You are on page 1of 3

O QUE RELIGIO?

Leio algumas vezes pessoas comentando sobre religio. Falam que A minha religio isso ou A minha religio aquilo... E ainda falam de imes de Futebol como sendo !eligio. Li tambm sobre coment"rios de pessoas dizendo que algumas pessoas no respeitam a !eligio de outras. #as o que religio$ %ra que serve$ udo o que vemos ho&e pode ser considerado !eligio$ 'amos analisar um pouco segundo a forma(o em si da palavra religio. Dicionrio Aurlio ). *ren(a na e+ist,ncia de uma for(a ou for(as sobrenaturais- considerada.s/ como criadora.s/ do 0niverso- e que como tal deve.m/ ser adorada.s/ e obedecida.s/. 1. A manifesta(o de tal cren(a por meio de doutrina e ritual pr2prios- que envolvem- em geralpreceitos ticos. 3. 'irtude do homem que presta a 4eus o culto que lhe devido.

Em resumo, pela definio do Aurlio, Religio a crena em um Deus Criador na qual Prestamos Culto, onde h rituais prprios que envolvem Conceitos ticos.
Dicionrio Michaelis ). 5ervi(o ou culto a 4eus- ou a uma divindade qualquer- e+presso por meio de ritos- preces e observ6ncia do que se considera mandamento divino. 1. 5entimento consciente de depend,ncia ou submisso que liga a criatura humana ao *riador. 3. *ren(a ou doutrina religiosa7 sistema dogm"tico e moral.

Segundo o icionrio !ichaelis, Religio Culto Divindade o"servando os Mandamentos Divinos, tendo sentimento de Submisso ao Criador e respeitando os sistemas fundamentais e Morais.
http: !!!.dicionarioin"ormal.com.br

5egundo o 4icion"rio 8nformal- a palavra !eligio vem do termo "religare" 9 o homem estava separado de 4eus e- uma vez reconhecendo seu pecadoprecisava de algo que o ligasse novamente a 4eus 9 que o religasse. 4a: o termo religare 9 religio.
0m estudo etimol2gico do final da Antig;idade e de muitos estudiosos modernosassociam religio ao latim reli#are .portugu,s religar/- no sentido de< ). Esta"elecer uma o"rigao entre# 1. $ma relao entre humanos e deuses.

O que Religio? Claudio Fidelis

Pgina 1

=utra origem poss:vel provm do grego reli#iens- no sentido de cuidadoso %o contrrio de negligente&. >esse caso- cuidadoso significa um sistema particular de f. 'om isso vemos que Religio a prtica que une %ou religa& o homem a eus e que esta (unio) deve ser de "orma cuidadosa e no ne#li#ente. ?aseados nestes apanhados de idias podemos concluir que !eligio a *ren(a numa 4ivindade *riadora .4eus/- na qual prestamos *ulto com ?ases #orais e @ticas e que com isso- estabelece uma !eliga(o entre a Aumanidade e a 4ivindade .Aomem B 4eus/. Esta cren(a s2 se torna poss:vel com um sentimento de 5ubmisso ao *riador e observando os #andamentos 4ivinos. %ercebemos que para afirmarmos que somos adeptos de uma !eligioindependente de nomenclaturas ou doutrinas- devemos observar se nela contem estas caracter:sticas< %restamos culto moral e tico7 5e ela nos leva realmente a 4eus7 5e atravs dela entendemos que somos 5ubmissos a 4eus7 E se observamos os Ensinamentos de 4eus. Entendendo este ponto- outra questo se inicia. = que 4eus$ Alguns no entendem o conceito de 4eus. 'amos ento ver um pouco sobre isso. 0m conceito interessante que no se refere C questo espiritual propriamente diz ser =b&eto de um culto ou de um dese&o ardente- que se antepDe a todos os demais dese&os ou afetos. .4ic. Aurlio/. 4eus significa ento tudo aquilo que colocamos em primeiro lugar em nossas vidas. udo que nosso cora(o dese&a de forma total e acima de outros dese&os considerado deus. Ento- se o time de futebol- o seu emprego- sua vida social ou sua filosofia de vida tomam a totalidade de seu cora(o e de seus pensamentos- ento pode ser que estes este&am sendo os deuses na sua vida. %artindo para o lado Espiritual- vamos ver agora se aquilo que alguns consideram religio na verdade ou no. %artiremos do ponto que a !eligio relacionada a 4eus .com letra #aiEscula/ e seguindo todo o conceito que vimos acima. 'amos analisar cada ponto da defini(o de !eligio e compar"9la com a ?:blia. Ap2s cada t2pico- h" uma afirma(o em que devemos pensar e ver se agimos assim ou no. ). Crena na Divindade Criadora (Deus) F >o princ:pio criou 4eus os cus e a terra .G,nesis )<)/. A Religio que eu "aseio minha f confirma que *+ AS as coisas foram criadas por $! eus verdadeiro e (,orque ele e por Ele, e para Ele, so todas as coisas#) !omanos ))<3H7 1. res!a"os Cul!o #o" $ases %orais e !i#as F 'em a hora e &" chegou- em que os verdadeiros adoradores adoraro o %ai em esp:rito e em verdade7 porque so estes que o %ai procura para seus adoradores .Ioo J<13/. Essa frase sugere- primeiramente- que a adora(o verdadeira envolve tanto o intelecto quanto as emo(Des. 5alienta a verdade de que a adora(o tem de ser focalizada em 4eus- no no adorador. Em Efsios J encontramos uma base para termos uma vida de *ulto 'erdadeiro a 4eus. !eu conceito de Religio segue conceitos !orais e -ticos7

