You are on page 1of 22

Turismo em Anlise, v.20, n.

1, abril 2009

O Futuro do Turismo de Santa Catarina - Previses entre 2007 e 2011 The Future of Tourism from Santa Catarina - Previsions between 2007 and 2011
Fernando A. Ribeiro Serra1 Eliza Bianchini Dallanhol Locks2 Graciella Martignago3 Solange Evangelista4 Stefano Palumbo5 Resumo Este artigo apresenta o resultado da primeira parte de uma pesquisa Delphi sobre O Futuro do Turismo em Santa Catarina realizada com painel de especialistas do setor, composto por empresrios e acadmicos. O objetivo fundamental foi o de identificar o cenrio prospectivo mais provvel de forma a orientar proposies e aes para atuao diante do cenrio previsto. A metodologia considerou a escolha preliminar de 36 especialistas, segundo onze tpicos para anlise, dos quais foram selecionados 12 especialistas para aplicao das rodadas de questionrio. O resultado da pesquisa Delphi foi debatido entre os especialistas e debatedores em mesmo nmero, em trs sesses principais que compuseram a pesquisa: demanda e oferta turstica; a economia do turismo catarinense; as aes. Palavras-chave: pesquisa Delphi; cenrios; tendncias em turismo; estratgia. Abstract This article presents the results of the first part of a Delphi research about The Future of Tourism from Santa Catarina with specialists from the sector entrepreneurs and academics. The main purpose was to identify the most probable prospective scenario in order to orient propositions and action to act over the scenario. The methodology considered the preliminary choice of 36 specialists, under 12 analysis topics, from which 12 specialists were selected to answer it in rounds. The Delphi research result was debated among the specialists and debaters in a seminar. Three sections composed the research and the seminar: touristy offer and demand; Santa Catarina tourism economy; actions. Keywords: Delphi research; scenaries; tendencies in tourism; strategy.

Doutor em Engenharia pela PUC-Rio, dirige a Unisul Business School em Florianpolis, professor do Programa de Ps-graduao em Administrao da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). E-mail: fernandoserra@unisul.br 2 Mestre em Economia e Gesto do Turismo pelo CISETH da Universit CaFoscari na Itlia, coordenadora do curso de Turismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). E-mail: eliza@unisul.br 3 Mestre em Engenharia da Produo pela UFSC, professora da Unisul Business School em Florianpolis. Email: graciella.martignago@unisul.br 4 Doutora em Engenharia da Produo pela UFSC, professora da Unisul Business School em Florianpolis. Email: solange@unisul.br 5 Socilogo, diretor da S3 Studium em Roma. E-mail: spalumbo@s3studium.it ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

1. Introduo Este trabalho apresenta as tendncias apresentadas da pesquisa Delphi O Futuro do Turismo em Santa Catarina Previses entre 2007 e 2011, segundo a viso de especialistas compostos por empresrios e acadmicos do setor. O principal objetivo desta etapa do trabalho, que conta ainda com um Frum para debate entre os especialistas e debatedores e, a consolidao do relatrio com propostas, que as tendncias identificadas pelos especialistas, criam um cenrio prospectivo que servir como referencia para orientar proposies e aes para atuar sobre ele, de forma a aproveitar ou combater certas tendncias numa possvel atuao conjunta de governo estadual, organizaes e sociedade civil. Para elaborao do cenrio foi utilizada a tcnica Delphi, na qual especialistas respondem exaustivamente rodadas de questionrios, em busca de consenso de suas opinies sobre eventos futuros. No caso desta pesquisa Delphi, o consenso foi alcanado na segunda rodada de questionrios. Neste trabalho so apresentados os principais resultados da pesquisa, a seguir a apresentao do referencial terico que contempla aspectos fundamentais sobre cenrios prospectivos e sobre a tcnica Delphi, alm dos aspectos metodolgicos relevantes da pesquisa.

2. Referencial Terico 2.1. O uso de cenrios no planejamento Como, de modo geral, o futuro incerto, o uso de cenrios pode ser uma ferramenta poderosa de planejamento, um apoio fundamental para a tomada de decises estratgicas (SERRA TORRES e TORRES, 2002). O uso de cenrios em planejamento se notabilizou pelo uso da tcnica pela Shell, como ferramenta na qual a tcnica Delphi tambm pode ser utilizada. Segundo Porter (1986, p. 243), cenrios so vises parciais e internamente consistentes de como o mundo ser no futuro e que podem ser escolhidas de modo a limitar o conjunto de circunstncias que podem vir a ocorrer. A diferena fundamental entre o planejamento de cenrios e as previses est no fato de que o planejamento de cenrios aceita a incerteza. Desta forma, o planejamento de cenrios demanda o desenvolvimento de um conjunto de alternativas de futuro e a percepo dos
ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

