You are on page 1of 24

1 PSICANLISE E RELIGIO

Muitos representantes da psicologia moderna consideraram a religio como um sintoma patolgico do homem ou como um produto das foras irracionais e primitivas. Porm, a obra desses psiclogos no sobreviveram ao tempo, a nica exceo SIGMUND FREUD. E mais, ele no se ocupa apenas das expresses religiosas, mas trata da sua origem e natureza. Minha inteno levar voc a conhecer um pouco sobre a vida de Freud, a psicanlise e sua interpretao do fenmeno religioso. Este trabalho no pretende ser exaustivo, mas suficiente para uma compreenso clara da posio freudiana quanto a religio e psicanlise.

HISTRIA

O fundador da psicanlise foi o mdico austraco SIGMUND FREUD, nascido em 1856, nas proximidades de VIENA cidade onde estudou medicina. Sua famlia era de origem judaica, porm seu pai no lhe transmitiu os ensinos da religio judaica. Seu primeiro contato com a religio foi com o catolicismo, sua ama era catlica e o levava regularmente para a missa. Aos quatro anos de idade sua famlia mudou-se para Viena por motivos profissionais. Viena era uma cidade catlica onde os judeus sofriam restries sociais. Quando iniciou seus estudos universitrios Freud foi conquistado pelo materialismo extremo de seu professor de fsica fisiolgica, BRUCKE. Abandonou o judasmo e no quis se casar de acordo com os rituais da religio de seus pais, porm de tanto sua noiva insistir ele aceitou a celebrao religiosa em seu casamento. Rejeitou a f catlica porque algumas pessoas usaram sua origem judaica para impedir sua nomeao a professor universitrio. Por essas e outras razes adotou o catolicismo como um adversrio. Apesar das decepes com a religio interessou-se por ela. Estudou as religies antigas e os povos primitivos. Na segunda metade de sua vida escreveu vrias obras sobre a religio. Apesar de Freud se declarar ateu notamos nele uma certa ambivalncia com respeito religio. Rejeitou-a exteriormente, mas procurou compreend-la, investig-la, como se a desejasse tambm. Quando terminou o seu curso de medicina foi para Paris, querendo se especializar em Neurologia. Tornou-se aluno do Dr. CHARCOT que influenciou Freud em dois pontos: a. Charcot acreditava que as doenas mentais eram oriundas de certos fatos passados na infncia de indivduos doentes;

2 b. Para que seus pacientes contassem o que havia se passado em sua infncia usou a HIPNOSE. O conhecimento de certos fatos sobre a infncia do paciente ajudaria o mdico a descobrir a etiologia de suas doenas. Depois Freud retorna a Viena e se associa ao Dr. BREUER. Ambos usaram a metodologia de Charcot, hipnotizavam os seus pacientes para saber fatos sobre a infncia deles. Essa metodologia possua dois efeitos: a. Fornecia ao mdico dados do paciente que o ajudariam no diagnstico das doenas; b. Aliviava o paciente de sintomas como angstia, agitao, ansiedade etc. Freud e Breuer chamaram esse alvio de CATARSE. Porm, perceberam que a cura obtida por essa tcnica era temporria e no permanente. Depois trabalharam com os pacientes sem empregar a hipnose. Procuraram conquistar a confiana dos pacientes e estes comearam a relatar os seus passados em ESTADO NORMAL. Freud e Breuer observaram a ocorrncia de um fenmeno chamado TRANSFERNCIA AFETIVA. Os pacientes transferiam para o mdico suas emoes, ora afeioando-se a ele, ora aborrecendo-se com ele. Durante um longo tempo os dois mdicos trabalharam juntos, mas depois se separaram.

O MTODO PSICANALTICO

Freud depois que separou-se de Breuer passou a trabalhar sozinho, criando seu prprio mtodo, ao qual ele chamou PSICO-ANLISE (anlise da mente), hoje PSICANLISE. Esse mtodo composto por trs tcnicas: a. ASSOCIAO LIVRE b. ANLISE DOS SONHOS c. ANLISE DOS ATOS FALHOS.

1. Tcnica da Associao Livre Nos primeiros contatos com o paciente Freud buscava conquistar sua confiana. Depois de algum tempo submetia-o a associao livre, que consistia em fazer com que o paciente ficasse em uma posio de completo repouso. O paciente deitava-se em um div em uma sala silenciosa tendo o mdico atrs na cabeceira sem encar-lo. Freud pedia ao paciente que fosse falando em voz alta todos os fatos de sua vida dos quais se lembrasse sem precisar seguir uma ordem lgica ou cronolgica. Freud notou ao submeter os pacientes a esta tcnica, que estes faziam pausas no decorrer dos seus relatos. A essas pausas Freud chamou de RESISTNCIA e explicou que o

3 resultado do paciente desejar ocultar alguma coisa do psicanalista ou de si mesmo. O estudo das resistncias importante para a descoberta da causa dos sintomas que afligem o paciente. O emprego desta tcnica produz dois resultados: a. Faz a catarse dos sintomas b. Auxilia o psicanalista a descobrir as causas da perturbao mental

2. Tcnica da Anlise dos Sonhos Freud considerou os sonhos um caminho para o inconsciente. Por essa razo pedia a seus pacientes que sempre lhes relatassem o que sonhavam. Certos aspectos da mente das pessoas ficavam mais bem conhecidos pela interpretao que Freud fazia dos sonhos.

3. Tcnica da Anlise dos Atos Falhos Atos Falhos so esquecimentos, lapsos de linguagem, certos atos que praticamos, e que aparentemente no tnhamos a inteno de praticar. Analisando esses atos, o psicanalista compreendia melhor certos sintomas apresentados pelos pacientes.

ESCOLA PSICANALTICA

Durante doze anos Freud foi o nico mdico que usou, para tratar distrbios nervosos, este mtodo que ele criou. Elaborou uma doutrina psicolgica totalmente nova que explica o funcionamento da mente humana e o desenvolvimento da personalidade. Esta doutrina recebeu o nome de PSICO-ANLISE. A palavra psicanlise possui trs sentidos: 1. Mtodo criado por Freud, composto de trs tcnicas, destinado ao diagnstico e tratamento das doenas mentais. 2. Significa a doutrina criada por Freud, explicando o funcionamento da nossa mente. 3. Nome dado aos discpulos de Freud, isto , Escola Psicolgica Fundada por Freud. Atualmente a palavra aplicada no segundo sentido. Hoje a psicanlise utilizada em vrias reas do saber humano, exemplo: Odontologia, Relaes Humanas, Pedagogia etc. Particularmente gosto da definio dada pelo Dr. Edmar Jacinto: PSICA PSIQU SEDE E SEDE DAS NOSSAS PULSES. SEDE SENTIDO DINMICO/MOVIMENTO.

4 LUGAR QUE SE PROCESSA TODO VOLUME EMOCIONAL QUE EST SENDO EXPERIMENTADO. SE PROCESSA O REGISTRO DOS IMPACTOS EMOCIONAIS. POSITIVOS OU NEGATIVOS. TODA PULSO EST LIGADA AO DESEJO. ANA RESIGNIFICAO FREUDIANA. ATUA COMO ADVRBIO DE NEGAO QUE SE COLOCA CONTRA. NEGAO X CONTRA LISE O QUE EST QUEBRADO, ROMPEU/PARTIU. PSICANLISE A TENTATIVA DE FAZER UMA ANLISE DO DESEJO QUE FOI NEGADO (DA PULSO QUE FOI REPRIMIDA), QUE QUEBROU/ROMPEU/PARTIU E MUDOU A SEDE E A SEDE DOS NOSSOS DESEJOS.

