You are on page 1of 8

TCNICAS DE CONSERVAO DOS SOLOS (continuao) Autora: Marina Assis Fonseca

III. Degradao dos solos Compactao A habilidade das plantas para explorar o solo e obter nutrientes e gua est relacionada estrutura das suas razes. E a distribuio das razes no perfil do solo est relacionada s condies fsicas e qumicas do solo, que podem ser manipuladas atravs do manejo. Porm quando o manejo do solo ocorre de forma inadequada gera o problema da compactao. Para obter a condio ideal na camada superficial do solo so usadas mquinas pesadas. E o trfego desses veculos faz com que as caractersticas qumicas e principalmente as caractersticas fsicas da camada mais superficial do solo sejam alteradas devido presso. Essa presso quebra os agregados (partculas maiores do solo). Abaixo da camada revolvida pelas mquinas para adequao da camada superficial do solo, as outras camadas vo sendo compactadas. A quebra dos agregados nas camadas inferiores aumenta a densidade do solo e diminui a sua porosidade (especialmente dos poros grandes). As consequncias negativas desse processo de compactao do solo so: diminuio da troca gasosa; limitao do movimento dos nutrientes no solo; diminuio da taxa de infiltrao de gua; aumento da eroso hdrica.

Compactao do solo argiloso. http://www.sobiologia.com.br/

Vista de uma raiz de nabo forrageiro desenvolvida em uma rea sem problema de compactao ( esquerda) e uma raiz desenvolvida em rea compactada ( direita) Fonte: PRTICA. Algumas razes como a de nabo so mais vigorosas e conseguem crescer apesar da resistncia gerada pela compactao. http://www.plantiodireto.com.br/

Portanto, a compactao aumenta a resistncia do solo penetrao das razes. Para penetrar no solo compactado as razes sofrem alteraes na forma (morfologia) e no funcionamento (fisiologia). Estas alteraes nas razes alteram o padro de crescimento da planta, diminuindo-o. Os sintomas de solos compactados so a formao de poas nas depresses do terreno; eroso hdrica com o impacto das gotas de chuva que podem levar formao de sulcos e voorocas; necessidade de maior potncia das mquinas para preparar o solo; plantas com razes superficiais e mal formadas; demora na emergncia das plntulas; padro irregular de crescimento das plantas; e folhas com colorao no caracterstica.

Eroso A eroso a destruio do solo e seu deslocamento, pelo movimento de agentes fsicos (gua da chuva, vento, gelo, ondas, gravidade). O tipo mais comum de eroso, e mais diretamente associado agricultura, a eroso hdrica causada pela gua da chuva. A eroso, alm de destruir a estrutura do solo, tambm causa o assoreamento, que o acmulo de partculas do solo nos leitos dos rios e lagos. Vamos compreender porque a agricultura extensiva pode estar diretamente associada eroso. A superfcie dos solos usados na agricultura era naturalmente coberta pela vegetao tpica do local. Se, no local, havia muita Eroso vegetao e de tipos variados, o impacto da http://www.klickeducacao.com.br/ chuva era atenuado, porque a velocidade da gua diminua com os obstculos (as diversas estruturas das plantas que formavam degraus). Alm disto, os variados tipos de razes davam sustentao mecnica ao terreno. At as razes mortas tinham um papel, pois formavam canais por onde gua escorria para as camadas mais profundas do solo. O uso de tcnicas agrcolas inadequadas, que promovem o desflorestamento de reas extensas para ser ocupadas por plantaes alteram as caractersticas da vegetao natural e podem interferir nos fatores de absoro de gua pelo solo. A agricultura extensiva e mal planejada , portanto, mais um fator de eroso hdrica. Outros fatores de eroso hdrica so desmatamento para a extrao de madeira, pecuria e a urbanizao. A primeira ao da chuva nos solos sem cobertura vegetal se d pelo impacto das gotas de chuva, que desagregam os torres do solo e levam o material mais fino para longe. A fora do impacto das gotas de chuva tambm diminui a porosidade do solo, o que chamado de selagem. A selagem aumenta o fluxo superficial da gua e a eroso. A eroso pode ocorrer com o transporte uniforme das partculas pelas guas pluviais ou com a formao de canais definidos, que podem se tornar voorocas. Mas as voorocas tambm podem ser formadas devido ao das guas subterrneas. necessrio considerar as caractersticas fsicas dos terrenos (tipo de solo, declive, hidrografia); o regime de chuvas da regio e a cobertura vegetal de modo a preservar os solos da eroso hdrica.

