You are on page 1of 12

A ANGSTIA DE ABRAO

Wagner de BARROS1
RESUMO Encontramos na filosofia kierkegaardiana um estudo sobre a personagem bblica Abrao. Em Temor e tremor, Kierkegaard descreve o desespero do sacrifcio e a f do sacerdote religioso. Neste contexto, o pai de Isaac aparenta sentir angstia. No entanto, Abrao possui f e na obra intitulada O conceito de angstia, Kierkegaard descreve que a f elimina o aspecto medonho deste sentimento. Resta a pergunta: Abrao sentiria angstia? Pretenderemos mostrar como a f pode transformar a angstia em um sentimento agradvel para o homem.

Palavras-chaves: filosofia, Kierkegaard, angstia, liberdade, indivduo

Introduo Kierkegaard (1813-1855) um filsofo pouco estudado em um curso de graduao de filosofia no Brasil. S em 2001 encontramos uma tese de doutorado sobre este autor defendida na USP2. Vemos que Kierkegaard no est ao lado de Plato, Aristteles, Kant ou Hegel. Pelo contrrio, quando se ouve falar do filsofo dinamarqus, vem logo em seguida a idia do existencialismo, ou ento, do seu rancor contra o sistema hegeliano. Mas na verdade, pouco se sabe de sua filosofia. Kierkegaard ficou mais conhecido pelas citaes de Sartre, pelas notas de Heidegger e pela sua influncia na filosofia da existncia do que propriamente por suas teses. Analisando o pensamento contemporneo, poderemos constatar sua profunda importncia. No somente tratando de Jaspers, Marcel ou Heidegger, Kierkegaard est presente tambm em Adorno, pois afinal, no devemos esquecer que o frankfurtiano estudou por um longo perodo a filosofia de Kierkegaard.

Bolsista da FAPESP, 3 ano da graduao em filosofia. Orientador: Jos Carlos Bruni. UNESP Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Cincias 17525-900 Marlia SP. E-mail: wagnerdebarros@bol.com.br 2 Foi Silvia Saviano Sampaio quem defendeu, com o ttulo A subjetividade existencial em Kierkegaard, primeira tese que trabalha especificamente com Kierkegaard na USP. Os estudos sobre Kierkegaard esto aumentando. Isto pode ser constatado nos eventos realizados pela Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI).

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

2 Um dos temas abordados pelo filsofo dinamarqus foi o tema da angstia. Em seu pensamento, a angstia assume um dos lugares centrais. Sua explicao teolgica. Assim sendo, encontraremos figuras como Deus, Ado e Abrao no decorrer de sua exposio. Para Kierkegaard, a angstia aparece quando o homem descobre que livre para pecar. Porm, encontramos junto com a angstia um outro problema: a f. Segundo Kierkegaard, a angstia perde seu aspecto medonho quando o indivduo possui f. Neste sentido, encontramos uma dvida. No texto Temor e tremor Kierkegaard faz uma anlise do sacrifcio de Abrao. Nesta obra, Kierkegaard observar que o ato do sacrifcio um desejo de Deus, mas uma ao como esta imoral. Podemos constatar, pois, um dilema: ou Abrao sacrifica Isaac, sendo conseqentemente julgado como assassino e perdendo tambm tudo o que ele mais ama (seu filho), ou Abrao no sacrifica Isaac, mas uma atitude como esta mostra que Abrao no tem f. Alm disto, salvando Isaac, Abrao perder sua relao com Deus. Resta a pergunta: Abrao sente angstia? O presente texto tem como objetivo analisar o sentimento de angstia de Abrao durante o ato do sacrifcio. Para isto, investigaremos como Kierkegaard considera o pai de Isaac. Logo em seguida, passaremos para o tema da angstia. Aqui teremos a oportunidade de examinar o conceito desenvolvido pelo filsofo a respeito deste assunto. Na ltima parte deste artigo tentaremos descobrir se Abrao realmente sente a angstia, dado que ele possui f. Efuso preliminares: Temor e tremor Como j observamos, a anlise kierkegaardiana sobre o tema da angstia se baseia no campo da teologia. O autor mesmo diz que seu livro intitulado O conceito de angstia no passa de [...] um simples esclarecimento psicolgico, prvio ao problema do pecado original.(KIERKEGAARD, 1972, p. 7). Mas para compreender esta obra que investiga este sentimento, precisamos antes entender a figura de Abrao. Ser no livro Temor e tremor que o filsofo desenvolver sua concepo de f e mostrar alguns problemas ticos. Abrao deve matar o filho. Deus pede Isaac em sacrifcio e assim, Abrao tem sua f testada. Ele deve matar aquilo que ele mais ama por causa da vontade divina. Este
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