DOUTRINA FREUDIANA

1. A Libido Observando seus pacientes Freud constatou que a causa da doena mental apresentada pela maioria deles era sempre de natureza sexual. Observou, tambm, as pessoas normais e concluiu que o comportamento humano orientado pelo impulso sexual. Freud d o nome de LIBIDO ao impulso sexual. Libido uma palavra que significa prazer. A libido constitui uma fora de grande alcance na nossa personalidade; um impulso fundamental ou fonte de energia. 2. Elementos da Personalidade Freud divide a persoanlidade humana em trs elementos que chama de ID, EGO E SUPEREGO. ID Na nossa personalidade h uma parte irracional ou animal. Essa parte biolgica, hereditria, irracional, que existe em todas as pessoas, procura sempre satisfazer a nossa LIBIDO, PRINCPIO DO PRAZER, Freud a chamoude ID. Os impulsos do Id so inconscientes, ns no o percebemos. SUPEREGO Desde que nascemos, vivemos em um grupo social do qual vamos recebendo influncias constantes. Desse grupo vamos absorvendo, aos poucos, idias morais religiosas, regras de conduta etc., que vo se constituir uma fora em nossa personalidade. A essa fora Freud chama de SUPEREGO, O PRINCPIO DA MORALIDADE. O Id e o Superego so foras opostas, em constante conflito. O superego quase sempre contrrio satisfao de nossa natureza animal, enquanto o Id procura satisfaz-la. Essa luta entre o Id e o Superego, na maioria das vezes no percebida por ns, INCONSCIENTE.

5 EGO Mantm o equilbrio entre o Id e o Superego. O Ego a razo, a inteligncia, O PRINCPIO DA REALIDADE. O Ego procura resolver o conflito entre o Id e o Superego. Numa pessoa normal esse conflito e resolvido com xito. Quando o Ego perde sua autonomia instalase o conflito psquico e aparecem os distrbios mentais. A teoria de Freud que nossa personalidade dinmica e resulta de duas foras antagnicas: O Id e o Superego. Depois de alguns anos, Freud ampliou o sentido da palavra Libido, adicionando o IMPULSO DA AGRESSO (PULSO DA MORTE/THANATOS).

NVEIS DA VIDA MENTAL

Ao formular e explicar sua teoria Freud explicou o que ele entendia por INCONSCIENTE. No foi Freud quem descobriu o inconsciente. Antes dele outros falaram sobre o mesmo. Freud ensinou que a nossa vida mental possui possui trs nveis: CONSCIENTE; PRCONSCIENTE E INCONSCIENTE. 1. CONSCIENTE So fenmenos da mente que esto se processando e deles temos conhecimento imediato. Exemplo: Eu conheo os pensamentos, as emoes que esto se processando agora em minha mente.

6 2. PR-CONSCIENTE So fenmenos que no esto se passando agora em minha mente, mas que so do meu conhecimento. Posso cham-los a minha mente quando eu quiser. Exemplo: Posso reviver certos momentos que se passaram comigo, nos quais no estou continuamente pensando: evoco lembranas, emoes etc Tanto o consciente como o pr-consciente so fatos do meu conhecimento, do meu domnio. Tenho conscincia de sua realizao. 3. INCONSCIENTE So fenmenos que se realizam em nossas mentes sem que o saibamos. No so percebidos e por isso ignorados. Antes de Freud esses fenmenos j eram conhecidos, porm coube a Freud: A. Fornecer meios para conhecer a vida mental inconsciente: Associao Livre, Anlise dos Sonhos e Anlise dos Atos Falhos; B. Afirmar que os fatos inconscientes tm grande influncia na direo do nosso comportamento (DETERMINISMO PSQUICO), na direo das nossas aes. Exemplo: Podemos ignorar a existncia em ns de emoes, tendncias e impulsos, os quais, na realidade, esto influenciando fortemente as nossas vidas.

O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE

1. Perodo Narcisista No incio da vida a criana dirige a libido para seu prprio corpo. Ela ama a si mesma. Suas reaes dependem, principalmente, de seu bem-estar fsico, egocntrica. Este perodo possui duas fases: a. Fase Oral Nesta fase a criana tem a libido deslocada para a boca. Por essa razo ao observar uma criana voc nota que ela gosta de levar todos os objetos que pega at a boca. A pulso bsica do beb no social ou interpessoal, apenas receber alimento para atenuar as tenses de fome e sede. No incio ela associa prazer e reduo de tenso ao processo de alimentao.

7 Caractersticas adultas de pessoas fixadas nesta fase: Fumantes, Glutes, Fofoqueiros etc. b. Fase Anal Nesta fase a libido desloca-se para o nus. Aqui a tenso est em controlar os esfncteres anais e a bexiga. A obteno do controle fisiolgico ligada percepo de que esse controle uma nova fonte de prazer. Caractersticas adultas de pessoas fixadas nesta fase: Ordem, Parcimnia, Obstinao, Avareza etc. Este perodo chamado de narcisista devido lenda de Narciso. 2. Perodo Edipiano Neste perodo a criana dirige a libido para o progenitor do sexo oposto, manifestando hostilidade para com o progenitor do mesmo sexo. Ainda, a criana se identifica com o progenitor do mesmo sexo. A menina ama seu pai e hostiliza sua me. Da mesma forma o menino ama sua me e hostiliza o seu pai. A criana ama o progenitor do sexo oposto e, percebendo que este tem uma afeio especial pelo progenitor do mesmo sexo que ela, vai identificar-se com esse progenitor para merecer tambm o amor do sexo oposto. Exemplo: Uma menina gosta muito do seu pai e percebe que este tem afeio para com a me. Para merecer o amor do pai ela procura se identificar, imitar a me (deseja usar sapatos de salto alto, batom, ocupar-se das tarefas maternas etc.). Esta menina que vive em um lar onde h harmonia entre os cnjuges, se tornar bem feminina. J em um lar em que o marido deprecia a esposa, a filha deste casal, que ama o pai e quer sua afeio, no procurar identificar-se com a me, a quem no julgar um bom modelo. Poder evitar parecer-se com a me tornando-se uma personalidade com caractersticas masculinas. neste perodo que cada pessoa adota o papel sexual para toda a vida. chamado de edipiano por causa da lenda grega em que dipo, jovem princpe assassina seu pai e casa-se com a me. 3. Perodo de Latncia Sexual Depois das dificuldades da fase edipiana a criana passa para um perodo mais calmo. Este perodo corresponde aos anos do ensino fundamental onde a criana se ocupar de adquirir habilidades, valores e papis culturalmente aceitos. chamado de perodo de latncia porque os impulsos so impedidos de se manifestarem. Nesta fase aparecem na criana barreiras mentais impedindo a manifestao da libido. Essas barreiras, Freud citou como sendo a repugnncia, a vergonha e a moralidade. Neste perodo a energia dos impulsos desviada do seu uso sexual e dirigida para outras finalidades, processo chamado de SUBLIMAO.

