You are on page 1of 16

Reviso para a Prova LICITAO 1. (Especialista em Polticas Pblicas/MPOG 2009/ESAF) Considerando o que dispe a Lei 8.

666/93 e legislao posterior, marque a opo correta. a) A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da moralidade. b) vedada a declarao de inexigibilidade nas licitaes destinadas a concesses e permisses de servio pblico e uso de bem pblico. contratar

c) Concorrncia a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados. d) inexigvel a licitao nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem. e) dispensvel a licitao para contratao de profissional de qualquer setor artstico. 02. (Analista de Finanas e Controle/CGU 2008/ESAF) Determinada repartio militar teve parte de suas unidades operacionais e parte do prdio da administrao destrudas em razo de uma exploso em seu centro de munio. Em decorrncia da exploso, verificou-se que diversos equipamentos blicos e plvoras ficaram expostos ao tempo, sofrendo risco de perecimento. Diante da urgncia, decidiu-se realizar a contratao por emergncia para recuperao de todas as instalaes da unidade. Cabe ressaltar que a assessoria jurdica do rgo alertou os servidores envolvidos para o fato de que a contratao emergencial somente poderia ser utilizada para resguardar a integridade e segurana de bens e pessoas. Diante da situao exposta, assinale a opo correta. a) A Administrao agiu corretamente, porque seria possvel realizar toda a tarefa no prazo de 190 dias, portanto inferior a 240 dias. b) A Administrao no agiu corretamente, por no estar caracterizada a situao emergencial, e, por conseguinte, pela necessidade de realizar licitao para todas as unidades atingidas indiscriminadamente. c) A Administrao no agiu corretamente, porque a dispensa de licitao por emergncia somente poderia ocorrer para a recuperao dos compartimentos em que estavam contidos os equipamentos blicos e plvoras, por correrem risco de perecimento, devendo a recuperao do prdio da Administrao ocorrer por licitao pblica. d) A Administrao agiu corretamente em razo de os equipamentos blicos e plvoras estarem expostos ao tempo e a recuperao do prdio da administrao tambm ser importante, mesmo sua recuperao total estando prevista para ser feita no prazo de 190 dias.

e) A Administrao agiu corretamente porque, em que pese o prazo previsto para o trmino das obras ser de 190 dias, a lei prev a possibilidade de prorrogao do prazo mximo para a contratao por emergncia. 03. (Agente de Fazenda/Prefeitura Municipal do RJ 2010/ESAF) Referente ao procedimento da modalidade licitatria concorrncia, assinale a opo incorreta. a) Os envelopes dos licitantes contendo a documentao relativa s suas propostas, uma vez apresentados, no sero mais devolvidos pela comisso da licitao. b) A fase de habilitao anterior fase de julgamento. c) A impugnao ao edital feita tempestivamente pelo licitante no o impedir de participar do procedimento licitatrio at o trnsito em julgado da deciso a ela pertinente. d) facultada Comisso ou autoridade superior, em qualquer fase da licitao, a promoo de diligncia destinada a esclarecer ou a complementar a instruo do processo, sendo vedada, contudo, a incluso posterior de documento ou informao que deveria constar originariamente da proposta. e) Ultrapassada a fase de habilitao e abertas as propostas, no cabe desclassificar licitante por motivo relacionado com a habilitao, salvo em razo de fatos supervenientes ou s conhecidos aps o julgamento. (Oficial Tcnico de Inteligncia Administrao/ABIN 2010/CESPE) A Constituio Federal de 1988 (CF) instituiu normas para licitaes e contratos da administrao pblica. Dessa forma, a contratao de obras e servios, a locao e a alienao, bem como a aquisio de materiais so aes realizadas mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. 04. O sistema de registro de preos da administrao federal direta, autrquica e fundacional adotado, preferencialmente, nas seguintes hipteses, entre outras: quando, pelas caractersticas do bem ou servio, houver necessidade de contrataes frequentes e quando for conveniente a aquisio de bens ou a contratao de servios para atendimento a mais de um rgo ou entidade, ou a programas de governo. 05. O processo de compras governamentais deve obedecer s seguintes etapas: preparao, convocao, habilitao, competio e contratao, e execuo.

