You are on page 1of 3

Manual Sistema de Alarmes

1.

Introduo sistema de alarme Sistemas de alarmes so indispensveis nos dias atuais, em qualquer tipo de estabelecimento. So compostos por um conjunto de equipamentos eletrnicos que controlam movimentaes em horrios no permitidos ou emitem sinais de emergncia silenciosos com o objetivo de avisar uma atitude e/ou ao suspeita. Alarmes so sistemas de deteco que tm como objetivo inibir e prevenir a entrada de pessoal no autorizado em uma determinada rea. importante salientar que o sistema de alarme no forma barreiras, apenas indica uma situao adversa sendo de suma importncia a cumplicidade do usurio para seu perfeito funcionamento.

2.

Componentes do sistema de alarme Seu sistema de alarme composto pelos seguintes equipamentos, dependendo de sua necessidade: 2.1 - Painel de Alarme Visto como o crebro de seu sistema de alarme. Controla, envia e recebe sinais dos sensores espalhados no imvel. O painel de alarme dividido por zonas ou setores que identificam com preciso o ambiente violado. E por ser micro-processado totalmente programvel, como opo por zonas 24 horas e modificao da temporizao de entrada e sada. Gerenciado por um teclado, permite incluso de operaes como arme, desarme e verificao de status. 2.2 Bateria Permite o funcionamento de seu sistema caso ocorra uma falta de energia. Essa bateria constantemente monitorada pelo painel de alarme que avisa caso sua carga esteja baixa. 2.3 Sirene Na deteco de um evento, a sirene emite um sinal sonoro de 120dB, com o intuito de inibir uma possvel invaso. 2.4 Sensores So os dispositivos que identificam alguma movimentao. Temos diversos tipos de sensores dependendo da sua necessidade. Devem ser necessariamente supervisionados por voc cliente, avisando a central caso alguma manuteno seja necessria, como queda do equipamento ou alterao do ambiente em que ele se encontra. Sem o perfeito funcionamento dos mesmos no possvel a identificao de movimentaes, podendo at ser um transtorno para o sistema com disparos em falso. Procure sempre, indispensavelmente, manter o ambiente monitorado isolado de correntes de ar, que o maior problema em acionamentos equivocados. 2.5 - Boto de Pnico Equipamento que quando acionado avisa a central de monitoramento sobre alguma emergncia. Caso possua este dispositivo teste-o constantemente e lembre-se que aps acionado, providencias sero tomadas, portanto fique atento ao toque do telefone.

3.

Monitoramento Eletrnico Consiste na recepo e anlise dos sinais enviados pelos equipamentos instalados no local monitorado. Este envio pode ser de duas formas: a) Linha Telefnica; b) GPRS (Transmisso sem fio).

Em ambos os casos dependemos de servios prestados por empresas de telefonia, sobre os quais no temos controle. Caso voc tenha optado pela transmisso por linha telefnica lembre-se que ela o nico meio de transmisso entre seu alarme e a central de monitoramento, estando sujeito ao no recebimento do evento caso este meio seja sabotado ou tenha algum problema tcnico. J com a transmisso via GPRS utilizamos a rede GSM de celular para transmisso dos eventos, ficando a linha telefnica com status de backup. Para podermos executar um servio de monitoramento com qualidade e eficincia muito importante, que voc cliente, mantenha seus dados atualizados junto central de monitoramento. Caso haja alterao em seus dados notifique-nos via e-mail: atendimento@in-master.com e/ou keila.viana@in-master.com, ou Telefax (27) 3223-8359 | 3223-5569.
4.