3 o episdio que Kierkegaard propem analisar: o holocausto, a morte de Isaac, o desespero de Abrao. Compreendido pela tica, o sacrifcio de Isaac seria uma ao inaceitvel. No entanto, Abrao est no estgio superior tica, ele se encontra no estgio religioso3. O que acontece que, por causa da f, Abrao no pode ser julgado como assassino, pois [...] aquele que se renega a si prprio e se sacrifica ao dever renuncia ao finito para alcanar o infinito. (KIERKEGAARD, 1979b, p.145). Atravs do sacrifcio Abrao est intimamente ligado a Deus; a atitude de executar Isaac uma vontade do ser absoluto. Com efeito, a moralidade suspensa e Abrao no pode se tornar assassino. Sobre o ponto de vista tico, a atitude do sacerdote imoral. Sobre o ponto de vista religioso, Abrao deve fazer aquilo que Deus lhe ordena. Neste contexto, encontramos ainda o paradoxo da tica. Abrao deve agir de acordo com as leis morais ou de acordo com a vontade de Deus? Como agir? Desta forma, podemos encontrar um conflito tico no momento em que Deus pede para que se cometa um ato julgado imoral4. Nesta situao, vemos que o sacerdote no pode ser auxiliado atravs de critrios racionais como as regras da tica, que so universais e gerais. De um lado, Abrao cumpre as ordens divinas, mas julgado como criminoso e sua tentao no ser considerado como tal. Por outro lado, caso no mate o filho, Abrao peca em relao a Deus, ele demonstrar o desejo pela finitude e que no possui f. Caso mate o filho, perde o que mais ama e ningum poder entender sua ao. Mas a pergunta continua: Abrao teria a coragem de colocar em holocausto aquilo que mais ama? Se Deus bom, por que desejaria o sofrimento do pai de Isaac? Ora, Abrao seria condenado, aos olhos dos outros homens seria julgado como assassino. O marido de Sara teria a fora suficiente para cometer um ato ilcito eticamente, tudo em nome do ser Absoluto? Deus quer ver se o pai de Isaac sobrevive dor, angstia e aos tormentos. Pede, desta forma, aquilo que a personagem mais ama, o seu filho, pois [...] o pai est ligado ao filho pelo mais nobre e mais sagrado vnculo.(KIERKEGAARD, 1979b,

Encontramos na filosofia de Kierkegaard trs estgios: o esttico, o tico e o religioso. So diferentes maneiras de se viver a vida. Em linhas gerais, podemos dizer que o estgio esttico est relacionado com o instante. O indivduo que possui a existncia esttica se preocupa com o imediato. J o indivduo que est no estdio tico se preocupa com os deveres, com a moral. Por outro lado, o existncia religiosa tem como ponto de referncia Deus. 4 Tambm, neste contexto que Kierkegaard desenvolve sua crtica moralidade hegeliana e kantiana.
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

