmo para ser uma quarta classe , que agora a ser adicionado aos outros trs. Theaet . Bem verdade. Str . E vamos chamar o outro de um quinto da classe? Ou deveramos considerar estar e outro a ser dois nomes da mesma classe ? Theaet . Muito provvel. Str . Mas voc concordaria , se no me engano, esse existncias so relativa, bem como absoluto? Theaet . Certamente. Str . E o outro sempre relativa ao outro ?

Theaet . True. Str . Mas isso no seria o caso, a menos e sendo a outra totalmente diferente , pois , se o outro , como ser , como eram absolutas bem como relativo, ento teria havido uma espcie de outro que era no diferente dos outros. E agora descobrimos que o que outra obrigao de necessidade de ser o que em relao a outro . Theaet . Esse o verdadeiro estado do caso . Str . Ento, temos de admitir o outro como o quinto do nosso selecionado aulas . Theaet . Sim. Str . E a quinta classe permeia todas as classes , pois todos eles so diferentes um do outro , e no em razo de sua prpria natureza , mas porque eles participam da idia do outro. Theaet . Bem verdade. Str . Ento, vamos agora colocar o caso com referncia a cada um dos cinco. Theaet . Como? Str . Primeiro, h o movimento , que afirmam ser absolutamente "outro" de resto : o que mais podemos dizer? Theaet . assim. Str . E, portanto, no descansar. Theaet . Certamente que no. Str . E ainda , porque participando de ser. Theaet . True. Str . Novamente , o movimento outro que no o mesmo ? Theaet . Apenas isso. Str . E, portanto, no o mesmo. Theaet . No . Str . No entanto , com certeza , o movimento o mesmo, porque todas as coisas parti cipar

da mesma . Theaet . Muito verdadeiro. Str . Ento, temos de admitir , e no opor-se a dizer , que o movimento o mesmo e no o mesmo, para que no se aplicam os termos "mesmo" e "No o mesmo", no mesmo sentido , mas ns o chamamos de " mesmo", em relao a si mesmo , porque participando da mesma , e no o mesmo , porque ter comunho com o outro , , assim, cortada a partir o mesmo, e tornou-se que , mas no a outra , e , por conseguinte, justamente falado como " no o mesmo . " Theaet . Para ter certeza. Str . E se o movimento absoluto em qualquer ponto de vista participou de descanso, no haveria nenhum absurdo em chamar de movimento parado. Theaet . Muito bem, , isto , na suposio de que alguns as classes misturam um com o outro , e os outros no . Str . Que tal uma comunho de tipos de acordo com a natureza , tivemos j provou antes de chegarmos a esta parte da nossa discusso. Theaet . Certamente. Str . Passemos , ento . no dizer que o movimento diferente o outro , tendo sido tambm demonstrado por ns para ser diferente do que o mesmo e diferente do resto ? Theaet . Isso certo . Str . Ento, de acordo com esta viso, o movimento outro e tambm no outro ? Theaet . True. Str . Qual o prximo passo? Vamos dizer que o movimento diferente os trs e no diferente do quarto para ns concordamos que h cinco aulas sobre e no mbito da qual nos propusemos a fazer inqurito? Theaet . Certamente, no podemos admitir que o nmero menor do que parecia ser agora. Str . Ento, podemos afirmar sem medo que o movimento diferente

estar? Theaet . Sem a menos medo. Str . O resultado claro que o movimento , uma vez que participa do ser, realmente , e tambm no ? Theaet . Nada pode ser mais claro . Str . Ento no estar necessariamente existe no caso de movimento e de cada classe , pois a natureza da outra entrando em todos eles, faz com que cada um deles , alm de ser , e de modo no-existente , e portanto, de todos eles , de igual modo , podemos realmente dizer que eles no so e , novamente, na medida em que eles participam de ser, que eles so e so existentes . Theaet . Assim, podemos supor . Str . Cada classe , ento, tem pluralidade de estar e uma infinidade de no-ser . Theaet . Portanto, temos de inferir . Str . E, sendo em si pode ser dito para ser diferente dos outros tipos. Theaet . Certamente. Str . Em seguida, pode-se inferir que o ser no , em relao a como muitos outras coisas , como h , por no estar estes ele prprio um, e : no as outras coisas , que so em nmero infinito . Theaet . Isso no est muito longe da verdade. Str . E no devemos brigar com este resultado, uma vez que da natureza das classes para ter comunho uns com os outros , e se qualquer um nega a nossa declarao de presente [ viz. , sendo que no , etc ] , vamos ele primeiro discutir com nosso ex concluso [isto , respeitando a comunho de idias ] , e ento ele pode continuar a discutir com o segue. Theaet . Nada pode ser mais justo. Str . Deixe-me perguntar -vos a considerar uma outra questo . Theaet . Que pergunta?