Disparos Falsos Ao acionar seu sistema de alarme verifique se todas as portas e janelas esto devidamente fechadas, os maiores ndices de alarmes falsos so causados por correntes de ar muito bruscas ou pequenos animais que entram no imvel. Texto retirado do site da ABESE (Associao Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrnicos de Segurana) O maior problema no monitoramento de alarmes, tanto comercial como residencial, consiste no que chamamos de alarmes falsos. O conceito de alarme monitorado simples: o equipamento instalado no local, quando detecta algum problema atravs de seus sensores, emite um sinal que enviado para uma central de monitoramento 24 horas, que, dependendo do caso, aciona as pessoas responsveis ou os rgos competentes para a tomada de aes e a conseqente soluo do problema. O alarme falso surge justamente quando o painel de controle detecta indevidamente um sinal, enviando-o para a central de monitoramento, que ir acionar as pessoas responsveis, como tambm a polcia, que deslocar para o local uma viatura. Neste caso, ocorrer o uso indevido de um rgo pblico, que poderia estar atendendo a uma ocorrncia de real emergncia no mesmo momento. Sendo assim, o alarme falso gera um despacho policial falso, ou seja, uma notificao de crime as autoridades sem a evidncia de um acontecimento criminoso. O sinal falso do alarme acontece basicamente por trs fatores: problema no equipamento, incluindo m qualidade do equipamento e da instalao; condies climticas e por manuseio indevido do usurio (inexperincia ou erro). Dos alarmes falsos, 95% so causados pelos prprios clientes. Os alarmes falsos tm como maior conseqncia falta de credibilidade do sistema eletrnico de segurana, ameaando a imagem do setor e das empresas que prestam os servios na rea, pois tanto os novos possveis usurios, como as autoridades competentes tero a errnea idia de que o sistema no funciona. Os sistemas eletrnicos de segurana tm funo preventiva e so instalados para evitar ou acompanhar, quando monitorados, roubos, vandalismo, assaltos, fogo, emergncia mdica, linha de montagem e nveis txicos ou de temperatura, entre outros. Dados fornecidos pelas centrais de monitoramento mostram a eficincia do sistema: a cada 100 tentativas de furtos em estabelecimentos com alarmes, 94% fracassam; o nmero de estabelecimentos roubados sem alarmes trs vezes maior e a quantidade de bens roubados em estabelecimentos sem alarmes 10 vezes maior que os que possuem alarme.

5.

Servios Segue a relao de servios alm do monitoramento que disponibilizamos para nossos clientes. Caso voc no possua algum destes servios e queira contratar entre em contato conosco nos telefones (27)

3223-8359 | 3223-5569 ou contate seu representante comercial. Acesse o site www.in-Master.com e solicite uma visita de nossos Consultores. 5.1 - Controle de Abertura e Fechamento (Arme e Desarme) Este servio tem como objetivo identificar um esquecimento de arme do sistema ou uma desativao fora do horrio habitual. Por exemplo, caso voc esquea de ativar seu alarme, entraremos em contato no local para verificar se ainda h algum, caso realmente no tenha mais ningum, ser solicitado que efetue o arme do sistema. Podemos exemplificar tambm outra situao, caso voc desative fora de um horrio prdeterminado, entraremos em contato para verificar a divergncia de hbito. 5.2 - Checagem de Unidade Volante Caso seu alarme dispare enviaremos uma viatura da empresa para constatar alguma evidncia de anomalias em seu estabelecimento. Este servio tem funo exclusiva de verificar o motivo do disparo do alarme e no tem autonomia para tomar qualquer tipo de ao ostensiva. 5.3 - Monitoramento por GPRS Este servio proporciona maior tranqilidade na recepo do sinal de alarme no dependendo apenas da linha telefnica. Evitando o no recebimento do sinal caso ocorra uma falha em linha ou alguma sabotagem. 5.4 - Manuteno Preventiva/Corretiva Este servio proporciona maior segurana ao Cliente, tendo em vista que nossa Equipe Tcnica efetua manutenes constantes em seu sistema de alarmes, evitando assim uma falha inesperada, j inclusa no valor do Contrato de Monitoramento. 5.5 - Relatrio On-Line Visualize todos os sinais de seu sistema de alarme atravs da internet. Essas informaes ficam disponveis para acesso em um perodo de trinta dias.

You might also like