You are on page 1of 29

SERVIOS DE COLETA DO LIXO URBANO NA REGIO CENTRAL DE GOINIA: ESTUDO DE CASO

Maicyla Azzi Paes Amaecing 1 Osmar Mendes Ferreira2 Universidade Catlica de Gois Departamento de Engenharia Engenharia Ambiental Av. Universitria, N 1440 Setor Universitrio Fone (62)3227-1351. CEP: 74605-010 Goinia - GO.

Resumo Essa pesquisa teve por finalidade a caracterizao do servio de coleta do resduo domiciliar na regio central do municpio de Goinia, restringindo-se ao tringulo formado pelas Avenidas Tocantins, Paranaba, Araguaia e suas intersees, despertando a ateno da populao para a importncia de sua participao ativa no servio de coleta. Os resultados obtidos atravs de questionrios aplicados na COMURG foram vinculados aos resultados de pesquisa de campo, que juntamente com consultas bibliogrficas, legislaes pertinentes e registros fotogrficos propiciaram esse estudo com fatores relevantes e importantes. Para que a realizao da coleta seja mais eficiente necessita-se alm do envolvimento da administrao municipal, com o provimento de recursos necessrios para o servio da mesma, um maior empenho e participao da populao com hbitos adequados ao servio, acondicionando o lixo de maneira correta, nos dias e horrios pr-estabelecidos, agindo tambm como fiscais da limpeza e da qualidade dos servios prestados pela prefeitura. Palavras-chave: Resduos slidos urbanos, coleta domiciliar, Goinia-GO. Abstract: This research had as a purpose the characterization of the service of collection of the domiciliary residue in the central region of the city of Goinia, restricting itself to the triangle formed by the Tocantins, Paranaba, and Araguaia Avenues and its intersections, getting the populations attention to the importance of its active participation in the collection service. The results gotten through questionnaires applied in the COMURG have been tied with the results of fieldwork, which together with bibliographical consultations, pertinent legislations and photographic registers, had propitiated this study with excellent and important factors. To make the accomplishment of the collection more efficient, its necessary not only the involvement of the municipal administration, with the provision of necessary resources for the service, but also a bigger effort and participation of the population with adequate habits concerning to the service, like conditioning the garbage in a correct way, in the days and preestablished schedules, and also acting as fiscal of the cleanness and of the quality of the services given by the city hall. Key- words: Urban solid residues, domiciliary collection, Goinia-GO. Goinia, Junho/2008.
1 2

Acadmica do curso de Eng Ambiental da Universidade Catlica de Gois. (may_amaecing@yahoo.com.br) Orientador Prof. Msc. Dep. Eng Universidade Catlica de Gois - UCG. (mendes_osmar@yahoo.com.br)

2 1 INTRODUO Logo que o homem caminha na linha do tempo, seus hbitos e costumes vo sofrendo alteraes. O avano do processo de industrializao e o desenvolvimento econmico tm propiciado grande oferta e procura por produtos de procedncias distintas, resultando, conseqentemente, na gerao extraordinria de resduos slidos. A questo dos resduos slidos um problema mundial e decorrente, principalmente, do surgimento das atividades industriais e das cidades, que geram elevadas quantidades de materiais descartveis. Todavia, juntamente com o crescimento dessas indstrias e cidades, surgem os problemas ambientais, fazendo com que sejam criadas medidas que proporcionem a minimizao da gerao de lixo, o seu aproveitamento e a sua remoo, contemplando a a questo da coleta, do transporte e da disposio final adequada. Os resduos slidos, quando dispostos de maneira incorreta em vias pblicas, comprometem a esttica das cidades e a sade da populao. Nesse contexto, com o intuito de minimizar esse impacto visual e evitar a proliferao de vetores, cabe administrao pblica das cidades fornecer os servios de coleta com regularidade e competncia. A preocupao com a coleta dos resduos slidos deixou de ser uma mera obrigao de afastamento dos mesmos dos locais de gerao, ou seja, deixou de ser simplesmente um ato de distanci-los de suas moradias e lojas, a fim de evitar incmodos estticos e propiciar a atrao de vetores (ratos, baratas, moscas, etc.), passando a fazer parte de um contexto mais amplo, denominado de Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos, onde haver o envolvimento da administrao municipal com a comunidade, com o intuito de minimizar os perigos decorrentes do lixo e propiciar, do ponto de vista do saneamento, a higienizao e a preservao da sade para toda a populao. A gerao de resduos slidos tem sido crescente, principalmente nos centros urbanos, que contam com empresas, lojas, comrcios, residncias e que geram, diariamente, uma grande quantidade de lixo. A cidade de Goinia no foge dessa realidade. Com 1.244.645 milhes de habitantes (CENSO 2007), a cidade gera, em mdia, 1.200 toneladas/dia de resduos slidos urbanos (COMURG, 2008). Para que essa situao seja amenizada, necessrio que a administrao pblica municipal desenvolva aes de gerenciamento desses resduos, organizando, planejando e desenvolvendo estratgias para a sua remoo, tratamento e disposio final. A problemtica dos resduos slidos urbanos se insere fortemente no s na responsabilidade da administrao pblica, mas tambm em todos os setores da sociedade,

3 onde cada um dever tomar conhecimento da realidade em que vive e assumir o compromisso com a sustentabilidade. Para que o servio de limpeza pblica urbana seja sustentvel, mais precisamente a coleta, necessrio que a mesma seja posta como uma das aes prioritrias da gesto municipal, pois a coleta intervm nos aspectos sociais e econmicos de uma cidade. Prope-se, desta forma, a realizao de um estudo focado nos servios de coleta prestados pela Companhia de Urbanizao de Goinia COMURG, nas Avenidas Tocantins, Paranaba, Araguaia e suas intersees. A realizao da presente pesquisa justificou-se pela relevncia da questo da limpeza urbana nos aspectos sociais e econmicos de uma cidade, bem como para a sua populao. Alm da necessidade de se fazer uma caracterizao do atual sistema de coleta dos resduos slidos domiciliares empregados nessas avenidas, pois em pleno centro urbano/comercial com grande aglomerao de pessoas e veculos, no h nenhuma linha de pesquisa que aponte os erros e acertos, que possam auxiliar para a otimizao dos servios prestados. Objetivou-se desta forma, caracterizar o servio de coleta na regio central de Goinia, mostrando a qualidade do servio oferecido populao e os principais desafios encontrados na rea, abordando assuntos como as dificuldades de acesso s vias para a realizao da coleta, participao da populao na forma de acondicionamento e disposio dos resduos, necessidade de um roteiro descritivo das rotas, bem como os empecilhos encontrados pelos coletores. O agrupamento dessas informaes, certamente contribuir para auxiliar a administrao pblica municipal a conceber alternativas que se convertam em melhorias para o sistema.

2 REVISO BIBLIOGRFICA

2.1 Definies

Monteiro et al. (2001) dizem que a gerao de resduos slidos domiciliares no Brasil de cerca de 0,6kg/hab./dia e mais 0,3kg/hab./dia de resduos de varrio, limpeza de logradouros e entulhos. Diante dessa afirmao e para um melhor entendimento a respeito da problemtica dos resduos slidos urbanos, algumas discusses e definies so apresentadas. Fadini e Fadini (2001) designam de lixo uma grande diversidade de resduos slidos de diferentes procedncias, dentre eles o resduo slido urbano gerado em residncias.

