You are on page 1of 7

ESCOLA DJALMA PESSOA SESI PIAT

CUBA DE ONDAS

SALVADOR 2013

JULIANA LEITE 15

CUBA DE ONDAS

Este relatrio tem como finalidade apresentar os resultados das prticas realizadas na IV unidade, orientadas pela professora Renata Gomes do laboratrio de Fsica.

SALVADOR 2013

INTRODUO Este relatrio tem como finalidade apresentar as propriedades de propagao das ondas, a partir da sua formao em uma cuba com gua. As mesmas movem-se no atingindo uma profundidade na superfcie. Ao observar as ondas na gua, pode-se denominar a parte superior de crista e a inferior de vale. As cristas das ondas atuam como lentes convergentes, focalizando a luz de uma lmpada no anteparo, enquanto os vales so atuados como lentes divergentes, tendendo a dispers-la. Por conta disso, as cristas aparecem claras e os vales escuros.

OBJETIVOS Experimento 12 Reconhecer a relao existente entre comprimento, frequncia velocidade.

Experimento 13 Analisar a reflexo da onda em obstculo reto.

Experimento 14 Analisar a reflexo da onda em obstculo cncavo e convexo.

Experimento 15 Identificar a onda quanto direo da vibrao.

Experimento 16 Identificar e caracterizar o fenmeno da ressonncia.

Experimento 17 Verificar as caractersticas do oscilador massa-mola e reconhecer a relao existente entre frequncia e comprimento da haste.

MATERIAIS UTILIZADOS

Experimento 12 Cuba de Ondas

Experimento 13 Cuba de ondas e anteparo reto

Experimento 14 Cuba de ondas e anteparo cncavo/convexo

Experimento 15 1 mola slink 1 mola helicoidal

Experimento 16 2 diapases acoplados em caixas de madeira

Experimento 17 1 oscilador massa-mola com 5 molas chatas e 4 massas com parafusos para variao de altura

PROCEDIMENTOS E RESULTADOS

Experimento 12 Relao entre Frequncia e Comprimento de Onda A cuba de ondas foi montada conforme o esquema de montagens e ajustada a distncia do espelho ao anteparo de projeo em aproximadamente 1,5m. Em seguida, 6 mm de gua foram colocadas aproximadamente na cuba, ajustando o nvel movimentando as sapatas niveladoras na base do quadro de sustentao da cuba. O vibrador foi colocado no lado maior da cuba e a fonte de luz no lado menor. O excitador simples (fonte pontual) foi fixado no vibrador e ajustado para ficar com a ponta na superfcie da gua (3 mm de profundidade). Para fazer esse ajuste, as sapatas niveladoras foram movimentadas na base do trip. Com a fonte de alimentao desligada, o potencimetro foi girado para esquerda, tendo assim tenso zero. A fonte foi ligada, observando assim a projeo, podendo fazer algum ajuste, caso fosse necessrio. O vibrador foi ligado, girando o potencimetro vagarosamente at que se tivesse uma frequncia mdia de vibrao. So caracterizadas como cristas, as regies claras por atuarem com lentes convergentes, na qual tem a tendncia a focalizar a luz. J os vales, so as regies mais escuras que dispersam a luz e so atuadas como lentes divergentes. A distncia entre duas regies claras consecutivas representa o comprimento da onda. Aumentando gradativamente a frequncia de vibrao, o comprimento de onda diminuiu. As grandezas frequncia e comprimento de onda so inversamente proporcionais. A velocidade de propagao a mesma em todas as direes, a velocidade s muda se variar o meio de propagao, logo ela constante. A velocidade de propagao no depende das grandezas frequncia e comprimento de onda, porque a velocidade de propagao depende do meio aplicado. Experimento 13 Reflexo de uma Onda em Obstculo Reto O anteparo reto foi colocado na cuba e com a ponta de uma caneta a superfcie do lquido foi tocada. O toque gerou uma onda transversal com frente de onda circunferncia que se propaga ao longo da superfcie da gua e quando atingiu o anteparo, a onda refletiu. O comportamento da onda incidente e refletida foi observado, repetindo o experimento algumas vezes para entender bem o fenmeno de reflexo. O ngulo de incidncia da onda foi mudado em relao ao anteparo, repetindo assim os procedimentos 2, 3 e 4. O excitador plano (fonte reta) foi fixado no vibrador e ajustado para ficar na superfcie da gua (3 mm de profundidade). O vibrador foi ligado girando o potencimetro no sentido horrio e em seguida no sentido contrrio at que se tivessem, no mximo, duas vibraes, observando assim o comportamento da onda refletida. O fenmeno foi repetido duas vezes para que o fenmeno de reflexo fosse bem entendido. Lembrando que a velocidade de propagao e o comprimento de onda das ondas incidentes e refletidas so os mesmos, pois o meio o mesmo. O ngulo de incidncia, definido pelo raio incidente e pela normal, igual ao ngulo de reflexo, definido pelo raio refletido e pela normal.