(Agente Administrativo/AGU 2010/CESPE) A respeito de licitaes, julgue os itens subsequentes. 06. Na hiptese de haver desateno s formalidades legais, facultado a qualquer pessoa impugnar, na forma eletrnica, o ato convocatrio do prego, desde que em at vinte e quatro horas antes da data fixada para abertura da sesso pblica. 07. Na hiptese de aquisio de bens, a Lei de Licitaes veda expressamente condutas como a cotao de quantidade inferior demandada na licitao e a fixao no edital de quantitativo mnimo, ainda que tais condutas sejam justificveis para ampliar a competitividade do certame. (Procurador Federal/AGU 2010/CESPE) Acerca de licitao e de contratos administrativos, julgue o item subsequente. 08. Considere que o administrador de determinada autarquia tenha promovido a abertura de licitao, na modalidade convite, para a ampliao da sede regional desse ente e que no tenha havido interessados no primeiro certame e, por isso, a licitao tenha sido considerada deserta. Considere, ainda, que o administrador, ento, tenha encaminhado o processo administrativo Procuradoria Federal para anlise acerca da possibilidade de se dispensar a licitao para a contratao da empresa de engenharia. Nessa situao, conforme entendimento firmado pela AGU, no pode ser dispensada a licitao. 09. (Analista Administrativo/ANA 2009/ESAF) De acordo com a Lei 8.666/1993, a Administrao pode, pela inexecuo total ou parcial do contrato e aps garantida a prvia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanes administrativas, exceto: a) advertncia. b) declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao Pblica. c) execuo da garantia. d) multa. e) suspenso temporria de participao em licitao.

10. (Analista de Tecnologia/SEFAZ CE 2009/ESAF) So exigncias para a habilitao de candidatos interessados em licitao promovida pelo Poder Pblico, nos termos da Lei 8.666/93, exceto: a) regularidade fiscal. b) comprovao de j haver contratado com a Administrao Publica Federal. c) qualificao econmico-financeira. d) habilitao jurdica. e) qualificao tcnica. (Advogado/DETRAN ES 2010/CESPE) Com relao s regras de licitao e contratos, julgue o seguinte item. 11. A autoridade competente para aprovar procedimento licitatrio somente pode revogar a licitao por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta. (Defensor Pblico/DPE BA 2010/CESPE) Considerando os contratos administrativos e os casos de dispensa de licitao, julgue o item que se segue. 12. Os casos de dispensa de licitao previstos em lei somente podem ser ampliados, pela autoridade competente, devido a interesse pblico decorrente de fato devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta. 13. (Analista Tcnico Administrativo/DPU 2010/CESPE) Considerando que, para atender casos de emergncia e calamidade pblica, determinado rgo pblico pretenda dispensar a licitao, marque a opo correta. A) Casos de emergncia e calamidade pblica justificam a inexigibilidade de licitao, e no a sua dispensa. B) Para ocorrer a dispensa de licitao, a emergncia deve ser decorrente de fatos da natureza. C) Nessa situao, a compra de material dever ser para pronta entrega ou com exguo espao de tempo, sob pena de ser afastada a justificativa da emergncia. D) Caso haja necessidade de contratao de obras, ela deve ocorrer no prazo mximo de cento e oitenta dias sem limite para sua concluso, desde que atenda situao excepcional apresentada. E) vedada a contratao de servio por dispensa de licitao para atender a essa situao.