diferentes caminhos que conduzem s diferentes alternativas de futuro (CORNELIUS, VAN DE PUTTE e ROMANI, 2005). 2.2. O mtodo Delphi no desenvolvimento de cenrios prospectivos No Brasil, alm do estudo em questo (UNISUL e S3 STUDIUM, 2006), diversos outros Delphi tem sido realizados para a elaborao de cenrios prospectivos e outros trabalhos (S3 STUDIUM, 2002; FISCHER e ALBUQUERQUE, 2001; GIOVINAZZO e FISCHMANN, 2000; SANTOS, 2001). A tcnica Delphi, conforme Linstone e Turoff (1975, p. 3), um mtodo de estruturao de um processo de comunicao grupal, que efetivo para permitir a um grupo de indivduos, como um todo, tratar um problema complexo. No mtodo Delphi, um grupo de especialistas selecionados questionado sobre acontecimentos futuros em sucessivas rodadas annimas e com o mximo de autonomia dos participantes, com o objetivo de alcanar consenso (LANDETA, 1999; LINSTONE e TUROFF, 1975; GODET, 1993). Esta pesquisa se utiliza tradicionalmente de Correio, porm atualmente vem sendo utilizada cada vez mais a Internet para este fim (VERGARA, 2005; GIOVINAZZO e FISCHMANN, 2000). Os resultados, entretanto, dependem fortemente da qualidade do questionrio e da seleo dos especialistas (GODET, 1993). Embora o mtodo preveja vrias etapas sucessivas de questionrios, muitas vezes pode se limitar a duas rodadas, sem afetar com isto a qualidade o que j foi demonstrado em muitos trabalhos (VERGARA, 2005). Os questionrios sucessivos so utilizados para reduzir o espao interquartil, que quanto se desvia da opinio do conjunto (mediana), a opinio de um especialista. O objetivo do primeiro questionrio , ento, calcular este desvio. No segundo questionrio, as respostas com a opinio de cada um dos especialistas, derivadas do primeiro questionrio, recebem um tratamento e so devolvidas aos especialistas, dessa vez em forma de perguntas fechadas, onde cada participante dever apenas concordar ou discordar da opinio apresentada, para que se obtenha consenso nos resultados e gerao de conhecimento sobre o tema em questo. Caso seja necessria mais uma, ou mais consultas, espera-se um maior consenso sobre o tema (GODET, 1993, LANDETA, 1999).
ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

O Quadro 1, apresentado a seguir, resume as etapas usuais de uma pesquisa com o mtodo Delphi. Quadro 1 Etapas usuais do mtodo Delphi
Etapa Definio do problema Descrio Definir com preciso o escopo da investigao de forma a possibilitar a seleo e elucidao dos especialistas. Escolher os especialistas em funo da sua capacidade de contribuir para imaginar o futuro pelos conhecimentos que possui do tema, independentemente de ttulos, funo ou nvel hierrquico. Elaborar os questionrios, procurando facilitar a resposta pelos especialistas. Procurar que as respostas sejam quantificadas e ponderadas. Enviar o questionrio aos especialistas, mais que 7. Alguns apontam como pelo menos 25. Observaes Observar na elaborao do questionrio: perguntas precisas, quantificveis (pelo menos sobre possibilidades ou dados), e independentes (uma questo no necessariamente tem que aparecer em outro questionrio) As opinies devem ser recolhidas anonimamente por via postal ou eletrnica, garantindo, assim, a independncia dos especialistas.

Escolha dos especialistas

Elaborao e lanamento dos questionrios

Procurar formular questes que forcem a apresentar uma probabilidade e prioridade de ocorrncia, que datas sejam expressas, informaes, dados etc. Enviar carta de apresentao do trabalho com seus objetivos, prazo para resposta e garantia de anonimato. A partir do segundo questionrio, informar aos especialistas dos resultados e solicitar nova resposta, justificando caso seja muito divergente.

Desenvolvimento e explorao dos resultados

Fonte: Adaptado de Godet (1993) e Landeta (1999).

3. Metodologia Quanto aos fins, a pesquisa O Futuro do Turismo em Santa Catarina exploratria, pois visa apresentar um cenrio prospectivo. Quanto aos meios, como foi mencionado, utiliza-se do mtodo Delphi. Vale observar que a pesquisa inclui para a elaborao do cenrio preliminar a realizao de um Frum para debate dos resultados, com a presena dos especialistas e de debatedores, para posterior elaborao do relatrio final da pesquisa. Este trabalho apresenta os resultados do Delphi, somente.

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

O objetivo do projeto foi a construo de um cenrio previsional sobre a evoluo do setor de turismo em Santa Catarina (SC), para o perodo 2007-2011. O cenrio se valeu de uma variante do mtodo Delphi. A caracterstica peculiar do mtodo a consulta de maneira rigorosamente individualizada e annima de um grupo de especialistas, com o objetivo de obter previses baseadas na convergncia das opinies sobre o futuro do tema escolhido. Para este projeto decidiu-se utilizar um processo de consulta em duas fases de um grupo interdisciplinar de doze especialistas. As principais limitaes do estudo devem-se ao prprio mtodo pelo custo, durao da pesquisa e pelo fato de ser mais intuitivo que racional. O fato de considerar o consenso, deixa de fora opinies que, embora divergentes, podem ser relevantes. A pesquisa foi iniciada em maio e finalizada em setembro de 2006, tendo sido realizada com base nas seguintes etapas: 1) anlise preliminar do tema: o tema foi examinado para identificar as dimenses de anlise, as disciplinas envolvidas no problema da pesquisa e elaborar uma lista de possveis especialistas, escolhidos entre os mais competentes e reconhecidos; 2) elaborao das perguntas: com base nos resultados de dinmica de focus group, a equipe tcnica elaborou um documento de base e um questionrio com perguntas abertas, sobre os seguintes temas: desempenho econmico do setor; diferenas regionais no desempenho; investimentos nacionais e estrangeiros; gerao de emprego; gasto mdio dirio; principais emissores de turistas; fluxos de turistas; destinos concorrentes; sazonalidade do turismo; perfil do turista; impactos scio-econmicos e ambientais; atrativos tursticos de Santa Catarina; meios de hospedagem; evoluo das empresas tursticas; marketing empresarial; polticas pblicas para o setor; oportunidades e ameaas externas; pontos de fora e de fraqueza do setor; 3) respostas dos especialistas por escrito e, em alguns casos, foi feita uma complementao por meio de e entrevistas diretas; 4) consolidao das respostas e segunda consulta aos especialistas: as respostas foram reunidas e reordenadas por temas e na seqncia submetidas , novamente, aos mesmos especialistas, em um segundo questionrio com perguntas pr-estabelecidas. Com isso, obteve-se o consenso ou o dissenso sobre cada uma das hipteses surgidas durante a primeira consulta. importante destacar que os especialistas no sabiam quem fazia parte do painel durante toda a realizao da pesquisa; 5) elaborao dos resultados: a pesquisa foi
ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

concluda com a elaborao das respostas, a seleo das hipteses aceitveis (aquelas que receberam ao menos oito indicaes consensuadas entre os doze especialistas), a anlise dos resultados, a definio dos temas a serem tratados no relatrio e, por fim, a redao do texto.