4 p. 124). Deus testa o amor da personagem, pois aqui encontramos o desejo pela finitude (no sacrificar Isaac) contra o amor eterno (fazer a vontade de Deus). Porm, o sofrimento de Abrao no se resume somente em perder Isaac. Alm de o prprio pai ter que matar o filho, Deus ordena a Abrao e este deve fazer tudo sozinho. Encontramos como fonte do desespero e da angstia este abandono de Deus. Alm de ser o responsvel pela morte do filho, Abrao ser julgado como criminoso perante os homens. Isto significa que ningum compreende o ato de Abrao, a f e o sacrifcio pertencem ao indivduo, aqueles no so comunicveis. Encontramos Abrao tendo uma relao absoluta com o ser absoluto. Por conseqncia, descobrimos agora o pai de Isaac totalmente abandonado, perdido na solido. Kierkegaard faz consideraes a respeito do heri trgico que tem a caracterstica de se sacrificar em nome do geral. A exemplo disto, o autor cita o teatro grego Ifignia em Aulide, no qual encontramos Agamenon sacrificando a filha em nome do bem de todos. Ora, podemos perceber que o heri trgico pode ser socorrido pelos outros. Embora sacrifique a filha amada, Agamenon tem o consolo do seu povo. Mas em Abrao no existe este consolo, pois quando Deus pede o sacrifcio, fala intimamente com o marido de Saara, ningum escuta esta conversa entre Deus e Abrao. Ningum compreenderia o sacrifcio de Isaac e, assim sendo, Abrao est abandonado. Pelo fato de estar em relao ntima com Deus e conquistar a sua individualidade, os outros homens no podem compreender Abrao. Kierkegaard ressalta sobre a diferena de Agamenon e a personagem bblica quando diz que [...] o heri trgico no conhece a terrvel responsabilidade da solido.(KIERKEGAARD, 1979b, p.179). Ora, seria fcil se o pai de Isaac contasse a Saara o que Deus tinha lhe ordenado, mas no pode, pois ela no o entenderia. Provavelmente, se Abrao falasse para sua esposa sobre o sacrifcio, ela o aconselharia a desistir. Mas e a f? Negar o sacrifcio desrespeitar a Deus, Abrao faria isto? Ningum o compreende, no pode dizer que sacrificar seu filho em nome de sua f e, desta forma, Abrao cala-se... porque no pode falar, nesta impossibilidade residem a tribulao e a angstia.(KIERKEGAARD, 1979b, p.179). Vemos que Abrao se tornou Indivduo, ele agora Isolado, as pessoas falam com ele sem o compreender. O pai de Isaac se encontra totalmente abandonado e o nico apoio que encontra em si mesmo.
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

5 Abrao vive uma situao conflitante. No livro O desespero humano, doena at a morte, Kierkegaard observa que, para o cristo, perder o contato com Deus seria pior que a prpria morte5. Perder a relao com Deus seria, para Abrao, no sacrificar Isaac. Mas Deus prometeu um filho para o sacerdote e agora deseja que o pai sacrifique este filho prometido. Abrao esperou tanto tempo e agora que tem aquilo que mais desejava, Deus pede Isaac em sacrifcio. Alm disto, como j observamos, Abrao no pode ser compreendido pela tica. A tentao est tambm no desejo do sacerdote em no descumprir as leis morais. Pecar, no caso de Abrao, seria fazer o que se considera moral. O pecado agora o bem. Mas Abrao deve deixar o certo para escolher o mais certo, isto , fazer a vontade divina. Abrao teria a coragem de negar a tica, rejeitar todo o desejo finito em nome de um ser absoluto? Por outro lado, Abrao suportaria o desespero de perder sua relao ntima com Deus? Assim Kierkegaard descreve o conflito que existe no ato de sacrifcio de Abrao. Mas Abrao sente angstia? Caso a resposta seja afirmativa, qual a angstia sentida por Abrao? Ser no texto O conceito de angstia que poderemos compreender com mais detalhe a situao do sacerdote religioso. Entre O conceito de angstia e Temor e tremor Kierkegaard se ocupar com o problema da angstia mais precisamente na obra O conceito de angstia. Como no caso do livro Temor e tremor, encontraremos tambm a utilizao de contos bblicos. Na obra que trata do sentimento de angstia, verificamos uma anlise a partir do pecado de Ado. Em linhas gerais, podemos dizer que Kiekegaard considera a angstia como a conseqncia do possvel da liberdade. No entanto, a angstia tambm pode ser encontrada na inocncia e no nada da incerteza. Isto fica mais claro quando observamos a anlise do filsofo sobre o conto que relata a queda de Ado. Como podemos constatar no Gnesis, Deus probe Ado de comer o fruto da macieira. Porm, Ado no conhece o mal, pois o
[...] o que faz tremer a criana nada para o adulto. A criana ignora o que seja horrvel, o homem sabe e teme. O defeito da infncia est, em primeiro lugar, em no conhecer o horrvel e, em seguida, devido sua ignorncia, em tremer pelo que no para fazer tremer.(KIERKEGAARD, 1979a, p. 192). Kierkegaard utiliza esta metfora para mostrar o indivduo que teme a morte e o outro que teme perder a relao com Deus.
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.
5