Str . Quando falamos de no-ser , falamos , eu suponho, no de algo que se ope ao ser, mas apenas diferente. Theaet . O que quer dizer ? Str . Quando falamos de algo que no grande , a expresso parecer-lhe a entender o que pouco mais do que aquilo que igual ? Theaet . Certamente que no. Str . As partculas negativas, UO e eu, quando precedidos de palavras , fazer no implica oposio, mas nica diferena das palavras , ou mais correcta das coisas representadas pelas palavras, que os seguem . Theaet . Bem verdade. Str . H um outro ponto a ser considerado , se no me oponho . Theaet . O que isso ? Str . A natureza do outro me parece ser dividido em fraes como conhecimento. Theaet . Como assim? Str . Conhecimento , como os outros , um , e ainda as vrias partes conhecimento que cada um deles seu prprio nome particular, e , portanto, no so muitas artes e tipos de conhecimento. Theaet . Bem verdade. Str . E no o caso, o mesmo acontece com as partes da outra, o que tambm um? Theaet . Muito provavelmente , mas voc vai me dizer como? Str . H uma parte da outra , que se ope ao linda? Theaet . No . Str . Vamos dizer que este tem ou no tem um nome? Theaet . Ele tem , por tudo o que no chamar bonito diferente do bonito, no do que outra coisa. Str . E agora me diga outra coisa . Theaet . O qu?

Str . o no - belo nada , mas isso - uma existncia se separaram fora de um certo tipo de existncia , e novamente a partir de um outro ponto de vista oposto a um algo existente? Theaet . True. Str . Ento, o no - belo passa a ser a oposio de estar a ser ? Theaet . Muito verdadeiro. Str . Mas sobre este ponto de vista , a bela a mais real ea no - belo uma existncia menos real? Theaet . Nem um pouco. Str . E o no - grande pode -se dizer que existem, igualmente com o grande ? Theaet . Sim. Str . E , do mesmo modo , apenas o deve ser colocado na mesma categoria com o no - apenas uma no pode ser dito para ter mais existncia do que o outro . Theaet . True. Str . O mesmo pode ser dito de outras coisas , vendo que a natureza do o outro tem uma existncia real , as peas desta natureza deve igualmente ser deveria existir. Theaet . Claro . Str . Ento , como parece , a oposio de uma parte da outra , e de uma parte do ser, para o outro, , se me permitem aventurar a dizer assim, como realmente essncia como sendo em si , e no implica o oposto de ser, mas apenas o que diferente de ser. Theaet . Fora de questo. Str . O que, ento vamos cham-lo ? Theaet . Claramente, no-ser , e isso a prpria natureza para que o sofista nos obrigou a procurar . Str . E no tem isso, como voc estava dizendo , como uma existncia real, como qualquer outra classe ? Posso no dizer com confiana que o no-ser tem um

assegurada a existncia, e uma natureza prpria? assim como o grande era encontrado para ser grande e bonita , eo no - grande no - grande, eo no - belo no - belo , da mesma forma no - ser , foi encontrada a ser e no-ser , e para ser contada uma entre as muitas classes de estar. Voc , Teeteto , ainda sinto qualquer dvida sobre isso? Theaet . O que nenhum. Str . Voc observa que o nosso ceticismo nos levou alm do gama de proibio de Parmnides ? Theaet . Em qu? Str . Temos avanado para um outro ponto , e mostrou mais do que ele por m -nos para investigar. Theaet . Como isso? Str . Por que, pois , diz ele ,

No-ser no , e que guardes os teus pensamentos desta maneira de inqurito.