4. Apresentao dos Resultados 4.1. As tendncias mundiais e brasileiras do turismo O dado mais importante dos prximos anos para o turismo ser o aumento no volume de viajantes. Conseqentemente, o capital envolvido na atividade turstica estar crescendo at o final do decnio. Isso ser um fenmeno mundial. Junto com a demanda, crescer a oferta e a possibilidade de acess-la. No turismo internacional as distncias se tornaro cada vez menos importantes. A sazonalidade do turismo no deixar de representar um problema essencial do setor, estimulando uma enorme concorrncia. Os eventos sero uma soluo para equilibrar um pouco a sazonalidade. Alm das possveis polticas de oferta, nos prximos anos, o gasto dos turistas no Brasil ser influenciado pelo cmbio do Real com moedas mais fortes. Os turistas tambm sero, cada vez mais, exigentes e conscientes na escolha de seus destinos. Apesar do crescimento do nmero de turistas no mundo, ser difcil atra-los. A natureza continuar sendo uma das principais razes para a existncia do turismo. Cada vez mais, todos os projetos sero ecologicamente corretos valorizando e respeitando o meio ambiente. Um grande investimento ser favorecido pela flexibilizao da legislao federal proporcionando vantagem a setores como transporte areo e infra-estrutura aeroporturia, transporte martimo e fluvial e infra-estrutura porturia. O desenvolvimento de uma oferta de nvel internacional se tornar imediatamente um instrumento de poltica cultural interna, porque os eventos culturais utilizados como atrativos

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

para os turistas representaro tambm uma oferta cultural muito elevada e prestigiada para a populao local. O percentual do turismo mundial que escolher o Brasil como destino depender das polticas de desenvolvimento do turismo experiencial: turismo de convenes; turismo cientfico; turismo cultural; turismo ecolgico; turismo patrimonial. No Brasil, os investimentos mais significativos na rea hoteleira, at 2011, sero aplicados: tanto em pousadas com estrutura profissional; quanto em redes de pequeno e grande porte. SC, em particular, ser um destino relevante para esses investimentos. Nos prximos anos, a profissionalizao ser indispensvel, no somente para o desenvolvimento, mas para a sobrevivncia das atividades tursticas, enquanto a tecnologia e a comunicao sero fatores de diferenciao. 4.2. Demanda e oferta turstica 4.2.1. A concorrncia dos destinos A concorrncia internacional para SC ser muito diferenciada em relao aos motivos da visita. Ser necessrio identificar os concorrentes e escolher um posicionamento adequado para o turismo catarinense. Na perspectiva internacional, a participao de SC no mercado turstico crescer porque o Estado aumentar a qualidade da oferta ambiental e cultural. So Paulo continuar a ser uma atrao mpar no contexto brasileiro, baseada na sua unicidade: nos negcios; na academia; nos setores profissionais. O Rio de Janeiro ser sempre um destino especial no Brasil e os jogos Pan-americanos, em 2007, traro novas oportunidades para a cidade. Ambos continuaram a sofrer com a criminalidade. SC permanecer como um destino que se diferencia em relao aos outros, com respeito segurana. As polticas mais agressivas e eficazes dos Estados do NE continuaro atraindo os turistas da Regio SE (MG, SP, RJ). Os turistas dos Estados vizinhos se interessaro pelas possibilidades da oferta turstica de SC. O vero ser uma tima opo para quem quer algo diferente, enquanto: as praias gachas continuaro ruins (vento e gua fria); as paulistas ficaro superlotadas.

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

10

Os concorrentes nacionais mais fortes devero ser o RJ e o NE. No inverno, os concorrentes nacionais mais relevantes de SC sero Campos do Jordo/SP e a Serra Gacha/RS. Naquele perodo, uma vantagem de SC ser que nenhum deles tm Litoral e Serra prximos. No caso do turismo de negcios, So Paulo continuar sendo o grande destino, e com um significativo incremento, ano a ano. A chegada de navios nos portos de SC representar uma boa ocasio para as empresas locais venderem produtos e servios aos turistas. No nvel internacional, os concorrentes mais fortes para atrair o fluxo de turistas americanos e europeus para a regio de SC sero a Argentina e o Chile. Os mais aguerridos concorrentes nacionais na conquista do mercado americano e europeu permanecero os mesmos da atualidade, ou seja, os destinos do NE. A fora do NE ser devida grande proximidade, mas tambm, aos grandes investimentos de grupos hoteleiros e/ou investidores procura de novas opes de mercados para os turistas americano e europeu. 4.2.2. Evoluo do turista O nmero de turistas no mundo crescer de maneira constante, por razes demogrficas, econmicas, culturais e pela diminuio dos custos de transporte. importante evidenciar que, no mundo, a demanda de servios tursticos de alta qualidade ficar por muitos anos, superior oferta de bons operadores tursticos. Haver um aumento gradativo do turismo em SC, sendo que, a partir de 2010, a expanso ser mais significativa devido a um incremento natural da importncia do turismo como negcio e como responsabilidade social. No contexto catarinense, o turista estrangeiro de potencial mais relevante vir de um raio mximo de acerca 2.000 km. A qualificao do perfil do cliente catarinense se tornar possvel aumentando o nmero de turistas de alta renda proveniente: dos Estados brasileiros mais ricos (SP, RGS, PR, etc.); e dos principais pases vizinhos (Argentina, Chile, etc.). Estes dois tipos de emissores garantiro SC um crescimento elevado e uma melhoria do gasto mdio.