14. (Analista de Finanas e Controle/CGU 2008/ESAF) Assinale a opo que indica uma exceo s regras a serem observadas para a realizao de um certame licitatrio, segundo disposies da Lei 8.666/93. a) O produto esperado da licitao deve estar previsto no Plano Plurianual, quando couber. b) Deve haver autorizao expressa do dirigente mximo do rgo ou entidade. c) Os custos unitrios devem estar previstos em planilha detalhada. d) Existncia da previso de recursos no oramento que assegurem o pagamento das obrigaes incorridas no exerccio. e) Existncia de Projeto bsico. 15. (Analista de Finanas e Controle/CGU 2008/ESAF) Segundo disposies da Lei 8.666/93, so servios tcnicos profissionais especializados, exceto: a) treinamento e aperfeioamento de pessoal. b) pareceres e percias. c) consultoria e assessoria. d) fiscalizao de obras. e) patrocnio de causas administrativas. (Analista Tcnico Administrativo/DPU 2010/CESPE - adaptada) Considerando que determinada fundao pblica federal pretende realizar licitao para adquirir material de expediente no valor de R$ 600.000,00, julgue os itens seguintes. 16. Em razo do valor do material, a modalidade de licitao utilizada dever estabelecer uma fase preliminar de habilitao, com interessados previamente cadastrados. 17. Para licitar esse material, a fundao poder realizar a licitao na modalidade tomada de preos ou concorrncia. 18. A licitao poder ser na modalidade concurso, com licitantes previamente cadastrados. 19. A fundao poderia utilizar a modalidade leilo, se o valor do material fosse de R$ 80.000.00.

20. Para adquirir esse material na modalidade convite, necessrio que, em trs procedimentos licitatrios, independentemente da modalidade, no seja apresentada proposta vantajosa para a administrao. 21. (Tcnico em assuntos educacionais/DPU 2010/CESPE) As modalidades de licitao incluem A) tomada de preos, prego presencial, prego eletrnico e convite. B) prego eletrnico, execuo de obras, leilo e concurso. C) concorrncia, prego presencial, hasta pblica e leilo. D) convite, concurso, leilo e alienao. E) concesso de direito real de uso, tomada de preos, convite e prego presencial. 22. (Tcnico em assuntos educacionais/DPU 2010/CESPE) Configura situao de inexigibilidade de licitao a contratao A) de fornecimento ou suprimento de energia eltrica e gs natural com concessionrio, permissionrio ou autorizado, segundo as normas da legislao especfica. B) de remanescente de obra, servio ou fornecimento, em consequncia de resciso contratual. C) de servios tcnicos de restaurao de obra de arte e bens de valor artstico, de natureza singular. D) realizada por empresa pblica com suas subsidirias e controladas, especialmente para aquisio de bens, desde que o preo seja compatvel com o de mercado. E) ou compra de servios para o abastecimento de navios e embarcaes, quando em estada eventual de curta durao em portos diferentes de suas sedes. (Administrador/EMBASA 2010/CESPE) Julgue os itens seguintes, a respeito dos princpios bsicos e das definies acerca da licitao pblica. 23. Sendo realizada uma licitao para a compra de veculos movidos a biocombustvel, a administrao no pode receber, ao trmino do certame, um veculo movido a dsel, uma vez que, se o fizer, estar violando o princpio da indistino. (Administrador/EMBASA 2010/CESPE) Julgue os itens seguintes. 24. O responsvel pelas contrataes em certa secretaria de governo da Bahia editou uma norma interna determinando que, nos editais de licitao ou em seus anexos, no deveriam ser includos os oramentos estimados nem as planilhas de