6 mal s pode ser conhecido depois que o experimentamos. Desta forma, a personagem do Gnesis no compreende as palavras do ser absoluto e comprovamos que Ado, [...] quanto ao que pode, no tem idia alguma; de outro modo, estaramos o que acontece habitualmente a pressupor j a conseqncia, isto , a diferena entre bem e o mal. (KIERKEGAARD, 1972, p. 62). Ado no sabe que comer a ma desrespeitar Deus, dado que seu estado de ignorncia. Qualquer palavra que o ser supremo disser tornar-se- ininteligvel para Ado. Assim, Ado no sabe que comer a ma um ato proibido. Mais que isto, Ado no sabe o que pecar. No devemos esquecer que a personagem est em um estado de inocncia, visto que desconhece o significado da palavra pecado. Para que o indivduo se torne culpado, ele deve primeiramente perder sua inocncia. O filsofo demonstra esta relao quando diz que a inocncia [...] est presente sob a ignorncia do individuo e se descobre quando este peca.(KIERKEGAARD, 1972, p. 52.). Quando o individuo comete o pecado e se torna, desta maneira, culpado, ento neste momento percebe que antes fora inocente e que nada far com que ele retorne ao estado anterior. Ora, a inocncia ignorncia, portanto no se sabe que est naquele estado. Neste sentido, encontraremos o surgimento do sentimento da angstia. A angstia ser a resultante do nada da inocncia. Kierkegaard afirma que existe, no sentimento de angstia, uma falta de determinao, a relao que ainda no se estabeleceu ou ento, o esprito que no se determinou. Tudo isto traz consigo a sensao de um vazio, um nada resultante da falta de algo determinado. A angstia guardar tambm uma ambigidade. Como expresso da ignorncia, a angstia surge em Ado no momento exato em que Deus faz a proibio. Quando isto acontece, vemos que a personagem fica diante de sua ignorncia, ele no entende o que Deus lhe diz. Ado tem diante de si mesmo o possvel: fazer o que Deus manda ou no. Mas Ado no sabe o que Deus quer, a personagem ignorante. Assim notamos a angstia surgir em Ado, adquirindo um aspecto ambguo que contm esta relao entre da incerteza, liberdade e culpa. Na angstia, encontramos a ambigidade. Kierkergaard registra da seguinte maneira: [...] a angstia uma antipatia simpatizante e uma simpatia antipatizante. (KIERKEGAARD, 1972, p. 58). Isto porque na angstia o indivduo no perdeu sua inocncia, todavia tambm no completamente inocente. Quando Deus probe Ado de comer o fruto, ele fica nesta situao totalmente incmoda, pois pode fazer algo, mas algo
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

7 que no conhece. Neste aspecto, a inocncia aparece como uma coisa que foi perdida, visto que a liberdade mostra ao indivduo que ele pode fazer algo e que este poder j um conhecimento: conscincia da liberdade. No entanto, a perda da inocncia no se torna completa porque o indivduo no sabe o que pode fazer. A angstia aparece para Ado quando Deus o probe de comer a ma. A conseqncia disto o pecado, desrespeitar a ordem divina pecar. A partir deste momento, podemos notar que Ado livre para pecado. Existe um possvel, ou seja, o pecado pode se estabelecer, tornar-se concreto. No entanto, a responsabilidade do indivduo, ou seja, a transformao da possibilidade para a realidade do pecado realizada pelo indivduo. Quando o homem toma conscincia deste fato, ento ele sentir a angstia. Este sentimento se mostra intrinsecamente ligado com a possibilidade. Como vimos, somente quando Ado est diante do possvel ele sentir a angstia. Este possvel surgiu depois da proibio divina. Existe aqui a liberdade, escolher entre comer a ma ou no. A angstia religiosa6 a angstia do indivduo que tem a conscincia da possibilidade de pecar. O pecado depende do individuo e o gnio religioso tem a conscincia deste fato. O gnio est diante de si, solitrio, pois sabe que pecar uma ao realizada por ele mesmo e, desta forma, sente-se angustiado. Neste sentido: [...] volvendose para o interior de si mesmo, o gnio religioso descobre a liberdade.(KIERKEGAARD, 1972, p.149) O gnio religioso sabe que pode desrespeitar os mandamentos de Deus, portanto teme a culpa e a si mesmo. Ele sabe que livre, sabe que o destino no importante e que s aquele livre arbtrio pode o salvar ou o condenar. Assim, encontramos tambm a interioridade, pois vemos, neste caso, o individuo tomando a conscincia de si e a ineficcia da busca de algo exterior. exatamente neste ponto que surge a angstia no gnio religioso, visto que o individuo est s, no h onde se apoiar a no ser em si mesmo. No decorrer destas anlises acerca do gnio religioso, lembramos de outra personagem: Abrao. Kierkegaard no menciona o nome deste individuo na obra O conceito de angstia, porm, notamos que a angstia religiosa a mesma sofrida por Abrao. Mas Abrao no judeu? Kierkegaard no considera o indivduo tal como ele se