4 A taxa de gerao de resduos slidos urbanos est relacionada aos hbitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma correlao estreita entre a produo de lixo e o poder econmico de uma dada populao. Monteiro et al. (2001) definem o lixo pblico como os resduos encontrados nos logradouros pblicos, normalmente resultantes da natureza, tais como folhas, galhadas, poeira, terra e areia, e tambm aqueles descartados irregular e indevidamente pela populao, como entulho, bens considerados inservveis, papis, restos de embalagens e alimentos. A Norma Brasileira Registrada - NBR 10.004, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT (2004), define resduos slidos como sendo resduos nos estados slido e semi-slido, que resultam de atividades de origem industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios e de varrio. Vrias so as formas de se classificar os resduos slidos, sendo que a sua origem o principal elemento para caracteriz-los. Segundo essa proposio e de acordo com a conceituao de DAlmeida e Vilhena (2000), porm de uma forma simplificada, temos os diferentes tipos a considerar:
lixo domiciliar: aquele originado na vida diria das residncias, constitudo

por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas e uma grande diversidade de outros itens; lixo comercial: aquele originado nos diversos estabelecimentos comerciais e de servios, tais como supermercados, estabelecimentos bancrios, lojas, bares, restaurantes, etc. Compreendendo, papel, plsticos, embalagens diversas e resduos de asseio dos funcionrios, tais como papel-toalha, papel higinico, etc;
lixo de servios de sade e hospitalar: so os resduos spticos, ou seja,

aqueles que contm ou potencialmente podem conter germes patognicos, oriundos de locais como hospitais, clnicas, laboratrios, farmcias, clnicas veterinrias, postos de sade, etc; lixo de entulho: resduo da construo civil, composto por materiais de demolies, restos de obras, solos de escavaes diversas, etc; lixo industrial: aquele originado nas atividades dos diversos ramos da indstria, tais como metalrgica, qumica, petroqumica, papelaria, alimentcia, etc. bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, leos, madeiras, borrachas, metais, escrias, vidros e cermicas, etc;

5 lixo pblico: aquele originado dos servios de limpeza pblica urbana, incluindo-se todos os resduos de varrio das vias pblicas; limpeza de praias; limpeza de galerias, crregos e terrenos; retos de podas de rvores; corpos de animais; limpeza de reas de feiras livres, constitudo por restos vegetais diversos, embalagens, etc. J a Norma Brasileira Registrada - NBR 10.004, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT (2004), classifica os resduos slidos quanto aos riscos potenciais de contaminao ao meio ambiente e sade pblica: resduos Classe I Perigosos: apresentam riscos a sade pblica atravs do aumento da mortalidade ou da morbidade, ou ainda provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseados ou dispostos de forma inadequada. Possuem caractersticas intrnsecas de inflamabilidade, corrosividade,

reatividade, toxicidade e patogenicidade; resduos Classe II No perigosos: resduo de restaurante (restos de alimentos), sucata de metais ferrosos, sucata de metais no ferrosos (lato etc.), resduo de papel e papelo, resduos de plstico polimerizado, resduos de borracha, resduo de madeira, resduo de materiais txteis, resduos de minerais no-metlicos, areia de fundio, bagao de cana e outros resduos no perigosos; resduos Classe II A No inertes: so os resduos que podem apresentar caractersticas de combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade, com possibilidade de acarretar riscos sade ou ao meio ambiente, no se enquadrando nas classificaes de resduos Classe I Perigosos ou de resduos Classe II B Inertes, nos termos desta Norma; resduos Classe II B Inertes: so aqueles que, por suas caractersticas intrnsecas, no oferecem riscos sade e ao meio ambiente, e que, quando amostrados de uma forma representativa, segundo a ABNT NBR 10.007, e submetidos a um contato dinmico e esttico com gua destilada ou desionizada, temperatura ambiente, conforme ABNT NBR 10.006, no tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade da gua, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.

6 2.2 Gerenciamento de resduos slidos

Devido origem e composio do lixo, DAlmeida e Vilhena (2000) dizem que a incumbncia de gerenci-lo tornou-se uma tarefa que demanda aes diferenciadas e articuladas, as quais devem ser includas entre as prioridades de todas as municipalidades. Um conjunto de prticas errneas aliadas falta de uma poltica especfica para os Resduos Slidos Urbanos, a uma legislao e fiscalizao deficientes e formao insatisfatria de profissionais para o setor acabam por relegar a questo dos resduos slidos ao ltimo grau de prioridade nas discusses administrativas municipais e estaduais (CAMPOS, 1999). Chenna (1999) diz que as iniciativas por parte do Estado no quesito limpeza urbana tem sido tmidas pela falta de tradio de investimento no setor. A autora diz ainda que no que diz respeito importncia como ao de saneamento e de preservao da sade, as atividades de limpeza urbana apenas h relativamente pouco tempo vm merecendo a ateno dos governantes e da sociedade em geral. Ainda de acordo com Chenna (1999), a limpeza urbana ressente-se de uma poltica especfica e vem sofrendo, ao longo dos anos, as conseqncias do descaso, da falta de planejamento, da m aplicao dos escassos recursos e da quase improvisao em seu gerenciamento e operacionalizao. Por mais que no haja uma poltica especfica, legislao e fiscalizao eficientes para a questo dos resduos slidos urbanos, faz-se necessrio ter um gerenciamento dos mesmos para que no haja implicaes no meio ambiente e na sade pblica. Para Monteiro et al. (2001), o Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos Urbanos o envolvimento de diferentes rgos da administrao pblica e da sociedade civil com o propsito de realizar a limpeza urbana, a coleta, o tratamento e a disposio final do lixo, com o intuito de elevar a qualidade de vida da populao e promover o asseio da cidade, considerando-se as caractersticas das fontes de produo, o volume, tipos de resduos e caractersticas sociais, culturais e econmicas dos cidados, bem como as peculiaridades demogrficas, climticas e urbansticas locais. Esse gerenciamento, segundo DAlmeida e Vilhena (2000), vem com a proposta de: limpar o municpio por meio de um sistema de coleta e transporte adequado e tratar o lixo utilizando tecnologias compatveis com a realidade local;

7 ter conscincia de que todas as aes e operaes envolvidas no gerenciamento esto interligadas, influenciando uma s outras; garantir destino ambientalmente correto e seguro para o lixo; conceber modelo de gerenciamento apropriado para o municpio, levando em conta que a quantidade e a qualidade do lixo gerada em uma dada localidade decorre do tamanho da populao e de suas caractersticas socioeconmicas e culturais, do grau de urbanizao e dos hbitos de consumo vigentes.

2.3 Itinerrios de coleta

Coletar, segundo Monteiro et al. (2001), consiste em recolher o lixo acondicionado por quem o produz para encaminh-lo, mediante transporte adequado, a uma possvel estao de transferncia, a um eventual tratamento e disposio final. Diz ainda que coleta-se o lixo para evitar problemas de sade que ele possa propiciar e que grande parte dos resduos gerados no pas no regularmente coletada, permanecendo junto s habitaes (principalmente nas reas de baixa renda) ou sendo vazada em logradouros pblicos, terrenos baldios, encostas e cursos dgua. Brasileiro e Lacerda (2002) complementam a definio dizendo que este servio consiste em remover os resduos dos locais de onde foram acondicionados, englobando desde a partida do veculo da garagem e todo o percurso gasto na viagem. O trmino ocorre quando o resduo descartado nos locais de processamento ou disposio final. Os autores complementam dizendo que a operao de coleta de resduos slidos domiciliares deve ter o envolvimento dos cidados, que devem acondicion-lo adequadamente e apresent-los em dias, locais e horrios pr-estabelecidos. Bretas (2000) diz que os resduos slidos quando no coletados e transportados aos sistemas de disposio final podem trazer graves conseqncias sade pblica. Os resduos slidos atraem vetores (ratos, insetos, aves e diversos animais), que por sua vez, podem transmitir srias doenas ao ser humano. Portanto, vital para uma cidade, a fim do bem estar pblico (cidade limpa), como tambm da proteo da sade pblica, que estes trabalhos sejam executados com economia, eficincia e higiene. Portanto, para Monteiro et al. (2001), o ideal em um sistema de coleta de lixo domiciliar, estabelecer um recolhimento com dias e horrios determinados, de pleno conhecimento da populao, atravs de comunicaes individuais a cada responsvel pelo

