You are on page 1of 4

BPI Biblioteca Pblica Independente www.bpi.socialismolibertario.com.br MAL-BH Movimento Anarquista Libertrio www.socialismolibertario.com.

br

ANARQUISMO Piotr Kropotkin

Enciclopdia Britnica, 1910 ANARQUISMO (do grego e , contrrio autoridade), o nome dado ao princpio ou teoria de vida e conduta em que a sociedade concebida sem governo. A harmonia em tal sociedade obtida, no pela submisso a leis, ou pela obedincia a alguma autoridade, mas pela livre concordncia estabelecida entre vrios grupos, territoriais e profissionais, livremente constitudos em favor da produo e do consumo, e tambm para a satisfao da infinita variedade de necessidades e aspiraes de um ser civilizado. Em uma sociedade desenvolvida nessas linhas, as associaes voluntrias que estaro presentes em todos os campos da atividade humana se estendero de tal forma que substituiro o estado em todas suas funes. Elas constituiro uma rede composta por uma variedade infinita de grupos e federaes de todos os tamanhos e graus, locais, regionais, nacionais e internacionais temporrias ou mais ou menos permanentes -- para todos os possveis propsitos: produo, consumo e troca, comunicaes, arranjos sanitrios, educao, proteo mtua, defesa do territrio, e assim por diante; e, por outro lado, para a satisfao de um nmero crescente de necessidades cientficas, artsticas, literrias e sociais.

Alm disso, tal sociedade no representaria nada imutvel. Pelo contrrio -- como visto em larga escala na vida orgnica -- a harmonia resultaria do homem seguindo a sua prpria razo (pelo argumento) e de constantes ajustes e reajustes para o equilbrio entre as mltiplas foras e influncias, e este ajuste seria mais fcil de ser obtido assim do que com as foras que desfrutam da proteo especial do estado. Se, pela fora da razo, a sociedade fosse organizada nestes princpios, o homem no teria o livre exerccio dos seus poderes no trabalho produtivo limitado por um monoplio capitalista, mantido pelo estado; nem seria limitado no exerccio de sua vontade por medo de castigo, ou pela obedincia a indivduos ou entidades metafsicas, que conduzem supresso da iniciativa e ao servilismo da mente. Ele seria guiado em suas aes pela sua prpria compreenso, necessariamente marcada pela ao livre e pela interao de seu prprio ego com as concepes ticas de seu ambiente. O homem estaria habilitado a obter o pleno desenvolvimento de todas suas faculdades, intelectuais, artsticas e morais, sem ser impedido pelo excesso de trabalho imposto pelos monopolistas, ou pelo servilismo e inrcia mental de grande nmero de pessoas. Assim, ele poderia alcanar sua plena individualidade que no possvel sob o atual sistema de individualismo ou sob qualquer sistema de socialismo estatal, o dito volkstaat (estado popular). Alm disso, os escritores anarquistas no consideram sua concepo uma utopia, construda com base em um mtodo pr determinado, aps alguns desideratos terem sido estabelecidos como postulados. derivada, argumentam, de uma anlise de tendncias que j esto atuando, que nada tem a ver com as vantagens temporrias que o socialismo estatal obtm dos reformadores. O progresso da tcnica moderna que simplifica maravilhosamente a produo de todas as necessidades da vida; o esprito crescente de independncia, e a rpida expanso da livre iniciativa e da franca compreenso de todos os ramos de atividades -- incluindo aqueles que antigamente eram considerados como atribuies privativas da igreja e do estado -continuamente reforam a tendncia pelo no-governo.

No que se refere s suas concepes econmicas, os anarquistas acreditam que o sistema de propriedade privada da terra e a produo capitalista que tem como objetivo o lucro, representam um monoplio que vai ao mesmo tempo contra os princpios de justia e contra os de utilidade. Os anarquistas consideram o sistema salarial e a produo capitalista um obstculo para o progresso. Porm, assinalam tambm que o Estado sempre foi, e continua sendo, o principal instrumento para que poucos proprietrios monopolizem a terra e para que os capitalistas se apropriem de um volume totalmente desproporcionado do excedente acumulado da produo. Os anarquistas, portanto, enquanto combatem o atual monoplio da terra e o capitalismo, combatem com a mesma energia o Estado, que o apoio principal do sistema. No combatem esta ou aquela forma de Estado, mas o Estado em si, tanto o monarquista quanto o republicano. Tendo sido sempre a organizao do Estado (na histria antiga como na moderna), o instrumento para assentar os monoplios das minorias dominantes, no pode ser utilizada para a destruio destes monoplios. Os anarquistas consideram, portanto, que entregar ao Estado todas as fontes principais da vida econmica (a terra, as minas, as ferrovias, os bancos, os seguros, etc.) assim como o controle de todos os ramos da indstria, alm de todas as funes que acumula j em suas mos (educao, religies apoiadas pelo Estado, defesa do territrio, etc.), significaria criar um novo instrumento de domnio. O capitalismo de Estado de tipo socialista s aumentaria os poderes da burocracia e do capitalismo. Ao contrrio, o verdadeiro progresso est na descentralizao, tanto territorial como funcional, no desenvolvimento do esprito local e da iniciativa pessoal e na federao livre do simples ao complexo, ao invs da hierarquia atual que vai do centro periferia. Os anarquistas, reconhecem que, como toda evoluo natural, a lenta evoluo da sociedade seguida s vezes pela evoluo acelerada chamada revoluo, e acreditam que a era das revolues ainda no se concluiu. Nos perodos de lenta evoluo, todavia, dever-se-ia reduzir os poderes do Estado formando organizaes

em todos os vilarejos e cidades ou comunidades de grupos locais de produtores e consumidores, assim como federaes regionais ou internacionais destes grupos. Os anarquistas se opem, segundo os princpios expostos, a participar da organizao estatal atual e a apoi-la e infundir-lhe sangue novo. No pretendem constituir, e convidam os trabalhadores a no faz-lo, partidos polticos que concorram a eleies para parlamentos. Portanto, desde a fundao da Associao Internacional dos Trabalhadores (1864-1866), os anarquistas procuraram propagar suas idias diretamente nas organizaes operrias, e induzi-las a uma luta direta contra o capital, sem depositar f alguma na legislao parlamentar.

You might also like