Uso de agrotxicos Os agrotxicos so usados na agricultura para combater o crescimento de determinados seres vivos, que se tornam pragas ou doenas nas culturas agrcolas. Esses seres vivos so normalmente insetos, fungos ou plantas (chamadas de invasoras ou ervas daninhas). Esses seres vivos se tornam indesejveis, pois se alimentam das plantas cultivadas, se tornam parasitas ou competem por nutrientes do solo. Assim diminuem a produtividade, interferindo no crescimento e nas caractersticas das plantas cultivadas. Para combater tais pragas ou doenas so http://br.geocities.com/ utilizados os agrotxicos, substncias de origem qumica ou biolgica. Ocorre que tais substncias tambm so muito prejudiciais ao meio ambiente e podem causar inmeros danos sade humana e dos animais. Por isso, o uso de agrotxicos vem sendo muito discutido. So feitas pesquisas acerca da toxicidade dessas substncias para o ambiente e para o ser humano, de modo a adequar a manipulao e eficincia do produto aos limites da sade humana e do ambiente.

Algumas formas alternativas de cultivo podem atacar as origens do problema, ao invs de atacar as pragas e doenas. As pragas ou doenas se alastram por que existe muito alimento disponvel para elas, que so as plantas cultivadas. As pragas decorrem, portanto, da situao criada pelo prprio um homem: cultivar apenas um tipo de vegetal na regio em determinada poca. Portanto, a diversificao do cultivo pode impedir o aparecimento de pragas, o que tornar desnecessrio uso de agrotxicos.

Queimadas As queimadas so uma tcnica agrcola muito antiga e muito usada para preparar o solo para agricultura. Normalmente eficiente, rpida e de baixo custo, quando comparada a outras tcnicas agrcolas. No entanto, as queimadas geram tambm muitos prejuzos e riscos. O principal deles o alastramento do fogo para outros terrenos, sem controle. As queimadas intencionais para fins agrcolas e as queimadas acidentais causadas por negligncia so muito prejudiciais ao ambiente. Apesar das queimadas ocorrerem naturalmente devido a focos de calor em ambientes secos, sua recorrncia devido ao do ser humano elimina extensas coberturas florestais, inclusive de reservas ambientais. As queimadas tem consequncias tambm para o prprio solo, uma vez que eliminam bactrias e outros microrganismos que compem a microfauna do solo. Atividade 5 - Retomando a leitura e organizando as informaes Organize as informaes apresentadas na seo III sobre Degradao dos Solos em quadros, conforme os modelos a seguir. Causa Compactao Eroso Descrio da situao Efeito para as plantas

http://abprojetogema.blogspot.com/

Benefcio imediato Agrotxico Queimadas

Impacto no solo

Efeito para as plantas

IV. Preservao dos Solos At aqui estudamos caractersticas da composio do solo e alguns problemas decorrentes do manejo inadequado. Agora vamos conhecer algumas tcnicas de preservao do solo que visam preservar sua fertilidade, atravs do conhecimento dos processos fsicos, qumicos e biolgicos que ocorrem naturalmente nos solos.

Adubao verde Adubao verde significa cultivar algumas plantas que depois sero incorporadas ao solo, atravs da decomposio. Isso enriquece os solos com os minerais que as plantas cultivadas necessitam para seu bom desenvolvimento. A adubao verde evita ainda o desenvolvimento de ervas daninhas. As plantas cultivadas para adubao verde so geralmente as leguminosas e outras plantas associadas s bactrias fixadores de nitrognio. As plantas utilizadas na adubao verde evitam que as gotas de chuva caiam diretamente sobre o solo. Com isso evitam a eroso e o lixiviamento. O lixiviamento consiste na lavagem do solo pelas guas das chuvas de enxurradas, que levam os minerais dissolvidos no solo para outros terrenos e para os rios, lagos e guas subterrneas.

Adubao verde derrubada e mantida a palha para proteger o solo contra o sol e a chuva e repor os nutrientes do solo. http://www.aboaterra.com.br/

Portanto, o solo tratado com adubao verde fica mais rico em nutrientes, especialmente em nitrognio, menos suscetvel eroso, ao lixiviamento e s pragas. Reflorestamento O reflorestamento consiste na plantao de rvores em regies que sofreram desmatamento e que correm risco de eroso. O eucalipto e o pinheiro so rvores muito utilizadas no reflorestamento, pois firmam a terra com suas razes, que tambm absorvem parte da gua. O reflorestamento traz vrios benefcios, tais como: filtram os sedimentos; protegem as beiras de rio; aumentam a porosidade do solo devido presena de razes profundas e volumosas; diminuem o escoamento superficial da gua pelo solo; permitem a criao de refgios para a fauna; podem gerar fonte de energia, atravs da lenha produzida. O reflorestamento pode ser feito em faixas, intercalando-se com culturas anuais. Essa prtica favorece a fertilidade natural do solo, que fica rico em nutrientes, e tambm o protege de ao prejudicial de agentes fsicos, especialmente a gua. Atividade 6 - Faa uma ilustrao ou esquema que represente os benefcios do reflorestamento para o solo.