8 A sublimao tem importante papel no desenvolvimento do homem civilizado e nas realizaes culturais. 4. Perodo da Puberdade Este perodo dura aproximadamente dois anos, se inicia mais cedo para as meninas do que para os meninos. uma poca de grandes modificaes fsicas e, principalmente, de grande desenvolvimento dos rgos sexuais. Nesta fase o jovem inicia sua libertao emocional dos seus progenitores. A principal caracterstica dessa fase, que tambm chamada HOMOSSEXUAL, a ligao afetiva que se estabelece entre jovens do mesmo sexo e de idade aproximada. a idade em que as meninas tem sua amiga predileta e os meninos tem seu companheiro inseparvel, com os quais trocam confindncias. 5. Perodo da Adolescncia Neste perodo a libido do jovem se dirige a um adolescente do sexo oposto. Essa ligao emocional heterosexual, fora da famlia, vai exigir a emancipao do adolescente de seus pais. A separao emocional ocasiona, pelo menos por algum tempo rejeio, ressentimento e hostilidade contra os pais e outras autoridades. Essa uma fase difcil, no s para o adolescente, mas, tambm, para os pais que querem retardar essa libertao. H casos em que o desenvolvimento emocional no se processa normalmente, no apresenta essa sequncia de fases, devido a fatores biolgicos ou condies ambientais. Vamos observar dois casos tpicos dessa anormalidade na evoluo emocional: A Fixao e a Regresso. Fixao: Freud chama de fixao a parada que uma pessoa pode apresentar em fase determinada. O desenvolvimento emocional estaciona enquanto o desenvolvimento fixo e intelectual continua. Exemplo: Uma menina de trs anos cuja me morre e o pai a entrega a av. O ambiente emocional em que esta criana vivia se transtorna por completo. Perdeu a afeio materna, e de certo modo, a paterna, que a ajudaria a passar do perodo narcisista (em que se encontra) ao perodo edipiano. Seu desenvolvimento fsico e intelectual parece continuar se processando normalmente, mas seu comportamento emocional continua igual ao de uma criana de menos de trs anos. Sua libido continua ligada ao seu prprio corpo, em vez de dirigir-se para seu pai, que dela se distancia cada vez mais. Permanece egocntrica, preocupada com seu bem ou mal-estar fsico e com seus objetos pessoais, visivelmente indiferente ao bem-estar das pessoas com quem vive e de quem espera receber cuidados. narcisista, egosta e isolada. Tem dificuldades em manter amizades e em conservar um namorado. Regresso: quando a pessoa depois de chegar a uma determinada fase volta fase anterior.

9 Exemplo: Uma criana que se desenvolve normalmente at a idade escolar e que estar no perodo de latncia. Nessa ocasio o ambiente fsico do seu lar grandemente modificado com o nascimento de um irmozinho. Esta criana normal, at os oito anos se mostrava bem ajustada, comea a se sentir insegura emocionalmente (ser que papai e mame ainda me amam?). Essa modificao em seu ambiente afetivo leva-a a desajustar-se. Deseja obter satisfao como conseguia fazer no perodo em que tinha a ateno dos pais s para sua pessoa, e passa a se comportar como fazia nesse perodo, visando merecer novamente os mesmos cuidados e atenes: volta a molhar o leito, chora alto, chupa o dedo, pede para tomar leite na mamadeira, fica novamente apegadssima aos adultos, exige que a carreguem no colo, no quer mais ir a escola etc. Regrediu ao perodo narcisista.

MECANISMOS DE DEFESA DO EGO Freud ensinou que a nossa personalidade o resultado do conflito entre duas foras opostas: O Id a fora biolgica, natural, procurando satisfazer nossos impulsos. O Superego, a fora social, adquirida, procurando impedir a satisfao da libido. O Ego o GERENTE, ele procura harmonizar esse conflito de vrias maneiras. Freud chama de mecanismos de defesa do ego os modos de equilibrar essas duas foras opostas. Represso: A funo da represso afastar determinada coisa do consciente, mantendo-a distante. A represso afasta da conscincia em evento, idia ou percepo potencialmente provocadora de ansiedade, impedindo, assim, qualquer soluo possvel. O elemento reprimido continuar fazendo parte da mente, porm inconsciente, e continuar sendo um problema. A represso nunca realizada de uma vez por todas, mas requer um constante consumo de energia para manter-se, enquanto o reprimido faz tentativas constantes para encontrar uma sada. Sintomas histricos com frequncia tm sua origem em uma antiga represso. Algumas doenas psicossomticas tais como asma, artrite e lcera, podem estar relacionadas com a represso. possvel, tambm, que fadiga excessiva, fobias, impotncia e frigidez se originem de sentimentos reprimidos. Negao: a tentativa de no aceitar na realidade um fato que perturba o ego, utilizando-se para isto de fantasias. Racionalizao: o dinamismo pelo qual nossa inteligncia apresenta razes socialmente aceitveis para nossas aes que na realidade foram motivadas pelos impulsos do Id. Racionalizar inventar pretextos, razes para desculpar diante da sociedade e de ns mesmos, os nossos atos cujos motivos reais no percebemos. Exemplo: Um rapaz compra um carro realizando uma despesa exagerada em relao a sua situao financeira e suas necessidades profissionais, porm tranquiliza sua conscincia e

10 justifica-se diante dos outros afirmando que o carro vai ser muito til para seu trabalho e vai facilitar as atividades de suas irms e de seus pais j idosos. Na realidade o que ele desejava eram as vantagens que o automvel apresentava para seus passeios e suas conquistas. Esse mecanismo de defesa empregado pelos ditadores que para atingir seus fins elevados e nobres lanam mo de meios muitas vezes ilcitos. Conseguem iludir a si mesmo e ao seu povo. A finalidade da racionalizao manter o auto-respeito e reduzir as tenses resultantes da frustrao e dos sentimentos de culpa. Projeo: atribuir aos outros nossos prprios desejos e impulsos. As tendncias indesejveis cuja manifestao em nossas aes no podemos permitir, e cuja existncia em ns no podemos em absoluto admitir, vo influir de forma considervel no modo como interpretamos o comportamento de outras pessoas. Vo ser projetadas nos outros. Exemplo: Uma Sra encontra defeitos em todas as pessoas, que julga ms todas as aes alheias. Ela est sendo influenciada por seus impulsos reprimidos cuja existncia no pode admitir em si. Converso: Quando no conseguimos harmonizar os impulsos do Id com o nosso Superego por meio de outros mecanismos, o conflito entre essas duas foras vai se converter em um sintoma fsico: paralisia, dores de cabea, perturbaes digestivas e etc. Converso a transformao de conflitos emocionais em sintomas fsicos. o desejo coagulado. Tiques: So contraes que a pessoa faz automaticamente, sem nenhuma finalidade e sem perceber. So comuns, nas escolas, crianas apresentando tiques, os quais so causados por converso de conflitos emocionais. Formao Reativa: Leva o ego a efetuar aquilo que totalmente oposto s tendncias do Id que se pretende rechaar. Em uma anlise temos o exemplo de formao reativa. Exemplo: Cheguei em casa irritdo e encontrei a filhinha da empregada. Senti desejos de jog-la na rua por uma janela que estava aberta, mas me contive. Sentei-me para estudar e, de repente, vi a me da garotinha colocar um banco junto janela para que a filha pudesse ficar olhando a rua. A partir desse momento, no consegui mais estudar e fui sentar-me perto da menina para tomar conta dela. Eu temia que a criana se debruasse demais e casse da janela... A idia rechaada jogar a garotinha rua. A formao reativa foi sentar-se perto para tomar conta dela. Identificao: Processo psicolgico pelo qual um sujeito assimila um aspecto, uma propriedade ou um atributo do outro, e se transforma total ou parcialmente, a partir do modelo deste. A personalidade se constitui e se diferencia por uma srie de identificaes.

