You are on page 1of 33

MANUAL PRTICO PARA TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCNDIO

ndice

INTRODUO

FOGO 2.0 DEFINIO: O fogo conseqncia de uma reao qumica denominada combusto, onde ocorre o desprendimento de luz e calor. o fogo conhecido desde a pr-histria e desde aquele tempo tem trazido inmeros benefcios ao homem, ele nos aquece e serve para preparar alimentos. 2.1 ELEMENTOS ESSENCIAIS DO FOGO Para que o fogo exista, necessrio que haja comburente (oxignio), calor e combustvel. esses elementos formaro o tringulo do fogo. COMBURENTE O oxignio existente na atmosfera, que combinado com algum material combustvel d incio a combusto. CALOR O elemento que possibilita a reao entre o combustvel e o comburente, dando incio ao fogo. COMBUSTVEL Todo material ou substncia que possui a propriedade de entrar em combusto. os combustveis podem se apresentar nos estados slidos (madeira, papel, plstico), lquidos (gasolina,alcool), e gasosos ( glp, acetileno). Imagine o fogo como sendo: Um Tringulo em que, cada lado, representa um elemento formador do conjunto. Ele, evidentemente ,no existira se apenas um dos lados deixar de existir .Eis os elementos do fogo:

2.2 FENMENO DA COMBUSTO Cada material , dependendo da temperatura a que estiver submetida, liberar maior ou menor quantidade de vapor. Para melhor compreenso do fenmeno, podemos definir essa variao em : PONTO DE FUGOR a temperatura mnima na qual um combustvel comea a desprender vapores que, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, se encendeiam. as chamas no se mantm por no existirem vapores suficientes para eliminar a combusto. PONTO DE COMBUSTO a temperatura mnima na qual os vapores desprendidos do combustvel, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, se incendeiam, mantendo as chamas por existirem vapores suficientes para alimentar a combusto. PONTO DE IGNIO a temperatura mnima na qual os vapores desprendidos do combustvel se inflamam pelo simples contato com o oxignio do ar. 2.3 PROPAGAO DO FOGO A transmisso de calor a maior causa de propagao do fogo que se processa atravs do ar atmosfrico, da prpria estrutura dos corpos e dos lquidos que estiverem nas proximidades do fogo. a propagao se d pelos seguintes meios: A) CONDUO A propagao do calor feita pelo contato direto de molcula a molcula, por movimento vibratrio. Ex.: Uma barra de ferro levada ao fogo

B) CONVECO por intermdio da massa de ar ou gases quentes que se deslocam do local do fogo para outros locais, s vezes distantes, levando o calor suficiente para incendiar materiais combustveis. a transmisso do calor por ondas calorficas Ex.: Fogo no trreo se propaga para outros andares;

C) RADIAO a transmisso de calor atravs de ondas. todo corpo quente emite radiaes que iro atingir todos os corpos frios.

3.0 INCNDIO At agora falamos apenas sobre fogo, que um elemento de vital importncia na vida do homem. entretanto, quando o fogo se descontrola e se alastra, causa incndio. assim, conceituamos incndio como resultado de um fogo no controlado que, consequentemente, causa prejuzos materiais e at leses pessoais.

3.1

CLASSES DE INCNDIO

preciso conhecer e identificar bem as classes de incndio que se vai combater para que se possa utilizar o equipamento correto. um erro na escolha de um extintor pode tornar intil o esforo de combater o incndio ou piorar a situao, aumentando as chamas, espalhando ou criando novas causas de fogo. A) CLASSE A Compreende os incndios em materiais combustveis comuns como papel, madeira, plstico, etc., que quando incendiado deixam cinzas e brasas.

Classes de FOGO

CLASSE "A" materiais que queimam em superfcie e em profundidade. ex.: madeira, papel, tecido, ... B) CLASSE B So incndios em lquidos petrolferos e outros lquidos inflamveis como gasolina, leo, etc., os quais queimam sem deixar resduos e unicamente em razo de sua superfcie.

Classes de FOGO

Classe "B" Os lquidos inflamveis. Queimam na superfcie. Ex.: lcool, gasolina, querosene, ...

C ) CLASSE C So os incndios em equipamentos eltricos energizados e que oferecem risco ao operador, por isso exigi-se a utilizao de agente extintores nos condutores de eletricidade.

Classes de FOGO

Classe "C" Equipamentos eltricos e eletrnicos energizados. Ex.: Computadores, TV, motores C) CLASSE D Fogo em materiais combustveis ou reaes qumicas. O agente extintor ideal o p qumico especial, areia, e limalha de ferro. Exemplo.: Fogo em zinco, alumnio, magnsio, etc.

Classes de FOGO

Classe "D" Materiais que requerem agentes extintores especficos. Ex.: P de zinco, Sdio, magnsio, ...