quantitativos e preos unitrios, uma vez que tais informaes poderiam direcionar o resultado da licitao. Nessa situao, agiu corretamente a autoridade, ao editar a referida norma. 25. Na execuo indireta de obras ou servios pelo poder pblico, ocorre o regime de empreitada por preo unitrio, quando se contrata a execuo da obra ou do servio por preo certo de unidades determinadas. 26. (Analista de Finanas e Controle/CGU 2008/ESAF) Assinale a opo em que a concorrncia na alienao de bens imveis da Administrao Pblica no pode ser dispensada. a) Dao em pagamento. b) Investidura. c) Venda a outro rgo da Administrao Pblica. d) Alienao onerosa ou gratuita de imveis comerciais de at 500 metros quadrados. e) Alienao gratuita ou onerosa em programas habitacionais. (Assistente em C&T/INCA 2010/CESPE) Com relao s licitaes e contratos, julgue os itens subsequentes, de acordo com a Lei n 8.666/1993. 27. Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at vinte e quatro horas da apresentao das propostas. 28. cabvel a modalidade concorrncia, qualquer que seja o valor de seu objeto, para a compra e alienao de bens imveis e nas licitaes internacionais. Os bens imveis da administrao pblica, cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podem ser alienados por meio de leilo. 29. dispensvel a licitao quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao, mantidas, nesse caso, todas as condies preestabelecidas. O processo de dispensa dever ser instrudo com a razo da escolha do fornecedor ou executante e a justificativa do preo. 30. Qualquer cidado parte legtima para impugnar edital de licitao irregularidade na aplicao da referida lei. por

31. No se admite proposta que apresente preos global ou unitrios simblicos, irrisrios ou de valor zero, incompatveis com os preos dos insumos e salrios

de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato convocatrio da licitao no tenha estabelecido limites mnimos, exceto quando se referirem a materiais e instalaes de propriedade do prprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou totalidade da remunerao. (Tcnico Superior/IPAJM 2010/CESPE - adaptada) Uma empresa inglesa entrou em procedimento licitatrio para construo de um prdio de uma autarquia, concorrendo com cinco empresas brasileiras. Um dos agentes pblicos responsveis pelo certame incluiu nos atos de convocao uma clusula que comprometeu o carter competitivo da licitao, criando obstculo com intuito de beneficiar as empresas brasileiras em detrimento da inglesa. Apesar disso, a empresa inglesa conseguiu concorrer. O certame foi mantido em sigilo absoluto, para no frustrar os interesses daquele agente. A comisso iniciou a licitao, apresentando, nessa ordem: o projeto executivo, o projeto bsico e, finalmente, iniciou a execuo da obra. Observou-se, posteriormente, que no havia previso oramentria para a construo do prdio em questo, orado em um milho de reais. A modalidade de licitao escolhida foi a concorrncia. Considerando esse caso hipottico, julgue os itens seguintes acerca dos princpios de licitao. 32. O agente pblico, ao tentar frustrar a competio entre a empresa britnica e as empresas brasileiras, desrespeitou no s o princpio da igualdade, mas tambm princpio implcito na Lei n. 8.666/1993, que o da competitividade, decorrente do princpio da isonomia. 33. O certame foi mantido em sigilo absoluto, o que no macula o procedimento licitatrio sob anlise. 34. Se a licitao tivesse sido iniciada sem que houvesse projeto bsico, isso no prejudica o procedimento, haja vista expressa permisso legal no sentido de que possvel que ele seja desenvolvido concomitantemente com a execuo das obras e servios, desde que autorizado pela administrao. 35. Para a Lei n. 8.666/1993, a construo do prdio uma obra e, por isso, no h necessidade de previso oramentria para o incio do procedimento licitatrio, pois existe previso legal no sentido de que seja conseguido o dinheiro mediante aditamento oramentrio para obras urgentes. 36. Caso o preo da obra fosse orado em um milho de reais, a comisso no poderia ter escolhido a licitao na modalidade concorrncia, por no ter chegado ao valor exigido na Lei n. 8.666/1993, que acima de dois milhes de reais. 37. (Analista Administrativo/ANEEL 2006/ESAF) So caractersticas sempre presentes nos contratos administrativos, exceto: a) A natureza personalssima do pacto. b) A exigncia de garantia.