11 Exemplo: Em 1954 um ndio cacique da tribo dos kakataybos, que habita a regio peruana de Aguaita, foi cidade de Lima a fim de solicitar ajuda oficial para a sua tribo. Uma das coisas que o ndio mais estranhou foi o ato dos homens brancos enterrarem seus mortos. Disse ele: Ns incineramos os nossos mortos e depois ingerimos suas cinzas numa infuso. Desse modo, assimilamos as virtudes dos nossos maiores. Sublimao: a satisfao modificada dos impulsos naturais, em atos socialmente mais aceitveis. Existem trs tipos de sublimao: 1. Mudana de Objeto: Aqui a ao desejada realiza-se totalmente, dirigindo-se a um objeto diferente. Exemplo: Um empregado satisfaz seu impulso de agredir o patro dando um soco na mesa ou um pontap no caixote. Um povo muito oprimido por um ditador reune-se em praa pblica, faz discursos e, depois, queima ou apedreja o retrato do seu governante. Nestes dois exemplos, o desejo de agresso foi satisfeito, sem grandes consequncias anti-sociais, por ter havido a mudana no objeto de satisfao do mesmo.

b. Mudana de Reao Aqui a ao desejada substituda por outra que se dirige ao mesmo objeto. Exemplo: Um empregado satisfaz seu desejo de dar um soco no seu patro agredindoo por meio de palavras. Um cavalheiro satisfaz seu desejo de acariciar uma jovem dama oferecendo-lhe um ramo de flores etc. c. Mudana de Objeto e de Reao Uma pessoa pode satisfazer seus desejos naturais entregando-se arte, religio, a obras sociais e etc. A sublimao tem importante papel no desenvolvimento do homem civilizado e nas realizaes culturais. o mecanismo de defesa mais recomendado em educao.

O MATERIALISMO DA PSICANLISE FREUDIANA

A psicologia nasceu do discurso filosfico da relao entre alma e corpo. O dualismo cartesiano contribuiu para que a psicologia nascesse.

12 Depois Lamarck e Darwin exerceram grande influncia ensinando que o homem nada mais que um animal com um crebro bem desenvolvido, diminuindo a distncia que existia entre o homem e os animais. O materialismo filosfico invadiu as cincias da natureza. A qumica e a fsica, a biologia, construram conhecimentos especficos usando a observao e a experimentao. Para a psicologia as descobertas mais importantes vinham da biologia e se referiam ao sistema nervoso. Sem recorrer a princpios metafsicos parecia que a natureza poderia ser satisfatoriamente explicada atravs das descobertas dos diversos ramos do conhecimento cientfico. Devido a este materialismo filosfico a psicologia substituiu o termo cincia da alma, j que a palavra alma est sujeita a vrias interpretaes por vida psiquica, entendida como fenmenos da conscincia. Segundo Folqui e Deladalle os novos psiclogos abandonaram a metafsica, a questo da existncia de um princpio espiritual, que os filsofos clssicos julgavam necessrio para explicar o pensamento, e se fecharam no estudo dos fatos dos fenmenos psquicos dados experincia direta. Assim nasceu a Psicologia Experimental. Os psiclogos modernos romperam com a filosofia e procuraram deixar de lado qualquer idia ou termo que sugerisse a necessidade de se recorrer a algum princpio espiritual para compreender o ser humano. A psicologia do sculo XX optou por uma filosofia materialista e buscou uma objetividade que culminou com o objetivismo radical dos anos 20 que nega a conscincia como ltimo reduto e disfarce da alma na teologia e cujo representante mais conhecido veio do Behaviorismo de Watson. At mesmo a psicanlise uma disciplina independente da psicologia e de cunho subjetivista trabalhou com pressupostos materialistas. Quando rompeu com a filosofia e a metafsica para se afirmar como cincia, o que a psicologia fez foi assumir uma filosofia materialista que na verdade, tambm se constitui em uma metafsica. Freud tambm seguiu essa filosofia materialista!

CRTICA DE FREUD RELIGIO

A psicanlise trouxe uma mudana no estudo e na cura da doenas mentais. Causas biolgicas no explicam por que um doente diz ser Napoleo ou um armrio velho. Nem a investigao exclusiva das capacidades mentais, da inteligncia e da vontade traz luz adequada para estes problemas. A psicanlise consegue trazer um quadro compreensvel desses fenmenos.

13 Freud no se limitou somente a vida mental dos doentes. Pesquisou o mundo infantil das fantasias. Seus estudos trouxeram uma boa contribuio para o progresso da psicologia infantil. Os sonhos da criana, os seus desenhos, sua forma de brincar, no seriam produtos de atividades do inconsciente? Tambm atribuiu ao inconsciente os mitos e os contos populares, sugeriu que a psicanlise poderia prestar servios na interpretao de outros fenmenos que exprimem comportamentos carregados de desejos e de sentimentos profundos. E, nestes fenmenos ele inclui a religio. a. Para Freud a religio uma iluso, ele diz que uma iluso no necessariamente errada, porm falsa. Compreendeu a religiosidade como uma neurose obssessiva universal. Escreveu um artigo intitulado Os Atos Obssessivos e as Prticas Religiosas. Fez uma analogia entre a neurose obssessiva e os atos religiosos e concluiu que a neurose obssessiva uma companheira patolgica da religiosidade individual e a religio uma neurose obssessiva universal. Ao usar esta analogia reconheceu que entre as duas existem diferenas, como por exemplo, o obssessivo repete seus atos compulsivamente, o doente no sabe por que tem que executar compulsivamente seus atos, ao passo que o fiel afirma que seus atos rituais tem um sentido: adorar a Deus. Mesmo reconhecendo as diferenas Freud afirma que a semelhana entre elas mais profunda e alega que muitos fiis no sabem por que tem que realizar um ato cerimonial religioso e no conhecem a origem; talvez o sacerdote saiba, semelhana do analista que conhece as causas escondidas da obssesso. Na obssesso existe por trs um impulso reprimido que cria uma vigilncia especial da conscincia orientada para finalidades do citado impulso instintivo; porm, esta vigilncia constantemente ameaada pelo instinto que procura descarga no inconsciente. A influncia deste instinto percebida como uma tentao. O processo de represso que conduz a neurose obssessiva um processo imperfeitamente realizado e que ameaa fracassar cada vez mais. Trocando em midos, quanto mais algum procura reprimir este impulso instintivo tanto mais se enroscar nas malha do mesmo, e no fim no saber porque executa toda esta atividade. Com isto Freud pontua: No encontramos o mesmo processo na realizao das cerimnias religiosas? No se tornam elas muitas vezes puras repeties? E no so realizados justamente em nome da religio e em seu favor os atos que ela probe? Como acontece nas guerras santas que deviam levar o amor de Deus ao mundo? A diferena principal entre os atos obssessivos e as cerimnias religiosas ser, segundo Freud, que os primeiros so expresses do instinto sexual enquanto que os segundos entram em ao tambm os instintos anti-sociais, egostas. Freud esclarece que sua concluso vai alm das suas teses, no se pode tirar concluses gerais de casos individuais. Por essa razo para procurar comprovar suas premissas, passou a investigar a vida religiosa dos homens primitivos, para ver quais as formas mais antigas da religiosidade na humanidade e basear melhor teoricamente suas teses levantadas neste artigo. Freud percorreu dois caminhos.