8 imvel e de placas indicativas nas ruas. Acrescenta que a populao deve adquirir confiana de que a coleta no vai falhar e assim ir prestar sua colaborao, no atirando lixo em locais imprprios, acondicionando e posicionando embalagens adequadas, nos dias e horrios marcados, com grandes benefcios para a higiene ambiental, a sade pblica, a limpeza e o bom aspecto dos logradouros pblicos. DAlmeida e Vilhena (2000) acrescentam que medidas educativas devem ser aplicadas, estimulando a participao da populao, com o intuito de assegurar que o lixo seja depositado na via pblica, em dia e horrio prximo ao da coleta, evitando sua acumulao indevida e todas suas conseqncias indesejveis. Os autores aditam que as campanhas devem estimular cuidados adicionais por parte da populao, tais como o acondicionamento do lixo em sacos plsticos, fechados, para evitar o acesso de insetos e roedores; colocar o lixo em locais fora do alcance dos animais, a fim de evitar o seu espalhamento na via pblica; acondicionar adequadamente vidros e outros objetos perfurocortantes, visando evitar acidentes durante o manuseio pelos coletores. DAlmeida e Vilhena (2000) dizem que o dimensionamento e a programao dos servios de coleta domiciliar abrangem as seguintes etapas: estimativa do volume de lixo a ser coletado; definio das freqncias de coleta; definio dos horrios de coleta domiciliar; dimensionamento da frota dos servios; definio dos itinerrios de coleta. Hanafi et al. (1999 apud BRASILEIRO e LACERDA, 2002, p.3) vinculam ao planejamento de rotas a dependncia de condies humanas e recursos, tais como: facilidades de construes, localizao de depsitos de lixo, centros de tranferncia, composio e tamanho dos veculos de coleta de lixo, tipo de resduo, freqncia de coleta, etc. Brasileiro e Lacerda (2002) asseguram que para que o servio de coleta de lixo ocorra de forma satisfatria, necessria a implantao de um sistema eficiente, que opere em toda a rea urbana e tambm que seja regular, ou seja, os veculos coletores devem passar regularmente nos mesmos locais, dias e horrios. O itinerrio de coleta o trajeto que o veculo coletor deve percorrer dentro de um mesmo setor, num mesmo perodo, transportando o mximo de lixo num mnimo de percurso improdutivo, com o menor desgaste possvel para a guarnio e o veculo (DALMEIDA e VILHENA, 2000).

9 Mansur e Monteiro (1992) dizem que os roteiros ou itinerrios so definidos para que o servio se torne o mais eficiente possvel. Todavia, necessrio ter-se uma regularidade do servio e que a populao tome conhecimento dos dias e horrios de coleta para a consolidao dos roteiros. Os autores dizem ainda que a responsabilidade da coleta em cada um dos setores deva ser sempre de uma mesma guarnio, pois o conhecimento da rea contribui consideravelmente para agilizar o servio e tambm facilitar a fiscalizao. Os itinerrios de coleta devem ser projetados de maneira a minimizar os percursos improdutivos, isto , ao longo dos quais no h coleta (MONTEIRO et al., 2001). Para DAlmeida e Vilhena (2000), o percurso improdutivo serve apenas para deslocamento de um ponto a outro. Mansur e Monteiro (1992) discutem que, para que os setores sejam bem dimensionados, torna-se necessrio adotar os seguintes critrios bsicos: utilizar ao mximo a capacidade de carga dos veculos coletores, isto , evitar as viagens com carga incompleta; aproveitar integralmente a jornada normal de trabalho da mo-de-obra; reduzir os trajetos improdutivos, ou seja, aqueles em que no se est coletando; fazer uma distribuio equilibrada da carga de trabalho para cada dia e tambm para todas as guarnies; estabelecer que o comeo de um itinerrio seja prximo garagem e o trmino prximo ao local de destino, sempre que for possvel; a coleta em reas com fortes declividades deve ser programada para o incio da viagem (o caminho est mais leve); sempre que possvel, coletar nos dois lados da rua ao mesmo tempo, mediante trajetos com poucas voltas. Monteiro et al. (2001) salientam que os itinerrios de coleta costumam ser traados em cima do mtodo dito heurstico, no qual se leva em conta o sentido do trfego, as declividades acentuadas e a possibilidade de acesso e manobra dos veculos. O autor diz ainda que, quando se traa um roteiro busca-se, atravs de tentativas, a melhor soluo que atenda, simultaneamente, condicionantes tais como: o sentido do trfego das ruas, evitando manobras esquerda em vias de mo dupla, assim como percursos duplicados e improdutivos. Chenna (1999), ao se referir ao detalhamento grfico dos roteiros, argumenta que o mesmo dever ser feito atravs de indicaes no mapa de cada setor de coleta, sendo que o incio do roteiro da coleta deve ser o mais prximo possvel da garagem, de modo a evitar

10 deslocamentos improdutivos do caminho; e seu final, considerando-se cada viagem, deve ser o mais prximo possvel do local de destinao final dos resduos. Monteiro et al. (2000) esclarecem que no roteiro grfico da rea, em mapa ou croqui, alm da indicao do incio e trmino, dever haver a indicao do percurso, pontos de coleta manual, trechos com percurso morto e manobras especiais, tais como r e retorno. O autor diz ainda que se deve elaborar um roteiro descritivo do itinerrio da coleta, em forma de tabela, indicando os nomes e os trechos das ruas na seqncia definida pelo itinerrio a ser seguido, bem como o tipo de manobra ao final de cada trecho de rua (converso esquerda ou direita, retorno, etc.). Chenna (1999) afirma que a prvia determinao dos itinerrios vem mediante ao planejamento da coleta, considerando-se os dias e horrios a serem regularmente cumpridos pelo veculo coletor. DAlmeida e Vilhena (2000) dizem que a coleta de lixo domiciliar pode ser realizada tanto no perodo diurno quanto no perodo noturno. Mansur e Monteiro (1992) dizem que a regra fundamental para a definio do horrio de coleta consiste em evitar ao mximo perturbar a populao, decidindo se a coleta ser diurna ou noturna. Brasileiro e Lacerda (2002) enunciam que o planejamento de rotas balanceadas entendido como o que mais reduz os custos, dentre todos os objetivos que possam ser levados em considerao. Hickman (1981 apud BRASILEIRO e LACERDA, 2002, p.3) destaca alguns pontos que se pode identificar para equilibrar as rotas dos veculos coletores de resduos slidos domiciliares: estimar o nmero de veculos e equipes de coleta; desenvolver ou avaliar o custo de servios terceirizados; avaliar o rendimento da equipe de coleta, em conjunto ou individualmente; balancear a quantidade de trabalho a ser realizado pelos coletores; determinar o tamanho timo de novas frotas de veculos ou otimizar o uso as existente.

2.4 Destinao final

Em geral, os resduos slidos urbanos, uma vez coletados, so encaminhados para a destinao final, sejam em lixes, aterros controlados, aterros sanitrios, entre outros.

