You are on page 1of 31

Embalagens

Embalagens

Embalagens

Embalagens

Embalagens

Embalagens

Embalagens

Embalagens

Embalagens

Embalagens

Conceitos

Embalagens
As embalagens devem atender as seguintes exigncias: a) Proteger o contedo da contaminao por microrganismos ou outras substncias; b) As superfcies internas no devem reagir com o contedo de forma a alterar o produto; c) As superfcies externas devem ser resistentes corroso sob ms condies de conservao; d) Resistir s tenses mecnicas e trmicas do processo e a danos fsicos na distribuio; e) Ser de tamanho e de material adequado sua comercializao; f) Dever ser fcil de abrir e esvaziar;

Conceitos

Embalagens
A) Sade do Consumidor B) Valor Agregado C) Segurana Ambiental Responsabilidade Social D) Valor Nutricional E) Qualidade do Produto (cor, odor, sabor, etc.) F) Peso lquido G) Qualidade da Embalagem (praticidade, resistncia, brilho, formato, atratividade, etc.)

Conceitos

Embalagens

Conceitos

Embalagens

Conceitos

Embalagens

Conceitos

Embalagens
Duas fontes reciclveis de materiais plsticos utilizados no segmento de embalagens: a industrial e o descarte ps-consumo.

Conceitos

Embalagens
Os resduos provenientes do processo de produo industrial caracterizam-se por uma maior uniformidade de materiais. A no contaminao por resduos do alimento, a natureza homognea das fraes, o volume concentrado a nvel industrial, tornam estes resduos com maior valor agregado de reciclagem.

Conceitos

Embalagens
A reciclagem de embalagens ps-consumo caracteriza- se por um elevado nvel de contaminao (orgnica e inorgnica), heterogeneidade de materiais, baixo valor relativo de reciclabilidade e alto impacto sanitrio-ambiental

Conceitos

Embalagens
O sucesso na reciclagem de materiais de embalagem descartados psconsumo ou retornveis est estreitamente relacionado com fatores culturais, polticos e scio-econmicos da populao. a implementao de empresas recicladoras; a existncia de programas de coleta seletiva ou de reciclagem, junto s comunidades (prefeituras); a disponibilidade contnua de volumes reciclveis; programas de fomento para projetos de reciclagem; reduo de tributao ou iseno fiscal para a comercializao de produtos reciclados; sanes legais para aes ou agentes no integrados com sistemas de reciclagem na cadeia produo-utilizao-consumo de embalagens; o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos.

Conceitos

Embalagens

Conceitos

Embalagens

Normas

Embalagens

Normas

Embalagens

Embalagens

Normas

Embalagens
NORMA TCNICA PARA ESTABELECIMENTOS DE PESCADOS. SETOR DE ACONDICIONAMENTO E ROTULAGEM, que deve: 1- ter tamanho, iluminao natural/artificial e ventilao suficientes para atender a capacidade do estabelecimento; 2- ser composto de utenslios e equipamentos suficientes e adequados ao tipo de trabalho a ser executado, como: embaladeiras, grampeadores, tanques, bandejas, carrinhos, caixas, estrados, prateleiras, etc.; 3- situar-se em posio adequada atender ao fluxo correto dentro do estabelecimento.

Normas

Embalagens
Rotulagem um meio ou linha que estabelece uma comunicao entre as empresas produtoras, intermedirios em geral e o consumidor, permitindo que este ltimo tenha completa informao sobre os produtos adquiridos. Atualmente os grandes temas ligados rotulagem so aqueles vinculados ao pas de origem, aos aspectos ligados rotulagem confusa que induza em erro o consumidor e aqueles que tratam de derivados de organismos geneticamente modificados - OGMs.

Normas

Embalagens
As informaes, mais importantes, procuradas pelos consumidores esto ligadas composio e ingredientes contidos no produto, forma de preparao e valor calrico, pois desejam adquirir tais conhecimentos para poderem estabelecer relao entre qualidade e preo. Outro objetivo importante que vem crescendo no momento da escolha do produto a certificao de que o alimento no possua ingredientes prejudiciais a sua sade, como no caso de diabticos e celacos.

Normas

Embalagens
No Brasil, o artigo 18 da Lei de defesa do consumidor, n 8.078, de 11/09/1990, prev a completa identificao das caractersticas nutricionais e validade do produto, garantido o direito informao conforme segue: Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo durveis ou no durveis respondem solidariamente pelos vcios de qualidade ou quantidade que os tornem imprprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicaes constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitria, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir as substituio das partes viciadas.

Normas

Embalagens
A rotulagem nutricional de alimentos, destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, esta regida, no Brasil, pela Resoluo ANVISA, RDC 360 de 23 de dezembro de 2003. Vale ressaltar, entretanto, que o regulamento GMC 46/03, no se aplica uma srie de produtos. Entre eles: carnes in natura e congelados. Tambm no se aplica aos alimentos preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais, prontos para o consumo, aos produtos fracionados nos pontos de venda a varejo.

Atividade

Embalagens

You might also like