Plantao em curvas de nvel Curva de nvel uma linha imaginria que une os pontos de mesma altitude de uma regio. O plantio em nveis cria obstculos descida das guas de enxurradas, o que diminui a velocidade de arraste das partculas do solo e aumenta a infiltrao da gua no terreno. Rotao de culturas A rotao de culturas um planejamento de plantaes diversas. A distribuio no terreno ocorre em certa ordem e por determinado tempo. uma prtica alternativa monocultura (em que plantado apenas um tipo de vegetal) e ao sistema contnuo de sucesso (em que se alternam apenas Plantao em curva de nvel dois tipos de vegetais). As prticas de monocultura http://www.artedeproduziragua.com.br/ e de sistema contnuo de sucesso so situaes mais favorveis para o desenvolvimento de doenas, pragas e ervas daninhas. O sistema de rotao de culturas consiste em alterar anualmente as espcies vegetais plantadas em uma mesma rea agrcola. O planejamento deve observar os propsitos comerciais e a recuperao do solo. A seleo das espcies cultivadas deve se basear na diversidade botnica. Devem ser escolhidas plantas com razes e exigncias nutricionais diferentes. So muitas as vantagens da rotao de culturas: proporciona a produo diversificada de alimentos; melhora as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas do solo; auxilia no controle de ervas daninhas, doenas e pragas; repe a matria orgnica do solo; protege o solo da ao de agentes fsicos de intemperismo. Atividade 7 - Retomando a leitura e organizando as informaes Organize as informaes apresentadas na seo IV sobre Preservao dos Solos no em um quadro, conforme o modelo a seguir. Prtica de Conservao Adubao Verde Reflorestamento Plantao em curvas de nvel Rotao de Culturas O que feito Porque preserva o solo Benefcios

V. Agroecologia Princpios, metas e tcnicas Agroecologia um campo do conhecimento que busca associar diversas tcnicas de manejo, baseadas em princpios de sustentabilidade ecolgica das regies cultivadas. Refere-se a uma forma equilibrada de relao da sociedade com a natureza e a uma ruptura com uma tradio reducionista e desequilibrada da agricultura. Nesta abordagem procurase respeitar a complexidade dos http://www.iapar.br/ sistemas orgnicos e tambm os saberes tradicionais e cotidianos. Procura-se unir conhecimentos cientficos e tecnolgicos com as observaes e prticas dos pequenos e mdios agricultores. A meta da agroecologia produzir alimentos saudveis em terrenos sadios e frteis, com a manuteno da qualidade das guas e do ambiente como um todo. As condies fsicas (textura, estrutura e umidade), qumicas (acidez, quantidade de nutrientes) e biolgicas (presena de decompositores, diversidade de seres vivos) interferem na produtividade agrcola. Na agroecologia objetiva-se produzir alimentos para o consumo humano, respeitando o ciclo natural da matria e as relaes ecolgicas entre os seres vivos. Procura-se observar a quantidade e os tipos de espcies e as relaes entre elas. Especialmente a atuao dos agentes de decomposio da matria orgnica, fungos e bactrias, que determinam a qualidade e a quantidade de nutrientes disponveis. O objetivo manter o equilbrio do agrosistema, atravs da interao entre as espcies de microrganismos, vegetais e animais. Compreende-se que a ausncia de qualquer um dos componentes do sistema pode acarretar desequilbrios ecolgicos. Promove-se a diversificao que garante a ciclagem dos nutrientes entre as diferentes espcies, cada uma exercendo seu papel. Diversas tcnicas de manejo so associadas para se atingir este objetivo: rotao e consrcio de culturas; barreiras vegetais; adubao verde; integrao da produo animal produo vegetal e agrofloresta. Algumas dessas tcnicas de manejo j foram abordadas anteriormente. Agora vamos conhecer algumas outras tcnicas de manejo que se baseiam em princpios da agroecologia. Consrcio de culturas Consrcio de cultura o plantio de diversas espcies vegetais ao mesmo tempo em um terreno. A diversidade diminui o risco de pragas ou doenas e mantm o ambiente em maior equilbrio, com caractersticas mais prximas ao original.

