You are on page 1of 26

INTRODUO

Comear a tocar violo no uma tarefa fcil, requer um pouco de dedicao e muita, muita persistncia. Porm vale pena, e msica por si s, transforma, execut la ento, pode mudar uma existncia, ou muitas... !proveite esta oportunidade de aprender a tocar violo e participe da experincia de sentir seus dedos irem transformando se em vo"es ... #ste curso rpido est dividido em mdulos e cada mdulo dividido em aulas. $en%a um pouco de pacincia, v de passo em passo, no adianta pular as aulas sem exercit las. &os anos que ' tive de experincia como professor de msica tive contato com muitos mtodos e estilos de ensinar. !l(uns mtodos at prometem) *!prenda a tocar em + semana *, *,todo rpido para iniciantes *, Claro que tudo isso poss-vel, mas no final da %istria, o que mais conta mesmo o esforo e a dedicao pessoal. Por essas e outras que com.inei diversos mtodos, tentando simplific los e adapt los realidade da sala de aula de msica, e a(ora mais uma ve", desafio me a torn los */n 0ine*. $alve" o primeiro passo se'a verificar se o violo est de acordo com o futuro msico 1$aman%o, Cordas...2. ,uitas ve"es se comea com um violo emprestado, o que muito normal 1e econ3mico2 o que no impede de fa"er uma limpe"in%a no instrumento, passar um pouco de leo nas tarrac%as 1onde as cordas so presas no alto do .rao do violo2. #u recomendo colocar um 'o(o de cordas novo, de preferncia n4lon 1pois no mac%uca tanto os dedos, apesar do volume de som ser menor2.

1a. - Aula
5ois so os primeiros o.stculos no aprendi"ado do violo) 6a"er os movimentos da mo direita corretamente e com ritmo7 ,udar os acordes da mo esquerda. Por isso essas devem ser as suas maiores dificuldades caso voc 'a ten%a tentado aprender violo so"in%o 1o que .em provvel se voc c%e(ou at esta p(ina2.

#ntretanto peo licena aos ' iniciados pois no a.ordaremos, no momento, diretamente estes aspectos para mas faremos uma parada para al(uns esclarecimentos)

/ sistema de escrita musical simplificado para o violo o sistema de Cifras. #sse sistema utili"a letras e s-m.olos que representam os Acordes, da se(uinte forma) ACORDES A B C D E F G L Si Do R Mi F Sol SMBOLOS # % & Su !"#i$o B"&ol M"#o'

( Co& !i&a ) Au&"#!a$o

8m Acorde um con'unto de notas 1duas ou mais cordas do violo tocadas de uma s ve"2 que resulta num som a(radvel ao ouvido 1!pesar de al(uns enarm3nicos no serem to a(radveis assim2. 9 o princ-pio .sico do estudo do mtodo de violo popular, por isso muito importante decorar a ta.ela acima, pois os acordes so representados pelas suas letras acrescidas dos s-m.olos, portanto a Cifra) A# representa o acorde de L sustenido maior, e a Cifra) Bm representa o acorde de Si menor. / que d ritmo msica no violo so os movimentos da mo direita. #sse movimento determinado pelo Compasso utili"ado na msica. / primeiro compasso que iremos estudar o Compasso Quaternrio.

IM*ORTANTE+ 8tili"aremos flec%as para representar os movimentos da mo


direira da se(uinte forma)

! flec%a com a ponta preta representa 8m toque do dedo *ol",a' so.re as cordas 1/s toques do dedo pole(ar sero sempre de cima para .aixo neste mtodo nunca o *ol",a' tocar no sentido ascendente 2

! flec%a neste modelo representar um toque com os outros - D"$o da mo direita so.re as cordas #ste movimento poder ser para cima ou para .aixo7

$ocar com os : dedos da mo direita no si(nifica tocar com os dedos todos (rudados, mas sim, separar o movimento do pole(ar do movimento dos outros dedos) Quando tocaro o Polegar no tocam os outros dedos, Quando tocarem os 4 Dedos no toca o polegar.