11 Porm, as municipalidades devem tentar uma destinao final concilivel com as normas aplicveis proteo ambiental e sade pblica. Monteiro (1999) declara que por disposio final de resduos slidos, entende-se a colocao dos mesmos em local onde possam permanecer por tempo indeterminado, sem causarem dano ao homem ou ao meio ambiente, seja em estado natural, seja transformado em um produto adequado a essa permanncia, o que implica na construo de um aterro sanitrio. A Norma Brasileira Registrada NBR 8418 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT (1983), define aterro sanitrio como uma tcnica de disposio de resduos slidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos sade pblica e sua segurana, minimizando os impactos ambientais, mtodo este que utiliza princpios de engenharia para confinar os resduos slidos menor rea possvel e reluzi-los ao menor volume permissvel, cobrindo-os com uma camada de terra na concluso de cada jornada de trabalho ou a intervalos menores, se necessrio. Monteiro et al. (2001) salientam que juntamente com a expanso urbana nas cidades de mdio e grande porte, aumentam tambm as exigncias ambientais e a resistncia da populao em aceitar a implantao, prximo as suas residncias, de qualquer empreendimento ligado disposio final de resduos slidos. O autor acrescenta que os terrenos urbanos ficam muito caros para a localizao de aterro, que demanda reas de grandes extenses. Desta forma, cada vez mais distante dos centros da massa de gerao de resduos esto sendo implantados os aterros sanitrios. Os problemas gerados devido ao aumento na distncia entre o ponto de coleta dos resduos e o aterro sanitrio, segundo Monteiro et al. (2001) so os seguintes: atraso nos roteiros de coleta, alongando a exposio do lixo nas ruas; aumento do tempo improdutivo da guarnio de trabalhadores parados espera do retorno do veculo que foi vazar sua carga no aterro; aumento do custo de transporte; reduo da produtividade dos caminhes de coleta, que so veculos especiais e caros. Monteiro et al. (2001) afirmam que as estaes de transferncia ou de transbordo so timas para a soluo desses problemas, pois so unidades instaladas prximas ao centro de massa de gerao de resduos. Os caminhes de coleta, aps cheios, fazem a descarga e retornam rapidamente para complementar o roteiro de coleta. Os autores dizem ainda que os

12 veculos ou equipamentos de transferncia devem transportar pelo menos trs vezes a carga de um caminho de coleta. Para Monteiro et al. (2001), normalmente as estaes de transferncia so implantadas quando a distncia entre o centro de massa de coleta e o aterro sanitrio superior a 25km. Todavia, possvel encontrar em grandes cidades, estaes implantadas em locais cuja distncia do aterro sanitrio inferior a 20km, devido as condies de trfego rodovirio onde tornam extremamente lento os deslocamentos. Os tipos de estaes de transferncia segundo Monteiro et al. (2001) so: estaes com transbordo direto: contam com um desnvel entre os pavimentos, para que os caminhes de coleta, posicionados em uma cota mais elevada, faam a descarga do lixo do caminho de coleta diretamente no veculo de transferncia. Necessitam de uma maior frota de veculos de transferncia para assegurar que os caminhes de coleta no fiquem retidos nas estaes aguardando para efetuar a descarga dos resduos, pois no dispem de local para armazenamento de lixo; estaes com armazenamento: so estaes que contam com um local para o armazenamento dos resduos para absorver os chamados picos de vazamento, decorrentes da chegada simultnea de veculos que iniciaram e terminaram a coleta de lixo domiciliar em um mesmo horrio, chegando estao de transferncia em uma mesma faixa de horrio. O local de armazenamento, alm de absorver os "picos" de vazamento, torna possvel a operao do sistema com um menor nmero de veculos/equipamentos.

2.5 Bases legais

A Constituio Federal um instrumento que auxilia legalmente para estabelecer o destino, anlise e responsabilidades quanto aos resduos slidos. Em seu artigo 225 estabelece que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Ademais, em seu art. 23, inciso VI, delega como competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas. Ainda, valendo-se do art. 23, inciso IX, cabe a Unio,

13 aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios a competncia de promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico. Outros preceitos constitucionais que devem ser levados em considerao so os incisos I e V do art. 30, pois dizem competir aos municpios legislar sobre assuntos de interesse local, incluindo o encargo de organizar e prestar, sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local. Considerando-se essa designao, a limpeza urbana um servio pblico de interesse local. A Portaria 53 do Ministrio do Interior - MINTER, de 01 de Maro de 1979, dispe sobre os projetos especficos de tratamento e disposio de resduos slidos, bem como a fiscalizao de sua implantao, operao e manuteno. Considera o lixo ou resduos slidos, como veculos de poluio do solo, do ar e das guas; considera que os problemas dos resduos slidos esto includos entre os de Controle da Poluio e Meio Ambiente; considera a deteriorao das reas utilizadas para depsitos ou vazadouros de lixo ou resduos slidos, alm de outras questes. O Estado de Gois dispe de lei especfica que define a Poltica Estadual de Gesto de Resduos Slidos. A lei n 14.248, de 29 de Julho de 2002, que dispe sobre a Poltica Estadual de Resduos Slidos e d outras Providncias. No caput do art. 1, institui a Poltica Estadual de Resduos Slidos e define diretrizes e normas de preveno da poluio. O Estado de Gois serve-se da lei n 8544, de 17 de Outubro de 1978, que dispe sobre a Preveno e Controle da Poluio do Meio Ambiente. Prescreve em seu art. 62 que o tratamento, quando for o caso, o transporte e a disposio de resduos de qualquer natureza, de estabelecimentos industriais, comerciais e de prestao de servios, quando no forem de responsabilidade do Municpio, devero ser feitos pela prpria fonte de poluio. Destaca em seu 1, que a execuo, pelo Municpio, dos servios mencionados neste artigo no eximir a responsabilidade da fonte de poluio quanto eventual transgresso de normas deste regulamento. Quanto legislao municipal, tem-se o Cdigo de Posturas do Municpio de Goinia com a Lei Complementar n 014, de 29 de Dezembro de 1992, que em seu Captulo I trata das Disposies Preliminares da Higiene Pblica e em seu art. 3, estabelece que o zelo pela higiene pblica, de responsabilidade do Poder Executivo Municipal, visando melhoria do ambiente, a sade e o bem-estar da populao. Outro captulo relevante do Cdigo de Posturas do Municpio de Goinia quanto a Higiene Pblica, o Captulo VIII que trata do Acondicionamento e da Coleta de Lixo. Assim, tem-se:

14 art. 26 - Compete ao rgo responsvel pela limpeza urbana estabelecer normas e fiscalizar o seu cumprimento quanto ao acondicionamento, coleta, ao transporte e ao destino final do lixo. art. 27 - obrigatrio o acondicionamento do lixo em recipientes adequados para a sua posterior coleta. 1 - O lixo acondicionado dever permanecer no interior do imvel, em local apropriado, sendo colocado no passeio no horrio previsto para sua coleta. 8 - Nos estabelecimentos que, por suas caractersticas, gerarem grande volume de lixo, este ser armazenado no interior do edifcio, at que se realize a sua coleta. art. 28 - O servio de coleta somente poder ser realizado em veculos apropriados para cada tipo de lixo. art. 29 - Na execuo de coleta e transporte de lixo, sero tomadas as precaues necessrias no sentido de se evitar a queda de resduos sobre os logradouros pblicos. art. 31 - O Poder Executivo Municipal dever promover, sempre que necessrio, campanhas pblicas, destinadas a esclarecer a populao sobre os perigos que o lixo representa para a sade, incentivando, inclusive, a separao do lixo orgnico do inorgnico, e manter a cidade em condies de higiene satisfatria. A Lei Orgnica Municipal de Goinia, em seu Captulo II Da Competncia, postula em seu art. 11 que Compete ao Municpio de Goinia, dentre outras, a seguinte atribuio: inciso XX - prover os servios de limpeza das vias e dos logradouros pblicos, remoo e destino de lixo domiciliar e de outros resduos de qualquer natureza. Valendo-se ainda do Captulo II, no art. 12, compete ao Municpio de Goinia, em comum com a Unio e com o Estado de Gois: inciso VI - proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas.

