You are on page 1of 4

- Leonardo Da Vince: Estudo com paixo a anatomia, porque o homem o modelo do mundo.

Histria da Psicologia

Bruno Santos

Romantismo

Romantismo foi um movimento que se caracterizou como uma viso de mundo contrria ao racionalismo e ao iluminismo que reconhecia na essncia do homem a razo e na cultura sua maior realizao. Se o sculo XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razo, o incio do sculo seguinte marcada pela subjetividade, pela emoo e pelo eu. O esprito romntico passa a designar toda uma viso de mundo centrada no indivduo. Os autores voltaram-se cada vez mais para si mesmos, relantando o amor platnico. O Romantismo ao contrrio do que o nome sugere beirava ao sonho e fantasia, algo inalcansvel. O perodo ficou conhecido como o gosto pela morte, os romnticos que no alcanavam a amada, muitas vezes, em sua grande maioria preferia a morte ja que no se sentia realizado. A morte vista como a principal sada para seus problemas. Em pesquisa mais aprofundada, os romnticos se inpiravam na vida e na obra de Lord Byron, poeta ingls. Um estilo de vida bomio, voltado para vcios, bebida, fumo, podendo estar representado no personagem ou na prpria vida do autor romntico. O byronismo caracterizado pelo narcisismo, egocentrismo, pessimismo e pela angstia. Uma das caractersticas do perodo a evazo na arte romntica: o ramntico foge da realidade circundante atravs do tempo evazo do tempo, atravs do espao evazo do espao e, quando nao se satisfaz em uma destas evazes, busca a evaso da morte evases das evases. Na arte, a pintura representada com dramaticidade, sempre mulheres belas e como plano de fundo a natureza idalizada e revela o estado de esprito do artista. Ele tende a proucurar locais onde a natureza relaciona-se com a tristeza como cipretes etc No nos diferenciamos tanto em relao ao perodo romntico, eu dira que o sculo XXI passa por uma retomada deste movimento em relao ao amor platnico, o desejo pela amada inalcansvel e a busca pela a felicidade atravz da emoo. A grande questo que o romntico quando no era correspondido pela amada ele mesmo buscava a evaso, e s vezes ele amava a mulher desejada, mas gardava aquilo para s mesmo, mas nada fazia contra o seu amor. Hoje, o homem quando no correspondido ele simplismente busca a agresso, e ou at morte como o fim para os dois, seu pensamento baseia-se na ideia de que se ela no o ama, ela no amar mais de ningum, e este uma triste realidade do nosso sculo, pois de muitos desses amores no correspondidos acabam de forma fria e cruu.

Bruno Santos

A passagem da Idade Mdia ao Renascimento.

Na Idade Mdia no existia privacidade subjetividade, o homem era governado por um ser supremo Deus- que comandava tudo, pois era onipotente e onisciente e nada fugia a seus olhares. Neste momento o Renascimento surge e marca uma concpo do homem e do universo, opondo-se mentalidade medieval. No Renascimento nasce o humanismo colocando o homem como a medida de todas as coisas. O perodo de transio da Idade Mdia para o Renascimento marcado pela diminuio do poder da igreja, crise no sistema feudal, nascimento das cidades e rotas de comcio. O teocentrismo substitudo pelo antropocentrismo, isto , o centro do mundo deixa de ser Deus e passa a ser o homem. Consequentemente, h uma grande valorizao da razo. Algumas obras marcam o perodo tais como: As fontes de Self Charles Taylor; e outros altores como Santo Agostinho. A obra de Taylor faz uma anlise do nascimento caracterstico da modernidade. Seu ponto de partida Plato, mas em Santo Agostinho que Taylor encotra a passagem para a interioridade, afinal, seu pensamento era permeado pelas ideias de externo-interno; esprito-matria; alto-baixo; eterno-temporal; imutvel-mutante etc. Com a desvalorizao do externo, da matria, do corpo e do que mundano e com a valorizao da alma como algo interno, Deus passa a ser buscado no fora, mas dentro de cada um. Na msica o canto gregoriano representa o esprito medieval em que todos cantavam rigorosamente a mesma coisa e quem fugisse dessa ordem era punidos. Na arte Humanista perodo que corresponde ao Renascimento Leonardo da Vince merece destaque, pois ele sintetiza o perodo. Temos como as palavras de Leonardo: Estudo com paixo a anatomia, porque o homem o modelo do mundo, obra: O Homem Vitruviano. Entendemos que Idade Mdia estava essencialmente ligada a religio, as coisas eram explicadas pelo misticismo, ento o homem comea a questionar as respostas prontas dadas pela religio. O homem que quer conhecer a si mesmo e o meio que o cerca, por isso procura na razo as respostas. A necessidade de entender a si mesmo e de investigar a natureza e produzir conhecimento emprico amadureceu a cincia da poca. Destaquei Leonardo Da Vinci, pois busca compreenso do homem atravs de estudos, da cincia e no mais pela divindade. .

Bruno Santos

Bibliografia:
A Construo do eu na Modernidade, Pedro Santi: Captulo 2 e 11. Pesquisa aprofundada: Caderno 2 Alub Literatura - Editora Exato, pgina1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo http://www.miniwebcursos.com.br/curso_aprender/modulos/aula_1/artigos/transicoesm edievais.pdf

Bruno Santos

You might also like