&essa primeira aula exercitaremos as duas mos separadamente, comeando pela mo direita.

E.ERCCIO 1+ Movimentos da Mo Direita.


Coloque o violo com a curva menor 1aquela que prpria para isso mesmo2 so.re a perna direita. / violo deve estar .em firme, ou se'a, totalmente encaixado so.re a perna de forma a no comprometer o desenvolvimento dos exerc-cios. ;oc pode tam.m, caso se'a mais confortvel, cru"ar a perna direita so.re a esquerda e depois apoiar o violo so.re ela. 6aa o movimento representado pelas flec%as a.aixo com a mo direita, sem muita fora, mas tirando um pouco de som. #nquanto fi"er os movimentos com a mo direita, manten%a a mo esquerda se(urando em qualquer parte do violo que no encoste nas cordas. #squea a por enquanto, concentre se somente na mo direita a(ora. 5a correta execuo destes exerc-cios simples depende todo o andamento do curso de violo. #xecute esse exerc-cio so.re a Boca do violo 1o .uraco no meio do corpo do violo2) &o ten%a pressa, manten%a um ritmo lento no in-cio contando 1/ 0/ 1/ - para cada compasso completo 1os quatro toques nas cordas27 <uando voc contar 1 $oque com o *ol",a' para .aixo e nos outros movimentos use os outros dedos da mo direita.

#xemplo) (Aguarde carregar a animao):

; imendando um movimento com outro da se(uinte forma) quando terminar de su.ir com os quatro dedos no movimento -/ inicie novamente descendo o pole(ar no movimento 1, sem que se perce.a pelo som que um compasso terminou e outro est comeando. 6aa muitas ve"es este exerc-cio, ele muito importante, se'a persistente = >epita muito at que voc consi(a fa"er os movimentos .em ritmadamente sem precisar contar 1nem mentalmente2. 0em.re se que voc no poder contar os movimentos enquanto estiver tocando e cantando uma msica, por isso mais do que necessrio exercitar tanto que a mo direita funcione quase que automaticamente.

,uito .onito, muito le(al o exerc-cio +, mas di(a a verdade) ele realmente no se parece com nen%uma msica que voc con%ece, mas porque ? /.viamente porque falta a mo esquerda) ela quem vai dar sentido msica 1e tam.m um .om tra.al%o a voc neste curso2.

5a mesma forma que existem s-m.olos 1flec%in%as2 que determinam os movimentos da mo direita, tam.m existem os s-m.olos que representam as posi@es da mo esquerda)

Cada dedo da mo esquerda representado por um nmero 1exceto claro, o dedo pole(ar que dever ficar atrs do .rao do violo2. /s nmeros representam os se(uintes dedos da mo esquerda)

N2MEROS 1 I#$i3a$o' 0 1 M$io A#"la'

- M4#i&o #stes nmeros so utili"ados para representar os dedos da mo esquerda em pequenos desen%os do .rao do violo. #xistem muitas formas de se desen%ar o .rao do violo, eu escol%i duas) uma delas mais clssica usada nos livros e revistas de msica, a outra uma forma art-stica de representar o acorde 1por isso mais fcil de entender2 *'i&"i'a 5o'&a+

Para entender como esse desen%o representa o .rao do seu violo)


Coloque o seu violo de p, virado com as cordas para voc e compare com o desen%o7 /s traos verticais indicam as cordas do .rao do seu violo, sendo que o primeiro trao do desen%o acima ' representa a primeira corda. &ote que a primeira corda da direita para a esquerda a mais fina7 ! sexta corda, representada pela sexta lin%a da direita para a esquerda, a mais (rossa7 /s traos %ori"ontais representam os *ferrin%os* que dividem os espaos no .rao do violo. /s ferrin%os c%amam se T'a !" e o espao 1onde apertamos os dedos da mo esquerda2 c%amam se Ca a . #stes espaos 1Ca a 2 esto representados por nmeros romanos) I/ II/ III/ I6/ 6/... e assim seriam as demais casas at a .II 1que ser a ltima utili"ada aqui neste curso2. &ote que a primeira casa 1na posio em que est o violo na sua frente a(ora2 encontra se no alto do .rao do violo e a dcima se(unda na .ase 'unto ao corpo do violo.