Theaet . Sim, ele diz isso. Str . Considerando que, ns no s provou que as coisas que no so so , mas ns mostramos que forma de ser no-ser , pois temos mostrado que a natureza da outra , e distribudo por todas as coisas suas relaes com o outro , e qualquer parte do outro contrastava com o ser, isto precisamente o que se aventuraram para chamar no-ser . Theaet . E, certamente , Estranho , fomos muito bem. Str . No deixe qualquer um dizer, ento, que, apesar de afirmar a oposio de no-ser ao ser, que ainda afirmam a ser de no-ser , pois, como a existncia de um oposto de ser, para que inqurito h muito que disse adeus , ele pode ou no pode ser, e pode ou

pode no ser capaz de definio. Mas, como tocar o nosso presente conta de no-ser , deixar um homem quer nos convencer do erro, ou , de modo desde que ele no pode, ele tambm deve dizer, como estamos dizendo, que no h uma comunho de aulas , e que ser , ea diferena ou outra , percorrer todas as coisas e se interpenetram mutuamente , de modo que a outra participa de ser, e por causa desta participao , e ainda no a de que ele participa , mas outros , e ser diferente sendo , claramente uma necessidade que no deve ser -estar . novamente , sendo , atravs da participao do outro, torna-se uma classe diferente os restantes aulas , e ser diferente de todos eles, no cada um um deles, e no tudo o resto , de modo que , sem dvida, existem milhares e milhares de casos em que o ser no , e todos os outros coisas, se considerados individualmente ou coletivamente , em muitos aspectos so, e em muitos aspectos, no so. Theaet . True. Str . E aquele que ctico em relao a essa contradio , devemos pensar como ele pode encontrar algo melhor para dizer , ou se . ele v um quebra-cabea, e seu prazer arrastar as palavras desta forma e que , o argumento ser provar a ele , que ele no est fazendo um uso digno de suas faculdades , pois no h charme em tais quebra-cabeas, e no h nenhuma dificuldade em detect-los , mas podemos dizer-lhe de outra coisa a busca de que nobre e tambm difcil. Theaet . O que isso ? Str . Uma coisa de que j falei ; , deixando apenas estes puzzles como envolvendo nenhuma dificuldade, ele deve ser capaz de seguir, e criticar em detalhes todos os argumentos , e quando um homem diz que o mesmo de uma maneira diferente , ou que o outro o mesmo, para compreender e refut-lo a partir de seu prprio ponto de vista, e no mesmo sentido na qual ele afirma uma destas afeces . Mas para mostrar que de algum modo e , em certo sentido o mesmo outro, ou a outra mesmo , ou o

grande pequeno, ou similar ao contrrio , e deliciar-se com sempre trazendo encaminhar tais contradies , no uma refutao real, mas claramente o recm-nascido beb de algum que est apenas comeando a se aproximar do problema de ser. Theaet . Para ter certeza. Str . Para certamente , meu amigo, a tentativa de separar tudo existncia de um outro uma barbrie e totalmente indigno de uma mente educada ou filosfica. Theaet . Por que isso? Str . A tentativa de separao universal o aniquilamento de todo o raciocnio , pois s pela unio de concepes com um outro que cheguemos ao discurso da razo. Theaet . True. Str . E , observe que estvamos apenas no tempo em fazer uma resistncia a tais separatistas , e obrigando-os a admitir que uma coisa que se mistura com o outro. Theaet . Por que isso? Str . Por que, para que possamos ser capazes de afirmar o discurso a ser uma espcie de ser , pois se ns no poderamos , a pior de todas as consequncias seriam seguir, devemos ter nenhuma filosofia . Alm disso, a necessidade de determinar a natureza de prensas discurso em cima de ns , neste momento , se totalmente privado dele , no podamos mais manter o discurso e privado de que devemos ser , se admitiu que no houve mistura da natureza em tudo. Theaet . Muito verdadeiro. Mas eu no entendo por que , neste momento, devem determinar a natureza do discurso. Str . Talvez voc vai ver mais claramente com a ajuda do seguinte explicao . Theaet . Que explicao ? Str . No -estar tem sido reconhecido por ns para ser um entre muitos