3.2

MTODOS DE EXTINO

o processo de desfazer o tringulo do fogo, ou seja, isolar ou retirar um dos elementos que compe o fogo. A) RESFRIAMENTO Consiste em diminuir a temperatura do material incendiado de modo que este pare de exalar vapores ou gases inflamveis que se combinam com o oxignio do ar para dar origem as chamas.

Ao jogarmos gua em um incndio, estamos resfriando, retirando o componente calor. B) ABAFAMENTO Consiste em impedir que o oxignio do ar, imprescindvel combusto, continue alimentando as chamas, dependendo do caso, podem ser usados cobertores e tampas metlicas at agentes extintores gasosos que expelem o ar do local, substituindo-o no ambiente

Ao abafarmos, retirarmos o componente oxignio.

C) ISOLAMENTO Consiste na retirada do material combustvel atingido pelo fogo ou que o esteja alimentando. so exemplos: a retirada do material combustvel incendiado para evitar que as chamas se propaguem a todo o ambiente, bem como o fechamento de registros de gs ou corte de energia eltrica.

Ao separarmos o combustvel, estamos isolando, como o caso de se abrir uma trilha (acero) no mato para que o fogo no passe. 3.3 AGENTES EXTINTORES

So considerados agentes extintores todas as substncias qumicas empregadas na extino do incndio. A) GUA Pode ser e021mpregada sob forma de jato compacto, neblina ou chuveiro sob a forma de jato compacto prpria para ser empregada em incndios da classe a, no devendo jamais ser empregada naqueles de classe b e c, visto que a gua um timo condutor de eletricidade , ocasionando eletrocusso do combate ao fogo, agravando os outros circuitos. Sob a forma de neblina, a gua age por abafamento, afastando o oxignio do material incendiado, e por resfriamento, perla queda de temperatura.

B) GS CARBNICO Comente conhecido por sua forma (co2), o gs carbnico inspido, inodoro e incolor, no condutor de eletricidade e mais pesado do que o ar. bastante eficaz nos incndio classe b e c, tendo pouca utilidade nos incndios da classe a, pois no conduz a eletricidade e no deixa resduos. e muito indicado para incndios em equipamentos eltricos e eletrnicos delicados, agindo por abafamento um pouco por resfriamento. C) P QUMICO um produto seco, geralmente a base de bicarbonato de sdio ou potssio. mantm sua condio de pulverizao e no conduz eletricidade. sua utilidade principal em incndio de classe b, inclusive nos lquidos vidos de gua, como neutalizantes das chamas. Tambm pode ser empregados nos incndios classe c, tendo a desvantagem de deixar resduos deficeis de remover, principalmente se tratando de equipamentos eltricos . D) OUTROS AGENTES Alm dos agentes j citados ( gua, gs carbnico e p qumico ), existem outros, tais como a vapor dgua, amianto e areia, que age sobre o incndio por abafamento e so empregados de formas variadas. 3.4 EQUIPAMENTOS DE EXTINO DE INCNDIO Para cobrir os riscos das classes de incndio existentes, atravs dos mtodos e agentes extintores adequados, existem os seguintes equipamentos de extino. 3.4.1 EQUIPAMENTOS PORTTEIS So os extintores de incndio portteis ou transportados em carreta, classificados conforme o agente extintos A) EXTINTOR DE GUA GS (AG) Tem a capacidade mnima de 10 litros. nesta modalidade , a gua expelida por um gs inerte ( gs carbnico ou nitrognio), que

mantido sob presso de uma ampola acoplada parte externa do cilindro maior, que contm a gua. nesse sistema, o extintor no tem gatilho, mais depois de aberta a vlvula da ampola, o jato dgua pode ser interrompido virando-se o extintor de cabea para baixo, havendo apenas perda do gs propelente. B) EXTINTOR DE GUA PRESSORIZADA (AP) Tem a capacidade mnima de 10 litros. nesta modalidade, o gs ou ar comprimido e a gua ficam ambos no mesmo recipiente. nesse sistema, o extintor tem gatilho e o jato pode ser interrompido.

Indicado com timo resultado para incndios de classe "A". Contra-indicado para as classes "B" e "C". Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. gua-gs: Abra o registro da ampola de gs e dirija o jato para a base do fogo. O Pressurizado como o da figura acima. O de gua-gs possui uma pequena ampola de ar comprimido. Processo de extino: Resfriamento. C) EXTINTOR DE GS CARBNICO ( CO2 ) Tem a capacidade mnima de 06 kg. contm gs carbnico sob presso que, ao ser liberado, produz uma nuvem que age por abafamento e resfriamento. o jato de gs, acionado por meio de um gatilho, pode ser interrompido e reiniciado a vontade, permitindo um aproveitamento mais eficiente do agente extintor. esse o tipo de extintor adequado aos princpios de incndios em eletricidade. Indicado para incndios de classe "C" e sem grande eficincia para a classe "A". No possui contra-indicao.