Podemos verificar um nmero dentro de um c-rculo, este nmero 1 1 2 representa um dedo apertando uma corda do violo. &este caso representamos)
o o

/ dedo 1 1Andicador2 da mo esquerda pressionando) ! !"'3"i'a 3o'$a 1contada como sempre, de .aixo para cima, da mais fina para a mais (rossa2, &a !"'3"i'a 3a a do .rao do violo.

Bo ento trs as coordenadas para fa"er uma nota qualquer no .rao do violo) <ual o D"$o a ser usado, qual a 3o'$a e qual a 3a a em que deve ser pressionada .

S",u#$a Fo'&a +

#ssa se(unda maneira de desen%o .em mais fcil de entender)

/s nmeros representam os dedos que esto sendo realmente pressionados contra as cordas. Asso serve para evitar confus@es quando um dedo do meio da mo no estiver participando do acode 1voc entender isso mais adiante27

E.ERCCIO 0+ Movimentos da Mo Esquerda.


Coloque novamente o violo so.re a perna direita.

&este momento a mo direita que deve ficar quietin%a e deixar a esquerda tra.al%ar, por isso voc dever o.servar al(uns aspectos)
+. &unca apie o seu .rao na perna, ou em qualquer outra

superf-cie, deixe o solto vontade, afinal voc no quer se tornar um violonista *corcunda*, quer? C. #vite encostar a palma da mo na parte de .aixo do .rao do violo, esse v-cio visto na maioria dos violonistas por a-. D. 6irme .em o pole(ar na parte de tra" do .rao do violo. / primeiro acorde) > maior 152 !(ora que voc ' con%ece a sim.olo(ia, coloque trs dedos da mo esquerda no .rao do violo da se(uinte forma) / dedo 1 1 Andicador 2 na II 1 Be(unda 2 casa da 1a. 1 $erceira 2 corda. / dedo 0 1 ,dio 2 na II 1 Be(unda 2 casa da 1a. 1 Primeira 2 corda. / dedo 1 1 !nelar 2 na III 1 $erceira 2 casa da 0a. 1 Be(unda 2 corda.
E " A3o'$" 5i3a' a i&+

Be(undo acorde) 0 com stima 1!E2

$erceiro acorde) ,i menor 1#m2)

I&7o'!a#!"+ 0em.re se de que somente os dedos que esto com nmeros que
devero apertar as cordas do violo, os outros 1que esto sem nmeros2 no devero de forma al(uma tocar nas cordas =

$reine muito esses trs acordes, mudando de um para o outro o mais rapidamente poss-vel. 9 a nica maneira de poder tocar uma msica.
/s outros acordes que sero utili"ados no n-vel + 1caso voc ten%a curiosidade de con%ec los2 deste curso esto a8ui .

0a. - Aula
#sta uma aula muito especial, neste momento, antes de prosse(uir, voc deve certificar se de que realmente entendeu e conse(uiu desenvolver os dois exerc-cios anteriores = &esta aula tentaremos executar um terceiro exerc-cio) mover a mo esquerda de um acorde para outro sem parar o movimento quaternrio .

E.ERCCIO 1+ Mudana de acordes.