Experimento 14 Reflexo em Obstculos Cncavo e Convexo O anteparo cncavo/convexo foi colocado na cuba. O vibrador foi ligado girando o potencimetro no sentido horrio e em seguida no sentido contrrio at que se tivesse no mximo, duas vibraes. O comportamento das ondas incidente e refletida foi observado no obstculo cncavo e foi observado que as ondas incidem paralelamente e ao atingir o obstculo cncavo tomam sua forma e so refletidas como uma circunferncia formada pelo foco. A posio do anteparo cncavo/convexo foi mudada. Em seguida, o vibrador foi ligado, girando o potencimetro no sentido horrio e em seguida no sentido contrrio at que se tivessem, no mximo, duas vibraes. Quanto ao comportamento das ondas incidente e refletida no obstculo convexo, foi-se observado que as ondas incidem paralelamente e ao serem atingidas pelo obstculo convexo tomam sua forma e refletem divergindo para diversos pontos. Experimento 15 Onda Longitudinal e Transversal Longitudinal Uma extremidade fixa foi mantida e a mola foi esticada aproximadamente 3m e na outra extremidade a mo foi movimentada para frente e para trs para gerar pulsos na mola. Esta onda longitudinal, porque a direo de propagao e vibrao se coincide. Transversal Uma extremidade fixa foi mantida e a mola foi esticada aproximadamente 4 m e na outra extremidade a mo foi movimentada para cima e para baixo, rapidamente, gerando pulsos na mola. Esta onda transversal porque a direo da vibrao perpendicular a direo da propagao. O pulso refletido tem a fase de propagao inversa ao pulso original. Experimento 16 Ressonncia Os diapases foram dispostos sobre a mesa com as extremidades abertas prximas. O primeiro diapaso foi segurado pela caixa de madeira e com o martelo de borracha, a haste do diapaso foi batida. O diapaso emitiu um som com uma frequncia 440Hz. Os diapases foram aproximados com as aberturas voltadas um para o outro e em seguida o segundo diapaso foi abafado segurando as suas hastes. Com o martelo de borracha, a haste do primeiro diapaso foi batida e foi observado que a vibrao ocorre nos dois meios. No segundo diapaso possvel ouvir o som da vibrao que foi produzido pelo primeiro. O fenmeno que provoca vibrao no segundo diapaso a tendncia de um sistema a oscilar em mxima amplitude. Ao abafar o segundo diapaso, foi impedida a formao do som, por isso o som permaneceu no seu lugar de origem. Experimento 17 Oscilador Massa Mola Com a mo direita, os dois pndulos com hastes maiores das laterais foram deslocados da posio de equilbrio e em seguida abandon-los simultaneamente. Os pndulos oscilam com a mesma frequncia, porque eles possuem o mesmo tamanho. Com a mo esquerda, dois pndulos foram segurados, um grande e um pequeno, e com a mo direita, dois pndulos foram deslocados da posio de equilbrio, um maior e

outro menos, e em seguida foi abandonado simultaneamente. A mo esquerda foi mantida segurando os outros pndulos. Os pndulos no oscilam com a mesma frequncia, porque eles possuem tamanhos diferentes. O pndulo que oscila com maior frequncia o menor. A posio da massa presa na haste foi mudada, diminuindo assim a frequncia. O pndulo com haste menor vibrou com uma frequncia menor que o pndulo com haste maior. A frequncia de vibrao do pndulo depende da posio da massa.

CONCLUSO Ao realizar o experimento, percebemos que pequenas perturbaes externas podem interferir no experimento, destruindo assim a propagao das ondas. Toda onda est sujeita a interferncias destrutivas e construtivas, refrao ou difrao. Assim como foi possvel reconhecer a relao entre comprimento, frequncia e velocidade da onda; analisar a reflexo da onda em obstculo reto; analisar a reflexo da onda em obstculo cncavo e convexo; identificar a onda quanto direo da vibrao; identificar e caracterizar o fenmeno da ressonncia e Verificar as caractersticas do oscilador massa-mola e reconhecer a relao existente entre frequncia e comprimento da haste.

REFERNCIAS <http://pt.scribd.com/doc/126488056/Relatorio-Cuba-de-Onda>

You might also like