You are on page 1of 28

Manual de Jornada USANDO A BSSOLA

Determinar um azimute

Selecione um ponto de referncia na direo em que pretende seguir, aponte a bssola na sua direo, mantendo-a horizontal

Determine o valor do azimute rodando o mostrador da bssola, de modo que a seta nele desenhada fique coincidente com a parte vermelha da agulha magntica. Mantendo a agulha magntica coincidente com o norte do mostrador, avance na direo indicada pela bssola. Repita este procedimento at chegar ao destino.

Quando lhe for dado um azimute

Se lhe dado um azimute em graus, rode o mostrador da bssola de modo que se esse valor fique virado para a linha de referncia. Segure a bssola horizontalmente sua frente, com a linha de direo a apontar para a frente.

Rode o seu corpo at que a ponta vermelha da agulha magntica esteja alinhada com o norte do mostrador. Est virado na direo do deslocamento.

Escolha um ponto de referncia na linha do azimute e siga at ele. Repita este procedimento at chegar ao seu destino.

Arquivos de ABHulmann

Encontrar o caminho de regresso


Para regressar ao seu ponto de partida, volte a seta de direo da bssola para si e rode o corpo de forma que a agulha magntica fique coincidente com a seta do mostrador. Escolha o elemento de referncia sua frente e caminhe at ele. Repita este procedimento at chegar ao seu ponto de partida.

Onde estou eu ?

Nunca esteve nesta parte da floresta e no sabe exatamente onde se encontra. Para determinar a sua posio escolha dois pontos de referencia e localize-os no mapa. De seguida aponte a bssola na direo de um deles e rode o mostrador de modo a que a parte vermelha da agulha magntica aponte para o norte nele existente. Leia o valor do azimute na linha de leitura. Coloque a sua bssola em cima do mapa e utilizando o elemento escolhido como fulcro, rode a bssola de modo a que agulha magntica fique coincidente com a seta do mostrador. Trace uma linha, a partir do elemento escolhido, ao longo da bssola. Repita este procedimento com o segundo elemento. A sua posio definida pelo cruzamento das duas linhas.

Arquivos de ABHulmann

PERCURSO DE GILWELL
Trata-se de conseguir dados relativos a um percorrido e pass-lo para o papel, traando o esboo cartogrfico. Partindo de um ponto chamado estao inicial, deveras seguir uma estrada anotando os detalhes de interesse o azimute e medindo as distancias. Material necessrio: Prancheta, lpis, borracha, rgua, transferidor, papel quadriculado, e bssola prismatica.

ANOTAES
Ao iniciar o itinerrio, comece as anotaes na parte inferior da folha em sees relativas a cada segmento de reta = a-b.

Para marcar um azimute numa carta, basta usar um transferidor. Coloca-se a base do transferidor (linha 0 - 180) paralela s linhas verticais das quadrculas da carta e o ponto de referncia sobre o ponto a partir do qual pretendemos traar o azimute. De seguida faz-se uma marca na carta mesmo junto a ponto de graduao do transferidor correspondente ao ngulo do azimute que pretendemos traar. Por fim, traamos uma linha a unir o nosso ponto de partida e a marca do azimute. Exemplo para marcar um azimute de 55 a partir de uma Igreja.

A Igreja, a partir da qual se pretende marcar um azimute de 55

O transferidor alinhado com as linhas verticais das quadrculas, e com o ponto de referncia sobre a igreja.

ESTAO
cada parada que faz para tirar novo azimute marque com uma letra ou numero cada estao.

PASSOS
Numero de passos duplos dados entre uma estao e outra. Na 1 estao como o ponto de partida, marque zero.

METROS
Distancia em metros entre estaes. A converso de passos em metros deve ser feita na volta da jornada. Como um percurso sempre e realizado em dois, deve-se anotar quem foi que contou os passos.

OBSERVAES
Anote os pontos de interesse que esto a sua direita ou esquerda na respectiva coluna. Devera ser anotados os pontos fixos, como casas, igrejas, fabricas, comrcios, lagos, rios, pontes, vegetao, etc. Muito importante anotaes de bifurcaes, cruzamentos, entradas de stios. Caso encontre uma ponte de referencias e queira marcar a distancia, s fazer uma estao.

