You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMTICA

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO III

MRCIO BEZERRA DOS SANTOS

RECIFE- PE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMTICA

ESTGIO SUPERVISIONADO III

MRCIO BEZERRA DOS SANTOS

Relatrio de estgio apresentado ao curso de licenciatura em Matemtica como parte da exigncia da disciplina de estgio supervisionado III, sob orientao do Prof Severino Barros de Melo.

RECIFE- PE DEZEMBRO 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMTICA

Dados de identificao:
Estgio supervisionado em Matemtica (estgio de recuperao) Local de Realizao: Escola Lions de Parnamirim Perodo: 9 Estagirio: Mrcio Bezerra dos Santos Professor orientador: Severino Barros de Melo Professor supervisor na escola: Robalinho

SUMRIO

RESUMO..................................................................................... 5

INTRODUO.............................................................................. 6

OBJETIVOS.................................................................................... 7

A REALIDADE ESTUDADA..................................................................... 8

PROGRAMA DE AO........................................................................... 10

CONCLUSES......................................................................................... 11

REFERNCIAS.................................................................................................... 12

RESUMO

A primeira etapa do Estgio Supervisionado tem como objetivo a anlise reflexiva da prtica, por meio de observao em salas de aula de Matemtica do Ensino Fundamental e Mdio. Nesta etapa, as atividades devem ser realizadas em classes do Ensino Fundamental, incluindo a anlise dos princpios e critrios para seleo e organizao dos contedos matemticos adotados pelos professores do Ensino Fundamental, das formas usadas pelo professor no sentido de levantar e utilizar os conhecimentos prvios dos alunos, das diferentes dimenses do contedo: conceitos, procedimentos e atitudes. importante que os estagirios analisem o uso de estratgias para atender s diferenas individuais de aprendizagem e a incorporao de alguns aspectos como a resoluo de problemas. Num segundo momento, no Estgio Supervisionado deve ser dada nfase a anlise reflexiva da prtica, por meio de observao em salas de aula de Matemtica, em classes do Ensino Mdio, incluindo atividades em que o estagirio possa analisar as formas de organizao didtica, identificando as que se contrapem s prticas didticas fragmentadas e desarticuladas e refletindo sobre a escolha de diferentes tipos de organizao didtica tais como: projetos de trabalho, seqncias didticas etc. Na Prtica de Ensino importante que os alunos discutam como fazer registros sobre o que aprendem, destacando sua opinio a respeito do que aprendem os sucessos que obtm suas preocupaes etc. elaborao de portflio para registro das observaes em sala da aula, a anlise de livros didticos e outros recursos utilizados, a anlise de protocolos de alunos, a discusso de erros, para documentar estudos e pesquisas sobre os assuntos tematizados devem merecer especial ateno na prtica de ensino.

INTRODUO
Nas escolas tanto pblicas quanto privadas nos ensinos fundamental e mdio grande a dificuldade de aprendizagem em Matemtica por parte dos alunos na sala de aula, o professor como mediador entre o conhecimento e os alunos no ensino-aprendizagem, tem como desafio quebrar essas barreiras que separam o aluno dos contedos ministrados, os professores geralmente quando apresentam contedos novos para seus alunos eles se deparam com certas dificuldades dos alunos em aprender tais contedos, na Escola Lions de Parnamirim no diferente, o professor de Matemtica Amadeu encontra essa mesma dificuldades em sua sala de aula.

OBJETIVOS

O Estgio Supervisionado considerado como uma das primeiras experincias oportunizadas aos futuros professores, no decorrer do curso de licenciatura em Matemtica que lhes permite estar em contato direto com o seu futuro campo de trabalho. A insero dos futuros professores no contexto escolar possibilita acesso a uma parte integrante dos conhecimentos dos professores e inclui, entre outros, conhecimentos sobre os estilos de aprendizagem dos alunos. Para alguns licenciandos, o desenvolvimento do Estgio Supervisionado Constitui-se em uma primeira oportunidade de atuarem na profisso. Para outros, que j atuam como professores, seja por meio da participao em projetos de extenso promovidos pela universidade, seja como professores substitutos na rede de ensino, por exemplo, pode ser uma oportunidade de implementar diferentes mtodos de ensino e de refletir sobre a prtica docente. De todo modo, o Estgio Supervisionado possibilita a busca de uma compreenso acerca de diferentes meios de se exercer a docncia. Durante a realizao do Estgio possvel que o estagirio reveja sua formao, reconhea em que aspectos deve procurar maiores conhecimentos e assim melhorar sua atuao como professor. Para auxiliar o futuro professor nesse sentido, tornam-se necessrias investigaes em que se analisa a prtica docente dos futuros professores, mais especificamente, como os estagirios organizam e analisam suas aulas, do ponto de vista terico, considerando estratgias metodolgicas utilizadas, sua adequao a realidade e aspectos que interferirem na sua prtica docente. Trabalhos desse tipo podem auxiliar no debate em busca da superao da dicotomia entre teoria e prtica no Estgio, na medida em que seu objetivo apresenta aspectos que integram teoria e prtica na formao do futuro professor.