14 b. Se a religio uma neurose coletiva o mesmo processo que provoca a neurose nas pessoas deve ser encontrado nos povos primitivos. Presume-se que no homem primitivo os instintos superam a razo, assim os impulsos dos homens primitivos so menos controlados do que o do homem moderno. Dessa forma os homens primitivos reagem aos seus instintos com os mesmos mecanismos de defesa das crianas diante de seus pais. Em 1917 escreveu o livro Totem e Tabu onde analisa a origem da religio nos povos primitivos. Conforme a antropologia de sua poca considerou os Aborgenes da Austrlia como os homens mais primitivos. Eles reverenciavam o Totem: um animal, uma planta ou outra fora da natureza. No o comem, nem o matam, exceto em circunstncia especiais, como nos banquetes totmicos. O totem representa o antepassado do cl e seu esprito protetor. Entre os povos totmicos prevalece a prtica da exogamia: s podem contrair casamento com pessoas fora do seu cl totmico. A anlise da origem desta proibio, deste tabu, conduz origem da religio, segundo Freud. As relaes sexuais no incio teriam sido totalmente livres e por isto perigosas para os que j possuam suas mulheres. Tiveram que regulamentar o acesso s mulheres para que os outros no as tirassem deles. Tratando-se de homens primitivos, seu procedimento obedeceu mais aos instintos que a uma elaborao racional propriamente dita: estabeleceram o tabu para certas relaes sexuais. Os antroplogos, pesquisando com maior ateno, perceberam que as pessoas objetos de tabus, como os chefes da tribo, os inimigos, os mortos etc., provocavam uma reao ambivalente nos membros do grupo. Atraem os outros e ao mesmo tempo os repelem, apavoram. Desta forma encontramos em relao a eles os mesmos mecanismos de defesa que se observam nos atos obssessivos: o impulso reprimido conduz a uma ambivalncia; o objeto simultaneamente desejado e proibido. O tabu exprime, portanto, uma proibio antiga, imemorial, que foi imposta aos membros da tribo com respeito a objetos que excitaram o apetite das pessoas, mas dos quais deveriam manter-se afastadas. Qual foi o fato primitivo concreto que provocou o primeiro tabu? A compreenso deste fato esclarece a origem do totesmo? Freud responde: a matana do chefe, pai da horda primitiva. Os filhos, inicialmente limitados em seu acesso s mulheres pelo chefe da horda, no suportavam mais a restrio. No conseguindo vencer sozinhos o pai, uniram-se e eliminaram o pai, comendo o seu cadver. Tiveram, entretanto, medo que o mesmo acontecesse com eles da parte de seus prprios filhos. A vigilncia psquica despertou-se e criou o sentimento de culpabilidade: o totem fixou-se ao tabu. Iniciou-se o processo da proibio de matar o pai e imps-se a limitao na sexualidade: tiveram que procurar mulheres fora do cl. Os vestgios da festa comemorativa do sacrifcio totmico encontraremos mais tarde nas cerimnias religiosas, e os vestgios dos tabus, nas prescries morais. c. Freud declarou muita vezes que no pretendia filosofar, somente trabalhar com instrumentos cientficos. Porm, seu livro O Futuro de Uma Iluso nada mais do que filosofia. Nessa obra publicada em 1927 dois pensamentos principais merecem destaque. Em primeiro lugar, Freud procura verificar os argumentos que so favorveis religio. Ele lista basicamente quatro argumentos.

15 Devemos aceitar a religio, 1. porque se trata de dogmas, 2. de verdades transmitidas e confirmadas por nossos antepassados; 3. pelos menos alguns dos pontos fundamentais foram confirmados; e finalmente 4. porque sem religio no haver fundamento slido para manter a moralidade dos homens. Freud no considera os argumentos acima expostos suficientemente vlidos. Segundo ele no podemos crer em alguma coisa s por ser dogma, porque isto equivaleria a dizer que devemos crer em alguma coisa por apresentar um absurdo. Os nossos antepassados eram homens mais rudes e mais crdulos que ns, e suas transmisses sofriam deturpaes. V-se que Freud, em relao a este dois pontos, pensa em termos de religio revelada sem mencionar explicitamente a doutrina crist ou a Bblia como fontes desta. Ele diz ningum ainda voltou do outro mundo, para contar o que se passa l. Portanto, um dos pontos bsicos da f religiosa no foi comprovado. Finalmente os homens comportar-se-o moralmente pela simples necessidade de poder conviver em harmonia, sem que isto precisem recorrer a Deus. Logo depois Freud lana a seguinte pergunta: Se os argumentos apresentados pelos defensores da religio no justificam sua existncia, como podemos explicar o seu aparecimento? Por que indiscutvel que a religio existe na humanidade. Se no tem base externa verificvel, deve ser encontrada no prprio homem: o homem cria a religio. Por qu? Por que o homem necessita de equilibrar, compensar a satisfao dos seus instintos com a conquista da natureza. Esta ltima indispensvel para melhor poder satisfazer suas necessidades bsicas, submetendo a natureza a si mesmo. Daqui nasce a cultura, que exige bastante renncia dos instintos. Isto no quer dizer que todos os homens consigam dominar seus instintos ou que todos os homens encontre satisfao na atividade cultural. Em muitas pessoas os impulsos instintivos esto s reprimidos e as ameaam pela sua insatisfao. Para enfrentar esta ameaa a humanidade recorreu ao culto dos heris, s criaes artsticas e religio. Os heris representam os membros de um grupo e desta forma apaziguam a insatisfao do grupo no terreno instintual. As criaes artsticas ajudam na descarga das energias suprfluas. Quanto mais o povo tem acesso s artes mais esperana temos de que este suportar a tenso interna originria da luta contra os instintos. Porm, estas duas alternativas ainda so insuficientes para satisfazer os instintos do ser humano, por essa razo os homens recorrem religio. As foras da natureza , inicialmente hostis sero consideradaas como protetoras, como se fossem provenientes de um Pai, de Deus. O homem vive sua angstia diante da natureza da mesma forma que uma criana experimenta angstia diante do Pai: no incio considera-o uma ameaa, seu rival, mas depois identifica-se com ele e obtm sua proteo, sua amizade. A religio diferente dos heris e das criaes artsticas. Os resultados da identificao com os heris e as criaes artsticas so tangveis e possuem fundamento sobre figuras concretas. A religio pura iluso, porque s serve para apaziguar os instintos. Nasce desta necessidade e s serve a ela. A iluso no a mesma coisa que o erro, nem necessariamente um erro, argumenta Freud. Qualificamos de iluso uma crena que aparece engendrada pelo

16 impulso da satisfao de um desejo, prescindindo de sua relao com a realidade, da mesma forma que a iluso prescinde de toda garantia real. Diante da sua angstia em um mundo ameaador, o homem reage como a criana indefesa e cria seres protetores ou um ser protetor que estaria neste mundo, e chama-o de Deus. O homem projeta seus medos, suas angstias e desta maneira pensa super-las. Segundo Freud, apesar da religio desempenhar um papel protetor na humanidade com a chegada da maioridade desta tem de ser rejeitada: o que era bom na infncia no serve para o adulto. O homem dever dominar seus instintos como adulto, e nesta luta j tem um aliado: O Logos, A Razo. Para o homem isto uma grande decepo porque no consegue dominar a morte e assim eliminar todo o seu medo. Isto, porm, pertence ao destino humano: a criana deve deixar o calor aconchegante do lar e enfrentar a luta da vida. Agora surge a seguinte pergunta: Este futuro sem religio e dirigido pela cincia, no ser tambm uma iluso porque ele ainda no existe? Freud levantou a questo para si mesmo. Argumentou que esta viso do mundo tambm pode ser considerada ilusria. H, porm, uma diferena entre sua viso e a viso religiosa. Na cincia podem ser rejeitadas partes sem que desmorone todo o edifcio; o contrrio sucede a religio. A cincia sempre muda, a religio se considera eterna. Para a construo cientfica sempre necessitamos da confrontao dos dados, evitando assim que a iluso se transforme em delrio. Finalmente: se algum no aceita uma tese cientfica no castigado; o que no ocorre com o fiel infiel.