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

11

A sazonalidade continuar sendo um problema em praticamente todos os destinos tursticos do pas e haver uma evoluo gradativa nas regies tursticas de SC, que deixar o problema sem soluo at 2011. A sazonalidade permanecer, devido falta de polticas na oferta. Acontecero aes isoladas para amenizar a sazonalidade na regio. At 2011, o nmero de turistas estrangeiros para SC crescer, com um aumento da taxa mdia de 5% ao ano. Os emissores internacionais se mantero na mesma ordem atual. Ao superar sua pior crise, a Argentina dobrar o seu fluxo de turistas para SC entre o perodo considerado, passando a ser o pas que mais contribuir com o desenvolvimento do turismo. O turismo sofrer os efeitos da evoluo do cmbio entre o real e o peso argentino. Haver um aumento da chegada de turistas estrangeiros provenientes da Europa. O turista alemo continuar gastando mais do que os outros. O turismo domstico se incrementar a uma taxa de 4% ao ano. O turismo interno ser propiciado pelo desenvolvimento da infra-estrutura de saneamento bsico efetivo nas regies tursticas (principalmente no litoral com a implantao de emissrios ocenicos). Os Estados que apresentaro um incremento na emisso de turistas para Santa Catarina sero: RS; PR; SP; SC. Os turistas do RS viajaro mais para SC graas finalizao da BR 101 Trecho Sul. O fluxo de turistas paulistas para SC crescer bastante at 2011, devido ao grande interesse do paulista nos atrativos de SC. Nos prximos anos, SP passar para ser o segundo emissor de turistas para SC. Atingir o mnimo de 25% de participao no fluxo turstico de SC pelo incremento na divulgao do destino. Haver uma melhoria no crescimento da renda da populao nos prximos 5 anos e, conseqentemente a populao desfrutar mais do turismo, principalmente interno. Os executivos e profissionais liberais tero maior participao como turistas de SC. Os turistas de nvel mais baixo tero um decrscimo (percentual) da sua participao. O turista predominante em SC ser includo na faixa etria entre os grupos 25 e 60 anos. Aumentar a participao das pessoas com idade mdia acima de 30 anos interessadas no turismo ecolgico-ambiental e, principalmente, cultural.

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

12

Os jovens do mundo desenvolvido tendero a visitar pases de alta atrao por seu patrimnio natural e cultural. No Brasil e em SC, o fluxo principal dos jovens ficar ligado ao vero. Crescero os jovens que gostam de aventura e esportes. Sendo um destino universitrio, o maior aumento da participao ser a de um pblico: de 20 a 30 anos; com perfil de classe mdia alta; nvel educacional superior; de ambos os sexos. Haver incremento relevante tambm do turismo da terceira idade que representar o grupo mais relevante fora de temporada para o turismo em alguns balnerios. A realizao de eventos fora de temporada sero mais expressivos na atrao de pblicos alternativos. Sobretudo o vero em Florianpolis ter, cada vez mais, segmentao. Optaro por SC solteiros e GLS (Gays, Lsbicas e Simpatizantes). A realizao do carnaval GLS, em SC, continuar sendo um grande atrativo para este tipo de turista. 4.2.3. Os atrativos de Santa Catarina Os turistas estrangeiros que entrarem no Brasil pelo Rio ou pela Bahia j tero grande contato com o litoral brasileiro e faz-los vir at o Sul somente com o atrativo da praia catarinense ser um desafio maior. SC alcanar o pblico internacional (Europa e EUA) graas criao de uma oferta casada com atrativos de outras localidades prximas. O suporte mais interessante desta estratgia ser a combinao Florianpolis e Foz do Iguau, atraindo turistas de pases ricos. Os atrativos naturais sejam eles em forma de praia ou de campo, continuaro sendo os mais importantes para o Estado e a melhoria na explorao deles criar uma imagem ainda mais presente e forte. Os maiores atrativos de SC sero aqueles ligados ao mar. Em funo do clima temperado do Estado, outros tipos de turismo (rural, de aventura, de negcios) ganharo mais espao do que no passado. Contudo, no futuro prximo, o turismo catarinense mudar, progressivamente, a sua imagem, substituindo o foco sobre natureza pelo foco em ecologia e ecoturismo. A promoo do ecoturismo consentir SC valorizar o crescente interesse para a sustentabilidade ambiental das atividades humanas como um valor agregado experincia turstica.

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

13

As praias que no tiverem planejamento da infra-estrutura (esgoto, limpeza, falta de gua, segurana e doenas) perdero espao, abrindo possibilidades para a comercializao do turismo: cultural; ambiental (parques, reservas ecolgicas, entre outros). O sul do Brasil ter em suas caractersticas culturais, em seu clima e sua gastronomia um grande diferencial. Santa Catarina correr o risco, nos prximos anos, de destruir seu maior ativo: a qualidade do seu territrio. Isto ser decorrente: da fraqueza do sistema de saneamento frente presso humana durante o vero; do crescimento urbano sem planejamento e sem limites; do desmatamento. Santa Catarina criar, nos prximos anos, um modelo de turismo baseado na capacidade de unir a natureza ao: ambiente favorvel para os negcios; atendimento de nvel internacional. Na Amrica Latina, este modelo turstico no ficar sem concorrentes, porque esta oferta integrada ser conquistada pelos destinos: de negcio, tais como: So Paulo, Curitiba ou Santiago do Chile; baseados nos atrativos naturais (como Bahia, Fortaleza e Finta de Leste); fortes na oferta cultural (como Rio de Janeiro, So Paulo e Buenos Aires). O atrativo que ganhar mais espao ser a qualidade de vida. Apesar de os principais atrativos tursticos de SC serem naturais, os atrativos culturais sero cada vez mais desenvolvidos. Nos prximos anos, em SC, haver um crescimento da oferta cultural, sobretudo, no segmento dos parques marinhos e aqurios. Ganharo destaque e importncia os setores que investirem em: histria e roteiros pr-histricos; roteiros religiosos; na valorizao da cultura local. A construo de centros de eventos por todo o Estado ajudar muito o turismo de negcios. O turismo de eventos se desenvolver em todos seus segmentos: eventos de empresas; congressos nacionais e internacionais; eventos esportivos; eventos religiosos; eventos de msica e dana; mostras e manifestaes culturais; parada gay. Sem dvida, o tipo de turista que ter o maior crescimento at 2011 ser o turista experiencial. E este tipo de turista ter curiosidade e interesse para: a identidade da populao local; sua qualidade de vida.