aulas difundida sobre todo o ser. Theaet . True. Str . E da surge a pergunta , se no se mistura -estar com a opinio e linguagem. Theaet . Como assim? Str . Se no-ser no tem parte na proposio , ento todas as coisas deve ser verdade , mas se no-ser tem um papel, em seguida, falsa opinio e falso discurso so possveis, por . pensar ou dizer que no - falsidade, que, assim, surge na regio do pensamento e no discurso. Theaet . Isso bem verdade. Str . E onde h falsidade certamente deve haver engano . Theaet . Sim. Str . E se no h engano , ento todas as coisas deve estar cheio de dolos e imagens e fantasias. Theaet . Para ter certeza. Str . Em que a regio de sofista , como dissemos , fez a sua fuga, e , quando ele chegou l , negou a prpria possibilidade de falsidade, no um, ele argumentou , seja concebido ou proferiu mentira, na medida em que no-ser no de qualquer forma participam do ser. Theaet . True. Str . E agora, no -estar tem sido mostrado para participar do ser, e portanto, ele no vai continuar lutando nessa direo , mas ele vai provavelmente dizer que algumas ideias participar do no-ser , e alguns no , e que a linguagem e de opinio so da classe no participando , e ele ainda vai lutar at a morte contra a existncia do image -making e arte phantastic , em que ns colocamos ele, porque , como ele vai dizer , opinio e linguagem no participam do no-ser , e , a menos que esta participao existe, no pode haver tal coisa como falsidade. E , com o fim de atender a essa evaso , devemos comear com a indagao sobre a natureza da linguagem , opinio e imaginao, em

Para que quando encontr-los , podemos encontrar tambm que eles tm comunho com o no-ser , e , depois de ter feito a ligao deles , pode assim provar que falsidade existe, e a que vamos aprisionar o Sofista , se ele merece, ou, se no, vamos deix-lo ir de novo e procur-lo em outra classe. Theaet . Certamente, Estranho , no parece ser verdade no que foi disse sobre o sofista num primeiro momento, que ele era de uma classe que no so fa cilmente capturados, pois ele parece ter abundncia de defesas , que ele lana , e que deve cada um deles ser invadido antes que possamos chegar o prprio homem. E mesmo agora, que temos com dificuldade conseguiu atravs de seu primeira defesa , que o no-ser do no-ser , e eis ! aqui outro , pois ainda temos que mostrar que falsidade existe na esfera da linguagem e de opinio, e no haver outra e outra linha de defesa sem fim. Str . Qualquer um, Teeteto , que capaz de avanar at um pouco deveria ser de bom nimo, porque o que ele que est desanimado em um pequeno progredir fazer, se estivesse fazendo nenhum, ou mesmo passando por uma repulsa ? Tal corao fraco , como diz o provrbio, nunca vai ter um cidade , mas agora que conseguimos at agora , a cidadela nossa, eo que ainda mais fcil. Theaet . Muito verdadeiro. Str . Ento , como eu estava dizendo , vamos em primeiro lugar obter um concepo de linguagem e de opinio, a fim de que possamos ter motivos mais claros para determinar , se no-ser tem qualquer preocupao com eles, ou se eles so ambos sempre verdade , e nenhum deles sempre falsa . Theaet . True. Str . Ento , agora , vamos falar de nomes , como antes estvamos falando de idias e letras , porque essa a direo em que a resposta pode

ser esperado. Theaet . E qual a questo em debate sobre nomes ? Str . A pergunta em questo se todos os nomes pode ser conectado um com o outro , ou nenhuma, ou apenas alguns deles. Theaet . evidente que o ltimo verdadeiro. Str . Eu entendo que voc quer dizer que as palavras que tm um significado quando em sequncia pode ser ligado , mas que as palavras que no tm qualquer significado quand o em seqncia no pode ser conectado ? Theaet . O que voc est dizendo? Str . O que eu pensei que voc queria , quando voc deu o seu parecer favorvel, por existem dois tipos de intimao sendo que so dadas pela voz . Theaet . Quais so elas? Str . Um deles chamado de substantivos , e os outros verbos. Theaet . Descrev-los. Str . O que denota ao que chamamos de um verbo. Theaet . True. Str . E o outro , que uma marca articulado definido em quem fazer as aes , que chamamos de um substantivo. Theaet . Bem verdade. Str . Uma sucesso de substantivos s no uma sentena mais do que de verbos sem substantivos . Theaet . Eu no entendo voc . Str . Eu vejo que quando voc deu o seu assentimento voc tinha outra coisa em sua mente. Mas o que eu quis dizer foi que uma mera sucesso de substantivos ou verbos no discurso . Theaet . O que quer dizer ? Str . Quero dizer que palavras como "anda ", " corre ", " dorme", ou qualquer outras palavras que denotam ao , porm muitos deles voc cadeia juntos, no fazer discurso .