3 METODOLOGIA

A etapa inicial dos estudos encetou pela delimitao da rea de pesquisa. Foi

15 escolhida uma regio com grande presso urbana e, conseqentemente, de grande gerao de lixo e que tinha uma maior dificuldade na realizao dos servios de coleta regular do mesmo no perodo diurno, devido ao grande fluxo de pessoas e veculos. A pesquisa teve abrangncia na rea central do municpio de Goinia, compreendido pelas Avenidas Tocantins, Paranaba e Araguaia. Atravs do diagnstico das reas de cobertura dos servios de coleta, analisaram-se os itinerrios ou rotas dos veculos coletores, bem como o servio de coleta prestado populao. Essa pesquisa fundamentou-se em conceitos e discusses de domnio pblico, em revises bibliogrficas, consulta ao banco de dados da COMURG, fontes de dados disponveis na Internet, consulta a livros didticos, artigos e legislaes concernentes. Na segunda fase dessa pesquisa foi elaborado e aplicado um questionrio, com perguntas pr-estabelecidas direcionadas aos responsveis pelos servios de coleta e em especial aos responsveis pela determinao dos itinerrios ou rotas a fim de obter o diagnstico dos servios prestados atualmente nessa rea de estudo. Para a realizao desse questionrio foram feitas consultas diretas COMURG. Nesse questionrio objetivou-se verificar o rendimento do trabalho da equipe de coleta do lixo, caracterizar a eficincia dos itinerrios e servios de coleta empregados na rea de estudo. Da mesma forma, foram realizadas visitas in loco a outras unidades da COMURG, unidades onde os coletores de lixo se encontram para iniciar o trabalho, ou seja, o ponto de partida da coleta. Aplicou-se da mesma maneira um questionrio aos funcionrios da limpeza urbana e a guarnio, permitindo aos entrevistados manifestar suas opinies e argumentos sobre a proposio abordada. Com o propsito de compreender a dinmica e a organizao do trabalho dos coletores de lixo e vivenciar as dificuldades e vantagens encontradas, foi feito um estudo de campo, onde houve o acompanhamento da rotina de trabalho, seguindo o itinerrio ou percurso juntamente com a guarnio. Por meio do questionrio, foram coletadas informaes sobre a regularidade dos servios de coleta na regio central do municpio de Goinia. Tambm foram levantadas informaes quanto a: quantidade de veculos coletores disponveis na rea central de Goinia; constituio da guarnio por caminho coletor; planejamento dos itinerrios ou rotas; estimativa de lixo em toneladas coletados diariamente; horrios e a freqncia de coleta. Tambm foram levantadas informaes sobre os tipos de caminhes utilizados atualmente para a coleta de lixo urbano; qual o destino e as dificuldades encontradas pelos coletores nos percursos estabelecidos, e se a COMURG j dispe de algum sistema de

16 informao que planeje e opere a viabilidade das rotas. Finalmente os dados de maior relevncia para o presente estudo foram agrupados e seus valores analisados, para maior clareza na verificao do comportamento dos resultados, gerando assim respostas com maior confiabilidade.

4 RESULTADOS E DISCUSSES A investigao da coleta dos resduos slidos urbanos da regio central de Goinia se deu por se tratar de uma regio com maior fluxo dirio de pessoas em todo o municpio e, conseqentemente, com uma maior gerao de resduo, alm da sua importncia histrica, comercial e econmica. A rea abrangida para o estudo est centrada no tringulo formado pelas Avenidas Tocantins, Paranaba, Araguaia e suas intersees. A Figura 1 apresenta a localizao geogrfica desta rea.

Figura 1: Localizao geogrfica da rea de estudo da regio central de Goinia/GO. Fonte: Prefeitura de Goinia (2008)

Av. Tocantins Av. Paranaba Av. Araguaia Sabe-se que no h itinerrios especficos e delimitadores elaborados pela COMURG para a rea do tringulo central, pois o trabalho de coleta abrange grande parte

17 do centro de Goinia, englobando inclusive reas externas a esse tringulo. Essas reas externas no sero abordadas nesse estudo, mas se faz necessrio mostr-las para se ter uma noo da dimenso da atividade de coleta. As reas externas ao campo de pesquisa incorporam os planos de coleta compreendidos pelas Avenidas Tocantins, Paranaba e Araguaia, j que a realizao da coleta feita pela diviso de circuitos. A regio central de Goinia dividida em trs circuitos e cada qual possui nmeros de controle adotados pela COMURG. Os circuitos aqui chamados referem-se s reas de diviso de coleta da regio central. A Figura 2 mostra a sua diviso, com os respectivos nmeros de controle.

31-24 31-09

31-22

Figura 2: Diviso dos circuitos de coleta de resduo slido urbano da regio central de Goinia/GO, com seus respectivos nmeros de controle. Fonte: COMURG (2008)

A responsabilidade pela execuo dos servios de coleta de resduos slidos urbanos em Goinia da prpria Prefeitura Municipal, administrada pela COMURG. A coleta na regio de estudo ocorre durante seis dias da semana (segunda-feira a sbado), no perodo noturno, inclusive feriados. A coleta realizada a noite, devido ao grande fluxo de pessoas e veculos nessa regio no perodo diurno e realizada pela equipe da Coleta II. As figuras 3A, 3B e 3C mostram o trfego diurno de veculos nas Avenidas Tocantins, Paranaba e Araguaia, respectivamente.

18

Figura 3A: Trfego diurno na Av. Tocantins. (Maio, 2008)

Figura 3B: Trfego diurno na Av. Paranaba. (Maio, 2008)

Figura 3C: Trfego diurno na Av. Araguaia. (Maio, 2008)

Aos domingos a coleta feita por escala, ou seja, um domingo fica na responsabilidade da equipe da Coleta I, enquanto o prximo fica na incumbncia da equipe da Coleta II. A Coleta I e a Coleta II so unidades da COMURG, onde os coletores de lixo ou mais trivialmente chamados garis esperam pela vinda do caminho coletor da garagem para que possam iniciar o servio. Nessas unidades os coletores recebem alimentao, orientaes e atividades de lazer. No domingo a coleta de lixo no segue o mesmo itinerrio da semana, sendo realizado somente para atender os grandes picos e efetuado nas principais avenidas, feiras, restaurantes, ou seja, nos grandes geradores de resduos na regio central. Geralmente nas segundas-feiras, quando a quantidade de resduo gerado maior que os demais dias, no h emprego de coleta adicional, sendo assim, para a realizao da coleta so feitas mais viagens que o convencional, utilizando a mo-de-obra da mesma guarnio responsvel pelo itinerrio do circuito, podendo somente ser encerrado a coleta