ESBOO
Esboo (ou mapa) Em um papel quadriculado desenhe em um dos lados, seguindo as linhas verticais, uma seta com a letra "N" na parte superior. Isso determinara que todas as linhas verticais esto na posio norte-sul. Escolha na folha um ponto de partida que ser a estao 0. Com o vrtice de um transferidor dobre o ponto inicial e o raio de 0 em cima ou paralelo a linha vertical, que marcamos o numero de graus que foi tomado n ns jornada (azimute) .Escolha agora a escala que fars o mapa e demarque a distancia na direo determinada anteriormente. J temos a distancia entre a estao A e B. na estao B temos outra anotao referente ao azimute com o auxilio do transferidor fazemos novo
Arquivos de ABHulmann

rumo no mapa como o anterior, deste modo marcamos todo o itinerrio. Agora desenhamos todos os smbolos conforme as anotaes. tambm anotamos a escala que foi utilizada para confeccionar o esboo cartogrfico.

Maneira correta de ultrapassar um obstculo

MODELO DE ANOTAO DO ESBOO

Arquivos de ABHulmann

Arquivos de ABHulmann

PLANILHA DE ANOTAES PARA PERCURSO DE GILWELL


P T HORA AZIMUTE NORTE PASSO
1

DISTNCIA METROS TOTAL

DESENHO

DESCRIO

10

11

12

13

14

15

16

17

18

Arquivos de ABHulmann

P T HORA AZIMUTE NORTE PASSO


19

DISTNCIA METROS TOTAL

DESENHO

DESCRIO

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

Arquivos de ABHulmann

Arquivos de ABHulmann

Arquivos de ABHulmann

Arquivos de ABHulmann

CONVENES TOPOGRFICAS

Arquivos de ABHulmann

ABRIGOS E BIVAQUES
Uma tenda um muito fcil de construir e pode ser bastante prtica. Tudo que voc precisa fazer amarrar algumas varas como se voc fosse fazer um trip. Amarre-os no cho e quando levant-los escolha o ngulo que desejar.

Uma tenda com um ngulo mais ngreme ir ser mais eficiente contra a chuva, mas um ngulo menor (mais aberto) ir deixar um espao maior dentro da tenda. Cubra a tenda com lonas (cubrir com vegetao no muito eficaz e prtico). interessante enterrar as estacas se o ngulo escolhido for pequeno.

Abrigos de lonas
Se voc for usar lonas para construir um abrigo com lona h vrias formas rpidas e fceis de se fazer isto. A lona ir automaticamente lhe dar uma proteo contra o vento e a chuva. Mas lembre-se dos seguintes pontos: Prefira construir abrigos naturais. Nunca durma no cho diretamente, forre o cho com folhas ou gramas. Preste ateno no vento e escolha um local adequado. Tome cuidado com a drenagem. Se chover voc no quer levantar no meio do temporal. Sempre tenha ventilao. Um abrigo completamente fechado pode ser quente, mas pode ser perigoso.

Arquivos de ABHulmann

a) Um abrigo simples, til se seu abrigo no muito grande. b) Melhor contra a chuva. O abrigo deve ficar em declive para manter o ocupante seco. c) Um abrigo como um telhado. Prenda a extremidades para evitar que o vento e a chuva entrem. d) Talvez o mais simples de todos eles. Protege do vento. No bom se a lona for muito pequena. e) Um bom pequeno e estreito abrigo. Construa o fim do tringulo virado para onde provm o vento. Somente confortvel para dormir dentro. Uma dupla camada de lonas prefervel se o material utilizado no for totalmente impermevel como as modernas lonas plsticas

Arquivos de ABHulmann

USO DE REDE E CAMA DE CORDA

Arquivos de ABHulmann

Para uma atividade de patrulha, podemos improvisar redes entre 2 arvores, amarando 2 madeiras ou bambus nas arvores, e tecendo com sisal uma cama, e s colocar o saco de dormir em cima. coloque uma lona acima da primeira cama para cobri-la da garoa ou chuva, s estiver frio abaixe a lona at encostar, na madeira do beliche, praticamente ter uma barraca quentinha

Arquivos de ABHulmann

CAMA SUSPENSA

TEAR DE ESTEIRAS

Arquivos de ABHulmann

FOGAREIRO ECOLGICO

Arquivos de ABHulmann

AFERIO DE ALTURAS E LARGURAS


Seguindo os mtodos de aferio de alturas abaixo, praticar o exerccio de medidas de alturas de rvores, prdios, etc.

Arquivos de ABHulmann

AFERIO POR ESTDIA (aferir por 10 mts 20 mts 40 mts)

Arquivos de ABHulmann

MEDIDAS PESSOAIS

............................................................................................................................................