Theaet . Como podem? Str . Ou, ainda , quando voc diz " leo ", " veado ", " cavalo", ou qualquer outro palavras que denotam agentes nem neste meio de palavras amarrando juntos que voc atingir o discurso , pois no h nenhuma expresso de ao ou omisso , ou da existncia da existncia ou inexistncia indicado pelos sons , at que os verbos esto misturados com substantivos ; ento as palavras se encaixam , eo menor combinao dos mesmos formas de linguagem , e a forma mais simples e menos do discurso. Theaet . Novamente eu pergunto: O que voc quer dizer? Str . Quando algum diz "O homem aprende ", voc no deve chamar este o mais simples e menos de sentenas ? Theaet . Sim. Str . Sim , pois ele agora chega ao ponto de dar uma sugesto sobre algo que ou est se tornando , ou tornou-se , ou ser. E ele no apenas nomes, mas ele faz algo , ligando verbos com substantivos , e por isso dizemos que ele discursos , e essa conexo de palavras damos o nome de discurso . Theaet . True. Str . E uma vez que existem algumas coisas que se ajustam um ao outro, e a outra coisas que no se encaixam , por isso h alguns sinais vocais que fazer, e outros que no , combinam e formam discurso . Theaet . Bem verdade. Str . H uma outra questo pequena . Theaet . O que isso ? Str . A sentena deve e no pode deixar de ter um assunto. Theaet . True. Str . E deve ser de uma determinada qualidade. Theaet . Certamente. Str . E agora vamos importar o que ns somos . Theaet . Devemos faz-lo.

Str . Vou repetir uma frase para voc em que uma coisa e uma ao so combinados, com a ajuda de um substantivo e um verbo , e voc deve me de que a sentena fala contar. Theaet . Eu vou, com o melhor do meu poder . Str . " Teeteto est sentado " , e no uma frase muito longa . Theaet . No muito . Str . De quem a frase falar, e quem o sujeito que o que voc tem a dizer. Theaet . De mim, eu sou o assunto. Str . Ou esta frase, de novo, Theaet . Que frase ? Str . " Teeteto , com quem eu estou falando agora , est voando . " Theaet . Isso tambm uma sentena que ser admitido por todos os um falar de mim, e se aplica a mim . Str . Ns concordamos que cada frase deve necessariamente ter um certo qualidade . Theaet . Sim. Str . E o que a qualidade de cada uma destas duas frases ? Theaet . A um, como eu imagino , falsa , eo outro verdade. Str . A verdade , diz o que verdade sobre voc ? Theaet . Sim. Str . E a falsa diz que diferente de verdade? Theaet . Sim. Str . E, portanto, fala de coisas que no so como se fossem ? Theaet . True. Str . E dizer que as coisas so reais de vocs que no so , pois, como ns estavam dizendo , em relao a cada coisa ou pessoa , h muito que e tanto que no . Theaet . Bem verdade. Str . A segunda das duas frases que se referem a voc foi

em primeiro lugar, um exemplo da forma reduzida consistente com o nosso definio. Theaet . Sim, isso estava implcito na admisso recente. Str . E , em segundo lugar , relacionada a um assunto? Theaet . Sim. Str . Quem deve ser voc , e pode ser mais ningum ? Theaet . Inquestionavelmente . Str . E seria nenhuma sentena em todos, se no houvesse assunto, pois, como provamos , uma frase que no tem nenhum assunto impossvel. Theaet . Bem verdade. Str . Quando o outro, ento , afirmado em voc como o mesmo, e no-ser como sendo, tal combinao de substantivos e verbos realmente e verdadeiramente falso discurso . Theaet . A mais pura verdade . Str . E, por isso pensei , opinio e imaginao so agora provou existir em nossas mentes tanto como verdadeiro e falso. Theaet . Como assim? Str . Voc vai saber melhor se voc primeiro adquirir um conhecimento do que eles so , e em que so solidariamente diferem uma da outra . Theaet . D-me o conhecimento que voc gostaria que eu a ganhar. Str . No se pensa e fala o mesmo, com essa exceo, que o que chamado o pensamento da conversa unuttered alma com ela mesma? Theaet . Bem verdade. Str . Mas o fluxo de pensamento que flui atravs dos lbios e sonoro chamado de discurso? Theaet . True. Str . E ns sabemos que existe no discurso ... Theaet . O que existe ? Str . Afirmao .