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

14

4.3. A economia do turismo catarinense 4.3.1. O desempenho do setor A premissa necessria de uma descrio da economia do turismo em Santa Catarina nos anos 2007-2011 que todas as tendncias locais tero uma forte relao com os fenmenos econmicos do continente e do Pas. O desempenho do turismo em SC ser influenciado, principalmente, pelo cenrio econmico nacional e da Amrica do Sul. Ser tambm a continuidade nos projetos tursticos dos governos que manter o crescimento gradativo do turismo no pas. Em SC, o turismo ter um crescimento constante, mas moderado, porque o Estado ter o problema da sazonalidade. Nos prximos anos haver em SC uma reduo da sazonalidade, que consentir uma maior concentrao de investimentos de resorts e pacotes. O crescimento ser bastante expressivo comparado com outros setores econmicos chegando, at 2011, mdia de 6-7% ao ano. Mas, depois do perodo considerado, se nada for feito, principalmente no saneamento, haver queda no setor. O mercado turstico ligado ao atrativo gastronmico ser muito dinmico, e o turismo local ter grande vantagem ao conectar-se com a gastronomia. Os pequenos empreendimentos da hotelaria mudaro o prprio direcionamento, superando a tendncia de satisfazer uma demanda interna regional pouco exigente e de baixo poder aquisitivo. Em sntese, at 2011, os segmentos do setor de turismo que tero o melhor desempenho sero: as pousadas; os resorts; a gastronomia; os agroturismos; as agncias de organizao de eventos; a hotelaria. Em relao s previses sobre o desempenho total do turismo, preciso destacar que haver relevantes diferenas regionais. A regio litornea do Estado crescer mais lentamente do que as principais cidades. Esta maior lentido se concretizar em virtude da sazonalidade mais presente no turismo litorneo. Ento, no litoral crescer o turismo nas reas com maior proximidade s principais cidades. O litoral catarinense, de maneira geral, ter at 2011 um crescimento mdio com taxa de 5% ao ano.
ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

15

O Litoral Norte de SC ter o crescimento mais expressivo. Isso ser favorecido pelos investimentos feitos na regio, que contribuiro principalmente para a melhoria das vias de acesso (duplicao da BR 101) e pela ao de algumas prefeituras com maior viso de futuro, investindo em eventos fora da temporada de vero (como Oktoberfest, Festival de Dana de Joinville, etc). O Litoral Sul do Estado ter tambm um bom desempenho graas duplicao da BR-101. O sul do Estado concentrar os esforos na criao de uma rota turstica de carter cultural/patrimonial. Esta ser realizada em parceria com o RS e gerar novas oportunidades para o setor. O efeito conjunto da realizao de obras de saneamento e do lanamento do turismo nutico, com equipamentos adequados, consentir em algumas localidades um crescimento turstico da ordem dos 10% por ano. Na Ilha de Santa Catarina tambm o turismo aumentar, sobretudo porque melhorar a oferta de turismo experiencial (Economia da Experincia). Florianpolis comparada a outras cidades tursticas, ter uma grande desvantagem geogrfica, por estar mais distante da Europa em relao aos demais destinos. Florianpolis ter um crescimento do turismo em torno de 5% ao ano, assim como Joinville. A Regio Serrana ter um bom crescimento. Isso acontecer porque aumentar a procura por este destino nas frias de vero. O desenvolvimento turstico da Serra s acontecer se houver investimentos. Na regio Oeste do Estado crescero as cidades prximas s novas hidreltricas. Graas ao crescimento geral do turismo catarinense, todos os tipos de hospedagem tero um bom desempenho nos prximos cinco anos. Do ponto de vista da composio do segmento, previsvel que a participao no mercado turstico de Santa Catarina ser, at 2011: de 80 a 90% pela hotelaria independente e redes hoteleiras; e de 10 a 20% pelos meios informais de hospedagem. Os meios informais de hospedagem (aluguel de casas, casas de amigos, etc) continuaro sendo utilizados, e em medida crescente: este tipo de hospedagem, de fato, crescer em todo o