Modo de usar:

Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o difusor para a base do fogo. No toque no difusor, poder gelar e "colar" na pele causando leses. Processo de extino: Abafamento. Incndios de classe "D" requerem extintores especficos, podendo em alguns casos serem utilizados o de Gs Carbnico (CO) ou o P Qumico Seco (PQS)

D) EXTINTOR DE P QUMICO ( PQ ) Tem a capacidade mnima de 01 kg. pode ser encontrado sob as formas de presso injetvel ou pressurizado, funcionando da mesma forma. o flux de p pode ser interrompido vontade, atravs do acionamento de um gatilho. utilizado em reas da empresa que contenha lquidos inflamveis, tais como tanques de leo diesel.

Indicado com timo resultado para incndios de classe "C" e sem grande eficincia para a classe "A". No possui contra-indicao.

Modo de usar:
Pressurizado: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. A pressurizar: Abra o registro da ampola de gs e dirija o jato para a base do fogo.

O "a pressurizar" como o da figura ao lado. O pressurizado igual o da primeira figura "gua pressurizada". Processo de extino: Abafamento 3.4.2 MANEJO DOS EXTINTORES EXTINTOR DE GUA PRESSURIZADA 1 - Retirar o aparelho do suporte e transporta-lo at as proximidades do fogo. 2 Soltar a trava de segurana . 3 Apontar a mangueira para a base do fogo e apertar o gatilho localizado na vlvula de sada. EXTINTOR DE GUA DE PRESSO INJETADA 1 Retirar o aparelho do seu suporte e transport-lo at as proximidades do fogo. 2 Abrir a vlvula da ampola de co2 3 Retirar a mangueira do suporte e dirigir o jato contra a base do fogo CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS 1 No tentar reparar defeitos no aparelho. encaminha-lo a uma firma especializada 2 - No recolocar o aparelho no suporte sem antes recarreg-lo. EXTINTOR DE GS CARBNICO ( CO2 ) 1 Retirar a aparelho do suporte e transport-lo at as proximidades do fogo. 2 Retire o pino de segurana 3 Apontar o difusor para a base da chama e apertar a gatilho. movimentar o difusor de um lado para outro.

CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS 1 No tentar reparar aparelhos defeituosos. 2 No recolocar no suporte aparelho usado, sem antes recarreg-lo. 3 No conserv-lo em locais de alta temperatura ( acima de 40 c). EXTINTOR DE P QUMICO SECO A) APARELHO DE PRESSO INJETADA: 1 Retirar o aparelho do suporte e transport-lo at as proximidades do fogo ( figuras 49 e 50 ) 2 Abrir a vlvula da ampola de pressurizao. 3 Apontar o difusor ou esguicho para a base do fogo e apertar o gatilho da vlvula. fazer movimentos de um lado a outro para melhorar o rendimento durante o combate B) APARELHO PRESSURIZADO 1 Retirar o aparelho do suporte e transport-lo at as proximidades do fogo. 2 Soltar a trava de segurana. 3 Apontar o difusor para base do fogo e apertar a gatilho da vlvula. 4 Fazer movimentos com o difusor para melhorar o rendimento durante o combate. CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS 1 No tentar reparar defeitos do aparelho. encaminh-lo a uma firma especializada 2 No recolocar o aparelho no local costumeiro sem recarreg-lo. 12 Manuteno dos extintores

3.4.3 EQUIPAMENTOS FIXOS So o s equipamentos integrados estrutura do prdio.o assunto regulado por disposies legais, mas cabe a empresa decidir sobre a adoo de medidas que, ultrapassando os nveis de segurana previstos por lei, sejam mais adequados defesa do pessoal, do patrimnio e da continuidade operacional em uma determinada estalao. os principais equipamentos fixos utilizados so: A) SISTEMA DE HIDRANTES Consiste na canalizao preventiva de ferro, iniciando no fundo de um reservatrio superior com reserva tcnica de incndio em torno de 30 de sua capacidade 3.4.4 Abrigos so caixas metlicas destinas a guardar e proteger mangueiras.

ARMRIOS PARA MANGUEIR AS

3.4.5 Hidrantes so tomadas de gua, distribudas estrategicamente de modo que toda a rea a ser protegida seja atingida. a tubulao utilizada em instalaes hidrulicas para combate a incndios, deve ser dimetro mnimo de 63 milmetros ( 2 !/2 ) e presso de sada no hidrante de 1.2 kgt/cm2 (12 mga). a altura mxima do hidrante de 1.30m.
TAMPO STORZ C/ CORRENTE 2.1/2"

HIDRANTE DE COLUNA 2 x 2.1/2"

VOLANTE

ADAPTADOR - 2.1/2"

VLVULA ANGULAR 2.1/2" x 45o

3.4.6

Mangueiras so tubos flexveis de tecido com revestimento interno de borracha, so fabricadas de algodo, rama, linho, cnhamo e nilon. nas suas extremidades, as juntas permitem o acoplamento sucessivo de vrias mangueiras ou de outras dispositivos usados para o combate a incndios.

