You are on page 1of 4

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19 REGIO- PROVA DE RACIOCNIO LGICO Cargo: Analista Judicirio rea Administrativa 01.

Se o diretor est no escritrio, ento Rodrigo no joga no computador e Toms no ouve rdio. Se Toms no ouve rdio, ento Gabriela pensa que Toms no veio. Se Gabriela pensa que Toms no veio, ento ela fica mal humorada. Gabriela no est mal humorada. A partir dessas informaes, possvel concluir, corretamente, que (A) o diretor no est no escritrio e Toms no ouve rdio. (B) Gabriela pensa que Toms no veio e Toms no ouve rdio. (C) o diretor est no escritrio e Toms ouve rdio. (D) Toms no ouve rdio e Gabriela no pensa que Toms no veio. (E) o diretor no est no escritrio e Gabriela no pensa que Toms no veio. Resoluo: Comentrio: Devemos considerar as proposies como sendo verdadeiras, pois temos um argumento lgico. Se o diretor est no escritrio, ento Rodrigo no joga no computador e Toms no ouve rdio. (V) Se Toms no ouve rdio, ento Gabriela pensa que Toms no veio. (V) Se Gabriela pensa que Toms no veio, ento ela fica mal humorada. (V) Gabriela no est mal humorada. (V)

Proposio base: Gabriela no est mal humorada. (V) 1 degrau: Se Gabriela pensa que Toms no veio, ento ela fica mal humorada. (V) ? F

A proposio Gabriela pensa que Toms no veio falsa, pois FF= V (na condicional)

2 degrau: Se Toms no ouve rdio, ento Gabriela pensa que Toms no veio. (V) ? F

A proposio Toms no ouve rdio falsa, pois FF= V (na condicional)

3 degrau: Se o diretor est no escritrio, ento Rodrigo no joga no computador e Toms no ouve rdio. (V)
www.brunovillar.com.br

Dica: A proposio Rodrigo no joga no computador e Toms no ouve rdio falsa, pois na conjuno(e) basta um F para a proposio composta ser falsa. Agora, no podemos afirmar o valor lgico da proposio Rodrigo no joga no computador.

Se o diretor est no escritrio, ento Rodrigo no joga no computador e Toms no ouve rdio. (V) ? F

A proposio o diretor est no escritrio falsa, pois FF= V (na condicional) Concluses: Gabriela no est mal humorada Toms ouve rdio Gabriela no pensa que Toms no veio O diretor no est no escritrio Resposta letra E

02. Mapeando 21 funcionrios quanto ao domnio das habilidades A, B e C, descobriu-se que nenhum deles dominava, simultaneamente, as trs habilidades. J com domnio de duas habilidades simultneas h, pelo menos, uma pessoa em todas as possibilidades. Tambm h quem domine apenas uma dessas habilidades seja qual habilidade for. O intrigante no mapeamento que em nenhum grupo, seja de domnio de uma ou de duas habilidades, h nmero igual de pessoas. Sabendo-se que o total daqueles que dominam a habilidade A so 12 pessoas e que o total daqueles que dominam a habilidade B tambm so 12 pessoas, o maior nmero possvel daqueles que s dominam a habilidade C igual a (A) 3. (B) 1. (C) 2. (D) 4. (E) 5. Resoluo: Comentrio: Os grupos apresentam valores distintos, porm o grupo com 3 elementos igual a zero. O nosso objetivo encontrar o maior nmero possvel para a regio do somente (s) C. Dica: Utilizando um processo de tentativa e erro.

www.brunovillar.com.br

Resposta letra A

03. Jorge o funcionrio responsvel por criar uma senha mensal de acesso ao sistema financeiro de uma empresa. A senha deve ser criada com 8 caracteres alfanumricos. Jorge cria as senhas com um padro dele e no divulgou. Observe as senhas de quatro meses seguidos. Janeiro: 008CA511 Fevereiro: 014DB255 Maro: 026EC127 Abril: 050FD063 Jorge informou que as senhas seguem um padro sequencial, ms a ms. Sendo assim, a nica alternativa que contm 3 caracteres presentes na senha preparada para o ms de Junho (A) 1 - I - 6 (B) 9 - H - 5 (C) 1 - G - 2 (D) 4 - F - 3 (E) 8 - J 1 Resoluo: 1 sequncia: 008- 014(8+6)- 026(14+12)-050(26+24)- 098( 50+ 48) 194( 98+ 96) 2 sequncia: C D- E F G - H 3 sequncia:

www.brunovillar.com.br

A-B-C-D-E-F 4 sequncia: 511- 255( 511-255) 127( 255-128) 63( 127-64) 31( 63- 32) 15 ( 31-16) Resposta letra B

Autor das obras: Raciocnio Lgico Teoria e treinamento prtico 3 edio Editora Mtodo; Raciocnio Lgico Questes comentadas CESPE 3 edio Editora Mtodo; Raciocnio Lgico Questes comentadas FCC 2 edio Editora Mtodo; Matemtica bsica para concursos Teoria e treinamento prtico 3 edio Editora Mtodo; Raciocnio Lgico - Questes comentadas ESAF - Editora Impetus - 2edio. Matemtica Financeira- Questes comentadas- Editora Impetus- 1 edio.

www.brunovillar.com.br

You might also like