A distino entre angstia pag, angstia judaica e angstia religiosa feita por Jean Wahl. importante salientar que Kierkegaard no faz esta distino no seu livro O conceito de angstia. Cf. WAHL, J. tudes Kierkegaardiennes. 4.ed. Paris: Ed. Librairie philosophique j, vrin., 1974.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

8 apresenta, o autor enfatiza a interioridade, isto , o fator subjetivo. Em Temor e tremor, o filsofo menciona Abrao como cavaleiro da f e no um simples judeu. Por que? Porque Abrao diferente, ele teme Deus, ele colocado prova. A personagem bblica tem esta fora interior que caracteriza o gnio religioso. Notamos que Kierkegaard, ao se referir ao gnio religioso, inclui Abrao. Podemos constatar que ambos negam a finitude em nome do eterno. Kierkegaard registra esta renncia e o trajeto do homem de f :
[...] a dor, a misria e a angstia em que realizam o retorno religioso sobre si prprio, perdendo-se - se pode falar em perda - , durante esse perodo, tudo aquilo cuja posse no seno bem sedutora (KIERKEGAARD, 1972, p. 147).

Ora, mas no exatamente Abrao que sacrifica o filho? No Abrao que est disposto a colocar em holocausto aquilo que mais ama, aquilo que Deus lhe prometeu e que, depois de um longo perodo, finalmente a promessa cumprida, quer a criana em sacrifcio? Cronologicamente falando, Abrao judeu, pois Cristo ainda no tinha existido. Mas nos aspecto da interioridade, da subjetividade ou da existncia, Abrao tanto o cavaleiro da f como o gnio religioso. A angstia religiosa , aparentemente, a mesma angstia encontrada em Abrao. Mas esta angstia no est relacionada com a morte do filho e sim com a possibilidade de pecar. Abrao descobre que totalmente livre tanto para o pecado quanto para matar o filho. A deciso uma atitude que depende dele, uma ao que coloca a personagem bblica em um profundo abandono. Ser Abrao quem dever escolher, no ser um outro individuo que ir determinar sua escolha, nem mesmo Deus est includo no momento de deciso, pois quem escolhe Abrao. O homem livre, escolhe servir o bem ou o mal e Abrao sabe disto. Aquele abandono em que a personagem se encontra mostra que Abrao estabelece um dilogo interno. Caso descumpra a ordem divina, Abrao se reconhecer culpado e ter a conscincia de que nada poder eliminar a sua culpa, visto que no momento anterior ele era livre e escolheu descumprir uma ordem divina, portanto a culpa sua. Mas ento a angstia cessa, pois Abrao ter o arrependimento. A personagem teme sua liberdade, teme sua possibilidade de pecar. Neste sentido, Kierkegaard observa que [...] a liberdade teme a culpa, o seu temor no resulta de se reconhecer culpada, se de fato o , mas de tornar-se
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

9 culpada.(KIERKEGAARD, 1972, p. 150). A angstia se apresenta neste momento, quando o individuo encontra diante de si o pecado e descobre que nada o probe de pecar. A situao angustiante apresentada quando Abrao leva o filho para o holocausto e a personagem sabe que no precisa sacrificar aquilo que mais ama. Nada o impede de matar um carneiro no lugar de Isaac. Todavia, isto desrespeitar a Deus. Abrao sabe deste fato, ele tem a conscincia de que livre. Entretanto, se fizermos uma anlise um pouco mais detalhada, descobriremos que Abrao sofre uma angstia amigvel. Por que? Porque ele tem f, ele acredita no ser absoluto. Abrao acredita que Deus reserva o melhor para ele, portanto, matar o filho apenas uma etapa, existe ainda algo mais sublime, algo mais divino e este o alvo que Abrao dirige toda a sua fora.