c) A mutabilidade. d) A formalidade. e) A natureza de contrato de adeso. 38. (Analista Administrativo/ANEEL 2006/ESAF) So modalidades de garantia previstas na Lei 8.666/1993, exceto: a) Cauo em dinheiro. b) Aval. c) Fiana bancria. d) Seguro-garantia. e) Cauo em Ttulos da Dvida Pblica. 39. (Analista Administrativo/ANA 2009/ESAF) Sabendo-se que um contrato administrativo qualquer tem por objeto a pavimentao de 100 Km de rodovia, pelo valor total de R$ 200.000,00, pode-se afirmar que, mantidas as condies inicialmente previstas, Administrao permitido determinar contratada o acrscimo do contrato para a pavimentao: a) de at 125 Km de rodovia, caso em que o valor total sobe para at R$ 250.000,00. b) de at 125 Km de rodovia, desde que o valor total se mantenha em R$ 200.000,00. c) de at 150 Km de rodovia, caso em que o valor total sobe para at R$ 250.000,00. d) de at 150 Km de rodovia, caso em que o valor total sobe para at R$ 300.000,00. e) de at 150 Km de rodovia, desde que o valor total se mantenha em R$ 200.000,00. (Agente Tcnico de Inteligncia/ABIN 2010/CESPE) Com relao garantia contratual, julgue os itens que se seguem. 40. A garantia contratual, em regra, no deve exceder 5% do valor do contrato, no entanto, esse percentual pode atingir 10% no caso de obras, servios e fornecimentos de pequeno e mdio vulto, particularmente aqueles que no envolvam riscos financeiros. 41. A garantia contratual destina-se a evitar prejuzos ao patrimnio pblico.

(Procurador Federal/AGU 2010/CESPE) Com relao a contratos administrativos, julgue o item seguinte. 42. Se a empresa de turismo X for contratada para fornecer passagens areas para determinado rgo da Unio e, durante o prazo do contrato, essa empresa alterar o seu objeto social, de forma a contemplar tambm o transporte urbano de turistas e passageiros, mesmo que no haja prejuzo para o cumprimento do contrato administrativo j firmado com o rgo federal, a administrao pblica poder rescindir unilateralmente o contrato. (Procurador Federal/AGU 2010/CESPE) Acerca de licitao e de contratos administrativos, julgue o item subsequente. 43. A despesa realizada pela administrao sem cobertura contratual no pode ser objeto de reconhecimento da obrigao de indenizar do Estado. O servidor responsvel pela no prorrogao tempestiva do contrato ou pela no abertura de procedimento licitatrio quem deve pagar o fornecedor. (Analista Administrativo/ANEEL 2010/CESPE) Com relao aos princpios inerentes ao servio pblico e s caractersticas do contrato administrativo, julgue o seguinte item. 44. Entre as clusulas exorbitantes presentes no contrato administrativo, destaca-se a possibilidade de a administrao pblica alterar unilateralmente as clusulas contratuais, independentemente de qualquer motivao. (Advogado/CEF 2010/CESPE - adaptada) Julgue o item abaixo a respeito das modalidades de contrato administrativo e suas formas de execuo. 45. Segundo a jurisprudncia majoritria do Superior Tribunal de Justia (STJ), a recomposio do equilbrio contratual poder ocorrer em razo do aumento do piso salarial da categoria do prestador de servio em decorrncia de dissdio coletivo, por constituir-se em fato imprevisvel e inevitvel. (Administrador/DENTRAN ES 2010/CESPE) Em relao a processos, atos e contratos administrativos, bem como acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens seguintes. 46. Caso um servio tenha sido contratado por R$ 60.000,00, seu limite de supresso consistir no valor de R$ 15.000,00, mesmo considerando-se a prerrogativa de alterao unilateral do contrato pela administrao. 47. (Analista Administrativo/ANEEL 2006/ESAF) Correlacione os eventos abaixo descritos com as respectivas leas e assinale a opo correta. (1) lea Administrativa. (2) lea Ordinria.