O que Religio? Claudio Fidelis

Pgina 2

3. Religao en!re a &u"anidade e a Divindade F = homem foi criado por 4eus e ponto. >o vou discutir isso nem dar margem para discusso- pois no o ob&etivo aqui. E criou 4eus o homem C sua imagem< C imagem de 4eus o criou7 homem e mulher os criou. G,nesis )<1K. *om o pecado original .G,nesis 3/- ouve o afastamento do Aomem para com 4eus. Aavia ento a necessidade de tornar esta liga(o forte novamente- para que o homem pudesse voltar a ter comunho com 4eus. A Religio que eu "aseio a minha f serve para unir as pessoas umas com as outras e principalmente com eus. J. 'u("isso ao Criador F 0ma passagem da ?:blia 5agrada- conhecida pela maioria das pessoas independente de qual f professe est" em #ateus H<)L F 'enha o eu reino- se&a feita a ua vontade- assim na terra como no cu. Este vers:culo demonstra como devemos nos submeter C vontade de 4eus. A vontade de 4eus 5=?E!A>A. A Religio que sigo tem se su"metido . vontade do eus /ivo. M. O(servando os %anda"en!os Divinos F Finalizando- para afirmarmos que temos uma !eligio- devemos observar se ela est" de acordo com os #andamentos 4ivinos. Em Ioo )J<1) diz que Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse o que me ama7 e aquele que me ama ser" amado de meu %ai- e eu o amarei- e me manifestarei a ele.. #as quais so os #andamentos de 4eus$ Em N+odo 1L mostra as Leis iniciais que 4eus deu a #oiss- os )L #andamentos- que serviriam de ?ase para a >a(o Iudaica. >eles encontramos regras para a boa conviv,ncia com a sociedade- com a fam:lia e com 4eus. Ouando perguntaram a Iesus sobre os #andamentos de 4eus- Ele respondeu< Amar"s o 5enhor teu 4eus de todo o teu cora(o- e de toda a tua alma- e de todo o teu pensamento. Este o primeiro e grande mandamento. E o segundo- semelhante a este- < Amar"s o teu pr2+imo como a ti mesmo. 4estes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. #ateus 11<3K9JL. A Religio que eu deposito minha f me ensina a amar ao pr0imo, honrar pai e me, no pre1udicar a ningum e principalmente, amar a eus de forma total e 2nica, o"servando tudo o mais que Ele ensinar. 5e analisarmos calmamente tudo o que foi e+posto- observamos que para dizermos que um princ:pio de fato uma !eligio- esta !eligio deve ter como base a *ren(a em um 4eus 'ivo- a pr"tica de *ulto !acional com princ:pios morais e ticos- deve me conduzir a uma forte unio com 4eus- ensinar a submisso ao *riador atravs da Gra(a e zelar pelos ensinamentos b:blicos verdadeiros- conduzindo o religioso a pratic"9lo em sua totalidade e de forma correta. 5e algum se &ulga religioso- ou atuante de algo que &ulga ser religio- mas no pratica o b"sico do que uma !eligio deve ser- sinto muito- mas na verdade este algum participa de uma 8deologia- um %onto de 'ista ou uma #aneira de 'iver- mais nada. !eligio sem estar debai+o da Gra(a do 4eus Pnico e 'ivo- no !eligio- perda de tempo.

O que Religio? Claudio Fidelis

Pgina 3

You might also like