Theaet . Sim, ns sabemos isso. Str . Quando a afirmao ou negao ocorre no silncio e na a mente apenas , voc tem algum outro nome pelo qual a cham-lo , mas opinio ? Theaet . No pode haver nenhum outro nome . Str . E quando a opinio apresentada , no apenas , mas de alguma forma sentido , voc no iria cham-lo de imaginao? Theaet . Certamente. Str . E vendo que a linguagem o verdadeiro eo falso , e que o pensamento a conversa da alma consigo mesma, ea opinio o fim do pensamento e da imaginao ou fantasia a unio do sentido e opinio, a inferncia que alguns deles , j que eles so semelhantes aos linguagem, deve ter um elemento de falsidade , bem como da verdade ? Theaet . Certamente. Str . Voc percebe , ento, que a falsa opinio e de expresso tm sido descoberto mais cedo do que o esperado? - Por agora parecamos estar realizando uma tarefa que nunca seria realizado . Theaet . Eu percebo . Str . Ento, no vamos desanimar sobre o futuro , mas agora com fez esta descoberta , vamos voltar para a nossa classificao anterior. Theaet . Que classificao? Str . Dividimos imagem de decises em dois tipos , a um semelhana de decises , o outro imaginativa ou phantastic . Theaet . True. Str . E ns dissemos que estvamos incertos em que devemos colocar o Sofista . Theaet . Ns disse isso . Str . E nossas cabeas comeou a girar mais e mais , quando era afirmou que no existe tal coisa como uma imagem ou dolo ou aparncia, porque de nenhum modo , tempo ou lugar pode haver sempre

uma coisa como falsidade. Theaet . True. Str . E agora, uma vez que no foi mostrado para ser falso discurso e falsa opinio , pode haver imitaes de existncias reais , e fora desta condio da mente pode surgir uma arte de enganar . Theaet . Bastante possvel. Str . E ns temos : j admitiu , em que o precedeu , que o Sofista estava escondido em uma das divises da semelhana de decises arte? Theaet . Sim. Str . Vamos, ento , renovar a tentativa , e em dividir qualquer classe , sempre levar a pea para o direito , apegando-se que detm o sofista , at que tenhamos o despojaram de toda a sua comum propriedades , e chegou a sua diferena ou peculiar. Ento podemos exibi-lo em sua verdadeira natureza , primeiro a ns mesmos e , em seguida, a pare ntela espritos dialtico. Theaet . Muito bom . Str . Voc pode se lembrar que toda a arte foi originalmente dividido por ns em criativo e aquisitivo. Theaet . Sim. Str . E o sofista estava voando diante de ns no aquisitivo classe, nas subdivises da caa, concursos , mercadoria , e semelhantes. Theaet . Muito verdadeiro. Str . Mas agora que a arte imitativa tem fechado ele, claro que devemos comear por dividir a arte da criao , pois a imitao uma tipo de criao de imagens , no entanto, como afirmamos , e no de bens coisas . Theaet . Bem verdade. Str . Em primeiro lugar , existem dois tipos de criao.