(3) lea Extraordinria. ( ) Riscos inerentes ao negcio. ( ) Fato do Prncipe. ( ) Circunstncias externas ao contrato estranhas vontade das partes que causam grande desequilbrio no pacto. ( ) Fato da Administrao. ( ) Alterao unilateral do contrato. a) 1/2/3/2/1 b) 2/1/3/1/1 c) 1/1/1/2/3 d) 3/1/2/2/1 e) 3/2/1/1/2 48. (Analista Administrativo/ANEEL 2006/ESAF) A Empresa A, contratada legitimamente pela Administrao Pblica para a execuo de uma obra sob o regime de empreitada integral em 24/02/2006, para a entrega em 30/09/2006, j passa a providenciar, em 01/03/2006, a compra dos materiais necessrios para a realizao da obra, mediante pagamento a vista, com prazo de entrega fixado pelo fornecedor em 20 dias. Em 02/03/2006, a Empresa A surpreendida pela Administrao contratante que noticia a necessidade de suprimir parte da obra contratada em 15%. Com base na situao acima narrada, assinale a opo verdadeira. a) A supresso noticiada pela Administrao contratante ultrapassa o limite permitido e, portanto, ilegal. b) De posse da nota fiscal de compra dos materiais, a empresa poder ser ressarcida pelos custos de sua aquisio. c) A Administrao somente dever responsabilizar-se pelos custos de aquisio de materiais j postos no local dos trabalhos. d) A Administrao caso venha a custear os materiais adquiridos pela empresa A, o far sem correo monetria. e) Ainda que regularmente comprovados, a Empresa A no far jus indenizao por outros danos decorrentes da supresso.

49. (Analista particulares, prerrogativas as chamadas

Administrativo/ANA 2009/ESAF) Diferente do que ocorre entre os os contratos administrativos conferem Administrao algumas que lhe colocam em posio de supremacia sobre o contratado. So 'clusulas

exorbitantes', entre as quais no se inclui: a) contrato de adeso. b) exigncia de garantia. c) alterao unilateral. d) resciso unilateral. e) aplicao de penalidades. (Administrador/EMBASA 2010/CESPE) Julgue o item abaixo, acerca dos contratos administrativos. 50. A administrao pode modificar unilateralmente os contratos administrativos para adequ-los s finalidades de interesse pblico, desde que mantido o equilbrio econmico-financeiro original dos contratos. No entanto, no pode rescindilos unilateralmente em razo de superveniente declarao de inidoneidade do contratado para licitar e contratar com a administrao. (Analista em C&T Junior Direito/INCA 2010/CESPE) Considerando a licitao e os contratos administrativos, julgue os itens seguintes. 51. No contrato que tiver por objeto servio de natureza contnua, a prorrogao da sua durao poder ocorrer at o limite de sessenta meses, mas a administrao dever abster-se de prorrog-lo quando o valor limite da modalidade de licitao que deu origem a ele tenha sido extrapolado. 52. Na anlise de pedidos de recomposio do equilbrio econmicofinanceiro de contratos, fundamentados lea extraordinria, deve a administrao observar se esto presentes a elevao dos encargos do particular, a ocorrncia de evento posterior assinatura do contrato, o vnculo de causalidade entre o evento ocorrido e a majorao dos encargos da empresa, e a imprevisibilidade da ocorrncia do evento. (Analista em C&T Junior Direito/INCA 2010/CESPE) modalidades de acordos administrativos, julgue o item subsequente. A respeito das

53. O convnio o instrumento adequado para que o Ministrio da Sade, rgo integrante da administrao direta da Unio, sem personalidade jurdica prpria, firme ajuste com uma organizao no governamental, entidade privada sem fins lucrativos, para que essa entidade preste servio de interesse recproco na execuo de programa de governo, em regime de mtua cooperao.