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

16

Estado. Porm, para que os pequenos meios de hospedagem alcancem maior participao no turismo catarinense tero que melhorar sua organizao e qualidade. SC far parte dos planos de expanso das redes hoteleiras no mdio-longo prazo. A insero das redes internacionais ocorrer apenas em destinos com um fluxo maior de executivos, como Blumenau, Florianpolis e Joinville. Em relao a este tipo de pblico-alvo, a estratgia da hotelaria de redes ser posicionar-se nos centros das cidades catarinenses, deixando o litoral e as demais regies tursticas para a hotelaria independente. Seja como for, no longo prazo, as redes hoteleiras internacionais daro um novo formato oferta turstica catarinense, sobretudo mudando a oferta de hotis de mdia escala. Todos os segmentos do setor de turismo geraro novos empregos. A oferta de empregos dir respeito, sobretudo, base da pirmide profissional, em escala proporcional ao crescimento da oferta de empreendimentos de pequeno porte. Uma administrao profissional ser muito importante para o resultado financeiro e a tendncia dos empregos no setor turstico. Na rea da cultura tambm, sendo alavancada pelo desenvolvimento turstico, se geraro mais empregos e mais qualificados que no passado. Os novos Cursos de Hotelaria e Turismo, estruturando-se e alcanando um diferencial qualitativo, formaro uma nova gerao de profissionais; comeando a dar a sua efetiva contribuio dentro de 3 a 4 anos. Os segmentos do setor de turismo que tero o maior crescimento do emprego at 2011 sero os seguintes: a hotelaria em geral; a pequena hotelaria; a gastronomia em geral; as agncias de organizao de eventos; os servios de turismo ecolgico; os servios de turismo patrimonial; a gastronomia de alta qualidade. O setor de agenciamento de viagens passar por uma grande reformulao em relao ao cenrio internacional de corte no comissionamento, unificao das grandes agncias de viagens e o avano da tecnologia da informao e comunicao, possibilitando o acesso direto entre consumidores e fornecedores.

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

17

4.3.2. Os recursos do turismo No contexto catarinense, a tendncia do crescimento dos investimentos internos no mbito turstico estar muito atrelada, nos prximos anos: estabilidade e ao crescimento econmico do Pas; ao potencial turstico do Estado. As tendncias ao investimento em SC, sero influenciadas pela formulao de regras claras e pela poltica que o novo governo brasileiro ir colocar em prtica. SC ter dificuldade na atrao de capitais estrangeiros, mas no ficar sem melhorias. A tendncia geral dos investimentos ser majoritariamente de empreendedores locais ou regionais. O carter destes investimentos ser muito mais reativo, em face de algumas oportunidades de negcios decorrentes de aes para a regionalizao do turismo interno e centrado em pequenos negcios. Os investimentos sero endereados, predominantemente, na faixa litornea. A evoluo do nvel de gasto mdio ficar similar evoluo da renda: dos brasileiros; dos vizinhos estrangeiros. O gasto mdio por turista continuar, no curto prazo, evoluindo da mesma forma que o passado recente. O gasto mdio do fluxo turstico domstico e internacional crescer, mais ou menos, a uma taxa de 6% ao ano. O gasto ser diferenciado de acordo com o tipo de turista que SC conseguir trazer: com o aumento dos turistas europeus, americanos e japoneses, os gastos se tornariam rapidamente maiores; buscando mais turistas no mercado latino-americano, os gastos ficariam nos nveis atuais, com um ligeiro crescimento. O gasto dos turistas (nacionais e estrangeiros) aumentar a partir do desenvolvimento de novos produtos e servios. Alm do aumento do nmero dos turistas, SC buscar o incremento do gasto mdio dos turistas, oferecendo servios de alto valor para turistas de alta renda, graas oferta de eventos, nos mbitos de: feiras, congressos e seminrios; esportes nuticos; turismo de aventura; os esportes marinhos; outros esportes de elite (como o golf, o plo, etc.).

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

18

4.4. Aes 4.4.1. O marketing No futuro prximo, a promoo dos negcios tursticos ter que levar em considerao a evoluo social, como nunca aconteceu no passado. Tendo conta que a sociedade ser, cada vez mais emocional, as estratgias de marketing mais bem sucedidas sero aquelas que trabalharem com competncia com: marketing de destinos; estratgia de marca; economia da experincia. O marketing realizado pelo setor pblico facilitar o marketing das empresas mais inovadoras, em detrimento daquelas empresas de marketing tradicional, geral e centralizado. A percepo de SC como destino turstico de frias de vero ser mudada pela diversificao da oferta e pela criao de um calendrio anual de eventos, com programaes mensais de qualidade. Um aspecto limitante do setor de turismo catarinense ser a falta de iniciativas empresariais relevantes no mbito do marketing. O marketing do turismo ser respaldado pela educao, isto , contar com as escolas tcnicas, que sero responsveis pela formao de profissionais, tais como: taxistas, donos de lanchonetes e de restaurantes. As estratgias de marketing mais bem sucedidas sero aquelas que investirem na comunicao baseada na vida saudvel, natureza e ecologia. Alm daquelas voltadas para a segmentao da oferta e, sobretudo, voltadas para pblicos mais exigentes e de maior poder aquisitivo. A sazonalidade diminuir em funo da utilizao de estratgias de captao de segmentos distintos daqueles habituais das altas temporadas. Desse modo, os segmentos mais interessantes para SC sero: jovens casais; executivos e profissionais liberais; aposentados e terceira idade. A estratgia de marketing business-to-business mais valorizada ser a de facilitao (assistncia prestada aos setores constituintes da indstria de viagens e turismo dentro de um pas e nos outros pases de origem de turistas).
ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

19

Para desenvolver um forte marketing do destino sero organizados eventos (tnis, literatura, congressos) que atraiam pblico e mdia. Para isso, sero bem sucedidas as seguintes estratgias de marketing: uso da internet qualificada; revistas e meios de divulgao segmentados; divulgao seletiva em programas de TV (via cabo e aberta). O setor turstico de SC atuar, nos prximos anos, para mudar progressivamente seu pblico alvo, passando do veranista ao turista evoludo, que busca um produto mais articulado, mais rico, de melhor qualidade. Santa Catarina encontrar dificuldades para a sua promoo turstica no mercado internacional. Mas, diferentemente de outras cidades brasileiras, contar com um grande recurso para impressionar turistas europeus: as fortes comunidades italiana e alem. 4.4.2. Organizao e profissionalizao Os empreendimentos tursticos catarinenses tero como diferencial competitivo a especificidade, lastreada na cultura regional. O formato do turismo alternativo ajudar no uso mais intensivo de tecnologia e na criao de empresas alternativas, com maior desenvolvimento de profissionais do turismo e ambiente. As relaes e a sinergia entre os servios tursticos e os produtos gastronmicos se fortalecero nos prximos cinco anos. No longo prazo, o turismo se transformar em uma indstria: caracterizada por empresas maiores, no pulverizadas. Haver, tambm, maior e melhor comunicao entre as redes hoteleiras e nas relaes inter-organizacionais (entre empresas diferentes). As empresas mais dinmicas formaro parcerias com empresas do exterior, garantindo uma demanda antecipada da oferta qualificada. Um dos maiores esforos para as empresas tursticas ser a mudana da cultura do servio, que dever abandonar a lgica baseada nos ativos detidos pelas empresas (apartamentos, comida, equipamentos, etc.) e enfocar no produto desejado pelo cliente (a experincia de caminhar ao ar livre, de praticar um esporte nutico, de participar de uma festa popular, de ter um atendimento completamente excelente em um lugar extremamente refinado e confortvel, etc.).