d. Freud escreveu um livro chamado Mal-estar na Civilizao onde volta a falar sobre a religio quando responde a Romain Rolland, escritor francs detentor do prmio nobel. Rolland escreveu a Freud procurando mostrar que ele no considerou um aspecto fundamental da religiosidade: O Sentimento Religioso. Rolland chama o sentimento religioso de sentimento ocenico. Este constitui a fonte de toda religiosidade na concepo dele. Tratase de uma experincia essencialmente subjetiva, no de um artigo de credo... fonte de energia religiosa adaptada pelas diversas igrejas e sistemas religiosos... Somente graas a este sentimento ocenico poder algum se considerar religioso, mesmo que rechace toda a f e toda a iluso. Em resposta Freud admite que no seu livro O Futuro de Uma Iluso s considerou a religiosidade do homem comum e este no pode responder providncia seno sob a imagem de um Pai grandiosamente exaltado... o que a tal ponto infantil... Investigando o que Rolland disse, declarou que Rolland mesmo nunca teve tal sentimento ocenico. Ademais, este sentimento poderia ser explicado pela psicanlise como um resqucio da evoluo infantil; tratar-se-ia da no superao daquela fase em que a criana ainda vive na unio com a me, no atingindo a separao do seu eu. Portanto, nada prova que se trata de um sentimento religioso, conclui. e. O ltimo livro de Freud foi Moiss e o Monotesmo. Nesta obra Freud procura aplicar o retorno do recalcado vida religiosa. Freud conhecia a Alta Crtica Bblica, sabia que muitos comentaristas bblicos detectavam nos livros de Moiss vrias fontes: Javista, Elosta,

17 Sacerdotal e Deuteronmista. Baseou nestas consideraes para elaborar uma interpretao psicanaltica da religio judaica e da pessoa de Moiss. Em alguns escritos Moiss apresentado como um taumaturgo, em outros como lder violento; vive no Egito, depois no deserto entre madianitas; judeu, mas frequenta a corte de Fara. Admitindo, diz Freud, que existiam dois Moiss na histria, um viveu cerca de 200 anos mais tarde do que o outro, e admitindo que os escritos mais tarde amalgamaram os dois numa s personalidade, poderamos resolver muitos dos conflitos mencionados, ao mesmo tempo que teramos uma comprovao do retorno do recalcado na vida de uma coletividade. Segundo essa forma de pensar o primeiro Moiss viveu no Egito, era lder dos judeus, mas foi assassinado por eles. Este parricdio despertou a culpabilidade no povo: Procuraram abaf-lo, mas no conseguiram. Mais tarde apareceu um outro Moiss, o madianita. Aps a morte deste, as duas figuras foram misturadas, e os traos idealizados, pelo sentimento de culpa, do Moiss egipcio foram atribudos ao segundo. Com esta transferncia, libertaram-se da culpa e, ao mesmo tempo, recuperaram o monotesmo que dominou o Egito na poca do primeiro Moiss. O monotesmo, originariamente era obra do Fara Eknaton, mas na fantasia do povo se misturou com a figura de Moiss. Sob o impulso da insconscincia, esta f irrompeu agora com a figura do segundo Moiss e se apresentou como caracterstica do povo judeu. O mesmo processo continua agora na histria. Agora os cristos procuram recalcar o monotesmo por sua crena no Deus Trino e pelo culto dos santos. No incio desse processo tambm houve uma assassinato: o de Jesus de Nazar. Seus discpulos queriam livrar-se dessa culpa e atriburam sua morte aos judeus. Freud reconhece que no menos do que antes, sinto-me incerto em face do meu prprio trabalho... No como se houvesse ausncia de convico na correo de minha concluso. Adiquiri-a h um quarto de sculo, quando, em 1912, escrevi meu livro sobre Totem e Tabu... Desde aquela poca nunca duvidei de que os fenmenos religiosos s pudessem ser compreendidos , segundo o padro dos sintomas neurticos individuais... Minha incerteza se instala apenas quando me pergunto se alcancei sucesso em provar estas teses no exemplo que aqui escolhi do monotesmo judaico. A meu senso crtico, este livro, que tem sua origem no homem Moiss, assemelha-se a uma danarina a equilibrar-se na ponta de um dedo do p.

CRTICA INTERPRETAO RELIGIOSA DE FREUD

1. O Lugar da Psicanlise na Psicologia Atual A psicanlise pode ser vista como uma das reaes contra o racionalismo exagerado do sculo XIX. Queremos pontuar que Toms de Aquino, telogo catlico da idade mdia, tratou da vida sensitiva e mostrou que esta fundamental para a compreenso da inteligncia e da vontade. No sculo XVI Lutero, telogo protestante, mostrou que a f fundamental para termos um relacionamento com Deus, ele fez uma abordagem sobrenatural. Nem Aquino, nem Lutero ou outro filsofo qualquer trataram da vida instintiva. Freud tem o mrito de ser o

18 primeiro autor a procurar explicar a vida por meio dos instintos. Desta forma juntando a viso dos trs temos sobre o homem uma anlise completa. A psicanlise procura investigar a vida irracional do homem atravs dos sonhos, dos sintomas patolgicos, da fantasia e etc. A psicanlise nos ensinou que o homem atual produto do passado, a relao da criana com seus pais marcar a vida inteira de cada pessoa. A maioria dos psiclogos no se filiam a nenhuma corrente freudiana e neofreudiana, porm reconhecem a importncia de Freud para a evoluo da psicologia. Nas teorias da personalidade e de motivao, na psicologia infantil e na higiene mental, sua contribuio permanecer para sempre. Psiclogos importantes como Allport, Nuttin e Rogers colocaram como fundamento de seus sistemas outros temas e no o insconsciente. Allport elaborou o conceito da autonomia funcional dos motivos, Nuttin enfatizou a importncia da intimidade pessoal, Rogers destacou o aprofundamento das vivncias atuais do cliente, deus nfase ao presente e no ao passado. Atualmente na psicologia no se fala de uma concepo cientfica nica e exclusiva. Existem vrias abordagens com as quais um psiclogo pode trabalhar. Tanto a psicanlise quanto a terapia centrada no cliente de Rogers ou as terapias comportamentais alcanam bons resultados que variam de 60 at 80 por cento dos casos. 2. As Principais Iluses da Crtica Religiosa de Freud

a. As teses de Freud sobre a religiosidade dos povos primitivos no possuem fundamentos slidos. O conceito de primitivo sofreu modificaes profundas em relao s idias dominantes da poca de Freud. Mercie Elade escreveu na edio francesa do seu livro O Sagrado e o Profano: no queramos mostrar somente que o australiano ou o africano no um pobre selvagem que incapaz de contar at 5, o que nos advertiu a etnologia de meio sculo atrs. Queramos apontar mais: a lgica e a grandeza de sua cosmoviso, isto , seu comportamento, seu sistema simblico e religioso. (O Sagrado e o Profano, Paris 1967). Os chamados primitivos no possuem um desenvolvimento tecnolgico igual ao nosso mundo civilizado, mas possuem uma rica herana cultural. Por essa razo muitos preferem cham-los de naturais mais desenvolvidos ou menos desenvolvidos. Freud deve ter usado o conceito de sua poca quando aceitou os aborgenes australianos como os povos mais primitivos. Hoje sabemos que h outros povos ainda menos desenvolvidos, como por exemplo os pigmeus na frica. E os pigmeus no so totemistas, mas monotestas. Quando W. Schmidt, livre-docente na Universidade de Viena e nesta qualidade colega de Freud, com a ajuda de seus colaboradores missionrios, que fizeram investigaes de campo, demonstrou isso, Freud ficou irritado, mas sem resposta. Hoje uma tese aceita que nos diversos povos naturais encontramos diversas formas de vida religiosa. Em algumas tribos predomina o monotesmo, em outras o animismo, em outras a magia. Com razo afirma Johansen: O termo religio primitiva hoje desina a religio dos povos naturais. Mas estas so to diferentes entre si que o conceito de religio primitiva