(Analista Executivo/INMETRO 2010/CESPE - adaptada) Acerca dos contratos e convnios no mbito da administrao pblica, julgue os itens seguintes. 54. Denomina-se contrapartida a parcela de colaborao financeira do convenente na execuo do convnio. 55. O contrato administrativo consiste em qualquer tipo de avena estabelecida entre duas pessoas jurdicas de direito pblico. 56. O convnio, destinado execuo de programas governamentais, o instrumento utilizado para transferncia de recursos financeiros da Unio para os estados, o Distrito Federal e os municpios, por intermdio de instituio ou agncia financeira oficial federal. 57. Entende-se por concedente o rgo ou entidade da administrao pblica direta ou indireta dos governos estaduais, municipais ou do Distrito Federal, com o qual a administrao federal pactua a execuo de programa ou projeto com durao definida. 58. A proposio, a execuo e a prestao de contas compreendem todas as fases de um convnio. (Tcnico Superior/IPAJM 2010/CESPE administrativos, julgue os itens seguintes. adaptada) Acerca dos contratos

59. Existe diferena entre contrato da administrao e contrato administrativo. O primeiro se refere aos contratos celebrados pela administrao pblica, para os ajustes celebrados com finalidades pblicas, segundo o regime jurdico de direito pblico; o segundo abrange todos os contratos celebrados pela administrao, tanto sob regime de direito pblico, quanto sob regime de direito privado. 60. O regime jurdico dos contratos administrativos, institudo em lei, confere administrao, em relao a eles, a prerrogativa de modific-los, unilateralmente, para melhor adequao s finalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado. 61. As clusulas econmico-financeiras e monetrias dos contratos administrativos podero ser alteradas sem prvia concordncia do contratado em virtude da prerrogativa que tem a administrao pblica de alterar unilateralmente o contrato. 62. A nulidade exonera a administrao do dever de indenizar o contratado por aquilo que este houver executado at a data em que ela for declarada, e por outros prejuzos regularmente comprovados. 63. Os contratos e seus aditamentos sero lavrados nas reparties interessadas, as quais mantero arquivo cronolgico dos seus autgrafos e registro sistemtico do seu extrato, inclusive os relativos a direitos reais sobre imveis.

64. (Analista Administrativo/ANA 2009/ESAF) Assinale a opo que preenche corretamente a lacuna da seguinte frase: De acordo com a Lei 8.666/1993, a Administrao Pblica responde solidariamente com o contratado pelos encargos ______________________resultantes da execuo do contrato. a) fiscais e comerciais b) trabalhistas e previdencirios c) fiscais d) previdencirios e) comerciais (Analista Administrativo/MPU 2010/CESPE) A respeito da Lei n. 8.666/1993, julgue o item que se segue. 65. Toda prorrogao de contrato deve ser previamente justificada pela autoridade detentora da atribuio legal especfica; portanto, nula toda clusula contratual que disser ser a avena automaticamente prorrogvel. (Tcnico Administrativo/MPU 2010/CESPE) Com relao a contratos administrativos e licitaes, julgue os itens a seguir, luz da Lei n. 8.666/1993. 66. Considere que a administrao pblica e determinada construtora firmem contrato, regido pela Lei n. 8.666/1993, para reformar o edifcio-sede de uma autarquia federal, e que, em certo momento, a administrao decida solicitar a ampliao da reforma em 60%. Nessa situao, de acordo com a referida lei, a construtora contratada obrigada a aceitar o acrscimo solicitado, haja vista a supremacia do interesse pblico e a prerrogativa da administrao de alterar unilateralmente as clusulas dos contratos por ela firmados. 67. A durao de contratos regidos pela Lei de Licitaes est limitada vigncia dos crditos oramentrios referentes a tais contratos. A nica exceo feita por essa lei so os projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no plano plurianual, os quais podem ser prorrogados se houver interesse da administrao. (Procurador Municipal/Prefeitura de Boa Vista RR 2010/CESPE) Julgue os itens que se seguem, relativos aos contratos administrativos. 68. Aplica-se a teoria da impreviso quando, nos contratos administrativos, a administrao pode rever as clusulas financeiras, para permitir sua continuidade, caso seja conveniente para o interesse pblico. 69. O fato de a administrao poder optar entre a celebrao de contrato ou a revogao de licitao decorrente de razes de interesse pblico um exemplo tpico de atuao vinculada.