http://www.achetudoeregiao.com.br/

Os seres vivos que seriam considerados pragas ou doenas no encontram uma condio favorvel para seu desenvolvimento em grande escala, porque as plantas hospedeiras ou que lhe servem de alimento no sero as nicas cultivadas, o que seria um "prato cheio". Alm disso, possveis pragas e doenas encontram obstculos sua multiplicao. Com a diversificao das espcies o ambiente se torna mais prximo do ambiente natural, onde existem constantes relaes de predao e competio, que mantm as populaes (quantidade de seres vivos das diferentes espcies) equilibradas. O consrcio inclui leguminosas e outras plantas que servem como adubo verde, fertiliza ndo o solo,

Consrcio com cultivo de feijo http://www.agricultura.mg.gov.br/ tornando-o mais rico em nutrientes.

Integrao da produo animal A integrao da produo animal produo vegetal garante que os restos vegetais alimentem os animais; e que os estercos e urina produzida pelos animais sejam utilizados como adubo natural e alta qualidade. Dessa forma o ciclo da matria se torna mais equilibrado no local. Controle biolgico de pragas O controle biolgico de pragas o uso deliberado dos organismos benficos (agentes) http://blogdoplaneta.com/ contra os organismos prejudiciais (alvos). Essa uma forma de controle que no prejudica a qualidade dos alimentos a serem consumidos pelos seres humanos, nem outros seres vivos, como fazem os agrotxicos. Agrofloresta Em uma agrofloresta, as espcies agrcolas e florestais so plantadas de forma associada. Para esse manejo, devem-se conhecer as caractersticas e funes ecolgicas das espcies de modo a cultivar um terreno produtivo e ecologicamente equilibrado. Juntas as espcies contribuem para a resistncia e a recuperao do solo, em meio s perturbaes externas. Uma agrofloresta permite diversas funes na mesma rea: produo de matria orgnica para o solo; plantao de leguminosas para fixao do nitrognio e adubao do solo; madeiras para lenha; e alimento e fontes de renda para as famlias que cultivam terreno. Uma agrofloresta pode ser implementada quando o agricultor conhece as potencialidades do terreno e considera os seguintes aspectos: as condies do solo; o que se pode produzir no terreno; o calendrio agrcola; e a vegetao nativa. importante conhecer tcnicas de capim seletiva, plantio consorciado e de podas. Esquema de uma SAF (Sistema Agroflorestal) http://www.agroecologia.inf.br/secoes.php?vidcanal=39

Um sistema agroecolgico Em um sistema agroecolgico so observados diversos aspectos, alm das espcies vegetais e animais. Buscam-se formas de energia que sejam menos poluentes, como a energia solar, da gua e dos ventos. Os rios so considerados fonte de gua e de alimentos, que devem ser preservados. As florestas podem fornecer matria-prima, tal como lenha, madeira e frutos e auxiliar na manuteno do equilbrio ecolgico e paisagstico. O lixo orgnico pode ser transformado em adubo de alta qualidade. Nos sistemas agroecolgicos tambm se busca a produo da prpria semente pelo agricultor para evitar a necessidade de compra das sementes. Essas aes integradas garantem a sustentabilidade ecolgica, econmica e social do sistema de produo agrcola. Atividade 8 - Pesquisa - Investigando sobre as prticas agrcolas da regio Pesquise sobre as prticas agrcolas usadas na sua regio. Voc deve entrevistar agricultores da regio ou pode fazer pesquisa atravs de jornais locais, revistas ou sites. Verifique quais problemas de degradao do solo os agricultores da regio enfrentam. Verifique se eles utilizam ou conhecem tcnicas de conservao dos solos. Investigue sobre as vantagens e desvantagens das tcnicas de cultivo utilizadas pelos agricultores locais. Organize as informaes e leve-as para discutir com seus colegas. A turma pode preparar um seminrio para apresentar os resultados da pesquisa sobre as prticas agrcolas da regio, inclusive convidando os entrevistados e demais pessoas interessadas.

Referncias Bibliogrficas (sites consultados): www.ambientebrasil.com.br www.agroecologia.inf.br/ www.epamig.br www.portaldoagronegocio.com.br http://hotsites.sct.embrapa.br/ http://agriculturas.leisa.info www.iapar.br

Mdulo Didtico: TCNICAS DE CONSERVAO DOS SOLOS Currculo Bsico Comum - Cincias Ensino Fundamental Autor(a): Marina Assis Fonseca Centro de Referncia Virtual do Professor - SEE-MG / maro 2009

You might also like