You are on page 1of 6

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

2 FASE - PENAL
XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2 FASE PENAL Modelo de Memoriais

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 9 VARA CRIMINAL DA CIRCUNSCRIO JUDICIRIA DE PLANALTINA/DF

JOS DE TAL, j qualificado nos autos da ao penal n ..., que lhe move a Justia Pblica, por seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelncia, dentro do prazo legal, apresentar

ALEGAES FINAIS

Nos termos do artigo 403, 3, do Cdigo de Processo Penal, pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos.

I - DOS FATOS

Jos de Tal processado pela prtica do delito previsto no artigo 244, caput, c/c artigo 61, inciso II, alnea e, ambos do Cdigo Penal, porque, segundo narra a inicial acusatria, desde janeiro de 2007 at, pelo menos, 4 de abril de 2009, deixou de proporcionar a seu filho, Jorge de Tal, menor de 18 anos, os recursos necessrios a sua subsistncia, faltando ao pagamento de penso alimentcia judicial fixada.

DAMASIO EDUCACIONAL

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

2 FASE - PENAL
Finda a instruo, o Ministrio Pblico pediu a sua condenao, nos termos em que denunciado.

II - DO DIREITO

a) Nulidades (APRESENTAO DA TESE) No caso dos autos, no houve proposta de suspenso condicional do processo, o que configura nulidade processual. Vejamos. (PREMISSA MAIOR) Conforme disposio contida no artigo 89 da Lei n 9.099/95, nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena. (PREMISSA MENOR) Ora, Jos de Tal primrio e portador de bons antecedentes. Ademais, a pena mnima abstratamente cominada ao delito a ele imputado (artigo 244 do Cdigo Penal) de 1 ano. Com isso, esto preenchidos os requisitos impostos pelo citado dispositivo legal mencionado. Assim, no caso, o prosseguimento do presente processo sem o oferecimento de proposta de suspenso condicional do processo, contraria o mencionado dispositivo do diploma processual penal, acarretando a nulidade processual, nos termos do artigo 564, inciso IV, do Cdigo de Processo. (CONCLUSO) Portanto, de rigor a anulao do presente feito. (APRESENTAO DA TESE) Ademais, no caso dos autos, citado o acusado, no houve apresentao de resposta acusao (artigos 396 e 396-A do Cdigo de Processo Penal), o que tambm configura nulidade processual. Vejamos. (PREMISSA MAIOR) Conforme dispe o artigo 396-A, 2, do Cdigo de Processo Penal, no apresentada a resposta acusao no prazo legal de 10 dias, deve o juiz nomear defensor para oferec-la, ou seja, a pea deve obrigatoriamente ser apresentada por advogado.
DAMASIO EDUCACIONAL

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

2 FASE - PENAL
(PREMISSA MENOR) No caso, o ru apresentou resposta acusao de prprio punho, visto que no tinha condies de contratar advogado sem prejuzo de seu sustento prprio e do de sua famlia. Ora, o prosseguimento do feito sem a nomeao de defensor para elaborar a sua defesa tcnica, no caso, contraria o mencionado dispositivo do diploma processual penal e configura cerceamento de defesa, em afronta ao artigo 5, inciso LV, da Constituio Federal e ao artigo 8, n. 1, da Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de So Jos da Costa Rica), acarretando a nulidade processual, nos termos do artigo 564, inciso IV, do Cdigo de Processo. (CONCLUSO) Destarte, deve ser o presente feito anulado a partir da citao, com a devoluo do prazo para apresentao da resposta acusao. (APRESENTAO DA TESE) Ainda que no sejam acolhidas as nulidades j apontadas, o presente feito tambm nulo em razo da ausncia de defesa tcnica na audincia de instruo. (PREMISSA MAIOR) Conforme dispe o artigo 261 do Cdigo de Processo Penal, nenhum acusado, ainda que ausente ou foragido, ser processado ou julgado sem defensor. (PREMISSA MENOR) No presente caso, no entanto, Jos compareceu audincia de instruo e julgamento desacompanhado de advogado, realizando-se o ato sem que lhe fosse nomeado defensor, ao entendimento de que a presena do membro do Ministrio Pblico seria suficiente. Tal proceder contraria o mencionado dispositivo do diploma processual penal e configura cerceamento de defesa, em afronta ao artigo 5, inciso LV, da Constituio Federal e ao artigo 8, n. 1, da Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de So Jos da Costa Rica), acarretando a nulidade processual, nos termos do artigo 564, inciso IV, do Cdigo de Processo. (CONCLUSO) Diante disso, mostra-se de rigor a anulao do processo desde a audincia. (APRESENTAO DA TESE) Por fim, h nulidade processual decorrente de cerceamento de defesa pela no realizao de interrogatrio.