MANGUEIRA DE INCNDIO Camada externa de fios de polister. Camada interna de borracha vulcanizada. Dimetros: 1.1/2" ou 2.1/2". Presso de Ruptura: 400 Ibf/pol2 (1.1/2") e 430 Ibf/pol2 (2.2/2"). Comprimentos 15 metros. Fornecida com unio storz, empatada hidrulicamente com anis de cobre recozido, conforme normas da Petrobrs / DIN.

As juntas de unio so do tipo rosca macho e fmea ou tipo stroz - engate rpido e so fabricadas de lato, bronze ou alumnio. destinam-se a unir sees de mangueiras ao hidrante e ao esguicho, e servem tambm para ligar os lances de mangueiras aos carros do corpo de bombeiros.
REDUO 2.1/2" st X 1.1/2"

A unio tipo engate rpido, a melhor pois, alm da facilidade e rapidez em conectar e desconectar mangueiras, no sofre tanto desgaste como as do tipo roscado. A fixao das unies nas mangueiras feita por equipamento especial, atravs de um anel de bronze que aperta a extremidade da mangueira contra a parte interna da unio. empatao e o nome dado a esta operao. 3.4.7 Derivantes so dispositivos destinados a desdobrar uma lanha em duas linhas de ataque. 3.4.8 Chave de mangueiras Servem para auxiliar o engate ou desengate das juntas de unio.

CHAVE STORZ DUPLA, 1.1/2" x

As mangueiras, no trabalho de combate a incndios, levam o nome de linhas; linhas adutoras quando empregadas para transporte de gua ate as proximidades do incndio, e linhas de ataque quando empregadas para o combate a chamas, isto , utilizando em sua extremidade dispositivos como esguicho comum, especial etc. Os danos causados s mangueiras so provocados por calor, mofo, ferrugem, cidos, gasolina, leos e principalmente por arrastamento. o arrastamento freqente desnecessrio, pois desgasta-lhes o tecido, enfraquecendo-o Mangotinhos so mangueiras de borracha, de alta resistncia, de dimetro menor que os das mangueiras

comuns, geralmente de 19 mm e 25 mm (3\4 a 1 ). so empregadas em instalaes leves ou em princpios de incndios. Os seguintes cuidados devem ser observados para a conservao de mangueiras. 1 Evitar arrastamento desnecessrio 2 Conservar as mangueiras secas em local ventilado 3 Aps o uso, suspend-las ou descan-las em planos inclinados, a fim de que a gua escorra totalmente. guard-las somente quando secas. 4 - Se necessrio, lavar as mangueiras com gua e sabo, enchagoando-as bem 5 Utilizar as mangueiras somente em caso s de incndios ou de exerccios ( pelo menos duas vezes ao ano) 6 - Test-las hidraulicamente segundo a presso indicada para trabalho, uma vez ao ano. 7 - Examin-las visualmente quanto a corte, desgastes etc. 8 - Encaminh-las para teste de presso hidrosttica aps dez anos de servio e, posteriormente , cada dois anos. 3.4.9 Manobras as mangueiras adicionadas nas caixas de incndios para uso imediato, devem ser dobradas de tal forma que ao puxar uma de suas extremidades, o lance fique esticado, sem toro, pronto para uso

3.4.10 Esguichos so peas de lato ou bronze adaptadas a extremidade das mangueiras, destinadas a dar forma, dirigir e controlar o jato dgua. os tipos mais comuns de esguichos so: A) Esguicho agulheta; B) Esguicho com requinte. 3.4.11 Esguicho agulheta tipo mais simples, constitudo de um cone onde uma das extremidades ligada a mangueira, e a outra, destinada a dar o jato slido. 3.4.12 Esguicho com requinte este tipo de esguicho possui um dispositivo especial capaz de produzir jatos ou neblina, conforme a necessidade.
ESGUICHO JATO SLIDO E NEBLINA Dimenses 2.1/2"e 1.1/2"

Como Agir em caso de incndios

Se notar indcios de incndios (fumaa, cheiro de queimado, estalidos, etc.), aproxime-se a uma distncia segura para ver o que est queimando e a extenso do fogo. - D o alarme pelo meio disponvel aos responsveis pela administrao do prdio e/ou telefone ao corpo de bombeiro - telefone 193. - Se no souber combater o fogo, ou no puder domin-lo, saia do local, fechando todas as portas e janelas atrs de si, mas sem tranc-las, desligando a eletricidade e alertando os demais ocupantes do andar. - No perca tempo tentando salvar objetos, salve sua vida. - Mantenha-se vestido, pois a roupa protege o corpo contra o calor e a desidratao. - Procure alcanar o trreo usando a escada, sem correr, jamais use o elevador, pois a energia normalmente cortada, e poder ficar parado, sem contar que existe o risco dele abrir justamente no andar em chamas. Se no puder sair, mantenha-se prximo de uma janela de preferncia com vista para a rua e sinalize sua posio. - Feche, mas no tranque a porta do cmodo onde estiver. Vede as frestas com um cobertor ou tapete para no deixar entrar fumaa.