Theaet . Quais so elas? Str . Um deles humano e o outro divina. Theaet . Eu no sigo . Str . Todo o poder , como voc pode lembrar o nosso ditado original , que faz as coisas existem, no existente anteriormente , foi definido por ns to criativo . Theaet . Eu me lembro. Str . Olhando , agora , para o mundo e todos os animais e plantas, em coisas que crescem sobre a terra a partir de sementes e razes , bem como no substncias que se formam no interior da terra , ou inanimados fusile no fusile , digamos que eles vm existncia , no tendo existia anteriormente pela criao de Deus, ou se estamos de acordo com opinio vulgar sobre eles? Theaet . O que isso ? Str . A opinio de que a natureza lhes traz existncia de algum causa espontnea e inteligente . Ou devemos dizer que eles so criado por uma razo divina e um conhecimento que vem de Deus ? Theaet . Ouso dizer que, devido minha juventude, muitas vezes pode vacilar em meu ponto de vista , mas agora quando eu olho pra voc e ver que voc incline a encaminh-los para Deus, eu adiar a sua autoridade. Str . Nobre disse que , Teeteto , e se eu achava que voc era um dos aqueles que futuramente mudar de idia, eu teria argumentado gentilmente com voc, e te forou a concordar , mas como vejo que voc vai vir de si mesmo e sem qualquer argumento meu, para que a crena que , como voc diz, o atrai , no vou impedir o trabalho de tempo. Deixe-me supor , ento , que as coisas que so ditas a ser feita por natureza so a obra de arte divina , e que as coisas que so feitas por homem fora delas so obra de arte humana. E assim , existem dois tipos de fazer e de produo, a um ser humano e outro divino. Theaet . True.

Str . Ento , agora , subdividir cada uma das duas sees que temos j . Theaet . O que quer dizer ? Str . Eu quero dizer que voc deve fazer uma diviso vertical de produo ou inveno , como voc j fez um lateral . Theaet . Eu tenho feito isso. Str . Ento , agora, h em todas as quatro partes ou segmentos e dois de elas tm de referncia para ns e so humanos , e dois deles tm referncia aos deuses e so divinos . Theaet . True. Str . E , mais uma vez , na diviso que deveria ser feita em o outro lado, uma parte em cada subdiviso o making of do prprios , mas as duas partes restantes coisas pode ser chamado o fazendo de semelhanas , e assim a arte produtiva novamente dividido em duas partes. Theaet . Diga-me as divises mais uma vez. Str . Eu suponho que ns, e os outros animais , e os elementos de que as coisas so feitas , fogo, gua, e assim por diante , so conhecidos por ns ser cada e toda a criao e obra de Deus. Theaet . True. Str . E h imagens deles , que no so elas, mas que correspondem a eles, e estes so tambm a criao de um maravilhoso habilidade. Theaet . Quais so elas? Str . As aparncias que brotam de si no sono ou por dia , como uma sombra quando a escurido surge em um incndio, ou o reflexo, que produzida quando a luz brilhante e lisa objectos encontra na sua superfcie externa , com uma luz , e cria uma percepo o oposto de nossa viso comum. Theaet . Sim , e as imagens, bem como a criao so igualmente

o trabalho de uma mo divina . Str . E que diremos da arte humana ? Ser que no fazer uma casa por a arte de construo, e por outro a arte do desenho , que uma espcie de sonho criado pelo homem para aqueles que esto acordados ? Theaet . Bem verdade. Str . E outros produtos da criao humana so duas e ir em pares , no a coisa , com a qual a arte de fazer a coisa em causa , e a imagem, com a qual est em causa a imitao . Theaet . Agora eu comeo a entender , e estou pronto a reconhecer que existem dois tipos de produo , e cada um deles duas vezes; na diviso lateral, no tanto uma divina e uma produo humana; na vertical, h realidades e uma criao de uma espcie de similitudes . Str . E no nos esqueamos de que a classe imitativa a um pea ter sido tomada semelhana , eo outro phantastic , se ele poderia ser mostrado que a falsidade uma realidade que pertence classe de ser real. Theaet . Sim. Str . E este parece ser o caso, e, portanto, agora, sem hesitao , vamos numerar os diferentes tipos de dois. Theaet . True. Str . Ento , agora , vamos mais uma vez dividir a arte phantastic . Theaet . Onde vamos fazer a diviso ? Str . H um tipo que produzido por um instrumento, e outra em que o criador da aparncia o prprio instrumento. Theaet . O que quer dizer ? Str . Quando qualquer um se faz aparecer como outro em sua figura ou sua voz , a imitao o nome para esta parte da arte phantastic . Theaet . Sim.