DAMASIO EDUCACIONAL

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

2 FASE - PENAL
(PREMISSA MAIOR) O artigo 185 do Cdigo de Processo Penal determina que o acusado que comparecer perante a autoridade judiciria, no curso do processo penal, ser qualificado e interrogado na presena de seu defensor, constitudo ou nomeado. (PREMISSA MENOR) In casu, ao final da instruo, apesar de Jos de Tal manifestar interesse em apresentar a sua verso dos fatos, a realizao de seu interrogatrio foi indeferida, ao fundamento de que as provas colhidas j seriam suficientes para a formao do convencimento judicial. Tal proceder contraria o mencionado dispositivo do diploma processual penal e configura cerceamento de defesa, em afronta ao artigo 5, inciso LV, da Constituio Federal e ao artigo 8, n. 1, da Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de So Jos da Costa Rica), acarretando a nulidade processual, nos termos do artigo 564, inciso III, alnea e, do Cdigo de Processo. (CONCLUSO) Assim sendo, tambm por esta razo nulo o presente feito desde a audincia.

b) Mrito (APRESENTAO DA TESE) No mrito, o caso de improcedncia da imputao, por atipicidade do fato. (PREMISSA MAIOR) Com efeito, o delito do artigo 244 do Cdigo Penal configura-se diante de abandono material sem justa causa, ou seja, somente h o crime se no houver justificativa para que se deixe de prover a subsistncia do filho menor. (PREMISSA MENOR) No presente caso, entretanto, conforme sobejamente comprovado nos autos, Jos de Tal deixou de pagar a seu filho a penso alimentar judicialmente fixada por no ter condies financeiras para tanto. Consoante apurado, o ru ajudante de pedreiro, auferindo 1 salrio mnimo por ms, e mora com sua nova mulher, atualmente desempregada, e seus outros 6 filhos. As testemunhas ouvidas em Juzo disseram que ele est a procura de mais um empregado para poder sustentar a todos e comprar os remdios necessrios para sua sobrevivncia, j que portador de doena cardaca. Mesmo nessa situao, Jos de Tal paga a penso a seu filho menor de forma parcelada, de acordo com a sua condio.
DAMASIO EDUCACIONAL

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

2 FASE - PENAL
Assim, no h que se falar em falta de justa causa, pelo contrrio, o atraso amplamente justificado e, portanto, no configura o crime em apreo. (CONCLUSO) Desta feita, tendo em vista a atipicidade da sua conduta, de rigor a absolvio de Jos de Tal, com fulcro no artigo 386, inciso III, do Cdigo de Processo Penal.

c) Subsidiariamente Em caso de condenao, deve a pena-base ser fixada no patamar mnimo legal, por ausncia de circunstncias judiciais desfavorveis, cumprindo frisar que o ru primrio e possui bons antecedentes. Na segunda fase da dosimetria da pena, preciso observar a incidncia da atenuante genrica da menoridade relativa, prevista no artigo 65, inciso I, do Cdigo Penal, j que Jos de Tal maior de 70 anos. Ademais, no aplicvel a agravante do artigo 61, inciso II, alnea e, do Cdigo Penal, pois a descendncia da vtima j elementar do crime e a considerao de tal circunstncia tambm para fins de agravamento da pena resultaria em bis in idem. Ainda, de rigor a fixao do regime inicial aberto, nos termos do artigo 33, 2, alnea c, do Cdigo penal, em razo da primariedade do agente e diante da pena a ser aplicada no patamar mnimo legal, com a substituio da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos, conforme o artigo 44 do Cdigo Penal ou a suspenso condicional da pena, prevista no artigo 77 do mesmo Diploma Legal. Por fim, deve ser concedido ao ru o direito de recorrer em liberdade.

III - DO PEDIDO

Ante o exposto, requer-se anulao do processo, considerando-se: i) a falta de proposta de suspenso condicional do processo; ii) a no apresentao de Resposta Acusao por advogado; iii) a ausncia de defesa tcnica na audincia de instruo e; iv) a no realizao de interrogatrio. Caso no seja esse o entendimento, pugna-se pela absolvio do ru, com fulcro no artigo 386, inciso III, do Cdigo de Processo Penal. Subsidiariamente, em caso de condenao, requer-se a fixao da pena base no mnimo legal, reconhecendo-se a
DAMASIO EDUCACIONAL

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

2 FASE - PENAL
atenuante do artigo 65, inciso I, do Cdigo Penal e afastando-se a agravante prevista no artigo 61, inciso II, alnea e, do mesmo Diploma Legal, com a fixao do regime inicial aberto e substituio da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos ou a suspenso condicional da pena. Ainda, requer-se seja arbitrado no patamar mnimo o valor a ser pago a titulo de reparao dos danos. Por fim, pleiteia-se a concesso do direito de recorrer em liberdade.

Termos em que, Pede deferimento.

Local, 9 de agosto de 2010. Advogado OAB

DAMASIO EDUCACIONAL

XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

You might also like