A REALIDADE ESTUDADA

Os problemas que se formam no processo de ensino da matemtica em todas as sries no so novos e nem so fceis de resolver, pois a Matemtica necessita de uma ponte entre o material concreto e o registro formal, etapa fundamental no processo do ensino-aprendizagem. E no novidade o malestar que eles provocam nos alunos e nos professores. No raro encontrarmos, dentro do trabalho cotidiano das escolas, professores de Matemtica ensinando esta disciplina de forma rotineira, onde os contedos trabalhados so aqueles presentes no livro didtico adotado e o mtodo de ensino se restringe a aulas expositivas e a exerccios de fixao ou de aprendizagem. Essa postura leva os alunos a pensarem o processo de ensinoaprendizagem como sendo mera memorizao e repetio de exerccios, desestimulando, com isso, atividades mais elaboradas que envolvam raciocnio. Alm do mais, esses alunos, tratados dessa forma, tornam-se excessivamente dependentes do professor e do livro didtico, uma vez que o principal objetivo dentro da escola obter nota suficiente para ser aprovado. Outro grande problema enfrentado refere-se ao fato da Matemtica ser frequentemente tratada como sendo uma rea do conhecimento humano desvinculada da realidade e do cotidiano onde o indivduo se encontra inserido. comum escutarmos alunos falando: Pra que serve isso? Onde vou usar isso? E, quase sempre sem obter respostas. Com isso, tm-se mais dvidas, mais conflitos, mais desestmulos, mais fracassos e mais repetncias. O problema com o aprendizado em Matemtica est ficando to srio que a Matemtica na escola no tem sido to frequentemente objeto de estudo e pesquisas no Brasil. Essa problemtica causa outros srios problemas no sistema de ensino: Os alunos, pais e professores demonstram insatisfao com relao Matemtica elementar, encarando-a como difcil admitindo o fracasso at como natural e recorrendo a apoios e recuperaes pedaggicas no sentido de amenizar o estado de coisas, considerando em muitos casos como fato consumado e at irreversvel. Enfim,os problemas so muitos e bastantes difceis, seria impossvel enumer-los nesse projeto. Citarei aqui sobre algumas causas que dificultam a aprendizagem dos alunos no ensino da Matemtica. As srias dificuldades em matemtica encontradas na escola Lions de Parnamirimse deve pela aceitao negativa que influencia os alunos alterando seu percurso escolar. De um lado, o aluno que no consegue entender a Matemtica que lhe repassada, muitas vezes reprovado nesta disciplina, ou ento mesmo que aprovado sente dificuldades em fazer alguma conexo do conhecimento adquirido e sua realidade, ou ainda, no consegue utilizar o conhecimento adquirido, ou seja, no consegue efetivamente ter acesso a esse saber to importante para o seu dia a dia. Portanto no conseguem ter acesso a esse saber que de fundamental importncia em suas vidas. Da os
8

jogos envolvendo matemtica aparecem como alternativa para despertar o interesse e absorver os contedos passados. Neste projeto eu e o professor Amadeu buscaremos identificar os problemas que mais dificultam os alunos na aprendizagem na escola Lons de Parnamirim.

PROGRAMA DE AO

No primeiro momento procurei o professor de Matemtica da escola Lons de Parnamirim Amadeu na sala dos docentes e entrevistei ele, pedir a ele que fizesse uma exposio dos problemas principais enfrentados na sala de aula durante a apresentao dos contedos, iremos escolher os jogos que mais se encaixam nos assuntos abordados para os jogos pode acabar ou diminuir consideravelmente suas dificuldades. A aplicao dos jogos se deu em duas etapas, primeiro foi exposto em aula os contedos abordados do modo tradicional atravs de aulas expositivas para o aluno conhecer o contedo, logo aps foi inserido os jogos como alternativos para a aprendizagem. O jogo aplicado o jogo no painel que uma espcie de tabuleiro. Os jogos matemticos tornaram as aulas mais dinmicas, pois se trata de uma sala de educao de jovens e adultos, ou seja, muitos desses alunos trabalham e chegam sala cansada e alguns faz muito tempo que havia estudado e assim sentem mais dificuldades ainda.

10

CONCLUSES

Sabemos a dificuldade que alguns contedos de Matemtica tm em ser aplicado no cotidiano, isso dificulta mais ainda na aprendizagem desses contedos, mas eu e o professor obtivemos xito na aplicao desse jogo, houve algumas dificuldades, isso foi previsto por ns, mas esse planejamento de aula atravs do jogo matemtico para que o aluno tenha interesse na aprendizagem da Matemtica, entendemos que a apresentao de certos contedos, no ensino de jovens e adultos pelo mtodo tradicional, a aula ficaria desmotivadora.

11

REFERNCIAS

ALMEIDA, R. N. Modelagem Matemtica nas atividades de estgio : saberes revelados por futuros Professores. 2009. 142 f. Dissertao (Mestrado em Educao) - Faculdade de Educao, Universidade Federal de so Carlos, So Carlos.

ANTUNES, F. C. A. A relao com o saber e o estgio supervisionado em Matemtica . 2007. 165f. Dissertao (Mestrado em Ensino de Cincias e Educao Matemtica) Centro de Cincias Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

CRUZ, M. A. S. Uma proposta metodolgica para a realizao do Estgio Supervisionado em um Curso de formao inicial de professores de Matemtica: Limites e possibilidades. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Educao). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

12

You might also like