Str . Que este , ento, ser chamado a arte da mmica , e isso o provncia atribudo a ele , como para a outra diviso , estamos cansados vai desistir disso , deixando a outra pessoa o dever de fazer o classe e dando-lhe um nome adequado . Theaet . Vamos fazer o que voc diz a atribuir uma esfera a um e deixar o outro. Str . H uma outra distino , Teeteto , que digno de nossa considerao , e por uma razo que eu vou lhe dizer . Theaet . Deixe-me ouvir . Str . H alguns que imitar , sabendo o que eles imitam , e alguns que no sabem . E que linha de distino pode possivelmente haver maior do que o que divide a ignorncia do conhecimento? Theaet . No pode haver maior. Str . No era o tipo de imitao de que falamos h pouco o imitao de quem sabe ? Pois quem quer imit-lo , certamente sei que voc e sua figura ? Theaet . Naturalmente. Str . E o que voc diria da figura ou forma de justia ou de virtude em geral? Ser que no estamos bem conscientes de que muitos , no tendo conhecimento de qualquer um , mas apenas uma espcie de opinio, fazer o seu melhor para mostrar que esta opinio realmente entretido por eles, ao express-la , na medida em que pode, em palavras e atos ? Theaet . Sim, isso muito comum. Str . E eles sempre falham em sua tentativa de ser pensado apenas , quando no so ? Ou no exatamente o oposto verdade? Theaet . Exatamente o oposto . Str . Tal um, ento , devem ser descritos como um imitador para ser distinguido do outro, como aquele que ignorante distinguido dele , quem sabe? Theaet . True. e

Str . Podemos encontrar um nome adequado para cada um deles? Isto claramente no uma tarefa fcil , pois entre os antigos houve uma certa confuso de idias, que os impediram de tentar dividir em gneros espcie, por isso no h grande abundncia de nomes. No entanto, para uma questo de clareza , vou fazer negrito para chamar a imitao que coexiste com o parecer , a imitao da aparncia , que coexiste com a cincia, a imitao cientfica ou aprendido. Theaet . Concedido. Str . O primeiro a nossa preocupao atual , pois o sofista era classificada com imitadores de fato, mas no entre aqueles que tm conhecimento. Theaet . Muito verdadeiro. Str . Vamos, ento , examinar o nosso imitador de aparncia, e veja se ele slido , como um pedao de ferro, ou se ainda h um pouco de crack nele . Theaet . Vamos examin-lo . Str . Na verdade, existe uma rachadura muito grande , pois se voc olhar , voc descobrir que uma das duas classes de imitadores uma criatura simples , que pensa que sabe o que ele s fantasias , o outro tipo bateu por entre argumentos , at que ele desconfia e teme que ele ignorante do que para muitos ele finge saber. Theaet . H , certamente, os dois tipos que voc descreve . Str . Vamos considerar um como o simples imitador , o outro como o dissimulao ou imitador irnico ? Theaet . Muito bom . Str . E vamos mais falar desta ltima classe como tendo uma ou duas divises ? Theaet . Responda a si mesmo . Str . Aps a anlise, ento, no me parecem ser dois , no o dissimulador , que arengas uma multido em pblico em um longo discurso, e dissimulador , que, em privado e em discursos curtos

obriga a pessoa que est conversando com ele se contradizer . Theaet . O que voc diria que a mais pura verdade . Str . E quem o fabricante dos discursos mais longos ? Ele o estadista ou o orador popular? Theaet . Este ltimo . Str . E o que ns chamamos o outro? Ele o filsofo ou o sofista ? Theaet . O filsofo no pode ser, por sobre nosso ponto de vista , ele ignorante , mas j que ele um imitador do sbio que ele ter um nome que formado por uma adaptao das palavras sothos . O que deve ns cham-lo ? Tenho a certeza que eu no posso estar enganado em denominando -o o verdadeiro e muito sofista . Str . Vamos ligar o seu nome como fizemos antes , fazendo com que a cadeia de uma extremidade da sua genealogia para o outro ? Theaet . Por todos os meios . Str . Ele , ento, que traa a genealogia de sua arte da seguinte forma , quem , pertencente seco consciente ou dissimulao da arte fazendo com que a auto- contradio, um imitador de aparncia, e separada da classe de phantastic que um ramo da imagem de decises em que outra diviso da criao, o malabarismo de palavras, uma criao humana , e no divina , qualquer um que afirma o real Sofista de ser deste sangue e linhagem vai dizer a prpria verdade . Theaet . Sem dvida .

-THE END -

You might also like