- Em caso de fumaa mantenha-se junto ao cho e utilize um leno ou toalha molhada sobre o nariz e boca (filtro), deixe-a escapar abrindo uma janela (ou quebrando o vidro, se ela for fixa). - Atire pela janela o que puder queimar facilmente ( papis, tapetes, cortinas,etc.), mas com cuidado para no machucar quem estiver na rua.

. A importncia dos primeiros socorros A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porm, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicaes futuras e at mesmo salvar vidas. O fundamental saber que, em situaes de emergncia, deve se manter a calma e ter em mente que a prestao de primeiros socorros no exclui a importncia de um mdico. Alm disso, certifique-se de que h condies seguras o bastante para a prestao do socorro sem riscos para voc. No se esquea que um atendimento de emergncia mal feito pode comprometer ainda mais a sade da vtima. O artigo 135 do Cdigo Penal Brasileiro bem claro: deixar de prestar socorro vtima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo faz-lo, crime. Conceitos preliminares Deixar de prestar socorro significa no dar nenhuma assistncia vtima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, j est prestando e providenciando socorro. Qualquer pessoa que deixe de prestar ou providenciar socorro vtima, podendo faz-lo, estar cometendo o crime de omisso de socorro, mesmo que no seja a causadora do evento. A omisso de socorro e a falta de atendimento de primeiros socorros eficiente so os principais motivos de mortes e danos irreversveis nas vtimas de acidentes de trnsito. Os momentos aps um acidente, principalmente as duas primeiras horas so os mais importantes para se garantir a recuperao ou a sobrevivncia das pessoas feridas. Todos os seres humanos so possuidores de um forte esprito de solidariedade e este sentimento que nos impulsiona para tentar ajudar as pessoas em dificuldades. Nestes trgicos momentos, aps os acidentes,

muitas vezes entre a vida e a morte, as vtimas so totalmente dependentes do auxlio de terceiros. Acontece que somente o esprito de solidariedade no basta. Para que possamos prestar um socorro de emergncia correto e eficiente, precisamos dominar as tcnicas de primeiros socorros. Algumas pessoas pensam que na hora de emergncia no tero coragem ou habilidade suficiente, mas isso no deve ser motivo para deixar de aprender as tcnicas, porque nunca sabemos quando teremos que utiliz-las. Socorrista: como chamamos o profissional em atendimento de emergncia. Portanto, uma pessoa que possui apenas o curso bsico de Primeiros Socorros no deve ser chamado de Socorrista e sim de atendente de emergncia. Devemos, sempre que possvel, preferir o atendimento destes socorristas e paramdicos, que contam com a formao e equipamentos especiais. Atendimento Especializado: Na maioria das cidades e rodovias importantes possvel acionar o atendimento especializado, que chega ao local do acidente de trnsito em poucos minutos. O que so primeiros socorros? Como o prprio nome sugere, so os procedimentos de emergncia que devem ser aplicados uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, at que ela receba assistncia definitiva. Quando devemos prestar socorro? Sempre que a vtima no esteja em condies de cuidar de si prpria. Quais so as primeiras atitudes? Geralmente os acidentes so formados de vrios fatores e comum quem os presencia, ou quem chega ao acidente logo que este aconteceu, deparar com cenas de sofrimento, nervosismo, pnico, pessoas inconscientes e outras situaes que exigem providncias imediatas. Quando no estivermos sozinhos, devemos pedir e aceitar a colaborao de outras pessoas, sempre se deixando liderar pela pessoa que apresentar maior conhecimento e experincia. Se essa pessoa de maior experincia e conhecimento for voc, solicite a ajuda das demais pessoas, com calma e firmeza, demonstrando a cada uma o que deve ser feito, de forma rpida e precisa. Apesar da gravidade da situao devemos agir com calma, evitando o pnico. Transmita confiana, tranqilidade, alvio e segurana aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxlio j est a caminho. Aja rapidamente, porm dentro dos seus limites. Use os conhecimentos bsicos de primeiros socorros. s vezes, preciso saber improvisar.

A ressucitao crdio-pulmonar Com a pessoa no cho, coloque uma mo sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que est no centro do peito (o chamado osso esterno).

........ ............ Ao mesmo tempo, uma outra pessoa deve aplicar respirao boca-a-boca, firmando a cabea da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoo.