Arquivos de ABHulmann

MTODO DE QUADRCULA

1- Faa 1 tela quadriculada, pode ser um papelo com um furo no centro, s ficara uma moldura, marque com um lpis e rgua, distribuindo-os sempre na mesma distancia (formando quadradinhos) cole os barbantes, pronto voc j pode ver tudo dividido em quadradinhos. 2- Pegue uma folha de papel e a quadricule com os mesmos nmeros de quadradinhos que a sua tela panormica, pronto agora e s olhar copiar

Arquivos de ABHulmann

Arquivos de ABHulmann

RELATRIO DA JORNADA AVANADO

Arquivos de ABHulmann

Cursante: ________________________________________ Patrulha: _______________________

Arquivos de ABHulmann

MATERIAL DE JORNADA AVANADO ESCOTEIRO 2010


01 Lona de 4 X 4 por dupla ou trio 01 Cabo solteiro de mais de 6 metros por dupla ou trio 01 Mochila para jornada 01 Fogo Ecolgico 1 por DUPLA, mas importante que cada cursante faa um 01 Estadia aferida por 15 mts, 30 mts e 60 mts (uma por pessoa) 01 Basto de 1,70 metros por cursante - pintado de branco 01 Quadrcula + papel desenho por cursante 01 Prancheta + lpis + rgua + borracha + transferidor 360 por cursante 01 Bssola Silva (no prismtica) por cursante 01 Capa de Chuva por cursante Papel Quadriculado Lembrana + camiseta do curso

Arquivos de ABHulmann

Dicas para jornadas Em todas as jornadas todo o material deve estar alojado dentro da mochila. Jornadas Durante as jornadas esteja preparado para tudo, chuva, garoa, ventos, de 7 a calor de 45, mormao escaldante, no lute contra a natureza e sim integre-se a ela. Paradas Durante a jornada caminhe uma hora e pare por dez ou quinze minutos, na terceira parada descanse por trinta minutos e assim sucessivamente at o fim do percurso, ( padro militar). Com tempo frio diminua o tempo das paradas para 3 ou 4 minutos para no esfriar os msculos, e aumente o numero de paradas. Roupa da jornada Uniforme completo com cobertura, em geral muito bom para caminhadas mas em alguns casos melhor com bermudas, ou uma cala de moletom de cotom, e meio escoteiro por cima, chapelo, bon ou ainda amarrar um leno na cabea para evitar que o suor caia nos olhos. Mochila A mochila deve ser nylon com encosto de fibra ou armao com cinta e bolsos externos tipo cargueira com no mnimo capacidade de 75 litros, a montagens da mochila muito importante, comece colocando no fundo o saco de dormir, ponho, a roupa de reserva, no centro coloque as panelas o prato envolva-os com parte da barraca, em seguida a alimentao o cantil, etc, deixe os bolsos para materiais que possam usar durante a jornada se tiver que levar as varetas da barraca coloque-as dentro da mochila em um canto. Todo material colocado na mochila deve ser alojado dentro de sacos plsticos. Cuidado com o ajuste da mochila ela deve ficar bem encaixada no corpo, evite levar coisas penduradas por fora, pois podem enroscar facilmente, ela deve ficar no mximo com 1/3 do seu peso. Sacos de dormir De tamanho ideal para dormir vontade sem aperto de preferncia com sacola de compactar, existem sacos impermeveis que suportam temperaturas de ate 10 , aconselhvel levar um isolante para que o saco de dormir no fique mido e haja um maior conforto ao dormir pois em jornadas o descanso e essencial. Capa de chuva E indispensvel para todas as atividades externas, existem modelos tipo poncho mais resistentes, ou mesmo aquelas simples tipo estdio, em ultimo caso usar um saco de lixo com 3 furos, para as mochilas que no forem impermeveis existem capas prprias. Cantil Nunca esquec-lo, existem muitos tipos de cantis, os aconselhveis so os trmicos leves e que no atrapalham de lona tipo dromedrio para transportar dentro da mochila com capacidade mnima de 3 litros. Sapatos Os sapatos para caminhada devem ser usados, confortveis e de solado aderente de preferncia a prova de d'gua e que protejam os tornozelos tipo montanha, levar um par de sapatos de reserva ou os que esta usando de total confiana. Nunca caminhe com os ps molhados ou midos sempre com os ps secos e hidratados s assim no criaro bolhas, sempre cortar as unhas bem curtas. Use no mnimo 3 pares de meias se as meias molharem troque-as e isole a umidade do calado com sacos plsticos. Agasalho O agasalho deve ser de nylon tipo jaqueto, pois protege bem do frio e do vento, no esquea das luvas de couro. Faca Uma faca tipo escoteiro o suficiente, no h necessidade de nada grande e pesado, em muitas jornadas dependendo do terreno um canivete e o suficiente. Material de higiene Uma toalha de rosto, escova de dente, um sabonete e um creme dental para cada grupo de 6 e o suficiente, nunca esquecer sacos de lixo e papel higinico.