9 a(ora= ;amos comear a tocar) mudando de um acorde para outro. &o to dif-cil como pode parecer de in-cio, mas necessrio .astante esforo. ;amos l, coloque o violo so.re a perna direita, firme o .em e forme o acorde D 9R &aio': 6aa o movimento quaternrio quatro ve"es sem parar, lo(o em se(uida mude para o acorde de E&9Mi &"#o': faa mais duas

ve"es o compasso com a mo direita mantendo o acorde e ento mude a mo esquerda para o acorde de A(9L 3o& !i&a:. Parece dif-cil ? Calma ... $udo ser explicado, faa conforme os modelos a.aixo)
(Aguarde o carregamento da animao)

IM*ORTANTE+ 0eve sempre o dedo Andicador 1D"$o 12 primeiro nas mudanas de acordes que usam este dedo 1> maior2, ou o 5edo C nos outros acordes, por exemplo) estando com o acorde D feito com a mo esquerda, retire o D"$o 0 da !"'3"i'a corda e coloque o na quinta corda, na mesma 3a a , lo(o em se(uida retire os dedos 0 e 1, colocando somente o D"$o 1 na 8ua'!a corda. &o se esquea que o movimento quaternrio deve ser feito lentamente. 6aa as mudanas entre um acorde e outro muito lentamente no princ-pio dando pequenas paradas para mudar os dedos da mo esquerda. ; aumentando a velocidade das mudanas entre um acorde e outro 1no a velocidade do compasso * + C D : * que deve ser sempre lento2.

>epita muitas ve"es esse exerc-cio, no comeo ser .astante dif-cil, mas depois voc ver os resultados na terceira aula quando tocarmos a primeira msica. " eus d dons a todos, desenvolva o seus ! "

1a. - Aula
6inalmente vamos tocar violo de verdade, nossa primeira msica= #u ainda me lem.ro da primeira msica... 9 emocionante cantar e tocar pela primeira ve", mas exi(e muito esforo e muitas tentativas... Fem, vamos a al(umas explica@es)

IM*ORTANTE+ ! inteno deste curso formar Ministros de M"sica para a Banta A(re'a, entretanto, em al(uns exerc-cios usaremos pequenas partes de msicas populares, por entender que elas so perfeitamente adaptveis aos exerc-cios e que suas letras no ofendem a $eolo(ia ou quaisquer outros des-(nios morais ou evan(licos da me A(re'a. ! maneira de se escrever os acordes que devem ser utili"ados no violo durante a execuo de uma msica, feita atravs da colocao das Cifras so.re a letra da msica. ! mo direita deve continuar sempre tocando o ritmo quaternrio, mesmo que o violo no este'a produ"indo aqueeeeele som ... normal que sur'am al(uns .""", .""" entre as cordas ao toc las ... mas no pare a mo direita, nem diminua ou aumente a velocidade dos toques da mo direita.

E.ERCCIO -+ Quase uma m"sica.


,sica) #uar do $erto

Bero tocadas as notas de acordo como elas aparecerem so.re a letra, por exemplo, so.re a palavra % %aver um o que representa que voc deve fa"er um 1&' maior2 com a mo esquerda no .rao do violo. ;oc comea a tocar a msica com esse acorde, fa"endo o movimento quaternrio lentamente, no ritmo do corao, e vai cantando 1pode ser mentalmente2 a msica sem parar de tocar, mantendo um ritmo constante sem acelerar nem redu"ir a velocidade, independente de que parte da msica este'a cantando ou se est Bo.re a palavra no %aver um (m mostrando que voc deve mudar do acorde em que voc estava para o acorde de 1Mi menor2, e so.re a palavra este %aver um A), onde voc dever fa"er a mudana para o acorde de 1 # com s'tima2.