A f e a angstia. A angstia perder sua caracterstica aterrorizante quando o individuo atingir a f. Todavia, esta ltima no comprada em uma esquina ou banca de jornal. Kierkegaard no esquece de enfatizar, em Temor e tremor, sobre a fora necessria para se atingir a f. Assim o filsofo fala de Abrao, um heri religioso que foi capaz de abandonar a finitude para alcanar o infinito. Mas nesta passagem encontramos a dor, o desespero e o turbilho. O sacerdote teve que renunciar o filho que h muito tempo Deus prometera e s depois de muitos anos cumprira a promessa. A personagem teve que ter uma fora interior suficiente para conseguir sobreviver o abandono de Deus, a incompreenso do seu ato perante os outros homens, o sacrifcio do prprio filho, enfim, todos os sofrimentos possveis. Abrao conseguiu superar todos estes obstculos por causa de sua f. A crena infinita em Deus fez com que Abrao no sentisse todos os tormentos. Descobrimos em Abrao uma paixo infinita. A personagem age em nome de Deus. Para o sacerdote, a existncia s tem sentido quando direcionada para o ser absoluto. Entretanto, vemos que Abrao, ao utilizar suas foras e realizar o salto da f, tambm assume a angstia. Isto significa que o pai de Isaac no tentou fugir daquele sentimento, pelo contrrio, a angstia o prprio instrumento para que Abrao no sucumba. Quando a angstia est ligada com a f, ela perde totalmente seu aspecto terrvel. Como isto
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

10 acontece? Ora, observamos que a angstia o sentimento do possvel, do vazio. Exatamente por este motivo, ela pode ser um meio de salvao para o individuo. A existncia pode parecer destituda de sentido, o mundo pode desabar, no entanto, por causa do possvel da angstia, existe uma esperana de que tudo possa mudar. Deus quer Isaac em sacrifcio, mas Abrao tem a f, sua angstia no possuir mais a figura do terror. Como escreve Kierkegaard, [...] formando em ns a f, a angstia destruir o que ela prpria produz.(KIERKEGAARD, 1972, p. 217). Por causa da f, o mundo terreno no passa de algo insignificante. O desejo passa a ser o infinito e no mais o mundo finito. Desta forma, por mais que o individuo esteja no meio de uma situao catica, se ele tiver f saber que isto no apresenta problemas, pois Deus prover, ele quer nosso bem. A possibilidade aqui apresentada como a renuncia do mundo finito pela conquista da infinitude. Abrao est disposto a sacrificar o filho, porm, nesta ao est a possibilidade de conquistar o eterno. Por mais que sofra ou que seu ato seja incompreendido pela moral, Abrao tem a possibilidade de se salvar, sua ao visa a infinitude. Mas isto s possvel quando o individuo possui a f. Quando o homem assume o papel do possvel juntamente com a f,
[...] a angstia transforma-se, para ele, numa serva invisvel que, mesmo sem querer, o conduz aonde deseja ir [...] [o indivduo] diz-lhe como uma paciente ao cirurgio ao chegar o momento de uma operao dolorosa: agora, estou preparado(KIERKEGAARD, 1972, p. 216)

Qualquer coisa pode acontecer com Abrao, sua desgraa pode atingir o ponto mximo de suas foras, no entanto, no o mundo finito que o cavaleiro da f deseja. Ele quer a possibilidade de salvao, ele se dirige para o divino. Matar Isaac uma desgraa, mas esta ao o que coloca Abrao frente a frente com Deus. Abrao tem a f no possvel, uma possibilidade de salvar sua alma mesmo sofrendo as maiores dores terrestres. Assim Kierkegaard registra: [..] no que se evitem os horrores da vida; simplesmente estes so frouxos comparados com o possvel(KIERKEGAARD, 1972, p. 214). A possibilidade adquire a forma do infinito, o cavaleiro da f sempre guardar em si uma fagulha da possibilidade. Desta forma, assumir a angstia no sentir a angstia. Este sentimento torna-se necessrio para a salvao do prprio indivduo. Todavia, ele dever possuir a f, caso contrrio, o individuo sucumbir. Para que o individuo elimine o carter medonho
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