19 praticamente perdeu sua significao. A antropologia descreve diversas formas de religiosidade dos povos naturais, mas a explicao de sua origem j implica conceitos filosficos. b. Freud interpretou de forma errada o totemismo Investigaes posteriores provaram que nem todas as tribos totmicas observam a exogamia. Em outros casos no a tribo, mas as pessoas tm o seu totem. Hoje muitos autores no consideram o totemismo como uma religio. A elaborao freudiana da horda primitiva e as consequncias da matana do chefe no foram confirmadas pelos antroplogos e em muitos povos naturais no temos como falar sobre complexo de dipo. Fica sem explicao, tambm o nascimento do sentimento de culpa em consequncia deste assassinato. Aqueles homens primitivos ou j possuam certa conscincia moral e, por conseguinte, podiam sentir que procederam mal, mas assim j supomos o que deveramos explicar, ou esta norma ainda era inexistente para eles, e neste caso no se compreende por que ressentiram o fato como mal moral. Quando os colaboradores de Freud o alertaram sobre a falta de argumentos, seu raciocnio no encontrou eco junto ao seu mestre. c. Em seu livro O Futururo de Uma Iluso Freud ensina que a religio produto da projeo pela qual o homem angustiado e sem cultura tenta apaziguar seus instintos insatisfeitos frente s foras da natureza. Porm, antes examina os argumentos favorveis a religio. Ao tratar dos argumentos parece que Freud os comenta s por uma questo de cortesia. No os expe com profundidade nem escolhe para dialogar os que se encontram num tratado de filosofia ou teologia mais srio. Como fez William James quando analisou a experincia dos msticos e de pessoas que tiveram experincia religiosas profundas. O comportamento de Freud como se soubesse a resposta de antemo. No h lugar para a religio na vida adulta e afirm-lo infantil, doentio, neurose. Os seus argumentos s do condio de concordar com ele e nunca discordar, assim, a religio tem o menor ttulo para a realidade. Algumas pessoas argumentam que Freud no foi favorvel religio porque seus clientes utilizaram a religio como tranquilizante ou como instrumento para obter favores. Neste caso Freud deveria ter criticado o comportamento religioso e no a religio. d. Freud ultrapassou a linha de sua autoridade, foi alm dos limites de sua investigao cientfica. Deixa de lado os mecanismos patolgicos do psiquismo para discursar sobre a significao da vida humana em geral, sobre a natureza da religio, do valor da cultura e da felicidade humana. Estes temas so pertinentes a filosofia, ele os aborda como se suas pesquisas cientficas o tivessem preparado para isto. M. Buber, filsofo e exmio conhecedor do judasmo disse: de estranhar e lamentar que um pesquisador to importante em determinado setor da cincia como S. Freud possa ter publicado um livro insustentvel e totalmente acientfico e baseado sobre hipteses sem fundamento, como Moiss e o Monotesmo. O erro de Freud no foi o de falar sobre a origem da religio na vida da humanidade e das pessoas, mas em pensar que somente o seu mtodo cientfico, no caso em questo a psicanlise, era suficiente para resolver estas questes. No se mancou de que j estava muito longe de sua rea e estava filosofando, sem proceder neste campo com o rigor

20 da metodologia necessrios. Quando quis colocar a razo como o deus absoluto estava vivendo a Iluso do Futuro. e. As opinies de Freud sobre a religio constituem sua opinio pessoal sobre o tema e, no so consequncias necessrias da psicanlise mesma. Cairamos no mesm erro de Freud se quisssemos explicar somente por motivos inconscientes o fato de algum ser religioso ou ateu. Ser religioso, pelo menos no nvel em que Freud viveu e assumiu sua vida, implica uma tomada de posio consciente. Elementos inconscientes podem interferir, como interferiram na atitude de Freud tambm. O mximo que poderamos esperar do pai da psicanlise que tivesse se aprofundado em examinar estes elementos em sua vida. Freud passou por situaes traumticas em sua infncia e juventudo com relao a religio. Isto nos ajuda a entender porque considerou as publicaes de W. Schmidt com respeito religiosidade dos povos primitivos como ataques pessoais contra si. Afirmou, tambm, que a igreja... a incansvel inimiga da liberdade de pensamento e dos progressos no sentido da descoberta da verdade, e somente o nazismo era pior que ela (Moiss e o Monotesmo). Estas afirmaes no so concluses de suas investigaes cientficas, mas de interpretaes de suas vivncias. Seus sentimentos para com Roma ilustram bem sua ambivalncia para com a religio. O mundo antigo o interessou imensamente e por isso desejou muito visitar a Cidade Eterna. Mas l mora o Papa, e isto o incomodava. Durante muitos anos no conseguiu decidir-se a visitar Roma. Quando finalmente inciou a viagem foi surpreendido por tal angstia que no meio do caminho teve que voltar. Vrios anos se passaram at que superou esta ambivalncia e conseguiu chegar a cidade eterna, como diz a biografia de Jones. Podemos dizer que a atitude anti-religiosa de Freud no nasceu da psicanlise: j a tinha antes de iniciar suas investigaes de psicologia religiosa.

O BATISMO DA PSICANLISE

De acordo com o que foi exposto at aqui, devemos fazer uma distino entre as opinies pessoais de Freud e seu sistema cientfico. Com isto queremos esclarecer que uma pessoa pode ser um pscianalista sem seguir o ponto de vista de Freud com relao aos valores humanos fundamentais e muito menos sua posio perante a religio. Hoje poucas pessoas sustentam que a psicanlise como tal seja incompatvel com uma f religiosa. Se algum rejeita a psicanlise ou prefere outro mtodo por outras razes e no por esta. O prprio Freud abriu este espao: No creio que a psicanlise elimine as artes, a filosofia e a religio; ela contribuir sua purificao. A psicanlise pode ser um instrumento til a todas as cincias que estudam a origem da cultura humana e seus sistemas principais como a religio. Freud aceitou como discpulo o Pastor e Educador Oskar Pfister, durante 30 anos trocaram uma correspondncia bastante intensa. Dalbiez (1936) apontou pela primeira vez a distino entre o mtodo psicanaltico e os seus pensamentos filosficos e teolgicos. Pouco depois Odier (1946) aprofundou a distino entre o superego e a conscincia moral propriamente dita. Pesquisas semelhantes e o