Perce.a que s comeamos a tocar a partir da palavra) *. $en%a calma e repita muitas, muitas ve"es este pedao da msica, pode ser meio c%ato, mas voc s pode c%e(ar em msicas mais complexas 1e mais a(radveis2 passando por este pe+ueno sacri,-cio =

-a. - Aula
!(ora uma msica crist para voc tocar, o nosso o.'etivo neste curso, voc ' sa.e, tocar para o Ben%or, porque El" a fonte da msica. El" ' cantava antes do universo ser criado7 Be voc por acaso est sentindo que as msicas que o mundo l%e apresenta ' no tra"em mais pa" ao seu corao, 9 %ora de voltar para o Ben%or. 6aa um profundo silncio, pense na sua vida, no que tem feito, que El" cantar um "C.ntico /ovo* no mais profundo do seu corao.

Para cantar a 5eus necessrio primeiro ouvi l/. # isso que ns iremos fa"er a(ora, tocar e cantar para o Ben%or. /s princ-pios so os mesmos da "m"sica" anterior, s que a alma deve estar diferente para executar esta, o contedo diferente ... pense nisto =

E.ERCCIO ;+ M"sica 0 cantar, tocar e mudar os acordes.


,sica) 1m Certo 2alileu !utor) 3e. 4e5in*o &o % se(redo, .asta voc se(uir as recomenda@es anteriores e fa"er as mudanas na %ora certa. 6alando nisso, %ora de se tomar conscincia de al(uns aspectos muito importantes com relao ao ritmo e s mudanas de acorde)

5e in-cio tome uma re(ra .sica) o !s mudanas de acorde sempre acontecem no Primeiro toque do compasso, ou se'a num toque do Polegar.

9 muito mais simples do que parece, alis, voc ' vem fa"endo isso se vem executando corretamente os exerc-cios, desde o exerc-cio D .

E.ERCCIO 1+ Mudana de acordes.


9 a(ora= ;amos comear a tocar) mudando de um acorde para outro. &o to dif-cil como pode parecer de in-cio, mas necessrio .astante esforo. ;amos l, coloque o violo so.re a perna direita, firme o .em e forme o acrode D 9R &aio': 6aa o movimento quaternrio quatro ve"es sem parar, lo(o em se(uida mude para o acorde de E&9Mi &"#o': faa mais duas ve"es o compasso com a mo direita mantendo o acorde e ento mude a mo esquerda para o acorde de A(9L 3o& !i&a:.

Parece dif-cil ? Calma ... $udo ser explicado, faa conforme os modelos a.aixo)
(Aguarde o carregamento da animao)

IM*ORTANTE+ 0eve sempre o dedo Andicador 1D"$o 12 primeiro nas mudanas de acordes que usam este dedo 1> maior2, ou o 5edo C nos outros acordes, por exemplo) estando com o acorde D feito com a mo esquerda, retire o D"$o 0 da !"'3"i'a corda e coloque o na quinta corda, na mesma 3a a , lo(o em se(uida retire os dedos 0 e 1, colocando somente o D"$o 1 na 8ua'!a corda. &o se esquea que o movimento quaternrio deve ser feito lentamente. 6aa as mudanas entre um acorde e outro muito lentamente no princ-pio dando pequenas paradas para mudar os dedos da mo esquerda. ; aumentando a velocidade das mudanas entre um acorde e outro 1no a velocidade do compasso * + C D : * que deve ser sempre lento2. >epita muitas ve"es esse exerc-cio, no comeo ser .astante dif-cil, mas depois

voc ver os resultados na terceira aula quando tocarmos a primeira msica. " eus d dons a todos, desenvolva o seus ! "

Msica: Um Certo Galileu Autor: Pe. Zezinho D A7 Um certo dia, a beira mar, apareceu um D o!em "alileu. D eito %ue &le ama!a.

A7 #in"u$m podia, ima"inar, %ue al"u$m pudesse amar, do 'eu

A7 D eito simples de con!ersar, toca!a o cora()o de %uem o escuta!a.

D A7 & seu nome era *esus de #azar$, D 'ua +ama se espalhou e todos !inham !er, &m , +en-meno do *o!em pre"ador, A7 D .ue tinha tanto amor.