19 quando todo o resduo for coletado. Desta forma, os coletores e o motorista so expostos a um desgaste fsico muito grande, comprometendo tambm o estado emocional dos mesmos. O incio da coleta noturna depende do trmino da coleta vespertina (ocorrida em outros circuitos), pois o caminho utilizado a noite o mesmo. A coleta acontece com incio previsto para s 19:00h, no tendo horrio de finalizao, j que o trmino depende das condies encontradas pela guarnio como: trnsito; tempo de descarga no aterro sanitrio; utilizao da estao de transbordo; problemas operacionais com o veculo coletor e quantidade de resduo nas vias, implicando assim, no nmero de viagens necessrias execuo do servio. Desta forma, comum que ocorram atrasos no incio da coleta e, conseqentemente, no trmino da mesma. Soma-se o fato de que, nas trocas de turnos, os veculos coletores passam por rpida lubrificao e manuteno. comum que uma guarnio, aps cumprir o seu itinerrio, ajude outra guarnio a coletar, ou seja, a guarnio que j cumpriu o seu circuito normalmente auxilia a outra para que o servio de coleta seja feita de maneira eficiente. Observa-se assim, que nem sempre uma guarnio fica responsvel pelo mesmo circuito, ou seja, a guarnio tambm incumbida de realizar o trabalho de outras guarnies em diferentes circuitos, com o propsito de tornar o trabalho aceitvel pela populao. Atualmente, a frota que faz a coleta da regio central de Goinia composta por trs veculos coletores. Os veculos so do tipo caamba metlica fechada, dotados de dispositivo hidrulico de prensagem (caminho compactador), que permite a reduo do volume aparente do lixo. A regio central de Goinia, compreendida pelas Avenidas Tocantins, Paranaba e Araguaia dividida em trs circuitos de coleta, sendo que cada um coberto por um nico veculo, quando no h auxlio de outra guarnio. Cada veculo possui uma equipe de trs coletores e um motorista. Para cada circuito de coleta proposto um itinerrio ou percurso a ser seguido pelo veculo coletor. Os circuitos so planejados de acordo com as experincias das pessoas envolvidas nas rotas e, em geral, no passam por anlises metodolgicas. J o roteiro de coleta ou itinerrio definido pelo prprio motorista, baseado em seu conhecimento geogrfico, capacidade de deslocamento do veculo e em distncia a ser percorrida. A COMURG realizou a medio dos circuitos totais que os veculos coletores devem percorrer. Na regio de estudo, tm-se os circuitos 31-09, com um percurso total de 15,5Km, o circuito 31-24, com 11,6Km e o circuito 31-22, com 14,3Km. Sabe-se que essa medio levou somente em considerao a extenso das vias e no o fato de que os veculos coletores se depararam freqentemente com vias de mo-dupla e coleta dos resduos em

20 ambos os lados da via. O veculo coletor no passa uma nica vez pelas vias de coleta, alm de se defrontarem com outras restries de movimento que fazem com que os veculos busquem outras sadas. Assim, o veculo coletor percorre em um circuito, muito mais que os comprimentos reais das vias. O roteiro de coleta o mesmo para todos os dias da semana, porm pode-se haver mudana pela necessidade de entrada em vielas e converses nas ruas. Isso decorre pela necessidade de descarga do veculo, quando o mesmo alcana a sua capacidade e at mesmo da viabilidade de coleta no percurso total, ficando tambm a cargo do motorista essa deciso. A COMURG no dispe de um mapa contendo informaes dos itinerrios percorridos pelos veculos coletores, h somente o mapa que contm a diviso dos circuitos (reas) de coleta (FIGURA 2). Mesmo assim, o mapa manual. A falta de um mapa e/ou roteiro descritivo que apresente os itinerrios ou percursos detalhados com as devidas converses implica no atraso da atividade de coleta, principalmente quando ocorre a contratao de um novo motorista, sendo que o mesmo pode desconhecer a regio e ter que se basear somente no mapa com a diviso de circuitos. Nesse caso, a soluo encontrada pela guarnio a de disponibilizar um coletor que conhea a regio para guiar o novo motorista, ensinando-o os caminhos necessrios. Com este fato, somente dois coletores fazem a realizao da coleta, certamente comprometendo a qualidade dos servios, j que h desperdcio de tempo para se coletar, cansao para os coletores e o motorista e mesmo insatisfao da populao quanto aos servios prestados pela prefeitura, podendo tornar o servio bastante ineficaz. Quando o veculo coletor atinge aproximadamente a carga mxima, o motorista o conduz para o local de destinao final, sem a presena dos coletores, a fim de se evitar acidentes no percurso. Em Goinia o destino final do lixo o aterro sanitrio, chamado de Aterro 1, onde os resduos urbanos so dispostos no solo, atravs do confinamento em camadas cobertas com material inerte, geralmente solo, segundo normas operacionais especficas. A estao de transbordo, chamada de Aterro 2, no conta com um local para o armazenamento dos resduos advindos da coleta, deste modo a estao em Goinia de transbordo direto, ou seja, a descarga do lixo do veculo coletor feita diretamente no caminho caamba. Essa estao instalada prxima a cidade e tem por finalidade evitar atraso nos percursos de coleta e aumento do tempo improdutivo dos coletores parados a espera do retorno do veculo que foi descarregar no Aterro 1. A inteno da estao de transbordo de que os veculos coletores descarreguem

21 o lixo e retornem rapidamente para a finalizao do roteiro de coleta, mas na realidade no o que acontece, pois comum que os veculos coletores fiquem a espera da descarga de outros veculos coletores que chegam concomitantemente. Geralmente a descarga na estao de transbordo atrasada pelos problemas operacionais que os caminhes caambas freqentemente tm, reduzindo o nmero de veculos de transferncia disponveis para a efetivao do transbordo. Quando isso ocorre, trivial que muitos veculos coletores fiquem retidos at que ocorra a descarga do lixo. Atualmente, Goinia dispe de cinco caminhes caambas com capacidade de suporte duas vezes maior a de um veculo coletor. Diante disso, os veculos coletores que se encontram em servio devem esperar o retorno dos caminhes caambas que esto fazendo suas descargas no Aterro 1. Ademais, podem se deparar com outros veculos coletores a espera da transferncia, ou seja, h congestionamento de veculos coletores para a descarga na estao de transbordo. Logo, a estao de transbordo de Goinia no tem contribudo com a eficincia e a eficcia dos servios de coleta. Outro quesito a ser levantado que a guarnio, quando inicia a sua viagem, no tem os locais de vazamento estabelecidos, essa definida de acordo com a situao do Aterro 1 (ex.: congestionamento de veculos coletores a espera da descarga), disponibilidade de caminhes caambas no Aterro 2 para o deslocamento at o Aterro 1 e distncia dos veculos coletores dos Aterros 1 e 2. A guarnio se comunica atravs de um rdio com o seu supervisor ao longo da viagem e o mesmo o informa onde deve ser feita a descarga. Em visita de campo notou-se muitas dificuldades encontradas pela guarnio na coleta, principalmente no seu incio, quando o fluxo de veculos na regio central intenso, pois as pessoas saem do trabalho e retornam para suas casas. Esse fluxo comea a diminuir por volta das 23:00h. Nessa ocasio, a equipe de coleta aproveita para agilizar o servio, j que as ruas no se encontram to mais congestionadas, permitindo menos intervenes nas reas de circulao intensa de veculos e pessoas, havendo assim, uma maior produtividade do servio. Outra dificuldade se d na forma que os lixos so acondicionados. Muitos so dispostos em uma nica sacola, elevando consideravelmente o seu peso, dificultando assim a sua remoo, e gerando muita carga para os coletores. H tambm resduos espalhados fora das lixeiras e outros jogados nas mesmas, sem nenhum acondicionamento adequado, atrapalhando assim, o servio de coleta, havendo lentido e dispndio de tempo na remoo, inclusive vulnerabilizando os coletores a acidentes com objetos perfurocortantes. V-se todo o

22 tipo de material jogado, como papis, papeles, plsticos, latas de alumnio e animais mortos (ces e gatos). Os coletores no recolhem o material reciclvel que encontrado, na expectativa de que os catadores o levem. A Figura 4 mostra os coletores recolhendo resduos na lixeira, alguns sem acondicionamento adequado.