21 desenvolvimento das correntes psicanalticas no ortodoxas abriram espao para o uso da psicanlise tambm por parte de pessoas religiosas. relevante para a teologia no confronto com a psicanlise, como tambm com outras vertentes da psicologia moderna entender que o comportamento religioso pode beneficiar-se atravs da psicanlise de outros mtodos da psicologia moderna. Aps a crtica de Freud, torna-se indispensvel que a reflexo filosfica e teolgica mostre em que estes e semelhantes argumentos superam a simples projeo infantil e inconsciente. S podemos conseguir chegar ao outro se conseguimos romper a barreira do egosmo ou na linguagem psicanaltica, se superarmos o complexo de dipo. O mundo dos desejos pertence a vida humana. Nem tudo infantil neste mundo, nem podemos elimin-lo da nossa personalidade. O fato de a criana desejar sua me no significa quel ela s exista enquanto projetada pelo filho. Em contrapartida verdade que existem desejos vazios, frutos de nossas insatisfaes. O desejo profundo do corao chegar a Deus no significa, pois, que Ele o produto, sem mais, da insatisfao humana. Nem basta, porm, referir-se a tais desejos para poder concluir que Deus existe objetivamente, isto , independentemente das projees infantis. Devemos ter cuidado de no cair no erro do racionalismo do sculo 19 e incio do sculo 20. Freud como tal foi filho do iluminismo e a doutrina da razo como a soluo para todos os problemas da humanidade o seguiu de perto em sua caminhada. O homem no s razo, ele pleno, intelectualmente, emocionalmente, intuitivamente e logicamente. No se pode enfatizar uma faculdade em detrimento das outras. Reconhecemos que a fundamentao racional indispensvel, seno cairamos nas malhas da projeo psicolgica. O homem mais que a pura razo, exige a integrao da razo com as demais faculdades para viver plenamente suas opes. A teologia, e principalmente a fundamentao racional da f, no pode cair no fidesmo se no quiser cair na crtica freudiana: a religio tem o menor ttulo para a realidade.

COMO A PSICANLISE PODE SER TIL PARA O CRISTO?

1. A pscianlise pode ser til no aconselhamento cristo. Em aconselhamento existem duas tcnica principais: A diretiva e a no-diretiva. A tcnica no-diretiva deriva-se da psicanlise e da psicoterapia. Mesmo que o cristo e a maioria dos psiclogos modernos rejeitem muitas idias de Freud o conselheiro cristo pode utilizar alguns desses conhecimentos comprovados e fazer uso da tcnica psicanaltica. Isto os psicanalistas chamam de psicanlise aplicada. Esta aplicao da psicanlise feita por um cristo no aconselhamento deve ser criteriosa, no se deve negar a realidade do pecado, nem a importncia da responsabilidade pessoal, nem o papel das Escrituras no processo do aconselhamento. Apenas o conselheiro cristo aprende do analista a importncia de escutar, de compreender a pessoa que tem problemas, de sentir sua angstia, de aceit-la como ela , de aprov-la, de encoraj-la, de diminuir seu isolamento e solido, e de aliar-se a ela na luta contra seu problema.

22 Na tcnica psicanaltica o aconselhado a figura central, ele fala livremente de seus problemas e sentimentos. O conselheiro escuta, reflete e responde. Ele no juiz, nem o dono de todas as respostas. O aconselhamento cristo um relacionamento inter-pessoal no qual duas pessoas se concentram no esforo de esclarecer os sentimentos e problemas, e se colocam em comum acordo no que isso representa e no que esto tentando fazer para solucion-lo. O conselheiro cristo deve ajudar a pessoa a compreender-se a si mesma, a encontrar a causa do seu problema, a ver alternativas, a tomar sua prpria deciso e a realizla. O conselheiro cristo no tenta manipular a entrevista fazendo perguntas diretas, oferecendo interpretaes e respostas programadas e impondo suas solues. Pelo contrrio, ele ajuda o aconselhado a ajudar-se a si mesmo. A tcnica no-diretiva deve ser usada atravs dos seguintes princpios: a. Ganhar a confiana da pessoa. b. Aceitar a pessoa de forma incondicional. c. O conselheiro deve escutar. d. Escutar com ateno flutuante. e. Refletir respondendo. f. Formular perguntas. g. Encontrar solues. Desta forma vemos que a psicanlise pode ajudar muito a vida do cristo!

2. A psicanlise pode ser til ao cristo na educao. At o sculo XVII a criana era interpretada como um adulto em miniatura. A psicanlise no se preocupa com a idade cronolgica, mas em revelar os contedos existentes dentro do universo infantil. As crianas no chegam neutras escola. Elas carregam nos pensamentos, nas emoes, na forma de brincar a maneira como foram olhadas e percebidas pelos outros. Ao brincar a criana supera seus traumas. Ela simboliza, fala e representa os contedos que a perturbam e que pode nomear e conhecer melhor as situaes, idias, pessoas e coisas. O brinquedo no neutro, ele condensa a histria da criana com outros objetos (pai, me, irmos etc). Para Freud o brinquedo e o brincar so os melhores representantes psquicos dos processos interiores da criana. Eles esto em significao, na busca de sentido dos atos da criana. A transferncia revela o tipo de lao social que se teceu no ambiente familiar da criana. Atravs dela acredita-se que a criana revive os principais contedos emocionais que a

23 marcaram. Na realidade essa transferncia vai alm dos afetos alcanando tambm o saber. Por isso pode-se dividir essa trasnsferncia em afetiva e intelectual. No primeiro tipo a transferncia uma relao dual, onde as emoes entre os sujeitos seriam recprocas. A transferncia apenas repete uma relao que ocorre no lar da criana. Por trs das repeties com os brinquedos e com os jogos infantis a criana no repete apenas as aes prazerosas, mas as complicadas difceis. Um professor como formao psicanaltica ou psicopedaggica pode ajudar muito os seus alunos. Seria muito bom que os professores de escola dominical em nossas igrejas possuissem conhecimentos pscianalticos e pedaggicos.

3. A psicanlise pode ser til ao cristo para o seu desenvolvimento emocional. A religio trata do esprito enquanto parte que se comunica com Deus por intermdio da f. O Esprito Santo regenera o nosso esprito e depois nos conduz a que procuremos uma vida de santificao. Porm, quando nascemos de novo no ficamos neutros, carregamos ainda em nosso bojo nossos pensamentos, nossas emoes e nossos traumas. A igreja deveria ser sempre um lugar de acolhida, de terapia, de transformao. Mas, ns sabemos que nem sempre assim, porque toda comunidade onde est inserida a natureza humana imperfeita. Ento podemos encontrar na psicanlise ou qualquer outro mtodo psicolgico moderno um auxlio para nos ajudar em nosso aprimoramento da vida emocional. verdade que nem todo cristo aceita todas as idias da psicanlise, mas no deve aceitar mesmo, Paulo nos diz que devemos ler de tudo e retermos o que bom, e existem muitas coisas boas na psicanlise que podem contribuir e muito em nosso crescimento emocional. Porm, lembrando que tudo isso um auxlio complementar, porque em primeiro lugar de nossas vidas est a Palavra de Deus e a ao do Esprito Santo.

CONCLUSO

Explicitamos no presente trabalho noes sobre a teoria psicanaltica e suas contribuies para o desenvolvimento de um cristo. Listamos algumas crticas que Freud fez religio e demonstramos que fora fruto de um trauma pessoal e da cosmoviso naturalista difundida em sua poca. Respondemos a estas crticas e mostramos como a psicanlise, quando usada com sabedoria pode ser til para a vida do cristo e para ajudar no trabalho cristo na igreja. Que Deus nos abenoe.

24 BIBLIOGRAFIA

1. Benk, A. Psicologia da Religio. Edies Loyola. So Paulo/SP. 2. Hellen Kepler Wondracek, Karin. O Futuro e a Iluso. Editora Vozes. Petroplis/RJ.2003. 3. Hoff, Paul. O Pastor Como Conselheiro. Editora Vida. 2 Edio. 1996. So Paulo/SP. 4. Magalhes Mrech, Leny. Psicanlise e Educao. Editora Pioneira. 2 Edio. 1999. So Paulo/SP. 5. Silva Guimares Barro, Clia. Pontos de Psicologia Geral. Editora tica. 14 Edio. 1997. So Paulo/SP.

You might also like