Arquivos de ABHulmann

Roupa de reserva Poncho 3 pares de meias, 1 cala de moletom de cotom, 1 camiseta, uma troca de roupa de baixo. Para locais frios minhoco, meias de l, camisa de flanela, cala de nylon. Iluminao Para caminhadas curtas pode-se levar um lampio descartvel, mas para as longas uma lanterna de duas pilhas basta, existem lanternas de colocar na cabea que so muito prticas, no esquea de levar lmpada de reserva e pilhas. Remdios pessoais Nunca esquecer hidratante para os ps, hipogls ou drenisom n, para assaduras, uma pomada antialrgica, culos escuros, repelente de mosquitos, hidrafil ou manteiga de cacau para que os lbios no rachem no frio, todos os remdios alojados em saco tipo zip em local de fcil acesso. Documentos Documentos pessoais, passagens, dinheiro, etc devem ficar dentro de um saquinho tipo zip no bolso do uniforme ou na pochete. Material de alimentao Prato plstico ou alumnio e uma colher o suficiente, para longos percursos, a caneca substituda pelo cantil e o garfo e dispensvel. Alimentao alimentao deve ser estudada minuciosamente para cada tipo de atividade, o cardpio deve ser apropriado para o clima mas deve ser bem dosado para alimentar, sustentar e no pesar no estmago. Para caminhadas longas e aconselhvel comer algo a cada duas ou trs horas, mastigar chiclete, balas de goma chocolate, uva passa, bananinhas, so muito boas pois tem alto teor de potssio (evita as caimbras), certos alimentos ajudam a passar a sede e do animo. Algumas sugestes: Para jantar o sopo tradicional, arroz com salsichas em lata, miojo com almndegas em lata, um ch quente e umas pipocas bom para encerrar a noite. Almoo, um lanche reforado e leve, coloque em tupperware queijo tipo provolone, salame, copa, bacon, etc cortado bem pequeno, algumas pessoas gostam de po tipo italiano pois este dura dias embrulhado em celofane ou papel alumnio. Obs: Para longas caminhadas no se deve levar nada fresco ou dentro de geladeiras, leite em caixinhas, garrafas de refrigerantes, salgadinhos, po fresco ou de forma, nada que amasse, estrague ou azede, para levar sal, leo, temperos, etc, tubos de filmes fotogrficos so timos. Mapas A patrulha deve levar mapas de todo o percurso, material para mapear o caminho, panfletos ou materiais informativos do local, saber os locais de apoio, pontos de informaes prximos, telefones mais prximos, etc, enfim tudo que possa ajud-lo na jornada e nunca se esquecer de agradecer qualquer pessoa que o ajude por menos que for a ajuda ou informao. Necessidades Fisiolgicas Quando no houver banheiro, fazer um local reservado e distante de cursos de gua, sempre tomando o cuidado de cobrir para evitar contaminao, doenas e mau cheiro. Lixo Sempre levar de volta e quando possvel juntar o lixo que outros deixaram para trs, contribuindo assim para a despoluio da natureza, evite levar garrafas de vidro, pois o vidro no um material biodegradvel. Acampamentos Procurar um local em que sua instalao cause o menor impacto possvel ao meio ambiente. No abrir novas clareiras. Evitar fazer valetas em volta da barraca ou foges de trincheira, no cortar vegetao, evitar ao mximo fazer fogueiras, pois o risco de incndio e muito grande em algumas reas leva a degradao da vegetao local prejudicando o equilbrio da natureza. Ateno Especial Nunca levar nada que no for essencial para jornadas, apos algumas horas de caminhada 1 grama pesa 1 quilo. Ateno, com o suor se h perda de potssio, podendo vir a dar cimbras, para repor o potssio,
Arquivos de ABHulmann

coma alimentos salgados, ou um pouco de sal, pode ser substitudo por tabletes de caldo em cubos mastigados aos pedacinhos ou como caldo para aquecer. Mantenha as mos sempre livres. Nunca corra riscos que no forem estritamente necessrios. Deve-se sempre andar na velocidade do mais lento, nunca deixar ningum para traz. Ateno para que no inicio da jornada no sair em disparada, manter um ritmo constante e o correto para chegar ao final. Andar sempre em fila indiana separados aproximadamente 2 metros um do outro. Em estradas ande sempre do lado esquerdo da pista. Nunca invada propriedade particular. Compras de material Antes de comprar materiais de jornadas, pesquise bem, veja em primeiro lugar a qualidade, pois materiais de m qualidade podem deix-lo em grandes dificuldades na hora que mais precisar, antes de comprar consulte lojas especializadas. Aproveite bem estas dicas que podero tir-lo de muitas dificuldades. As grandes aventuras esto a, aproveite-as.

Arquivos de ABHulmann

You might also like