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

20

Um dos esforos principais do setor de turismo catarinense ser nos prximos anos - a acentuada formao: dos gerentes; dos funcionrios; dos trabalhadores. A evoluo da profissionalizao das empresas especializadas na rea turstica ser gradativa, e estar relacionada, principalmente, aos segmentos da hotelaria e gastronomia. 4.4.3. As polticas pblicas As polticas pblicas representaro, nos prximos cinco anos, uma das fontes principais seja das oportunidades, seja dos riscos. Na verdade, os possveis fatores de desestmulo da vinda de turistas para SC sero: a falta de consolidao dos cenrios de sustentabilidade; a fraqueza da capacidade de gesto polticoinstitucional. As polticas pblicas sero norteadas por trs grandes condicionantes: cuidaro da preservao do patrimnio cultural, histrico, etc.; garantiro uma forte presena da dimenso social nas aes; apontaro para o aumento da entrada de divisas. A principal tarefa de SC, nesse perodo, ser a elaborao de um projeto para o futuro, com o objetivo de transformao de mdio-longo prazos que possam ser compartilhados com o sistema econmico e se concretizar em aes para o desenvolvimento turstico. O planejamento do desenvolvimento turstico ser baseado no planejamento do uso do territrio (mobilidade, reas industriais, comerciais, habitacionais, etc.). Todas as obras (saneamento e rodovias), sem planejamento, tero sua utilidade prejudicada. Para SC ser necessrio tambm um Plano de Turismo que identifique as possveis reas de desenvolvimento e favorea a construo de um negcio ligado s especificidades de cada lugar. Sero desenvolvidas leis e regras mais coerentes, claras e melhor definidas em relao ao meio-ambiente (como licenas ambientais, para construo e explorao, de hotis, campos esportivos, marinas, bares, restaurantes, etc.). As polticas fiscais incentivaro e facilitaro a implantao de projetos com fins tursticos, principalmente, nas seguintes direes: criao de mapas e guias tursticos bem feitos e acessveis; organizao de sites em duas ou trs lnguas com links para reservas de vrios servios; melhoramento da sinalizao turstica; desenvolvimento de parques ecolgicos; criao de novos roteiros culturais; promoo de esportes radicais.
ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

21

As polticas sistmicas mais necessrias para o setor de turismo, at o 2011, sero as seguintes: o planejamento estratgico do desenvolvimento sustentvel do turismo; a melhoria do saneamento bsico; a melhoria das garantias e da segurana para os investidores; a agilizao do processo de criao de novos negcios; a maior clareza e coerncia das leis; as polticas de incentivos fiscais implantao de projetos com fins tursticos; a melhoria e a manuteno da sinalizao; o respeito s diferenas; a implantao de portos com capacidade adequada. A melhoria da qualidade dos servios tursticos ser estimulada pelas polticas pblicas, nos prximos anos, seguindo dois caminhos: o primeiro ser o caminho individual: os empreendedores e os funcionrios das empresas tursticas usufruiro de atividades de formao e informao realizadas com suporte pblico; o outro instrumento apostar na dimenso coletiva, estimulando e apoiando a criao de uma rede de empresas que tem e desenvolve a qualidade dos prprios servios. Na realidade, nos prximos anos, o Estado lanar um plano de marketing e de divulgao para o turismo: dentro do Estado; em todo o Brasil; no exterior. Entre as polticas de apoio e servio, as mais necessrias para o setor de turismo sero: os investimentos em infra-estrutura turstica; a formao dos empreendedores e dos gerentes pblicos e privados; o apoio criao de uma rede de empresas com qualidade de servios; o incentivo ao desenvolvimento de uma oferta mais variada e ao longo de todo o ano; a criao de um plano de marketing para o turismo brasileiro; a difuso das "boas prticas" no campo da qualidade; a incubao dos projetos de pequenas e mdias empresas; o apoio tcnico e de marketing na implantao dos projetos; a criao de roteiros tursticos. 4.4.4. Os impactos do turismo A maior parte do litoral de SC ter um futuro positivo graas : preservao do meio ambiente; ocupao imobiliria organizada. Os impactos ambientais do turismo sero decorrentes de: saturao de praias; ausncia de saneamento. O resultado ser o comprometimento das guas litorneas, afetando a pesca e os produtos martimos. As reas degradadas e poludas perdero espao e fluxos tursticos.

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

22

Os negcios tero uma crescente auto-sustentabilidade econmica e financeira, que favorecer uma evoluo do setor de turismo. O cuidado para a sustentabilidade se difundir: tanto no setor pblico; como no setor privado. Haver um impacto scio-econmico positivo, pois que as comunidades vizinhas s reas tursticas aprendero a conviver de forma harmoniosa com o turismo, beneficiando-se do mesmo; o empresariado aplicar critrios bsicos para o turismo sustentvel; a comunidade ser beneficiada tambm por meio de maior emprego, do pagamento de impostos, o que possibilitar a melhoria da educao, limpeza das ruas, saneamento bsico e infra-estrutura.