; a. - Aula
;amos em frente, comearemos a tra.al%ar um pouco mais os acordes que voc ' con%ece com uma msica um pouco mais dif-cil. #ssa Ga. aula muito importante, pois nela voc ir verificar se realmente aprendeu o que viu nas : primeiras aulas. 9 simples) voc deve tentar tocar esta msica at que consi(a fa"er todas as mudanas sem procurar ol%ar para os desen%os dos acordes.

Be voc conse(uir isso, para.ns, ' pode passar para a Ha. aula com tranquilidade. #ntretanto, se voc no conse(uir executar essa msica, volte atrs revise as primeiras aulas, ve'a onde voc tropeou e tente novamente.

E.ERCCIO <+ Mudana um pouco mais rpida dos acordes.


,sica) A 3raa #ssa msica no tem nada de dif-cil, .asta concentrar se no que est fa"endo = Be voc no con%ece a msica, pea para al(um cant la para voc, tudo .em essa talve" no se'a uma das msicas mais empol(antes que voc ' ouviu, mas pacincia ... toda evoluo tem o seu preo ... ! msica, como sempre ser, est em formato .t6t, mas lem.re se voc ir encontrar as msicas quase sempre nesse formato pela internet fora. ;olte ao #xerc-cio D que ele tem a sequncia da msica.
Msica: A Pra(a D &m /o e eu acordei com saudade de !oc0, A7 D 1ei ei a%uela +oto %ue !oc0 me o+ertou, &m 'entei na%uele banco da pracinha s2 por%ue, A7 D 3oi l4 %ue come(ou o nosso amor

&m A7 A mesma pra(a, o mesmo banco, as mesmas +lores o mesmo

D ardim,

&m A7 D 5udo $ i"ual, mas estou triste, por%ue n)o tenho !oc0 perto de mim

&m 'enti %ue os passarinhos todos me reconheceram,

A7 D & eles entenderam toda a minha solid)o, &m 3icaram t)o tristonhos %ue at$ emudeceram, A7 D A6 ent)o eu +iz esta can()o

< a. - Aula
&esta !ula vamos aprender C novos acrodes que so muito importantes para a execuo de inmeras msicas. /s acordes so ,i maior, e 0 maior 1o 0 com stima voc ' con%ece2 . 5a mesma maneira como voc fe" nas primeiras aulas si(a os passos corretos)

/.serve .em o desen%o do acorde7 Coloque dedo por dedo na corda e casa certos7 6aa muitos movimentos tirando e recolocando os dedos nos seus respectivos lu(ares7 $en%a muuuita pacincia e faa os exerc-cios com calma.

E.ERCCIO (+ Acordes de Mi maior e # maior.


0em.re se que os desen%os representam o .rao de um violo de p, virado para voc, assim a corda mais fina representada pela primeira lin%a da direita. !- est o acorde de ,i maior.

!corde de 0 maior

E.ERCCIO =+ Mudanas entre os acordes de A 0

0 (.

5a correta execuo deste exerc-cio depende a pro(reso no restante do curso. 9 muito importante dedicar pelo menos +G minutos a este exerc-cio.

,uito simples) 6aa as se(uintes mudanas)

!(uarde o carre(amento da animao ...

IJ /.serva@es)

Para fa"er corretamente a mudana do acorde de 1> maior2 para o acorde de ( 1,i maior2 faa o se(uinte) #stando no acorde de > maior mude primeiro o Dedo 1 1Andicador2 arrastando o uma casa para trs, 1sem tirar o dedo da corda2assim ele ' assume a posio que ir ocupar no acorde de ,i maior. #m se(uida mude os outros dois dedos. 9 muito simples. K para fa"er a mudana do acorde de ( 1,i maior2 para o acorde de A 10 maior2 mude primeiro os Dedos 2 e 3 para a terceira e se(unda cordas, respectivamente.