Figura 4: Coletores recolhendo resduos na lixeira, alguns sem acondicionamento adequado. (Abril, 2008)

Os contineres so uma alternativa bastante eficaz na hora da coleta, pois abarcam grande quantidade de resduo num mesmo local, alm de serem descarregados diretamente nos veculos coletores atravs de dispositivos hidrulicos presentes no caminho de coleta, facilitando o servio de coleta e muitas vezes poupando os coletores. Mas ainda assim, algumas vezes demandam certo esforo fsico dos coletores, j que os mesmos precisam levlo at o caminho. Na figura 5A nota-se o esforo fsico realizado pelos coletores e na Figura 5B a ao do dispositivo hidrulico do veculo coletor para despejar o lixo.

Figura 5A: Coletores empurrando um continer, fora fsica excessiva. (Abril, 2008)

Figura 5B: Caminho coletor com o dispositivo hidrulico acionado para despejar o lixo. (Abril, 2008)

23 Os coletores questionam os tipos de recipientes em que so dispostos os resduos, muitos deles no se encontram em bom estado, outros possuem uma altura que requerem algumas manobras dos garis, fazendo com que os mesmos exeram algum tipo de esforo fsico excedente. A Figura 6A apresenta um recipiente com uma altura elevada e a Figura 6B aponta a necessidade dos coletores adentrarem no recipiente para recolher o lixo, gerando desconforto fsico, muitas vezes podendo provocar leses corporais.

Figura 6A: Recipiente com altura elevada. (Abril, 2008)

Figura 6B: Coletores recolhendo o lixo em recipiente com altura elevada que requer manobras prejudiciais a coluna. (Abril, 2008)

Em visita a rea de estudo observa-se que a populao no contribui efetivamente com a coleta, no dando a devida ateno aos horrios de disposio do lixo. evidente que as pessoas no gostam de permanecer com resduos em casa por um longo perodo, por isso que depositam o lixo nas vias em qualquer horrio, no entanto, isso acarreta certos inconvenientes. O lixo depositado pela manh, passar o dia todo mostra, j que a coleta feita somente noite. Isso claramente compromete a esttica do setor central, alm da possibilidade de atrair vetores. Possivelmente a atitude da populao um reflexo da falta de campanhas educativas por parte da prefeitura, que no disponibiliza informativos com os horrios da coleta, meios de acondicionamento e conseqncias de um mau acondicionamento do lixo. Porm, isso parece no ser justificvel, uma vez que a coleta diria e a populao termina por tomar conhecimento dos dias e horrios. O que se nota uma falta de comprometimento e bom senso da sociedade. Na Figura 7 temos a disposio do lixo em horrio inapropriado.

24

Figura 7: Lixo depositado em horrio inadequado. (Maio, 2008)

No setor central encontrado muito entulho e os mesmos recebem uma coleta diferenciada, ou seja, coleta especial e necessria que haja essa diferenciao, pois o entulho ocupa um grande volume. Se fosse feita pelos veculos coletores de resduos slidos urbanos requereria mais viagens at o aterro e estao de transbordo, j que o veculo coletor alcanaria com facilidade a sua capacidade, tornando mais oneroso o servio de coleta. Infelizmente a populao no contribui com esse servio, dispondo os entulhos juntamente com os resduos domiciliares. Na Figura 8 v-se um grande volume de entulho que no ser coletado pelo veculo coletor de resduos domiciliares, isso causa a gerao de resduos ponturios no centro de Goinia.

Figura 8: Entulho que no coletado pelo veculo coletor de lixo domiciliar. (Maio, 2008)

25 Quanto aos resduos slidos de sade, esses so coletados por um caminho compactador, usado diariamente para os grandes geradores, normalmente das 7:00h s 16:00h e das 16:00h s 22h, e dias alternados em hospitais pequenos. O servio de coleta de resduos slidos de sade ainda dispe de duas furgonetas usadas para pequenos geradores, como laboratrios, hospitais veterinrios e consultrios odontolgicos. Outro fator que merece ser mencionado que, no municpio de Goinia no permitido o embandeiramento, ou seja, a acumulao de resduos em lugares estratgicos para posterior coleta a fim de agilizar o servio. O embandeiramento uma tima alternativa para se ganhar tempo na coleta, principalmente quando os resduos se encontram em reas de difcil acesso ao veculo coletor. Porm, gera grande insatisfao na populao devido a quantidade de resduos acumulados.

5 CONSIDERAES

A aplicao deste trabalho teve por objetivo primordial caracterizar o servio de coleta dos resduos slidos domiciliares na regio central do municpio de Goinia, restringindo-se s Avenidas Tocantins, Paranaba, Araguaia e suas intersees, ponderando as principais dificuldades do setor. Munidos de dados adquiridos em questionrios relacionados rea de estudo e ao servio de coleta foi possvel ter conhecimento da situao atual do servio prestado pela COMURG e aduzir as dificuldades encontradas pelos coletores, bem como expor a grandeza e a complexidade do sistema de coleta defrontado pela guarnio e pelos administradores do servio de limpeza pblica urbana. Legalmente, v-se que h muitas leis que regularizam a limpeza urbana e o servio de coleta, bem como ditam a sua incumbncia aos seus responsveis, mas na prtica as legislaes esto longe de serem atendidas. No h dvidas que para a realizao da coleta necessita-se do inteiro envolvimento da administrao municipal, que garanta uma otimizao dos servios de coleta com o fornecimento de recursos adequados atravs do gerenciamento dos resduos slidos, assim como a participao ativa da populao com hbitos adequados ao servio, no qual ir prestar sua colaborao com o adequado acondicionamento do lixo, nos dias e horrios prestabelecidos, agindo tambm como fiscais da limpeza e da qualidade dos servios prestados

26 pela prefeitura. A coleta diria devido grande densidade populacional do setor central no perodo diurno e realizada noite, pois causa menor incmodo em reas de grande movimentao de pedestres e veculos, e o rendimento do servio de coleta tem se mostrado bastante plausvel. Porm, como as ruas j se encontram em silncio, geram alguns rudos ao se manusear recipientes metlicos e ao compactar o lixo pelo veculo coletor que, por vezes, incomodam a populao. A falta de um roteiro descritivo para cada circuito de coleta origina-se da falta de planejamento e compromete todo um sistema de coleta, resultando em atrasos, cansao fsico e psquico para os trabalhadores. Outro ponto relevante e questionvel o trabalho abusivo da guarnio, se uma guarnio cumpriu seu itinerrio, deve-se dar por findado o servio e no faz-la tomar o roteiro de outra guarnio, a fim de ajud-la a cumprir o servio em menor tempo. A princpio pode parecer melhor soluo, afinal aos olhos de quem v a cidade limpa, o servio muito qualificvel, mas isso envolve o prprio contexto da organizao do trabalho e expe os coletores e motoristas a fadigas, pois aumenta a carga fsica e emocional. Desse modo, o ideal seria a contratao de mais coletores e motoristas para compor novas guarnies, a fim de fazer um rodzio de equipes. A estao de transbordo no tem sido to vantajosa, por se tratar de uma estao de transbordo direto e no conta com local para armazenamento, isso ocasiona a necessidade de uma frota maior de caminhes caambas, j que os cinco existentes freqentemente se encontram com problemas operacionais e ainda assim no so suficientes para atender a demanda de lixo gerado em Goinia, fazendo com que os veculos coletores fiquem retidos por um longo perodo at que haja a descarga dos resduos. A no participao efetiva da populao da regio central quanto aos dias e horrios de deposio do lixo e de seu adequado acondicionamento torna o trabalho da guarnio moroso e gera muitos inconvenientes para a populao em geral, como acmulo de resduos nas vias pblicas com possibilidade de atrao de vetores. essencial que os dias e horrios de deposio sejam de conhecimento da populao e que sejam cumpridos com rigor, a fim de tornar o servio de coleta bem sucedido. Ficou evidente, por meio do estudo e caracterizao do servio de coleta as dificuldades enfrentadas pelos coletores e pela administrao pblica para se oferecer um servio de qualidade, e ciente dessas dificuldades a COMURG encontra-se em fase de transio, criando novos circuitos de coleta em toda a grande Goinia, a fim de otimizar o