(CFO/PMDF 2010/CESPE) No que administrativo, julgue o item subsequente.

se

refere

aos

institutos

do

direito

70. Se, aps a celebrao de contrato administrativo, houver sensvel aumento das despesas assumidas pelo contratado, decorrente de fatos imprevisveis, o contrato administrativo dever ser rescindido, diante da impossibilidade de alterao de suas clusulas originais, para recompor os valores. 71. (Conhecimentos bsicos/Controladoria Geral do Estado de Pernambuco 2010/CESPE) A administrao pblica, aps realizao de procedimento licitatrio, formalizou contrato administrativo com uma construtora, visando construo de uma ponte rodoviria. O contrato estabeleceu, para o incio das obras, a data de 5/8/2010. Entretanto, em 5/10/2010, a construtora ainda no havia iniciado as obras nem apresentado qualquer justificativa de atraso administrao. Nessa situao hipottica, a administrao pblica deve, conforme dispe a Lei n. 8.666/1993, A) ajuizar ao, pleiteando o cumprimento do objeto do contrato e o pagamento de indenizao correspondente. B) rescindir unilateralmente o contrato, apontando como razo para a resciso o atraso injustificado no incio da execuo do contrato. C) suspender o pagamento devido construtora at que a obra seja iniciada. D) efetuar contrato emergencial com outra construtora, para que a obra tenha incio imediato. E) aplicar multa, no valor de 10% do total do contrato, independentemente de processo administrativo. (Procurador/TCE BA 2010/CESPE) No tocante aos contratos administrativos e s agncias reguladoras, julgue o item seguinte. 72. Para o TCU, ainda que expirado o termo original, mas desde que expressamente autorizado pela autoridade competente, poder haver a prorrogao dos prazos previstos nos contratos administrativos. (Auditor Federal de Controle Externo/TCU 2010/CESPE) Julgue os itens que se seguem de acordo com as normas aplicveis aos contratos no mbito da administrao pblica. 73. Se o convocado no assinar o termo de contrato, a administrao pblica poder convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificao, para esse fim, no prazo e nas condies por eles apresentadas nas respectivas propostas. 74. O regime de execuo ou a forma de fornecimento constitui clusula necessria em todo contrato firmado pela administrao pblica.

75. Quando regidos pela Lei n.o 8.666/1993, os contratos relativos ao aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica devem ter durao adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios. (Auditor Federal de Controle Externo/TCU 2010/CESPE) Julgue os itens seguintes, relativos elaborao e fiscalizao de contratos, bem como ao papel do preposto do contratado. 76. O contratado deve manter preposto aceito pela administrao pblica no local da obra ou servio, para represent-lo na execuo do contrato. 77. O controle de despesas provenientes dos contratos feito pelo tribunal de contas competente, sem prejuzo do sistema de controle interno. 78. A publicao resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial condio indispensvel sua eficcia. 79. A fiscalizao ou o acompanhamento pelo rgo pblico interessado reduzir a responsabilidade da empresa contratada pelo poder pblico quando esta, por dolo ou culpa na execuo do contrato, causar prejuzo a terceiros. Questes subjetivas 80 Comente as regras de licitaes aplicadas especialmente s microempresas e empresas de pequeno porte.

81 Comente o disposto na orientao normativa n 11 da AGU acerca da dispensa de licitao em casos de emergncia e calamidade, em face do princpio do formalismo que instrui as contrataes pblicas.

82 Explique as diferenas entre licitao dispensada, dispensvel e inexigvel. Conceitue e exemplifique cada uma das hipteses, destacando a natureza do ato autorizativo (se discricionrio ou vinculado).

83 Explique as hipteses de contratao administrativa, previstas na Lei de Licitaes, em que dispensvel o uso do Instrumento de Contrato.

84 Explique os objetivos da Licitao.

You might also like