11 daquele sentimento, ele dever possuir a crena no absurdo. Quando isto for realizado, a angstia no ser mais um obstculo, mas sim uma ferramenta. Ser no possvel da angstia que o individuo encontrar sua salvao. A angstia no tem um carter definido, tudo depender de como o individuo se relaciona com este tipo de sentimento. Se ele possui f, a angstia tornar-se- uma amiga necessria e inofensiva. Se, pelo contrrio, o individuo no possui f, ento a angstia assumir uma face terrvel. Abrao tambm analisado por Sartre. Este considera a personagem bblica como o smbolo do indivduo que est diante da liberdade. Segundo Sartre, [...] qualquer que seja o nosso ser, escolha; e depende de ns escolhermos como ilustres e nobre, ou inferiores e humilhados.(SARTRE, 2001,p. 581) . Isto significa que o ser do homem a liberdade, ou seja, o homem se constitui neste movimento incansvel de ser o que ele no . Estamos condenados a representar um teatro eterno, trocamos de personagens a cada instante. Na h um Eu determinado ou homens predestinados a serem heris. Ao contrrio, Sartre considera que o homem constri a sua essncia. A angstia surge quando o indivduo toma conscincia da liberdade que constitui o seu ser, [...] a angstia o modo de ser da liberdade como conscincia de ser [...](SARTRE, 2001, p. 71). Desta forma, temos que a angstia a apreenso da liberdade. Ora, se a liberdade o ser do homem, o indivduo angustiado est diante do seu ser. Mas e Abrao? Para Sartre, Abrao sente angstia porque est diante de uma escolhe e sabe que nada determinar sua ao. O sacerdote religioso sente angstia porque no h uma regra que dite o que ele deve fazer. Abrao dever escolher sozinho se deve sacrificar o filho ou no. Neste sentido, ele no encontrar um apoio externo, ou seja, Abrao est abandonado. A angstia de Abrao a tpica angstia do homem que toma a conscincia de sua liberdade. Abrao no um indivduo diferente, um cavaleiro da f. A angstia de Abrao pode ser sentida por outra pessoa, seja ela religiosa ou descrente. Algum que se encontra diante de uma deciso e que toma conscincia a escolha que fizer injustificvel sentir a mesma angstia que Abrao sofreu. Entretanto, constatamos que, para Kierkegaard, a angstia se torna uma amiga para o homem que possui f. O sentimento de angstia passa por uma transformao, ela no ser mais ameaadora, mas sim algo edificante. Sartre no admite uma possibilidade para a f em sua filosofia. Portanto, o Abrao que Sartre descreve equivale ao homem
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

12 angustiado sem f kierkegaardiano, um homem marcado pelo desespero e pelo abandono, sem um Deus e uma f que possa o salvar. Enfim, vemos que, para Kierkegaard, Abrao sente uma angstia amigvel. No entanto, isto s possvel por causa da f. O sentimento de angstia pode se transformar em uma ferramenta para o homem. Portanto, no h motivos para considerar este sentimento como algo pessimista. Se a angstia ruim ou no, isto depender do indivduo.

Referncias
KIERKEGAARD, S. O conceito de angstia. Traduo de Joo Lopes Alves. Lisboa: Editorial Presena, 1972. ______. O desespero humano. So Paulo: Abril Cultural, 1979a. KIERKEGAARD, S. Temor e tremor. So Paulo: Abril Cultural, 1979b. SARTRE, J. P. O ser e o nada. Traduo de Paulo Perdigo. Petrpolis: Ed. Vozes, 2001. WAHL, J. tudes Kierkegaardiennes. 4.ed. Paris: Ed. Librairie philosophique j, vrin., 1974.

ARTIGO RECEBIDO EM 2007

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v. 7, n. 1, p.01-12, 2007.

You might also like