27 trabalho de limpeza urbana. A regio central no sofrer alteraes nessa etapa inicial de transio. A excelncia do servio de coleta do lixo urbano ser alcanada quando todos os envolvidos (populao e administrao municipal) assumirem as suas devidas

responsabilidades e articularem em conjunto aes que beneficie vida sustentvel e o meio ambiente, baseados em planejamento com critrios sanitrios, ambientais e econmicos. Isso deve ser feito, uma vez que, resguarda a sade da populao, qualificando a qualidade de vida e a melhor conservao do meio ambiente. No fcil gerenciar os resduos slidos, principalmente administrar o servio de coleta domiciliar, sem que haja reclamaes por parte da populao e obstculos operacionais. Essa questo envolve agentes administrativos, econmicos, sociais, legais e ambientais, que constantemente sofrem alteraes, tornando a realizao das atividades mais complexas, mas que pode ser alcanado conciliando a competncia da parte administrativa ao atender as expectativas do cliente e a conscientizao da populao quanto s necessidades de sua colaborao para o servio de coleta. Diante dos aspectos dos servios de coleta, verificou-se a necessidade de algumas mudanas e implementaes, a partir do efetivo gerenciamento que devem ser tomados pela gerncia administrativa de coleta. Recomenda-se a elaborao de rotas fixas, com roteiros descritivos, haja visto que uma alternativa que garante benefcios para a populao e at mesmo para a guarnio, j que haver ganho no tempo de coleta e menos carga psquica para o motorista. Conscientizao atravs de informativos, campanhas e placas indicativas para que a populao contribua com os horrios pr-estabelecidos da disposio dos resduos nas vias e no acondicionamento do lixo em sacolas plsticas, para no expor os coletores a acidentes e com uma adequada distribuio de peso para no sobrecarreg-los, recomendvel. Inserir a educao ambiental no cotidiano das pessoas, a fim de que elas faam a separao de materiais reciclveis e participem da coleta seletiva da COMURG tambm se faz necessrio. Recomenda-se tambm que haja uma distribuio igualvel da carga de trabalho a todas as guarnies, sem que uma interfira no servio de coleta da outra, mesmo que haja benefcios para o servio de coleta, tornando-o qualitativo. Este estudo de caso tem uma amplitude restrita, j que foi limitada apenas a parte central do municpio de Goinia. Dessa forma, ficam as propostas de trabalhos futuros

28 embasados na observao da carga de trabalho da guarnio e seus efeitos emocionais, fsicos e comportamentais, nos estudos logsticos para averiguar a roteirizao dos veculos coletores e seu planejamento e, se necessrio, propor novas rotas, podendo inclusive usar mtodos computacionais que simulem o melhor percurso. Alternativa seria tambm a anlise da coleta de resduos slidos de sade e industrial no setor central ou em outras cidades, at mesmo outros setores com grandes geradores. Sugere-se tambm uma continuidade desta pesquisa, abordando outros pontos relevantes na coleta e no transporte.

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. NBR-8418: Apresentao de projetos de aterros de resduos industriais perigosos. Rio de Janeiro, 1983. 9p. ______. NBR 10.004: Resduos Slidos Classificao. Rio de Janeiro, 2004. 71p. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal, 1988. BRASILEIRO, L. A.; LACERDA, M. G. ANLISE DE USO DE SIG NO SISTEMA DE COLETA DE RESDUOS SLIDOS DOMICILIARES EM CIDADES DE PEQUENO PORTE. In: VI Simpsio talo Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental. Vitria: ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental, 2002. Disponvel em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/sibesa6/cndsiet.pdf>. Acesso em 07 mar. 2008 s 11h e 09min. BRETAS, A. L. Gerao, acondicionamento, coleta e transporte de resduos slidos regularmente descartados pela populao e custos dos servios de limpeza. In: Curso Aspectos Gerais do Gerenciamento dos Servios de Limpeza Pblica. Curitiba: ABLP Associao Brasileira de Limpeza Pblica, 3 e 4 de abril de 2000. CAMPOS, H. K. T. A gerao de resduos no Brasil e os problemas associados In: Curso Modelo de Gesto Integrada dos Resduos Slidos Urbanos. Braslia, 1999. CHENNA, S. I. M. Modelos tecnolgicos para sistemas de coleta e outros servios de limpeza urbana In: Curso Modelo de Gesto Integrada dos Resduos Slidos Urbanos, Braslia, 1999. DALMEIDA, M. L. O.; VILHENA, A. (Coord.). Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. 2 ed. So Paulo: IPT/CEMPRE, 2000. 370p. FADINI, P. S.; FADINI, A. A. B. Lixo: Desafios e Compromissos. Cadernos Temticos de Qumica Nova Escola, Edio especial Maio 2001. Disponvel em:

29 <http://www.ceset.unicamp.br/~mariaacm/ST114/lixo.pdf>. Acesso em 14 out. 2007, s 19h e 18min. GOIS. Lei n 14.248, de 29 de Julho de 2002. Dispe sobre a Poltica Estadual de Resduos Slidos e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.gabinetecivil.goias.gov.br/leis_ordinarias/2002/lei_14248.htm>. Acesso em 17 nov. 2007 s 17h e 34min. ______. Lei n 8544, de 17 de Outubro de 1978. Dispe sobre a Preveno e Controle da Poluio do Meio Ambiente. Disponvel em: <http://elegis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=314&word=anima$ and aquatic$>. Acesso em 27 mai. 2008 s 23h e 30min. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, (Censo, 2007). IBGE Cidades. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/>. Acesso em 28 mai. 2008, s 21h e 25 min. MANSUR, G. L.; MONTEIRO, J. H. R. P. Cartilha de Limpeza Urbana. Convnio CPUIBAM/SNS-MAS, 1992. Disponvel em: <http://www.ibam.org.br/publique/media/Limpeza.PDF>. Acesso em 18 nov. 2007, s 18h e 37min. MONTEIRO, J. H. R. P. Concesso de Servios Pblicos de Limpeza Pblica, Coleta Domiciliar, Tratamento e Destinao Final de Lixo: Aspectos Jurdicos In: Curso Modelo de Gesto Integrada dos Resduos Slidos Urbanos. Braslia, 1999. MONTEIRO, J. H. P. [et al.]. Manual de Gerenciamento Integrado de resduos slidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. 200p. Portaria MINTER n 53, de 01 de Maro de 1979. Estabelece as normas aos projetos especficos de tratamento e disposio de resduos slidos, bem como a fiscalizao de sua implantao, operao e manuteno. Disponvel em: <http://www.jundiai.sp.gov.br/pmjsite/portal.nsf/3b723606f1deab8203256b0400507209/ef8fa 9ba7bf9c14183257185005c202d?OpenDocument>. Acesso em 17 nov. 2007, s 14h e 40min. PREFEITURA DE GOINIA. Lei Complementar n 014, de 29 de Dezembro de 1992. Institui o Cdigo de Postura do Municpio de Goinia e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.goiania.go.gov.br/index1.htm>. Acesso em 17 nov. 2007, s 17h e 14min. ______. Lei Orgnica Municipal de Goinia. Disponvel em: <http://www.goiania.go.gov.br/download/legislacao/leiorganicamunicipio.htm>. Acesso em 28 mai. 2008, s 20h e 30min.

You might also like