........ ........... Enquanto o ajudante enche os pulmes, soprando adequadamente para insufl-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, at que o corao volte a bater. Esta seqncia deve ser feita da seguinte forma: se voc estiver sozinho, faa dois sopros para cada quinze presses no corao; se houver algum ajudando-o, faa um sopro para cada cinco presses. . RESSUSCITAO CRDIO-PULMONAR extremidade inferior do osso vertical que est no centro do peito. -a-boca, firmando a cabea da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoo. ndo adequadamente para insufl-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, at que o corao

volte a bater. faa dois sopros para cada dez presses no corao; se houver algum ajudando-o, faa um sopro para cada cinco presses.

. O que acontece Crianas pequenas podem, acidentalmente, introduzir objetos nas cavidades do corpo, em especial no nariz, boca e ouvidos. Estes objetos so, na maioria das vezes, peas de brinquedos, sementes, moedas, bolinhas de papel e grampos. Se houver asfixia, a vtima apresentar pele azulada e respirao difcil ou ausente. No ouvido No tente retirar objetos profundamente introduzidos, nem coloque nenhum instrumento no canal auditivo. No bata na cabea para que o objeto saia, a no ser que se trate de um inseto vivo. Pingue algumas gotas de leo mineral morno (vire a cabea para que o leo e o objeto possam escorrer para fora), e procure ajuda mdica especializada imediatamente. Nos olhos No deixe a vtima esfregar ou apertar os olhos, pingue algumas gotas de soro fisiolgico ou de gua morna no olho atingido. Se isso no resolver, cubra os 2 olhos com compressas de gaze, sem apertar, e procure um mdico. Se o objeto estiver cravado no olho, no tente retir-lo, cubra-os e procure ajuda mdica. Se no for possvel fechar os olhos, cubra-os com um cone de papel grosso (por exemplo, um copo) e procure ajuda mdica imediata. No nariz Instrua a vtima para respirar somente pela boca, orientando-a para assoar o nariz. No introduza nenhum instrumento nas narinas para retirar o objeto. Se ele no sair, procure auxlio mdico. Objetos engolidos Nunca tente puxar os objetos da garganta ou abrir a boca para examinar o seu interior. Deixe a pessoa tossir com fora, este o recurso mais eficiente

quando no h asfixia. Se o objeto tem arestas ou pontas e a pessoa reclamar de dor, procure um mdico. Se a pessoa no consegue tossir com fora, falar ou chorar, sinal de que o objeto est obstruindo as vias respiratrias, o que significa que h asfixia. .

.... ....... ...... ...........

QUEIMADURAS
. Os mais comuns acidentes domsticos Podem derivar de contatos com fogo, objetos quentes, gua fervente ou vapor, com substncias qumicas, irradiaes solar ou com choque eltrico. O que acontece As queimaduras leves (de 1 grau) se manifestam com vermelhido, inchao e dor. Nas queimaduras de 2 grau a dor mais intensa e normalmente aparecem bolhas ou umidade na regio afetada. J nas queimaduras graves de 3 grau a pele se apresenta esbranquiada ou carbonizada e h pouca ou nenhuma dor. Ateno Se as roupas tambm estiverem em chamas, no deixe a pessoa correr. Se necessrio, derrube-a no cho e cubra-a com um tecido como cobertor, tapete ou casaco, ou faa rolar no cho. Em seguida, procure auxlio mdico imediatamente. O que no fazer No toque a rea afetada. Nunca fure as bolhas. No tente retirar pedaos de roupa grudados na pele. Se necessrio, recorte em volta da roupa que est sobre a regio afetada. No use manteiga, pomada, creme dental ou qualquer outro produto domstico sobre a queimadura. No cubra a queimadura com algodo. No use gelo ou gua gelada para resfriar a regio.