5. Concluso O Delphi O Futuro do Turismo em Santa Catarina apresentou os pontos fundamentais de consenso sobre os aspectos fundamentais ligados atividade turstica no estado ou que tenham impacto importante sobre ela. Tratando-se de metodologia prospectiva, o diagnstico apresentado visa servir como base de orientao para desdobramentos que possibilitem e facilitem o planejamento de aes conjuntas para um futuro promissor. O Frum realizado para apresentao e debate sobre os resultados enriquecer ainda mais o relatrio final. Os resultados do projeto, so apresentados a seguir segundo uma matriz SWOT (Strenght, Weakness, Opportunities, Threats) do futuro do turismo em Santa Catarina, apresentada no Quadro 2.

Quadro 2 Matriz SWOT representativa dos resultados at 2011 Oportunidades a imagem positiva que o Estado possui; a demanda turstica do Cone Sul; os projetos, cada vez mais, ecologicamente
corretos;

Pontos de fora o posicionamento do Estado como destino


turstico diferenciado;

a implantao efetiva e total do Plano Estadual


de Turismo;

a melhoria na renda da populao; um bom ndice de desenvolvimento


econmico, social, educacional;

a preocupao com a profissionalizao dos


trabalhadores do mercado;

a integrao turstica das regies (para o turista


ter opes simultneas);

o crescimento do turismo no Brasil;

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

23

o aumento do turismo experiencial em todo


o mundo;

o extraordinrio patrimnio cultural e


natural de Santa Catarina;

a receptividade por parte da populao local; a boa infra-estrutura de transportes e logstica; a capacidade de receber os mais modernos
navios da atualidade e os gigantes que esto sendo construdos e operados;

a crescente importncia da responsabilidade


social nos projetos;

uma malha rodoviria que possibilita o


deslocamento nas diversas regies.

o turismo endgeno; a consonncia do Plano Estadual com Programa


de Regionalizao de Turismo do Governo Federal;

Ameaas a falta de continuidade das polticas pblicas,


em virtude da mudana de governos;

a gastronomia local. Pontos de fraqueza a falta de um posicionamento do Estado como


destino turstico diferenciado;

a destruio do ativo representado pelo


litoral;

a falta de um planejamento estratgico confivel


no turismo;

a misria e a explorao/excluso; as leis e regras incoerentes e confusas que


geram insegurana;

a ausncia de valorizao do turismo para o


desenvolvimento do Estado;

a lentido nas decises e na liberao de


projetos;

o baixo profissionalismo no setor; a aplicao inadequada das diretrizes e eixos


estruturantes dos Planos de Turismo;

a falta de acompanhamento do crescimento


e desenvolvimento do setor;

a ausncia de profissionalismo nos rgos


pblicos de turismo;

a falta de viso do poder pblico; os impostos altos; as condies financeiras dos brasileiros e
vizinhos;

a ausncia de uma busca permanente de


diferenciao da concorrncia;

a falta de viso dos empresrios; a ausncia de pesquisas eficazes e eficientes na


rea;

o nvel de criminalidade.

a ausncia de um programa estadual voltado


capacitao dos agentes institucionais de Turismo.

A aplicao do Delphi como ferramenta se mostrou adequada e at inovadora para a elaborao de cenrios no setor de turismo. Sua principal limitao , sem dvida, o custo, devido necessidade de utilizao intensiva de pesquisadores e da disponibilidade dos especialistas e debatedores. Entretanto, os resultados so importantes para servir de base para a tomada de deciso de aes e para realizao de planejamento na rea. Outra vantagem possvel que envolve diversos stakeholders possibilitando o consenso ou pelo menos a aceitao conjunta o que facilita o trabalho de planejamento posterior.

ISSN 1984-4867

Turismo em Anlise, v.20, n.1, abril 2009

24

Referncias
CORNELLIUS, P.; VAN DE PUTTE, A.; ROMANI, M. 2005. Three Decades of Scenario Planning in Shell. California Management Review. Vol. 48, n. 1, p.92-109. FISCHER, A. L. 2001. Tendncias que orientam as decises dos formadores de opinio em gesto de pessoas no Brasil RH 2010. Enanpad, n. 25. GIOVINAZZO, R., FISCHMANN, A. 2000. Delphi Eletrnico: uma experincia de utilizao da metodologia de pesquisa e seu potencial de abrangncia regional. In: COSTA, B., ALMEIDA, M. (coord.), Estratgia: perspectivas e aplicaes. So Paulo: Editora Atlas. GODET, M. 1993. Manual de Prospectiva Estratgica. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. LANDETA, J. 1999. El metodo Delphi. Barcelona: Ariel. LINSTONE, H.A., TURROF, M., 1975. The Delphi method, techniques and applications. Addison Wesley Publishing. PORTER, M. 1986. Estratgia Competitiva: tcnicas para anlise de indstrias e concorrncia. Rio de Janeiro: Editora Campus. S3 STUDIUM. 2002. Cara Brasileira. Braslia: Sebrae. _________, UNISUL. 2006. O Futuro do Turismo de Santa Catarina - Previses entre 2007 e 2011. Florianpolis: Universidade do Sul de Santa Catarina. SANTOS, A. C. 2001. O uso do mtodo Delphi na criao de um modelo de competncias. Revista de Administrao, Universidade de So Paulo, v. 36, n. 2, abr/jun, p. 25 32. SERRA, F.; TORRES, M. C.; TORRES, A. 2002. Administrao Estratgica: conceitos, roteiro prtico e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores. VERGARA, S. 2005. Mtodos de pesquisa em Administrao. So Paulo: Editora Atlas.

Recebido em: 12/03/2007 Aprovado em: 12/04/2007

ISSN 1984-4867

You might also like