(a. - Aula
# a-, vamos su.ir mais um de(rau na vida de violonista ? Continuaremosna nossa maravil%osa experincia de cantar para A8u"l" que nos criou = $odos os dias desde que acordamos, at noite, ns passamos o tempo em correrias, sem tempo = K no mais o rel(io que nos serve, mas ns que servimos ao rel(io ... Bo tantas as nossas atividades, que aca.amos por no retirar da vida, de cada se(undo, a sua essncia = !final, o que realmente importa ... / que compramos ? / que conquistamos ? Lastamos um precioso tempo de nossa vida nas preocupa@es passa(eiras, .uscando uma felicidade material, nas coisas ... elas so necessrias, mas no so a essncia ... 9 importante parar, ter tempo de SER ... sentir se vivo, participante da >6i$a Di?i#a> . Precisamos de tempo para perce.er nas coisas a presena de D"u . Mo'e, enquanto o seu corao .ate, sem que voc perce.a ou ten%a dom-nio so.re ele, % um 5eus que o ama e que capa" de dar sentido a sua vida, novo Nnimo a sua existncia, a acredite ===

&s vamos a(ora louvar quem nos deu a vida, e a renova todos os dias ... usando os acordes que aprendemos na ltima aula 0 e ,i .

E.ERCCIO @+ 7ocar louvando ao $en*or.


,sica) 2l8ria, 2l8ria Aleluia 6aa as mudanas na %ora certa, e .usque pressionar os dedos com um pouco mais de fora para que o som comece a mel%orar 1 diminuindo os 9555, +ue :s ve5es aparecem2. /.servao

Be voc no est mudando ainda com velocidade e preciso, nem tente tocar esta msica, /O? Primeiro treine os acordes. #sta msica tem uma peculiariedade) al(umas mudanas acontecem fora da letra da msica, faa essas mudanas o.servando que sempre se deve comear uma nova posio pelo pole(ar, portanto sempre necessrio fa"er pelo menos um compasso quaternrio antes de fa"er a prxima mudana. <ualquer dvida escreva.

Gl2ria : Gl2ria, Gl2ria, Aleluia. 785M,: .uatern4rio A Gl2ria, Gl2ria, Aleluia D A Gl2ria, Gl2ria, Aleluia & A Gl2ria, Gl2ria, Aleluia, 9ou!emos ao 'enhor. A : ; #a 1eleza do %ue !emos, Deus nos +ala ao cora()o, D A tudo canta: Deus $ "rande, Deus $ bom e Deus $ Pai. & A < seu 3ilho *esus Cristo %uem nos une pelo amor, 9ou!emos ao 'enhor= A > ; Deus nos +ez comunidade, pr4 !i!ermos como irm)os, D A 1ra(os dados todos untos, caminhamos sem parar.

*esus Cristo !ai conosco, &le $

& A o!em como n2s, 9ou!emos ao 'enhor=

A ? ; *esus Cristo $ Ale"ria, *esus Cristo $ o 'enhor, D A Da !it2ria sobre a morte deu a todos o penhor. & A @enceremos a tristeza, !enceremos o temor, 9ou!emos ao 'enhor=

=a. - Aula
#stamos evoluindo, meu irmo... Caso voc este'a um pouco desanimado por ol%ar para os que tocam mais que voc e pensar) <uanto falta para eu tocar .em === 5eixe disso ... /l%e para tra" e ve'a o quanto voc ' evoluiu === #m sete aulas voc ' est tocando, dos seus dedos saem notas musicais === ;amos mudar tudo a(ora. 9 %ora de um passo ainda maior, vamos estudar um formato de acordes um pouco mais dif-cil)

Bol ,aior 1L2

5 ,aior 1C2

> E 15E2

#stes so trs dos acordes mais usados e mais importantes na msica popular ... ten%a certe"a que) Be voc conse(uiria ac%ar al(umas $"A"#a de msicas na internet que usariam somente os acordes que voc sa.ia at a(ora, com estes trs acordes a possi.ilidade de encontrar msicas 1 e especialmente poder acompan%ar msicas na i(re'a2 almenta para al(umas 3"#!"#a BBB

E.ERCCIO 1C+ Mudana de acordes $ol 0

8 0 &').

