You are on page 1of 5

Movimento Uniformemente Variado

1. Durante uma corrida de carros, um dos competidores consegue atingir 100km/h desde a largada em 5s. Qual a acelerao mdia por ele descrita?

2. Um m !el, partindo do repouso com uma acelerao constante igual 1m/s" se desloca durante 5 minutos. #o $inal deste tempo, %ual a !elocidade por ele ad%uirida?

3. Um autom !el encontra&se parado diante de um sem'$oro. (ogo %uando o sinal a)re, ele arranca com acelerao 5m/s", en%uanto isso, um caminho passa por ele com !elocidade constante igual a 10m/s. *a+ Depois de %uanto tempo o carro alcana o caminho? *)+ Qual a dist,ncia percorrida at o encontro.

Escreve-se as equaes do muv para o carro e do mu para o caminho: Carro:

Caminho:

Quando os dois se encontram, suas posies so iguais, ento:

(b) Sabendo o momento do encontro, s ! necess"rio ap#ic"-#o em uma das duas $unes (do caminho ou do carro)%

&ogo o carro encontra o caminho ' segundos ap s a sina#eira abrir, a uma dist(ncia de ') m% 4. Uma motocicleta se desloca com !elocidade constante igual a -0m/s. Quando o motociclista !. uma pessoa atra!essar a rua $reia a moto at parar. /a)endo %ue a acelerao m'0ima para $rear a moto tem !alor a)soluto igual a 1m/s", e %ue a pessoa se encontra 50m distante da motocicleta. 2 motociclista conseguir' $rear totalmente a motocicleta antes de alcanar a pessoa? Como a ace#erao uti#i*ada para $rear a moto se ope ao movimento, tem va#or negativo, ento:

+ motocic#eta no ir" parar antes de atingir a pessoa%

5. Um corredor chega a linha de chegada em uma corrida com !elocidade igual a 11m/s. #p s a chegada ele anda mais 3 metros at parar completamente. Qual o !alor de sua acelerao?

Movimento Vertical
1. Uma pedra a)andonada de um penhasco de 100m de altura. 4om %ue !elocidade ela chega ao solo? Quanto tempo demora para chegar?

2. 5m uma )rincadeira chamada 6/top6 o 7ogador de!e lanar a )ola !erticalmente para cima e gritar o nome de alguma pessoa %ue este7a na )rincadeira. Quando a )ola retornar ao cho, o 7ogador chamado de!e segurar a )ola e gritar8 6/top6, e todos os outros de!em parar, assim a pessoa chamada de!e 6caar6 os outros 7ogadores. Quando uma das crianas lana a )ola para cima, esta chega a uma altura de 15 metros. 5 retorna ao cho em 3 segundos. Qual a !elocidade inicial do lanamento? ,ara rea#i*ar este c"#cu#o deve-se dividir o movimento em subida e descida, mas sabemos que o tempo gasto para a bo#a retornar ! o dobro do tempo que e#e gasta para subir ou descer% Ento:

Subida (t-.s)

3. Durante a gra!ao de um $ilme, um du)l. de!e cair de um penhasco de -0m de altura e cair so)re um colcho. Quando ele chega ao colcho, este so$re uma de$ormao de 1m. Qual a desacelerao %ue o du)l. so$re at parar %uando chega colcho? + desace#erao so$rida pe#o dub#/ se dar" quando a ve#ocidade inicia# $or a ve#ocidade de chegada ao so#o na queda vertica#, a ve#ocidade $ina# $or *ero, e a dist(ncia do des#ocamento $or 0m de de$ormao do co#cho% Ento o primeiro passo para chegar a reso#uo ! descobrir a ve#ocidade de chegada ao so#o: Como no e1erc2cio no ! dado o tempo, a maneira mais r"pida de se ca#cu#ar a ve#ocidade ! atrav!s da Equao de 3orrice##i para o movimento vertica#, com ace#erao da gravidade positiva, 4" que o movimento ! no mesmo sentido da gravidade%

5 segundo passo ! ca#cu#ar o movimento uni$ormemente variado para a desace#erao da queda% Com ve#ocidade inicia# igua# a 6',7m8s%

4. Um $a9endeiro precisa sa)er a pro$undidade de um poo em suas terras. 5nto, ele a)andona uma pedra na )oca do poo e cronometra o tempo %ue le!a para ou!ir o som da pedra no $undo. 5le o)ser!a %ue o tempo cronometrado 5 segundos. Qual a altura do poo? ,odemos dividir o movimento em movimento da pedra e o des#ocamento do som%

9ovimento da ,edra:

:es#ocamento do som:

Sabendo que a a#tura do poo ! a mesma para as duas $unes e que

mas

, ento8

/a)endo %ue

:endo os tempos de cada mo!imento, podemos calcular a altura utili9ando %ual%uer uma das duas $un;es8

You might also like