O que fazer Se a queimadura for de pouca extenso, resfrie o local com gua fria imediatamente. Seque o local delicadamente com um pano limpo ou chumaos de gaze. Cubra o ferimento com compressas de gaze. Em queimaduras de 2 grau, aplique gua fria e cubra a rea afetada com compressas de gaze embebida em vaselina estril. Mantenha a regio queimada mais elevada do que o resto do corpo, para diminuir o inchao. D bastante lquido para a pessoa ingerir e, se houver muita dor, um analgsico. Se a queimadura for extensa ou de 3 grau, procure um mdico imediatamente. Queimaduras qumicas - o que fazer Como as queimaduras qumicas so sempre graves, retire as roupas da vtima rapidamente, tendo o cuidado de no queimar as prprias mos. Lave o local com gua corrente por 10 minutos (se forem os olhos, 15 minutos), enxugue delicadamente e cubra com um curativo limpo e seco. Procure ajuda mdica imediata. Queimaduras solares - o que fazer Refresque a pele com compressas frias. Faa a pessoa ingerir bastante lquido, mantendo-a na sombra, em local fresco e ventilado. Procure ajuda mdica. . 10.QUEIMADURAS Causas mais comuns de queimaduras: - Lquidos ferventes como gua, melado ou leite; - Agentes qumicos, como soda custica, cal, cidos e creolina; - Fogo, em chama ou em brasa; - Eletricidade; - Excesso de raios solares. O que fazer: a). Queimaduras de 1o.grau (No formam bolhas) - Coloque a parte queimada em gua fria ou gelada, imediatamente! - D um remdio contra dor; - Se a parte queimada no puder ser mergulhada em gua, aplique panos molhados em gua fria ou gelada, at parar a dor. b). Queimaduras de 2o. grau (Formam bolhas) * No fure as bolhas, mas se estas se romperem, faa o seguinte; - Lave o local queimado com cuidado, usando gua limpa, fervida e fria; - Passe vaselina esterilizada sobre a parte queimada e cubra-a com gaze ou pano limpo; * Se a rea queimada for grande, faa o seguinte: - D bastante lquido pessoa com queimadura; - Alivie a dor com comprimido analgsico conhecido;

- Encaminhe imediatamente a vtima ao mdico ou hospital mais prximo. c). Queimaduras de 3o. grau (Destri a pele, expe a carne e, s vezes, os ossos) - Se a roupa da pessoa pegar fogo, utilize um cobertor ou qualquer pano grosso para abafar as chamas; - Deite a vtima com a cabea baixa e as pernas elevadas, se possvel; - Retire com cuidado os restos das roupas queimadas (se estiverem presas queimadura, NO TENTE RETIR-LAS, mas recorte ao redor.) Lave a queimadura com cuidado, usando gua limpa, fervida e fria e sabo; - Passe vaselina sobre a parte queimada e cubra-a com gaze ou pano limpo; - D, se possvel, medicao contra a dor, que seja de seu conhecimento; - D bastante lquido (ch, gua, caf, suco de frutas), pela boca, se a vtima estiver consciente; - Encaminhe-a imediatamente ao mdico ou ao hospital mais prximo. ATENO : - A cura rpida e sem complicaes da queimadura, assim como a infeco, est na dependncia de um bom primeiro atendimento! Portanto, jamais ponha graxa, gordura, caf, couro, lama, manteiga, leo, ervas ou qualquer outra substncia na queimadura. Nunca d bebida alcolica pessoa queimada! d). Queimaduras nos olhos * Trata-se de um caso muito delicado. Essas queimaduras podem ser causadas por cidos, vapor, gua, cinzas quentes, fascas de fogo e fogos de artifcio, alm de chama direta. O que fazer: - Lave os olhos com bastante gua ou, se possvel, com soro fisiolgico, durante vrios minutos; - Tape o olho com gaze ou pano limpo; - Encaminhe imediatamente a pessoa a um mdico ou ao hospital mais prximo, com urgncia!

. As hemorragias O controle da hemorragia deve ser feito imediatamente, pois uma hemorragia abundante e no controlada pode causar morte em 3 a 5 minutos. A hemorragia externa a perda de sangue ao rompimento de um vaso sanguneo (veia ou artria). Quando uma artria atingida, o perigo maior. Nesse caso, o sangue vermelho

vivo e sai em jatos rpidos e fortes. Quando as veias so atingidas, o sangue vermelho escuro, e sai de forma lenta e contnua. A hemorragia interna o resultado de um ferimento profundo com leso de rgos internos. Sangramentos externos - o que fazer Procure manter o local que sangra em plano mais elevado que o corao. Pressione firmemente o local por cerca de 10 minutos, comprimindo com um pano limpo dobrado ou com uma das mos. Se o corte for extenso, aproxime as bordas abertas com os dedos e mantenha unidas. Ainda, caso o sangramento no cesse, pressione com mais firmeza por mais 10 minutos. Quando parar de sangrar, cubra o ferimento com uma gaze e prenda-a com uma atadura firme, mas que permita a circulao do sangue. Se o sangramento persistir atravs do curativo, ponha novas ataduras, sem retirar as anteriores, evitando a remoo de eventuais cogulos. Observao: Quando houver sangramentos intensos nos membros e a compresso no for suficiente para estanc-los, comprima a artria ou a veia responsvel pelo sangramento contra o osso, impedindo a passagem de sangue para a regio afetada. O que no deve fazer No deve tentar retirar corpos estranhos dos ferimentos; No deve aplicar substncias como p de caf ou qualquer outro produto. Sangramentos internos - como verificar o que fazer Acidentes graves, sobretudo com a presena de fraturas podem causar sangramentos internos. A hemorragia interna pode levar rapidamente ao estado de choque e, por isso, a situao deve ser acompanhada e controlada com muita ateno para os sinais externos: pulso fraco e acelerado, pele fria e plida, mucosas dos olhos e da boca brancas, mos e dedos arroxeados pela diminuio da irrigao sangnea, sede, tontura e inconscincia. No d alimentos vtima e nem aquea demais com cobertores. Pea auxlio mdico imediato. Sangramentos nasais - o que fazer Incline a cabea da pessoa para a frente, sentada, evitando que o sangue v para a garganta e seja engolido, provocando nuseas. Comprima a narina que sangra e aplique compressas frias no local. Depois de alguns minutos, afrouxe a presso vagarosamente e no assoe o nariz. Se a hemorragia persistir, volte a comprimir a narina e procure socorro mdico. Torniquetes - o que fazer O torniquete deve ser aplicado apenas em casos extremos e como ltimo recurso quando no h a parada do sangramento. Veja como: Amarre um pano limpo ligeiramente acima do ferimento, enrolando-o firmemente duas vezes. Amarre-o com um n simples. Em seguida, amarre um basto sobre o n do tecido. Tora o basto at estancar o sangramento. Firme o basto com as pontas livres da tira de tecido.