!s mudanas provavelmente vo dar um pouco mais de tra.al%o. ,as eu l%e asse(uro) vale pena.

Aguarde o carregamento da animao ...

/.servao)

6aa essas mudanas com muita calma, ten%a toda a pacincia do mundo ... 0eve sempre o 5edo + 1indicador2 primeiro nas mudanas. Por exemplo, mudando do Sol para o DD tire primeiro o 5edo + da quinta corda e leve o at a se(unda corda na primeira casa, em se(uida mude os outros dois dedos para os seus respectivos lu(ares na quarta e quinta cordas. <ualquer dvida, ' sa.e) escreva.
8 0 &') 0 Mi menor.

E.ERCCIO 11+ M"sica usando $ol 0


,sica) Basta Querer

!qui est um pedacin%o de uma msica muito .onita para voc ir testando os movimentos da mo esquerda enquanto fa" o nosso vel%o ami(o compasso quaternrio. Para ver a msica, clique no .oto)
1asta .uerer=

G D G D G C Meu pensamento, !i!e em !oc0, a luz do meu !i!er, senhor... G D G D G C 1asta entrar, eu me abri pr4 te amar, nem precisa per"untar: 5e Amo... D C D /4 um clima todo di+erente, %ue a%uece e meAe com o cora()o da "ente... G D C D < como um sonho, $ como um sonho, eu me dou por inteiro, teu $ o meu cora()o... G D C D &m D & ao teu lado, eu sempre si"o, 4 n)o h4 mais tal!ez, basta %uerer pr4 te !er outra !ez ... G Meu pensamento ...

@ a. - Aula
Para iniciar esta aula eu recomendo que voc faa uma .oa reviso de tudo o que ' aprendeu, repassando os exerc-cios. !qui voc aprender um novo acorde e ir aplic lo em exerc-cios, 'untamente com outros que voc ' con%ece. 9 muito importante a dedicao e a concentrao, portanto, nunca faa os exerc-cios com pressa, na correria) .aixe esta p(ina, desconecte e faa do exerc-cio um pra"er, e no um sofrimento, t .em ?? Fem, vamos ao que interessa, os acordes que sero estudados nesta aula so ,i maior e 0 maior 1+ue voc; < con*ece2 e o novo acorde de Bi com stima 1Bi E ou FE2.

Bi E 1FE2

>epare que a primeira ve" que utili"amos o 5edo : 1m-nimo2 da mo esquerda. Com certe"a ele no conse(uir pressionar a primeira corda com a fora necessria para que se o.ten%a o som dese'ado, mas ten%a calma e persista que lo(o voc o.ter os resultados dese'ados ...

E.ERCCIO 10+ Mudanas com o acorde de B).


5edique .astante tempo a este exerc-cio, dele depende a sua performace nas pestanas que viro na parte dois deste curso=
Aguarde o carregamento da animao ...

Amportante)

Para fa"er corretamente a mudana para o FE voc deve tra.al%ar o pole(ar atrs do .rao do violo, da se(uinte forma) o &o acorde de FE o pole(ar deve ficar mais na dia(onal, acompan%ando o prpro formato do acorde 1 o +ue tam9'm acontece de maneira menos acentuada no # Maior2, enquanto no ,i maior o pole(ar deve ficar mais reto 1mais na vertical2. o 8ma dica) quando mudar de ,i maior para Bi E e vice versa manten%a o 5edo + 1=ndicador2 fixo, no tire ele do lu(ar pois no necessrio, sendo que ele ocupa o mesmo lu(ar nos dois acordes.

You might also like