Marque o horrio em que foi aplicado o torniquete. Procure socorro mdico imediato. Desaperte-o gradualmente a cada 10 ou 15 minutos, para manter a circulao do membro afetado. .

SANGRAMENTOS As Hemorragias Hemorragia externa: a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sangneo (veia ou artria). Hemorragia interna: o resultado de um ferimento profundo com leso de rgos internos. Sangramentos Externos - O que fazer

dobrado ou com uma das mos. Se o corte for extenso, aproxime as bordas abertas com os dedos e as mantenha unidas. Ainda, caso o sangramento cesse, pressione com mais firmeza por mais 10 minutos. -a com uma atadura firme, mas que permita a circulao sangnea. Se o sangramento persistir atravs do curativo, ponha novas ataduras, sem retirar as anteriores, evitando a remoo de eventuais cogulos. Obs: quando houver sangramentos intensos nos membros e a compresso no for suficiente para estanc-los, comprima a artria ou a veia responsvel pelo sangramento contra o osso, impedindo a passagem de sangue para a regio afetada. Sangramentos Internos - Como verificar e como agir azulados e tremores.

Sangramentos Nasais - O que fazer garganta e seja engolido, provocando nuseas. mdico. Torniquetes - Como fazer

O torniquete deve ser aplicado apenas em casos extremos e como ltimo recurso quando no h a parada do sangramento. Veja como:
-o firmemente duas vezes. Amarre-o com um n simples. sangramento. Firme o basto com as pontas livres da tira de tecido. -o gradualmente a cada 10 ou 15 minutos, para manter a circulao do membro

afetado.

. A remoo ou movimentao de um acidentado deve ser feita com um mximo de cuidado, a fim de no agravar as leses existentes. Antes da remoo da vtima, devem-se tomar as seguintes providncias: Se houver suspeita de fraturas no pescoo e nas costas, evite mover a pessoa. Para pux-la para um local seguro, mova-a de costas, no sentido do comprimento com o auxlio de um casaco ou cobertor. Para ergu-la, voc e mais duas pessoas devem apoiar todo o corpo e coloc-la numa tbua ou maca, lembrando que a maca o melhor jeito de se transportar uma vtima. Se precisar improvisar uma maca, use pedaos de madeira, amarrando cobertores ou palets. Apie sempre a cabea, impedindo-a de cair para trs.

Na presena de hemorragia abundante, a movimentao da vtima podem levar rapidamente ao estado de choque. Se houver parada respiratria, inicie imediatamente a respirao boca-a-boca e faa massagem cardaca. Imobilize todos os pontos suspeitos de fratura. Se houver suspeita de fraturas, amarre os ps do acidentado e o erga em posio horizontal, como um s bloco, levando at a sua maca. No caso de uma pessoa inconsciente, mas sem evidncia de fraturas, duas pessoas bastam para o levantamento e o transporte. Lembre-se sempre de no fazer movimentos bruscos. Ateno Movimente o acidentado o menos possvel. Evite arrancadas bruscas ou paradas sbitas durante o transporte. O transporte deve ser feito sempre em baixa velocidade, por ser mais seguro e mais cmodo para a vtima. No interrompa, sob nenhum pretexto, a respirao artificial ou a massagem cardaca, se estas forem necessrias. Nem mesmo durante o transporte. . Principal | TRANSPORTE DE VTIMAS Apoie sempre a cabea, impedindo-a de cair para trs. e nas costas, evite mover a pessoa. -la para um local mais seguro, mova-a de costas, no sentido do comprimento com o auxlio de um casaco ou cobertor. -la, voc e mais duas ou trs pessoas devem apoiar todo o corpo e coloc-la numa tbua ou maca. Se precisar, improvise com pedaos de madeira, amarrando

You might also like